5ª Edição Do Fórum Brasileiro de IPv6 Debate a Transição Para Nova Versão Do Protocolo...

3
01 DEZ 2014 5ª edição do Fórum Brasileiro de IPv6 debate a transição para nova versão do Protocolo Internet A IV Semana da Infraestrutura da Internet no Brasil, evento promovido pelo NIC.br e pelo CGI.br, teve em seu terceiro dia o V Fórum Brasileiro de IPv6. Na oportunidade, estiveram reunidos profissionais, empresas, governo e demais interessados em apresentar e discutir o andamento das ações de implantação do novo protocolo Internet o IPv6 no Brasil e no mundo. O diretorpresidente do NIC.br, Demi Getschko, realizou o discurso de abertura do Fórum, seguido pela apresentação dos dados do Registro.br e informações atualizadas sobre IPv4 e IPv6 por Ricardo Patara, gerente de recursos de numeração do NIC.br. A participação do representante do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), João Paulo de Lima Barbosa, trouxe informações sobre o caso de sucesso da corporação. Desde 2010, o PTI iniciou o processo de implantação de IPv6 e, hoje o novo protocolo já está presente em 100%das redes de acesso e em 100% dos servidores da empresa. A Internet das Coisas (IoT) e o IPV6 O primeiro debate do Fórum de IPv6 levantou o seguinte questionamento: será que nós estamos preparados para essa conexão de tudo por todos os lados? O analista de projetos do NIC.br, Rodrigo Regis, intermediou o painel sobre IoT que contou com a participação de Otávio Caixeta, representante do Ministério das Comunicações, Severiano Macedo Junior, da Cisco, e Erico Barcelos, da PromonLogicalis. A apresentação de Severiano Macedo começou com um vídeo (https://www.youtube.com/watch? v=PKFgJuXN6Fw&list=TLD6LciYK3ino) que fez os participantes refletirem sobre o passado, presente e futuro da Internet. O conceito de IoT foi apontado como uma rede de sensores ligada a objetos e dispositivos de comunicação, proporcionando dados que podem ser analisados e usados para iniciar ações automatizadas. “Existe uma projeção de 50 bilhões de dispositivos conectados até 2020 que necessitarão de endereçamento IP. Estamos migrando para um processo de automação que depende do sensoriamento e do processamento de dados em informações”, disse Macedo. Segundo Eriko Barcelos “a partir do lançamento mundial de IPv6 (http://www.worldipv6launch.org/), em junho de 2012, a adoção do novo protocolo vem duplicando a cada nove meses. Se continuar assim, em cinco anos o tráfego global IPv6 será igual ao tráfego global IPv4”. Uma comparação também foi feita entre a arquitetura atual da IoT e a arquitetura que é desejável. Alguns dos aspectos citados para um cenário ideal são uma maior escalabilidade e segurança proporcionada pelo IPV6, além de um ambiente propício para inovação, sem altos custos de desenvolvimento e infraestrutura de datacenter. O IPV6 foi mencionado por Barcelos como o protocolo alicerce para a Internet das Coisas.

description

5ª Edição Do Fórum Brasileiro de IPv6 Debate a Transição Para Nova Versão Do Protocolo Internet

Transcript of 5ª Edição Do Fórum Brasileiro de IPv6 Debate a Transição Para Nova Versão Do Protocolo...

  • 01 DEZ 2014

    5 edio do Frum Brasileiro de IPv6debate a transio para nova verso doProtocolo Internet

    AIVSemanadaInfraestruturadaInternetnoBrasil,eventopromovidopeloNIC.brepeloCGI.br,teveemseuterceirodiaoVFrumBrasileirodeIPv6.Naoportunidade,estiveramreunidosprofissionais,empresas,governoedemaisinteressadosemapresentarediscutiroandamentodasaesdeimplantaodonovoprotocoloInternetoIPv6noBrasilenomundo.

    OdiretorpresidentedoNIC.br,DemiGetschko,realizouodiscursodeaberturadoFrum,seguidopelaapresentaodosdadosdoRegistro.breinformaesatualizadassobreIPv4eIPv6porRicardoPatara,gerentederecursosdenumeraodoNIC.br.

    AparticipaodorepresentantedoParqueTecnolgicoItaipu(PTI),JooPaulodeLimaBarbosa,trouxeinformaessobreocasodesucessodacorporao.Desde2010,oPTIiniciouoprocessodeimplantaodeIPv6e,hojeonovoprotocolojestpresenteem100%dasredesdeacessoeem100%dosservidoresdaempresa.

    AInternetdasCoisas(IoT)eoIPV6

    OprimeirodebatedoFrumdeIPv6levantouoseguintequestionamento:serquensestamospreparadosparaessaconexodetudoportodososlados?OanalistadeprojetosdoNIC.br,RodrigoRegis,intermediouopainelsobreIoTquecontoucomaparticipaodeOtvioCaixeta,representantedoMinistriodasComunicaes,SeverianoMacedoJunior,daCisco,eEricoBarcelos,daPromonLogicalis.

    AapresentaodeSeverianoMacedocomeoucomumvdeo(https://www.youtube.com/watch?v=PKFgJuXN6Fw&list=TLD6LciYK3ino)quefezosparticipantesrefletiremsobreopassado,presenteefuturodaInternet.OconceitodeIoTfoiapontadocomoumarededesensoresligadaaobjetosedispositivosdecomunicao,proporcionandodadosquepodemseranalisadoseusadosparainiciaraesautomatizadas.Existeumaprojeode50bilhesdedispositivosconectadosat2020quenecessitarodeendereamentoIP.Estamosmigrandoparaumprocessodeautomaoquedependedosensoriamentoedoprocessamentodedadoseminformaes,disseMacedo.

    SegundoErikoBarcelosapartirdolanamentomundialdeIPv6(http://www.worldipv6launch.org/),emjunhode2012,aadoodonovoprotocolovemduplicandoacadanovemeses.Secontinuarassim,emcincoanosotrfegoglobalIPv6serigualaotrfegoglobalIPv4.UmacomparaotambmfoifeitaentreaarquiteturaatualdaIoTeaarquiteturaquedesejvel.AlgunsdosaspectoscitadosparaumcenrioidealsoumamaiorescalabilidadeeseguranaproporcionadapeloIPV6,almdeumambientepropcioparainovao,semaltoscustosdedesenvolvimentoeinfraestruturadedatacenter.OIPV6foimencionadoporBarceloscomooprotocoloalicerceparaaInternetdasCoisas.

  • OrepresentantedoMinistriodasComunicaes,OtvioCaixeta,falousobreaPortaria1420/2014(http://www.mc.gov.br/telecomunicacoesnoticias/32704governoinstauracamaradegestaoparacomunicacoesmaquinaamaquina),quepromoveaformulaodepolticaspblicasparaaplicaesM2M(machinetomachine).CaixetapontuouqueograndedesafionocenrioatualdaIoTeIPv6acriaodeinterfacesinteligentes.

    NovidadeseprximospassosparaoIPv6noBrasil

    EduardoParajo(Abranet),LilianBetideLara(BancodoBrasil/Febraban),RodrigoRangel(UOL),DanieldeSousaAraujo(MPOG),StefanRafael(Anatel)eJooZanon(Anatel)integraramamesadopainelqueteveoobjetivodediscutirosprximospassosparaoIPv6noBrasil.

    EduardoParajo,tambmconselheirodoCGI.br,representantedosetorempresarial,ressaltouduranteopaineloincentivodocomitedoNIC.brnoprocessodetransiodeIPv6noPaseapresentouumpanoramadopontodevistadeprovedoresInternetnoavanodestamigrao.AAbranetsemprealertasobreosproblemascomautilizaoemlargaescaladoNetworkAddressTranslation(NAT),principalmente,emrelaosegurana.Doladodosprovedores,existemdiversospilotosparapilhadupla,mesmocomacessoviardio.ParajocomentouaindaqueoecommercebrasileironoavanoutorapidamentenatransioparaIPv6,apesardosconvitesfeitosparaessadiscusso.

    UmdosrepresentantesdaAgnciaNacionaldeTelecomunicaes(Anatel),JooZanon,falousobreosprazosacordadoscomasoperadoraseestratgiasparaamigraoparaonovoprotocolo.Atjulhode2015asoperadorasirooferecerendereosIPv6pblicosaosusuriosquesolicitarem.ZanonreforouarecomendaodoNIC.brparaqueasprestadorasantevejamnoplanodenumeraoareservadeendereoscontguosquepermitamaentregadeum/56parausuriosdomsticose/48parausurioscoorporativos.StefanMachado,tambmrepresentantedaAnatel,informouqueosdispositivosmveisdevemobrigatoriamenteoferecersuporteaoIPv6apartirdejunhode2015elembrouquediferenastcnicastornamIPv4eIPv6incompatveis.

    LilianBetideLara,analistadeTecnologiadaInformaodoBancodoBrasil,detalhouoprojetopilotodeIPv6daFederaoBrasileiradeBancos(Febraban)comoBancodoBrasil,BradescoeIta.Oprojetobuscava,entreoutrospontos,estabelecertrnsitoIPv6eutilizarendereamentoIPv6eASsprprios.OsclientesjpossuamconexoIPv6eosbancosprecisavamatenderemIPv6,comojestamosatendendohoje.

    OMinistriodoPlanejamento,OramentoeGesto(MPOG),representadoporDanieldeSousaArajo,abordouoplanodedisseminaodousodeIPv6peloGovernoFederal.TreinamentosemparceriacomoNIC.brcapacitaram98servidoresdoGovernoFederalparaoperacionalizaroIPv6.AmetafinalparaimplantaodoIPv6nosrgoseentidadespblicassetembrode2018,disse.

    RodrigoRangeldoUOLapresentouumalinhadotempocomoplanejamentoparaimplantaodoIPv6esuportedonovoprotocolo.Em2012,oUOLlanouIPv6pelaprimeiraveznahomedoportale,esteano,jcomeamosaoferecersuporteIPv6paraclientesnoCloudCorp,disseRangel.

    AindamaisdadossobreIPv6

    Noperododatarde,aprogramaodoVFrumdeIPv6contoucomumminitutorialsobreIPv6naltimamilhacomPPPoEPointtoPointProtocoloverEthernet,ministradoporEduardoMorales,doNIC.br.Emseguida,AntonioMoreiras,gerentedeprojetosedesenvolvimentodoNIC.br,apresentouasaesdaentidadenotrabalhodedisseminaodoIPv6.Em2014,700pessoasforamtreinadaspeloNIC.brem

  • cursosdeIPv6e400emcursosdeboasprticasparaASs.Almdisso,produzimos26vdeossobreouniversodeIPv6queestodisponveisnocanaldoYoutubehttps://www.youtube.com/NICbrvideos(https://www.youtube.com/NICbrvideos),destacouMoreiras.

    Asinformaessobrecursos,palestrasereuniesparadebatertemasrelacionadosaoIPv6podemserencontradasemhttp://ipv6.nic.br/(http://ipv6.nic.br/).

    OencerramentodoFrumdeIPv6ficouporcontadopainelIPv6nasoperadorasdeTelecomunicaes.ParticiparamdamesaJoelsonVendramin(Copel),FbioViniciusVidotto(GVT),RobsonWanderdosSantos(Tim),FbioScartoniFonseca(Vivo)eCharlesCosta(SindiTelebrasil),quemediouodebate.AsdificuldadesdelevarIPv6paraousuriofinalforammencionadasejustificadaspelafaltadesuportedosequipamentosdefibrapticanoBrasileequipamentoslegados.AsoperadorasdetelecomunicaesconcluramqueDualStackumaestratgialimpadetransio,quepermiteumatransiosuaveparaIPv6,noentantorequerousodeCGNATparasuportarnovosclientesdevidoaoesgotamentodoIPv4.Almdisso,umestudodaCisco(http://6lab.cisco.com/stats/)foimencionadocomatenoparaosindicadoresdeque48%docontedoWebnoBrasiljestemIPv6enosEUA,47%.Outrodadoapontadoqueapenas0,11%dosusuriosbrasileirosacessamInternetemIPv6.NosEUAso10,4%,aindasegundooestudo.

    AntonioMoreirasconcluiuaofinaldoeventoqueseoscronogramaseestratgiasapresentadosnoFrumforemcumpridos,teremosnoanode2015umgrandesaltonotrfegoIPv6.

    TodososarquivosdasapresentaesrealizadasduranteoVFrumBrasileirodeIPv6estodisponveisnositehttp://ipv6.br/forum/(http://ipv6.br/forum/).

    _

    Flickr:http://www.flickr.com/NICbr/(http://www.flickr.com/NICbr/)Twitter:http://www.twitter.com/comuNICbr/(http://www.twitter.com/comuNICbr/)YouTube:http://www.youtube.com/nicbrvideos/(http://www.youtube.com/nicbrvideos/)Facebook:https://www.facebook.com/nic.br(https://www.facebook.com/nic.br)

    (http://creativecommons.org/licenses/bysa/4.0/deed.pt_BR)

    OcontedopublicadonositeCGI.brestestlicenciadocomaLicenaCreativeCommonsAtribuioCompartilhaIgual4.0Internacional(http://creativecommons.org/licenses/bysa/4.0/deed.pt_BR)amenosquecondiese/ourestriesadicionaisespecficasestejamclaramenteexplcitasnapginacorrespondente.

    PolticadePrivacidade(/politicadeprivacidade/)