5 mitos sobre empreendedorismo

13
5 Mitos Sobre Empreendedorismo

description

Enquanto a maioria das pessoas estão a tentar navegar para muito longe da "selva corporativa" rumo à terra da suposta "utopia empresarial", surgem muitos equívocos. Talvez isto tenha a ver com os meios de comunicação, com os conselhos que receberam ou o que é ouvido no mercado, mas muitas vezes estas ideias podem inviabilizar uma pessoa de mergulhar no mundo do empreendedorismo. Ou levá-los a saltar para a montanha russa empresarial, quando não têm nada de o fazer.

Transcript of 5 mitos sobre empreendedorismo

Page 1: 5 mitos sobre empreendedorismo

5 Mitos Sobre Empreendedorismo

Page 2: 5 mitos sobre empreendedorismo

5 Mitos Sobre Empreendedorismo

Enquanto a maioria das pessoas estão a tentar navegar paramuito longe da "selva corporativa" rumo à terra da suposta"utopia empresarial", surgem muitos equívocos. Talvez istotenha a ver com os meios de comunicação, com os conselhosque receberam ou o que é ouvido no mercado, mas muitasvezes estas ideias podem inviabilizar uma pessoa de mergulharno mundo do empreendedorismo. Ou levá-los a saltar para amontanha russa empresarial, quando não têm nada de o fazer.

Aqui estão os cinco principais mitos que aprendi sobreempreendedorismo.

Page 3: 5 mitos sobre empreendedorismo

5 Mitos Sobre Empreendedorismo

1. Se o meu produto ou serviço é bom, vou ser bemsucedido. Não necessariamente.Para mim, isto tem sido um enigma desconcertante (e frustrante) de váriasformas. Fiz o meu percurso corporativo desde cedo numa multinacional quefoi durante umas dezenas de anos a nº1 mundial do sector. Sabia que erabom no que fazia. Mas, mesmo assim, fiz uma suposição errada, pois se eraum grande formador, com grande conteúdo, seria recompensado pelomercado da mesma forma e teria muito trabalho e muitos clientes.

Claro que os meus primeiros anos como formador corporativo refutaramesse mito e deram-me a humildade necessária ao mesmo tempo. Sim, tinhatoneladas de feedbacks excelentes acerca dos meus workshops seremincríveis e que eu era um instrutor maravilhoso mas isso não se traduzautomaticamente em novos clientes e mais trabalho.

Page 4: 5 mitos sobre empreendedorismo

5 Mitos Sobre Empreendedorismo1. Se o meu produto ou serviço é bom, vou ser bemsucedido. Aqui estão alguns dos motivos:Fornecer um excelente serviço ou produto e descobrir como o comercializarsão coisas completamente diferentes. Provou ser um grande formador e umcomercial de formação medíocre, com certeza.

As relações e conexões podem fazer uma diferença enorme, principalmenteno início, quando ainda não construiu uma marca e precisa de alguém quelhe dê uma pausa comercial. (Infelizmente, os meus contatos na formaçãonão eram muitos).É fácil sobrestimar a procura pelos seus serviços. Quando avaliei as receitaspotenciais, tendia a concentrar-me na minha forte formação e de altaqualidade e tendia a negligenciar detalhes incómodos como o principio dasformações online (ou seja, concorrentes emergentes e mudanças no seusector), falta de acesso aos tomadores de decisão e crises económicas quepossam afectar a capacidade de pagamento do cliente.

Page 5: 5 mitos sobre empreendedorismo

5 Mitos Sobre Empreendedorismo

2. Ser empreendedor vai devolver-me o controlo total sobrea minha agenda. Bem, sim e não. Enquanto os fundadores podem não ter que picar o ponto,são muitas vezes escravos nos primeiros anos – fazendo mais horas quefacilmente superam os dos seus dias de "selva corporativa".

Sim, muitos que mergulharam no empreendedorismo são apaixonados pelasua missão e adoram o que fazem, então trabalhar longas horas pode serbom para eles. Mas cuidado com o mito de que os empresários não têmuma agenda apertada e rigorosa para fazer e manter um negócio bemsucedido. Isso não é o caso.

Page 6: 5 mitos sobre empreendedorismo

5 Mitos Sobre Empreendedorismo

2. Ser empreendedor vai devolver-me o controlo total sobrea minha agenda. Enquanto é verdade que os empreendedores não tem um "chefe" no sentidotradicional, estão ainda a ser obrigados a manter a responsabilidade todosos dias – seja para os clientes, os clientes potenciais, parceiros ou outraspartes interessadas.

Enquanto ganhei a capacidade de ter muito mais controlo sobre o meuhorário nos últimos anos, ainda agendo, tipicamente, as reuniões chave eeventos à volta da disponibilidade dos meus clientes.

Page 7: 5 mitos sobre empreendedorismo

5 Mitos Sobre Empreendedorismo

3. Nunca dê o seu produto ou serviço: isso vai diluir a suamarca.

Nem sempre é verdade. Desde o início de um empreendimento empresarialpode realmente haver oportunidades estratégicas em fornecer o produto ouserviço pro bono. Às vezes, só o valor de ficar à frente do seu público-alvopara poder mostrar as suas habilidades ou produtos pode superar o custode oportunidade dessas receitas perdidas. (Há uma razão para as grandesempresas de produtos de grande consumo usarem produtos de amostracomo uma estratégia de marketing – é que funciona!) Dito isto, sempre queestiver a fornecer um produto ou serviço gratuitamente ou a preço de custo,deve ter cuidado para não ter um impacto global adverso para a sua linha demarketing de fundo.

Page 8: 5 mitos sobre empreendedorismo

5 Mitos Sobre Empreendedorismo

3. Nunca dê o seu produto ou serviço: isso vai diluir a suamarca.

O meu conselho é proporcionar-lhes uma versão personalizada que sejaverdadeiramente uma “amostra”, para que os clientes potenciais nãodesvalorizem o seu serviço. Por exemplo, se é um massagista, ofereça umasessão de amostra de 15 minutos ou se você é um coach executivo, ofereçauma avaliação inicial gratuita. Se seguir esta rota da “amostra”, certifique-sede que é uma oportunidade para as pessoas saberem verdadeiramente oque estão a avaliar e darem valor ao que vão comprar quando se tornaremclientes pagantes.

Page 9: 5 mitos sobre empreendedorismo

5 Mitos Sobre Empreendedorismo

4. Logo no início, preciso de fazer isso tudo sozinho.

Talvez sim, talvez não. Se está a começar com capital limitado, vai precisarde arregaçar as mangas. No entanto, muitas vezes torna-se mais eficaz nocusto-tempo terceirizar certas funções-chave em áreas que não sejaespecialista, a função é fundamental para o sucesso do seu negócio e/ou oscustos para terceirizar são mínimos. Por exemplo, se sabe que o seunegócio precisa de um site sofisticado, é arriscado armar-se no seu própriodiretor de informática, se não percebe nada de java ou de php e muitomenos usá-los. Se não consegue um contrato para fazer o trabalho, vaiprovavelmente ter de contratar outra pessoa. Concentre a sua energia emáreas onde tem um expertise particular e requerem a sua atenção pessoal(ou seja, definir as suas ofertas e construir relacionamentos com osclientes).

Page 10: 5 mitos sobre empreendedorismo

5 Mitos Sobre Empreendedorismo

5. Quantos mais clientes, melhor. Nem sempre. Mais uma vez, no início é tentador aceitar qualquer cliente quemostra interesse mas dispersar-se também pode ser arriscado. Já vi jovensempreendedores torcerem-se que nem uma rosca a tentar oferecerdiferentes serviços a diferentes clientes, como eles tentam agradar a todasas pessoas e capturar todos como clientes para ter muito potencial denegócio quanto possível. O perigo é que quando não estiverem definidosclaramente os seus produtos ou serviços, pode perder o foco e confundir omercado nas suas áreas de especialização.

Page 11: 5 mitos sobre empreendedorismo

5 Mitos Sobre Empreendedorismo

5. Quantos mais clientes, melhor. Além disso, vamos dizê-lo: nem todos os clientes são bons clientes. Algunssão de extremamente alta manutenção, irrealistas, não-confiáveis ouavarentos com os preços. Definitivamente queremos ser bastante selectivospara deixar de fora as ervas daninhas, os clientes que podem dar maisproblemas do que o valor que trazem.

Outro erro que os empreendedores fazem é aceitarem muitos clientes cedodemais. Ao tentar lidar com muitas responsabilidades, pode acabar pordiminuir a sua credibilidade, a sua qualidade e a sua marca global, o quepode ter consequências a longo prazo.

Page 12: 5 mitos sobre empreendedorismo

5 Mitos Sobre Empreendedorismo

Se está a tentar ser um empreendedor online, vai terque saber trabalhar com este mercado enorme que éa internet, para isso venha aprender com os melhores,segue o link www.iam-lazy.com e junta-te aomovimento do trabalho a partir de casa.

Page 13: 5 mitos sobre empreendedorismo

5 Mitos Sobre Empreendedorismo

Façam o favor de ser felizes