65774646 Dossier Reabilitacao

20
/ 45 DOSSIER MATERIAIS DE RENOVAÇÃO E REABILITAÇÃO Artigo Técnico entrevistas produtos

Transcript of 65774646 Dossier Reabilitacao

Page 1: 65774646 Dossier Reabilitacao

/ 45

DOSSIER MATERIAIS DE RENOVAÇÃO

E REABILITAÇÃOArtigo Técnico

entrevistas

produtos

Page 2: 65774646 Dossier Reabilitacao

46 /

“Reabilitação de CoberturasInclinadas Tradicionais”

A TELHA CERÂMICA E PRINCIPAIS PATOLOGIAS

EM COBERTURAS INCLINADAS

A não consideração das recomendações dos fabricantes ouo estudo rigoroso das limitações das soluções escolhidas,provocam o aparecimento de patologias graves, infelizmen-te mais frequentes do que o que seria desejável. Estas pato-logias têm consequências graves, não só estéticas, mas tal-

Reabilitação

Autoria do Trabalho: Eng.º Miguel Silva - Onduline, SA

NOTA INTRODUTÓRIA

Quando pensamos numa determinada solução para cober-turas inclinadas, devemos lembrar-nos que estas estão com-pletamente expostas aos raios UV´s, aos ciclos de gelo--degelo, às intempéries, vento, chuva intensa, entre outras.Infelizmente, deparamo-nos regularmente com escolhasduvidosas, quer tecnicamente, quer na qualidade dos mate-riais que irão integrar uma determinada cobertura, tendoapenas como critério o preço mais baixo, um total desco-nhecimento na forma como esses materiais devem ser colo-cados ou se são ou não adequados para determinado tipo

de solicitação. Como exemplos mais frequentes, poderemoscitar o uso incorrecto de barreiras pára-vapor (colocadas emposições completamente erradas), isolamentos térmicos comespessuras escolhidas sem qualquer tipo de critério (a não sero económico), entre outros. Felizmente, nesta área, com a alte-ração das normas e com o aparecimento da certificação ener-gética dos edifícios, parece-nos que finalmente se está a inver-ter esta situação. Este artigo irá referir-se essencialmente à rea-bilitação de coberturas inclinadas e à sua impermeabilização,através de placas de subtelha fibrobetuminosas.

vez e, mais importante, ao nível da degradação acelerada doselementos estruturais, dos restantes elementos da cobertura (taiscomo isolamentos térmicos, forros, tectos falsos, etc.) e, acima detudo, no conforto e na saúde das pessoas. As patologias maiscomuns em coberturas inclinadas são as seguintes:

TELHAS DESLOCADAS OU PARTIDAS,como consequência da acção dovento ou de outros factores clima-téricos (ex: queda de granizo, des-locação fortuita de pessoas, insta-lação de antenas, painéis solares,ar condicionado, deslocação deanimais, entre muitos outros).

DEFORMAÇÃO DA ESTRUTURA DA COBERTURA,quase sempre por incorrecto dimensiona-mento (ou pela falta dele) dos elementosque compõem a estrutura da cobertura oupor condições na execução do trabalho ine-ficazes (ex: exposição à chuva durante aexecução da cobertura e tempo de seca-gem incorrecto ou inexistente).

INCORRECTA APLICAÇÃO DE MATERIAIS. Esta étambém, infelizmente, uma das patologiasmais recorrentes nas coberturas, dado que,muitas vezes, por questões quase semprerelacionadas com custos mais baixos de exe-cução ou simplesmente pela pouca relevân-cia que se atribui às coberturas inclinadas, astarefas são executadas por empresas commuito pouca experiencia, formação ou Know--how na realização das mesmas. Como con-sequência, os materiais são aplicados emsítios incorrectos, inacessíveis (dificultandotrabalhos de manutenção) e que impedemfrequentemente o escoamento adequado enatural da água ao longo da cobertura.

FALTA DE VENTILAÇÃO. Este éum dos erros mais comunsnas coberturas, por vezespor excesso de zelo, fazen-do com que as coberturasfiquem completamenteestanques ao ar, aumentan-do gravemente o risco decondensações superficiais.Quando estas condensa-ções são muito intensas, émuito frequente confundi-rem-se com infiltrações.

Page 3: 65774646 Dossier Reabilitacao

/ 47

Como consequência, aparecem as indesejáveisgoteiras ou humidades, por infiltração ou con-densação. Estas têm efeitos muito negativos,levando à degradação acelerada dos elementosda cobertura. Nas estruturas de madeira, apare-cem normalmente fungos (podendo provocar oapodrecimento das peças), sendo que no betão,esta presença de humidade, ataca as armadu-ras, debilitando as suas características mecâni-cas. Para além de reduzir as capacidades resis-tentes destes componentes da cobertura, apa-recem frequentemente sinais de degradação daqualidade do ar interior e salubridade dos espa-ços interiores, colocando em causa a habitabili-dade dos mesmos.

LEVANTAMENTO DE NECESSIDADES

Para solucionar os problemas de infiltrações emcoberturas inclinadas tradicionais atrás referidos, aOnduline recomenda a aplicação das suas placas desubtelha fibrobetuminosas.

Sempre que pretendermos intervir numa cobertura,para podermos escolher a solução de subtelha maisadequada e poder inclusivamente realizar o respec-tivo estudo económico com rigor, torna-se muitoimportante efectuar um levantamento exaustivo doque já existe ou do que se pretende realizar (emcaso de necessidade de remoção do existente) nacobertura:

FALTA DE MANUTENÇÃO, Comoqualquer outro elemento daconstrução, ao longo dos anosde serviço, a cobertura necessi-ta de visitas de manutenção (ex:limpeza de caleiras, algerozes,substituição de rufos, telhas,etc. …).

SOLUÇÕES INCOMPLETAS. Quandoos materiais não são aplicadoscom todos os acessórios neces-sários e fundamentais (muitasvezes por falta de conhecimen-to, outras por razões económi-cas), aparecem falhas (acontececom frequência nas soluções deimpermeabilização) e, como éóbvio, o resultado final e o com-portamento dos mesmos ficaseriamente comprometido, ten -do-se em muitas situações, gas -to dinheiro de forma desneces-sária.

Inexistência de grampeamento da telha cerâmica

Queda de tecto devido a infiltrações Infiltrações graves junto ao beirado

Estrutura de madeira Estrutura metálica

Estrutura de betão Base contínua Base descontínua

TIPO DE ESTRUTURA DE APOIO

COMO IMPERMEABILIZAR A COBERTURA COM SUBTELHA

Page 4: 65774646 Dossier Reabilitacao

48 /

Reabilitação

Só depois de efectuado convenientemente este levantamento, serápossível quantificar detalhadamente os materiais e respectivosacessórios necessários. A não quantificação ou quantificação incor-recta desses acessórios, poderá inviabilizar a correcta aplicação dossistemas ou o seu adequado funcionamento futuro, levando muitasvezes a gastos em material desnecessários, dado que, não sendobem aplicados, os sistemas pura e simplesmente não funcionam.

Sempre que se pretender obter um orçamento para a reabilitação deuma determinada cobertura, certifique-se que a empresa aplicadoraque consultou, é qualificada para o trabalho em causa e que equa-cionou um sistema completo (incluindo todos os acessórios reco-

mendados) e não apenas parte dele. Infelizmente, é muitofrequente, adjudicarem-se obras, apenas pelo valor maisbaixo, não olhando para as mais-valias das diferentessoluções técnicas apresentadas.

APLICAÇÃO DAS PLACAS DE SUBTELHA FIBROBETUMINOSAS

Estas placas têm como principal objectivo garantir a totalestanquidade às infiltrações de água em coberturas incli-nadas tradicionais. Como qualquer outro sistema, o siste-ma de subtelha, quando correctamente aplicado, será,por si só, um sistema durável e capaz de impedir toda equalquer infiltração na cobertura.

TIPO DE TELHA CERÂMICA DA COBERTURA E SEU ESTADO DE CONSERVAÇÃO:

Telha de Canudo Telha Lusa (nova e usada) Telha Marselha

Isolamento térmico incluído em painelOndutherm

OSB + Isolamento térmico Colocação de barreira pára-vapor + Isolamento térmico

Cobertura com várias águas, rincões e cumes Caleira interior Vários rincões e beirado

VERIFICAÇÃO DA NECESSIDADE DE ISOLAMENTO TÉRMICO, TIPO E RESPECTIVA

ESPESSURA DO MESMO (DE ACORDO COM O RCCTE - REGULAMENTO DAS

CARACTERÍSTICAS DE COMPORTAMENTO TÉRMICO DOS EDIFÍCIOS)

Page 5: 65774646 Dossier Reabilitacao

/ 49

REFERÊNCIAS DE PLACAS DE SUBTELHAExistem diversas referências de subtelha, sendo cada uma destas mais indica-das para diferentes tipos de telha cerâmica. Para se saber qual a subtelha a uti-lizar, ter-se-á primeiro de definir qual a telha cerâmica pretendida. Consultandoo quadro abaixo, retira-se então a referência de subtelha mais indicada:

TIPO DE ESTRUTURA NECESSÁRIAEstas placas poderão ser aplica-das sobre qualquer tipo de estru-turas, sejam elas de madeira,metálicas ou betão, contínuas oudescontínuas. No entanto, dadoserem placas flexíveis, estasterão sempre de ser consideradascomo elementos não estruturais.Como tal, caso se trate de umaestrutura descontínua, a distânciaentre eixos das ripas que irão ser-vir de apoio às placas de subtelha,deverão estar à mesma “bitola” datelha cerâmica que irá ser coloca-da por cima daquelas.

No caso da referência de subtelha ST50, as ripas de PVC deverão estar coin-cidentes com as inferiores da estrutura (colocadas à distancia necessária paraa telha cerâmica a aplicar). No caso das referências ST200 e ST235, para telhade canudo, o ripado de apoio deverá estar, no mínimo, a uma distância igual àindicada pelo fabricante da telha cerâmica que se irá aplicar por cima da sub-telha, de maneira a garantir dois apoios por telha.

DESLOCAÇÃO DOS OPERÁRIOS

Para facilitar a deslocação de operáriossobre este tipo de placas fibrobetuminosas,recomenda-se a colocação de estrados demadeira ou poliestireno sobre as mesmas,de forma a permitir uma maior distribuiçãodo peso. Em alternativa, sugerimos que secoloquem os pés sobre as ripas de PVC(Ref. ST50) ou sobre as fixações (ST200 ouST235).

Uma estrutura contínua, é a situação mais favo-rável para as placas Onduline, dado que setorna muito mais fácil deslocarmo-nos sobre asmesmas (na imagem podemos observar a colo-cação de placas de aglomerado de partículasde madeira OSB sob a subtelha ST50).

INCLINAÇÕES ADMISSÍVEIS

Estas placas aceitam inclinações muito reduzi-das, não podendo ser, nunca, inferiores a 10%(Aprox. 5.7o). Para inclinações compreendidasentre os 10 e os 15%, deverão sobrepor-se duasondas lateralmente e 20 cm longitudinalmente.Para inclinações superiores, bastará uma sobre-posição de 15 cm e uma onda lateral.

MANUSEAMENTO DAS PLACAS DE SUBTELHA

As placas cortam-se com relativa facilidade,podendo os cortes serem realizados com prati-camente qualquer ferramenta de corte (serrote,tico-tico ou serra circular, entre outros). O factodas placas serem muito ligeiras, facilita o seumanuseamento, fixação e transporte nascoberturas.

Page 6: 65774646 Dossier Reabilitacao

50 /

Reabilitação

FIXAÇÃO DAS PLACAS DE SUBTELHAComo já se referiu anteriormente, as placas de subtelhafibrobetuminosas são flexíveis. Esta característica é funda-mental para permitir a adaptação das placas de subtelha àsestruturas, muito em particular em obras de reabilitação.Caso as placas fossem muito rígidas, não se conseguiriaesta fácil adaptação, tendo mesmo de se alterar a estrutu-ra da cobertura, de forma a retirar todos os eventuaisempenos da mesma.

É importante fixá-las convenientemente, de maneira apermitir que estas não se deformem, não deslizem aolongo da cobertura quando sujeitas ao peso da telha ououtros esforços (como vento, chuva e neve) e facilitem adeslocação de operários sobre as mesmas. Quantas maisfixações tiverem as placas, maior será a resistência dasmesmas ao esmagamento.

Deverão ser aplicadas 12 fixações por placa, para as refe-rências de subtelha ST200 e ST235. Deverão ser aplica-das 6 fixações nas sobreposições e 3 em duas fiadasintermédias. Para a referência ST50, deverá ser aplicadauma fixação na ripa de PVC de 50 em 50 cm. As fixações deverão ser sempre aplicadas nos topos dasondas.As placas deverão ser aplicadas do beirado para o cume,com junta desencontrada. A face vermelha virada para cimae a face negra para baixo.A sobreposição das placas deverá ser pelo menos de 15cm no sentido da pendente e de 1 onda lateralmente. Nocaso de se tratar de uma zona muito ventosa ou expostadeverá sobrepor-se 2 ondas.

REMATESComo já referido, o sistema de subtelha terá de ser perfeitamente fun-cional por si só. Assim, para ser totalmente estanque, ter-se-á deimpermeabilizar as zonas onde haja interrupção das placas de subte-lha, de maneira a não existirem infiltrações. Para efectuar um rematecorrecto nessas zonas, deverão ser utilizadas a fita asfáltica auto-ade-siva Ondufilm ou a fita metálica Metalfilm.

FITA ASFÁLTICA AUTO-ADESIVA ONDUFILM/ONDUBANDEsta fita, apresenta-se em rolos com diversas medidas (0,10 x 10 m;0,20 x 10 m; 0,30 x 10 m e 0,60 x 10 m). Poderá ser utilizada em todosos remates necessários em pontos singulares das coberturas:

A fita asfáltica auto-adesiva Ondufilm cola a frio. As superfícies deve-rão estar secas e desprovidas de pó ou outro tipo de sujidade. Emsituações em que a fita Ondufilm, seja aplicada com temperaturasmuito baixas (< 10o C), ou quando for colada a superfícies não betumi-nosas, a sua adesão poderá ser menor, pelo que deverá ser utilizadoum primário betuminoso.

Disposição das fixações nas placas de subtelha ref. ST50

Cumes (0,20 x 10 m)

Rincões (0,20 x 10 m)

Beirados (0,30 x 10 m)

Disposição das fixaçõesnas placas de subtelharef. ST200 e ST235

Page 7: 65774646 Dossier Reabilitacao

/ 51

Antes da intervenção

Subtelha+isolamento

Cobertura concluída

FITA METÁLICA METALFILMEsta fita foi desenvolvida especificamente para rematar as placas de subtelha nazona de beirado. A sua utilização, permite ocultar a subtelha, sem no entanto retirara eficácia do sistema, dado que toda a água proveniente da subtelha, escoará natu-ralmente pela telha cerâmica de Beirado. A fita Metalfilm tem a particularidade deser metálica e, como tal, ser bastante resistente mecanicamente. Por outro lado temuma série de pré-dobras, que facilitam a adaptação da fita aos vários planos deinclinação da cobertura e ao desenvolvimento da telha de beirado.

CALEIRASEm caleiras, as placas poderão escoar directamente na caleira. Será convenien-te colocar o acessório “Pente ventilador” por baixo da telha, de maneira a impedira entrada de animais. O pente tem 1 m de comprimento.

VENTILAÇÃOComo já referido anteriormente, a ventilação é um dos aspectos mais importan-tes a salvaguardar numa cobertura. Muito em especial, quando se trata de cober-turas antigas, com estruturas e tectos em madeira. Esta ventilação é fundamen-tal, essencialmente para evitar condensações internas, que em muitas situaçõespoderão ter consequências tão ou mais graves que infiltrações de água. Para con-seguir esse desejado caudal de ventilação é muito importante reduzir ao máximoa utilização de argamassas nas coberturas, permitindo que a ventilação seja omais natural possível entre os diversos elementos que as compõem. Actualmente,existem mesmo procedimentos, que permitem realizar as coberturas sem recursoa argamassa (coberturas secas). Para mais informações sobre este género decobertura, consultar fabricantes de telha cerâmica.

No que respeita à subtelha Onduline, o facto de a subtelha ser Ondulada, permite--lhe favorecer a ventilação entre os diferentes elementos da cobertura. Para refor-çar, quando necessária, a ventilação entre as placas de subtelha e o desvão ime-diatamente abaixo, poder-se-á recorrer a ventiladores de subtelha. Estes ventilado-res consistem em “mini-placas”, com uma abertura de 240 cm² que poderão sercolocadas ao longo da cobertura, sempre que possível, por baixo de uma telha deventilação. Deverá ser colocado um ventilador por cada 30 m². A disposição idealserá em “W”. Lembramos que o facto de as placas serem Onduladas, permite, por

si só, um caudal de ventilação, quer entre a telhacerâmica e a subtelha, quer entre a subtelha e odesvão, bastante favorável. Quando a cobertura éuma “cobertura seca”, nos cumes e rincões, poder-se-á substituir a fita Ondufilm, pela fita ventiladora eimpermeável Ondulair. Esta fita apresenta-se emrolos com medidas de 0,38 x 5 m.

Em resumo, estas placas de subtelha são placasligeiras (aprox. 3 kg/m2), flexíveis, de muito fácilaplicação e que depois de aplicadas conveniente-mente, permitem-nos ter uma cobertura, com umasolução técnica durável, perfeitamente impermea-bilizada e reabilitada.

Colocação do Metalfilm Aspecto final do beirado

Caleiras Ventilador ST50

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICASAssociação Portuguesa dos Industriais daCerâmica de Construção (APICC) - “Manual deAplicação de Telhas Cerâmicas”. Coimbra, 1998.

Page 8: 65774646 Dossier Reabilitacao

Entrevista

Barbot é sinónimo de inspiração, inovação, design e tecnologia espaço. Numano marcado por um aniversário tão importante, Rogério Paupério, DirectorComercial e Administrador da Barbot, aceitou o convite da Materiais deConstrução e, entre outros assuntos, apresentou as razões do desenvolvimentoe crescimento sustentável desta marca portuguesa.

52 /

Barbot Rogério Paupério, Director Comercial e Administrador

COMO CARACTERIZA A EMPRESA E QUAL TEM SIDO O PERCURSO AO LONGO DA SUA EXISTÊNCIA? A Barbot é hoje uma referência no segmento da renovação e decoração de interiores e actual-mente está entre as três maiores empresas de tintas do mercado nacional.

Ao longo dos seus 90 anos de existência, a Barbot tem baseado a sua estratégia na quali-dade e inovação no desenvolvimento de produtos, bem como na satisfação das necessida-des dos seus clientes.

QUAIS OS PRINCIPAIS FACTORES DIFERENCIADORES DA EMPRESA FACE AO SEUS CONCORRENTES?Entre muitos outros factores diferenciadores, podemos apontar a diversidade da nossa gamade produtos, a excelente relação qualidade/preço e o acompanhamento técnico-comercialque prestamos aos nossos clientes.

NESTA FASE EM QUE A CONSTRUÇÃO ATRAVESSA

UMA CRISE, MUITO SE TEM FALADO DO MERCADO DA

RENOVAÇÃO E REABILITAÇÃO. CONSIDERA A REABILI-TAÇÃO COMO O MERCADO FUTURO NA CONSTRU-ÇÃO?A crise não é nova, foi anunciada com algumaantecedência atingindo agora o ponto mais alto.Um dos objectivos de médio/longo prazo daBarbot é precisamente a reabilitação de edifícios,por isso, não fomos apanhados desprevenidos,pelo contrário, preparadíssimos para este desafio.A reabilitação poderá não ser o mercado do futu-ro, mas é com certeza o mercado do presente.

QUAIS SÃO OS MAIORES OBSTÁCULOS PARA A EXECU-ÇÃO DE OBRAS DE REABILITAÇÃO NO NOSSO PAÍS?O maior obstáculo para a execução de obras dereabilitação é, neste momento, a falta de meioshumanos e preparação, porque as empresas depintura não se prepararam a tempo para a quan-tidade e qualidade de obras que começaram aaparecer.

Temos proporcionado às empresas dezenas decursos de formação, sobre o nosso sistema deisolamento térmico Barbotherm, sistema que édos mais usados na reabilitação de edifícios.

Fundos Opacificantes

Page 9: 65774646 Dossier Reabilitacao

/ 53

DA VASTA OFERTA DE PRODUTOS QUAIS SÃO AQUELES QUE, MAIS

SE DESTACAM NO MERCADO DA REABILITAÇÃO? EXISTE POR PARTE

DA EMPRESA UMA ORIENTAÇÃO OU ESTRATÉGIA VOLTADA PARA O

DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS PARA ESTE MERCADO?Na reabilitação destacamos o nosso Sistema Barbotherm, jáhomologado pelo LNEC, que permite ganhos até 30% na ener-gia utilizada na climatização, mas neste momento temos já emensaio outros sistemas com novos materiais, tendo em vista aapresentação em tempo útil de produtos inovadores para areabilitação de edifícios, tendo sempre em vista o binómio qua-lidade/preço.

COMO ANALISA O MERCADO ACTUAL DA CONSTRUÇÃO E QUE MEDI-DAS CONSIDERA IMPORTANTE TOMAR PARA PROMOVER A SUA

RETOMA?As medidas mais importantes para a retoma são financeiras eneste ponto não nos compete opinar. No entanto todos sabe-mos que cada vez mais as nossas vilas e cidades apresentamum património com aspecto degradado, parecendo-nos que opoder político deverá intervir para atrair investimento para quea reabilitação seja possível, promovendo, por isso, a retoma nosector da construção.

Deco Colection

Page 10: 65774646 Dossier Reabilitacao

Entrevista

Contando com mais de 80 anos de presença no mercado, e umavasta experiência no sector, a CS - Coelho da Silva é líder no mer-cado nacional de telhas e acessórios, sustentada pela contínuapersecução pela qualidade e inovação.

Sónia Santiago Felgueiras, do Departamento de Marketing, debru-ça-se sobre a importância da reabilitação, não só como uma ala-vanca à retoma do sector e da economia do país, como também,numa perspectiva de sustentabilidade do património português.

54 /

CS - Coelho da Silva Sónia Santiago Felgueiras, Departamento de Marketing

COMO CARACTERIZA A EMPRESA E QUAL TEM SIDO O PERCURSO AO LONGO DA SUA

EXISTÊNCIA? A história de sucesso da CS - Coelho da Silva é resultado de um patrimóniohumano e empresarial que importa capitalizar e valorizar, hoje e no futuro.

Com sementes no passado, em 1927, e pela mão de João Lopes Coelhoda Silva, a história começa com o fabrico artesanal da telha de canudo,sofrendo sucessivas evoluções tecnológicas e de capacidade produtivaao longo dos anos, com duas gerações que souberam dar continuidade auma cultura de inovação e empreendedorismo.

Com uma posição de grande relevo no fabrico de telhas e acessórios pararevestimento de coberturas, a CS - Coelho da Silva é hoje líder de mer-cado em Portugal e uma forte referência internacional, estando presenteem mais de 25 países.

Orientado para a excelência de desempenho e dirigido segundo rigorosospadrões de bem servir, o negócio é alicerçado no primado da qualidade edo serviço, incorporando tecnologia de ponta e know-how, a par do refor-ço contínuo da notoriedade e prestígio das marcas Tecno, Domus ePlasma, e do espírito de parceria que estabelece com os seus clientes.

Com uma capacidade produtiva anual de 48 milhões de unidades, a CS -Coelho da Silva gera um volume de negócios superior a 18 milhões de euros.Na CS - Coelho da Silva acreditamos na prosperidade do País e no impor-tante contributo que o sector da construção pode continuar a desempe-nhar na economia nacional, pelo que vamos investir numa nova fábrica,com arranque previsto para 2011.

QUAIS OS PRINCIPAIS FACTORES DIFERENCIADORES DA

EMPRESA FACE AO SEUS CONCORRENTES?A evolução tecnológica, o fácil acesso à informação e oaumento do nível de exigência e conhecimento do con-sumidor, permitiu que a procura se diversificasse e omercado se segmentasse, sendo a telha e acessórioscada vez menos considerados uma commodity e assu-mindo-se como produtos tecnicamente diferenciados.

Assim, a estratégia de diferenciação assenta em 5pilares fundamentais: - Estabelecer parcerias de longa duração com os

nossos clientes, com uma política comercial rigoro-sa, consistente, coerente e transparente, onde aconfiança é factor primordial.

- Utilizar a mais avançada tecnologia disponível; dis-ponibilizar no mercado uma vasta gama de produ-tos de elevada qualidade, capaz de responder aosmais altos padrões de exigência para coberturas,onde a estética se funde com a funcionalidade,continuando a projectar o material cerâmico comoprincipal solução de cobertura no futuro.

- Aliar ao produto a componente serviço, demons-trando total disponibilidade ao longo de todo o pro-cesso. Além de formação técnica que disponibiliza-mos em fábrica aos nossos clientes directos e indi-rectos, apoiamos o cliente em obra e oferecemosuma assistência profissional mais aprofundadasempre que necessário, a par da garantia de quebeneficiam os nossos produtos.

- Controlo de qualidade e política ambiental; o rigor ea pró-actividade são a base do nosso trabalho labo-ratorial, perspectivando sempre a melhoria e envol-vendo todos os intervenientes no processo.Aplicando boas práticas de gestão de recursos,desde a selecção de matérias-primas até ao produ-to final, privilegiamos em todas as fases de fabricoprocessos que proporcionem reduções significati-vas do consumo energético global.

- Forte investimento em Conhecimento do mercado,procurando averiguar com rigor as necessidades epreferências dos clientes, apostando emInvestigação & Desenvolvimento, de forma a asse-gurar e disponibilizar produtos e serviços que cor-respondam às necessidades identificadas e/ou amelhorias técnicas das coberturas.

NESTA FASE EM QUE A CONSTRUÇÃO ATRAVESSA UMA

CRISE, MUITO SE TEM FALADO DO MERCADO DA RENOVAÇÃO

E REABILITAÇÃO. CONSIDERA A REABILITAÇÃO COMO O MER-CADO FUTURO NA CONSTRUÇÃO?A difícil situação que a economia enfrenta e o estadode profunda degradação em que se encontra o patri-mónio edificado parecem andar de costas voltadas. Éevidente, bastando observar o estado em que seencontram os imóveis em Portugal, que a quantidadede edifícios a carecer de reabilitação é muito elevada.Neste sentido, o segmento de mercado da renovação

Page 11: 65774646 Dossier Reabilitacao

/ 55

e reabilitação constitui uma oportunidade com fortepotencial. Mas o que é, à partida, uma oportunidadede negócio, sofre com o regime burocrático instala-do.

Seria fundamental adoptar uma política que moti-vasse os proprietários a investirem na recuperaçãode edifícios, com eventual concessão de benefí-cios fiscais a quem se proponha reabilitar, e queagilizasse os processos burocráticos.

O mercado da reabilitação urbana poderá ser ocaminho para, por um lado, apostar na indispensá-vel renovação dos nossos edifícios e, por outro,gerar uma dinâmica que relance a economia doPaís, mas a chave permanece no poder de deci-são das entidades públicas.

DA VASTA OFERTA DE PRODUTOS QUAIS SÃO AQUELES

QUE MAIS SE DESTACAM NO MERCADO DA REABILITA-ÇÃO? EXISTE POR PARTE DA EMPRESA UMA ORIENTAÇÃO

OU ESTRATÉGIA VOLTADA PARA O DESENVOLVIMENTO DE

PRODUTOS PARA ESTE MERCADO?Perante a carga histórica e patrimonial da arqui-tectura nacional, a CS reconhece no mercado dareabilitação uma oportunidade para preservar umaherança que é de todos, correspondendo ora como desenvolvimento de novos produtos, ora com aestilização de alguns modelos já existentes, adap-tando-os não apenas a habitações e edifícios rea-bilitados, como tornando-os compatíveis comcoberturas de design contemporâneo.

Assim, a telha Domus responde bem ao mercadoda reabilitação. Baseada num desenho antigo detelha tipo Marselha mas com um design maismoderno, a Domus apresenta-se como a soluçãoideal para satisfazer uma procura mais convencio-nal, fazendo-se acompanhar de um conjunto deacessórios que completam a oferta.

Merece igual destaque, o beirado de encaixe MR1, que vem trazer ao clássicobeirado à Portuguesa o mesmo carisma, mas com vantagens acrescidas defuncionalidade. É uma peça desenvolvida e patenteada pela CS - Coelho daSilva, que permite um encaixe perfeito entre a telha e o beirado, garantindoestanqueidade à cobertura, graças ao seu design inovador, sem necessidadede utilização de argamassa e evitando assim os problemas daí decorrentes.Numa reabilitação onde se possa e queira aproveitar a telha existente na cober-tura, este beirado tem ainda a particularidade de se adaptar bem a qualquer tipode cobertura com telha Marselha.

E porque a telha não tem que se resumir unicamente a coberturas, a CS -Coelho da Silva apresenta uma solução para reabilitação de fachadas, com atelha Plasma. A fusão de um design moderno com uma arquitectura clássicaresulta numa fachada ímpar, onde a beleza abraça a eficiência energética. Ésabido que a grande maioria das casas antigas não tem isolamento térmico. Nareabilitação, o isolamento não é descurado e a Plasma tem a versatilidade dese assumir também como uma solução óptima para uma fachada ventilada eisolada, que não exige rigor no suporte (quando comparado com outro tipo derevestimento para fachadas) e torna a aplicação mais rápida (e por conseguin-te, menos dispendiosa), a acrescer às suas já reconhecidas propriedades acús-ticas e térmicas.

COMO ANALISA O MERCADO ACTUAL DA CONSTRUÇÃO E QUE MEDIDAS CONSIDERA

IMPORTANTE TOMAR PARA PROMOVER A SUA RETOMA?Com a debilidade da economia, o mercado da construção sofre a par dos outros sec-tores. Paralelamente, nunca foi tão difícil antecipar o que está ao virar da esquina.

No caso específico das coberturas cerâmicas, a quebra da construção nova éparcialmente compensada pelo aumento da reabilitação e é agravada pela ten-dência para o desenho de coberturas planas em alternativa às inclinadas. Estaopção é no entanto mais dispendiosa, carece de maior manutenção e, se ana-lisada em termos de ciclo de vida total do produto, bastante pior do ponto devista ecológico.

Atenta à evolução do mercado, a CS - Coelho da Silva procura dar resposta àsoportunidades detectadas, continuando a fazer evoluir a sua oferta para man-ter a liderança na qualidade dos seus produtos como referência no mercado,junto dos seus parceiros, prescritores e consumidores finais.

Nestes tempos de mudança, preferimos olhar em frente.

Page 12: 65774646 Dossier Reabilitacao

Entrevista

Presente no mercado português desde oano de 1990, a A Saint-Gobain WeberPortugal aposta no conhecimento edesenvolvimento de novas técnicas e/ouprodutos que respondam às necessidadesespecíficas e locais dos seus clientes.

César Correia, Director de Marketing,apresentou-nos a empresa e as soluçõespara o mercado da renovação e reabilita-ção, bem como, especificou as razõesque fazem desta empresa uma referênciana inovação, qualidade e segurança.

56 /

Saint-Gobain Weber Portugal César Correia, Director de Marketing

COMO CARACTERIZA A EMPRESA E QUAL TEM SIDO O PERCURSO AO

LONGO DA SUA EXISTÊNCIA? A Saint-Gobain Weber Portugal, S.A. é uma empresa produtora deargamassas para a construção civil. A empresa está presente há 20anos em Portugal. No final de 2008 fundiu-se com o grupo maxit,após a compra deste pelo grupo Saint-Gobain, em Março de 2008.

A empresa actua em 5 actividades principais, argamassas paracolagem e betumação de cerâmica, argamassas para revesti-mento e renovação de fachadas, argamassas para pavimentos,argamassas técnicas e a argila expandida com a marca LECA®.

QUAIS OS PRINCIPAIS FACTORES DIFERENCIADORES DA

EMPRESA FACE AO SEUS CONCORRENTES?Os principais factores diferenciadores da Saint--Gobain Weber Portugal são a aposta em produtos eserviços de qualidade para o mercado português. Aempresa tem uma equipa de técnicos dedicados aodesenvolvimento e produção de produtos de constru-ção civil para o mercado português, com o apoio dogrupo internacional; complementarmente tem umavasta equipa de pessoas cuja principal missão é for-necer serviços de qualidade aos nossos clientes.

Page 13: 65774646 Dossier Reabilitacao

/ 57

Pode dizer-se que a Saint-Gobain Weber Portugal é uma empre-sa local, dedicada a satisfazer as necessidades do mercado por-tuguês, com o apoio de um grande grupo internacional.

Mais de 90% dos produtos comercializados em Portugal foramdesenvolvidos ou adaptados em Portugal, para o mercado portu-guês.

NESTA FASE EM QUE A CONSTRUÇÃO ATRAVESSA UMA CRISE, MUITO SE

TEM FALADO DO MERCADO DA RENOVAÇÃO E REABILITAÇÃO. CONSIDERA

A REABILITAÇÃO COMO O MERCADO FUTURO NA CONSTRUÇÃO?A construção, de facto, atravessa uma crise. A construção novapraticamente parou nestes últimos dois anos, devido à crise finan-ceira, mas também, devido a um excesso de construção quehouve nos últimos anos, o que fez com que em Portugal tenha-mos um excesso de habitações novas.

Se olharmos para os países do norte da Europa, Alemanha,França, por exemplo, pode-se verificar que o mercado da reno-vação e reabilitação tem um peso muito importante no total domercado da construção.

Em Portugal, a sensação que temos é que apesar da construçãoestar em baixo e de não vermos o mercado da renovação e rea-bilitação com grandes crescimentos, este mercado tem aumenta-do. É comum aqui e ali vermos pequenas obras de renovação ereabilitação.

A dificuldade em conhecer os crescimentos no mercado da reno-vação está na falta de estatísticas sobre as obras efectuadas,tipos de obras, áreas renovadas, valor das obras, etc. Acreditoque no futuro, num futuro que espero breve, a reabilitação e arenovação sejam um mercado de futuro.

QUAIS SÃO OS MAIORES OBSTÁCULOS PARA A EXECUÇÃO DE OBRAS DE REA-BILITAÇÃO NO NOSSO PAÍS?Penso que o principal obstáculo para a execução de obras de reabili-tação no nosso país, neste momento, é o endividamento das famílias.Penso, ainda, que em Portugal começa agora a surgir uma culturapara a renovação e reabilitação de edifícios, mas que nos países donorte da Europa começou há muitos anos atrás.

DA VASTA OFERTA DE PRODUTOS QUAIS SÃO AQUELES QUE, MAIS SE DESTACAM

NO MERCADO DA REABILITAÇÃO? EXISTE POR PARTE DA EMPRESA UMA ORIEN-TAÇÃO OU ESTRATÉGIA VOLTADA PARA O DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS

PARA ESTE MERCADO?Como referi, anteriormente, a Saint-Gobain Weber Portugal actua emcinco actividades, em todas estas actividades existem produtos quepodem ser utilizados em obras de renovação e reabilitação. Este tipo deprodutos vai desde, as colas para cerâmica que permitem fazer renova-ção de revestimentos cerâmicos, produtos para a renovação de facha-das, produtos de renovação de betão e produtos de impermeabilizaçãoaté aos produtos que permitem fazer renovação de pavimentos.

Relativamente à segunda parte da questão a resposta é sim, existeactualmente uma orientação estratégica para o mercado da renovaçãoe reabilitação.

COMO ANALISA O MERCADO ACTUAL DA CONSTRUÇÃO E QUE MEDIDAS CONSI-DERA IMPORTANTE TOMAR PARA PROMOVER A SUA RETOMA?Penso que uma das medidas que poderia ser tomada, por parte dogoverno, seria promover e dar incentivos para que as famílias reno-vassem e reabilitassem as suas habitações.

Acções de promoção e sensibilização para o bem-estar e para o con-forto das habitações poderiam fazer aumentar a renovação e a reabi-litação dos edifícios, com a consequente retoma do mercado.

Page 14: 65774646 Dossier Reabilitacao

58 /

Recuperador de Calor

O aquecimento por tela radiante Cecatherm é um sistema por acu-mulação natural do calor no chão, capaz de proporcionar 24 horas deconforto. Aproveita o próprio pavimento da habitação sem a necessi-dade de recorrer a outro elemento acumulador externo.

Esta solução está integrada no solo através de uma instalaçãomoderna, que ligada à rede eléctrica aquece o solo e todo o ambien-te envolvente. A transmissão do calor realiza-se de forma suave ehomogénea por todo o piso. Um sistema silencioso, sem poeiras esem movimentos de ar.

Aquecimento por Tela Radiante

O recuperador de calor, Fuego, da Bodart & Gonay, marca representada pelaJaqueciprolar, combina a funcionalidade e a criatividade. A grande porta devidro e a chaminé transformam-no, simultaneamente, num aparelho de aque-cimento de elevado rendimento e num elemento decorativo.

Reabilitação Produtos

A forma ergonómica da chaminé é fruto devários anos de estudo. Um design que agra-dará tanto aos amantes do contemporâneocomo do rústico, e que se integrará perfeita-mente no ambiente do lar.

Este produto tem um rendimento excepcio-nal: a combustão é controlada por termósta-to, a expulsão da fumaça do cristal é automá-tica e um trinco frio evita queimaduras.

Este recuperador é também “amigo doambiente”, com baixas emissões de CO2 eCO permitem um rendimento excepcional,recuperando mais de 75% do calor produzi-do.

A excelente distribuição do calor resulta dasua concepção, com corpo em chapa de açorefractário, o que proporciona alta resistênciaaos choques térmicos para uma melhor com-bustão, a par com um sistema de ventilaçãoeficaz, possibilitando a condução de ar quen-te para outros compartimentos.

Não precisa de radiadores nem de outros elemen-tos alheios à própria estrutura da casa. Não secao ar, que mantêm a humidade do ambiente, nãoexistem pontos a maior temperatura que a docorpo humano.

O aquecimento por tela radiante, pelas suasnumerosas vantagens, comparativamente comoutros sistemas de aquecimento, transformando--se numa excelente alternativa, obtendo umambiente saudável, com o máximo conforto e omenor consumo.

Page 15: 65774646 Dossier Reabilitacao

/ 59

Revestimentos e Pavimentos Cerâmicos A Cinca desenvolveu novas soluções para revestimentos e pavi-mentos. Sendo a solução indicada para a construção nova, comotambém para a renovação de espaços.

Com um grafismo de linhas subtis a brilhar sobre uma superfíciesatinada, a série Caesars parece confundir-se com um tecido dealta-costura. Tal como um alfaiate, a Cinca incrementou a estalinha decorações elegantes e românticas, acrescentando um toquede glamour a cada peça. Tem como cores disponíveis; pérola, cas-tanho, branco e preto.

Brilho e profundidade são os aspectos essenciais da Série Luxor,que vão cativar o público que procura na cerâmica um toque deluxo e de serenidade. Composta por quatro cores, claras e escu-ras, esta série apresenta uma ampla gama de decorações, orageometrias ora florais. Disponível nas cores pérola, castanho,cinza e antracite.

Com a série Venetian, a Cinca oferece a autenticidade da “pedra”.Para criar ambientes naturais e sofisticados, a série dispõem deduas decorações refinadas e estilizadas, que nos transportam paratempos gloriosos. Está disponível nas cores marfim e noz.

Ambas as colecções são apresentadas no formato de 25 x 55 cmpara revestimento e de 33 x 33 cm para pavimento.

A Colowall apresenta o Bliss Art, maisuma variante da colecção Ocean: emseparado decorações náuticas de ele-gância particular e de qualidade: Mogno,Maple Cumbrian, Canyon Andiroba,Planalto e Maple.

As réguas são de apenas 113 mm de lar-gura e têm tiras de alumínio. Isso produzum efeito nobre e particularmente ele-gante. Este efeito é aumentado pelo bri-lho extraordinário na versão com réguasde acabamento em alto brilho e na popu-lar versão seda mate.

As réguas de alto brilho estão endureci-dos com ultravioleta, como de costume,mas são extremamente robustas pelautilização de um feixe electrónico. Comoresultado, o Bliss Art não é apenas umproduto especialmente atraente, mastambém um pavimento robusto que éesteticamente agradável aos olhos epode suportar as mais diversas condi-ções.

Pavimento Elegante e Extremamente Robusto

Page 16: 65774646 Dossier Reabilitacao

60 /

Os painéis de parede MaestroWaterwall distinguem-se pelassuas vantagens em termos dequalidade, impermeabilidade, lim-peza e higiene, facilidade na ins-talação, de aspecto requintadopermitindo maior conforto na casade banho e cozinha. Paredes inte-riores resistentes à água paratodas as aplicações.

Este produto resistente à água e,portanto, perfeito para espaçosmolhados, mesmo em contactodirecto com paredes de duche; érápido e fácil de instalar graçasaos painéis grandes e ao sitemaLoc único; de forma limpa semcola ou cimento (no caso de espa-ços molhados é necessário silico-ne entre os painéis); com juntasestreitas, invisíveis e fáceis de lim-par.

Estão disponíveis nas seguintescores; paint-it; areia; ardósia;branco efervescente; x-branco; x-preto e cinza pedra.

Painéis de Parede

EzWall é uma gama de revestimentos de fachada e tactos comcaracterísticas únicas. Fabricado num compósito de fibra demadeira e polipropileno, tem na sua composição componentesde protecção que lhe conferem longevidade e isenção demanuntenção. A matéria-prima utilizada neste compósito émadeira nobre, reciclada e polipropileno reciclado.

EzWall é um perfil desenvolvido com uma face e um sistema deencaixe oculto que permite aplicações distintas. Este produtotem como cores base, o negro, o castanho, o cinzento, o laran-ja e o pérola.

Revestimento de Fachada

Reabilitação

As características deste compósito, e a forma como é fabricado,garantem o não aparecimento de farpas ou lascas no revestimen-to, tornando este material o ideal para aplicar em zonas balnea-res. Devido à forma de aplicação e às reduzidas dilatações, oEzWall não parte, nem lasca com as diferenças térmicas.

Antes de instalar, é aconselhável desembalar as résguas deEzWall, e aguardar cerca de 48h para que o material se adapte aomeio ambiente onde vai ser instalado, no entanto, durante essetempos, o material não deve estar sob a luz directa do sol. A sualimpeza é fácil, pelo que deverá ser feita apenas à base de água.

Page 17: 65774646 Dossier Reabilitacao

62 /

Placa de Gesso Laminado

Aquecimento por Piso Radiante

O aquecimento por piso radiante Magnum Millimat, daMagnum, é a forma mais confortável de aquecimento, pro-porcionando uma agradável temperatura uniforme em toda adivisão, ao contrário dos sistemas tradicionais. Este aqueci-mento é ideal para pavimentos já existentes, podendo noentanto ser usado em construções novas.

O sistema Magnum Millimat é composto por uma malha defibra de vidro e um cabo constituído por três condutores euma blindagem metálica. Criado para pavimentos de arga-massa, pode contudo ser adaptado para pavimentos de

A Gyptec Ibérica, empresa do Grupo Preceram, produz na Figueira daFoz placas de gesso laminado recorrendo a matérias-primas ecológicas.

Na área da reabilitação, a utilização do gesso laminado permite alterar amodulação interior dos edifícios, adequando-os a uma arquitectura mo -derna e, ao mesmo tempo, assegurar maior conforto térmico e acústico.

As placas de gesso Gyptec permitem a aplicação de qualquer tipo deacabamento ou decoração, sendo um material resistente, incombustí-vel, saudável e ecológico. As placas Gyptec de 2 metros de compri-mento são ideais para serem transportadas por corredores e escadasde difícil acesso.

Os sistemas de paredes interiores Gyptec são constituídos por placasde gesso laminado aparafusadas a perfis de aço, podendo ser simples,com maior resistência ao fogo, com ou sem isolamento.Em zonas de maior exigência são utilizados sistemas mais complexoscom estrutura reforçada e dupla ou tripla placa.

O revestimento, pelo interior, das paredes exteriores é uma das formasmais práticas e eficientes de recuperar edifícios existentes ou comosolução de raiz em projectos novos. As placas Gyptec (simples ou comEPS) podem ser coladas directamente com cola GA, ou aplicadas comestrutura metálica Gyptec e isolamento.

Os revestimentos de tectos são de fácil aplicação, simplificam a exe-cução das instalações eléctricas e de climatização e apresentam umamais valia estética.

madeira, utilizando placas de isolamento antes da malha, ouuma ligeira camada de cimento cola. A espessura total damalha e do cabo é de 3,5 mm.

Quanto ao isolamento que cobre o elemento de aquecimento,este é feito de Teflon, sendo a cobertura externa blindada commalha em alumínio e posteriormente recoberto com uma bainhade PVC, que o torna 100% resistente à água.

O cabo está disponível em várias potências, entre os 150 e3125 W. Um único cabo aquece espaços até 42 m².

Reabilitação

Page 18: 65774646 Dossier Reabilitacao

A Rehau desenvolveu o sistema de decks Relazzo em WPC Rauwood, comnovos padrões de qualidade. Um material composto que alia o melhor damadeira às vantagens dos polímeros. O deck ganha cada vez mais impor-tância como elemento de design. Os materiais convencionais dão lugar amateriais inovadores.

64 /

Planitum é um novo produto da Recer que resulta da aplicação de novastecnologias que permitem compactar e reduzir o porcelânico a uma finalâmina.

À fina espessura de 3/4 mm associam-se características como a perfeitaplanaridade e leveza, facilidade de manuseamento e limpeza e corte (tipovidro) a partir da placa 300 x 100. As suas grandes dimensões permitema redução substancial das juntas e consequente higienização e manuten-ção dos espaços onde é instalada.

Cerâmica para Reabilitação

Sistema de Deck

Reabilitação

Planitum é pois uma solução de pavimentação, derevestimento interior e exterior colado ou em fachadaventilada. Uma vez mais derivado da sua espessura,apresenta características ímpares em trabalhos de rea-bilitação e recuperação do parque urbano, possibilitan-do a fácil aplicação sobre outros produtos existentes.Tem igualmente vocação de produto decorativo moder-no, isoladamente ou em combinação com a cerâmicatradicional.

Grande qualidade, pois para além de inovador e tec-nologicamente avançado, o material Rauwood é dealta durabilidade e processamento simples; resistên-cia, já que os sistemas são ecológicos e antiderrapan-tes, conservando a forma e a cor sem se ter de inves-tir muito tempo em conservação; e montagem fácil,com um sistema inteligente que torna a colocação fácile rápida, mesmo para amadores.

Quer se opte por uma disposição moderna, funcionalou clássica, o Relazzo concede a cada deck umtoque pessoal. A vasta gama de seis cores e doistipos de superfícies à disposição, permite desfrutardo máximo de liberdade no planeamento do deck; odesign atractivo e a textura agradável em combina-ção com as inúmeras possibilidades de colocação,transformam qualquer deck num espaço único.

Page 19: 65774646 Dossier Reabilitacao

Membrana de ImpermeabilizaçãoA Renolit Waterproofing desenvolveu a membrana de impermeabiliza-ção Alkorbright. Uma lâmina de PVC-P reforçada com uma malha depoliéster, em primeiro lugar pela preocupação em responder a umanecessidade de economia da energia existente, e em segundo pelapreocupação ecológica.

Esta avançada técnica resulta da conjugação da qualidade das mem-branas e por um aproveitamento máximo da luz solar. Alkorbright é umproduto de alta gama, de cor branca em toda a sua composição, tantona subcapa como na sua superfície, que oferece um excelente provei-to do sol e, em consequência, garante excelente performance e quali-dade final. A capa inferior também é branca o que propicia soldaduraspraticamente invisíveis, tornando-a homogénea e estética.

A membrana está provida de uma capa protectora incolor, favorece odeslizamento das águas e do pó, garantindo que a sua manutençãoseja mais fácil e que o seu aspecto se mantenha mais limpo. Estacaracterística reforça e aumenta a aptidão do produto para uma exce-lente captação do sol.

A membrana "cool roof" (cobertura fria) é um "lucro" importante quereforça a sua alta gama. Na aplicação da Alkorbright será necessáriouma inclinação mínima de 30 mm/m; em combinação com painéissolares, será necessário uma inclinação de 60 mm/m. A estrutura rugo-sa desta membrana diminui o risco de deslizar durante a sua aplicaçãona obra.

Page 20: 65774646 Dossier Reabilitacao

66 /

Telha Séculum

Pavimento Flutuante

Reabilitação

A Sotelha desenvolveu a telha Séculum, um modelo quepossibilita a redução do número de telhas na construção,permitindo uma óptima rentabilidade e funcionalidade,respeito pela beleza natural dos materiais cerâmicos, euma diminuição do preço final por metro quadrado decobertura.

Uma telha com relevos significativos nas zonas de encai-xe e recobrimento de forma a anular as consequênciasnefastas causadas por ventos e pluviosidade fortes; con-seguindo uma maior estanquidade e preservando eficaz-mente o isolamento.

A Telha Séculum, produto de grande robustez e fabricadamediante elevados padrões técnicos, garante os melhoresresultados mesmo em situações complicadas como ogelo/degelo é que nos permite uma maior durabilidade doproduto, sem qualquer adição de hidrofugante.

Como principais características técnicas, esta telha temum comprimento de 451 mm; largura de 275 mm; reco-brimento longitudinal de 40,3 cm; recobrimento transver-sal de 23,5 cm; 3,5 kg + 0,2 de peso e no preenchimentoserão necessárias 10,5/m² unidades de telha.

A colecção Vinyl Concept, da Corkart, marca representada em exclusivo,para o mercado nacional pela Tecniwood Soluções, é uma nova geração depavimentos flutuantes de vinílico, tecnologicamente avançados, resistentes,e que apresentam uma enorme versatilidade decorativa.

A Vinyl Concept é produzida com um sistema de encaixe sem cola, de gran-de qualidade, Uniclic. Este sistema permite a instalação do pavimento emmetade do tempo, comparado com os sistemas tradicionais. Ao prescindirde cola, a colocação torna-se muito mais limpa e simples.

Este novo conceito de pavimento vinílico possibilita a instalação directa-mente sobre a maioria dos pisos já existentes, sem ter de realizar qualquermodificação ou reforma. Reúne assim condições para aplicação em áreascomerciais e em todos os projectos de decoração de interiores. Os padrões,com efeitos realistas, em madeira, cimento, pedras e metálicos, trazem aoespaço um estilo incomparável e muita personalidade.

Com três dimensões possíveis; 1200 x 210 mm, 900 x 300 mm e 612 x 440mm, a Vinyl Concept apresenta cinco tipos decorativos diferentes; duasespessuras, 9,8 mm e 10,8 mm, e texturas combinadas com os cincopadrões decorativos.

A resistência ao desgaste (pavimento disponível nas classes AC4 e AC5), oconforto que oferece, a fácil manutenção e as propriedades acústicas gra-ças a um backing de cortiça natural, tornam este produto ideal para a deco-ração de qualquer espaço.

FONTE: LK COMUNICAÇÃO