300 BASE DE SILICONE montado.doc) - wwow.com.br · USO DE MATERIAIS REEMBASADORES À BASE DE...

6
USO DE MATERIAIS REEMBASADORES À BASE DE SILICONE NO HOME CARE EM ODONTOGERIATRIA Autores: Dr. Fernando Luiz Brunetti Montenegro (*) Dr. Leonardo Marchini (**) Nas últimas décadas, têm-se observado, em todo o mundo, o crescimento da população idosa em níveis muito maiores que o restante das demais faixas etárias e podemos considerar a queda na mortalidade, vacinas, antibióticos, atitudes preventivas de saúde pública e ampliação do saneamento básico como os fatores mais relacionados a este aumento na expectativa de vida para os idosos nos países desenvolvidos e em desenvolvimento. Estes indivíduos costumam apresentar, além das alterações fisiológicas decorrentes do envelhecimento, algumas patologias que podem impedi-los, temporária ou permanentemente, de se locomoverem. Além disso, a diminuição na coordenação motora impede uma higienização adequada da cavidade bucal e das próteses bem como até a ida aos consultórios dentários para análise do grau de adaptação destes trabalhos reabilitadores. A soma destes fatores leva à deterioração da condição bucal desses pacientes, e o atendimento domiciliar torna-se, portanto, uma necessidade real. Um dos procedimentos mais comumente realizados nos atendimentos domiciliares é o reembasamento de próteses totais/removíveis/sobre- dentaduras, por ser de realização simples, mesmo fora de um consultório fixo. Dentre os diversos tipos de reembasamentos e materiais conhecidos para esse fim, trataremos do reembasamento imediato com os reembasadores à base de silicone, que, além de serem facilmente manipuláveis pelo cirurgião-dentista, são macios (resilientes) e confortáveis para o paciente. Ao visitar os idosos em suas casas, é comum encontrar portadores de próteses totais/removíveis/sobredentaduras em condições inadequadas de adaptação/higiene/oclusão e com o tempo de vida útil ultrapassado. Mesmo diante dessas condições, quando o paciente apresenta próteses apenas desadaptadas, sem que haja, entretanto, alteração significativa da dimensão vertical e do padrão oclusal, opta-se por realizar o reembasamento das mesmas, uma vez que a confecção de novas próteses implicaria em maior complexidade do tratamento. O uso da silicona como material reembasador, nestas situações clínicas, mostra-se eficaz, por tratar-se de um material de razoável duração na cavidade bucal, sendo menos oneroso e cansativo para o paciente, quando comparado aos reembasamentos mediatos, por exemplo.

Transcript of 300 BASE DE SILICONE montado.doc) - wwow.com.br · USO DE MATERIAIS REEMBASADORES À BASE DE...

Page 1: 300 BASE DE SILICONE montado.doc) - wwow.com.br · USO DE MATERIAIS REEMBASADORES À BASE DE SILICONE NO HOME CARE EM ODONTOGERIATRIA Autores: Dr. Fernando Luiz Brunetti Montenegro

USO DE MATERIAIS REEMBASADORES À BASE DE SILICONE NO HOME CARE EM ODONTOGERIATRIA Autores: Dr. Fernando Luiz Brunetti Montenegro (*)

Dr. Leonardo Marchini (**)

Nas últimas décadas, têm-se observado, em todo o mundo, o

crescimento da população idosa em níveis muito maiores que o restante das demais faixas etárias e podemos considerar a queda na mortalidade, vacinas, antibióticos, atitudes preventivas de saúde pública e ampliação do saneamento básico como os fatores mais relacionados a este aumento na expectativa de vida para os idosos nos países desenvolvidos e em desenvolvimento.

Estes indivíduos costumam apresentar, além das alterações fisiológicas decorrentes do envelhecimento, algumas patologias que podem impedi-los, temporária ou permanentemente, de se locomoverem. Além disso, a diminuição na coordenação motora impede uma higienização adequada da cavidade bucal e das próteses bem como até a ida aos consultórios dentários para análise do grau de adaptação destes trabalhos reabilitadores. A soma destes fatores leva à deterioração da condição bucal desses pacientes, e o atendimento domiciliar torna-se, portanto, uma necessidade real.

Um dos procedimentos mais comumente realizados nos atendimentos domiciliares é o reembasamento de próteses totais/removíveis/sobre-dentaduras, por ser de realização simples, mesmo fora de um consultório fixo. Dentre os diversos tipos de reembasamentos e materiais conhecidos para esse fim, trataremos do reembasamento imediato com os reembasadores à base de silicone, que, além de serem facilmente manipuláveis pelo cirurgião-dentista, são macios (resilientes) e confortáveis para o paciente.

Ao visitar os idosos em suas casas, é comum encontrar portadores de próteses totais/removíveis/sobredentaduras em condições inadequadas de adaptação/higiene/oclusão e com o tempo de vida útil ultrapassado. Mesmo diante dessas condições, quando o paciente apresenta próteses apenas desadaptadas, sem que haja, entretanto, alteração significativa da dimensão vertical e do padrão oclusal, opta-se por realizar o reembasamento das mesmas, uma vez que a confecção de novas próteses implicaria em maior complexidade do tratamento.

O uso da silicona como material reembasador, nestas situações clínicas, mostra-se eficaz, por tratar-se de um material de razoável duração na cavidade bucal, sendo menos oneroso e cansativo para o paciente, quando comparado aos reembasamentos mediatos, por exemplo.

Page 2: 300 BASE DE SILICONE montado.doc) - wwow.com.br · USO DE MATERIAIS REEMBASADORES À BASE DE SILICONE NO HOME CARE EM ODONTOGERIATRIA Autores: Dr. Fernando Luiz Brunetti Montenegro

DESCRIÇÃO DE CASO CLÍNICO

Durante um atendimento domiciliar de um paciente de 81 anos, notou-se desadaptação da prótese total inferior utilizada pelo paciente, sem que, contudo, houvesse grande perda de dimensão vertical ou alteração no padrão oclusal. Essas características nos levaram a optar pelo reembasamento imediato da mesma, adequando-se à realidade clínica, social e econômica do paciente. O material reembasador utilizado foi o Sofreliner MS (figura 1). A prótese foi despolida internamente através do uso de uma broca caneta do tipo MiniCut para resina em um motor tipo chicote portátil. Esse procedimento foi realizado para criar um pequeno espaço para o material reembasador e promover maior rugosidade na resina, de maneira a facilitar a posterior aderência do silicone a esta. Este desgaste deve chegar até o bordo externo (fundo de saco), terminando em zero, para se conseguir um contorno mais anatômico e funcional do material de reembase.

Figura 1 - O material Sofreliner MS (versão medium soft) é produzido pela Tokoyama Co. (Japão) e no Brasil disponível pela J. Morita do Brasil (0800-888-5060).

Em seguida, o álcool isopropílico embebido em uma gaze foi esfregado

por toda a superfície interna da prótese a fim de promover limpeza e remoção de resíduos orgânicos, além de desidratação da resina, otimizando o efeito do Primer para silicone que será aplicado na seqüência (figura 2 e 2A) sendo este o responsável por ajudar uma união mais eficiente entre a silicona e a resina da prótese.

Page 3: 300 BASE DE SILICONE montado.doc) - wwow.com.br · USO DE MATERIAIS REEMBASADORES À BASE DE SILICONE NO HOME CARE EM ODONTOGERIATRIA Autores: Dr. Fernando Luiz Brunetti Montenegro

Figura 2 – frasco de Primer

Figura 2A – pincéis descartáveis

Por apresentar-se na prática forma de pistola e cartucho, o Sofreliner MS é colocado na superfície interna da prótese, buscando, com a espátula que acompanha o kit, dar um espessura uniforme de material em toda a região a ser reembasada (Figura 3 e 3A).

Figura 3 – aplicação do Sofreliner MS

Figura 3A - espátula

Page 4: 300 BASE DE SILICONE montado.doc) - wwow.com.br · USO DE MATERIAIS REEMBASADORES À BASE DE SILICONE NO HOME CARE EM ODONTOGERIATRIA Autores: Dr. Fernando Luiz Brunetti Montenegro

Em seguida, a prótese com o reembasador foi levada à boca do paciente que foi orientado a ir para sua posição de oclusão habitual, bem como fazendo movimentos de língua e de bochechas para uma perfeita adaptação funcional do material às estruturas musculares paraprotéticas da paciente (figura 4).

Figura 4 – oclusão para adaptação do material

Após a vulcanização do material reembasador, a prótese foi removida da boca do paciente, para que fosse realizado seu acabamento. Os excessos de material reembasador foram removidos das áreas externas da prótese por meio de uma pedra e depois um disco adequados ao silicone, disponíveis no próprio kit do produto (Figura 5).

Figura 5 – para retirar os excessos: broca para acabamento e roda para polimento

O caso clínico vem sendo controlado há quase 2 anos, e mesmo com a informação do fabricante que o material duraria, nesta versão MS, por 2 anos, sentimos que poderá ser mantido um tempo ainda maior, pois no último controle de 20 meses, o material permanecia nas mesmas características de quando foi instalado, e isto é um ponto bem favorável para o paciente, pois as condições de maciez/resiliência originais foram mantidas, garantindo um conforto mastigatório para o usuário desta prótese (figura 6).

Figura 6 – 20 meses depois

Page 5: 300 BASE DE SILICONE montado.doc) - wwow.com.br · USO DE MATERIAIS REEMBASADORES À BASE DE SILICONE NO HOME CARE EM ODONTOGERIATRIA Autores: Dr. Fernando Luiz Brunetti Montenegro

Soma-se a esta boa aparência após quase 2 anos que também houve um forte estímulo junto aos seus cuidadores de como higienizar a prótese reembasada, alertando-se para a remoção a cada refeição e limpeza com escova de dentes extra-macia (sem necessidade de dentifrícios/sabões, pois podem alterar a silicona) sob torneira com água corrente em temperatura ambiente, bem como da imersão semanal noturna em pastilhas efervescentes, disponíveis no mercado, por 2 horas, uma vez que o paciente se sentia bastante desconfortável por não estar com a prótese. Um alerta particular foi dado aos cuidadores em relação à escovação prévia da prótese antes de ser colocada nestas soluções de limpeza efervescentes (Figura 7).

Figura 7 – pastilhas efervescentes disponíveis no mercado

Conselhos sobre restrição alimentar entre refeições cremos que também serviram como complemento ao observado nos controles posteriores sobre o bom estado do material e todo este suporte preventivo deve fazer parte do papel do odontogeriatra em visita domiciliar. Concomitantemente, mas não menos importante, um trabalho de conscientização dos cuidadores deste paciente em todos os turnos foi feito, já que poderia haver discrepâncias de atitudes clínicas dentre eles, e isto deve ser um ponto muito importante para idosos que estão em casas de repouso, especialmente pensando no seu cuidado bucal a longo prazo. O uso de colutórios bucais, de qualquer tipo/marca, com a prótese em posição é contra-indicado, pois estes produtos podem atacar superficialmente a silicona, diminuindo assim sua vida útil na cavidade oral. CONSIDERAÇÕES FINAIS Os reembasadores à base de silicona são eficazes em casos de próteses totais/removíveis/sobredentaduras, tendo como principais características: facilidade no manuseio pelo profissional, conforto para o paciente e menor necessidade e freqüência de ajustes.

Page 6: 300 BASE DE SILICONE montado.doc) - wwow.com.br · USO DE MATERIAIS REEMBASADORES À BASE DE SILICONE NO HOME CARE EM ODONTOGERIATRIA Autores: Dr. Fernando Luiz Brunetti Montenegro

O home care odontológico, com forte ênfase preventiva, é uma necessidade do idoso e um emergente campo de trabalho para o cirurgião dentista, que tem a missão, cada vez maior, de integrar-se a uma equipe multidisciplinar e adquirir os conhecimentos inerentes ao tratamento desses pacientes em condição especial em suas casas ou centros de repouso para maiores. Leitura Indicada: Marchini L, Montenegro FLB, Brunetti RF. Atendimento específico para o idoso dependente. In: Brunetti R.F., Montenegro F.L.B. Odontogeriatria – Noções de interesse clínico, São Paulo; Ed. Artes Médicas, 2002. p. 361-72. (*)

Dr. Fernando Luiz Brunetti Montenegro Mestre e Doutor pela FOUSP Especialista em Prótese e Periodontia Coordenador Curso Especialização Odontogeriatria na ABENO/ABO e MOZARTEUM Membro da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia Contato: [email protected]

(**)

Dr. Leonardo Marchini Mestre em Odontologia pela FOSJC-UNESP Doutorando em Microbiologia pelo ICB-USP Professor de Prótese Dentária da UNITAU e UNIVAP Professor do Curso de Especialização em Odontogeriatria da ABENO-SP Contato: [email protected]