574334_Lab SMO - Trabalho Prático Sobre Antenas (Em Grupo) - 2 Sem 2012

2
IPUC – Curso de Engenharia Eletrônica e de Telecomunicação LAB. SISTEMAS DE MICRO-ONDAS E ÓPTICOS Trabalho prático sobre antenas 2º semestre – 2012 Ref .: Artigo “Fabrication and Measurement of Homemade Standard Antennas” IEEE – Antennas and Propagation Magazine – Vol. 54 – nº1 – Feb 2012 Páginas 176 a 194. O artigo de referência apresenta vários tipos de antenas feitas com material reciclado, normalmente encontrado em casa. A frequência de trabalho da antena é de 2,45 GHz. Os alunos devem escolher uma das antenas apresentadas no artigo, estudar a teoria envolvida em sua concepção e construir um protótipo a ser testado no laboratório. Além do protótipo da antena escolhida, o grupo deve apresentar um relatório com o resumo da teoria envolvida, principalmente no que tange ao dimensionamento e construção da antena. Também devem constar no relatório a descrição da montagem do protótipo e as dificuldades encontradas. O relatório deve ser apresentado conforme padrão sugerido pela biblioteca da PUC (consultar site da biblioteca). O relatório deve ser complementado com os resultados dos testes feitos no laboratório. Os testes serão feitos com auxílio do professor. Formação do grupo de trabalho: O grupo é de 3 ou 4 alunos (o número máximo de alunos por grupo é 4). Na mesma sub-turma, os grupos de alunos devem escolher antenas de tipos diferentes. As definições dos grupos e das antenas serão feitas em sala de aula, conforme cronograma a seguir. Prazos: 1. Definição do grupo e da antena a ser estudada/construída: a. Turmas de terça-feira: até 09/10 b. Turmas de sábado: até 06/10 2. Apresentação do protótipo para medições: a. Turmas de terça-feira: até 13/11 b. Turmas de sábado: até 10/11 3. Entrega do relatório final a. Turmas de terça-feira até 27/11 b. Turmas de sábado: até 24/11

description

microondas

Transcript of 574334_Lab SMO - Trabalho Prático Sobre Antenas (Em Grupo) - 2 Sem 2012

Page 1: 574334_Lab SMO - Trabalho Prático Sobre Antenas (Em Grupo) - 2 Sem 2012

IPUC – Curso de Engenharia Eletrônica e de Telecomunicação

LAB. SISTEMAS DE MICRO-ONDAS E ÓPTICOS

Trabalho prático sobre antenas2º semestre – 2012

Ref .: Artigo “Fabrication and Measurement of Homemade Standard Antennas”IEEE – Antennas and Propagation Magazine – Vol. 54 – nº1 – Feb 2012Páginas 176 a 194.

O artigo de referência apresenta vários tipos de antenas feitas com material reciclado, normalmente encontrado em casa. A frequência de trabalho da antena é de 2,45 GHz.

Os alunos devem escolher uma das antenas apresentadas no artigo, estudar a teoria envolvida em sua concepção e construir um protótipo a ser testado no laboratório.

Além do protótipo da antena escolhida, o grupo deve apresentar um relatório com o resumo da teoria envolvida, principalmente no que tange ao dimensionamento e construção da antena. Também devem constar no relatório a descrição da montagem do protótipo e as dificuldades encontradas.

O relatório deve ser apresentado conforme padrão sugerido pela biblioteca da PUC (consultar site da biblioteca).

O relatório deve ser complementado com os resultados dos testes feitos no laboratório. Os testes serão feitos com auxílio do professor.

Formação do grupo de trabalho:

O grupo é de 3 ou 4 alunos (o número máximo de alunos por grupo é 4). Na mesma sub-turma, os grupos de alunos devem escolher antenas de tipos diferentes. As definições dos grupos e das antenas serão feitas em sala de aula, conforme cronograma a seguir.

Prazos:

1. Definição do grupo e da antena a ser estudada/construída: a. Turmas de terça-feira: até 09/10b. Turmas de sábado: até 06/10

2. Apresentação do protótipo para medições:a. Turmas de terça-feira: até 13/11b. Turmas de sábado: até 10/11

3. Entrega do relatório finala. Turmas de terça-feira até 27/11b. Turmas de sábado: até 24/11

Pontuação:

O trabalho vale 40 pontos no total, igualmente divididos entre o protótipo e o relatório.O cumprimento dos prazos entra na avaliação.

Obs.: O artigo em referência está disponível para os alunos. Consulte o professor.

Também pode ser acessado no site www.ieee.org IEEE xplore digital library Journals and Magazines Antennas & Propagation Magazine vol. 54 nº 1 pp. 176.Acessível aos alunos da PUC a partir de algum computador vinculado à rede acadêmica da PUC (por exemplo: biblioteca ou laboratórios).