3ª Conferência FORGES. Univ. Federal de Pernambuco. 4, 5 e 6 Dezembro 2013 M ULHERES L ICENCIADAS...

16
3ª Conferência FORGES . Univ. Federal de Pernambuco . 4, 5 e 6 Dezembro 2013 MULHERES LICENCIADAS E A PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO EM PAÍSES DE LÍNGUA OFICIAL PORTUGUESA: QUE DIFERENÇA FAZ O ENSINO SUPERIOR? Isabel J. Ramos ICAAM / Dep. de Paisagem, Ambiente e Ordenamento . M. Raquel Lucas CEFAGE / Dep. de Gestão . M. da Conceição Rego CEFAGE / Dep. de Economia . M. Leonor da Silva Carvalho ICAAM / Dep. de Economia . Universidade de Évora . Apoio financeiro da FCT e FEDER / COMPETE (concessão PEst-C/EGE/UI4007/2011 www.unesco.or

Transcript of 3ª Conferência FORGES. Univ. Federal de Pernambuco. 4, 5 e 6 Dezembro 2013 M ULHERES L ICENCIADAS...

Page 1: 3ª Conferência FORGES. Univ. Federal de Pernambuco. 4, 5 e 6 Dezembro 2013 M ULHERES L ICENCIADAS E A P ROMOÇÃO DO D ESENVOLVIMENTO EM P AÍSES DE L ÍNGUA.

3ª Conferência FORGES . Univ. Federal de Pernambuco . 4, 5 e 6 Dezembro 2013

MULHERES LICENCIADAS E A PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO EM PAÍSES DE LÍNGUA OFICIAL PORTUGUESA: QUE DIFERENÇA FAZ O ENSINO SUPERIOR?

Isabel J. Ramos ICAAM / Dep. de Paisagem, Ambiente e Ordenamento . M. Raquel Lucas CEFAGE / Dep. de Gestão . M. da Conceição Rego CEFAGE / Dep. de Economia . M. Leonor da

Silva Carvalho ICAAM / Dep. de Economia . Universidade de Évora . Portugal

Apoio financeiro da FCT e FEDER / COMPETE(concessão PEst-C/EGE/UI4007/2011 www.unesco.org

Page 2: 3ª Conferência FORGES. Univ. Federal de Pernambuco. 4, 5 e 6 Dezembro 2013 M ULHERES L ICENCIADAS E A P ROMOÇÃO DO D ESENVOLVIMENTO EM P AÍSES DE L ÍNGUA.

objectivo

• analisar e discutir a importância e os impactes da obtenção de uma licenciatura na valorização social e económica das mulheres nos países de língua oficial portuguesa e, consequentemente, na promoção do desenvolvimento da sociedade;

• verificar quais as condições de partida (background familiar/motivação) que lhes permitem obter esta formação.

Page 3: 3ª Conferência FORGES. Univ. Federal de Pernambuco. 4, 5 e 6 Dezembro 2013 M ULHERES L ICENCIADAS E A P ROMOÇÃO DO D ESENVOLVIMENTO EM P AÍSES DE L ÍNGUA.

motivação

• evidência clara entre ensino superior e desenvolvimento

– países com maior qualidade de vida mostram níveis de literacia mais elevados

– países com baixas taxas de qualificação = mais altas taxas de pobreza e exclusão social, desemprego, analfabetismo, mortalidade infantil, incidência de HIV, malária e tuberculose, entre outras

Page 4: 3ª Conferência FORGES. Univ. Federal de Pernambuco. 4, 5 e 6 Dezembro 2013 M ULHERES L ICENCIADAS E A P ROMOÇÃO DO D ESENVOLVIMENTO EM P AÍSES DE L ÍNGUA.

motivação

• no caso particular das mulheres, maior qualificação significa:

– melhorar o seu estatuto na sociedade– modificar positivamente o seu estilo de vida– transmitir à sua descendência a importância da aprendizagem e da aquisição de

conhecimentos

Questão particularmente pertinente em sociedades de tipo matriarcal >> mulheres desempenham um papel determinante na economia e contribuem para a construção de uma sociedade mais sustentável.

No entanto, nos países em desenvolvimento >> a desigualdade de género nas esferas sociais, políticas e económicas é relevante e evidente.

Page 5: 3ª Conferência FORGES. Univ. Federal de Pernambuco. 4, 5 e 6 Dezembro 2013 M ULHERES L ICENCIADAS E A P ROMOÇÃO DO D ESENVOLVIMENTO EM P AÍSES DE L ÍNGUA.

• em paralelo, nos países menos desenvolvidos:– problema social da desigualdade de género– valorização do estatuto da mulher licenciada– o combate à pobreza e– globalmente, o aproveitamento do capital humano – vertentes

económica, social e ambiental – para o desenvolvimento.

• fundamental:– conhecer os impactes do ensino superior na valorização pessoal e

profissional das mulheres;– demonstrar cientificamente a importância do investimento em

educação e as restrições ao seu acesso.

motivação

Page 6: 3ª Conferência FORGES. Univ. Federal de Pernambuco. 4, 5 e 6 Dezembro 2013 M ULHERES L ICENCIADAS E A P ROMOÇÃO DO D ESENVOLVIMENTO EM P AÍSES DE L ÍNGUA.

• abordagem: – pesquisa exploratória de natureza qualitativa –

entrevista, e– pesquisa descritiva, de corte transversal – análise

comparativa das características de diversos países.

• pesquisa aplicada, dada a escassez de trabalhos realizados

metodologia

Page 7: 3ª Conferência FORGES. Univ. Federal de Pernambuco. 4, 5 e 6 Dezembro 2013 M ULHERES L ICENCIADAS E A P ROMOÇÃO DO D ESENVOLVIMENTO EM P AÍSES DE L ÍNGUA.

• guião construído para o efeito – 4 questões:

a) aspectos ligados à obtenção da licenciatura:• razões para continuar a estudar• aspectos positivos e condicionantes à escolha do curso e da universidade• dificuldades no ingresso e na frequência do curso• Apoios• condições fundamentais à frequência no ES

b) valorização económica e social pós-licenciatura:• acesso e promoção no emprego• descriminação salarial pelo género• reconhecimento do estatuto social – por quem• alterações no papel famliar

c) o futuro da mulher licenciada; e

d) aspetos a considerar em futuras pesquisas sobre o tema.

entrevista a mulheres angolanas licenciadas

Page 8: 3ª Conferência FORGES. Univ. Federal de Pernambuco. 4, 5 e 6 Dezembro 2013 M ULHERES L ICENCIADAS E A P ROMOÇÃO DO D ESENVOLVIMENTO EM P AÍSES DE L ÍNGUA.

resultados – comparação entre países

IDH: Índice de Desenvolvimento Humano; EVN: Esperança de Vida à Nascença (anos); MAE: Média de Anos de Escolaridade (anos); AEE: Anos de Escolaridade Esperados (2011); RNBpc: Rendimento Nacional Bruto per capita (ppc em usd de 2005).

Alguns indicadores de desenvolvimento humanoComparação dos níveis de desenvolvimento com o rácio bruto de matrículas no ensino

superior - 2012 e 2011

Fonte: PNUD, 2013

Page 9: 3ª Conferência FORGES. Univ. Federal de Pernambuco. 4, 5 e 6 Dezembro 2013 M ULHERES L ICENCIADAS E A P ROMOÇÃO DO D ESENVOLVIMENTO EM P AÍSES DE L ÍNGUA.

resultados – comparação entre países

• IDH – 3 grupos distintos (ranking)• nível de qualidade de vida elevado: Portugal e Brasil• nível de qualidade de vida intermédio: Cabo Verde,

Timor Leste, S. Tomé e Príncipe e Angola• grupo dos países mais pobres do mundo: Guiné e

Moçambique.

oDiferenças significativas rendimento per capita – Noruega 53 x superior a Moçambique

oGuiné e Moçambique – nº médio de anos de escolaridade < 2 anos

Page 10: 3ª Conferência FORGES. Univ. Federal de Pernambuco. 4, 5 e 6 Dezembro 2013 M ULHERES L ICENCIADAS E A P ROMOÇÃO DO D ESENVOLVIMENTO EM P AÍSES DE L ÍNGUA.

Alguns indicadores relativos ao sistema educativoFonte: PNUD, 2013

resultados – comparação entre países

TAA: Taxa de Alfabetização de Adultos (% com 15 anos ou mais) 2005-2010; PES: População com pelo menos o ensino secundário (% com 25 anos ou mais) 2010; PEPc/FPE: Professores do ensino primário com formação para o ensino (%; 2005-2011); Tx AEP: Taxa de abandono escolar no ensino primário (% do grupo do ensino primário – 2002/2011)

Page 11: 3ª Conferência FORGES. Univ. Federal de Pernambuco. 4, 5 e 6 Dezembro 2013 M ULHERES L ICENCIADAS E A P ROMOÇÃO DO D ESENVOLVIMENTO EM P AÍSES DE L ÍNGUA.

resultados – entrevistas exploratórias50 mulheres angolanas licenciadas

Page 12: 3ª Conferência FORGES. Univ. Federal de Pernambuco. 4, 5 e 6 Dezembro 2013 M ULHERES L ICENCIADAS E A P ROMOÇÃO DO D ESENVOLVIMENTO EM P AÍSES DE L ÍNGUA.

resultados – entrevistas exploratórias50 mulheres angolanas licenciadas

Page 13: 3ª Conferência FORGES. Univ. Federal de Pernambuco. 4, 5 e 6 Dezembro 2013 M ULHERES L ICENCIADAS E A P ROMOÇÃO DO D ESENVOLVIMENTO EM P AÍSES DE L ÍNGUA.

resultados – entrevistas exploratórias50 mulheres angolanas licenciadas

Futuras pesquisas sobre o tema

Desempenho das mulheres no ensino superior/ResultadosAnálise das escolhas das carreiras e razões explicativasOu seja: Escolha vocacional e desempenho académico

Page 14: 3ª Conferência FORGES. Univ. Federal de Pernambuco. 4, 5 e 6 Dezembro 2013 M ULHERES L ICENCIADAS E A P ROMOÇÃO DO D ESENVOLVIMENTO EM P AÍSES DE L ÍNGUA.

• estudo confirma a importância da educação de nível superior na melhoria da qualidade de vida e da promoção económica e social das populações em geral e das mulheres em particular

• resultados obtidos através da entrevista exploratória permitem inferir a importância das mulheres licenciadas na promoção do desenvolvimento em Angola – facto que cremos acontecer nos restantes países em análise.

notas finais

Page 15: 3ª Conferência FORGES. Univ. Federal de Pernambuco. 4, 5 e 6 Dezembro 2013 M ULHERES L ICENCIADAS E A P ROMOÇÃO DO D ESENVOLVIMENTO EM P AÍSES DE L ÍNGUA.

• analisar as diferenças entre áreas rurais e áreas urbanas >> necessidade de enquadrar a problemática e proceder à caracterização nestas duas tipologias de territórios

• inquirir, para além das mulheres (Joy kwesiga, 2002):– os pais– leaders de opinião– responsáveis pelas instituições de ensino superior e– outros responsáveis na área

leque mais alargado e diversificado de visões que permita consolidar a afirmação de que a promoção do ensino superior nas mulheres leva a um progressivo desenvolvimento mais equilibrado das populações.

no futuro

Page 16: 3ª Conferência FORGES. Univ. Federal de Pernambuco. 4, 5 e 6 Dezembro 2013 M ULHERES L ICENCIADAS E A P ROMOÇÃO DO D ESENVOLVIMENTO EM P AÍSES DE L ÍNGUA.

muito obrigada!

Isabel Joaquina RamosMaria Raquel LucasMaria da Conceição RegoMaria Leonor da Silva Carvalho