2º PSA 2016

26
1 Processo Seletivo de Alunos Segundo Semestre de 2016 09/07/2016 13:30h às 17:30h INSTRUÇÕES GERAIS PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA Antes de iniciar a resolução da prova, verifique se as regras abaixo estão sendo cumpridas. 1. Não abra a prova até que o fiscal lhe conceda autorização 2. Em sua mesa de prova não deve constar nada além de lápis, borracha e caneta. 3. Quaisquer materiais que não sejam os descritos acima devem ser deixados à sua direita, no chão. 4. O candidato que precisar usar o banheiro ou que, por ventura, venha a se sentir mal, deve chamar o fiscal à sua mesa. Não se levante da mesa sem comunicar o fiscal. 5. Não haverá correção de erros nas questões. Caso esses existam e comprometam o resultado das mesmas, as questões erradas serão anuladas posteriormente. 6. A prova tem duração máxima de 4 (quatro) horas. O tempo mínimo de permanência na sala é de 2 (duas) horas. Após este período, você receberá uma folha de respostas, onde deverá marcar as repostas de caneta azul ou preta. Marque somente uma resposta para cada questão, caso contrário, tal questão será considerada anulada em sua prova. Logo abaixo, você pode verificar como deve ser marcada a resposta que você julgar correta. 7. Caso exista uma questão que você julgue estar sem sentido, sem resposta correta, mais de uma resposta correta, ilegível ou algo do gênero, escreva atrás do gabarito o número da questão e o erro encontrado. 8. É recomendável que se deixem pelo menos 30 (trinta) minutos para o preenchimento da folha de resposta. Em hipótese alguma o fiscal irá trocála e somente ela deverá ser entregue ao fiscal no fim de sua prova. Não se esqueça de escrever o número de matrícula na folha de resposta. O caderno de questões ficará com você. 9. Antes de iniciar sua prova, espere autorização do fiscal para conferir se todas as páginas estão em seu caderno e se todas estão legíveis. 10. Inicie a prova quando houver autorização do fiscal. Processo Seletivo de Alunos Segundo Semestre de 2016 Curso Assistencial Theodomiro Santiago Av. BPS, 1303 UNIFEI Campus Professor J.R. Seabra Sala I.1.2.47 Itajubá MG Tel.: (38) 988712364 | Email: [email protected] | familiacats.com.br ⒶⒷⒸ

Transcript of 2º PSA 2016

Page 1: 2º PSA 2016

1

Processo Seletivo de Alunos ­ Segundo Semestre de 201609/07/2016 ­ 13:30h às 17:30h

INSTRUÇÕES GERAIS PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA

Antes de iniciar a resolução da prova, verifique se as regras abaixo estão sendocumpridas.

1. Não abra a prova até que o fiscal lhe conceda autorização2. Em sua mesa de prova não deve constar nada além de lápis, borracha e caneta.3. Quaisquer materiais que não sejam os descritos acima devem ser deixados à sua direita, no chão.4. O candidato que precisar usar o banheiro ou que, por ventura, venha a se sentir mal, deve chamar ofiscal à sua mesa. Não se levante da mesa sem comunicar o fiscal.

5. Não haverá correção de erros nas questões. Caso esses existam e comprometam o resultado dasmesmas, as questões erradas serão anuladas posteriormente.

6. A prova tem duração máxima de 4 (quatro) horas. O tempo mínimo de permanência na sala é de 2 (duas)horas. Após este período, você receberá uma folha de respostas, onde deverá marcar as repostas decaneta azul ou preta. Marque somente uma resposta para cada questão, caso contrário, tal questão seráconsiderada anulada em sua prova. Logo abaixo, você pode verificar como deve ser marcada a respostaque você julgar correta.

7. Caso exista uma questão que você julgue estar sem sentido, sem resposta correta, mais de uma respostacorreta, ilegível ou algo do gênero, escreva atrás do gabarito o número da questão e o erro encontrado.

8. É recomendável que se deixem pelo menos 30 (trinta) minutos para o preenchimento da folha deresposta. Em hipótese alguma o fiscal irá trocá­la e somente ela deverá ser entregue ao fiscal no fim desua prova. Não se esqueça de escrever o número de matrícula na folha de resposta. O caderno dequestões ficará com você.

9. Antes de iniciar sua prova, espere autorização do fiscal para conferir se todas as páginas estão em seucaderno e se todas estão legíveis.

10. Inicie a prova quando houver autorização do fiscal.

Processo Seletivo de Alunos ­ Segundo Semestre de 2016

Curso Assistencial Theodomiro Santiago Av. BPS, 1303 ­ UNIFEI ­ Campus Professor J.R. Seabra ­ Sala I.1.2.47 ­ Itajubá ­ MG

Tel.:(38) 98871­2364 | Email: [email protected] | familiacats.com.br

Page 2: 2º PSA 2016

CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUASTECNOLOGIAS

QUESTÃO 1Em 1914, o astrônomo americano Vesto Slipher,analisando o espectro da luz de várias galaxias,constatou que a grande maioria delas estava seafastando da Via Láctea. Em 1931, o astrônomo EdwinHubble, fazendo um estudo mais detalhado, comprovouos resultados de Slipher e ainda chegou a uma relaçãoentre a distância (x) e a velocidade afastamento ourecessão (v) das galáxias em relação à Via Láctea, istoé: . Nessa relação, conhecida como a Lei deHubble, é determinado experimentalmente e igual a75 Km/(s.Mpc). Com o auxílio dessas informações esupondo uma velocidade constante para a recessão dasgaláxias, é possível calcular a idade do Universo, isto é,o tempo transcorrido entre o Big Bang (GrandeExplosão) até hoje.

Considerando , assinale a alternativacorreta para a idade do Universo em horas:

QUESTÃO 2Uma bola é atirada verticalmente para cima em t = 0,com uma certa velocidade inicial. Desprezando aresistência do ar e considerando que a aceleração dagravidade é constante, dos gráficos abaixo, aquele querepresenta CORRETAMENTE a variação do módulo Vda velocidade da bola com o tempo é:

Nenhuma das alternativas acima

QUESTÃO 3Um menino, na Terra, arremessa para cima uma bolinhade tênis com uma determinada velocidade inicial econsegue um alcance vertical de 6 metros de altura. Seessa experiência fosse feita na Lua, onde a gravidade é6 vezes menor que a gravidade na Terra, a alturaalcançada pela bolinha arremessada com a mesmavelocidade inicial seria, em metros, de: 1 6 36 108 216

QUESTÃO 4 “Pulmão do mundo. No que você pensa ao ouviressa expressão? Ora, só dá para imaginar que aAmazônia é a maior produtora mundial do oxigênioque mantém a Terra viva! Acontece que essahistória de "pulmão do mundo" é uma enormebobagem. Na verdade, são as algas marinhas quefazem a maior parte desse trabalho ­ elas jogamna atmosfera quase 55% de todo o oxigênioproduzido no planeta. E mais: florestas como aAmazônia, segundo os cientistas, são ambientesem clímax ecológico. Isso quer dizer que elasconsomem todo ­ ou quase todo ­ o oxigênio queproduzem.” (Disponível:http://super.abril.com.br/ciencia/a­amazonia­nao­e­o­pulmao­do­mundo(http://super.abril.com.br/ciencia/a­amazonia­nao­e­o­pulmao­do­mundo)).

Algas e plantas liberam oxigênio na atmosfera pormeio da fotossíntese. Esse processo utilizaprincipalmente, _______ e ___________ e produzglicose.

Assinale a alternativa que preencheadequadamente as lacunas: Enxofre e gás carbônico. Gás carbônico e água oxigenada. Água e sais minerais. Cálcio e potássio. Gás carbônico e água.

QUESTÃO 5As Angiospermas são o grupo mais abundante ediverso do Reino Vegetal. Tal fato

2

Processo Seletivo de Alunos ­ Segundo Semestre de 2016

Curso Assistencial Theodomiro Santiago Av. BPS, 1303 ­ UNIFEI ­ Campus Professor J.R. Seabra ­ Sala I.1.2.47 ­ Itajubá ­ MG

Tel.:(38) 98871­2364 | Email: [email protected] | familiacats.com.br

x = vH −10

H0

1pc = 3X m1016

6, 25. 1017

3.75.1016

2, 40.1018

6, 66.1015

1, 11.1014

Page 3: 2º PSA 2016

se deve a algumas novidades evolutivasoriginadas no grupo. Entre essas características,destacam­se: Associação com fungos e bactérias paraassimilação de nitrogênio. Formação de colônias. Formação de flores e frutos. Formação de hábitos parasitários e comensais. Devido à dependência da água para afecundação.

QUESTÃO 6Osmose é um tipo de transporte celular passivo deágua. Sobre a osmose foram feitas algumasafirmações:I­Acontece de um meio mais concentrado para ummeio menos concentrado de soluto.II­ Há gastos de energia durante o processo.III­ A absorção de água nas plantas, ocorre porosmose na raíz.Assinale a alternativa que possui as alternativascorretas: I somente. I e III. I e II. II e III. I, II e III.

QUESTÃO 7 A valinomicina é um antibiótico usado no tratamento datuberculose. Ela apresenta a seguinte estrutura:

Assinale a alternativa INCORRETA: A valinomicina apresenta a fórmula molecular

A molécula da valinomicina é altamente solúvel emágua devido aos vários átomos de oxigênio e hidrogênioque podem fazer ligações com as moléculas de água. A molécula de valinomicina apresenta ligaçõescovalente polares Outros átomos de outras moléculas podem se ligar àmolécula de valinomicina devido aos pares de elétronslivres disponíveis dos vários átomos de oxigênio enitrogênio. Apresenta elementos da família dos halogênios.

QUESTÃO 8Em medicina, às vezes é necessário preparar soluçõescom uma dada concentração de um determinado íon.Um técnico de laboratório preparou 100 mL de umasolução que contém 0,50 g de NaCl e 0,30 g de KCl.Dada as massa atômicas ( ): Na = 23; K = 39; Cl= 35, assinale a alternativa INCORRETA:

A concentração total da solução é de A concentração de íons cloreto na solução é de

Se a solução for diluída para um balão de 250 mL, anova concentração total da solução será de

Os íons do NaCl e KCl não se dissociam totalmente. A solução preparada pode conduzir eletricidade.

QUESTÃO 9A droga psicoativa vendida como metanfetamina("speed"), sofre uma série de reações noorganismo cujo resultado global é a oxidação dametanfetamina sólida pelo gás oxigênio para produzir ogás dióxido de carbono, água líquida e gás nitrogênio.Assina a alternativa INCORRETA:A equação química balanceada dessa equação geral é:

A relação de átomos de carbono, hidrogênio enitrogênio na molécula metanfetamina é de 10:15:1. A reação é endotérmica, ou seja, absorve calor A força eletromotriz da reação é a formação do gás

, que é volátil diminui a energia dos produtos.

3

Processo Seletivo de Alunos ­ Segundo Semestre de 2016

Curso Assistencial Theodomiro Santiago Av. BPS, 1303 ­ UNIFEI ­ Campus Professor J.R. Seabra ­ Sala I.1.2.47 ­ Itajubá ­ MG

Tel.:(38) 98871­2364 | Email: [email protected] | familiacats.com.br

C54H90N6O16

g. mol−1

0, 1267mol. L−1

0, 1267mol. L−1

0, 05068mol. L−1

NC10H15

4 + 55 − > 40C + 30 + 2C10H15N(s) O2(g) O2(g) H2O(l) N2(g)

N2

Page 4: 2º PSA 2016

A reação pode ser comparada à uma reação decombustão.

QUESTÃO 10O nitrogênio do ar de um foguete interplanetário perde­se gradualmente por vazamento e tem de sersubstituído. Uma das maneiras é guardar nitrogênio naforma de hidrazina, N H , que libera nitrogênio comfacilidade por aquecimento (1). A amônia produzidapode ser ainda processada para dar ainda maisnitrogênio (2). Assinale a alternativa INCORRETA:

As equações balanceadas das equações são:

(1)

(2)

O número de oxidação do nitrogênio no , e nas reações são, respectivamente: ­2, 2 e ­3.

O atua como agente redutor Dada que a densidade da hidrazina é de

na temperatura normal, considerando que28 g do gás nitrogênio ocupam 24 L na temperatura epressão normal, o volume de gás nitrogênio que podeser obtido de 1 L de hidrazina é 251 L. Na reação (2), caso se acrescente amônia no meioreacional irá se produzir mais gás nitrogênio.

QUESTÃO 11Comum no nosso dia a dia, o café está presente namaioria das mesas brasileiras logo pela manhã.Considerados por muitos como sendo o "combustível"para o ser humano por conta da cafeína que nosdesperta e deixa alerta.

Supondo que o café tem calor específico , e a água tenha , qual dos dois líquidos, inicialmente

a mesma temperatura e mesma massa, atingirá maisrápido a variação de temperatura de 30°C?

O café, por conta de seu calor específico ser menordo que o da água. A água, por conta do seu estado líquido. O café, por conta da cafeína A água, por precisar dela para fazer o café A água, por conta do seu calor específico ser maiorque o do café

QUESTÃO 12

Com o passar do tempo, é comum perdermos parte danossa capacidade ouvir. Nossa adição funciona pormeio, inicialmente do tímpano, que vibra com as ondassonoras emitidas ao nosso redor. O tímpano tem umacerta elasticidade que, com o passar dos ano, vai seperdendo (como se fosse um elástico de amarrardinheiro, após o tempo perde a elasticidade). Que tipode som uma pessoa com surdez parcial deixa de ouvir? Sons baixos, sons de baixa amplitude Sons baixos, sons de baixa frequência Sons baixos, sons com baixa frequência e amplitude Sons altos, sons de alta frequência Sons altos, sons de grande amplitude

QUESTÃO 13Um conjunto massa­mola tem um período de oscilaçãoigual a de um pêndulo. Ambos são levados para outrocorpo celeste com gravidade inferior à da Terra. Qualterá maior período de oscilação e por quê? Massa ­ mola, já que a gravidade altera o períododesse conjunto Pêndulo, a gravidade menor aumenta o período deoscilação Massa ­ mola, a massa será menor Pêndulo, a massa do pêndulo será menor Os dois terão o mesmo período de oscilação

QUESTÃO 14Um sistema de iluminação foi construído com um circuito de trêslâmpadas iguais conectadas a um gerador (G) de tensãoconstante. Esse gerador possui uma chave que pode ser ligadanas posições A ou B.

Considerando o funcionamento do circuito dado, a lâmpada a 1brilhará mais quando a chave estiver na posição:

4

Processo Seletivo de Alunos ­ Segundo Semestre de 2016

Curso Assistencial Theodomiro Santiago Av. BPS, 1303 ­ UNIFEI ­ Campus Professor J.R. Seabra ­ Sala I.1.2.47 ­ Itajubá ­ MG

Tel.:(38) 98871­2364 | Email: [email protected] | familiacats.com.br

2 4(l)

3 − > + 4NN2H4(l) N2(g) H3(g)

+ 4N − > 3 + 8N2H4(l) H3(g) N2(g) H2(g)

N2H4 N2NH3

N2H4

1, 004g. cm−3

μ = 0, 33cal/(gºC)μ = 1, 00cal/(gºC)

Page 5: 2º PSA 2016

B, pois a corrente será maior nesse caso.

B, pois a potência total será maior nesse caso. A, pois a resistência equivalente será menor nesse caso. B, pois o gerador fornecerá uma maior tensão nesse caso.

A, pois a potência dissipada pelo gerador será menor nesse caso.

QUESTÃO 15A associação dos eletrodomésticos e das lâmpadas dafigura a seguir é do tipo:

série paralelo série ­ paralelo misto paralelo ­ série

QUESTÃO 16Uma pessoa planeja um circuito, conforme mostra afigura abaixo. A corrente i, que parte do ponto A e chegaà B, é de 10 A

Sob tais condições, o valor da corrente medida peloamperímetro e a tensão registrada pelo voltímetro sãorespectivamente, de: 7,5 A e 30 V 40 A e 15 V 2,5 A e 120 V 7,5 A e 15 V 3,5 A e 15 V

QUESTÃO 17Observe os seguintes fragmentos abaixo:TEXTO 1“De acordo com a teoria de Lamarck ou lamarckismo, aevolução das espécies estaria na seguinte sequência de fatos:

As mudanças ambientais originam novas necessidades.Estas determinam o uso e desuso de uns ou outrosórgãos.Tais órgãos desenvolvem – se ou atrofiam,respectivamente.Os caracteres assim adquiridos são hereditários.”

TEXTO 2 “Em relação à doutrina evolucionista de Lamarck, Darwinpropôs como motor básico da evolução a seleção natural que sepoderia resumir nos seguintes pontos:

Os indivíduos apresentam variações.A escassez dos alimentos obriga – os a lutar pelaexistência.Os indivíduos dotados de variações vantajosas têm maisprobabilidades de alcançar o estado adulto, reproduzir –se e legar as referidas varrições à sua descendência”

Agora observe a seguinte charge:

5

Processo Seletivo de Alunos ­ Segundo Semestre de 2016

Curso Assistencial Theodomiro Santiago Av. BPS, 1303 ­ UNIFEI ­ Campus Professor J.R. Seabra ­ Sala I.1.2.47 ­ Itajubá ­ MG

Tel.:(38) 98871­2364 | Email: [email protected] | familiacats.com.br

Page 6: 2º PSA 2016

Ao analisar as referidas informações descritas acima,assinale a afirmativa incorreta:

A charge demonstra a resistência bacteriana aos fármacosantibióticos, sendo este fator resultado de seleção natural;A teoria de Lamarck explica de forma incompleta a resistênciabacteriana aos antibióticos, sendo elucidada pela teoriadarwinista;Existem bactérias resistentes e não resistentes, as resistentespersistem sendo o uso do fármaco em questão fator de seleçãonatural;Lamarck afirmou que a seleção natural é a grande responsávelpela evolução das espécies;Darwin apenas não explicou a natureza das mutações genéticasque variabilizavam as espécies, pois este foi apenas elucidadono século XX por Mendel.

QUESTÃO 18“A adequada terapia nutricional para pacientes criticamenteenfermos depende da compreensão da fisiopatologia dasrespostas metabólicas às grandes cirurgias, traumas, doençasinfecciosas e eventos similares, que se caracterizam por intensoestresse. A terapia nutricional, seja enteral ou parenteral, deveser adaptada às exigências do metabolismo frente ao estresse,com o propósito de evitar a utilização inadequada dosnutrientes e os efeitos colaterais respectivos.”

VASCONCELOS, M. I. L.; TIRAPEGUI, J. Aspectos atuaisna terapia nutricional de pacientes na Unidade de TerapiaIntensiva (UTI). Rev. Bras. Cienc. Farm. 2002, vol.38, n.1,pp. 23­32.Alguns pacientes submetidos à Unidade de Terapia Intensiva –UTI, não podem alimentar – se adequadamente por via oral.Nestes casos, é necessário alimentá – los injetando em suasveias uma solução que disponibilize nutrientes variados(parenteral). Considerando seus conhecimentos e asinformações dispostas, assinale a alternativa que contémsomente nutrientes que podem ser injetados nas veias, paraserem assimilados pelas células do paciente. Aminoácidos e monossacarídeos;Proteínas e aminoácidos; Ácidos nucléicos e vitaminas;Colesterol e vitaminas, compostos altamente energéticos;Amido e frutose, fonte de carboidratos e energia;

QUESTÃO 19No interior de hemácias, a concentração de íons K+ écerca de 20 vezes maior que no plasma sanguíneocircundante. Em contrapartida, no plasma sanguíneo, aconcentração de íons Na+ é 20 vezes maior que nocitoplasma dos eritrócitos. Utilizando seusconhecimentos de biologia aponte a alternativa correta:

O processo descrito é o transporte ativo de solutos pelamembrana, pouco importante para homeostasia;

6

Processo Seletivo de Alunos ­ Segundo Semestre de 2016

Curso Assistencial Theodomiro Santiago Av. BPS, 1303 ­ UNIFEI ­ Campus Professor J.R. Seabra ­ Sala I.1.2.47 ­ Itajubá ­ MG

Tel.:(38) 98871­2364 | Email: [email protected] | familiacats.com.br

Page 7: 2º PSA 2016

O aspecto principal deste tipo de transporte deeletrólitos é a espontaneidade da reação, ou seja, nãoocorre qualquer gasto de ATP;Este processo é representa à difusão facilitada;As hemácias são incapazes de realizar este processo,pois são anucleadas; Este evento representa o transporte ativo, onde ocorrea passagem de eletrólitos pela membrana com auxílio deATP, contra o gradiente.

QUESTÃO 20Considere as estruturas moleculares do naftaleno e dadecalina, representadas pelas fórmulas abaixo.

Substituindo, em ambas as moléculas, um átomo dehidrogênio por um grupo hidroxila (OH), obtêm­se doiscompostos que pertencem, respectivamente, àsfunções: fenol e fenol álcool e álcool fenol e álcool álcool e fenol fenol e enol

QUESTÃO 21O Estradiol, um hormônio esteróide de fundamentalimportância no desenvolvimento dos caracteres sexuaisfemininos e na própria fisiologia da reprodução, possui aseguinte fórmula estrutural:

Com referência a esse composto, pode­se afirmar queele: não possui átomos de carbono com geometriatetraédrica possui fórmula molecular Não possui átomos de carbono com hibridização sp³ possui 6 átomos de carbono com hibridização sp² Apresenta uma cadeia heterogênea

QUESTÃO 22 A figura que melhor representa a evolução do metanolé:

7

Processo Seletivo de Alunos ­ Segundo Semestre de 2016

Curso Assistencial Theodomiro Santiago Av. BPS, 1303 ­ UNIFEI ­ Campus Professor J.R. Seabra ­ Sala I.1.2.47 ­ Itajubá ­ MG

Tel.:(38) 98871­2364 | Email: [email protected] | familiacats.com.br

C17H22O2

Page 8: 2º PSA 2016

QUESTÃO 23Com a fórmula molecular existem várioscompostos aromáticos, como, por exemplo:

Considerando os compostos acima, afirma­se que:I ­ "X" pertence à função química éterII ­ "Y" apresenta cadeia carbônica heterogêneaIII ­ "Z" apresenta isômeros de posiçãoIV ­ "X", "Y" e "Z" apresentam em comum o grupobenzila I e II I e III II e IV I, III e IV II, III e IV

CIÊNCIAS HUMANAS E SUASTECNOLOGIAS

QUESTÃO 24Pode‐se afirmar, de maneira simplificada, que a Cartografia é a“ciência dos mapas”. Essa ciência pode u㻅업lizar‐se de mapasproduzidos em diferentes escalas. U㻅업lizando os conhecimentossobre escalas, considere que foram produzidos dois mapas deum mesmo espaço: o mapa X, produzido na escala 1:1.000.000e o mapa Y, produzido na escala 1:3.000.000. Com base nessas informações, assinale a alterna㻅업va correta.No mapa X, 1 cen塘填metro corresponde a 1 quilômetro nasupercie terrestre. No mapa Y, 2 cen塘填metros correspondem a 600quilômetros na supercie terrestre. O mapa X é menor que o mapa Y.O mapa Y é menor que o mapa X. O mapa Y é três vezes maior que o mapa X.

QUESTÃO 25

h住p://www.grida.no/prog/global/cgiar/images/twat.gif

De acordo com a representação cartográfica acima, está corretoafirmar que

Trata‐se de uma projeção “cilíndrica conforme”, querepresenta a realidade espacial com extrema fidelidade,graças às novas tecnologias. Corresponde a uma abordagem cartográfica que contrariaas tradicionais visões eurocêntricas, com amplo destaque aospaíses do Sul, subdesenvolvido.Traduz a nova configuração de uma ordem mul㻅업polar, em queos países que compõem o BRICS aparecem com amplodestaque, proporcional à sua importância econômica. Exemplifica a projeção de Peters, em que se podem ver ospaíses em relação ao seu peso demográfico Demonstra uma distorção deliberada, chamadaanamorfose, em que podemos diferenciar os países deacordo com seus recursos hídricos.

QUESTÃO 26Para a atual proposta de iden㻅업ficação das macrounidades dorelevo brasileiro, elaborada por Ross (1989), foramfundamentais os trabalhos de Ab’Saber e os relatórios e mapasproduzidos pelo Projeto Radambrasil. Ross passou a considerarpara o relevo brasileiro, conforme as suas origens, as unidadesde planaltos, depressões e planícies. Adaptação: ROSS, J. L. S. Geografia do Brasil.

8

Processo Seletivo de Alunos ­ Segundo Semestre de 2016

Curso Assistencial Theodomiro Santiago Av. BPS, 1303 ­ UNIFEI ­ Campus Professor J.R. Seabra ­ Sala I.1.2.47 ­ Itajubá ­ MG

Tel.:(38) 98871­2364 | Email: [email protected] | familiacats.com.br

OC7H8

Page 9: 2º PSA 2016

São Paulo: Edusp, 2005. Quais as unidades do relevo brasileiro que, de acordo com agênese, segundo Ross, são resultantes de deposição desedimentos recentes de origem marinha, lacustre ou fluvial?

Planícies. Depressões. Planaltos cristalinos. Planaltos orogené㻅업cos. cinturões orogené㻅업cos

QUESTÃO 27A figura e seus conhecimentos sobre o tema levam à reflexãode que:

I ‐ Em áreas de grande expansão urbana, os problemas erosivostornam‐se uma ameaça à população que vive em habitaçõesurbanas informais, ou seja, improvisadas e inacabadas.II ‐ Em muitas cidades brasileiras sua expansão avança paraterrenos topograficamente mais inclinados e geologicamenteinstáveis. É o caso de obras efetuadas nas vertentes dos morros,ou seja, em áreas extremamente susce塘填veis à erosão pluvial.III ‐ Na ocupação urbana nas áreas de risco, as consequênciassão desastrosas principalmente para a população de baixarenda. O material que escorrega com o deslize de terras provocao assoreamento dos rios, córregos e bueiros, contribuindo paraas enchentes urbanas, catástrofes irreparáveis presentes emmuitas cidades brasileiras, como o caso de Angra dos Reis erecentemente nos estados de Pernambuco e Alagoas. Está(ão) correta(s): Apenas a proposição I Apenas as proposições I e II Apenas as proposições II e III

Apenas as proposições I e III Todas as proposições

QUESTÃO 28"A rede que abraça todo o planeta ‐ Internet a maioraventura tecnológica da história da humanidade."(Revista"Veja", 01/03/10). Sobre a Internet e a revolução técnico‐cien塘填fica, julgue os itens a seguir.( ) Viver numa sociedade industrializada requer, de todas aspessoas, um acesso rápido a um conjunto abrangente deinformações. Esta é uma das principais vantagens da Internet.( ) As inovações tecnológicas são posi㻅업vas para o mundosubdesenvolvido pois geram empregos, melhorando aqualidade de vida da população.( ) Um dos setores de ponta nos dias atuais é a biotecnologiae em par㻅업cular a engenharia gené㻅업ca. Através domapeamento e da manipulação dos genes, é possívelmelhorar plantas e animais e produzir microrganismos paradeterminados usos.( ) O custo de produção de microcomputadores no Brasil ébastante baixo. Como resultado os computadores aquiproduzidos são mais baratos e de boa qualidade.

Assinale a sequência correta abaixo:

VVVV. FFFF. FVFV. VFVF. VVFF.

QUESTÃO 29O século XX passou para a História como um dos maisimportantes no processo de desenvolvimento dos meios decomunicação e de informação. A “revolução” ocorrida foiextraordinária, sem precedentes, e mudou radicalmente o es㻅업lode vida das pessoas.Em relação aos efeitos desse fenômeno, marque V nasafirma㻅업vas verdadeiras e F, nas falsas. ( ) O exercício da liberdade, as ações sociais e as a㻅업vidadescomerciais se modificaram de forma homogênea noscon㻅업nentes.( ) O sistema de comunicação se tornou um valiosoinstrumento polí㻅업co.( ) O Estado, que, inicialmente, via a internet como um“templo para amadores”, passou a considerá‐la um serviço deu㻅업lidade pública.

9

Processo Seletivo de Alunos ­ Segundo Semestre de 2016

Curso Assistencial Theodomiro Santiago Av. BPS, 1303 ­ UNIFEI ­ Campus Professor J.R. Seabra ­ Sala I.1.2.47 ­ Itajubá ­ MG

Tel.:(38) 98871­2364 | Email: [email protected] | familiacats.com.br

Page 10: 2º PSA 2016

( ) A importância e a diversificação dos meios de comunicaçãoimpuseram uma única legislação, dirigida aos crimes virtuais,para todos os países.( ) A banalização da violência, na sociedade atual, se cons㻅업tuiuma das consequências do “mundo de fantasia” criado pelatelevisão. A alterna㻅업va que indica a sequência correta, de cima para baixo,é a FVFVV FVVFV VFVFF FFVFV VFFVF

QUESTÃO 30A industrialização acelerada de diversos países, ao longo doséculo XIX, alterou o equilíbrio e a dinâmica das relaçõesinternacionais. Com a Segunda Revolução Industrial surgiuo imperialismo, cuja caracterís㻅업ca marcante foi o(a):subs㻅업tuição das intervenções militares pelo uso da diplomaciainternacional; transferência de tecnologia, es㻅업mulada por uma polí㻅업canão‐intervencionista.manutenção da autonomia administra㻅업va e dos governosna㻅업vos naquelas áreas conquistadas; procura de especiarias, ouro e produtos tropicaisinexistentes na Europa; busca de novos mercados consumidores para asmanufaturas e os capitais excedentes dos paísesindustrializados;

QUESTÃO 31

Disneylândia

Mul㻅업nacionais japonesas instalam empresas em Hong‐Kong

E produzem com matéria‐prima brasileira

Para compe㻅업r no mercado americano

[...]

Pilhas americanas alimentam eletrodomés㻅업cos ingleses naNova Guiné

Gasolina árabe alimenta automóveis americanos na África doSul

[...]

Crianças iraquianas fugidas da guerra

Não obtêm visto no consulado americano do Egito

Para entrarem na Disneylândia

ANTUNES, A. Disponível em: www.radio.uol.com.br. Acessoem: 3 fev. 2013 (fragmento).

Na canção, ressalta‐se a coexistência, no contextointernacional atual, das seguintes situações:

Acirramento do controle alfandegário e es塘填mulo ao capitalespecula㻅업vo. Ampliação das trocas econômicas e sele㻅업vidade dos fluxospopulacionais.

Intensificação do controle informacional e adoção debarreiras fitossanitárias. Aumento da circulação mercan㻅업l e desregulamentação dosistema financeiro.

Expansão do protecionismo comercial e descaracterização deiden㻅업dades nacionais.

QUESTÃO 32No Brasil, a sociedade que se estruturou na regiãodas minas possuía características que adiferenciavam do restante da colônia. A esserespeito, assinale a alternativa correta.

O ouro, os diamantes e o comércio possibilitaram aformação de uma sociedade onde a riqueza eraatribuída mais eqüitativamente, não sereproduzindo ali os contrastes entre a fortuna depoucos e a pobreza da maioria. A intensa miscigenação entre homens brancos emulheres negras contribuiu para diminuirsensivelmente o preconceito racial, levando ossenhores a dispensarem um tratamentohumanitário aos seus escravos.

A arte barroca de Aleijadinho, profundamenteinfluenciada pelos dogmas religiosos da época, foicolocada a serviço da rica elite local, traduzindo umsentimento de conformismo e aceitação

10

Processo Seletivo de Alunos ­ Segundo Semestre de 2016

Curso Assistencial Theodomiro Santiago Av. BPS, 1303 ­ UNIFEI ­ Campus Professor J.R. Seabra ­ Sala I.1.2.47 ­ Itajubá ­ MG

Tel.:(38) 98871­2364 | Email: [email protected] | familiacats.com.br

Page 11: 2º PSA 2016

da ordem social vigente.

Era uma sociedade urbanizada e heterogênea,formada por comerciantes, funcionários reais,artesãos, profissionais liberais e escravos, onde ariqueza proporcionada pelo ouro, diamantes ecomércio estava concentrada nas mãos depoucos, contrastando com a miséria da maioria dapopulação. Nenhuma das alternativas acima

QUESTÃO 33Para Jacques Bénigne Bossuet: "a história é o grandeespelho da vida"; instrui com a experiência e corrigecom o exemplo.

História é a ciência que: Estuda os acidentes históricos e geográficos doplaneta Terra Fundamentam­se unicamente em documentosescritos Estuda o desenvolvimento do homem no tempo eespaço Estudo os acontecimentos do passado para prever ofuturo da humanidade Estuda a causalidade dos fenômenos físicos e sociaiscom base no empirismo

QUESTÃO 34Sobre os primeiros 50 anos de ocupação do Brasil,podemos afirmar que:

I. Foi um período marcado pela exploração do pau­brasil, exploração essa realizada principalmente a partirdo escambo com os indígenas.II. Não havia um projeto sistemático de colonização porparte de Portugal, já que o comércio com as Índias eramais atraente. Nesse primeiro período, Portugal buscaocupar o território por meio da cessão de capitaniashereditárias.III. Em 1549, com o estabelecimento do Governo­Geral,Portugal busca um controle maior e mais efetivodaquela que já havia se tornado sua colônia maispromissora, já que os negócios orientais começavam adeclinar. apenas I e II estão corretas apenas I e III estão corretas I, II e III estão corretas apenas III está correta apenas II está correta

QUESTÃO 35Dentre as primeiras medidas tomadas pela CoroaPortuguesa para a ocupação do Brasil, após 1530, nãopodemos incluir:

envio da expedição de Martim Afonso de Souza. a decisão de desenvolver a produção de açúcar. a criação do sistema de capitanias hereditárias. a expulsão dos holandeses. a tentativa de transferir para particulares o custo dadefesa e da colonização.

QUESTÃO 36Comparando­se os ciclos da economia colonialbrasileira, é correto afirmar:

I ­ Os rendimentos decorrentes do ciclo do ouro, noséculo XVIII, foram superiores aos produzidos pelociclo do açúcar, até sua decadência, em função daconcorrência antilhana.II ­ A sociedade surgida em função do cicloaçucareiro foi mais hierarquizada e aristocrática doque aquela que teve origem no ciclo do gado, nossertões do Nordeste ou caatinga.III ­ Os investimentos iniciais na economiaaçucareira exigiam a aplicação de menos capitaisdo que o necessário para a exploração aurífera.IV ­ O aumento da pecuária no Rio Grande do Suldeveu­se em grande parte à necessidade defornecer alimentos e mulas para os transportesobrigatórios às atividades do ciclo da mineração oudo ouro.Está correta ou estão corretas:

Apenas as opções I, III e IV. Apenas as opções I e IV. Apenas as opções II e IV. Apenas as opções III e IV. Apenas a opção IV.

QUESTÃO 37Os pobres que não podem ter títulos, estabelecem­se nos terrenos que sabem não ter dono. Plantam,constroem pequenas casas, criam galinhas equando menos esperam aparece­lhes um homemrico, com o título que recebeu na véspera, expulsa­os e aproveita o fruto do seu trabalho (...)."

11

Processo Seletivo de Alunos ­ Segundo Semestre de 2016

Curso Assistencial Theodomiro Santiago Av. BPS, 1303 ­ UNIFEI ­ Campus Professor J.R. Seabra ­ Sala I.1.2.47 ­ Itajubá ­ MG

Tel.:(38) 98871­2364 | Email: [email protected] | familiacats.com.br

Page 12: 2º PSA 2016

MACHADO, Humberto F. "Escravos, Senhorese Café: a crise da cafeicultura escravista no Vale doParaíba Fluminense 1860­1888." Podemos afirmar, a partir do relato anterior, que oregime de sesmaria: favoreceu uma elite agrária que se beneficiou doacesso à terra e dos cativos e consolidou umasociedade hierarquizada

beneficiou o agricultor pobre, uma vez que valorizou osempreendimentos dos colonos

esteve amparado por uma legislação que garantia aocamponês acesso à terra, ampliando sua posse àsfuturas gerações

esteve regulado por medidas que garantiam aoagricultor estabelecer unidades produtivasindependentes de qualquer risco.

Nenhuma das alternativas acima.

QUESTÃO 38A situação política e econômica, responsável peloaparecimento da Inconfidência Mineira, pode serdescrita como:enfraquecimento do fisco, que, diante da crise damineração, abrandava a cobrança de impostos.

apogeu da mineração, enriquecimento da sociedademineradora e acomodação das elites junto à burocraciametropolitana.

declínio da atividade mineradora, crescimento daopressão metropolitana e influência das idéiasiluministas.

revolta das camadas populares oprimidas e constantessedições lideradas pela massa escrava contra aopressão portuguesa.

Nenhuma das alternativas acima.

QUESTÃO 39Assinale a alternativa correta:

I ­ As civilizações pré­históricas não se desenvolveramno mesmo período de tempo, nas várias regiões domundo.

II ­ A divisão da Pré­História não pode fundamentar­seem acontecimentos, mas nos melhoramentos dastécnicas com que eram fabricados os instrumentos

III ­ Os monumentos megalíticos estariam associados aoculto dos mortos Apenas I e II estão corretas Apenas II e III estão corretas Apenas I e III estão corretas Todas estão corretas Todas estão incorretas

QUESTÃO 40Quais alternativas estão corretas?

I ­ No Egito Antigo, a agricultura era uma atividadeprivadaII ­ Os egípcios desenvolveram princípios arquitetônicosde grande uso nos tempos atuaisIII ­ O culto dos vegetais e objetos inanimados foi o maisintenso entre os egípcios. I, II e III I, II e III I e II I e III II e III

QUESTÃO 41Dentre os legados dos gregos da Antiguidade Clássicaque se mantêm na vida contemporânea, podemos citar: A concepção de democracia com a participação dovoto universal A promoção do espírito de confraternização porintermédio do esporte e de jogos A idealização e a valorização do trabalho manual emtodas suas dimensões Os valores artísticos como expressão do mundoreligioso e cristão Os planejamentos urbanísticos segundo padrões dascidades­acrópoles

12

Processo Seletivo de Alunos ­ Segundo Semestre de 2016

Curso Assistencial Theodomiro Santiago Av. BPS, 1303 ­ UNIFEI ­ Campus Professor J.R. Seabra ­ Sala I.1.2.47 ­ Itajubá ­ MG

Tel.:(38) 98871­2364 | Email: [email protected] | familiacats.com.br

Page 13: 2º PSA 2016

Iniciaram aproveitamento verdadeiro das terrasagrícolas do oeste mudando a situação econômica daColônia.

Por razões políticas e econômicas, contribuíram paraa mudança da capital do Vice­ Reino, do Rio de Janeiropara a Bahia.

Respeitaram o Meridiano de Tordesilhas, evitando,assim, conflitos armados entre portugueses eespanhóis.

LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUASTECNOLOGIAS

QUESTÃO 46J. K. Rowling to pen first novel for adultsAuthor J. K. Rowling has announced plans to publish herfirst novel for adults, which will be “very different” fromthe Harry Potter books she is famous for. The book will be published worldwide although no dateor title has yet been released. “The freedom to explorenew territory is a gift that Harry’s sucess has broughtme,” Rowling said. All the Potter books were published by Bloomsbury, butRowling has chosen a new publisher for her debut intoadult fiction. “Although I’ve enjoyed writing it every bit asmuch, my next book will be very different to the HarryPotter series, which has been published so brilliantly byBloomsbury and my other publishers around the world,”she said, in a statement. “I’m delighted to have a secondpublishing home in Little, Brown, and a publishing teamthat will be a great partner in this new phase of mywriting life.” Disponível em: www.bbc.co.uk. Acesso em: 24 fev. 2012(adaptado).J.K.Rowling, tornou­se famosa por seus livros sobre obruxo Harry Potter e suas aventuras, adaptados para ocinema. Esse texto, que aborda a trajetória da escritorabritânica, tem por objetivo: informar que a famosa série "Harry Potter" seráadaptada para o público adulto divulgar a publicação do romance por J. K. Rowlinginteiramente para adultos promover a nova editora que irá publicar os próximoslivros de J. K. Rowling informar que a autora de "Harry Potter" agorapretende

13

QUESTÃO 42"Se um arquiteto constrói uma casa para alguém, porémnão a faz sólida, resultando daí que a casa venha a ruire matar o proprietário, este arquiteto é passível demorte. Se ao desmoronar, ela mata o filho proprietário,matar­se­á o filho deste arquiteto."

O preceito legal anterior pertence ao seguinte código: Corpus Juris Civilis Código de Hamurabi Código de Direito Canônico Código Napoleônico Código de Justiniano

QUESTÃO 43 A religião romana assemelhava­se à grega porqueambas:

Tinham objetivos nitidamente políticos Eram apoiadas por uma forte classe sacerdotal Condenavam as injustiças sociais Tinham como centro a crença na vida futura Eram terrenas e práticas, sem conteúdo espiritual eético

QUESTÃO 44Qual das alternativas abaixo apresenta aspectoshistóricos da política e sociedade no período daMonarquia Romana? O sistema político era a democracia e a sociedadedividia­se em: nobres, comerciantes e escravos O sistema político era a monarquia e a sociedadedividia­se em: patrícios (nobres proprietários de terras) eplebeus (comerciantes, artesãos e pequenosproprietários). O sistema político era o parlamentarismo e asociedade divida­se em: governadores, classe média ecamponeses. O sistema político era o presidencialismo e asociedade dividia­se em: presidente, burguesia e servos. O sistema político era a monarquia e a sociedadedividia­se em: imperador, senadores e plebeus.

QUESTÃO 45As expedições chamadas de Entradas e Bandeirastinham como objetivo a procura de riquezas mineraise/ou a caça ao índio, para escravizá­lo e vendê­lo nolitoral. O papel histórico das Entradas e Bandeiras, podeser assim resumido: Determinaram a ocupação efetiva do interior doBrasil e deram ao nosso país sua atual configuraçãogeográfica.

Contribuíram para a implantação de uma novapolítica colonizadora, aproximando índios e colonos.

Processo Seletivo de Alunos ­ Segundo Semestre de 2016

Curso Assistencial Theodomiro Santiago Av. BPS, 1303 ­ UNIFEI ­ Campus Professor J.R. Seabra ­ Sala I.1.2.47 ­ Itajubá ­ MG

Tel.:(38) 98871­2364 | Email: [email protected] | familiacats.com.br

Page 14: 2º PSA 2016

escrever para adultos anunciar um novo livro da série "Harry Potter"publicado por editora diferente

QUESTÃO 47

A reportagem apresenta consequências do uso denovas tecnologias para a mente humana. Nessecontexto, a memória das pessoas é influenciada pelo(a): alteração de imagens exposição ao mundo virtual acesso a novas informações fascínio por softwares inovadores interferência dos meios de comunicação

QUESTÃO 48

A partir da leitura dessa tirinha, infere­se que o discursode Calvin teve um efeito diferente do pretendido, umavez que ele: decide tirar a neve do quintal para convencer seu paisobre seu discurso culpa o pai por exercer influência negativa naformação de sua personalidade comenta que as suas discussões com o pai nãocorrespondem às suas expectativas conclui que os acontecimentos ruins não fazem faltapara a sociedade reclama que é vítima de valores que o levam aatitudes inadequadas

QUESTÃO 49Leia o texto abaixo e responda as próximas duasquestões:

Você se lembra da Casas da Banha? Pois é, umapesquisa mostra que mais de 60% dos cariocas ainda serecordam daquela que foi uma das maiores redes

14

Processo Seletivo de Alunos ­ Segundo Semestre de 2016

Curso Assistencial Theodomiro Santiago Av. BPS, 1303 ­ UNIFEI ­ Campus Professor J.R. Seabra ­ Sala I.1.2.47 ­ Itajubá ­ MG

Tel.:(38) 98871­2364 | Email: [email protected] | familiacats.com.br

Page 15: 2º PSA 2016

de supermercados do país, com 224 lojas e20.000 funcionários, desaparecida no início dos anos90. Por isso, seus antigos 5 donos, a família Velloso,decidiram ressuscitá­la. Desta vez, porém, apenasvirtualmente. Os Velloso fizeram um acordo com aGW.Commerce, de Belo Horizonte, empresa quedesenvolve programas para supermercados virtuais. Emtroca de uma remuneração sobre o faturamento, A GWgerenciará as vendas para a família Velloso. A famíliacuidará apenas das 10 compras e das entregas. (JoséMaria Furtado, na Exame, dez./99)Segundo o texto, a família Velloso resolveu ressuscitaras Casas da Banha porque: mais da metade dos cariocas não esqueceram asCasas da Banha.a rede teve 224 lojas e 20.000 funcionários.a rede foi desativada no início dos anos 90.uma empresa do ramo de programas parasupermercados propôs um acordo vantajoso, em que arede só entraria com as compras e as entregas. a rede funcionará apenas virtualmente.

QUESTÃO 50“Desta vez, porém, apenas virtualmente”. Com apassagem destacada acima, entende­se que as Casasda Banha: funcionarão virtualmente, ou seja, sem fins lucrativos.não venderão mais seus produtos em lojas.não venderão produtos de supermercado. estão associando­se a uma empresa de informática. estão mudando de ramo.

QUESTÃO 51

Conjunções coordenativas e subordinativas: Ascoordenativas ligam orações independentes, enquantoas subordinativas ligam orações dependentes.No quadrinho do cartunista Quino, encontramos aconjunção mas, que pode ser classificada como: Conjunção consecutiva. Conjunção aditiva. Conjunção alternativa. Conjunção conclusiva. Conjunção adversativa.

QUESTÃO 52No trecho “Ao tempo de Pilatos e de James Joyce, alinguagem virtual estava longe”. Mas, além da realidadefísica, da palavra impressa, ela servia de símbolo daidentidade e da perenidade da comunicação”.

Os termos negritados acima têm, respectivamente, aequivalência de: adversidade – causa – tempo. consequência – tempo – adversidade. tempo ­ adversidade ­ adição. adição ­ adversidade ­ tempo tempo ­ alternativa ­ adversidade.

QUESTÃO 53

15

Processo Seletivo de Alunos ­ Segundo Semestre de 2016

Curso Assistencial Theodomiro Santiago Av. BPS, 1303 ­ UNIFEI ­ Campus Professor J.R. Seabra ­ Sala I.1.2.47 ­ Itajubá ­ MG

Tel.:(38) 98871­2364 | Email: [email protected] | familiacats.com.br

Page 16: 2º PSA 2016

As preposições são invariáveis e têm como função ligaras palavras, estabelecendo assim uma relação dedependência sintática entre elas. Na tirinha de FernandoGonsales, a preposição “de” em “cadeira de balanço”assume o valor semântico de: causa instrumento finalidade modo tempo

QUESTÃO 54Assinale a alternativa que indica corretamente o valorsemântico das preposições em destaque nas frases:I. Ele sempre cuidou da família com muita dedicação.II. Com a doença do pai, ela voltou para a cidade natal.III. Desde pequenos, os príncipes erampreparados para a liderança.IV. A pequena casa de madeira foi destruída a machado. modo – causa – finalidade – instrumento modo – companhia – modo – modo causa – modo – finalidade – instrumento modo – modo – causa – causa companhia – causa – semelhança – modo

QUESTÃO 55Ambiguidade, também conhecida como anfibologia,ocorre quando uma mensagem ganha mais de umsignificado, o que ocorre devido à disposiçãoinadequada das palavras em uma frase. Sabendo dissoresponda as duas questões a seguir:Assinale a alternativa cuja frase não é ambígua. Encontrei­o correndo porque estava perdido. Ele saiu com sua irmã. Vi o assalto do banco.Esta rua tem sentido duplo. Esta rua tem sentido duplo.

QUESTÃO 56A frase em que não há ambiguidade de sentido é: Esse é o tipo de técnico de um time que ninguém

deseja que se torne campeão. Esse é o autor do romance que faz enorme sucessojunto ao público feminino. A razão que ela me deu para ingressar em suaassociação só me fez desconfiar ainda mais dela. Gostaria que você consultasse sua mãe, antes deceder sua chácara por ocasião da nossa formatura Quando ela me entregou a carta, percebi logo que asnotícias não deviam ser as mais alvissareiras.

QUESTÃO 57

Os textos relativos ao mundo do trabalho, geralmente,são elaborados no padrão normativo da língua. Noanúncio, apesar de o enunciador ter usado umavariedade linguística não padrão, ele atinge seuspropósitos comunicativos porque: os fazendeiros podem contar com a comodidade deserem atendidos em suas fazendas. a parede de uma casa é um suporte eficiente para adivulgação escrita de um anúncio a letra de forma torna a mensagem mais clara, demodo a facilitar a compreensão os mecânicos especializados em máquinas pesadassão raros na zona rural o contexto e a seleção lexical permitem que sealcance o sentido pretendido

QUESTÃO 58Agora eu era heróiE o meu cavalo só falava inglêsA noiva do cowboyEra você, além das outras trêsEu enfrentava os batalhõesOs alemães e seus canhõesGuardava o meu bodoqueE ensaiava o rock para as matinês

16

Processo Seletivo de Alunos ­ Segundo Semestre de 2016

Curso Assistencial Theodomiro Santiago Av. BPS, 1303 ­ UNIFEI ­ Campus Professor J.R. Seabra ­ Sala I.1.2.47 ­ Itajubá ­ MG

Tel.:(38) 98871­2364 | Email: [email protected] | familiacats.com.br

Page 17: 2º PSA 2016

CHICO BUARQUE. João e Maria, 1977 (fragmento)

No terceiro e oitavo versos da letra da canção, constata­se que o emprego das palavras cowboy e rock expressainfluência de outra realidade cultural na línguaportuguesa. Essas palavras constituem evidências de:

regionalismo, ao expressar a realidade socioculturalde habitantes de uma determinada região. neologismo, que se caracteriza peloaportuguesamento de uma palavra oriunda de umaoutra língua. jargão profissional, ao evocar a linguagem de umaárea específica do conhecimento humano arcaísmo, ao representar termos usados em outrosperíodos da história da língua estrangeirismo, que significa a inserção de termos deoutras comunidades linguísticas nos português.

QUESTÃO 59

Diante dos recursos argumentativos utilizados, pode­sedizer que o texto apresentado: se dirige aos prefeitos, conclamando­os aorganizarem iniciativas de combate à dengue conclama toda a população a participar dasestratégias de combate ao mosquito da dengue tem como objetivo ensinar os procedimentos técnicosnecessários para o combate ao mosquito da dengue apela ao governo federal, para que dê apoio aosgovernos estaduais e municipais para o combate aomosquito da dengue

se dirige aos líderes comunitários para tomareminiciativa de combater a dengue.

QUESTÃO 60

O poema de Oswald de Andrade remonta à ideia de quea brasilidade está relacionada ao futebol. Quanto àquestão da identidade nacional, as anotações em tornodo verso constituem: direcionamentos possíveis para uma leitura crítica dedados históricos­culturais forma clássica da construção poética brasileira rejeição à ideia do Brasil como o país do futebol intervenções de um leitor estrangeiro no exercício daleitura poética lembrete de palavras tipicamente brasileirassubstitutivas das originais

QUESTÃO 61

17

Processo Seletivo de Alunos ­ Segundo Semestre de 2016

Curso Assistencial Theodomiro Santiago Av. BPS, 1303 ­ UNIFEI ­ Campus Professor J.R. Seabra ­ Sala I.1.2.47 ­ Itajubá ­ MG

Tel.:(38) 98871­2364 | Email: [email protected] | familiacats.com.br

Page 18: 2º PSA 2016

Os principais recursos utilizados para envolvimento eadesão do leitor à campanha institucional incluem: o emprego de pronomes como "você" e "sua" e o usodo imperativo o uso de orações subordinadas condicionais etemporais o emprego de enumeração de itens e apresentaçãode títulos expressivos a construção de figuras metafóricas e o uso derepetição o fornecimento de número de telefone gratuito paracontato.

QUESTÃO 62O Brasil é sertanejo

Que tipo de música simboliza o Brasil? Eis uma questãodiscutida há muito tempo, que desperta opiniõesextremadas. Há fundamentalistas que desejam impor aopúblico um tipo de som nascido das raízes socioculturaisdo país. O samba. Outros, igualmente nacionalistas,desprezam tudo aquilo que não tem estilo. Sonham como império da MPB de Chico Buarque e Caetano Veloso.Um terceiro grupo, formado por gente mais jovem,escuta e cultiva apenas a música internacional, emtodas as vertentes. E mais ou menos ignora o resto.

A realidade dos hábitos musicais do brasileiro agoraestá claro, nada tem a ver com esses estereótipos. Ogênero que encanta mais da metade do país é osertanejo, seguido de longe pela MPB e o pagode.Outros gêneros em ascensão, sobretudo entre as classeC, D e E, são o funk e o religioso, em especial o gospel.Rock e música eletrônica são musicas de minoria.

É o que demonstra uma pesquisa pioneira feita entreagosto de 2012 e agosto de 2013 pelo Instituto Brasileirode Opinião Pública e Estatística (Ibope). A pesquisaTribos Musicais ­ o comportamento dos ouvintes derádio sob uma nova ótica faz um retrato do ouvintebrasileiro e traz algumas novidades. Para quem pensavaque a MPB e o Samba ainda resistiam como baluartesda nacionalidade, uma má notícia: os dois gênerosforam superados em popularidade. O Brasil modernonão tem mais o perfil sonoro dos anos 1970, que muitosgostariam que se eternizasse. A cara musical do paísagora é outra.

GIRON, L.A. Época, n. 805, out. 2013 (fragmento).

O texto objetiva conversar o leitor de que a configuraçãoda preferência musical dos brasileiros não é mais amesma dos anos 1970. A estratégia de argumentaçãopara comprovar essa posição baseia­se no(a):

apresentação dos resultados de uma pesquisa queretrata o quadro atual da preferência popular relativa àmúsica brasileira caracterização das opiniões relativas a determinadosgêneros, considerando os mais representativos dabrasilidade, como meros estereótipos o uso de estrangeirismos, como rock, funk e gospel,para compor um estilo próximo ao leitor, em sintoniacom o ataque aos nacionalistas. ironia com relação ao apego a opiniões superadas,tomadas como expressão de conservadorismo eanacronismo, com o uso das designações "império" e"baluarte". contraposição a impressões fundadas em elitismo epreconceito, com a alusão a artistas de renome paramelhor demonstrar a consolidação da mudança do gostomusical popular

QUESTÃO 63Oferta

Quem sabeSe algum diaTrariaO elevadorAté aquiO teu amor

ANDRADE, Oswald de. Obras Completas de Oswald deAndrade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978,p.33.

18

Processo Seletivo de Alunos ­ Segundo Semestre de 2016

Curso Assistencial Theodomiro Santiago Av. BPS, 1303 ­ UNIFEI ­ Campus Professor J.R. Seabra ­ Sala I.1.2.47 ­ Itajubá ­ MG

Tel.:(38) 98871­2364 | Email: [email protected] | familiacats.com.br

Page 19: 2º PSA 2016

O poema Oferta, de Oswald de Andrade, apresenta emsua estrutura e temática uma relação evidente com umaspecto da modernização da sociedade brasileira. Trata­se da: recusa crítica em inserir no texto poético elementosadvindos do discurso publicitário, avesso à sensibilidadelírica do autor. impossibilidade da poesia de incorporar as novidadesdo mundo moderno já inseridas nas novas relaçõessociais da vida urbana associação crítica entre as invenções damodernidade e a criação poética modernista, entre olirismo amoroso e a automatização das ações ausência do lirismo amoroso no poema eimpossibilidade de estabelecer relações amorosas nasociedade regida pelo consumo de mercadorias adesão do eu lírico ao mundo mecanizado damodernidade, justificada pela certeza de que asfacilidades tecnológicas favorecem o contato humano

QUESTÃO 64

Com contornos assimétricos: riqueza de detalhes nasvestes e nas feições, a escultura barroca no Brasil temforte influência do rococó europeu e está apresentadaaqui por um dos profetas do pátio do Santuário do BomJesus de Matosinho, em Congonhas (MG), esculpido empedra­sabão por Aleijadinho. Profundamente religiosa,sua obra revela:

simplicidade, demonstrando compromisso com acontemplação do divino liberdade, representando a vida de mineiros àprocura da salvação personalidade, modelando uma imagem sacra comfeições populares singularidade, esculpindo personalidades do reinadonas obras divinas credibilidade, atendendo a encomendas dos nobresde Minas Gerais

QUESTÃO 65É água que não acaba mais

Dados preliminares divulgados por pesquisadores daUniversidade Federal do Pará (UFPA) apontaram oAquífero Alter do Chão como o maior depósito de águapotável do planeta. Com volume estimado em 86.000quilômetros cúbicos de água doce, a reservasubterrânea está localizada sob os estados doAmazonas, Pará e Amapá. "Essa quantidade de águaseria suficiente para abastecer a população mundialdurante 500 anos", diz Milton Matta, geólogo da UFPA.Em termos comparativos, Alter do Chão tem quase odobro do volume de água do Aquífero Guarani (com45.000 quilômetros cúbicos). Até então, Guarani era amaior reserva subterrânea do mundo, distribuída porBrasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.

Época. Nº 623, 26 abr. 2010

Essa notícia, publicada em uma entrevista de grandecirculação, apresenta resultados de uma pesquisacientífica realizada por uma universidade brasileira.Nessa situação específica de comunicação, a funçãoreferencial da linguagem predomina, porque o autorprioriza:

os aspectos objetivos e precisos os elementos estéticos na construção do texto os aspectos subjetivos da mencionada pesquisa os elementos de persuasão do leitor as suas opiniões, baseadas em fatos

QUESTÃO 66Lugar de mulher também é na oficina. Pelo menos nasoficinas dos cursos da área automotiva fornecidos pelaPrefeitura, á presença feminina tem aumentado ano a ano. Decinco mulheres matriculadas em 2005, a quantidade saltoupara 79 alunas inscritas neste ano nos cursos de mecânicaautomotiva, eletricidade veicular, injeção eletrônica, repintura

19

Processo Seletivo de Alunos ­ Segundo Semestre de 2016

Curso Assistencial Theodomiro Santiago Av. BPS, 1303 ­ UNIFEI ­ Campus Professor J.R. Seabra ­ Sala I.1.2.47 ­ Itajubá ­ MG

Tel.:(38) 98871­2364 | Email: [email protected] | familiacats.com.br

Page 20: 2º PSA 2016

e funilaria. A presença feminina nos cursos automotivos daPrefeitura ­ que são gratuitos ­ cresceu 1.480% nos últimossete anos e tem aumentado ano a ano.

Disponível em: www.correiodeuberlandia.com.br. Acesso em:27 fev. 2012 (adaptado).

Na produção de um texto, são feitas escolhas referentes asua estrutura, que possibilitam inferir o objetivo do autor.Nesse sentido, no trecho apresentado, o enunciado “Lugar demulher também é na oficina” corrobora o objetivo textual de

distorcer o sentido da frase: "lugar de mulher é nacozinha" demonstrar que a situação das mulheres mudou nasociedade contemporânea comparar este enunciado com outro: "lugar de mulheré na cozinha" criticar a presença de mulheres nas oficinas doscursos da área automotiva defender a participação da mulher na sociedade atual

QUESTÃO 67E­mail com hora programada

Redação INFO, 28 de agosto de 2007.

Agende o envio de e­mails no Thunderbird com a extensãoSendLater Nem sempre é interessante mandar um e­mail nahora. Há situações em que agendar o envio de umamensagem é útil, como em datas comemorativas ou quandoo e­mail serve para lembrar o destinatário de, algum eventofuturo. O Thunderbird, o ótimo cliente de email do grupoMozilla, conta com uma extensão para esse fim. Trata­se doSendLater. Depois de instalado, ele cria um item no menu decriação de mensagens que permite marcar o dia e a horaexatos para o envio do email. Só um ponto negativo: paragarantir que a mensagem seja enviada na hora, o Thunderbirddeverá estar em execução. Senão, ele mandará o e­mailsomente na próxima vez que for rodado.

Disponível em: http://info.abril.com.br. Acesso em: 18 fev.2012 (adaptado).

Considerando­se a função do SendLater, o objetivo do autordo texto E­mail com hora programada é

eliminar os entraves no envio de mensagem via e­mailpermitir a seleção dos destinatários dos textos enviados

controlar a quantidade de informações constantes divulgar um produto ampliador da funcionalidade deum recurso comunicativo viabilizar a aquisição de conhecimento especializadopelo usuário

MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIASQUESTÃO 68Um biólogo mediu a altura de cinco árvores distintas erepresentou­as em uma mesma malha quadriculada,utilizando escalas diferentes, conforme indicações nafigura a seguir.

Qual é a árvore que apresenta a maior altura real?

I II III IV V

QUESTÃO 69A suspeita de que haveria uma relação causal entretabagismo e câncer de pulmão foi levantada pelaprimeira vez a partir de observações clínicas. Para testaressa possível associação, foram conduzidos inúmerosestudos epidemiológicos. Dentre esses, houve o estudodo número de casos de câncer em relação ao númerode cigarros consumidos por dia, cujos resultados sãomostrados nos gráficos a seguir.

20

Processo Seletivo de Alunos ­ Segundo Semestre de 2016

Curso Assistencial Theodomiro Santiago Av. BPS, 1303 ­ UNIFEI ­ Campus Professor J.R. Seabra ­ Sala I.1.2.47 ­ Itajubá ­ MG

Tel.:(38) 98871­2364 | Email: [email protected] | familiacats.com.br

Page 21: 2º PSA 2016

De acordo com as informações do gráfico, O consumo diário de cigarros e o número de casosde câncer de pulmão são grandezas inversamenteproporcionais O consumo diário de cigarros e o número de casosde câncer de pulmão são grandezas que não serelacionam O consumo diário de cigarros e o número de casosde câncer de pulmão são grandezas diretamenteproporcionais Uma pessoa não fumante certamente nunca serádiagnosticada com câncer de pulmão O consumo diário de cigarros e o número de casosde câncer de pulmão são grandezas que estãorelacionadas, mas sem proporcionalidade

QUESTÃO 70A figura a seguir mostra as medidas reais de umaaeronave que será fabricada para utilização porcompanhias de transporte aéreo. Um engenheiroprecisa fazer o desenho desse avião em escala de1:150.

Para o engenheiro fazer esse desenho em uma folha depapel, deixando uma margem de 1 cm em relação àsbordas da folha, quais as dimensões mínimas, emcentímetros, que essa folha deverá ter?

2,9 cm X 3,4 cm 3,9 cm X 4,4 cm 20 cm X 25 cm 21 cm X 26 cm 192 cm X 242 cm

QUESTÃO 71Numa comunidade constituída de 1.800 pessoas, há trêsprogramas de TV favoritos: Esporte (E), Novela (N) eHumorismo (H).

A tabela seguinte indica quantas pessoas assistem aesses programas.

Através desses dados, verifica­se que o número depessoas da comunidade que NÃO assistem a qualquerdos três programas é: 900 800 200 100 1000

QUESTÃO 72O Açude Orós, no Ceará, um dos maiores reservatóriosdo Brasil, tem capacidade para armazenar deágua. Sabe­se que o Rio Amazonas lança no OceanoAtlântico 50 milhões de litros de água por segundo. Combase nesses dados, é corretor afirmar que o tempo queo Rio Amazonas leva para lançar no Oceano Atlânticoum volume de água igual à capacidade do Açude deOrós é: maior que 20 horas menor que 5 horas maior que 5 horas e menor que 10 horas maior que 10 horas e menor que 20 horas Nenhuma das alternativas acima

21

Processo Seletivo de Alunos ­ Segundo Semestre de 2016

Curso Assistencial Theodomiro Santiago Av. BPS, 1303 ­ UNIFEI ­ Campus Professor J.R. Seabra ­ Sala I.1.2.47 ­ Itajubá ­ MG

Tel.:(38) 98871­2364 | Email: [email protected] | familiacats.com.br

2X109m3

Page 22: 2º PSA 2016

QUESTÃO 73Uma certa quantidade de livros será embalada emcaixas. Se forem colocados 3 livros por caixa, todas ascaixas serão usadas e sobrará 1 livro. Se foremcolocados 4 livros por caixa, sobrará uma caixa vazia. Onúmero de livros é: 20 16 24 12 15

QUESTÃO 74Recomendações

Da frieza dos números da pesquisa saíram algumasrecomendações. Transformadas em políticas públicas,poderiam reduzir a gravidade e as dimensões datragédia urbana do trânsito.

A primeira é a adoção de práticas que possam reduzir agravidade dos acidentes.

A segunda recomendação trata dos motociclistas, cujafrota equivale a 10% do total, mas cujos custoscorrespondem a 19%. O 'motoboy' ganha 2 Reais porentrega, a empresa, 8 Reai. É um exército de garotosem disparada.

O pedestre forma o contingente mais vulnerável notrânsito e necessita de maior proteção, diz a terceirarecomendação da pesquisa. Entre a 0h e as 18h daquinta­feira, as ambulâncias vermelhas do Resgaterecolheram 16 atropelados nas ruas de São Paulo.

Fonte: "Folha de São Paulo", 1Ž.06.03, p. C1(adaptado).

Conforme o texto, num dia de trabalho, são necessárias12 entregas para um motoboy receber 24,00 reais. Pormedida de segurança, a empresa limitará a 10 aquantidade de entregas por dia. Como compensação,pagará um adicional fixo de p reais ao dia a quem atingiresse limite, porém reduzirá para 1,80 real o valor pagopor cada entrega. O valor de p que manterá inalterada aquantia diária recebida pelo motoboy, ou seja, 24,00reais, será, em reais: 5,40 5,60 5,80 6,00 6,20

QUESTÃO 75Uma produtora pretende lançar um filme em fita devídeo e prevê uma venda de 20.000 cópias. O custo fixode produção do filme foi 150.000,00 reais e o custo porunidade foi de 20,00 reais (fita virgem, processo decopiar e embalagem). Qual o preço mínimo, em reais,que deverá ser cobrado por fita, para não haverprejuízo? 20,00 22,50 25,00 27,50 35,00

QUESTÃO 76Em uma partida, Vasco e Flamengo levaram aoMaracanã 90.000 torcedores. Três portões foramabertos às 12 horas e até as 15 horas entrou umnúmero constante de pessoas por minuto. A partir dessehorário, abriram­se mais 3 portões e o fluxo constantede pessoas aumentou. Os pontos que definem o númerode pessoas dentro do estádio em função do horário deentrada estão contidos no gráfico a seguir:

Quando o número de torcedores atingiu 45.000, orelógio estava marcando 15 horas e: 20 min 30 min 40 min 50 min 55 min

QUESTÃO 77O quadro apresenta informações da área aproximada decada bioma brasileiro.

22

Processo Seletivo de Alunos ­ Segundo Semestre de 2016

Curso Assistencial Theodomiro Santiago Av. BPS, 1303 ­ UNIFEI ­ Campus Professor J.R. Seabra ­ Sala I.1.2.47 ­ Itajubá ­ MG

Tel.:(38) 98871­2364 | Email: [email protected] | familiacats.com.br

Page 23: 2º PSA 2016

É comum em conversas informais, ou mesmo emnoticiários, o uso de múltiplos da área de um campo defutebol (com as medidas de 120 m X 90 m) para auxiliara visualização de áreas consideradas extensas. Nessecaso, qual é o número de campos de futebolcorrespondente à área aproximada do bioma Pantanal? 1.400 14.000 140.000 1.400.000 14.000.000

QUESTÃO 78O capim­elefante é uma designação genérica que reúnemais de 200 variedades de capim e se destaca porquetem produtividade de aproximadamente 40 toneladas demassa seca por hectare por ano, no mínimo, sendo, porexemplo, quatro vezes maior que a da madeira deeucalipto. Além disso, seu ciclo de produção é de seismeses, enquanto que o primeiro corte da madeira deeucalipto é feito a partir do sexto ano.

Considere uma região R plantada com capim­elefanteque mantém produtividade constante com o passar dotempo.Para se obter a mesma quantidade, emtoneladas, de massa seca de eucalipto, após o primeiroano de produção dessa planta, é necessário plantaruma área S que satisfaça à relação: S = 4R S = 6R S = 12R S = 36R S = 48R

QUESTÃO 79

para seus alunos arrecadarem , durante 30 dias,alimentos não perecíveis para doar a uma comunidadecarente da região.

Vinte alunos aceitaram a tarefa e nos primeiros 10 diastrabalharam 3 horas diárias, arrecadando 12 Kg dealimentos por dia. Animados com os resultados, 30novos alunos somaram­se ao grupo, e passaram atrabalhar 4 horas por dia nos dias seguintes até otérmino da campanha.

Admitindo­se que o ritmo de coleta tenha se mantidoconstante, a quantidade de alimentos arrecadados aofinal do prazo estipulado seria de: 920 Kg 800 Kg 720 Kg 600 Kg 570 Kg

QUESTÃO 80Um quadrado possui 10 cm de perímetro. Qual o valorde sua área em cm²? 100 25 6,25 5 2,5

QUESTÃO 81Para se calcular a área de um círculo utiliza­se a fórmula

Onde S é a área do círculo, é uma constante (utilize

), e R o raio.

Uma pizzaria oferece as seguinte opções:­ Pizza Gigante com 30 cm de raio: R$40­ Pizza Média com 20 cm de raio: R$20­ Pizza Pequena com 10 cm de raio: R$5

Sobre o valor das pizzas, qual teria o melhor custobenefício?

A pizza pequena é a mais econômica em proporção Duas pizzas Médias equivalem em quantidade a umaGigante A pizza Média é mais econômica que a Pequena A pizza Gigante é a mais econômica em proporção Oito pizzas Pequenas possuem a mesma quantidadede

23

Processo Seletivo de Alunos ­ Segundo Semestre de 2016

Curso Assistencial Theodomiro Santiago Av. BPS, 1303 ­ UNIFEI ­ Campus Professor J.R. Seabra ­ Sala I.1.2.47 ­ Itajubá ­ MG

Tel.:(38) 98871­2364 | Email: [email protected] | familiacats.com.br

S = π. R2

ππ = 3

Page 24: 2º PSA 2016

pizza que uma Gigante

QUESTÃO 82Diariamente, uma residência consome 20.000 Wh. Essaresidência possui 80 células solares retangulares(dispositivos capazes de converter a luz solar emenergia elétrica) de dimensões 5 cm X 10 cm. Cada umadas tais células produz, ao longo do dia, 20 Wh. Oproprietário dessa residência quer produzir, por dia,exatamente a mesma quantidade de energia que a suacasa consome. Qual deve ser a ação desse proprietáriopara que ele atinja o seu objetivo? Retirar 16 células Retirar 40 células Acrescentar 5 células Acrescentar 20 células Acrescentar 40 células

QUESTÃO 83Um artista deseja pintar em um quadro uma figura naforma de triângulo equilátero ABC de área igual a 1 m².Com o objetivo de dar um efeito diferente em sua obra,o artista traça segmentos que unem os ponto médios D,E e F dos lados BC, AC e AB, respectivamente,colorindo um dos quatro triângulos menores, comomostra a figura.

Qual é a medida da área pintada, em metros quadrados,do triângulo DEF? 0,125 0,25 0,5 1 2

QUESTÃO 84Um grupo de 14 amigos comprou 8 pizzas. Elescomeram todas as pizzas, sem sobrar nada. Se cadamenino comeu uma pizza inteira e cada menina comeumeia pizza, quantas meninas havia no grupo? 4 6 8

10 12

QUESTÃO 85Milena começou a estudar quando seu relógio digitalmarcava 20 horas e 14 minutos, e só parou quando orelógio voltou a mostrar os mesmos algarismos pelaúltima vez antes da meia noite.

Quanto tempo ela estudo? 27 minutos 50 minutos 1 hora e 26 minutos 3 horas e 47 minutos 3 horas e 56 minutos

QUESTÃO 86Ao medir a cintura de Marta com uma fita métrica, DonaCélia observou que as marcas de 23 cm e 77 cm ficaramsobrepostas, como na figura;

Qual é a medida da cintura de Marta? 23 cm 50 cm 54 cm 77 cm 100 cm

24

Processo Seletivo de Alunos ­ Segundo Semestre de 2016

Curso Assistencial Theodomiro Santiago Av. BPS, 1303 ­ UNIFEI ­ Campus Professor J.R. Seabra ­ Sala I.1.2.47 ­ Itajubá ­ MG

Tel.:(38) 98871­2364 | Email: [email protected] | familiacats.com.br

Page 25: 2º PSA 2016

QUESTÃO 87Joãozinho subtraiu o menor número de três algarismosdiferentes do maior número de três algarismosdiferentes. Que resultado ele obteve? 882 883 885 886 864

QUESTÃO 88A figura representa um retângulo de área 36 m², divididoem três faixas de mesma largura. Cada uma das faixasestá dividida em parte iguais: uma em quatro partes,outra em três e a terceira em duas.

Qual é a área total das partes sombreadas, em m²? 18 20 22 24 26

QUESTÃO 89Renata montou uma sequência de triângulos com palitosde fósforo, seguindo o padrão indicado na figura.

Quantos palitos ela vai usar para construir o quintotriângulo da sequência? 36 39 42

45 48

QUESTÃO 90Quando João vai para a escola a pé e volta de ônibus,ele gasta uma hora e quinze minutos; quando vai e voltade ônibus, ele gasta meia hora. Para cada meio detransporte, o tempo gasto na ida é igual ao tempo gastona volta. Quanto tempo ele gasta quando vai e volta apé? uma hora e meia uma hora e quarenta e cinco minutos duas horas duas horas e quinze minutos duas horas e meia

25

Processo Seletivo de Alunos ­ Segundo Semestre de 2016

Curso Assistencial Theodomiro Santiago Av. BPS, 1303 ­ UNIFEI ­ Campus Professor J.R. Seabra ­ Sala I.1.2.47 ­ Itajubá ­ MG

Tel.:(38) 98871­2364 | Email: [email protected] | familiacats.com.br

Page 26: 2º PSA 2016

Gabarito

Page 1

GABARITO1 E 46 D2 A 47 A3 C 48 C4 E 49 A5 C 50 B6 B 51 E7 E 52 C8 D 53 D9 C 54 A

10 B 55 D11 E 56 E12 B 57 E13 B 58 A14 C 59 C15 B 60 A16 D 61 C17 D 62 A18 A 63 D19 E 64 D20 C 65 B21 D 66 C22 C 67 E23 B 68 A24 D 69 E25 E 70 D26 A 71 C27 E 72 D28 D 73 B29 B 74 D30 E 75 D31 D 76 B32 D 77 E33 C 78 E34 C 79 A35 D 80 C36 C 81 D37 A 82 ANULADA38 C 83 B39 D 84 E40 B 85 C41 B 86 C42 B 87 C43 E 88 B44 B 89 D45 A 90 C