44-006 – Diagnose do sistema de direção hidráulica ... · direção, bomba hidráulica,...

7
Fiatt tt Diagnósticos 44-006 – Diagnose direção hidráulica – Dispositivo FIAT TT Diagnósticos 44-006 – Diagnose do sistema de direção hidráulica – Dispositivo para análise Atenção Para prevenir danos corporais, é imprescindível a utilização de EPI’s, (óculos e luvas de proteção) enquanto estiver executando qualquer procedimento de teste no sistema de direção hidráulica. Aplicação do dispositivo O kit de análise do sistema hidráulico da direção TH0-160 fornecido pela Minas Teste tem a finalidade de identificar inconvenientes no sistema de direção hidráulica principalmente avaliando as condições operativas da bomba. O dispositivo é composto por: 1. Um medidor de vazão (Rotâmetro); 2. Um medidor de pressão (Manômetro); 3. Um medido de temperatura (Termômetro); 4. Uma válvula de controle de fluxo do fluído; A aplicação do dispositivo irá facilitar os trabalhos de diagnóstico de falhas no sistema hidráulico da direção sem a necessidade de desmontagem prévia dos componentes, agilizando os trabalhos de identificação e correção dos inconvenientes.

Transcript of 44-006 – Diagnose do sistema de direção hidráulica ... · direção, bomba hidráulica,...

Fiatt tt Diagnósticos 44-006 – Diagnose direção hidráulica – Dispositivo

FIAT TT Diagnósticos

44-006 – Diagnose do sistema de direção hidráulica – Dispositivo para análise Atenção

Para prevenir danos corporais, é imprescindível a utilização de EPI’s, (óculos e luvas de proteção) enquanto estiver executando qualquer procedimento de teste no sistema de direção hidráulica.

Aplicação do dispositivo

O kit de análise do sistema hidráulico da direção TH0-160 fornecido pela Minas Teste tem a finalidade de identificar inconvenientes no sistema de direção hidráulica principalmente avaliando as condições operativas da bomba.

O dispositivo é composto por:

1. Um medidor de vazão (Rotâmetro); 2. Um medidor de pressão (Manômetro); 3. Um medido de temperatura (Termômetro); 4. Uma válvula de controle de fluxo do fluído;

A aplicação do dispositivo irá facilitar os trabalhos de diagnóstico de falhas no sistema hidráulico da direção sem a necessidade de desmontagem prévia dos componentes, agilizando os trabalhos de identificação e correção dos inconvenientes.

Fiatt tt Diagnósticos 44-006 – Diagnose direção hidráulica – Dispositivo

Reclamações mais comuns, relacionadas com o sistema de direção hidráulica:

1) Vazamento de óleo no piso da garagem; 2) Vazamento de óleo visível no conjunto de direção; 3) Ruído hidráulico, especialmente com o motor frio e em manobras de estacionamento; 4) Esforço excessivo ao esterçar o volante da direção.

De um modo geral, algumas reclamações relacionadas com o sistema de direção hidráulica podem estar associadas a outros problemas, não diretamente causadas por falhas no sistema. Assim, é importante após uma reclamação, verificar primeiramente os itens abaixo e corrigir se necessário.

- Pressão dos pneus; - Alinhamento de direção; - Nível do fluido hidráulico; - Tensão da correia da bomba; - Fixações das uniões/componentes do sistema; - Balanceamento das rodas; - Condições de trabalho da suspensão/coxins do motopropulsor.

Esses fatores devem ser sistematicamente avaliados antes de se partir para o diagnóstico propriamente dito no sistema hidráulico evitando trabalhos/substituições desnecessárias de componentes do sistema. No caso específico de se constatar que o nível de fluido esteja baixo no reservatório, não basta apenas completá-lo. É necessário que seja verificado um possível vazamento no circuito, eliminando-o. Para se identificar o local do vazamento, seguir as instruções abaixo:

� Com o motor do veículo desligado, limpe todo o sistema de direção hidráulica (caixa de direção, bomba hidráulica, mangueiras e conexões);

� Verificar o nível do óleo no reservatório e completar se necessário; dar a partida no motor e

girar o volante várias vezes de batente a batente (não segurar o volante em fim de curso por mais de 05 segundos, pois poderá causar danos à bomba hidráulica). Para facilitar esse trabalho é aconselhável que alguém gire o volante enquanto outra pessoa fique observando a localização do possível vazamento externo.

Importante: Qualquer avaria interna nos retentores internos da caixa de direção, provocará fuga de óleo hidráulico para as extremidades da caixa, ancorando-se ou escoando pelas coifas dos terminais da caixa.

Fiatt tt Diagnósticos 44-006 – Diagnose direção hidráulica – Dispositivo

Procedimento de teste para a bomba de direção hidráulica A aplicação do dispositivo TH0-160 da Minas Teste irá permitir uma avaliação das condições de operação do sistema hidráulico, mais precisamente da bomba hidráulica. Operação do equipamento

a) Desligar o motor do veículo;

b) Posicionar o veículo próximo a estação de Diagnostico Eletrônico (Wi Tech/EDI);

c) Remover as proteções e revestimentos para facilitar o acesso à bomba de direção;

d) Drenar o fluído hidráulico do reservatório;

e) Desconectar a mangueira de pressão do sistema na saída da bomba hidráulica (colocar um recipiente embaixo do veículo para coletar o fluido que eventualmente poderá escorrer);

f) Instalar o dispositivo da TH0-160 conforme mostrado na figura abaixo, conectando os adaptadores;

Fiatt tt Diagnósticos 44-006 – Diagnose direção hidráulica – Dispositivo

Observe as indicações de entradas e saída de fluxo hidráulico descritas no dispositivo (Entrada – Linha de saída da bomba de direção / Saída – Linha de envio a caixa de direção)

g) Abastecer o reservatório do fluído hidráulico;

h) Abri a válvula de controle de fluxo;

i) Efetuar a sangria do sistema;

j) Ligar o motor e aguardar até que se alcance a temperatura normal de trabalho (±90° C) o que corresponde a uma temperatura de ±60°C do fluido hidráulico (verificar temperatura do fluído hidráulico no termômetro do equipamento);

k) Desligar o motor e verificar o nível de fluido no reservatório, completar se necessário;

l) Com o motor ligado e em marcha lenta faça a leitura da vazão e pressão com a válvula de restrição do aparelho completamente aberta, anotando-se os valores registrados no aparelho. A pressão deverá se apresentar abaixo de 10 bar. Pressões acima de 10 bar indicam a existência alguma restrição nos tubos ou mangueiras (dobras, amassamentos, entupimentos, etc). Nesse caso desligar o motor e efetuar uma checagem no circuito, corrigindo-se a falha para prosseguir com os testes;

m) Com o auxilio do Wi Tech/EDI verifique as leituras do rotâmetro e manômetro com rotação do motor a 1500 rpm e 5000 rpm, anotando-as. Compare os valores medidos com a tabela de especificações de cada bomba de direção conforme abaixo*:

Fiatt tt Diagnósticos 44-006 – Diagnose direção hidráulica – Dispositivo

Tabelas de especificação por motorização*

*Exceto Fiat Freemont

Avaliação da válvula de alívio da bomba hidráulica

n) Fixar a rotação do motor em 1.500 rpm, abrir e fechar completamente a válvula de restrição do aparelho por 03 (três) vezes; Anotar o maior valor de pressão registrado após as três operações de abrir e fechar.

Atenção:

Não deixar a válvula de restrição fechada por mais de 05 segundos o que provocaria sérios danos na bomba hidráulica.

o) As três leituras registradas no passo anterior devem estar contidas nos valores especificados para a bomba sem apresentar variações superiores a 3,5 bar entre uma leitura e outra; Valores superiores a 3,5 bar indicam que a válvula de alívio da bomba de direção está operando com ineficiência.

p) Após os testes/análises completados, desligar o motor e efetuar os reparos necessários, sangrar o sistema, completando-se o nível do reservatório de fluido hidráulico.

Avaliação Sistema de direção para aplicação exclusiva no Fiat Freemont O procedimento a seguir deve ser usado para testar sistema de direção hidráulica no modelo Fiat Freemont. PROCEDIMENTO DE TESTE

a) Abra completamente a válvula no medidor de fluxo do analisador da direção hidráulica. b) Ligue o motor e deixe em marcha lenta tempo o suficiente para que o fluído da direção

hidráulica circule pelas mangueiras do analisador, até que o ar esteja fora do fluído. Desligue o motor.

c) Cheque o nível de fluído da direção hidráulica e adicione fluído se necessário. Ligue o motor novamente e deixe em marcha lenta.

1500 5000Pressão 10 bar 10 bar 79 +/- 3 barVazão 7,5 +/- 0,75 lpm 5,5 +/- 0,75 lpm

Pressão 10 bar 10 bar 85 +/- 5Vazão 6,5 +/- 0,75 6,5 +/- 0,75

Rotação (rpm)Motorização Faixa de leitura Pressão máxima de alivio

Tabela de especificação - Bombas de direção

1.0 / 1.4 Fire / 1.8 16V / 1.8 GM e

1.6 16V e 1.8 16V E-Torq

Temperatura

60º a 90 ºC

60º a 90 ºC

Fiatt tt Diagnósticos 44-006 – Diagnose direção hidráulica – Dispositivo

d) O manômetro do analisador deve no máximo 8,5 bar. Pressões acima de 8,5 bar indicam a

existência alguma restrição nos tubos ou mangueiras (dobras, amassamentos, entupimentos, etc.). Nesse caso desligar o motor e efetuar uma checagem no circuito, corrigindo a falha para prosseguir com os testes. A pressão uma vez que o motor está aquecido deve estar entre 3,5 a 5,5 bar (50-80 psi). O medidor de fluxo deve medir no máximo 4,5 lpm (litros por minuto).

Atenção: Não deixar a válvula de restrição fechada por mais de 05 segundos o que provocaria sérios danos na bomba hidráulica. OBSERVAÇÃO: O alívio máximo de pressão da bomba de direção é de 105 a 119 bar.

e) Feche a válvula de restrição de fluxo completamente por três vezes e anote os maiores valores de pressão. Todas as três leituras devem estar dentro das especificações com diferença máxima entre elas de 7 bar uma da outra.

Nota: Se as pressões das bombas de direção hidráulica estiverem dentro das especificações, mas com diferenças maiores que 7 bar uma da outra, indica que a válvula de alívio da bomba de direção está operando com ineficiência;

• Se as pressões estão com diferença entre 7 bar, mas fora das especificações, indica que a válvula de alívio da bomba de direção está operando com ineficiência;

f) Abra a válvula de restrição de fluxo. Gire o volante para esquerda e direita até o fim de curso

da caixa de direção, anotando valor de pressão máxima. Compare os valores com as especificações. Se as leituras apresentarem diferenças maiores que 7 bar, a caixa de direção de direção está com possível vazamento interno.

Considerações Gerais sobre o teste da bomba hidráulica Direção oferece resistência ao comando no volante (direção dura). Causas mais prováveis:

- Válvula de alívio de pressão da bomba hidráulica travada ou inoperante; - Correia da bomba hidráulica frouxa; - Perda de pressão interna na bomba hidráulica; - Vazamento nos retentores-mancais da caixa de direção; - Regulador de vazão obstruído.

Rumorosidade no sistema. Ruído ao esterçar a direção (principalmente em manobra curta em estacionamento, garagem, etc.). O sistema hidráulico quando em operação emite um ruído característico, não configurando falha no sistema.

Fiatt tt Diagnósticos 44-006 – Diagnose direção hidráulica – Dispositivo

Ruído muito alto revela sintoma de:

- Nível incorreto do óleo no reservatório (completar e eliminar possíveis vazamentos); - Ar no sistema (efetuar a sangria do sistema); - Perda de pressão interna na bomba hidráulica (detectável através do TH0-160 da Minas

Teste); - Válvula de alívio da bomba hidráulica defeituosa (detectável através do aparelho TH0-160

da Minas Teste); - Regulador de vazão obstruído (detectável através do aparelho TH0-160 da Minas Teste).