3 Funcoes Da Avaliacao

2
Unidade Didática 6 – Avaliação da Aprendizagem em EaD 3 FUNÇÕES DA AVALIAÇÃO NA EaD No contexto educativo que desejamos a avaliação deve desempenhar funções específicas que contribuam para alcançar os objetivos do processo ensino-aprendizagem: a) Diagnosticar Esta é uma função básica e, como visto acima, este diagnóstico deve transcender a simples constatação de quanto o aluno aprendeu. O projeto de avaliação deve ser concebido de modo a permitir: Conhecer como e se os objetivos propostos estão sendo alcançados; Identificar os pontos-problema no aprendizado de cada aluno e qual sua causa; Obter informações para a revisão do projeto pedagógico como um todo, incluindo a qualidade e adequação dos materiais didáticos, do sistema de apoio tutorial e do próprio sistema de EaD. É com base no resultado da avaliação que será tomada a decisão de manter o curso como está ou mudá-lo e, neste caso, quais mudanças são necessárias e como deverão ser feitas. b) Promover o autoconhecimento de aluno e professor/tutor A avaliação deve fornecer a ambos informações sobre seu respectivo desempenho. Ao aluno, a avaliação deve fornecer informações sobre o quanto de conhecimento já domina, o quanto progrediu desde o início do percurso, o quanto ainda precisa crescer e quais seus pontos fracos. Ao professor e, no caso da EaD, também ao tutor, a avaliação fornece informações sobre a qualidade e a adequação do seu procedimento didático e da sua interlocução com os alunos, isto é, se está conseguindo manter um nível adequado de comunicação através dos meios disponíveis, de modo que o seu aluno não se sinta desamparado no seu processo de aprendizagem. Deste modo, é a base para o desenvolvimento, pois é necessário que cada um tenha consciência das próprias limitações e potenciais, para a necessária tomada de decisão sobre o rumo a seguir. c) Estimular o crescimento Ao contrário do sistema de verificação convencional, que é desmotivador, a avaliação permite o reconhecimento do ponto onde se está e, assim, do quanto já se progrediu e para onde seguir no aprendizado. Este estímulo é fundamental para o aluno que não se beneficia do confronto diário com o professor. Neste sentido, devem ser evitados por parte do tutor,

description

avaliação

Transcript of 3 Funcoes Da Avaliacao

Page 1: 3 Funcoes Da Avaliacao

Unidade Didática 6 – Avaliação da Aprendizagem em EaD

3 FUNÇÕES DA AVALIAÇÃO NA EaD

No contexto educativo que desejamos a avaliação deve desempenhar funções específicas que contribuam para alcançar os objetivos do processo ensino-aprendizagem:

a) Diagnosticar

Esta é uma função básica e, como visto acima, este diagnóstico deve transcender a simples constatação de quanto o aluno aprendeu. O projeto de avaliação deve ser concebido de modo a permitir:

• Conhecer como e se os objetivos propostos estão sendo alcançados; • Identificar os pontos-problema no aprendizado de cada aluno e qual sua causa; • Obter informações para a revisão do projeto pedagógico como um todo, incluindo a qualidade e adequação dos materiais didáticos, do sistema de apoio tutorial e do próprio sistema de EaD.

É com base no resultado da avaliação que será tomada a decisão de manter o curso como está ou mudá-lo e, neste caso, quais mudanças são necessárias e como deverão ser feitas.

b) Promover o autoconhecimento de aluno e professor/tutor

A avaliação deve fornecer a ambos informações sobre seu respectivo desempenho. Ao aluno, a avaliação deve fornecer informações sobre o quanto de conhecimento já domina, o quanto progrediu desde o início do percurso, o quanto ainda precisa crescer e quais seus pontos fracos. Ao professor e, no caso da EaD, também ao tutor, a avaliação fornece informações sobre a qualidade e a adequação do seu procedimento didático e da sua interlocução com os alunos, isto é, se está conseguindo manter um nível adequado de comunicação através dos meios disponíveis, de modo que o seu aluno não se sinta desamparado no seu processo de aprendizagem. Deste modo, é a base para o desenvolvimento, pois é necessário que cada um tenha consciência das próprias limitações e potenciais, para a necessária tomada de decisão sobre o rumo a seguir.

c) Estimular o crescimento

Ao contrário do sistema de verificação convencional, que é desmotivador, a avaliação permite o reconhecimento do ponto onde se está e, assim, do quanto já se progrediu e para onde seguir no aprendizado. Este estímulo é fundamental para o aluno que não se beneficia do confronto diário com o professor. Neste sentido, devem ser evitados por parte do tutor,

Page 2: 3 Funcoes Da Avaliacao

comentários desmotivadores ou desabonadores na avaliação. Mais adiante voltaremos a discutir a este respeito.

d) Aprofundar a aprendizagem

A avaliação é um momento em que o aluno busca concentrar o máximo de suas capacidades e habilidades. Isso o torna um momento privilegiado que pode e deve ser explorado para a aprendizagem e para a apreensão de conhecimentos.

A realização de exercícios de avaliação bem elaborados é uma oportunidade de aprender de modo mais aprofundado, que deve ser estimulada por atividades capazes de concentrarem a atenção do aluno em pontos-chave para o seu progresso. Isto pode ser conseguido formulando-se instrumentos de avaliação que permitam que o aluno manifeste a sua experiência, capacidade de reflexão e análise, que elabore processos mentais variados de modo a demonstrar capacidade de abordar e resolver situações complexas e o seu crescimento no domínio daquele determinado conteúdo.

Quando se considera esta função, qualquer estratégia que contribua para o aprendizado deve ser explorada.

• A realização de provas em dupla pode ser utilizada, pois permite discussão, argumentação e confronto de idéias, estimulando o desenvolvimento da capacidade crítica-analítica. • A realização de provas com consulta também é um recurso interessante, pois o objetivo do processo de ensino-aprendizagem é tornar o aluno competente na utilização do conhecimento e não na sua memorização.

e) Comprovar competências

Esta é uma função social e administrativa de suma importância. Em um processo de avaliação bem conduzido espera-se que as notas ou conceitos traduzam a qualidade da aprendizagem e, por conseguinte, a competência do aluno. É a partir dos seus resultados que se elabora o histórico escolar, que é a prova social que atesta a qualidade do aprendizado do aluno. O histórico é a fonte de informações a partir da qual são elaborados os certificados e diplomas, que, por sua vez, atestam a competência do profissional.