33. CS Fevereiro 2012

20
Brasil - Fevereiro 2012 Edição #33 A.C Bhaktivedanta Swami Srila Prabhupada Acharya-fundador da Sociedade Internacional para Consciência de Krishna e da Bhaktivedanta Book Trust "Livros são a Base, Pregação é a Essência, Pureza é a Força e Utilidade é o Princípio" Êxtase Emocional de Srila Prabhupada Obstáculos: Os Servos do Senhor

description

Confira os resultados de sankirtana e conheça à convidada especial deste mês, Lalita Kamala devi dasi.

Transcript of 33. CS Fevereiro 2012

Page 1: 33. CS Fevereiro 2012

Brasil - Fevereiro 2012Edição #33

A.C Bhaktivedanta Swami Srila PrabhupadaAcharya-fundador da Sociedade Internacional para Consciência de Krishna e da Bhaktivedanta Book Trust

"Livros são a Base, Pregação é a Essência, Pureza é a Força e Utilidade é o Princípio"

Êxtase Emocional de

Srila Prabhupada

Obstáculos: Os Servos

do Senhor

Page 2: 33. CS Fevereiro 2012

CONTEÚDO

CONTEÚDOContato:

[email protected]

Coordenador:Hanuman das; Damayanti devi dasi.

Editora Chefe:Damayanti devi dasi.

Editor:Nanda Kumara das.

Equipe de redação:Damayanti devi dasi;

Krishna-kripa devi dasi; Nanda Kumara das; Narada Muni das;

Diagramação:Krishna-kripa devi dasi.

Revisão e Tradução:Vanavihari devi dasi;

Expediente

Artigos

Passatempos de Sankirtana 12

Entrevista com Lalita Kamala devi dasi 13

Noticías de Sankirtana 11

Cartas Antigas de Sankirtana 1412

05

04Filosofia de Sankirtana

Editorial 03

Êxtase Emocional de Srila Prabhupada 04

Obstáculos, os servos do Senhor 05

Resultados de Sankirtana

Categoría Templo 07

Categoría Individual 08

Categoría Mundial 10

Categoría Grupo 09

Page 3: 33. CS Fevereiro 2012

3

Janeiro 2011Carta de Sankirtana

CONTEÚDO

Editorial

Seu serva,Caturatma das

Diretor da BBT Andina

3

Fevereiro 2012Carta de Sankirtana

Os próximos 4 anos serão, em nível mundial, de grande importância para o movimento de sankirtana de Sri Chaitanya Mahaprabhu na nossa sociedade vaishnava, ISKCON.

2016 será o ano do quinquagésimo aniversário da ISKCON, e nele se cumprirão os cinquenta anos de nosso movimento de sankirtana no ocidente. Estamos em um bom momento para que cada membro avalie o seu compromisso com o mestre espiritual, de modo a contribuir para que esta celebração seja uma verdadeira festa transcendental. Sem dúvida, este é um bom momento para fortalecer o nosso serviço e aprontar o evento que está se aproximando. Vamos ficar prontos para a festa! Faremos todo o possível para avançarmos e propagar o nosso movimento através da distribuição de livros.

Estamos a pouco tempo deste evento acontecer, e há uma coisa que não deve parar, ao contrário, deve ser impulsionada: a distribuição de livros de Srila Prabhupada. É um serviço primordial e constante que cada membro do nosso movimento deve manter. As instruções de Srila Prabhupada a respeito da propagação da Consciência de Krishna são ilimitadas, e a distribuição de livros é a mais querida por ele. Lembremos que Srila Prabhupada profetizou que seus livros serão os livros de leis nos próximos 10.000 anos.

Quero citar o primeiro Iskcon Leader Sanga (ILS), evento histórico que se realizou em Mayapur este ano, e no qual assistiram os líderes e autoridades dos templos do mundo, convidados pelo GBC para trocarem experi-ências e nutrirem-se espiritualmente para manter o entusiasmo e ímpeto de pregação. Representantes da BBT América Latina participaram deste evento, dando e recebendo informações da atual situação da distribuição de livros. Em muitas partes de América do Sul, a distribuição de livros tem se duplicado nos últimos anos, e o departamento de sankirtana latino foi a inspiração para que os novos sankirtaneiros, assim como os mais velhos, se entusiasmassem com o sankirtana.

Na BBT, nosso serviço é prover a ISKCON de livros de Srila Prabhupada: estamos a serviço dos sankirtaneiros. Esta distribuição de livros não passa despercebida, pois é visível o efeito positivo na sociedade humana: muitos meios de comunicação se tornaram mais familiarizados com os termos karma, reencarnação, etc.

O Gaura Purnima será celebraradono dia 8 de março em quase toda a América Latina, e desejamos que todos passem uma bela celebração, sendo abençoados pelo Senhor Chaitanya Mahaprabhu. É uma ótima oportuni-dade para marcar metas a curto, médio e longo prazo. E espero que assim, dentro dos 4 anos que temos pela frente, possamos tê-las cumprido para o prazer de Srila Prabhupada. Este Gaura Purnima poderia ser o começo de nosso compromisso.

Page 4: 33. CS Fevereiro 2012

Fevereiro 2012Carta de Sankirtana

4

Êxtase Emocional de

Srila Prabhupada

SIGNIFICADO – Recentemente inauguramos um grande templo de Krishna-Balarama em Vrindavana, e tivemos que pôr a execução das cerimônias védicas nas mãos de brahmanas de casta, já que os habitantes de Vrindavana, e especialmente os smarta-brahmanas, não aceitariam brahmanas europeus e americanos como brahmanas genuínos. Por isso tivemos que usar os brahmanas de casta na celebração de custosos ya-jñas. Porém, além desses yajñas, os membros de nosso movimento realizaram sankirtana, cantando forte e acompanhado de mridangas, e para mim esse sankir-tana foi mais importante do que as cerimônias ritua-lísticas védicas.

As cerimônias e o sankirtana se realizaram simulta-neamente. As cerimônias eram dirigidas às pessoas interessadas nos rituais védicos de elevação aos pla-netas celestiais, enquanto que o sankirtana era para os devotos puros interessados em satisfazer à Suprema Personalidade de Deus. Se fosse por nós, só teríamos realizado sankirtana, mas nesse caso, os habitantes de Vrindavana não teriam levado a sério a cerimônia de instalação. Como se explica neste verso, as celebra-ções védicas são dirigidas às pessoas que têm a inte-ligência obtusa por causa da linguagem florida com que os Vedas descrevem as atividades fruitivas desti-nadas à elevação aos planetas celestiais.

Especialmente na era de Kali, o sankirtana é suficiente por si mesmo. Os devotos de nossos templos do mun-do inteiro poderão manter-se no nível da perfeição se continuarem com o sankirtana perante a Deidade, especialmente perante Sri Chaitanya Mahaprabhu. Não é necessária nenhuma outra prática. Porém, a adoração à Deidade e os outros princípios regulati-vos são necessários para manter a limpeza dos hábi-tos e da mente. Srila Jiva Goswami disse que, embora o sankirtana seja suficiente para alcançar a perfeição da vida, deve-se continuar com o processo de arcana, ou adoração da Deidade no templo, a fim de que os devotos possam manter-se limpos e puros. Por esta razão, Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura reco-mendou que seguíssemos ambos os princípios simul-taneamente, de forma que nós praticamosestritamen-te o processo de adorar à Deidade em paralelo com o sankirtana. Devemos continuar assim.

TRADUÇÃO – Confundidos pela energia ilusória da Suprema Personalidade de Deus, Yajñavalkya, Jaimini e outros compiladores das escrituras religiosas são incapazes de conhecer o sistema religioso dos doze mahajanas, que é secreto e confidencial; nem sabem compreender o valor transcendental da prática do serviço devocional ou do canto do mantra Hare Krishna. A mente deles se sente atraída às cerimônias ritualísticas mencionadas nos Vedas, especialmente no Yajur Veda, Sama Veda e Rg Veda, por isso têm a inteligência estagnada, de forma que se dedicam a reunir os elementos necessários para cerimônias e rituais que só proporcionam benefícios temporários, como, por exemplo, a elevação à Svargaloka para disfrutar da felicidade material. Não sentem atração pelo movimento de sankirtana, senão que seu interesse está em dharma, artha, kama e moksha.

Srimad Bhagavatam, 6.3.25

Page 5: 33. CS Fevereiro 2012

por Sua Santidade Radhanatha Swami

Quando o Senhor Chaitanya Mahapra-bhu aceitou sannyasa e quis ir para

Vrindavana, o Senhor Nityananda Pra-bhu enganou-Lhe levando-O para casa de Advaita Acarya, em Shantipura. Desta forma, Sri Chaitanya permaneceu alí du-rante um tempo, dançando e cantando em companhia dos devotos.

Então os devotos recomendaram ao Se-

nhor que fosse a Jagannatha Puri em lu-gar de ir para Vrindavana, pois o Senhor Jagannatha, ou Krishna, mora nesse local. Porém, um dos devotos disse a Sri Chai-tanya que não era um bom momento para visitar Jagannatha Puri: “Há muita rivali-dade entre os reinos. Eles podem raptar-Lo ou torturá-Lo... até matar-Lo! Nes-tes momentos não só há reis conflitivos, se não que também há pandillas muito

Fevereiro 2012Carta de Sankirtana

5

* Texto extraído da revista Más Cerca.

Page 6: 33. CS Fevereiro 2012

6

Carta de Sankirtana Fevereiro 2012

perigosissísimas. Acho que seria melhor se o senhor espera-se um melhor momen-to. Agora há muitos obstáculos”.

Em resposta, o Senhor Chaitanya decla-rou abertamente: “Em qual momento não haverá obstáculos neste mundo material? Eu irei a Puri agora!”.

Ao ouvir estas palavras, Advaita Acarya entrou em êxtase e disse: “Meu Senhor, qual obstáculo poderia disturbá-Lo em Seu caminho ao Senhor Jagannatha?”.

E então ele disse algo que todos nós de-veriamo meditar para o benefício da nos-sa vida espiritual: “Meu Senhor, todos os

obstáculos são Seus servors, portanto, cer-tamente que chegarás a Jagannatha Puri”.

Todos os obstáculos são servos do Senhor, e a missão dEle é ajudar-nos a voltar ao Su-premo. Então, se todos os obstáculos são Seus servos, eles vêm à vida dos devotos para ajudar-los a volver com Deus. Quan-do as dificuldades, as situações duras vêm em nossa vida espiritual, nós devemos sa-ber que elas são servas de Krishna vindo a nós para oferecer-nos a oportunidade de purificar nossos corações e volver-nos verdadeiros servos do Senhor.

Assim, o devoto nunca deve abandonar a esperança.

Page 7: 33. CS Fevereiro 2012

Resultados De Sankirtana - Brasil, Fevereiro De 2012

Carta de Sankirtana

Por favor, ofereça a todos os devotos as mi-nhas bênçãos. O seu entusiasmo por distribuir os meus livros me agrada muito. Não só esta-rei satisfeito, mas também meu Guru Mahara-ja estará satisfeito, e todos serão abençoados. Esta é uma notícia muito boa, [...], esta é a ma-neira de pregar, de espalhar a notícia de Krs-na em cada cidade e aldeia em todo o mundo. Muito obrigado."

classificação categoría templo - Fevereiro

LIVROS TOTALRevi Peq Méd Grd Maha Livros PontUF

Total 1 3.574 641 544 154 4.914 2066,10

7

Fevereiro 2012

Franco da RochaItajaíEcovila Vraja DhamaCuritibaEspírito SantoNova GokulaGoura VrindavanaSuzanoSão José dos Campos

FRITJ

EVDCURESPNGGVSUZSJC

010000000

7511.406621182310152140012

3985343101161263

177536296002910

41162237112421o

1.3671.48172251632117718712815

645,75415,10256,75416,0099,5086,5076,0066,004,50

Page 8: 33. CS Fevereiro 2012

8

Carta de Sankirtana

Classificação Categoría Individual

Livros TOTAL TOTAL

Fevereiro 2012

Nome

1° Ganga das

2° Bk. Tiago

3° Tungavidya Prema devi dasi

4° Sastra das

5° Ekachakra Nitay das

6° Lilamrita das

7° Ekachakra Pran das

8° Prana Natha das

9° Eka Murti devi dasi

10° Mukunda das

11° Bk. Felipe

12° Ananda Rasa devi dasi

13° Bk. Adriel

14° Boddhana Tattva das

15° Bn. Pritha

16° Prahladananda das

17° Bk. Maicon

18° Bk. Franco

19° Daruka das

20° Bn. Fabiola

21° Hara Kanta das

22° Sanat Kumar das

23° Yamanuja das

24° Nila Chala Chandra das

25° Bk. Adriel

26° Lilasukha das

27° Adi Gopi devi dasi

Revi

0

0

0

0

0

0

0

0

0

0

0

0

0

0

0

0

0

0

0

0

0

0

0

0

0

0

0

Peq

0

158

532

452

376

310

380

77

152

49

161

37

14

121

33

100

97

54

0

14

4

63

47

15

25

10

15

Méd

0

42

31

2

15

0

3

28

0

48

0

30

54

0

30

0

1

14

0

25

0

0

7

12

4

8

11

Grd

285

78

2

18

0

0

0

58

0

15

6

4

1

0

1

0

0

0

9

0

5

0

0

0

3

2

0

Maha

25

21

10

10

6

10

0

2

24

5

4

5

0

0

1

0

0

0

5

1

5

0

0

2

0

1

0

Livros

310

299

575

482

397

320

383

165

176

117

171

76

69

121

65

100

98

68

14

40

14

63

54

29

32

21

26

Pont

335,00

180,50

170,50

152,00

113,50

97,50

96,50

95,25

86,00

61,25

54,25

38,25

31,50

30,25

26,25

25,00

24,75

20,50

19,00

18,00

16,00

15,75

15,25

13,75

11,25

10,50

9,25

UF

CUR

FR

ITJ

EVD

ITJ

ESP

ITJ

FR

NG

FR

CUR

FR

FR

SUZ

FR

EVD

ITJ

FR

EVD

FR

CUR

FR

FR

FR

GV

GV

FR

Page 9: 33. CS Fevereiro 2012

9

Carta de Sankirtana

28° Krishna Parayana das

29° Saci Matha devi dasi

30° Bandhu Chaitanya das

31° Bk. Pipe

32° Indira devi dasi

33° Antaryami das

34° Bk. André

35° Sri Lalita Prestha devi dasi

36° Bn. Daniele

37° Devarshi das

38° Bn. Letícia

39° Bn. Paula

40° Jay Vrindavana das

41° Guruprema das

42° Nanda Kumara das

43° Bk. Simon

44° Bk. Arjuna

45° Bk. Nicolas

46° Rangadevi dasi

47° Bk. Adalgisa

48° Bk. Lucas

49° Lavanya Mangala devi dasi

0

0

0

0

0

0

0

0

0

0

0

0

0

0

0

0

0

0

0

0

0

1

35

6

14

17

11

24

8

0

13

10

7

1

0

0

2

2

2

2

0

1

1

0

0

8

1

5

3

0

1

1

0

1

2

0

0

0

1

0

0

0

1

0

0

0

0

0

3

0

2

0

0

0

0

0

0

0

0

0

0

0

0

0

0

0

0

0

0

1

0

0

0

0

1

2

0

0

0

1

1

1

0

0

0

0

0

0

0

0

35

15

18

22

16

24

10

3

13

11

9

2

1

1

3

2

2

2

1

1

1

1

8,75

7,50

7,00

6,75

6,25

6,00

4,50

4,50

3,25

3,00

2,75

2,25

2,00

2,00

1,00

0,50

0,50

0,50

0,50

0,25

0,25

0,10

EVD

FR

ITJ

FR

GV

GV

CUR

NG

EVD

SJC

ITJ

CUR

CUR

ESP

SJC

CUR

CUR

CUR

SJC

CUR

CUR

ITJ

Fevereiro 2012

Classificação Categoría Grupo

Livros TOTAL TOTAL

Nome

1° Kishori devi dasi / Natalia devi dasi

2° Lojinha Centro Cultural

3° Grupo

4° Loka Bandhu das / Caru Gourangi devi dasi

5° Loja

Revi

0

0

0

0

0

Peq

54

21

70

98

5

Méd

73

41

1

11

0

Grd

20

9

22

0

1

Maha

3

7

1

0

1

Livros

150

78

94

109

7

Pont

76,00

48,75

42,00

30,00

4,25

UF

FR

EVD

GV

FR

SUZ

Page 10: 33. CS Fevereiro 2012

Durante o mês de Janeiro, 88 templos do mundo reportaram os seguintes resultados:

91.043 Livros Maha-grandes18.933 Livros Grandes20.498 Livros Médios88.645 Livros Pequenos29.858 Revistas3.624 Assinaturas da BTG 1.251 Coleções

No total, foram distribuídos:

270.721 livros durante este mês270.721 livros durante o ano todo487.637.433 livros no mundo desde 1.965

Resultados de Sankirtana Mundiais, Janeiro de 2012

Os Vinte Primeiros Países

1º Índia 2º Estados Unidos 3º Itália 4º Rússia, CIS 5º Alemanha, Austría 6º Reino Unido 7º Ucrânia, CIS 8º Hungria 9º República Checa 10º Brasil 11º Maurício 12º Eslováquia 13º Canadá 14º Holanda 15º Nova Zelândia 16º Kenia 17º Eslovênia 18º Austrália 19º Lituânia 20º África do Sul

País

188.029,1523.864,9510.662,605.422,753.204,502.640,252.006,251.683,101.552,151.101,10990,00814,50664,50594,25579,00445,30416,50394,75387.00334,30

Pontuação

Quantidade De Livros Distribuídos No Mundo

Carta de Sankirtana Fevereiro 2012

10

Page 11: 33. CS Fevereiro 2012

Por favor, aceitem meu humilde respeito. Toda glória a Srila Prabhupada.

Pela misericórdia do Senhor Chaitanya, moro no santo dhama em Mayapur. Aca-bamos de finalizar o Nama Yajña, quatro dias de extáticos kirtans de doze horas com os melhores kirtaniyas do movimen-to. A noite passada se celebrou o último kirtana, liderado por Madhava das. Durou até às 23:20. Imaginem milhares de devo-tos arrastados pelo kirtana. Na verdade, foi uma parte muito atrativa do festival deste ano.

Também tivemos três dias de seminários relacionados à distribuição de livros e, no decorrer das próximas semanas, eles aparecerão no iskcondesiretree.net. Uma coisa que ficou na minha memória foi a história que Bhakti Sundara Govinda Maharaja nos contou. Quando ele se uniu ao movimento em meados dos anos seten-ta em Caracas, Venezuela, enviaram-lhe para distribuir livros no primeiro dia. Um professor que vinha toda semana aos Fes-tivais de domingo perguntou a Jagat-cak-sur (o antigo nome de Maharaja) se gos-taria de dar uma palestra na aula dele, na universidade. Jagat-caksur aceitouo con-vite e também levou alguns livros. No fi-nal da palestra perguntou se alguém que-ria algum livro. Ninguém respondeu, e

então o professor disse: “Vamos fazer um trabalho sobre o livro Sri Isopanisad, des-sa forma, para passarem no curso, vocês precisarão do livro”. Todos os estudantes o compraram. Depois o professor disse a Jagad-caksur: “Tenho muitos amigos na universidade, e podemos visitá-los, talvez eles gostem que seus alunos comprem al-gum livro”. Jagad-caksur assentiu pronta-mente, e em duas horas distribuiu quase 500 livros!

Está se aproximando o muito auspicioso dia do aparecimento do muito misericor-dioso Senhor Chaitanya Mahaprabhu. Muitos devotos oferecerão presentes ao Senhor Chaitanya no dia de Seu apareci-mento. Gostaria de sugerir um presente. Como vocês sabem, estou tentando con-seguir uma van de sankirtana para os de-votos da Nigéria, para que eles possam difundir as glórias do Senhor Chaitanya. Ainda não conseguimos passar os 5.000 dólares. Se puderem ajudar, com certeza irão satisfazer muito ao Senhor Chaitanya Mahaprabhu.

Vosso servo,

Vijaya das

Ministro de Sankirtana, ISKCON.

11

Carta de Sankirtana Fevereiro 2012

Page 12: 33. CS Fevereiro 2012

Passatempos de Sankirtana

Nunca esquecerei o êxtase quando recebemos a primeira remessa do Bhagavad-gita. Foi entre-gue diante da porta da tenda, uma tarde, às 18 horas, pouco antes do kirtana vespertino. Após o kirtana, fiquei em pé para ler os habituais anúncios do final. Mas desta vez, segurava em minhas mãos este precioso livro de capa lilás e quase comecei a chorar quando anunciei que por fim seu esforço de amor tinha sido publi-cado e o mundo inteiro poderia aproveitá-lo. A partir desse momento, o mundo poderia ler o Bhagavad-gita como Ele é, pela primeira vez. O senhor não se encontrava em Nova Iorque, senão na Costa Oeste. Então lhe enviei pelo correios três exemplares, com a satisfação de saber que se sentiria satisfeito inclusive com seu formato abreviado.

Após a chegada do livro Ensinamento do Se-nhor Chaitanya do Japão, aluguei os servi-

ços de um grande caminhão e dirigi até o porto. No meio de todos os encar-

regados indiferentes, tive que colo-car no caminhão uma tonelada de

Ensinamentos do Senhor Chaitanya e dirigir de volta à Second Avenue, onde os outros desceram e ale-gremente descarregaram todos os volumes no templo.

Em seguida, organizamos nossa própria imprensa. Éramos todos aprendizes, jovens Gutenbergs impri-mindo os primeiros livros

que estabeleceram a mais maravilhosa reli-gião do mundo. A tinta que utilizávamos era como seu precioso sangue e o papel era seu divino corpo, e o livro acabado que saía da en-cadernadora era o senhor. Não muito tempo atrás, visitei em Calcutá o templo de seu Guru Maharaja, e vi que ele tinha construído a pren-sa como uma parte do templo, de forma que a Deidade a pudesse ver e inclusive ouvir o funcionamento.

Não acho que possamos compreender a ver-dade do importante que é para o senhor a distribuição destes livros. Trata-se, na verda-de, do mandato pessoal que você recebeu de Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati. Trata-se de sua missão espiritual e de sua própria vida. Lembro quando me enviou ao Paquistão. Não tinha livros, e era tão difícil permanecer nesse lugar pregando, que ao final tive que ir em-bora. Fui para Bombai, onde o senhor se en-contrava e, ao ver-me, perguntou-me se tinha distribuído livros. Não lhe importou muito o fato de que não tivesse nenhum livro, porque tive que viajar pela Europa e só podia levar comigo os exemplares pessoais. “Pelo menos vendeu alguma assinatura da Back to Godhe-ad?” – foi sua pergunta. O objetivo é que, de uma ou outra forma, a distribuição de livros não se detenha, inclusive sem livros, nem em que país ou situação se encontre.

Da oferenda de Vyasa-puja de Brahmananda Swami, 1980.

A distribuição de livros há de continuar

Carta de Sankirtana

12

Fevereiro 2012

Page 13: 33. CS Fevereiro 2012

Lalita Kamala devi dasi é discípula de

Sua Santidade Jayapataka Swami. Tem

20 anos e nasceu em Santa Catarina.

Morou no templo de Itajaí por 3 anos,

onde se dedicou à distribuição de

livros. Atualmente mora em Franco da

Rocha, onde se dedica à faculdade de

Letras e à pregação.

Carta de Sankirtana: O que é sankirtana e como você se relaciona com

a distribuição de livros?

Lalita Kamala devi dasi: Sankirtana significa cantarmos juntos os

nomes de Krishna, e distribuição de livros é a maneira mais perti-

nente de proporcionarque as pessoas em geral conheçam Krishna,

que saibam quem Ele é, que sintam-se dessa forma atraídas por Ele,

e também dispostas em se dedicarem a cantar Seus nomes. Logo, é

notável que os livros são como catalisadores para que esta mudança

de consciência em nossa sociedade, que nós almejamos e lutamos

para obter, possa de fato acontecer, pois são eles que trazem as infor-

mações necessárias para que todos nós possamos compreender quem

somos e qual é a nossa relação com Deus. Portanto, se estes livros são

distribuídos, é de fato louvável, pois está sendo distribuída a mensa-

gem mais importante e mais bela que existe.

Carta de Sankirtana: Por que você decidiu realizar este serviço?

Lalita Kamala devi dasi: Krishna, através de seus devotos, foi quem

acabou me ocupando neste serviço. Eu morava com os meus pais,

e me recordo de sentir uma grande inquietação, um desejo de me

sentir diferente da maneira como me sentia, de poder me sentir as-

sim... como que completa. Então os devotos de Krishna apareceram,

tomaram conta de tudo, e não foram mais embora. Eles me propor-

cionaram o que eu precisava: o remédio certo, a dieta certa e boas

companhias. Eles me deram livros para que eu os lesse, e também os

distribuísse. Confesso que no início não foi lá muito agradável. Eu

me sentia inibida e confusa quanto a como chamar a atenção das pes-

soas e como garantir que elas se interessassem pelos livros. Mas com

uma boa associação, a melhor associação que eu poderia ter tido, a de

Hara Kanta das, nosso líder na época e que é tão inteiramente persis-

tente e tão devotado, a misericórdia veio, e veio forte. E acabou que

eu fiquei completamente encantada por este serviço.

Carta de Sankirtana: De que modo você acredita que aqueles que

não contam com muito tempo disponível possam fazer sankirtana?

Lalita Kamala devi dasi: Mesmo que não se tenha tempo disponível

para se sair a sankirtana, é visível que o que realmente torna alguém

um sankirtaneiro é o seu espírito missionário, é o desejo inato de glo-

rificar à Suprema Personalidade de Deus e de levar a cabo o desejo

do mestre espiritual. Afinal, esta é a meta. Sankirtana não significa

simplesmente números, quantidades, nem nada disso. A meta está

Carta de Sankirtana

13

Fevereiro 2012

Page 14: 33. CS Fevereiro 2012

relacionada diretamente a quanto nós estamos dispos-

tos a nos purificar e a lutar para que esta purificação

ocorra. Que nós possamos buscar desenvolver as quali-

dades que o senhor Chaitanya nos ensinou como sendo

as de um devoto, como amabilidade, humildade, ve-

racidade, igualdade para com todos, e que possamos

receber a misericórdia do guru e nos tornarmos aptos a

detectar a joia que é bhakti, e quão belo é este amor por

Krishna. Esta busca é algo que podemos empreender

onde quer que estejamos, seja com uma pilha de livros

debaixo do braço, ou com a pasta de trabalho debaixo

dele, pois como nos diz Krishna no B.G.: “Aquele que

trabalha com devoção, que é uma alma pura e que con-

trola a mente e os sentidos, é querido por todos, e todos

lhe são queridos. Embora sempre trabalhe, essa pessoa

nunca se enreda.” (B.G. 5.7) Logo, por que tal pessoa é

querida? Porque ela tem a consciência fixa em Krishna!

E se ela está com Krishna, ela pode distribuir Krishna,

e da forma que ela puder, seja através de um livro, seja

com prasadam, com uma introdução ao tema, ou mes-

mo apenas com seu trabalho devidamente executado

ou sua companhia muito doce e agradável. Então, nós

temos muito sankirtana para fazer. Muito mesmo, 24 ho-

ras por dia. Tudo o que é necessário é detectarmos como

podemos ajudar a elevar a consciência de Krishna ao

nosso redor, como podemos nos tornar úteis em fazer

com que as pessoas se lembrem constantemente Dele.

Carta de Sankirtana: Qual modalidade de distribuição

de livros você prefere?

Lalita Kamala devi dasi: Eu gosto muito de fazer pessoa

a pessoa, embora os faróis também sejam muito bons e

mereçam seu destaque. É muito satisfatório poder en-

trar em contato com públicos tão diversos, e poder per-

ceber o quanto esses públicos estão aptos a aceitar de

nós: se são muitos livros, se é só um livrinho, ou mesmo

um sorriso ou simplesmente uma respiração ofegante

de quem tenta pará-los, mas não tem êxito. E o quanto

estas pessoas se dispõem a, em troca, nos oferecer: se é

muito laksmi, pouco laksmi, só umas moedinhas, ou até

mesmo a sua ira avassaladora.

Carta de Sankirtana: Se você tivesse que organizar um

programa sobre a distribuição de livros que incluísse a

congregação inteira, como seria?

Lalita Kamala devi dasi: Seria nos fins desemana ou fe-

riados, para que todos estivessem livres, em bons locais

da cidade, onde transitasse um variado fluxo de pes-

soas, com uma banca fixa, para os muitos tímidos que

precisassem ainda tomar coragem, ou para as devotas

com filhos; teria uma boa japa antes de começar o sankir-

tana (para que todos pudessem estar não somente no

sankirtana, mas também na japa) e uma ótima prasadam

no término do dia!

Carta de Sankirtana: Qual conselho você daria às pes-

soas que querem ocupar-se neste serviço?

Lalita Kamala devi dasi: Que tenham uma boa com-

panhia, um devoto ou devota com quem possam com-

partilhar dificuldades e realizações, que não tenham

medo, pois Krishna sempre nos protege, mesmo nas

mais incompreensíveis ou angustiantes situações em

que possamos nos meter. E que sejam perseverantes,

fortalecidos pela arma do conhecimento, que lutem!

Carta de Sankirtana: A distribuição de livros tem trazi-

do mudanças em sua vida? Gostaria de compartilhá-los

conosco?Lalita Kamala devi dasi: Eu sinto que fazer parte do

Movimento de Sankirtana, especificamente distribuin-

do os livros de Srila Prabhupada, foi como encontrar

um abrigo seguro, uma proteção, para que em nenhum

momento eu quisesse abandonar a vida espiritual e em-

preender algum outro caminho, pois esse foi o serviço

onde eu pude ter minhas maiores realizações, aquelas

que eu necessitava ter para compreender minha to-

tal dependência em estar conectada à Consciência de

Krishna e de estar próxima aos devotos. Foi o que me

levou a desejar aprofundar minha fé, abdicar de muitos

caprichos mentais e valorizar o modo como eu cantava

minha japa (afinal, se a japa não é boa, o dia de sankirtana

também não é). Então, o sankirtana trouxe sim muitas

mudanças. E eu espero que continue trazendo, sempre!

Para que minha fé constantemente se renove, e eu possa

estar cada dia mais ansiando servir meu mestre espiri-

tual e estar pertinho de Krishna.

Carta de Sankirtana

14

Fevereiro 2012

Page 15: 33. CS Fevereiro 2012

Carta de Sankirtana

15

Fevereiro 2012

Page 16: 33. CS Fevereiro 2012

Carta de Sankirtana

16

Fevereiro 2012

Page 17: 33. CS Fevereiro 2012

17

Carta de Sankirtana Fevereiro 2012

17

Page 18: 33. CS Fevereiro 2012

Carta de Sankirtana

18

Fevereiro 2012

Page 19: 33. CS Fevereiro 2012

19

Carta de Sankirtana Fevereiro 2012

19

Page 20: 33. CS Fevereiro 2012

Carta de Sankirtana Fevereiro 2011

20

Faca seu pedido!,

BBT, na tentativa de se aproximar dos devotos e facilitar a sua pregação e distribuição de livros, criou uma série de depósitos na maioria das grandes cidades do Brasil. Um número grande de devotos se ofereceram para fazer este serviço tão importante como o de representantes da BBT.

Natal - Yamunacarya das(84) 3222 [email protected]

Campina Grande - Rama Carita(83) 8892 [email protected]

Campina Grande - Rama Carita das

Olinda - Sri Vatsa devi dasi(81) 3439 5421/ 3053 [email protected]

Salvador - Krishna Yoga devi dasi(71) 3247 [email protected]

Belém - Bk. [email protected]

Belém - Isvari devi dasi (91) 8874 4396

Uberaba - Yadunatha das(34) 3312 8182/ 9192 2878

[email protected]

Rio de Janeiro - Jagadish das(21) 9897 1247/ 8557 3837

[email protected]

Porto Alegre - Mathuranatha das(51) 3443 6182

[email protected]

Porto Alegre - Caitanya Candra das(51) 4063 9396/ 9663 2298

BBT Brasil - Nanda Kumara das(11) 2143 2116

[email protected]

Nova Gokula - Ekamurti devi dasi

Ubatuba - Uddhava das(12) 3833 5687

BBT agora tem representantes nestas cidades. Se você quiser comprar livros, entre em contato com eles. Se você não mora perto de um representante e quer distribuir livros, entre em contato com BBT Brasil.

E se a sua cidade tem uma congregação interessada em ter livros, e acha que deve-ria haver um representante da BBT para facilitar a distribuição de livros, também entre em contato com BBT Brasil.

Ja enviou seus resultados de Sankirtana ?`

P a r t i c i p eenvie-nos seu resultado de distribuição,passatempos, hitstórias e realizações

escreva-nos no endereço:[email protected]

*Lembre-se das datas limites para a publicação resultados é até o dia 5 do mês seguinte passatempos, histórias e realizações até o último dia do mês.