67 - Home | Facebook · 2011. 7. 18. · 7 SERA CO2-Start consiste no SERA reactor de CO2 e nas...

19
Alimentar as plantas aquáticas, de acordo com a natureza • Energia luminosa • Minerais • Dióxido de Carbono 67 Manual

Transcript of 67 - Home | Facebook · 2011. 7. 18. · 7 SERA CO2-Start consiste no SERA reactor de CO2 e nas...

  • Alimentar as plantas aquáticas,de acordo com a natureza

    • Energialuminosa

    • Minerais• Dióxido deCarbono

    67Manual

  • 22

    para a fotossíntese, garante a utilização do Dióxido de

    Carbono de forma conveniente (pág. 4)

    para a planta poder crescer e aumentar asua capacidade de degradar os poluentes

    (pág. 6)

    captados através das raízes e das folhas

    (pág. 14)

    Assim, devemos assegurar uma

    “alimentação” natural. Tal inclui:

    As plantas desempenham

    Energia luminosa

    Dióxido de Carbono (CO2)

    Nutrientes minerais

    2

  • 33

    Não há vida num aquário sem plantas aquáticas.

    Juntamente com as bactérias que habitam aareia do fundo, as plantas criam um forteciclo de purificação da água. As plantas captam o Amónio e os Nitratos, entreoutras, provenientes das excreções dos pei-xes. Desta forma elas desintoxicam a água.As plantas removem ainda os nutrientes uti-lizados também pelas algas. Durante a fotos-síntese, as plantas utilizam o Dióxido deCarbono como nutriente. Ao mesmo tempoenriquecem a água em Oxigénio, elementoessencial para os peixes.

    As plantas proporcionam esconderijos paraos peixes, contribuindo para o alívio do“stress”. Os peixes recém-nascidos necessi-tam de ambientes densamente plantados,com plantas de folha fina, para se poderemesconder dos seus companheiros mais esfo-meados.

    Um aquário densamente plantado fá-lo-ágostar ainda mais do exótico mundo sub-aquático.

    funções essenciais num aquário

    3

  • 4

    Energia luminosa

    Tal como na natureza, as plantas de umaquário necessitam de luz para poderemviver. As plantas usam a energia luminosadurante a fotossíntese, para formar hidratosde carbono (= açúcares) a partir do CO2 e da

    Água. Eles são necessários para que a plantacresça. A fotossíntese inclui ainda a produ-ção de Oxigénio, vital para o biótipo do aquá-rio.

    Oxi

    géni

    o(O

    2)

    Dióx

    idode

    Carbono (CO2)

    Água (H2 O)

  • 5

    e em quantidade suficiente. A SERA fornece alâmpada SERA plant color, especialmenteadequada para este efeito. Combinada comoutras lâmpadas SERA ela garante uma ópti-ma iluminação para o aquário. A lâmpadaSERA plant color emite uma luz de cor ver-melho-e-azul, que intensifica as cores natu-

    rais dos peixes e das plantas, facilitandoainda a fotossíntese. Só isto permite umcrescimento saudável das plantas do aquá-rio. Ao mesmo tempo, a lâmpada SERA plantcolor realça o aspecto exótico do seu aquá-rio.

    Nem todo o tipo de luz é adequada. Na natu-reza as plantas recebem exclusivamente aradiação solar e utilizam só os comprimen-tos de onda que lhes são úteis. No aquário,temos que lhes fornecer uma luz adequada

    Dióxido de Carbono (CO

    2 )

    Oxigénio(O

    2 )

  • CO2 – O gás que faz as plantas crescerem

    Depois de garantirmos uma iluminação adequada para asplantas, devemos manter uma quantidade suficiente de CO2na água do aquário. Só assim é que as plantas conseguemelaborar compostos orgânicos, necessários para o cresci-mento, durante a fotossíntese.

    O Dióxido de Carbono (CO2) é um “resíduo” que os animais eo homem expiram. O CO2 excretado pelos peixes do aquáriopode ser o suficiente para manter poucas plantas de cresci-mento lento. No entanto, na maior parte dos casos não háCO2 natural disponível no aquário em quantidade suficiente.Por outro lado, o CO2 sai da água do aquário com a agitaçãonecessária da mesma, por ex: devida a pedras difusoras ou fil-tros.

    Um bom “stock” de plantas, cada vez mais bonitas, com vá-rias espécies incluindo algumas de crescimento rápido,necessita de uma fonte adicional de CO2. As plantas frequen-temente exibem crescimentos pobres sem o fornecimentode CO2, os peixes têm falta de Oxigénio, os valores de pHpodem ser elevados demais e os caracóis podem começar areproduzir-se descontroladamente. O CO2 dissolve o calcário.Isto fragiliza as carapaças dos caracóis, permitindo a muitospeixes comê-los. Quanto melhor for o crescimento das plan-tas, mais eficazmente estas consomem os nutrientes, impe-dindo as algas de os obterem. Assim, um bom crescimentodas plantas pode evitar-lhe muitos problemas com algas.No entanto, o CO2 traz ainda outros benefícios ao seu aquá-rio biótopo, ao estabilizar a dureza de carbonatos e ao baixare estabilizar o valor de pH, de forma continuada.

    As necessidades em CO2 sãomuito diferentes e depen-dem da espécie de planta.Plantas de crescimentolento (por ex: Anubias)requerem habitualmentepouco CO2. Já as plantas decrescimento rápido, como amuito bonita CabombaVerde (Cabomba aquatica)ou a decorativa Lotus TigreVermelho (Nymphaea lotus)têm elevadas necessidadesde CO2. Um biótopo saudá-vel necessita de plantas decrescimento rápido. Assim,a fertilização regular comCO2 é tão importante.

    Anubias barteri Cabomba aquatica Nymphaea lotus

    6

    Dióxido de Carbono (CO2)

    Oxigénio

  • 7

    SERA CO2-Start consiste no SERA reactor de CO2 e nas SERACO2-Tabs plus.

    A dissolução de SERA CO2-Tabs plus liberta oligoelementos esubstâncias activadoras, para além do CO2. Os minerais dissol-vem-se imediatamente na água do aquário. O CO2 difunde-selenta e uniformemente através do material plástico especialdo SERA reactor de CO2, ficando disponível para as plantasdurante muitas horas. Isto permite às plantas a captação dosnutrientes de que necessitam, de uma forma óptima.

    SERA CO2-Start

    SERA CO2 fertilização para aquáriospequenos

    CO2

    CO2

    CO2

    Minerais

    CO2

  • 8

    SERA sistema de fertilização CO2

    O SERA sistema de fertilização CO2 assegura-lhe a distribuição uniforme da quantidade deCO2 pretendida. Pode também integrar com-ponentes da tecnologia de CO2 da SERA noseu sistema de CO2.

    A tecnologia de CO2 da SERA põe à sua dis-posição uma alternativa a bom preço parainiciar a fertilização do seu aquário com CO2,de acordo com o “princípio de construçãopor kit” possibilitando-lhe ainda a sua expan-são para um sistema de CO2 com controloelectrónico.

    Adição automática de CO2 com a SERA:

    8

    1 2

    3

  • 9

    1 SERA garrafa de CO2SERA válvula redutora de pressãobaixa a pressão do gás até ao valorideal.

    2 seramic sistema de controlo de CO2monitoriza e controla o fornecimentode CO2. Estabiliza o valor de pH no aquário.

    3 SERA reactor de CO2dissolve o CO2 gasoso a 100 % na águado aquário.

    4 SERA eléctrodo pH

    5 SERA peça em T

    6 SERA indicador CO2 de longa duraçãopara monitorizar o nível de CO2 na águado aquário, de forma permanente.

    9

    4

    5

    6

  • 10

    SERA sistema de fertilização CO2Os componen-tes simples

    SERA conjunto base CO2adequado para qualquer garrafa de gás sobpressão com o respectivo redutor de pres-são

    • SERA reactor de CO2 com contador debolhas integrado

    • SERA peça em T• SERA indicador CO2 de longa duração• mangueiras para ligação• ventosas para fixação e escovilhão de

    limpeza

    SERA sistema de fertilizaçãoCO2

    o kit completo para o controlo mecânico dafertilização com CO2

    • inclui o mesmo equipamento que oSERA conjunto base CO2

    • inclui também a SERA garrafa de CO2 e oSERA válvula redutora de pressão paraválvulas internas

    seramic sistema de contro-lo de CO2para um controlo automático e electrónicodo CO2

    O seramic sistema de controlo de CO2 con-trola automaticamente a adição de CO2 emantém constante o valor de pH no aquário.Com ele, pode ajustar com precisão e emqualquer altura o valor de pH. O seramic sis-tema de controlo de CO2 compara o valorprogramado com o valor de pH existente naágua. A diferença é corrigida mediante a adi-ção automática de CO2. O kit inclui:

    • sistema electrónico de controlo de CO2 aser ligado à corrente eléctrica

    • SERA eléctrodo pH• suporte de parede e ventosas de fixação• 3 m de mangueira de CO2• soluções-padrão de pH

  • 11

    garrafas de gás recarregáveis

    SERA válvula redutora depressãoA elevada pressão na garrafa de CO2 (aprox.50 bar) tem de ser reduzida para 0,5 – 1 bar.Uma válvula de ajuste fino é assim necessáriae permite a regulação exacta da quantidademínima de gás necessária. O redutor depressão de precisão da SERA, com válvulaintegrada de ajuste fino, está disponível paragarrafas de CO2 com válvula de segurançainterna.

    SERA reactor de CO2O CO2 é totalmente dissolvido dentro doSERA reactor de CO2 com contador de bo-lhas integrado. Não há perdas de gás não uti-lizado.

    Para ligação a uma bomba de água ou filtroexterior:SERA reactor de CO2 com contador de bo-lhas integrado para aquários até 400 litros.Inclui uma peça em T, 50 cm de mangueira euma válvula anti-retorno.

    SERA garrafa de CO2

  • 12

    SERA válvula solenóide CO22 W

    A válvula solenóide está colocada entre oredutor de pressão e os dispositivos deinterrupção automática de fornecimento deCO2. O corte no fornecimento de CO2 é acon-selhável em determinadas situações, espe-cialmente à noite ou quando as luzes estãodesligadas, já que nestes casos as plantasdeixam de consumir CO2. A SERA válvulasolenóide CO2 pode ser ligada a qualquertipo de temporizador.

    SERA eléctrodo pHO SERA eléctrodo pH está equipado comuma ficha BNC e um cabo com 2 m. Podeligá-lo ao seramic sistema de controlo deCO2 e a todos os leitores de pH equipadoscom uma entrada BNC.

    SERA indicador CO2 delonga duraçãoVisualização contínua do teor de CO2 na águado aquário.

  • SERA adaptadorpara garrafas com válvula exter-naart. nº 8032

    SERA escova para limpeza CO2art. nº 8019

    SERA mangueira de CO2 4/6mangueira especial à prova de CO2art. nº 8022

    SERA mangueira de água 6/8art. nº 8026

    SERA peça de redução 10-6art. nº 8024

    SERA peça em T2 x 12/16, 1 x 6/8 (ajustável)art. nº 8027

    SERA peça em T2 x 16/22, 1 x 6/8 (ajustável)art. nº 8028

    SERA válvula anti-retornoart. nº 8818

    13

    SERA equipamento adicional para CO2

    SERA tampa de protecção CO2para garrafas com válvula internaart. nº 8008

    SERA garrafa de CO2 500 gcom válvula internaart. nº 8010

    SERA garrafa de CO2 2 kgcom válvula externaart. nº 8014

    SERA anel de vedaçãopara garrafa de CO2 de 500 gart. nº 8016

    SERA adaptador de recarga de CO2para garrafas com válvula internaart. nº 8020

    SERA suporte de garrafapara garrafas de CO2 de 500 gart. nº 8021

    SERA anel de vedaçãopara adaptador de recarga (art. nº 8020)art. nº 8023

    SERA recarga CO2para garrafas de 500 gart. nº 8011

    SERA recarga CO2para garrafas de 2 kgart. nº 8041

  • 14

    As plantas aquáticas necessitam de quanti-dades relativamente grandes destes nu-trientes:

    • Azoto (N)• Fósforo (P)• Enxofre (S)• Potássio (K)• Cálcio (Ca)• Magnésio (Mg)

    As plantam captam o Azoto (N) sob a formade Nitrato (NO3) ou ião Amónio (NH4). Entreoutros, elas usam-no para sintetizar amino-ácidos e, consequentemente, proteínas. OFósforo (P) é absorvido como Fosfato (PO4) edesempenha um importante papel no ciclode energia de qualquer célula viva. OsNitratos e Fosfatos estão muitas vezes pre-sentes em excesso, devido aos dejectos dospeixes. Quando em concentrações muitoaltas favorecem o crescimento das algas. Porisso os adubos para plantas da SERA não con-têm estas substâncias.

    Os outros macro nutrientes, Enxofre (S),Potássio (K), Cálcio (Ca) e Magnésio (Mg) são,entre outros, necessários para um grandenúmero de reacções enzimáticas (por ex: afotossíntese, o metabolismo e, logicamente,o crescimento). Pode, muitas vezes, detec-tar a falta destes nutrientes através do apa-recimento de folhas mal formadas ou ama-reladas.

    Nutrientes minerais,

    indispensáveis para as plantas:

    Nutrientes principais (macro nutrientes):

    Azoto (N)

    Fósforo (P)

    Enxofre (S)

    Potássio (K)

    Cálcio (Ca)

    Magnésio (Mg)+

    3-

  • 15

    As plantas aquáticas necessitam de pequenasou muito pequenas quantidades destas subs-tâncias. No entanto os micro nutrientes sãotão importantes como os macro nutrientes.Os oligoelementos mais importantes são:

    • Ferro (Fe)• Cobre (Cu)• Manganês (Mn)• Zinco (Zn)• Boro (B)• Molibdénio (Mo)• Vanádio (V)

    O Ferro (Fe) é parte integrante de uma enzi-ma envolvida na síntese da clorofila, emboraa clorofila propriamente dita não tenhaFerro, mas sim Magnésio (Mg). Pode tambémdetectar falta de Ferro pelo amarelecimentodas folhas (falta de clorofila). O Molibdénio(Mo) garante a importante capacidade decaptação dos Nitratos. Isto possibilita a con-tribuição das plantas na biodegradação dospoluentes. O Manganês e o Vanádio são res-ponsáveis pela manutenção da actividadeenzimática. Nenhuma planta consegue cres-cer sem estas substâncias.

    As plantas aquáticas necessitam dos nutrien-tes minerais em quantidades bastante dife-rentes. Por isso, dividimo-los em dois grupos:

    Oligoelementos (micro nutrientes):

    Ferro (Fe)

    Cobre (Cu)

    Manganês (Mn)

    Zinco (Zn)

    Boro (B)

    Molibdénio (Mo)

    Vanádio (V)

  • Ao contrário das plantas terrestres, as aquáticas podemobter os nutrientes através de toda a sua superfície corporal.Por isso, as plantas aquáticas necessitam de fertilização líqui-da (SERA florena), para absorverem determinados nutrientesatravés das folhas, mais fertilização de fundo (SERA florede-pot e SERA florenette A) para absorção de nutrientes atravésdas raízes. Há espécies de plantas que obtêm asua nutrição através das folhas, enquanto outrasespécies fazem o mesmo através das raízes.

    Plantas com folhas particularmente finas, taiscomo as Cabomba, absorvemos nutrientes através das fo-lhas. Um fertilizante líquido(SERA florena) deve, assim, for-necer todos os nutrientesnuma forma que as plantaspossam absorver. Tenha o cui-dado de agitar a água do aquá-rio, mesmo que de uma formaligeira, para garantir que toda a planta tenha acesso aosnutrientes.

    As raízes das plantas aquáticasfixam a planta ao fundo e tam-bém absorvem certos nutrien-tes que foram armazenadossob a forma de um adubo defundo (SERA floredepot e SERAflorenette A). Também há plan-tas aquáticas que absorvem osnutrientes através das raízes(por ex: Cryptocoryne, Anubiase Echinodorus).

    É ainda aconselhável a aplica-ção de um promotor de cresci-mento (SERA floreplus), paraum crescimento rápido dasplantas, especialmente duran-te as primeiras semanas após amontagem do aquário, após aadição de plantas ou, ocasio-nalmente, para as fortalecer.

    Como é que as plantas absorvem osnutrientes?

    16

  • 17

    Lista de verificação para o fornecimento de nutrientes para plantas aquáticas

    Sintomas de deficiência

    as folhas ficam amarelas (clorose)

    perda precoce de folhas

    problemas de crescimento, as plantasficam amarelas

    as pontas e os bordos das folhas ficamamarelas

    partes deformadas de plantas em cresci-mento

    clorose, perda de cor, perda de folhas

    as folhas ficam amarelas

    crescimento anormal, folhas de formatoem espiral

    falta de Ferro, morte dos tecidos entre asnervuras

    cor amarelada entre as nervuras das fo-lhas, inibição do crescimento, caules efolhas malformados

    problemas de transporte, folhas jovenscom aspecto enrugado

    Subida de Nitratos, manchas amarelasentre as nervuras das folhas

    inibição de crescimento

    Nutrientes

    Azoto

    Fósforo

    Enxofre

    Potássio

    Cálcio

    Magnésio

    Ferro

    Cobre

    Manganês

    Zinco

    Boro

    Molibdénio

    Vanádio

    Tarefas dentro da planta

    síntese de aminoácidos e proteínas

    balanço energético

    síntese de proteínas, aminoáci-dos, enzimas, coenzimas

    activador enzimático, osmose,balanço iónico

    reacções enzimáticas, metabo-lismo

    activador enzimático, compo-nente da clorofila, transporta-dor de iões

    sistemas enzimáticos, síntese declorofila

    fotossíntese, metabolismo pro-teico, distribuição de hidratosde carbono, balanço hídrico

    reacções enzimáticas, fotossín-tese

    activador enzimático

    utilização do Cálcio, crescimento

    utilização dos Nitratos

    sistemas enzimáticos, libertaçãode minerais

  • O conceito SERA de nutriente

    18

    SERA floredepot é distribuído por baixo doareão de fundo nas áreas de plantio, espe-cialmente em aquários recém montados.SERA floredepot cria as condições exigidaspelas plantas para um crescimento rápido epara a formação de raízes fortes e de umafolhagem luxuriante. O uso de SERA florede-pot como material de fundo é literalmente abase para a manutenção de plantas comsucesso. Este vai providenciar muita área de

    fixação para as bactérias que degradam ospoluentes. SERA floredepot contém aindavaliosos ácidos húmicos e oligoelementos.As plantas são bem fornecidas de nutrientesdurante a sua fase de início de crescimento(4 – 6 semanas). SERA floredepot estimulaainda a emissão de rebentos por parte dasplantas. Faça fertilizações de uma formaregular a partir das 4 – 6 semanas.

    SERA substrato arenoso – a base para um crescimentosaudável das plantas

    O crescimento exuberante das plantasdepende de uma mistura optimizada denutrientes e do método correcto de fertili-zação. A SERA disponibiliza uma gama de fer-tilizantes que vai de encontro às necessida-des de manutenção de plantas de umaforma natural. Os fertilizantes para plantasda SERA não contêm Nitratos nem Fosfatos.

  • para plantas aquáticas

    19

    SERA florena é um fertilizante líquidoque disponibiliza uma mistura bemequilibrada de nutrientes que as plan-tas aquáticas absorvem através dasfolhas. Para além de minerais e oligo-elementos, também contém Ferro.Pode monitorizar este nutriente naágua do aquário com o SERA Teste deferro. Verifique o nível de Ferro naágua do aquário uma hora após a ferti-lização. Deve estar situado entre 0,5 e1 mg/l. Se o nível de Ferro se revelarmuito baixo é muito provável quetambém os outros nutrientes já te-

    nham sido consumidos. É entãonecessário adicionar outra vez SERAflorena. Através de um processo defabrico especial SERA florena garantea actividade dos nutrientes na águaaté serem consumidos pelas plantas.Isto faz com que seja fácil uma fertili-

    zação correcta com osprodutos SERA.

    Fertilizantes SERA para absorção foliar

    Fertilizantes SERA para serem absorvidos pelas raízes

    Crescimento pretendido das plantas facilitado pela SERAMesmo com uma nutrição equilibradaé possível aumentar o crescimento dasplantas de aquário. Por exemplo, ésuposto que as plantas cresçam deuma forma particularmente rápidapara que possam desempenhar as suastarefas no biótopo do aquário. Oupode acontecer que elas não tenhamrecebido a quantidade de nutrientesde que necessitam durante algumtempo. Nestes casos o “turbo” entreos promotores de crescimento, SERA

    floreplus, poderá dar uma ajuda. Eletem na sua composição importantesmacro elementos e para além dissoirá potenciar os efeitos de SERA flore-na e SERA florenette A.A mistura especial de substânciasnaturais indutoras de crescimentoassegura um crescimento rápido,quase à vista, folhas de um verdeintenso, raízes fortes e simplesmenteplantas saudáveis e resistentes.

    SERA florenette A são pastilhas de fer-tilizante que asseguram o acesso dasraízes aos nutrientes correctos. Estesnutrientes não podem ser monitoriza-dos. Estas pastilhas fertilizantes foramprojectadas de forma a assegurar que

    uma pastilha aplicada por cada 3 – 4plantas durará cerca de 4 semanas.SERA florenette A também ajuda naprevenção do “Apodrecimento” dasCryptocoryne.