522315_TP - Analisador Espectro 2012

5
IPUC – Curso de Engenharia Eletrônica e de Telecomunicação SISTEMAS DE MICRO-ONDAS E ÓPTICOS TP2 – Pesquisa de frequências utilizadas numa região com Analisador de Espectro Com as figuras de 4 telas obtidas no analisador de espectro, verificando as escalas de frequência e de nível de potência (dBm) , responda: Exercício 1 : No espectro dos canais de TV 2 a 6, identifique os canais presentes, as frequências das portadoras de áudio e de vídeo e o nível (potência aprox. em dBm). Exercício 2 : No espectro do canal 7 de TV, identifique o nível das portadoras de vídeo e de áudio. Procure explicar porque o sinal de áudio aparece mais dividido e o de áudio parece um sinal único. Qual a separação entre as duas portadoras ? Por que o áudio ocupa um espectro menor que o vídeo ? Exercício 3 : No espectro da faixa de emissoras de FM identifique as portadoras das 10 (dez) emissoras com maior nível de sinal. Qual o nível de potência recebida em cada uma delas ? Exercício 4 : No espectro da emissora FM 96,5 identifique a largura de faixa ocupada e o nível máximo de sinal em dBm. Explique como obteve a largura de faixa ocupada. Pergunta adicional: Qual a relação entre o ajuste de RBW, SPAN e SWEEP TIME? Exemplifique com as figuras enviadas. (na tela aparecem Res BW, Sweep e Span ou Start-Stop, na barra inferior) FIGURA1

description

micrioondas

Transcript of 522315_TP - Analisador Espectro 2012

Page 1: 522315_TP - Analisador Espectro 2012

IPUC – Curso de Engenharia Eletrônica e de TelecomunicaçãoSISTEMAS DE MICRO-ONDAS E ÓPTICOS

TP2 – Pesquisa de frequências utilizadas numa região com Analisador de Espectro

Com as figuras de 4 telas obtidas no analisador de espectro, verificando as escalas de frequência e de nível de potência (dBm), responda:

Exercício 1: No espectro dos canais de TV 2 a 6, identifique os canais presentes, as frequências das portadoras de áudio e de vídeo e o nível (potência aprox. em dBm).

Exercício 2: No espectro do canal 7 de TV, identifique o nível das portadoras de vídeo e de áudio. Procure explicar porque o sinal de áudio aparece mais dividido e o de áudio parece um sinal único. Qual a separação entre as duas portadoras ? Por que o áudio ocupa um espectro menor que o vídeo ?

Exercício 3:No espectro da faixa de emissoras de FM identifique as portadoras das 10 (dez) emissoras com maior nível de sinal. Qual o nível de potência recebida em cada uma delas ?

Exercício 4:No espectro da emissora FM 96,5 identifique a largura de faixa ocupada e o nível máximo de sinal em dBm. Explique como obteve a largura de faixa ocupada.

Pergunta adicional:Qual a relação entre o ajuste de RBW, SPAN e SWEEP TIME? Exemplifique com as figuras enviadas. (na tela aparecem Res BW, Sweep e Span ou Start-Stop, na barra inferior)

FIGURA1

Page 2: 522315_TP - Analisador Espectro 2012

IPUC – Curso de Engenharia Eletrônica e de TelecomunicaçãoSISTEMAS DE MICRO-ONDAS E ÓPTICOS

FIGURA 2

Page 3: 522315_TP - Analisador Espectro 2012

IPUC – Curso de Engenharia Eletrônica e de TelecomunicaçãoSISTEMAS DE MICRO-ONDAS E ÓPTICOS

FIGURA 3

Page 4: 522315_TP - Analisador Espectro 2012

IPUC – Curso de Engenharia Eletrônica e de TelecomunicaçãoSISTEMAS DE MICRO-ONDAS E ÓPTICOS

FIGURA 4