4 Revista Galera Jovem

178
www.galerajovem.net 1

description

Dezembro 2013

Transcript of 4 Revista Galera Jovem

Page 1: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net 1

Page 2: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net2

Page 3: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net 3

Page 4: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net4

Page 5: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net 5

Page 6: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net6

Page 7: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net 7

Page 8: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net8

Page 9: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net 9

Page 10: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net10

Page 11: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net 11

Page 12: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net12

Page 13: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net 13

Page 14: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net14

Page 15: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net 15

Page 16: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net16

Page 17: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net 17

Page 18: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net18

Page 19: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net 19

Page 20: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net20

Page 21: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net 21

Page 22: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net22 www.galerajovem.net22

Nova Parceria

Olá gente, sou Eri Medeiros e em primeiro lugar quero agradecer a

DEUS, depois ao Rannieri, proprie-tário dessa revista pelo convite para escrever um pouco sobre cultura e entretenimento. Bom, eu atuo no rádio há cerca de 20 anos, todos eles pela Rádio Panati FM, 93,9 onde atu-almente comando o programa “Área 93” das 09 às 11 hs. Para-lelo ao rádio, também desenvol-vo outras atividades como a de produção de eventos, junto a Área badalada Eventos. Também sou artista plástico desde 2003. Desenhar, pintar, rabiscar sempre fez parte da minha vida, desde a época da escola e em 2003, resol-vi fazer o curso profissionalizante de pintura e desde então, segui em frente, fazendo dessa arte, uma de minhas fontes de renda. Atualmente tenho o Atelier das Artes que fica localizada na Rua do Prado, 776, próximo a Campal. Produzimos telas no estilo Abstrato Moderno, além de telas persona-lizadas com a logomarca de sua empresa. O envolvimento com o rádio, a produção de eventos, a pintura fez com que adquirisse conhecimento sobre um pouco de cada coisa e me despertou o interesse de repassar para o públi-co o que sei e o que é notícia do mundo artístico em geral: Rádio, TV, artistas musicais enfim, foi então que resolvi fazer um site para que através dele, eu pudesse repassar para as pessoas um pouco des-sas informações, afinal, muitos são os que buscam notícias do seu artista preferido. Foi então que sur-giu no dia 05 de maio de 2013, o site www.erimedeiros.com.br onde diariamente você tem acesso a várias informações do meio artís-tico. Então, a partir de agora, a

cada edição dessa conceituada revista eu também vou estar por aqui, informando sobre fatos mar-cantes do mundo artístico, even-tos que irão acontecer nos próxi-mos dias entre outros assuntos.

Próximo Evento

Já é grande a expec-tativa pelo Natal da Área que chega a sua 6ª edição em 2013. Grandes bandas já pas-saram pelo evento ao longo dos anos. Entre elas: Saia Roda-da, Garota Safada e Forró Pe-gado. Para esse ano, o evento contará com a apresentação de três bandas, juntando ge-rações de duas épocas numa mistura de ritmos e estilo musi-cal que promete agradar em cheio e levar um público ainda maior que nos anos anteriores. Estão escalados para animar o evento as bandas Forró do Dono, Forró Pegado e Sirano & Sirino. A festa acontecerá no dia 24 de dezembro no Patos Tênis Clube a partir das 22 ho-ras.

E por falar em Forró do Dono...

A banda surgiu no iní-cio do ano e a cada dia se

firma cada vez mais no cená-rio musical, tornando-se uma das mais pedidas para shows e eventos. Com cerca de dez meses que foi criada, Forró do Dono já se apresentou no programa “Fe-miníssima”, pela TV Tambaú, afi-liada do SBT em João Pessoa. A banda conta nos vo-cais com Rafael, Macaxa e Bar-bara, trio que vem fazenda a festa da galera forrozeira. Para o mês de dezembro, a banda conta com vinte shows agen-dados por várias cidades da Paraíba e do Pernambuco.

Fazendo Bonito...A paraibana Lucy Alves vem fa-zendo bonito no “The Voice Bra-sil”. Com sua sanfona insepará-vel, Lucy já se apresentou três vezes na atração conquistan-do a aprovação do público e de seu técnico Carlinhos Brow. Lucy se apresentou no progra-ma do dia 05 de dezembro e passou para a próxima fase, sendo uma das favoritas do programa.

Falando em “The Voice”... A Globo acertou em cheio a mudança do dia de apresen-tação da atração. Na primeira temporada, o programa ia ao ar nos domingos às 02:15 da tarde. Na temporada de 2013, a atração ocupou a grade da quinta feira e só tem rendido bons frutos à emissora. A cada semana o ibope comprova o favoritismo do programa que já chegou a atingir a marca de 24 pontos, deixando a emis-sora em primeiro lugar confor-tavelmente onde na mesma hora a segunda colocada não passou dos oito pontos. Cada ponto no Ibope corresponde a 62 mil aparelhos de TV ligados.

antenados

Page 23: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net 23

Page 24: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net24 www.galerajovem.net24

O cinema perdeu um grande astro.

Paul Walker, estrela do filme “Velo-zes e Furio-sos” morreu

no último sábado, dia 30 de novembro, vítima de um aci-dente automobilístico. Paul participou de um evento beneficente e quando voltava para casa na companhia de um ami-go que dirigia o seu carro, bateu de frente num poste. Após a colisão, o veículo pe-gou fogo, vitimando Paul e seu amigo. O acidente aconte-ceu por volta das 15h30, ho-rário local em Santa Clarita localizada no norte de Los Angeles nos Estados Unidos. Segundo o Xerife do coman-do de Los Angeles, a veloci-dade desenvolvida na hora do acidente pode ter sido a causa principal. Com 40 anos, Paul deixa uma filha de quinze e a namorada Rebeca..

Valéria e Ricardinho deixam a banda Noda de Cajú.

A semana foi de per-da para a banda Noda de caju que perdeu de uma só vez seus dois principais vocalistas, os cantores Ricar-dinho e Valeria Cavalcante. O anuncio foi dado no do-mingo dia 1º de dezembro durante o evento “Vamos Emagrecer o Ricardinho” era um evento beneficente, cuja renda seria destinada ao pagamento da cirurgia bariátrica do cantor que so-fre com obesidade mórbida, sendo necessária a inter-venção cirúrgica para que tenha uma vida com mais qualidade. A banda Noda de Cajú, simplesmente não compareceu ao evento. Em lágrimas Ricardinho lamen-tou a ausência da banda em que canta há vários anos e aproveitou para fa-zer o anuncio de seu desli-gamento. Minutos após, sua companheira de palco que estava afastada da banda por problemas de saúde chegou ao evento e revol-tada com a falta de respeito da banda para com o mú-sico em não comparecer ao evento, anunciou que também estaria deixando a banda. Os dois seguirão em um novo projeto que até o momento está batizado “Va-léria e Ricardinho”, voltado para o Forró das antigas.

Bete Nascimento se des-taca como apresentado-ra. A cantora Bete Nasci-mento vem se destacando nos últimos tempos como

apresentadora. Atualmen-te sob o comando do pro-grama “Dá Notícias” na TV Somzoom, a cantora se su-pera a cada programa. Com cerca de 30 minutos de duração, Bete tem recebi-do diversos amigos em sua atração. Kátia Cilene, Aduílio Mendes, As Estyllozas (Da-niela Campelo e Rozânge-la Bandeira), Rita de Cássia, Mara Pavanelle, são alguns dos nomes que já passaram pelo programa, contando um pouco de sua trajetória musical, fatos marcantes de suas carreiras e claro, tam-bém cantando sucessos que ganharam projeção no mundo forrozeiro através de suas vozes. O programa vai ao ar nas terças feiras às 20 horas e você pode acompanhar através do link :

www.somzoom.com.br/tv--somzoom/

Vale a pena conferir.

antenados

Eri MedeirosBlogueiro e radialista.

Informações sobre esta coluna:

[email protected]

Page 25: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net 25

Page 26: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net26

Page 27: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net 27Fone/fax:(83)3421-3585 - E-mail:[email protected]

Rua: Rui Barbosa,20 - Centro - Patos - PB

Page 28: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net28

Page 29: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net 29

Page 30: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net30

Transformando sonhosem realidade.

www.galerajovem.net30

gastronomia

A CULINÁRIA ITALIANA :História da Gastronomia Italiana

Dentre os principais p a t r i m ô -nios que caracteri-

zam a Itália, além de suas bele-zas paisagísticas e de sua arte, está a gastronomia. A cozinha italiana é talvez uma das mais ricas do mundo, principalmen-te no que diz respeito aos in-gredientes característicos da cozinha típica e regional. Isso é sem duvida conseqüência dos vários povos que passa-ram pela península itálica atra-vés dos séculos e lá deixaram sua marca com a introdução de novos elementos e alguns pratos hoje apreciados em todo o mundo. Uma das etnias que mais influenciou na forma-ção dessa cultura foram os árabes, que, a partir do sécu-lo IX, principalmente na Sicília, implementaram a culinária local com o açúcar, o arroz, a canela, o açafrão, a berinjela e os doces de marzipã. Além disso, transmitiram as técnicas de produção de figos secos e passas. A partir de 1600 os espa-nhóis também deixaram sua marca, principalmente com novos produtos originários da América como, por exemplo, o tomate, a batata, o feijão, o milho, o cacau, o rum e o café. Na época de Napoleão Bonaparte, os franceses trans-mitiram agregaram à culinária italiana a utilização de pratos com produtos derivados do leite, como manteiga e creme de leite. Eles também ensina-ram aos cozinheiros italianos formas mais refinadas de apre-sentação dos pratos, com um visual mais elaborado. Com a imigração dos italianos para a América (Nova York, Buenos

Aires e São Paulo), a partir de 1900, a Itália exportou sua culinária, principalmente com napolitanos, que passaram a divulgar a pizza e o famo-so “spaghetti al sugo”, pratos conhecidos e apreciados em todo o mundo. Portanto, é difícil falar numa cozinha italiana, o mais correto é falar em cozinha típi-ca regional italiana. Além das diferenças gastronômicas en-tre o sul e o norte, dentro da mesma região encontra-se em várias cidades, até mesmo próximas, diferenças históricas, devido aos povos que passa-ram no local, geográficas e climáticas que determinam os tipos de produtos elaborados e que, por sua vez, vão cons-tituir os ingredientes dos pratos tipicamente regionais. Em poucas palavras, na gastronomia do norte da Itália predominam produtos de in-fluência francesa, austríaca e húngara, com o emprego de muitos produtos derivados do leite, enquanto que no sul, pre-dominam os de influência ára-

be, quais sejam: uso de muito molho de tomate, pouca car-ne bovina e muita carne de coelho, ovina, caprina e suína. Nos bosques e monta-nhas predominam os famo-sos “funghi” e muita caça. Já no litoral, encontra-se diversos tipos de peixe, com destaque para o atum e o peixe “spada”, além de muitos frutos do mar e bacalhau. Dentro do cenário gas-tronômico italiano, também há a Cozinha Mediterrânea, principalmente na parte meri-dional e nas ilhas da Sicília e Sardenha, a qual é conhecida pelos italianos como “cozinha sadia”, rica em carboidratos, frutas, verduras, peixes, pouca carne e muito óleo de oliva. Salames, queijos e vi-nhos de primeira linha com-pletam a riquíssima cozinha tipicamente regional de todas as partes da Itália e aprecia-das em todo o mundo.

Buon Appettito!

Page 31: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net 31

Page 32: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net32

Tecnologia “Agora eu quero o meu Facebook”, diz idoso durante projeto deinclusão digital

Professor diz que cursos através da internet ainda são pouco explorados pela população

Trinta idosos da cidade de Cacimba de Areia – PB, no sertão paraiba-

no, estão sendo pioneiros em um projeto de inclusão digital que está sendo desenvolvido pelo Tele Centro da cidade com o profes-sor Cláudio Barreto Filho. A ação tem total apoio da Secretaria de Assistência Social e da Prefeitura Municipal de Cacimba de Areia. Durante a manhã desta quarta-feira, dia 13, os alunos da terceira idade tiveram um café da manhã com frutas, massas, sucos e frios para começar bem o projeto de inclusão digital que também será implantado nas ci-dades de Areia de Baraúnas, São José de Espinharas e São José do Bonfim, cidades polarizadas por Patos. Cláudio disse que todas as pessoas da chamada terceira idade tem muita força de vontade diante do mundo da informática e da internet. Alguns, disse Cláu-dio, já querem até abrir o seu pró-

prio Facebook. A Secretária de Assistência Social, Hislânia Cabral relatou que está sur-presa com a aceitação da turma e que isso demonstra que nunca é tarde para no-vas descober-tas. A turma pioneira da ci-dade de Cacimba de Areia no projeto de inclusão digital para os idosos terá o assistente social Alyson Lavôr para acompanhar o desenvolvimento dos alunos. A reportagem do patosnline.com acompanhou a 1ª aula e pode ver expressões de quem viu um novo mundo através da rede mundial de computadores na in-ternet. O senhor Antônio Carnei-ro e a senhora Maria de Lourdes Monteiro ficaram cismados nas primeiras instruções sobre com-

putação, mas depois virão que não é tão difícil de manusear. Os três Tele Centros da cidade de Cacimba de Areia es-tavam abandonados e agora começam a ter funcionamento. Os locais começam a funcionar durante toda a semana nos expe-dientes da manhã e da tarde

Cláudio Sousa Barreto Filho, professor de informática e coor-denador dos Telecentros em Areia de Baraúnas, Tavares, Cacimba de Areia, São José do Bonfim, São José de Espinharas e Patos, diz que existem inúmeros cursos gratuitos e também pagos que podem dar uma grande contribuição para a formação profissional, mas ainda são pouco explorados pela popu-lação. Preocupado com a pouca procura e querendo tornar pública a possibilidade de se ter educação de qualidade e com preço módico e até mesmo gratuito, Cláudio está ofertando através da Associação Telecentro de Informação e Negó-cios – ATN, entidade Não Governa-mental e que trabalha com órgãos

do Governo Federal e outras em-presas, as informações necessárias para que os interessados possam ter acesso aos cursos. “São mais de 70 cursos, en-tre os quais: contabilidade, adminis-tração, informática enfermagem, direito, fisioterapia, farmácia entre outros. A ATN tem parceria com a Microsoft e outras grandes empre-sas que facilitam o acesso à edu-cação através da rede mundial de computadores e esse fato tem que tornar-se público para auxiliar na educação dos inúmeros jovens desse país”, diz Cláudio.Todos os cursos oferecidos pela ATN são online com vídeo aula e salas de aulas e professores interligados através da rede mundial de com-putadores.

Os interessados e aqueles que desejarem maiores informa-ções podem fazer contato com o professor Cláudio através dos tele-fones: (83) 8119-1864/ 9684-6932. E--mail: [email protected] Cláudio foi o único profes-sor que realizou o curso de Cone-xão Digital que acorreu na cidade de Recife – PE. Através desse curso abriu-se a porta para que houves-se parcerias oferecendo os cursos para pessoas interessadas no ser-tão paraibano.

www.galerajovem.net32

Claudio Barreto Filho

Coordenador, professore empresário

Page 33: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net 33

Page 34: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net34

Page 35: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net 35

Page 36: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net36

Page 37: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net 37

Page 38: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net38

Page 39: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net 39

Page 40: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net40

Page 41: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net 41

Page 42: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net42

Page 43: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net 43

Page 44: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net44

Page 45: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net 45

Page 46: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net46

Page 47: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net 47

Page 48: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net48

Page 49: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net 49

Page 50: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net50

Page 51: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net 51

Page 52: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net52

Esporte TÊnis de mesa: Uma tragetória devitórias com muitas dificuldades

Weberson Leitão é um aficionado por tênis de mesa e sua pai-

xão foi muito mais além que a prática individual do esporte, pois ele con-quistou vitórias em nível nacional que projeta-ram a cidade de Patos em todo país. Weberson levou sua experiência de campeão e sociali-zou seus conhecimentos para quem desejou e deseja aprender. O me-satenista, literalmente, fez escola para muitos es-portistas. Atualmente o es-paço utilizado para treinar campeões está localizado na Rua Enaldo Torres Fernandes, Bairro Liberdade, em Patos, mas por falta de apoio poderá fechar suas portas deixando vários vitoriosos órfãos. O aluguel de R$ 800,00 está com dois meses de atraso. Essa quantia é paga por Weberson, que vez por outra tem apoio de frequentadores e amigos que admi-ram a luta em prol do tênis de mesa. Entre tantos campeões que aprende-ram com Weberson podemos destacar: La-cordaire Segundo, Douglas, Marcela, Mércia, Fagner, Pedro Júnior, Igor, Ana Vitória, Zé filho, Yago, Joaby, Patrícia, Jady, Ivan, Raniere, Sofia, Amauri, kamila, Estefany, Jarlene, Jailma, Wivia-ne, Gê Maria e tantos outros que venceram competições municipais, estaduais e federais, além de vários torneios promovidos em nível de América Latina e do mundo. Alguns dos citados acima já foram convidados para a Seleção Brasileira de Tênis de Mesa. O espaço da escola de tênis de mesa é aberto sem custos para o artista plástico Mário Leitão que dá aulas de pintura e con-fecciona artesanato. Mário diz que também não tem apoio e é grato a Weberson pelo espaço. No local ainda acontecem aulas de

judô que são ministradas pelo professor Da-niel Anderson . Com o espaço fechado, várias crianças serão prejudicadas.

No mês de No-vembro Weberson Lei-tão foi campeão em competição realizada em Salvador – BA. Mes-mo com tantas vitórias e um currículo de me-satenista invejável, We-berson nunca havia relatado sua angústia devido à falta de apoio ao espor-te na cidade de Patos. “Tenho feito quase tudo com recursos próprios, mas não tá dan-do mais. Vou co-locar as mesas a venda, pois não quero ficar devendo nada. Pago o aluguel e sigo em frente”, relatou We-berson.

www.galerajovem.net52

Page 53: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net 53

Page 54: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net54

Page 55: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net 55

Page 56: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net56

Page 57: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net 57

Page 58: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net58

Page 59: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net 59

Page 60: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net60

Page 61: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net 61

Page 62: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net62

Page 63: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net 63

Page 64: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net64

Page 65: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net 65

Page 66: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net66

PsicanalistaMestre em

FilosofiapelaUFPB

Francisco Almeida de Lucena

Desejo cristão O cr ist ianismo,

mais que uma religião, é uma pro-posta. A mes-

ma foi evidenciada por meio da experiência de Jesus, um jovem homem que cresceu em um po-voado pobre da Galiléia, há dois mil anos. Sua proposta é exage-radamente simples e demasiada-mente humana. Sua simplicidade se deve ao fato de ser acessível a todos, e sua humanidade por visar o resgate original da essên-cia dos homens e das mulheres. Trata-se de uma proposta, torna-da atitude, que instaura o enten-dimento, a partilha, o desapego, a solidariedade, a bondade, o di-álogo, a humildade, a simplicida-de – o amor e a caridade. Hábitos simples e espontâneos, gratuitos e livres. Nada de fardos pesados, de juízos condenatórios, de exclusão e preconceito. Nada de disputas pelo poder, de vaidade egoís-ta, de presunção e arrogância. Nada de ganância, revide, falca-truas, hostilidades, intrigas e com-petições.

A imagem da manjedoura de Be-lém é profundamente simbólica e nos comunica a essência da proposta cristã. É o testemunho de Deus. É o sinal do cumprimen-to de uma antiga promessa: Deus viria até nós para nos resgatar de nossa desumanização. Não um resgate mágico e impositivo, mas um resgate em forma de convite: Vinde e vede! A contemplação do modo de vida dos discípulos com Jesus, como nos é narrado no Novo Testamento, deveria sus-citar em nós o desejo de respon-dermos com um sim convicto e determinado ao tal convite.O tempo e os interesses diversos que caracterizam a história dos homens testemunham um esque-cimento do cristianismo. Ele foi excessivamente adaptado, instru-mentalizado e esvaziado. Porém, continua válido, a disposição da humanidade que segue a pe-

rambular em busca de sen-tido. Mas não pode ser um cristianismo mercantil, per-sonalista, sectarizado, elitiza-do, prosélito nem apelativo. Natal é nascimento, é man-jedoura, é Belém. O cenário no qual surgiu a propos-ta, em ato, do cristianismo. Desejo, pois, que você des-cubra a simplicidade e a humanidade desse aconte-cimento. Que a vivência cris-tã seja resgatada em sua essência, que os cristãos sejamos despertados de nosso esquecimento e que o desejo de sermos mais hu-manos e fraternos vá além de uma mera conveniência discursiva.

www.galerajovem.net66

comportam

ento

Page 67: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net 67

Page 68: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net68

Page 69: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net 69

Page 70: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net70

Novidades no mundo tecnologicoos mais recentes lançamentos eo que está por vir

tecnologiagam

es & gadgets

www.galerajovem.net70

O s “applemaníacos” já podem fi-car felizes. Com suas elegantes e finas bordas laterais e o chanfrado prateado que nós aprendemos a amar com o iPhone, o Air é sem

dúvida o tablet mais bonito que a Apple já fez até hoje. Como um iPad Mini, mas maior, e com uma tela para a

qual vale a pena olhar. Os ângulos mais marcados, mas ainda arredondados, do iPad Air parecem mais deliberados.

Pela primeira vez, o corpo do iPad parece ter um senso de propósito como se o design tivesse sido feito para ser bonito

por direito próprio, em vez de ser somente um esqueleto para segurar as peças necessárias para que a tela funcione. O iPad

Air é um tablet grande que é tão bonito desligado quanto ligado, algo que até agora só o Surface tinha feito do jeito certo. O iPad

Air é uma maravilha da tecnologia. É mais fino, mais leve e melhor do que qualquer tablet do seu tamanho. Mas mais importante, ele

mostra que o iPad é capaz de melhorar por dentro e por fora.

IPAD AIR

Com apenas 4 milímetros de espessura e menos de 10 quilos, as TVs OLED – sigla em inglês para diodo orgânico emissor de luz – da LG reproduzem imagens vividas e realis-tas, devido ao avanço da tecnologia WRGB. O exclusivo sis-tema Four-Color Pixel da LG conta com um subpixel branco, que atua em conjunto com os tradicionais vermelho, azul e verde para criar cores perfeitas. A TV OLED de 55 polegadas possui a exclusiva tecnologia Color Refiner, que aprimora ainda mais os tons, e ainda, oferece uma taxa de contraste mais nítida.

A japonesa Sony traz mais uma novidade ao mercado eletrônico. O projetor WUXGA é o primeiro dispositivo do tipo a usar a tecnologia Light Laser Source e é capaz de trabalhar com intensidade de 4 mil lumens e exibir imagens com resolução má-xima de 1900 x 1200 pixels. Além disso conta com o recurso 3LCD, que garante um tempo de uso de 20 mil horas antes que haja a necessidade de manutenção. O produto adota linhas limpas, capaz de fazê-lo se confundir com o ambiente.

TV OLED 55´ LG

pROJETOR WUXGA SONY

Page 71: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net 71

Page 72: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net72

Geralnovidades 2014

72

Faltando alguns dias para entrarmos oficialmente no verão, mas as tempe-raturas já estão subindo e já guardamos nossos perfumes de inverno. Afinal, perfumes intensos, muito doces, se tornam enjoativos e pesados para dias ensolarados e noites calientes, certo? Você já sabe por que isto acontece: as notas olfativas são feitas de molécu-

las, que evaporam mais rápido com a ajuda do álcool contido nos perfumes. Os aromas ficam mais intensos. Notas muito densas, como almíscar, âmbar, notas amadeiradas quentes, orientais e perfumes muito doces, ficam ainda mais chamativos, com suas características muito realça-das. Perfumes fortes e muito doces no verão, além de serem incômodos para quem usa, também são uma gafe de etiqueta gravíssima!

Qual mulher não gosta de um ho-mem perfumado? E qual homem que não gosta de estar perfuma-do? Perfumes têm o poder de mar-car presença e servir de marca pessoal. O verão pede aromas mais leves e que evaporam mais rápido como floral, frutal e lavanda. Você pode usar o mesmo perfume de dia e de noite, porém com quan-tidades menores durante o dia. E, cuidado, modere na quantidade aplicada. Se você tem um bom perfume em mãos não é necessário tomar um banho de perfume. Dica: perfumes duram mais em quando borrifados no pulso, na nuca, no umbigo e até mesmo atrás dos joelhos. Você sabia dessa?

Um perfume misterioso, com uma mistura de aromas amadeirados e aquáticos – água fresca, violetas, alcaçuz, pimenta preta e almíscar.

Sinônimo de verão e um dos mais populares perfumes para homens, possui notas marinhas, de alecrim, almíscar e cedro. Fragrância floral, leve e fresca.

Clássico da marca, este perfume respira Verão – com seu frasco azul-mar e a aromática que teve a água dos oceanos de inspiração. Possui notas de seiva, flor de alecrim, ma-deira de cedro branco e toranja.

Este é ideal para aquelas noites quentes de verão, intenso e bem masculino ele é com-posto por notas de lavanda, violetas africanas, almiscar e nuances amadeiradas das árvores louro amarelo e bétula.

O cheiro está no ar!! Lançamentos de Perfumes para 2014.

Perfumes para homens para o verão

212 Men Ice – Carolina Herrera

Acqua di Gio – Giorgio Armani

Aqua Marine – Bulgari

Bottled Night – Hugo Boss

Page 73: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net 73

Page 74: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net74

Page 75: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net 75

Page 76: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net76

Page 77: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net 77

Page 78: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net78

Page 79: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net 79

Page 80: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net80 www.galerajovem.net80

SaúdeOdontologia

Os efeitos do sorriso

A saúde bucal é parte im-portante de nossa saú-de em geral e é através da boca que conse-guimos comunicar e expressar nossos senti-mentos. Poucas pesso-as sabem os efeitos que o sorriso tem. Quando você sorri, seu cérebro entende que está feliz e assim é lançada em você uma reação que diminui a liberação de hormônios do estresse. O sorriso encanta

e é uma grande ferra-menta para quem quer elevar sua autoestima. O sorriso atrai, porque quando alguém sorri para outra pessoa, trans-mite a ideia de aceita-ção, simpatia. Você atrai o que você transmite. A frase de Lair Ribeiro no livro ‘O sucesso não ocorre por acaso’ retra-ta bem essa ideia: “O passarinho não can-ta porque está feliz, ele está feliz porque can-ta. O comportamen-to muda o sentimento, o sentimento muda o pensamento”. Vale à pena sorrir!

De tudo, da vida, não levar a vida tão a sério, simplesmente porque sorrir te torna divertido e atraente. Que a Paz do Senhor, venha reinar na sua casa, desejo a vocês toda felicidade do mundo e que Deus continue abençoan-do a todos. Feliz Natal e próspero ano novo.

www.galerajovem.net80

Renata GuimarãesOdontologa

Page 81: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net 81

Page 82: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net82

UV é a abreviatura de ultravioleta, um tipo de radiação eletromagnética que é muito prejudicial ao ser humano. Ela pode ser subdividida em UVA, UVB e UVC. Esses raios invisíveis fazem muito mal à pele e podem causar até mesmo câncer de pele. Eles estão presentes em todas as estações do ano, especialmente no verão. Para proteção contra os raios UVB é indicado FPS (Fator Proteção Solar). O FPS é

o índice que determina o tempo em que uma pessoa pode ficar exposta aos raios solares sem que a pele fique vermelha. Tomemos o exemplo de um ser humano que, ao se expor por 20 minutos ao sol, sua pele co-meça a ficar avermelhada. Consideremos que esse indivíduo usou FPS 10, então sua proteção durará por um tempo de 20 minutos x 10 FPS = 200 minutos; ou seja, sua pele estará protegida por aproxima-damente 3h18, sem prejuízo à saúde. Veja mais situações para essa mesma pessoa.

Como demonstramos, o uso do FPS é determinado a partir das características exclusivas de sua pele. Um FPS que é excelente para uma pessoa, pode não ser o indicado para outra. Além do mais, um filtro solar de FPS 50, que é bem mais caro, pode não ser o mais indicado para determinada pessoa, pois, dependente da natureza de sua pele, poderá ultrapassar demasiadamente o tempo de exposi-ção ao sol. Já a proteção UVA é medida em PPD (Persistent Pigment Darkening), que é o índice de pigmen-tação persistente. Este índice tem que ser até 1/3 do FPS para ser considerado um filtro seguro. Exemplo: se você usa um FPS 30, seu PPD dele deve ser no mínimo 10. A utilização do PPD adequado auxilia a pele contra o envelhecimento causado pelos raios UVA. Mas, atenção: os filtros solares que contêm uma substância chamada 4-metil benzilideno cân-fora (4-mbc) bloqueia a função da tireoide e com isso a atividade estrogênica cresce, o nível de estro-gênio aumentado, a pessoa engorda, surgem celulites e é altamente cancerígeno. Também observe a presença do princípio ativo Tinosorb nos protetores, já que essa substância protege dos raios UVA. Outro cuidado importante é não considerar o Sol como inimigo, pois, este, é a principal fonte de vitamina “D”, essencial para absorção do cálcio pelo organismo. Assim, é ideal expor rosto, pescoço, braços e pernas, antes das 10 horas da manhã, por um período de 10 a 15 minutos, em dias intercala-dos.

Cansada dos pelinhos indesejados no seu corpo? Todos nós sabemos que as pessoas se sen-tem mais seguras quando não têm aqueles peli-nhos nas axilas, no buço, na virilha, na barba, ou nas pernas, e a Salute Center tem a solução de-finitiva pra esse problema: a FOTODEPILAÇÃO. Ela consiste em emissão pulsada de luz que diminui o desenvolvimentodo pelo, que com certa quan-tidade e frequência de sessões, o pelo some, sen-do necessária outra sessão um ano depois, para a manutenção. É um método indolor e bastante eficaz. Ligue-nos agora e agende uma avaliação para marcar uma sessão para você! O telefone é (83) 3421-1097.

Vamos entender um pouco deproteção UVA/UVB

www.galerajovem.net82

estéticaBeleza

Fran LimaFisioterapeuta Dermato

funcional.CREFITO 1: 158465-F

Saluter Center

Page 83: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net 83

Page 84: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net84

Page 85: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net 85

Page 86: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net86

Page 87: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net 87

Page 88: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net88

Segurança

Nos últimos três anos, o município de Patos\PB foi palco das

grandes operações policiais do Estado, trabalhos esses bastan-te significativos e inéditos, que trouxeram consequências po-sitivas na redução da crimina-lidade. Em uma união até então nunca vista na história, Policiais Civis e Militares, conseguiram, graças a um trabalho de inte-gração, reduzir à criminalidade do município e região. Em que pese, se saber que o fenôme-no do crime não se combate

apenas com a atuação poli-cial, e sim com várias políticas públicas,empregadas de for-ma harmônica, é inegável os esforços que foram empreendi-dos pela polícia patoense. Para que se possa ter como parâmetro, nos anos de 2011 e 2012, o município registro mais de 60 homicídios por ano, o que não ocorre com o ano em curso, até o início de dezembro, foram registrados, menos de 38 homicídios, um número bastan-te significativo na redução de crime desta natureza em rela-ção aos anteriores. Dentre os trabalhos de des-taque realizados pelas polícias,

podem ser citados a Operação “Laços de Sangue”, concretiza-da em conjunto com Policiais de Catolé do Rocha, que pois fim a uma guerra de clãs que já tinha resultado à morte de várias pessoas. O trabalho po-licial teve repercussão nacional, sendo, inclusive, matéria de re-portagem de abertura do Fan-tástico da Rede Globo. Outro grande trabalho re-alizado, foi o desencadeamen-to da Operação Hidra, que teve por objetivo a desarticulação de uma organização criminosa que comandava o tráfico de drogas ilícitas de dentro do Pre-sídio Regional de Patos, e que

“Chega sempre a hora em que não basta apenas protestar:após a filosofia, a ação é indispensável. Victor Hugo

www.galerajovem.net88

Patos: o palco das grandes operações

Page 89: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net 89

Segu

ranç

a

contava com a participação de servidores públicos. Além dos citados, vários outros trabalhos como Opera-ção Alto da Tubiba, Folha Verde, Linha de Ferro, Beiral, Vale do Sabugi, Tempestade no Sertão, Mãos Dadas, Cinara, Sem Limi-tes, Aahbran e Renascer, tive-ram um papel importante no controle da criminalidade no município. Recentemente, outro grande trabalho de destaque à nível nacional, foi a Opera-ção Prefixo, que desestruturou uma organização criminosa de caráter internacional, que era liderada por um peruano. Em que pese todos os esforços realizados pela polícia para garantir a paz social, sa-bemos que a proposição de políticas públicas de seguran-ça, no Brasil, consiste num mo-

vimento pendular, oscilando entre a reforma social e a dissu-asão individual. A ideia da refor-ma decorre da crença de que o crime resulta de fatores socio-econômicos que bloqueiam o acesso a meios legítimos de se ganhar a vida. Esta deterio-ração das condições de vida traduz-se no acesso restrito de alguns setores da população a oportunidades no mercado de trabalho e de bens e servi-ços, assim como na má socia-lização a que são submetidos nos âmbitos familiar, escolar e na convivência com subgru-pos desviantes. Conseqüente-mente, propostas de controle da criminalidade passam ine-vitavelmente tanto por refor-mas sociais de profundidade como por reformas individuais voltadas a reeducar e resso-

cializar criminosos para o con-vívio em sociedade, e não ex-clusivamente na atuação das polícias(Cláudio C. Beato Filho.Políticas públicas de segurança e a questão policial). Acredita-se, que quan-do tivermos atuando de forma convergente, polícias e políti-cas públicas, com certeza, a redução da criminalidade será mais significativa, pois não bas-ta apenas reprimir, mas e prin-cipalmente, prevenir, para que possamos gozar da tão espera-da paz social.

Fonte:15ª AISP(Área Integrada de Segurança Pública).

www.galerajovem.net 89

Page 90: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net90

Page 91: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net 91

Page 92: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net92

Page 93: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net 93

Page 94: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net94

Page 95: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net95

Page 96: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net96

Page 97: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net 97

Page 98: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net98

Acesse diretodo seu smartphone

O ve rã o v e m c o l o -rido e

saboroso,repleto de peças es-tampadas com identidade brasileiríssima,morango,caju,abacaxi, vai de fruta ai ? Isso não é uma receita de salada de frutas,mais sim a nova tendên-cia para a estação mais espe-rada do ano,as peças ganha-ram as brasileiras e estão em araras e vitrines anunciando que o verão vai ser das “frutas”, pode soar brega,estranho,mais o verão terão também o clima tropical,étnico continua,mais para as mais ousadas e coloridas,as frutas são a bola da vez mesmo.A nova tendência,também chamada

de “petit fruit”,foi sensação nas passarelas e já esta fazendo a cabeça das fashionistas de todo o mundo. A macro ou micro tem estampas que vai do abacaxi ao caju e tudo mais que pode-mos imaginar e encontrar em uma salada de fruta,os tons se-guem o padrão tropical,cores cítricas,como o amarelo, o laranja,amarelo e verde,tons de vermelho e rosa,roxo a varia-ções de azul.Para as ainda mais ousadas,vale o mix da estampa “salada de fruta” com padro-nagens menos óbvias,como o grafismo,bolinhas,flores...As descombinações ficam su-per atuais e fashion.Para as que não gostam muito de ousar,preferindo uma peças mais discreta, podem apos-

tar sem medo nas estampas Florais,pois garantem a femi-nilidade e traduzem um estilo mais delicado.O verão vai vir com tudo e com tendências para todos os gostos,mais bom senso é fundamental,lembre--se que para um bom mix de estampas,o interessante é que elas estejam em perfeita sinto-nia.Então,Vão de flor ou de fru-ta?

Vai de flor ou de fruta?

Moda

em foco

www.galerajovem.net98

Priscyla MoraisColunista

e bloqueira da Revista Galera Jovem

www.roupaerimel.com.br

Page 99: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net 99

Page 100: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net100

Page 101: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net 101

Page 102: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net102

Page 103: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net103

Page 104: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net104

Page 105: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net105

Page 106: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net106

Page 107: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net 107

Page 108: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net108

Page 109: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net 109

Page 110: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net110

Dep. federal

Com a apro-ximação do término do prazo para a apresenta-

ção das emendas orçamen-tárias para a Lei Orçamen-tária Anual de 2014 (LOA), o deputado federal Hugo Motta (PMDB-PB) adiantou que a sua prioridade para a emenda de bancada será o Hospital de Trauma do Sertão. De acordo com o de-putado, o montante destinado será cerca de R$ 30 milhões. O hospital será construído no mu-nicípio de Patos e atenderá a todo o Sertão paraibano. Hugo Motta ressaltou que o Hospital Regional de Patos tem recebi-do uma grande demanda e que os casos de maior gravi-dade, que requerem atendi-mento especializado, neces-sitam ser deslocados para as cidades de Campina Grande e João Pessoa e essa demora no atendimento prejudica ain-da mais a vítima, aumentando os riscos de morte. “O nosso Sertão neces-sita urgente de um Hospital de Trauma. Não podemos mais permitir que vítimas de aciden-tes graves tenham que ser des-locadas para Campina Gran-de ou João Pessoa para serem atendidas. Sabemos que o pronto-atendimento é funda-mental para um melhor reesta-belecimento da vítima, por isso, estamos travando mais essa luta”, explicou Hugo. O Hospital de Trauma do

Sertão terá um espaço espe-cializado no atendimento às ví-timas com traumatismos, para atender os casos de acidentes automobilísticos, atendimento aos queimados e disporá tam-bém de neurocirurgia. “A saúde precisa de in-vestimentos e estamos fazendo

a nossa parte, sempre con-tando com o apoio da popu-lação. Precisamos concretizar esse projeto que só trará bene-fícios para o povo, que tanto so-fre sem assistência adequada na área da saúde”, concluiu

Hugo Motta: Hugo Motta destina R$ 30 Milhões para construção do Hospital de Trauma do Sertão

hugo motta

www.galerajovem.net110

informativo

Page 111: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net 111

Na tarde desta terça--feira (19), o deputado fede-ral Hugo Motta (PMDB-PB) acompanhou o prefeito do município de Teixeira, Edmil-son Alves (conhecido como Nego de Guri), na cerimônia de assinatura de Acordo en-tre a prefeitura e o Ministério das Comunicações para a implantação do Projeto Cida-des Digitais. O projeto tem como objetivo modernizar a gestão e o acesso aos serviços públi-cos nos municípios brasileiros. Para isso, atua na construção de redes de fibras ópticas que possibilitem a conexão entre os órgãos públicos, o acesso da população a ser-viços de governo eletrônico e a espaços de uso de internet. Outra ação do programa Ci-dades Digitais é a oferta de pontos de acesso à internet para uso livre e gratuito em espaços públicos de gran-

de circulação, como praças, parques e rodoviárias. De acordo com o mi-nistro Paulo Bernardo, o Ci-dades Digitais é um proces-so de evolução do país e tem sido um grande desafio para o governo. Ele teve iní-cio como um projeto-piloto o qual contemplou cerca de 80 municípios e nessa etapa está contemplando cerca de duzentos municípios com até 50 mil habitantes. Hugo Motta ressaltou que na era tecnológica em que vivemos é muito impor-tante essa inclusão digital. “Atualmente a internet tem tido grande serventia em di-versos setores, principalmente no aprimoramento da edu-cação e saúde. Os avanços tecnológicos são muitos e é precisamos incluir também os menos favorecidos nesse processo”, afirmou o parla-mentar.

No Estado da Paraíba, nove municípios foram con-templados: Teixeira, Algodão de Jandaíra, Mari, Riachão do Poço, Seridó, Sobrado, Solânea, Sumé e Vieirópolis. O prefeito de Teixeira afirmou que será um grande avanço tanto para os serviços da pre-feitura como também para a população que poderá ter acesso gratuito à internet. “As-sinamos o convênio e agora vamos aguardar o início do processo licitatório e vamos trabalhar para que no prazo estabelecido pelo Ministério o Cidade Digital esteja fun-cionando no município de Teixeira”, finalizou Nego de Guri.

Milena Feitosa, assessora de co-municação do deputado federal

Hugo Motta

www.galerajovem.net 111

info

rmat

ivo

Em solenidade no Ministério das Comunicações, Hugo Motta e prefeito de Teixeira celebram assinatura do Cidade Digital

Page 112: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net112

Page 113: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net 113

Page 114: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net114

Page 115: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net 115

Page 116: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net116

Page 117: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net 117

Page 118: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net118

Page 119: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net 119

Page 120: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net120

Page 121: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net 121

Page 122: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net122

Page 123: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net 123

Page 124: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net124

Page 125: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net 125

Page 126: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net126

Se você não abre mão do bronzeado...

São poucos os que resistem a ganhar uma corzinha duran-te as férias de

verão. Sair da praia com a mes-ma cor que chegou dá a sensa-ção de que ficou faltando algo. Este conceito é resultado do culto ao bronzeamento, muito comum no Brasil, onde o encontro social acontece nas praias e piscinas, principalmente durante o verão, e muitos acham que a pele bron-zeada tem um aspecto mais sau-dável... Se você não quer abrir mão do sol de jeito nenhum, va-mos ajudá-lo a sair das férias bron-zeado, mas sem descascados e ardidos, prejudicando menos a sua pele. Compreenda que, para se bronzear, você não precisa se queimar! Queimaduras repetidas ao longo dos anos podem levar ao câncer e devem ser evitadas. Entre 10 e 16 horas aumenta mui-to o ultravioleta B, causador das queimaduras solares, portanto, neste horário, proteja-se sempre! Já o ultravioleta A, o mes-mo usado nas câmaras de bron-zeamento, não causa queimadu-ras, mas bronzeia. Está disponível antes das 10 e após as 16 horas em grande intensidade. No en-tanto, lembre-se de que esta ra-diação, além de envelhecer sua pele precocemente causando manchas e rugas, também pre-dispõe ao surgimento do câncer. Expor sua pele ao sol em dema-sia é um risco que pode trazer consequências sérias futuramen-te e o prejudicado será você.

Como se bronzear sem se queimar... Antes de mais nada, nun-ca tente adquirir a cor de um verão inteiro no primeiro dia de férias. Você deve entender que

o bronzeado só vai começar a aparecer 48 a 72 horas após a primeira exposição solar. Este é o tempo necessário para que a melanina (pigmento que dá cor à pele) seja produzida e liberada pelas células. É um processo gra-dual e não adianta exagerar no sol para tentar apressá-lo. Proceda assim: durante a primeira semana, chegue na praia antes das 9 horas, expo-nha-se por 20 minutos ao sol e então aplique generosamente o protetor solar, sempre com FPS 15 ou maior. Lembre-se de que o protetor leva de 20 a 30 minutos para atingir sua proteção máxi-ma e de que, mesmo com filtro solar, uma parte da radiação ul-travioleta está atingindo sua pele e estimulando o bronzeamento. Reaplique o protetor a cada 2 ho-ras ou sempre que mergulhar ou suar muito. Não esqueça de usar bonés e barraca de praia, princi-palmente no horário entre 10 e 16 horas. Se você não consegue acordar cedo nas férias, e chega na praia sempre no pior horário, aplique o filtro solar assim que

chegar. Como ele vai levar 20 a 30 minutos para agir e a intensidade de radiação solar neste horário é muito maior, você já estará rece-bendo estímulo suficiente para o bronzeamento, que vai apare-cendo aos poucos. Acredite e experimente, em poucos dias você estará com a cor desejada e sem queimadu-ras. É fácil ver se está funcionando. A partir do terceiro dia, verifique sua marca de biquini ou calção, você vai ver a diferença. Uma vez que você adquiriu seu bronzea-do, basta continuar o esquema acima para manter a cor e sua pele estará mais saudável, sem o sofrimento das queimaduras e sem descascar. Mas veja bem, se você tem fototipos I e II (conheça o seu fototipo), dificilmente você se bronzeará, portanto, não adian-ta insistir, você só vai danificar a sua pele. No seu caso, você deve assumir sua condição e buscar outro padrão de beleza, que já começa a ganhar força no meio artístico e da moda, a pele bran-ca, sem manchas.

Cuidados da pele no verão!bronzear sem queimar

www.galerajovem.net126

estéticaE Bleza

Page 127: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net 127

Page 128: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net128

consciêntização

Balanço das ações da Delegacia daMulher em Patos no ano de 2013

O ano de 2013 foi um ano de conquis-tas para as vítimas de vio-

lência doméstica na cidade de Patos-PB, em primeiro lugar pela mudança de sede, tendo passa-do a funcionar em uma estrutura mais ampla na Rua Elias Asfora, 803, Jardim Guanabara, Patos-PB, o que possibilitou mais conforto e segurança para as usuárias des-se importante serviço policial. Em segundo lugar pela Delegacia da Mulher ter passado a funcio-nar em regime de plantão 24 ho-ras nos finais de semana e feria-dos. Segundo a Delegada Titular, Tâmara Lenina Xavier de Lucena, essas conquistas foram significativas no atendimento às vítimas de violência doméstica, acrescentando que: “a violência doméstica é uma violência com peculiaridades e que necessita de tratamentos diferenciados. A vítima necessita de um espaço acolhedor e onde se sinta à von-tade para denunciar agressores que fazem parte de seu ciclo de convivência (companheiros, na-morados, irmãos, pais, filhos) e a Delegacia da Mulher se presta a ser esse espaço humanizado para fazer procedimentos cri-minais e encaminhar as vítimas para outros serviços como CREAS, CRAS, Maternidade (em casos de Estupro), Casas Abrigos, entre outros serviços da rede de enfren-tamento à violência doméstica e que estão à disposição das víti-mas”. Com relação ao funcio-namento em regime de plantão, a Delegada Tâmara asseverou que somente a Delegacia da

Mulher de João Pessoa e agora a de Patos (desde julho de 2013) funcionam em regime de plan-tão atendendo a reivindicações sociais, pois a demanda maior desse tipo de violência era nos fi-nais de semana e feriados, sendo o requerimento para esse funcio-namento elaborado pela Chefe do Legislativo Municipal e pron-tamente atendido pelo Governa-dor do Estado. Por fim, questionada sobre os números de violência domés-tica nessa cidade, a Delegada Tâmara relatou que: “em 2010 quando assumimos a Delegacia, tivemos 78 inquéritos policiais, no ano de 2011 foram 106, no ano de 2012 tivemos 220 inquéritos e, no ano de 2013, até o mês de novembro já estamos com 315 inquéritos e com 149 medidas protetivas requeridas, o que nos revela um aumento significati-vo de ocorrências, sendo um dado preocu-pante, entretanto, podemos con-cluir que esse a u m e n t o reflete não somente o aumento da vio-l ê n c i a domésti-ca, mas a maior mobiliza-ção das mulheres vítimas em denunciar os agressores já na primeira agressão como consequência da constante divulgação

da Lei Maria da Penha pela gran-de mídia, o que torna a mulher mais consciente de seus direitos e das garantias oferecidas pela citada Lei”. Concluindo, a Delegada afirmou que a equipe da DEAM Patos (Delegada, agentes, admi-nistrativos) vem se empenhan-do para prestar um serviço de qualidade às mulheres vítimas de violência doméstica e abuso sexual, apesar dos poucos de re-cursos humanos e do aumento das ocorrências, motivo pelo qual agradece a toda equipe pelo es-forço e dedicação, bem como agradece aos parceiros (Secreta-ria Municipal de Políticas para as Mulheres, Legislativo Municipal, CREAS) pelo apoio que prestam nas ações dessa Especializada.

““O ano de 2013 foi um ano de conquistas

www.galerajovem.net128

Page 129: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net 129

Page 130: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net130

Page 131: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net 131

Page 132: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net132

Page 133: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net 133

Page 134: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net134

turismo

www.galerajovem.net134

Vai viajar?, Conheça a Paraí-ba, um dos mais procurados destinos turístico do país.

“Aqui, até o sol se levantamais cedo!”

Seja qual for o estado de espírito, o Es-tado é a Pa-raíba: aqui,

os viajantes encontram mui-ta aventura e diversão. Do li-toral com belas praias até o interior do Sertão, passando pela arte popular do Cariri, é impossível não se apaixonar pela simpatia e hospitalida-de dos paraibanos. Para os festeiros e amantes de uma boa história, tem-se a com-binação de praias paradi-síacas, atrações históricas e boas compras, além das trilhas de fé pelos caminhos do interior e dos festejos po-pulares, como o maior São João do Mundo, no ritmo mais original do Nordeste, e porque não falar em Patos, despontando como um dos destinos mais procurados pelos nordestinos no perí-odo junino. Existe ainda o tempero e sabor com uma culinária local de dar água na boca. João Pessoa é a terceira cidade mais antiga do Brasil e considerada pela ONU a segunda mais verde do mundo. Seu centro histó-rico compõe uma das maio-res e mais importantes cons-truções históricas do Brasil, uma boa opção para quem quer descanso com sol, mar e cultura. A cidade promo-ve a beleza da arquitetura

dos últimos três séculos e outros encantos, com hotéis, igrejas e praças antigas. O visitante tam-bém não pode perder o mais novo cartão postal da cidade, a Estação Cabo Branco, com as inconfundíveis curvas de Oscar Niemeyer.

No nosso sertão também há o que se visitar e com o que se encantar.

Parque Cruz da Menina No ano de 1923, um casal de re-tirantes de passagem por Patos confiou a adoção de uma das filhas a uma tradicio-nal família patoense. Depois de muito sofrimento, ocasionados pelos maus--tratos e espancamentos constantes, a criança veio morrer. O pai adotivo, então, resolveu ocultar o cadáver

em um local ermo, próximo à sede da cidade. Desco-berto o crime, a população construiu uma cruz; e, hoje, o município transformou o lo-cal do achado macabro em um importante centro de ro-

Page 135: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net 135

turi

smo

www.galerajovem.net135

marias, que representa um dos mais importantes centros turísticos religiosos do Estado.Conta a história que um agricultor fez uma promessa à menina, pois havia uma grande seca assolando a região, para que fosse encontrada água a fim de matar a sede dos ani-mais que já morriam nos pastos. Ele orou para que no chão de sua propriedade jorrasse água, o que teria acontecido tempos depois. O acontecimento, tido como um autêntico milagre, foi retribuído com a construção da capela que hoje serve de templo de orações à menina Francisca. A capela se transformou num grande templo de orações. À margem da estrada que liga Patos à Pombal, pela rodovia BR- 230, encontra-se o santuário conhecido popularmente como “A Cruz da Menina”, local de permanentes romarias, e atração turística, beneficiado com a construção de um moderno parque constituído de cobertura de alumínio (sobre a capela erguida em memória do trágico fato ocorrido em 1923), salas de ex-votos, casa das velas, altar externo, ao pé de uma cruz com 10 metros, lanchonete, lojas de “souvenir”, teatro de arena, passarelas e jardins.Fonte: Governo da Paraíba

Vale dos Dinossauros Um dos mais impor-tantes sítios paleontológi-cos do mundo, com mais de 50 tipos de pegadas de animais pré-históricos, espa-lhadas por toda bacia sedi-mentar do Rio do Peixe em uma extensão de 700 Km². Estegossauros, Alossauros, Iguanodontes, enfim, inúme-ras espécies de dinossauros viveram no sertão paraiba-no entre 250 e 65 milhões de

anos.

O Pico do Yayú, ou Pedra do Yayú, localiza-se a 10 km da cidade de Santa Luzia, com uma altitude de 606 m. Exce¬lente para a prática de escalada e rapel, com uma belíssima paisagem para contemplação. O por do sol no alto do Yayú apre¬senta beleza única.

Um imenso mar de granito se destaca na paisagem cinza do lugar. São dezenas de blocos de granito que, há milhares de anos, serviram para que os índios que habitavam o Nordeste deixas-sem suas marcas. Sítios arqueológicos se multipli-cam na região. Pai Mateus na verdade refere-se a um antigo ermitão que vivia sob as pedras e acabou emprestando seu nome ao lugar, hoje invadido por turistas do mundo inteiro. O local já conta com boa estrutura para visitas, a exemplo de hotel e guias capacitados. Engana-se, porém, quem acha que é só isso. Esportes de aventura, cavalgadas e expedições pelos sítios arqueológi-cos são apenas algumas das atrações oferecidas a quem decide desbravar esse pedaço do Cariri.

Serras do Yayu

lajedo Pai Mateus

Page 136: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net136

Page 137: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net 137

Page 138: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net138

Page 139: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net 139

Page 140: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net140

Segurança

A Polícia Mili-tar a cada dia que passa tem procurado

aderir a políticas de Segu-rança Públicas voltadas para o bem estar da sociedade, visando sempre cada vez mais ser pro-ativa e com isso se antever aos fatos, coibin-do ações delituosas, cuja a maioria delas se consegue combater com ações Osten-sivas preventivas ou repressi-vas, nesse último caso quan-do algo já tenha acontecido. 2.Entretanto quando se trata de crimes premeditados e por vingan-ça privada, seja por quais-quer motivações, brigas de família, acerto de contas de drogas, e outras situações, nesses casos se torna quase impossível a prevenção em função do planejamento que geralmente envolve esse tipo de crime. De modo que Polícia tem muita dificuldade para evitar, primeiro porque os desafetos se reservam nas suas maldades internas e curtem ou amargam o sen-timento de vingança, e nisso preferem resolver eles pró-prios no momento oportuno, mesmo correndo o risco do seu algoz o pegar primeiro. E quando se consegue evi-tar um homicídio ou uma chacina, é um ledo engano, na verdade o que fazemos é apenas adiar, pois aca-ba acontecendo em outra oportunidade. 3.Em Patos temos visto um diferencial que torna o qua-

dro ainda mais preocupan-te, que é justamente uma criminalidade composta em sua grande maioria por indi-víduos INFANTO-JUVENIS, os quais pela característica da pouca idade são geralmen-te ousados, imaturos e na busca pela auto-afirmação no submundo do crime fato que o torna ainda mais pe-riculosos para toda a socie-dade, sobretudo ela consci-ência de protetividade legal que eles possuem e que os deixa muito mais a vontade para realizar suas ações infracionais que afron-tam as auto-ridade e cau-sam medo na popula-ção. 4.No cenário atu-al e sobre-tudo nos centros mais desenvo lv i -dos como a cidade de Patos-PB, “ca-pital do ser-tão”, este pro-blema tem acontecido em larga es-cala em fun-ção do cres-cente tráfico de drogas, cujas as dí-vidas não honradas ou as disputas por territórios

são resolvidos na bala, mes-mo acontecendo de forma cruel esse tipo de crime, mui-tas vezes se resolve com a fuga da vítima em potencial, já no caso anterior, das de-savenças familiares que mo-tiva a VINGANÇA PRIVADA, a distância parece instigar mais ainda o amargoso sen-timento revanchista de tirar a vida do outro, e mais cedo ou mais tarde acaba por se consumar. Imaginem agora quão potencializado fica a criminalidade que já possui

www.galerajovem.net140

A vingança Privada e acriminalidade infanto-juvenil

Page 141: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net 141

Segu

ranç

a

um criminoso jovem e que agora conheceu a droga. 5.Inserido ainda nes-se contexto vem a fragilida-de do nosso ordenamento jurídico que atribui penas que aparentemente severas, mas quando se aplicam as circunstâncias atenuantes, as causas de diminuição de pena, e os outros benefícios pós-condenação, como as progressões de regime de cumprimento, resta quase nada, e isso acredito que serve de desestimulo para as famílias enlutadas procu-rarem as autoridades, muitas vezes não denunciar, ape-nas costumam dizer que ‘en-

tregaram a Deus”. 6.No crime motiva-do pela vingança existem algumas situações que contribuem ainda para o acontecimento, tais como: 1- descuido das vítimas em potencial, que muitas vezes além de se exporem; 2-a su-bestima dos desafetos, fato que instiga e faz aflorar mais rapidamente o sentimento da vingança; 3- a exposi-ção em público facilitando a ação do algoz, dentre outras situações. 7.A passagem Bíbli-ca extraída do Salmo 127 que diz “SE O SENHOR NÃO GUARDAR A CIDADE, EM VÃO

VIGIA A SENTINELA”, no meu singelo en-tendimento das coi-sas, traduz a idéia de que: num lugar onde as pessoas não tive-rem Deus em seus corações, abrem-se espaços para senti-mentos ruins como o ódio, a vingança e a revolta, e nesse ambiente pouco as autoridades poderão fazer algo para evi-tar o crime, por que esses indivíduos dei-xam de lado a razão, e buscam a solução nos meios ilegais, procurando sanar seus conflitos inter-pessoais de maneira criminosa, e isso é o

que presenciamos aconte-cer em grupos pequenos e em determinados bairros da cidade de Patos, mas que acaba por causar um clima tenso em toda sociedade do entorno, que não aceita esse tipo de situação, porém acaba sendo prejudicada com o clima tenso criado no cenário. 8.O pior de tudo é que es-ses fatos apesar de isolados, são avaliados friamente e se transformam em números, e projetam externamente uma imagem bastante estereo-tipada de toda a urbe, que em sua grande maioria são pessoas que reprovam esses acontecimentos. A solução a meu ver só vem a longo prazo quando se passar por um processo de evolução de pensamento através de uma reengenharia da edu-cação familiar, bem como da educação escolar com o advento da escola em tem-po integral, bem como as pessoas se conscientizando de que existem as polícias, Ministério Público e a Justiça como solução viável para as suas demandas. Por deficiente que seja o aparato estatal, mas esse é que deve ser o caminho para as soluções das de-mandas, é o rito correto para se dormir o sono dos justos e se buscar a paz duradouro perante os conflitos.

www.galerajovem.net 141

Enéas da Cunha Rolim Neto Ten Cel comandante do 3º BPM, bacharel em Segurança pública pela Academia de Polícia

Militar do Cabo Branco, e bacharel em Direito pela UFCG, Pós-graduado em Segurança pública

Pela UFCG e Academia de Polícia Militar do Cabo Branco.

Page 142: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net142

Page 143: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net 143

Page 144: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net144

Page 145: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net 145

Page 146: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net146

Page 147: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net 147

Page 148: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net148

Page 149: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net 149

Page 150: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net150

Page 151: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net151

Page 152: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net152

Page 153: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net 153

Page 154: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net154

Page 155: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net 155

Page 156: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net156

Page 157: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net 157

Page 158: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net 158

Page 159: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net 159

Page 160: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net160

Page 161: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net 161

Page 162: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net162

Page 163: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net 163

Page 164: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net164

Tendência

O Jeans e o verão 2014Jeans Destroyed

Uma das a p o s t a s para o ve-rão 2014 é uma cus-

tomização: o jeans destroyed. Peça fundamental no guar-da-roupas de qualquer pes-soa, o jeans salva qualquer look na hora da indecisão e a grande aposta em jeans para o verão 2014 é o destroyed. Para você quebrar aquele ar muito despojado o ideal é misturar um camisa de alfaia-taria, fica super charmoso e um look para trabalhar ou sair. Essa tendência des-troyed aparece não somente nas calças, mas sim em diver-sas roupas do vestuário femi-nino: blusas, camisas, shorts, saias, macaquinhos e jaque-tas. Ele ainda aparece com

fundo de outros tecidos es-tampados ou mais delicados como a renda, pode ainda ter bordados e aplicações com pedrarias, pérolas e spikes. Esse estilo aparece em diversas lavagens de jeans: delavé, preto, branco e outras cores que são tendência para essa estação. E ainda apa-

rece em jeans estampado seguindo as trends do verão 2014.

Page 165: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net 165

Page 166: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net166

Page 167: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net 167

Page 168: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net168

Page 169: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net 169

Page 170: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net170

Page 171: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net 171

Page 172: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net172

Page 173: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net 173

Page 174: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net174

Page 175: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net175

GRAFICA

Page 176: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net176

Page 177: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net177

Page 178: 4 Revista Galera Jovem

www.galerajovem.net178