7 a 13 de dezembro de 2013 - Jornal Guaypacaré

12

description

7 a 13 de dezembro

Transcript of 7 a 13 de dezembro de 2013 - Jornal Guaypacaré

Page 1: 7 a 13 de dezembro de 2013 - Jornal Guaypacaré
Page 2: 7 a 13 de dezembro de 2013 - Jornal Guaypacaré

A2A2A2A2A27 a 13 de dezembro de 20137 a 13 de dezembro de 20137 a 13 de dezembro de 20137 a 13 de dezembro de 20137 a 13 de dezembro de 2013

Mais do que um teatro refor-mado, com equipamentos moder-nos e estrutura segura, o novo Te-atro da Fatea (Faculdades Integra-das Teresa D’Ávila) promete serum espaço de novas experiênciase reinvenções.

Uma novíssima sala de espe-

táculos com 310 poltronas con-fortáveis, estrutura de ferro complateia em inclinação (garantindoexcelente visibilidade para todosos espectadores), sistema de luze som digitais, palco ampliado(com 9 metros de abertura e 14de profundidade), totalmente re-vestido (com nova caixa preta ecortina de boca), saídas de emer-gência (garantindo total seguran-ça para artistas, técnicos e usuá-rios), dois excelentes camarins,banheiros reformados, bilheteria,entrada especial para cenários eequipamentos, hall de entrada con-fortável e uma equipe de profissi-onais treinada para garantir o per-feito funcionamento do Teatroentrará em cena com o intuito deproporcionar não só aos estudan-tes e professores da instituição,mas a toda a população da cida-de, um novo momento cultural.

Além de abrigar os projetos ar-tísticos da Faculdade e do InstitutoSanta Teresa, o novo Teatro daFatea vai abrir suas portas parareceber espetáculos de teatro, mú-sica, dança, ópera, enfim, todos ossegmentos das artes cênicas, como intuito de proporcionar momen-tos de instigante convívio culturalpara a cidade de Lorena e região.

Incluir este Teatro no roteiro deespetáculos de qualidade (princi-palmente do eixo Rio-São Paulo,pela facilidade da localização denossa cidade); abrigar projetos deformação de plateia (olhando comcarinho para a produção infanto-

Fatea terá um dos teatros mais bonitose modernos da regiãoObras estão a todovapor para que,em 2014, a cidadetenha um novoespaço cultural

juvenil, atraindo crianças e jovenspara a aventura teatral); promo-ver cursos, oficinas, palestras eoutras atividades interativas. Todasessas ações estão nos planos dodiretor artístico do teatro – o dra-maturgo, diretor e produtor Caiode Andrade, premiado nacional einternacionalmente por seu traba-lho – , convidado pela direção dacasa para comandar os projetosculturais do novo espaço.

Duas oficinas (uma para ato-res jovens e outra para os estu-dantes da Faculdade) que já es-

tão em funcionamento na institui-ção, tradicionalmente ligada àsartes, deverão fazer parte da fes-ta de inauguração do novo Tea-tro. A equipe jovem está montan-do “Uma aventura carioca” (tex-to infanto-juvenil) e os jovens uni-versitários preparam “Van GoghCafé”, ambos com texto e dire-ção de Caio de Andrade.

O projetoO projeto de reforma tem a

assinatura da empresa cariocaD5 – Produções, que já foi res-ponsável pela renovação do Te-atro São Joaquim, em 2008, eque trabalha Brasil afora refor-mando espaços culturais, assi-nando importantes projetos naárea das artes cênicas, além deter sido a empresa escolhida,entre inúmeras outras, para pro-duzir toda a parte técnica do dis-curso do presidente BarackObama, em seu histórico pro-nunciamento no Theatro Muni-cipal do Rio de Janeiro.

O projeto apresentado pela D5(igualmente responsável pela im-plementação cênica) contou coma participação do arquiteto Mar-

cos Apolo e está sendo executa-do, em nossa cidade, pelo arquite-to Célio Melilo.

A iluminadora cênica AdrianaOrtiz, responsável por grandeseventos da cena cultural do Rio deJaneiro, além de idealizadora, fun-dadora e administradora da D5,acredita que o novo espaço lore-nense em nada ficará devendo àsmodernas casas de espetáculos doRio ou de São Paulo, com a van-tagem de estar associada a umainstituição de ensino consagrada econhecida por sua arrojada e trans-

formadora forma de vivenciar aarte e a cultura.

Projetos futurosSegundo a diretora do IST/Fa-

tea, Ir. Raquel de Godoy Retz, operfil artístico e cultural do espa-ço será definido ao longo de seufuncionamento, com trabalho ededicação, devendo se firmar nospróximos anos com a implanta-ção de um projeto artístico dequalidade. Trocando experiênci-as e formando parcerias comoutras instituições culturais, o novoTeatro vai, igualmente, investir naformação de futuros artistas etécnicos, por meio de oficinas ecursos livres que serão ofereci-dos, pensando nos estudantes elorenenses interessados em par-ticipar das múltiplas experiênciasligadas às artes cênicas.

Caio de Andrade acredita quea apresentação de bons espe-táculos, abrigados num espaçode qualidade, onde poderão sur-gir, num breve futuro, iniciativasmais arrojadas, como mostrase festivais, ajudarão Lorena areiterar seu perfil de cidadeamante das artes.

Quanto vale um TCC? Pelamensagem que recebi no celular,são exatos R$750,00. Já não bas-tasse a proliferação de textos co-piados, mal-ajambrados e inex-pressivos apresentados como tra-balhos de conclusão de cursos su-periores, constata-se o estabeleci-mento dos textos comprados.

Tudo porque a ‘profissional’ doramo, de Cachoeira Paulista, re-gistrou por engano o meu telefonecomo o do ‘cliente’ que estaria re-cebendo o TCC pronto, feito porela, ao custo mencionado. Recebi

O preço da cópiae o valor original

a informação por SMS e dei pou-ca importância, mas a pessoa li-gou para mim, desculpando-se peloequívoco, mas aproveitei para per-guntar de onde ela era. Não leveia conversa adiante para saber aqual instituição de ensino seriaapresentado tão importante obrado conhecimento, mesmo porquenão queria me decepcionar ou meenvolver ainda mais com a situa-ção. Um engano enganoso!

Isso não é prática nova: muitossão os ghost writers, aqueles queescrevem para outros, como for-

Os Correios, por meio destaemissão lançada dia 19 de novem-bro, destacam as comemoraçõesdos seus 350 anos, além de divul-gar a 5ª Exposição Filatélica Mun-dial Brasiliana 2013.

O bloco, composto por três selos,retrata períodos importantes da His-tória dos Correios no Brasil. O pri-meiro é 1663, considerado o ano deinício das atividades postais regula-

Brasiliana 2013

res no Brasil, representado por umacaravela estilizada, pela carta do Reide Portugal, daquele ano, nomean-do o Alferes João Cavaleiro Car-

ma de ganhar dinheiro. Há relatosenvolvendo desde textos sérios, ci-entíficos, filosóficos, religiosos, atéas mais singelas frases de efeitoque pululam almanaques e siteseletrônicos. Chico Buarque escre-veu um deleite sobre a questão –o romance Budapeste –, no qual oprotagonista José Costa aprendea língua húngara, atua como ghostwriter e domina o idioma estran-geiro melhor que os nativos.

Já se vão três anos quando ro-tulei o TCC de Trabalho de Co-piar e Colar, na coluna “Falta dodesafio científico aos jovens” (25-31/12/2010). Vai-se criando a ilu-são de que estamos formando bonsprofissionais, quando a valorizaçãoé pela aparência e imediatismo.Faz-se uma capa bonita para amonografia, coloca-se uma ima-gem chamativa na apresentação(copiada da internet, é claro) e ‘de-fende-se’ o trabalho como se fos-se muita coisa.

Pouca coisa mudou, mas hácontrapontos. Minha aluna Verô-nica de Araújo Bruno apresentouum TCC para o curso de Enge-nharia Química da EEL-USP, fa-zendo um histórico comparativoda evolução do etanol e do biodi-esel no Brasil, e fomos convida-dos a transformar o texto em umcapítulo que integrará um livro in-ternacional sobre biocombustí-veis. A versão para o inglês estámorosa, mas é um alento partici-par da formação e da valoriza-ção do trabalho dessa aluna.

doso para ofício de Correio Assis-tente do Rio de Janeiro, e pelo mapadas Capitanias Hereditárias. O se-gundo período é 1852e refere-se àinauguração do telégrafo elétrico noBrasil. Em detalhe, observam-seacontecimentos relativos ao funci-onamento e instalação do telégra-fo, e o aparelho Breguet. O tercei-ro período é 2013 e mostra o papeldos Correios no presente, comoagente de integração nacional. Fo-ram destacadas imagens relaciona-das à triagem e entrega de corres-pondências.

A técnica utilizada foi computa-ção gráfica.

Page 3: 7 a 13 de dezembro de 2013 - Jornal Guaypacaré

A3A3A3A3A37 a 13 de dezembro de 20137 a 13 de dezembro de 20137 a 13 de dezembro de 20137 a 13 de dezembro de 20137 a 13 de dezembro de 2013

SEMPREPRESENTE

A FA FA FA FA Família Gomeamília Gomeamília Gomeamília Gomeamília Gomes e seus colaboradors e seus colaboradors e seus colaboradors e seus colaboradors e seus colaboradoreeeeesssssdededededesejam a tsejam a tsejam a tsejam a tsejam a tooooodos os seus clientdos os seus clientdos os seus clientdos os seus clientdos os seus clienteeeees e amigs e amigs e amigs e amigs e amigososososos

um feliz Natal e um Ano Novo de muita paz e saúde.um feliz Natal e um Ano Novo de muita paz e saúde.um feliz Natal e um Ano Novo de muita paz e saúde.um feliz Natal e um Ano Novo de muita paz e saúde.um feliz Natal e um Ano Novo de muita paz e saúde.Que a paz de CrQue a paz de CrQue a paz de CrQue a paz de CrQue a paz de Crisisisisisttttto eo eo eo eo esssssttttteja com teja com teja com teja com teja com tooooodos!dos!dos!dos!dos!

PROMOÇÃO ESPECIAL DENATALJóias, semi-jóias, relógiose alianças em ouro 18k

Dom Bosco enviou a pri-meira turma de salesianospara Niterói em 1883 e ou-tra equipe para São Paulo,em 1885.

Em Lorena, os salesianoschegaram em 1890, há 123anos, com o objetivo muitoclaro de educar a juventudedesta cidade no internato eno externato. As irmãs sa-lesianas chegaram a Lore-na e Guaratinguetá na mes-ma época.

O conde Moreira Limaserá sempre lembrado, por-que foi ele quem permitiuque tudo acontecesse defato, oferecendo aos salesi-anos a própria residência, oSantuário São Benedito, queele havia construído, e o pe-daço de terreno adjacente.

Na casa do conde, mo-ravam os religiosos salesi-anos e, no andar térreo,aconteciam as aulas. A par-tir desse início, o ColégioSão Joaquim foi se ampli-ando e adquirindo, de tem-pos em tempos, um novoterreno e construindo maissalas de aula.

O primeiro terreno adqui-rido foi do Major Évora, nolocal onde está hoje a partecentral do Colégio. O con-junto dos três prédios cen-trais levou trinta anos paraser construído, com as eco-nomias que eram totalmen-te reinvestidas nas novasconstruções.

De épocas em épocas,eram adquiridos novos ter-renos e construídas novasunidades escolares. O mai-or deles é o terreno ondeestá o palacete, abrangen-do o atual Teatro São Joa-quim e os prédios que, a par-tir de 1958, abrigavam o cur-so de filosofia e a residên-cia dos futuros salesianos.

Salesianos: há 130 anos no Brasil e há 123 em LorenaPor Pe. Mário Bonatti,salesiano

Atualmente, a residênciaestá sendo transformada emsalas de aula do Unisal e oSeminário será transferidopara a área do Oratório SãoLuiz.

Com a venda de parte dosterrenos da antiga EscolaAgrícola, hoje Oratório SãoLuiz, está sendo construídoo prédio do Provim (Progra-ma Vida Melhor) com en-trada na avenida São José.Atualmente, a área total doColégio São Joaquim – Uni-sal é de 36 mil m², sendo 25mil m² de área construída e

10 mil m² de área verde. Onovo prédio, para a amplia-ção das engenharias e cur-sos tecnólogos, está previs-to para ser utilizado em fe-vereiro de 2014.

Durante os 123 anos devida do Colégio São Joa-quim, sempre educando a ju-ventude no Colégio, na Uni-versidade, nos oratórios deperiferia e no Provim, os sa-lesianos usaram sempre omesmo método educativode Dom Bosco, como acon-tece no mundo inteiro.

Preparando-se para cele-

brar o evento mundial dos200 anos de nascimento deDom Bosco em 2015, Lore-na tem hoje o privilégio de terum Santuário de Dom Bos-co, que deverá ser centro deperegrinações na região ecentro difusor do sistemapreventivo do grande educa-dor que foi Dom Bosco.

O Colégio São Joaquimtem orgulho de apresentar aDeus e à sociedade lorenen-se um trabalho de educaçãoque beneficia não só Lore-na, mas toda a região, com4.500 alunos (Colégio e Uni-

sal) previstos para 2014. Oserviço se estende não só àssalas de aula, mas tambéma um Teatro que, há 58 anos,beneficia a população deLorena com apresentaçõesde todo tipo.

Desde o começo, quandohavia cerca de 100 alunos,60 internos e 40 externosque estudavam no colégio,com sucesso. Alguns delesjá eram seminaristas, e Lo-rena foi escolhida para sero centro da nova inspetoriadas três casas salesianasexistentes, até 1908, quan-

do o inspetor passou paraSão Paulo.

O Colégio São Joaquimsempre se destacou pelaqualidade de ensino, até oponto de ser declarado damesma categoria e colégiomodelo como era o DomPedro II, do Rio de Janeiro,podendo emitir diplomas pró-prios.

Essa é parte da nossa his-tória, construída pelos sale-sianos com amor e dedica-ção e com o apoio funda-mental da comunidade deLorena.

Page 4: 7 a 13 de dezembro de 2013 - Jornal Guaypacaré
Page 5: 7 a 13 de dezembro de 2013 - Jornal Guaypacaré

B1B1B1B1B17 a 13 de dezembro de 20137 a 13 de dezembro de 20137 a 13 de dezembro de 20137 a 13 de dezembro de 20137 a 13 de dezembro de 2013

Está chegando a hora... Ve-nha viver conosco este momen-to inesquecível! O Clube Co-mercial de Lorena apresenta,neste ano, uma proposta dife-renciada, inovadora, para quevocê celebre conosco a viradado ano.

Ao invés da ceia tradicional,haverá uma grande e farta mesade frios e frutas, com direito aotradicional caldo de lentilha. Vi-nhos, espumantes, salgadinhosdeliciosos... Tudo isso na ÁreaVip do Salão Social, especialmen-te decorado para a ocasião.

A ideia de oferecer um car-dápio tropical é tornar o ambi-ente menos formal, para que osparticipantes sintam-se à von-

Reveillon Tropical: já reservouseu lugar com a gente?

tade e sem ter trabalho em casa.O único trabalho do associadoserá o de se arrumar pra festa!

Para animar a noite, show coma Banda Vilage, telão, contagemregressiva diretamente do Rio deJaneiro, queima de fogos e muitocarnaval. E no final, uma belíssi-ma mesa de café da manhã.

Os convites – individuais parasócios – estão à venda por R$80, valor que pode ser dividido emduas vezes. Pagamento à vista:R$ 60. Não sócios: R$ 120 emduas vezes e R$ 100 à vista.

Reserve já o seu lugar na Se-cretaria do Clube. Não fique defora dessa! Após a meia-noite,entrada liberada para sócios. Epara não sócios, R$ 30.

ComunicadoCECAL INDÚSTRIA E COMÉRCIOLTDA. torna público que recebeuda CETESB a Renovação da Licen-ça de Operação N° 3004272 , váli-da até 05/12/2015, para Fundiçãode metais não ferrosos, serviço deà ROD DEP OSWALDO JUNQUEI-RA ORTIZ MONTEIRO, S/Nº, PQDAS RODOVIAS, LORENA.

ComunicadoCECAL INDÚSTRIA E COMÉR-CIO LTDA. torna público querecebeu da CETESB a LicençaPrévia N° 3001426 para Fundi-ção de metais não ferrosos,serviço de à ROD DEP OSWAL-DO JUNQUEIRA ORTIZ MONTEI-RO, S/Nº, PQ DAS RODOVIAS,LORENA.

Derivados da palavra latina Sal-sus, que significa preservado nosal, os embutidos como a salsi-cha, mortadela e linguiça com-põem um grupo de alimentos mi-lenares. A produção das linguiçasestá associada ao abate de ani-mais, inicialmente de caça; cor-tavam-se os pedaços, salgavam,secavam e embutiam dentro dastripas para sua conservação. Nonorte da Europa, onde era maisfrio, desenvolveram a técnica dedefumação para maior durabili-dade. No sul, onde é mais quen-te, como na Itália, desenvolveramlinguiças mais curadas, que eramsecas ao sol.

Servidas nas churrasqueiras nasentradas da Roma antiga, o impe-rador romano Constantino I proi-biu a fabricação e consumo da lin-guiça sob a alegação de que erausada em festas pagãs, fazendoalusão ao membro fálico masculi-no. Este fato causou grande re-volta na população e, para a ale-gria do povo, a linguiça voltou acompor a mesa como um alimen-to importante em uma época semtecnologias para a conservação.

A preferência por linguiça atra-vessou séculos. Encontrada nomundo inteiro, hoje a linguiça é usa-da em diversos pratos, como pi-zzas, refogados, em pratos nobrese populares como a feijoada (comcalabresa e paio) e a dobradinha,sem contar que churrasco sem lin-guiça, não é churrasco.

Os ingredientes variam de re-gião para região, mas normalmen-te é composta de 30 a 40% decarne; o resto são partes menosnobres do animal (principalmentede porco), gelo, polifosfato, proteí-na de soja, corantes, sulfitos e ni-tratos, antioxidante para prevenira descoloração, sal, realçadores desabor e, claro, condimentos.

Sempre foi popular no Brasilcomo fonte de proteína, pois a car-ne sempre foi cara, produzida nascasas de família, e o hábito de en-cher as tripas de porco nos legoua expressão idiomática “encherlinguiça”, referindo-se às pesso-as que falam demais, mas que nãotêm nada a dizer.

A linguiça calabresa é genui-namente nacional (e não da re-gião da Calábria, na Itália), pro-duzida no início do século XX,sob influência de imigrantes ita-lianos que adicionaram nossa pi-menta calabresa, dando o nome,toque e o sabor especial à lingui-ça preferência nacional.

Pode ser toscana, fina, do maispuro lombo, calabresa pura, depernil, levemente apimentada, re-cheada com tomate seco, provo-lone e manjericão, de frango oude picanha bovina, de cordeiro oua famosa calabresa grossa (o po-pular cacetão), seja na pizza, noalmoço, jantar ou para ser degus-tada no churrasquinho de domin-go, com cervejinha gelada ou vi-nho, defumada ou corada, o fatoé que a linguiça sempre terá seulugar de destaque e não pode fal-tar nessas ocasiões de jeito ne-nhum. Vai uma linguicinha aí?

Vai uma linguicinha aí?De alimento proibidoà vedeteda nossa culinária

Em época de festas, nãomisture bebida e direção

O assunto não é novidade, masquando aproxima-se o período defestas, no final do ano, é neces-sário repetir: dirigir sob a influên-cia de álcool ainda figura comouma das principais causas de aci-dentes envolvendo vítimas notrânsito das cidades e estradas.

A ingestão de álcool interferenos reflexos e na coordenaçãomotora, além de causar dificul-dade de concentração do indiví-duo. Os efeitos podem até vari-ar em sua intensidade, de acor-do com o tipo físico e estatura,mas o fato é que todas as pesso-as são afetados após a ingestãode bebidas alcoólicas. Perigoscomo reações mais lentas doque o normal e a falta de noçãoquanto à velocidade do própriocarro e de outros veículos podemser causas de acidentes fatais.

O ato de beber e dirigir podeacarretar fatalidades envolven-do inocentes, como se vê diari-amente nos noticiários. Famíli-as podem ser destruídas porconta da imprudência de ummotorista alcoolizado. Os aci-dentes podem causar sequelasirreversíveis, como a amputaçãode membros e problemas neu-rológicos; traumas psicológicos;e mortes, muitas mortes.

Legislação vigenteQuem for flagrado sob efei-

to de álcool (de 0,1mg a 0,29mg de álcool por litro de ar ex-pelido) é enquadrado no arti-

go 165 do Código de TrânsitoBrasileiro (CTB): comete in-fração gravíssima (7 pontosna CNH), com penalidade demulta (R$ 957,70) e suspen-são do direito de dirigir por 12meses. O veículo ainda ficaretido até que apresente outrocondutor habilitado e em con-dições de dirigir.

E mais: o condutor que atingiro limite de 0,30 mg comete tam-bém crime de trânsito, pelo arti-go 306 do CTB, que prevê pe-nas de detenção de seis mesesa três anos, multa e suspensãoou proibição de se obter a per-missão ou a habilitação para di-rigir veículo automotor.

Portanto, fica a dica daAuto Moto Escola Premium:se beber, não dirija! E se exa-gerar na ingestão de bebidasalcoólicas durante as festivi-dades, vá de carona, de táxi, apé ou permaneça onde está.Seja sempre um cidadão cons-ciente também ao volante.

Fontes: sites Detran ePolícia Rodoviária Federal

R. Dr. José Machado Coelho Cas-tro, nº 192 - Centro. Tel: 3157 1637.E-mail é [email protected].

Veículos novos; instrutores creden-ciados pelo Detran; descontos espe-ciais para universitários e militares.

Oferecimento:

Gabriel VGabriel VGabriel VGabriel VGabriel Vinicius Marinicius Marinicius Marinicius Marinicius Martinstinstinstinstinsde Oliveira Fde Oliveira Fde Oliveira Fde Oliveira Fde Oliveira Ferererererreira,reira,reira,reira,reira,

Parabéns pela formatura naESA (Escola de Sargentosdas Armas), no dia 29 de no-vembro, em Três Corações.

O grande dia chegou, forammomentos de tensão, dificulda-des e saudades que pareciamnunca ter fim. Porém, você continuou firme em seupropósito. Hoje, pode dizer, com um sorriso no ros-to, que valeu a pena o sacrifício. E seus pais – Bea-triz e Mauro – têm grande orgulho de você.

O sucesso é para aqueles que batalham evocê é merecedor desta conquista. A partirde agora, você irá trilhar outros caminhos,abrir novos horizontes, sempre direcionandopara um futuro muito luminoso.

Continue buscando seus sonhos, preserve seutalento, a força de vontade e a perseverança. Istoé só o começo do que você ainda vai conquistar.

Parabéns!Dos amigos Cláudio Marzo e Tatiane Castro

PPPPParabéns pela forarabéns pela forarabéns pela forarabéns pela forarabéns pela formaturamaturamaturamaturamatura

O Shopping do Óleo, quetem duas lojas em Lorena,está com uma nova promo-ção para te ajudar a cuidardo seu carro nessa épocade calor intenso: na comprade quatro litros de lubrifi-cantes Havoline com escu-do protetor, você ganha nahora um tapa sol exclusivopara o seu carro! Corra egaranta já o seu!

Nas lojas Shopping do Óleo,o cliente tem à disposição umacompleta estrutura, com vá-rios elevadores - sendo um

Promoção no Shopping do Óleo

deles para carros grandes,como caminhonetes, vans, ji-pes... Você encontra tudo emmatéria de óleos, filtros, lim-peza de radiadores, troca dofluído de freios, produtos delimpeza e conservação de au-tomóveis... E, claro, com pre-ços que só uma loja especi-alizada pode oferecer.

A loja 1 fica à rua MajorJoaquim Luiz Bastos, 37 (ruado Olympia Hotel); e a loja 2está na av. Papa João XXIII,268. O telefone para informa-ções é o 3153 2313.

Page 6: 7 a 13 de dezembro de 2013 - Jornal Guaypacaré

B2B2B2B2B27 a 13 de dezembro de 20137 a 13 de dezembro de 20137 a 13 de dezembro de 20137 a 13 de dezembro de 20137 a 13 de dezembro de 2013

A palavra é horrível e o seu sig-nificado, pior ainda. E nos lem-bra a terra comendo corpos... In-felizmente, porém, esta palavraestá comum agora, principalmen-te nos meios políticos, entre aque-les que nos governam e aos queestão a seu redor: federais, esta-duais, municipais. Formam-se qua-drilhas de corruptos, de gente,certamente, que não ouviu ou nãoteve formação dada na casa pa-terna, nas escolas, na sociedade,na cultura (felizmente, graças aDeus, não são todos).

Será que, vendo a possibilidadeou a facilidade de embolsar 30, 50ou 70 mil reais por semana (sim,foi isto que disse ao repórter o au-ditor fiscal da Prefeitura de SãoPaulo, Luiz Alexandre Magalhães),há pessoas que se esquecem detudo? Em primeiro lugar, de Deus;depois de suas famílias, cujos no-mes ficarão manchados talvez parasempre, a fim de possuírem, como dinheiro desviado, o dinheiro depropinas, o dinheiro do povo, paraobterem carros, helicópteros, avi-ões e até barcos de luxo. E, alémdisso, para fazerem festas pelomundo em companhia de prostitu-tas, como relatou o auditor fiscal.

O caráter, a ética, as lições dacasa paterna, os conselhos dosavós, dos mestres, os exemplosde personalidades históricas e desantos, o temor de Deus, tudoisso é atirado fora por essa gen-te. Como podem viver normal-mente, despidos, pelados mesmo,vergonhosamente pelados de to-dos esses valores que fazem umser humano realizado e querido

Corrupçãopor seus semelhantes?!

Quando ouvimos a história demuitas presos saídos da gente co-mum, que mataram, roubaram, fi-zeram o diabo a quatro por ondepassaram, ficamos sabendo: nãoconheceram os pais, foram aban-donados ou semiabandonados pelamãe, não frequentaram regular-mente uma escola e praticamenteviveram nas ruas, expostos ao mal,na infância e na adolescência. Oque poderíamos esperar deles?Nada, a não ser crimes e coisaserradas, motivados pela revolta in-consciente. E mesmo assim, nemtodos os abandonados viram ban-didos. Há alguns que são até he-róis, pois apesar de não terem re-cebido nenhum amor, são capa-zes de fazer o bem.

Agora, os que, apesar de te-rem recebido tudo ou quasetudo o que um ser humano pre-cisa para crescer e fazer obem, o certo, o justo e, ao in-vés, têm a coragem de desviarpara o seu bolso ou de seuscolegas do mal, o dinheiro quenão lhes pertence, mas sim aosbrasileiros, seus compatriotasmais pobres, que passam aténecessidades, é demais. O malpassou da conta.

É isso que nos faz acreditar noinferno. Não é possível que estescriminosos safados, que receberamo bem e o devolvem com o mal,poderão ir para o céu. Deus per-doa sim, mas para isso é preciso oarrependimento, a devolução detudo o que roubaram e o castigona cadeia. Só assim poderão serperdoados e livrados do inferno...

Estes últimos dias obrigaram ame ausentar de Lorena. Fui con-vidado para ministrar uma pales-tra para educadores na encanta-dora cidade de Poços de Caldas.Minha fala se deu dentro do VIISeminário sobre as Relações Ét-nico- raciais, realizado pela Prefei-tura da cidade. Certamente, estetipo de debate representa um avan-ço espetacular nas questões liga-das às relações humanas, diminui-ção do preconceito, entre outrascoisas. A Secretaria da Educaçãodaquela cidade já faz isso há seteanos consecutivos!

Isso me deixou muito pensativovendo o conjunto: é uma cidademuito bem cuidada, limpa, bonita,muitas praças, muitos jardins,playgrounds para a criançada, pré-dios históricos preservados e umaespecial atenção dada ao turismo.Tudo isso completado pela preo-cupação que se tem em discutiras relações. Bárbaro.

Observo sempre as cidades poronde passo. Meus olhos de edu-cador sempre me carregam paraperceber as realizações na área cul-tural, educacional e turísticas. Cul-tura e turismo sempre caminha-ram juntos. São quase gêmeas nointeresse do desenvolvimento dacidade. Procuro sempre saber so-bre a biblioteca pública – outro im-portante componente da cultura –para ver o compromisso da cida-de com o crescimento de seus ci-dadãos.

A maioria das pessoas não sabeque livros e cultura também sãoirmãos gêmeos. Quase que a to-talidade alia o livro, a leitura e aliteratura à escola. É assim espe-cialmente em locais onde a cultu-ra municipal está desvinculada daspráticas de leitura. Na escolaaprendemos a ler, é verdade qua-se sempre, mas é fora da escolaque colocamos a leitura em práti-ca. Nessa hora entram as políti-cas públicas, para oferecer aos ci-dadãos as condições necessárias

Discutindo as relaçõespara que desenvolva o gosto pelaprática leitora. Em Poços de Cal-das vi uma biblioteca atuante. Vibibliotecários que são educadorese não apenas “emprestadores” delivros. Vi uma biblioteca cumprin-do sua função social.

Na área educacional, me cha-ma atenção as realizações que assecretarias fazem no sentido deoferecer aos seus educadores mo-mentos de reflexão que os ajuda-rão no seu fazer pedagógico. Gostodisso. Gosto de participar de mo-mentos assim, que questionam oque se faz para oferecer a possibi-lidade de novas realizações. Ficoespecialmente feliz quando parti-cipo de eventos que já têm históriaporque já são realizados por anosa fio, criando uma cultura de parti-cipação nas pessoas. Sem quererfazer comparação, mas participarda Feira do livro de Porto Alegre,que já fez 50 anos de existência,me dá um motivo para entenderpor que o povo gaúcho tem umatradição leitora, cultural: eles nãotêm mais medo de discutir a rela-ção. Eles aprenderam a debater!Além disso, quase todas as cida-des do sul têm anualmente suasfeiras de livro. Isso é cultura!

P.S.: Por força de compromis-sos acadêmicos, passei o aniver-sário de Lorena longe dela. La-mentei o fato profundamente.Quando cheguei, no entanto, algu-mas vozes me afirmaram que nãohouve nenhuma cerimônia oficialpara festejar o natalício. Isso nãoé cultura! É lamentável! Rituaissão importantes instrumentos deformação de consciências.

É sabido que o ex-diretor demarketing do Banco do Brasil,Henrique Pizzolato, está foragidoda Justiça e que, segundo ele mes-mo relatou por carta, supostamen-te ele se refugiou na Itália porquepossui dupla cidadania e quer bus-car novo julgamento na Europa.Supostamente porque as autorida-des italianas não confirmam a pre-sença dele no país.

Entretanto, quando se trata dedisputa entre países, o que vai re-gulamentar por ordem são os tra-tados assinados entre os países,tratados esses que respeitam nos-sa Constituição Federal. Segundotratados de cooperação judiciáriabilateral, a Itália não pode proce-der a novo julgamento para Pizzo-lato na Ação Penal 470, o proces-so do “mensalão”, porque seuscrimes foram cometidos aqui noBrasil, sujeitando-se, ainda, ao prin-cípio do juiz natural, estabelecidopela Constituição Federal. Assimsendo, Pizzolato já se submeteu aojuiz natural, em território brasileiro,que julgou seus crimes cometidosaqui, e por isso não pode ter novojulgamento.

Há especulações, ainda, de quePizzolato possa escapar do cum-primento da pena de 12 anos e setemeses de prisão por causa de Tra-

Fuga de Pizzolatotados assinados entre Brasil e Itá-lia. Um deles diz que os dois paí-ses só extraditarão seus cidadãosse assim quiserem e, portanto, nãotêm obrigação de fazê-lo. Em ou-tro, mais recente, há a possibilida-de de que italianos condenados porcrimes cometidos no Brasil, ou bra-sileiros condenados por crimes quecometeram na Itália, possam cum-prir pena no seu país de origem;porém, a transferência não se ope-ra automaticamente e tampoucoobrigatoriamente, porque o pedidodeve ser feito pelo condenado.

Até então, essas situações sãomeras suposições do que podeser que aconteça. O que pode-mos afirmar sobre uma possívelextradição de Pizzolato seria oseguinte: ele somente pode serextraditado se for encontrado edetido na Itália, a pedido do nos-so país; mas dependeria, ainda,de autorização da Corte de Ape-lação, que é a instância superiordo Judiciário italiano, e do Minis-tério da Justiça da Itália, coman-dado pela ministra Anna MariaCancellieri, que está envolvidaem suspeitas de tráfico de influ-ência, a fim de libertar a filha deum amigo. Tudo favorece a im-punidade do condenado Henri-que Pizzolato.

Page 7: 7 a 13 de dezembro de 2013 - Jornal Guaypacaré

B3B3B3B3B37 a 13 de dezembro7 a 13 de dezembro7 a 13 de dezembro7 a 13 de dezembro7 a 13 de dezembro de 2013 de 2013 de 2013 de 2013 de 2013

Rua PRua PRua PRua PRua Paschoal Del Mônaco, 177 aschoal Del Mônaco, 177 aschoal Del Mônaco, 177 aschoal Del Mônaco, 177 aschoal Del Mônaco, 177 ----- No No No No Novvvvva Lora Lora Lora Lora Lorenaenaenaenaena(12) 3153 1619 (12) 3153 1619 (12) 3153 1619 (12) 3153 1619 (12) 3153 1619 ----- 3152 7470 3152 7470 3152 7470 3152 7470 3152 7470

MMMMMAAAAATRÍCULTRÍCULTRÍCULTRÍCULTRÍCULAS AAS AAS AAS AAS ABERTBERTBERTBERTBERTASASASASAS

• B• B• B• B• Berçárerçárerçárerçárerçário - a pario - a pario - a pario - a pario - a partttttir dos 3 meir dos 3 meir dos 3 meir dos 3 meir dos 3 mesesesesesesssss• Inf• Inf• Inf• Inf• Infaaaaantntntntntiiiiil • Ensil • Ensil • Ensil • Ensil • Ensino Fno Fno Fno Fno Fundamental Iundamental Iundamental Iundamental Iundamental I

(1º ao 5º a(1º ao 5º a(1º ao 5º a(1º ao 5º a(1º ao 5º ano)no)no)no)no)

A Amipel, como co-irmã daAmiga (Associação dos Milita-res Inativos de Guaratinguetá eAdjacências), participou, no dia20 de novembro, representadapelo seu presidente, Cap Anto-nio Sérgio de Pinho, e pelo dire-tor de Comunicação, jornalistaJosé Alfredo Evangelista, daseleições para a renovação de suaDiretoria Executiva e ConselhosFiscal e Deliberativo.

Duas chapas se apresenta-ram para o pleito: Aliança, ten-do como seu candidato a pre-sidente o Sub Oficial José Fran-cisco Galli Manso (atualpresidente da Amiga); eRenovação Social, como candidato Sub OficialWaldir Guerra.

Os companheiros SubOficial Zélio e Barcelosestiveram na coordena-ção da mesa eleitoral,recebendo e encami-nhando às urnas os8.200 eleitores previstospara a votação, que ele-geu o Sub Oficial JoséFrancisco Galli, que vai

Eleições na Amiga

ASSOCIAÇÃO DOS MILITARES INATIVOS,PENSIONISTAS E AFINS DE LORENA

Rua José Rodrigues Alves, nº 56 - Vila Geny - Tel/Fax: 3157 4004

Acesse www.amipel.org e conheça um pouco mais a nossa Entidade.

Acial realiza palestrasobre bom humor no trabalho

dirigir a As-sociação nopróximo triê-nio - 2014/2016.

A Amipelmanifes tasuas con-gratulaçõespelo êxito e deseja suces-so à nova Diretoria eleitae se coloca à disposiçãopara, em parceria, buscaros objetivos comuns àsnossas Associações, Ami-pel e Amiga.

Um tema importante e atual:“A importância do bom humor noambiente de trabalho”. Foi estaa proposta que a Acial ofereceuaos empresários de Lorena nes-ta quarta-feira, dia 4, às 9h, emsua sede. Afinal, quando pessoasprecisam trabalhar juntas, se elasestiverem bem humoradas e fo-rem educadas umas com as ou-tras, é fato incontestável que oambiente fica muito melhor.

A palestra foi realizada pelo

CIEE (Centro de IntegraçãoEmpresa Escola), em parceriacom a ABRH-SP (AssociaçãoBrasileira de Recursos Huma-nos). O palestrante Marcelo Pin-to, conhecido como o palestran-te do bom humor, é um grandepropagador dos benefícios que oriso e o bom humor proporcio-nam à saúde e ao desenvolvimen-to pessoal e profissional.

Ponto para a Acial, pela ini-ciativa.

Os engenheiros e demais pro-fissionais, cujo piso salarial estáestabelecido na Lei 4.950-A/66,têm um aliado de peso na defesadesse direito. Trata-se do jurista eministro do Supremo Tribunal Fe-deral (STF) por dois períodos(1983-1990 e 1992-1997), Fran-cisco Rezek. Em palestra realiza-da a convite da FNE, na sede doSEESP, em São Paulo, no dia 23de outubro, ele desmontou os ar-gumentos dos adversários do pisoprofissional. Esses vêm alegan-do que a regra que determina va-lor equivalente a seis ou nove sa-lários mínimos para jornada diá-ria de seis ou oito horas, respecti-vamente, feriria o preceito consti-tucional segundo o qual é vedadaqualquer indexação ao mínimo.Conforme o antigo magistrado, oinciso IV do art. 7º, de fato, assimdetermina. No entanto, logo a se-guir, o texto afirma o direito ao piso

NONONONONOTÍCIASTÍCIASTÍCIASTÍCIASTÍCIASDDDDDA ÁREAA ÁREAA ÁREAA ÁREAA ÁREA

TECNOLÓGICATECNOLÓGICATECNOLÓGICATECNOLÓGICATECNOLÓGICA R. Expedicionário João Soares Faria, 60 - 3152 7209 - Centro

O piso salarial do engenheiro é constitucionalpara o profissional qualificado, o quegarante a validade da legislação.

O que garante a constitucionali-dade da Lei 4.950-A/66, que defineo piso dos engenheiros e de ou-tros profissionais?

Rezek – A Constituição de 1988não se limitou a recepcionar a lei efez exatamente o contrário daquiloque alguns governadores, como ado Maranhão (Roseana Sarney),supõem. Na realidade, deu estatu-ra constitucional ao piso salarial dostrabalhadores qualificados. Aqueleinciso IV do art. 7º da Carta diz efeti-vamente que o salário mínimo con-cebido para suprir as necessida-des do trabalhador em geral nãodeverá servir de referência para ou-tros cálculos. Mas logo em seguidavem o inciso V – que parece quemuita gente não leu –, que diz quehaverá piso salarial diferenciadopara categorias profissionais quali-

ficadas. O que mais me impressi-ona neste caso é que alguns go-vernantes, com apoio de juristasoficiais, entregaram-se ao espor-te de ler um dispositivo da Consti-tuição e não ler o seguinte. A im-pressão que se tem é que tudoque se contrapõe aos interessesdas categorias são pessoas, atémesmo do mundo jurídico, quenão apenas não leram a Consti-tuição inteira, mas que não leramnada do que a doutrina diz sobreisso ou do que o Supremo já dis-se a respeito. Que aquela regracontida no inciso IV é uma normainspirada na história recente doBrasil, de inflação galopante, emque ganhos de capital estavamsendo atrelados ao salário míni-mo e usava-se dele para reajus-tar aluguel, juros bancários, tudoo que há de mais estranho ao tra-balho. (Francisco Rezek fala à jor-nalista Rita Casaro)

Rua Major Oliveira Borges, 130 - 98131 6459

CabeleireiroCabeleireiroCabeleireiroCabeleireiroCabeleireiro & Maquiador & Maquiador & Maquiador & Maquiador & Maquiador

Page 8: 7 a 13 de dezembro de 2013 - Jornal Guaypacaré

B4B4B4B4B47 a 13 de dezembro de 20137 a 13 de dezembro de 20137 a 13 de dezembro de 20137 a 13 de dezembro de 20137 a 13 de dezembro de 2013

Jovens a partir dos dezes-sete anos, cada vez mais, têmprocurado se incluir no mer-cado de trabalho, para ajudarem casa e estabelecer certaindependência financeira dosresponsáveis. Entretanto, aprocura por mão de obra comesta faixa etária, em nossa ci-dade, não corresponde à de-manda. O programa JovemAprendiz necessita ser maisutilizado, uma vez que trarámuitos benefícios ao jovem,que passa a valorizar o esfor-ço e a administrar o que ga-nha. Desta forma, cresce ainserção social e fortalece oprocesso de cidadania.

Sabia que existe uma lei quedetermina a contratação de

Abra oportunidadesjovens com idade entre 14 e24 anos incompletos comoaprendizes? Empresas de mé-dio e grande porte são obriga-das a contratar uma cota de5% a 15% do seu quadro defuncionários cujas funçõesdemandem formação profissi-onal como aprendizes.

A contribuição só é perce-bida a partir de quando se dáa oportunidade. E aí? “Bora”renovar o seu quadro de fun-cionários? Acesse AprendizLegal e procure saber mais!

*************************

Já curtiu a página da Caba-na das Palavras? Ainda não?Participe! Mande seu textos epoesias!

A ideia já vinha de tempos: eraprimordial agregar jovens cora-ções e mentes ao grupo de aca-dêmicos. A iniciativa foi do prof.Nelson Pesciotta, que após apro-vação pelo plenário da Instituição,conclamou os alunos do colégiotécnico que possui o seu nome –Cotel – a comparecer na reuniãofestiva de agosto. Incorporamosa esses os alunos dos cursos su-periores, em especial os de Le-tras da Fatea, mas também os doUnisal e da EEL-USP.

Com edital lançado, houve o in-teresse de 20 jovens, que apre-sentaram sua produção literária,artística e cultural e integrarão aAcademia Jovem de Lorena.Seus nomes estão sendo publica-dos neste jornal e uma comissãofoi nomeada para acompanhar ainstalação e o início de funciona-mento da Academia Jovem. Pa-rabéns a eles.

Na reunião de novembro daAcademia de Letras, o compa-recimento foi grande, mesmo coma tarde chuvosa lá fora (e algoúmido também ali dentro do Au-ditório Padre Leôncio, do Unisal).Visitas ilustres, como a do agoramembro honorário Olavo Rubens,abrilhantaram nosso encontro.Aprendemos um pouco mais so-bre as circunstâncias e a polêmi-ca da morte de Juscelino Kubits-chek nas palavras de Carlos Ro-berto Medina e ouvimos JoséCarlos Castro lançando seu livro

Uma jovem Academia“Fazendo História e Cutucandoa Memória”.

Estamos em nosso quinto anode existência e, para 2014, as fes-tividades se referirão a essas bo-das de madeira que completare-mos. Os acadêmicos já se mobi-lizam para enviar os textos quecomporão nossa próxima coletâ-nea e a solicitação por apoio deempresas e dos órgãos públicoscontinua para viabilizarmos essae outras publicações.

Jovens membrosBeatriz Ignácio Neves, Camila

Loricchio Veiga, Daniel Viniciusda Silva, Danilo Passos Santos,Gabriela de Aquino Costa, Gus-tavo Andrés Diaz, Gustavo dePaula Rodrigues Alves, Heron deFreitas Santiago, Isnaldi Rodri-gues de Souza Filho, Jéssica deMoraes Silva, Jéssica Terezinhado Carmo Carvalho, João VictorPalhuca Braz, Júlia Siqueira Pi-nheiro, Lelienne Ferreira AlvesPereira Calazans, Lucca FerriNovaes Aranda Latrofe, PedroHenrique Martins de Almeida,Samira Florêncio Tito, ThiagoJosé de Souza Oliveira, Vânia deOliveira Alves e Wagner Ribeiroda Silva Neto.

Como comissão de acompa-nhamento da instalação da Aca-demia Jovem, foram nomeadosos acadêmicos Antonio SérgioCobianchi, Grasiele Augusta Fer-reira Nascimento, Luís FernandoRabelo Chacon e Neide Apare-cida Arruda de Oliveira.

Por Adilson Roberto Gonçalves

A Academia de Letras de Lo-rena tem a satisfação de convi-dá-lo (a) para a sessão literáriaque promoverá no dia 21 de de-zembro, às 16h, na Casa da Cul-tura, com o seguinte programa:Marquês de Paraná – a morteque abalou o Brasil – por Eduar-

Reunião mensalda Academia de Letras

do César Werneck; Pesquisa ecrônicas no Vale do Rio Paraí-ba do Sul – por Sônia Gabriel;Lançamento do livro Castelo deCartas – por Camila Larocchio;e Momento de Poesia.

Contamos com sua honrosapresença.

Nas locadoras / lojas

- Homem de Aço - ação, 2013,EUA. Sinopse: Klark Kent é umjovem jornalista, nascido no pla-neta Krypton. Adotado na Terrapor Martha e Jonathan Kent, orapaz vive atormentado, procuran-do uma razão de sua existênciacomo terráqueo e como utilizarseus superpoderes para ajudar ahumanidade a viver em paz e pro-teger aqueles que ama. Umanova forma de contar uma histó-ria que todo mundo conhece eama demais. Os fãs mais funda-mentalistas vão curtir sim; bomator no papel título, produção ca-prichada, tudo para agradar.

- Red - ação, 2013, EUA, comBruce Willis e outros. Sinopse: oagente aposentado da CIAFrank Moses reúne sua antigaequipe para uma perigosa mis-são em nível global, fazendo-osir até Paris, Londres e Moscoupara encontrar um dispositivoletal. Para realizar a tarefa, elesprecisam sobreviver à um exér-cito de terroristas e oficiais dogoverno, contando apenas comsuas táticas antigas e uns aos

Esta é a papelaria e gráficaRelâmpago, em plena rua Dr.Rodrigues de Azevedo. De re-lâmpago ela não deve ter nada,dada a natureza calma e vaga-rosa dos seus proprietários, oClóvis Andrade e seu irmão,cujo nome me foge agora.

Além de impressos e váriostipos de papel e revistas, apapelaria também vende li-vros. Aqui eu comprei osmeus primeiros livros; entreeles, o “Scaramouche”, de

Duas papelarias lorenensesRafael Sabatini, e o “Fausta”,de Michel Zevaco. Mas elesestão acabando com a vendade livros, que parecem não termuita saída.

A mesma coisa vem fazen-do o seu Ballerini, da outrapapelaria, onde o setor de li-vros foi desativado. Às vezespeço ao Arthur ou ao pai, au-torização para ir no depósitoda loja, a fim de dar uma espi-ada nos últimos livros que láexistem.

outros para salvar o mundo.

Animação legal

- Smurfs 2 - 2013. Sinopse: ovilão Gargamel quer a essência dosprotagonistas. Para atingir seu ob-jetivo, ele cria os Naughties, serespequeninos que são uma espéciede versão cruel dos Smurfs. Osheróis precisarão contar com a aju-da dos amigos humanos para sesalvarem das garras do inimigo.Quem gostou do primeiro vai seencantar com este também...

Seriado legal- Chicago Fire - 1ª tempo-

rada completa, EUA, 2012.Sinopse: uma íntima e pessoalvisão das vidas dos heróis docotidiano, seguindo as aventu-ras dos homens e mulheres dobatalhão 51 do Corpo de Bom-beiros de Chicago, os corajo-sos soldados do fogo, o esqua-drão de resgate e os paramé-dicos cujas ações fazem a di-ferença entre a vida e amorte. Os críticos consideramum programa de TV empol-gante. Confira os envolventes24 episódios.

Page 9: 7 a 13 de dezembro de 2013 - Jornal Guaypacaré

1 - Casa – Vila Zélia: 10x60m – Frente murada,garagem ampla, ponto comercial, 1 sala, área luz,4 quartos, 1 suíte, 1 banheiro social, copa, cozinhaconjugada, lavanderia, 1 dispensa, quintal, 1 edícu-la, 1 sala, 2 quartos, ‘ banheiro, lavanderia, 1 galpão– R$ 250.000,002 - Apartamento – Centro: Frente com grade, ga-ragem e portão eletrônico, sala com 2 ambientes, 2quartos,k 1 suíte, 1 cozinha, banheiro social, áreaserviço, dispensa, ar condicionado – R$ 350.000,003 - Sobrado – Vila Nunes: Garagem, 1 sala, 1cozinha, 1 banheiro social, 1 dispensa, 1quarto. Superior: 2 quartos, 1 banheiro social,sacada. – R$ 250.000,004 - Chácara Nobre – Estrada Lorena-Guaratinguetá: 15.500m² , área construída 500m²- R$ 1.000.000,005 - Casa – Vila Zélia: 15x60m – 300m² área constru-ída – Frente grade, estacionamento, jardim lateral.Sobrado: 2 salas, 1 lavabo, copa, cozinha,lavanderia.Superior: 1 sala, 2 quartos, 1 suíte, 1banheiro social, 1 sacada, quintal com jardim, canil,

Hamilton CustódioRua Cel. José Vicente, 256 - centroLorena - Tel: 3152 5354 / 9214 9039

piscina, salão de festa, churrasqueira, bar, sauna,oficina, 1 dispensa, 1 escritório, 1 quarto, 1 banheiro.– R$ 700.000,006 - Casa – Vila Zélia: Frente grade, garagem cober-ta, 2 salas, 3 quartos, 1 suíte, 1 banheiro social, co-zinha, copa, quintal, 1 edícula, 1 quarto, 1 banheiro,lavanderia, área de serviço, pia, gabinete, armárioembutido, saídas laterais. – R$ 320.000,007 - Casa – Vila Zélia: Frente com grade, garagempara 2 carros, 1 sala, 3 quartos, 1 sala de jantar, copa,cozinha, 1 escritório, quintal, rancho, lavanderia. –R$ 250.000,008 - Casa – Centro: Frente com grade, 2 garagens,parte coberta, jardim, varanda, 2 salas, 1 escritório, 4quartos, 2 banheiros sociais, 1 copa, 1 cozinha, 2edículas, lavanderia, dispensa, jardim. – R$600.000,009 - Casa – Vila Nunes: Garagem, varanda, sala, copae conzinha conjunta, 1 banheiro social, corredor, 2quartos, lavanderia, área de serviço, quintal. – R$170.000,0010 - Sobrado – Santo Antônio: Frente murada,garagem ampla, portão eletrônico, varanda coberta,1 escritório, dispensa, 1 banheiro social, 1 sala, 1

[email protected]

CONSULTE UM ARQUITETO - “JOSCELEY ARQUITETO” 9785 2502

Imóveis à Venda

B5B5B5B5B57 a 13 de dezembro de 20137 a 13 de dezembro de 20137 a 13 de dezembro de 20137 a 13 de dezembro de 20137 a 13 de dezembro de 2013

AtençãoExcelente Oportunidade

Lotes à vendaBAIRRO ATERRADOMedindo 5 m x 25 mValor: R$ 22.000,00

Rua Dom Bosco, 129 - CentroTel/fax.: (12) 3153 2570 (12) 3153 1584www.domboscoimoveis.com.br

CRECI 104.750TERRENOS A VENDA1 - Condomínio Fechado em Cacho-eira Paulista - Medindo 10 m x30 m- OBS: Próximo à Canção Nova - Va-lor: R$ 100.000,002 - Portal das Palmeiras - Medin-do 9 m x 25 m - Valor: R$ 45.000,00- OBS: Atrás da Nexans3 - Av: Eugênio Borges – VILA CIDA- Medindo 10 m x 25 m - OBS: Esquinae Murado - Valor: R$ 85.000,004 - Rua: Alferes P. Lorena – PARQUEMONDESIR - Medindo 12 m x 45 m -Valor: R$ 120.000,005 - R: Luiz Gonçalves – VILA GENI -Medindo 10 m x 30 m - Valor: R$200.000,006 - Rua: Egito – VILA RICA - Medindo14 m x 28 m - Valor: R$ 75.000,007 - 2 lotes medindo 10 m x 25 m(cada) Pico dos Marins – PIQUETE -Valor: R$ 35.000,00 (cada)8 - Rua: Paraiba – INDUSTRIAL - Me-dindo 12 m x 35 m - Valor: R$110.000,009 - Rua: Silvio Costa c/ Rua: MinasGerais – INDUSTRIAL - Medindo 10m x13 m - Valor: R$ 55.000,0010 - Rua: Amâncio L. Figueiredo –VILA HEPACARÉ - Medindo 10 m x30 m - Valor: R$ 120.000,0011 - Residencial Filippo Augusto –Guaratinguetá - Medindo 274 m² -Valor: R$ 350.000,00

CASA A VENDA1 - Rua Bispo César – Industrial –R$ 140.000,002 - Rua: Colômbia – VILA RICA -Valor: R$ 100.000,003 - Rua: Cel. José Vicente – VILAHEPACARÉ - Valor: R$ 350.000,004 - Casa - Rua Pernambuco - Indus-

trial - R$ 160.000,005 - Rua: Colombia - VILA RICA - Valor:R$ 150.000,00 - OBS: AceitaFinanciamento CEF6 - Rua: C – PORTAL DA PALMEIRAS- Valor: R$ 125.000,00 - OBS: 02 casas7 - R: J. A. de Almeida Gonzaga –BAIRRO DA CRUZ - Valor: R$220.000,008 - Rua: José Cóppio – Santo Antonio- Valor: R$ 170.000,009 - Rua: Ipê – Bairro da Cruz - Valor:R$ 180.000,00 - OBS: Terreno 10 m x50 m10 - Rua: Goes Monteiro – BAIRRODA CRUZ - Valor: R$ 150.000,00 - Ter-reno 10 m x 30 m11 - Rua: Caetés – INDUSTRIAL - Va-lor: R$ 125.000,00 - Terreno: 10 m x15 m12 - Rua: Major Faustino César -CABELINHA - Valor: R$ 120.000,0013 - Rua: Paraná – INDUSTRIAL - Va-lor: R$ 220.000,0014 - Rua: Nove de Julho – CENTRO -Valor: R$ 140.000,0015 - Rua: Alameda Durvalina Castro– PARQUE RODOVIAS - Valor: R4130.000,00 - Terreno 6 m x 30 m16 - Rua: Paulo Roberto Tavares –São Roque - Valor: R$ 100.000,0017 - Av. São Paulo – Santo Antonio -Valor: R$ 145.000,00 - OBS: AceitaFinanciamento CEF18- Rua: João Rodrigues da Silva –PONTE NOVA - Valor: R$ 30.000,00

GALPÃO COMERCIAL – VENDA1 - Rua: M.M.D.C. – Vila Passos -Medindo + ou – 300 m² - Valor: R$170.000,002 - Rua: Guaicurus – VILAHEPACARÉ - Valor: R$ 180.000,00

CHÁCARA1 - Bairro Aterrado - Medindo10m x 60m - OBS: Próximo à Ro-lossak - Valor: R$ 75.000,002 - Vila Portugal – PONTE NOVA -Medindo 20 m x 50 m = 1.000 m²(cada) - Valor : R$ 60.000,00(cada)

IMÓVEIS PARA LOCAÇÃO1 - Rua: Tupi – VILA HEPACARÉ -Valor: R$ 700,00 + Com.+ IPTU2 - Apartamento - R: TenenteLuna – CENTRO - Valor : R$1.000,00 + IPTU3 - Rua: Henriqueta Vieira Lorena– PARQUE DAS RODOVIAS -Valor: R$ 600,004 - Rua: Cel. José Vicente – IN-DUSTRIAL - Valor: R$ 800,005 - Rua: Vila São Benedito – VilaHepacaré - Valor: R$ 800,00

PONTO COMERCIALPARA LOCAÇÃO

1 - Rua: José Leopoldo Cordeiro– VILA NUNES - Valor: R$ 800,002 - Rua: Pedro Branco – VILAGENI - Valor: R$ 700,003 - SALÃO COMERCIAL - Rua:Maria José Junqueira – JARDIMMARGARIDA - Valor: R$ 1.200,00

Imobiliária MiletAv. Papa João XXIII, 278 - Tel/Fax 3153 1033

Imóveis - GeralCasa Centro - Praça do Rosário – Cód. 2020 - Garagem para02 carros / 02 salas / 06 quartos / copa /cozinha um armário / 02banheiros / quintal pequeno / área de serviço. Valor: 700.000,00 —Bom para empresa. – Tel.: 3153-1033 Apartamento Bela Vista – São Paulo – Cód. 203002 salas / quarto / cozinha / banheiro / área de serviço - Valor:300.000,00 – Tel. 3153-1033 Sítio em Silveiras – S/P - 34 alqueires - Valor: R$ 12.000,00 oalqueire – Tel. 3153-1033 Sobrado Vila Passos – Lorena Cód. 1051 - Em baixo: ga-ragem / sala de TV / sala de jantar / banheiro / área de serviço / copa-cozinha / quintal - Em cima: 02 quartos e 01 banheiro - R$ 160.000,00- Tel.: 3153-1033 Apartamento Centro – Lorena Cód. 1052 - Sala / 02 quar-tos / banheiro / área de serviço / quintal - R$ 160.000,00 - Tel.:3153-1033 Casa Centro – Lorena — perto da Igreja Matriz - Garagem / 03quartos / copa / cozinha / área de serviço - Terreno 12x27mts² - R$270.000,00 - Tel.: 3153-1033

Apto. no centro – Lorena— bem localizado. Prédio comelevador. Possui garagem com vaga para 01 carro - Living; 02quartos sendo um suite; sala; banheiro social; Sacada. Valor: apt. de250.000,00 e de 270.000,00. Casa no Bairro Santo Antonio – Lorena. Possui garagem para02 carros; sala; quarto; cozinha; banheiro; quintal pequeno, área deserviço. 05,35 X 22 m. quadrados. Total: 117,70. Casa: Bairro Santo Antonio - Lorena - Possui: sala; 03 quartos;sala; banheiro; copa; cozinha; quintal; área de serviço; edícula. Ter-reno: 12 X 54 m. Valor: 240.000,00

Apto. – terceiro andar Village das Palmeiras - Cód. 2013 - Possui:Portão eletrônico; sala; garagem para 02 carros; sala de visita e sala dejantar; 03 quartos; 01 suite; cozinha com armário; banheiro social; área deserviço; lavanderia e churrasqueira; Valor: 350.000,00 Casa Centro - Lorena - Cód. 1060 - Sala / 02 quartos / copa / cozinha/ banheiro / área de serviço - R$ 140.000,00 - Tel.: 3153-1033 - Sítio emCampos Novos de Cunha – Cód. 1064 - Sala / 04 quartos / 02 suítes / copa/ cozinha / 02 banheiros - R$ 350.000,00 - Tel.: 3153-1033

Casa São Roque - Lorena - Garagem / Sala / 02 quartos / Banheiro

/ Copa / cozinha / Área de serviço / Edícula - Terreno: 15x30mts²- R$ 180.000,00 - Tel.: 3153-1033 Casa – Cód. 1069 - 02 Salas / 03 quartos / suíte/ copa / cozinha/ 04 banheiros / quintal / 02 áreas de serviço / edícula - Terreno:40x70=2800 mts² Construção: 300 mts² + 80mts² nos fundos - R$550.000,00 - Tel.: 3153-1033 Casa Mondezir – Lorena Cód. 1067 - Garagem p/ 02 carros / 02salas / 03 suítes / copa / cozinha / 04 banheiros / quintal / área deserviço / quartinho nos fundos. R$ 450.000,00 - Tel.: 3153-1033 Casa Vila Geny – Lorena. Garagem / sala / 02 quartos / cozinha/ banheiro / quintal / área de serviço / edícula quartinho nos fundos.R$ 170.000,00 - Tel.: 3153-1033 Terreno na Praia Grande – Santos – Cód. 1070 - Medida: 30x120mts² - R$ 150.000,00 - Tel.: 3153-1033 Sobrado 02 pavimentos — Vila Celeste – Lorena Cód. 1076- Em cima: 02 terraços; 04 quartos; escritório; hall e banheiro. Embaixo terraço; Living; garagem; sala; copa; cozinha; quarto e áreacoberta. Terreno: 15 X 50m Construção 420 m2 - R$ 800.000,00- Tel.: 3153-1033 Pico dos Marins - 2 lotes de 250mts² por R$ 35.000,00 cada um/ outro de 350mts² por R$ 45.000,00 - Tel.: 3153-1033 Vende apartamento – São José dos Campos S/P Cód. 1079- Apart. Próximo ao Shopping Center Vale - Garagem para 02carros; Sala; 02 quartos; copa; cozinha; banheiro; área de serviço.Valor: R$ 240.000,00 — 80mts quadrados ; aceita troca comimóvel em Lorena.

banheiro com blindex. Superior: 1 sala com 2 am-bientes, 3 quartos (2 com sacada), 1 banheiro socialcom blindex, lavanderia, quintal,rancho coberto, pis-cina com hidro, cascata, aquecimento solar, chur-rasqueira, 1 galpão 100m² - R$ 320.000,0011 - Casa – Santo Antônio: Frente murada, varan-da, garagem coberta para 2 carros, corredor late-ral, sala com 3 ambientes, corredor, 2 quartos comsuíte, banheiro com Box, copa, quintal, rancho, la-vanderia, área serviço, 1 banheiro, edícula, 1 quarto,cozinha, churrasqueira, quiosque. – R$ 240.000,0012 - Santo Antônio – Terreno: 10x30m – 3 casas– Entrada para carro. – R$ 120.000,0013 - Casa - Guaratinguetá: Bairro Beira Rio I:Frente murada, garagem ampla, varanda, 1 sala com½ ambientes, 1 banheiro social, 2 quartos e 1 suíte,copa, cozinha, corredor, quintal, lavanderia e áreade serviço, quintal com piso, rancho 1 quarto, 1banheiro. – R$ 290.000,0014 - Casa Nobre – Centro: R$ 1.000.000,00.15 - Casa – Centro: Varanda com grade de prote-ção, 1 sala, 3 quartos, 1 banheiro, copa, cozinha,área luz, quintal, corredor, lavanderia, dispensa,canil – R$ 180.000,0016 - Sobrado – Cidade Industrial:Inferior: Garagem ampla, portão eletrônico, 3 sa-las, 1 quarto, 1 suíte, copa, cozinha, área de luz,área de serviço, banheiro social, rancho, churras-queira, piscina, pomar, tanque depeixes. Superior: 2 quartos grandes, 1 banheirosocial, 1 closet, 1 sacada. R$ 580.000,00

Vendas, locaçõese administração de imóveis

Rua Lulu Meyer, 135 – Vila Zélia - 3301 3777 – 3301 3776www.houseim.com.br / [email protected]: 128.533

Creci: 9424

CRECI 63.017

• Aplicação de grafiato• Pintura • Pisos • Azulejos,• Manuntenção residencial, Etc.

SE

RV

IÇO

S:

QU

ALI

DA

DE

GA

RA

NTI

DA

Carlos - 3153 1416

ComunicadoA IRMANDADE DA SANTA CASADE MISERICÓRDIA DE LORENA tor-na público que recebeu da CETESB aLicença de Instalação N° 3002463para Hospital à R DOM BOSCO, 562,CENTRO, LORENA.

A Prefeitura de Lorena alte-rou algumas regras para quita-ção do IPTU (Imposto Predial eTerritorial Urbano) e do ISS (Im-posto Sobre Serviços), além dastaxas municipais, para o exercí-

Prefeitura diminui desconto para pagamentoem parcela única do IPTU 2014

cio de 2014. Segundo a Secreta-ria de Finanças, os carnês co-meçam a ser entregues por cor-reio neste mês de dezembro,para os cerca de aproximada-mente 29 mil imóveis cadastra-dos no município.

Os contribuintes que pagaremo IPTU 2014 em cota única, comvencimento em 10 de janeiro, te-rão desconto de 40% e não maisos 50% concedidos até então.Aqueles que não puderem pa-gar à vista, poderão realizar oparcelamento em até 12 vezes(até então, o parcelamento ocor-ria em até 10 vezes), começan-do o pagamento da primeira par-cela no dia 10 de janeiro.

Taxa dos BombeirosA chamada Taxa dos Bombei-

ros deverá ser quitada em únicaparcela, com vencimento em 10/2/2014. O boleto será enviado nocarnê do IPTU.

A taxa é uma exigência da LeiComplementar nº 77/2009, pelautilização efetiva ou potencial dosserviços de assistência, preven-ção e combate a incêndios, ser-viços de busca, resgate e salva-mento, dentre outros serviços.

A lei é fruto de convênio entreos governos estadual e munici-pal. A cobrança gerará recursospara o Fundo Especial de Bom-beiros, criado pela mesma legis-lação, para aquisição de equipa-

mentos de segurança, compra denovas viaturas, despesas de ser-viços e pessoal necessários aodesempenho das atividades deBombeiros.

O pagamento da taxa é obri-gatório para os proprietários deimóveis residenciais, comerciaise industriais. As exceções são osproprietários de terrenos/lotes eimóveis cujas áreas construídasnão excedam os 70 m².

O horário de atendimento dosetor de Tributação da Prefeitura(av. Cap Messias Ribeiro, 625) édas 9h às 17h, de segunda à sex-ta. No recesso de fim de ano, osetor funcionará normalmente,menos nos dias 24 e 31.

Ao invés dos 50% habituaispara pagamento à vista,agora o desconto seráde 40%. Lorenense tambémpassa a ser obrigadoa pagar Taxa dos Bombeiros

Page 10: 7 a 13 de dezembro de 2013 - Jornal Guaypacaré

IMOBILIÁRIA BASTOSRua Barão da Bocaina nº37 - Centro3153-3048 / 3153-2822 / 98868 3048

IMÓVEIS PARA ALUGAR

PONTO COMERCIAL:

AV. 22 DE MARÇO- CANAS- SALÃO – BANHEIROAV. 22 DE MARÇO- SALÃO – BANHEIRO- COZINHA-DEPOSITO.R. FREDERICO RAMOS- CENTRO- 02 SALA DERECEPÇÃO- ESCRITORIO- 02 BANHEIROS- CO-ZINHA- QUARTO DE DESPEJO- AREA DE SERVI-ÇO.AV. TARGINO VILELA NUNES- VILA NUNES- SA-LÃO- COPA- 02 BANHEIROS.AV. PAPA JOÃO XXIII- VILA NUNES- SALÃO - BA-NHEIROS- COPA- ESCTRITORIO.R. JOSE DE ALENCAR - VILA NUNES- PATIO- GAL-PÃO-ESCRITORIO- BANHEIRO.R. TENENTE MANOEL BARBOSA- GALPÃO.R. GODOY NETO- VILA ZELIA- SALÃO- BANHEI-RO-COPA.AV. TARGINO VILELA NUNES- VILA NUNES- SA-LÃO -COPA- 02 BANHEIRO- AREA DE SERVIÇO.AV. SÃO THOMAZ- VILA HEPACARE- SALÃO - BA-NHEIRO.R. SÃO BENEDITO- CENTRO- VITRINE- SALÃO-COPA- COZINHA- 02 BANHEIRO- 04 SALS COMER-CIAIS.AV. CEL. JOSE VICENTE- CENTRO- SALA DE RE-CEPÇÃO- 02 ESCRITORIO- COPA- BANHEIRO-.R. MAJOR DE OLIVEIRA BORGES- CENTRO-SALÃO- COPA/COZINHA- BANHEIRO- AREA DESERVIÇO- QUINTAL.AV. NOSSA SENHORA DE FATIMA- VILA ZELIA-SALÃO- BANHEIRO.AV. CEL. MARCIANO- SANTO ANTONIO- SALÃO-BANHEIRO.AV. SÃO JOSE - CENTRO- SALÃO COMERCIAL-BANHEIRO.AV. PAPA JOÃO XXIII- VILA NUNES- SALÃO COM180 M2, BANHEIRO- PATIO P/ 05 CARROS.R. MAJOR DE OLIVEIRA BORGES- CENTRO-VA-RANDA- RECEPÇÃO- BANHEIRO-04 SALAS- AREADE LUZ- QUINTAL.R. MAJOR DE OLIVEIRA BORGES- CENTRO-SALÃO COMERCIAL- BANHEIRO- QUINTAL.R. FREDERICO RAMOS- CENTRO- SALÃO GRAN-DE- BANHEIRO.AV. TARGINO VILELA NUNES-SALÃO COMERCI-LA- BANHEIRO- DEPOSITO.R. SÃO BENEDITO- CENTRO— SALÃO -BANHEI-RO.

IMÓVEL DE 01 QUARTO:

R. JOÃO DE AQUINO- BAIRRO DA CRUZ- SALA-COZINHA- BANHEIRO- 01 QUARTO- AREA DESERVIÇO- QUINTAL..R. SEBASTIÃO RIBEIRO GUIMARÃES- VILA NU-NES- VARANDA- GARAGEM- SALA- 01QUARTO-COZINHA- BANHEIRO- AREA DE SERVIÇO- QUIN-TAL PEQUENO.R. TARGINO VILELA NUNES- VILA NUNES - SALA-01 QUARTO - COZINHA- BANHEIRO- AREA DESERVIÇO.R. COM. CUSTODIO VIEIRA- CENTRO- SALA-QUARTO- COZINHA- BANHEIRO- AREA DE SER-VIÇO.R. JOSE MACHADO COELHO DE CASTRO- CEN-TRO- VARANDA- SALA- 01 QUARTO- SALA- COZI-NHA- BANHEIRO- AREA DE SERVIÇO.R. ALEXANDRE FERREIRA PEDRO- CENTRO-SALA- 01 QUARTO- COZINHA- BANHEIRO- AREADE SERVIÇO.

IMÓVEL DE 02 QUARTOS:

R. MAJOR DE OLIVEIRA BORGES- CENTRO-APTO- SALA- 02 QUARTOS- COZINHA- BANHEI-RO- AREA DE SERVIÇO.R. AMELIA PEREIRA- VILA ZELIA-(CHACARÁ DE1.500 m- COM 02 QUARTOS).R. CEL. BRAULIO- CENTRO- SALA- 02 QUAR-TOS- COZINHA- BANHEIRO- AREA DE SERVI-ÇO- QUINTAL.AV. OSWALDO ARANHA- VILA ZELIA- VARAN-DA-GARAGEM-SALA- 02 QUARTOS- C/ SUITE-COPA/COZINHA- BANHEIRO SOCIAL- AREA DESERVIÇO.R. FREDERICO RAMOS- CENTRO- (APTO)-SALA- COZINHA- BANHEIRO-02QUARTOS(ARMARIOS EMBUTIDO)- AREA DESERVIÇO.AV. SÃO JOSE - CENTRO- APARTAMENTO- SALA-02 QUARTOS- COZINHA- BANHEIRO- AREA DE

SERVIÇO.R.21 DE ABRIL- CENTRO- VARANDA-SALA-02QUARTOS-COZINHA-BANHEIRO-AREA DESERVIÇO- QUINTAL.R. JAIR JANUZELLI- VILA NUNES- VARANDA-GARAGEM- SALA- 02 QUARTOS- 01 SUITE- CO-ZINHA- BANHEIRO SOCIAL- AREA DE SERVIÇO-QUINTAL.R. ADEMAR DE BARROS - NOVA LORENA- VA-RANDA- GARAGEM- SALA- 02 QUARTOS- COZI-NHA- BANHEIRO- AREA DE SERVIÇO- QUARTODE DESPEJO- QUINTAL.R. PASCHOAL DEL MONACO-CENTRO- VARAN-DA- GARAGEM- SALA- 02 QUARTOS- COZINHA-BANHEIRO- AREA DE SERVIÇO- DEPENDENCIADE EMPREGADA.R. PADRE JUSTINO JOSE LORENA- VILA PAS-SOS- VARANDA- GARAGEM- SALA- 02 QUAR-TOS- COZINHA- BANHEIRO- AREA DE SERVI-ÇO- QUINTAL.R. ALEXANDRE FERREIRA PEDRO- CENTRO-VARANDA- GARAGEM- SALA- 02 QUARTOS- CO-ZINHA- BANHEIRO- AREA DE SERVIÇO-QUAR-TO DE DESPEJO QUINTAL.R. PEDRO BRANCO- VILA GENY- VARANDA-GA-RAGEM-SALA- 02 QUARTOS- 01 SUITE-BANHEI-RO SOCIAL-COZINHA- AREA DE SERVIÇO.R. JOVINO BALBINO- VILA NUNES- VARANDA-GARAGEM- SALA- 02 QUARTOS- COZINHA- BA-NHEIRO- AREA DE SERVIÇO- QUINTAL.R. DOLORES FLORENZANO VIDAL- VILA NU-NES- VARANDA- GARAGEM- SALA- 02 QUAR-TOS- COZINHA- BANHEIRO- AREA DE SERVI-ÇO- QUINTAL.AV. MEXICO- VILA RICA- ENTRADA P/ CARRO-SALA- 02 QUARTOS- COZINHA- BANHEIRO-AREA DE SERVIÇO-QUINTAL.AV. MEXICO- VILA RICA- ENTRADA P/ CARRO-SALA- 02 QUARTOS- COZINHA- BANHEIRO-AREA DE SERVIÇO-QUINTAL.R. FREDERICO RAMOS- CENTRO-SALA- COZI-NHA- BANHEIRO- AREA DE SERVIÇO- 02 QUAR-TOS- AREA DE SERVIÇO.R. SEBASTIÃO LOPES DE ARAUJO- VILA GENY-ENTRADA P/ CARRO- SALA- 02 QUARTOS- CO-ZINHA- BANHEIRO- AREA DE SERVIÇO- QUIN-TAL.R. PASCHOAL DEL MONACO- CENTRO- ENTRA-DA P/ CARRO- SALA- COZINHA- BANHEIRO- -02QUARTOS- AREA DE SERVIÇO- QUARTO DEDESPEJO C/ BANHEIRO- QUINTAL.AV. ANGELO MOLINARI- VILA GENY-VARANDA-GARAGEM- SALA- 02 QUARTOS- COZINHA- BA-NHEIRO- AREA DE SERVIÇO- RANCHO-QUIN-TAL.R. VIRGILINA DE AQUINO MARQUES-SÃO RO-QUE- VARANDA- GARAGEM- SALA- 02 QUAR-TOS- COZINHA-BANHEIRO AREA DE SERVIÇO-QUINTAL.AV. NOSSA SRA. DE FATIMA- BAIRRO DA CRUZ-VARANDA- GARAGEM- SALA- 02 QUARTOS- CO-ZINHA -BANHEIRO- AREA DE SERVIÇO- QUIN-TAL.

IMÓVEL DE 03 QUARTOS:

R. ADELINA ALVES FERRAZ- VILA GENY- ENTRA-DA P/ CARRO- SALA- 03 QUARTOS- COZINHA-BANHEIRO- AREA DE SERVIÇO.R. MARILIA- VILA ZELIA- VARANDA- GARAGEM-SALA- 03 QUARTOS- COZINHA- 02 BANHEIRO-AREA DE SERVIÇO- QUARTO DE DESPEJO-QUINTAL.R. PAULO CARDOSO- CENTRO- VARANDA- GA-RAGEM-(VARIOS CARROS)- SALA- 03 QUARTOS-COZINHA- BANHEIRO- AREA DE SERVIÇO-QUARTO DE DESPEJO-( ENTRADA INDEPEN-DENTE).R. RUI BARBOSA- VILA PASSOS- VARANDA-GA-RAGEM- SALA- 03 QUARTOS- COZINHA- BA-NHEIRO- AREA DE SERVIÇO- QUINTAL.R. ANTONINO ROSA JUNIOR- CENTRO- VA-RANDA- SALA-03 QUARTOS- COZINHA- BA-NHEIRO- AREA DE SERVIÇO.R. MAJOR JOAQUIM LUIS BASTOS- CENTRO-VARANDA- GARAGEM-SALA- 03 QUARTOS- CO-ZINHA-BANHEIRO- AREA DE SERVIÇO-QUAR-TO DE DESPEJO- QUINTAL.R. ASP. EDUARDO ARECO- MONDESIR- VARAN-DA- GARAGEM- SALA- 03 QUARTOS- 01 SUITE-COPA/COZINHA-BANHEIRO SOCIAL- AREA DESERVIÇO- QUARTO DE DESPEJO C/ BANHEI-RO- QUINTAL.R. ANTONIO ESCADA- SANTA EDWIRGES-VA-RANDA-GARAGEM- SALA- 03 QUARTOS-01 SUI-

TE- BANHEIRO SOCIAL- AREA DE SERVIÇO- DE-PENDENCIA DE EMPREGADA- QUINTAL.R. HEPACARE- CENTRO- SALA- 03 QUARTOS-COPA- COZINHA- BANHEIRO AREA DE SERVI-ÇO- QUINTAL.AV.GAL. EDUARDO ARECO- VILA GENY- VA-RANDA- GARAGEM- SALA- 03 QUARTOS- 01SUITE- BANHEIRO SOCIAL- AREA DE SERVI-ÇO- QUINTAL. (IMOVEL RECEM CONSTRUI-DO).R. MARIA MEYER- VILA ZELIA- VARANDA- GA-RAGEM- SALA- 03 QUARTOS- 01 SUITE- COPA/COZINHA-BANHEIRO SOCIAL-AREA DE SER-VIÇO- QUARTO DE DESPEJO- RANCHO- PIS-CINA-QUINTAL.AV. SÃO PEDRO- OLARIA- VARANDA- GARA-GEM- SALA- 03 QUARTO- 01 SUITE- BANHEI-RO SOCIAL- SALA DE TV- TERRAÇO- AREA DESERVIÇO-QUARTO DE DESPEJO- QUINTAL.R. DALMO ALVES- VILA GENY- VARANDA- GA-RAGEM- SALA- 03 QUARTOS- COZINHA- BA-NHEIRO- AREA DE SERVIÇO- QUINTAL.R. RIO DE JANEIRO- INDUSTRIAL- VARANDA-GARAGEM-(VARIOS CARROS)- SALA- 04QUARTOS- 01 SUITE- BANHEIRO SOCIAL-COZINHA- DISPENSA-RANCHO- CHURRAS-QUEIRA- PISCINA- QUARTO DE DESPEJO-QUINTAL- RANCHO.R. JOÃO AUGUSTO DE LIMA- PARQUE DAS RO-DOVIAS- VARANDA- GARAGEM- SALA- 03QUARTOS- 01 SUITE- BANHEIRO SOCIAL-AREA DE SERVIÇO- DEPENDENCIA DE EM-PREGADA- QUINTAL.R. PLACIDIA ROMEIRO FERNANDES- VILAGENY- VARANDA- GARAGEM- SALA- 03 QUAR-TOS-COZINHA- BANHEIRO-AREA DE SERVI-ÇO- QUINTAL.R. JOAQUIM FERREIRA PEDRO— CENTRO-VARANDA- GARAGEM-SALA- COZINHA- BA-NHEIRO- 03 QUARTOS- AREA DE SERVIÇO-QUINTAL.R. MONTE CASTELO- VILA PARAIBA- GUARÁ-(APARTAMENTO)- 02 VAGAS NA GARAGEM-SALA-03 QUARTOS- 01 SUITE-COZINHA- AMERICANA-LAVABO-BANHEIRO SOCIAL- VARANDA GOUR-MET- PLAYGROUND-SALA DE GINASTICA.R. PADRE JUSTINO JOSE LORENA- VILA PAS-SOS- VARANDA- GARAGEM-SALA- 03 QUAR-TOS- COZINHA- BANHEIRO SOCIAL- DEPEN-DENCIA DE EMPREGADA- RANCHO- QUINTAL.AV. SÃO PEDRO- OLARIA- VARANDA- GARA-GEM-(VARIOS CARROS)- SALA- COPA -COZI-NHA- BANHEIO- 03 QUARTOS- 01 SUITE- DE-PENDENCIA DE EMPREGADA- QUARTO DEDESPEJO- RANCHO- CHURRASQUEIRA- FO-GÃO A LENHA- QUINTAL.

IMOVEIS PARA VENDER:

R. BISPO CESAR-INDUSTRIAL-VARANDA-GA-RAGEM-SALA-02 QUARTOS-AREA DE SERVI-ÇO.R$ 160.000,00R.Antonio José de Almeida- R.25- Vila Nunes- gara-gem-varanda-02 quartos-cozinha-banheiroR$ 150.000,00R. VILLAGE DAS PALMEIRAS- CENTRO- SACA-DAS-GARAGEM-SALA-03QUARTOS-COPA/CO-ZINHA-BANHEIRO-AREA DE SERVIÇO. R$210.000,00R. BISPO CESAR-INDUSTRIAL-VARANDA-GA-RAGEM-SALA-03 QUARTOS (sendo 1 suíte)-AREA DE SERVIÇO.R$ 210.000,00Rua Delfin Bitencourt- Prox.Centro - varanda-garagem-sala-copa-cozinha-03 quartos-suíte-quintalR$ 245.000,00Terreno Vilage Palmeiras - medindo 6x28R$ 75.000,00R. LUIS GONZAGA SOBRINHO- VILLAGE DASPALMEIRAS-GARAGEM- SALA- COZINHA- BA-NHEIRO-02 QUARTOS-AREA DE SERVIÇO-QUINTAL. R$ 160.000,00AV. PEIXOTO DE CASTRO- 02 AREAS A VENDACOM METRAGEM DE 1.500 M2- SENDO 1 DEESQUINA. CONTATO 97864589.R. ANTONIO JOSE DE ALMEIDA- VILA NUNES-GARAGEM- SALA- COZINHA-BANHEIRO- 02QUARTOS- AREA DE SERVIÇO- QUINTAL. R$160.000,00R. ANTONIO AZEVEDO DE CASTILHO- NOVALORENA- TERRENO 10X22. R$ 100.000,00.R. RUFINO TORRES- OLARIA- TERRENO930X21 R$ 90.000,00

CRECI 29269

R. Dr Rodrigues de Azevedo, 184 - Centro - 3153 4987 / 3301 0888Visite nosso site: www.imobiliariasilviapinheiro.com.br

Imobiliária Estrutura CRECI 54252 Silvia Pinheiro Negócios Imobiliários CRECI 54252

IMÓVEIS A VENDA:

R$ 85.990,00- BAIRRO CABELINHA-STUDIO PARA INVESTIDORES

ENTREGA EM 2015.

R$ 1300.000,00- ÁREA RURAL - 33 ALQUEIRES-ENTRE LORENA E PIQUETE -SERVIDA PORRODOVIA ASFALTADA SEM BENFEITORIASR$ 185 MIL- TERRENO VILLAGE LORENA- 12X 25 – (c- 432)R$ 80 MIL-TERRENO 12 x 30- Rua: 24 de abril-Próximo ao Mondezir ( c- 407)R$ 50 MIL- TERRENO 5 X 30 –– Rua: Ama-zonas –Bairro Cidade Industrial– ( c- 351)R$ 60 MIL- TERRENO 5 X 30 –Rua: Expedicio-nário Sebastião Ribeiro Guimarães- Vila Nunes(c-372)R$ 130 MIL-CASA- CENTRO-Rua: Paulo Car-doso-2 quartos-sala-varanda-quintal pequeno-banheiro –cozinha- (c-415)R$ 130 MIL-CASA NOVA- VILA BRITO-Rua: An-tonio Mena-2 quartos- sala- cozinha- banheiro-entrada para carro –área de serviço( c- 425)R$ 140 MIL- TERRENO 12 X 30 –– Rua:Bororós -– Vila Hepacaré – ( c- 299)R$ 140 MIL - TERRENO 13 X 39 -VILA PASSOS-Rua: Silveiras – (c- 293)R$ 120 MIL - CASA - VILA CELESTE- Av. PadreJoão Renauldin 2 quartos- sala-cozinha – banhei-ro- entrada para carro -( c- 323)R$ 150 MIL - CASA - VILA CELESTE- -Av. PadreJoão Renaudin – 2 quartos- sala-cozinha-banhei-ro- garagem-( c- 321)R$ 130 MIL - CASA – SANTO ANTONIO - RuaJosé Cóppio - 2 quartos – sala – cozinha – ba-nheiro – área de serviço - garagem – (c- 356 )R$ 150 MIL- CASA –BAIRRO DA CRUZ- Rua:Amélia Pereira- 1 quarto-sala-cozinha-banheiro-quintal- Terreno mede 7,5 X 50 ( c-373)R$ 150 MIL - APARTAMENTO NOVA LORENA-Rua: Pascoal Del Mônaco- 2 quartos- sala de estare jantar- banheiro social-área de serviço.( c-005)R$ 150 MIL- SÍTIO SANTA LUCRÉCIA ( c-426)R$ 160 MIL- CASA- VILA NUNES-Rua: José Leo-poldo Cordeiro –Rua 21- 2 quartos- sala- cozinha-banheiro-garagem-quintal pequeno-(c- 406)R$ 160 MIL- APARTAMENTO –CENTRO –Rua:Francisco Canettieri – 2 quartos(sendo 1 suíte)-sala-cozinha- quintal-banheiro-área de serviço (c- 428)R$160 MIL- CASA- COM II -Rua: 3 - 2quartos(sendo 1 suíte)- sala- cozinha americana -banheiro-garagem-quintal pequeno-forno a lenha-(c- 424)R$ 160 MIL-CASA-VILA CIDA- Av. Eugenio Bor-ges- 3 quartos(sendo 1 suíte- sala-cozinha-ba-nheiro social-lavanderia-garagem-( c-404)R$ 160 MIL - CASA- NOVA LORENA - Rua: Pas-coal Del Mônaco 2 quartos- sala - banheiro –quartode despejo –cozinha- garagem ( c-375 )R$ 175 MIL-CASA- VILA NUNES –Rua: Francis-co Veloso – 2 quartos- sala- cozinha- banheiro-garagem- quintal- área de serviço. (c- 366)R$ 180 MIL- CASA- VILA NUNES- Rua: 27- 3 quar-tos- sala- cozinha- banheiro-garagem-área de ser-viço quarto e banheiro (área externa) ( c- 436)R$ 180 MIL - CASA- SANTA EDWIGES-Rua: Da-niel Chaim- 2 quartos -sala- cozinha- banheiro-garagem-área de serviço- (c- 328)R$ 180 MIL-CASA NOVA- BAIRRO VILA NUNES-Rua: 3- 2 quartos- sala-cozinha-copa- banheiro-entrada para carro (c-435)R$ 195 MIL- APARTAMENTO GUAYPACARÉ-Rua: Com. Custódio Vieira-2 quartos- 2 salas-co-zinha- 2 banheiros-(c-393)R$ 200 MIL-CASA- BAIRRO CENTRO –Rua:Paulo Cardoso (c-417)R$ 220 MIL- SOBRADO NOVO- BAIRRO VILANUNES-Rua: 3 – 2 suítes-sala- cozinha- banhei-ro- área de serviço- ( C- 434)R$ 250 MIL-CASA- VILA HEPACARÉ –Av. SãoTomás- 3 quartos- sala- cozinha- banheiro-áreade serviço-garagem-(c- 369)R$ 250 MIL-CASA- VILA HEPACARÉ- EstradaSanta Terezinha – 3 quartos(sendo 1 suíte) – 2 sa-las-cozinha- banheiro-piscina—garagem( c- 379)R$ 250 MIL-SOBRADO NOVO - INDUSTRIAL-Rua: Bispo Cesar D’acorso- 3 quartos(sendo 1suíte)-sala-sala de jantar- cozinha- banheiro-la-vabo- entrada para carro—área de serviço-(c- 440)-PODE SER FINANCIADO PELA CEFR$ 260 MIL - CASA- INDUSTRIAL- Rua: RioGrande do Norte - 3 quartos (sendo 1 suíte ) –banheiro social-lavabo-sala- varanda-quintal gra-mado-banheiro pequeno- área de serviço-gara-gem- cozinha americana-copa –(c- 311)

R$ 260 MIL- PRÉDIO COMERCIAL E TERRE-NO-BAIRRO DA CRUZ- Rua: Góes Monteiro –(c-250)R$ 270 MIL- SOBRADO-SANTA EDWIGES- Rua:Daniel Chaim- 2 quartos –banheiro-varanda -sala-cozinha- edícula com lavanderia- garagem- quin-tal-R$ 270 MIL - APARTAMENTO –VILA ZÉLIA –- Rua:Gonçalves Dias- sala 2 ambientes-3 dormitórios(sendo 1 suíte) banheiro social-cozinha-lavanderia-vaga para 2 carros- armários embutidos. (c-298)R$ 280 MIL- CASA-BAIRRO DA CRUZ- Rua: GoésMonteiro- 3 quartos- sala-cozinha-banheiro-gara-gem- Fundos – 3 cômodos(c- 439)R$ 350 MIL-CASA-PARQUE TABATINGA-Rua:José Osvaldo Del Mônaco- 3 quartos(sendo 1 suí-te) sala de estar –sala de jantar-cozinha-garagem-banheiro social-edícula com quarto-banheiro - la-vanderiaR$ 350 MIL- CASA-VILA HEPACARÉ- Av. Cel JoséVicente- 3 suítes –sala ampla de estar e jantar- salade TV- lavabo-cozinha-área de serviço-quintal ran-cho com banheiro –garagem –jardim e quintal. (c-355)R$ 350 MIL –SOBRADO NOVO -VILLAGE DASPALMEIRAS- 3 quartos(sendo 1 suíte)- banheirosocial- lavabo-ático- churrasqueira-ducha-área deserviço- entrada para carro- cozinha- quintal salaampla(c-335) Pode ser financiado pela CEFR$ 350 MIL- CASA- Vila Zélia- Rua: Tenente Ma-noel Barbosa- 2 quartos- sala- cozinha- banheiros-entrada para carro ( c- 347)R$ 350 MIL - CASA - BAIRRO DA CRUZ - Rua:J.A de Almeida- 3 quartos (sendo 1 suíte) – sala –cozinha - área de serviço - garagem para 2 carros- banheiro social- (c-244)R$ 400 MIL-CASA-NOVA LORENA-Rua: Profº An-tonio Azevedo Castilho- cozinha com despensa-salade jantar com 2 ambientes- 2 quartos(1 com saca-da) com armários embutidos-1 quarto com closet-1suíte com closet(e sacada)- banheiro com banhei-ra-sala de estar com 2 ambientes-lavabo-escritoriocom estante embutida- ( c-438)R$ 430 MIL-CASA-BAIRRO SANTA EDWIGES-Rua: Laurindo Luis dos Santos- 3 quartos(sendo 1suíte) banheiro da suíte com hidromassagem–sala-cozinha americana-varanda gourmet com churras-queira-banheiro pequeno- piscina com cascata-ga-ragem –lavabo-lavanderia( c- 385)R$ 450 MIL- 2 PONTOS COMERCIAL-2 CASAS –Rua: Lino Caldas Campos e Av. Marechal TeixeiraLott (c-420)R$ 450 MIL- CASA- NOVA LORENA-Rua: Drº An-dré Serra de Andrade- 3 quartos(sendo 1 suíte)-sala de estar-sala de jantar- copa-cozinha- quartode empregada- banheiro pequeno- banheiro social-varanda- churrasqueira- sauna- garagem-piscina(c- 408)R$ 500 MIL- CASA- NOVA LORENA-Rua: ProfºAntonio Azevedo Castilho- 3 quartos(sendo 1 suí-te)-sala-cozinha-banheiro- garagem- piscina-quartos de despejo - banheiro pequeno- sauna- la-vanderia-( c- 278)R$ 500 MIL-PONTO COMERCIAL-BAIRRO CA-BELINHA- Rua: Sérvulo Gonçalves – (c- 409)R$ 600 MIL - SOBRADO ANTIGO -CENTRO Rua:Godoy Neto -( c- 325)- R$ 830 MIL- PRÉDIO COMERCIAL COM 02APARTAMENTOS – CENTRO- Rua Cap. Messi-as Ribeiro ( c-370)

ALUGUEL

Kit - *R$ 400,00* – Vaga p/ carro, quarto, cozinha,área de serviço e banheiro – Vila São José – Cen-troKit - *R$ 400,00* – Quarto/Sala, cozinha, área deserviço e banheiro – José de Alencar – CabelinhaApto - *R$ 550,00* – Vaga p/ carro, sala, cozinha,área de serviço, 02 quartos e banheiro – Av. Targi-no V. Nunes – Vila NunesCASA- R$ 700,00 - Garagem- Sala- Banheiro-Cozinha- 02 Quartos e Area de Serviço – Rua IllydioMoura da Silva – Jardim ImperialCASA- R$ 700,00 – Garagem p/ 02 carros, Sala,Cozinha, Banheiro e 01 quarto – Machado de As-sis – Vila ZéliaCASA- R$ 750,00 – Varanda, Sala, Cozinha, Ba-nheiro, 02 quartos e Quintal – Manoel Prudente –CentroCASA- R$ 850,00 – Garagem, Sala, Cozinha, Ba-nheiro, 03 quartos, Quintal e Quarto externo – Ma-noel Prudente – CentroApto. - *R$ 900,00*– Sala, 02 Quartos - cozinha –banheiro – Área Serviço – Rua Com. Custodio Vi-eira – CentroCASA. - *R$ 900,00*–Garagem, Sala, 02 Quartos–Copa- cozinha – banheiro – Área Serviço-Quarto

e Banheiro Externo – Av. 7 de setembro – Proximoa Enfermaria do QuartelCASA. - *R$ 900,00*– Garagem- Varanda-Sala,02 Quartos –Copa- cozinha – banheiro – ÁreaServiço-Banheiro Externo e Quintal – Rua JoséDias – CabelinhaCASA – R$1.100,00- Garagem- Sala-Copa-Co-zinha-03 quartos- Banheiro- Quarto externo-Quintal- Monte Castelo – Vila ZéliaApto. - *R$ 1.350,00 + condominio*– 02 Vagasp/ carro, sala em 2 ambientes, 03 Quartos (sendo1 suite) - cozinha – BH – Área Serviço- salão defestas – Rua Gonçalves Dias – V. ZeliaCASA. - *R$ 1.400,00*–Garagem- Sala, 03Quartos(sendo 1 suíte) –Copa- cozinha(c/ armá-rio) – banheiro – Área Serviço-Quintal-Churras-queira- Banheiro e Quarto externo – Rua 22 –Vila NunesCASA- R$1.500,00 – Garagem p/ 02 carros- Salade Estar- Sala de Jantar- Banheiro- Cozinha- 03Quartos (sendo 01 suíte c/ armário embutido),Quintal c/ rancho e piscina– Av. Eurico GasparDutra – Vila NunesSobrado -*R$ 2000,00* - 3 quartos (sendo 1suíte)- banheiro social-sala ampla- lavabo- chur-rasqueira- ducha-quintal pequeno-entrada para2 carros-Rua:Pedro Alberto Cavalca- Village dasPalmeiras.Sobrado -*R$ 1.150,00* - 3 quartos (sendo 1 su-íte)- banheiro social-sala ampla- lavabo- churras-queira—quintal pequeno—entrada para 2 carros-Rua:Bispo Cesar D’Acorso- Bairro Industrial.CASA- R$ 1.700,00 – Jardim e Garagem para 02carros- 3 quartos(sendo 1 suíte e armário embu-tido em 02 quartos)-banheiro social-02 salas-la-vabo-cozinha-lavanderia- quintal c/ rancho echurrasqueira- banheiro externo. Av. OswaldoAranha- Vila Zélia

COMERCIAL

Sala Comercial - *R$ 350,00 – R$ 650,00 - salasreformadas em excelente estado. Rua Principal(Dr. Rodrigues de Azevedo).(valor de acordo como tamanho)Sala Comercial térrea - *R$ 400,00 – sala (3x7)-com banheiro e cozinha em comum - Av Papa JoãoXXIII – Vila NunesSala Comercial 1º andar - *R$ 350,00 – sala(4,50x4,50)- com banheiro e copa – ar condicio-nadoAv Papa João XXIII – Vila NunesSala Comercial - *R$ 385,00 cada sala - sala -com banheiro (2 salas disponíveis) Rua 21 deabril – Centro (Clinica Médica)Ponto Comercial pequeno- *R$ 250,00 - RuaBarão da Bocaina – Centro.Ponto Comercial pequeno- *R$ 300,00 - c/ ba-nheiro. Rua Paulo Cardoso – Inicio Cabelinha.Ponto Comercial pequeno- *R$ 300,00 - c/ ba-nheiro. Rua Mario prudente de Aquino (Ao ladoda escola) – Bairro da Cruz.Ponto Comercial - *R$ 350,00 - Salão grande c/banheiro. - Rua Ten. Manoel Barbosa - B. da CruzPonto Comercial - *R$ 450,00 – Salão grande -Cozinha – 2 banheiros. R. Dr. Cícero de Souza –V. NunesCasa Comercial - *R$ 600,00* – Garagem, Sala,cozinha, área de serviço, banheiro, 02 quartos –Av. Capitão Messias Ribeiro – CentroGalpão Comercial –R$ 1.200,00* - Área cober-ta com 100 m2 com escritório e 2 banheiros(600m2 de área total do terreno) Rua AlicioSolano Bastos – Vila Zélia.Ponto Comercial –R$ 1.300,00* -Avenida.Godoy Neto – Vila Zélia.Ponto Comercial –R$ 1.500,00* - Rua BarãoDa Bocaina – Centro.CASA COMERCIAL(ESQUINA) – R$ 2.500,00- Garagem, 02 Salas, Banheiro Social, 03 quar-tos (sendo 01 suíte), Área de Serviço – Av. Peixotode Castro – Vila Zélia

Excelentes salas comerciais– com ar condicionado, acabamentode primeira, excelente localização –

área nobre– Av Peixoto de Castro– R$ valor a combinar.

** Valor de aluguel com desconto,para pagamento em dia.**

** Valor do IPTUnão está incluído no aluguel.**

B6B6B6B6B67 a 13 de dezembro de 20137 a 13 de dezembro de 20137 a 13 de dezembro de 20137 a 13 de dezembro de 20137 a 13 de dezembro de 2013

Aluga, vende e administra seu imóvel - 38 anos servindo Lorena Rua Dr. Carlos Autran, 15 - Centro, Lorena, Tel: 3152-1099

IMOBILIÁRIA LAMARCK CRECI: 19.117

ALUGA-SE APTOS

Avenida Bernardino de Cam-pos – Centro – Sala, 02 dor-ms., cozinha, banheiro sociale área de serviço.Rua Nossa Senhora da Pie-dade – Centro – Sala, 02 dor-ms. (sendo os 2 suítes), copa,cozinha, banheiro social, áreade serviço.Rua Dr. Carlos Autran – Cen-tro – Sala, 01 dormitório, co-zinha, banheiro social e áreade serviço.Avenida Capitão Messias Ri-beiro- Vila Dom Bosco – Sala,03 dorms., cozinha, banheirosocial e área de serviço.Rua Hepacaré – Centro –Sala, 01 dormitório, cozinha,banheiro social e área de ser-viço.Rua Major Teófilo de Castro– Vila Dom Bosco – Sala, 02dorms., cozinha, banheiro so-cial e área de serviço.Apartamento em Ubatubapara temporada, R$ 350,00por dia e entre o Natal e Re-veillon R$ 500,00 o dia.

ALUGA-SE CASAS

Avenida Capitão Messias Ri-beiro – Centro – Sala, 01dorm., cozinha, banheiro so-cial, área de serviço e quintal.Rua Prof. Antonio AzevedoCastilho – Nova Lorena – Jar-dim, garagem, salas de estare jantar, 03 dorms. (sendo 01suíte com closed), cozinha,(com armários), banheiro so-cial, área de serviço e banhei-ro de empregada.Rua Dr. Adhemar de Barros –Nova Lorena – Garagem, salaampla, 03 dorms. (sendo 01suíte), cozinha, banheiro so-cial, área de serviço, quarto ebanheiro de empregada.Rua Madame Curie – Vila Zé-lia – Garagem, sala, 03 dor-ms. (sendo 01 suíte), cozinha,banheiro social, área de ser-

viço, banheiro de empregada,rancho com churrasqueira,piscina e amplo quintal.Rua Erendy Novaes Ferreira –Centro – Garagem, sala, 02dorms., copa, cozinha, banhei-ro social, área de serviço, cô-modo de despejo, banheiro deempregada e quintal.Rua Erendy Novaes Ferreira –Garagem, sala, 03 dorms.,copa, cozinha, banheiro soci-al, área de serviço, banheirode empregada e quintal.Rua Jovino Balbino da Silva –Vila Nunes – Garagem, sala,02 dorms., copa, cozinha, ba-nheiro social, área de serviço,edícula com 02 quartos e ba-nheiro, quintal.

ALUGA-SEPONTOS COMERCIAIS

Avenida Bernardino de Cam-pos – Centro – Amplo salão,copa/cozinha e 02 banheiros.Rua Tenente Frederico Ferrei-ra – Vila Hepacaré – Galpãocom 56 m2 e banheiro.Praça Dr. Arnolfo de Azevedo– Centro – 02 salões, 02 ba-nheiros e copa.

VENDE-SE CASAS

Pça Dr. Arnolfo de Azevedo –Centro – Na Praça Principal,Ótima localização, no centrocomercial e financeiro da cida-de. Imóvel amplo em 02 pavi-mentos em terreno com áreaaproximada de 500,00 m2.Avenida Capitão LeovegildoAreco – São Roque – Entradapara carro, sala, 02 dorms., co-zinha, banheiro social, área deserviço e amplo quintal. Terre-no medindo 10 x 25 com áreade 250,00 m2Rua Bispo César D’acorso Fi-lho – Industrial – Garagem,sala, 02 dorms., cozinha, ba-nheiro social e área de servi-ço.Rua Dr. Azevedo de Castro –Centro – Garagem para 02 car-

ros, salão com lavabo, salasde estar e jantar, 02 dorms.(sendo 01 suite com hidro-massagem), cozinha, des-pensa, área de serviço.Rua Tenente Argemiro Perei-ra Marcondes – Vila Nunes –Sala, 03 dorms., cozinha, ba-nheiro social, área de serviçoe quintal. Terreno: 10 x 30Rua Nove de Julho – Centro –Sala, 02 dorms., cozinha, ba-nheiro social e área de servi-

ço.

VENDE-SEIMÓVEIS COMERCIAIS

Rua Major OliveiraBorges – Centro –

Salão amplono pavimento Térreo

e Apartamento com sala,

03 quartos, banheiroe cozinha

no pavimentosuperior. Próximoa Praça Principal,Ótima localização,

no centro comerciale financeiro da cidade.

Avenida Dr. Eugenio Borges- Vila Cida – Galpão conten-do 02 escritórios, cozinha,WC, e salão. Terreno medin-do 15,00 x 25,00Rua Comendador CustódioVieira – Centro – Pav. Térreo -salão comercial c/WC, com218,50 m2. Pav. Superior: aptoc/ varanda, sala de estar, jan-tar e TV, 04 dorm, 02 WC, cozi-nha, área de serviço, terraço.Rua Coronel Vieira – Centro– Salão com banheiro medin-do 30 m2.

VENDE-SE TERRENOS

Rua Madame Curie – Vila Zé-lia – Terreno murado medin-do 10 x 50 com área de500,00 m2.

WWW.APRINCIPALIMOVEIS.COM.BRA Principal Imóveis Empreendimentos

12 [email protected]

Rua 21 de abril, 316 - centro.Sala, 02 dormitórios, banheiro

social, copa, cozinha,banheiro de serviço e área de serviço.

R$ 200.000,00

Creci: 6.130-J

e-mail: [email protected] / site: www.imobiliariabastoslorena.com.br

Page 11: 7 a 13 de dezembro de 2013 - Jornal Guaypacaré

B7B7B7B7B77 a 13 de dezembro de 20137 a 13 de dezembro de 20137 a 13 de dezembro de 20137 a 13 de dezembro de 20137 a 13 de dezembro de 2013

Ética, Respeito e ConfiançaÉtica, Respeito e ConfiançaÉtica, Respeito e ConfiançaÉtica, Respeito e ConfiançaÉtica, Respeito e Confiançapara cuidarpara cuidarpara cuidarpara cuidarpara cuidar

de quem você AMA!de quem você AMA!de quem você AMA!de quem você AMA!de quem você AMA!

LOURDESLOURDESLOURDESLOURDESLOURDESCuidadorade idosos3153 14163153 14163153 14163153 14163153 1416

Você ainda pode contribuir parafazer mais feliz o Natal de umacriança carente. Este será o 22o

ano que o Natal Solidário de Lo-rena é realizado. Segundo as or-ganizadoras, Elza Couto, Christi-na Ferrari e mais um monte devoluntários de bom coração, a in-tenção é arrecadar mais de 15 milbrinquedos. Assim, será possívelincluir dois novos bairros ao rotei-ro do Natal Solidário.

Ainda dá tempo de colaborar com o Natal Solidário 2013Faça mais feliz oNatal de uma criançacarente! Paraparticipar, é muitofácil: doe brinquedosnovos ou usados embom estado, além dealimentos nãoperecíveis

Só para se ter uma ideia dagrandiosidade do evento, em2012, foram entregues quase10 mil brinquedos, nos bairrosda periferia da cidade, fazendoa alegria de muitas crianças.

“Estamos arrecadandobrinquedos novos e usados,em bom estado. Junto comos brinquedos, também es-tamos recebendo doações de

alimentos não perecíveis,que são distribuídos para apopulação carente”, expli-cam Elza e Christina.

O time de Elza e Christinafoi crescendo, ao longo dosanos, e hoje conta com totalapoio dos Moto Clubes deLorena e região, Defesa Ci-vil, Polícia Militar e muitos,muitos amigos. Só falta você!

Brinquedos arrecadados para a campanha deste ano. Em 2012, foram entregues mais de 10 mil.Intenção agora é arrecadar 15 mil brinquedos, para incluir mais dois bairros de Lorena na distribuição

Portanto, se você quiser epuder contribuir, doe brinque-dos novos ou em bom estado,além de alimentos não perecí-veis. As doações podem serentregues na rua 21 de Abril,nº 268 – Centro. Telefonespara mais informações: 997573796 / 99757 3778 / 31524351.

“A nossa única e maiorgratificação é a alegria dascrianças, o sorriso que con-tagia quando recebem aMamãe Noel e o Papai Noele ganham aquele que podeser o único presente que re-ceberão, por mais simplesque seja. Isso faz toda a

diferença na vida delas enas nossas também”, finali-zam Elza e Christina.

A entrega será no dia 22 dedezembro, a partir das 10h. Oponto de encontro é a rua 21

de Abril, 268 (as organizado-ras pedem que as pessoas che-guem com meia hora de ante-cedência). Todo que quiseremacompanhar esta grande fes-ta, serão bem vindos.

Page 12: 7 a 13 de dezembro de 2013 - Jornal Guaypacaré

B8B8B8B8B87 a 13 de dezembro de 20137 a 13 de dezembro de 20137 a 13 de dezembro de 20137 a 13 de dezembro de 20137 a 13 de dezembro de 2013

• H1N1• Influenza (gripe)• Tríplice Bacteriana• Adulto• Tétano• Catapora

Clínica de Vacinação• Meningite• Pneumonia• Hepatite A• Vacinas do Viajante

Já temos a vacina conjugada contra a gripe 2013!Confira os preços antes de vacinar.

A dose que salva!

Av. Osvaldo Aranha, 1144 - Vila Zélia 3152 7620 - Cep.12606-000

Em todas as culturas, a mor-te é um assunto conflitante. Omedo da morte é natural atécerto ponto; quando em dema-sia, é uma doença que podeimpedir a pessoa de viver umavida feliz e equilibrada. A mor-te faz parte da vida e, desdeque nascemos, sabemos quetemos um destino único e cer-to. Tão temida para a maiori-am, é um grande alívio para osque os que sofrem com doen-ças terminais e emocionais. Porisso a necessidade de ajuda.

Na verdade, é o medo damorte que mobiliza o indivíduoa evitar situações de risco. As-sim sendo, uma pessoa evitará:passar na frente do trem, ma-nusear produtos perigosos, usararmas, brigar e outras situaçõesarriscadas. Esse medo é consi-derado saudável porque ajuda

Culturalmente infantilizadosem relação à morte

na preservação da vida. A situ-ação se complica quando omedo da morte vira pavor e fazsofrer. A pessoa vive a vida pen-sando na morte e a vida perdeo colorido e o prazer. Penso queconversar sobre a morte é sau-dável e até natural.

Antigamente, as pessoaseram veladas em suas casas,podiam morrer com dignidadeperto dos familiares queridos eas crianças valorizavam mais avida porque conheciam a mor-te. Esconder o óbvio e fingir quenão vai acontecer conosco éinfantilidade. A morte vem paratodos, sem exceção; ninguémsai desse mundo vivo. É preci-so ter uma atitude mais maduraem relação à finitude de todosos nossos queridos. Mesmoquem encontra consolo na reli-gião precisa ter em mente que

não adianta tratar o assuntocomo tabu. A morte existe e vainos alcançar; a única coisa quepodemos fazer é viver intensa-mente nossos momentos. Vivercom felicidade e deixandoexemplos de boa convivênciacom nossos semelhantes.

Lembro-me com carinho daminha amada mãezinha, queencarava a morte com bom hu-mor e sempre falava que “Quemnão morre não vê Deus”. Nósduas conversávamos bastan-te a respeito da morte e dasfantasias relacionadas à mes-ma. A gente ria com a consta-tação da nossa impotência di-ante da morte. Prometemosuma à outra retornar para umcontato, mas acho que ela fa-leceu e se esqueceu.

No imaginário, o homembusca viver a eternidade enegar a própria morte como seestivesse em suas mãos o po-der de vida e morte. A ideiaimatura e infantil que buscaaliviar o desconforto provoca-do pelo assunto. O tabu é tãointenso que alguns terão receiode ler esse simples artigo, queenfatiza a angústia e o medoirracional da morte.

Existem pontos positivos re-lacionados à morte, pois é elaque faz cessar a dor e mostraa igualdade entre os povos epessoas. Todos são absoluta-mente iguais, apenas mortaisque retornarão ao pó. Assimsendo, o que pode perdurar eeternizar são as grandes des-cobertas, as boas ações quepraticamos e o bem que faze-mos ao nosso próximo.

Há vinte e quatro anos, eu faziaa cada domingo, na Catedral deLorena, entre dez a vinte batiza-dos. Era raro ver uma criança sempai ser levada à pia batismal. Hoje,esta proporção tornou-se absurda;sempre sente-se a ausência do pai.

A família como se conhecia estásendo modificada. O pai deixou deser o provedor da casa, a mãeassumiu esse papel. O pai deixoude ser pai, tornou-se apenas aque-le que fecundou o óvulo, situaçãocomum em muitos casos.

Existe aquele caso em que o painão existe. Não se sabe quem é, ofilho foi o resultado de várias rela-

Cadê meu pai?Por Pe. Pedro Cunha ções sexuais com vários homens,

muitos deles só foram vistos na-quele momento, nunca mais. Amãe engravidou, mas não sabe aocerto quem é o pai. Ainda existe ocaso em que o casal se “amava”apaixonadamente, mas quando agravidez apareceu e a responsa-bilidade surgiu, o amor acabou, opai sumiu e a mãe e a criança fi-caram sós. Neste caso, o máximoque se consegue é uma pensãoalimentícia, nada mais. Há casosque a solução encontrada pelo paidesnaturado é o oferecimento deuma quantia em dinheiro para quea mãe mate a criança. Caso a mãeseja Mãe e jamais aceite o ato cri-

minoso, a criança é gerada sem apresença do pai, nasce sem ele ecresce se perguntando: cadê meupai? Alguém pode até pensar quea presença do pai seja dispensá-vel, mas não é. Em qualquer idadede uma pessoa, a presença do paié importante. E mais: não só a pre-sença, mas o amor, o carinho, oafeto, o cuidado, a atenção dese-jada. A ausência da satisfação des-tas necessidades básicas gera emqualquer pessoa uma carência quese arrastará por toda a vida.

Seria muito aconselhável queuma mulher e um homem pensas-sem bem antes de manter umarelação sexual capaz de gerar umavida. Hoje vemos crianças, ado-lescentes e jovens cometendo ab-surdos sociais e sempre fica a per-gunta: não estará por trás destascondutas a ausência de um pai?

Pai, cadê você?

Um idoso veio de fora. La-mentava-se em forma de ruí-dos a toda hora, por sua saúdefrágil. A doença já o corroía,existência piedosa, iludia a men-te e cedia à falsa observação.

Ele passava, mancava sutil-mente e avistava o que os sen-tidos lhe conferiam. Sua visãoera falha e sua intuição faziasua estrada. Sua situação tãosolitária e sua idade avançadafizeram-no indentificar-se commuitos desse lugar, nesse mes-mo marasmo inválido todo,

Triste invalidezque foi capaz de comparar.

O senhor sentia a paisagem,mas não via a imagem, mal es-cutava as palavras – tanto asbelas quanto as frias e cruéis.E prestava-se a dizer que asua função aqui não era maiseficiente, como na época deleadolescente. Tudo agora é tão

dormente e deprimente ao seuver... As pessoas que amavajá se tornaram invisíveis, suafala era quase incompreensí-vel, a locomoção quase impos-sível, sua passagem repetia,em um gaguejar constante,toda sua dor de sofrer e essesuor frio desprezado não vêmais sentido em viver... Suaúnica inspiração viva era apretensão de morrer...

Essa é uma realidade de mui-ta gente que precisa ser mu-dada.

Programa Wagner LauriaO seu Programa

de todas as tardes!De 2a à 6a, das 14h às 17h