7226564 Ecoturismo No Brasil

30
1

Transcript of 7226564 Ecoturismo No Brasil

Page 1: 7226564 Ecoturismo No Brasil

1

Page 2: 7226564 Ecoturismo No Brasil

2

Sesc / Serviço Social do ComércioSenac / Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial

Conselhos Nacionais do Sesc e do SenacAntonio Oliveira SantosPresidente

Departamento Nacional do SescAlbucacis de Castro PereiraDiretor-Geral

Departamento Nacional do SenacSidney CunhaDiretor-Geral

Editores ResponsáveisAnna Beatriz de Almeida WaehneldtClaudia Guimarães RodriguesMonica Armond SerrãoSenac/DN - Diretoria de Formação Profissional

Consultoria técnicaNelly WiseTécnica de Turismo - Senac /DNCarlos Henrique Porto FalcãoTécnico de Turismo Social - Sesc /DN

RedaçãoMaurício de Oliveira (coordenação)Márcia Soares

EditoraçãoSenac/DN - Diretoria de Marketing e Comunicação

Projeto GráficoCynthia Carvalho

RevisãoLaura Figueira

Produção GráficaSandra Regina F. do Amaral

Foto da capa: Paulo MirandaParque Nacional do Itatiaia/RJ

foto

: Rod

olph

o O

liva

Arraial doCabo/RJ.

SENAC. DN. Ecoturismo no Brasil : a natureza como destino. /Anna Beaatriz de Almeida Waehneldt; Cláudia GuimarãesRodrigues; Monica Armond Serrão. Rio de Janeiro : SescNacional, 2002. 32 p. Il. Inclui glossário.

ECOTURISMO; BRASIL; REGIÃO NORTE; REGIÃO NORDESTE;REGIÃO CENTRO-OESTE; EGIÃO SUL; SESC; SENAC

Referência Bibliográfica conforme as normas adotadas pelo Sistema deInformações Bibliográficas do Senac.

Page 3: 7226564 Ecoturismo No Brasil

3

Ao definir 2002 como o Ano Internacional doEcoturismo, a Organização das Nações Unidas(ONU) decidiu abrir espaço para as discussões sobreuma das atividades que mais têm crescido nos últimosanos, sendo responsável pelo movimento de50 milhões de pessoas em todo o mundo e maisde 500 mil apenas no Brasil.

O Brasil, por sinal, despertou há pouco tempo para oEcoturismo, e está tentando conquistar um espaço quemuitos países já vêm ocupando, através da elaboração depolíticas e estratégias eficientes em suas administrações.

Para preencher essa lacuna, o Instituto Brasileirode Turismo (Embratur) lançou, ano passado,o Projeto Pólos de Desenvolvimento de Ecoturismono Brasil, que identificou 96 pólos onde a práticado Ecoturismo vem ocorrendo, além de fazer uminventário das características, potencialidadese infra-estruturas de apoio disponíveis.

Paralelamente, o Serviço Nacional de AprendizagemComercial (Senac) e o Serviço Social do Comércio(Sesc) vêm desenvolvendo projetos e realizando açõesde grande importância para a área de Ecoturismo emtodo o país. Iniciativas que são promovidas emparcerias com os governos, organizações não-governamentais (ONGs), iniciativa privada ecomunidades locais, estimulando o desenvolvimentocom respeito à manutenção do equilíbrio do meioambiente e da diversidade cultural do nosso país.

3

foto

: Rod

olph

o Oliv

a

foto

: Ann

a Be

atriz

Wae

hnel

dtfo

to: S

tefa

n K

olum

ban

foto

: Bru

no G

ueiro

s

Fernando deNoronha (PE)

Cataratas doIguaçu (PR)

LençóisMaranhenses(MA)

Page 4: 7226564 Ecoturismo No Brasil

4

Provavelmente, você já ouviufalar muitas vezes a palavraEcoturismo, resultado da uniãode ecologia com turismo e quemovimenta, a cada ano, 50milhões de pessoas em todo omundo. Recentemente, foi o temacentral da Cúpula Mundial doEcoturismo, realizada em Quebec,Canadá, onde chefes de estado eministros de diversos paísesreuniram-se para discutir as açõese os rumos de uma das mais

a áreas naturais, visando aconservação do meio ambien-te e a promoção do bem-estarde comunidades locais”.

No Brasil — onde estima-se quemais de 500 mil pessoas sãoadeptas do Ecoturismo, segun-do a Embratur — essa modali-dade de turismo vem sendodiscutida desde 1985, inicial-mente com o nome de turismode natureza ou ecológico,quando era praticada por

grupos específicos, de formapouco organizada.

Mas foi somente a partir darealização da Conferência dasNações Unidas sobre o MeioAmbiente e Desenvolvimento, aRio-92, que o termo Ecoturismoconsolidou-se como uma dasações do desenvolvimentosustentável. Assim, passou asignificar um segmento daatividade turística que utiliza deforma sustentável o patrimônio

importantes modalidades deturismo praticadas hoje em dia.

Mas afinal, o que é Ecoturismo?A primeira definição foi feitaem 1991 pela TheInternational EcotourismSociety (Ties ou SociedadeInternacional do Ecoturismo),a maior e mais antiga organi-zação dessa área em todo omundo, sediada nos EstadosUnidos. Segundo ela, “porEcoturismo entende-se viagens

4

Page 5: 7226564 Ecoturismo No Brasil

5

Ecoturismo nomundo

· É considerado como osegmento que mais crescedentro da área de Turismo.

· 50 milhões de pessoasfazem Ecoturismo em todoo mundo, de um totalaproximado de 700milhões de turistas quecirculam pelo planeta.

· O Ecoturismo e o Turismode Aventura são responsá-veis por cerca de 10% domercado turístico mundial,apresentando uma taxa decrescimento de 30% ao ano.

· No início da década de1990, a Costa Rica foiconsiderada o principaldestino em Ecoturismo nomundo, pela US AdventureTravel Society.

· No cenário internacionaldos destinos ecoturísticos, oBrasil disputa mercadocom concorrentes fortes eexperientes como CostaRica, México, Tanzânia,Tailândia e Austrália, entreoutros .

· O Ecoturismo é umaopção de desenvolvimentoeconômico e sustentável,principalmente para ospaíses onde a atividadeindustrial e comercial éincipiente, como Quênia eRuanda, na África, e Belizee República Dominicana, naAmérica Central.

natural e cultural, incentiva asua conservação e busca aformação de uma consciênciaambientalista, promovendo obem-estar das populaçõesenvolvidas.

Além disso, o Ecoturismocaracteriza-se por viagens parareservas naturais, relativamentepouco alteradas e não contami-nadas, com o objetivo específicode estudar, admirar e desfrutaras paisagens, a flora e a fauna,

em integração com as comuni-dades locais.

Entre alguns dos princípiosbásicos que caracterizam oEcoturismo destacam-se:

· respeito às comunidades locais;

· desenvolvimento econômico eefetivo das comunidades locais;

· respeito às condições naturais econservação do meio ambiente;

· promoção dessa atividadecomo veículo de educaçãoambiental.

E para discutir o crescimentodesse fenômeno e suas conse-qüências, a Organização dasNações Unidas (ONU) estabele-ceu 2002 como o Ano Internacio-nal do Ecoturismo, atividade queaumenta mais de 20% por ano,segundo dados da OrganizaçãoMundial do Turismo. O Brasil,um dos países com uma dasmaiores reservas debiodiversidades do planeta — e,portanto, um dos lugares commaiores perspectivas de cresci-mento nesse setor — conta comcerca de 5 mil empresas einstituições voltadas aoEcoturismo, que empregam porvolta de 30 mil pessoas.

Diversos são os destinos doEcoturismo no Brasil, entre eles,os municípios de Bonito (MS) eBrotas (SP), Chapadas daDiamantina (BA), dos Guimarães(MT) e dos Veadeiros (GO),Pantanal Matogrossense (MS/MT), Serra Gaúcha (RS), Ilha deSanta Catarina (SC), Região de

Itatiaia (RJ), Itaúnas e Serra doCaparaó (ES), Terras Altas daMantiqueira (MG), Ilha deFernando de Noronha (PE),Parque Nacional de SeteCidades (PI), LençóisMaranhenses (MA), Vale doGuaporé (RO) e o estado doAmazonas, onde se destacam aregião próxima a Manaus, aReserva Sustentável deMamirauá e o município deSilves, no qual a Associação deSilves pela PreservaçãoAmbiental e Cultural mantémum dos mais bem-sucedidosprojetos de Ecoturismo comuni-tário do país.

Mas nem tudo são flores noscaminhos que levam aoEcoturismo. Muitas iniciativasdenominadas de Ecoturismosão, na verdade, ações oportu-nistas de quem está preocupadoem tirar o maior proveitoeconômico dessa atividade, semrespeitar as comunidades e opróprio meio ambiente ondeestão inseridas.

Apenas com ações do governo,de organizações não-governa-mentais (ONGs) e da iniciativaprivada — em parceria com ascomunidades envolvidas —,será possível a criação e aexploração de forma sustentá-vel de áreas destinadas aoEcoturismo, que está celebran-do, em 2002, seu Ano Internaci-onal, e ganhando, com isso,uma oportunidade de definirseus rumos, de forma a incor-porar os conceitos de justiça,inclusão social esustentabilidade.

5

ParqueNacional da

Serra dosÓrgãos (RJ)

foto

: Pau

lo M

irand

a

Page 6: 7226564 Ecoturismo No Brasil

66

foto

: Cla

us M

eyer

Page 7: 7226564 Ecoturismo No Brasil

7

A procura por um turismo ondeo grande atrativo é a natureza ea relação do homem com omeio ambiente tem se intensifi-cado cada vez mais. No Brasil,as áreas com grande potencialecoturístico já forammapeadas pela Embratur, emconjunto com o Instituto deEcoturismo do Brasil (IEB), edivididas em Pólos de Desen-volvimento de Ecoturismo.

Contrapondo-se ao turismo demassa, o Ecoturismo atua comgrupos pequenos, pela próprianecessidade de reduzir oimpacto nos locais visitados egarantir a sustentabilidade daprincipal fonte de renda daatividade: o ambiente natural.No entanto, os números come-çam a tomar proporçõesgrandiosas, despertando apreocupação de governos e dasociedade civil organizada.

Para analisar a questão eestabelecer diretrizes, o governobrasileiro, em agosto de 1994,

reuniu um grupo multidisciplinarque elaborou uma políticanacional de Ecoturismo.O objetivo traçado foi o desen-volvimento da atividade deforma organizada e articulada,através de ações como regula-mentação do Ecoturismo,formação e capacitação derecursos humanos, controle dequalidade do produtoecoturístico, participaçãocomunitária, conscientização einformação do turista, implanta-ção e adequação de infra-estrutura e incentivos aodesenvolvimento do Ecoturismo.

A preocupação do governocom o fortalecimento daatividade ecoturística se traduzem diversas iniciativas. Recen-temente, em maio de 2002, oMinistério do Esporte e Turis-mo assinou um convênio paraliberar recursos para o projetoPólo de Ecoturismo do Brasil,que será implantado, inicial-mente, em 14 pólos em todasas regiões do país. O acordoenvolve ONGs - entre elas aWWF (World Wildlife Fund ouFundo Mundial para a Nature-za) e SOS Mata Atlântica -e entidades como a Funbio(Fundo Brasileiro para aBiodiversidade) e o Instituto deEcoturismo do Brasil, além doMinistério do Meio Ambiente edo Banco Interamericano deDesenvolvimento (BID). Oprojeto vai repassar um totalde R$ 2,5 milhões para acapacitação (formação deguias e monitores) e o levanta-mento do potencialecoturístico de cada região.

Os Pólos deDesenvolvimento doEcoturismo

O Projeto Pólos de Desenvolvi-mento de Ecoturismo no Brasil,da Embratur, identificoulocalidades brasileiras onde aprática do Ecoturismo vemocorrendo e fez um inventáriodas características, daspotencialidades e infra-estruturas de apoio disponí-veis. Em todo o Brasil foramidentificados 96 pólos, dividi-dos pelas cinco regiões brasi-leiras. Essas informaçõesforam consolidadas em umapublicação lançada em 2001.

O conceito de Pólo deEcoturismo vai além da divisãomeramente política de estadosou municípios. Para a Embratur,são considerados Pólos deEcoturismo as áreas onde asatividades ecoturísticas já vêmsendo desenvolvidas comsucesso, promovidas por umnúmero viável de agentes, ou emlocais com condições naturaisespeciais, com potencial paraesse tipo de turismo. Os pólosforam mapeados porecossistemas, e por isso nãonecessariamente obedecem àsdelimitações dos estados. Paraos especialistas da área, esta é adivisão mais lógica, já que aatividade é centrada nosambientes naturais.

Nesta publicação, você vaiencontrar informações sobre osPólos de Ecoturismo no Brasil.Embarque nesta viagem conosco.

7

EstaçãoEcológica deAnavilhanas

(AM)

Page 8: 7226564 Ecoturismo No Brasil

88

Page 9: 7226564 Ecoturismo No Brasil

9

A Região Norte é a maior dasregiões brasileiras e abriga agigantesca Floresta Amazônica.Por ser uma das últimas grandesreservas de recursos naturais –são 3,3 milhões de quilômetrosquadrados, só no Brasil – e olocal mais rico em biodiversidadedo planeta, a Amazônia tem umavocação natural para oEcoturismo, atraindo pessoas detodo o mundo. A atividade vemdespontando como uma dasmelhores alternativas econômi-cas para a região e já apresentaprojetos bem-sucedidos queunem ONGs, comunidades locaise iniciativa privada. O grandedesafio, no entanto, é exploraresse potencial, gerando empregoe renda, sem destruir a floresta.

Formada pelos estados doAmazonas, Pará, Acre,Rondônia, Tocantins, Amapá eRoraima, a região é habitadapor comunidades indígenas,caboclas, ribeirinhas,extrativistas e negras remanes-centes de quilombos, além daspopulações que vivem nascidades. Sua paisagem, emmuitos pontos ainda selvageme preservada, é caracterizadapor uma imensa rede hídrica,

FlorestaAmazônica,gigante pelapróprianatureza

que converge para o RioAmazonas, e por uma formidá-vel concentração e diversifica-ção da flora, num clima quentee úmido. Na Amazônia, o difícilacesso e as longas distânciasencarecem tanto produtosquanto serviços para osvisitantes. Por isso, há maisturistas estrangeiros do quebrasileiros na região.

Mas todo o investimento vale apena quando se chega arecantos belíssimos comoMamirauá, a primeira Reservade Desenvolvimento Sustentáveldo Brasil. Localizada no municí-pio de Tefé (AM) e com uma áreatotal de 1.124.000 hectares, areserva é um exemplo de como épossível conciliar visitação compreservação do ecossistema,pesquisa científica e aumento derenda para a população local.Enfim, o tão falado desenvolvi-mento sustentável.

A reserva é uma das unidadesinternacionalmente protegidaspela Convenção Ramsar, queagrupa áreas alagadas deinteresse mundial. O projeto éadministrado pela SociedadeCivil Mamirauá, uma ONG semfins lucrativos, que recebe apoiofinanceiro do Conselho Nacionalde Pesquisas (CNPq/MCT), dacooperação bilateral britânica(DFID), do World ConservationSociety (WCS ou SociedadeMundial de Conservação) e daComissão Européia (CE), entreoutras instituições que apóiamas atividades do projeto dediversas maneiras. Mamirauáfaz parte do maior corredorecológico brasileiro, juntamentecom a Reserva de Desenvolvi-mento Sustentável de Amanã e oParque Nacional do Jaú, noetado do Amazonas. Somados,esses santuários da vida silvestrecobrem uma área de 5,74milhões de hectares.

9

foto

: Rod

olph

o O

liva

foto

: Joã

o Ro

bert

o Ri

pper

Amazônia

Page 10: 7226564 Ecoturismo No Brasil

10

O Parque Nacional do Jaú,reconhecido pela Unesco comoPatrimônio Natural da Humani-dade, é o maior parque brasilei-ro. Banhado pelas águas do RioJaú, o parque está localizadoentre os municípios de NovoAirão e Barcelos, a seis horas deManaus (AM), de lancha. Alémde uma rica fauna e flora, o Jaúpossui diversas cachoeirasisoladas, como a do Miratucu,e praias formadas às margens doRio Jaú. Entre as bacias dos riosNegro e Japurá encontra-seo maior lago amazônico,o Amanã, com 45km de extensãoe 3km de largura.

Próxima ao Jaú está a EstaçãoEcológica de Anavilhanas,formada por 400 ilhas em plenoRio Negro. No período das cheias,metade das ilhas fica submersa,obrigando os animais a serefugiarem nas partes mais altas.

Quando inicia a vazante daságuas as ilhas ressurgem,revelando belíssimas praias ecanais que entrecortam a regiãoao longo de 90 km. A localidademais próxima é a pequena cidadede Novo Airão.

Manaus é uma das grandesportas de entrada para o turismona Amazônia. Com aproximada-mente 1,5 milhão de habitantes,a cidade é cercada pela mata, nãosendo necessário ir muito longepara se ter uma idéia do que é este“coração verde” da Amazônia.Um pequeno passeio de barco aoencontro das águas – onde o RioSolimões se encontra com oNegro, transformando-se noAmazonas – é suficiente paradeixar o visitante deslumbrado.

No entanto, em se tratando decachoeiras, o melhor destino é acidade de Presidente Figueiredo,

a 107 km de Manaus. Lá ovisitante poderá encontrar, alémde muitas opções de cachoeiras,grutas, igapós e cavernas. A Áreade Proteção Ambiental (APA) doUrubuí, por exemplo, fica dentrode Presidente Figueiredo e contacom uma boa infra-estrutura,além de corredeiras à margemde uma praia de areias claras.Essa APA guarda muitas espéciesameaçadas de extinção, como ogavião real e o gato maracajá.Outras atrações, como a APACaverna do Muruaga, a Reservado Santuário, e as cachoeirasIracema, Araras, da Porteirae da Pedra Furada, merecemser visitadas.

O estado do Pará é outro destinoecoturístico na Amazônia: contacom 16 unidades de conserva-ção, tendo como pontos centraisos pólos ecoturísticos de Belém/Santarém e o Tapajós. O Parque

Nacional da Amazônia, porexemplo, guarda uma boaamostra da rica diversidade dafloresta. Localizado às margensdo Rio Tapajós, que possui lindaságuas esverdeadas, o parqueconta com diversas trilhas,abertas pelos próprios habitantesda região, levando a cachoeiras,serras e praias que aparecem naépoca da seca. Outra bonitavisão é o encontro do Rio Tapajóscom o Rio Amazonas, na cidadede Santarém.

Localizada entre os municípios deBelterra, Santarém, Aveiro eRurópolis, a Floresta Nacional doTapajós conta com árvores queatingem de 30 a 50 metros dealtura, algumas ultrapassandoessa medida, como a castanhei-ra. Ainda nesta região está omunicípio de Alter-do-Chão, a 30kmde Santarém, onde acontece afesta do Çairé, a maior expressãofolclórica do chamado MédioAmazonas. Lá a naturezatambém se mostra exuberante,destacando-se as belas praiasformadas no Rio Tapajós.

A grandiosidade da Amazôniafaz com que alguns parquessejam pouco visitados por causado difícil acesso. É o caso doParque Nacional da Serra doDivisor, no Acre, do ParqueNacional do Pico da Neblina(ponto mais alto do Brasil), noAmazonas, e do Parque Nacio-nal do Monte Roraima.

Pólos da Região Norte:Vale do Acre (AC ), Amapá (AP),Amazonas (AM), Tapajós (PA),Vale do Guaporé (RO), Norte deRoraima (RR) e Cantão (TO).

10

Amazônia

foto

: Rod

ollp

ho O

liva

Page 11: 7226564 Ecoturismo No Brasil

11

Contrastes napaisagem eriquezanaturalAlém de uma extensa faixalitorânea, com lindas praias ecoqueirais, a Região Nordesteconta com fascinantes forma-ções geológicas, que guardamtestemunhos fósseis e inscriçõesde povos pré-históricos.A região, sozinha, comportaquase 50% dos pólos ecoturís-ticos mapeados pela Embratur:são 47 ao todo. Formada pelosestados de Alagoas, Bahia,Ceará, Maranhão, Paraíba,Pernambuco, Piauí, Rio Grandedo Norte e Sergipe, é talvez aregião brasileira com maiorescontrastes de paisagem eriqueza natural.

Entre os locais mais procurados,destaca-se, no coração daBahia, o Parque Nacional daChapada Diamantina, marcadopor uma vegetação que variaentre florestas de planície,campos de altitude, terras secas,muitas cachoeiras e umaenorme variedade de espécies deflores. Um verdadeiro oásis nosertão. O parque faz parte daSerra do Sincorá, englobando osmunicípios de Andaraí, Lençóis,Mucugê, Palmeiras e Ibicoara.A melhor forma de conhecer aChapada, sem dúvida, é a pé.Lá não faltam opções detrekking. O importante é estaracompanhado de um guia local,que conheça bem a região.

11

foto

: Ann

a Be

atriz

Wae

hnel

dt

Fernando deNoronha (PE)

Page 12: 7226564 Ecoturismo No Brasil

12

Formado por um universo dedunas brancas (que chegam a40 metros), rios mansos,manguezais exuberantes e umarica fauna marinha, os LençóisMaranhenses é outro destinoprocurado no Nordeste. A regiãoé conhecida como o “Saarabrasileiro”, só que entremeadopor lagoas. Barreirinhas é acidade que dá acesso ao paraíso,localizada a 350km da capital,São Luís. Entre as atrações dolugar estão a Lagoa Azul, aLagoa Bonita e o Rio Preguiças.

Outra formação interessanteestá entre os estados do Piauí edo Maranhão: o delta do RioParnaíba. Ao chegar próximo domar, o Rio Parnaíba nãodesemboca em uma só foz, masse ramifica dando saída às suaságuas por cinco barras, queformam um complexo de 80ilhas, ou seja, o Delta. No mundoexistem apenas três deltas emmar aberto: o do Rio Parnaíba,o do Nilo (África) e o do Mekong(Ásia). O passeio pela regiãocomeça na cidade de Parnaíba,de onde saem os barcos.

Ainda no Piauí, entre as cidadesde Piracuruca e Piripiri, a160km do litoral, está localiza-do o Parque Nacional de SeteCidades, que possui vestígiosarqueológicos com data de 250milhões de anos, deixando ovisitante deslumbrado com suasformações rochosas e inscriçõesrupestres de grande valorarqueológico. Outro importantesítio arqueológico está localiza-do na Serra da Capivara,também no Piauí. Com mais de

340 sítios catalogados, dosquais 240 com pinturasrupestres, a descoberta do localmudou por completo o que sesabia sobre o povoamento dasAméricas: o primeiro homemamericano teria vivido lá. Porconta desse valioso patrimônio,em 1986 foi criada a FundaçãoMuseu do Homem Americanoe em 1991 a Unesco declarou oparque Patrimônio Culturalda Humanidade.

O Ecoturismo no Nordeste estáestruturado de várias formas.Uma experiência interessantevem acontecendo na Prainha doCanto Verde, no município deBeberibe, a 120km de Fortaleza(CE), local de praias belíssimas,com dunas e lagoas, coqueirais ecajueiros. Para preservar acultura local, evitando que oturismo predatório prejudicassea vida da comunidade depescadores, a própria populaçãorecebe os visitantes em suascasas, produz refeições eorganiza roteiros pelo local.Organizados pela Associaçãodos Amigos da Prainha do CantoVerde e do Instituto Terramar,sob a coordenação do suíçoRené Scharer (que conheceu olocal em 1992 e não quis maissair de lá), os moradores secapacitaram para o Ecoturismo,mas sem deixar de lado a suaprincipal atividade: a pesca.O local já se tornou referênciano estado em turismo comunitá-rio e chega a receber 30 visitan-tes por fim de semana.

Outro bom exemplo de comoum empreendimento turístico

12

foto

: Pau

lo M

irand

a

Lençóis(BA)

foto

: Arq

uivo

da

FUN

DH

AM

Page 13: 7226564 Ecoturismo No Brasil

13

pode ser gerenciado de formasustentável, envolvendo governo,iniciativa privada e moradoreslocais, gerando benefício paratodos e conservação ambiental éo Arquipélago de Fernando deNoronha. Sua ilha principal, aúnica habitada, conta com maisde 100 pousadas, a maioria nacasa dos próprios ilhéus. Parapreservar o local, o Ibama,responsável pela administraçãodesse Parque Nacional Marinho,estabeleceu um limite para aentrada de turistas. Por isso érecomendável fugir dos períodosde alta estação, principalmenteentre dezembro e fevereiro,quando as pousadas ficamlotadas. Composta por 17 praiasde areias douradas, a ilha é umparaíso para surfistas e mergu-lhadores, que enxergam asbelezas desse mar azul a até 50metros de profundidade.

No sul da Bahia, outros roteirosmerecem destaque como oArquipélago de Abrolhos, aÁrea de Proteção Ambiental deItacaré-Serra Grande, que contacom muitos rios, cachoeiras egrandes porções de MataAtlântica, e a Reserva Biológicade Una, considerada por muitos

ambientalistas como umadas áreas mais importantes doplaneta para a conservaçãoambiental, devido ao grandenúmero de espécies de animaise vegetais, muitas delasocorrendo exclusivamenteno local (endêmicas).

Pólos da Região Nordeste:Reentrâncias Maranhenses (MA),Patrimônio Histórico-Cultural doMaranhão (MA), LençóisMaranhenses (MA), Chapadas(MA), Delta do Parnaíba (MA ePI), Parque Nacional da Serra daCapivara (PI), Parque NacionalSete Cidades (PI), Vale Monu-mental do Ceará (CE), Serra doBaturité (CE), Cariri (CE),Ibiapaba (CE), Litoral Oeste eLeste (CE), Litoral Leste e NortePotiguar (RN), Serras do Sul e doSudeste (RN), Cabugi (RN),Seridó (RN), João Pessoa (PB),Litoral Norte (PB), Serra daBorborema (PB), SertãoParaibano (PB), Fernando deNoronha (PE), Litoral Norte e Sul(PE), Buique /Pesqueira/Venturo-sa (PE), Bonito/São Benedito doSul (PE), Afogados da Ingazeira /Serra Talhada (PE), Bacia do SãoFrancisco (PE), Litoral Norte(AL), Zona da Mata (AL), SertãoAlagoano (AL), Baixo SãoFrancisco (AL), Sertão Sergipanodo São Francisco (SE), Propriá(SE), Continguiba (SE), Agrestede Itabaiana (SE), Litoral Sul(SE), Chapada Diamantina (BA),Costa dos Coqueiros (BA), Baíade Todos os Santos (BA), Costado Dendê (BA), Costa do Cacau(BA), Costa do Descobrimento(BA) e Costa das Baleias (BA).

13

foto

: Rod

olph

o O

liva

foto

: Pau

lo M

Iran

dafo

to: B

runo

Gue

iros

Maceió (AL)

Morro da TravessiaLençóis/Capão,

ChapadaDiamantina

(BA)

LençóisMaranhenses(MA)

Serra da Capivara -FundaçãoMuseiu do HomemAmericano (PI).

Serra da Capivara -FundaçãoMuseiu do HomemAmericano (PI).

Page 14: 7226564 Ecoturismo No Brasil

1414

foto

: Mau

ricio

Sim

onet

ti

Page 15: 7226564 Ecoturismo No Brasil

15

Os fascinantesecossistemas doPantanal e doCerrado

Caracterizada por grandespropriedades rurais e porextensas áreas ainda nãoocupadas, a Região Centro-Oestepossui um relevo marcado porplanaltos, chapadões e depres-sões, ocupado por baciashidrográficas importantes.Formada pelos estados de Goiás,Mato Grosso e Mato Grosso doSul, a região abriga uma dasmais fascinantes paisagensbrasileiras, o Pantanal, imensaplanície alagável, com ricadiversidade de fauna e ummosaico de formações vegetais.

Com uma área de 210 mil km2,sendo 140 mil em territóriobrasileiro (nos estados do MatoGrosso e Mato Grosso do Sul) eo restante na Bolívia e noParaguai, o Pantanal é um dosecossistemas mais ricos epeculiares do planeta. O mesmoespaço é capaz de reunircaracterísticas do Cerrado, daFloresta Amazônica e deterrenos alagadiços, que noperíodo das chuvas deixamgrande parte de sua extensãosubmersa. Neste paraísotropical, convivem mais de 650espécies de aves, 80 de mamífe-ros, 50 de répteis e 260 depeixes, algumas delas com riscode extinção. É o local de maiorconcentração de fauna dasAméricas. Tamanha exuberâncianatural agora tem sua preserva-

15

Page 16: 7226564 Ecoturismo No Brasil

16

ção oficialmente garantida.O Parque Nacional do Panta-nal recebeu o título da Organi-zação das Nações Unidas(ONU) de Patrimônio Naturalda Humanidade. Em novembrode 2000 havia recebido umoutro da Unesco: o de Reservada Biosfera.

Apesar dos impactosambientais – causados pelocrescimento das cidades, pelapesca e caça predatórias, entreoutros problemas –, o Panta-nal conta com muitos projetose investimentos em prol de suaconservação. O próprioreconhecimento comoPatrimônio da Humanidade eReserva da Biosfera sãoresultados destes esforços.O Programa Pantanal, por

16

Chapada dos Veadeiros (GO)

foto

: Alin

e M

eira

Bonito(MS)

foto

: Ann

a VB

eatri

z Wae

hnel

dt

Page 17: 7226564 Ecoturismo No Brasil

17

exemplo, fruto de um acordoassinado entre o governobrasileiro e o BancoInteramericano de Desenvolvi-mento (BID), prevê investimen-tos de US$ 460 milhões naregião. O Programa promove-rá ações de desenvolvimentosustentável da bacia do AltoParaguai e ações na áreasocial, voltadas para a popula-ção pantaneira.

Criado pelo WWF, o programaPantanal para Sempre temestimulado a criação de umarede de unidades de conserva-ção (particulares e públicas),o controle da pesca esportiva,o Ecoturismo e a EducaçãoAmbiental. Através do Progra-ma, o WWF trabalha comcomunidades locais, proprietá-

rios de terra, pesquisadorese governo em busca dealternativas para o Pantanal,que requer uma estratégiade desenvolvimento e conser-vação baseada no respeitoàs suas características ecológi-cas e culturais.

Um dos mais belos espetáculosda natureza brasileira estálocalizado na porção centro-sul do Pantanal: a cidade deBonito, no Pólo de Ecoturismoda Bodoquema. Localizada a270km de Campo Grande, apequena cidade ficou famosapor suas águas cristalinas egrutas. Inúmeras cavidadessubterrâneas submersasfazem de Bonito o paraísodo espeleomergulho, atividadeque vem atraindo mergulhado-

res de diversas partes domundo. Dentre as váriasgrutas, se destaca a Gruta doLago Azul, onde no fundo háum lago subterrâneo de maisde 50m de profundidade, queatinge uma coloração azulintensa com a incidência dosraios de sol. Outra grandecaracterística de Bonito é aorganização do turismo,principal fonte de renda dosmoradores. Atualmente osroteiros só são realizadosatravés das agências operado-ras, o que incrementou ageração de empregos no local.A maioria dos locais visitadossão áreas particulares, facili-tando o controle de visitas.

Ao norte do estado do MatoGrosso, o visitante encontrará

o Parque Nacional da Chapadados Guimarães, com atrativosdesde a parte baixa daChapada (município deCuiabá), a sua borda (cachoei-ras e mirantes) e o seu interior(rios, grutas e aspectos históri-cos do garimpo de diamantes).Caracterizada por grandesformações rochosas e cânionsde arenito com até 350m dealtura, a Chapada dosGuimarães faz parte do biomaCerrado. Os fósseis de conchasmarinhas encontrados noalto das escarpas de arenitoprovam que a Chapada,há 500 milhões de anos, erafundo de oceano. Ao longoda existência da Terra, o localtambém já foi coberto porflorestas tropicais e habitatde dinossauros, até adquirir

17

Chapada dosVeadeiros(GO)

foto

: Art

hur B

osis

io

Page 18: 7226564 Ecoturismo No Brasil

18

a paisagem atual. Seu cartãopostal é a Cachoeira do Véu daNoiva, com 86m de queda.

A região Centro-Oeste tambémabriga uma outra Chapada:a dos Veadeiros, localizadano nordeste do estado deGoiás. Destino preferidodos esotéricos, atraídos pelomisticismo dos cristais dacidade de Alto Paraíso deGoiás, a Chapada reservamuito mais surpresas aovisitante. Inúmeras trilhaslevam às cachoeiras e poçosd’água cristalinas e de cor decastanha, entre cânionsrochosos. Não só as cachoeirasencantam quem passa pelachapada. Campos de flores,mirantes, mamíferos em

extinção e até um curioso valerochoso com piscinas naturaise minigrutas - o Vale da Lua -incrementam a paisagemcaracterística do Cerrado.O local é propício paraa prática do trekking,canyoning e camping.

Pólos daRegião Centro Oeste:Chapada dos Veadeiros (GO),Pirenópolis (GO), Parque dasEmas (GO), Pantanal Norte(MT), Chapada dos Guimarães(MT), AmazôniaMatogrossense (MT), Pantanaldo Sul (MS) e Serra daBodoquena (MS).

18

Pantanal.

Pantanal.

foto

s: A

lmir

Veig

a

Page 19: 7226564 Ecoturismo No Brasil

19

Encantos do mar àmontanha

A Região Sudeste é a maisdesenvolvida economicamente e,sem dúvida, responsável porgrandes problemas ambientais edescaracterização da paisagemoriginal. No entanto, aindaconserva áreas protegidas,principalmente no litoral,rodeadas pela exuberanteFloresta Atlântica. Formadapelos estados de São Paulo, Riode Janeiro, Minas Gerais eEspírito Santo, possui umariqueza geográfica, de fauna e deflora inigualáveis. O levantamen-to da Embratur mapeou 26 PólosEcoturísticos na região, sendoque cada um deles conta comdiversas áreas ou parques.

Bem próximo à divisa da regiãoSul, no estado de São Paulo,encontra-se a região do Valedo Ribeira. Abrigando importan-tes remanescentes de MataAtlântica, é lá que está oParque Estadual Turísticodo Alto Ribeira (Petar),

19

Saquarema (RJ).

foto

: Lui

z F.

Silv

a

Monocarvoeirono ParqueNacional doItatiaia (RJ).

foto

: Fel

ipe

Suss

ekin

d

Page 20: 7226564 Ecoturismo No Brasil

20

área que concentra muitascavernas, com vestígios deanimais pré-históricos, sendo porisso muito procurada porespeleologistas de todo o país.

Na parte serrana do estado estálocalizada uma área rica emrecursos hídricos e famosa porsuas águas: a região de Brotas.Com uma vegetação composta

e o já ameaçado de extinçãolobo-guará. Propícia ao turismode aventura, Brotas possui umainfra-estrutura bastante organi-zada, com operadoras deturismo que oferecem guias paracanyoning ou cascading(descida de rappel em cachoei-ra), “bóia cross” (descida do rioem bóia, praticado tradicional-mente pelos moradores locais),rafting (descida pelo rio embote), além de caminhadas emountain bike.

Outro destino aconselhado aosque se encantam com as belezasnaturais é o estado de MinasGerais. Subindo para as terrasaltas da Mantiqueira encontra-sea região de Itamonte, rica emfauna e flora, com cachoeirasdeliciosas. Neste local ficatambém a parte alta do ParqueNacional do Itatiaia (PNI), ondeestá localizado o Pico dasAgulhas Negras (2.790 metros dealtitude). Primeiro parquenacional do país, o PNI contacom duas entradas que marcamas distintas áreas que abrange: aparte alta, com uma vegetaçãode campos de altitude, e a baixacom Mata Atlântica.

No Pólo de Grutas, Serras eDiamantes encontramos oParque Nacional do Caparaó,onde se localiza o Pico daBandeira (2.889m), e o ParqueEstadual do Ibitipoca. Assimcomo em Itatiaia, a região émontanhosa, marcada portrechos de Mata Atlântica e áreasde vegetação de altitude. Situadoa 80km de Juiz de Fora, Ibitipocaconta com lindas cachoeiras,

penhascos, paredões, grutas euma vegetação baixa, rica emorquídeas, bromélias, canelas-de-ema, cactos e sempre-vivas. Éconsiderada a área mais impor-tante do hemisfério sul para oestudo de líquens. Devido aoexcesso de pessoas que visitam oparque, colocando em risco suariqueza natural, o número deturistas por dia foi limitado a 300pessoas em dias de semana e 800nos sábados, domingos eferiados. Entre os destaques dolocal estão a Gruta da Cruz, dosTrês Arcos, dos Viajantes e a doPião, a Ponte de Pedra, aCatarata do Chuveiro, a Prainha,o Lago dos Espelhos e o maisilustre representante da faunalocal: o lobo guará.

Seguindo para a região da Zonada Mata mineira, é possívelconciliar um roteiro históricopelas cidades de Ouro Preto,Mariana e Tiradentes, entreoutras, a um circuito ecológicopelo Parque Natural do Caraçaou o Parque Estadual doItacolomi. Numa área deaproximadamente 11.000hectares, propriedade dos padresda Congregação da Missão,situa-se o Parque Natural doCaraça, com o estatuto deReserva Particular de PatrimônioNatural (RPPN). Embora sejapropriedade particular, o Parqueabriga centros de pesquisa e temo apoio do Ibama para apreservação ambiental. Localiza-do no município de Catas Altas, oparque fica encravado aos pés daSerra do Caraça e cercado pormorros cobertos pela MataAtlântica, na Serra do Espinhaço.

de Cerrado e Mata de Planalto(uma variação da Mata Atlânti-ca), Brotas é banhada pelaságuas do Rio Jacaré Pepira, quecruza a cidade, e faz parte dabacia do Rio Tietê. A fauna local éconstituída por uma grandediversidade de aves e por espéciesbem típicas do local, como tatu-galinha, veado, gambá, capivara

20

ParqueEstadual de

Ibitipoca (MG)

foto

: Pau

lo M

irand

a

Page 21: 7226564 Ecoturismo No Brasil

21

Recoberto pelo que sobrou daMata Atlântica (hoje possui cercade 5% de sua cobertura original),o estado do Rio de Janeiro écaracterizado por contrastesmarcantes: montanhas e mar,florestas e praias, paredõesrochosos subindo abruptamentede baixadas extensas. Ao sul doestado, encontra-se a exuberanteCosta Verde, com praias, ilhas ereservas ecológicas, além deconstruções do século XVII eXVIII, como a encantadoracidade de Paraty, declaradaPatrimônio Cultural da Humani-dade pela Unesco. Na mesmaregião pode-se encontrar outroparaíso tropical: a Ilha Grande,que conta com mais de 117praias e trilhas por toda suaextensão. A melhor forma deconhecê-la é, sem dúvida,caminhando. A Vila de Abraão éo local com maior infra-estruturae o mais procurado pelos turistas.Do outro lado, porém, voltadaspara o mar aberto, encontram-seas praias mais bonitas da ilha.Lopes Mendes, Aventureiro eParnaioca são alguns exemplosdo que há de mais fascinante naIlha Grande.

Subindo a serra encontra-se oParque Nacional da Serra dosÓrgãos, com suas tradicionaismontanhas como o Dedo-de-Deus, a Pedra do Sino, o Açu,entre outras. Muito procuradopor montanhistas, o Parquepossui duas entradas: uma porPetrópolis, outra por Teresópolis.Lá o visitante encontrarámuitas trilhas e cachoeiras. Noentanto, é importante sempreestar acompanhado por um

guia que conheça bem aregião, devido à sua dimensãoe complexidade de algumastrilhas, garantindo que tudocorra bem durante o passeio.

Os encantos naturais da RegiãoSudeste passam também peloestado do Espírito Santo, comseus belíssimos locais, como oPólo Ecoturístico de Itaúnas, aonorte do estado, o Pólo Passos deAnchieta ou, ainda, na SerraCapixaba, a região de DomingosMartins onde se situa o ParqueEstadual da Pedra Azul. Naregião de Linhares encontram-sepraias arborizadas, fontes deágua mineral, lagoas e grandesmanguezais. Lá está a Reserva daempresa Vale do Rio Doce e aReserva Biológica de Sooterama.Além disso, seu litoral é um dosatrativos marcantes no estado.

Pólos da Região Sudeste:Grutas, Serras e Diamantes (MG),Zona da Mata (MG), Circuito doOuro (MG), Terras Altas daMantiqueira (MG), Canastra(MG), Caminhos do Cerrado(MG), Itaúnas (ES), Delta do RioDoce (ES), Passos de Anchieta(ES), Serra do Caparaó (ES),Serras Capixabas (ES), CostaVerde (RJ), Região de Itatiaia (RJ),Rio/Niterói (RJ), Região Serrana(RJ), Região dos Lagos (RJ), Valedo Paraíba (RJ), Costa Doce (RJ),Alto do Paranapanema (SP),Serras Paulistas (SP), Regiãodas Cuestas (SP), Vale do Ribeirade Iguape (SP), Vale do Paraíbado Sul (SP), Mantiqueira (SP),Litoral Paulista (SP)e Grandes Lagos (SP).

Paraty (RJ)

foto

: J. L

. Bul

cão

Costa Verde (RJ)

foto

: Ciro

Mar

iano

Ouro Preto (MG)

foto

: Rog

ério

Rei

s

Page 22: 7226564 Ecoturismo No Brasil

2222

Cataratas doIguaçu (PR)

foto

: Cla

us M

eyer

Page 23: 7226564 Ecoturismo No Brasil

23

A imponência doscânions e cataratas

Com uma paisagem original-mente marcada por florestas,mescladas de campos interiorese formações litorâneas, a RegiãoSul teve sua área bastantemodificada pela agriculturaintensiva. Formada pelos estadosdo Rio Grande do Sul, SantaCatarina e Paraná, a região viusua cobertura vegetal primitivasubstituída pelas culturascaracterísticas das regiõestemperadas, de onde vieramalemães, italianos e eslavos.As manifestações culturaisimprimem à região umafisionomia diferente, um areuropeu. Apesar disso,o Sul ainda guarda porçõesrepresentativas dos ambientesnaturais como serras, cânions,picos elevados e, sobretudo,as inigualáveis Cataratasdo Iguaçu.

O Pólo Ecoturístico da SerraGaúcha compreende a regiãodesde o complexo turísticoCanela e Gramado até osParques Nacionais de Aparadosda Serra e da Serra Geral.Localizados nas proximidadesdo município de Cambará doSul, na divisa entre o Rio Grandedo Sul e Santa Catarina, essesdois parques têm como destaqueseus monumentais cânions –resultado de diversos movimen-tos tectônicos, vulcânicos eerosivos – como o Fortaleza e oMalacara, na Serra Geral, e ofamoso Itaimbezinho, o maiorcânion da América do Sul,

23

Page 24: 7226564 Ecoturismo No Brasil

24

no Aparados. Suas paredesrochosas chegam a ter 700metros, cobertas por vegetaçãobaixa e por pinheiros nativos.Entre a fauna da região,encontram-se aves como ogavião-pato, o gavião-pega-macaco e a águia-cinzenta, queestão ameaçados de extinção.Alguns mamíferos de grandeporte, como o lobo-guará, opuma e o veado campeiroocorrem apenas nas áreas demais difícil acesso.

Seguindo para o litoral doestado, ao sul, entre a Lagoa dosPatos e o Oceano Atlântico,encontra-se o Parque Nacionalda Lagoa dos Peixes, nosmunicípios de Mostardas eTavares. Suas águas rasasatraem 26 espécies de avesmigratórias do Hemisfério Nortee cinco espécies vindas do sul,como o flamingo. A Lagoado Peixe foi recentementetombada pela Unesco comoReserva da Biosfera.

As belezas naturais do RioGrande do Sul também incluemo Salto do Yucumã, o maiorsalto longitudinal do mundo,com 1.800 metros de extensão.Localizado no interior do ParqueEstadual do Turvo, no municípiode Derrubadas, Yucumã possuiquedas de 12 a 15 metros dealtura nas águas do Rio Uruguai,na divisa do Brasil com aArgentina. O Parque do Turvopossui uma área de 174km2

de mata virgem com uma faunae flora abundante, sendo oúltimo refúgio de onça pintadado estado.

24

CânionItaimbezinho(RS)

foto

: Cla

us M

eyer

Page 25: 7226564 Ecoturismo No Brasil

25

O Pólo Ecoturístico Ilha de SantaCatarina é formado pelasunidades de conservaçãoexistentes no município deFlorianópolis e seu entorno.É limitado ao sul pelo ParqueEstadual Serra do Tabuleiro,ao norte pela Reserva Biológicado Arvoredo e a noroeste pelaAPA de Anhatomirim.Montanhas, cavernas,corredeiras e, principalmente,as ondas são as atraçõesdo local. Outros roteiros ecológi-cos, no entanto, podem serencontrados na região.

Considerado o segundo pólo deentrada de turistas do Brasil,perdendo apenas para o Rio deJaneiro, Florianópolis chega adobrar o número da populaçãona alta temporada: o verão.Suas belíssimas praias sãoprocuradas para a prática dosurfe, porém é possível encon-trar outros atrativos naturais emsuas reservas ecológicas. Alémdisso, passeios de barco para asilhas do entorno também sãouma boa opção.

Para quem prefere a serra e ofrio a melhor alternativa é seguirpara o Pólo Ecoturístico PlanaltoSerrano, em Santa Catarina,formado pela região de Lages,pelo Parque Nacional de SãoJoaquim e pelas serras adjacen-tes. Nos meses de inverno,a temperatura pode chegara 14º negativos e,freqüentemente, a neve surgecomo um espetáculo inusitado.

O município de Santo Amaro daImperatriz, com 72% de suas

terras localizadas dentro doParque da Serra do Tabuleiro,liga o planalto ao litoralcatarinense. Cortado peloRio Cubatão, Santo Amarooferece como principal atraçãosuas águas termais, que chegama 39º C, qualificada como umadas melhores do mundo.As propriedades medicinaisdessas águas atraem centenasde turistas.

Encravado na belíssima Serrado Mar Paranaense, o PóloEcoturístico Paranaguá/Graciosa é formado peloComplexo Estuarino Lagunar deParanaguá/Guaraqueçaba e oParque Estadual do Marumbi,abrangendo desde o alto daserra, até os limites externos dasilhas de Superagüi e do Mel.Seguindo de Curitiba para olitoral, seja pela belíssimaestrada da Graciosa, ou de trem,pela ferrovia Curitiba-Paranaguá, é possível desfrutardas belezas da região.

A meio caminho deste percursoestá o Parque Estadual doMarumbi, local propício àscaminhadas e escaladas.O parque conta com infra-estrutura de camping e suastrilhas são bem sinalizadas.No entanto, é necessário o auxíliode um guia para se alcançar oscumes das principais montanhasdo Marumbi: o Olimpo, o Abro-lhos, a Ponta do Tigre e a Esfinge.

Patrimônio Ecológico dahumanidade, a Ilha do Mel,nessa mesma região, tem 95% desua área composta por

25

Ilha doMel (PR)

foto

: Ren

ata

Mel

lo

Canela(RS)

foto

: Rod

olph

o O

liva

Cânion (RS)

foto

: Cla

us M

eyer

Page 26: 7226564 Ecoturismo No Brasil

26

ecossistemas de restinga efloresta atlântica, o que a elevouà categoria de Estação Ecológi-ca, em 1982. Além das trilhasem seus morros e planícies, quelevam a locais como a Gruta dasEncantadas e a históricaFortaleza Nossa Senhora dosPrazeres, o mar é outro grandeatrativo. As praias Grande e doMiguel são ótimas para aprática do surfe.

Com uma área de 21.400hectares, o Parque do Superagüilocaliza-se no município deGuaraqueçaba, e faz parte doComplexo Estuarino Lagunarintegrado por Cananéia, Iguapee Paranaguá. O parque éconsiderado um dos cincoecossistemas costeiros maisnotáveis do globo. Nele encon-

tram-se formações costeirasarenosas, floresta atlântica,restingas e manguezais.Em sua floresta de restinga, umagrande variedade de orquídeaschama a atenção, além deabrigar uma espécie recente-mente descoberta de mamífero:o mico-leão-de-cara-preta.

Salto Morato, a primeira RPPNda Fundação O Boticário, foiimplantada em Guaraqueçabaporque esta região abriga umdos mais significativos remanes-centes de floresta atlânticaquanto ao estado de conserva-ção, diversidade biológica, faunaameaçada e potencial para apesquisa e recreação ao ar livre.Por sua importante contribuiçãopara a preservação dos recursosnaturais e da diversidade

biológica do planeta, essa regiãotambém recebeu o reconheci-mento da Unesco como Reservada Biosfera.

O Pólo Ecoturístico CamposGerais tem como unidadesformadoras os Parques Estadu-ais de Vila Velha e Guartelá.Nas fronteiras entre Brasil,Paraguai e Argentina, o PóloEcoturístico Costa Oeste, noestado do Paraná, é formadopor parte do Reservatório daRepresa de Itaipu e seu entorno,tendo como vértices os ParquesNacionais de Iguaçu e o municí-pio de Itaipulândia.

Criado em 1939, um dos maisantigos do país, e tombado em1986 pela Unesco comoPatrimônio Natural da Humani-

dade, o Parque Nacional doIguaçu guarda um espetáculomundialmente conhecido:as Cataratas do Iguaçu. Deforma semicircular, com 2.700metros de largura, as quedasenchem os olhos dos visitantes,pela espuma d’água que cai deuma altura de até 72 metros nossaltos existentes entre o Brasil ea Argentina - o número de saltosvaria entre 150 e 300, dependen-do da vazão do Rio Iguaçu.

Pólos da Região Sul:Paranaguá/Graciosa (PR),Campos Gerais (PR), Costa Oeste(PR), Alto Vale do Itajaí (SC), Ilhade Santa Catarina (SC), PlanaltoSerrano (SC), Serra Gaúcha (RS)e Região Central (RS).

26

Ilha do Mel (PR)

foto

: Ota

cílio

Rod

rigue

s

Page 27: 7226564 Ecoturismo No Brasil

27

Ainda não é muito fácil encon-trar livros em português quetenham o Ecoturismo comotema central, embora a tendên-cia seja o crescimento do setor,como já ocorre há alguns anosem muitos países. A internet, porsua vez, está ocupando esseespaço, e muitos sites têm

Livros

Livros em português podem serencontrados no sitewww.submarino.com.br e, eminglês, no site www.amazon.com

Ecoturismo: uma Introdução, deDavid A. Fenell, Editora Contexto

Sustentabilidade Ecológica noTurismo, de Dóris Santos de Fariae Kátia Saraiva Carneiro, EditoraUnB

Ecoturismo: um Guia paraPlanejamento e Gestão, de DonaldE. Hawkins e Kreg Lindberg,Editora SENAC São Paulo

Ecoturismo: Impactos,Potencialidades e Possibilidades,de John Neil e Stephen Wearing,Editora Manole

Turismo: o Desafio daSustentabilidade, de Martha deAzevedo Irving e Julia Azevedo,Editora Futura

Turismo Sustentável: TurismoCultural, Ecoturismo e Ética, deJohn Swarbrooke, Editora Aleph

Ecotourism and SustainableDevelopment: Who ownsParadise?, de Martha Honey

The Encyclopedia of Ecotourism,de David B. Weaver

Sustainable Tourism: a MarketingPerspective, de Victor T. C.Middleton e Rebecca Hawkins

A Trip Too Far: Ecotourism,Politics and Exploitation, deRosaleen Duffy

Siteswww.amazonia.org.br

www.brotas.com.br

www.costadocacau.com.br

www.ecobrasil.org.br

www.eco2000.com.br

www.ecotourism.org

www.ecotourism2002.org

www.ecoturismo.org.br

www.ecoturismo2002.com

www.ecoviagem.com.br

www.embratur.gov.br

www.estadao.com.br/turismo

www.folhadomeioambiente.com.br

www.ief.mg.gov.br/biodiver.htm

www.matadentro.com.br

www.mma.gov.br

www.mpefunbio.org.br

www.noronha.pe.gov.br

www.parnas.com.br

www.planeta.com

www.pr.gov.br/turismo

www.ronet.com.br/Ecoturismo

www.sc.gov.br/websantur/fr_circuitos.htm

www.terra-planejamento.com.br/pólos

www.titorosemberg.com

www.turismo.rs.gov.br

www.uneptie.org/pc/tourism/ecotourism/home.htm

www.uol.com.br/ambienteglobal

www.viajo.com

www.viverde.com.br

www.world-tourism.org

www.wto.org

surgido com a proposta dedivulgar conceitos e discussõessobre o tema, além das formas elugares onde é praticado. Aseguir, damos algumas dicas desites e livros que possamcontribuir com novas informa-ções e ajudar em seu próximoroteiro. Boa viagem!

27

Page 28: 7226564 Ecoturismo No Brasil

28

Sesc:uma atuaçãosocialO setor de Turismo – e, especial-mente, o de Turismo Social –sempre recebeu do Sesc umaatenção especial em sua agendade atividades. Com a criaçãoda Estância Ecológica SescPantanal, a Instituição ampliouo seu raio de ação, contribuindopara fortalecer a atividadeecoturística em uma das regiõesmais belas do país

Assim como o Senac, o Sesc tem,na área de Turismo, um dos seusprincipais objetivos, atuandoespecialmente em Turismo Social,modalidade restrita, no Brasil,a algumas instituições voltadaspara o bem-estar social,como o Sesc.

O Turismo Social tem comofinalidade oferecer, às camadas

da população menos favorecidas,o acesso a viagens, hospedagense passeios que, de outra forma,não teriam condições de fazê-lo.O acesso a esses produtosturísticos é feito, pelo Sesc,por meio de três vertentes:

• Hospedagem, através de umarede hoteleira conveniada e deuma rede extra-hoteleira própriaque inclui pousadas, centrosde lazer e colônias de fériasem 19 estados;

• Turismo Emissivo, em que osDepartamentos Regionaisoferecem passeios e excursõespara diversos pontos do país;

• Turismo Receptivo, em quesão realizados passeios locaispara conhecer os atrativosturísticos da região, de caráternatural ou cultural.

Um dos mais importantes ramosde atuação do Turismo Social é,atualmente, o Ecoturismo ouTurismo Ecológico, que se

caracteriza pelo acesso àsbelezas naturais e às culturaslocais, em que o viajante absorvenovas informações, através daobservação e do convívio comuma nova realidade.

Para isso, o Sesc dispõe dediversos programas e ações emsuas unidades de Roraima,Maranhão, Ceará, Alagoas,Sergipe, Goiás, São Paulo,Paraná, Santa Catarina e RioGrande do Sul, entre outros.Entre essas ações, estão osprogramas de gestão ambiental,atividades de coleta seletiva dolixo, projetos de educaçãoambiental, ações de redução deconsumo de energia e de água,tratamento de efluentes ereaproveitamento de águastermais.

Cabe destacar, ainda, a implanta-ção do centro de reabilitação demamíferos marinhos e dasReservas Particulares de

Patrimônio Natural (RPPNs) deTepequém, em Roraima, e doPantanal, em Mato Grosso.

Sesc Pantanal

As RPPNs são áreas de preserva-ção de flora e fauna definidaspelo Ibama e já somam mais de500 em todo o país, entrefederais e estaduais. A EstânciaEcológica Sesc Pantanal, porexemplo, certificada em novem-bro de 1998, é a maior RPPN daregião, e uma das mais impor-tantes iniciativas do Sesc aolongo de sua história.

Implantada em uma área decerca de 1 mil quilômetrosquadrados, a Estância EcológicaSesc Pantanal — próxima aoHotel Sesc Porto Cercado —situa-se entre os rios Cuiabá eSão Lourenço, a 145 km deCuiabá. Além de visar à preserva-ção, a estância tem como foco o

28

Pantanal MT)

foto

: Alm

ir Ve

iga

Hotel SESC PortoCercado (MT)

foto

: Alm

ir Ve

iga

Page 29: 7226564 Ecoturismo No Brasil

29

Senac:educação parao turismoDesenvolvimento sustentável eEducação Ambiental estãosempre associados ao turismo.No Senac, estes temas têm dadoorigem ou sido a base para umcrescente número de açõesinstitucionais, que vão de cursos,seminários, palestras e oficinas aprojetos junto às comunidades.

A área de Turismo não é umcampo novo para o Senac. Hádécadas, a Instituição investe naformação e capacitação deprofissionais – desde 1948, formacozinheiros e garçons e, a partirda década de 60, guias e agentesde viagem, entre outros –, semprecom uma visão ampla emultidisciplinar. Sozinho ou em

parceria com os gover-nos federal, estadual e

municipal, a iniciativa privada eas ONGs, o Senac oferece cursos epromove diversas atividadesligadas à área de turismo,associado à educação ambiental,em todo o país.

Entre as ações que a Instituiçãoparticipa na área federal parafortalecer esse segmento está oPrograma Nacional deMunicipalização do Turismo(PNMT). O PNMT envolve oscentros de ensino do Senac e asunidades móveis de Turismo eHotelaria, que levam às comuni-dades do interior os seus diversoscursos. Um dos mais procuradosé o de Conscientização Turística,que busca resgatar a identidadecultural das comunidades,valorizando a culinária, o artesa-nato, seus costumes e valores.

O primeiro programa do PNMTfoi realizado em parceria com oSenac e resultou na cartilha

Ecoturismo, a EducaçãoAmbiental e a pesquisa.

O programa do Sesc é inovadornão apenas porque segue umplano de manejo que prevêenvolvimento de comunidadeslocais, reabilitação da faunae da flora, sensibilização dosturistas, estudantes, ambien-talistas e cientistas que conhecemo local, mas porque significou umaumento de 30% da áreapreservada no estado doMato Grosso.

O Projeto Peixe Boi é outraimportante ação, realizada peloSesc do Ceará em parceria com aONG Aquarius. Desenvolvido naColônia Ecológica Sesc Iparana,

o projeto criou o centro dereabilitação de mamíferosmarinhos, que tem permitidosalvar a vida de uma dasprincipais espécies ameaçadasde extinção.

Outras iniciativas voltadas aofortalecimento do Ecoturismo,dentro da sua linha de trabalhode Turismo Social, têm sido feitaspelo Sesc nos estados da RegiãoSul e no Ceará. São excursões epasseios ao Cânion Guartelar,Ilha do Mel e CachoeiraPrudentópolis, no Paraná;ao Alto Vale do Itajaí, em SantaCatarina; ao Cânion do Itaim-bezinho, no Rio Grande do Sul;e ao Parque Nacional de Ubaja-

ra e a Jericoacoara,Cariri e Guarami-ranga, no Ceará.

29

ColôniaEcológicaSESC Itarana(CE).

foto

s: G

uarim

de

Lore

na

Unidades móveisdo Senac

Page 30: 7226564 Ecoturismo No Brasil

30

Iniciação Escolar para oTurismo. Destinada a crianças apartir da 6a série, alcançou umgrande sucesso no seu lança-mento, em 1995. Em breve, essacartilha será relançada, assimcomo o vídeo do Senac Turismo,um Bom Negócio para Todos,que mostra a importância de umdos maiores segmentos daeconomia mundial.

Outra iniciativa governamentalque deverá contar com aparticipação do Senac é oPrograma de Desenvolvimentodo Ecoturismo na AmazôniaLegal (Proecotur), uma vez queo Senac atua em municípios daRegião Norte, promovendo amobilização e conscientizaçãodessas comunidades. Os cursossão levados às áreas maisremotas da Amazônia, comdestaque para o trabalhodesenvolvido pela balsa-escolado Senac, que já promoveudiversos cursos na cidadede Parintins.

Revitalização daEstrada Real

Em Minas Gerais, diversasinstituições atuam no processode exploração ecoturística da

Estrada Real, principal via deacesso às reservas de ouro ediamantes das Minas Gerais,durante o período colonial.O Senac, instituição pioneiraa apoiar a iniciativa de transfor-mar essa antiga rota dostropeiros em uma novadestinação turística, vematuando principalmente notrecho que liga Ouro Preto aDiamantina, sensibilizando eorientando as comunidades dosmunicípios e distritos inseridosnesse percurso sobre as possibili-dades de exploração turísticadessa importante rota histórica.

Para isso, o Senac criou e vemimplementando o ProgramaEducativo para o Desenvolvi-mento do Ecoturismo na EstradaReal, cujo objetivo é capacitarlideranças e membros dascomunidades em diferentesocupações do setor turístico quelhes possibilitem trabalho, rendae melhoria da qualidade de vida.Com esse programa, o Senac dámais uma contribuição aodesenvolvimento turístico doestado, resgatando sua história,legitimando seus valores etradições, promovendo suasbelezas naturais earquitetônicas, em um trabalho

que tem envolvidodiretamente as popula-ções locais, parceirasindispensáveis nosucesso dessas ações.

Hoje, o programa ganhaum novo parceiro, oPortal Descubraminas

(www.descubraminas.com.br),um abrangente sistema deinformações turísticas sobreMinas Gerais, via internet,desenvolvido pelo Senac e pelaSecretaria Estadual de Turismo,que vem contribuindo tambémno levantamento e promoçãodas riquezas naturais e culturaisdos municípios por onde passa aEstrada Real.

Impulso aoEcoturismo

No caso específico doEcoturismo, a oferta decursos surgiu com a criaçãodo Curso de Guia de Turismo,em que há duas especializa-ções: em Atrativo Naturale em Atrativo Cultural.O de Guia Especializadoem Atrativos TurísticosNaturais foi criado em 1994,em função da diversidadede ecossistemas encontradosno país.

Atualmente, as ações doSenac para a área de Turismosão diversificadas e desenvol-vidas em todos os estados dopaís, e incluem cursos, pales-tras, seminários, formação degrupos de estudos, exposições,participações em feiras e

convenções, workshops,formação de monitoresambientais e oficinas.

Entre as suas ações, destaca-seainda o Curso de Pós-Gradua-ção em Ecoturismo, realizadopelo Senac de São Paulo, únicodo gênero oferecido no país.O curso é dirigido a profis-sionais interessados em estudaras técnicas de criação, implan-tação e operacionalização deserviços ecoturísticos, assimcomo aprofundar os estudossobre as atividades relaciona-das à gestão sustentável dosrecursos naturais e culturais.

Outra iniciativa pioneira é orecém lançado Curso de GestãoSustentável do Ecoturismo,desenvolvido pelo Centro deEducação a Distância (Cead),do Senac Nacional, e oferecidoem parceria com o Senac deMinas Gerais. Realizado viainternet, o curso tem a duraçãode 60 horas, na modalidade deaperfeiçoamento, e tem comoobjetivo capacitar profissionaisdo segmento turístico na gestãodo ecoturismo, segundo oscritérios da sustentabilidade.

Ao investir esforços neste setor e,em especial, em Ecoturismo, oSenac contribui para a implan-tação de um modelo de desen-volvimento sustentável no país,buscando a melhoria daqualidade de vida da populaçãoe a preservação das culturas eidentidades locais, além deestimular o desenvolvimentode conhecimentos a partir daEducação Ambiental.

30