65 Anos Teuto

28
Edição 5 - Ano 2 Institucional Mercado Lançamentos Endomarketing Benefícios Evento Nesta edição: UMA HISTÓRIA DE CONFIANÇA E QUALIDADE

description

Uma História de Confiança e Qualidade

Transcript of 65 Anos Teuto

Page 1: 65 Anos Teuto

Edi

ção

5 - A

no 2

InstitucionalMercado

Lançamentos

EndomarketingBenefícios

Evento

Nesta edição:

UMA HISTÓRIA DE

CONFIANÇA E QUALIDADE

Page 2: 65 Anos Teuto

7 Mercadodistribuidores regionais garantem capilaridade Teuto

6 insTiTucionaltreinamentos de compliance tem retorno positivo

19 hoMenageMindústria celebra as conquistas da classe no dia do Farmacêutico

4 insTiTucional65 anos de história

13 evenToEquipe Pfizer conhece o Laboratório Teuto

11 endoMarkeTingcriar cultura de participação é objetivo do ideia Premiada

10 endoMarkeTingcolaboradores são parceiros na redução de custos

8 lançaMenTosTeuto inicia 2012 em ritmo acelerado

12 coMercialTeuto aposta em treinamento comercial

14 TreinaMenToTeuto recebe palestrante internacional

16 recursos huManosIndústria valoriza e investe no colaborador

17 recursos huManosoportunidades de emprego na indústria superam índice nacional

18 recursos huManosPrograma inovador de comunicação interna

20 esPorTeGauchão 2012 conta novamente com o patrocínio oficial Teuto

21 TreinaMenToinvestindo no desenvolvimento do colaborador

21 TreinaMenToBenefícios possibilitam capacitação profissional

22 evenToTeuto é patrocinador máster da abradilan 2012

24 social/aMbienTedesenvolvimento integral das crianças em foco

26 MarkeTingVisite Bem traz novidades para 2012

comunicação

“T Revista” É PRODUZIDA PELA AGÊNCIA RACE DE COMUNICAÇÃO - Editor: Rogério Artoni - MTB: 45802 SP; Direção de Arte: Guilherme Gamito; Produção: Agência Race de Comunicação; Redação: André Ranieri, Carolina Umbelino, Lívia Caixeta, Núbia Neves, Rogério Artoni, Stephanie Gomes e Treicy Keller; Revisão: Angela Fileno; Contato: [email protected]; Telefone: 11 28945607 ou 11 25480720

REVISÃO E APROVAÇÃO - Departamento de comunicação do Laboratório Teuto: Aurélio Ramos, Andressa Sodré, Everton Lobo, Micael Pires, Patrícia Montes e Daíza Alves (redação); Diretor de marketing: Ítalo Melo; Gerente de Recursos Humanos: Marco Aurélio de Assis Cardoso; Colaboração - Pfizer: Cristiane Santos, Mariana Lima; Contato: [email protected]; Telefone: 62 33102147 ou 62 33102151

Page 3: 65 Anos Teuto

Janeiro/Fevereiro/Março - Laboratório Teuto 3

ediTorial

Marcelo henriquesPresidente executivo Teuto

esta edição estão fotos da história e crescimento do Teuto. crescimento que aconteceu atra-vés de seus colaboradores e parceiros, cada vez mais próximos e qualificados. No ano de 2011, nosso crescimento industrial foi marcado por novas parcerias na área de qua lificação

e treinamento. O palestrante internacional Bruce Grant, reuniu gestores do Teuto e convidados da Pfizer para uma troca de informações essenciais para mantermos nossa qualificação industrial.

em 2012, o indg estará aprimorando ainda mais os colaboradores. com o senai, mais cursos estarão à disposição. em 2011, o Teuto, promoveu 650 pessoas e isso passa pela necessidade cada vez maior de qualificação. Confira as matérias sobre os índices de em prego da indústria, treinamentos e compliance em distribuidores. resultados do olho vivo e ideia Premiada mostram a evolução desses programas.

Na parceria Teuto/Pfizer, a troca de produtos (dossiês) avança, iniciando também a visitação mé-dica, apresentando produtos Teuto e a linha Wyeth. além disso, a troca de experiências e culturas está cada vez mais forte, trazendo resultados positivos. Durante a visita da equipe comercial Pfizer ao Teuto, no mode lo Visite Bem, as expectativas foram superadas, trazendo mais entrosamento e aprendizagem.

no ano passado, mais de 70 produtos foram lançados e este ano deveremos ter um número ain-da maior. Confira a matéria nas páginas 8 e 9 que mostra alguns dos nossos lançamentos.

O marketing da empresa está cada vez mais atuante. Várias ações para este ano, juntamente com o rh, irão melhorar a qualidade de vida do colaborador com as ações motivacionais. somos patrocinadores oficiais do Gauchão e do Campeonato Mineiro e o Teuto estará novamente presente, como patrocinador máster da abradilan 2012, onde vamos promover o 2º encontro nacional de distribuidores e Parceiros. o centro de educação infantil hipoderme continua prestando um serviço importante à comunidade e aos funcionários Teuto, sem custo algum e sempre com atividades edu-cacionais e entretenimento para as crianças e maior comodidade para os colaboradores.

Tenha uma ótima leitura!

Page 4: 65 Anos Teuto

4 Laboratório Teuto - Janeiro/Fevereiro/Março

insTiTucional

1947 1986 1993 2001

nvestindo sempre em apri-moramento tecnológico e apostando na extraordiná-

ria força de trabalho de sua equipe, o Teuto atravessou mais de meio século vencendo desafios e passando com su-cesso por todas as dificuldades.

hoje o Teuto é modelo para a in-dústria farmacêutica nacional e tem como acionista a Pfizer, maior indústria farmacêutica do mundo. graças à sua seriedade e respeito pelo consumidor conquistou o reconhecimento inter-nacional. Foi a primeira indústria de medicamentos genéricos e MIP (me-dicamentos isentos de prescrição) do Brasil, com certificado ISO 9000.

o laboratório Teuto brasileiro foi fundado em 1947. inicialmente ins-talada em são Paulo a indústria teve seus primeiros passos de crescimento

em sua nova sede em Minas gerais. em 1986, a indústria foi comprada pe-los empreendedores Walterci de Melo e seu irmão lucimar de Melo. com a aquisição, Walterci transferiu toda a in-dústria para Anápolis (GO) e em um tra-balho árduo, em 1993, construiu sua nova sede com o triplo do tamanho das instalações em Minas.

o crescimento não parou. atual-mente, o laboratório Teuto é uma das maiores indústrias farmacêuticas da américa latina - instalada numa área de 1 milhão de metros quadrados, com 105 mil metros quadrados de área construída - e possui mais de 400 apre-sentações de medicamentos, entre ge-néricos, que já representam 50 % da linha, MIP (medicamentos isentos de prescrição), linha hospitalar, genéricos de marcas (similares), fitoterápicos, su-

plementos alimentares e cosméticos. além da excelente atuação no mercado nacional, o Teuto exporta para américa central, américa do sul, África, oriente Médio e Portugal.

No final do ano de 2010 a empre-sa teve 40% de suas ações compradas pela norte americana Pfizer. A parce-ria rende frutos para ambos os lados, já que a Pfizer comercializa produtos Teuto e indústria nacional comercializa produtos Pfizer. Esta união de forças terá também sinergias nas produções de medicamentos.

no âmbito ambiental o Teuto se mostra uma empresa sempre respon-sável, tratando toda a água e resíduos para não causar impactos na natureza, além de participar de ações ambien-tais frequentemente. a indústria conta, dentro de sua área, uma reserva flores-

laboratório Teuto. escrevendo a história da indústria farmacêutica nacional65

adolfo krumeir funda o instituto Farmacêu-tico Teuto-brasileiro,

em são Paulo.Walterci de Melo adquire o

Teuto, já com sede em Belo Horizonte.

Teuto inaugura a fábrica em Anápolis (estado de Goiás) com 12.000m², o triplo de suas ins-

talações em Belo Horizonte.Teuto lança o produto sulfato de salbutamol, o

primeiro genérico registrado no mercado brasileiro.

A companhia finaliza o projeto de expansão e inicia a operação no maior complexo farmacêu-tico da américa latina com 105.000m² de área

construída e 1 milhão m² de área total.

Page 5: 65 Anos Teuto

Janeiro/Fevereiro/Março - Laboratório Teuto 5

2002 2007 2009 2010

tal preservando flora e fauna do cerra-do brasileiro, a reserva Follium.

Quanto à responsabilidade social o laboratório Teuto investe há mais de 10 anos no projeto brasil solidário, que beneficia mais de 20 mil pessoas anu-almente. Além disso, organiza também ações como o projeto Confiança Solidá-ria que propicia bem estar a crianças carentes, idosos, portadores de hiv e dependentes químicos. a indústria par-ticipa ativamente de ações sociais es-palhadas por todo o país.

o laboratório Teuto trabalha incan-savelmente para manter seus produtos na órbita da perfeição. o exaustivo con-trole de qualidade faz com que cada medicamento seja submetido a rígidos processos. Tudo para ter a confiança do consumidor, porque “se é Teuto é de confiança”.

ANOS DE HISTÓRIA

começa o processo de profissionalização com a con-

tratação de um ceo e o sr. Walterci assume o conselho

de administração a empresa aparece no ranking da revista exame como a empresa que apresentou o maior crescimento no

mercado farmacêutico no ano.

Teuto é a 2ª melhor empresa que respeita o consumidor conforme pesquisa de mercado

realizada pela TNS Interscience.

Teuto é a 3ª empresa no mercado de genéri-

cos no brasil.

Parceria Teuto/Pfizer. Pfizer adquire 40% do

laboratório Teuto.

Antigas instalações do Teuto, em Belo Horizonte

a mudança de estado exigiu grandes esforços

instalações do Teuto, em anápolis

Page 6: 65 Anos Teuto

6 Laboratório Teuto - Janeiro/Fevereiro/Março

insTiTucional

laboratório Teuto cresceu 40% em 2011 e este crescimento traz alguns desafios e metas

importantes. Com a parceria Teuto/Pfizer as estratégias também foram rearranja-das e entre as novas atividades está o treinamento de compliance regional.

a analista de compliance, keila ca-milo, explica que os treinamentos são di-vididos entre on-line e presencial e, atu-almente, são ministrados mensalmente nas instalações da matriz, em Anápolis e, a cada três meses, nas regionais - caso a data não coincida com as convenções nacionais da equipe comercial.

Keila afirma ainda que, primeiramen-te, foram realizados treinamentos para toda equipe e, nesse segundo momento, os mesmos estão direcionados aos no-vos colaboradores. as atividades contam também com reuniões periódicas junto

dos conselheiros de compliance e/ou li-deranças, realizadas com foco nas ações por eles desenvolvidas. “o objetivo é fa-zer com que os colaboradores conheçam as Políticas de Compliance - FCPA (Lei an-ticorrupção e anti-suborno) e PIHP (Políti-ca sobre Interações com Profissionais de Saúde), incorporadas a companhia após a parceria com a Pfizer”, conta.

a ideia é que este conhecimento venha contribuir na aplicação dos pro-cedimentos de compliance durante as rotinas diárias. Pois, na medida em que o colaborador tem domínio do assunto e consciência de suas responsabilidades, os objetivos são naturalmente incorpo-rados às suas atividades. “além disso, é importante para a empresa disseminar, através de sua equipe, a cultura ética de transparência e idoneidade adotada pela instituição”, pondera a analista.

tem retorno positivode Compliance

Treinamentosações conjuntas melhoram o desenvolvimento individual dos colaboradores

o retorno dos treinamentos tem sido positivo. “Pelo fato do tema ser novo a nossa realidade, acreditamos que envolver a equipe - dando a eles a oportunidade de tirar suas dúvidas e discutir sobre o assunto - facilita a adequação, fortalecimento e o funcio-namento dos sistemas de controles in-ternos da instituição; e no exercício de nossas responsabilidades”, afirma.

Quanto ao andamento das ativida-des do compliance até aqui, keila ava-lia: “interferir na cultura de uma em-presa, implementando novas políticas se torna um trabalho fácil, desde que a empresa esteja comprometida e acre-dite nos resultados positivos. estamos realizando um trabalho sério e gradati-vo, que envolve paciência, persistência e avaliação constante”.

Paula Fernanda, bruno de abreu lago, Fabrício leandro, keila barros e Eraldo Barbosa treinamento em Belém (PA) na distribuidora SB Log

Treinamentos presenciais acontecem na cede do Teuto em anápolis

Page 7: 65 Anos Teuto

Janeiro/Fevereiro/Março - Laboratório Teuto 7

Mercado

egundo dados da iMs health a expectativa é que o setor farmacêutico dobre de fatu-

ramento até 2015 e alcance r$ 110 bilhões em faturamento. Para acom-panhar o crescimento, o setor ataca-dista distribuidor está investindo em automação e tecnologia. a distribui-dora baiana Medicamentos – parceira do laboratório Teuto há 16 anos – é um exemplo, dobrou a capacidade de seu centro de distribuição, localizado em Salvador (BA).

de acordo com aclair Machado, só-cio da distribuidora baiana e diretor da associação brasileira dos distribuidores de Laboratórios Nacionais (Abradilan), as expectativas para o setor são mais que positivas. “os indicadores mostram que o mercado deve dobrar de tamanho novamente, nos próximos cinco anos, como dobrou nos últimos cinco. além disso, a economia interna é favorável

para esse crescimento”, analisa.ainda segundo Machado, na pre-

paração para esse crescimento a baiana Medicamentos tem investido em automação, novas tecnologias e expansão. “ampliamos o cd dois anos atrás, dobrando nossa área física”, conta. entre as ações estão também viagens técnicas a outros países – como argentina, chile e europa – para conhecer opões de automação e novi-dades do setor.

o diretor credita à parceria com o laboratório Teuto o crescimento da empresa. em contrapartida, Macha-do garante que a distribuidora con-tribuiu para o desenvolvimento das vendas do laboratório na região nor-deste. “a grande mola propulsora do nosso crescimento foi a aliança com o Teuto. ganhamos em credibilidade e volume de negócios. E felizmente houve reciprocidade”.

o laboratório Teuto sempre apos-tou nos distribuidores regionais, o que aumenta a capilaridade na distribui-ção dos medicamentos do laboratório. de acordo com o diretor de marketing da indústria, Ítalo Melo, a estratégia permite ainda capturar o crescimen-to da classe c, atingindo também as farmácias independentes e redes de todo o país. “estima-se que a empre-sa, através do seu canal de distribui-ção, chegue hoje a 45 mil farmácias, dos 65 mil estabelecimentos existen-tes no Brasil”, aponta Ítalo.

além disso, o aumento do salário mínimo deu mais poder de compra para as classes C e D. Isso faz com que estas classes invistam em saúde e ou-tras necessidades primárias. o portfó-lio amplo, com produtos de qualidade a preços acessíveis do Teuto se encaixa nessa realidade.

Modelo de distribuição e portfólio de produtos do laboratório atendem a demanda da nova classe c

Distribuidores regionais

capilaridade Teutogarantem

Page 8: 65 Anos Teuto

8 Laboratório Teuto - Janeiro/Fevereiro/Março

lançaMenTos

ano de 2011 cumpriu o pro-metido: grandes novidades passaram a fazer parte do

portfólio Teuto. a cada ano, a indústria lança produtos que a aproximam ainda mais de todos os públicos, cumprindo o compromisso de levar saúde, bem-estar e qualidade de vida a toda população. em 2012 a promessa da indústria é con-tinuar garantindo e oferecendo a quali-dade e a confiança de sua marca.

o trabalho, em 2012, recomeçou sem perder o ritmo, nos meses de de-zembro, janeiro e fevereiro, 13 medi-camentos foram lançados, entre eles cvit – suplemento vitamínico à base de vitamina c, o apefer bc - polivitamínico infantil e o agente bacteriostático de largo espectro – Tetraciclina.

a previsão é que em 2012, sejam lançados mais 70 novos produtos. “o Teuto tem alcançado todas as metas anuais. vamos continuar aumentando nosso portfólio e reafirmando mais ain-da o compromisso com a alta qualida-de”, conta o diretor de marketing, Ítalo Melo. “o Teu to possui hoje uma lista de produtos de qualidade, a preços com-petitivos”.

além dessas preocupações, o di-retor afirma que o laboratório mantém o compromisso de bus car alternativas

Focada na nova classe c, a indústria pretende aumentar o número de lançamentos

acessíveis de con sumo para a nova classe c, que continua crescendo e consecutivamente, tendo mais oportu-nidades de renda e crédito. “estamos ampliando nossa linha de produtos dentro dessa filoso fia”, completa Ítalo.

Lançamentos

o laboratório Teuto possui mais de 500 apresentações de medicamentos, entre genéricos, que representam 50% da linha, MIP’s (medicamentos isentos de prescrição), linha hospitalar, genéri-cos de marca (similares), fitoterápicos, suplementos alimentares, cosméticos e produtos para saúde. nos próximos três anos, está programado o lança-mento de 200 novos produtos.

LANçAMENTOS EM 2011

o ano de 2011 foi de muito trabalho para o Teuto e os frutos dessa dedica-

ção foram colhidos. Mais de 60 produtos en riqueceram a lista da companhia. Para

2012, a intenção é aumentar o número de novidades, mantendo a preocupação

com a qualidade.

no ano passado, os destaques dentre os lançamentos estão os genéricos e

simi lares da Sildenafila e da Atorvastatina Cálcica pela linha Wyeth e pela linha

Teuto, as versões dos genéricos de marca Tantrix (Wyeth) e Viasil (Teuto), que são

medicamentos similares do Via gra e o Zarator (Wyeth) e Lipthal (Teu to), medica-

mentos similares do liptor.

inicia 2012em ritmo acelerado

Page 9: 65 Anos Teuto

Janeiro/Fevereiro/Março - Laboratório Teuto 9

o laboratório Teuto relança no mercado o suplemento vitamínico cvit com repaginação do layout e embalagem. o produto a base de vitamina c é indicado na prevenção de gripes e resfriados. o produto possui a quantidade diária de vitamina C recomendada pela Organização Mundial de Saú-de. Além disso, pode ser utilizado por pessoas com irritabilidade celíaca, pois não contém glúten.

O Dexadoze é um medicamento com ação antineurítica, combate

estados inflamatórios e a dor. Utiliza-do como anti-inflamatório, antiálgico e antineurítico. o medicamento age inibindo tanto os fenômenos iniciais

quanto tardios da inflamação. Os corticoides inibem a formação de componentes importantes para o

processo inflamatório.

o maleato de dexclorfeniramina beta-metasona reúne o efeito anti-inflamatório e antialérgico. ele é indicado no tratamen-to de alergias no aparelho respiratório, como: asma brônquica grave e rinite alérgica; cutâneas, como: dermatite, e nas afecções alérgicas inflamatórias oculares.

O Bacteracin, é utilizado para tratamento de infecções respiratórias,

urinárias, gastrintestinais e outros tipos de infecções. a ação começa logo após a primeira dose, no entanto, os germes

não são eliminados de imediato. Por isso, mesmo que alguns sintomas como

febre, dor, etc., desapareçam, é neces-sário continuar a tomar o medicamento pelo período que o médico estabeleceu.

Preocupado em atender, também, o público infantil. o Teu-to lançou nesse bimestre o apefer bc um alimento polivitamínico e polimineral que combina vitami-nas e minerais que aumentam o apetite. É um produto seguro e efi-caz, contraindicado apenas para diabéticos, pois contém açúcar.

VEjA A LISTA COMpLETA DOS LANçAMENTOS

DEXADOZEsusp. inj. 4mg/ml ct 60 amp vd inc x 1ml + sol. inj. 5mg/2ml + 100mg/2ml + 100mg/2ml ct 60 amp vd inc x 2ml

TETRACICLINAcáps. gel. dura 500mg c/8 - cáps. gel. dura 500mg c/ 500

ATORVASTATINAcpr revest 20 mg c/ 60 - cpr revest 10 mg c/ 60

BACTERACIN cpr. 400mg + 80mg c/ 20

LIpTHALcpr revest 10 mg c/ 60 - cpr revest 20 mg c/ 60

DEXCLORFENIRAMINA + BETAMETASONAXarope 0,4mg/ml + 0,05mg/ml fr. 120ml + copo Medida

ApEFER BCXpe Fr. 240 ml + dosador

CVITcáps. gel. dura 45mg c/ 60

TOpIRAMATOcpr. revest. 25mg c/60 - cpr. revest. 50mg c/ 60 - cpr. revest. 100mg c/ 60

Page 10: 65 Anos Teuto

10 Laboratório Teuto - Janeiro/Fevereiro/Março

endoMarkeTing

laboratório Teuto encerrou, no dia 30 de janeiro, mais uma turma do pro-grama olho vivo. os colaboradores

que apresentaram as melhores ideias para re-dução de custos foram premiados. aqueles que participaram do programa, mas não tiveram suas ideias escolhidas, concorreram a brindes por meio de um sorteio.

Flávio caixeta José, assistente de PcM (Planejamento, controle e manutenção), foi o grande vencedor do olho vivo. ele sugeriu a re-dução de custos com a manutenção terceiriza-da dos equipamentos de movimentação, como empilhadeiras e transpalets. “se a empresa contratar funcionários especializados, vai gas-tar menos do que desembolsa hoje com técni-cos terceirizados – que muitas vezes precisam vir de outros estados”, explica.

“Acredito que a cultura do aprendizado con-tínuo na empresa só tende a consolidar os pro-gramas de sugestões. a cada ano, a cada etapa e sugestão fornecida, temos a certeza do sucesso al-cançado”, comemora a supervisora de controlado-ria e responsável pelos programas, Elizamar Costa.

os programas corporativos de gestão de ideias são um sucesso na empresa e a cada ano a expectativa aumenta. a tendência é que as sugestões se tornem mais relevantes e práti-cas. “O maior desafio é a geração de ideias que resolvam problemas específicos, ou que iden-tifiquem novas oportunidades relacionadas ao negócio da empresa”, pondera Eliza.

além disso, em 2012, a pedido dos partici-pantes, os prêmios estão mais atrativos – ago-ra eles concorrerão a iPad’s, Tv’s de led, blu-raY PlaYer’s, entre outros.

OLHO VIVO

olho vivo é um programa que visa a redução de custos, foco nas atividades e o trei-namento motivacional para os colaboradores de cada departamento do Teuto. as turmas são escolhidas a cada três meses, quando os novos integrantes recebem um trei-namento sobre o programa. o principal foco é enxergar o que todos vêem e pensar em algo que ninguém ainda pensou. o programa é uma ferramenta que o Teuto encontrou para demonstrar o reconhecimento e recompensar o esforço de seus colaboradores.

Flávio caixeta José 1º lugar do olho vivo

2º lugar João Paulo

colaboradores são

parceirosna redução de custosnesta edição, os prêmios foram muito mais atrativos

participee concorra

TV LED 42”

GpS

Tablet

ipod

Page 11: 65 Anos Teuto

Janeiro/Fevereiro/Março - Laboratório Teuto 11

endoMarkeTing

uilber Fernandes vencedor do ideia Premiada

unto com a quarta turma do Olho Vivo, chegou ao fim a última etapa de 2011 do pro-

grama ideia Premiada. os colaborado-res tiveram quatro meses para enviar sugestões para a melhoria dos proces-sos de manutenção e engenharia; or-ganizacionais (administrativo industrial e comercial); do produto e de produtivi-dade nos departamentos.

uilber Fernandes, colaborador do departamento de contabilidade, foi o au-tor da melhor ideia do período. ele suge-riu a inversão da negociação com cliente em relação ao frete. “se invertermos a modalidade do frete no momento da venda, ou seja, vendermos com o frete por conta do cliente, poderemos escritu-rar a receita no momento da retirada da mercadoria e não no momento da entre-ga - como acontece hoje”, esclarece.

O assistente de otimização Franklin araújo não teve sua ideia escolhida,

mas mesmo assim garante que saiu motivado. Para ele, fazer parte de programas como o olho vivo e o ideia Premiada ajuda o colaborador a cres-cer profissionalmente. “É importante disseminar na empresa a cultura de participação”, afirma.

“as melhorias devem ser contínu-as. o Teuto tem crescido bastante e programas como esses, que valorizam as ideias dos colaboradores, têm papel importante nesse crescimento”, anali-sa Franklin.

a novidade do ideia premiada para 2012, está na periodicidade. a premia-ção agora ocorrerá a cada seis meses. “a manutenção desse tipo de programa com atualização frequente traz enorme potencial para a empresa, constituindo vantagem competitiva em relação aos concorrentes”, finaliza Elizamar Costa, supervisora de controladoria e respon-sável pelos programas.

IDEIA pREMIADA

Tem como objetivo incentivar

sugestões de colaboradores para

todas as áreas da empresa, finan-

ceiramente e funcionalmente. o

programa busca ideias que pos-

sam ser implantadas para a me-

lhoria dos processos de manuten-

ção e engenharia; organizacionais

(administrativo industrial e comer-

cial); do produto e de produtivida-

de nos departamentos e redução

de custos. Qualquer colaborador

pode participar dando sua ideia,

para seu setor ou em qualquer

produto da indústria farmacêuti-

ca, e ainda concorrem a prêmios.

criar cultura

é objetivo dode participação

no Teuto, ações corporativas crescem mais e mais a cada ano

participee concorra

TV LED 42”

Blu-ray player

ipad 2

Page 12: 65 Anos Teuto

12 Laboratório Teuto - Janeiro/Fevereiro/Março

coMercial

Equipe customiza ações para parceiros comerciais aposta em

excelência em treinamento comercial é um diferencial do Teuto. Por isso, a com-

panhia está sempre em busca de novas ferramentas para este fim, agregando valor ao negócio dos seus parceiros – varejo e distribuição. o laboratório mantém uma equipe vol-tada para o treinamento e oferece um sistema integrado com módulos presenciais e on-line de capacita-ção, para facilitar o acesso às infor-mações. além disso, as palestras são customizadas para atender às necessidades específicas do público que será treinado.

de acordo com o coordenador de

treinamentos, Cláudio Louzada, além dos treinamentos comerciais nas vá-rias regiões do país, a equipe mantém atualização constante. “Este mês, por exemplo, já fomos à são Paulo bus-cando atualização de conteúdo em um seminário de vendas com roberto shinyashiki – especialista em gestão de negócios e administração de empre-sas”, conta.

além disso, o coordenador ex-plica que os treinamentos são uma maneira de criar vínculos com os no-vos parceiros, redes e distribuidores. “durante as palestras apresentamos o Teuto, as etapas de produção, a qualidade e a dimensão do portfó-

lio. Mas priorizamos a abordagem de assuntos que interessam ao público que estamos atendendo, como ven-das, conhecimento de produtos, di-cas de atendimento, relacionamento com o cliente”, esclarece.

em 2011, mais de 400 treinamen-tos foram realizados, quase 100 cida-des de todo o país foram visitadas e cerca de 12 mil pessoas receberam treinamento. Para 2012, a equipe de treinamento do marketing espera aten-der mais de 15 mil pessoas entre bal-conistas, farmacêuticos, farmacistas (donos de farmácias), força de vendas e distribuidores.

treinamento comercial

Page 13: 65 Anos Teuto

Janeiro/Fevereiro/Março - Laboratório Teuto 13

evenTo

m janeiro, o laboratório Teuto recebeu a visita dos gerentes de vendas e marketing da Pfizer

– multinacional que adquiriu 40% da em-presa brasileira em 2010. as dimensões do Teuto e as oportunidades que o traba-lho conjunto das duas indústrias pode ofe-recer chamaram a atenção dos visitantes.

O gerente de treinamento da Pfizer/ePbu, Marcos ventura, foi quem organi-zou a visita. Segundo ele, esta foi a pri-meira convenção de gerentes do ano e conhecer a empresa de perto serviu para deixar a equipe mais motivada. “esses lí-deres serão porta-vozes junto às suas pró-prias equipes e repassarão suas impres-sões. estamos surpresos com o tamanho e a qualidade das instalações”, afirmou.

Marco Ângelo Capozzi, gerente dis-trital de demanda da regional de são Paulo, analisou a positivamente a vi-

Laboratório Teutovisita alinhou estratégias e fortaleceu entrosamento entre as equipes

sita. “acredito que com a parceria es-tamos mais fortalecidos para alcançar um crescimento sólido. a sinergia entre as duas empresas garante um futuro promissor”, contou Capozzi.

Para os gerentes de varejo hugo Ferrari e Jussel Fabiam conhecer a in-dústria confirmou o que sabiam sobre a qualidade do laboratório. “uma coisa é ler sobre o Teuto no material institu-cional, outra é vivenciar. não imagina-va que o complexo era tão grande e tão bem estruturado”, declarou Jussel. “além disso, a empresa não perde de vista a parte social. a creche mantida pelo Teuto está de parabéns”.

Já Ferrari, avaliou o contato com a área em que atua de extrema impor-tância. “o melhor da visita foi poder conversar sobre os detalhes de pro-dução, os planos de ação, a dinâmica

de vendas e negociações. Para quem trabalha com essa área, como eu, a proposta do Teuto de vender com quali-dade e bom negócio para as duas par-tes, sem esquecer a rentabilidade vale muito”, completou Hugo.

a farmacêutica da equipe de trei-namento responsável pelo visite bem, Patrícia Montes, concorda com Capozzi e acrescenta: “com a visita tivemos a certeza de que nossas estratégias es-tão alinhadas e que, acima de tudo, há uma grande parceria e cumplicidade entre nossas equipes”.

além de conhecer de perto as insta-lações do Teuto, os visitantes também puderam conversar com e esclarecer dú-vidas. “os diretores desenharam bem as estratégias e perspectivas de presente e futuro, e isso nos deixa mais confiantes e seguros”, garantiu Marcos.

Equipe Pfizerconhece o

gerentes de venda e marke-ting participaram da visita.

Momento de troca de expe-riências entre Teuto e Pfizer

colaboradores da parceira conheceram as instalações

Ítalo Melo conversa com os visitantes

Page 14: 65 Anos Teuto

14 Laboratório Teuto - Janeiro/Fevereiro/Março

TreinaMenTo

o dia 16 de fevereiro, o laboratório Teuto, recebeu a visita do especialista internacional em lean growth, bruce

grant. ele ministrou uma palestra para os gesto-res da indústria e convidados da Pfizer. O concei-to de Lean (sistema enxuto) é utilizado na área industrial, com o intuito de promover melhorias nos processos produtivos. desta forma, gerando ainda resultados positivos para a companhia.

de acordo com o especialista, o Teuto ago-ra terá que enfrentar o desafio de construir um ano ainda melhor que 2011 – quando a empre-sa cresceu 40%. “uma companhia não pode se restringir ao seu próprio mercado, é preciso tro-car experiências e aprender com outras áreas fora do seu segmento”, ensina Grant.

além disso, o especialista comentou sobre as eficiências e falhas das indústrias farmacêu-ticas. “as indústrias farmacêuticas têm o que há de melhor e mais moderno em pesquisa e desenvolvimento. Mas podem aprender bas-tante sobre cadeia produtiva, por exemplo, com a indústria automobilística”, completa.

Para o gerente de produção do setor de sólidos, ronan Faleiro, a palestra serviu para reciclar alguns conceitos. “Tenho certeza que estamos caminhando na direção correta. se toda a companhia se comprometer a seguir os fundamentos lean teremos um crescimento sustentável e perene”, acredita Ronan.

A área industrial do Teuto utiliza o Lean há mais de cinco anos e em 2010 a empresa im-plantou o método Kaizen – filosofia japonesa que busca a melhoria contínua. o objetivo dos processos são reduzir os desperdícios e o tem-po agregado aos produtos e verificar oportuni-dades de melhorias.

internacional

pROCESSOS LEAN

Processos otimizados e a filosofia Lean auxiliam o Laborató-rio Teuto a manter a qualidade dos produtos e o crescimento da empresa. a adoção desses processos trouxe resultados extraor-dinários que possibilitaram ao laboratório Teuto atender melhor a necessidade dos clientes, produzindo com custos mais baixos e lead time menor. Por meio de processos eficazes como o Lean, o Teuto oferece para o mercado produtos de altíssima qualidade a preços acessíveis.

especialista em processos de lean acredita que o maior desafio do Teuto é superar os resultados de 2011

recebe palestrante

Gestores da indústria e convidados da Pfizer participaram da palestra

Page 15: 65 Anos Teuto

Janeiro/Fevereiro/Março - Laboratório Teuto 15

BRUCE GRANT

nascido nos estados unidos, estudou na universidade de chalmers – gothenburg, MiT – escola sloan de admi-nistração e harvard.

Com experiência profissional nos Estados Unidos e Europa, aonde adquiriu conhecimento com indústria farmacêuti-ca e automobilística – incluindo a ge.

CLIENTES

Metro / Tigo / Transcom / Tele 2 / korsnas / arthur d little / gargen growth / applied vencap / investment a b / kinnervik

Marcelo henriques, presidente do laboratório

SIMpLICIDADE

VELOCIDADE

FOCO

a medição do percurso e a melhoria na velocidade dos negócios e operações é conquistada através da capacitação dos colaboradores, possibilitando desenvolvimento profissional e melhor o resultado da empresa.

Para conquistarmos o foco estratégico, é necessário fazer a avaliação do portfólio atual, sempre buscando maior rentabilidade.

Os participantes da palestra deixaram, ao final da apresentação, suas observações a respeito dos três pontos abordados por bruce.

veja as opniões que tiveram maior frequência de envio:

Otimização da negociação com fornecedores.

especialista internacional de lean growth, bruce grant

Page 16: 65 Anos Teuto

16 Laboratório Teuto - Janeiro/Fevereiro/Março

rh

urante todo o ano de 2011, o laboratório Teuto desen-volveu uma série de ações

voltadas para o bem estar e a saúde do colaborador e também, de seus de-pendentes. o programa Qualidade de vida proporcionou momentos de rela-xamento e lazer, como a excursão para aruanã e o espaço Zen.

entre as principais ações desen-volvidas esse ano está a campanha sa-bor e saúde, em parceira com a Porto e Pereira. durante o projeto, mais de 800 colaboradores receberam orien-tações sobre alimentação saudável, práticas de atividade física, diabetes, hipertensão, obesidade e outros. além disso, a primeira edição dos Jogos abertos Teuto envolveu mais de 150 colaboradores em disputas de futebol soçaite, futsal, sinuca, sinucão, tênis de mesa, xadrez, dominó e truco.

o gerente administrativo e de recur-sos humanos, Marco aurélio cardoso, enumera mais algumas ações de suces-so do programa Qualidade de vida. “os colaboradores do Teuto puderam apro-veitar também uma excursão a aruanã, espaço Zen, semana do Meio ambiente, campanha de vacinação contra gripe, entre outras”, apontou o gerente.

a assistente de sac do Teuto, Flá-via silva, foi uma das colaboradoras que resolveu experimentar a massa-gem expressa oferecida durante o espaço Zen e só viu benefícios. “essa massagem é revigorante, relaxante mesmo, principalmente no meu caso, que fiz uma seção após o almoço. Dá outro pique para voltar ao trabalho”, conta. “Por mim haveria um espaço desses todos os dias”, brinca.

Para 2012, os colaboradores po-dem esperar mais ações voltadas para

qualidade de vida, sempre pensando no bem-estar, no ambiente de traba-lho e no aprimoramento do relaciona-mento interno. “acredito que estamos no caminho certo. a participação foi significativa, principalmente na Campa-nha sabor e saúde e nos Jogos abertos Teuto, que pôde contar inclusive com a participação de dependentes diretos”, comemora Marco aurélio.

programa Qualidade de Vida

A ação é uma realização do La-boratório Teuto com a supervisão de

UALIDADE DE VIDAPROGRAMAvaloriza e investe

atividades ao longo do ano contribuíram para o bem estar do funcionário

indústria

no colaboradorprofissionais qualificados que ofere-cem avaliações e orientações nutri-cionais, práticas de atividades físi-cas, acompanhamento e orientação para prevenção de diabetes, hiper-tensão e obesidade. Também faz par-te do programa atividades de esporte e lazer. O Qualidade de Vida foi de-senvolvido pelos departamentos de marketing e recursos humanos. em 2011, mais de 10 atividades foram desenvolvidas pelo programa abran-gendo todos os colaboradores e seus dependentes.

Page 17: 65 Anos Teuto

Janeiro/Fevereiro/Março - Laboratório Teuto 17

rh

atividades ao longo do ano contribuíram para o bem estar do funcionário

e acordo com pesquisa divulgada pelo IBGE (Ins-tituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em fevereiro, o emprego na indústria cresceu 1%, em

2011, ficando abaixo do índice verificado em 2010 - que foi de 3,6%. Mas o laboratório Teuto fechou o ano com um au-mento de 10% em seu quadro de funcionários, taxa muito superior ao registrado no país.

no ano passado, a indústria farmacêutica inaugurou a maior planta industrial do brasil para a produção de antibi-óticos em pó injetáveis. com o aumento da sua capacidade de produção, o Teuto ampliou o seu quadro de funcionários com a criação de aproximadamente 200 novos postos de trabalho. internamente, 650 colaboradores foram promovi-dos por meio de seleção interna.

“conseguimos cumprir o plano de crescimento do quadro de colaboradores para atingirmos nossas metas de produção e aplicamos políticas de rh atrativas para retenção e contra-tação de novos colaboradores”, comemora o gerente adminis-trativo e de recursos humanos, Marco aurélio cardoso.

a política de promoções internas é uma forma de reconhecer os talentos existentes na empresa e fator de motivação para aqueles que almejam desenvolvimento profissional. “Temos pro-moções por mérito ou através de seleção interna onde são avaliadas as habilida-des necessárias para o desenvolvimen-to das atividades pertinentes ao cargo”, explica a analista de rh, luciana Matias.

somente entre janeiro e fevereiro de 2012, 160 colaboradores já foram promovi-dos. com isso, a expectativa é que o número de promoções ultrapasse o do ano passado. “acredito que em 2012 uma quantidade maior de colaboradores terá a oportunida-de de crescimento dentro do Teuto”, anali-sa Marco aurélio. “continuaremos com nossa política de aproveitamento interno, dando sempre prioridade aos nossos talentos. aqueles que se prepararem adequadamente terão grandes opor-tunidades de crescimento profissional’, finaliza.

o Teuto oferece vagas para quem quer cres-cer, mas investe também na qualificação, confor-me matéria da página 12 e 13.

superam índice nacional

Oportunidadesde emprego na indústria

Page 18: 65 Anos Teuto

18 Laboratório Teuto - Janeiro/Fevereiro/Março

rh

o dia 18 de janeiro, a primeira turma do programa de comu-nicação interna correspon-

dentes do Marketing, terminou. a ade-são dos colaboradores ao projeto sur-preendeu a equipe de marketing. além disso, as melhorias no processo de co-municação agradaram aos funcionários.

com um representante em cada setor, o programa consiste em ligar diretamente o marketing e os colabo-radores. A assistente de otimização do departamento de líquidos, Marcely aparecida Pires, foi correspondente na primeira turma do programa. Fazendo a atualização diária dos murais, ela acredita que contribui para o melhor funcionamento da empresa e, princi-palmente, do setor. “É através do mural de avisos que os colaboradores ficam sabendo das novidades. Mantê-lo em dia é primordial para a atualização de toda seção”, explica Marcely.

rosimeire Teixeira bento foi corres-pondente de marketing do setor de anti-bióticos, onde trabalha como auxiliar de produção. a colaboradora se candida-tou para a vaga porque achou a propos-ta do programa interessante. “a troca de informação está mais rápida e dinâmi-ca”, pondera Rosimeire. “Além disso, o coleguismo e o entrosamento da equipe do departamento melhoraram depois da criação do programa”, afirma.

os resultados alcançados supera-ram as expectativas, principalmente por se tratar de uma experiência inova-dora. “os colaboradores abraçaram o programa e estiveram empenhados em contribuir com a troca de informações”,

comemora o diretor de marketing, Íta-lo Melo. “O fluxo de informações ago-ra tem mão dupla, levamos o que está acontecendo aos colaboradores, em contrapartida criamos uma interação maior com eles”, completa.

a segunda turma do programa já está trabalhando a todo vapor. durante a primeira reunião, no dia 28 de feve-reiro, os correspondentes participaram de uma minipalestra sobre jornalismo. “estou achando muito interessante participar do programa, já tenho muitas sugestões de matérias”, conta Thais rocha, estagiária de segurança do tra-balho e correspondente de marketing. “vejo o programa como uma forma de obter conhecimento e crescimento pes-soal. espero conseguir ajudar o depar-tamento de Marketing a enviar e bus-car informações”, finaliza Thais.

de comunicação interna

Ações de RH

investindo sempre em aprimoramen-to tecnológico e apostando na extraordi-nária força de trabalho de sua equipe, o laboratório Teuto, reconhece os colabo-radores que desempenham atividades com competência e demonstram querer crescer profissionalmente. A empresa, que possui mais de 2 mil funcionários, valoriza seu colaborador oferecendo treinamentos, oportunidades de cresci-mento interno e promovendo programas que proporcionam melhor qualidade de vida, inclusive para os dependentes. o laboratório Teuto adota dentro dos seus princípios a priorização para a contrata-ção da mão-de-obra local, contribuindo assim para a geração de empregos e desenvolvimento da região. atualmente, a empresa conta com mais de dois mil colaboradores diretos.

Thaís rocha, estagiária de segurança do trabalho

colaboradores e departamento de marketing do Teuto se unem para melhorar a comunicação interna

programa inovador

P R O G R A M A

Page 19: 65 Anos Teuto

Janeiro/Fevereiro/Março - Laboratório Teuto 19

hoMenageM

Na indústria, esse profissional pode atuar nas áreas de pesquisa e desen-volvimento de novos produtos, na parte analítica e junto aos órgãos reguladores - como a Anvisa (Agência Nacional de Vi-gilância Sanitária). O farmacêutico pode ainda trabalhar na produção efetiva de medicamentos, aprimorando técnicas fabris. “Tudo sempre voltado para a qua-lidade, sem perder de vista o rigor das práticas farmacêuticas”, pontua Andreia.

Para agradecer aos profissionais que ajudam o laboratório a promover a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida, o Teuto promoveu um almoço es-pecial. no dia 20 de janeiro, os colabo-radores almoçaram ao som de música ao vivo e com faixas parabenizando os colaboradores. Porém, não só na data, mas no dia-a-dia o Teuto comemora a profissão que ajuda a construir a histó-ria de sucesso da empresa.

FARMACêUTICOA profissão é antiga surgiu no início

do século X com os primeiros boticas e apotecas, profissionais considerados os percussores das farmácias modernas. No Brasil, a profissão foi regulamentada apenas em 1960 pelo então presidente Juscelino kubitschek. da época, até os dias atuais, o profissional se transfor-mou e tornou-se mais qualificado.

Para se tornar um profissional da área é necessário cursar uma faculda-de com duração média de cinco anos. entre as disciplinas o aluno participa de aulas teóricas sobre química or-gânica e inorgânica, toxicologia, mi-crobiologia, anatomia, parasitologia e controle de qualidade. o curso tem também aulas práticas que ocupam grande parte da carga horária. os pro-fissionais formados podem atuar em diversos campos: hospitalar, análises clínicas, análises toxicológicas, pes-quisa científica, farmácias e drogarias, saúde pública e vigilância sanitária ou na indústria farmacêutica.

o longo dos últimos anos, o farmacêutico foi se mostrando peça importante para a área

da saúde. Hoje, esse profissional ocupa posições de destaque. em 2012, aspec-tos e decisões relevantes podem influen-ciar diretamente os profissionais.

Para a farmacêutica responsável do Teuto, andreia cavalcante, existem vários aspectos da área, em andamento, que provavelmente se tornarão mais concre-tos em 2012. um deles é um projeto de

lei que tramita na câmara Federal e regu-lamenta a presença obrigatória do farma-cêutico no SUS (Sistema Único de Saúde).

“antigamente as pessoas viam o farmacêutico somente como aquele profissional que ficava atrás do balcão da farmácia. hoje ele está tão integra-do na vida das pessoas que fica impos-sível dissociá-lo de qualquer assunto li-gado à saúde”, comemora. “E ele ficará ainda mais perto da sociedade, se esse projeto de lei for aprovado”.

no dia dedicado aos farmacêuticos, o

Teuto ofereceu um almoço especial para

comemorar a data.Dia do Farmacêutico

Indústria celebraas conquistas da classe no

Page 20: 65 Anos Teuto

20 Laboratório Teuto - Janeiro/Fevereiro/Março

esPorTe

laboratório Teuto vai patro-cinar o campeonato gaúcho pelo terceiro ano consecuti-

vo e fará parte do campeonato Minei-ro pela primeira vez em 2012. A em-presa, que é líder de mercado no rio grande do sul, promove durante os jogos uma promoção com o segmen-to farmacêutico. o laboratório adota como plano de marketing a associa-ção com o futebol.

Por meio do Palpite Premiado – iniciativa do laboratório - farmacêuti-cos, donos de farmácia e balconistas, dos dois estados, podem opinar sobre os resultados dos jogos do gaúchão e campeonato Mineiro e concorrer a prêmios. a cada rodada, as duas pes-soas que obtiverem o maior número de acertos recebem uma camiseta do seu time de coração – participante dos campeonatos.

de acordo com o diretor de marke-ting, Ítalo Melo, patrocinar o campe-onato e promover o Palpite Premiado

são maneiras de o laboratório inves-tir no esporte e interagir ativamente com o público gaúcho e mineiro. “a empresa já é patrocinadora oficial do gaúchão há três anos. e esse ano, vai fazer parte também do Campeonato Mineiro. Utilizamos os campeonatos regionais como estratégia de marke-ting porque o esporte é uma paixão nacional”, explica.

Minas gerais e rio grande do sul são estados com tradição no futebol e por consequência, em grandes times e grandes torcidas. “associar a marca Teuto ao esporte é uma maneira de reafirmar nossa filosofia de trabalho – saúde, bem estar e qualidade de vida e, consequentemente, transmitir a vi-talidade, ousadia e competitividade da marca”, aponta o diretor.

Empresa, que em 2012 faz parte também do campeonato Mineiro, pretende reafirmar sua filosofia de trabalho por meio do incentivo ao esporte

Gaúchão 2012

conta novamente com o patrocínio oficial

Tapate 3d leva a marca Teuto nos gols do gauchão e Mineirão

Page 21: 65 Anos Teuto

Janeiro/Fevereiro/Março - Laboratório Teuto 21

acredita que os colaboradores serão os maiores beneficiados. “As pessoas que serão treinadas ganham em conheci-mento e crescimento pessoal e profis-sional, sem custos”, finaliza.

cursos senai/ Teuto 2012curso Previsão de Realização carga horária

Operação

alimentador linha de produção Maio 72

alimentador linha de produção agosto 72

alimentador linha de produção outubro 72

líder de equipe Março 72

operador de compressora abril 40

blistagem Maio 40

Manipulação Junho 40

operador eTe/eTa Março 40

Manutenção

alimentador linha de produção Março 40

alimentador linha de produção abril 60

alimentador linha de produção Maio 40

líder de equipe agosto 60

operador de compressora setembro 40

blistagem outubro 40

Manipulação abril 30

operador eTe/eTa a partir de Fevereiro 1.600

subsídio de 25% do valor total do curso.

instituto de desenvolvimento Gerencial (INDG) começa a participar da rotina do Teu-

to. a empresa vai capacitar os colabo-radores com o objetivo de melhorar a eficiência global da fábrica e contribuir para o crescimento da indústria.

de acordo com o diretor de marke-ting Ítalo Melo, o indg é uma empresa de consultoria diferente, com foco em gestão industrial e otimização de pro-cessos. “o Teuto cresceu 40% no ano passado e precisa continuar mantendo essa ordem, os processos e os contro-les para sustentar este ritmo. o institu-to vem para nos auxiliar nesse sentido, mantendo assim, um crescimento or-ganizado, sustentável e alinhado com nosso planejamento estratégico”.

há cinco anos o Teuto trabalha

com a filosofia Lean (sistema enxuto) que também promove melhorias nos processos produtivos e identifica pro-blemas para solucioná-los. Para Ítalo, o momento é de consolidação desse método e parcerias como essa e com instituições de ensino são vitais para o sucesso desse trabalho.

os consultores do indg trabalham com os colaboradores e a meta do pro-jeto é estabelecida pela equipe, que permite um trabalho conjunto e focado de acordo com as necessidades da or-ganização. Ao longo do trabalho, o ins-tituto faz o acompanhamento e os ajus-tes necessários para atingir o objetivo.

além de todas as melhorias nos processos industriais que a parceria vai trazer o gerente administrativo e de recursos humanos, Marco aurélio,

Treinamentos atendem a todos os públicos da empresa e em 2012 devem aumentar

Investindo no desenvolvimento

do colaborador

TreinaMenTo

s colaboradores do labora-tório Teuto que ainda não são técnicos em química,

poderão, através dos cursos, se quali-ficar nesta categoria. A empresa sub-sidiará 25% do valor da mensalida-de do curso de Técnico em Química, oferecido pelo senai, e concebido ex-clusivamente para a companhia.

o processo seletivo com os cola-boradores inscritos ficou a cargo do próprio senai. Para contemplar todos os turnos, foram criadas duas turmas – uma no período matutino, outra no noturno. o acordo foi fechado no dia 29 de fevereiro e na mesma semana, teve início o curso, que terá duração de dois anos e ocorrerá nas depen-dências da unidade educacional no Jundiaí, em Anápolis (GO).

Confira a tabela de cursos:

Benefícios possibilitamcapacitação profissional

Treinamentos atendem a todos os públicos da empresa e em

2012 devem aumentar

Sobre o INDG:

o indg foi fundado pelo professor vicente Falconi, autor do livro o verda-deiro Poder, e reconhecido pela ame-rican society for Quality como “uma das 21 vozes do Século 21”. O Insti-tuto tem como missão criar, captar, processar e transferir o conhecimento gerencial necessário à obtenção de resultados para garantir a sobrevivên-cia e o crescimento das organizações e, assim, contribuir fortemente para a melhoria das condições de vida da humanidade.

Page 22: 65 Anos Teuto

22 Laboratório Teuto - Janeiro/Fevereiro/Março

evenTos

laboratório Teuto participa, entre os dias 21 e 23 de mar-ço, da Feira da associação

brasileira dos distribuidores de labo-ratórios Nacionais (Abradilan), como patrocinador máster. a maior feira do setor farmacêutico do brasil, que acon-tece no Transamérica expo center, em são Paulo, é uma oportunidade de fa-zer bons negócios e estreitar relações com cliente e parceiros.

de acordo com o supervisor de marketing, aurélio ramos, o stand do Teuto no evento dobou de tamanho – esse ano, o espaço terá 200 m² - o que possibilita a visita de um maior volume de pessoas e que várias atividades acon-teçam ao mesmo tempo. “há muita coisa para ver e fazer. Vários dos nossos clien-tes frequentam a feira, o que transforma o evento em uma grande oportunidade de negócios tanto para a linha farma quanto para a hospitalar”, pondera.

eventos como abradilan são uma oportunidade de troca de informações entre a industria, distribuidores e parcei-ros. escutar o mercado de forma simples e clara faz com que o Teuto possa dire-cionar suas ações para as necessidades

do cliente. como aconteceu no ano pas-sado, a equipe de vendas da divisão hos-pitalar também vai participar do evento. Tatiane alves Torquato, analista de ven-das do laboratório avalia a oportunidade. “A força de vendas realiza agora um tra-balho totalmente focado no significativo aumento das vendas em relação ao ano passado”, completa Aurélio.

2º Encontro Nacional de Distribuidores e parceiros

a empresa vai oferecer também um jantar para 400 clientes das divisões far-ma e hospitalar. a estratégia visa promo-ver um momento de confraternização e troca de experiências. a primeira edição do evento aconteceu no ano passado em Belo Horizonte. “A expectativa é que o jan-tar proporcione a oportunidade de fortale-cer os vínculos do Teuto com seus clientes e estreitar ainda mais esse relacionamen-to”, conta o supervisor de marketing.

entre os expositores da abradilan, estão indústrias famarcêuticas de todo o país, indústrias cosméticas, de suple-mentos alimentares e vitamínicos, pre-servativos, produtos infantis e empre-sas de serviços direcionadas para o se-

Abradilan 2012tor. a expectativa é receber, somente no stand do Teuto, mais de duas mil pesso-as entre empresários, executivos, repre-sentantes, compradores, profissionais de farmácia, laboratórios farmacêuti-cos, distribuidores e redes de farmácias e drogarias; e indústrias cosméticas.

Convenção Teuto/Pfizer

Junto com a abradialan, acontece a primeira convenção do ano da força de vendas do laboratório Teuto. Mais de 150 colaboradores externos, entre gerentes, coordenadores e represen-tantes da divisão hospitalar e farma de todo o brasil participarão da reunião.

segundo Tatiane, durante a conven-ção serão discutidas as estratégias de vendas para o ano de 2012. além disso, acontecerá a apresentação dos novos produtos e a apuração de campanhas. “na oportunidade, vamos sobe os resulta-dos de 2011, o controle de custos e fazer o planejamento para 2012”, enumera.

entre os novos produtos que serão apresentados à força de vendas na convenção estão o Polliseng Femme, Polliseng cálcio, apefer bc e c vit. eles também serão destaque como lança-mentos do Teuto na abradialan.

Teuto é patrocinador máster daa iniciativa tem a intenção de estreitar ainda mais os vínculos com o setor

Page 23: 65 Anos Teuto

Janeiro/Fevereiro/Março - Laboratório Teuto 23

em 2012 o jantar contará com 400 clientes e acontecerá no restaurante baby beef em são Paulo

este ano o stand do Teuto dobrou de tamanho em relação a 2011

o jantar pretende aproximar ainda mais o departamento comercial, as distribuidoras e redes de farmácias em um momento de descontração, como aconteceu em 2011

aproximadamente 45 colabo-radores participarão da feira

assim como em 2011, a equipe de vendas da divisão hospitalar participará da feira

Page 24: 65 Anos Teuto

24 Laboratório Teuto - Janeiro/Fevereiro/Março

social / aMbienTal

centro de educação infantil hipoderme – creche manti-da pelo laboratório Teuto,

que atende aos filhos dos colabora-dores e comunidade vizinha – reini-ciou suas atividades no início de fe-vereiro, com a adaptação das crian-ças às novas turmas. na estreia do calendário de atividades 2012, os pequenos comemoraram o carnaval em um dia marcado por brincadeiras ao som de marchinhas.

de acordo com a diretora da cre-che, Tereza Rodrigues, o processo de adaptação começou no início do mês de fevereiro, junto com o rema-nejamento de salas e o retorno das crianças da comunidade. “Foi um pe-ríodo de formação de novos vínculos. Precisamos fazer a socialização entre professores e alunos e também entre alunos e espaço físico”, explica.

No que diz respeito ao carnaval, Tereza explica que a intenção era que as crianças entendessem a data como um evento tradicional brasileiro. “con-

e cada turma fez um estilo diferente”, conta Tereza.

a Páscoa é o próximo evento no calendário e já é esperada com ansie-dade pelas crianças. “Já começamos a trabalhar com eles os símbolos e con-versar sobre o que a data significa”, afirma a diretora.

a expectativa é que o calendário de atividades para 2012 seja movi-

o centro de educação infantil hipoderme começou o ano com o pé direito

em foco

A creche atende filhos de colaboradores e de moradores carentes da região

Desenvolvimentointegral

das crianças

tamos a eles um pouco sobre a his-tória da data, sobre as marchinhas e bailes e como a festa é importante na cultura do país”, explica.

Caracterizados, os pequenos brin-caram e dançaram ao som de marchi-nhas de carnaval, durante toda a tarde. “como as fantasias são os itens que despertam mais interesse, cada crian-ça confeccionou sua própria máscara

Page 25: 65 Anos Teuto

Janeiro/Fevereiro/Março - Laboratório Teuto 25

Janeiro é época de integração

Este ano as crianças produziram suas próprias máscaras no carnaval

atividades educacionais estimulam a criançada

berçario conta com equipamentos adequados à cada faixa etária

mentado. “Queremos dar continui-dade ao trabalho desenvolvido nos anos anteriores, pensando sempre em cuidar e educar. Primamos pelo desenvolvimento integral das crian-ças”, finaliza.

Sustentabilidade

o laboratório Teuto, que pos-sui o maior complexo farmacêuti-co da américa latina, desenvolve, constantemente, através do co-DES (Comitê de Desenvolvimento Sustentável) ações sustentáveis. as estratégias estão apoiadas em três pilares: o desenvolvimento econômico, social e ambiental. a empresa possui, dentro de sua área, uma reserva ecológica que abriga diversas espécies do cer-rado. além disso, o Teuto também mantém o centro de educação infantil hipoderme, uma creche voltada para os filhos dos colabo-radores e também da comunidade carente da região.

Page 26: 65 Anos Teuto

26 Laboratório Teuto - Janeiro/Fevereiro/Março

MarkeTing

programa do laboratório Teuto – vi-site bem – terminou 2011 com mais de 3 mil pessoas conhecendo o maior

complexo industrial da américa latina. apesar de a equipe comemorar o sucesso do progra-ma, os investimentos em aprimoramento con-tinuaram crescendo. o ano de 2012 começou, então, com grandes expectativas. entre as no-vidades estão o visite Médico e a visita de dis-tribuidoras da área hospitalar.

de acordo com a farmacêutica da equipe de treinamento do Teuto, Patrícia Montes, o objetivo do programa é estreitar relações com clientes, estudantes, força de vendas e agora

também com a classe médica. “através do visi-te bem, apresentamos o Teuto, sua estrutura, a qualidade na produção dos produtos e medi-camentos”, explica. “Agora em 2012, faremos isso também com o público médico”.

Com a identificação de mais uma sinergia entre as empresas Teuto e Pfizer, surgiu no ano passado o co-promotion - apresentação dos pro-dutos Teuto promovidos pela Pfizer à classe mé-dica. “o visite Médico é uma forma de comple-mentar essa sinergia, estar mais presente junto a classe médica. e, principalmente, fortalecer o conceito de qualidade e eficácia dos medica-mentos Teuto/Pfizer”, avalia a farmacêutica.

VisiteBempara 2012

traz novidades

o icF participou do visite bem

ação do Teuto pretende aumentar ainda mais o número de visitantes

Page 27: 65 Anos Teuto

Janeiro/Fevereiro/Março - Laboratório Teuto 27

a expectativa é que o novo progra-ma traga de três a quatro turmas de médicos de todo o brasil, por ano, para conhecer o laboratório. “Também mos-tramos toda a preocupação socioam-biental da empresa, por meio do centro de educação infantil hipoderme e da Reserva Follium”, conta. “O Teuto está engajado a participar da vida profissio-nal do médico, sem esquecer a sua for-te atuação com os farmacêuticos”.

este ano as visitações já começaram: o laboratório recebeu, em janeiro, a con-venção Pfizer com 60 gerentes de todo o país. segundo a farmacêutica, receber colaboradores da multinacional para par-ticipar do programa, logo no início do ano, foi motivador. “começamos com o pé di-reito”, comemora. “Aproximamos os dois laboratórios, fortalecendo vínculos entre as equipes das duas empresas”.

na programação de 2012, estão visitas de distribuidoras como a Mille-nium, redes de farmácias como Pague Menos, ultraFarma e nissei. além disso, a distribuidora expressa que é direcio-nada para a área hospitalar também virá conhecer o Teuto. “neste ano re-ceberemos mais visitas do grupo hos-pitalar, por meio desses distribuidores temos a oportunidade de aumentar nos-sos vínculos com o segmento médico”, explica a farmacêutica responsável pelo visite bem, anna Paula oliveira.

em 2012 o Teuto pretende aumentar as visitações

Para os visitantes, conhecer todo o Teuto comprova a qualidade de seus produtos

rede de farmácia Mais econômica também visitou o Teuto

Page 28: 65 Anos Teuto

SAÚDE, BEM-ESTAR E QUALIDADE DE VIDA