3ª FASE PROF.ª CHRISTIANE MELLO PROF.ª JEANNE ARAÚJO · Habilidades • Conhecer as...

81
EJA 3ª FASE PROF.ª CHRISTIANE MELLO PROF.ª JEANNE ARAÚJO

Transcript of 3ª FASE PROF.ª CHRISTIANE MELLO PROF.ª JEANNE ARAÚJO · Habilidades • Conhecer as...

EJA3ª FASE PROF.ª CHRISTIANE MELLO

PROF.ª JEANNE ARAÚJO

LinguagensMatemáticaCiências da Natureza

2

ÁREA DO CONHECIMENTO

2º BimestreCotidiano de Convivência, Trabalho e Lazer

3

TEMA

Aula 55Conteúdos

• Gênero textual: Carta. • Expressões numéricas com adição, subtração e

multiplicação. • O calendário/ Estações do ano.

4

CONTEÚDOS E HABILIDADES

Habilidades • Conhecer as características do gênero textual: carta. • Resolver expressões numéricas com adição, subtração e

multiplicação. • Registrar a utilização do calendário no cotidiano. • Produzir paródia sobre as estações do ano vivenciadas na

comunidade local.

5

CONTEÚDOS E HABILIDADES

Arte como representação humana.Gênero textual: História em quadrinhos.Multiplicação por 10, 100 e 1000. Religião e cidadania.

6

REVISÃO

Você já escreveu uma carta? A quem foi endereçada? Qual foi seu objetivo?

7

DESAFIO DO DIA

História do Calendário

AULA

8

O CalendárioO calendário é nada menos que um sistema onde é possível contar os dias, meses e anos. Além de nos fazer ficar mais situados no tempo, ele também nos ajuda em necessidades civis e religiosas e também padroniza a contagem de tempo no mundo inteiro.

AULA

9

Sem ele, as atividades diárias seriam uma verdadeira confusão, e seria bem mais difícil cumprir com compromissos e coisas afins. Entenda como ele surgiu e foi evoluindo com o passar do tempo.

AULA

10

Calendários primitivosAs antigas civilizações, antes de criarem o calendário e os nomes “dia”, “mês” e “ano” utilizavam o sol e a lua para guiar-se no tempo. Foi criado então o calendário da lua, onde as pessoas utilizavam o satélite natural terrestre para fazer a contagem de dias, e as suas fases os ajudavam também a ter mais noção de em que época do ano estavam, o que facilitava um reconhecimento primitivo das estações sazonais, que eram extremamente importantes para eles, pois interferia na agricultura, pesca e outras formas que eles tinham de sobreviver.

AULA

11

AULA

12

Outros povos começaram a desenvolver seus próprios calendários, mesclando os conhecimentos sobre o sol e a lua. Os maias, por exemplo, criaram um sistema de calendário bem diferente, sofisticado e que mesmo assim é de fácil compreensão. Este é também o calendário que termina no dia 21 de dezembro de 2012, o que acabou gerando todas as teorias de que este seria o fim do mundo.

AULA

13

Origem do Calendário JulianoFoi o imperador de Roma Júlio César quem criou o sistema de calendários que nós utilizamos hoje. Fez com que o ano iniciasse em 1º de janeiro para fazer com que coincidisse com a primeira lua nova após o solstício de inverno. O ano continuaria com 12 meses, mas teria 365 dias. Cada mês possuiria 30 ou 31 dias, com exceção de fevereiro, que teria apenas 28 dias, com um dia acrescentado de 4 em 4 anos para assim então completar a quantidade de dias necessárias para a Terra completar uma volta ao redor do sol, o que equivale a um ano solar.

AULA

14

AULA

15

Outros calendários ao redor do mundoO calendário que nós utilizamos aqui no Brasil é padrão em quase todo o mundo. Apenas os judeus e os muçulmanos seguem um calendário diferente, referente às suas religiões. Nosso calendário tem como ano 1, aquele em que Cristo nasceu, e como nenhuma das duas religiões citadas segue o cristianismo, criaram seus próprios sistemas de calendário. Os islâmicos utilizam datas estabelecidas por seu profeta Maomé para o sistema de seu calendário.

Fonte: http://www.estudopratico.com.br/origem-do-calendario/

AULA

16

AULA

17

O calendário é útil pra você? De que modo você o utiliza no seu dia a dia?

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

18

Oficina de LetramentoMinha agenda semanalPreencha no quadro a seguir sua agenda com as atividades principais desenvolvidas na semana.

Dias Da Semana

ManhãAtividades/

Horário

TardeAtividades/

Horário

NoiteAtividades/

Horário

Segunda-feira

Terça-feira19

INTERATIVIDADE

Quarta-feira

Quinta-feira

Sexta-feira

Sábado

Domingo

20

INTERATIVIDADE

Calendário e estações do ano

AULA

21

O calendário e as estações do ano

Estações do AnoComo o Brasil está (quase totalmente) no hemisfério sul, a primavera inicia-se em setembro, o verão em dezembro, o outono em março e o inverno em junho.

AULA

22

Entretanto, as quatro estações propriamente ditas só existem de fato na Região Sul, nos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, e nas regiões serranas de Minas Gerais e do Rio de Janeiro, que ocupam pouco mais de 15% do território.

AULA

23

Na Amazônia não há variação significativa de temperatura e pluviosidade durante o ano todo, por isso na prática não há estações do ano.Nas demais regiões, existem apenas duas estações: a estação chuvosa e a estação seca.

AULA

24

PreviewOutonoA estação de transição do verão para o inverno se caracteriza por noites mais longas que os dias, mudanças bruscas de temperatura, diminuição da umidade do ar e variações na coloração das folhas das árvores (elas começam a amarelar), principalmente no Hemisfério Norte etc. Durante esse período, também ocorre a maioria das colheitas agrícolas, pois os produtos cultivados já estão bastante desenvolvidos, tanto que as folhas, com poucos nutrientes, além de frutos bastante maduros, caem no chão.

AULA

26

PreviewInvernoAo iniciar no término do outono, ele antecede a primavera. Nesse período, as noites são mais longas que os dias e sempre há baixas temperaturas. No Brasil, ele é mais rigoroso nos Estados da Região Sul, devido à baixa incidência de raios solares, que chegam a provocar até a neve - que é bastante comum no Hemisfério Norte. Outra característica dessa estação é a migração de várias espécies de aves, que buscam outros locais para fugir do frio.

AULA

28

PreviewPrimaveraEla começa no fim do inverno e sua principal característica é o reflorescimento da flora, que ocorre devido à temperatura que é bastante agradável. Logo, esse período é marcado pela exuberância da natureza, que floresce em diferentes cores, enquanto também se dá o acasalamento de animais.

AULA

30

PreviewVerãoA estação do ano que sucede a primavera e antecede o outono. Os dias são mais longos que as noites e, por isso, diversos países - entre os quais, o nosso - adotam o horário de verão, para economizar energia elétrica e diminuir o consumo nos horários de pico. As temperaturas são elevadas e é comum a ocorrência de chuvas, pois a evaporação das águas se intensifica em razão do calor. Normalmente, as férias escolares ocorrem nessa estação, que é propícia à realização de viagens, sobretudo para cidades litorâneas.

AULA

32

Calendário com Data e Horário de Início das Estações do Ano

Outono Inverno Primavera Verão

20 Mar 2016 - 01:30

20 Jun 2016 - 19:34

22 Set 2016 - 11:21

21 Dez 2016 - 07:44

AULA

33

No Brasil, o clima predominante é o tropical, já no Estado do Amazonas o que prevalece é o equatorial, proveniente da proximidade com a linha do Equador.

Linha do

Equador

AULA

34

O clima Equatorial é caracterizado por elevadas temperaturas e altos índices pluviométricos, isso é decorrente das altas temperaturas que provocam uma grande evaporação e que mais tarde se transformam em chuvas.As estações do ano são distintas e uma amplitude térmica anual alta. As chuvas são periódicas e bem distribuídas ao longo do ano.

AULA

35

A temperatura média no Estado atinge 31,4º C, os índices pluviométricos variam de 1.750 mm e 3.652mm e a umidade relativa do ar anualmente varia de 80 a 90%. A estação seca decorre em um curto espaço de tempo, nessa época os índices pluviométricos chegam a 60 mm mensais.

AULA

36

Coletivamente, elaborem uma paródia sobre as estações do ano em sua comunidade. Excelente criatividade a todos(as)!

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

37

Professores Ministrantes da EJA - 3ª Fase

AULA

38

Professores Ministrantes da EJA - 3ª Fase

Endereço: Rua Waldomiro Lustoza, 350 - Japiim II Centro de Mídias de Educação do Amazonas.

AULA

39

Professores Ministrantes da EJA - 3ª Fase

Endereço: Rua Waldomiro Lustoza, 350 - Japiim II Centro de Mídias de Educação do Amazonas.

Cidade: Manaus

AULA

40

Professores Ministrantes da EJA - 3ª Fase

Endereço: Rua Waldomiro Lustoza, 350 - Japiim II Centro de Mídias de Educação do Amazonas.

Cidade: Manaus

Estado: AM

AULA

41

Professores Ministrantes da EJA - 3ª Fase

Endereço: Rua Waldomiro Lustoza, 350 - Japiim II Centro de Mídias de Educação do Amazonas.

Cidade: Manaus

Estado: AM

CEP:69076-830

AULA

42

Remetente:

AULA

43

Remetente:

Endereço:

AULA

44

Remetente:

Endereço:

Cidade:

AULA

45

Remetente:

Endereço:

Cidade:

Estado:

AULA

46

Remetente:

Endereço:

Cidade:

Estado:

CEP:

AULA

47

Gênero Textual: CartaA carta é um tipo de texto utilizado entre as pessoas com o objetivo de corresponderem entre si, contando as novidades, trocando informações, enviando e recebendo notícias de familiares e amigos.

AULA

48

A linguagem utilizada é de acordo com o nível de intimidade estabelecido entre o remetente – a pessoa que envia, e o destinatário – a pessoa que recebe. Podendo ser mais formal ou informal.

AULA

49

Como você sabe, todo e qualquer texto possui regras específicas para sua composição. Por isso veremos a seguir a forma pela qual devemos nos apoiar para que uma carta seja produzida de maneira correta. Veja:Em primeiro lugar, não devemos nos esquecer do remetente nem do destinatário. Para que a carta chegue ao destino você deve preencher corretamente o envelope.

AULA

50

Goiânia, 31 de julho de 2009

Querido amigo ________ (o nome da pessoa para a qual é destinada a carta)

Gostaria de dizer-lhe que estou com muitas saudades, e não vejo a hora de estarmos juntos outra vez!

Por aqui estamos todos bem, somente a saudade que nos incomoda. Mas estamos nos preparando para a grande viagem até sua casa.

AULA

51

Já fiz vários planos para aproveitarmos muito estas férias.

Um forte abraço...______________ (assinatura da pessoa que enviou a carta)

AULA

52

Central do Brasil: Cartas de Dora

AULA

53

1. Escrevam uma carta coletiva aos professores ministrantes, contando como estão caminhando nas atividades durante esse ano letivo. Enviem essa carta pelo correio para o Centro de Mídias. Teremos muito prazer de respondê-las.

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

54

Expressões numéricas com adição, subtração e multiplicação

As expressões numéricas são altamente necessárias para solucionarmos problemas cotidianos. Através do conhecimento das operações básicas da matemática, bem como da interpretação dos dados contidos nos problemas, podemos organizar o problema, extrair suas informações principais, convertê-lo a um modelo matemático e, por fim, efetuar os cálculos para a sua resolução.

AULA

55

Uma expressão numérica é composta de alguns elementos que deverão ser observados atentamente antes do início de sua resolução. É importante também, antes de explorarmos os elementos, chamar atenção para a ordem das operações matemáticas dispostas na expressão, ou seja, deveremos sempre resolver as multiplicações, para somente após operar com as adições e subtrações, efetuando os cálculos para a sua resolução.

AULA

56

Resolver uma expressão numérica significa encontrar um número resultante das operações indicadas. Nesse tipo de expressão envolvendo multiplicação, temos também a presença dos sinais da adição e da subtração, e os métodos resolutivos consistem em seguir as seguintes regras: 1º passo Dar preferência às multiplicações. 2º passo Após a resolução das multiplicações, resolva as adições, as subtrações.

AULA

57

Exemplos:a) 10 + 12 – 6 + 7

AULA

58

Exemplos:a) 10 + 12 – 6 + 7

AULA

59

Exemplos:a) 10 + 12 – 6 + 7 22 – 6 + 7

AULA

60

Exemplos:a) 10 + 12 – 6 + 7 22 – 6 + 7

AULA

61

Exemplos:a) 10 + 12 – 6 + 7 22 – 6 + 7 16 + 7

AULA

62

Exemplos:a) 10 + 12 – 6 + 7 22 – 6 + 7 16 + 7 23

AULA

63

b) 40 – 9 x 4 + 23

AULA

64

b) 40 – 9 x 4 + 23

AULA

65

b) 40 – 9 x 4 + 23 40 – 36 + 23

AULA

66

b) 40 – 9 x 4 + 23 40 – 36 + 23

AULA

67

b) 40 – 9 x 4 + 23 40 – 36 + 23 4 + 23

AULA

68

b) 40 – 9 x 4 + 23 40 – 36 + 23 4 + 23 27

AULA

69

c) 120 + 2 x 14 – 63

AULA

70

c) 120 + 2 x 14 – 63

AULA

71

c) 120 + 2 x 14 – 63 120 + 28 – 63

AULA

72

c) 120 + 2 x 14 – 63 120 + 28 – 63

AULA

73

c) 120 + 2 x 14 – 63 120 + 28 – 63 148 – 63

AULA

74

c) 120 + 2 x 14 – 63 120 + 28 – 63 148 – 63 85

AULA

75

1. Calcule o valor das expressões:

a) 12 + 16 + 8 x 3 – 5 =

b) 100 – 6 x 7 + 8 – 2 =

c) 64 – 8 + 5 x 5 – 3 =

d) 1 + 3 + 5 x 7 – 9 – 3 =

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

76

a) 12 + 16 + 8 x 3 - 5 = 12 + 16 + 24 -5 = 28 + 24 - 5 = 52 - 5 = 47

77

INTERATIVIDADE

b) 100 - 6 x 7 + 8 - 2 = 100 - 42 + 8 - 2 = 58 + 8 - 2 = 66 - 2 = 64

78

INTERATIVIDADE

c) 64 - 8 + 5 x 5 - 3 = 64 - 8 + 25 - 3 = 56 + 25 -3 = 81 - 3 = 78

79

INTERATIVIDADE

d) 1 + 3 + 5 x 7 - 9 - 3 = 1 + 3 + 35 - 9 - 3 = 4 + 35 - 9 - 3 = 39 - 9 - 3 = 30 - 3 = 27

80

INTERATIVIDADE

Resposta do Desafio do DiaVocê já escreveu uma carta? A quem foi endereçada? Qual foi seu objetivo?

81

INTERATIVIDADE FINAL