8 recomendações para pintura

9
8 RECOMENDAÇÕES PARA PINTURA PARA APROVEITAR A FORÇA QUE VOCÊ TEM NA SUAS MÃOS DA PISTOLA DE PINTURA A história da pistola de pintura teve seu início quando, em 1888, um médico americano, Dr. Allen Devillbis, inventou um aparelho para pulverizar desinfetantes e anestésicos na garganta de seus pacientes. Alguns anos depois, seu filho passou a desenvolver o sistema de pulverização em bases industriais, inicialmente para pintura de móveis de madeira. Em 1923, com o surgimento da indústria automobilística e da famosa tinta DUCO, a pistola de pintura ganhou mais importância e iniciou seu desenvolvimento. Este livreto, vai ajudá-lo a conhecer o funcionamento e os métodos de manutenção de seus equipamentos. Com ele, você poderá obter melhores acabamentos com menor esforço, menor desgaste e com muito mais economia de material.

Transcript of 8 recomendações para pintura

Page 1: 8 recomendações para pintura

8 RECOMENDAÇÕES PARA PINTURAPARA APROVEITAR A FORÇA QUE VOCÊ TEM NA SUAS MÃOS

DA PISTOLA DE PINTURA

A história da pistola de pintura teve seu início quando, em 1888, um médico americano, Dr. Allen Devillbis, inventou um aparelho para pulverizar desinfetantes e anestésicos na

garganta de seus pacientes. Alguns anos depois, seu filho passou a desenvolver o sistema de pulverização em

bases industriais, inicialmente para pintura de móveis de madeira.Em 1923, com o surgimento da indústria automobilística e da famosa tinta DUCO, a

pistola de pintura ganhou mais importância e iniciou seu desenvolvimento.Este livreto, vai ajudá-lo a conhecer o funcionamento e os métodos de manutenção de seus equipamentos. Com ele, você poderá obter melhores acabamentos com menor

esforço, menor desgaste e com muito mais economia de material.

Page 2: 8 recomendações para pintura

1. INSTALE CORRETAMENTE E CUIDE DA MANUTENÇÃO DO SEU COMPRESSOR

 

O compressor é um equipamento importante para a obtenção de uma boa pintura. Sua função é comprimir e armazenar o ar necessário ao seu dia de trabalho. Para manter sempre seu bom funcionamento, aconselha-se tomar alguns cuidados:

O local de sua instalação deve ser:

 

LIMPO – para evitar que a poeira venha a entupir o filtro de entrada do ar.

SECO – para evitar acúmulo de água no reservatório, causado pela umidade do ar.

VENTILADO – para melhor resfriamento do cabeçote.

 

O compressor deve estar nivelado e em local de fácil acesso para facilitar sua manutenção

A polia com pás de resfriamento deve estar voltada para a parede, no mínimo 40 cm de distância da mesma para permitir a circulação de ar necessária ao resfriamento

Verifique constantemente o nível de óleo do cárter, e, de vez em quando, retire a água acumulada no reservatório.

Page 3: 8 recomendações para pintura

2. INSTALE CUIDADOSAMENTE A TUBULAÇÃO DE AR COMPRIMIDO 

A tubulação de ar deve ser instalada num nível acima do compressor. Deve ser a mais direta possível, a fim de evitar perda de pressão, e inclinada no sentido do compressor, para que o óleo, a água e os demais resíduos retornem facilmente ao reservatório.

A tubulação tem que ser rígida. O tipo de tubo é o mesmo utilizado para encanamento de água, isto é, tubo galvanizado, com bitolas geralmente de ¾ e ½ polegada, dependendo do volume de ar necessário. Existem tubos especiais para este fim que tem maior durabilidade e com maior resistência à corrosão.

As saídas de ar devem ser tiradas da parte superior do tubo principal da linha, a fim de diminuir as possibilidades de passagem de água e impurezas, tais como detritos e ferrugem para o ar que vai ser utilizado.

Page 4: 8 recomendações para pintura

3. PARA CONSEGUIR UM AR SEMPRE LIMPO, SECO E REGULADO, INSTALE UM

FILTRO REGULADOR

Como vimos, o ar fornecido pelo compressor é cheio de impurezas, e sua passagem pela tubulação aumenta ainda mais este problema.

Para que sua pintura não seja prejudicada e o acabamento fique perfeito é indispensável a instalação de um filtro regulador de ar.

Sua finalidade é remover os detritos, a umidade e a ferrugem existentes no ar comprimido, permitindo apenas a saída de ar limpo, seco e regulado que são condições necessárias para uma boa pintura.

O filtro regulador de ar deve ser instalado em posição vertical, próximo ao operador (pintor), a fim de facilitar a regulagem da pressão desejada.

Deve ser instalado a uma distância mínima de 7 metros do compressor, para que o ar tenha condições de sofrer resfriamento, a umidade possa se condensar e a água ser retida no filtro do regulador.

O filtro regulador deve ser drenado periodicamente.

Page 5: 8 recomendações para pintura

4. ESCOLHA MANGUEIRAS E CONEXÕES ADEQUADAS, PARA OBTER MAIOR RENDIMENTO E SEGURANÇA.

A escolha da mangueira é fator importante para se obter a pressão de ar adequada à pintura.

O diâmetro e comprimento inadequados podem ocasionar grandes quedas de pressão, prejudicando o trabalho de pintura.

Muitas vezes o mau funcionamento de uma pistola de pintura éncausado pelo suprimento de ar, devido ao pequeno diâmetro ou à grande extensão da mangueira, resultando numa pressão de trabalho insuficiente.

Procure sempre informar-se, nos manuais de instrução dos equipamentos de pintura ou junto ao um técnico especializado, sobre o diâmetro e extensão da mangueira ideais ao seu trabalho.

As conexões devem ser do tipo rosqueadas, pois são facilmente removíveis, evitam vazamentos e não apresentam saliências que prejudiquem a passagem de ar ou possam ferir o operador.

Page 6: 8 recomendações para pintura

5. TENHA MUITA ATENÇÃO AO ESCOLHER SUA PISTOLA DE PINTURA E CUIDADO COM SEU

MANUSEIO.

A pistola de pintura é uma ferramenta de precisão.

Todas as suas peças devem ser de boa qualidade quanto ao material e quanto ao acabamento.

Devem ter especificações e estar dentro de limites mínimos de tolerância.

Isto porque uma boa pistola de pintura precisa pulverizar tinta de maneira uniforme e continua, sem provocar falhas, respingos ou escorrimentos.

O ar e a tinta entram na pistola por passagens diferentes.

A tinta sai pelo bico da pistola e o ar pelos chifres da capa, formando assim um leque, cujo tamanho e forma são reguláveis.

O corpo da pistola suporta os comandos de ar e de tinta, o gatilho, a capa de ar, o bico e a agulha, e serve de empunhadura.

Por se tratar de uma ferramenta de precisão, a pistola de pintura requer cuidados quando seu manuseio: evite quedas ou batidas fortes que possam prejudicar seu funcionamento.

Page 7: 8 recomendações para pintura

6. CUIDE DA LIMPEZA E LUBRIFICAÇÃO DA SUA PISTOLA DE PINTURA PARA MANTER SEU BOM

FUNCIONAMENTO

A limpeza e manutenção são muito importantes para manter sempre o bom funcionamento da pistola de pintura.

Quando você terminar de pintar, pulverize um pouco de solvente para limpar a pistola de pintura internamente.

Se ainda continuar suja, remova a capa de ar e o bico, e mergulhe-os numa lata com solvente.

Porém nunca faça o mesmo com o corpo da pistola, pois o solvente pode estragar as guarnições e remover a lubrificações.

Se os furos da capa de ar ainda permanecem entupidos, utilize um palito de madeira para limpá-los.

Jamais utilize estiletes ou ferramentas pontiagudas de metal, pois podem danificar os orifícios e prejudicar a qualidade da pulverização.

Para retirar e colocar as peças, utilize sempre a chave correta a fim de não danificá-las. Certas partes das pistolas necessitam de lubrificação.

Page 8: 8 recomendações para pintura

7. FAÇA TESTES REGULARES EM SEU EQUIPAMENTO E GARANTA UM ÓTIMO SERVIÇO DE

PINTURA

Se você observou cuidadosamente como instalar seu compressor, a tubulação de ar, o filtro regulador, escolheu a mangueira adequada e já conhece bem sua pistola de pintura, muito bem. Vamos agora fazer alguns testes para o melhor uso da pistola de pintura.

a. Abra a válvula de ar do filtro regulador.b. Abra o botão de ajuste de tinta deixando o primeiro fio de rosca visível.c. Faça um leque a fim de verificar a uniformidade na distribuição de tinta.d. Pulverize uma pequena área para verificar a velocidade da operação e faça os ajustes de ar e fluido

necessários.

Se a pulverização estiver muito grossa, com manchas e ondulações, aumente a pressão de ar ou diminua a vazão através do botão de ajuste. Seguindo estas regras, mais a sua experiência, você tem todos os elementos para fazer um ótimo serviço de pintura.

Page 9: 8 recomendações para pintura

8. ALGUMAS RECOMENDAÇÕES PARA OBTER UMA BOA PINTURA COM O MAXIMO DE SEGURANÇA E COM O MÍNIMO DE RISCO À SUA SAÚDE

 I. Nunca faça serviços de pintura em locais fechados, sem ventilação ou exaustão, pois as tintas e

solventes são materiais prejudiciais à saúde.II. Como você sabe, o thinner é outros tipos d solventes são materiais inflamáveis e perigosos, quando

expostos ao calor ou fogo. É necessário muito cuidado e atenção ao utilizar-los.III. Verifique o estado da instalação elétrica da oficina, veja se não há fios desencapados ou outras

irregularidades que possam provocar faíscas e perigo de incêndio.IV. Mantenha os extintores de incêndio em locais de fácil acesso. Observe seu prazo de validade e faça as

recargas quando necessário.V. Cuidado com o lixo, plástico, papéis e outros materiais fáceis de pegar fogo. Mantenha-os em local

afastados da área de pintura. No caso de trapos e estopas embebidos em tintas, thinner, gasolina, etc, jogue-os em um balde com água, pois podem inflamar-se com muita facilidade.

VI. Cuidado de não instalar a área de pintura muito próximo à área de funilaria, solda, lixamento, etc. estes serviços podem causar faíscas e causar incêndio.

VII.Não ligue carros e equipamento elétricos na área de pintura. Qualquer defeito poderá causar faíscas.VIII.Cuidado para não esquecer latas de tintas ou solventes abertas. Após utilizar-las feche-as bem e guarde-

as em local apropriado protegidas do calor e afastadas da área dê pintura.