6º Relatorio de Topografia Grupo4p2

10
Campus de Ilha Solteira Relatório da Aula Prática: LEVANTAMENTO PLANIMÉTRICO CADASTRAL E LEVANTAMENTO PLANIMÉTRICO COM GPS (28/08/2015, 04/09/2015, 11/09/2015 e 18/09/2015) DISCENTES Felipe Victor Silva Almeida R.A: 141051639 José Augusto Carli R.A: 141051477 Kawanna Kriscia Carneiro de Barros Torres R.A: 141051906 Lucas Mauro Felipe R.A: 141050543 Túlio de Andrade Medeiros R.A: 141052449

description

relatório de topografia grupo g4p2 unesp feis ilha solteira

Transcript of 6º Relatorio de Topografia Grupo4p2

Page 1: 6º Relatorio de Topografia Grupo4p2

Campus de Ilha Solteira

Relatório da Aula Prática:

LEVANTAMENTO PLANIMÉTRICO CADASTRAL E LEVANTAMENTO

PLANIMÉTRICO COM GPS(28/08/2015, 04/09/2015, 11/09/2015 e 18/09/2015)

DISCENTES

Felipe Victor Silva Almeida R.A: 141051639

José Augusto Carli R.A: 141051477

Kawanna Kriscia Carneiro de Barros Torres R.A: 141051906

Lucas Mauro Felipe R.A: 141050543

Túlio de Andrade Medeiros R.A: 141052449

ILHA SOLTEIRA, 2015

Page 2: 6º Relatorio de Topografia Grupo4p2

Relatório técnico apresentado como requisito

parcial para obtenção de aprovação na disciplina

de Topografia, no curso de Engenharia Civil, na

Universidade Estadual Paulista, sob orientação

do Prof. Dr. Artur Pantoja Marques.

2

Page 3: 6º Relatorio de Topografia Grupo4p2

ILHA SOLTEIRA, 2015

SUMÁRIO

1. OBJETIVOS 4

2. INTRODUÇÃO TEÓRICA

4

3. MATERIAIS UTILIZADOS

4

4. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

6

5. RESULTADOS

10

6. DISCUSSÃO

13

7. CONCLUSÃO

14

8. REFERÊCIAS BIBLIOGRÁFICAS

14

9. APÊNDICE

15

10. ANEXO

19

3

Page 4: 6º Relatorio de Topografia Grupo4p2

11. DESENHO 20

1. OBJETIVOS

Realizar o levantamento planialtimétrico da poligonal previamente determinada e suas redondezas através do método de irradiação e com isso uma apresentação confiável do contorno e das curvas de nível dada em questão. Em relação ao GPS, o objetivo foi realizar o levantamento da poligonal em questão por meio dele, para maior precisão das medidas.

2. INTRODUÇÃO TEÓRICA

O levantamento planialtimétrico é um conjunto de operações por meio das quais se obtém dados necessários para representar uma área desejada. Visando realizá-lo na poligonal utilizada desde o início do curso, utilizou-se a Estação Total, instrumento de medida eletrônica que mede ângulos horizontais e verticais, assim como a distância com o auxílio de um prisma. Os pontos considerados no levantamento tinham como objetivo representar com o máximo de exatidão o que há no Campus I da FEIS-Ilha Solteira, pontos estes que variam desde calçadas, guias, até arvores, prédios e cercas, entre outros.

Utilizou-se o método de levantamento por Irradiação, que consiste em estacionar a estação em um ponto de coordenadas conhecidas, e, a partir de uma orientação azimutal, visar um segundo ponto conhecido. Após estas etapas o ângulo horizontal (Hz) é zerado, e os outros pontos de interesse são coletados por coordenadas tomando este ponto como referencial. É importante lembrar que a Estação deve ser

4

Page 5: 6º Relatorio de Topografia Grupo4p2

estacionada em um ponto em que seja possível visualizar todos os pontos que se deseja.

Para descarregar os dados coletados em campo, utilizou-se o software topográfico TopoEVN, um aplicativo integrado ao AutoCAD, que permite a elaboração de cálculos e desenhos de levantamentos topográficos com funções que abrangem desde a transferência e digitação de dados de Estações Totais e GPS até a edição final dos desenhos.

3. MATERIAIS UTILIZADOS

●Piquete: objeto de madeira fixado no solo para materializar os pontos desejados.

●Estaca Testemunha: objeto de madeira fixado no solo para facilitar a visualização do piquete.

●Guarda-Sol: objeto utilizado para proteger a Estação Total dos raios solares e facilitar a visada dos pontos, além de minimizar erros devidos a interferência solar.

●Nível de cantoneira: aparelho em forma de cantoneira dotado de uma bolha que permite alinhar verticalmente o prisma.

●Trena de aço (2m): Utilizada para medir a altura da estação total em relação ao piquete.

●Bastão: instrumento utilizado para a elevação da antena do GPS.

●Gancho medidor de altura: utilizado para medições de aturas verticais da antena GPS.

●Antena LEICA AT501: instrumento utilizado para captar as frequências emitidas pelo satélite.

●LEICA SR510 GPS Survey Receiver: receptor de uma frequência utilizado para transformar em coordenadas os dados coletados pela antena.

●Tripé: objeto metálico utilizado para o suporte da Estação Total e do GPS.

●Rádios portáteis: utilizado para a facilitar a comunicação entre os alunos.

Figura 4 – GPS Receiver, Antena, Tripé e Suporte.

5

Page 6: 6º Relatorio de Topografia Grupo4p2

Fonte: Topographic Store. Disponível em: http://www.topographicstore.com/. GrupoAcre. Disponível em: http://www.grupoacre.com.pt. .Leica-Geosystems.

Dísponivel em: http://www.leica-geosystems.com.br/. Acessos em Setembro de 2015.

●Estação Total Leica FLEXLINE TS02: aparelho utilizado para medir e armazenar distâncias e ângulos de pontos físicos. Precisão angular: 7’’.

●Prisma: objeto que possibilita a medição de distâncias por feixes de luz emitidos pela estação total.

●LEICA Geo Office Combined: software de topografia necessário para o processamento de dados.

Figura 5 – Estação Total, Rádios Portáteis e Prisma.

Fonte: MrTools. Disponível em: http://www.mrtools.com.pt. Opti-Cal. Disponível em: http://surveyequipment.com. Acesso em Setembro de 2015.

4. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

•Procedimento Nivelamento Cadastral

Esse levantamento foi computado conjuntamente ao levantamento planimétrico dessa poligonal, realizada anteriormente. O trabalho em questão foi realizado em uma poligonal pré-estabelecida no campus central da UNESP-FEIS. Tomou-se dois pontos dessa poligonal para se realizar as irradiações (E7 e E8), com o objetivo de

6

Page 7: 6º Relatorio de Topografia Grupo4p2

se computar pontos de difícil visada para apenas um ponto. Nestes pontos foram feitas visadas de Ré em pontos anteriores (da poligonal), E7 com Ré em E6 e E8 com Ré em E7.

As visadas foram realizadas por diferentes integrantes, assim como o posicionamento dos prismas no campo. Foram determinados ângulos e distâncias. Porem houveram pontos de difícil colocação do prisma, esse problema foi resolvido pelo seguinte método: o prisma era colocado em uma posição equidistante próxima ao ponto, porém a angulação era gravada ao reposicionar a visada no ponto verdadeiro.

Os pontos foram posicionados em locais estratégicos, tendo em mente a interpolação que deveria ser feita pelos programas utilizados.

Nos casos em houveram pontos com algum tipo de erro de operação, a correção foi feita diretamente no programa.

Foram realizadas aproximadamente 300 visadas no total. Estas visadas foram processadas pelo programa topoEVN, onde foi feita as duas correções do levantamento, a adição da distância entre os pontos E8 e E7 e a distância entre E7 e E6, possibilitando a superposição das irradiações na poligonal pré-existente.

A poligonal resultante, uma junção de de levantamentos, planimétricos e planialtimétricos pode ser observada no apêndice deste relatório.

•Procedimento GPS

O método empregado neste levantamento foi o Método Cinemático Stop and Go. O procedimento teve início no ponto E6, onde o GPS ficou estacionado por aproximadamente 20 minutos no modo estático. Em seguida, configurou-se o aparelho para o modo continuo e percorreu-se lentamente os pontos E5 e E4, pois neste último GPS perdeu o sinal. Assim, após reestabelecido o sinal, o processamento continuou pelos pontos E3 (onde ficou novamente por 20 minutos no modo estático), E2, E1, E8 e E7.

O processamento dos dados foi feito pelo programa topoEVN no qual foram selecionados os pontos-base para se posicionar na poligonal, esses pontos foram os que apresentaram menor erro (abaixo de 2 cm), sendo eles os pontos E6 e E4, porém por serem estes pontos não consecutivos trocou-se o ponto E4 pelo E5 que foi obtido pelo outro grupo.

O processamento gerou gráficos com o caminho percorrido pelo GPS com os vetores dos pontos gravados em relação a antena-base. Com o download dos dados do GPS-base de ilha solteira foram feitas algumas correções automáticas. As coordenadas dos pontos obtidas com o GPS foram transferidas para os pontos da poligonal gerando um mapa orientado da poligonal com escalas de latitude e longitude, contendo também os pontos catalogados no levantamento planialtimétrico.

7

Page 8: 6º Relatorio de Topografia Grupo4p2

As imagens estão no apêndice deste relatório.

5.RESULTADOS

6. DISCUSSÃO

7. CONCLUSÃO

8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Slides da Disciplina de Topografia, obtidos junto ao Professor Dr. Artur Pantoja Marques;

THUM, A. B; UCHÔA, C. A; ERBA, D. A. Topografia para estudantes de Arquitetura, Engenharia e Geologia. Editora: Unisinos. São Leopoldo. RS. 2005.

VEIGA, L. A. K.; ZANETTI, M. A. Z.; FAGGION, P. L. Fundamentos de Topografia. Paraná. UFPR, 2012.pg.232.

9. APÊNDICE

8