8 erros comuns que atrasam nossas vidas

2
12 7dias com você COMPORTAMENTO 8 erros comuns que atrasam nossas vidas Algumas atitudes que repetimos podem atrapalhar em tudo: acabam com a autoestima, nos deixam desanimadas, atrasam nossa felicidade... Saiba quais são as mais comuns e as melhores maneiras para evitá-las! Por Cinthia Quadrado 1. Não deixe as tarefas para amanhã Aproveite as boas energias do dia e a sua disposição para fazer suas obrigações. Dessa maneira, você termina o trabalho antes do prazo, fica mais tranquila para as próximas atividades e ainda consegue descansar. “Se você não faz isso e vive adiando o que é preciso ser realizado, você também pode se sobrecarregar com a preocupação constante e ter muito mais fadiga”, alerta Armando Ribeiro, psicólogo e coordenador do Programa de Avaliação do Estresse da Beneficência Portuguesa de São Paulo. S e o amor, o trabalho e a autoes- tima não parecem estar bem, é bem provável que alguns hábitos ruins estão complicando a sua rotina. Você coloca a culpa do seu fracasso nos outros? É rancorosa ou exigente além da conta? Pois bem, essas são apenas algu- mas das diversas ações que acabam com a energia e minam nosso humor. Veja: Marque na agenda ou no celular para não esquecer de nenhuma delas 2. Cuidado para não cometer os mesmos erros Ano novo é sinônimo de vida nova. Então, fique esperta para não “bater na mesma tecla”. Pense que, depois de virar a página para 2016, existem novas oportunidades no amor, no trabalho e nas amizades. Por isso, vale a pena vislumbrar projetos e atitudes mais positivas. 3. Pare de colocar a culpa nos outros Quebrou o ferro e culpou o marido? Caiu uma chuva daquelas e você xingou o motorista do ônibus que demorou? Calma, mulher! Sempre responsabilizar as pessoas pelos seus problemas pode ser uma furada. "Quando direcionamos nossas responsabilidades para o outro, deixamos de perceber nossos reais pontos fracos, aqueles que nos levaram a esse possível fracasso. Quando ficamos atentos com o que prejudica o alcance dos nossos objetivos, ganhamos muito porque prestaremos mais atenção nisso da próxima vez”, diz Denise Serio, psicoterapeuta junguiana (SP). Comportamento661.indd 12 18/02/2016 22:35:34

description

Algumas atitudes que repetimos podem atrapalhar em tudo: acabam com aautoestima, nos deixam desanimadas, atrasam nossa felicidade... Saiba quaissão as mais comuns e as melhores maneiras para evitá-las!

Transcript of 8 erros comuns que atrasam nossas vidas

Page 1: 8 erros comuns que atrasam nossas vidas

12 7dias com você

COMPORTAMENTO

8 erros comuns que atrasam nossas vidasAlgumas atitudes que repetimos podem atrapalhar em tudo: acabam com a autoestima, nos deixam desanimadas, atrasam nossa felicidade... Saiba quais são as mais comuns e as melhores maneiras para evitá-las! Por Cinthia Quadrado

1. Não deixe as tarefas para amanhãAproveite as boas energias do dia e a sua disposição para fazer suas obrigações. Dessa maneira, você termina o trabalho antes do prazo, fi ca mais tranquila para as próximas atividades e ainda consegue descansar. “Se você não faz isso e vive adiando o que é preciso ser realizado, você também pode se sobrecarregar com a preocupação constante e ter muito mais fadiga”, alerta Armando Ribeiro, psicólogo e coordenador do Programa de Avaliação do Estresse da Benefi cência Portuguesa de São Paulo.

Se o amor, o trabalho e a autoes-tima não parecem estar bem, é bem provável que alguns hábitos

ruins estão complicando a sua rotina. Você coloca a culpa do seu fracasso nos outros? É rancorosa ou exigente além da conta? Pois bem, essas são apenas algu-mas das diversas ações que acabam com a energia e minam nosso humor. Veja:

Marque na agenda ou no celular para não esquecer de nenhuma

delas

2. Cuidado para não cometer os mesmos errosAno novo é sinônimo de vida nova. Então, fi que esperta para não “bater na mesma tecla”. Pense que, depois de virar a página para 2016, existem novas oportunidades no amor, no trabalho e nas amizades. Por isso, vale a pena vislumbrar projetos e atitudes mais positivas.

3. Pare de colocar a culpa nos outrosQuebrou o ferro e culpou o marido? Caiu uma chuva daquelas e você xingou o motorista do ônibus que demorou? Calma, mulher! Sempre responsabilizar as pessoas pelos seus problemas pode ser uma furada. "Quando direcionamos nossas

responsabilidades para o outro, deixamos de perceber nossos reais pontos fracos, aqueles que nos levaram a esse possível fracasso. Quando fi camos atentos com o que prejudica o alcance dos nossos objetivos, ganhamos muito porque prestaremos mais atenção nisso da próxima vez”, diz Denise Serio, psicoterapeuta junguiana (SP).

Comportamento661.indd 12 18/02/2016 22:35:34

Page 2: 8 erros comuns que atrasam nossas vidas

7dias com você 13 13

7. Não se autoboicote! Muitas vezes você pode ser o seu pior inimigo. Por exemplo, quando bate aquela deprê depois do trabalho e você diz “eu mereço esse chocolatinho”. Daí, você sai da dieta e acaba brigando com os ponteiros da balança no fi nal do mês. “Isso ocorre quando impomos metas rígidas como perder 10 kg em 3 meses. Se você conhece o seu ritmo e sabe que será um sacrifício cumprir essa meta, vá com calma”, diz Denise. Comece com caminhadas leves e medite para desestressar.

4. Não seja tão exigenteSe tudo é oito ou oitenta com você, saiba que essa atitude pode sim atrasar a sua vida. Isso porque você fi ca na zona de conforto, sem fazer nada demais, ou fi ca desesperada atrás de projetos e tarefas que são impossíveis de serem realizadas. “As cobranças sempre devem respeitar os seus limites, não criando, assim, frustrações e nem desilusões aos seus objetivos”, diz Alexandre Bez, psicólogo e escritor (SP).

6. Aposte nas novidadesVocê se lembra do primeiro dia na escola ou do seu primeiro emprego? Deu um frio na barriga na hora de falar com as pessoas, mas, nem por isso você desistiu deles, né? Que tal levar isso para todas as outras situações da sua vida? “A felicidade e o sucesso podem estar fora do círculo que as pessoas sempre vivem", conta Armando. Então, saia já da mesmice!

5. Sorria maisFicar com um baita carão o dia todo acaba com o seu ânimo, desestimula os seus colegas de trabalho e faz o dia passar lentamente. O que você acha de comentar sobre a novela de ontem ou até levar uma caixa de bombons para o pessoal? Outra dica de ouro é sorrir com mais frequência, pois isso gera mais simpatia entre as pessoas e traz a sensação de bem-estar.

8. Mais amor, menos rancorOs ressentimentos e as frustrações se acumulam dentro da gente. Por consequência, nós desenvolvemos ansiedade, depressão e comportamentos explosivos. Se você tiver algum problema com um amigo ou familiar, sente-se com ele e converse. Parece simples demais, mas vocês podem resolver os problemas de um jeito civilizado e sem guardar rancor. “Isso sem contar que os sentimentos e as descargas hormonais negativas bombardeiam o corpo e fazem muito mal”, afi rma Alexandre.

Apps da felicidadeEles ajudam nas tarefas diárias, facilitam a comunicação e, agora, dão uma mãozinha para você alcançar a felicidade... e é de graça. Confi ra as opções! Happy for life: o aplicativo

dá três sugestões diárias de atividades que podem arrancar um belo sorriso e deixar os seus dias mais felizes. Por exemplo, cancelar um compromisso para curtir a vida ou dizer para alguém o quanto você gosta dela. Disponível para Android e iOS. Calm: ele é uma ótima

alternativa para quem precisa

"O excesso de cobrança pode

sobrecarregar o nosso organismo com hormônios

do estresse, como o cortisol e a adrenalina, e nos tornar mais

vulneráveis à hipertensão, AVC e

insônia", diz Armando

dormir melhor, relaxar e estimular a criatividade. Um dos seus destaques é o programa “7 dias de calma”, cuja proposta é ensinar a meditar de um jeito simples e rápido de acordo com as suas necessidades. Disponível para Android e iOS. Happy Habits: Choose

Happiness: usa técnicas de terapia para que o usuário fi que mais feliz. Ele avalia o nível de felicidade com resultados detalhados, disponibiliza áudios e gráfi cos.Disponível para Android.

alcançar a felicidade... e é de graça. Confi ra as opções!

dá três sugestões diárias de atividades que podem arrancar um belo sorriso e deixar os seus dias mais felizes. Por exemplo, cancelar um compromisso para curtir a vida ou dizer para alguém o quanto você gosta dela. Disponível para Android e iOS.

alternativa para quem precisa

7. Não se autoboicote! Muitas vezes você pode ser o seu pior inimigo. Por exemplo, quando bate aquela deprê depois do trabalho e você diz “eu mereço esse chocolatinho”. Daí, você sai da dieta e acaba brigando com os ponteiros da balança no fi nal do mês. “Isso ocorre quando impomos metas rígidas como perder 10 kg em 3 meses. Se você conhece o seu ritmo e sabe que será um sacrifício cumprir essa meta, vá com calma”, diz Denise. Comece com caminhadas leves e medite para desestressar.

"O excesso de "O excesso de

Comportamento661.indd 13 18/02/2016 22:35:43