4 São Caetano Vereadores rejeitam projeto contra taxa de lixo · 4 01 a 07 de julho de 2018 São...

1
01 a 07 de julho de 2018 4 SÃO CAETANO Vereadores rejeitam projeto contra taxa de lixo Medida de iniciativa popular tenta revogar cobrança imposta pelo governo; sessão foi marcada por protestos. P or 13 votos contra e 5 vo- tos a favor, a Câmara de São Caetano rejeitou o Projeto de Lei de Iniciativa Popular (Plip) pa- ra a extinção da taxa de lixo no mun- cípio. Na sessão da terça (26/06), a ga- leria do Legislativo ficou lotada e teve vários momentos de tensão entre ve- readores e munícipes. A Plip foi protocolada há pouco mais de um mês teve o apoio de 30 mil munícipes que assinaram o abaixo-as- sinado do projeto. Destas, 14 mil fo- ram validadas, segundo dados oficiais. Apesar dos números, na Câmara a ba- se governista conseguiu manter a sua força. Votaram a favor da propositura popular os vereadores: Chico Bento e Jander Lira (ambos do PP); César Oliva e Ubiratan Figueiredo (ambos do PR); e Ricardo Andrejuk (PSDB), considerado como “voto surpresa”. “Eu votei favorável ao projeto po- pular, pois acho importante que possa- mos ter uma discussão ainda mais ex- tensa, um pouco maior, um pouco mais alongada nesta Casa. Eu entendo que outras cidades também têm suas ta- xas de lixo, mas não estão tão excessi- vas que nem a de São Caetano. Eu acho que deveríamos revogar o que temos agora e voltar a discutir esse assunto. Não sou contra a taxa do lixo, tem que cobrar uma taxa, mas do jeito que está não está legal”, explicou o vereador Ri- cardo Andrejuk. Questionado sobre a atitude de seu colega de base governista, o líder de governo, Tite Campanella (PPS), tentou relativizar a situação. “Temos um time desde o começo e conside- ro que todos tem que jogar nesse time. Não vejo problemas, pois cada verea- dor pode votar como quiser. Não have- rá punições”, disse Tite Campanella. Os próximos passos do Governo serão de realizar um novo estudo pa- ra a cobrança do tributo. A expectativa é de que um novo projeto seja proto- colado. Não existe movimentação para que haja a separação da cobrança que atualmente é feita por meio da conta de água, esgoto e lixo pelo Saesa. (Fonte: Reporter Diário) VEREADORES FAVORÁVEIS AO PROJETO POPULAR VEREADORES CONTRÁRIOS AO PROJETO POPULAR Chico Bento Jander Lira César Oliva Ubiratan Figueiredo Ricardo Andrejuk Olyntho Voltarelli Daniel Córdoba Eduardo Vidoski Marcos Fontes Caio Funaki Tite Campanella Marcel Munhoz Carlos Seraphim Mauricio Fernandes Edison Parra Moacir Rubira Sidão da Padaria Suely Nogueira As galerias ficaram lotadas e a população não pôde entrar na Câmara Público que conseguiu entrar na Câmara acompanhou a votação do Projeto de Lei População fez bastante pressão com os vereadores que votaram contra o Plip Governistas conversam com o presidente Pio Vereadores de São Caetano acompanharam a grande movimentação e pressão popular a favor do Projeto de Lei

Transcript of 4 São Caetano Vereadores rejeitam projeto contra taxa de lixo · 4 01 a 07 de julho de 2018 São...

Page 1: 4 São Caetano Vereadores rejeitam projeto contra taxa de lixo · 4 01 a 07 de julho de 2018 São Caetano Vereadores rejeitam projeto contra taxa de lixo Medida de iniciativa popular

01 a 07 de julho de 20184

São Caetano

Vereadores rejeitam projeto contra taxa de lixoMedida de iniciativa popular tenta revogar cobrança imposta pelo governo; sessão foi marcada por protestos.

Por 13 votos contra e 5 vo-tos a favor, a Câmara de São Caetano rejeitou o Projeto

de Lei de Iniciativa Popular (Plip) pa-ra a extinção da taxa de lixo no mun-cípio. Na sessão da terça (26/06), a ga-leria do Legislativo ficou lotada e teve vários momentos de tensão entre ve-readores e munícipes.

A Plip foi protocolada há pouco mais de um mês teve o apoio de 30 mil munícipes que assinaram o abaixo-as-sinado do projeto. Destas, 14 mil fo-ram validadas, segundo dados oficiais. Apesar dos números, na Câmara a ba-se governista conseguiu manter a sua força. Votaram a favor da propositura popular os vereadores: Chico Bento e Jander Lira (ambos do PP); César Oliva e Ubiratan Figueiredo (ambos do PR); e Ricardo Andrejuk (PSDB), considerado como “voto surpresa”.

“Eu votei favorável ao projeto po-pular, pois acho importante que possa-mos ter uma discussão ainda mais ex-tensa, um pouco maior, um pouco mais alongada nesta Casa. Eu entendo que

outras cidades também têm suas ta-xas de lixo, mas não estão tão excessi-vas que nem a de São Caetano. Eu acho que deveríamos revogar o que temos agora e voltar a discutir esse assunto. Não sou contra a taxa do lixo, tem que cobrar uma taxa, mas do jeito que está não está legal”, explicou o vereador Ri-cardo Andrejuk.

Questionado sobre a atitude de seu colega de base governista, o líder de governo, Tite Campanella (PPS), tentou relativizar a situação. “Temos um time desde o começo e conside-ro que todos tem que jogar nesse time. Não vejo problemas, pois cada verea-dor pode votar como quiser. Não have-rá punições”, disse Tite Campanella.

Os próximos passos do Governo serão de realizar um novo estudo pa-ra a cobrança do tributo. A expectativa é de que um novo projeto seja proto-colado. Não existe movimentação para que haja a separação da cobrança que atualmente é feita por meio da conta de água, esgoto e lixo pelo Saesa.

(Fonte: Reporter Diário)

VEREADORES FAVORÁVEIS AO PROJETO POPULAR

VEREADORES CONTRÁRIOS AO PROJETO POPULAR

Chico Bento Jander Lira César Oliva Ubiratan Figueiredo Ricardo Andrejuk

Olyntho Voltarelli Daniel Córdoba Eduardo Vidoski Marcos Fontes Caio Funaki

Tite Campanella Marcel Munhoz Carlos Seraphim Mauricio Fernandes Edison Parra

Moacir Rubira Sidão da Padaria Suely Nogueira

As galerias ficaram lotadas e a população não pôde entrar na Câmara

Público que conseguiu entrar na Câmara acompanhou a votação do Projeto de Lei

População fez bastante pressão com os vereadores que votaram contra o Plip

Governistas conversam com o presidente Pio

Vereadores de São Caetano acompanharam a grande movimentação e pressão popular a favor do Projeto de Lei