69320161-Arquitetura-3-Camadas

6
Arquitetura 3 camadas A Arquitetura Cliente-Servidor é uma estrutura que vem sendo utilizada nos sistemas TOTVS/RM, porém aos poucos está sendo substituída pela Arquitetura 3 Camadas. Na Arquitetura Cliente-Servidor a camada cliente acessa diretamente a camada de Banco de Dados, e todos os processos são executados no cliente, tais como: abertura de formulários, acesso a dados, regras de validação, cálculos e relatórios. A figura abaixo mostra como é a arquitetura Cliente-Servidor. Na Arquitetura 3 camadas, apesar da complexidade do ambiente a divisão das tarefas em camadas possibilita maior distribuição do processamento do sistema. Na camada cliente temos apenas os formulários que serão abertos na execução do programa. A camada Servidor de Aplicação fica por conta da execução da Regra de Negócio, Cálculos, processos, Relatórios além de fazer a comunicação com a Camada de Banco de Dados. Para que o Ambiente 3 Camadas possa funcionar no Sistema RM, a camada cliente deve ter um arquivo de configuração que aponta para o servidor de aplicação, que por sua vez possui um outro arquivo de configuração para receber as solicitações do cliente. A figura abaixo exemplifica esta Arquitetura. Analista: Felipe David Evangelista Página 1 de 6

Transcript of 69320161-Arquitetura-3-Camadas

Page 1: 69320161-Arquitetura-3-Camadas

Arquitetura 3 camadas

A Arquitetura Cliente-Servidor é uma estrutura que vem sendo utilizada nos sistemas TOTVS/RM, porém aos poucos está sendo substituída pela Arquitetura 3 Camadas.Na Arquitetura Cliente-Servidor a camada cliente acessa diretamente a camada de Banco de Dados, e todos os processos são executados no cliente, tais como: abertura de formulários, acesso a dados, regras de validação, cálculos e relatórios.

A figura abaixo mostra como é a arquitetura Cliente-Servidor.

Na Arquitetura 3 camadas, apesar da complexidade do ambiente a divisão das tarefas em camadas possibilita maior distribuição do processamento do sistema. Na camada cliente temos apenas os formulários que serão abertos na execução do programa. A camada Servidor de Aplicação fica por conta da execução da Regra de Negócio, Cálculos, processos, Relatórios além de fazer a comunicação com a Camada de Banco de Dados.

Para que o Ambiente 3 Camadas possa funcionar no Sistema RM, a camada cliente deve ter um arquivo de configuração que aponta para o servidor de aplicação, que por sua vez possui um outro arquivo de configuração para receber as solicitações do cliente.

A figura abaixo exemplifica esta Arquitetura.

Analista: Felipe David Evangelista Página 1 de 6

Page 2: 69320161-Arquitetura-3-Camadas

Configuração

Para configurar a Arquitetura 3 Camadas da Linha RM, é necessário realizar os seguintes passos:

- Instalar a BibliotecaRM no Servidor de Aplicação

- Instalar a BibliotecaRM em cada Cliente

- Instalar os Produtos da RM em cada Cliente

- Executar o programa “RM.Host.NetConfig.exe”, localizado em

...\CorporeRM\RM.Net, e clicar no botão “3Camadas”.

- Informar o Nome do Servidor de Aplicação e a Porta TCP (por padrão a porta

8050)

- Pressionar o botão “Testar”, para verificar se a comunicação está sendo feita

com sucesso

- Pressionar o botão “3 Camadas”

Para conferir se está tudo correto, deve-se entrar no arquivo “RM.Host.Service.exe.config” (...\totvs\CorporeRM\RM.Net), e este deverá ter a opção “true” na linha abaixo:

Analista: Felipe David Evangelista Página 2 de 6

<appSettings>... <add key="JobServer3Camadas" value="true"/>... </appSettings>

Page 3: 69320161-Arquitetura-3-Camadas

E no diretório dos aplicativos (RM Labore, RM Agilis, RM Nucleus...) deve conter um arquivo novo, cujo nome será semelhante a:

RMLabore.exe.config ou RMAgilis.exe.config ou RMNucleus.exe.config(Este nome dependerá de qual aplicativo estamos analisando)

Observação:Para reverter seu ambiente para a Arquitetura Cliente-Servidor basta clicar no botão“Cliente/Servidor”.

ATENÇÃODeve-se adicionar a Porta que será usada no ambiente 3 camadas nas Exceções do Firewall.

Analista: Felipe David Evangelista Página 3 de 6

Page 4: 69320161-Arquitetura-3-Camadas

Servidores de Aplicação

Quando configuramos o nosso ambiente em 3 camadas, temos que ter em nossa rede servidores devidamente configurados para poder executar os processos.

Essa configuração é feita através do aplicativo “RM.AliasManager.exe” (...\totvs\CorporeRM\RM.Net).

Neste aplicativo é necessário habilitar a opção “Habilitar Processamento de Job” e informar o número de execuções simultâneas.

Quanto maior for o número de estações configuradas desta forma, menor será o gargalo na execução dos processos e será apresentado melhor desempenho.

Analista: Felipe David Evangelista Página 4 de 6

Page 5: 69320161-Arquitetura-3-Camadas

Analista: Felipe David Evangelista Página 5 de 6

Page 6: 69320161-Arquitetura-3-Camadas

Configuração do Portal em 3 Camadas

Para transformar o PORTAL em 3 Camadas, deve-se seguir os passos abaixo:

1) No arquivo WEB.CONFIG, alterar as linhas:

<!--Configurações de Remoting--> <add key="RemoteLoad" value="false" /> <add key="SelfHosted" value="false" /> <add key="ServerHost" value="localhost" /> <add key="ServerPort" value="8050" /> <add key="Protocol" value="tcp" /> <add key="ServerUrl" value="http://localhost/RM.net/" />

Colocar o servidor de Aplicação onde o HOST está executando.

<add key="ServerHost" value="SERVIDOR DE APLICAÇÃO" />

2 ) No arquivo RM.HOST.SERVICE.EXE.CONFIG, do Servidor de Aplicação, deve ser adicionado na tag ActionPATH, o caminho do Servidor de Portal que contém as Action do Portal (\\SERVER_PORTAL\BIN)

É necessário o compartilhamento nessa pasta.

Observação Caso as Action não carreguem, o portal ficará em branco. Deve-se certificar que o usuário responsável por logar no HOST tem permissão para ler a pasta compartilhada. Sugerimos inserir um usuário Administrador do Domínio no Logon do Servidor RM.HOST.SERVICE.EXE.

Para que a MDI NOVA também esteja em 3 Camadas

No arquivo RM.EXE.Config, você tem que configurar o servidor que irá executar os processos.....(por padrão está LocalHost)

DE<add key="Host" value="localhost" />

PARA<add key="Host" value="Servidor de Aplicação" />

Analista: Felipe David Evangelista Página 6 de 6