80708 Cartilha Escola de Lideres Nivel 3 Mestre

56
ESCOLA DE LÍDERES Nível 3 INTRODUÇÃO O manual no. 3 da Escola de Líderes tem como ênfase a liderança, e seu objetivo primordial é “dotar toda a pessoa disposta a ser usada por Deus na visão celular e no modelo dos doze, das r egras fu ndamentais para que desenvolva uma liderança efetiva, que contribua para o fortalecimento de seu ministério e o crescimento da igreja”. Um dos compromissos mais importantes que assumimos diante de Deus é “fa zer de cada cre nte um líder”. Cada pessoa, seja uma criança, um jovem, um homem ou uma mulher são deres em potencial, e o rápi do nos envolvamos na tarefa de que o caráter de Cristo seja reproduzido em suas vidas, eles mesmos experimentarão como o próprio Senhor vai polindo as ares tas de suas vidas, po rq ue cada pessoa é dotada com talentos, que dispostos nas mãos de Deus serão instrumentos efetivos para que o reino de Cristo sej a estabelecido em cada vida, até que “a terra seja cheia do conhecimento da glória de Deus, como as águas cobrem o mar” (Hab. 2:14). Vocês, alunos do terceiro nível da Escola de Líderes, têm em suas mãos um manual simples e prático para serem líderes segundo o coração de Deus, e as exigências do mundo moderno e assim satisfazerem as necessidades atuais da igr eja. Se os pri ncíp ios aqui contid os forem apli cados , experimentarão um crescimento interior, que logo se refletirá no exterior, pois isto os conduzirá a uma liderança de sucesso. César Castellanos Dominguez

Transcript of 80708 Cartilha Escola de Lideres Nivel 3 Mestre

8/6/2019 80708 Cartilha Escola de Lideres Nivel 3 Mestre

http://slidepdf.com/reader/full/80708-cartilha-escola-de-lideres-nivel-3-mestre 1/56

ESCOLA DE LÍDERES

Nível 3 

INTRODUÇÃO

O manual no. 3 da Escola de Líderes tem como ênfase a liderança, e seuobjetivo primordial é “dotar toda a pessoa disposta a ser usada por Deus navisão celular e no modelo dos doze, das regras fundamentais para quedesenvolva uma liderança efetiva, que contribua para o fortalecimento de seuministério e o crescimento da igreja”.

Um dos compromissos mais importantes que assumimos diante de Deus é“fazer de cada crente um líder”. Cada pessoa, seja uma criança, um jovem,um homem ou uma mulher são líderes em potencial, e tão rápido nosenvolvamos na tarefa de que o caráter de Cristo seja reproduzido em suasvidas, eles mesmos experimentarão como o próprio Senhor vai polindo asarestas de suas vidas, porque cada pessoa é dotada com talentos, que

dispostos nas mãos de Deus serão instrumentos efetivos para que o reino deCristo seja estabelecido em cada vida, até que “a terra seja cheia doconhecimento da glória de Deus, como as águas cobrem o mar” (Hab.2:14).

Vocês, alunos do terceiro nível da Escola de Líderes, têm em suas mãos ummanual simples e prático para serem líderes segundo o coração de Deus, e asexigências do mundo moderno e assim satisfazerem as necessidades atuais daigreja. Se os princípios aqui contidos forem aplicados, experimentarão umcrescimento interior, que logo se refletirá no exterior, pois isto os conduzirá auma liderança de sucesso.

César Castellanos Dominguez

8/6/2019 80708 Cartilha Escola de Lideres Nivel 3 Mestre

http://slidepdf.com/reader/full/80708-cartilha-escola-de-lideres-nivel-3-mestre 2/56

LIDERANÇAFUNDAMENTAÇÃO BÍBLICA BÁSICAMateus 5:1-16.

FUNDAMENTAÇÃO BÍBLICA COMPLEMENTARMarcos 9:35; Hebreus 11; 1Coríntios 11:1; 2Timóteo 2:15; 1Samuel 11:45-46,Atos 13:1-3; 2Timóteo 2:1,2.

TEXTO CHAVE

“Vós sois o sal da terra; mas se o sal se tornar insípido, com que se háde restaurar-lhe o sabor? para nada mais presta, senão para ser lançado fora, e ser pisado pelos homens” ( Mateus 5:13).

PROPÓSITO

Quando perguntaram ao grande mestre Miguel Ângelo sobre sua obra “Davi”,ele disse: “A imagem sempre esteve ali; a única coisa que fiz foi removeralguns entulhos para descobri-la”. Com o modelo de liderança dos doze

ocorreu o mesmo, sempre esteve ali, somente que o Senhor nos permitiuremover alguns entulhos que impediam os crentes de vê-lo com clareza.

Através do modelo dos doze podemos descobrir o potencial de centenas ecentenas de pessoas que chegam à nossa igreja e que, na direção do EspíritoSanto, são moldadas até se converterem em líderes que dão um frutoextraordinário. Em outras palavras, o modelo dos doze tem proporcionadoidentificar o verdadeiro conceito de liderança e a aplicá-lo com eficiência emnosso trabalho ministerial.

O propósito desta lição é ajudá-lo a conhecer a essência da liderança a partirde uma perspectiva bíblica e guiá-lo a descobrir o líder que há em você.

1. QUE SE ENTENDE POR LIDERANÇA?Existem numerosas definições e conceitos sobre liderança, mas é fundamentalque este possa ser forjado aos pés da cruz, já que ali o homem depõe opecado, o orgulho, a soberba, o egoísmo, a avareza, etc. Assim estaremospreparados para exercer influência sobre outros e ajudá-los a alcançar o maisalto desenvolvimento de seu potencial.

8/6/2019 80708 Cartilha Escola de Lideres Nivel 3 Mestre

http://slidepdf.com/reader/full/80708-cartilha-escola-de-lideres-nivel-3-mestre 3/56

A influência envolve três aspectos essenciais: Moldar o caráter das pessoas,descobrir seus valores e talentos, e reconhecer suas qualidades. Levar emconta estes aspectos permite orientar o indivíduo para sua realização pessoal,contribuindo por conseguinte para que aquele que realize esta obra sejaconsiderado um líder de sucesso.

A. A IMPORTÂNCIA EM GUIAR OUTROS

Se você consegue cultivar uma excelente relação com o Espírito Santo, já estásendo influenciado de modo correto, pois Ele é o melhor amigo que alguémpossa ter. Se recebermos as instruções de cima, será fácil executá-las nestaterra.

O centurião que desejava que seu servo fosse curado, compreendia muito bemqual é o sentido de autoridade, quando disse ao Senhor: “Respondeu-lhe Jesus: Eu irei, e o curarei. O centurião, porém, replicou-lhe: Senhor,não sou digno de que entres debaixo do meu telhado; mas somentedize uma palavra, e o meu criado há de sarar. Pois também eu sou

homem sujeito à autoridade, e tenho soldados às minhas ordens; edigo a este: Vai, e ele vai; e a outro: Vem, e ele vem; e ao meu servo:Faze isto, e ele o faz. Jesus, ouvindo isso, admirou-se, e disse aos queo seguiam: Em verdade vos digo que a ninguém encontrei em Israel com tamanha fé”  ( Mt. 8:7-10).“Vós sois o sal da terra; mas se o sal se tornar insípido, com que se háde restaurar-lhe o sabor? para nada mais presta, senão para ser lançado fora, e ser pisado pelos homens” (Mateus 5:13).A integridade deve ser a base de toda a liderança; perdê-la equivale a vendera primogenitura por um prato de lentilhas. Mas manter-se em retidão leva-nosa ter um coração conforme o coração de Deus. “Perfeito serás diante de

 Jeová Teu Deus”  (Dt. 18:13).“Que pelo poder de Deus sois guardados, mediante a fé, para asalvação que está preparada para se revelar no último tempo” (1Pe.1:15 ).“ao coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus” (Sl.51:17).“Com os ouvidos eu ouvira falar de ti; mas agora te vêem os meusolhos” (Jó 42:5).“Meus irmãos, tende por motivo de grande gozo o passardes por várias provações, sabendo que a aprovação da vossa fé produz a perseverança” (Tg.1:2-3).

B. A MOTIVAÇÃO COMO FATOR DETERMINANTE

A maior motivação ocorre quando as pessoas sabem para onde se dirigem,quando vislumbram um desenvolvimento progressivo dentro de seu ministério,quando são capazes de ver como podem conquistar suas metas.

O Senhor Jesus exerceu Sua liderança mediante uma motivação permanenteem Seus discípulos para que, com boa vontade, atitude correta e diligênciacumprissem o desejo de Seu coração. Mas esta motivação foi alcançada na

8/6/2019 80708 Cartilha Escola de Lideres Nivel 3 Mestre

http://slidepdf.com/reader/full/80708-cartilha-escola-de-lideres-nivel-3-mestre 4/56

medida em que teve um contato permanente com Seus discípulos, mostrando-se Ele próprio como exemplo. O líder que quer ter sucesso com seusdiscípulos, não deve sentir ciúmes nem desconfiança deles, pois sua meta élevá-los a desenvolver seu potencial ao máximo. Graças à motivação que oSenhor deu a Seus discípulos, estes esforçaram-se em dar a conhecer a todo omundo a doutrina e ofereceram suas vidas pela causa de Cristo.

A influência que dá sentido à verdadeira liderança implica em animar oindivíduo, motivá-lo, estimulá-lo à inovação, desafiá-lo a descobrir e aproveitarseus dons e talentos e, sobretudo, formá-lo até que esteja capacitado ainfluenciar outros. O apóstolo Paulo disse: “Sede meus imitadores, comotambém eu o sou de Cristo”  (1 Co. 11:1).

Ao falar de influência faz-se referência também à habilidade de ter seguidores.Ninguém pode dizer que é líder se não tem alguém que o siga. Pelo contrário,“quem pensa que dirige e não tem ninguém seguindo-o, somente está dandoum passeio”.

C. A VERDADEIRA LIDERANÇA ESTIMULA O DESENVOLVIMENTO PESSOAL

Possuindo uma visão definida como roteiro, a verdadeira liderança é a quecontribui para o desenvolvimento pessoal de cada um dos que estão sendodirigidos, entendendo que o alcance do propósito depende da integridade dapessoa que lidera. A esse respeito Paulo disse a Timóteo: 

“Procura apresentar-te diante de Deus aprovado, como obreiro quenão tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra daverdade” (2Tm. 2:15).

O verdadeiro líder procura uma mudança positiva naqueles que estão sob suaresponsabilidade. Cuidar dos seus interesses pessoais e do aprimoramento deseu estilo de vida contribui para solidificar a liderança.

D. A LIDERANÇA EFICAZ FORJA VALENTES

A liderança eficaz está integrada por pessoas valorosas, ou seja, por aquelesque superam os temores, a insegurança e os complexos, e somente estesestão capacitados para forjar valentes dentro de sua equipe. A estratégia deDeus para forjar Seus valentes é a mesma: sempre prova as pessoas naspequenas coisas, porque Ele não dá grandes responsabilidades até que estejaseguro de que somos capazes de assumi-las.

Davi é um exemplo claro do líder que, formado através de pequenasexperiências, converte-se em um valente nas mãos de Deus. Sendo treinadoem seu trabalho como pastor de ovelhas, enfrentando as feras do campo,

quando estava diante do gigante o desafiou convencido de que Quem o havialivrado das feras também o livraria do gigante, e que no Nome do Senhorobteria a vitória (1 Sm. 17:45-46).

2. A LIDERANÇA DE SUCESSOO sucesso destina-se a todas as pessoas, mas somente as que se dispõem alutar para encontrá-lo poderão desfrutá-lo. Paulo disse: “Não sabeis vósque os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só

8/6/2019 80708 Cartilha Escola de Lideres Nivel 3 Mestre

http://slidepdf.com/reader/full/80708-cartilha-escola-de-lideres-nivel-3-mestre 5/56

é que recebe o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis” (1 Co.9:24).

Para chegar a uma liderança de sucesso, o líder deve caracterizar-se por terum espírito de serviço ( Mc 9:35), uma visão definida e esforçar-se em alcançá-la, assim com em exercitar sua fé permanentemente como os homens de Deus

descritos em Hebreus capítulo 11.A. O LÍDER DE SUCESSO É UM SONHADOR

• O líder de sucesso é alguém que tem sonhos dados pelo Espírito Santo.

• Deus abre seus olhos espirituais, dando-lhe visões de algo fora do comumque Ele quer que realize.

• Deus o fortalece na fé, para que execute Seus sonhos.

• Deve viver sempre no nível da fé, e não pode ao mesmo tempo mover-seno complicado mundo da lógica. “O justo viverá pela fé e se retroceder Minha alma não se agradará’. A lógica é como um táxi que o leva até ao

aeroporto, para que embarque no avião da fé que o levará a seu destinoeterno. Ou está no avião da fé ou no táxi da lógica. Não pretenda andar emambos ao mesmo tempo.

• Os sonhos nobres e grandes são o material com que entretecemos nossofuturo. Quando temos um sonho, uma visão dada por Deus, recebemostanta segurança em nosso coração que não cabe a menor dúvida de queiremos alcançá-lo.

• Declare continuamente o milagre como algo real que já lhe pertence e nãodeve descansar até ver seu sonho realizado.

B. UMA PESSOA COM METAS DEFINIDAS

Muitos líderes fracassam porque não têm propósitos definidos nem em sua vidapessoal nem ministerial, e praticamente não têm visão. O sábio Salomãodisse: “sem visão o povo perece”. O líder de sucesso sempre sabe até ondevai, e para onde dirige seu povo. Chegar neste nível implica em sair doconformismo e ter uma mente transformada e controlada pelo Espírito deDeus.

“E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pelarenovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa,agradável, e perfeita vontade de Deus” (Rm. 12:2 ).

O líder que chegou a esta dimensão, obtém o sucesso através de suas metas acurto, médio ou longo prazo.

C. ALGUÉM TOTALMENTE COMPROMETIDO

A falta de compromisso das pessoas envolvidas em uma obra tem derrubadograndes e importantes empresas. Uma liderança de sucesso caracteriza-sepela entrega total das pessoas responsáveis pela causa que lhes compete.Podemos dizer que o sucesso é o resultado de nossa relação comDeus, e nosso compromisso com o próximo, como as duas traves da cruz:

8/6/2019 80708 Cartilha Escola de Lideres Nivel 3 Mestre

http://slidepdf.com/reader/full/80708-cartilha-escola-de-lideres-nivel-3-mestre 6/56

uma vertical, que olha para Deus, e outra horizontal, que olha para asnecessidades do próximo.

É importante levar em conta que o compromisso com o sonho dado por Deusnão consiste em trabalhar de forma somente árdua e individual, mas implicaem fazer um trabalho estratégico, envolvendo outras pessoas e a igreja em

geral, na visão que Deus nos deu.

3. PRÓPÓSITO IDEAL DA LIDERANÇAFazer que a visão corra. Sabemos que a maneira mais poderosa de difundireficazmente a visão, é através do governo dos doze, tal como fez o Senhor

 Jesus.

É dever do líder fazer com que a visão seja absorvida com facilidade em cadaum de sua equipe, para que estes, por sua vez, possam fazer o mesmo com osque estão liderando. Por esta razão cremos que o líder deve preencher osseguintes requisitos para que execute o propósito que Deus traçou para suavida.

A. QUE TENHA UM CONCEITO CORRETO DE SI MESMO.

“Ora, julgo que em nada tenho sido inferior aos mais excelentesapóstolos. Pois ainda que seja rude na palavra, não o sou contudo naciência; antes, por todos os modos, isto vos temos demonstrado emtudo” (2 Co. 11:5-6).

B. QUE SEJA UM EXEMPLO PARA OUTROS“Amaste a justiça e odiaste a iniqüidade; por isso Deus, o teu Deus, teungiu com óleo de alegria, mais do que a teus companheiros” (  Sl.45:7).

C. QUE VIVA NA PALAVRA “Não se aparte da tua boca o livro desta lei, antes medita nele dia enoite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto neleestá escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bemsucedido” ( Js. 1:8).

D. QUE DEIXE DEUS ENSINÁ-LO

“Instruir-te-ei, e ensinar-te-ei o caminho que deves seguir;aconselhar-te-ei, tendo-te sob a minha vista” (Sl. 32:8).

E. QUE INSTRUA SUA FAMÍLIA

“Quanto a mim, este é o meu pacto com eles, diz o Senhor: o meuEspírito, que está sobre ti, e as minhas palavras, que pus na tua boca,não se desviarão da tua boca, nem da boca dos teus filhos, nem daboca dos filhos dos teus filhos, diz o Senhor, desde agora e para todoo sempre” (Is.59:21).

8/6/2019 80708 Cartilha Escola de Lideres Nivel 3 Mestre

http://slidepdf.com/reader/full/80708-cartilha-escola-de-lideres-nivel-3-mestre 7/56

F. QUE TENHA UM CORAÇÃO DE PASTOR

“E ele os apascentou, segundo a integridade do seu coração, e osguiou com a perícia de suas mãos” (Sl. 78:72 ).

G. QUE TENHA SUA EQUIPE DE DOZE

“Salomão tinha doze intendentes sobre todo o Israel, que proviam demantimentos ao rei e à sua casa; e cada um tinha que prover mantimentos para um mês no ano” ( 1Rs. 4:7 ).

“e sobre ele porás da tua glória, para que lhe obedeça toda acongregação dos filhos de Israel” (Nm. 27:20).

“Tomai-vos homens sábios, entendidos e experimentados, segundo asvossas tribos, e eu os porei como cabeças sobre vós”  (Dt. 1:13).

CONCLUSÃOA liderança consiste em exercer influência positiva sobre outros, para que nelesocorra uma mudança de mentalidade que ajude a melhorar seu estilo de vida.

  Tudo isto através de uma motivação permanente e na busca dodesenvolvimento de cada pessoa. A liderança de sucesso é aquela ondeexistem sonhos, metas definidas, um compromisso total e cumpre-se opropósito de fazer com que a visão corra.

APLICAÇÃO

1- Proponha em seu coração ser o melhor líder do mundo.

2- Cultive a amizade com o Espírito Santo.

3- Viva permanentemente motivado para que possa motivar a outros.

Se já exerce uma liderança, estude as características da liderança de sucessoexpostas na lição e fortaleça aquelas nas quais encontra deficiências pessoais.

8/6/2019 80708 Cartilha Escola de Lideres Nivel 3 Mestre

http://slidepdf.com/reader/full/80708-cartilha-escola-de-lideres-nivel-3-mestre 8/56

O CHAMADO

FUNDAMENTAÇÃO BÍBLICA BÁSICA

 Jeremias 1:4-10.

FUNDAMENTAÇÃO BÍBLICA COMPLEMENTARRomanos 11:29; 2Timóteo 1:9; Filipenses 3:14; 2Tessalonicenses 1:11; Hebreus3:1; Efésios 4:11; Êxodo 18:21.

TEXTO CHAVE

“Antes que eu te formasse no ventre te conheci, e antes que saíssesda madre te santifiquei; às nações te dei por profeta” (Jeremias 1:5 ).

PROPÓSITOO aluno deve compreender a importância da visão do governo dos doze umavez que está integrada ao chamado, pois quando Deus dá uma visão devemosunir nossas forças para engrandecê-la. Cada um de nós foi escolhido desdeantes da fundação do mundo. O propósito desta lição é que você conheça oque significa o chamado de Deus para sua vida e como responder de um modoeficaz para que possa ser moldado e usado pelo Senhor.

Deus, para levar a cabo Seu propósito nesta terra, sempre conta com oelemento humano. Quando Ele quis liberar Seu povo que sofria opressão noEgito, escolheu Moisés, formou-o e enviou-o para que fosse a Seu povo e otirasse do Egito. Desde o início, Deus cerca Moisés de pessoas que criam em

seu chamado e que estavam dispostas a apoiá-lo em cada uma das decisõesque ele deveria tomar. Quando o Senhor Jesus esteve nesta terra, Ele escolheudoze homens, aos quais chamou apóstolos, investiu a maior parte de Sua vidaministerial neste homens e a seguir os enviou para que dessem continuidade àmissão redentora que Ele havia iniciado.

1. O QUE É O CHAMADO

8/6/2019 80708 Cartilha Escola de Lideres Nivel 3 Mestre

http://slidepdf.com/reader/full/80708-cartilha-escola-de-lideres-nivel-3-mestre 9/56

Ainda que Jesus pudesse ver Sua vida nas multidões, não o fez, mas preferiutrabalhar habilmente na formação do caráter de doze pessoas completamentediferentes uma das outras. Da mesma forma que o oleiro com o barro, por trêsanos e meio formou o caráter de cada uma delas, e soprando sobre eles, disse-lhes: “Recebei o Espírito Santo”  Jo. 20:21-22.

Como o Senhor Jesus conseguiu que doze pessoas, sem cultura, sem educação,sem riquezas nem posição social chegassem a converter-se nos pilares doCristianismo? A resposta é simples: estas pessoas responderam ao chamadode Deus e estiveram dispostas a deixar-se moldar por Ele, para assim estaremprontos a ser enviadas.

“E sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles queamam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito”(Rm. 8:28).

Na visão que Deus nos deu através do governo dos doze, podemos ver quecada pessoa que está dentro de nossas comunidades é um líder em potencial eque uma vez que consiga passar pelo processo de formação poderá ver o frutoem sua vida, em pouco tempo. Jesus teve que deixar para Seus discípulos ummodelo de vida no qual deveriam projetar-se. Paulo disse:  “Sede meusimitadores, como também eu o sou de Cristo”  (1Co. 11:1).

“Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedraedificarei a minha igreja, e as portas do hades não prevalecerãocontra ela” (Mt. 16:18).

Para edificar, primeiro deve-se cavar profundamente, entendendo que a igrejaa qual o Senhor se refere, é aquela que está formada por pessoas de todas asculturas, raças e classes sociais, que pelo fato de haverem crido nEle, passama formar Seu corpo. A estes o Senhor chama: “Minha igreja”, porque já fazemparte de Si mesmo.

As pessoas são a igreja, e nossa tarefa principal deve consistir em ganhá-las etrabalhar individual e cuidadosamente assim como fez o Senhor com Seusapóstolos. “ Vós também, quais pedras vivas, sois edificados como casaespiritual para serdes sacerdócio santo” (1 Pe. 2:5).  Ainda que o Senhornão tivesse um templo, as multidões O seguiam porque sabiam que Ele tinha aresposta para suas necessidades. Isto O moveu a formar o grupo de doze, paraque todos pudessem receber um pastoreio personalizado.

O governo dos doze sempre esteve no coração de Deus. Que segredo há nosdoze? Deus me esclareceu anos atrás. Pude ouvir no profundo de meucoração a voz do Espírito Santo que me dizia: “treine doze pessoas ebusque reproduzir nelas o caráter de Cristo reproduzido em você. Ese cada uma delas fizer o mesmo com outras doze, e se estas, por suavez, transmitido o mesmo sentir entre uns e outros, você e sua igrejaexperimentarão um crescimento sem precedentes”. Imediatamentecomecei a ver em minha mente toda a projeção do desenvolvimentoministerial que em pouco tempo chegaríamos a ter.

2. CARACTERÍSTICAS E REQUISITOS

8/6/2019 80708 Cartilha Escola de Lideres Nivel 3 Mestre

http://slidepdf.com/reader/full/80708-cartilha-escola-de-lideres-nivel-3-mestre 10/56

A. SER UMA PESSOA DE FÉ Aqueles doze que o Senhor formou, aprenderam a caminhar pela senda dosobrenatural, pois tinham que reproduzir o caráter de Cristo em todos osaspectos através de suas próprias vidas. O modelo dos doze é algo em simesmo sobrenatural, que o Senhor Jesus Cristo implementou a fim de que Seu

ministério se movesse constantemente nessa dimensão.• A fé vem em momentos difíceis;

• A fé tem olhos para ver os milagres no plano espiritual. Abraão via nasestrelas a sua descendência;

• A fé descansa na promessa e a promessa triunfa sobre as circunstâncias;

• A fé faz-os renovar cada dia;

• A fé localiza-nos no plano perfeito de Deus;

• A fé guia-nos para a frutificação;

• A fé deve ser alimentada diariamente.

 Ter como fundamento a Palavra de Deus conduz-nos à fé. Paulo destaca a féque havia em Timóteo, herdada de sua mãe e de sua avó, que se dedicaramem formá-lo a partir da Palavra. “A fé vem pelo ouvir e o ouvir pelaPalavra de Deus”.

Entrar no mundo da fé implica em ter a mente de Cristo, ver as coisas com osolhos de Deus, e nunca deixar-se influenciar pelas circunstâncias. Paulodisse: “Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito deDeus, porque para ele são loucura; e não pode entendê-las, porqueelas se discernem espiritualmente” (1Co. 2:14).

B. SER UMA PESSOA CHEIA DE VIRTUDE

Pedro disse:  “Acrescente a vossa fé, virtude” (2 Pedro 1:5). No originalgrego, a palavra virtude é “areté” que significa excelência. É a graça especiale a habilidade que as pessoas têm para a liderança, para dirigir outros. O“areté” ou a virtude de um líder vê-se refletida em seu ministério. Paulo disseaos Coríntios: “vós sois o selo do meu apostolado”. Os Coríntios foram a provade fogo para o apóstolo e se ele podia com eles, tudo o mais seria mais fácil.

Nosso “areté” com as pessoas que estamos formando depende da maneiracomo nos guiemos nos diferentes passos da visão, já que o sucesso dependede nossa fé neles, nosso esforço, disciplina, dedicação até que Cristo sejaformado em suas vidas.

 Jetro aconselhou a Moisés que escolhesse como parte de sua equipe, pessoas

de virtude (Ex. 18:21).

C. SER CONHECEDOR DA VERDADE

Paulo disse: “Devemos ser como soldados que manejam bem a Palavrada verdade”.  Um homem de verdade é aquele que tem conseguido crescerna fé, por meio da palavra de Deus e que conseguiu desenvolver essasensibilidade, para ouvir a voz de Deus.

8/6/2019 80708 Cartilha Escola de Lideres Nivel 3 Mestre

http://slidepdf.com/reader/full/80708-cartilha-escola-de-lideres-nivel-3-mestre 11/56

D. SER UMA PESSOA TEMENTE A DEUS

Ser tementes a Deus exige estar sujeitos à Sua Palavra e condicionar a elaqualquer decisão. A pessoa que entra nesta dimensão, leva todos seusdesejos à cruz, sendo alguém que vive sob a aliança de sangue com Cristo, eque pode dizer como Paulo: “Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não

mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne,vivo-a na fé no filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim”  (Gl. 2:20).

E. SER ALGUÉM QUE ABORRECE A AVAREZA Uma das coisas que mais podem destruir um líder é que se deixe seduzir pelobrilho das coisas materiais, pois, “o amor ao dinheiro é raiz de todos osmales” (1 Tm. 6:10).

3. RECONHEÇA O CHAMADOA sensibilidade ao Espírito Santo é uma das condições essenciais para ouvir ochamado de Deus e atendê-lo. Estamos conscientes de que não estamos noministério por nossos dons, talentos ou habilidades, e sim pela graça de Deuspara com cada um de nós. “Mas a cada um  de nós foi dada a graçaconforme a medida do dom de Cristo” (Ef. 4:7). Quando somos sensíveisao Espírito, os dons começam a ser revelados em nossas vidas. “E ele deuuns como apóstolos, e outros como profetas, e outros comoevangelistas, e outros como pastores e mestres, tendo em vista oaperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, paraedificação do corpo de Cristo” ( Ef. 4:11,12). Estes cinco ministérios são aextensão do caráter de Cristo em nós.

Vários aspectos intervêm no reconhecimento do chamado:

A. CONVICÇÃO É fundamental ter a plena certeza de que Deus nos chamou ao ministério e amotivação para perseverar no mesmo é a correta, pois seria impossívelpretender desenvolver um trabalho sobrenatural, com uma atitude e umamotivação natural. Além disso sabemos que a quem Deus chama, equipa erespalda em todas as coisas.

B.COMPROMISSO

O simples fato de saber que entre milhares de milhões de seres que habitamno planeta terra, você foi selecionado por Deus para dar continuidade a Sua

obra. “A quem enviarei, e quem irá por nós? ”  ( Is. 6:8). Deus poderiater escolhido a outro, mas preferiu você. Faça a obra de Deus sem temor.

C. QUEBRANTAMENTO

“Em verdade, em verdade vos digo: Se o grão de trigo caindo na terranão morrer, fica ele só; mas se morrer, dá muito fruto” (João 12:24).

8/6/2019 80708 Cartilha Escola de Lideres Nivel 3 Mestre

http://slidepdf.com/reader/full/80708-cartilha-escola-de-lideres-nivel-3-mestre 12/56

O apóstolo Paulo foi uma pessoa quebrantada, e não considerava a sua vidacomo preciosa, a fim de cumprir com sucesso sua missão. O quebrantamentoé o mecanismo de proteção mais poderoso que um crente pode ter diante dasdiferentes adversidades da vida.

D. UNÇÃO

Equivale a experimentar a presença de Deus de uma maneira permanente emsua vida, que se reflete no que fala, no que ensina, no que ora, no queempreende e nas pessoas que lidera. “Então o Espírito do Senhor seapossou dele, e as cordas que lhe ligavam os braços se tornaramcomo fios de linho que estão queimados do fogo, e as suasamarraduras se desfizeram das suas mãos” ( Jz. 15:14). Sansãoaparentava ser uma pessoa semelhante a qualquer outra, a diferença estavana unção de Deus que ele tinha. Deus nos deu a unção para quedesenvolvamos eficazmente Sua obra.

E. SUJEIÇÃO

As pessoas que são autoridade espiritual devem entender que nossaautoridade sobre outros, não é impositiva, e sim diretiva, apresentando-noscomo exemplos em todas as coisas. De um modo correto os discípulos aceitama autoridade e a exercitam sem que ninguém se sinta ferido (Rm. 13:1-2).

F. FRUTIFICAÇÃO

Uma das grandes vantagens que esta visão tem, é que todos podemdesenvolver todo o potencial que há em suas vidas, e que se refletirá nafrutificação. Sei que não existe maior gozo que sentir-se útil dentro da obra doSenhor. “Assim também vós, quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizei: Somos servos inúteis; fizemos somente o que

devíamos fazer” (Lc.17:10).

CONCLUSÃOO Senhor tem uma missão determinada para sua vida “E busquei dentreeles um homem que levantasse o muro, e se pusesse na brecha perante mim por esta terra, para que eu não a destruísse; porém aninguém achei” (Ez. 22:30). Sê fiel ao chamado, pois os olhos de Deusestão postos em você. Comissiona-nos para uma tarefa concreta dentro deSua obra. Este chamado está associado ao propósito de Deus para cadacrente, o qual é cumprido dependendo do cumprimento de requisitosestabelecidos nas Escrituras como os que aparecem em Êxodo 18:21.

APLICAÇÃO

1-Tenha a plena certeza de seu chamado.

2-Compartilhe com outros acerca de sua fé em Cristo, pois a unção de Deusestá em sua vida.

3-Intensifique seu nível de oração diário, até que arda no fogo do Espírito.

8/6/2019 80708 Cartilha Escola de Lideres Nivel 3 Mestre

http://slidepdf.com/reader/full/80708-cartilha-escola-de-lideres-nivel-3-mestre 13/56

4-Ore por sua equipe de doze.

5-Sonhe com as multidões saindo de seu próprio coração, e creia que Deus astrará.

6-Descubra que dons ou talentos você tem, e disponha-os ao serviço doSenhor.

A PERSONALIDADE DO LÍDER

FUNDAMENTAÇÃO BÍBLICA BÁSICAGálatas 5:22,23; 1Timóteo 3:1-10.

FUNDAMENTAÇÃO BÍBLICA COMPLEMENTAR Tito 1:5-7; 2Tm. 2:15; 1Ts. 5:23; Sl. 139:13; 1Co. 13; Gl. 5:16; Rm. 5:3-5; Rm.14:17; Jo. 14:27; Lc. 6:27-31; Mc. 10:17-18; Hb. 11:1-6; 1Co. 9:24-27.

TEXTO CHAVE 

“Mas o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, abenignidade, a bondade, a fidelidade, a mansidão, o domínio próprio”(Gl. 5:22-23).

PROPÓSITO

O mundo pede quase a gritos que aqueles líderes que tenham um coraçãoíntegro se manifestem, que sejam exemplo não só como pregadores, mas

também como homens no lar, e que além disso sejam homens de verdade,possuidores de um caráter, de personalidade definida e que exerçam grandeinfluência na liderança que estão desenvolvendo. Um dos maiores resultadosdo modelo dos doze é a possibilidade de moldar o caráter dos discípulos.

O propósito desta lição é orientar o aluno a compreender eficazmente oconceito de personalidade e sua importância em cada líder.

1. PERSONALIDADE

A.PERSONALIDADE

Podemos perguntar: O que Deus tinha em Seu coração quando decidiu criar ohomem? Não há a menor dúvida de que Ele visualizou um ser quereproduzisse Seu caráter e Sua vontade neste sistema de coisas, razão pelaqual soprou de Suas narinas o sopro da vida, pois assim como Deus governano céu, queria que o homem governasse na Terra sobre todas as coisas. Deusreproduziu Seu caráter no ser humano, como expressou o apóstolo Paulo:“Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para boas obras,as quais Deus antes preparou para que andássemos nelas” (Ef. 2:10).Deus idealizou um homem justo, amoroso, feliz, que convivesse em sociedade,

8/6/2019 80708 Cartilha Escola de Lideres Nivel 3 Mestre

http://slidepdf.com/reader/full/80708-cartilha-escola-de-lideres-nivel-3-mestre 14/56

mas acima de tudo que desfrutasse de uma comunhão íntima e permanentecom o Criador. A personalidade de Deus é a mesma que havia no homem, maso que há dentro das pessoas se reflete em suas ações. O Senhor toma comoexemplo as árvores, se a árvore é boa, dá bons frutos, mas se a árvore é mádará frutos maus. Se uma pessoa está cheia de Deus, demonstra-o com suasboas ações; do mesmo modo o que não tem Deus manifestará o que tem

permitido em sua mente e coração.Uma vida controlada pelo Espírito Santo geralmente tem princípios firmes,atitudes corretas e é dona de si mesmo. O caráter de uma pessoa deve serefletir no fruto do Espírito que tem dentro de si.

“Mas o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, abenignidade, a bondade, a fidelidade, a mansidão, o domínio próprio”(Gl. 5:22-23).

 Ter personalidade é entender a obra redentora, pois na cruz foram canceladastodas nossas dívidas, foram apagados nossos pecados, desvaneceram-senossos fracassos e fomos redimidos da maldição. Entendér essa verdade eaceitá-la equivale a recuperar nossa identidade.

B.TEMPERAMENTO

 Tem a ver com nosso homem interior. É o que faz de cada pessoa um serúnico, diferenciando-se de qualquer outra. Há quatro tipos de temperamentosbásicos propostos por Hipócrates:

• Sangüíneo – Entusiasta, vigoroso e atlético.

• Colérico:   Tendência a aborrecer-se com facilidade, porém são líderesnatos.

• Melancólico: Sua tendência é a calma, a depressão e a tristeza.

• Fleumático: Aparentam cansaço, mas se mostram reconciliados com avida.

 Todos os servos de Deus foram moldados em seus respectivos temperamentos,até que alcançaram o ponto de equilíbrio. Moisés tinha um temperamento tãoforte que em uma ocasião matou um egípcio e logo o enterrou para queninguém o soubesse. Mas o tratamento de Deus com ele foi tão efetivo queveio a ser o varão mais manso e humilde de toda a terra ( Nm. 12:3).

C. CARÁTER

É o reflexo externo do que aceitamos internamente. Dizemos que o

temperamento e o caráter integram a personalidade do ser humano. Moiséstinha um caráter tão forte que em certa ocasião matou um egípcio. Deustratou com seu caráter até convertê-lo no homem mais manso de toda a terra.Nm. 12:3. Por outro lado, Faraó foi duro e obstinado porque aceitou como seusconselheiros e assessores, homens entregues às práticas do ocultismo, e comoresultado os demônios foram entrando sutilmente e conseguiram manipularseu caráter. Quando o Senhor veio à Terra, apresentou-Se como o Mestre porexcelência e disse: “ Vinde a mim, todos os que estai cansados eoprimidos, e eu vos aliviarei” ( Mt. 11:28) . Jesus é o único que pode

8/6/2019 80708 Cartilha Escola de Lideres Nivel 3 Mestre

http://slidepdf.com/reader/full/80708-cartilha-escola-de-lideres-nivel-3-mestre 15/56

exercer uma influência positiva em nosso caráter, e ao governar nossas vidas,Ele mesmo Se encarregará de tirar toda a influência negativa que recebemosno passado. “Pois como Ele é, assim somos nós neste mundo”.

2. ÁREAS FUNDAMENTAIS QUE NOS AJUDAM A CRESCER

A. ALIMENTE DIARIAMENTE SUA FÉ

Sabemos que a fé vem pelo ouvir a Palavra de Deus. A fé vem. Podemos verque a fé é ativa, e somente chega às pessoas que estejam dispostas aentender a Palavra de Deus. Aprender a viver em fé nos eleva acima dascircunstâncias, e movemos-nos neste mundo como se estivéssemos vendotudo o que acontece na esfera espiritual. Nossa fortaleza será o confessarcontinuamente a palavra da promessa que Deus nos deu. “Porque todo oque é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence omundo: a nossa fé” (1 Jo. 5:4 ).

B. SEJA UMA PESSOA EQUILIBRADA

É fundamental evitar os extremos. Paulo dá alguns conselhos a Timóteodizendo:

• Sê exemplo. Em tuas palavras, conduta e amor.

• Ocupa-te. Na leitura, na exortação e ensino.

• Não te descuides. Do dom espiritual que há em ti.

• Tem cuidado. De ti mesmo e da doutrina. 1Tm. 4:12-16.

C. ENVOLVA SUA FAMÍLIA NO MINISTÉRIO

Esta será uma das maiores proteções contra qualquer ataque adversário.Sabemos que Deus está restaurando a unção de famílias sacerdotais oucomprometidas no ministério, e esta visão contribui para que toda sua famíliase desenvolva.

• Um chamado familiar. “E vós sereis para mim reino sacerdotal e

nação santa. São estas as palavras que falarás aos filhos de Israel”

(Êx. 19:6).

• Uma unção de restauração. “Eis que eu vos enviarei o profeta Elias,

antes que venha o grande e terrível dia do Senhor” ( Ml.4:5).

• O líder dá o exemplo.  “Por isso, como é o povo, assim será o

sacerdote; e castigá-lo-ei conforme os seus caminhos, e lhe darei arecompensa das suas obras” ( Os.4:9).

3. TRAÇOS QUE DISTINGUEM A PERSONALIDADE DOLÍDER

8/6/2019 80708 Cartilha Escola de Lideres Nivel 3 Mestre

http://slidepdf.com/reader/full/80708-cartilha-escola-de-lideres-nivel-3-mestre 16/56

Assim como a personalidade geralmente está constituída e definida pordiversos traços, a personalidade do líder também está caracterizada poraspectos e traços necessários para que una o perfil do líder de êxito.

A.ENTUSIASTA

O bom líder procura ser positivo em tudo quanto faz, sem se importar com ascircunstâncias que o rodeiam. “Por isso não desfalecemos; mas ainda que onosso homem exterior se esteja consumindo, o interior, contudo, se renova dedia em dia. Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nóscada vez mais abundantemente um eterno peso de glória; não atentando nósnas coisas que se vêem, mas sim nas que se não vêem; porque as   que sevêem são temporais, enquanto as que se não vêem são eternas”  (2 Co. 4:16-18).

Não desfalecemos.  O entusiasmo é uma alta dose de fé para não olhar ascircunstâncias e mantermo-nos com muito bom ânimo em tudo que façamos.

• O homem interior se renova.

A única maneira de manter uma renovação a cada dia é deixando a menteaberta na direção que o Espírito Santo quer dar. E isto implica em renunciara ter uma mente tradicional.

• Atentando nas coisas que se não vêem.Devemos ter tal comunhão com o Espírito de Deus que Ele abra os céus epossamos ver no plano espiritual tudo o que queremos que Ele realize noplano natural. Quando seus olhos espirituais se abrem você ficaráassombrado com tudo o que o Senhor tem para sua vida e ministério e que,por medo ou por ignorância, não o conquistou, mas agora, através da fé,pode trazer ao plano natural.

B. ÍNTEGRO

O bom líder inspira confiança em seus conservos e naqueles que o seguem. Oque mostramos diante dos demais é nossa vida de sujeição à Palavra, o quenos traz a integridade. “Em tudo te dá por exemplo de boas obras; nadoutrina mostra integridade, sobriedade, linguagem sã eirrepreensível, para que o adversário se confunda, não tendo nenhummal que dizer de nós” (Tt. 2:7-8).

• Apresentado-se.Seria muito mais fácil dizer aos demais: Não olhe para mim, olhe para oSenhor. Mas Deus nos escolheu como exemplo de inspiração para muitos,de modo que estarão observando o que ensinamos e o que fazemos.

• Palavra sã.Cada palavra que sai de nossos lábios é como um fruto. Nossa vida é comouma árvore, se estamos curados por dentro, isto se refletirá no valor de cadapalavra que dissermos. Quando uma vida está dominada pelo medo, peladúvida ou amargura, também o refletirá em suas palavras, uma vez queestas não o estimularão à fé.

C. SEGURO DE SI MESMO

8/6/2019 80708 Cartilha Escola de Lideres Nivel 3 Mestre

http://slidepdf.com/reader/full/80708-cartilha-escola-de-lideres-nivel-3-mestre 17/56

Alguém que não creia em si mesmo nunca se atreverá a enfrentar novosdesafios porque pensa que se o fizer fracassará. Se Deus teve a ousadia decrer em nós, por que não fazemos o mesmo? Os homens de Deus sefortaleceram no que Deus havia feito neles.

• Caleb disse:  “Subamos animosamente, e apoderemo-nos dela;

 porque bem poderemos prevalecer contra ela” (Nm. 13:30).• Josué disse:  “Tão somente não sejais rebeldes contra o Senhor, e

não temais o povo desta terra, porquanto são eles nosso pão.

Retirou-se deles a sua defesa, e o Senhor está conosco; não ostemais” (Nm. 14:9).

• Davi disse a Golias: “ Hoje mesmo o Senhor te entregará na minha

mão; ferir-te-ei, e tirar-te-ei a cabeça; os cadáveres do arraial dosfilisteus darei hoje mesmo às aves do céu e às feras da terra; para

que toda a terra saiba que há Deus em Israel; e para que toda estaassembléia saiba que o Senhor salva, não com espada, nem com

lança; pois do Senhor é a batalha, e ele vos entregará em nossasmãos” (1Sm. 17:46-47).

D. CONFIÁVEL

Este é o que assume as pequenas obrigações como grandes responsabilidades,que jamais pensa em tirar proveito pessoal no que lhe foi confiado, pois tem acerteza de que a seu tempo será exaltado. Confiam-lhe os maiores segredosporque jamais os divulgará, e tanto o coração de seu cônjuge como de seusuperior está sempre confiado nele (1 Sm. 16:18).

E. DISCIPLINADO

Assim como o esportista prepara-se para ter sucesso em sua carreira, o crentedeve exercitar diariamente os sentidos espirituais, físicos, emocionais eintelectuais; deve aprender a exigir de si próprio para poder completar comsucesso a corrida da fé. “Não sabeis vós que os que correm no estádio,todos, na verdade, correm, mas um só é que recebe o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis. E todo aquele que luta, exercedomínio próprio em todas as coisas; ora, eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível, nós, porém, uma incorruptível. Pois eu assimcorro, não como indeciso; assim combato, não como batendo no ar. Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à submissão, para que, depoisde pregar a outros, eu mesmo não venha a ficar reprovado” (1Co.9:24-27).

• Um único vencedor.O importante não é competir, mas sim perseverar até ganhar.• Exige de si mesmo.

 Tudo o que é um estorvo em sua vida cristã deve ser rejeitado.• Um arauto para outros.Você não somente está na corrida cristã, mas são muitos os que estãoseguindo seus próprios passos. Como líder deve perseverar na frente dacorrida, sem permitir que nada o desanime.

8/6/2019 80708 Cartilha Escola de Lideres Nivel 3 Mestre

http://slidepdf.com/reader/full/80708-cartilha-escola-de-lideres-nivel-3-mestre 18/56

F. PERSEVERANTE

O apóstolo Paulo disse: “O lavrador que trabalha deve ser o primeiro agozar dos frutos”  (2Tm. 2:6).

“Portanto, irmãos, sede pacientes até a vinda do Senhor. Eis que olavrador espera o precioso fruto da terra, aguardando-o com

 paciência, até que receba as primeiras e as últimas chuvas” (Tg.5:7).No Japão há uma semente conhecida como a semente do bambu japonês; esta,depois de semeada, nos primeiros anos aparentemente nada acontece noexterior, pois todo este tempo a semente trabalha na raiz. Depois do sétimoano, em apenas seis semanas acontece o grande milagre: aquela semente setransforma em um tremendo bambu de aproximadamente 36 metros dealtura. Em sua vida ministerial você tem que aprender a esperar o que oEspírito Santo estará fazendo no interior de sua liderança, e no tempodeterminado verá o desenvolvimento da mesma alcançado dimensões semprecedentes.

G. REPRODUTOR

Deve ter a estabilidade de dar continuidade ao ministério, através das pessoasque conseguiu formar na liderança, pois esta é a base para não deixar decrescer. Liderar consiste em exercer influência sobre outros, alcançando odesenvolvimento de seu mais alto potencial. Esta influência abarca o moldardo caráter, a descoberta de valores e o reconhecimento de qualidades.

4. INFLUÊNCIA DO FRUTO DO ESPÍRITO NAPERSONALIDADE DO LÍDER.Um líder de sucesso distingue-se porque sua conduta está determinada pelainfluência do fruto do Espírito Santo em sua vida pessoal e no exercício de seu

ministério. Praticamente podemos dizer que o fruto do Espírito Santo é omodelo próprio de personalidade de todo o líder cristão.

Sendo assim, os traços de personalidade do líder cristão são os expressos porPaulo na carta aos Gálatas:

“ Mas o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, abenignidade, a bondade, a fidelidade, a mansidão, o domínio próprio;contra estas coisas não há lei” (Gl. 5:22,23).

A. AMOR

O combustível que impulsiona a liderança. “Ninguém tem maior amor do

que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos. Vós sois meusamigos, se fizerdes o que eu vos mando”  (Jo. 15:13,14). O líder deveestar disposto a dar tudo às pessoas que está formando; e este por sua vez,devem ser obedientes à sua direção.

B. GOZO

O que permite ao líder manter-se firme. “Não que tenhamos domínio sobrea vossa fé, mas somos cooperadores de vosso gozo; pois pela fé

8/6/2019 80708 Cartilha Escola de Lideres Nivel 3 Mestre

http://slidepdf.com/reader/full/80708-cartilha-escola-de-lideres-nivel-3-mestre 19/56

estais firmados” (2 Co. 1:24). A motivação tem que levar os discípulos aviverem o gozo em seus corações, pois isto os manterá firmes na fé.

C. PAZ

“Assim, pois, a igreja em toda a Judéia, Galiléia e Samária, tinha paz,

sendo edificada, e andando no temor do Senhor; e, pelo auxílio doEspírito Santo, se multiplicava” (At. 9:31). As igrejas em Jerusalém depoisque experimentaram paz puderam:

• ser edificadas,• andar no temor de Deus,• ser fortalecidas pelo Espírito Santo.

D. PACIÊNCIA

“Prega a palavra, insta a tempo e fora de tempo, admoesta,repreende, exorta, com toda longanimidade e ensino” (2 Tm. 4:2). Apaciência é a base para que se possa levar a termo o propósito divino. Deve-se

com paciência:• pregar,• redargüir,• admoestar,• repreender,• exortar.

E. BENIGNIDADE

A misericórdia e a piedade que o líder experimenta (Lc.6:27-31).

F. BONDADE

“Pois o fruto da luz está em toda a bondade, e justiça e verdade”(Ef.5:9). A bondade está muito ligada à justiça e à verdade. Paulo orava peloscrentes de Tessalônica para que Deus os tornasse dignos do seu chamado ecumprissem com poder todo propósito de bondade e obra de fé (2 Ts. 1:11).

G. FÉ

O Senhor disse a Pedro: “Mas eu roguei por ti, para que a tua fé nãodesfaleça; e tu, quando te converteres, fortalece teus irmãos” (Lc.22:32). Deve ser nossa oração constante que nossos discípulos possamsuportar as provas que se apresentam na vida cristã e que é o único modo deproduzir maturidade para depois ter a experiência e poder ajudar a outros

crentes que tiverem que passar pelas mesmas provas que já tenham vencido.

H. MANSIDÃO

“Adverte-lhes que estejam sujeitos aos governadores e autoridades,que sejam obedientes, e estejam preparados para toda boa obra, quea ninguém infamem, nem sejam contenciosos, mas moderados,mostrando toda a mansidão para com todos os homens” (Tt.3:1,2).  Amansidão está muito ligada a:

8/6/2019 80708 Cartilha Escola de Lideres Nivel 3 Mestre

http://slidepdf.com/reader/full/80708-cartilha-escola-de-lideres-nivel-3-mestre 20/56

• submissão às autoridades,

• obediência,

• disposição em fazer o bem,

• evitar intrigas,

• não ser contenciosos.

I. TEMPERANÇA (DOMÍNIO PRÓPRIO)

“Porque Deus não nos deu o espírito de covardia, mas de poder, deamor e de moderação” (2 Tm.1:7).

Uma das batalhas mais intensas que o crente tem que travar é contra oespírito de medo, já que a função deste é obscurecer a visão, para que ocrente ignore as bênçãos que Deus tem para ele. O domínio próprio produzessa força interna que dá firmeza para impedir que nada seja contrário àdireção do Espírito Santo dentro de sua vida.

A unção do líder depende da maneira como este submete seu caráter aocaráter de Jesus (Gálatas. 5:16)

CONCLUSÃOVocê é a obra prima de Deus. O caráter de Cristo está reproduzido em suavida, pelo que você tem a capacidade de ser dono de si mesmo. Conheça seutemperamento, esforce-se diariamente em submeter cada área de sua vida aocontrole do Espírito Santo, o que há de se refletir no fruto do Espírito, tendotraços que tragam autoridade na atividade ministerial.

APLICAÇÃO

1. Analise seu comportamento no relacionamento com outras pessoas e tentedescobrir quais os traços mais marcantes de sua personalidade até definir otemperamento predominante.

2. De acordo com Gálatas 5:22 -23, observe as qualidades que fazem parte desua liderança e se há fraquezas em algumas facetas, e disponha-se a fortalecê-las em oração e com a direção de seu líder.

3. Aprofunde seus conhecimentos acerca deste tema, lendo os livros Liderançade Sucesso Através dos Doze e Submersos em Seu Espírito (Série Tão Firmes

Como a Rocha), escritos pelo pastor César Castellanos Dominguez.

8/6/2019 80708 Cartilha Escola de Lideres Nivel 3 Mestre

http://slidepdf.com/reader/full/80708-cartilha-escola-de-lideres-nivel-3-mestre 21/56

O PREÇO DA LIDERANÇAFUNDAMENTAÇÃO BÍBLICA BÁSICALc. 14:26-33.

FUNDAMENTAÇÃO BÍBLICA COMPLEMENTARLc. 9:23; Is. 53:3-12; 1Co. 11:1; Jr. 20:10-12; At. 6:1-2; Êx. 18:18; 2Co. 12:9; Ec.3:1; Lc. 22: 40-43; Sl. 108:13; Jo. 1:11.

TEXTO CHAVE 

“Jesus, porém, lhe respondeu: Ninguém que lança mão do arado eolha para trás é apto para o reino de Deus” (Lucas 9:62).

PROPÓSITO

 Todo homem deve entender que o mais importante é que possa encontrar seulugar no corpo de Cristo onde terá que enfrentar grandes riscos e desafios.Deus escolhe cada um de Seus filhos movido por Sua misericórdia, e a seguirEle tem que trabalhar no caráter de cada um, até esculpir Sua imagem esemelhança em suas vidas. O propósito desta lição é ensinar aos alunos quequalquer um que quer ter algo mais valioso, deve pagar um preço. É como emrelação às jóias: quanto mais finas, mais alto será seu preço. As coisas de

8/6/2019 80708 Cartilha Escola de Lideres Nivel 3 Mestre

http://slidepdf.com/reader/full/80708-cartilha-escola-de-lideres-nivel-3-mestre 22/56

pouco valor, muito rapidamente ficarão no esquecimento, enquanto queaquelas que muito nos custam são as de que cuidamos com mais esmero.Ainda que possamos falar de um alto preço na liderança, a grande realidade éque o preço já foi pago pelo Senhor Jesus Cristo, há 2000 anos atrás. Talvez opreço a que fazemos referência, é o ter muito mais cuidado em andar peloscaminhos já estabelecidos pelos Senhor.

1. PAGAR UM PREÇOMuitos de nós na realidade sentimos-nos como Moisés ao descer o monte, ondehavia experimentado a glória de Deus. Ele lhe dará as tábuas da lei, escritascom Seu próprio dedo, mas quando desceu do monte, Moisés encontrou o povodescontrolado e entregue à idolatria. Isto arrasou seu coração, pelo quequebrou as tábuas da lei e quis renunciar ao ministério. Todo líder irá enfrentarsituações difíceis nas quais poderá pensar que errou, e poderá sentir-setentado a renunciar ao ministério. Mas há um fogo que arde dentro de seucoração, que o motivará a continuar.

Moisés começa a falar com Deus e apresenta seus próprios argumentos (Êxodo33:12-23)

• Mostra-me agora Teu caminho. Todo o líder tem que saber para ondese dirige, pois guiará a comunidade pelo caminho que tomar. Como líder,aprenda a ouvir a Deus e seja obediente ao rumo que Ele quiser traçar parasua vida.

• Para que Te conheça. O caminho mais eficiente para poder conhecer aDeus, é o do quebrantamento. Jó pôde conhecer a Deus depois de seuquebrantamento. (Jó 42:5,6).

O profeta Isaías teve a revelação do trono e da glória de Deus, e exclamou:

“ Ai de mim! pois estou perdido” (Is. 6:5). Conhecer a Deus é andarpelo caminho da santidade.

• Para que encontre graça. Ou seja, Deus decida caminhar conosco. “O

Senhor, porém, era com José, estendendo sobre ele a suabenignidade e dando-lhe graça aos olhos do carcereiro”  (Gn. 39: 21).

Maria achou graça aos olhos de Deus e o agradou para que ela fosse a mãedo Salvador. Lucas 1:30.Pela graça permanecemos em pé e frutificamos.

A RESPOSTA DO SENHOR À PETIÇÃO DE MOISÉS FOI:

MINHA PRESENÇA IRÁ CONTIGO E TE DAREI DESCANSO. A esposa de umpregador, cada vez que este chegava extenuado em sua casa à noite, somentelhe dizia: “Hoje você trabalhou sem o Senhor”. Não importam os desafios quetenhamos que enfrentar, ou as tarefas que tenhamos que desenvolver, se oSenhor está conosco, não haverá estresse, pois a recompensa no serviço deDeus é o descanso, porque Deus está vivendo dentro de nós.

8/6/2019 80708 Cartilha Escola de Lideres Nivel 3 Mestre

http://slidepdf.com/reader/full/80708-cartilha-escola-de-lideres-nivel-3-mestre 23/56

• Enoque caminhou com Deus; Depois que seu filho Matusalém nasceu,todos os dias de sua vida, foram trezentos anos (Gn. 5:25).

• A arca da aliança. Para os judeus esta lhes dava segurança de que Deusestava com eles e lhes daria a vitória em todas as coisas.

• Em Jesus. Deus manifestou-se em carne na pessoa de Jesus, e toda aSua plenitude estava nEle.

• No Pentecostes. Desde aquele momento cada crente converte-se notemplo do Espírito Santo.

CONHEÇO-TE PELO TEU NOME. O nome é a expressão externa do que estádentro. Como acontece com as lojas: o nome que aparece está de acordo como que nos oferecem. É por isso que Deus mudou o nome de Abrão (paienaltecido) pelo de Abraão (Pai de multidões); de Jacó (suplantador) por Israel(Príncipe com Deus. “Mas agora, assim diz o Senhor que te criou, ó Jacó, e que te formou, ó Israel: Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu. Visto que foste precioso aos meus

olhos, e és digno de honra e eu te amo, portanto darei homens por ti,e os povos pela tua vida. a todo aquele que é chamado pelo meunome, e que criei para minha glória, e que formei e fiz” ( Is. 43:1,4,7).

Deus tem um grande amor e um cuidado específico para com aqueles a quemconhece pelo nome.A Simão (Cana, ou inconstante) o Senhor chamou Pedro (pedra: firme,decidido). Salomão disse: “Mais digno de ser escolhido é o bom nomedo que as muitas riquezas; e o favor é melhor do que a prata e oouro” ( Pv. 22:1).

FAREI PASSAR TODA MINHA BONDADE DIANTE DE TEU ROSTO. A

bondade representa a bênção de Deus que não está encoberta para Seusfilhos, mas está diante deles, para que dela se apropriem e desfrutem. Paulodisse que Deus nos abençoou com toda a sorte de bênçãos espirituais noslugares celestiais, em Cristo Jesus (Ef. 1:3). As maiores bênçãos, forampreparadas por Deus para Seus filhos. “Mas, como está escrito: As coisasque olhos não viram, nem ouvidos ouviram, nem penetraram ocoração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam”(1Co. 2:9).

ESTARÁS SOBRE A ROCHA. A penha é um protótipo de Jesus Cristo. Para osalmista Davi, era o lugar de segurança, onde Deus o colocava para não seralcançado pela adversidade. Sl. 40:1-3. Nos momentos difíceis, Deus nos põe

sobre a rocha, porque como crentes não somos imunes à dor, não sabemosquando a adversidade irá nos atacar, ou quando será o dia mau, e ter asensação de que estamos afundando no lodo  pegajoso, mas Deus prometeulivrar-nos da aflição e firmar nossos pés sobre a rocha inabalável, que é Cristo.Para Paulo não há nada que nos possa separar do amor de Deus que está emCristo Jesus nosso Senhor (Rm. 8:38,39).

VERÁS MINHAS COSTAS. O que é uma representação da obra redentora de Jesus, pois Suas costas foram flageladas com o chicote de Roma, até que Lhe

8/6/2019 80708 Cartilha Escola de Lideres Nivel 3 Mestre

http://slidepdf.com/reader/full/80708-cartilha-escola-de-lideres-nivel-3-mestre 24/56

arrancaram a pele, convertendo-a em uma chaga. O profeta Isaías disse: “e pelas suas pisaduras fomos sarados” (Is. 53:5). A cruz tem duas traves,uma vertical e outra horizontal. A trave vertical fala-nos de nossa relaçãopermanente com Deus, e a trave horizontal fala-nos da relação que devemoster com nosso próximo. Para alguns pregadores é fácil entender a teologia,mas não sabem como se relacionar com seu próximo, não sabem como tratar

as pessoas. Mas quando entendemos o poder da cruz, ser-nos-á fácil amar aDeus e amar ao nosso próximo.

2. O PREÇO DA LIDERANÇAO preço da liderança é assumido quando temos um bom discipulado.Lc. 14:26-33. O Senhor Jesus no deu a chave do que deveria ser umdiscipulado eficiente.

• Desprendimento de todas as coisas (Vs. 26). Como seres humanostendemos a apegar-nos excessivamente aos nossos entes queridos, não queisto seja ruim mas o que o Senhor quer ensinar-nos é que se, diante de uma

posição intransigente da parte de alguém a quem nós amamos, e que está emchoque com os ensinos de Jesus, nossa atitude deve ser aborrecer esta posiçãoe dar prioridade ao Senhor.

• Vida de quebrantamento (Vs.27). O próprio Senhor comparou-Se ao grãode trigo que param, dar fruto, primeiro deve cair na terra e morrer. Do mesmomodo nós para darmos o fruto certo, devemos ser primeiro quebrantados emnosso homem interior, para assim ter uma dependência total do Senhor, o quenos fará dar fruto abundante. Experimentamos o maior quebrantamentoquando compreendemos a necessidade de morrer diariamente em oração,onde levamos nossos desejos, cargas e paixões aos pés da cruz e aceitamos amorte do Senhor como a nossa própria morte . Ao fazermos isto, estaremoslevando nossa cruz diariamente e será fácil seguir ao Senhor.

• Visão clara (V. 28). A comparação com o construtor é extraordinária, poispodemos ter os planos, o terreno, uma excelente planta, mas se não tivermosos recursos, estaremos fazendo o ridículo diante dos demais. O mesmoacontece com a visão, se você tem uma excelente teologia, boa oratória e selhe é fácil compartilhar com as pessoas, e pode encher seu recintorepetidamente, mas não tem uma visão clara de como reter as pessoas ecomo capacitá-las e convertê-las em ganhadores de almas, estará fazendo oridículo diante das forças espirituais da maldade que operam nos ares, poiszombarão de você, dizendo: este homem ganhou tantas pessoas mas por falta

de visão a maioria delas já retrocedeu e preferiu voltar para o mundo. Seaplicar corretamente a visão do governo dos doze tenha a segurança de queconverter-se-á na maior preocupação do inferno.

• Liderando um exército de guerreiros (Lc.14:31,32). Você tem queformar um exército de guerreiros espirituais que estejam cobrindo seus ombrosdurante as vinte quatro horas do dia e, que por sua vez, o estejam apoiandoem cada uma das decisões que esteja tomando. Os exemplos que se têm

8/6/2019 80708 Cartilha Escola de Lideres Nivel 3 Mestre

http://slidepdf.com/reader/full/80708-cartilha-escola-de-lideres-nivel-3-mestre 25/56

visto, de líderes espirituais que falharam, foi primordialmente por não teremuma cobertura permanente de oração.

• Renovação da mente (Vs.33). O renunciar a tudo o que possuímosequivale a estar inovando diariamente nosso modo de pensar. Seria muitomais fácil o moldar-nos às velhas estruturas, mas estamos conscientes de que

o que causou impacto séculos atrás não é o mesmo que surte efeito no dia dehoje. Se não mudarmos nossos esquemas para chegar às pessoas, Deus teráque Se prover de outros que estejam dispostos a fazê-lo.

3. PREPARADOS PARA SUPORTARComo líderes teremos que suportar com maturidade algumas que, se assoubermos manejar, não causarão nenhum efeito. Os líderes de nossos diaspoderão encontrar situações como as seguintes:

A. A CRÍTICA

Dois aspectos afetam muito os servos de Deus: ver o menosprezo ou ouvir acrítica. O Senhor disse: “Quem é cego, senão o meu servo, ou surdocomo o meu mensageiro, que envio? e quem é cego como o meudedicado, e cego como o servo do Senhor? Tu vês muitas coisas, masnão as guardas; ainda que ele tenha os ouvidos abertos, nada ouve”(Is 42: 19,20). Jeremias pôde contratacar a crítica com a sua fé. “ Mas oSenhor está comigo como um guerreiro valente” (Jr. 20:11).  A críticanão fazia os Apóstolos mudar suas prioridades (At.6:1,2).

B. A FADIGA

O trabalho do líder é intenso e pode trazer cansaço, especialmente quando

não se tem em conta a importância de delegar algumas funções. Foi o caso deMoisés. Êx.18:18. No entanto quando as atividades aumentarem, a tensãopode ser evitada se tão somente levarmos nossa carga e a depositarmos aospés do Senhor. “Vinde a mim, todos os que estai cansados e oprimidos,e eu vos aliviarei”  (Mt. 11:28).

C. TEMPO

Davi disse a Deus. “Os meus dias estão nas tuas mãos; livra-me dasmãos dos meus inimigos e dos que me perseguem” (Sl. 31:15). Quandonosso tempo está na presença de Deus, trabalhamos de uma maneira muitomais eficiente. O Senhor Jesus aparentemente permaneceu no anonimato portrinta anos , mas quando chegou o tempo de Deus, deu início a Seu ministério

e, em tão somente três anos e meio, conseguiu efetuar a relação dahumanidade, fundar a igreja e dividir o curso da história. Rendamos, tantonossas vidas quanto nossos ministérios nas mãos do Senhor, e Ele nos ajudaráa remir o tempo.

D. A SOLIDÃO

“Mas ele se retirava para os desertos, e ali orava” (Lc. 5:16). Ostempos de solidão devem ser aproveitados para aumentar a relação devocional

8/6/2019 80708 Cartilha Escola de Lideres Nivel 3 Mestre

http://slidepdf.com/reader/full/80708-cartilha-escola-de-lideres-nivel-3-mestre 26/56

com Deus a fim de nos fortalecermos nEle. “De tarde, de manhã e aomeio-dia me queixarei e me lamentarei; e ele ouvirá a minha voz.Livrará em paz a minha vida, de modo que ninguém se aproxime demim; pois há muitos que contendem contra mim” (Sl. 55: 17,18).

E. DECISÕES

“Mas deliberei isto comigo mesmo: não ir mais ter convosco emtristeza” (2 Co 2:1). Paulo tomou a decisão de sempre se apresentar comgozo diante dos crentes de Corinto e com palavras que despertassem o ânimo.

 Todo líder tem que tomar decisões, mas quando estas são tomadas em oração,os resultados serão favoráveis. Davi, antes de tomar qualquer decisão em suavida, sempre consultava a Deus.

F. REJEIÇÃO

O oposto da aceitação é a rejeição. Paulo foi rejeitado pelos de sua nação, masisto não o fez ceder aos seus caprichos, antes se manteve firme, sem importaro que viesse. Saul, por querer a consagração do povo, desobedeceu a Deus efoi rejeitado como rei. Jesus, ao ser rejeitado pelos judeus, estendeu Suamisericórdia aos gentios (Jo. 1:11,12).

4. A RECOMPENSA EM PAGAR O PREÇO.Assim como no passado, hoje Deus dá grandes retribuições a Seus filhos quetenham decidido desenvolver-se dentro da liderança:

Abraão. Abraão creu em Deus e isto lhe foi imputado como justiça e foi chamado

amigo de Deus. “E se cumpriu a escritura que diz: E creu Abraão a Deus, eisso lhe foi imputado como justiça, e foi chamado amigo de Deus. Vedes então

que é pelas obras que o homem é justificado, e não somente pela fé”  (Tg. 2:23-24).

O exemplo de José:“Depois disse Faraó a José: Porquanto Deus te fez saber tudo isto, ninguém hátão entendido e sábio como tu. Tu estarás sobre a minha casa, e por tua voz segovernará todo o meu povo; somente no trono eu serei maior que tu”  (Gn.41:39-40).

O exemplo de Paulo:“Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido,

 para levar o meu nome perante os gentios, e os reis, e os filhos de Israel; poiseu lhe mostrarei quanto lhe cumpre padecer pelo meu nome”  (At. 9:15-16).

“E de noite disse o Senhor em visão a Paulo: Não temas, mas fala e não tecales; porque eu estou contigo e ninguém te acometerá para te fazer mal,

 pois tenho muito povo nesta cidade” (At. 18: 9-10).

O QUE O SENHOR PROMETE

8/6/2019 80708 Cartilha Escola de Lideres Nivel 3 Mestre

http://slidepdf.com/reader/full/80708-cartilha-escola-de-lideres-nivel-3-mestre 27/56

• Dá-nos cidades e nações: “Se o Senhor se agradar de nós, então nos

introduzirá nesta terra e no-la dará; terra que mana leite e mel”(Nm 14:8).

• Autoridade Espiritual: “E, chamando a si os seus doze discípulos,

deu-lhes autoridade sobre os espíritos imundos, para expulsarem, e

 para curarem toda sorte de doenças e enfermidades” (Mt 10:1).• Prosperidade em todas as dimensões: “Amado, desejo que te vá bem

em todas as coisas, e que tenhas saúde, assim como bem vai a tuaalma”  (3 Jo 2).

 CONCLUSÃOA liderança de sucesso está a nosso alcance. Nascemos para liderar einfluenciar positivamente a outros. Não importa o preço que tenhamos quepagar, o esforço que tenhamos que fazer, as batalhas que tenhamos que

vencer, sabemos que Deus nos chamou para Seu serviço e apoiar-nos-emoscompletamente nEle, porque guardará nossa alma da angústia e faz-nosáfrutificar em nosso ministério. Para Jesus custou a própria vida; a nós noscorresponde uma cota de sacrifício a nível pessoal e familiar, mas Deus retribuientregando-nos nações para que as conquistemos.

APLICAÇÃO

Pagar o preço envolve todas as áreas de nossa vida. Examine-se e descubraem qual delas requer maior entrega e consagração. Tenha um período deoração fervorosa, até que sinta que está nas mãos de Deus e Ele lhe mostraráo caminho, o conhecerá pelo nome e você terá completa paz. Faça seus os

princípios que está recebendo e creia que estes o ajudarão em seu crescimentoministerial.

PRINCÍPIOS PARA UMALIDERANÇA EXCELENTE

8/6/2019 80708 Cartilha Escola de Lideres Nivel 3 Mestre

http://slidepdf.com/reader/full/80708-cartilha-escola-de-lideres-nivel-3-mestre 28/56

FUNDAMENTAÇÃO BÍBLICA BÁSICA2 Pedro 1:3-11.

FUNDAMENTAÇÃO BÍBLICA COMPLEMENTARAt. 6:3; At. 11:24; Jo. 3:27; 2Co. 4:7; 1Sm. 16:18; Rm. 12:3 e 16; Fp. 1:6; Rm.13:1,2; 2Tm. 3:16; Cl. 3:16; 1Ts. 4:7,8; 1Tm. 3:1-13.

TEXTO CHAVE

“E por isso mesmo vós, empregando toda a diligência, acrescentai àvossa fé a virtude, e à virtude a ciência” (2 Pe. 1:5).

PROPÓSITO

A vida do líder deve ser uma vida com propósito. Devemos ter objetivos muitoclaros e concretos enquanto estivermos nesta terra. Não podemos ser como

cata-ventos sem rumo fixo: devemos ter um objetivo e uma meta que nosindiquem aonde chegaremos. Há metas internas e externas que, comocristãos, teremos que alcançar. As metas externas estão fundamentadas noque fazemos para Deus e as internas no que somos em Deus. Muitos sepreocupam mais em desenvolver o exterior que o interior, e pode até ser quetenham metas boas, que os mantenham ocupados o tempo todo, tais comotestemunhar, visitar, formar líderes ou trabalhar em diferentes áreas doministério. Essas coisas são boas, mas a meta principal deve ser o que somosem Deus, pois diariamente devemos crescer em Cristo até que Seu caráter sejareproduzido em nós. Jesus disse: “Sede vós, pois, perfeitos, como é perfeito o vosso Pai celestial” (Mt. 5:48).

Depois do recital de um excelente violinista, uma criança aproximou-sedizendo: “Daria a minha vida para tocar como você”. E o violinista comentou:“Foi isso exatamente o que fiz: dei minha vida para tocar assim”. Aqueleshomens que deixaram marcas na história da humanidade tiveram umacaracterística fundamental: aprenderam a crescer em Deus.

Esta lição tem o propósito de ajudá-lo a encontrar caminhos que o conduzam àexcelência em sua liderança, aplicando princípios bíblicos que contribuam paratranscender os limites da mediocridade e do conformismo, na tarefa de ganhare formar outros para a obra de Cristo.

1. LIDERANÇA EFICIENTE É SINÔNIMO DE EXCELÊNCIA

Um princípio que rege a execução de uma liderança eficiente é a aplicação daexcelência em todos os seus processos. Na liderança cristã a excelência tem aver com a essência do próprio líder, tanto em sua vida interior como exterior,ou seja, sua relação íntima com Deus por uma lado, e a maneira como esta sereflete naqueles a quem lidera para a obra.

“Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade,correm, mas um só é que recebe o prêmio? Correi de tal maneira queo alcanceis” (1Co. 9:24).

8/6/2019 80708 Cartilha Escola de Lideres Nivel 3 Mestre

http://slidepdf.com/reader/full/80708-cartilha-escola-de-lideres-nivel-3-mestre 29/56

Ninguém abriria uma escola onde treinasse pessoas para fracassarem na vida.Nem alguém se casaria para ser a pessoa mais desgraçada deste mundo.

  Todos anelamos sempre um futuro melhor, e, muitas vezes, não importa opreço a ser pago, contanto que se encontre a fórmula que nos garanta osucesso. Devemos entender que:

O sucesso foi planejado para que você o alcance. É importante que entendaque, tanto o sucesso quanto o fracasso encontram-se dentro de sua própriavida. Se você aceita o fracasso, porque este, talvez, tenha sido um grandecompanheiro de toda a sua família, ou porque pensa que não tem um títulouniversitário, etc., com essa atitude estará aceitando que esse hóspede (nadadesejável) faça parte de sua própria vida. Mas se pensa que, como filho deDeus, possui muitos privilégios já registrados na Palavra e decide se apropriardeles, fazendo valer seus direitos, então as portas se abrirão para que entrecomo um conquistador a fim de caminhar até o alvo, rumo ao sucesso.

Napoleão Gil disse: “Tudo aquilo que a mente possa imaginar, pode seralcançado pelo homem”. Muitas vezes não chegamos ao sucesso porquenunca nos detemos em sonhar. O sucesso é crer que, apesar das

circunstâncias, você poderá ir adiante. Você encontrará um sem número deobstáculos que buscam lhe impedir os passos, mas estes são a escola que logoo ajudarão com aqueles que esteja liderando.

2. PRINCÍPIOS ASSOCIADOS À EXCELÊNCIAComo podemos distinguir um líder excelente de outro que não o seja? Há umsem número de princípios associados à excelência, e os seguintes são algunsdeles.

A. A EXCELÊNCIA VEM DE DEUS

“Ele é a Rocha; suas obras são perfeitas” (Dt.32:4a).“Respondeu João: O homem não pode receber coisa alguma, se nãolhe for dada do céu” (Jo. 3:27);

“Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que aexcelência do poder seja de Deus, e não da nossa parte”  (2 Co. 4:7).

B. A EXCELÊNCIA É UMA CARACTERÍSTICA DOS HOMENS DE DEUS

“Assim fez Ezequias em todo o Judá; e fez o que era bom, e reto, efiel perante o Senhor seu Deus or seu Deus. E toda a obra queempreendeu no serviço da casa de Deus, e de acordo com a lei e osmandamentos, para buscar a seu Deus, ele a fez de todo o seucoração e foi bem sucedido” (2 Cr. 31:20-21).

“Respondeu um dos mancebos: Eis que tenho visto um filho de Jessé,o belemita, que sabe tocar bem, e é forte e destemido, homem deguerra, sisudo em palavras, e de gentil aspecto; e o Senhor é comele” (1Sm. 16:18).

C. A EXCELÊNCIA É ALCANÇADA COM ESFORÇO

8/6/2019 80708 Cartilha Escola de Lideres Nivel 3 Mestre

http://slidepdf.com/reader/full/80708-cartilha-escola-de-lideres-nivel-3-mestre 30/56

“Mas o que para mim era lucro passei a considerá-lo como perda por amor de Cristo; sim, na verdade, tenho também como perda todas ascoisas pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero comorefugo, para que possa ganhar a Cristo, e seja achado nele, não tendocomo minha justiça a que vem da lei, mas a que vem pela fé em

Cristo, a saber, a justiça que vem de Deus pela fé” (Fp. 3:7-9).

D. A EXCELÊNCIA EXIGE DILIGÊNCIA

“Não sejais vagarosos no cuidado; sede fervorosos no espírito,servindo ao Senhor” (Rm. 12:11).

E. A EXCELÊNCIA EXIGE HUMILDADE

“Porque pela graça que me foi dada, digo a cada um dentre vós quenão tenha de si mesmo mais alto conceito do que convém; mas que pense de si sobriamente, conforme a medida da fé que Deus repartiua cada um” (Rm. 12:3).

F. BUSCA A PERFEIÇÃO NO QUE FAZ

“tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boaobra a aperfeiçoará até o dia de Cristo Jesus” (Fp. 1: 6).

G. TRANSMITE A VISÃO

“O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes emmim, isso praticai; e o Deus de paz será convosco” (Fp. 4:9).

3. A EXCELÊNCIA COMO NORMA OU PRINCÍPIOCONSTANTE NA LIDERANÇAUm principio é uma norma ou idéia fundamental que rege o pensamento ou aconduta. Neste sentido relaciona-se também com as regras que todos temosque seguir a fim de alcançar um objetivo comum.

“Mas, naquela medida de perfeição a que já chegamos, nela prossigamos” (Fp. 3: 16).

A. PRINCÍPIOS QUANTO À ÁREA ESPIRITUAL

• Fundamentação da liderança na Palavra de Deus.“ A palavra de Cristo habite em vós ricamente, em toda a sabedoria; ensinai-

vos e admoestai-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticosespirituais, louvando a Deus com gratidão em vossos corações”  (Cl. 3:16).

• Submissão à autoridade.“Toda alma esteja sujeita às autoridades superiores; porque não háautoridade que não venha de Deus; e as que existem foram ordenadas por Deus. Por isso quem resiste à autoridade resiste à ordenação de Deus; e osque resistem trarão sobre si mesmos a condenação”  (Rm. 13:1,2).

8/6/2019 80708 Cartilha Escola de Lideres Nivel 3 Mestre

http://slidepdf.com/reader/full/80708-cartilha-escola-de-lideres-nivel-3-mestre 31/56

• A santificação.“Todavia o firme fundamento de Deus permanece, tendo este selo: O Senhor conhece os seus, e: Aparte-se da injustiça todo aquele que profere o nomedo Senhor”  (2Tm. 2:19).

• Não enredar-se no negócios da vida.

“ Nenhum soldado em serviço se embaraça com negócios desta vida, a fimde agradar àquele que o alistou para a guerra. E também se um atleta lutarnos jogos públicos, não será coroado se não lutar legitimamente” (2Tm.2:4,5).

• A busca de aprovação.“Procura apresentar-te diante de Deus aprovado, como obreiro que não tem

de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade” (2Tm.2:15).

B. PRINCÍPIOS QUANTO AO DESENVOLVIMENTO DO MINISTÉRIO

•  Trabalhar no presente para assegurar o futuro.O líder deve manter seu povo em constante motivação, realizando

atividades que dêem continuidade ao ministério no futuro. A aplicação deníveis adequados de exigência levarão ao alcance da excelência.

• Disposição para enfrentar e resolver problemas.A liderança é uma corrida onde encontraremos alegrias, ou tristezas;algumas delas produzidas por pessoas que lideramos, as quais se requer denossa parte agir com prudência, mantendo a sensibilidade quando se exigefazer guerra espiritual.

• Aprender com os erros.Quando falamos de sucesso, muitos pensamentos cruzam em nossas

mentes e a verdade é que ninguém quer viver com o fracasso. Todos nósdesejamos o sucesso. Estou seguro de que não há uma só pessoa que ore:“ Senhor faz-me um fracassado”. Todos pedimos para conquistar o sucesso.Queremos ter sucesso no ministério, no lar, no trabalho, na universidade,etc. Poderíamos dizer que sucesso são metas conquistadas, sonhosrealizados, obstáculos vencidos ou triunfos aclamados. Cada um de nósdeseja, do mais profundo de nosso coração, ser reconhecido, valorizado,aceito e, quando uma pessoa está disposta a alcançar o sucesso, precisarevestir-se de uma fortaleza interior, de uma tenacidade que a mova avencer qualquer obstáculo que possa se apresentar diante do sucesso. Oshomens de sucesso são aqueles que souberam assimilar muito bem seusfracassos. Para que uma pessoa alcance o sucesso tem que, primeiro,

passar por vários fracassos. Ainda que saibamos que a ninguém agradafracassar na vida, o fato de que tenha recebido uma experiência negativanão significa que tudo se acabou; quer dizer que esse é um degrau a maispara que se projete até o sucesso. Uma experiência negativa não é paraque a pessoa se feche em si mesma e nunca mais abra seu coração para asoportunidades que a vida lhe der, e quando estamos diante de situaçõesdifíceis podemos assimilar muito bem o fracasso e transformá-lo em umaplataforma que nos levará ao sucesso.

8/6/2019 80708 Cartilha Escola de Lideres Nivel 3 Mestre

http://slidepdf.com/reader/full/80708-cartilha-escola-de-lideres-nivel-3-mestre 32/56

“Pois tenho para mim que as aflições deste tempo presente não se podem comparar com a glória que em nós há de ser revelada.Porque a criação aguarda com ardente expectativa a revelação dosfilhos de Deus” (Rm. 8:18,19).

• Ser flexíveis.

O líder deve ser constante no que empreende, mas também deve ter umamente aberta para a mudança e ser hábil para estabelecê-la.

• Compromisso.Alcançar um alto nível de excelência na liderança está condicionado

também ao compromisso que o líder assume diante de seu povo, e o queseus seguidores adquirem através dele, sem importar a condição ou posiçãoem que se encontra cada um. 1Sm. 22:2.

4. ALGUMAS RAZÕES BÍBLICAS PARA APLICARPRINCÍPIOS DE EXCELÊNCIA NA LIDERANÇA

O mundo nos observa: “Portanto, nós também, pois que estamos rodeados de tão grandenuvem de testemunhas, deixemos todo embaraço, e o pecado quetão de perto nos rodeia, e corramos com perseverança a carreiraque nos está proposta” (Hb. 12:1).

• O inimigo busca nos derrotar.“Sede sóbrios, vigiai. O vosso adversário, o Diabo, anda emderredor, rugindo como leão, e procurando a quem possa tragar”(1Pe. 5:8).

• Somos escolhidos de Deus. “Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o

 povo adquirido, para que anuncieis as grandezas daquele que voschamou das trevas para a sua maravilhosa luz” (1Pe.2:9).

CONCLUSÃOO que cheguemos a ser em Deus veremos refletido no que fazemos para Deus.A excelência de Deus vê-se refletida em todas as Suas obras, e o nosso devercomo Seus filhos é fazer as coisas com esse mesmo espírito de excelência.Liderança e excelência são dois conceitos que devem estar semprerelacionados. O líder cristão deve procurar a excelência para dar o melhor desi no desenvolvimento da visão, que Deus lhe tem dado para sua vida eministério.

APLICAÇÃO

O Senhor Jesus nos deu uma meta muito elevada: alcançar a mesma perfeiçãodo Pai Celestial.

O apóstolo Pedro dá-nos os diferentes passos que, como degraus na escadaque nos levará a uma vida de sucesso; sempre e quando os coloquemos porobra.

8/6/2019 80708 Cartilha Escola de Lideres Nivel 3 Mestre

http://slidepdf.com/reader/full/80708-cartilha-escola-de-lideres-nivel-3-mestre 33/56

1. Faça uma lista das áreas em que gostaria de mudar.

2. Aceite que o sucesso é seu agora, e diga como Davi: “Certamente que abondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida, ehabitarei na casa do Senhor por longos dias”  (Sl. 23:6).

3. Aprofunde seus conhecimentos sobre este tema lendo o livro LIDERANÇA DE

SUCESSO ATRAVÉS DOS DOZE, do Pastor César Castellanos.

PERIGOS DA LIDERANÇAFUNDAMENTAÇÃO BÍBLICA BÁSICA1 Timóteo 6: 11-16.

FUNDAMENTAÇÃO BÍBLICA COMPLEMENTAR1 Sm. 17: 34,35; 2 Tm. 4:7; Rm. 12:3; Nm. 12:16; Nm.16:1-50; 1 Tm. 4: 1-3; Js.1:9; Js. 7:21; Pv. 13:4; Fp. 2:3; 2Co. 6:14; Cl. 3:23; 2 Tm. 1:7; 2 Co. 10:4-6.

8/6/2019 80708 Cartilha Escola de Lideres Nivel 3 Mestre

http://slidepdf.com/reader/full/80708-cartilha-escola-de-lideres-nivel-3-mestre 34/56

TEXTO CHAVE 

“Peleja a boa peleja da fé, apodera-te da vida eterna, para a qual foste chamado, tendo já feito boa confissão diante de muitastestemunhas” ( 1 Tm. 6: 12).

PROPÓSITO Paulo conseguiu cultivar uma relação de mestre com o discípulo Timóteo, e oalertou quanto a aspectos dos quais ele ,como líder, não poderia se descuidar:“Tem cuidado de ti mesmo e do teu ensino; persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que teouvem” (1Tm. 4:16). Paulo dá a entender que nem o mundo, nem o diaboconseguirão separá-lo de Jesus; o maior perigo era ele próprio, razão pela qualo apóstolo castigava seu corpo e o colocava em sujeição. E a outraadvertência refere-se à doutrina, já que ser vigilantes nela nos impedirá desairmos da rota.

Sabemos que todo o líder deve vencer tremendas batalhas, se deseja cumprir

com sucesso o propósito para o qual foi chamado e pelo qual está nestemundo. Davi é um exemplo genuíno do homem treinado e disposto a enfrentarqualquer tipo de perigo a fim de cumprir cabalmente com o que lhe foiatribuído. Mas por outro lado há o exemplo de Saul que permitiu o temor emsua vida e este o levou à própria destruição.

O objetivo desta lição é dar-lhe a conhecer quais são os perigos mais comunsque podem afetar a liderança e ajudá-lo com algumas estratégias para que osenfrente e saia vitorioso.

1. SITUAÇÕES DE PERIGOUma situação de perigo é tudo aquilo que ameaça em instabilizar a vida deuma pessoa e tudo quanto esta realiza. É o risco iminente de que algo malsuceda. Em geral todo líder está constantemente exposto a este tipo desituações, mas, especialmente o líder cristão, porque o inimigo sabeperfeitamente que se trata de uma pessoa escolhida para influenciarpositivamente com o evangelho de Cristo outras pessoas, até transformá-las eresgatá-las de suas garras.

Podemos dizer que os perigos da liderança se apresentam quando deixamos dedepender de Deus, e confiamos em nós mesmos ou em nossos sucessos. Paulosugeriu a Timóteo:

“ Peleja a boa peleja da fé, apodera-te da vida eterna, para a qual fostechamado, tendo já feito boa confissão diante de muitas testemunhas” (1Tm.6:12).

Paulo lembra seu discípulo sobre:

• Pelejar a batalha da fé. Há dias nos quais sentimos que temos a maior fédo mundo, mas em pouco tempo vem a sensação de que a fé se esvaneceue voltamos a nos sentir vazios. A que isso se deve? Ao fato de que todos osdias estamos enfrentando uma tremenda batalha contra hostes espirituaisda maldade nos lugares celestiais e estes poderes têm como meta

8/6/2019 80708 Cartilha Escola de Lideres Nivel 3 Mestre

http://slidepdf.com/reader/full/80708-cartilha-escola-de-lideres-nivel-3-mestre 35/56

enfraquecer os crentes na fé. Nossa vitória depende de nossa relação comDeus e Sua palavra.

• Lança mão. Isto equivale a apropriar-se da vida eterna que o Senhor lhedeu e não se expor a perder a salvação “namoriscando” com o pecado.

• Havendo feito a profissão (confissão). Profissão é o mesmo termo queconfissão; a confissão pública de que Jesus é o Senhor de nossa vidatransforma-se em um poderoso argumento no mundo espiritual a nossofavor.

2. ALGUNS PERIGOS DIANTE DOS QUAIS DEVEMOSESTAR PREPARADOSNa vida cristã geralmente surgem situações difíceis ou perigosas que todo ocrente deve estar preparado para superar, mas é quando este decide seconverter em um servo comprometido com o ministério e com a visão queDeus lhe deu, que precisa estar pronto para enfrentar qualquer tipo de

adversidade, pois sabemos que o Senhor disse: “não te deixarei, nem tedesampararei, como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morteo dia todo; fomos considerados como ovelhas para o matadouro. Masem todas estas coisas somos mais que vencedores, por aquele quenos amou “  (Rm. 8:33-37). Ainda que o adversário invista em nos acusar,Deus tem erigido uma cerca de proteção ao redor de Seus servos e os protege.

A. OUTROS PERIGOS QUE O LÍDER TEM QUE ENFRENTAR SÃO:

• O ORGULHO:“Porque pela graça que me foi dada, digo a cada um dentre vós quenão tenha de si mesmo mais alto conceito do que convém; mas que

  pense de si sobriamente, conforme a medida da fé que Deusrepartiu a cada um” (Rm. 12:3).

 O antídoto é que pense de si com sobriedade.

• MURMURAÇÃO:“Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Quem fala mal de um

irmão, e julga a seu irmão, fala mal da lei, e julga a lei; ora, se julgas a lei, não és observador da lei, mas juiz. Há um só legislador e juiz, aquele que pode salvar e destruir; tu, porém, quem és, que julgas ao próximo?” (Tg. 4:11,12).  O antídoto é saber que não somos juizes, porque da forma como

 julgarmos seremos julgados.

• REBELIÃO.“Porque a rebelião é como o pecado de adivinhação, e a obstinaçãoé como a iniqüidade de idolatria. Porquanto rejeitaste a palavra doSenhor, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei” (1Sm.15:23).  O antídoto é a obediência irrestrita à palavra de Deus.

• FALSAS REVELAÇÕES.

8/6/2019 80708 Cartilha Escola de Lideres Nivel 3 Mestre

http://slidepdf.com/reader/full/80708-cartilha-escola-de-lideres-nivel-3-mestre 36/56

“Mas o Espírito expressamente diz que em tempos posteriores algunsapostatarão da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinasde demônios, pela hipocrisia de homens que falam mentiras e têm a sua

 própria consciência cauterizada,  proibindo o casamento, e ordenando aabstinência de alimentos que Deus criou para serem recebidos comações de graças pelos que são fiéis e que conhecem bem a verdade; pois

todas as coisas criadas por Deus são boas, e nada deve ser rejeitado se érecebido com ações de graças;  porque pela palavra de Deus e pelaoração são santificadas” (1Tm. 4:1-5). É uma batalha que o crente devevencer contra o espírito da apostasia, que é quando as pessoas excluem agraça para andar pelo caminho das obras, permitindo o distanciamento deseu cônjuge, e sacrificando até mesmo seu alimento. Devemos entenderque não somos mais espirituais se deixamos ou não de comer. O antídoto é a palavra de Deus e a oração que tudo santificam.

• DESÂNIMO.  O desânimo apresenta-se quando temos que enfrentar grandes alvos ouresponsabilidades, e é quando tendemos fixar-nos nas circunstâncias tirando

os olhos de Deus. Isto permite que:a)nosso coração desanime,b) vem o medo,c) ficamos confundidos,d) predomina o desânimo.

 O antídoto:

a) a promessa de Deus vai conosco,b) peleja por nós,c) salva-nos.

A batalha é ganha, primeiro, dentro de nós, porque ao crermos em nosso

coração e confessarmos com a nossa boca, veremos os resultados.• NEGLIGÊNCIA.  “O que trabalha com mão remissa empobrece; mas a mão dodiligente enriquece. O que ajunta no verão é filho prudente; mas oque dorme na sega é filho que envergonha” (Pv. 10: 4,5). O negligenteé aquele que vê a necessidade espiritual de sua cidade e prefere deixá-lapara depois, e isto produz pobreza ministerial.

 O antídoto é  ser diligente e entender que estamos vivendo um tempode muita colheita espiritual; se crermos e agirmos, Deus enriquecerá nossosministérios.

•INVEJA.  “Também vi eu que todo trabalho e toda destreza em obras

 provêm da inveja que o homem tem do seu próximo. Também isso évaidade e desejo vão” (Ec. 4:4). A inveja é o resultado de uma frustraçãoem que as pessoas se sentem incomodadas com o sucesso de seu próximo,e podem cair na murmuração, crítica e aflição de espírito.

O antídoto:

8/6/2019 80708 Cartilha Escola de Lideres Nivel 3 Mestre

http://slidepdf.com/reader/full/80708-cartilha-escola-de-lideres-nivel-3-mestre 37/56

a) a excelência em todas as coisas, porque quando a alcançamos,desaparecerá a frustração, que produz a perturbação de ver outrosprogredirem;b) desfrutar dos sucessos de seu próximo como se fossem seus, e istoreconfortará seu espírito.

•COBIÇA.“Por causa da iniqüidade da sua avareza me indignei e o feri;

escondi-me, e indignei-me; mas, rebelando-se, ele seguiu o caminhodo seu coração. Tenho visto os seus caminhos, mas eu o sararei;também o guiarei, e tornarei a dar-lhe consolação, a ele e aos que o pranteiam. Eu crio o fruto dos lábios; paz, paz, para o que estálonge, e para o que está perto, diz o Senhor; e eu o sararei” ( Is.57:17-19).

A cobiça faz com que:

a) Deus se aborreça;b) o fira;

c) esconda de você Seu rosto;d) indigne-se contra você.

 O antídoto:

a) Um genuíno arrependimento;b) deixar seus próprios caminhos para andar pelo de Deus;c) permitir-Lhe sarar suas feridas do passado;d) aceitá-Lo como o pastor de sua vida;e) mudar sua linguagem para que seus lábios proclamem a paz.

• TEMOR.  “O receio do homem lhe arma laços; mas o que confia no Senhor está seguro” (Pv. 29:25). O temor é o resultado de um coração ferido, eque paralisa o homem em todas as decisões que este tenha que tomar. Saulé um grande exemplo dos efeitos desastrosos produzidos pelo temor:

- Deus lhe confia a missão de destruir a Amaleque (1Sm. 15:1-3).

- Saul obedece parcialmente (1 Sm.15:8-9).

- O profeta Samuel o repreende por seus pecados de:

a) desobediência (v.22);

b) rebelião (adivinhação) (v.23);

c) obstinação (idolatria) (v.23).

- Saul reconhece que quebrara o mandamento de Deus pelo temor (v.24);

- a partir desse momento Deus tirou-lhe todo o Seu respaldo (v.28);

- Deus escolheu outro melhor que ele, alguém valente, sem medo (v.28);

- Saul passa a ser atormentado por um demônio (1Sm. 16:14);

- enche-se de ciúmes contra Davi (1Sm. 18:8);

- usava palavras vulgares (1Sm. 20:30);

- mata os sacerdotes de Deus (1Sm. 22:18);

8/6/2019 80708 Cartilha Escola de Lideres Nivel 3 Mestre

http://slidepdf.com/reader/full/80708-cartilha-escola-de-lideres-nivel-3-mestre 38/56

- consulta uma advinha (1Sm. 28:8);

- o temor o acompanha até no momento de sua morte (1Sm.31:3,4);

- transmite para seu escudeiro o espírito de temor e de suicídio (1Sm.31:5,6);

 O antídoto - Paulo disse:“Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de poder, deamor e de moderação” (2Tm. 1:7). Como filhos de Deus temos querejeitar o temor em todas as suas manifestações. Porque a missão domedo é roubar, matar e destruir.

Você pode fazer a seguinte oração: “Pai, arrependo-me de haver consentido o medo dentro de minha vida; renuncio a ele com todas as minhasforças, repreendo-o e o lanço fora de minha vida. Creio que na cruz, Jesuslevou todo o meu medo e fez-me livre dessa maldição. Aceito o espírito de

 poder e domínio próprio que me é outorgado por Jesus, sei que Ele está a meulado como um poderoso guerreiro e pelejara sempre por mim, amém”.

3. GUERRA ESPIRITUAL: ESTRATÉGIA PARA ENFRENTARO PERIGOConscientiza-nos de que estamos em uma guerra contínua contra as diferentesforças, requer de nossa parte que possamos identificar contra quem estamospelejando, pois não ignoramos que o Senhor Jesus conquistou na cruz todos osnossos triunfos e o que nos corresponde é o fazer uso de nossa autoridade.“Pois as armas da nossa milícia não são carnais, mas poderosas emDeus, para demolição de fortalezas; derribando raciocínios e todobaluarte que se ergue contra o conhecimento de Deus, e levandocativo todo pensamento à obediência a Cristo; e estando prontos para

vingar toda desobediência, quando for cumprida a vossa obediência”(2Co. 10:4-6).

• Devemos entender que temos armas espirituais que são poderosas emDeus para derrubar as fortalezas e os poderes do inimigo. Devemosperseverar no ataque ao inimigo, que por mais que este se oponha, nãopoderá prevalecer. “Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobreesta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do hades não prevalecerão contra ela” ( Mateus 16:18).

Efésios 6:10-18:

• Devemos fortalecer-nos no Senhor e na força do Seu poder;

• devemos entender que nossa luta é contra as forças espirituais damaldade nas regiões celestiais;

• devemos estar firmes contra as artimanhas do diabo;

• devemos sempre colocar a armadura de Deus;

• devemos orar em todo o tempo.

• Derrubar todo os argumentos (Cl. 2:14,15).

8/6/2019 80708 Cartilha Escola de Lideres Nivel 3 Mestre

http://slidepdf.com/reader/full/80708-cartilha-escola-de-lideres-nivel-3-mestre 39/56

• Derrubar toda a altivez que se levanta contra o Senhor Jesus. “E a altivez

do homem será humilhada, e o orgulho dos varões se abaterá, e sóo Senhor será exaltado naquele dia” (Is. 2:17).

• Levando cativo o pensamento à obediência a Cristo (Is. 55:8).

• Prontidão em castigar a desobediência quando se alcança a perfeitaobediência (Cl. 3:5,6).

O Salmista apresenta-nos como deve ser a estratégia de guerra no  Salmo149:5-9. “Louve-lhe o nome com dança”. A dança deve ser uminstrumento de guerra no mundo espiritual, uma vez que cada movimentoeqüivale a pisar serpentes, escorpiões e toda a força do inimigo.

• Um golpe certeiro. “Cantem-lhe louvores com adulfe e harpa”.

• Saber que somos um povo guerreiro que alegra o coração de Deus. Porque Jeová alegra-se com Seu povo.

• Avançar com segurança de que somos salvos. “Ardona os mansos com

salvação”.

• Viver em regozijo em Sua presença. “ Exultem de glória os santos”.

• Elevar cânticos de vitória. “cantem de alegria nos seus leitos” (ondevocê sonha).

• Expressões de louvor confundem as forças da maldade. “Exaltem a Deuscom suas gargantas”.

• A confissão da palavra, é uma arma mortal para o inimigo. “E espadas dedois gumes em suas mãos”.

“Deus quer executar Sua vingança sobre o poder inimigo que tem

oprimido nossos povos e nações. Para executar vingança entre asnações, e castigo entre os povos”.

Deus nos deu a autoridade de prender aos principados da maldade. “Paraaprisionar seus reis com grilhões, e seus nobres com cadeias de ferro”.

Deus usa nossa Palavra de autoridade, como juízo contra as forças do mal.“Para executar neles o juízo decretado”.

CONCLUSÃOQuando você conhece as normas de justiça, e os avisos de perigo sabe quepelo simples fato de obedecer estará protegido do mal, pois está escrito:“nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda.Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardaremem todos os teus caminhos. Eles te susterão nas suas mãos, para quenão tropeces em alguma pedra” (Sl. 91:10-12); ou como o apóstolo Pedrodisse: “Porque, se em vós houver e abundarem estas coisas, elas nãovos deixarão ociosos nem infrutíferos no pleno conhecimento denosso Senhor Jesus Cristo” (2 Pe. 1:8).

8/6/2019 80708 Cartilha Escola de Lideres Nivel 3 Mestre

http://slidepdf.com/reader/full/80708-cartilha-escola-de-lideres-nivel-3-mestre 40/56

APLICAÇÃO

1. Determine manter-se sempre no primeiro lugar, sem permitir nada em suavida que o possa desclassificar. Identifique o que mais tem predominado emsua vida, e o que é obstáculo em seu desenvolvimento espiritual e o lance-ofora.

2. Pratique diariamente a guerra espiritual em prol de sua vida, de sua famíliae de seu ministério.

3. Aproprie-se da vitória conquistada por Jesus na cruz do Calvário e a faça suatodos os dias, pois se você está liberto, pode ajudar a outros.

4. Aprofunde seus conhecimentos sobre este tema, lendo o livro LIDERANÇA DESUCESSO ATRAVÉS DOS DOZE, escrito pelo pastor César CastellanosDominguez, e editado pela Palavra da Fé Produções.

8/6/2019 80708 Cartilha Escola de Lideres Nivel 3 Mestre

http://slidepdf.com/reader/full/80708-cartilha-escola-de-lideres-nivel-3-mestre 41/56

 TIPOS DE LIDERANÇA

FUNDAMENTAÇÃO BÍBLICA BÁSICAMateus 20: 25-28.

FUNDAMENTAÇÃO BÍBLICA COMPLEMENTAR1Co 1:11; 2Tm. 2:2; Rm. 13: 1; 2Tm. 3:1-5; Tito 2:7,8; Mt. 20:28.

TEXTO CHAVE

“Assim como o Filho do homem não veio para ser servido, mas paraservir, e para dar a sua vida em resgate de muitos” (Mt. 20:28).

PROPÓSITOComentamos sobre muitos aspectos de destaque na liderança, mas faz-seimportante lembrar que a liderança não é uma em si mesma, mas que existeuma teologia de líderes de acordo com o modo como aplicam seus níveis deautoridade e a motivação que os impulsiona a guiar outros. A Bíblia diz queem uma vinha encontravam-se diferentes tipos de trabalhadores (Ver Mateus20:1-16). Isto é comparável com a obra de Deus na qual encontram-sedistintos tipos de líderes. O importante é encontrar o equilíbrio perfeito paradesenvolver a liderança que o Senhor quer e que, por conseguinte, contribuirápara a expansão do evangelho e para o crescimento da igreja.A formação de líderes é um dos principais desafios de nossa igreja, e o fazemossob a convicção de que Deus deseja uma igreja ativa, profundamentepreparada para recolher a colheita de almas que dia a dia abrem seus coraçõespara Jesus. “Então disse a seus discípulos: Na verdade, a seara égrande, mas os trabalhadores são poucos. Rogai, pois, ao Senhor daseara que mande trabalhadores para a sua seara” (Mt. 9:37,38). Osobreiros requeridos por Deus, são aqueles que darão a medida exata de umaliderança eficiente.Nesta lição, considerada como complemento da número um, busca-se conduziro aluno à seleção da liderança eficiente para que possamos manter-nos namultiplicação.

1. NÍVEIS DE LIDERANÇAÉ interessante a análise feita por John Maxwell acerca dos níveis de liderança:

A. POSIÇÃO

Este é na liderança o nível mais baixo e a única influência que tem éproveniente de um título. O povo segue o líder porque deve fazê-lo.

B. PERMISSÃO

8/6/2019 80708 Cartilha Escola de Lideres Nivel 3 Mestre

http://slidepdf.com/reader/full/80708-cartilha-escola-de-lideres-nivel-3-mestre 42/56

É conseguir que a pessoa trabalhe para você, quando não está obrigada a fazê-lo. O povo o segue porque quer.

C. PRODUÇÃO

É quando começam a acontecer as coisas boas. O povo o segue pelo que você

faz pela organização.

D. DESENVOLVIMENTO HUMANO

Um líder é grande, não pelo seu poder, e sim por sua habilidade de gerar poderem outros. O povo o segue pelo que você faz por ele.

E. PERSONALIDADE

Este é o mais elevado de todos. O povo o segue pelo que você é e pelo quevocê representa. (Desenvolva o Líder que Está em Você, de John Maxwell,pag. 26).

2. O LÍDER, UM HOMEM QUEBRANTADOUma liderança de sucesso é aquela em que o líder desenvolveu o máximo deseu potencial, buscando ter os mais excelentes resultados, convertendo-se emum exemplo para outros. O líder por si só é uma pessoa de influência, que temseguidores direta ou indiretamente. Não obstante, Deus precisa tratar comcada um dos que Ele escolhe, levando-os por um processo de purificação,removendo de suas vidas tudo o que possa ser um transtorno em seusrespectivos ministérios, onde cada vez que alguém busca apoiar-se no quenão é de Deus, o Senhor intervém, fazendo com que isso morra. É aí que aspessoas estão prontas para cumprir o propósito divino. Podemos ver algunsexemplos de homens de Deus que foram totalmente quebrantados pelo Seu

poder através de diferentes circunstâncias.• Abraão. Deus pediu-lhe o que mais amava, seu próprio filho (Gn. 22).

•  Jacó. Teve que lutar com o anjo em um dos momentos de maior angústia,quando soube que seu irmão Esaú vinha a seu encontro com quatrocentoshomens. Isto o levou a buscar a Deus de um modo desesperado, apegando-se ao anjo enquanto dizia-lhe que não o soltaria se não o abençoasse.Nessa ocasião pôde ver Deus face a face e quando teve o encontro com seuressentido irmão, pode ver nele o rosto de Deus.

• Moisés. Teve a revelação da sarça ardente que não se consumia. Quandose aproximou para ver essa maravilha, ouviu a voz do Senhor que lhe dizia:“Moisés tira o calçado de teu pés, porque o lugar onde estás, ésanto”. O fogo da santidade de Deus purifica o coração de Moisés e Ele lhepode confiar a libertação de Seu povo.

• Davi. Levou uma vida de quebrantamento e em todo o momento precisoudepender de Deus. Ele disse: “O sacrifício aceitável a Deus é oespírito quebrantado; ao coração quebrantado e contrito nãodesprezarás, ó Deus” (Sl. 51:17).

8/6/2019 80708 Cartilha Escola de Lideres Nivel 3 Mestre

http://slidepdf.com/reader/full/80708-cartilha-escola-de-lideres-nivel-3-mestre 43/56

• O Senhor Jesus disse: “Em verdade, em verdade vos digo: Se o grão

de trigo caindo na terra não morrer, fica ele só; mas se morrer, dámuito fruto. Quem ama a sua vida, perdê-la-á; e quem neste mundoodeia a sua vida, guardá-la-á para a vida eterna” (Jo. 12:24,25) .Somente aqueles que experimentam o quebrantamento genuíno, poderão

dar fruto.• Paulo disse: “mas em nada tenho a minha vida como preciosa para

mim, contanto que complete a minha carreira e o ministério querecebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graçade Deus” (Hb. 20:24). Por esse motivo esforçou-se em pregar mais quetodos os demais apóstolos.

•   Tua vida. Se você quer um ministério frutífero, deve ter um coraçãoquebrantado no altar de Deus, onde render-Lhe-á cada área de sua vida.

3. O LÍDER INFLUENCIANDO COM SUA VIDA DE FÉ“ Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a provadas coisas que não se vêem”  (Hb. 11:1).

 Todo aquele que deseje ter um ministério de sucesso, deve viver sempre nadimensão da fé, pois através dela nossa relação com Deus é fortalecida, epoderemos conquistar todos os nossos sonhos.

• Fé é a certeza. O nosso dever é apresentar de uma maneira muitonítida cada uma de nossas necessidades. Deus dará vida àqueles quadrosque nós tenhamos conseguido imprimir em nosso coração através de nossafé, pois o que você conseguir pintar com o pincel da fé aqui na terra, será

aceito nos céus.• Devemos ter fé no que se espera. Quando sentimos que nossa oraçãochega ao trono da graça, vem um pleno descanso, porque sabemos que oassunto já está nas mãos de Deus. É o que aconteceu com Ana, quederramou seu coração em oração, pedindo a Deus que lhe concedesse umfilho varão, que ela o dedicaria ao serviço do Senhor todos os dias de suavida, sua oração foi tão intensa que teve a convicção de que Deus havialevado seu fardo, e ao levantar-se dali, nunca mais esteve triste.

• Fé é a convicção do que não se vê. Para além dos olhos físicos, Deustem-nos dado olhos espirituais, e se os desenvolvermos, poderemos

facilmente ver os maiores milagres operados por Ele no mundo da fé. Paulodisse: “não atentando nós nas coisas que se vêem, mas sim nas quese não vêem; porque as que se vêem são temporais, enquanto asque se não vêem são eternas” (2Co. 4:18).

“Mas, como está escrito: As coisas que olhos não viram, nemouvidos ouviram, nem penetraram o coração do homem, são as queDeus preparou para os que o amam” (1Co. 2:9). Uma vez que se tenhacerteza do milagre que queremos e o alcançamos ver de um modo muito

8/6/2019 80708 Cartilha Escola de Lideres Nivel 3 Mestre

http://slidepdf.com/reader/full/80708-cartilha-escola-de-lideres-nivel-3-mestre 44/56

nítido, somente temos que dar a palavra de autoridade, para que este sejareproduzido da maneira exata como temos sonhado. O que conseguimosconquistar no campo espiritual, será trazido pela fé ao plano natural. OSenhor, para transformar o caos em algo formoso, teve que discernir e logofalar, para que o milagre da criação acontecesse. Pedro disse que somosparticipantes da natureza divina (2 Pe. 1:4).

• A proteção da Fé. “Porque por ela, os antigos alcançaram bom

testemunho”. Não podemos ignorar as pressões que rondam a vida doslíderes nos dias de hoje, pois todos os servos de Deus, em todas as épocas,têm vivido toda a classe de provas, mas o que faz a diferença entre uns eoutros é a fé, pois esta se converte em uma das mais poderosas muralhasde proteção para os servos de Deus e suas famílias, pois o bom testemunhoé alcançado mantendo-se os olhos postos em Jesus, o autor, aperfeiçoadore consumador de nossa fé. João disse: “porque todo o que é nascidode Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: anossa fé” (1Jo. 5:4).

4. O LÍDER GUIADO PELO ESPÍRITO SANTOO Senhor Jesus referindo-se ao ministério do Espírito, disse: “Ele meglorificará, porque receberá do que é meu, e vo-lo anunciará. Tudoquanto o Pai tem é meu; por isso eu vos disse que ele, recebendo doque é meu, vo-lo anunciará” (Jo. 16:14-15).

Podemos ver que o Espírito Santo é o representante legal de Deus na terra, ena medida em que Jesus é revelado em nossas vidas e compreendemos asEscrituras, o Senhor é glorificado. Nosso único acesso para poder chegar àtoda a riqueza de Deus reservada para cada um de Seus filhos é somenteatravés do Espírito de Deus. No entanto o simples fato de ignorá-lo afasta-nos

de todos os tesouros divinos.Assim como um corpo sem espírito está morto, do mesmo modo, um líder sema comunhão permanente com o Espírito de Deus está ministerialmente morto.

É fundamental que:

• Entregue a totalidade de seu ministério ao Espírito de Deus. Um bom lídernão é quem dirige o Espírito de Deus e sim quem se mantém sensível àdireção divina.

• Pratique a oração no Espírito. Quando damos liberdade ao Espírito deDeus para que seja Ele quem interceda através de nós, nossas vidas de

oração experimentam uma tremenda transformação, pois estaremos usandoa linguagem correta para nos comunicarmos com Deus. “Do mesmo modo

também o Espírito nos ajuda na fraqueza; porque não sabemos o quehavemos de pedir  como convém, mas o Espírito mesmo intercede por 

nós com gemidos inexprimíveis “ ( Rm 8:26). Podemos ver que:

a) o Espírito nos ajuda em nossa fraqueza,

b) não sabemos pedir corretamente,

8/6/2019 80708 Cartilha Escola de Lideres Nivel 3 Mestre

http://slidepdf.com/reader/full/80708-cartilha-escola-de-lideres-nivel-3-mestre 45/56

c) que o Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. Esse tipode oração move toda a esfera espiritual, pois Deus não pode rejeitar umgemido dado por Seu Espírito a favor de algum de Seus filhos; em outraspalavras, os gemidos do Espírito são lágrimas de súplica diante do tronode misericórdia.

•Encha sua mente com as verdades do Espírito. Sua mente é a porta deentrada, tanto para o bem como para o mal que se move no mundo

espiritual, e é importante que cada líder possa discernir quando umpensamento provém de Deus ou do adversário. O apóstolo Tiago disse: “ Mas a sabedoria que vem do alto é, primeiramente, pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos,sem parcialidade, e sem hipocrisia” (Tg. 3:17).

• Declare as palavras do Espírito. Devemos ser muito cuidadosos com cadapalavra que sai de nossos lábios, porque as palavras são expressões do quetemos aceito em nosso coração, e suas palavras são o instrumento maispoderoso que Deus usa para edificar a fé dos crentes ( Rm. 10:10).

• Cerque-se de pessoas espirituais. Tenha relacionamento com aqueles queo ajudem a crescer em sua fé e afaste-se de todo aquele que o distrai ouabsorve sua energia espiritual.

• Deve ser o centro de seu ministério. O Senhor Jesus Cristo teve seuministério iniciado no momento em que o Espírito desceu sobre Ele, e juntosformaram a melhor equipe ( Jo. 6:63).

5. O LÍDER E SUA VIDA DE ORAÇÃOPensemos por um momento: se o Senhor dependeu da oração, quanto mais

nós necessitaremos dela! Os melhores sermões que um líder possa pregar sãoos preparados na recâmara secreta da oração.

É fundamental que o líder:

• Passe uma boa parte de seu tempo diário em oração;

• que conquiste as almas, e veja a multiplicação no lugar secreto de oração;

• tenha um modelo permanente de oração.

Pode ser: Os dez níveis de oração, com base no Pai Nosso.

O poder comunicar-se com o Senhor é o maior privilégio que o ser humanopode experimentar.

 Jesus não os ensinou a pregar, mas sim a orar.O Senhor dá três sugestões antes de começar a orar. Depois Ele nos levapasso a passo no que deve ser uma oração eficaz.

REDENÇÃO. “Pai Nosso”. Chamar a Deus de Pai, era uma blasfêmia, poisequivalia a colocar-se no mesmo nível de Deus. Jesus podia chamar a Deus dePai, porque Ele tinha Sua própria natureza divina (Jo. 10:36-38). Podemoschamar Deus de Pai, por meio da fé em Jesus Cristo ( Jo.1:12). Jesus teve que

8/6/2019 80708 Cartilha Escola de Lideres Nivel 3 Mestre

http://slidepdf.com/reader/full/80708-cartilha-escola-de-lideres-nivel-3-mestre 46/56

tomar nosso lugar e levar, sobre Seu corpo, nossa enfermidade, nossacondenação, nossa opressão, nossa pobreza e nossa improdutividade. Aolavar-nos com Seu sangue, santifica toda nossa vida e dá-nos tudo de bom quehá nEle. Devemos dar-Lhe graças, por Sua salvação, por Sua santidade, porSua libertação, por Sua prosperidade e por Sua unção de multiplicação dentrode nossas vidas.

AUTORIDADE. “Que estás nos céus” (1 Re. 2:27; Ef. 1:17-18). A autoridadeespiritual.

O extraordinário poder que Ele nos tem dado é o mesmo que operou em Cristoao ressuscitar dentre os mortos e assentar-se à direita do Pai nos lugarescelestiais sobre: Todo o principado, autoridade, poder, senhorio, e sobre todo onome e coisas. Nós fomos elevados ao mesmo nível de autoridade que Eleteve (Ef. 2:6). Nossa natureza espiritual está assentada nos céus.

ADORAÇAO. “Santificado seja Teu nome”  (Isaías 6:3-8). Os serafins Oadoravam em espírito e em verdade (Jo. 4:23-24). A Natureza de Deus é Santa,separada completamente da maldade.

 Tudo foi criado para adorá-Lo.GOVERNO. “Venha a nós o Teu reino”. Deve começar em nossas vidas,famílias, comunidade, cidade e nação.

EVANGELIZAÇÃO. “Faça-se a Tua vontade assim na terra como nos céus” (Mt. 6:10).

Conhecer a vontade de Deus é como ter um diamante com múltiplas facetas;mas a que mais brilha é a que nos motiva a buscar e salvar os perdidos, e aúnica maneira de alcançá-lo é através da evangelização.

PROVISÃO. “O pão nosso de cada dia nos dá hoje”. O propósito de Deus é aprosperidade de Seus filhos, tanto no aspecto espiritual como no material. No

espiritual devemos pedir-lhe que nos dê em cada dia a palavra rhema; e nomaterial, pedir que supra cada uma das nossas necessidades conforme Suariqueza em glória (Fp. 4:19). Não devemos sentir receio de apresentarmos aEle nossas necessidades em oração, ou pensar que isto não será muitoespiritual. Devemos sentir pesar é se nossa família está passando pornecessidade, pois poderão questionar nossa fé.

APRENDENDO A PERDOAR. “E perdoa nossas dívidas assim como nóstambém perdoamos a nossos devedores”. A mesma medida que você aplicaao perdoar, é a que Deus aplicará quando você vier Lhe pedir perdão, poisquando oramos sem haver transmitido perdão, a oração fica sem poder. O nãoperdoar converte-se em uma barreira entre Deus e nós (Mt. 18:21-22).Somente os que praticam o perdão podem experimentar os seus benefícios .

PROTEÇÃO. “E não nos deixes cair em tentação” . Ef. 6:10,11,13. Vestir-secom toda a armadura de Deus.

LIBERTAÇÃO. “Mas livra-nos do mal”. Existem duas forças operando nomundo espiritual: o bem e o mal. Quando pedimos a proteção contra o mal,Deus levanta uma muralha espiritual ao nosso redor, de nossa família e detudo aquilo que está sob nossa responsabilidade, onde nenhuma força do malpoderá traspassar, a menos que Deus permita. “Não o tens protegido de

8/6/2019 80708 Cartilha Escola de Lideres Nivel 3 Mestre

http://slidepdf.com/reader/full/80708-cartilha-escola-de-lideres-nivel-3-mestre 47/56

todo lado a ele, a sua casa e a tudo quanto tem? Tens abençoado aobra de suas mãos, e os seus bens se multiplicam na terra” ( Jó 1:10).Satanás estava muito preocupado com Jó, porque não havia forma de romper ocerco de proteção divina, pois ninguém pode traspassar a proteção de Deuspara Seus filhos.

SEGURANÇA  “Porque Teu é o Reino, o poder e a glória pelos séculos dosséculos, Amém” 

Não há segurança mais firme e perdurável que a encontrada em Jesus Cristo,pois em Suas mãos estão os nossos dias. “As minhas ovelhas ouvem aminha voz, e eu as conheço, e elas me seguem; eu lhes dou a vidaeterna, e jamais perecerão; e ninguém as arrebatará da minha mão”(Jo. 10:27-28).

6. DEVERES DO LÍDERNa parábola da videira verdadeira (Jo.15). nos fala que há três tipos defrutificação na vida do crente: Fruto, mais fruto e muito fruto. Você deve ter a

visão de formar as pessoas de um modo tal que enquanto crescem, frutificam.• O líder deve premiar a produtividade. Na parábola dos talentos sãorecompensados os que deram fruto. Deus recompensa a produtividade, poisesta é o resultado do esforço. Também sei que há líderes que se esforçam enão têm muito fruto, e isto obedece a um tempo em que Deus estátrabalhando intimamente em sua vida, para levá-lo à frutificação.

• O líder deve ser diligente.

• Forme seu grupo de doze. Porque o grupo de doze, no mundo espiritual, éo que nos dá autoridade, governo, maturidade, e plenitude. Há algoespecial, por isso as doze tribos de Israel, os doze apóstolos.

• Deve contribuir para que seus discípulos tenham seus doze.

• Faça uma só coisa e bem. Prefiro que um líder que está começando tenhasomente uma célula, mas que essa seja a melhor de todas e não que tenhacinco células medíocres.

• Tenha uma vida equilibrada. Deus deve ser o número um em sua vida; emsegundo lugar está você mesmo; cuide de seu corpo, que é o templo doEspirito Santo; em terceiro lugar tenha uma família exemplar; em quartoestá seu compromisso com a igreja e em quinto seu trabalho secular.Quando temos as prioridades em ordem, mantemo-nos em equilíbrio em

todas as áreas.• Dedique-se em trabalhar nos grupos homogêneos, porque estes são os quemais crescem, ou seja que os homens especializam-se em homens,mulheres em mulheres, jovens em jovens, casais em casais.

• Apoie o ministério da mulher. Deus está levantando de uma maneiraextraordinária a mulher na liderança, pois a palavra profética diz: “esta lheesmagará a cabeça (da serpente” (Gn. 3:15). As mulheres têm uma

8/6/2019 80708 Cartilha Escola de Lideres Nivel 3 Mestre

http://slidepdf.com/reader/full/80708-cartilha-escola-de-lideres-nivel-3-mestre 48/56

incrível capacidade de reprodução celular, e quando têm um objetivo, asmetas são claras, os resultados são excelentes.

• Domine a visão. O sucesso é quando compreendemos bem a visão, poisesta nos conduz a ter um propósito que nos dá um objetivo específico quesão as metas a curto e longo prazo, e para alcançá-las devo fazer o plano de

ação para o mês.• Ganhe através das células. Proponha que cada célula ganhe pelo menosuma pessoa no mês. Assim poderá ter uma projeção de crescimento nacélula de três pessoas trimestralmente, onde esta célula se encarregará decuidar desse novo convertido, conduzindo-o em todo o processo deformação.

• Tenha metas para os encontros. A partir dos que participam poderáprojetar seu crescimento, sabendo que tudo deve ser ganho em oração.

• Tenha um programa permanente de intercessão.

• Estabeleça programas de jejum com sua equipe para as metas que queremconquistar.

• Seja um conquistador. Para poder alcançar suas metas, deve serambicioso em relação a estas. Tenha metas que impliquem em uma medidamuito grande de fé, pois assim aprenderá a depender sempre de Deus. OSenhor disse a Abraão que elevasse seus olhos e olhasse a terra que iriapossuir.

CONCLUSÃOObter o que é valioso requer um preço que se tem que pagar. Ser chamadopara o serviço de Deus é um grande privilégio que demanda cumprir uma sériede requisitos os quais já foram expostos. Está em suas mãos decidir que tipode liderança aspira exercer. Uma liderança fácil que não demande nenhumesforço de nossa parte, dará resultados medíocres. Uma liderança eficaz é aque o líder consegue desenvolver ao máximo seu potencial, dando osmelhores resultados, convertendo-se em exemplo para outros, mas o que seconsegue dependo do preço que se pode pagar.

APLICAÇÃO

1. Permita que estes princípios estejam de um modo permanente em sua vida,deixando que o espírito de Deus o quebrante. Mantendo uma vida disciplinada

de oração, vivendo na dimensão da fé, permitindo que o Espírito de Deus odirija em cada um de seus passos, poderá transformá-lo em uma pessoa queDeus quererá usar para dar a conhecer através de sua vida, Seu amor e Seupoder.

2. Aprofunde seus conhecimento acerca deste tema, lendo o livro LIDERANÇADE SUCESSO ATRAVÉS DOS DOZE, escrito por César Castellanos Dominguez eeditado pela Palavra da Fé Produções.

8/6/2019 80708 Cartilha Escola de Lideres Nivel 3 Mestre

http://slidepdf.com/reader/full/80708-cartilha-escola-de-lideres-nivel-3-mestre 49/56

CONSELHOS PRÁTICOS PARAPREGAR

8/6/2019 80708 Cartilha Escola de Lideres Nivel 3 Mestre

http://slidepdf.com/reader/full/80708-cartilha-escola-de-lideres-nivel-3-mestre 50/56

FUNDAMENTAÇÃO BÍBLICA BÁSICAEfésios 4:12-16

FUNDAMENTAÇÃO BÍBLICA COMPLEMENTAR2Co. 11:2-6; Fp. 4:8-9; Js.1:8; Sl. 32:8,9; Is. 59:21; Dn. 12:3; Os. 4:6; Hc. 2:14;

 Jo. 5: 39; 2Tm. 3:16-17.

TEXTO CHAVE

“Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é acabeça, Cristo” Efésios 4:15

PROPÓSITO

Ser pregador do evangelho é um dos maiores privilégios que qualquer pessoapode ter neste mundo, pois equivale a ser eleito por Deus para O representar

na Terra. Cada ensino que transmitimos, no grau de responsabilidade quetemos, converte-se no alimento espiritual para eles. Se você é uma pessoaque tem um desejo ardente em fazer a obra de Deus, viverá com uma grandecompaixão para com aqueles que o Senhor lhe tem confiado, que vem a sercomo seus bebês espirituais e sua preocupação deve ser que gozem de umaexcelente nutrição espiritual.

Através desta lição, você poderá encontrar alguns aspectos chave paraconverter-se em um comunicador eficaz e compassivo da verdade da palavrade vida que trará a salvação para aqueles que o ouçam.

1. EM QUE CONSISTE A PREGAÇÃO?A pregação da palavra é mais que saber dar uma mensagem. Qualquer umpode aprender uma lição de memória e repeti-la, mas a comunicação doevangelho vai mais além de que transmitir conceitos teóricos, pois o pregadoré como um canal no qual o rio de vida da mensagem de Deus e Ele tem muitocuidado de que Seu rio não flua senão através de canais corretos, e para istoDeus tem que santificar a vida daquele que vai ser Sua voz.

Muitos pregadores preparam-se para trazer excelentes mensagens pensandoque esta é a forma de suprir as necessidade das pessoas, sem quecompreendam que se requer algo mais. Cada ensino que ministramos devesuprir as necessidades do povo. Quando alguém assiste a uma reunião, fazporque está esperando receber da parte de Deus a resposta para suas

necessidades e se não encontra uma resposta que a satisfaça, simplesmentecomeça a buscar um lugar onde o poder de Deus se manifeste, suprindoatravés da fé sua necessidade. Todos aqueles que vivem distantes de Deustêm caído no engano do inimigo, e este os tem ferido de diferentes formas,razão pela qual as primeiras pessoas que vão chegar em seu grupo serão asmais necessitadas.  “Ajuntaram-se a ele todos os que se achavam emaperto, todos os endividados, e todos os amargurados de espírito; eele se fez chefe deles; havia com ele cerca de quatrocentos homens”

8/6/2019 80708 Cartilha Escola de Lideres Nivel 3 Mestre

http://slidepdf.com/reader/full/80708-cartilha-escola-de-lideres-nivel-3-mestre 51/56

(1Sm. 22:2) . Mas Deus os confia para que você os forme até convertê-los emvalentes guerreiros espirituais. A esse respeito Paulo disse:

“Procura apresentar-te diante de Deus aprovado, como obreiro que não tem deque se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade” (2Tm. 2:15).Dois aspectos são fundamentais na vida do líder:

a) Oração intensa.b) Destreza no manejo da palavra, entendendo que nela está a respostapara cada uma das necessidades da humanidade.

2. A PREGAÇÃO EXPOSITIVAA pregação expositiva comunica a revelação bíblica de Deus e Sua vontade,explicando uma passagem de tal maneira que pode guiar a congregação a umaverdadeira aplicação e prática do mesmo. Esta pregação se caracteriza por:

•  Abordar somente uma passagem da Escritura. O uso de outrostextos tem o propósito de ilustrar ou respaldar o texto básico.

•  Contar com integridade hermenêutica. Conserva-se a fidelidade aotexto.

•  Ter coesão. O expositor não se desvia em explicações que poucoenriquecem a temática central.

• Ter movimento e direção. Trata de forma ampla todos os elementos deuma passagem conservando a direção do escritor bíblico,

•  Ser aplicável. O expositor busca o sentido prático da passagem, semviolar o propósito nem a função do texto original. Em geral a pregaçãoexpositiva dirige a atenção do crente para a Bíblia. O Senhor disse:

“Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna; esão elas que dão testemunho de mim” (Jo 5:39).

3. PREPARAÇÃO DA PREGAÇÃOA preparação de um sermão deve começar na área espiritual do pregador.Aquele que aspira ser usado por Deus na transmissão de Sua mensagem paraa congregação, deve levar uma vida saturada de muita oração (Efésios 6:18a),e permanecer em contato direto com a Palavra de Deus (Is. 59:21).

Além do que foi dito, as seguintes sugestões especiais o ajudarão a prepararuma mensagem de acordo com o propósito de Deus:

• Assuma o costume de estudar constantemente a Bíblia por livros, capítulose versículos;

• Esboce a mensagem realizando uma aplicação em sua própria vida;

• Memorize todos os textos possíveis que o ajudarão a manejar comautoridade a mensagem diante do público;

8/6/2019 80708 Cartilha Escola de Lideres Nivel 3 Mestre

http://slidepdf.com/reader/full/80708-cartilha-escola-de-lideres-nivel-3-mestre 52/56

• Use o Dicionário para aprender com precisão alguns termos e seussinônimos;

A. ESBOCE A PREGAÇÃO DE ACORDO COM AS SEGUINTES REGRAS:

TÍTULO: Procure que seja breve e aponte para o objetivo do sermão.

OBJETIVO: Tenha a certeza de que tem a palavra rhema par dar à suacomunidade. Pregue com toda sua fé, sabendo que a mensagem suprirá asnecessidade deles.

INTRODUÇÃO: Uma aproximação do conteúdo, especialmente com umailustração que cative a atenção do auditório.

TEXTO: Estabeleça a referência bíblica central.

DIVISÕES PRINCIPAIS: um esquema que ajude a desenvolver o sermão demaneira lógica, onde tenha o cuidado de tratar tão somente os pontos que aaudiência possa relembrar com facilidade; alguns dos especialistasrecomendam três ou cinco pontos, como suficientes em suas pregações.

CONCLUSÃO. Um breve resumo do exposto, procurando que o ouvinterecorde os diferentes pontos tratados.

APLICAÇÃO: Se a palestra não tem uma aplicação atual, perde sua essênciaprimordial, que é converter as promessas da palavra em vida para os ouvintes.

B. O MANEJO DAS ESCRITURAS:

• Selecione o texto principal a partir do tema geral.

• Examine o contexto. Respeitar o contexto é levar em conta os versículosque antecederam e seguem ao texto principal.

•Tenha em conta as características e temas dominantes da passagem. Estaparte o ajudará a estruturar as principais divisões do sermão.

• Considere as Escrituras de forma geral para não descuidar de outraspassagens que guardam estreita relação com o tema principal da mensagemque está preparando.

C. CONSIDERAÇÕES GERAIS PARA A EXPOSIÇÃO DA MENSAGEM

• Conserve sua personalidade. Seja você mesmo e não aparente ser outro.

• Primeiro deve viver o que vai pregar, pois os ouvintes o estarãoobservando como um exemplo digno de ser imitado.

• Seja claro, conciso e preciso. O bom conferencista é aquele em que ocomplicado torna-se fácil, o confuso claro e deixa um objetivo claro namente das pessoas.

• Fale de um modo natural como costuma fazer com os de sua casa. Nãofale gritando porque a audiência pode se sentir admoestada; não faledemasiado baixo para que a congregação não durma. Fale sempre com todoo coração.

8/6/2019 80708 Cartilha Escola de Lideres Nivel 3 Mestre

http://slidepdf.com/reader/full/80708-cartilha-escola-de-lideres-nivel-3-mestre 53/56

4. COMO SER EFICIENTE NA PREGAÇÃO DA MENSAGEM

A. A VIDA DO LÍDER

O salmista Davi perguntou ao Senhor: “  Jeová, quem entrará em Teutabernáculo? Quem morará no teu santo monte?”

A inquietação do Salmista era em conhecer qual o padrão de vida que agradaa Deus. A resposta que Deus lhe dá é:

“Aquele que anda irrepreensivelmente e pratica a justiça, e do coraçãofala a verdade;

que não difama com a sua língua, nem faz o mal ao seu próximo, nemcontra ele aceita nenhuma afronta; aquele a cujos olhos o réprobo édesprezado, mas que honra os que temem ao Senhor ; aquele que, embora

 jure com dano seu, não muda; que não empresta o seu dinheiro a juros,nem recebe peitas contra o inocente. Aquele que assim procede nuncaserá abalado” (Sl. 15)

• Anda em integridade. “Bem-aventurado o homem que não andasegundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores,

nem se assenta na roda dos escarnecedores”   (Sl.1:1)

“Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto,tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é deboa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. O quetambém aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso

 praticai; e o Deus de paz será convosco”  (Fp. 4:8,9).

• Exerce a justiça.  “Amaste a justiça e odiaste a iniqüidade; por isso Deus,

o teu Deus, te ungiu com óleo de alegria, mais do que a teus companheiros” 

(Sl. 45:7).

• Fala a verdade. “Quanto a mim, este é o meu pacto com eles, diz o

Senhor: o meu Espírito, que está sobre ti, e as minhas palavras, que pus na

tua boca, não se desviarão da tua boca, nem da boca dos teus filhos, nem

da boca dos filhos dos teus filhos, diz o Senhor, desde agora e para todo o

sempre”  (Is.59:21).

• Não calunia com sua língua. (1 Samuel 12:3)

• Não prejudica seu próximo.  “Abstende-vos de toda espécie de mal” 

(1Ts. 5:22)

• Não admite acusação contra seu vizinho.  “Não aceites acusação

contra um ancião, senão com duas ou três testemunhas” ( 1Tm.5: 19).

• Honra aos que temem a Jeová. “Amai-vos cordialmente uns aos outros

com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros”  (Rm. 12:10).

• Nem por isso muda (2 Coríntíos 4:17-18) 

• Não empresta seu dinheiro com usura. “O que aumenta a sua riquezacom juros e usura, ajunta-a para o que se compadece do pobre”  ( Pv. 28:8).

8/6/2019 80708 Cartilha Escola de Lideres Nivel 3 Mestre

http://slidepdf.com/reader/full/80708-cartilha-escola-de-lideres-nivel-3-mestre 54/56

• Nem contra o inocente admite suborno. “Os seus chefes dão as

sentenças por peitas, e os seus sacerdotes ensinam por interesse, e os seus

 profetas adivinham por dinheiro; e ainda se encostam ao Senhor, dizendo:

Não está o Senhor no meio de nós? nenhum mal nos sobrevirá” (Mq. 3:11).

Vemos que o Senhor deu ao Salmista os dez mandamentos que o servo de

Deus deve ter, e quem os praticar jamais cairá.

5. O LÍDER E A PALAVRA DE AUTORIDADE“Mas que diz? A palavra está perto de ti, na tua boca e no teucoração; isto é, a palavra da fé, que pregamos” (Rm. 10:8)

  Tudo neste sistema de coisas move-se através da palavra. O que dizemosdetermina o que iremos fazer, traçando o caminho da vida ou da morte. Serãoas palavras que nos justificarão ou nos condenarão (Mt. 12:35-37).

As palavras têm poder criativo. “Pela palavra do Senhor foram feitos oscéus, e todo o exército deles pelo sopro da sua boca” (Sl.33:6).

  Jesus é a palavra ativa de Deus. O Verbo se fez carne, habitou em um corpohumano e fez-se homem e todos vimos a glória do Pai, cheio de graça e deverdade.

  Jesus surpreendeu o mundo com Seus ensinos. As pessoas diziam: “Nunca jamais homem algum falou como este homem”.

•  Disse ao leproso: “Quero, sê limpo” e no mesmo instante a lepradesapareceu.

• Para o cego falou: “seja contigo conforme a tua fé”.

• À mulher que era corcunda há 18 anos: “mulher, estás livre da tua

enfermidade”. E no mesmo instante ficou curada.• Quanto a Lázaro que estava morto há 4 dias disse: “Lázaro, vem para

fora”.

• Para a tormenta: “Aquieta-se!” Ao mar disse: “Emudeça!”.

“O Espírito é que dá vida; a carne para nada aproveita e as palavrasque vos falo são espírito e são vida”.

O Senhor está comprometido com Sua palavra e somente pode trazer Suapresença e Seu poder quando cremos nessa palavra.

A Palavra de Deus é uma palavra que transmite vida, cumprindo o propósitoespecífico de Deus.

“Porque, assim como a chuva e a neve descem dos céus e para lá nãotornam, mas regam a terra, e a fazem produzir e brotar, para que dêsemente ao semeador, e pão ao que come, assim será a palavra quesair da minha boca: ela não voltará para mim vazia, antes fará o queme apraz, e prosperará naquilo para que a enviei” (Isaías 55: 10-11)

É importante que entendamos que, como filhos de Deus, somos participantesde Sua própria natureza e, portanto, as palavras que saem de nossos lábios

8/6/2019 80708 Cartilha Escola de Lideres Nivel 3 Mestre

http://slidepdf.com/reader/full/80708-cartilha-escola-de-lideres-nivel-3-mestre 55/56

estão carregadas de poder, pois cada vez que abrimos nossos lábios, ativamosa esfera espiritual. Esta é a razão pela qual nossas vidas devem estartotalmente saturadas da palavra de Deus e deste modo estaremos prontospara: ensinar, redargüir, corrigir e instruir em justiça, a fim de levar aoshomens o temor de Deus e a perfeição.

CONCLUSÃOO líder deve estar preparado para comunicar a mensagem de Cristo de modoefetivo. Sua vida é uma carta aberta e lida por todo o mundo. Sua pregaçãoserá a única esperança que alguns terão para alcançar a salvação. Sua fé seráo exemplo que muitos procurarão seguir. Sua vida de oração será sua fortalezaespiritual.

APLICAÇÃO

1. Prepare esboços do que estuda diariamente na Palavra;

2. Tenha a palavra rhema de Deus para sua vida.

3. Compartilhe com outros o que Deus tem lhe ministrado.

4. Fale sempre palavras de fé e de esperança.

Aprofunde seus conhecimentos sobre este tema lendo o livro CONHECENDO AVERDADE da série Tão Firmes Como a Rocha, escrito por César CastellanosDominguez, editado pela Palavra da Fé Produções.

 

8/6/2019 80708 Cartilha Escola de Lideres Nivel 3 Mestre

http://slidepdf.com/reader/full/80708-cartilha-escola-de-lideres-nivel-3-mestre 56/56