5 Maneiras de Lidar Com Conflitos Na Sua Empresa

13
5 maneiras de lidar com conflitos na sua empresa Como lidar com conflitos na empresa? Respondido por Eduardo Ferraz, especialista em gestão de pessoas Conflitos acontecem quando há diferentes interpretações sobre um mesmo problema. Isso é muito comum, pois quase todas as pessoas têm percepções distorcidas de como as coisas realmente são. Em pequenas empresas , onde o convívio é mais intenso, estes conflitos são ainda mais comuns. Quem impõe pontos de vista de maneira intransigente costuma gerar discussões com outros colaboradores, clientes e fornecedores. Confira cinco dicas para o empreendedor minimizar conflitos entre os membros de sua equipe. 1. Seja empático Empatia é a habilidade de se colocar no lugar da outra pessoa. Ela nos ajuda a compreender as razões, por mais estranhas que pareçam, que levam alguém a tomar decisões que jamais tomaríamos. 2. Ouça os dois lados Para ser justo, é fundamental que o líder entenda os pontos de vista conflitantes entre as pessoas envolvidas antes de tomar qualquer decisão. 3. Tenha uma postura racional Não se contamine emocionalmente quando houver discussões mais ríspidas. Mantenha a negociação no plano racional. As pessoas tendem a respeitar quem mantém o autocontrole. 4. Estimule o diálogo Procure fazer com que as partes apresentem seus argumentos de maneira serena e de preferência embasados em dados mensuráveis, de forma que as informações dos dois lados possam ser aproveitadas em uma proposta intermediária. 5. Não se omita Muitas vezes, o líder se retira antes de resolver o

description

Relações Humanas

Transcript of 5 Maneiras de Lidar Com Conflitos Na Sua Empresa

Page 1: 5 Maneiras de Lidar Com Conflitos Na Sua Empresa

5 maneiras de lidar com conflitos na sua empresaComo lidar com conflitos na empresa?Respondido por Eduardo Ferraz, especialista em gestão de pessoas

Conflitos acontecem quando há diferentes interpretações sobre um mesmo problema. Isso é muito comum, pois quase todas as pessoas têm percepções distorcidas de como as coisas realmente são. Em pequenas empresas, onde o convívio é mais intenso, estes conflitos são ainda mais comuns.

Quem impõe pontos de vista de maneira intransigente costuma gerar discussões com outros colaboradores, clientes e fornecedores. Confira cinco dicas para o empreendedor minimizar conflitos entre os membros de sua equipe.

1. Seja empáticoEmpatia é a habilidade de se colocar no lugar da outra pessoa. Ela nos ajuda a compreender as razões, por mais estranhas que pareçam, que levam alguém a tomar decisões que jamais tomaríamos.

2. Ouça os dois ladosPara ser justo, é fundamental que o líder entenda os pontos de vista conflitantes entre as pessoas envolvidas antes de tomar qualquer decisão.

3. Tenha uma postura racionalNão se contamine emocionalmente quando houver discussões mais ríspidas. Mantenha a negociação no plano racional. As pessoas tendem a respeitar quem mantém o autocontrole.

4. Estimule o diálogoProcure fazer com que as partes apresentem seus argumentos de maneira serena e de preferência embasados em dados mensuráveis, de forma que as informações dos dois lados possam ser aproveitadas em uma proposta intermediária.

5. Não se omitaMuitas vezes, o líder se retira antes de resolver o conflito. Se depois de tudo isso o impasse persistir, decida você. Às vezes, é preciso tomar partido de uma das posições e encerrar o problema, deixando claro quais os critérios levados em consideração para decidir.

Seguindo estes cinco passos, com o passar do tempo, as pessoas perceberão que, com você no comando, a negociação equilibrada sempre será o melhor caminho e os conflitos em sua empresa diminuirão muito.

Tópicos: Dicas de Gestão de PME, Dicas para seu negócio, Empreendedorismo, Pequenas empresas, Empreendedores

http://exame.abril.com.br/pme/noticias/5-maneiras-de-lidar-com-conflitos-na-sua-empresa

Page 2: 5 Maneiras de Lidar Com Conflitos Na Sua Empresa

Como lidar com conflitos entre funcionários do seu negócio

A melhor maneira de resolver conflitos entre funcionáriosEscrito por Gilberto Guimarães, especialista em gestão de pessoas

Para evitar conflitos, o melhor caminho é a criação de um clima positivo na sua empresa. Flexibilidade das condições de trabalho e liberdade de atuação com responsabilidade são algumas características de um clima organizacional positivo. Nesse sentido, o clima também tem a ver com o estilo e o comportamento da liderança.

Para cultivar um clima positivo, os líderes devem desenvolver atividades para expandir compaixão, perdão e gratidão. Para isso, as prioridades são criar e desenvolver o conceito de comunidade, do coletivo das informações, emoções e respostas em um processo de entendimento e apreensão dos problemas pessoais e profissionais de cada funcionário.

Cuidados com a linguagem, comunicação adequada e evitar retaliação ou vingança são algumas atitudes essenciais para desenvolver a compreensão em uma empresa. Criar um sentido de gratidão tem um efeito profundo no desempenho das pessoas e do grupo.

Procurar pessoalmente cada um dos membros da equipe para agradecê-los e induzir as pessoas a fazerem o mesmo, estabelece um efeito positivo. Quando as pessoas se sentem pertencendo a um grupo e têm as suas necessidades atendidas, elas ficam mais seguras, o que pode aumentar a produtividade e reduzir o risco de conflitos.

Para gerenciar os conflitos, duas atividades são fundamentais: desenvolver uma comunicação positiva, apoiadora e dar feedbacks positivos. Para fazer isso, a maneira mais objetiva é adotar uma forma de comunicação que minimize críticas e expressões negativas, substituindo-as por um feedback e expressões de apoio, de maneira sincera. Dar feedbacks positivos é usar uma comunicação apoiadora, sobretudo quando se precisa tomar ações corretivas, fazer críticas ou passar mensagens negativas.

A técnica mais importante é o uso de uma comunicação descritiva em vez da avaliativa. A comunicação avaliativa é a que faz um julgamento ou rotula o indivíduo ou o seu comportamento. O uso de expressões “você está errado” ou “você é o culpado”, por exemplo. Em geral, esse tipo de comunicação provoca comportamentos defensivos, sentimentos de desvalorização e resistência.

A comunicação descritiva é feita em três passos: primeiro, se faz uma descrição objetiva do evento em que ocorreu o erro ou o comportamento a ser corrigido. Essa descrição deve ser objetiva e o menos passional possível, focada na ação ou no evento, mas nunca nas pessoas. Deve-se evitar emitir impressões subjetivas ou atribuições de culpas para a outra pessoa.

Page 3: 5 Maneiras de Lidar Com Conflitos Na Sua Empresa

O segundo passo é descrever de forma objetiva as reações ou as consequências do comportamento. O comunicador tem de estar atento com seus próprios sentimentos e reações. O mais importante é que comportamentos e consequências precisam ser descritas sem acusações. E por fim, vem um diálogo sobre sugestões de melhores alternativas para resolver o problema e não a pessoa. Isso ajuda o outro a participar da solução, sem se sentir pessoalmente criticado. Implementar esses três passos conduz o feedback para uma conversa construtiva.

Gilberto Guimarães é especialista em gestão de pessoas e professor da BSP - Business School São Paulo. 

http://exame.abril.com.br/pme/noticias/como-lidar-com-conflitos-entre-funcionarios-do-seu-negocio

COMO ADMINISTRAR SITUAÇÕES DE CONFLITOS Sem categoria

by admin

Mariana Emidio Oliveira RibeiroCoordenadora do Curso de Administração da FAF

Professora de Ensino SuperiorEspecialista em Gestão Estratégica de Pessoas

Especialista em Didática do Ensino SuperiorGraduação em Administração

Administrar conflitos nas organizações é realmente necessário?

Situações de conflitos ocorrem quando duas ou mais partes têm atitudes ou pontos de vista contrários a um determinado assunto.

Tais situações são diferenças de opiniões, condições de trabalho inadequadas, expectativas não alcançadas ou irreais, comportamentos não condizentes à ética e valores da organização, comportamentos discriminatórios, falta e erros de comunicação.

Administrar os conflitos possui vantagens que o gerente pode transformar em oportunidades, ou seja, transformar o conflito em um aspecto positivo, como:

Page 4: 5 Maneiras de Lidar Com Conflitos Na Sua Empresa

aperfeiçoamento do trabalho em equipe; estabelecer mais confiança e recuperação da sua imagem; fortalecimento das relações humanas; melhor desenvolvimento pessoal dos colaboradores; funcionários mais comprometidos; a energia e a motivação são voltadas ao trabalho e seu desempenho;

A empresa deve ficar atenta à resolução dos conflitos, podem tornar-se mais complexos e maiores problemas em longo prazo. O não conseguir administrar os conflitos ou tentar evitá-los – o que geralmente é impossível, pois se trata de pessoas, cada uma com personalidades e opiniões diferentes que devem ser respeitadas – pode causar: perda do dinamismo pessoal; o não cumprimento dos deveres com a devida motivação e energia, contribuição para a queda na produtividade; aumento ou difusão do conflito a outras pessoas; impressão equivocada de que a inércia é a melhor opção.

Algumas ações na administração dos conflitos são essenciais para que o final seja positivo. Vejamos como é fácil e simples de resolver um conflito o quanto antes, se você traçar uma meta:

a) Dialogar: O diálogo com qualidade pode originar um campo fértil para a exploração e novas formas de gerenciamento em toda a organização. Do contrário, a falta do diálogo é um campo fértil para o surgimento dos mais diferentes tipos de conflitos e influenciado em todas as áreas dentro e fora da organização;

b) Identificar o conflito: A identificação de um conflito, nem sempre está visível, portanto, é necessário estar atento às mudanças de comportamento, atitudes e clima no ambiente de trabalho;

c) Monitorar o ambiente: Esse monitoramento lhe dará um alerta prévio, tornando mais fácil lidar com o conflito de forma eficiente e eficaz;

d) Investigar a situação: Tenha tempo disponível para verificar a verdadeira situação, quem são os envolvidos, seus efeitos reais e potenciais, é importante demonstrar empatia, facilita nas decisões;

e) Planejar sua abordagem: Incentive ambas as partes a examinar os interesses por trás de suas posições e crie um clima agradável e de diálogo. Os gerentes devem traçar seus objetivos e decidir sobre o resultado da sua investigação, lembrando que, à medida que surgem novas evidências, o resultado pode ser diferente do esperado e nem sempre agradável;

f) Administrar o problema: Pode gerar emoções extremas, porém, mesmo sendo um ato difícil é um processo necessário. A pressa nesse momento deve ser evitado; não reagir por impulso; pode ser feito pausas na conversa para que a calma permaneça; manter linguagem e expressão corporal alinhada; o fugir, o enfrentar e o lutar, são abordagens não construtivas – enfrentar ou lutar: quando não se está envolvido causa conflitos ainda maiores, em longo prazo e intimida os funcionários – o fugir: evita a solução do conflito (em partes) e provoca perda de respeito e confiança. Uma abordagem afirmativa em sua maioria é o melhor meio de administrar conflitos: reconhecer que as pessoas têm opiniões distintas uma das outras; todos têm direitos; incentivar ambas as partes a encontrar o motivo do conflito e suas soluções; afirmar que as opiniões sejam expressas de forma espontânea e aberta e fazer sugestões de caminhos a seguir;

Page 5: 5 Maneiras de Lidar Com Conflitos Na Sua Empresa

g) Permita que todos opinem: Ajudar a estabelecer boas relações de trabalho, criar compromisso e estabelecer comunicação adequada ao trabalho executado;

h) Descobrir o caminho a seguir: Em caso positivo, chegue a um acordo aceitável para as partes ou para um todo; em caso negativo, tome medidas para que o conflito não continue; que todos os envolvidos entendam o porquê de suas decisões e que isso seja passado a partir do momento que foi tudo resolvido e esclarecido, não reabrindo “velhas feridas”.

Administrar os conflitos é extremamente necessário nos dias de hoje e eficaz na resolução de problemas na organização quando é realizado corretamente, sendo coerente, ético e criativo!

“Sessenta por cento de todos os problemas administrativos resultam de ineficácia na comunicação”. Peter Drucker

http://faflor.com.br/administrasempre/?p=21

Como gerir conflitos em empresasO conflito é um dos frutos mais autênticos da convivência humana. São encontrados dois tipos de conflitos principais dentro das empresas. Confira!

O conflito é um dos frutos mais autênticos da convivência humana. Frente à divergência de diversos pontos, ele é a chave para discutir opiniões, posicionamentos, gerações, etc. As instituições de trabalho são ambientes férteis para o surgimento de tipo de situação entre os funcionários. Mas até quando ele pode ser considerado positivo e benéfico para a empresa?

A gestão de conflitos é definida pela compreensão dos vários tipos de empasses que podem surgir dentro de uma empresa e, assim, desenvolver uma estratégia para colocar em ação o melhor plano para extrair melhor proveito de cada um deles.

Dentro das empresas, assim como em outros ambientes da vida em sociedade, os atritos têm início pela diversidade. A diferença de gerações, idade, sexo, valores e crenças geram opiniões e personalidades variadas. Dentro das organizações, a variedade de cargos e as questões financeiras são contribuem para o surgimento de conflitos.

Por isso, são encontrados dois tipos de conflitos principais dentro das empresas: o hierárquico e o pessoal.

Page 6: 5 Maneiras de Lidar Com Conflitos Na Sua Empresa

Hierárquico

Eles aparecem quando a relação entre um grupo de trabalho não funciona de maneira harmoniosa,  o que faz com que uma das partes, funcionário e patrão, tenha dificuldades de encontrar uma solução para atingir os objetivos da empresa.

Pessoal

Esse leva em consideração o choque entre as personalidades dos funcionários, a maneira de agir, falar e interagir com os demais integrantes do grupo de trabalho. Eles são resultados de pequenas situações diárias que, quando não resolvidas, resultam em rixas e a o prejuízo das relações internas.

O recomendado para lidar com cada um desses atritos é preciso colocar em prática uma política de boa convivência dentro da empresa, levando em consideração as diferenças e abrindo espaço para o diálogo. Todo o processo melhora a comunicação interna e recupera as relações internas da empresa. A consequência latente é o uso dos conflitos em prol do crescimento profissional dos funcionários e, por consequência, da empresa.

Quais capacidades devem ser desenvolvidas para gerir melhor os conflitos?

Para que a administração dos conflitos obtenha sucesso é necessário estimular características importantes para a relação dos funcionários.

- Conseguir se comunicar: sem conversa e livre exposição dos pontos de vista não é possível chegar à uma conclusão e tirar benefícios do conflito. Portanto, estimule o diálogo e o debate saudável de opiniões..

- Conseguir escutar: além de compreender com precisão o modo de pensar do outro, o fato de ouvir com atenção aumentam as chances dos objetivos e projetos da empresa sejam melhor absorvidos. Para isso, é preciso que funcionário e patrão tenham um entendimento e respeito mútuo.

- Conseguir perguntar: quem ouve atentamente consegue tem melhor entendimento e, consequentemente, faz questionamentos e alimenta o diálogo. O esclarecimento e toda e qualquer dúvida é essencial para o sucesso dos projetos desenvolvidos dentro da empresa.

https://www.iped.com.br/materias/gestao-e-lideranca/como-gerir-conflitos-empresas.html

Administração de conflitos empresariais: como agir de forma estratégica?

Page 7: 5 Maneiras de Lidar Com Conflitos Na Sua Empresa

Muitas empresas apresentam sérios problemas internos. O motivo é a existência de intensos conflitos, gerando falta de foco para os negócios da empresa. Conflitos são considerados normais e muitas vezes até necessários em um ambiente competitivo, porém, o que ocorre é que falta nas empresas a figura de um líder que possa administrar e agir como um mediador ou negociador quando essas situações ocorrem.

Atualmente, se trabalha na gestão de pessoas o desenvolvimento da capacidade de buscar um ponto de consenso no qual todas as partes envolvidas, numa negociação ou numa situação de conflito, cheguem a resultados positivos, ainda que inicialmente tenham diferentes pontos de vista e interesses não alinhados.

Na gestão de conflitos devem-se levar em conta as variadas formas que podem ocorrer e para cada uma destas, há um tratamento específico. Os principais dentro de uma corporação são:

• Conflitos individuais: quando duas ou mais opiniões opostas ocorrem em um único indivíduo. Isso pode ser exemplificado com profissionais que tem que fazer escolhas e sofrem com essa situação.

• Conflitos entre indivíduos: dois ou mais indivíduos dentro da organização mostram posturas distintas, resultado de diferenças de personalidade.

• Conflitos entre indivíduo e grupo: quando o indivíduo que não concorda com as normas estabelecidas pelo grupo (principalmente comportamentais) ou com os valores encontrados na cultura organizacional o que faz com que vá ao lodo oposto do grupo de trabalho ou de toda a organização.

• Conflito entre grupos: é um frequente conflito nas empresas, que é gerado pela competição por recursos e pelos diferentes estilos gerenciais necessários para a operação eficaz de diferentes departamentos.

A administração de conflitos nesses mais variados estágios demanda muita sensibilidade do mediador em perceber a existência do mesmo e dentro de quais dessas situações ele se encontra – há casos em que o mesmo não é declarado e não existe uma clara consciência da sua existência.

A ação de um mediador é estabelecer um diálogo que parte da premissa que se devem desarmar as partes envolvidas, e apresentar as divergências observadas, dentro de um clima amistoso.

Depois de criar um clima propício, deve-se discutir o problema de ambos. Se alguma das partes se mostrar relutante, o negociador deve assimilar a posição, mas direcionando para a negociação que se quer, isto é, a busca de um ponto em comum, voltada à solução do problema, focalizando sobre os interesses de cada um dos lados e alinhando com os objetivos macros da empresa.

É fundamental mostrar que é natural a existência de divergências e que opiniões contraditórias são relevantes, mas que em um ambiente corporativo os objetivos do negócio devem ser levados em conta, pois, só com o crescimento do grupo é que haverá a possibilidade de um ambiente propício para o crescimento individual.

Page 8: 5 Maneiras de Lidar Com Conflitos Na Sua Empresa

Por Ricardo M. Barbosa

________________________________________

Sobre Ricardo M. Barbosa

Ricardo M. Barbosa é diretor executivo da Innovia Training & Consulting, além de Engenheiro de Produção formado pela Universidade Paulista – UNIP, pós-graduado em Gestão de Projetos pela Fundação Vanzolini (Universidade de São Paulo – USP) e Consultor em Gestão de Projetos há 15 anos.

http://vanzolini.org.br/weblog/2015/01/21/administracao-de-conflitos-empresariais-como-agir-de-forma-estrategica/

http://vanzolini.org.br/weblog/2015/01/21/administracao-de-conflitos-empresariais-como-agir-de-forma-estrategica/

Entenda os conflitos e aprenda a administrá-losTire as melhores lições de brigas e discussões comuns

Os conflitos fazem parte de qualquer relacionamento saudável. Podem acontecer com colegas de trabalho, professores ou alunos, cônjuges, pais, filhos ou amigos. O conflito não escolhe idade, profissão, classe social: ele pode surgir em qualquer situação de convivência entre duas ou mais pessoas. 

Quando um desacordo não é bem resolvido, pode acabar prejudicando a qualidade de qualquer relação. Se ignorada, uma pedrinha que cai meio sem jeito pode começar uma bola de neve. Como os conflitos são percebidos como ameaças a nosso bem-estar, eles permanecem latentes se não lidamos com eles, causando ressentimento e desarmonia. 

Publicidade

Por outro lado, se for administrada de forma positiva, uma situação conflituosa pode fortalecer o laço de respeito entre os envolvidos. Então, ao invés de gastar sua energia tentando fugir deles, que tal aprender a lidar com os conflitos de forma mais eficaz? 

Se for administrada de forma positiva, uma situação conflituosa pode fortalecer o laço de respeito entre os envolvidos.

A programação neurolinguística pode ser uma boa aliada nesse processo. Um de seus pressupostos ensina que o mapa não é o território. Isso significa que encaramos cada situação de forma subjetiva, baseados em percepções influenciadas por experiências, valores e crenças pessoais. Tentar ver o mundo com os olhos dos outros é o primeiro passo para aliviar a tensão quando as opiniões batem de frente. 

Page 9: 5 Maneiras de Lidar Com Conflitos Na Sua Empresa

Você se põe na defensiva quando alguém discorda das suas ideias?

Outro pressuposto de PNL diz que todo comportamento tem uma intenção positiva. Defender-se quando atacado pode ser muito útil em algumas situações e prejudicial em outras. Ajuste a forma como você usa essa sua habilidade e diminua a quantidade de conflito na sua vida. 

Saiba mais

Egoísmo Raiva Inveja

Há ainda mais um pressuposto que gostaria de comentar, talvez o mais importante em uma situação de conflito: se você continuar fazendo o que sempre fez, continuará obtendo o que sempre obteve. Suas discordâncias evoluem para discussões e desavenças na maior parte das vezes? O problema pode não ser o outro. Na próxima, tente respirar fundo e esfriar a cabeça antes de falar. Finja ser um observador externo e analise a situação de fora. 

Você poderá perceber que o conflito não surge apenas quando as partes têm interesses conflitantes. O outro sujeito pode ter a mesma necessidade que você. Ele só quer de forma diferente da sua.

* Alexandre Bortoletto

http://www.minhavida.com.br/bem-estar/materias/15073-entenda-os-conflitos-e-aprenda-a-administra-los