4 Revista da Casa do Empresário Revista da Casa do Empresário 5 · 2019-01-25 · 6 Revista da...

13

Transcript of 4 Revista da Casa do Empresário Revista da Casa do Empresário 5 · 2019-01-25 · 6 Revista da...

Page 1: 4 Revista da Casa do Empresário Revista da Casa do Empresário 5 · 2019-01-25 · 6 Revista da Casa do Empresário Revista da Casa do Empresário 7 com êxito em seus trabalhos
Page 2: 4 Revista da Casa do Empresário Revista da Casa do Empresário 5 · 2019-01-25 · 6 Revista da Casa do Empresário Revista da Casa do Empresário 7 com êxito em seus trabalhos

2 3Revista da Casa do Empresário Revista da Casa do Empresário EDITORIAL

SUMÁRIO

de mãos dadasem 2016!

O ano já começou, mas não podemos deixar de destacar nesta primeira edição de 2016 as importantes ações realizadas pela Casa do Empresário, especialmente no final do ano passado.

Através de um esforço coletivo da classe empresarial de Viçosa, foi possível realizarmos uma Campanha de Natal muito positiva, juntamente com Federaminas. Conseguimos colocar a cidade no topo do ranking de Minas Gerais do cadastramento de seladinhas, mostrando a força do mercado consumidor de Viçosa e dos empresários.

Fizemos Natal de Luzes na área central do centro de compras, enfeitamos ruas, promovemos a chegada do Papai Noel e colaboramos para o espírito natalino. Aliás, já estamos com novas ideias e surpresas para o Natal deste ano.

Sorteamos agora, em janeiro, os prêmios de Viçosa, na Praça Silviano Brandão, com direito a Miss

Comerciária e uma grande festa.

Estamos felizes por saber que, dentro de um cenário que se desenhava como pessimista, por causa da crise, Viçosa foi destaque e elogiada inclusive em mídias de outras cidades. É por isso que acreditamos que devemos manter a nossa postura de esperança, independente de qualquer expectativa ruim, pois sabemos que com o associativismo planejado e bem executado, poderemos alcançar bons resultados.

Para este ano já temos várias ações agendadas, como megapalestras, campanhas para datas especificas, Jantar Empresarial, Mérito Empresarial, cursos em parceira com Senac, Sebrae e Senai e muito mais.

Devemos acreditar em nosso potencial, buscar a inovação, promover ações criativas e, sobretudo, arregaçar as mangas sem medo do futuro. Juntos, podemos alavancar os nossos negócios e fazer a diferença.

Agradecemos a todos os colaboradores e associados pelo ano que passou e convidamos a todos, novamente, a seguirmos de mãos dadas para alcançarmos os nossos objetivos em 2016.

Grande abraço!

Nilton Fialho Diretor da Casa do Empresário

EXPEDIENTEEsta é uma publicação da Casa do Empresário de Viçosa.

Rua Dr. Milton Bandeira, 215 Centro, Viçosa/MG (31) 3899-8650

Tiragem: 2.000 exemplares

Jornalista responsável: Júlio França – RG.12.271

Edição: Paulo Márcio de FreitasMurilo Pizato Marques.

Diagramação: Interminas Comunicação

www.casadoempresario.org.bratendimento@casadoempresario.org.brCurta Casa do Empresário de Viçosa no Facebook

Pág. Pág. Pág. Pág. Pág.

Pág. Pág. Pág. Pág. Pág.

Campanha de Natal 2015

Entrevista com Ivone MariaPires de Barros

Empresa do Mês

Funcionário do Mês

Casa em Pauta

2o Jantar Empresarial

Nova Solução UFV 2016Cultura para todos

Clube do Associado

Coluna SocialDescubra-me

04 e 05 06 e 07 08 09 10

11 12 e 13 14 e 15 16 19 e 20

Page 3: 4 Revista da Casa do Empresário Revista da Casa do Empresário 5 · 2019-01-25 · 6 Revista da Casa do Empresário Revista da Casa do Empresário 7 com êxito em seus trabalhos

4 5Revista da Casa do Empresário Revista da Casa do Empresário

Page 4: 4 Revista da Casa do Empresário Revista da Casa do Empresário 5 · 2019-01-25 · 6 Revista da Casa do Empresário Revista da Casa do Empresário 7 com êxito em seus trabalhos

6 7Revista da Casa do Empresário Revista da Casa do Empresário

com êxito em seus trabalhos recebendo o certificado de conclusão pelo sistema SESI/SENAI. Solicitamos uma nova agenda de cursos em janeiro de 2016 e esperamos continuar essas parcerias através das regionais dessas entidades na Zona da Mata, durante todo o ano. Não podemos deixar de citar a parceria com a FIEMG, que disponibilizou cursos do Programa Escola Móvel, com 40 alunos e 40 horas de aulas práticas e teóricas sobre profissões variadas, e que muito agradou a todos que participaram. Estamos também trabalhando pela instalação de uma unidade do SENAI na cidade, em um futuro próximo. Enfim, são muitas parcerias e não podemos deixar de citar os convênios com a TecnoParK - Parque Tecnológico de Viçosa, ADEVI - Agência de Desenvolvimento de Viçosa e Região, NUDESE - Núcleo de Desenvolvimento Social e Educacional, o Sistema UAITEC - Universidade Aberta Integrada, APAC - Associação de Proteção e Assistência ao Condenado, ACAT e ACAMARE - Associações de Catadores de Materiais Recicláveis e o Programa Engenheiros sem Fronteiras, todos fundamentais para a capacitação e inclusão social.

Conte-nos um pouco mais sobre a evolução desta união entre o Executivo Municipal e os empresários em benefício da cidade.

Como ex-presidente da Associação Comercial de Viçosa e da Câmara de Dirigentes Logistas CDL, tive a oportunidade de participar ativamente das decisões dos conselhos municipais e do Executivo, contribuindo para esta sinergia entre as instituições. E observo que essa parceria continua forte, o que é extremamente importante, pois a sociedade organizada tem muito a contribuir na busca de soluções para o desenvolvimento da cidade. Temos recebido todo o apoio da Casa do Empresário para atender às demandas que nos são solicitadas, de acordo com a nossa capacidade. Além dos cursos citados, a parceria mais recente foi a decoração de Natal, realizada em 2015, apesar das limitações orçamentárias, o que deixou a cidade mais acolhedora aos moradores e visitantes nesta data tão especial.

A revista Exame apontou Viçosa, recentemente, como uma das 100 cidades brasileiras que destacam por seu elevado desempenho e desenvolvimento em infraestrutura no país. O que falta para alcançarmos o topo da lista?

Faltam incentivos governamentais, principalmente nas esferas estadual e federal, para investimentos em obras que proporcionem melhores condições para o desenvolvimento da cidade. Acreditamos que através de parcerias podemos nos fortalecer e buscar novos investimentos para Viçosa.

Citamos, por exemplo, a necessidade de se criar alternativas para o trânsito de Viçosa. Para isso teríamos que recorrer, juntamente com a sociedade organizada, a outras instâncias para financiar estes projetos de infra-estrutura.

A UFV, através do Departamento de Arquitetura, possui vários projetos arquitetônicos desenvolvidos pelo corpo acadêmico para Viçosa. Por diversas vezes fomos convidados para assistir às apresentações desses projetos e pudemos constatar que são trabalhos dignos de serem

aproveitados para a melhoria da cidade.

Temos trabalhado, nesta gestão, juntamente com a UFV, na busca de soluções para a crise hídrica, na instalação de empresas no Tecnopark e na confecção de uma agenda de eventos comum com a cidade para que os eventos realizados na UFV movimentem também a economia local.

Como a Prefeitura de Viçosa pode driblar este atual momento de crise em que o país atravessa?

Considerando a diminuição dos recursos repassados a cidade, desde o segundo semestre de 2015, parte da execução dos projetos ficou comprometida. Por isso, com muito trabalho e planejamento de nossas ações, estamos tentando fazer a diferença. A Prefeitura Municipal de Viçosa, nesta gestão, tem exigido planejamentos trimestrais das ações de cada Secretaria, bem como as avaliações das mesmas. Nesse processo, é possível acompanhar o nível de desempenho dos trabalhos de cada equipe e estabelecer novas ações para aquelas não realizadas no prazo estabelecido. Acredito no trabalho coletivo e sinto que temos sido avaliados de forma positiva por todos que desejam uma Viçosa melhor.

ENTREVISTA

futuro de Viçosa”“Estamos pensando no

Ao assumir a Prefeitura Municipal de Viçosa, em outubro de 2014, houve uma preocupação do Prefeito Ângelo Chequer em reativar a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, pasta fundamental para o sucesso da administração e progresso da cidade. Mas para isso, ele não abriu mão de nomear um profissional com visão empreendedora. E foi assim que o chefe do Executivo chegou ao nome de Ivone Maria Pires de Barros, empresaria nascida em Viçosa, casada, mãe de dois filhos e formada em matemática, que desde então comanda uma das principais secretarias. Nesta entrevista exclusiva à Revista da Casa do Empresário, Ivone faz um balanço sobre a atual administração e destaca as perspectivas futuras.

Qual avaliação que você faz deste período à frente da secretaria e quais foram as suas primeiras ações?

Nosso trabalho tem sido constante e efetivo na busca por dias melhores aos cidadãos, empresários e à cidade, por meio de diversas ações, parcerias e projetos. Inicialmente, fizemos uma adequação do espaço físico para o funcionamento da Secretaria, criada em janeiro de 2015. E por acreditar que o encaminhamento ao mercado de trabalho e o apoio ao empresário são pilares fundamentais, acolhemos no mesmo espaço da Secretaria o Sistema Nacional de Empregos - SINE - que é uma parceria com o Governo do Estado de Minas Gerais através da Secretaria de Desenvolvimento Social, além do Minas Fácil. Trabalhamos na profissionalização dos colaboradores que atuam nesses espaços, tornando os serviços mais eficientes para o atendimento ao público.

Quais ações você gostaria de destacar em prol do futuro do desenvolvimento comercial e industrial de Viçosa?

Por meio do Departamento de Indústria e Comércio, estamos trabalhando na reestruturação de todo o Distrito Industrial localizado na Barrinha, identificando-o, melhorando as vias de acesso, regularizando a documentação dos lotes que não estão em atividade. Também estão em andamento a construção de rede pluvial e o asfaltamento das ruas deste Distrito, com possibilidade de realização ainda neste primeiro semestre. Enfim, estamos pensando no futuro de Viçosa, adequando o local para que possamos atrair empresas e torná-lo um polo de geração de emprego e renda.

Estamos também buscando outro terreno para instalação do Distrito Industrial II, porque o já existente não atende à demanda atual. Além de ser um espaço de pequena extensão territorial, diversos fatores limitam a entrada de

novos empreendimentos, tais como a topografia irregular e o número de lotes disponíveis.

Fale um pouco sobre as parcerias e de que forma elas podem contribuir para a capacitação de nossa mão de obra.

Realizamos em 2015 vários cursos em parceria com a Casa do Empresário, SENAC e CENTEV dentre outra instituições. Um exemplo foi o curso de Almoxarife e Promotor de Vendas, no período de agosto a novembro, com certificação de 35 pessoas. Outro foi o de Pedreiro de Alvenaria Assistente, com 30 pessoas que concluíram o curso

Ivone Maria Pires de Barros, Secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia de Viçosa.

Page 5: 4 Revista da Casa do Empresário Revista da Casa do Empresário 5 · 2019-01-25 · 6 Revista da Casa do Empresário Revista da Casa do Empresário 7 com êxito em seus trabalhos

8 9Revista da Casa do Empresário Revista da Casa do Empresário EMPRESA DO MÊS FUNCIONÁRIO DO MÊS

Paraná auto Peças: do balcão à gerênciatudo em acessórios para o seu veículo

O sonho de ter o próprio negócio motivou Nelson Neves a abandonar a profissão de Engenharia Agrícola, título obtido na UFV, para montar a Paraná Auto Peças, em 1993. Mas antes de se tornar uma empresa consolidada e com cinco prêmios Mérito Empresarial, o empreendimento começou em um dos cômodos da casa do fundador, que disponibilizava, de início, apenas peças recondicionadas. Com o tempo e boas vendas, surgiu a possibilidade de expansão. Foi então que Nelson passou a comercializar peças e acessórios em geral, da chamada linha leve, e de marcas nacionais e importadas. Faróis, lanternas, pára-choques, pára-brisas, instalações elétricas são alguns exemplos de produtos e serviços disponibilizados. Ao todo, a empresa possui 13 funcionários e também oferece o serviço de entrega, com motoboy para toda a região de Viçosa.

Sobre o segredo para cativar o cliente, Nelson revelou: “É preciso atender bem, sobretudo no pós-venda. Acreditamos que isso é mais importante que o preço. Também não podemos abrir mão do sorriso no rosto e deixar os problemas em casa, pois isso é fundamental para um negócio dar certo”, destacou.

Sobre as maiores dificuldades do empresário brasileiro, ele foi enfático. “A carga tributária é um absurdo e a crise já vem afetando a todos. Mas não podemos jamais cruzar os braços. Precisamos trabalhar motivados, inovar, arregaçar a mangas e fazer a nossa parte, pois a recompensa sempre vem para os que estão dispostos a isso”, revelou.

Paraná Auto Peças - Av. Castelo Branco, 555, Viçosa - MG, 36570-000

Telefone: (31) 3891-3712

As empresas citadas nesta editoria são escolhidas por meio de sorteios realizados na Casa do Empresário.

Há pessoas que nascem com o dom da liderança. Bastou um ano de trabalho para que a balconista Luciana Maria, casada e mãe de uma filha de 7 anos, pudesse ser promovida à gerente administrativa da Casa Mendes, padaria tradicional de Viçosa. O estabelecimento, além da panificação, comercializa uma vasta gama de produtos alimentícios. Neste mês, Luciana completa 6 anos de trabalho na função, graças ao seu mérito e à “confiança”: palavra escolhida pelo patrão Ernani para classificar a relação profissional com a funcionária destaque desta edição.

Contas a pagar e a receber, recursos humanos e produção são algumas das funções desempenhadas por ela, que está no curso de Processos Gerenciais (UNOPAR). “O dia a dia é feito de tomadas de decisões, jogo de cintura, muita comunicação, raciocínio rápido e produtividade. Só assim é possível sustentar um negócio com êxito”, relatou, em seu escritório. Sobre o segredo fundamental para o cargo, ela revela: “Não basta dar ordens, é preciso saber comunicar-se e influenciar positivamente, com carisma. Sou adepta do diálogo, e por causa disso meu patrão e vários clientes acabaram se tornando amigos”, finalizou.

Casa Mendes: Av. Olívia de Castro Almeida, 273 - Clélia Bernardes

(31) 3891-4196Equipe da Paraná Auto Peças. Luciana Maria, funcionária da Casa Mendes.

Page 6: 4 Revista da Casa do Empresário Revista da Casa do Empresário 5 · 2019-01-25 · 6 Revista da Casa do Empresário Revista da Casa do Empresário 7 com êxito em seus trabalhos

10 11Revista da Casa do Empresário Revista da Casa do Empresário

Casa em PautaUm grupo de representantes de empresas de Viçosa partiu no dia 11 de janeiro para o Fórum Couromoda, no Expo Center Norte, em São Paulo. O evento, sobre gestão de varejo, moda e calçados, é o maior do gênero na América Latina e contou com exposições, palestras, desfiles, dentre outras atrações. A Caravana Empresarial foi organizada pela Casa do Empresário.

A Casa do Empresário realizou reunião com seus associados no dia 28, na sede da entidade. Na oportunidade, foram abordados os seguintes temas: Agenda, Convenção Coletiva e horários especiais para todas as datas de 2016. Também foram discutidas alternativas para promoções nas datas comemorativas: Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais e das Crianças.

CArAVAnA EMPrEsAriAl rEuniãO COM AssOCiADOs

Page 7: 4 Revista da Casa do Empresário Revista da Casa do Empresário 5 · 2019-01-25 · 6 Revista da Casa do Empresário Revista da Casa do Empresário 7 com êxito em seus trabalhos

12 13Revista da Casa do Empresário Revista da Casa do Empresário NOVA SOLUÇÃO

terão assessoriaComo funcionará a assessoria

em licitações e contratos

associados da casa do emPresário

A partir de fevereiro de 2016, a Casa do Empresário oferecerá aos seus associados uma assessoria em licitações e contratos. O presidente da entidade, Paulo Márcio de Freitas, e o advogado Antônio Roberto Pires Simões (OAB/MG 141.005) estabeleceram diretrizes para a parceria, que tem como objetivo incentivar e auxiliar as empresas de Viçosa a participarem dos certames licitatórios.

O advogado enfatizou a importância do empresário local participar dessas oportunidades. “O ano de 2016 é incerto em relação à economia nacional. Uma alternativa para o empresário é participar e ganhar a licitação, tendo em vista que a administração pública tem a obrigação de efetuar o pagamento à empresa licitante vencedora quando há o cumprimento contratual”, disse.

Segundo o advogado, o processo está aberto e todas as empresas podem participar. “Quem tiver o melhor preço ganha, porém o que acontece é que as empresas da cidade sequer estão participando. No ano de 2015, por exemplo, várias empresas de outras cidades ganharam licitações em Viçosa”, explicou.

O advogado ressaltou, ainda, que

a prefeitura do município tem incentivado a participação das empresas locais, embora muitas não aproveitam a oportunidade por falta de assessoria jurídica, tempo para pesquisar os editais, além de dúvidas sobre o funcionamento do processo licitatório. Ele afirmou ainda que há oportunidades não apenas na prefeitura de Viçosa, mas em outros órgãos públicos locais, como autarquias e fundações que movimentam milhões em licitação. Como exemplo, Antônio citou instituições como a UFV, Funarbe, Saae, IPREV, INSS, além de prefeituras e câmaras de vereadores da região.

O objetivo da assessoria e consultoria na Casa do Empresário é esclarecer aos associados os pontos básicos e os trâmites legais do processo licitatório. “Faremos esta assessoria com informações básicas sobre a licitação, interpretação de edital, viabilidade jurídica, indicação de possibilidade de participação, necessidade de solicitação de esclarecimentos ou, ainda, de impugnação, na forma da lei. Além disso, cursos e palestras sobre o tema serão apresentadas para os associados”, declarou.

O advogado atenderá todas às terças-feiras, das 9h às 12h, a partir do dia 01/02/2016,na sede da Casa do Empresário, em Viçosa. (Rua Doutor Milton Bandeira, 21, Centro). O empresário poderá agendar a consultoria no 3899-8650. O advogado Antônio Roberto Pires Simões (OAB/MG 141.005).

Page 8: 4 Revista da Casa do Empresário Revista da Casa do Empresário 5 · 2019-01-25 · 6 Revista da Casa do Empresário Revista da Casa do Empresário 7 com êxito em seus trabalhos

14 15Revista da Casa do Empresário Revista da Casa do Empresário UFV

PARA TODOSufV 2016 CULTURA

Nem todo mundo sabe que a Editora UFV, da Universidade Federal de Viçosa, agora em 2016 completa 20 anos produzindo obras técnico-científicas e, também, difundindo a cultura e incentivando a leitura. A missão institucional da Editora UFV, que é ligada à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, é “difundir o conhecimento produzido na UFV e em outras instituições de pesquisa e ensino, por meio do livro, bem como contribuir para o desenvolvimento cultural e artístico da sociedade”. Entendemos que a cultura literária e a formação artística não devem ser dissociadas da formação técnico-científica.

Com o objetivo de melhor atender às comunidades universitária e viçosense é que se realizam, periodicamente, os Concursos de Literatura e Literatura Infantil. Em 2015, como resultado do 5º Concurso Viçosense de Literatura, foram publicadas pela Editora UFV as coletâneas “Universo Poético” e “Um Pouco de Conto”. Também foram publicadas as três obras vencedoras do 4º Concurso Viçosense de Literatura Infantil: “Selvagem”, de Isadora Saraiva Vianna de Resende Urbano; “A casa dos livros” e “O quadrado que queria ser círculo”, ambas de Jacqueline Salgado. Esses títulos podem ser adquiridos na Livraria Campus, no primeiro piso da Biblioteca Central da UFV.

A Editora UFV mantém ações como o Projeto Roda Cultural, que reúne crianças e jovens de escolas da cidade de Viçosa e região com autores de suas obras. Na Roda, a conversa é sobre os livros e a importância da leitura. O objetivo da ação é despertar o interesse pelo conhecimento e pela leitura, bem como incentivar esses jovens alunos a serem críticos e escritores. Mais de duas mil crianças foram beneficiadas por esse Projeto, desde 2014.

Outro projeto, o Socialivro, tem por objetivo levar o mundo do livro e da leitura para instituições da cidade de Viçosa onde se constata a carência de livros: pediatria de hospitais públicos, creches municipais, dentre outras instituições.

Em 2016, serão iniciadas as atividades do Projeto Sarauzinho, que reunirá turmas de crianças de escolas públicas de Viçosa para acompanharem leituras dramatizadas de obras infantis de duas vertentes: obras produzidas pela Editora UFV vencedoras dos seus Concursos de Literatura Infantil; e títulos de reconhecida qualidade literária de outras editoras.

Dentro da política de incentivo à divulgação cultural e difusão do conhecimento, a Livraria Campus dispõe de grande acervo de obras de literatura universal e literatura infantil, além dos livros técnico-científicos e didáticos. O espaço externo da livraria tem sido ponto de encontro dos estudantes que buscam um ambiente aconchegante para os momentos de bate-papo e de estudo e para desfrutar de uma boa leitura e de deliciosos lanches do Café Cultura.

Na área externa da Livraria Campus, acontece também o Sarau Literário, momento destinado a lançamentos de obras literárias, recitação de poesia e prosa literária e apresentações musicais, com microfone aberto aos visitantes.

Em 2006 e em 2010, a Livraria UFV recebeu o prêmio Expressão Viçosa – categoria Livraria e categoria Papelaria, respectivamente, que homenageia

as empresas e personalidades viçosenses que se destacaram no cenário municipal por suas ações empresariais, sociais e educacionais.

A Livraria Campus e a Editora UFV aguardam a sua visita!

Page 9: 4 Revista da Casa do Empresário Revista da Casa do Empresário 5 · 2019-01-25 · 6 Revista da Casa do Empresário Revista da Casa do Empresário 7 com êxito em seus trabalhos

16 17Revista da Casa do Empresário Revista da Casa do Empresário

Page 10: 4 Revista da Casa do Empresário Revista da Casa do Empresário 5 · 2019-01-25 · 6 Revista da Casa do Empresário Revista da Casa do Empresário 7 com êxito em seus trabalhos

18 19Revista da Casa do Empresário Revista da Casa do Empresário

1 º MISS COMERCIáRIA - VIçOSA/MG

SOCIAL

Sociedade Viçosense

Page 11: 4 Revista da Casa do Empresário Revista da Casa do Empresário 5 · 2019-01-25 · 6 Revista da Casa do Empresário Revista da Casa do Empresário 7 com êxito em seus trabalhos

20 21Revista da Casa do Empresário Revista da Casa do Empresário

Page 12: 4 Revista da Casa do Empresário Revista da Casa do Empresário 5 · 2019-01-25 · 6 Revista da Casa do Empresário Revista da Casa do Empresário 7 com êxito em seus trabalhos

22 23Revista da Casa do Empresário Revista da Casa do Empresário

Page 13: 4 Revista da Casa do Empresário Revista da Casa do Empresário 5 · 2019-01-25 · 6 Revista da Casa do Empresário Revista da Casa do Empresário 7 com êxito em seus trabalhos

24 Revista da Casa do Empresário