40150640 Manual de Configuracao Do Time Capsule

download 40150640 Manual de Configuracao Do Time Capsule

of 40

Transcript of 40150640 Manual de Configuracao Do Time Capsule

Time Capsule Manual de Configurao

Contedo5 Captulo 1: Introduo 7 8 9 11 13 14 17 19 19 21 22 23 25 25 25 26 27 Acerca do Time Capsule Acerca do software do AirPort O que necessrio para comear Luz de estado do Time Capsule Captulo 2: Configurao do Time Capsule Como utilizar o Time Capsule para criar a sua rede sem fios Como utilizar o Utilitrio AirPort Como criar uma nova rede sem fios Como configurar e partilhar o acesso Internet Como especificar opes avanadas Como permitir o acesso de clientes sem fios sua rede sem introduzir uma palavra-passe Como utilizar o Time Machine com o Time Capsule Captulo 3: Sugestes e resoluo de problemas Se no possvel estabelecer ligao Internet Se se esqueceu da palavra-passe da rede ou do Time Capsule Se o Time Capsule no responde Se a luz de estado do Time Capsule piscar a amarelo3

28 29 30 31

Se a impressora no responde Como actualizar o software do AirPort Consideraes sobre a colocao do Time Capsule Itens que podem causar interferncia com o AirPort

33 Captulo 4: Mais informaes, assistncia e suporte 35 Apndice: Especificaes e directrizes de segurana do Time Capsule 38 Regulatory Compliance Information

4

Contedo

1

IntroduoParabns por ter adquirido o Time Capsule. Leia este manual de iniciao.

1

O novo Time Capsule oferece-lhe a simplicidade de efectuar cpias de segurana totalmente automticas da sua rede Wi-Fi. Atravs da aplicao Time Machine includa no Mac OS X v10.5.2 Leopard ou posterior, fazer cpias de segurana de todos os computadores da sua rede num nico Time Capsule um processo fcil e automtico. O Time Capsule tambm uma estao-base AirPort Extreme perfeitamente habilitada que fornece uma ligao de rede sem fios de banda dupla. Ao configurar o Time Capsule, ele cria duas redes Wi-Fi de alta velocidade: Uma rede de 2,4 gigahertz (GHz) para dispositivos 802.11b, 802.11g e 802.11n, como iPhone, iPod touch e computadores mais antigos. Uma rede de 5 GHz para dispositivos 802.11n e 802.11a, como computadores mais recentes e o Apple TV. Os dispositivos sem fios aderem rede que lhes fornecer o melhor desempenho e compatibilidade, e o Time Capsule partilha a sua ligao Internet de banda larga com os computadores e dispositivos na sua rede.

5

Com o Time Capsule, pode: Utilizar a aplicao Time Machine includa no Mac OS X v10.5.2 (ou posterior) para efectuar cpias de segurana de todos os computadores na sua rede sem fios, bem como dos computadores ligados ao Time Capsule atravs de Ethernet. Nota: A sua primeira cpia de segurana com o Time Capsule e o Time Machine poder demorar uma noite inteira ou mais, dependendo da quantidade de dados. Para acelerar a cpia de segurana inicial, utilize um cabo Ethernet para ligar o seu computador porta LAN no Time Capsule. Para obter mais informaes sobre como utilizar o Time Machine, consulte Como utilizar o Time Machine com o Time Capsule na pgina 23. Criar uma rede domstica sem fios protegida por palavra-passe, e ligar Internet e partilhar a ligao com outros computadores e perifricos Wi-Fi, como o iPhone, iPod touch e Apple TV. Tambm possvel partilhar ficheiros entre computadores ligados rede. Criar uma rede para convidados com ou sem proteco por palavra-passe, para fornecer acesso apenas Internet a dispositivos sem fios, como computadores, iPhone, iPod touch e Apple TV. Ligar o Time Capsule sua rede Ethernet. Os computadores Macintosh, Windows XP ou Windows Vista equipados com tecnologia sem fios podem ento aceder a toda a rede sem estarem ligados por um cabo. Ligar uma impressora USB suportada ao Time Capsule. Os computadores compatveis na rede AirPort, ligados com ou sem fios, podem imprimir nessa impressora. Ligar uma unidade USB adicional ao Time Capsule. Os computadores compatveis na rede AirPort, ligados com ou sem fios, podem aceder informao desse disco rgido.

6

Captulo 1 Introduo

Ligar um hub USB ao Time Capsule, e ligar ento vrios perifricos USB, como impressoras ou discos rgidos. Todos os computadores ligados rede podem aceder a esses perifricos. Importante: Instale o Utilitrio AirPort 5.4 a partir do CD fornecido com o Time Capsule, ou descarregue a aplicao atravs da Actualizao de Software. As verses anteriores do Assistente de Configurao do AirPort e do Utilitrio de Administrao do AirPort no so compatveis com este Time Capsule.

Acerca do Time CapsuleO Time Capsule tem cinco portas na parte de trs: Uma porta de rede WAN Gigabit Ethernet de 10/100/1000Base-T para ligao a um modem DSL ou de cabo, ou para ligar a uma rede Ethernet existente. Trs portas de rede LAN Gigabit Ethernet de 10/100/1000Base-T para ligao a perifricos Ethernet, como impressoras ou computadores, ou para ligar a uma rede Ethernet existente.

Captulo 1 Introduo

7

Uma porta USB para ligao a uma impressora, disco rgido ou hub USB para ligao a vrios perifricos.Indicador luminoso de actividade da Ethernet

Luz de estado

Porta WAN Internet

Portas Ethernet

Ficha de alimentao

Porta USB Boto de Abertura reinicializao de segurana

Cabo de alimentao

O boto de reinicializao junto s portas serve para resolver problemas do Time Capsule. A luz de estado na parte da frente mostra o estado actual.

Acerca do software do AirPortO Time Capsule funciona em conjunto com o Utilitrio AirPort includo no CD do Time Capsule.

8

Captulo 1 Introduo

Instale o Utilitrio AirPort e siga as instrues descritas nas pginas seguintes para configurar o Time Capsule e a rede sem fios AirPort. Nota: necessrio utilizar o Utilitrio AirPort v5.4 para configurar o Time Capsule. Este Time Capsule no compatvel com verses anteriores do software do AirPort.Utilitrio AirPort Utilize o Utilitrio AirPort para configurar o Time Capsule para criar uma rede sem fios, ligar Internet e partilhar impressoras compatveis e discos rgidos USB. Tambm pode ligar o Time Capsule a uma rede sem fios AirPort Extreme existente. O Utilitrio AirPort tambm uma ferramenta avanada para configurar e gerir o Time Capsule e as estaes-base AirPort Extreme e AirPort Express. Utilize-o para ajustar manualmente as especificaes de segurana, de encaminhamento e da rede, e outras opes avanadas.

Z

Menu de estado do AirPort Utilize o menu de estado do AirPort, na barra de menus, para alternar rapidamente entre redes AirPort, monitorizar a qualidade do sinal da rede actual, criar uma rede computador-a-computador e ligar ou desligar o AirPort. O menu de estado est disponvel em computadores com o sistema Mac OS X.

O que necessrio para comearPara utilizar o Time Capsule, necessrio um computador com tecnologia sem fios e em conformidade com as normas IEEE 802.11a, 802.11b ou 802.11g, ou com uma especificao experimental IEEE 802.11n. Para configurar o Time Capsule, o computador deve cumprir os requisitos indicados na lista abaixo. Nota: Para utilizar o Time Capsule com o Time Machine no Mac OS X Leopard, necessrio ter instalado o Mac OS X v10.5.2 ou superior.

Captulo 1 Introduo

9

Para configurar o Time Capsule atravs de um Macintosh, necessrio o seguinte: Um computador Macintosh com uma placa AirPort ou AirPort Extreme instalada para efectuar a configurao atravs de uma ligao sem fios, ou um computador Macintosh ligado ao Time Capsule com um cabo Ethernet para efectuar a configurao atravs de Ethernet. Mac OS X v10.4 ou posterior. Utilitrio AirPort v5.4 ou posterior. Para configurar o Time Capsule atravs de um PC com Windows, necessrio o seguinte: Um PC com Windows com um processador a 300 MHz ou superior e uma placa sem fios compatvel com as normas 802.11a, 802.11b ou 802.11g, ou uma placa sem fios em conformidade com a especificao experimental IEEE 802.11n. Windows XP Home ou Professional (com o Service Pack 2 instalado) ou Windows Vista. Utilitrio AirPort v5.4 ou posterior.

Ligar o Time CapsuleAntes de ligar o Time Capsule, ligue primeiro os cabos apropriados s portas que pretende utilizar, incluindo: A ligao do cabo Ethernet que est ligado ao modem DSL ou de cabo (se pretender ligar Internet) porta WAN Ethernet ( Todos os programas > AirPort num computador com Windows XP ou Windows Vista.

12

Captulo 1 Introduo

2

Configurao do Time Capsule

2

Este captulo fornece informaes e instrues para ligar o Time Capsule Internet, e sobre como utilizar o Utilitrio AirPort para configurar o aparelho para criar ou aceder a uma rede sem fios.Este captulo apresenta uma descrio geral sobre como ligar o Time Capsule Internet, e utilizar o assistente de configurao no Utilitrio AirPort para configurar a sua rede e outras funcionalidades do Time Capsule. Para obter mais informaes sobre redes sem fios e informaes acerca das funes avanadas do Utilitrio AirPort, consulte o documento Designing AirPort Networks Using AirPort Utility (Mac OS X v10.5 + Windows) (em ingls) em www.apple.com/pt/support/airport. Depois de instalar o Utilitrio AirPort do CD fornecido com o Time Capsule, pode efectuar grande parte das tarefas de instalao e configurao da rede atravs do assistente de configurao do Utilitrio AirPort. Para especificar as opes avanadas, seleccione Configurao manual no menu Estao-base do Utilitrio AirPort. Consulte Como especificar opes avanadas na pgina 21.

13

Como utilizar o Time Capsule para criar a sua rede sem fiosQuando configurar o Time Capsule para fornecer acesso rede e Internet, os seguintes computadores e perifricos podem aceder rede sem fios AirPort para partilhar ficheiros, jogar jogos e utilizar aplicaes de Internet como navegadores web e aplicaes de e-mail: Computadores Macintosh com placas AirPort ou AirPort Extreme. Computadores equipados com a funcionalidades sem fios 802.11a, 802.11b, 802.11g e a especificao experimental IEEE 802.11n. Outros dispositivos Wi-Fi. Os computadores ligados ao Time Capsule atravs de Ethernet podem tambm aceder rede para partilhar ficheiros e estabelecer ligao Internet. Com o Mac OS X v10.5.2 ou posterior, possvel configurar o Time Machine para efectuar cpias de segurana de todos os computadores da rede no Time Capsule. Consulte Como utilizar o Time Machine com o Time Capsule na pgina 23 para mais informaes. Ao ligar uma impressora USB compatvel ao Time Capsule, os computadores da rede suportados (com e sem fios) podem imprimir nessa impressora.

14

Captulo 2 Configurao do Time Capsule

Utilizar o Time Capsule para criar uma rede sem fios

2,4 ou 5 GHz Time Capsule

2,4 GHz

Impressora partilhada

s portas USB

< Porta WAN Internet2,4 ou 5 GHz Modem de cabo ou DSL

para Internet

Para configurar: 1 Ligue o modem DSL ou de cabo ao Time Capsule atravs da porta WAN Ethernet ( Todos os programas > AirPort, num computador com Windows), seleccione o Time Capsule e clique em Continuar. 4 Siga as instrues no ecr para criar uma nova rede. Para imprimir de um computador com Mac OS X v10.5: 1 Seleccione Apple > Preferncias do Sistema, e clique em Impresso e Fax. 2 Clique em Adicionar (+) e seleccione a sua impressora na lista. 3 Clique no boto Adicionar. Se a sua impressora no constar da lista, use os botes na barra de ferramentas para procur-la. Para imprimir de um computador com Mac OS X v10.3 ou 10.4: 1 Abra o Utilitrio de Configurao de Impressoras (localizada na pasta Utilitrios dentro da pasta Aplicaes). 2 Seleccione a impressora na lista. Se a impressora no constar da lista, clique em Adicionar, escolha Bonjour no menu instantneo e seleccione ento a impressora, a partir da lista. Para imprimir de um computador com Windows XP ou Windows Vista: 1 Instale o Bonjour para Windows a partir do CD fornecido com o Time Capsule. 2 Siga as instrues apresentadas no ecr para ligar impressora. Os computadores que utilizem placas AirPort ou outras placas ou adaptadores compatveis com ligaes sem fios podem ligar-se Internet atravs do Time Capsule. Os computadores ligados s portas Ethernet do Time Capsule podem tambm aceder rede e estabelecer ligao Internet.16 Captulo 2 Configurao do Time Capsule

Os computadores com ligao sem fios e os computadores ligados s portas Ethernet podem ainda comunicar entre si atravs do Time Capsule.

Como utilizar o Utilitrio AirPortPara instalar e configurar o Time Capsule, utilize o assistente de configurao do Utilitrio AirPort. O Utilitrio AirPort instalado no seu computador quando instala o software do CD do Time Capsule. Num computador Macintosh com Mac OS X v10.4 ou posterior: 1 Abra o Utilitrio AirPort, que se encontra na pasta Utilitrios dentro da pasta Aplicaes. 2 Seleccione o Time Capsule e clique em Continuar. Se no vir o Time Capsule que pretende configurar, clique em Pesquisar de novo para procurar dispositivos sem fios disponveis, e depois seleccione o seu Time Capsule na lista. 3 Siga as instrues apresentadas no ecr para configurar o Time Capsule e a sua rede sem fios. Num computador com Windows XP (Service Pack 2) ou Windows Vista: 1 Abra o Utilitrio AirPort, localizado em Iniciar > Todos os programas > AirPort. 2 Seleccione o Time Capsule e clique em Continuar.

Captulo 2 Configurao do Time Capsule

17

3 Siga as instrues apresentadas no ecr para configurar o Time Capsule e a sua rede sem fios.

O assistente de configurao do Utilitrio AirPort apresenta-lhe algumas perguntas acerca do tipo de rede que pretende utilizar e os servios que pretende configurar, e ajuda a introduzir as especificaes apropriadas. Se estiver a utilizar o Time Capsule para estabelecer ligao Internet, necessita de uma conta de banda larga (modem DSL ou de cabo) junto de um fornecedor de acesso Internet (ISP) ou de uma ligao Internet atravs de uma rede Ethernet existente. Se recebeu informao especfica do seu ISP (como um endereo IP esttico ou um ID de cliente DHCP), poder ter de a introduzir no Utilitrio AirPort. Obtenha esta informao ao configurar o Time Capsule.

18

Captulo 2 Configurao do Time Capsule

Como criar uma nova rede sem fiosPode utilizar o assistente de configurao do Utilitrio AirPort para criar uma nova rede sem fios. O Assistente de Configurao indica-lhe os passos necessrios para atribuir um nome rede, proteger a rede com uma palavra-passe e especificar outras opes. Se pretender partilhar uma impressora USB ou um disco rgido USB em rede: 1 Ligue a impressora ou o disco rgido porta USB (d) do Time Capsule. 2 Abra o Utilitrio AirPort, que se encontra na pasta Utilitrios dentro da pasta Aplicaes, num Macintosh, ou em Iniciar > Todos os programas > AirPort, num computador com Windows XP. 3 Seleccione o Time Capsule e clique em Continuar. Se no vir o Time Capsule que pretende configurar, clique em Pesquisar de novo para procurar dispositivos sem fios disponveis, e depois seleccione o seu Time Capsule na lista. 4 Siga as instrues no ecr para criar uma nova rede.

Como configurar e partilhar o acesso InternetSe pretender partilhar a ligao Internet com computadores existentes na sua rede que tenham a funcionalidade sem fios activada ou com computadores ligados a portas Ethernet, necessrio configurar o Time Capsule como uma estao-base AirPort. Aps a configurao do Time Capsule, os computadores acedem Internet atravs da rede AirPort. O Time Capsule estabelece ligao Internet e transmite a informao aos computadores atravs da rede sem fios.

Captulo 2 Configurao do Time Capsule

19

Antes de utilizar o Utilitrio AirPort para configurar o Time Capsule, ligue o modem DSL ou de cabo porta WAN Ethernet ( Todos os programas > AirPort num computador com Windows XP. 2 Seleccione o Time Capsule e clique em Continuar. Se estiver a efectuar alteraes a um Time Capsule que j tenha sido configurado, poder ter de ligar rede criada antes de proceder s alteraes no Time Capsule. Para escolher a rede sem fios que pretende alterar num Macintosh, utilize o menu de estado do AirPort, na barra de menus. Num computador com Windows XP, mantenha o ponteiro sobre o cone da ligao sem fios at ver o nome da rede (SSID) e seleccione-o na lista, caso haja vrias redes disponveis. 3 Siga as instrues no ecr para configurar e partilhar o acesso Internet no Time Capsule. O Utilitrio AirPort faculta uma forma fcil e rpida de configurar o Time Capsule e a rede. Se pretender especificar opes adicionais para a rede, como restringir o acesso sua rede ou especificar opes de DHCP avanadas, seleccione Configurao manual no menu Estao-base do Utilitrio AirPort.

20

Captulo 2 Configurao do Time Capsule

Como especificar opes avanadasUtilize o Utilitrio AirPort para configurar o Time Capsule manualmente se pretender especificar opes avanadas do Time Capsule, tais como opes de segurana avanadas, redes fechadas, tempo de emprstimo DHCP, controlo de acesso, controlos de alimentao, contas de utilizadores, e muito mais. Para especificar opes avanadas: 1 Abra o Utilitrio AirPort, que se encontra na pasta Utilitrios dentro da pasta Aplicaes, num Macintosh, e em Iniciar > Todos os programas > AirPort, num computador com Windows XP. 2 Se existir mais de um dispositivo sem fios na lista, seleccione o que pretende configurar. Se no vir o Time Capsule que pretende configurar, clique em Pesquisar de novo para procurar dispositivos sem fios disponveis, e depois seleccione o seu Time Capsule na lista. Se estiver a efectuar alteraes a um Time Capsule que j tenha sido configurado, poder ter de ligar rede criada antes de proceder s alteraes no Time Capsule. Para escolher a rede sem fios que pretende alterar, num Macintosh, utilize o menu de estado do AirPort, na barra de menus. Num computador com Windows XP, mantenha o ponteiro sobre o cone da ligao sem fios at ver o nome da rede (SSID) e seleccione-o na lista, caso haja vrias redes disponveis. 3 Escolha Configurao manual no menu Estao-base. Se lhe for solicitada uma palavra-passe, digite-a. Para mais informaes sobre as funes de configurao manual no Utilitrio AirPort, consulte o documento Designing AirPort Networks Using AirPort Utility (Mac OS X v10.5 + Windows) (em ingls), em www.apple.com/pt/support/airport.

Captulo 2 Configurao do Time Capsule

21

Como permitir o acesso de clientes sem fios sua rede sem introduzir uma palavra-passeSe a sua rede estiver protegida por palavra-passe WPA Pessoal ou WPA/WPA2 Pessoal, pode proporcionar o acesso de clientes de ligaes sem fios sua rede sem que seja necessrio estes introduzirem a palavra-passe da rede. Quando permite o acesso de um cliente sua rede, o nome do cliente e endereo MAC sem fios (ou ID AirPort) so guardados na lista de controlo de acessos do Utilitrio AirPort at que remova o cliente da lista. tambm possvel disponibilizar 24 horas de acesso; aps esse perodo, o cliente deixar de conseguir aceder sua rede. Quando faculta o acesso de um cliente sua rede, o cliente no necessita de introduzir a palavra-passe da rede. Para permitir o acesso de um cliente sua rede sem introduzir uma palavra-passe da rede: 1 Abra o Utilitrio AirPort, seleccione Time Capsule, e escolha Configurao manual no menu Estao-base. Digite a palavra-passe, se for necessrio. 2 Escolha Adicionar clientes de ligaes sem fios no menu Estao-base. 3 Seleccione como pretende que o cliente aceda rede: Seleccione PIN para introduzir o nmero de oito algarismos fornecido pelo cliente que solicita o acesso rede. Seleccione Primeira tentativa para permitir o acesso ao primeiro cliente que tente aceder rede. Enquanto o Time Capsule aguarda que o cliente aceda rede, o LED fica fixa a azul.

22

Captulo 2 Configurao do Time Capsule

Seleccione Limitar o acesso do cliente a 24 horas se pretender disponibilizar o acesso sua rede apenas por um dia. Se no seleccionar esta opo, o cliente ter acesso at que o remova da lista.

Como utilizar o Time Machine com o Time CapsuleCom a aplicao Time Machine no Mac OS X Leopard, pode efectuar cpias de segurana de todo o contedo no seu computador, incluindo fotos, msica, filmes e documentos. Depois de configurar o Time Machine, a aplicao efectua automaticamente cpias de segurana do seu computador, de forma peridica. Se estiver a utilizar o Mac OS X v10.5.2 ou posterior, da primeira vez que estabelecer ligao ao Time Capsule, o Time Machine pergunta-lhe se pretende utiliz-lo para efectuar cpias de segurana dos seus ficheiros. Clique em Usar como disco de cpia de segurana e o Time Machine trata do resto. Utilize o painel Time Machine das Preferncias do Sistema no Mac OS X Leopard para configurar cpias de segurana automticas, mudar para outro disco de cpia de segurana, ou ajustar outras especificaes. Para configurar ou ajustar o Time Machine num computador com o Mac OS X Leopard: 1 Seleccione Apple > Preferncias do Sistema, e clique em Time Machine. 2 Deslize o boto para Ligado. 3 Clique em Mudar de disco . 4 Seleccione o Time Capsule e clique em Usar para cpia de segurana .

Captulo 2 Configurao do Time Capsule

23

A sua primeira cpia de segurana com o Time Capsule e o Time Machine poder demorar uma noite inteira ou mais, dependendo da quantidade de dados. Para acelerar a cpia de segurana inicial, ligue o Time Capsule ao computador atravs de Ethernet. Nas cpias de segurana subsequentes, o Time Machine efectua apenas a cpia de segurana de ficheiros que tenham sido alterados desde a cpia de segurana anterior, para que no demore tanto tempo. O Time Capsule uma ptima soluo de cpia de segurana sem fios para computadores portteis. Uma vez que a primeira cpia de segurana pode demorar bastante tempo, ligue o porttil a um adaptador de correnteisto conserva a carga da bateria e garante que as cpias de segurana no sejam interrompidas. Adicionalmente, para obter o melhor desempenho sem fios, coloque o seu computador porttil na mesma diviso onde se encontra o Time Capsule. Se desligar o Mac ou o colocar em pausa durante uma cpia de segurana, o Time Machine pra a cpia de segurana, continuando depois a partir do momento em que foi interrompido quando voltar a ligar o Mac. Para mais informaes sobre o Time Machine, seleccione Ajuda > Ajuda Mac, no menu Finder, num computador com o Mac OS X Leopard, e digite Time Machine no campo de pesquisa.

24

Captulo 2 Configurao do Time Capsule

3

Sugestes e resoluo de problemas

3

possvel resolver rapidamente a maior parte dos problemas do Time Capsule seguindo as recomendaes apresentadas neste captulo. Se no possvel estabelecer ligao Internet Experimente ligar Internet directamente do computador. Se no conseguir, certifique-se de que as especificaes da rede esto correctas. Se lhe parecer que esto correctas e ainda assim no conseguir ligar, contacte o seu fornecedor de acesso Internet (ISP). Certifique-se de que est a tentar ligar rede sem fios correcta.

Se se esqueceu da palavra-passe da rede ou do Time CapsulePode apagar a palavra-passe da rede AirPort ou do Time Capsule, reinicializando o Time Capsule. Para reinicializar a palavra-passe do Time Capsule: 1 Utilize um objecto pontiagudo (como uma esferogrfica) para premir e manter premido o boto de reinicializao durante um segundo. Importante: Se mantiver premido o boto de reinicializao durante mais de um segundo, poder perder as especificaes da rede.

25

2 Seleccione a rede AirPort. Num Macintosh, utilize o menu de estado do AirPort, na barra de menus, para seleccionar a rede criada pelo Time Capsule (o nome da rede no se altera). Num computador com Windows XP, mantenha o ponteiro sobre o cone da ligao sem fios at ver o nome da sua rede AirPort (SSID) e seleccione-o na lista, caso haja vrias redes disponveis. 3 Abra o Utilitrio AirPort (na pasta Utilitrios dentro da pasta Aplicaes, num Macintosh, e em Iniciar > Todos os programas > AirPort, num computador com Windows XP). 4 Seleccione o Time Capsule, e depois escolha Configurao manual no menu Estao-base. 5 Clique em AirPort, na barra de ferramentas, e de seguida em Estao-base. 6 Digite uma nova palavra-passe para o Time Capsule. 7 Clique em Rede sem fios e escolha um mtodo encriptado no menu instantneo Segurana da rede sem fios para activar a encriptao, e active a proteco da rede AirPort por palavra-passe. Se activar a encriptao, digite uma nova palavra-passe para a rede AirPort. 8 Clique em Actualizar para reiniciar o Time Capsule e carregar as novas especificaes.

Se o Time Capsule no respondeExperimente desligar a ficha e tornar a lig-la na tomada. Se o Time Capsule deixar completamente de responder, poder ter de repor as predefinies de fbrica. Importante: A reposio das predefinies de fbrica do Time Capsule apaga todas as especificaes actuais e repe as especificaes originais do Time Capsule.26 Captulo 3 Sugestes e resoluo de problemas

Para repor as definies de fbrica do Time Capsule: m Utilize um objecto pontiagudo (como uma esferogrfica) para premir e manter premido o boto de reinicializao at que a luz de estado pisque rapidamente (cerca de 5 segundos). O Time Capsule reposto com as seguintes especificaes: O Time Capsule recebe o endereo IP atravs de DHCP. O nome da rede reposto para Rede Apple XXXXXX (em que XXXXXX substitudo pelos ltimos seis algarismos do ID AirPort). A palavra-passe do Time Capsule reposta para pblica. Se o Time Capsule continuar a no responder, experimente: 1 Desligar o Time Capsule. 2 Usar um objecto pontiagudo para premir e manter premido o boto de reinicializao, ao ligar o Time Capsule.

Se a luz de estado do Time Capsule piscar a amareloO cabo Ethernet pode no estar devidamente ligado, o Time Capsule pode estar fora do raio de alcance de uma rede AirPort ou pode haver um problema com o seu fornecedor de acesso Internet. Se a ligao Internet foi estabelecida atravs de um modem DSL ou de cabo, o modem pode ter perdido a ligao rede ou Internet. Mesmo que o modem parea estar a funcionar correctamente, desligue-o da fonte de alimentao, aguarde alguns segundos e volte a lig-lo. Certifique-se de que o Time Capsule est ligado directamente ao modem atravs de Ethernet antes de tornar a ligar o modem corrente. Para mais informaes acerca das possveis causas para a luz de estado piscar, abra o Utilitrio AirPort, seleccione o Time Capsule, e escolha Configurao manual no menu Estao-base. Clique em Estado da estao-base para mostrar a informao acerca da luz de estado a piscar.Captulo 3 Sugestes e resoluo de problemas 27

Pode seleccionar tambm a opo Monitorizar problemas da estao-base nas preferncias do AirPort. Se a estao-base tiver algum problema, o Utilitrio AirPort abre-se e orienta-o na resoluo dos problemas.

Se a impressora no respondeSe ligou uma impressora a uma porta USB do Time Capsule e os computadores da rede AirPort no conseguem imprimir, experimente: 1 Verificar se a impressora tem a ficha na tomada e o interruptor ligado. 2 Verificar se os cabos esto bem ligados impressora e porta USB do Time Capsule. 3 Verificar se a impressora est seleccionada na janela Lista de impressoras dos computadores clientes. Num Macintosh com Mac OS X v10.5 ou posterior: Seleccione Apple > Preferncias do Sistema, e clique em Impresso e Fax. Clique em Adicionar (+), seleccione a sua impressora na lista e depois clique em Adicionar (+). Num Macintosh com Mac OS X v10.2.7 ou posterior: Abra o Utilitrio de Configurao de Impressoras, que se encontra na pasta Utilitrios dentro da pasta Aplicaes. Se a impressora no constar da lista, clique em Adicionar. Seleccione Bonjour no menu instantneo, seleccione a impressora e clique em Adicionar (+).

28

Captulo 3 Sugestes e resoluo de problemas

Num computador com Windows XP: Abra Impressoras e faxes a partir do menu Iniciar. Seleccione a impressora. Se a impressora no constar da lista, clique em Adicionar impressora e siga as instrues no ecr. 4 Desligue a impressora, aguarde alguns segundos e volte a lig-la.

Como actualizar o software do AirPortA Apple actualiza periodicamente o software do AirPort Recomenda-se que actualize o Time Capsule para utilizar o software mais recente. Pode seleccionar Verificar actualizaes ao abrir o Utilitrio AirPort ou Verificar actualizaes nas preferncias do AirPort. Se seleccionar Verificar actualizaes no , menu instantneo escolha um incremento temporal, por exemplo semanalmente, para verificar automaticamente se existem actualizaes.

Captulo 3 Sugestes e resoluo de problemas

29

Consideraes sobre a colocao do Time CapsuleAs seguintes recomendaes podem ajudar o Time Capsule a atingir o melhor raio de alcance sem fios e uma cobertura de rede ptima. Coloque o Time Capsule num espao amplo e com poucos obstculos, como peas de mobilirio grandes ou paredes. Tente coloc-lo afastado de superfcies metlicas. Se colocar o Time Capsule atrs de moblia, mantenha pelo menos cerca de dois centmetros e meio entre o Time Capsule e as extremidades da moblia. Evite colocar o Time Capsule em espaos com trs ou mais lados rodeados por superfcies metlicas. Se colocar o Time Capsule num centro de entretenimento junto com a sua aparelhagem estreo, evite rodear completamente o Time Capsule com cabos de udio, vdeo e de alimentao. Coloque o Time Capsule de forma que os cabos fiquem de um dos lados. Deve haver o maior espao possvel entre o Time Capsule e os cabos. Experimente colocar o Time Capsule a uma distncia de pelo menos sete metros e meio de um microondas, de um telefone sem fios de 2,4 ou 5 gigahertz (GHz), ou de outras fontes de interferncia. No coloque outros objectos (livros, papis, animais de estimao pequenos, etc.) sobre o Time Capsule. Isso pode interferir com o arrefecimento do Time Capsule.

30

Captulo 3 Sugestes e resoluo de problemas

Itens que podem causar interferncia com o AirPortQuanto mais afastado estiver de fontes de interferncia, menor ser a probabilidade de esta provocar problemas. O seguinte pode interferir com a comunicao do AirPort: Fornos de microondas. Emisses de radiofrequncia DSS (Direct Satellite Service). O cabo coaxial original fornecido com certos tipos de antenas de satlite. Contacte o fabricante do aparelho e obtenha cabos novos. Certos equipamentos elctricos como cabos de electricidade, linhas de comboio elctricas e estaes elctricas. Telefones sem fios que funcionam na frequncia de 2,4 ou 5 GHz. Se ocorrerem problemas com o seu telefone ou com a comunicao AirPort, mude o canal utilizado pela estao-base ou pelo Time Capsule, ou mude o canal utilizado pelo telefone. Estaes-base prximas que utilizem canais adjacentes. Por exemplo, se a estaobase A estiver sintonizada no canal 1, a estao-base B dever estar sintonizada no canal 6 ou 11.

Captulo 3 Sugestes e resoluo de problemas

31

4

Mais informaes, assistncia e suporte

4

Pode obter mais informaes acerca do Time Capsule na Internet e na ajuda no ecr.Recursos onlinePara obter as informaes mais recentes sobre o Time Capsule, visite www.apple.com/pt/airport. Para registar o Time Capsule (se no o fez quando instalou o software includo no CD do Time Capsule), visite www.apple.com/pt/register. Para obter informao de suporte do AirPort, aceder a vrios fruns com informaes especficas do produto e ao software Apple mais recente, visite www.apple.com/pt/support/airport. Para suporte fora dos Estados Unidos, aceda a www.apple.com/pt/support e escolha o seu pas.

33

Ajuda no ecrPara mais informaes sobre como utilizar o Utilitrio AirPort com o Time Capsule, abra o Utilitrio AirPort e seleccione Ajuda > Ajuda do Utilitrio AirPort.

Obter assistncia a abrigo da garantiaSe o Time Capsule parecer danificado ou no funcionar correctamente, siga as recomendaes deste manual, a ajuda no ecr, e os recursos online. Se o Time Capsule no funcionar correctamente, visite www.apple.com/pt/support para obter informaes sobre o servio de garantia.

Localizao do nmero de srie do Time CapsuleO nmero de srie est impresso na base do Time Capsule.

34

Captulo 4 Mais informaes, assistncia e suporte

Especificaes e directrizes de segurana do Time CapsuleEspecificaes do Time Capsule Banda de frequncias: 2,4 e 5 GHz Potncia da sada de rdio: at 23 dBm (nominal) Normas: norma 802.11 DSSS 1 e 2 Mbps, especificaes 802.11a, 802.11b e 802.11g, e uma especificao experimental 802.11n Interfaces 1 WAN Gigabit Ethernet RJ-45 10/100/1000Base-T (