3º Salão de Outono - salon-automne-franca-brasil.com · contemporânea deriva do mesmo espírito...

92
3º Salão de Outono da América Latina de 8 à 31 de maio de 2015 Galeria Marta Traba Fundação Memorial da América Latina São Paulo BRASIL

Transcript of 3º Salão de Outono - salon-automne-franca-brasil.com · contemporânea deriva do mesmo espírito...

Page 1: 3º Salão de Outono - salon-automne-franca-brasil.com · contemporânea deriva do mesmo espírito de fraternidade que conduziu a criação do Salão de Outono de Paris, nos primórdios

3º Salão de Outonoda América Latina

de 8 à 31 de maio de 2015

Galeria Marta TrabaFundação Memorial da América Latina

São PauloBRASIL

Page 2: 3º Salão de Outono - salon-automne-franca-brasil.com · contemporânea deriva do mesmo espírito de fraternidade que conduziu a criação do Salão de Outono de Paris, nos primórdios

3º Salão de Outonoda América Latina

8 a 31 de maio de 2015abertura 7 de maio, 19 horas

Galeria Marta TrabaMemorial da América Latina

São Paulo BRASIL

REALIZAÇÃO:

Page 3: 3º Salão de Outono - salon-automne-franca-brasil.com · contemporânea deriva do mesmo espírito de fraternidade que conduziu a criação do Salão de Outono de Paris, nos primórdios

APOIO:

Mais uma vez o Memorial da América Latina traz para São Paulo um evento artístico com a mesma chancela conferida às grandes exposições que têm ocupado os espaços públicos da capital paulista. Por isso, com renovada satisfação e alegria pela oportunidade de mais uma vez sermos o veículo de integração da cultura de vários povos, damos as boas-vindas aos organizadores, curadores e artistas do 3º Salão de Outono da América Latina, que conosco ficarão até o final deste mês aqui na Galeria Marta Traba.

No ano passado, escrevi neste mesmo espaço que o Salão, impulsionado pela participação cada vez maior de artistas da América Latina e de outros continentes, vinha pela segunda vez ao Memorial para celebrar a fraternidade entre os povos. Afinal, esta confraternização universal da arte contemporânea deriva do mesmo espírito de fraternidade que conduziu a criação do Salão de Outono de Paris, nos primórdios do século passado.

Reitero o que disse com números que confirmam aquela premissa: nesta edição do nosso Salão de Outono participam 174 artistas de 24 países. No ano passado eram 129 artistas de 18 países Ou seja, em 2015, cresceu em 50% o número de países e houve um aumento de 34% em relação aos artistas participantes.

Assim, podemos dizer que o encontro plural de várias tendências e linguagens, repleto de artistas das mais diferentes etnias e nacionalidades, identifica definitivamente o Salão de Outono da América Latina como a representação coletiva da arte sem fronteiras, objetivo sempre perseguido pelos curadores da mostra, Eliana Minillo e Claude Martin Vaskou, em nome dos quais registramos o agradecimento de toda a equipe do Memorial .

JOÃO BATISTA DE ANDRADE, escritor e cineasta, é presidente da Fundação Memorial da América Latina

Um Salão de Liberdade e PluralidadeJoão Batista de Andrade

Page 4: 3º Salão de Outono - salon-automne-franca-brasil.com · contemporânea deriva do mesmo espírito de fraternidade que conduziu a criação do Salão de Outono de Paris, nos primórdios

Desde os primórdios da historia da humanidade, o convívio com a arte permeia o desenvolvimento com o individuo. Através da arte, o ser humano relaciona-se com os demais. Independente de suas raízes culturais, a arte exprime sua sociedade, no bem e no mal, retratada sob a perspectiva de um artista e vislumbrada pelo olhar coletivo. Através do intercambio entre artistas de distintas origens e culturas, o principio de liberdade revela-se como fonte de diversidade e sua prova de independência.

Sob este aspecto, o texto “Em defesa da liberdade de expressão artística” do catalogo de nosso 2° Salão de Outono da America Latina-SOAL 2014 pode ser considerado premonitório.

Foi pela liberdade de expressão que no dia 7 de janeiro de 2015, em Paris, Cabu e Wolinski- dois cartunistas do jornal satírico Charlie Hebdo- padrinhos das duas ultimas edições de 2013 e 2014 do Salon d’Automne de Paris, pagaram com suas vidas...

Abrimos nosso 3°Salão de Outono da América Latina, prestando nossa sincera homenagem a eles, expondo as capas dos catálogos da 112° e 113° edição do Salon d’Automne realizadas respectivamente pelos dois, reafirmando nossa indefectível vontade de defender a liberdade de expressão.

Nosso conturbado cenário histórico atual, se reflete naturalmente no fazer artístico contemporâneo, onde os muros de distinção de técnicas, temas e conceitos, naturalmente veem abaixo.

Acreditamos ser inconcebível classificações desse porte nas artes nos dias de hoje... a exemplo dos salões acadêmicos que barraram os artistas modernos.

A arte, no exercício pleno de sua liberdade de expressão, é eclética, portanto não admite mais barreiras.

Assim como os modernistas reivindicavam por uma maior autonomia e essencialismo da arte, a arte conceitual foi um modo de ação " guerrilheiro" contra os poderes então estabelecidos, manifestos na forma de um modernismo institucionalizado, tanto no âmbito do mercado quanto das universidades. Hoje, numa época de globalização, graças a este legado, as fronteiras entre as diferentes formas de expressão artística tornaram-se indistintas.

Confirmando esta ausência de fronteiras, fomos convidados a participar da 3° Bienal de Arte e Literatura do Cairo em fevereiro 2014 com uma delegação composta de 7 artistas, sendo Eliana Minillo, artista convidada de honra; e tendo a participação também de Walter Miranda , presidente da Nova APAP e, Angela Barbour, gerente da Galeria Marta Traba do Memorial, integrando esta delegação.

O Presidente deste evento, Abdelrazek Okasha é convidado de honra desta nossa terceira edição de 2015, que homenageia Jean Desvilles, vice-presidente do Salon d’Automne de Paris.

Desvilles segue sendo um explorador incansável dos campos artísticos, passando da cenografia ao desenho, do desenho ao cinema, do cinema à pintura; dos ballets de Maurice Béjard ao atelier de André Lhotte, do surrealista Max Ernst à Pablo Picasso.

Nossa 3° edição do SOAL exibe com orgulho uma pequena seleção de seus filmes, assim como de sua pintura de veia surrealista, convivendo em harmonia ao lado do expressionismo de nosso amigo Abedelrazek Okasha.

Gostariamos de registrar aqui, mais uma vez, nossos mais sinceros agradecimentos aos nossos parceiros da Fundação Memorial da America Latina que, acreditando na importância da continuidade de nosso Salão, mais uma vez abre suas portas e seus braços para nos acolher na figura de seu Presidente, João Batista de Andrade; de seu Diretor Cultural, Felipe Macedo; de Angela Barbour, gerente da Galeria Marta Traba, para o sucesso deste evento.

Fato comprovado, dois anos depois de seu nascimento em 2013, o Salão de Outono da América Latina já é visto como uma das grandes exposições internacionais de artes visuais de São Paulo. Neste ano de 2015, foram selecionados pelo juri 250 obras, de 174 artistas de 24 diferentes nacionalidades. Os 107 artistas brasileiros que integram esta mostra são originários de 70 municípios - de Manaus à Porto Alegre- comprovando sua solida base artística no Brasil.

Obrigado aos artistas, este Salão existe sobretudo por sua persistência e coragem. Viva a Arte, em todas as suas formas de expressão!

Claude Martin Vaskou e Eliana Minillo

Curadores do SOAL 2015

SOAL 2015 - A arte sem fronteiras!!

Page 5: 3º Salão de Outono - salon-automne-franca-brasil.com · contemporânea deriva do mesmo espírito de fraternidade que conduziu a criação do Salão de Outono de Paris, nos primórdios

Nesta esteira, a escultura, a arquitetura, a fotografia, a musica e a poesia , seguirão estes movimentos e, Sigmund Freud começa a analisar a influência da arte no comportamento humano. Enfim, a arte torna-se uma parte ativa de nossas vidas encontrada também na publicidade, no cinema e na literatura.

É um século de audacia, é um século de ouro.

A «Exposição Internacional» de 1937 em Paris, sera uma tentativa de realizar no século XX a sintese da arte: pintura, escultura, arquitetura. Contudo, a « Guernica » de PICASSO remete ao mundo, sua carta de luto à civilização, a preocupação pela gerra que destruirá uma boa parte da Europa. É o momento do desaparecimento dos « Gigantes » da Arte Moderna: KLEE, DELAUNAY, KANDINSKI, MONDRIAN, BONNARD. Mas também, é também quando surge uma nova geração de pintores de vanguarda: GORKY, POLLACK, ROTKO, em Nova iorque e, em Paris: DUBUFFET, WOLS, MATHIEU, VASARELY, BAZAINE, e na Bélgica o movimento « COBRA ».

O « Pop Art » toma o pódium do « Expressionismo abstrato » com WARHOL e TAPIES triunfando no mundo inteiro, Paris perde o trono para New York, a arte é internacional, cada pais apresenta seus artistas. É a época de todas as ousadias, a ruptura é completa com os primeiros anos do século 20, a arte se engaja simultaneamente nas direções as mais opostas, Picasso nos deixa, outros artistas ocupam a cena, são eles: BACON, SOULAGES, TINGUELY, Niki de SAINT-PHALLE, COMBAS, etc...

O combate pela Arte Moderna parece triunfar. Está em toda parte: na imprensa, nos museus, nos cinemas. É à partir deste momento que o futuro se anuncia, sem que ninguém , é claro, possa prever com precisão o que se sucedera; cada artista têm, portanto , a liberdade de se manifestar seguindo sua propria inspiração.

Jean DesvillesPINTOR

Vice-Presidente do Salon d’AutomnePresidente da Associação Les Amis du Salon d’Automne de Paris

A aventura da arte do século XX ao XXIFrequentemente se comparou a Revolução da Arte Moderna ao que se produziu no periodo do “Renascimento” quando os artistas passaram do período “medieval” às novas descobertas técnicas, sobretudo da perspectiva, rompendo com as tradições ancestrais, e perturbando os habitos mentais e as sensibilidades.

Isto também é percebido com o surgimento do Impressionismo, mas especialmente em 1905 com o surgimento do Fauvismo. MATISSE, DERAIN, VLAMINCK, MARQUET... preocupados essencialmente com o papel fundamental da Cor, trazendo junto aos amantes da arte, hostilidade, escárnio e incompreensão.

A ruptura definitiva será feita em 1907 por um só homem: “Picasso”, aos 26 anos, morando em Montmartre no « Bateau-Lavoir » ao abandonar seu estilo do periodo “Azul” e “Rosa” por uma grande e “Monstruosa” composição inspirada pela arte africana e pela escultura ibérica: « Les Demoiselles d’Avignon ». O filho pródigo é imediatamente repudiado por seus fervorosos admiradores, Apollinaire e até mesmo Braque com quem torna-se mais tarde criador do « Cubismo ». A partir de então, a arte de tradição é eliminada. Não mais escolas, não mais regras. Finalmente o artista é libertado de todos os seus constrangimentos, livre de todas as restrições, um grande vazio se abre diante dele. O que farão estes artistas? Eles são confrontados à teoria da “Relatividade”, à teoria “Quantica”, as ciências não são exatamente precisas! Colocando o indeterminismo em todas as formas de espiritualidade! Fim dos quadros estravagantes, fim da pintura historica, os « Déjeuners sur l’herbe » dos impressionistas, os pores do sol. Viva o infinito! Viva tudo e nada!

Assim, em 1910, KANDINSKY cria a primeira aquarela “Abstrata”, PICASSO e BRAQUE são assombrados pela divisão do átomo, DUCHAMP pelas especulações da matemática sobre os espaços à “N” dimensões. MALEVITCH e MONDRIAN pelo rigor da Filosofia. Nesse momento, novos movimentos surgem, o « Suprematismo» , o « Dadaismo », bem como o « Expressionismo abstrato » ; o « Futurismo », o « Surrealismo e o « Construtivismo ».

Page 6: 3º Salão de Outono - salon-automne-franca-brasil.com · contemporânea deriva do mesmo espírito de fraternidade que conduziu a criação do Salão de Outono de Paris, nos primórdios

Jean Desvilles,Testemunho Vivo da História da Arte

Moderna e Contemporânea Artista em tempo integral, Jean Desvilles é cineasta,cenógrafo,diretor teatral e pintor.

Apos concluir seus estudos em Ciências Humanas, Jean Desvilles passa a frequentar o atelier de Andre Lhote, permanecendo por diversos anos como seu aluno.

Paralelo ao seu trabalho plastico, interessado pela historia da Dança, em particular os cenários e figurino do ballet, ele pesquisa e estuda na biblioteca da Opera de Paris vindo a conhecer nesta época o dançarino e coreografo Maurice Bejart, que lhe confia a criação dos cenários, figurino e iluminação cenográfica de seus ballets; bem como Janine Charrat, Milorad Miskovitch e outros diretores de teatro, de cenografia, e de efeitos cenográficos passam a lhe confiar seus espetáculos.

Conhece o pintor Max Ernest, que além de lhe dar conselhos, lhe contrata para realizar seu primeiro filme sobre arte : “ Dorothea Tanning “, e em seguida suas colagens surrealistas “Uma Semana de Bondade” ou “Os sete pecados capitais”. Filme este que vem a ser apresentado no Museu D’Orsay, durante a exposição de Max Ernest. Conhece Pablo Picasso por intermédio de Michel Leiris, e sobre ele realiza o filme “Picasso-Romancero do Picador “.

Jean Desvilles é selecionado para expor na “ Primeira Bienal de Paris” no Museu de Arte Moderna de Paris.

O Centro Georges Pompidou, durante seu Festival de Filmes sobre Arte, selecionou e projetou 22 de seus filmes históricos e de caráter social, tendo como tema Jacques Prévert, Boris Vian, entre outros.

Trabalhou para a rede de televisão TF1 na serie “Tempos X” dos irmãos Bogdanoff. No teatro Le Lucenaire, adapta e dirige a peça “Philosophie dans le boudoir” do Marques de Sade.

Paralelamente, sem deixar de pintar, suas obras são apresentadas em diferentes exposições coletivas, principalmente nos Salões de Paris :Salon d’Automne, Societé Nacionale des Beaux-Arts, Comparasion, etc.

Foram organizadas diversas exposições individuais com seus quadros em galerias na França e no estrangeiro : China, Japão, Coreia, Espanha, Estados Unidos, etc. Uma retrospectiva com mais de 80 de suas obras foi organizada pelo Museu de Cordes-sur-Ciel, no sul da França.

Em 1985, o pintor Edouard Mac’Avoy lhe convida para integrar o Conselho de Administração do Salon d’Automne de Paris. Ele é o responsável desde então pela Seção de Áudio-Visual, e participa deste Salão também como pintor expositor.

Jean Desvilles realiza inúmeros filmes sobre as exposições históricas do Salon d’Automne. Atualmente, ele é Vice-Presidente do Salon e um de seus principais animadores, sendo também Presidente da Associação Les Amis du Salon d’Automne de Paris. Igualmente é administrador da Societé Nationale des Beaux Arts, tendo recebido os prêmios “Prix du Surrealisme” e também o “ Prix Jean Anouilh”.

Um explorador do mundo artístico do século XX, ele atualmente ele segue sua carreira expondo tanto na França como no exterior, e aceitou gentilmente integrar nosso juri para esta 3° edição do Salão de Outono da América Latina, presente pessoalmente.

Page 7: 3º Salão de Outono - salon-automne-franca-brasil.com · contemporânea deriva do mesmo espírito de fraternidade que conduziu a criação do Salão de Outono de Paris, nos primórdios

Okasha, Artista Homenageado do 1ª Salão de Outono da América Latina,

É nosso Convidado de Honra para o 3º SOAL Pintor, escultor e critico de arte, Abdelrazek Okasha nascido no Cairo em 1968, é fruto do encontro da civilização Europeia com a grande civilização Egípcia, em um momento chave na historia do século XX. Tendo estudado Belas Artes no Cairo e na França, Okasha participou de numerosas exposições em pelo menos 28 países; tendo sido por mais de 30 vezes convidado de honra em diversas delas. É hoje é reconhecido como um dos maiores expoentes do Expressionismo Árabe.

No ano de 2009, foi nomeado Membro do Conselho de Administração do Salon d’Automne de Paris, justamente por seu pioneirismo na aproximação das relações entre a França e o Mundo Árabe no campo das Artes Visuais e da Poesia deste nosso século.

Alem de sua trajetória artística, Okasha é o idealizador da Bienal de Arte e Literatura do Cairo- nos anos de 2009, 2011 e 2014.

Estas três edições da Bienal, realizadas em parceria com o Salon d’Automne de Paris, contribuíram para a criação de uma verdadeira passarela entre as artes visuais ocidentais a produção artística do Mundo Árabe.

Esta ponte se estendeu ao continente sul-americano em fevereiro de 2014, quando o Brasil foi convidado de honra na 3° Bienal de Arte e Literatura do Cairo, sendo os curadores do SOAL: Eliana Minillo, artista homenageada e Claude Martin Vaskou, membro do juri de premiação.

Os mesmos curadores do SOAL foram solicitados à apresentar uma pequena delegação composta por sete artistas brasileiros que participaram da mostra realizada no Egito e, também de workshops e palestras que integraram esta jornada.

Desta maneira, uma nova ponte cultural se abriu entre o Brasil e os Artistas do Mundo Árabe, que se confirma em nossa 3° edição do Salão de Outono da América Latina, pela presença de 14 artistas da Argélia, Egito, Líbano, Marrocos, Tunísia, entre os artistas selecionados, reafirmando o espirito dos fundadores do Salon d’Automne de Paris, à 112 anos atrás; promovendo a verdadeira Fraternidade das Artes e dos Artistas, sem qualquer descriminação.

Seja Bem Vindo Okasha !

“Acima de nossos interesses, está o princípio da liberdade que o artista, mais que nenhum outro, deve defender »

(Eugène Carrière, Presidente de Honra do Salon d’Automne, 1904)

Page 8: 3º Salão de Outono - salon-automne-franca-brasil.com · contemporânea deriva do mesmo espírito de fraternidade que conduziu a criação do Salão de Outono de Paris, nos primórdios

Juri de Seleção3°SOAL

Integraram a mesa: Ângela Barbour, gerente da Galeria Marta Traba; Claude Martin Vaskou, comissário do SOAL; Eliana Minillo, artista visual e co-comissária do SOAL; Ida Zami, artista plastica; Nino Millan, escultor; Yugo Mabe, pintor e artista; e Jean Desvilles, pintor, cineasta, vice-presidente do Salon d’Automne de Paris.Das 416 inscrições validadas oriundas de 29 diferentes nacionalidades, foram selecionadas 252 obras de 174 artistas provenientes de 24 diferentes países. As disciplinas representadas são: pintura, fotografia, escultura, instalação, performance, vídeo, street-art, livro de artista e artes gráficas em suas mais diversas formas de expressão.

Eliana Minillo -Artista natural de São Paulo é licenciada em Educação Artística pela FAAP e sendo na época assistente do Curso de Gravura desta mes-ma fundação. Participou em 1983 do projeto de mural Anglo-brasileiro (sob a direção do muralista britânico Walter Kershaw).Em 1990 foi responsá-vel pela coordenação de curso ministrado no Centro Cultural São Paulo. Foi responsável pela concepção e projeto para a sala multimídia «Academie» do Grupo ACCOR- Brasil, realizado em 2006. Desde 2007 é responsável pela pesquisa, documentação e catalogação da obra do artista alemão Walter Lewy, sendo co-autora do filme/documentário sobre o artista “Walter Levy, Pintor do Silêncio” e autora do documentário ”Memoria Surrealista” sobre o mesmo artista. Foi duas vezes premiada no Salon d’Automne de Paris, em 2008- 1°Prêmio de Pintura, e em 2010- Prêmio Géant des Beaux Arts. Re-cebeu Menção Honrosa na 1° e 2° Bienal do Egito em 2009 e 2011, respectivamente e convidada de honra para a 3° edição desta Bienal que acon-teceu em Fevereiro de 2014; Recebeu Menção Honrosa no Salon d’Automne de Ryiad em 2010. Foi selecionada pelo comitê russo para participar, durante as comemorações do Ano da França na Rússia em 2010, da edição comemorativa do Salão de Outono em Moscou. Em 2011, integra a ex-posição « Salon d’Automne- L’ART MODERNE DU XX° SIÈCLE»-de Renoir à David Hamilton ; por ocasião do lançamento do livro de autoria de Noël Co-ret, presidente do Salon d’Automne de Paris. Unica artista representante da América do Sul convidada pela rede de televisão Al Jazeera em Doha, Qatar, juntamente com outros 14 artistas de renome internacional para participar do Simpósio sobre a Liberdade em 2011. Participa em 2015 pela ter-ceira vez da exposição do Salon d’Automne em Tokio. Em 2012 realizou exposição individual na Maison d’Amérique Latine de Mônaco. E membro da Fundação Taylor Paris e da Société du Salon d’Automne de Paris. Idealizadora, ao lado de Claude Martin Vaskou, do Salão de Outono da América Latina.

Ida Zami -Artista Plástica, Artista plástica joalheira, professora , curadora e escritora de livros de Arte Ilustrados,com formação na Faculdade de Belas Artes de S. P.e vasto currículo nacional e internacional.Participou de exposições coletivas no Brasil, como por exemplo,na Pinacoteca do Estado de São Paulo, Paço das Artes, Sesc Pompéia, Memorial da América Latina,e individuais, tais como, na Funarte,na Biblioteca Pública Alceu de Amoroso Lima,Assembléia Legislativa e outras. No exterior, expôs em Taipei-Taiwan, na República da China. Em Portugal: em Lisboa e no Porto.Na França, em Paris. Na Suécia, em Gotemburgo.Na Itá-lia, em Veneza, e recebeu convite para uma exposição individual de 20 telas, na Bay Gallery,( anexa ao Guggenheim Soho de New York).Professora de desenho, pintura e composição, em cursos e oficinas, no Paço das Artes, Mube , Mac Ibirapuera, e em Oficinas culturais pela secretaria da cultura de S. P. Curadora em vá-rias exposições, no Espaço de Arte Ida Zami, e outras. Membro do Juri , juntamente com Constanza Pascolatto e Rui Ohtake, , no concurso World’s Best Jewelry Designer, organizado pela joalheria, Joias Rosa Okubo, em 1997. Fez dois Livros de Arte Ilustrados(curadoria e texto):Eduardo Iglesias, e Chris Trucco: Arte Visual.

Jean Desvilles -Apos concluir seus estudos em Ciências Humanas, Jean Desvilles passa a frequentar o atelier de Andre Lhote, frequentando suas aulas por diversos anos. Paralelo ao seu trabalho plastico, ele estuda na biblioteca da Opera de Paris, a historia da Dança, em particular os cenários e figurino do ballet. Nesta época, ele conhece o dançarino e coreografo Maurice Bejart, que lhe confia a criação dos cenários e figurino de seus ballets e, em seguida também lhe confia a iluminação cenográfica, bem como Janine Charrat, Milorad Miskovitch e outros diretores de teatro, de cenografia, e de efeitos cenográficos passam a lhe confiar seus espetáculos. Conhece o pintor Max Ernest, que além de lhe dar conselhos, lhe contrata para realizar seu primeiro filme sobre arte : « Doro-thea Tanning », e em seguida suas colagens surrealistas : «Uma Semana de Bondade ou Os sete elementos capitais ». Filme este que vem a ser apresentado no Museu D’Orsay, durante a exposição de Max Ernest. Em seguida ele conhece Pablo Picasso , por intermédio de Michel Leiris e realiza o filme : « Picasso-Ro-mancero do Picador ». Jean Desvilles é selecionado para expor na « Primeira Bienal de Paris »no Museu de Arte Moderna de Paris. O Museu de Arte Moderna « Centro Georges Pompidou », durante seu Festival de Filmes sobre Arte, selecionou e projetou 22 de seus filmes. Paralelamente, sem deixar de pintar, suas obras são apresentadas em diferentes exposições coletivas, principalmente nos Salões de Paris : Salon d ’Automne, Societé Nacionale des Beaux Arts, Com-parasion, etc. Foram organizadas diversas exposições individuais com seus quadros em galerias na França e no estrangeiro : China, Japão, Coreia, Espanha, Estados Unidos, etc. Uma retrospectiva com mais de 80 de suas obras foi organizada pelo Museu de Cordes-sur-Ciel. Em 1985, o pintor Edouard Mac’Avoy lhe convida para integrar o Conselho de administração do « Salon d’Automne de Paris ». Ele é encarregado da Secção de Áudio-Visual, e participa também como pintor expositor. Jean Desvilles realiza inúmeros filmes sobre as grandes exposições do Salon d’Automne. Atualmente, ele é Vice-Presidente do Salon e um de seus principais animadores. E também Presidente da Associação « Les Amis du Salon d’Automne de Paris » Igualmente é administrador da « Societé Na-tionale des Beaux Arts » tendo recebido os prêmios « Prix du Surrealisme » e também o « Prix Jean Anouilh ». Atualmente ele segue sua carreira expondo tanto na França como no exterior ; e aceitou gentilmente integrar nosso juri para esta 3° edição do Salão de Outono da América Latina, presente pessoalmente.

Yugo Mabe - Nascido na cidade de Lins, no estado de São Paulo, a 01 de maio de 1955. Formado na faculdade no curso de publicidade e propaganda pela FIAM em 1977. Participou de diversos Salões : 1972 e 1975- Salão Bunkyo/SP; 1975 e 1982- Salão Paulista de Belas Artes/SP; 1978/80/82/84/88/90- Sa-lão Brasileiro de Arte/SP. Realizou diversas exposições individuais: 1980 e 1983- Documenta Galeria de Arte/ SP; 1982 e 1988-Realidade Galeria de Arte/RJ; 1983- Escritório de Artes Ligia Fortes/MG ; 1984-Galeria de Arte Antonio Bandeira/RJ; 1985-Banco Europeu,Campinas/SP; 1987 – Yutaka Sanematsu Escritório de Arte/SP; 1991/93/96 – Votre Galerie de Arte/RJ; 1991 e 1994-Galeria de Arte Alencastro Guimarães/RS ; 1992- Bahiarte Galeria de Arte/PR; 1995 – Beatriz Telles Escritório de Arte/SC ; 1996- Joh Mabe Escritório de Arte/SP ; 1999-Espaço Cultural Grãn Meliá/SP ; 2001 Embaixada do Brasil, Tokyo/Japão ; 2001-Promo-Arte Latin American Art Gallery, Tokyo/Japão ; 2003-Beatriz Telles Escritório de Arte/SC; 2004-Espaço Cultural VIVO/SP; 2005-Centro de Artes Lais de Mendonça/SP; 2006- Tokyo Art Collection /Tokyo; 2006 Beatriz Telles Escritório de Arte/SC. Dentre as inúmeras exposições coletivas podemos destacar: 1979- Exposição comemorativa ao 70º aniversário da imigração japonesa no Brasil/SP; 1983 – Exposição comemorativa ao 75º aniversário da imigração japonesa no Brasil/SP; 1985-“Sete pintores e suas tendências”, Portal Galeria de Arte/SP; 1987-Fernando Paz Escritório de Arte/BH; 1988- “Visões da Borda do Campo”, Marusan Galeria de Arte/SP; 1990 – “Pantanal- Sete Visões”, Visual Galeria de Arte/DF; 1992 -Internacional Art Exposition – “Art Miami 92”; 1993 – Portugal – Japão, Museu de Arte Brasileira/SP ; 1994- “Mabe, a Arte de Uma Família – Joh Mabe Escritório de Arte/SP; 1995 -“Brasil –Japão, Arte “Fundação Mokiti Okada/SP; 1995-“7 Samurais da Arte Brasileira” /DF; 1995- Exposição Centenário de Amizade Brasil-Japão, Museu Metropolitano de Curitiba/PR ; 1996-“Tempo Virtual”, Espaço Paulista de Arte – SP ; 1996-“Três Tendências, Bahiarte Galeria de Arte – PR ; 1996-8º Salão Brasileiro de Arte, Fundação Mokiti Okada/SP ; 1999-“Yugo e Manabu Mabe Family”, Tsuruya Galery Kumamoto /Japão ; 2005 – “Primavera” /Portugal ; 2006- Matsuri-Aliança /Florianópolis ; 2007- Herança Nipônica /SP ; 2008- Presença Japonesa na arte Brasileira- Palácio dos Bandeirantes/SP ; 2008- Bandeira branca na terra roxa /Brasília ; 2008- Do Ukiyo ao Mangá Espaço Cultural BM&F Bovespa/SP ; 2008 – Arte.Brasil-Japão.Moderno e Atual /SP ; 2008 – Abraços na ArtBrasil- Japão – Palacete das Artes /BA.

Presidido por Eliana Minillo, o juri para a 3° edição do Salão

de Outono da América Latina se reuniu entre os dias 23 e 26 de fevereiro de 2015 na Galeria Marta Traba, do Memorial da

América Latina.

Ângela Barbour -Artista plástica, nasceu , vive e trabalha em São Paulo. Doutora em Artes pela UNICAMP, Mestre em Artes pela USP. Gerente da Galeria Marta Traba da Fundação Memorial da América Latina, onde desenvolveu Metodologia de Produção de Imagens Táteis para Deficientes Visuais, tendo um de seus trabalhos sido incorporado ao Museu do Louvre. Na base de seu trabalho estão o desenho e a gravura, sendo sua atual produção em intervenções e perfor-mances, e a pesquisa e registros destas em fotografias, vídeos e cadernos de artista. Já mostrou seu trabalho na Alemanha, Argentina, Brasil, Cuba, Itália, França, Peru, Portugal, Romênia e Venezuela.

Claude Martin Vaskou -Ex-diplomata francês é colecionador de pintura e escultura brasileira, de esculturas pré-hispânicas, de arte suméria, de arte russa, entre outros. Desde 2006, consagra-se tempo integral à Arte com o objetivo a promoção da pintura e escultura brasileiras e latino-americanas. Seu envol-vimento com as Artes Plásticas deu inicio em 1968; desde então, o seu contato com a arte é intenso. Recebeu o título de “Officier” da Ordem do Mérito da França e também, o título de Cavalheiro da Ordem do Mérito Civil Espanhol. Viveu em dez países: três na América Latina, quatro no Oriente Médio e três na Europa, visitou mais de cinquenta países durante a sua vida profissional. Idealizador da Exposição “ D’une rive à l’autre” –Esculturas da França e do Brasil nas coleções brasileiras; exposição esta chancelada pelo comitê misto franco-brasileiro, por ocasião do Ano da França no Brasil em 2009. Responsável e coordenador do processo de doação da Escultura de Victor Brecheret “A portadora de Perfume” instalada no jardim do Presidente do Senado Francês- no Jardim de Luxemburgo- desde outubro de 2010. Idealizador da exposição “Walter Lewy,Mestre do Surrealismo no Brasil” que aconteceu em agosto 2013, na Fundação Nemirovsky em São Paulo, detentor dos direitos autorais sobre a obra do artista, e produtor do filme/documentário sobre o mesmo. Desde 2008 é responsável pela curadoria de diversas exposições na Europa de artistas brasileiros e sul-americanos, sendo responsável também pelas delegações de pintores brasileiros no Salon d’Automne de Paris. Nomeado em 2009 como membro do Comitê Internacional do Salon d’Automne de Paris, encarregado da América Latina. Idealizador, ao lado de Eliana Minillo do Salão de Outono da América Latina e Presidente do Conselho de Administração do Salon d’Automne França-Brasil desde a sua fundação, em 2010.

Nino Millan -Nasceu em 1956 na cidade de São Paulo-SP-Brasil, filho de catalães (Catalunha-Espanha). E artesão, projetista, designer e artista plástico. Após seus estudos secundários e cursos específicos em Projetos de Ferramentas , Projeto de produtos e Desenho Mecânico, dedica-se a ferramentaria, profissão de seu pai a quem ajudava desde os 12 anos de idade. Inicia sua carreira nas artes plásticas (esculturas, objetos, pinturas) como autodidata através de pesquisas pessoais, se aprimorando posteriormente em Cursos e Atelier de Artes Plásticas .E diretor da APAP ( Associação de Artistas Plásticos de São Paulo. Possui uma empresa metalúrgica aonde faz suas obras e também para outros artistas. A chapa de ferro e o aço inoxidável são os materiais sobre os quais Nino Millan experimenta há tempos com o esmerilho, a chama oxídrica e os instrumentos afins , na busca da essência do material na sua maior expressão , a matéria prima já e por si só arte.

Page 9: 3º Salão de Outono - salon-automne-franca-brasil.com · contemporânea deriva do mesmo espírito de fraternidade que conduziu a criação do Salão de Outono de Paris, nos primórdios

O 3° Salão de Out onoda América Lat ina

apresenta...

O 3° Salão de Outonoda América Latina

apresenta...

Page 10: 3º Salão de Outono - salon-automne-franca-brasil.com · contemporânea deriva do mesmo espírito de fraternidade que conduziu a criação do Salão de Outono de Paris, nos primórdios

A ar t e de. . . 2-Abram 3-Adriana Silva y Rosas 4-Alicia Esquivel 5-Altina Felício 6-Amarildo Correa 7-Ana Gomes 8-Ana Novi 9-Ana Santos10-André Bauduin11-Andrey Rossi12-Angel Roy13-Angela Oskar14-Anne & Gilles15-Arza Rose Steinmetz16-Assaf17-Boldi18-Bozena Pilat19-Bruno Bernardi20-Bruno Novaes21-Byad Souad

23-Carolina Mitsuka24-Carolina Saidenberg25-Catherine Boisvenue26-Catherine Robin27-César28-Charly Techio29-Chris Hall30-Cibele Degrazia31-Claire Jean32-Claudio Dantas33-Clemente Meyer34-Coletivo de Gravura35-Danielle Le Bricquir36-Della Valle Martins

38- Diana Proença Modena39-Diego Kröger40-Dircéa Mountfort41-Dromain Marnie

42-Duas Marias43-Dulci Montico44-Eddie Terzi45-Eduardo Medici46-Elcio Miazaki47-Elena Rivero48-Elena Rotta49-Elias Dib50-Elle de Bernardini51-Elmo Martins52-Elodie Huré53-Eloisa M Costal54-Elza Carvalho55-Esmeralda G. Silva56-Esther Bianco57-Eufrosina Umezawa58-Everson Fonseca59-Fernando Ekman60-Florido61-Frattini62-Fuminori Ohashi63-Generoso64-Gilda Lima65-Gilvan Domingos66-Gizé67-Gonza Gladys Estela68-Graciela Marrero69-Hannelore Jacobowitz70-Hans Hosse71-Helena Ribeiro72-Helio Schonmann73-Hermano Luz74-Hervé Gevrey

76-Ilham Laraki Omari

78-Isabella Finholdt79-Iva Sonda80-Jean-Luc du Verneuilh81-Jean-Bernard Pouchous82-Jeane Garbi

83-Joedy Marins 84-José Elffer 85-José Roberto Carvalho 86-Juan Carlos Alvarado

88-Leandro Santiago 89-Leila Biscuola 90-Lilian Arbex 91-Lilli Vilela 92-Liria Varne 93-Lua Clara Santana 94-Lucia Singer 95-Lucio Mora 96-Lucio Volpini 97-Lujan Funes

99-Malu Montesino100-MaMa101-Marcello Jardim102-Marcelo Martiarena103-Marcelo Vitiello104-Marcia Rosemberg105-Marcio Cintra106-Marcos Akasaki107-Marcus Marchi108-Margarita G.Barreto109-Maria Eugenia Simões110-Maria Nasrallah111-Mariana Canet112-Mariana Ferraro113-Mariangela Ratto114-Mary Carmen Matias115-Michael Silva116-Mina Lagarde117-Miori Odamaki118-Miriã Cavalcanti119-Monica Barro

121-Nathalie Grange122-Nicolas Moline123-Nicole King124-Pama Loiola

126-Paulo Fuscaldo127-Paulo Lara

128-Plinio Arenare129-R. Pedrosa130-Rafael Berezinski131-Rafael Murayama132-Regina Hornung

134-Ricardo Tatoo135-Richard O’Connel136-Rick Rodrigues137- Roberto Giannecchini- GIA138-Rodrigo Marques139-Roger Bellido140-Roque Villamil141-Rosalva (ro) Siqueira142-Rubens A.C. Cästro143-Sandra Carrillo144-Sandra Martinelli145-Sandrine Aléhaux146-Sandrine Maia147-Sead Emric148-Ser.à.Linha_do149-Sergio Camara150-Si Lakhal Nazim

152-Silvana Borges153-Simone Fonseca154-Sônia Valério

156-Stella Gomide157-Sueli Costa158-Takita159-Tedy Colombini160-Telma Richter161-Tiago Silva162-Tial163-Tom Miyasaka164-Tounée165-Tupac Katari166-Vanda Ramirez167-Vanessa CTReis168-Victoria Lapiedra169-Willy Jupp170-Wojtek Kowalczyk171-Yolanda172-Zeinab Nour173-Zilamar Takeda

AbramBordeaux- França

MephistoEscultura em bronze

41 x16 x 16 cm 5,5 kg2014

[email protected]

2

Page 11: 3º Salão de Outono - salon-automne-franca-brasil.com · contemporânea deriva do mesmo espírito de fraternidade que conduziu a criação do Salão de Outono de Paris, nos primórdios

Adriana Silva y Rosas Montevidéo- Uruguay

Memoria Imigrante II

Nanquin sobre papel20 x 20 cm

[email protected]

3

Alicia EsquivelBuenos Aires- Argentina

AnidandoPonta de prata e tinta s/ tela

65 cm X 170 cm2014

[email protected]

4

Page 12: 3º Salão de Outono - salon-automne-franca-brasil.com · contemporânea deriva do mesmo espírito de fraternidade que conduziu a criação do Salão de Outono de Paris, nos primórdios

Altina Felício São Paulo/SP- Brasil

Olhos d’Água 1

Gravura metal- ponta seca e agua forte s/papel59,5 x 38,5 cm

[email protected]

5

Amarildo CorreaSão Caetano do Sul/SP- Brasil

DecadênciaFotografia

45 X 30 cm2014

[email protected]

6

Page 13: 3º Salão de Outono - salon-automne-franca-brasil.com · contemporânea deriva do mesmo espírito de fraternidade que conduziu a criação do Salão de Outono de Paris, nos primórdios

Ana Gomes Taboão da Serra/SP- Brasil

Vestida de Cor Acrílico s/ tela 80 x 60 cm

2014

[email protected]

7

Ana NoviSão Paulo/ SP- Brasil

Queda IIIFoto digital60 x 60 cm

[email protected]

8

Page 14: 3º Salão de Outono - salon-automne-franca-brasil.com · contemporânea deriva do mesmo espírito de fraternidade que conduziu a criação do Salão de Outono de Paris, nos primórdios

Ana SantosLousado- Portugal

Posse e DevoçãoColagem

43 x 31,5 cm2014

[email protected]

9

André BauduinRio de Janeiro- Brasil

Suporte-seFoto e Assemblage

100 x 100 cm

[email protected]

10

Page 15: 3º Salão de Outono - salon-automne-franca-brasil.com · contemporânea deriva do mesmo espírito de fraternidade que conduziu a criação do Salão de Outono de Paris, nos primórdios

Andrey RossiPorto Ferreira/ SP-Brasil

ExpurgoCaneta,tinta óleo sobre papel datilografado

45 x 36 cm2014

[email protected]

11

Angel RoyParis- França

Boat Factory Fotografia

50 x 70 cm2012

[email protected]

12

Page 16: 3º Salão de Outono - salon-automne-franca-brasil.com · contemporânea deriva do mesmo espírito de fraternidade que conduziu a criação do Salão de Outono de Paris, nos primórdios

Fragmentos Em MimTécnica mista: Pintura e Papier Machê

60 x 60 cm2015

[email protected]

Angela OskarChile

13

Anne & Gilles Paris- França

ConfidencesFotografia, desenho digital impresso s/ tela

80 x 80 cm2013

[email protected]

14

Page 17: 3º Salão de Outono - salon-automne-franca-brasil.com · contemporânea deriva do mesmo espírito de fraternidade que conduziu a criação do Salão de Outono de Paris, nos primórdios

Arza Rose SteinmetzIsrael

Aonde você for ali você está #1Montagem digital de duas fotografias

43 x 50 cm2014

[email protected]

15

Assaf São Paulo -Brasil

PortalEscultura em cobre e aço inox

34 x 29 x 6 cm2014

[email protected]

16

Page 18: 3º Salão de Outono - salon-automne-franca-brasil.com · contemporânea deriva do mesmo espírito de fraternidade que conduziu a criação do Salão de Outono de Paris, nos primórdios

GenèzeEscultura em alumínio patinado

30 x 52 x 32 cm2014

[email protected]

Bold Budapeste- Hungria

17

Bozena Pilat Cracovia- Polônia

Sem Titulo 2Fotografia impressa s/papel fotográfico

35 x 50 cm2014

[email protected]

18

Page 19: 3º Salão de Outono - salon-automne-franca-brasil.com · contemporânea deriva do mesmo espírito de fraternidade que conduziu a criação do Salão de Outono de Paris, nos primórdios

Bruno BernardiSão Paulo- Brasil

Paisagem transitóriaFotografia digital

60 x 150 cm2013

[email protected]

19

Bruno Novaes São Caetano do Sul/SP- Brasil

PassagensInstalação: desenho s/ bilhetes de trem e objetos dentro de garrafas de vidro

30 x 100 x 100cm2014

[email protected]

20

Page 20: 3º Salão de Outono - salon-automne-franca-brasil.com · contemporânea deriva do mesmo espírito de fraternidade que conduziu a criação do Salão de Outono de Paris, nos primórdios

Byad SouadCasablanca- Marrocos

La réthorique du corpsTécnica mista sobre tela

100 x 150 cm2014

[email protected]

21

Carolina MitsukaSão Paulo- Brasil

Sacrificio(triptico)Foto impressa em papel algodão

45 x 200 cm2013/14

[email protected]

23

Page 21: 3º Salão de Outono - salon-automne-franca-brasil.com · contemporânea deriva do mesmo espírito de fraternidade que conduziu a criação do Salão de Outono de Paris, nos primórdios

Carolina SaidenbergSão Paulo- Brasil

PortasAcrílico sobre tela

80 x 60 cm2015

[email protected]

24

Catherine BoisvenueMontrèal- Canada

Poker gameAcrílico e colagem s/ tela

153 x 121 cm2014

[email protected]

25

Page 22: 3º Salão de Outono - salon-automne-franca-brasil.com · contemporânea deriva do mesmo espírito de fraternidade que conduziu a criação do Salão de Outono de Paris, nos primórdios

Catherine RobinAigaliers- França

A fleur de merÓleo e foto-monotipia s/ tela

80 x 120 cm2014

[email protected]

26

CésarUberlândia/ MG- Brasil

Sem tituloEscultura em madeira, nylon, metal, plástico, MDF

60 x 50 x 12 cm 1 kg2014

[email protected]

27

Page 23: 3º Salão de Outono - salon-automne-franca-brasil.com · contemporânea deriva do mesmo espírito de fraternidade que conduziu a criação do Salão de Outono de Paris, nos primórdios

Charly TechioCuritiba/ PR- Brasil

Memórias e paisagens simbólicasSem Titulo 2

Fotografia 40 x 60 cm2013

[email protected]

28

Chris HallBrisbane- Australia

Great-Southern-Ocean-Portal-ReefAcrílico sobre tela

100 x 100 cm2013

[email protected]

29

Page 24: 3º Salão de Outono - salon-automne-franca-brasil.com · contemporânea deriva do mesmo espírito de fraternidade que conduziu a criação do Salão de Outono de Paris, nos primórdios

Cibele DegraziaSão Paulo- Brasil

VintageLivro de artista em técnica mista

21 x 31 cm _aberto15,5 x 21cm_fechado

[email protected]

30

Claire JeanFrança

Agonia da arvoreFotografia digital

60 x 40 cm2014

[email protected]

31

Page 25: 3º Salão de Outono - salon-automne-franca-brasil.com · contemporânea deriva do mesmo espírito de fraternidade que conduziu a criação do Salão de Outono de Paris, nos primórdios

Claudio DantasTeresópolis/RJ- Brasil

Olhe AlémÓleo sobre tela 120 x 160 cm

[email protected]

32

Clemente MeyerSão Paulo- Brasil

Tempo II - A PassagemOxidação sobre tela

80 x 50 cm2014

[email protected]

33

Page 26: 3º Salão de Outono - salon-automne-franca-brasil.com · contemporânea deriva do mesmo espírito de fraternidade que conduziu a criação do Salão de Outono de Paris, nos primórdios

Cassiano Pereira Nunes Fatima Lourenço Nelson MaldonadoMaura de Andrade Carmen Seiler Maria Regina Pinto

Ricardo Granata Heloisa Pessoa Roseli Soares Ivone Beltran

Silvio Raso Zila TroperGravura (Agua forte, agua tinta e ponta seca) coladas em tubo

50 x 100 x 100 cm [email protected]

Coletivo de GravuraSão Paulo- Brasil

34

Le Chevalier de l’aubeÓleo sobre tela100 x 100 cm

[email protected]

Danielle Le BricquirParis- França

35

Page 27: 3º Salão de Outono - salon-automne-franca-brasil.com · contemporânea deriva do mesmo espírito de fraternidade que conduziu a criação do Salão de Outono de Paris, nos primórdios

Della Valle MartinsSão Paulo- Brasil

Meu caminho 05Acrílico e grafite s/tela

80 x 120 cm2014

[email protected]

36

Diana Proença ModenaRibeirão Preto/ SP- Brasil

Performance Toma #2Solar Villalobos- série De Fachada

Impressão digital e elásticos21 x 15 cm cada 2014

[email protected]

38

Page 28: 3º Salão de Outono - salon-automne-franca-brasil.com · contemporânea deriva do mesmo espírito de fraternidade que conduziu a criação do Salão de Outono de Paris, nos primórdios

Diego KrögerCanelones- Uruguay

N°1Escultura em Mármore rosa

20 x 20 x 14 cm2014

[email protected]

39

Dircéa MountfortSão Paulo- Brasil

Sem titulo/ 8371Aquarela

70 x 100 cm2014

[email protected]

40

Page 29: 3º Salão de Outono - salon-automne-franca-brasil.com · contemporânea deriva do mesmo espírito de fraternidade que conduziu a criação do Salão de Outono de Paris, nos primórdios

Dromain MarnieSolenzara- França

Tango-tango Escultura em bronze

42 x 13 x 11 cm 4,5 kg2013

[email protected]

41

Fome de que?Fotografia

60 x 90 cm2014

[email protected] /[email protected]

Duas MariasCascavel/ PR- Brasil

42

Page 30: 3º Salão de Outono - salon-automne-franca-brasil.com · contemporânea deriva do mesmo espírito de fraternidade que conduziu a criação do Salão de Outono de Paris, nos primórdios

Dulci MonticoSão Paulo- Brasil

Áfricas in blueTécnica mista s/ seda

170 x 165 cm2013

[email protected]

43

Eddie TerziSão Paulo- Brasil

Blue birdTécnica mista, aquarela, nanquim e photoshop s/papel

30 x 19 cm2013

[email protected]

44

Page 31: 3º Salão de Outono - salon-automne-franca-brasil.com · contemporânea deriva do mesmo espírito de fraternidade que conduziu a criação do Salão de Outono de Paris, nos primórdios

Marcas da Memoria IASSEMBLAGEM : PLASTICO, LIMALHA, METAL

37 X 60 x 6cm2013

[email protected]

Eduardo MediciSão Paulo- Brasil

45

Elcio MiazakiSão Paulo- Brasil

Re-postais SPLivro de artista em técnica mista: intervenção sobre fotografia/ papeis, tecidos e linhas

10 x 15cm (fechado) 20 x 15cm (aberto) 30 x 21 (encartes abertos)12 encartes, 130 páginas 2014/ 15

[email protected]

46

Page 32: 3º Salão de Outono - salon-automne-franca-brasil.com · contemporânea deriva do mesmo espírito de fraternidade que conduziu a criação do Salão de Outono de Paris, nos primórdios

Elena RiveroMontevideo- Uruguay

Canales III TiempoFotografia s/papel20,5 x 27 cm cada

[email protected]

47

Elena RottaSão Bernardo do Campo/SP- Brasil

Reflexões Humanas 12Aquarela c/nano

49 x 63 cm2014

[email protected]

48

Page 33: 3º Salão de Outono - salon-automne-franca-brasil.com · contemporânea deriva do mesmo espírito de fraternidade que conduziu a criação do Salão de Outono de Paris, nos primórdios

Elias DibLíbano

Rêve d’un jour d’êteAcrilico sobre tela

90 x 70 cm2012

[email protected]

49

As Lágrimas do ArtistaPerformance onde eu (o artista) fico sentado em uma cadeira, imóvel do pescoço para baixo, dando ênfase e visibilidade a meu rosto somente, deixo escorrer lágrimas de meus olhos, um choro calado, pelo tempo de 20min, tempo do processo de rememorar acontecimentos do meu passado, através

da técnica de teatro “Memória Emotiva”. Duração: 20min

[email protected]

Elle de BernardiniSanta Maria/ RS- Brasil

50

Page 34: 3º Salão de Outono - salon-automne-franca-brasil.com · contemporânea deriva do mesmo espírito de fraternidade que conduziu a criação do Salão de Outono de Paris, nos primórdios

Da serie Espirotot #3Colagem s/cartão

77 x 56 cm2014

[email protected]

Elmo MartinsRio de Janeiro- Brasil

51

Elodie HuréParis- França

Sans Titre en noir et blancAcrílico e nanquim sobre papel

50 x 65 cm2014

[email protected]

52

Page 35: 3º Salão de Outono - salon-automne-franca-brasil.com · contemporânea deriva do mesmo espírito de fraternidade que conduziu a criação do Salão de Outono de Paris, nos primórdios

Eloisa M CostalTambau/ SP- Brasil

Vida I, II, IIIEscultura em mármore reconstituído branco/metal dourado e base de mármore reconstituído preto

56 x 24 x 14 cm cada2014

[email protected]

53

Elza CarvalhoSão Paulo- Brasil

Union 1Técnica mista

60 x 80 cm2014

[email protected]

54

Page 36: 3º Salão de Outono - salon-automne-franca-brasil.com · contemporânea deriva do mesmo espírito de fraternidade que conduziu a criação do Salão de Outono de Paris, nos primórdios

Esmeralda G. SilvaRio de Janeiro- Brasil

ImagensTécnica mista

64 x 74 cm2014

[email protected]

55

VirtualidadeAcrílico e pigmento s/ tela

180 x 140 cm2013

[email protected]

Esther BiancoPorto Alegre/ RS-Brasil

56

Page 37: 3º Salão de Outono - salon-automne-franca-brasil.com · contemporânea deriva do mesmo espírito de fraternidade que conduziu a criação do Salão de Outono de Paris, nos primórdios

Livro de artista dentro de caixa de fósforosTécnica mista

Livro: 6,5 x 4,5 cm Caixa: 7 x 5 cm2014

[email protected]

Eufrosina UmezawaSão Paulo- Brasil

57

Alquimia verdeÓleo s/ linho120 x 80 cm

[email protected]

Everson FonsecaSão Paulo- Brasil

58

Page 38: 3º Salão de Outono - salon-automne-franca-brasil.com · contemporânea deriva do mesmo espírito de fraternidade que conduziu a criação do Salão de Outono de Paris, nos primórdios

Hoje é dia de RockCarvão, óleo e ouro s/tela

100 x 160 cm2014

[email protected]

Fernando EkmanSão Paulo- Brasil

59

FloridoSão Paulo- Brasil

Processos Oníricos (Performance)

Processos Oníricos consiste em uma ação onde a artista traça relações com elementos da naturezaMaterial: Tecido, pedras, água e terra.

Duração: 40 MinutosLocal: Praça

Fotografia : Gislaine [email protected]

60

Page 39: 3º Salão de Outono - salon-automne-franca-brasil.com · contemporânea deriva do mesmo espírito de fraternidade que conduziu a criação do Salão de Outono de Paris, nos primórdios

FrattiniSão Paulo- Brasil

Oxidações cotidianas N°3Escultura em terracota70 x 70 x 60 cm 20 kg

[email protected]

61

Fuminori OhashiKonuma/ Tochigi- Japão

NocturneOleo s/ tela 73 x 73 cm

[email protected]

62

Page 40: 3º Salão de Outono - salon-automne-franca-brasil.com · contemporânea deriva do mesmo espírito de fraternidade que conduziu a criação do Salão de Outono de Paris, nos primórdios

GenerosoSão Paulo- Brasil

Soturno IIIEncaustica s/madeira

27 x 20 x 2 cm2015

[email protected]

63

Gilda LimaRio de Janeiro- Brasil

Ensaios de comunicação 1Fotografia digital

3 fotos montadas medindo 70 x 113 cm2014

[email protected]

64

Page 41: 3º Salão de Outono - salon-automne-franca-brasil.com · contemporânea deriva do mesmo espírito de fraternidade que conduziu a criação do Salão de Outono de Paris, nos primórdios

Gilvan DomingosJoão Pessoa/PB- Brasil

Lampião e Maria BonitaÓleo s/ tela80 x 100 cm

[email protected]

65

GizéSão Paulo- Brasil

Soldado HanunakiBico de Pena s/papel

100 x 70 cm2014

[email protected]

66

Page 42: 3º Salão de Outono - salon-automne-franca-brasil.com · contemporânea deriva do mesmo espírito de fraternidade que conduziu a criação do Salão de Outono de Paris, nos primórdios

Gonza Gladys EstelaTucuman- Argentina

CelebracionAcrílico s/linho120 x 100 cm

[email protected]

67

Graciela MarreroMaldonado- Uruguay

Historia de vidaAssemblagem: Cassetes,cintas, fibra, tela e canelados

100 x 160 cm2014

[email protected]

68

Page 43: 3º Salão de Outono - salon-automne-franca-brasil.com · contemporânea deriva do mesmo espírito de fraternidade que conduziu a criação do Salão de Outono de Paris, nos primórdios

Hannelore JacobowitzAlemanha

SolidaridadeDesenho e colagem

92 x 65 cm2014

[email protected]

69

F3F10B8AG5U8Arte digital vetorial

80 x 100 cm2014

[email protected]

Hans HosseSão Paulo- Brasil

70

Page 44: 3º Salão de Outono - salon-automne-franca-brasil.com · contemporânea deriva do mesmo espírito de fraternidade que conduziu a criação do Salão de Outono de Paris, nos primórdios

Digital 1Fotografia trabalhada digitalmente s/tela

60 x 80 cm2014

[email protected]

Helena RibeiroSão Paulo- Brasil

71

Me faça um gestoÓleo s/ tela185 x 90 cm

[email protected]

Helio SchonmannLouveira/ SP- Brasil

72

Page 45: 3º Salão de Outono - salon-automne-franca-brasil.com · contemporânea deriva do mesmo espírito de fraternidade que conduziu a criação do Salão de Outono de Paris, nos primórdios

Intercambio #1Técnica mista s/ tela

90 x 50 cm2014

[email protected]

Hermano LuzBrasilia/ DF-Brasil

73

SouchesNanquin s/papel montado s/tela

50 x 100 cm2014

[email protected]

Hervé GevreyAigaliers- França

74

Page 46: 3º Salão de Outono - salon-automne-franca-brasil.com · contemporânea deriva do mesmo espírito de fraternidade que conduziu a criação do Salão de Outono de Paris, nos primórdios

EuphorieÓleo s/ tela

140 x 140 cm2014

[email protected]

Ilham Laraki OmariCasablanca- Marrocos

76

Buenos AiresJato de tinta sobre papel

28 x 43,3 cm2014

[email protected]

Isabella FinholdtTaboão da Serra/ SP- Brasil

78

Page 47: 3º Salão de Outono - salon-automne-franca-brasil.com · contemporânea deriva do mesmo espírito de fraternidade que conduziu a criação do Salão de Outono de Paris, nos primórdios

TEIA IEscultura em cobre e fundição de cobre em alumínio

186 Ø x 191 cm2012

[email protected]

Iva SondaSão Paulo- Brasil

79

Drop of loveOleo s/ tela92 x 65 cm

[email protected]

Jean-Luc du VerneuilhVillefranche du Périgord- França

80

Page 48: 3º Salão de Outono - salon-automne-franca-brasil.com · contemporânea deriva do mesmo espírito de fraternidade que conduziu a criação do Salão de Outono de Paris, nos primórdios

AnésidoraAcrílico s/ tela100 x 81 cm

[email protected]

Jean-Bernard PouchousParis- França

81

Big BangFita de aço fixada em moldura de madeira, reciclagem de metal

77,5 x 42 cm2014

[email protected]

Jeane GarbiSão Paulo- Brasil

82

Page 49: 3º Salão de Outono - salon-automne-franca-brasil.com · contemporânea deriva do mesmo espírito de fraternidade que conduziu a criação do Salão de Outono de Paris, nos primórdios

Exsistere 5Técnica mista s/voil

70 x 70 cm2014

[email protected]

Joedy MarinsBauru/ SP- Brasil

83

Unusual Paradise-05Acrílico sobre tela

100 x 120 cm2014

[email protected]

José ElfferSantos/ SP- Brasil

84

Page 50: 3º Salão de Outono - salon-automne-franca-brasil.com · contemporânea deriva do mesmo espírito de fraternidade que conduziu a criação do Salão de Outono de Paris, nos primórdios

Ponte s/ aguas revoltas IIMonotipia mista42 x 30 cm cada

[email protected]

José Roberto CarvalhoEmbu das Artes/SP- Brasil

85

Oxidaciones IAcrílico e Serigrafia s/ tela

100 x 140 cm2014

[email protected]

Juan Carlos AlvaradoTrujillo- Peru

86

Page 51: 3º Salão de Outono - salon-automne-franca-brasil.com · contemporânea deriva do mesmo espírito de fraternidade que conduziu a criação do Salão de Outono de Paris, nos primórdios

Sem titulo IFotografia digital s/papel

60 x 85 cm cada2014

[email protected]

Leandro SantiagoJoão Pessoa/ PB- Brasil

88

Lemniscata IEscultura em mármore, ferro e madeira

48 h x 30 x 14 cm2013

[email protected]

Leila BiscuolaSão Paulo- Brasil

89

Page 52: 3º Salão de Outono - salon-automne-franca-brasil.com · contemporânea deriva do mesmo espírito de fraternidade que conduziu a criação do Salão de Outono de Paris, nos primórdios

Janelas LíquidasLivro de artista: Gravuras em metal, encáustica e recortes s/ papel

25,5 x 122,5 cm (aberto) 25,5 x 17,5 x 2 cm (fechado)2015

[email protected]

Lilian ArbexCotia/SP- Brasil

90

SecaEscultura em papier maché

73 x 53 x 52 cm2014/15

[email protected]

Lilli VilelaSão Paulo- Brasil

91

Page 53: 3º Salão de Outono - salon-automne-franca-brasil.com · contemporânea deriva do mesmo espírito de fraternidade que conduziu a criação do Salão de Outono de Paris, nos primórdios

Retirantes da PaulistaTécnica mista

90 x 90 cm2014

[email protected]

Liria VarneSão Paulo- Brasil

92

Micro Pinturas Afetivas -subsérie Animais (detalhe)técnica aquarela, nanquim, tule, linha, miçanga, furo e sombra sobre papel

14 x 15 x 5,5 cm2013/14

[email protected]

Lua Clara SantanaFlorianópolis/ SC- Brasil

93

Page 54: 3º Salão de Outono - salon-automne-franca-brasil.com · contemporânea deriva do mesmo espírito de fraternidade que conduziu a criação do Salão de Outono de Paris, nos primórdios

Fragil TempoPintura, colagem e assemblagem s/ papel

20 x 30 cm2014

[email protected]

Lucia SingerSão Paulo- Brasil

94

El Gran Trato 3Selos na madeira

80 x 80 cm2015

[email protected]

Lucio MoraTrujillo- Peru

95

Page 55: 3º Salão de Outono - salon-automne-franca-brasil.com · contemporânea deriva do mesmo espírito de fraternidade que conduziu a criação do Salão de Outono de Paris, nos primórdios

Virtuosos – CaridadeArame, plastilina, seda, resina e madeira

18 x 10 x 8 cm2015

[email protected]

Lucio VolpiniRio de Janeiro- Brasil

96

Familia SAInstalação com objeto, fotografia e carta

2,5 metro quadrado2014

[email protected]

Lujan FunesBuenos Aires- Argentina

97

Page 56: 3º Salão de Outono - salon-automne-franca-brasil.com · contemporânea deriva do mesmo espírito de fraternidade que conduziu a criação do Salão de Outono de Paris, nos primórdios

Ponto de vistaFotografia

90 x 120 cm2014

[email protected]

Malu MontesinoSão Paulo-Brasil

99

TransitionAcrílico o sobre tela

114 x 162 cm2014

[email protected]

MaMaParis- França

100

Page 57: 3º Salão de Outono - salon-automne-franca-brasil.com · contemporânea deriva do mesmo espírito de fraternidade que conduziu a criação do Salão de Outono de Paris, nos primórdios

Corpo de prova VIIMista sobre papel

97 x 67 cm2014

[email protected]

Marcello JardimCruzeiro/ SP- Brasil

101

Konductos Escultura em alumínio e cobre

25 cm2013

[email protected]

Marcelo MartiarenaMontevideo- Uruguay

102

Page 58: 3º Salão de Outono - salon-automne-franca-brasil.com · contemporânea deriva do mesmo espírito de fraternidade que conduziu a criação do Salão de Outono de Paris, nos primórdios

A vaca de Bacon nº3 - A pose90 x 130 cm

Óleo sobre tela2014

[email protected]

Marcelo VitielloMacaé/ RJ-Brasil

103

Trois couleurs: Bleu,Blanc,RougeLivro de artista: colagem e impressão de carimbos

25,5 x 30,5 cm (fechado) 8 páginas2015

[email protected]

Marcia RosembergerSanto André/ SP-Brasil

104

Page 59: 3º Salão de Outono - salon-automne-franca-brasil.com · contemporânea deriva do mesmo espírito de fraternidade que conduziu a criação do Salão de Outono de Paris, nos primórdios

Adão, O MasculinoÓleo sobre tela120 x 100 cm

[email protected]

Marcio CintraJacuí/ MG- Brasil

105

Movimento IEscultura em cerâmica de alta temperatura

80 x 80 x 80 cm2014

[email protected]

Marcos AkasakiSão Paulo- Brasil

106

Page 60: 3º Salão de Outono - salon-automne-franca-brasil.com · contemporânea deriva do mesmo espírito de fraternidade que conduziu a criação do Salão de Outono de Paris, nos primórdios

Ser Humano não é gente 02-ACaneta esferográfica s/papel

82 x 63 cm 2014

[email protected]

Marcus MarchiSão Carlos/ SP- Brasil

107

Sin quijoteEscultura em técnica mista

81 x 49 x 7 cm2012

[email protected]

Margarita G. BarretoS. Jose de Mayo- Uruguay

108

Page 61: 3º Salão de Outono - salon-automne-franca-brasil.com · contemporânea deriva do mesmo espírito de fraternidade que conduziu a criação do Salão de Outono de Paris, nos primórdios

Insolitas Caixas80 x 60 cm

Técnica mista2014

[email protected]

Maria Eugenia SimõesBelo Horizonte/MG- Brasil

109 110

Salvador DaliTécnica mista s/tela

100 x 80 cm2013

[email protected]

Maria NasrallahBeirute- Líbano

Page 62: 3º Salão de Outono - salon-automne-franca-brasil.com · contemporânea deriva do mesmo espírito de fraternidade que conduziu a criação do Salão de Outono de Paris, nos primórdios

111

Mariana CanetCuritiba/PR- Brasil

Natureza e o Tempo IFotografia digital

100 x 75 cm2014

[email protected]

112

Matias (tríptico)Óleo sobre MDF

68 x 183 cm2014

[email protected]

Mariana FerraroMontevideo- Uruguay

Page 63: 3º Salão de Outono - salon-automne-franca-brasil.com · contemporânea deriva do mesmo espírito de fraternidade que conduziu a criação do Salão de Outono de Paris, nos primórdios

113

Vivendo 2Impressão sobre papel algodão

70 x 50 cm2014

[email protected]

Mariangela RattoSão Paulo- Brasil

Mary Carmen MatiasSão Paulo- Brasil

114

BailandoEscultura em resina

70 x 30 x 30 cm2014

[email protected]

Page 64: 3º Salão de Outono - salon-automne-franca-brasil.com · contemporânea deriva do mesmo espírito de fraternidade que conduziu a criação do Salão de Outono de Paris, nos primórdios

Michael SilvaCampinas/ SP- Brasil

115

Não vidaÓleo sobre tela100 x 80 cm

[email protected]

116

Mina LagardeHerimoncourt- França

Sem título 1Óleo sobre linho100 x 100 cm

[email protected]

Page 65: 3º Salão de Outono - salon-automne-franca-brasil.com · contemporânea deriva do mesmo espírito de fraternidade que conduziu a criação do Salão de Outono de Paris, nos primórdios

Sem titulo 2Óleo sobre tela72,7 x 60,6 cm

[email protected]

Miori OdamakiToquio- Japão

117 118

Miriã CavalcantiCampinas/SP- Brasil

A cegueira IIGravura digital67 x 100 cm

[email protected]

Page 66: 3º Salão de Outono - salon-automne-franca-brasil.com · contemporânea deriva do mesmo espírito de fraternidade que conduziu a criação do Salão de Outono de Paris, nos primórdios

AbundanciaInstalação feita com tubos , tecido e 300 metros de cordão

100 x 200 x 150 cm2014

[email protected]

Monica BarroMaldonado- Argentina

119

Bad boyTécnica mista

100 x 802014

[email protected]

Nathalie GrangePyla-Sur-Mer- França

121

Page 67: 3º Salão de Outono - salon-automne-franca-brasil.com · contemporânea deriva do mesmo espírito de fraternidade que conduziu a criação do Salão de Outono de Paris, nos primórdios

122

Nicolas MolineBuenos Aires- Argentina

Collage 1Óleo sobre tela150 x 150 cm

[email protected]

Deepwater horizon by nightTécnica mista

65 x 50 cm2014

[email protected]

Nicole KingParis- França

123

Page 68: 3º Salão de Outono - salon-automne-franca-brasil.com · contemporânea deriva do mesmo espírito de fraternidade que conduziu a criação do Salão de Outono de Paris, nos primórdios

124

Palhares n°3Técnica mista160 x 140 cm

[email protected]

Pama LoiolaCampinas/ SP-Brasil

126

Caminhos Ilusórios com destino à Rua das MoirasVideo-Performance-Intervenção Urbana (fotografada e filmada)

Duração:( 00:09:59)

No nosso sopro de vida, escolhemos qual a ilusão a ser vivida. O giz é frágil e o tempo está pretes a acabar. Existem milhões de caminhos, milhões de destinos. Qual escolher? Qual per-correr? Devemos arriscar ou continuar no mesmo? Aonde e quando chegaremos? Ilusões nos próprios caminhos e destinos. Criações de destinos que não fazem sentido. As Moiras eram as três irmãs que determinavam o desti-no, tanto dos deuses quanto dos seres huma-nos. Eram três mulheres lúgubres, responsá-veis por fabricar, tecer e cortar aquilo que seria o fio da vida de todos os indivíduos. Os dese-nhos são feitos com linhas, simbolizando o fio das moiras. Logo, os desenhos sobre o asfalto representam a ilusão ao viver uma vida crendo em destinos

que não existem.

Pré-Produção: Paulo Fuscaldo e Jaqueline Rossali Produção: Matheus Maia e Manuela ReisArtista Plástico: Paulo Fuscaldo Fotos e Filmagem Aérea (Drone): Waldomiro DaudDireção de Fotografia: Fernando Macaco Câmeras e Decoupagem: Samuel MerighiMontagem e Finalização: Fernando Macaco Colorização: Nathelie GingoldTrilha Sonora: Dj Krausz Direção: Paulo Fuscaldo

[email protected]

Paulo FuscaldoSão José Rio Preto/SP- Brasil

Page 69: 3º Salão de Outono - salon-automne-franca-brasil.com · contemporânea deriva do mesmo espírito de fraternidade que conduziu a criação do Salão de Outono de Paris, nos primórdios

127

Poltrona EggAcrílico sobre tela

100 x 80 cm2014

[email protected]

Paulo LaraItu/ SP- Brasil

Presente passado e futuroAcrílico sobre tela

100 x 150 cm2014

[email protected]

Plinio ArenareSão Paulo- Brasil

128

Page 70: 3º Salão de Outono - salon-automne-franca-brasil.com · contemporânea deriva do mesmo espírito de fraternidade que conduziu a criação do Salão de Outono de Paris, nos primórdios

O culpado de tudo VEscultura em terracota com pintura acrílica

42 x 19 x 28 cm2013

[email protected]

R. PedrosaNiteroi/RJ- Brasil

129 130

Rafael BerezinskiSão Paulo- Brasil

GarimpeirosFotografia

30 x 40 cm2014

[email protected]

Page 71: 3º Salão de Outono - salon-automne-franca-brasil.com · contemporânea deriva do mesmo espírito de fraternidade que conduziu a criação do Salão de Outono de Paris, nos primórdios

131

Rafael MurayamaSão Paulo- Brasil

SP CãoTécnica mista130 x 90 cm

[email protected]

132

Regina HornungParaguai

Vitrine com cerâmica IIÓleo sobre tela

97 x 120 cm2012

[email protected]

Page 72: 3º Salão de Outono - salon-automne-franca-brasil.com · contemporânea deriva do mesmo espírito de fraternidade que conduziu a criação do Salão de Outono de Paris, nos primórdios

134

Ricardo TatooSão Paulo- Brasil

Infinitos SomosTécnica de graffiti stencil sobre MDF: spray, pincel, tinta acrílica de parede, moldes stencil

220 x 540 cm2015

[email protected]

135

Richard O’ConnelInglaterra

Plato VoladorEscultura em argila-resina

18 x 42,5 x 33 cm2013/14

[email protected]

Page 73: 3º Salão de Outono - salon-automne-franca-brasil.com · contemporânea deriva do mesmo espírito de fraternidade que conduziu a criação do Salão de Outono de Paris, nos primórdios

136

Rick RodriguesJoão Neiva/ ES- Brasil

Série: Versos [in]versosAnverso – grafites coloridos de lapiseira 0.5 mm;

Dimensões: 21 cm x 45 cmVerso – caneta esferográfica sobre papel montval branco 320 g/m²

Dimensões: 21 cm x 45 cm2014

[email protected]

137

Roberto Giannecchini- GIAUruguay

Mundos sutiles...Escultura em aluminio jateado com micro esferas de vidro

185 x 30 x 30 cm 10 kg2014

[email protected]

Page 74: 3º Salão de Outono - salon-automne-franca-brasil.com · contemporânea deriva do mesmo espírito de fraternidade que conduziu a criação do Salão de Outono de Paris, nos primórdios

138

Rodrigo MarquesCampinas/ SP- Brasil

Faquir da dorFotografia analógica

55 x 80 cm2014

[email protected]

139

Roger BellidoCusco- Peru

PachafagiaPerformance: Projeto de investigação, exploração urbana e reciclagem, para realização de objetos

de arte, fotografia e paisagem sonora

2015

[email protected]

Page 75: 3º Salão de Outono - salon-automne-franca-brasil.com · contemporânea deriva do mesmo espírito de fraternidade que conduziu a criação do Salão de Outono de Paris, nos primórdios

140

Roque VillamilMontevideo- Uruguay

Resignificado | Reflejado (skyline | homeline)Resina, asfalto, acrílico e técnica mista

80 x 200 cm2014

[email protected]

141

Rosalva (ro) SiqueiraSão Paulo- Brasil

seu SeverinoEscultura em terracota/óxidos

45 x 23 x 23 cm 8kg2012

[email protected]

Page 76: 3º Salão de Outono - salon-automne-franca-brasil.com · contemporânea deriva do mesmo espírito de fraternidade que conduziu a criação do Salão de Outono de Paris, nos primórdios

Rubens A.C. CästroSão Paulo-- Brasil

142

C.A.01Impressão digital sobre papel

80 x 80 cm2014

[email protected]

143

Sandra CarrilloCuritiba/ PR- Brasil

Ponto de Fuga 2Fotografia

30 x 30 cm 2013

[email protected]

Page 77: 3º Salão de Outono - salon-automne-franca-brasil.com · contemporânea deriva do mesmo espírito de fraternidade que conduziu a criação do Salão de Outono de Paris, nos primórdios

Sandra MartinelliSão Paulo- Brasil

144

AguilarÓleo sobre tela100 x 160 cm

[email protected]

145

Sandrine AléhauxCartelegue- França

06/12/2014Oleo sobre tela

92 x 73 cm2014

[email protected]

Page 78: 3º Salão de Outono - salon-automne-franca-brasil.com · contemporânea deriva do mesmo espírito de fraternidade que conduziu a criação do Salão de Outono de Paris, nos primórdios

Sandrine MaiaVil.Saint Georges- França

146

PigmentationTecnica mista: acrílico, nanquin e gesso

61 x 46 cm2014

[email protected]

147

Sead EmricBosnia & Herzegovina

KULIN BAN IIIColografia

70 x 50 cm2015

[email protected]

Page 79: 3º Salão de Outono - salon-automne-franca-brasil.com · contemporânea deriva do mesmo espírito de fraternidade que conduziu a criação do Salão de Outono de Paris, nos primórdios

Ser.à.Linha_doSão Paulo- Brasil

148

Performance: Ser à Linha_doA performance “sER.á.linha_do” nasce através de um fio contínuo. A Poesia de Tamara Faifman originalmente feita em cadernos confeccionados pela mesma, ganham vida e movimento ao ser realizada em corpos que se movem como que se abrindo no espaço para tal ação.O Objetivo dessa ação é a troca: entre indivíduos que, cada qual com seu repertório, buscam estabelecer uma relação; o encontro entre uma artista do corpo e uma artesã das palavras que se materializa como fisicalidade instalada acolhendo a poesia que emana dela mesma, do olhar do outro sobre seus caminhos. Desta forma, como em todo encontro, a performance se constitui entre a entrega e a ânsia de ser decifrado.

Concepção: Tamara Faifman Maciel e Eliana Bolsani Moeckel AmaralTextos: Tamara Faifman Maciel

Atores e performers: Barbara Rosa Silva, Railson Bruno Nobrega e Sérgio GaldinoDuração: 40minutos

[email protected]

149

Sergio CamaraVitoria/ ES- Brasil

Levantes do meu jardimTécnica mista

50 x 70 cm2013

[email protected]

Page 80: 3º Salão de Outono - salon-automne-franca-brasil.com · contemporânea deriva do mesmo espírito de fraternidade que conduziu a criação do Salão de Outono de Paris, nos primórdios

Si Lakhal NazimTizi Ouzou- Argélia

150

Beauté et véritéFotografia

38 x 25 cm2014

[email protected]

Silvana BorgesSão Paulo- Brasil

152

Arara (Série em Negro)Acrílico sobre tela

70 x 70 cm2015

[email protected]

Page 81: 3º Salão de Outono - salon-automne-franca-brasil.com · contemporânea deriva do mesmo espírito de fraternidade que conduziu a criação do Salão de Outono de Paris, nos primórdios

153

Simone FonsecaOsasco/ SP- Brasil

Retomada 11Técnica mista: neutrol, latex e acrílica s/ tela

100 x 130 cm2013

[email protected]

Sônia ValérioSão Paulo- Brasil

154

Distroções XIIIFotografia digital

60 x 50 cm2014

[email protected]

Page 82: 3º Salão de Outono - salon-automne-franca-brasil.com · contemporânea deriva do mesmo espírito de fraternidade que conduziu a criação do Salão de Outono de Paris, nos primórdios

Stella GomideSão Paulo- Brasil

156

Sampa in BlueÓleo e colagem s/ tela

93 x 153 cm2014

[email protected]

157

Sueli CostaSão Paulo- Brasil

As janelas da janelaTécnica mista90 x 100 cm

[email protected]

Page 83: 3º Salão de Outono - salon-automne-franca-brasil.com · contemporânea deriva do mesmo espírito de fraternidade que conduziu a criação do Salão de Outono de Paris, nos primórdios

TakitaSão Paulo- Brasil

158

Orbital VitruvianoAcrílico sobre tela

100 x 100 cm2014

[email protected]

159

Tedy ColombiniSão Paulo- Brasil

BraunfelsFotografia

50 x 66 cm2014

[email protected]

Page 84: 3º Salão de Outono - salon-automne-franca-brasil.com · contemporânea deriva do mesmo espírito de fraternidade que conduziu a criação do Salão de Outono de Paris, nos primórdios

Telma RichterCuritiba/ PR- Brasil

160

ValiaBloco com 956 pacotes de café emb. dourada à vácuo (1m³)

105 x 105 x105 cm2015

[email protected]

161

Tiago SilvaBuíque/PE- Brasil

Coco de Roda_Quilombolas Mundo NovoFotografia

60 x 90 cm2014

[email protected]

Page 85: 3º Salão de Outono - salon-automne-franca-brasil.com · contemporânea deriva do mesmo espírito de fraternidade que conduziu a criação do Salão de Outono de Paris, nos primórdios

TialManaus/ AM- Brasil

162

Boca no tromboneStreetart

spray e acrílico2015

[email protected]

163

Tom MiyasakaDiadema/ SP- Brasil

Sem titulo 2Pintura digital/ papel fotográfico

85 x 67,2 cm2013

[email protected]

Page 86: 3º Salão de Outono - salon-automne-franca-brasil.com · contemporânea deriva do mesmo espírito de fraternidade que conduziu a criação do Salão de Outono de Paris, nos primórdios

TounéeSão Paulo- Brasil

164

Cones em EquilíbrioFolhas de madeira prensada

108 x 38 x 28 cm2014

[email protected]

165

Tupac KatariCusco- Peru

Geo-Homide 2.0Técnica mista240 x 270 cm

[email protected]

Page 87: 3º Salão de Outono - salon-automne-franca-brasil.com · contemporânea deriva do mesmo espírito de fraternidade que conduziu a criação do Salão de Outono de Paris, nos primórdios

Vanda RamirezSantana de Parnaíba/ SP- Brasil

166

Em movimentoÓleo sobre tela80 x 106 cm

[email protected]

167

Vanessa CTReisVarginha/ MG- Brasil

Odisseia de DanteFoto, Pintura, colagem digital impresso s/ tela

100 x 100 cm2014

[email protected]

Page 88: 3º Salão de Outono - salon-automne-franca-brasil.com · contemporânea deriva do mesmo espírito de fraternidade que conduziu a criação do Salão de Outono de Paris, nos primórdios

Victoria LapiedraBuenos Aires- Argentina

168

AlegroÓleo sobre tela100 x 100 cm

[email protected]

169

Willy JuppJarinu/ SP- Brasil

Escada para o céuMarcenaria, entalhe e pintura

295 x 217 x 80 cm2014

[email protected]

Page 89: 3º Salão de Outono - salon-automne-franca-brasil.com · contemporânea deriva do mesmo espírito de fraternidade que conduziu a criação do Salão de Outono de Paris, nos primórdios

Wojtek KowalczykCracovia- Polônia

170

Sem titulo 1Serigrafia

50 x 35 cm2014

[email protected]

171

YolandaColômbia

Entre Cintas y SueñosTécnica mista100 x 120 cm

[email protected]

Page 90: 3º Salão de Outono - salon-automne-franca-brasil.com · contemporânea deriva do mesmo espírito de fraternidade que conduziu a criação do Salão de Outono de Paris, nos primórdios

Zeinab NourCairo- Egito

172

Cache-cacheFotografia

25 x 30 cm2014

[email protected]

173

Zilamar TakedaSão Paulo/ SP - Brasil

Escrúpulos (série Pele)Fibras animais, spray, cera, nanquim e tintura para cabelo

20 x 90 cm Ø2014

[email protected]

Page 91: 3º Salão de Outono - salon-automne-franca-brasil.com · contemporânea deriva do mesmo espírito de fraternidade que conduziu a criação do Salão de Outono de Paris, nos primórdios

Governo do Estado de São PauloGeraldo AlckminGovernador Secretaria de Estado da CulturaMarcelo AraújoSecretárioFundação Memorial da América LatinaJoão Batista de AndradeDiretor PresidenteIrineu FerrazChefe de GabineteFelipe MacedoDiretor de Atividades CulturaisMarília da Silva FrancoDiretora do Centro Brasileiro de Estudos da América LatinaFelipe PinheiroDiretor Administrativo e FinanceiroGaleria Marta TrabaÂngela BarbourGerenteElisabeth DuriganSecretáriaGuadalupe AviráAssistente AdministrativaAline Almada, Cristina Dias,Irisnéia Fernandes, Maíra RodriguesEstagiárias –Assistentes de Produção Comunicação SocialMarília BalbiGerenteEduardo Rascov, Daniel PereiraJornalistasServiço EducativoMyrian ChristofaniCoordenaçãoGlauce Finotello, Letícia Benetti, Marco Antônio Teixeira, Mariana Cavalcanti, Mayra Schatzer, Mateus Alvim, Matheus Mendonça, Rafael Santana, Rodrigo BasílioEstagiários

3° Salão de Outono da América Latina

RealizaçãoSalão de Outono França-BrasilGaleria Marta Traba/Memorial da América Latina

CuradoriaClaude Martin Vaskou e Eliana MinilloProdução Executiva Ângela Barbour Comunicação e Marketing CulturalEliana Minillo

Juri de SeleçãoJurado Especial-FrançaJean DesvillesJuradosÂngela BarbourClaude Martin VaskouEliana MinilloIda ZamiNino MilanYugo Mabe

ExpografiaClaude Martin Vaskou e Eliana MinilloProgramação Visual e Projeto GráficoEliana Minillo

Produção e Coordenação de MontagemRodrigo LourençoMontagemBruno Gutierrez, Rodrigo Pecci, Tatiana Rosa GonçalvesIluminaçãoAgnaldo Bezerra

EducativoCristina Dias, Mayara Polizer NunesNancy Bomentre, Renata Pedroti

Fotografiafotos das obras foram gentilmente cedidas pelos artistas foto de João Batista de Andrade, por Daniela Agostini/Comunicação Social/Memorialfoto dos Curadores, por Melkfoto de Jean Desvilles por Eliana Minillofoto de Okasha por Claude Martin Vaskoufoto da 1ª capa: obra de Leandro Santiagofoto 4ª capa: obra de Lili Vilela

Page 92: 3º Salão de Outono - salon-automne-franca-brasil.com · contemporânea deriva do mesmo espírito de fraternidade que conduziu a criação do Salão de Outono de Paris, nos primórdios