337ª Edição do Jornal Interativo

9
>Pág. 08 com Danilo Ledo O jornal feito com você Diretor Responsável: José Narciso Gesteiro www.jornalinterativo.net Ano 2 R$ 1,50 « « « « « « > Técnico Dunga convida ex-dracenense para atuar na Seleção Pág. 6 DESTAQUE > Prêmio “Brasil Sorridente” conta com Tupi Paulista na etapa estadual Pág. 5 SELEÇÃO Campanha de segurança no trânsito será realizada em Dracena Uma parceria entre OAB, Polícia Militar e Prefeitura Municipal desenvolverá a campanha “Trânsito Consciente” duas vezes por mês Pág. 12 ESPORTE > Dracenense faz percurso de 360 km de bicicleta A Campanha Trânsito Consciente, realizada em todo o Estado de São Paulo para fins de desenvolvimento do trânsi- to seguro terá sua primeira edi- ção em Dracena. Uma reunião na Casa do Advogado, na pró- xima terça-feira (29), discutirá assuntos referentes à campa- nha e estará aberta a todos que queiram adquirir informações sobre as ações que serão reali- zadas pelos organizadores, ou mesmo dar opiniões e suges- tões para o desenvolvimento de ações que tornem o trânsito urbano mais seguro. Praça da Igreja Matriz será palco de torneio de basquete >Pág. 7 (...) Mas “alguns” se acham com mais direitos do que os outros. Ligar som alto de madrugada (...) 24/07 25/07 26/07 Máx. 21º Máx. 21º Máx. 26º Mín. 16º Mín. 11º Mín. 11º CLIMA TEMPO EDITORIAL REDAÇÃO [email protected] Envie suas sugestões para a Redação /jornalinterativo dracena 3823-0991 99682-2027 >Pág.02 Carlos Roberto de Souza JI QUINTA-FEIRA - 24 De Julho de 2014 Número 337 O secretário de esportes salientou a importância da participação da população no evento >Pág. 13

description

 

Transcript of 337ª Edição do Jornal Interativo

>Pág. 08com Danilo Ledo

O jornal feito com vocêDiretor Responsável: José Narciso Gesteiro www.jornalinterativo.netAno 2 R$ 1,50««««««

> Técnico Dunga convida ex-dracenense para atuar na Seleção

Pág. 6

Destaque> Prêmio “Brasil Sorridente” conta com Tupi Paulista na etapa estadual

Pág. 5

seleção

Campanha de segurança no trânsito será realizada em DracenaUma parceria entre OAB, Polícia Militar e Prefeitura Municipal desenvolverá a campanha “Trânsito Consciente” duas vezes por mês

Pág. 12

esPorte> Dracenense faz percurso de 360 km de bicicleta

A Campanha Trânsito Consciente, realizada em todo o Estado de São Paulo para fins de desenvolvimento do trânsi-to seguro terá sua primeira edi-ção em Dracena. Uma reunião na Casa do Advogado, na pró-xima terça-feira (29), discutirá assuntos referentes à campa-nha e estará aberta a todos que queiram adquirir informações sobre as ações que serão reali-zadas pelos organizadores, ou mesmo dar opiniões e suges-tões para o desenvolvimento de ações que tornem o trânsito urbano mais seguro.

Praça da Igreja Matriz será palco de torneio de basquete>Pág. 7

(...) Mas “alguns” se acham com mais direitos do que os outros. Ligar som alto de madrugada (...)

24/07 25/07 26/07Máx. 21º Máx. 21ºMáx. 26º

Mín. 16º Mín. 11º Mín. 11º

CLIMA TEMPO EDITORIAL REDAÇÃO

[email protected]

Envie suas sugestões para a Redação

/jornalinterativodracena

3823-099199682-2027>Pág.02

Carlos Roberto de Souza

JI

QUINTA-FEIRA - 24 De Julho de 2014 Número 337

o secretário de esportes salientou a importância da participação da população no evento >Pág. 13

02 > QUINTA-FEIRA - 24 DE JULHO DE 2014 OPINIÃOOPINIÃO 03 > QUINTA-FEIRA - 24 DE JULHO DE 2014

Sugestões para charges: [email protected]>EDITORIALAs leis servem para de-

fi nir padrões de compor-tamento social de uma Nação, baseada nos usos e costumes, e dentro do possível permitindo a to-dos que tenham as mes-mas oportunidades, os mesmos direitos, os mes-

mos compromissos de tentar melhorar a convi-vência de seus membros. Mas “alguns” se acham com mais direitos do que os outros. Ligar som alto de madrugada, por exem-plo, pode satisfazer o dono do carro que gosta

dos seus equipamentos eletrônicos, mas quem precisa dormir e se inco-moda com o barulho, por exemplo, pode fazer o quê? Simplesmente pedir às autoridades que façam cumprir a lei do silêncio noturno, que existe exa-

tamente para coibir os abusos. E o que tem que fazer as autoridades? Pouco. Só cumprir o que determina a lei. Qu em ultrapassa os limites do bom senso (toda lei que se preze tem que ter esse princípio como funda-

mento) deve ser coibido e na reincidência pagar uma multa, que deve ser-vir como alerta de que aquela prática não deve prosperar, exatamente porque infringe um re-gulamento da própria sociedade.

>EXPEDIENTE

O Jornal Interativo não se responsabiliza por conceitos, ideias ou opiniões expressas em matérias assinadas, pagas ou nos comentários postados na internet, contudo, por ter a proposta de interação com os leitores, as publica, por ser-em manifestações da liberdade de expressão e de responsabilidade de quem as escreve.

Editado por: CNPJ 16.749.810/0001-85Av. José Bonifácio, 1290 Centro - Dracena-SP Propriedade: Jornal Interativo Ltda-ME Fone: (18) 3823-0991 - 9-9682-2027 - 9-8111-0024e-mails: [email protected] - [email protected] - Diretor Responsável: José Narciso Gesteiro - Jornalista Responsável: Odair de Andrade MTB 00010.760/SP - Chargista: Wagner Tardivo - Colaboradores: Pedro César Sandrin, Farid Junior, André Cassiano Zonato, Danilo Ledo, Carlos Roberto de Souza, André Kozan Lemos, Circulação: Dracena, Pacaembu, Irapuru, Tupi Paulista, Junqueirópolis e Ouro Verde.

>POLÍTICO PRESSFALTA MUITA COISA – A autorização para

trânsito no trecho da Rodovia Comandante João Ri-beiro de Barros entre a COIMMA e a UNIMED mos-trou que ainda faltam muitos detalhes para a obra fi car realmente pronta. Iluminação, placas indicativas e até uma alça na saída da Av. Washington Luiz em direção a Panorama, sem o motorista precisar contornar a ro-tatória da José Bonifácio, precisam receber a atenção dos responsáveis pelas obras.

NOS BASTIDORES – Comenta-se que em si-lêncio, um grupo de empresários estaria se reunindo com o objetivo de lançar candidatura a prefeito na próxima eleição. A eleição de Pedretti (PR), apoiado por vários partidos políticos, acabou inibindo grupos tradicionais em Dracena, que ocupavam a liderança do PSDB e PMDB. Esses partidos estariam sendo os preferidos para voltarem à disputa política, com no-vos dirigentes.

BOATOS? No começo da semana, notícias de bastidores davam como certa a desistência do deputa-do estadual Ed Thomaz (PSB) em não se candidatar à reeleição. Outro que estaria disposto a não se can-didatar para ser federal por mais um mandato seria Eleuses Paiva (PSD). Procurados, representantes dos políticos em Dracena não confi rmaram os boatos. São candidatíssimos…

EM VISITA – O vereador Chicão Rossi (PR), se-gundo sua equipe de apoio político, já teria visitado todos os prefeitos do oeste do Estado, para comunicar que pretende representar a região na Câmara Federal, e teria recebido apoio e incentivo de todos eles. A no-roeste (base em Penápolis) e grande São Paulo (tendo como epicentro Osasco) são as regiões onde pretende garimpar votos.

RECESSO PARLAMENTAR – Os vereadores dracenenses devem retornar aos trabalhos normais apenas no dia 4 de Agosto. Somem do cenário e não divulgam à imprensa suas atividades políticas, exata-mente num período em que, se soubessem aproveitar melhor, poderiam alavancar projetos para o segundo semestre e ganhar notoriedade popular.

SE ACERTARAM – Receita Federal e Setor de Tributação Municipal de Dracena, demonstrando responsabilidade profi ssional, logo se acertaram e as CND de Tributos Federais só não estão sendo emi-tidas mais facilmente porque desde o dia 21 os con-tribuintes não mais precisam comparecer ao prédio da Receita Federal para declarar áreas construídas, podendo utilizar o programa via internet. Esse agora, passou a ser o problema, por enquanto.

>DIÁRIO DA PROVÍNCIA JOSÉ NARCISO [email protected]

Verdade: “Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados.” (Millôr Fernandes)

Imprensa é interessan-te, intrigante, contagiante. Quando sai uma nota que vai de encontro aos nos-sos interesses “ela é boa, perfeita”, mas se “a no-tícia é ruim, mentirosa”, é porque não é do nosso interesse.

Tenho um amigo que é petista roxo, juramenta-do, chato até, porque para ele tudo que falam do PT, de Lula, dos mensaleiros é invenção da imprensa marrom, capitalista, ven-dida aos interesses ame-ricanos, poço da escória do pensamento”. Vira e mexe “batemos-boca” pela internet.

Não entendo como é que ele pode não ver que as denúncias que leva-ram o Supremo Tribunal Federal (ah… Joaquim Barbosa também está na sua lista dos inimigos da verdade, do país, do PT)

a julgar e condenar os mensaleiros, tem alguma base, fundamentada em provas. Mas ele contes-ta e novamente critica a imprensa, a Folha, o Esta-dão, a Veja, Época, como “imprensa reacionária.”

Mas da semana pas-sada para cá, quando a Folha denunciou que um aeroporto teria sido cons-truído em terras de um tio do ex-governador Aécio Neves, lá nas Minas Ge-rais, ele ‘trocou o disco’.

Agora se fundamenta na imprensa, para criticar o “caso Aécio Neves”, com a mesma intensidade que tempos atrás defendia os mensaleiros “cumpa-nheiros” (sic).

Não entro nessa polê-mica. Mas pelo que li o aeroporto já existia e foi ampliado. Uma área da fazenda ao lado do aero-porto foi desapropriada

pelo Estado de Minas Ge-rais, e não se discute o in-teresse do Estado mineiro em decretar de utilidade pública e desapropriar a área, mas o valor da inde-nização.

É assim lá, como cá em Dracena. Em qualquer lugar do Brasil o procedi-mento é o mesmo.

Não digo que neste caso haja corrupção ou não. Não conheço o pro-cesso no seu inteiro teor, mas acho que a imprensa deve ter lá suas razões para fazer a denúncia, muito embora, algumas denúncias depois a Justi-ça (e só ela) pode enten-der que tenham ou não embasamento legal, jus-tifi cativa e tudo o mais.

Mas o meu amigo, deve estar sorrindo de orelha a orelha porque o foco da imprensa saiu temporariamente do PT,

e o candidato do PSDB é que teve que passar da ofensiva para a de-fensiva.

Com certeza ele sabe de um velho dito popular que fala sobre a impren-sa: “Se você soubesse como se faz um jornal e lingüiça, um você não comeria, o outro você não acreditava”. Isso é questão de opinião. Uma linguiça calabre-sa, por exemplo, quem rejeita; um churrasco sem uma boa linguiça toscana não é um chur-rasco… E jornais exis-tem os sérios e os que não são sérios. Aliás a imprensa não foi feita para direcionar pen-samento de quem tem opinião. Nem ele muda a minha, e nem eu tenho a pretensão de mudar a dele. Cada um na sua..

Opinião PúblicaUma nova lei prevê multa para quem jogar qualquer tipo de lixo nas calçadas na cidade de Cascavel (PR). Você ach a que essa lei deveria ser incrementada nas legislação de todas as cidades do país?

Jéssica Monteiro (aten-dente) - Concordo porque os brasileiros são irres-ponsáveis. As pessoas de-veriam se conscientizar das más ações que fazem e ser multadas por joga-rem bitucas de cigarro nas ruas.

Luís Carlos de Oliveira (gerente) - Eu aprovo por-que o povo deve aprender a ser civilizado, e ter cons-ciência de seus atos. Mas creio que essa conscien-tização deveria começar desde a escola, dando ad-vertência para alunos que poluíssem o meio comum.

Priscila Fernanda de Sou-za (promotora de vendas) - A ação é acertada, deve-se multar as pessoas que po-luem as ruas. Algo que po-deria contribuir para a boa execução dessa lei era a dis-posição de câmeras de mo-nitoramento nas principais vias da cidade, para fi lmar as pessoas no momento em que jogassem o lixo. As pessoas costumam não ter noção de responsabilidade social.

Mariana Lima (consul-tora de vendas) - Eu acho ótimo, pois contribui na re-dução da poluição urbana. Como hoje já não existem mais garis, isso auxiliaria com a limpeza pública.

Preto/Branco

04 > QUINTA-FEIRA - 24 DE JULHO DE 2014 05 > QUINTA-FEIRA - 24 DE JULHO DE 2014

Carros colidem no fim da tarde de ontem (23)

Redação

Uma colisão ocor-reu por volta das 17h40 desta quarta-feira (23) no cruzamento das ruas Edson da Silveira Cam-pos com Frei Perin.

De acordo com a condutora do Santana 2000 Mi, de 32 anos,

ela transitava pela Ed-son da Silveira Campos vindo da Matriz em di-reção à feira quando, na junção com a rua Frei Perin, um Celta, condu-zido por uma mulher de 36 anos, colidiu em sua parte lateral esquerda.

A condutora do San-tana afi rmou que quan-

do percebeu a aproxi-mação do outro veículo, já não teve tempo de voltar e freou instan-taneamente. O Corsa teve danos frontais. As duas envolvidas no aci-dente não solicitaram a presença da polícia e disseram que farão um acordo amigável.

Do Ifronteira

A Polícia Militar apreendeu um menor de idade por tráfi co de entorpecente durante um patrulhamento de rotina, por volta das 9h45 desta quarta-feira (23), pelas ruas do bair-ro Jardim Brasil, em Adamantina.

A polícia chegou ao rapaz, de 16 anos, por meio de uma denúncia anônima, que informa-va que um indivíduo estaria praticando trá-

fi co de entorpecente no cruzamento das ruas Mato Grosso e Ceará.

Os policiais milita-res, então, foram até o local, onde se depa-raram com o adoles-cente infrator que, ao perceber a presença da viatura, dispensou três pedras de crack envol-tos em papel alumínio, bem como uma porção de maconha envolta em plástico branco.

Após a abordagem, ele assumiu que a dro-ga era sua e que estava

praticando a venda para fi ns lucrativos, segundo a PM.

Diante dos fatos, foi dada voz de apreensão ao indivíduo. Ele foi conduzido à Delegacia de Investigações Gerais (DIG) e à Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes (Dise), onde foi dada a voz de apreensão e elaborado o fl agrante de tráfi co de entorpecente. O menor fi cou à disposição da Justiça.

Jovem de 16 anos é apreendido por tráfi co de entorpecente em Adamantina

Homem é detido por transporte de drogas em PauliceiaRedação

Nesta terça-feira (22), por volta das 13h, uma equipe da Polícia Militar prendeu um homem que transitava pela Rodovia Cmte. João Ribeiro de Barros transportando drogas.

A detenção ocor-reu durante o desen-volvimento de ações fi scalizadoras comple-mentares da Operação Modal Terrestre visan-do o combate ao narco-tráfi co e demais ilícitos penais. A equipe po-licial de serviço abor-dou um veículo Toyota Hilux com placas de

Antônio João (MS) que seguia pela Rodovia Cmte. João Ribeiro de Barros, altura do km 681, município de Pau-liceia.

Em vistoria interna, foram encontrados em-baixo do farol esquerdo da frente, dentro de ba-lões de borracha colo-ridos envoltos em fi ta adesiva isolante 65 ta-bletes de cocaína, que após pesado totalizou a quantia de 58,400 kg. Indagado, E.V.R.S. assumiu a posse dos entorpecentes, alegan-do que os levaria de Ponta Porã (MS) até a cidade de São Paulo,

onde receberia a quan-tia de R$ 20.000 pelo transporte.

Os policiais deram voz de prisão em fl a-grante delito ao autor pelo crime de tráfi co de drogas. O caso foi apresentado na De-legacia de Polícia de Pauliceia, onde o de-legado de plantão rati-fi cou a voz de prisão, elaborou o registro digital de ocorrência (RDO) e apreendeu o veículo, um aparelho celular marca LG e R$ 886,45. E.V.R.S. foi encaminhado para a cadeia pública de Pre-sidente Venceslau.

Carlos Roberto de Souza

ex-dracenense é convidado por Dunga para trabalhar na seleçãoRedação com informações assessoria de imprensa do Palmeiras

Na tarde de ontem (23) o novo técnico da se-leção brasileira, Dunga, anunciou os integrantes da nova comissão técni-

ca que terá a missão de preparar a equipe para a Copa do Mundo de 2018.

Em meio a nomes con-sagrados, como Taffarel e Mauro Silva, campeões do mundo em 94, é des-taque para a nossa região a contratação de Sérgio Luís de Oliveira, o Sergi-

nho do Palmeiras, como massagista da Seleção.

Serginho, que iniciou sua carreira em Cotia-SP, na terceira divisão do fu-tebol paulista, nasceu em São Paulo, mas foi em Dracena que passou sua infância e juventude.

“É um sentimento bom e uma emoção gran-de. Fico muito contente, pois trabalhei bastante, mas o trabalho aqui no Palmeiras não mudará em nada. Continuarei fazen-do tudo o que eu sempre fi z. Confesso que jamais pensei em Seleção Brasi-leira, pois quem costuma pensar nisso são os joga-dores. Não cogitava, mas agora estou pronto para dar o meu máximo com os outros companheiros da comissão técnica”, de-clarou Serginho, em en-trevista exclusiva ao Site

Ofi cial do Palmeiras.No Verdão desde

1998, o massagista con-quistou títulos impor-tantes no clube paulista: Copa do Brasil (1998 e 2012), Copa Mercosul (1998), Copa Libertado-res (1999), Torneio Rio-São Paulo (2000), Copa dos Campeões (2000), Campeonato Brasileiro Série B (2003 e 2013) e Paulista (2008).

Com grande experi-ência no clube, já tendo passado por diversas divi-sões como no vôlei, bas-quete e nas categorias de base, em 2013, Serginho foi homenageado pelos jogadores do Palmeiras com um troféu de “Me-lhor Massagista do Mun-do”, que mesmo sendo

uma carinhosa brinca-deira, retrata um gran-de reconhecimento dos atletas ao profi ssional do clube.

Em sua nova mis-são com a Seleção, terá

os dois primeiros jogos no dia 05 de setembro, contra a Colômbia, em Miami-EUA, e no dia 09 de setembro, contra o Equador, em Nova Jersey-EUA.

Dunga anunciou na tarde de ontem os integrantes da nova comissão técnica da Seleção

Serginho, ex-dracenense é massagista do Palmeiras desde 1998 e já estará com a Seleção no próximo amistoso

Buraco surgido na Rússia tem intrigado cientistasPaulo Verçosa

Nesta semana, um buraco com diâmetro calculado em torno de 80 metros surgiu miste-riosamente na Península de Yamal, na Rússia. A cratera, que possui uma forma mais oval que cir-cular, pode ter aproxima-damente de 50 a 70 me-tros de profundidade.

Mas o cálculo exato de suas dimensões é algo difícil até mesmo para os equipamentos dos cien-tistas locais, pela própria irregularidade do dese-nho da cratera. Segundo o jornal Siberian Times, trata-se da “cratera do fi m do mundo” (note-se

que Yamal, no idioma russo, signifi ca “Fim do Mundo”, constituindo, pois, um ótimo jogo de palavras) e fi lmou um vídeo que já conta com milhares de visualizações mostrando o interior mais detalhadamente.

A mídia internacional ainda revela que a cratera tem um lago gelado em sua parte interior, sen-do a água originária das paredes de pergelissolo (espécie de solo formado por terra, gelo e rochas permanentemente conge-lados, mais encontrado na região ártica).

A causa de seu apa-recimento continua um mistério. Para Anna Kur-

chatova, do Centro de Pesquisa Científi ca do Sub Ártico, ele foi for-mado por água, sal e gás resultantes de uma explo-são subterrânea - e que por sua vez seria resulta-do do aquecimento glo-bal. Mas a proximidade do terreno com um cam-po de gás chamado Bo-vanentsky também pode explicar muito bem a ori-gem da cratera sem recor-rer a razões tão fatalistas.

De qualquer forma, uma expedição está pre-vista com cientistas espe-cializados em estudos no Ártico e outro da Acade-mia de Ciências da Rús-sia para averiguarem a real origem da cratera.

www.jornalinterativo.netwww.jornalinterativo.net

Preto/Branco

06 > QUINTA-FEIRA - 24 DE JULHO DE 2014 07 > QUINTA-FEIRA - 24 DE JULHO DE 2014

Fone: (18) 3823 - 1919Cel. Vivo: (18) 99708-1820

Cel Tim : (18) 98149 - 4797

MADRUGADA MUDANÇASAntonio

MUDANÇAS EM GERAL

(RESIDENCIAL - COMERCIAL)

MONTAGEM DE MÓVEIS

CAMINHÃO BAÚ

EQUIPE ESPECIALIZADA

SANTO EXPEDITOSANTO EXPEDITOVENDAS DE LAJOTAS E TIJOLINHOS

6 FUROS 8 FUROSTIJOLINHOS

Tel.: (18) 3822-2174 / 99708-7714 - Junior

Pedretti assina meio milhão em convênios federaisAssessoria de Imprensa

Os recursos serão uti-lizados para a construção de uma pista de caminha-da no Emílio Zanata e recapeamento de diver-sas ruas. O prefeito José Antonio Pedretti assinou na semana passada, con-vênio na Caixa Econô-

mica Federal no valor de R$ 500 mil reais para serem utilizados em reca-peamento e construção de pista de caminhada.

Os convênios prove-nientes do Ministério das Cidades do Governo Federal são os seguin-tes: R$ 250.000,00 para a construção de uma pista de caminhada no

bairro Emílio Zanata, margeando a estrada vi-cinal Marcelo Lorenzet-ti, por meio de emenda do Deputado Federal Devanir Ribeiro, e R$ 250.000,00 para recape-amento de diversas ruas do município, por emen-da do Deputado Federal Arnaldo Faria de Sá.

O prefeito Pedretti, o assistente bancário, Leo Yamamoto, o gerente geral do Banco, Júlio Sakai, o secretário da Fazenda, Hermínio da Silva

Tupi Paulista se classifica na etapa estadual do Prêmio “Brasil Sorridente”Assessoria de Imprensa

O Conselho Regional

de Odontologia de São Paulo (CROSP), órgão representativo de mais de 110 mil profi ssionais da Odontologia no Estado de São Paulo informou ao prefeito Osvaldo Benetti que a Prefeitura de Tupi Paulista foi classifi cada em 4º lugar na etapa es-tadual do Prêmio “Brasil Sorridente”, na modalida-de “Municípios com até 50.000 habitantes”.

O prêmio Brasil Sor-ridente é concedido anu-almente a municípios brasileiros que se des-tacaram na implantação de Políticas Públicas de Saúde Bucal. Primeira iniciativa nacional com essas características, o prêmio foi instituído em 2005 pelo Conselho Fe-deral de Odontologia e os Conselhos Regionais, com apoio do Ministério da Saúde.

Seu nome foi inspi-rado no programa Brasil Sorridente, do governo

O prefeito Benetti, o secretário de Saúde Maurinho Zer-betto e a coordenadora de Saúde Bucal Renata Zerbetto

federal, que entre 2003 e 2010 investiu aproxima-damente R$ 3,5 bilhões em ações de atenção à saúde bucal. A implanta-ção dos Centros de Espe-cialidades Odontológicas (CEO) e a ampliação das Equipes de Saúde Bucal (dentro da Estratégia Saú-de da Família) estão entre os principais resultados do programa.

O prefeito Osvaldo Benetti comemorou a classifi cação e declarou que “ela é o resultado da seriedade e dedica-

ção com que trabalham os profi ssionais da saú-de bucal do município”. “Parabenizo o Secretário de Saúde Maurinho Zer-betto, a Coordenadora de Saúde Bucal Renata Polo Zerbetto e todos os de-mais profi ssionais de saú-de bucal de Tupi Paulista pela conquista”, fi nalizou Benetti.

A homenagem aos classifi cados da fase es-tadual será realizada pelo Conselho Regional de Odontologia em Agosto.

Campistas participaram de missa festivaAntônio Luciano Teixeira

A Paróquia Nossa Se-nhora da Glória de Tupi Paulista realizou no do-mingo (20) uma missa

festiva, onde reuniu de-zenas de campistas que participaram dos acam-pamentos desde o ano de 2012 na Diocese.

O Padre Valdemar

Cardoso presidiu a mis-sa concelebrada pelo Pároco Padre Valdo Bar-tolomeu de Santana que apresentou os adoles-centes, jovens e adultos.

Eles foram as primeiras sementes plantadas na comunidade e hoje estão fl orescendo e até frutifi -cando e alimentando ou-tras pessoas que já fazem

o grupo crescer a cada dia animados pela fé.

Durante a animada missa foram apresenta-dos materiais símbolos dos trabalhos nos acam-

pamentos e o Padre Valdo agradeceu aos campistas e convidou mais pessoas, jovens e adultos a conhe-cerem a nova proposta da Igreja.

Campanha “trânsito Consciente” será realizada em DracenaPaulo Verçosa

Nesta próxima ter-ça-feira (29) haverá uma reunião na Casa do Advogado onde se-rão abordados assuntos referentes à Campanha “Trânsito Consciente”, realizada em todo o Es-tado de São Paulo para fi ns de desenvolvimento do trânsito seguro.

A reunião iniciará às 19h30 na Casa do Ad-vogado, na rua Bolívia, nº 53, Jardim América, e estará aberta à toda população que queira se informar sobre as ações que serão realizadas pe-

los organizadores, ou mesmo dar opiniões sobre o que deveria ser feito para o desenvol-vimento de ações que tornem o trânsito urbano mais seguro e, transfor-me todos os envolvidos (pedestres, motoristas, motociclistas) em pes-soas conscientes de sua responsabilidade para com o bem-estar da so-ciedade.

A campanha em si deverá ter início no se-gundo sábado de agosto (9), quando associações sociais como Lojas Ma-çônicas, o Rotary Club, o Lions Club, membros

do Conseg, da Prefeitu-ra Municipal e, também colaboradores indepen-dentes, estarão distribuí-dos nos pontos de maior confl uência urbana, como nos cruzamentos das avenidas mais im-portantes da cidade e na Praça Arthur Pagnozzi, para realizar a distribui-ção de panfl etos infor-mativos sobre as atitudes esperadas dos cidadãos no trânsito, para evitar acidentes originados por distrações ou atos infra-cionais como, falar ao celular quando está con-duzindo um carro ou, dirigir alcoolizado. Os

integrantes das entida-des participantes estarão identifi cados com cole-tes, emblema da campa-nha e, a entidade à qual pertencem.

No mesmo dia, a Prefeitura desenvolverá uma conscientização pa-ralela através da Secreta-ria de Obras, Infraestru-tura Urbana e Assuntos Viários com uma carre-ata, exibindo um carro envolvido em acidente real, bem como demais ações visando a instru-ção do público.

A campanha Trânsito Consciente deverá ocor-rer duas vezes por mês

até novembro, nos horá-rios estabelecidos entre as 10h30 e 11h30. A pri-meira ação será, como dito anteriormente, no dia 9 de agosto; sendo a segunda no dia 23 do mesmo mês.

Em setembro, ocor-rerão nos dias 13 e 27; em outubro, nos dias 11 e 25; e em novembro, nos dias 8 e 22.

As organizadoras da campanha, a 49ª Subse-ção da OAB/SP de Dra-cena juntamente com a 1ª Cia da Polícia Mili-tar/25º Batalhão BPM/I de Dracena informam que, os interessados

em participar do traba-lho como voluntários, deverão se apresentar juntamente ao repre-sentante da entidade. Informa também, que participarão apenas os que comparecem à cita-da reunião.

Caso haja muitos clu-bes que tenham escolhi-do os mesmos sábados, estes serão divididos para as outras datas, sendo assim, é extre-mamente necessário que todos os membros compareçam, para que não ocorra nenhum de-sentendimento quanto às datas.

Avançam as obras de ampliação do Distrito IndustrialAssessoria Relações Públicas da Emdaep

C o n t r a t a d a

pela Prefeitura de Dracena, a Empresa de De-senvolvimento, Água, Esgoto e Pavimentação (Emdaep) exe-cuta obras no Distrito Indus-trial, que está sendo amplia-do. Foram 78 metros lineares

de galerias, 522 metros lineares de rede de esgo-to, 306 metros de rede de água e 808 metros de guias e sarjetas. Nesta etapa fi -nal serão 2.820 metros quadra-dos de pavi-mentação. O va-lor total é de R$ 225 mil. As ruas serão pavimen-tadas nos próxi-mos dias. As ruas do Distrito Industrial deverão ser pavimentadas nos próximos dias

Divulgação

www.jornalinterativo.netwww.jornalinterativo.net

08 > QUINTA-FEIRA - 24 DE JULHO DE 2014 www.jornalinterativo.net09 > QUINTA-FEIRA - 24 DE JULHO DE 2014www.jornalinterativo.net

QUINTA-FEIRA - 24 DE JULHO DE 2014PÁGINAS 8 E 9

com DANILO LEDO

EXPRESSO ADAMANTINA LTDA

www.expressoadamantina.com.br

De Dracena para:

Tupã, Marília, Ribeirão Preto,

Piracicaba, Americana e Campinas

Dracena (18) 3822-1042Panorama (18) 3871-1176

Tupi Paulista (18) 3851-1773

Junqueirópolis (18) 3841-1345Pacaembu (18) 3862-1422

Adamantina (18) 3522-1122

Julia Fernandes Mazano completou seu primeiro aninho e comemorou na última sexta feira no CCI com os pais Silvano Ne-ves Mazano e Bruna Fernandes Dias Ma-zano. Julia aproveitou os mimos de toda a família e curtiu sua decoração feita pela Sonho Encantando e aproveitou para brincar com os brinquedos da Malu Brinquedos.

ReelagramUma bela idéia para expor as fotos do

Instagram de uma forma diferenciado. O Reelagram foi criado pela agência Doejo de Chicago, e o design mais parecem um carrossel de slides. Todo o processo de compra é simples: basta entrar no site, fa-zer o login com os dados do Instagram e es-colher sete fotos para gerar seu Reelagram. Bacana é que dá para entrar escolher as fo-tos da conta de um amigo e enviar um pre-sente surpresa (só precisa colocar o nome de usuário) e colocar o endereço de entre-ga. Preço: U$ 29 dólares com o carrossel e o visor e U$20 dólares só com o carrossel.

PetsO Brasil tem cerca de 106 milhões de

animais de estimação. Na lista bichinhos mais procurados estão cachorros, gatos, araras e calopsitas. Já é comum em muitos retratos de família que os animais estejam presentes como um dos membros, aliás, a fotografi a pet é um dos segmentos em as-censão no país.

Júlia em dia de festa

Silvano e Bruna Mazano com a filha Júlia no dia do seu aniversário

Ilton Guedes e Juliana Picolotte em pose pra Stylo Andréia Regiani mimando a filha Laura

Os primos Gabriela e Gabriel Fernandes no CCI

Andressa Paula com o filho Rickellmy e Fernanda Oliveira no aniversário da Júlia

Jeferson Costa e Letícia Mendonça em pose pra foto

Samanta Fernandes, Geovana Camilo, Solange Sales Fernandes e Cristina Sales curtindo o aniversário da Júlia

Jananina Mazini e a filha Clara FortesFoto do Reelagram

10 > QUINTA-FEIRA - 24 DE JULHO DE 2014 11 > QUINTA-FEIRA - 24 DE JULHO DE 2014

Coloridoequipes da saúde realizam trabalho de orientação e prevenção

Assessoria de Imprensa

Na manhã do último sábado (19), as equipes de Saúde Bucal, EMVI-CEN e Agentes Comuni-tários realizaram na Ave-nida 9 de julho de Tupi Paulista um trabalho de orientação e prevenção à toda população.

A equipe de saúde bucal dos ESFs realizou a distribuição de kits de higiene bucal e dicas de higienização correta dos

dentes, prevenção de cá-ries e a importância de visitar o dentista regu-larmente. Também foram passadas orientações para pacientes que fazem uso de prótese, sobre o apa-recimento de lesões na boca, entre outras dúvi-das da população.

A Equipe Municipal de Vigilância e Contro-le de Endemias (EM-VICEN) e os Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) orientaram a po-

pulação sobre o mosquito da dengue e distribuíram folhetos informativos de prevenção da doença.

De acordo com o Se-cretário de Saúde Mau-rinho Zerbetto, o projeto vem acontecendo men-salmente, e conta com a participação das enfer-meiras dos ESFs que fa-zem a verifi cação de pres-são arterial para captação precoce da população hi-pertensa e prevenção de outras doenças.

A EMVICEN e os agentes de saúde orientaram a população

Divulgação

AMORIM, COM A CARA E A CORAGEM

José Narciso

Nascido em Tupi Paulista em 10 de julho de 1987, logo sua famí-lia mudou-se para Dra-cena, teve vida de uma criança normal até os 9 anos de idade, quando deixou os brinquedos de lado e foi engraxar sapatos na praça Arthur Pagnozzi para ajudar no sustento da casa. Algum tempo depois, foi apren-diz de marceneiro. Um parente, o Nunes, tinha uma vidraçaria no Jar-dim Palmeiras e o cha-mou para trabalhar jun-to. As coisas iam indo bem, mas o Nunes foi atacado por uma doença feroz, que o levou e ele fi cou na berlinda, ia tra-balhar onde? Fez curso para aproveitar a meca-nização agrícola, mas não tinha experiência e acabou se aventurando em tentar montar uma empresa sua. Com pou-cos recursos fi nanceiros, mas muita disposição e determinação Amorim foi procurar serviço de vidraceiro, contratando diretamente com cons-

trutores e donos de obras, a instalação de vidros. “Tinha época que não ti-nha dinheiro para comer, mas continuei lutando, até conseguir um pouco mais de recursos para dar prosseguimento no meu serviço.” “Procuro cumprir o contrato com a maior presteza, traba-lhando até noite a den-tro se preciso fosse, para entregar a obra na data contratada” diz ele, que já teve 4 funcionários, mas hoje trabalha prati-camente sozinho, “pois está difícil encontrar mão de obra, com algu-ma experiência”, afi rma com um misto de tristeza e de esperança de que o SEBRAE possa ajudar os garotos da periferia a encontrar uma profi ssão.

Simples e humilde, Amorim atende clientes pelo telefone 99603-4990 e 3821-2682 e oferece os serviços de instalação de vidros comuns e tempe-rados (portas, janelas e vitrôs), portas sanfona-das, box de banheiros e forros de PVC.

“A vida não é fácil, mas é mais difícil para quem não tem coragem de enfrentar a dura rea-lidade. Não é fácil para ninguém, por isso tem de lutar muito”, afi rma com os olhos marejados de lá-grimas lembrando da sua família, a mulher Rose-ane, os fi lhos pequenos Alexandro e Michel.

É a vida é difícil mes-mo, mas para quem é mole...

Cultura realizou Oficina de Introdução à Fotografi a Digital

Assessoria de Imprensa A Prefeitura Muni-

cipal de Tupi Paulista, através da Diretoria de Cultura, realizou na noi-te desta terça-feira (22), no Centro Comunitário a Ofi cina de “Introdução à Fotografi a Digital” com o

renomado publicitário es-pecializado em fotografi a Marcelo Andrade.

A ofi cina teve como objetivo apresentar con-ceitos básicos de lin-guagem e composição fotográfi ca e conceitos técnicos que permitirão ao fotógrafo aplicar efei-

tos de acordo com seus desejos e necessidades.

Devido à grande pro-cura por este curso, a Diretora de Cultura Ma-ria Helena de Azevedo Ferreira anunciou que em breve realizará outra ofi cina com esse mesmo tema.

Marcou presença o publicitário especializado Marcelo Andrade

Divulgação

Alunos do Colégio Objetivo andam de circular pela cidadeAssessoria de Imprensa

Alunos do Colégio Objetivo conhece-ram um pouco mais da cidade no passeio de circular. Os alunos do 3º ano do período da manhã do Colégio Objetivo de Drace-na, orientados pela professora Teresinha C. Tanganini tiveram uma manhã diferente nesta terça-feira (22).

Para vivenciar o que é transporte pú-blico, foram conhecer

a cidade com a circu-lar. No passeio eles puderam observar os espaços públicos, sua manutenção e o que é necessário para o bem-estar da popula-ção. Puderam também observar as diferenças entre os bairrows mis-tos, residenciais, co-merciais e industriais. Conheceram nossa ci-dade, para fazer uma maquete. O conteúdo aprendido também fez parte do conteúdo aplicado em prova.

As crianças pu-deram curtir cada minuto do passeio e conhecer um pouqui-nho mais da cidade. A aluna Giovana L. S. Dias registrou, em sua caderneta, cada lugar que a circular passou para não per-der nenhum detalhe. A professora Teresi-nha agradece a todos os funcionários da Viação Aracruz pela atenção aos alunos.

XVII – PENA JÚNIOR , O CRIADOR DO GALO TADEUJosé Narciso

O rádio na vida de

Antônio Francisco Gon-çalves Penas, sempre teve era motivo de fortes emoções. Torcedor do Corinthians e fã de Fiori Gigliotti, chegava a dor-mir na mesa da casa sim-ples, ao lado do pai “Seu Chico Preto” ouvindo as transmissões noturnas. Assistia os programas comandados por Missias Moura na Nova Dracena, enquanto trabalhava num clube de campo perto de Junqueirópolis, pois gos-tava mais ainda quando ele lia poesias. Antônio escrevia poesias e sonha-va um dia que Missias Moura lesse no ar uma poesia de sua autoria. Chegou a enviar uma carta para a rádio, mas nunca sua poesia era lida. Resolveu um dia ir pesso-almente até à rádio e fa-lar com o apresentador do programa, para pedir que sua poesia fosse interpre-

tada. Ao invés de Missias, encontrou J. Aguilar, que assim que o viu, pergun-tou-lhe se ele não queria trabalhar na emissora, pois eles estavam preci-sando de um elemento na equipe esportiva, que fi zesse plantão esportivo. “Tremi só de pensar na possibilidade. Imagina eu, caboclo simples tra-balhando numa rádio?” Pois fez um teste e na falta de alguém, acabou fazendo um bico nas transmissões esportivas, anunciando resultados, classifi cação das equi-pes e tabela dos próxi-mos jogos.

A alegria durou um tempo. Ele mesmo re-conhece que não tinha muito jeito para a coisa, até que um dia o novo ge-rente da Nova Dracena, Jaime de Oliveira, disse que ele não dava para o negócio de rádio “pois não tinha dicção, não fa-lava corretamente o por-tuguês e ainda a voz não

ajudava”. Foi convidado para fazer sonoplastia. E aí ele se ajeitou de vez. Criativo, competente e responsável, não deixa-va os locutores na mão. Era querido por todos da Nova Dracena.

Um dia Antônio Carlos Borini o convidou para tra-balhar na Fapidra, um pro-jeto interessante, como so-noplasta. Foi e mudou de casa. Entrou na Rádio Re-gional e lá fi cou 17 anos.

Dois anos como téc-nico de som. No horário noturno, quando o titular não aparecia, arriscava di-zer as horas e até anunciar a música e falar o nome do cantor. Borini então arrumou um horário de madrugada, das 5h às 8h da manhã, com um pro-grama sertanejo, de grande audiência. Como ele fazia a sonoplastia e a locução, agradou o patrão, “que ti-nha dois funcionários (eu como locutor e eu como sonoplasta) e pagava ape-nas um”. Mas logo mostra

seu orgulho por ter na épo-ca um programa de gran-de audiência. “Quando chegava na rádio às cinco da madrugada o telefone começava a pipocar” diz sorrindo das doces lem-branças da época.

“Passava uma novela com o Fábio Júnior, que era o galã que se chama-va Jorge Tadeu, e como eu tinha o som de um galo cantando eu oferecia músi-ca para os meus ouvintes e dizia para o galo (galã) que apelidei de Jorge Tadeu: Ô Tadeu, canta aí uma músi-ca para o meu amigo Juca, que mora no bairro das Antas” e o galo cantava e eu soltava o disco. Era show de bola”, comenta entre sorrisos largos.

Borini precisou de al-guém para preencher o ho-rário da tarde e ele foi esca-lado para fazer “Bacalhau com batatas” misturando improviso e participação do ouvinte, uma fórmula que sempre deu certo nas emissoras AM.

Passou um tempo na Nova Dracena, fazendo o programa da manhã até voltar para a Regional, onde está esperando a tro-ca de prefi xo, a troca de ondas e o fi m da AM, mas não tem certeza de como será o rádio do futuro, se o Borini vai pretender con-tinuar com o esquema da AM ou se vai transformar em programação de FM, e como será seu espaço. Sem preconceito, lembra que um dia encontrou no corredor da rádio uma ou-vinte que sempre partici-pava em seus horários, e ela que nunca o conhecia pessoalmente, quando o

viu, certamente imaginan-do-o um sujeito louro de olhos azuis, fi cou surpresa e disse: “Nossa coitado, ele é preto...” Eu fi quei chateado na hora, ela tam-bém, mas ela se descul-pou e eu comecei a rir da imagem que ela tinha da minha pessoa. Hoje quan-do me lembro desse fato, acho graça”.

Pena Júnior sempre está metido em transmis-sões esportivas, músicas, brincadeiras com os ou-vintes, de forma simples, como ele é, mas sincero, procurando transmitir alegria aos seus ouvintes.

www.jornalinterativo.net www.jornalinterativo.net

12 > QUINTA-FEIRA - 24 DE JULHO DE 2014 www.jornalinterativo.net 13 > QUINTA-FEIRA - 24 DE JULHO DE 2014

Professor dracenense viaja da cidade até tanabi de bicicletaRedação

O contador e profes-sor universitário Edil-berto Lanzoni iniciou neste sábado (19) uma viagem de bicicleta, saindo de Dracena com

destino a Tanabi, com total de 360 km percor-rido em 4 dias.

Edilberto pratica ci-cloturismo, e uma vez no ano em seu período de férias utiliza sua bike para realizar algumas

aventuras,o objetivo maior des-

se passeio é o contato total com a natureza, o desafi o de conhecer lu-gares diferentes e a visi-ta a sua avó de 92 anos que mora em Tanabi.

Edilberto Lanzoni é contador e professor universitário

Assessoria de Imprensa

No último sába-do (19), a Associação Atlética Veterana de Ouro Verde jogou em casa contra a Veterana de Dracena.

A equipe ouro-ver-dense acabou vencedo

pelo placar de 4 a 1. Os gols de Ouro Verde foram feitos por Pin-go, Nelsinho, Japonês e Marquinho. O trei-nador foi Pedro Wil-son e auxiliar Batalha. O time foi montado com Renderson, Arme-ro, Nelsinho, Gorda,

Pingo, Paulo Ricar-do, Nena, Ita, Tiquim, Douglas, Marquinho, Lucas, Delvan, Laranji-nha, Japonês, Paulinho e Fabiano.

No próximo sábado (26) a equipe de Ouro Verde jogará outra vez fora de casa.

associação atlética Veterana de ouro Verde

Redação

No último domingo (20) houve etapa deci-sória do 12º Campeo-nato Regional de Fu-tebol, organizado pelo Presidente Prudente Futebol Clube.

A equipe Sub-12 (Dentinho) da ABD/Seme/Dracena enfren-tou Anhumas e con-quistou uma vaga para a fi nal ao goleá-la por

4 a 1, em jogo ocorri-do no estádio Palco das Estrelas, em Presidente Prudente.

O cronograma agora marca para o próximo domingo (27) a par-tida de encerramento entre Dracena e o Es-paço Areial/Presidente Epitácio, time que eli-minou Presidente Pru-dente nos pênaltis ao vencer por 3 a 0, após a partida ter transcorrido

com empate em 2 a 2.Na categoria Sub-

10 (Fraldinha), a ABD/Seme/Dracena perdeu para Presidente Pru-dente por 1 a 0, e dis-putará a 3ª colocação com o time de Alps/Pirapozinho, tembém no domingo. A decisão dessa categoria fi cará no confronto entre Pre-sidente Prudente e Es-paço Areial/Presidente Epitácio.

Sub-12 de Dracena disputa fi nal do 12º Campeonato Regional de Futebol

Paulo Verçosa

Na última quinta-feira (17) houve treinos na AABB de Junquei-rópolis.

O primeiro jogo, ocorrido às 18h15, teve o time amarelo como vencedor por 5 a 4 sobre o azul. Joga-ram pelo time amarelo Sérgio, Pipoca, James (1), Thiago Batista (2),

Eudes, Rogério Araújo, Osmael e Raryel (2).

Formaram o time azul Chaves, Ronaldo Elias (1), Odair (2), Teco, Fillipo, Edmíl-son, Wander (1) e Fá-bio Intrevero.

Às 19h houve par-tida, com vitória da equipe amarela por 7 a 5 sobre a azul. Jogaram pelo amare-

lo Sérgio, Eudes (3), Odair (1), Marcelo Romeiro, Gustavo Moreno (1), Marcelo (1) e Marozzi (1).

No azul jogaram Chaves (1), Renan Bo-nancin, Diego Delbo (1), Rafael Fernandes (1), Murilo Montei-ro (1), Osamel, Fábio Costa (1) e Marcos Melo.

Paulo Verçosa

Na última terça-fei-ra (22) ocorreu treino do Tênis Futebol Clube no campo da Associa-ção Bancária de Drace-na (ABD).

A partida terminou

com a vitória da equi-pe dos pretos por 5 a 2 sobre os brancos. Pelos brancos jogaram Ser-ginho, Juninho, Saulo, Diego, Marcelo, Júlio, Zé Crlos, Bebi, To-ninho, Michel, Dico, Marcelo, Cotia (1) e

Weder (1).Pelos pretos joga-

ram Murilo, Bilu, Adal-ton, Rodrigo, Borini, Watanabe (2), Thiago, Edivaldo (1), Bruno e Gustavo (2). A arbitra-gem foi por conta de Cebinho.

Treino do Tênis Futebol Clube na ABD

Treino AABB de Junqueirópolis

Vidraçaria morimVidros - Box - Blindex - Forro de PVC

Fone: (18) 99603-4990

Compare nossos preços e a qualidade de serviço

A

secretaria de esportes realiza torneio de basquete de três na praça da MatrizRedação

Com o objetivo de fomentar os esportes nos bairros, incenti-vando as crianças e adolescentes à prática esportiva, a Secretaria de Esportes de Drace-na em parceria com os presidentes de bairros da cidade, promove-rá neste sábado (26), às 8h da manhã, na Praça Manoel Gomes Gonçalves (Matriz) o torneio de basquete de três, através do Proje-to “Esportes de Rua”.

O basquetebol é um esporte coletivo, inventado no ano de 1891 pelo professor de educação física cana-dense James Naismith, na Associação Cristã de Moços de Spring-fi eld (Massachusetts), EUA. A formação tra-dicional das equipes é

Reunião realizada para acertar detalhes do torneio contou com a presença do secretário de esportes Zeca Barbosa e do prefeito Pedretti

de 5 jogadores cada, que têm por objetivo passar a bola por den-tro de um cesto colo-cado nas extremidades da quadra, seja num ginásio ou ao ar livre.

Ocorre que, com o passar dos anos, novas regras foram sendo criadas e dentre elas, a modalidade que con-siste na formação das equipes por 3 jogado-

res cada, recebendo o nome de 3x3; “é muito conhecida nos EUA, sendo praticada nas ruas dos bairros, jo-gando três contra três, sem muitas regras”,

informou o secretário de esportes José Car-los Barbosa, Zeca.

Em entrevis-ta ao JI, o secretário disse ainda “fi zemos uma reunião com os

presidentes dos bair-ros, e concluímos que há muita carência de esporte, com isso de-cidimos realizar este torneio”.

Será instaladas as riscas e duas tabe-las móveis; além das partidas de basquete, uma estrutura para voleibol será monta-da. Os árbitros serão os atletas do time sub-17 do basquete de Dracena, e pro-fessores serão moni-tores.

Durante as ativi-dades serão servidos Kit Lanches aos par-ticipantes, montados em parceria com o SESI, bem como me-dalhas e trofeus.

Todos que tiverem interesse poderão participar, é só com-parecer na praça da igreja Matriz, os ti-mes serão compostos na hora. A Secretaria de Esportes pede aos presidentes dos bair-ros que se unam para fortalecer essa ideia, e também salienta que, é muito impor-tante a participação de toda população.

www.jornalinterativo.net

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Solução

www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL

BANCO 90

GIR

CARADEPAU

LANACION

REIDUOI

STONESVÃ

OADAGIO

PSORIASE

MISSRU

RECAMBIAR

MHERATO

ABERTAEP

RATRE

PORTINARI

ENSABOA

(?)públicas:

ruas eavenidas

Expressãoda fala

coloquial

TheRolling (?),

banda de rock

"Pequena(?) Sunshi-ne", filmedos EUA

Sutiã, eminglês

Recursopara

nivelarterrenos

Devolverao lugar

de origem

Musa daPoesia

Amorosa(Mit.)

Tecla de computa-

dores

Estado daflor desa-brochada

A benefi-ciária doálibi (jur.)

TancredoNeves,políticomineiro

Órgão queconcede otítulo deeleitor

Bloco econômico querecebeu o PrêmioNobel da Paz em

2012Corisco

A última faseneolítica, marcada

pelo início do uso docobre

JornalargentinoPeça doxadrez

Frangoassado

Descara-do (gíria)

Doença dermatológicaque causa lesões

avermelhadasParte de um grupo

ProvérbioResinanegra

pegajosa

Rejeitar Canto de

certospássaros

Formaçãovocal

Cesto pa-ra pescar

Cândido (?), autordos murais "Guerra"e "Paz" Admoes-ta; repreende (fig.)

3/bra. 5/érato — nassa — piche. 6/stones. 7/ensaboa. 8/la nación — psoríase.

Solução Anterior

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Solução

www.coquetel.com.br© Revistas COQUETEL

BANCO34

D PR O E R A C O R D

A

V I U V A S S E NC O S E R A S N O

G A R A N T I D OS

R D S I R IM

C A O S N O B E LN U M A I N T

O

D E C A D E N T EE U O S O A

A D E L E T O MC O M E E D O R M E

S N L U I NU E T F R O N T

MO L H O B R A N C O

Faltar aum com-promisso

(pop.)Beneficiá-

rias depensão do

INSS

Estado dacidade no pós-guerra

Bianca (?),atriz de"JoiaRara"

Divisão doterrenovisando à venda

Prêmio da-do a MarieCurie duas

vezesNúmero

de célulasda ameba

(Biol.)

Cantorainglesa de"SomeoneLike You"

EdvardMunch,

pintor de"O Grito"

Constela-ção do

equadorceleste

Ordem deServiço(abrev.)

Chefe deJamesBond(Cin.)

Nara Leão:a Musa da

BossaNova

Linha defrente daguerra(ing.)

NaomiCampbell,top model

inglesaCreme ca-lórico quetemperamassas

Seno(símbolo)Medonho;

terrívelIgnorante

(pej.)Embalado(o bebê)

Urânio(símbolo)Enguia,

em inglês

Diz-se dapessoa im-prestável epreguiçosa

Pronome possessivo

O plano alternativo

Título deElton JohnApetitoso(o bife)

CosturarAfirmados

comcerteza

Na dire-ção de,

em inglêsArrebenta

Newton(símbolo)Situação doImpério Ro-mano nosséculos

iniciais daEra Cristã

Obrigação do cidadãoIncomuns

(fem.)Hábil(fig.)

Luiza (?): cantora eassistente de júri no

"The VoiceBrasil"

Arrojado;corajoso

Estado brasileiro quemais presidentes

elegeu (6no total)

O cigarro,para ospulmões

O da poupança cos-tuma serde 0,5%ao mês

3/eel. 4/into. 5/adele — front — órion. 10/roer a corda.

QUINTA-FEIRAZelão tenta conversar com Serelepe sobre a sua vida. Tuim afirma a Pituca que Serelepe é apaixonado por ela. Gina discute com Ferdinando ao saber que eles irão morar na casa de Epaminondas quan-do casarem. Ferdinando confessa a Renato que não gosta de Dona Tê. Giácomo aceita contratar Rosinha para ocupar o lugar de Milita na cozinha. Pituca decide acompa-nhar Serelepe e Zelão até a cidade das Antas. Cata-rina comenta com Epami-nondas que preferiria que ele não estivesse envol-vido em política. Rodapé avisa a Rosinha que Ca-tarina irá demiti-la. Clotilde entrega à irmã Carmem a certidão de nascimento de seu filho e pede ajuda para encontrá-lo. Giáco-mo concorda em contratar Rosinha para trabalhar em tempo integral. Irmã Car-mem avisa ao prefeito que o casal que adotou o filho de Clotilde morreu em um acidente.

QUINTA-FEIRAJosué consegue tirar José Alfredo do Monte Roraima e levá-lo até um médico. Eliane inaugura seu quios-que. Cristina ouve Cora fa-lando mal de José Alfredo. Maria Marta destrata Jo-sué e leva o marido para casa. Cora guarda uma notícia sobre José Alfredo em um álbum com vários recortes sobre o cunha-do de sua irmã. Há uma passagem de tempo. Na festa de comemoração de vinte anos da joalheria Im-pério, Maria Marta e José Alfredo discutem. Cristina e Elivaldo repreendem a mãe por não procurar atendimento para sua doença. Reginaldo avisa que Tuane está brigando na justiça para ver Victor. Eliane passa mal. Cristina avisa à família que Eliane tem uma doença terminal. João Lucas discute com Maria Marta. Vicente voltapara o Rio de Janeiro. João Lucas conta para José Pedro que Maria Clara vai com José Alfre-do para o Monte Roraima.

QUINTA-FEIRAMegan tenta colocar Manuela contra Davi. Verônica conversa com Herval sobre Vicente. Ba-rata aprova o vídeo que Ernesto faz para atrair clientes para o Varejão. Davi descobre que Jo-nas faz segredo sobre um projeto. Edna incen-tiva Verônica a se envol-ver com Herval. Jonas tem uma visão com Jack. Ernesto, Elias e Iracema se preocupam com o comportamento de Lara. Gaspar e Moreira se im-pressionam com os víde-os de Lara. Verônica dei-xa Vicente conversandocom Herval. Bóris tenta provocar Ernesto. Mari-sa fica desanimada com Sílvio. Ernesto pensa em fazer uma campanha em todas as filiais do Vare-jão do Barata. Vicente se empolga com a parceria que firmará com a Plu-gar. Herval convida Ve-rônica para jantar. Edna convence Verônica a acompanhar Herval a um evento. Marisa não con-segue animar Sílvio.

15 > QUINTA-FEIRA - 24 DE JULHO DE 2014

Sudoku

O dia favorece a comunicação, a reflexão e a expressão criativa dos seus talentos. Importante agir com flexibilidade, estar aberto a pontos de vista distintos ao seu e fazer as coisas com o coração.

Áries (21/3 a 20/4)

Generosidade, criatividade, liderança e espontaneidade estão en-fatizadas aos leoninos. Dia importante para você refletir sobre o que você aprendeu nos últimos meses.

Leão (23/7 a 22/8)

Dia que favorece relaciona-mentos e perspectivas mais expansivas e de crescimento. Momento em que você pode se sentir mais confiante e devido a isso pode atrair boas oportunidades.

Sagitário(22/11 a 21/12)

Momento de interiorização e de reflexão sobre questões emocio-nais. É uma fase em que deve se con-centrar mais no seu desenvolvimento interno, virginiano.

Virgem(23/8 a 22/9)

Momento em que é preciso olhar mais para dentro e entender o que precisa ser modificado. É uma fase que prioriza transformações emocionais e uti-lização conjunta de recursos.

Capricórnio(22/12 a 21/1)

É uma fase oportuna para se unir mais as pessoas promovendo situ-ações conjuntas. O espírito de equipe, o trabalho em grupo e projetos que envol-vem instituições estão estimulados.

Libra (23/9 a 22/10)

Momento de maior confraterni-zação e encontro com pessoas que são importantes para você. É importante que seja capaz de desenvolver em você as qualidades que admira nos outros.

Aquário (22/1 a 19/2)

Dia com forte potencial pro-fissional e financeiro aos escorpia-nos. É o momento de fazer brilhar a sua estrela por meio da atuação profissional.

Escorpião (23/10 a 21/11)

Momento que oportuniza a per-cepção dos ajustes e do aprimoramento necessário. É uma fase em que pode ques-tionar os métodos, técnicas e instrumentos que utiliza na atividade profissional.

Peixes (20/2 a 20/3)

A fase atual pede que você se volte mais para os aspectos fami-liares e emocionais. É um momento importante para você construir base e alicerces para a sua vida.

Touro(21/4 a 20/5)

A Lua está em seu signo e o Sol em Leão enfatizando a importância da inteligência e criatividade. É preciso que tenha cuidado com uma tendência a racionalizar as emoções.

Gêmeos(21/5 a 20/6)

Momento de trabalhar com per-sistência na expressão dos seus talentos e habilidades. É uma fase de reconhecimento de suas capacidades e da habilidade de materializar e concretizar seus projetos.

Câncer(21/6 a 22/7)

Horóscopo

Solução Anterior Eventos históricos 1911 - Hiram Bingham descobre a cidade inca de Machu Picchu, no Peru. 1969 - A missão Apollo 11 retorna à Terra, pousando próxima ao Havaí. 1977 - Encerra a Guerra Líbia-Egito. 1990 - Tropas iraquianas começam um massivo ataque contra o Kuwait. 2005 - É criada a TeleSUR, rede multi-estatal latino-americana com sede na Venezuela.

Nascimentos 1983 - Daniele De Rossi, futebolista italiano. 1984 - David Payne, atleta estadunidense, medalhista olímpico. 1985 - Teagan Presley, atriz norte-americana. 1986 Fernando Tissone, futebolista argentino. 1987 - Mara Wilson, atriz norte-americana. 1990 Daveigh Chase, atriz norte-americana. 1998 - Bindi Irwin, atriz, cantora e dançarina australiana.

Falecimentos 1980 - Peter Sellers, ator britânico (n. 1925). 1995 - George Rodger, fotógrafo britânico (n. 1908). 1997 - Sylvia Orthof, escritora brasileira (n. 1932). 2003 - Rogério Cardoso, ator e comediante brasileiro (n. 1937). 2008 - Zezé Gonzaga, cantora brasileira (n. 1926).

Feriados e eventos cíclicos Dia da Iluminação Elétrica no Brasil Dia do Rei da Espanha

O fi lho curioso pergunta para o pai:- Papai, o que a mamãe tem debaixo da saia?- O paraíso, meu fi lho. - o pai responde.O fi lho, pergunta:- E você, o que tem debaixo da calça?- A chave, meu fi lho.- Ah tá, mas então eu acho melhor o senhor trocar, porque o vizinho tem a cópia.

14 > QUINTA-FEIRA - 24 DE JULHO DE 2014 www.jornalinterativo.net www.jornalinterativo.net

16 > QUINTA-FEIRA - 24 DE JULHO DE 2014

VIDA PREVP l a n o d e A s s i s t ê n c i a F a m i l i a r

www.planovidaprev.com.br��������������

��a��on�e��a��elo����������racena

ÓBITOS DE PESSOAS SEPULTADAS EM DRACENA E REGIÃO

Data Nome Idade Cidade falecimento Cidade sepultamento

16/07 Maria Augusta Costa Panorama Santa Mercedes

17/07 Roseli Gomes 48 Pres. Prudente Dracena

18/07 Romilda Januário de Assis 37 Pres. Prudente Dracena

18/07 Vicente Botelho 61 Pres. Prudente Dracena

23/07

Maria Ribeiro Moreira

77

Dracena

Dracena

www.jornalinterativo.net