2ª Unidade Antivirus

17
1. O que um sistema de antivírus 2. O que faz um antivírus 3. História dos Antivírus 4. Problemas de segurança 5. Métodos de identificação de Vírus 5.1 Escaneamento de vírus 6. Os 10 antivírus grátis mais usados no mundo 7. Qual é o melhor antivírus? 8. De onde surgem os vírus 9. Não é recomendado possuir mais de um antivírus 10. O que um antivírus precisa ter para ser eficiente? 11 Instalação do Antivírus 12 Desinstalação do Antivírus 13 Licença Antivírus

Transcript of 2ª Unidade Antivirus

Page 1: 2ª Unidade Antivirus

1. O que um sistema de antivírus

2. O que faz um antivírus

3. História dos Antivírus

4. Problemas de segurança

5. Métodos de identificação de Vírus

5.1 Escaneamento de vírus

6. Os 10 antivírus grátis mais usados no mundo

7. Qual é o melhor antivírus?

8. De onde surgem os vírus

9. Não é recomendado possuir mais de um antivírus

10. O que um antivírus precisa ter para ser eficiente?

11 Instalação do Antivírus

12 Desinstalação do Antivírus

13 Licença

Antivírus

Page 2: 2ª Unidade Antivirus

1. O que é um sistema de antivírus

Os antivírus são programas de computador concebidos para prevenir, detectar e eliminar vírus de computador.

Existe uma grande variedade de produtos com esse intuito no mercado, a diferença entre eles está nos métodos de detecção, no preço e nas funcionalidades.

Page 3: 2ª Unidade Antivirus

2. O que faz um antivírus

Prevenir,

Detectar,

Eliminar vírus de computador.

Page 4: 2ª Unidade Antivirus

3. História dos Antivírus

Quando Peter Norton, empresário de tecnologias de informação, apagou acidentalmente um arquivo, desenvolveu o Norton Utilities para restaurá-los.

Ele criou a Symantec, em 1982, dando início a criação e comercialização de softwares de seguranças no mercado, e livros sobre o assunto. Ele foi um dos primeiros desenvolvedores de sistemas de segurança.

A primeira contaminação por um vírus de computador, ocorreu em 1988, utilizando uma BBS como meio. Sendo assim, John McAfee, programador da Lockheed Air Corporation, empresa de aviação americana, desenvolveu o VirusScan, primeira vacina conhecida.

Obs. BBSs eram usados por empresas que precisavam integrar seus funcionários externos. Hoje em dia isso é simples com a Internet e o hipertexto nos documentos.

Page 5: 2ª Unidade Antivirus

4. Problemas de segurança

Devido a uma série de motivos, a família de sistema operacional Windows é a mais visada pelos projetistas de vírus.

Alguns dos motivos mais citados estão listados abaixo:

•Amplamente utilizado;

•Alto índice de usuários leigos;

•Forma como foi projetada inicialmente: sem sistema de permissões e monousuário (argumento questionável e por muitos considerado falso);

•Relativa demora na entrega de correções (argumento questionável e por muitos considerado falso);

•Dependente de software de terceiros para eficaz segurança.

Page 6: 2ª Unidade Antivirus

5. Métodos de identificação de Vírus

5.1 Escaneamento de vírus

É o comando utilizado para detectar vírus em um computador.

Quando um novo vírus é descoberto seu código é desmontado e é separado um grupo de caracteres que não é encontrada em outros softwares não maliciosos. Tal string passa a identificar esse vírus, e o antivírus a utiliza para ler cada arquivo do sistema (da mesma forma que o sistema operacional), de forma que quando a encontrar em algum arquivo, emite uma mensagem ao usuário ou deleta o arquivo automaticamente.

Page 7: 2ª Unidade Antivirus

01. AVG

A versão 8 protege o computador em tempo real, possui um anti-spyware e um novo link scanner que protege o computador de vírus que se propagam quando você visita certas páginas da web.

02. Avast

Apesar da versão grátis desse software não possuir um sistema de scan heurístico para os emails e de estar no segundo lugar entre os antivírus mais usados do mundo, o Avast é, sem dúvida alguma, o melhor programa antivírus grátis do mercado atualmente: protege seu computador em tempo real contra vírus, spyware, malwares, possui anti-rootkit integrados ao sistema e atualizações automáticas. É necessário registro (atualizado a cada 14 meses) para baixar o software é para uso exclusivamente pessoal.

03. Avira Possui um scanner heurístico que detecta vírus e malwares desconhecidos baseado em seus comportamentos. As atualizações online para a versão grátis são relativamente lentas.

6. Os 10 antivírus grátis mais usados no mundo

Page 8: 2ª Unidade Antivirus

04. Comodo

Este antivirus grátis possui praticamente todas funcionalidades de um AV pago. Possui poderoso scanner heurístico que trabalha em tempo real, interceptando vírus, spyware e outros malware antes que eles infeccionem seu computador.

05. Integrator

O Hand Bits VirusScan Integrator trabalha com diversos programas antivírus, permite configuração (software, Backgrounds, idiomas, etc. A versão 5.5 é grátis somente para uso pessoal.

06. BitDefender 10

Possui um potente motor heurístico que consegue individualizar vírus e scanners, enganando outros outros antivírus. Age como um scanner on demand, não fornecendo proteção em tempo real, mas neutraliza eventuais malwares no sistema. É indicado mais para analisar os sistemas do que propriamente para protege-lo.

Page 9: 2ª Unidade Antivirus

07. ClamWin

Este software foi desenvolvido por uma comunidade internacional de programadores com a finalidade de criar um antivírus free para o mercado mundial. Baseia-se no ClamAV, se atualiza automaticamente e é outro antivírus on demand: só analisa os arquivos sob pedido e não oferece proteção em tempo real.

08. Dr. Web Anti Virus

Outro antivírus on demand. Este, apesar de pequeno é muito potente.

09. PCTools AntiVirus

Proteção contra vírus em tempo real com um scanner heurístico muito ativo. Possui interface simples. Ideal para usuários menos exigentes.

10. Cyber Defender

Remove vírus, spaware, malware, phishing scams e maliciosos spans.

Page 10: 2ª Unidade Antivirus

7. Qual é o melhor antivírus?

Sem dúvida alguma, esta é uma das perguntas que mais se houve quando o assunto é vírus

ou segurança. Mas será que existe realmente um “melhor”?

Antes de mais nada, vamos ver o conceito de “melhor antivírus”, afinal, o que é melhor para um pode não servir para outro

O melhor é o que detecta maior número de vírus conhecidos através de uma lista de assinaturas ou o que tem maior capacidade de identificar vírus desconhecidos pelo comportamento? É o que varre o sistema mais rapidamente em busca de vírus ou o que degrada menos a velocidade do sistema enquanto faz isso? Seria o que tem uma interface mais fácil e/ou bonita ou um que fale o seu idioma? Pode ser um que tenha a melhor assistência técnica ou simplesmente o mais barato e até mesmo gratuito... Um que faça atualização de dados automaticamente ou que além de monitorar os arquivos usados também o faça com arquivos baixados, mensagens que chegam e saem, disquetes e CDs lidos, etc... Bom mesmo deve ser aquele que equilibra com mais harmonia todas essas características, certo? OK! Mas como saber? Conhecer as características do produto é importante para poder usufrui-lo em sua plenitude... Se você não sabe direito como funciona seu antivírus não vai saber usa-lo eficientemente e muito menos compara-lo com outros.

Page 11: 2ª Unidade Antivirus

Um bom meio de conhecer os produtos e compara-los é experimentando, todos os antivírus dispõem de versões de avaliação que podem ser baixadas e usadas por um mês geralmente; basta ir ao site das empresas desenvolvedoras e baixar a versão para teste além é claro da atualização de assinaturas de vírus. Mcafee Viruscan http://www.mcafee.com/us/ Norton Symantec http://www.symantec.com/norton/downloads/index.jsp Trend Micro http://www.antivirus.com/download/ Sophos http://www.sophos.com/products/ Panda http://www.pandasecurity.com/brazil/ AVG http://www.grisoft.com/doc/31/br-pt/crp/0 F-Prot http://www.f-prot.com/f-prot/downloa...pwintrial.html Antivir http://www.free-av.com/ AVP Kaspersky http://www.kaspersky.com.br/

Page 12: 2ª Unidade Antivirus
Page 13: 2ª Unidade Antivirus
Page 14: 2ª Unidade Antivirus

8. De onde surgem os vírus

Já não é mais possível pensar que os vírus só são encontrados em páginas de conteúdo adulto ou ilegal, pois eles estão em todos os lugares. Hoje, um dos maiores disseminadores de pragas virtuais são os pendrives. Em faculdades, escolas ou empresas, pendrives são "espetados" em máquinas infectadas e assim começa uma "epidemia".

Não podemos nos esquecer dos emails contaminados, frutos de contas invadidas ou listas de contatos perdidas. Com eles são repassados milhões de arquivos ou links infectados, todos os dias. Ressaltamos: é extremamente importante tomar cuidado com todos os tipos de mensagens abertas e mídias inseridas nos computadores.

Page 15: 2ª Unidade Antivirus

9. Não recomendado possuir mais de um antivírus

Pode parecer que utilizar dois softwares de proteção contra vírus é uma ótima ideia, mas a verdade é justamente o oposto. Em vez de duplicar a proteção, há dois problemas muito grandes que são originados com essa prática. O primeiro deles é a possibilidade do surgimento de conflitos entre os aplicativos, resultando em brechas no sistema. O outro é menos prejudicial para os sistemas operacionais, mas também pode incomodar bastante. Devido ao grande volume de informações sendo computadas, há uma sobrecarga da memória RAM e também do processador, o que pode originar lentidão nas máquinas e até mesmo alguns travamentos, dependendo do caso.

Page 16: 2ª Unidade Antivirus

10. O que um antivírus precisa ter para ser

eficiente?

1. Atualizações frequentes do banco de dados

2. Cuidado com falsos-positivos

3. Criar disco de boot

4. Pouco uso de memória

5. Varreduras simultâneas

6. Proteção em emails

7. Verificação de mídias removíveis

8. Desligamento automático

9. Agendamento

10. Opções de varredura

11. Proteção em tempo real

12. Identificação de vários malwares

Page 17: 2ª Unidade Antivirus

11 Instalação do Antivírus

12 Desinstalação do Antivírus

13 Licença