7 capelania prisional

13
CAPELANIA PRISIONAL

Transcript of 7 capelania prisional

Page 1: 7 capelania prisional

CAPELANIA PRISIONAL

Page 2: 7 capelania prisional

POR QUE UMA CAPELANIA CRISTÃ PRISIONAL?Porque é uma recomendação bíblica

Lembrai-vos dos encarcerados, como se presos com eles – Hebreus 13:3.

CAPELANIA PRISIONAL

Page 3: 7 capelania prisional

O Senhor liberta os encarcerados – Salmo 146:7c. Porque não somente compadecestes dos encarcerados – Hebreus 10:34.

Estava nu, e me vestistes; enfermo, e me visitastes; preso, e fostes ver-me – Mateus 25:36.

CAPELANIA PRISIONAL

Page 4: 7 capelania prisional

A tônica de todos estes textos é a pessoa do encarcerado, sem dúvida alguma. E, pelo fato, obviamente de estar preso. Certo! Mas podemos ir um pouco mais além, na compreensão destes versículos. É que podemos aprender que eles apresentam razões cristãs para que isso seja feito

CAPELANIA PRISIONAL

Page 5: 7 capelania prisional

Porque no cárcere também ocorre a salvaçãoEntão, o carcereiro, tendo pedido uma luz, entrou precipitadamente e, trêmulo, prostrou-se diante de Paulo e Silas. Depois, trazendo-os para fora, disse: Senhores, que devo fazer para que seja salvo? Responderam-lhe: Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa. E lhe pregaram a palavra de Deus e a todos de sua casa – Atos 16:29-32.

CAPELANIA PRISIONAL

Page 6: 7 capelania prisional

Não é preciso fazer uma exaustiva pesquisa para logo perceber que o assunto salvação no cárcere é recorrente em toda a Bíblia. Isto porque, a mensagem do Senhor Jesus, que é de salvação, libertação e graça não conhece barreiras e nem empecilhos. O Senhor faz o que quer, como quer e onde quer. E neste caso específico usa seus servos para atingir quem quer salvar.

CAPELANIA PRISIONAL

Page 7: 7 capelania prisional

O Senhor faz o que quer, como quer e onde quer. E neste caso específico usa seus servos para atingir quem quer salvar.

CAPELANIA PRISIONAL

Page 8: 7 capelania prisional

A família e o internoPresa com o interno está a sua família. Se não pelo espaço, porém pelo coração e a mente. O sofrimento é de ambos.

CAPELANIA PRISIONAL

Page 9: 7 capelania prisional

Mas podemos considerar que de alguma maneira, dependendo das circunstâncias, é a família que sofre mais. Sofre a ausência. Sofre a vergonha moral. Sofre pelo coração e a mente a amargura e a tortura de ter alguém nessas condições vexatórias.

CAPELANIA PRISIONAL

Page 10: 7 capelania prisional

Um trabalho de aproximação do Capelão do seu filho com a família, trará, de certa forma, um alívio, por saberá a família que alguém está “cuidando” dele. É uma maneira de amenizar a dor dos pais, mães, avós, filhos, esposas, etc.

CAPELANIA PRISIONAL

Page 11: 7 capelania prisional

O egresso e a famíliaBuscando reatar sua vida social anteriormente deixada por causa do claustro, o egresso precisa tomar consciência de que alguma coisa mudou em tudo o que ele deixou no passado. A realidade não é a mesma.

CAPELANIA PRISIONAL

Page 12: 7 capelania prisional

Agora precisa ter paciência para reconquistar o que se perdeu com a sua ausência. É fundamental um apoio nesse momento.

CAPELANIA PRISIONAL

Page 13: 7 capelania prisional

ConclusãoQuanto àqueles que precisam ser alcançados, me vem à mente um texto de Atos, onde Lucas relata o seguinte: Teve Paulo durante a noite uma visão em que o Senhor lhe disse: Não temas; pelo contrário, fala e não te cales; porquanto eu estou contigo, e ninguém ousará fazer-te mal, pois 18 tenho muito povo nesta cidade – 18:10.

CAPELANIA PRISIONAL