8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

263
Livro Cronologia Bíblica Comentada com datas exatas Desde a Criação do Mundo

description

livro

Transcript of 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

Page 1: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

Livro

Cronologia Bíblica Comentada com datas exatas

Desde a Criação do Mundo

Page 2: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

Fundação BIBLIOTECA NACIONAL M I N I S T É R I O D A C U L T U R A

Escritório de Direitos Autorais

Certificado de Registro ou Averbação

Nº Registro: 249.487 - Livro: 444 - Folha: 147

Cronologia Bíblica ComentadaCronologia Bíblica ComentadaCronologia Bíblica ComentadaCronologia Bíblica Comentada com datas exatascom datas exatascom datas exatascom datas exatas

Desde a Criação do MundoDesde a Criação do MundoDesde a Criação do MundoDesde a Criação do Mundo

Protocolo do Requerimento: 2002RJ_220.

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Proibida a reprodução total ou parcial, por qualquer meio ou processo, especialmente por sistemas gráficos, microfílmicos,

fotográficos, reprográficos, fonográficos, videográficos.

Depósito legal na Biblioteca Nacional, conforme Decreto nº 1825 de 20 de dezembro de 1967.

Page 3: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

Indaléssio Costa RodriguesIndaléssio Costa RodriguesIndaléssio Costa RodriguesIndaléssio Costa Rodrigues

CronolCronolCronolCronologia Bíblica Comentadaogia Bíblica Comentadaogia Bíblica Comentadaogia Bíblica Comentada com datas exatascom datas exatascom datas exatascom datas exatas

Desde a Criação do MundoDesde a Criação do MundoDesde a Criação do MundoDesde a Criação do Mundo

Trabalho de pesquisa sobre a Cronologia Sagrada, desde Adão até os dias de hoje, numa expectativa de elucidar as datas sobre o nascimento e morte dos personagens bíblicos, e a idade de seus descendentes, bem como as datas dos eventos bíblicos ocorridos como: O Dilúvio, a entrada do povo no Egito, a saída do povo do Egito, a destruição dos muros de Jericó e ano em que queimaram a cidade de Jericó e a construção do Templo feito por Salomão.

Presidente Prudente - SP 2.009

Page 4: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

AgradecimentosAgradecimentosAgradecimentosAgradecimentos Agradeço a Deus, por ter me dado a conhecer os segredos sobre a cronologia bíblica, e me despertado a escrever este livro. Externo os meus agradecimentos, ao meu irmão, Sidinei Costa Rodrigues, 3º Sargento PM, do Centro de Processamento de Dados da Polícia Militar do Estado de São Paulo, formado em Análise de Sistemas, pela Universidade São Francisco, de São Paulo / SP. À Maria Dalva de Farias Prado Martins, Analista de Sistemas, formada pela Faculdade de Ciência da Computação da UNOESTE de Presidente Prudente / SP, com Aperfeiçoamento em Sistemas de Informação, pela organização dos dados escritos e pesquisados ao longo do trabalho, e a diagramação do trabalho. Cláudio José Ferreira, Cabo PM da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Régis César Queçada, Sd PM da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Vanderclei da Silva Paião, Sd PM da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Evandro Sanches Torquato, Sd PM da Polícia Militar do Estado de São Paulo e 2º Sgt PM Manoel Silva Felix da Costa, todos do 18º BPM/I, de Presidente Prudente / SP, que auxiliaram na diagramação do trabalho. E todos àqueles que de uma forma direta ou indiretamente colaboraram com sugestões e materiais para a realização deste trabalho.

Page 5: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

DedicatóriaDedicatóriaDedicatóriaDedicatória

Dedico esta singela obra à minha querida família.

À Cristina Belotto Rodrigues (espôsa) e aos filhos: Karen, Glauber e Glauco.

E a todos os integrantes da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Page 6: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

PrefácioPrefácioPrefácioPrefácio Este Sistema de Cronologia da Bíblia Sagrada visa proporcionar aos estudiosos da Palavra de Deus, condições para pesquisa de datas exatas sobre os estudos históricos do Velho Testamento. O catedrático de Língua e Filologia Portuguesa da Universidade de São Paulo, Professor Francisco da Silveira Bueno define:

- Cronologia como sendo o estudo histórico, enumeração sucessiva de fatos históricos.

- Cronológico, o que é relativo à cronologia, ordem cronológica, ordem de entrada ou de chegada de papéis documentos ou pessoas a um estabelecimento.

- Cronologista, é a pessoa versada em cronologia. O Dicionário Brasileiro Globo, de Francisco Fernandes, Celso Pedro Luft e F. Marques Guimarães, 20ª.Ed., Editora Globo, assim define:

- Cronologia é a ciência ou tratado das divisões do tempo, tratado das datas históricas do grego Chronos + logos. Por último o Dicionário Aurélio, Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, da Academia Brasileira de Letras e de Filologia, 1ª.Ed., Editora Nova Fronteira, define: - Cronologia é o tratado das datas históricas, ciência da utilização de regras baseadas na astronomia e em convenções próprias para estabelecer as divisões do tempo e fixação das datas.

Page 7: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

Tudo isto disse Jesus por parábolas a multidão, e nada lhes falava sem parábolas; para que se cumprisse o que fora dito pelo profeta, que disse: Abrirei em parábolas a minha boca; Publicarei coisas ocultas desde a criação do mundo.

Mateus, Cap. 13:34 - 35.

Page 8: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

Sobre o AutorSobre o AutorSobre o AutorSobre o Autor

CCCCoube a Indaléssio Costa Rodrigues, a grandiosa tarefa

de desenvolver um sistema de Cronologia de datas exatas da Bíblia Sagrada, diante de tantas outras cronologias, com datas incertas, duvidosas, inexatas e apenas aproximadas. Nascido em 1962, na cidade de Junqueirópolis – SP. Indaléssio Costa Rodrigues é 1º Sargento da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Em 1996, converteu-se do catolicismo a fé evangélica, onde no mesmo ano começou a pregar o evangelho, e mais de 20 pessoas aceitaram a palavra de Deus, convertendo-se a fé no Senhor Jesus.

Eu e a minha casa serviremos ao Senhor - Josué Cap 24:15

Page 9: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

ÍndiceÍndiceÍndiceÍndice 1. O que existe no mercado da Cronologia Bíblica .............. 01 2. O que de mais moderno, passa a existir sobre Cronologia Bíblica...................................................................................... 09 3. A história dos hebreus pela visão de Flávio Josefo ................................................................................................. 19 4. Carbono – 14 e o Carbono – Bíblico ................................. 31 5. Esboço histórico da humanidade em ordem cronológica ................................................................................................. 39 6. Houve período intertestamentário ou interbíblico? ............ 69 7. Data do nascimento e morte de Jesus ................................. 73 8. Sem confusão: estamos no ano 2009 à contar do nascimento de Jesus ou a contar da sua morte e ressurreição? .................. 77 9. Calendário .......................................................................... 81 10. Bíblia x Ciência? ou Criação x Evolução? ...................... 83 Tabela Cronológica Indaléssio dos Personagens Bíblicos ..... 87 Tabela Cronológica Indaléssio dos Profetas ......................... 93 Cronologia exata dos Reis de Israel/ Judá / Babilônia /Pérsia 96 Sem a Bíblia não dá! ............................................................. 231 Posfácio .................................................................................232

Bibliografia ............................................................................233

Page 10: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

Cronologia Bíblica ComentadaCronologia Bíblica ComentadaCronologia Bíblica ComentadaCronologia Bíblica Comentada com datas exatascom datas exatascom datas exatascom datas exatas

Desde a Criação do MundoDesde a Criação do MundoDesde a Criação do MundoDesde a Criação do Mundo

Este Livro traz respostas para as mais importantes

perguntas sobre datas exatas dos personagens bíblicos, colocadas nos seminários e faculdades teológicas do mundo todo.

Indaléssio Costa Rodrigues, um estudioso da Bíblia Sagrada, após seis anos de um minucioso estudo, desenvolveu um Sistema Cronológico da história bíblica, depois de exaustiva leitura e pesquisa.

Esta é uma oportunidade inédita para Universitários, seminários e faculdades teológicas, para classes de escolas dominicais e para os que desejam conhecer o campo da Cronologia da história bíblica.

Indaléssio Costa Rodrigues

Page 11: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

1

O QUE EXISTE NO MERCADO DA CRONOLOGIA BÍBLICA

No Livro de Tiago, Cap. 1:5-6-7 está escrito:

“E, se alguém de vós tens falta de sabedoria, peça a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada’’”.

Peça, porém com fé, não duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento e lançada de uma parte para outra.

Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa.

Inicialmente vejamos o que disse Jerry Yang, o criador

do site mais visitado do mundo à Revista Veja, em 15 de março de 2000 numa entrevista:

''E amanhã pode surgir alguma coisa em que ninguém nunca pensou antes”, assim iniciaremos levantando uma hipótese, se porventura, alguém lhe proibisse de recomendar a leitura deste trabalho para um amigo, você respeitaria a vontade deste? Eu acredito que não, porque a partir deste momento proporcionaremos um caminho fantástico de que todos têm a curiosidade de entender e conhecer assuntos sobre a Criação do Mundo.

Vejamos o que está escrito em Marcos 7:36: “E ordenou-lhes Jesus que a ninguém o dissessem; mas, quanto mais lhes proibia, tanto mais o divulgavam”.

Page 12: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

2 - Cronologia Bíblica Comentada com datas exatas desde a criação do Mundo

Faz-se necessário citar em primeiro lugar o que já existe

no mercado sobre o assunto cronologia bíblica. A Bíblia Sagrada Católica, revisada por Frei João José

Pedreira de Castro, 74ª Edição, Claretiana de 1991, Editora Ave Maria Ltda, na pág. 13 – Introdução Geral sobre a História dos Hebreus, relata o seguinte:

Abraão emigrou para a Palestina na época em que reinava na Caldéia o Grande Rei Hamurabi – “Antes de Abraão é nos impossível fixar uma data para os acontecimentos mencionados nas Escrituras”.

Pelo ano 1.250 a.C., Deus suscitou-lhes um libertador, na pessoa de Moisés. Sob sua guia os hebreus passaram pelo Mar Vermelho para se dirigirem à terra de Canaã. Depois de se deterem por 40 anos no deserto, os israelitas empreenderam a conquista da Palestina pela tomada de Jericó.

Frei João, diz que pelo ano 1250 a.C., Deus suscitou-lhes um libertador na pessoa de Moisés.

Como já vimos a Bíblia Sagrada relata no Livro de Êxodo cap. 7:7, que era Moisés da idade de 80 anos e Aarão da idade de 83 anos quando falara a Faraó.

Se verificarmos o Sistema de Cronologia Bíblica, encontraremos a data da saída do Egito que é o ano 2668 desde a Criação. Agora se convertermos a data da saída do Egito o ano 2668 desde a Criação em Antes de Cristo é só subtrairmos o ano 3728 do nascimento de Jesus, menos o ano 2668 e teremos o ano 1060 a.C., portanto uma diferença de 190 anos da data mencionada pelo Frei João.

Sobre Lamentações diz - foram compostas durante os anos que se seguiram à destruição de Jerusalém, em 586. Não podemos afirmar com absoluta certeza, se foi Jeremias o seu autor, todavia não é impossível que o tenha sido. Vejamos o que está escrito nessa mesma Bíblia no Livro de II Crônicas, Cap. 35:23 a 25, pág. 491: “Josias foi ferido gravemente e o levaram para Jerusalém, onde morreu. Foi sepultado nos sepulcros de seus pais, foi pranteado por todos os habitantes de Judá e Jerusalém”.

Page 13: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

O que existe no mercado da Cronologia Bíblica - 3

Jeremias compôs uma lamentação fúnebre sobre Josias,

estes cantos fúnebres figuram no Livro das Lamentações, portanto a própria Escritura afirma com absoluta certeza de que o autor do Livro de Lamentações foi Jeremias.

A Bíblia de Referência Thompson, com versículos em cadeia temática, Almeida, Edição Contemporânea, Editora Vida-1997, relata o seguinte, na página 1384, através de uma nota:

“Não há um Sistema de Cronologia da Bíblia geralmente aceito”. As datas a seguir concordam com Ussher, mas estas são usadas somente como base de trabalho, e não como absolutamente exatas.

Quem é Ussher? A Revista Super Interessante, em dezembro de 1999,

publicou uma matéria sobre calendário, na pág. 30: ''Em 1650, o Arcebispo Irlandês, James Ussher, fez as

contas e concluiu que Deus criou o mundo às 15h30 do dia 23 de outubro de 4.004 a.C., e que o Apocalipse aconteceria no mesmo dia e horário em 1996''. Bem errou, mas Ussher inventou a expressão ''Antes de Cristo'' que usamos até hoje.

No Livro Introdução Bíblica de J. Cabral, sétima edição, Rio de Janeiro: Universal-1997 Coleção Reino de Deus, 123 Editora Gráfica Universal Ltda., encontramos na pág. 55 o assunto sobre Esboço da Cronologia:

''Os dados cronológicos fornecidos pela Bíblia são insuficientes para, com eles, se elaborar a base de um sistema exato de datas; e há divergência de opiniões entre os eruditos''.

Segundo Ussher, a Criação de Adão se deu em 4004 a.C., o Dilúvio em 2348 a.C. e o Êxodo em 1491 a.C.

Page 14: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

4 - Cronologia Bíblica Comentada com datas exatas desde a criação do Mundo

Cita também na pág. 217 sobre o ilustre e consagrado

historiador Flávio Josefo, o mesmo citado na Revista Super Interessante em dezembro de 1999, na matéria sobre o calendário, Editora Abril na pág. 33: “Temos somente 22 livros que contém a história de todo o tempo, livros que cremos serem divinos... Da morte de Moisés até o reinado de Artaxerxes, os profetas que sucederam Moisés escreveram a história''.

Agora veja a cronologia da Bíblia Sagrada, traduzida por João Ferreira de Almeida, 2ª Edição-1993, Sociedade Bíblica do Brasil, São Paulo-SP, Auxílio para o Leitor, na pág. 3 e também na Bíblia de Estudos Almeida, Sociedade Bíblica, Barueri-SP-1999, na pág. 103: “Não há condições para se datarem os eventos relatados nos primeiros onze capítulos de Gênesis. Os períodos dos Patriarcas, do Êxodo e da conquista de Canaã, aparecem nesta cronologia com duas datas possíveis, que constituem as posições mais representativas dos estudiosos do Antigo Testamento, e mesmo estas são datas aproximadas. Só a partir da época dos reis é que se pisa em terreno firme em matéria de cronologia, sendo mínimas as discordâncias entre os eruditos bíblicos. Nesta tabela cronológica abaixo, a abreviação ''a.C.” significa ''antes de Cristo''.

EVENTOS PRINCIPAIS

PERSONAGENS NASCIMENTO Abraão 2160? 1950 a.C.? Isaque 2060? 1850 a.C.? Jacó e Esaú 2000? 1790 a.C? José 1909? 1699 a.C.? Entrada no Egito 1870? 1650 a.C.? Os Israelitas são escravizados no Egito 1580? 1580 a.C.? O nascimento de Moisés 1520? 1330 a.C.? Saída dos Israelitas do Egito 1440? 1280 a.C.? Reinado de Davi 1010 a 970 a.C. Reinado de Salomão 970 a 931 a.C. Cronologia da Bíblia Sagrada, traduzida por João Ferreira de Almeida, 2ª Edição-1993, Sociedade Bíblica do Brasil, São Paulo-SP

Page 15: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

O que existe no mercado da Cronologia Bíblica - 5

Na Bíblia Sagrada de Referência Thompson, encontramos o seguinte sobre cronologia:

EVENTOS PRINCIPAIS

PERSONAGENS NASCIMENTO O Dilúvio 2348 a.C. A Chamada de Abraão 1921 a.C. A família de Jacó entra no Egito 1706 a.C. Morte de José 1635 a.C. Nascimento de Moisés 1571 a.C. Êxodo (saída do Egito) 1491 a.C. Reinado de Davi 1055 a 1015 a.C. Reinado de Salomão 1015 a 975 a.C.

A Cronologia da Bíblia Sagrada Católica, revista por

Frei João José Pedreira de Castro, Editora Ave Maria Ltda., 74ª Edição, pág. 8, nos mostra:

EVENTOS PRINCIPAIS

PERSONAGENS NASCIMENTO Abraão + - 1850 a.C. Moisés + - 1250 a.C. Reinos: Davi e Salomão + - 1000 a.C.

A Cronologia da Bíblia Sagrada Católica, Edição

Pastoral, Sociedade Bíblica Católica Internacional e Paulus-1990 na pág. 1614, nos mostra:

EVENTOS PRINCIPAIS

PERSONAGENS NASCIMENTO Abraão 1800 - 1300 a.C. Formação do Povo de Israel 1300 - 1050 a.C. Monarquia Unida em Israel 1040 - 931 a.C.

Page 16: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

6 - Cronologia Bíblica Comentada com datas exatas desde a criação do Mundo

PESQUISAS NA INTERNET

Há uma Home Page na Internet sobre Cronologia Bíblica: . http://www.geocities.com/ana_ligia_s/, http://br.profiles.yahoo.com/analigia_s_francisco , e-mail [email protected], da Dra Analígia S. Francisco, médica no Rio de Janeiro, que relata o seguinte:

TABELA COMPARATIVA Obs: Em Fonte Itálica a Cronologia da Dra Analígia está em Concordância com o Autor Indaléssio; Em Fonte Negritada sua Cronologia está em Discordância com o Autor Indaléssio. Analígia S. Francisco

Doutora Rio de Janeiro – RJ

Indaléssio Costa Rodrigues Autor dessa Obra

Presidente Prudente – SP PAIS ANO QUE

NASCEU ANO QUE MORREU

ANO QUE NASCEU

ANO QUE MORREU

Adão

0001

0930

1º dia da Criação

930

Sete 0130 1042 130 1042 Enos 0235 1140 235 1140 Cainã 0325 1235 325 1235 Maalalel 0395 1290 395 1290 Jarede 0460 1422 460 1422 Enoque 0622 0987 622 0987 Matusalém 0687 1656 687 1656 Lameque 0874 1651 874 1651 Noé 1056 2006 1056 2006 Sem 1556 2156 1556 2158 Arfaxade 1656 2094 1658 2096 Selá 1691 2124 1693 2126 Héber 1721 2185 1723 2187 Pelegue 1755 1994 1757 1996 Reú 1785 2024 1787 2026 Serugue 1817 2047 1819 2049 Naor 1847 1995 1849 1997

Page 17: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

O que existe no mercado da Cronologia Bíblica - 7

Terá 1876 2081 1878 2083 Abraão 1946 2121 1948 2123 Isaque 2046 2226 2048 2228 Jacó 2106 2253 2108 2255 Egito Entrada

2236 Saída 2666

Entrada 2238

Saída 2668

Moisés 2586 2706 2588 2708

Reinados

REIS

INICIO

TERMINO

INICIO

TERMINO

Saul 3102 3142 3065 3104 Davi 3142 3182 3104 3144 Salomão 3182 3222 3144 3183

Ao compararmos os dois Sistemas Cronológicos, logo é possível detectar onde a Doutora Analígia, equivocou-se na sua Cronologia Bíblica, pois de Adão até o ano do Dilúvio 1656, ambas estão em concordância, mas a partir da morte de Sem, e do nascimento de Arfaxade, a Doutora Analígia equivocou-se em dois anos, por não ter observado o que está escrito no Livro de Gênesis Cap 11:10: “Sem era da idade de cem anos e gerou Arfaxade, dois anos depois do Dilúvio.” Quando ocorreu o Dilúvio? Segundo a sua própria Cronologia, aponta que o Dilúvio ocorreu no ano 1656, a qual é a data exata do evento.

Agora se somarmos 1656 + 2 anos após o Dilúvio = (ao ano 1658), quando Sem era da idade de 102 anos, gerou Arfaxade, e viveu Sem depois que gerou Arfaxade, 500 anos; e gerou filhos e filhas, e morreu com 602 anos.

Page 18: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

8 - Cronologia Bíblica Comentada com datas exatas desde a criação do Mundo

Se observarmos a data do nascimento de Abraão pela

cronologia da Doutora Analígia, ela afirma que Abraão nasceu no ano 1946 desde a criação, o que contradiz o historiador Flávio Josefo, que afirma na sua Obra completa da Historia dos Hebreus, livro Primeiro Cap 6-20, pág 55, onde ele diz que Abraão foi o décimo desde Noé, e que nasceu 292 anos depois do dilúvio. Conferindo: 1656 ocorreu o dilúvio, se somarmos 292 anos, teremos a soma de (1656 + 292) = 1948, e não o ano 1946, dito pela Doutora Analígia. O que em conseqüência deste equivoco, causou um efeito dominó na sua Cronologia Bíblica de Sem até Moisés, em 02 anos de erro. A Cronologia do período dos Reinados, ela afirma que Saul começou a reinar no ano 3102, Davi 3142 e Salomão 3182. Afirma também que a saída do Povo do Egito ocorreu no ano 2666, portanto deixou de observar o que está escrito no Livro de I Reis Cap 6:1 ''No ano 480, depois de saírem os filhos de Israel do Egito, no ano 4º do reinado de Salomão sobre Israel, no mês de Zive (este é o mês segundo) começou a edificar a casa do Senhor''. A Doutora Analígia afirma que a saída do Egito foi ao ano 2666 + 480 anos após a saída = 3146, que seria o quarto ano do reinado de Salomão pela sua Cronologia, e também é possível sabermos que Salomão começou a reinar no ano 3142. Portanto a sua Cronologia aponta o ano 3182 para o reinado de Salomão, o que na sua própria Cronologia ela se contradiz, errando por um período de 40 anos. Concluímos que a Doutora Analígia equivocou-se de Sem até Moisés, por apenas dois anos, e começou o período dos reinados com uma margem de erro de trinta e oito anos da data exata do início do reinado de Salomão o ano 3144.

O que chamou a atenção é que a sua Cronologia, embora com datas aproximadas, é a que mais se aproximou da realidade, quando se pesquisa o assunto desde a criação, mas usa os 400 anos do período Interbíblico, sendo sua data para o nascimento de Jesus o ano 4235, diferença de 507 anos a mais.

Page 19: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

8.a Cronologia Bíblica Comentada com datas exatas desde a criação do Mundo

CRONOLOGIA DO LIVRO DE MÓRMON A seguinte Cronologia, ou lista de eventos , não é completa, e destina-se apenas a dar ao leitor uma noção de seqüência ou ordem dos acontecimentos ocorridos nos tem- pos da Bíblia e do Livro de Mórmon. Eventos da época dos antigos patriarcas: ( Foram omitidos as datas, por ser difícil determinar a época precisa dos eventos desta seção. )

No Livro de Mórmon, página 49 à 52 Edição 1.995 , publicado pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias , Salt Lake City, Utah, EUA - 1.830 – JOSEPH SMITH, JR. , encontramos o seguinte sobre cronologia:

EVENTOS PRINCIPAIS

PERSONAGENS NASCIMENTO Adão 4.000 a.C. Noé o Dilúvio ? a.C. Nascimento de Abraão ? a.C. Nascimento de Isaque ? a.C. Nascimento de Jacó ? a.C. Nascimento de José ? a.C. Nascimento de Moisés ? a.C. Êxodo (saída do Egito) ? a.C. Saul é ungido rei 1.095 a.C. Davi torna-se rei por Samuel 1.063 a.C. Davi torna-se rei em Hebrom 1.055 a.C. Davi torna-se rei em Jerusalém 1.047 a.C. Reinado de Salomão 1.015 a.C. Salomão termina o Templo 991 a.C. Morte de Salomão 975 a.C.

Page 20: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

8b Cronologia Bíblica Comentada com datas exatas desde a criação do Mundo

No site :

http://www.solnet.com/20fev04/pena&lap/home.htm A MÚSICA NA ANTIGUIDADE, de autoria de

CRISTIANO SOUZA, [email protected],

encontramos o seguinte sobre Cronologia: Todavia, no início do século XX, havia muita

incerteza entre os estudiosos acerca da cronologia bíblica. Um dos sistemas mais usados era o de Ussher, originado, no século XVII, com base nas afirmações bíblicas, mas cujas inexatidões diminuíram muito seu valor hoje. Ussher afirmou que Matusalém, avô de Jubal, nascera em 3317 a.C.. Mais tarde, nos anos 50, o arqueólogo inglês Sir Charles Marston afirmou que a primeira dinastia do Egito fora fundada em 3062 a.C. e a primeira dinastia de Ur, cidade posterior ao dilúvio, na Suméria, em 4100 a.C.. Langdon propôs 3300 a.C. para o dilúvio e M. André Parrot forneceu a data de 3000 a.C.. Nos anos 80, o professor francês Jean Delorme, da Universidade de Toulouse - Le Mirail, afirmou que em 3100 a.C. fora unificado o Egito e fundada a primeira dinastia; em 2700 iniciada a civilização minóica em Creta; em 2550 a.C., fundada a primeira dinastia de Ur. A American Bible Society e a Sociedade Bíblica do Brasil situaram Adão, Lameque e Jubal no período pré-histórico.

Page 21: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

8c Cronologia Bíblica Comentada com datas exatas desde a criação do Mundo

Há mais de 140 opiniões divergentes e opostas

quanto à cronologia e o problema é insolúvel. "Nenhuma cronologia definitiva ou certa é possível", escreveu o doutor F. N. Peloubet, autor de "Treasury of Biblical Information". Segundo a American Bible Society, de modo geral, quanto mais distante a data, menos precisa a datação. Afirmou a Sociedade Bíblica do Brasil: "Não há condições para se datarem os eventos relatados nos primeiros onze capítulos de Gênesis". Boyer escreveu: "O tratado das datas históricas da Bíblia está envolvido na maior confusão. As nações da antiguidade não tinham um sistema uniforme de contar o tempo. Não tinham uma época que servisse como ponto fixo, de referência a que se ligassem os fatos posteriores". Todavia, o estudioso francês M. André Parrot, nos anos 50, perguntou: "Pois não é admirável que neste momento já se tenha chegado a datar com uma aproximação de uns setenta anos acontecimentos dos quais estamos separados por mais de quatro mil anos?"

Page 22: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

8d Cronologia Bíblica Comentada com datas exatas desde a criação do Mundo No Site : http://www.editoravida.com.br/prod/produtos_leia_trecho.asp?cod

_produto=85-7367-775&trecho=1

A opinião de homens de bem pode variar em diversos assuntos, e o mesmo vale para o campo da cronologia bíblica. Entre os especialistas no assunto estão James Ussher, Martin Anstey, sir Robert Anderson, Clarence Larkin, Henry Halley, Charles Fred Lincoln, Merril Unger, Edwin Thiele, John Whitcomb, donald A. Waite e outros. Não há dois estudiosos que concordem em todas as datas, como por exemplo o nascimento de Abraão: Whitcomb, 2165 a.C.; Unger, 2161 a.C.; Lincoln, 2128 a.C.; Larkin, 2111 a.C.; Ussher, 1996 a.C.; Klassen, 1967 a.C. No entanto, como a variação entre os diversos padrões de datação é sempre de poucos anos, pode-se estabelecer uma cronologia básica aceitável das Escrituras. Por exemplo, Ussher, Lincoln e Klassen concordam que o período entre a Criação e o nascimento de Abraão é de 2.008 anos. Em razão das divergências entre os estudiosos, era muito difícil decidir por um sistema de datação que satisfizesse a todos. Há algumas décadas, no entanto, Frank R. Klassen desenvolveu uma combinação de datas que lançou luz sobre muitos problemas relacionados com a cronologia bíblica. Por cerca de dez anos, Klassen dedicou-se em tempo integral ao estudo da cronologia da Bíblia.

Page 23: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

8e Cronologia Bíblica Comentada com datas exatas desde a criação do Mundo

No Site : http--www_jornalinfinito_com_br.htm. Encontramos o seguinte sobre Cronologia: P John Crowe.

A história antiga, da maneira como nos é ensinada, é um desastre. Nada se ajusta convincentemente. O desenvolvimento das artes, culturas e tecnologias das primeiras eras demonstra incongruências inexplicáveis. Historiadores das artes e arqueologistas estão em desacordo. Por quê? Porque a cronologia do primeiro e segundo milênios AC está completamente errada. Como esse desastre aconteceu? Como os investigadores de acidentes bem sabem, a seqüência de eventos que leva aos grandes desastres é invariavelmente uma seqüência de acontecimentos e coincidências altamente improváveis e inesperados. Isso leva, freqüentemente na probabilidade de um em muitos milhões, aos grandes desastres. Revisionistas da história antiga acreditam que a causa disso é a cronologia convencionada para o antigo Egito, referenciada como CC ao longo do restante deste texto. Ela foi tomada como correta e usada direta ou indiretamente para datar quase todas as outras civilizações antigas da Europa e Oriente Próximo. Tal é o peso do controle exercido pelas instituições acadêmicas atuais que elas não toleram nenhum possível movimento revisionista em seu seio. Assim, estudiosos de fora, incluindo alguns acadêmicos brilhantes e pensadores de vanguarda, que se auto-denominam revisionistas da história antiga, estão agindo como os investigadores de acidentes nesse desastre.

Page 24: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

8 f Cronologia Bíblica Comentada com datas exatas desde a criação do Mundo Estão investigando todas as evidências relevantes, em todos os seus detalhes, no intuito de descobrir e expor todos os eventos e desafortunadas coincidências que envolveram a adoção da CC como parâmetro oficial.A Sociedade para Estudos Interdisciplinares (Society for Interdisciplinary Studies - SIS) foi fundada em 1974 para promover a discussão e posterior estudo das idéias de Immanuel Velikovsky. Ele foi um dos primeiros a fazer o anúncio público de que a cronologia do antigo Egito estava, e ainda está, terrivelmente errada. Como resultado, os faraós da 18ª Dinastia (D18), que tem como figuras mais famosas a Rainha Hatshepsut e Tutankhamun, foram jogados 500 anos no tempo. Ele chegou a essa conclusão depois de comparar as primeiras histórias dos Hebreus e Egípcios. No Velho Testamento, os antigos hebreus registraram grandes eventos tais como a entrada no Egito, a permanência na região, a opressão e o Êxodo do Egito, e campanhas posteriores dos reis egípcios Shishak e Zerah contra seu povo. Entretanto, nenhuma referência clara a qualquer desses eventos pode ser achada na história egípcia. Desde os últimos tempos da era Vitoriana, historiadores e arqueologistas assumiram, de uma combinação de fontes antigas, que sua versão da cronologia egípcia é segura. Dessa forma, artefatos egípcios achados em muitos lugares fora do Egito foram usados para datar a arqueologia de outras regiões em torno do Mediterrâneo que não tinham nenhum registro histórico próprio. Por exemplo, cerâmica de Micenas, na Grécia, foi achada no Egito, descrita em pinturas nas paredes de tumbas de reis da décima oitava dinastia (D18), e entre as ruínas de seus templos. Assim, o início da era Micênica foi datado, aproximadamente, para o início da D18, por volta de 1400 a.C .

Page 25: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

8 g Cronologia Bíblica Comentada com datas exatas desde a criação do Mundo

Acredita-se que ela tenha se encerrado no tempo da invasão dórica do sul da Grécia, aproximadamente em 1200 AC. A objeção de que essa avaliação é 500 anos mais antiga do que a que é afirmada pelos historiadores gregos e romanos da antigüidade, que viveram uns 2000 anos mais próximos do período em questão, foi simplesmente rejeitada. Os arqueologistas, então, começaram a descobrir cerâmicas micênicas em várias regiões por todo o Mediterrâneo oriental. Isso levou-os a concluir que houve focos de ocupação espalhados na Grécia e em outras áreas depois do fim da era Micênica, por volta do século 12 AC (12C). As pessoas, então, parece que voltaram misteriosamente a reaparecer em suas cidades em configurações semelhantes, exatamente como antes, no 8º século, quando a continuidade opulacional podia ser firmemente estabelecida com o período clássico grego e com o mais consistentemente datado império Neo-Assírio. Esses focos de ocupação, durante 4 ou 5 séculos, foram chamados de 'Idades das Trevas', e forneceram a estudiosos uma grande fonte de confusão e controvérsia até o presente.Velikovsky, referindo-se a relatórios arqueológicos, citou muitas disputas entre famosos arqueologistas que foram causados pela súbita exigência de que se ajustassem as interpretações arqueológicas à nova metodologia cronológica imposta pelas 'Idades das Trevas'. Muitas foram acirradas, carreiras foram irreparavelmente prejudicadas. Quase todas as disputas foram varridas para baixo do tapete, jamais tendo sido satisfatoriamente resolvidas.

Page 26: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

8 h Cronologia Bíblica Comentada com datas exatas desde a criação do Mundo A Arqueologia, interpretada com mente aberta, provou realmente, além de qualquer dúvida, que as 'Idades das Trevas' não existiram, mas a prova é ignorada. Interesses velados do status quo ganharam a batalha. Montanhas de dinheiro público estão sendo gastas no estudo dessa invenção Vitoriana, centenas de livros são escritos sobre ela sem solucionar sua historicidade. Tristemente, ninguém do meio acadêmico teve coragem de questionar publicamente, de maneira séria, as suposições fundamentais sobre as quais a cronologia egípcia, base das 'Idades das Trevas', estão firmadas.Infelizmente a reação a pensamentos inovadores no meio acadêmico é, freqüentemente, de tentar afogar o inovador e seu trabalho em uma maré de ridicularizações e deturpações. O dogma do Establishment, que controla rigidamente o que é ensinado à geração seguinte, tem sido sempre defendido de modo feroz. Mas tem sido, muitas vezes, falso. Para tomarmos um exemplo conhecido, a Igreja Católica queimou Bruno vivo em 1600 DC, por se recusar a acreditar que a Terra fosse o centro do Universo, um dogma que vinham ensinando sem desafios por aproximadamente 1300 anos. O meio acadêmico, atualmente, exerce um controle até mais rígido sobre o que é ensinado e sobre os assuntos que são apropriados para a pesquisa.

Page 27: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

8 h Cronologia Bíblica Comentada com datas exatas desde a criação do Mundo O politicamente aceito, apesar de falho, sistema de 'peer review' é jogado pelos guardiões do Dogma que controlam as publicações de pesquisa, possibilitando-lhes asfixiar as teorias inovadoras que os contradigam. Para o Establishment da década de 1950, Velikovsky era tanto um radical quanto um intruso, e lhe responderam usando os tradicionais métodos medievais de calúnia e supressão. No entanto, fora do meio acadêmico ele recebeu apoio considerável e as muitas anomalias e problemas óbvios causados pela cronologia equivocada têm sido, desde então, tema de intensos estudos e debates entre os historiadores revisionistas. Ao aceitar que a fonte teórica da atual cronologia egípcia é falsa, e ao aceitar as evidências arqueológicas inequívocas, todos os problemas das 'Idades das Trevas' poderiam ser resolvidas de um golpe. Somas enormes do dinheiro público poderiam ser economizadas, além das incontáveis horas de talentosos estudiosos que desperdiçam seu tempo e habilidades tentando resolver o irresolúvel. A verdade sobre a história antiga e o desenvolvimento da cultura e tecnologias poderia, então, finalmente ser bem compreendida. A credibilidade de muitos dos maravilhosos registros de tempos remotos, incluindo aqueles contidos no Velho Testamento, começaria a ser restaurada.

Page 28: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

2

O QUE DE MAIS MODERNO, PASSA A EXISTIR SOBRE

CRONOLOGIA BÍBLICA.

Agora vejamos um sistema de Cronologia da Bíblia

Sagrada, criada pelo autor deste Livro, Indaléssio Costa Rodrigues, que diante de tantas incertezas, dúvidas, inexatidões, palpites e datas apenas aproximadas dos quadros cronológicos do Capítulo 1, sendo estas nada convincentes, resolveu ele próprio estudar o assunto e elaborar o Sistema de Cronologia da Bíblia Sagrada, com datas exatas:

EVENTOS PRINCIPAIS

PERSONAGENS NASCIMENTO Abraão 1.948 d. criação 1780 a.C. Isaque 2.048 d. criação 1680 a.C. Jacó e Esaú 2.108 d. criação 1620 a.C José 2.199 d. criação 1529 a.C. Entrada no Egito 2.238 d. criação 1490 a.C. Os Israelitas no Egito: 430 anos Do ano........... 2.238 à 2.668 d. criação

1490 a 1060 a.C.

Nascimento de Moisés 2.588 d. criação 1140 a.C. Moisés: Saída do Egito 2.668 d. criação 1060 a.C. Davi 3.074 d. criação 654 a.C.

Page 29: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

10 -Cronologia Bíblica Comentada com datas exatas desde a criação do Mundo

CRONOLOGIA POR PERÍODOS

P E R Í O D O A N O S De Adão até o nascimento de Noé 1056 Do nascimento de Noé até o Dilúvio 600 Do Dilúvio até o nascimento de Abraão 292 De Adão até o nascimento de Abraão 1948 Do nascimento de Noé até Abraão 892 De Adão até a morte de Noé 2006 Da morte de Adão até a morte de Noé 1076 Da morte de Adão até a morte de Abraão 1193 Da morte de Noé até a morte de Abraão 117 Do Dilúvio até a morte de Abraão 467

ADÃO ( 3728 a.C )

FONTE GERAÇÕES ANO Gênesis 5:3 Tinha Adão 130 anos quando

gerou Sete no ano 3.598 a. C 130

Gênesis 5:6 Passados 105 anos Sete gerou Enos no ano 3.493 a C

235

Gênesis 5:9 Passados 90 anos Enos gerou Cainã no ano 3.403 a. C

325

Gênesis 5:12 Passados 70 anos Cainã gerou Maalalel ano 3333 aC

395

Gênesis 5:15 Passados 65 anos Maalalel gerou Jarede ano 3.268 a.C

460

Gênesis 5:18 Passados 162 anos Jarede gerou Enoque ano 3.106 a. C

622

Gênesis 5:21 Passados 65 anos Enoque gerou Matusalém em 3041aC

687

Gênesis 5:25 Passados 187 anos ( 2854aC) Matusalém gerou Lameque

874

Gênesis 5:28-29 Passados 182 anos, Lameque gerou Noé no ano 2.672 a. C

1056

Page 30: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

O que de mais moderno, passa a existir sobre Cronologia Bíblica - 11.

NOÉ FONTE ACONTECIMENTOS d. criação

Gên. 5:28-29 Nasceu Noé no ano 2672 a.C 1056

Gên. 5:32

Tinha 500 anos quando Noé gerou os trigêmeos Sem, Cão, Jafé no ano 2.172 a. C

1556

Gên. 5:6 Tinha 600 anos quando veio o Dilúvio no ano 2.072 a. C

1656

Gên. 11:10 Tinha 602 anos quando nasceu Arfaxade..2070 a. C

1658

Gên. 11:12 Tinha 637 anos quando nasceu Selá ....... 2.035 a. C

1693

Gên. 11:14 Tinha 667 anos quando nasceu Ebér.........2.005 a. C

1723

Gên. 11:16 Tinha 701 anos quando nasceu Pelegue....1.971 a. C

1757

Gên. 11:18 Tinha 731 anos quando nasceu Réu..........1.941 a. C

1787

Gên. 11:20 Tinha 763 anos quando nasceu Serugue....1.909 a. C

1819

Gên. 11:22 Tinha 793 anos quando nasceu Naor.........1.879 a. C

1849

Gên. 11:24 Tinha 822 anos quando nasceu Terá..........1.850 a. C

1878

Gên. 11:26 Tinha 892 anos quando nasceu Abraão .....1.780 a. C

1948

Gên. 9:29 Noé conheceu Abraão 58 anos, quando Morreu aos 950 anos...............1.722 a. C

2006

Page 31: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

12 -Cronologia Bíblica Comentada com datas exatas desde a criação do Mundo

ABRAÃO

FONTE

ACONTECIMENTO S

ANO DESDE A CRIAÇÃO

ANO ANTES DE

CRISTO Gên. 5:28 –29

Abrão nasceu 290 anos antes da entrada do povo de Israel no Egito, e 720 anos antes da saída do povo.

1948

1780

Gên. 9:29

Abrão tinha 58 anos quando morreu Noé

2006

1722

Gên. 12:4

Abrão tinha 75 anos quando Deus mandou sair da sua parentela

2023

1705

Gên. 16:16

Abrão tinha 86 anos quando Agar teve um filho chamado Ismael

2034

1694

Gên. 17:24-25 Gên. 19:24-25

Abraão tinha 99 anos quando Ismael tinha 13 anos, quando foi destruído Sodoma e Gomorra

2047

1681

Gên. 21:5

Abraão tinha 100 anos quando Sara teve um filho chamado Isaque

2048

1680

Gên. 25:20-21

Abraão tinha 140 anos quando Isaque casou-se com Rebeca

2088

1640

Gên. 25:26

Abraão tinha 160 anos quando nasceu os gêmeos Jacó e Esaú

2108

1620

Gên.25:7

Abraão tinha 175 anos quando morreu

2123

1605

Page 32: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

O que de mais moderno, passa a existir sobre Cronologia Bíblica - 13

SARA

FONTE

ACONTECIMENTO S

ANO DESDE A CRIAÇÃO

ANO ANTES DE

CRISTO Gên. 17:17

Sara nasceu 10 anos após o nascimento de Abraão.

1958

1770

Gên. 17:17

Sara com 90 anos gerou Isaque

2048

1680

Gên. 23:1-2

Sara morreu com 127 anos, sendo Isaque da idade de 37 anos e Abraão tinha 137 anos

2085

1643

Gên. 25:17

Depois da morte de Sara, Abraão casou-se com Quetura e viveu + 38 anos e morreu, quando Isaque tinha 75 anos e Ismael 89 anos

2123

1605

Page 33: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

14 -Cronologia Bíblica Comentada com datas exatas desde a criação do Mundo

JOSÉ

FONTE

ACONTECIMENTOS

ANO DESDE A CRIAÇÃO

ANO ANTES DE

CRISTO Gên. 30:23- 24

José nasceu, quando Jacó tinha 91 anos.

2199 1529

Gên. 39:1

José tinha 17 anos quando foi vendido para o Egito, Jacó 108

2216

1512

Gên. 39:7-20

José tinha 28 anos quando foi preso, por causa da mulher de Faraó, e Isaque 179

2227

1501

Gên. 41:29

José tinha 30 anos quando foi tirado da prisão para decifrar o sonho de Faraó

2229

1499

Gên. 41:53

José tinha 37 anos quando terminou o período de sete anos de fartura, Jacó 128 anos.

2236

1492

Gên. 45:6

José tinha 39 anos quando disse: “já houve dois anos de fome” e mandou que Jacó, que tinha 130 anos, fosse para o Egito.

2238

1490

José tinha 44 anos quando acabou os sete anos de fome

2243

1485

Gên. 49:33 José tinha 56 anos , e Jacó morreu com 147

2255 1473

Gên. 50:26

José tinha 110 anos quando morreu

2309 1419

Page 34: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

O que de mais moderno, passa a existir sobre Cronologia Bíblica - 15

MOISÉS

FONTE

ACONTECIMENTOS ANO

DESDE A CRIAÇÃO

ANO ANTES DE

CRISTO Êxodo 2:2-10

Moisés nasceu 350 anos depois da entrada de Jacó no Egito

2588

1140

Êxodo 2:11-12 e Atos 7:23

Com 40 anos matou um Egípcio

2628

1100

Êxodo 3:2

Com 80 anos Moisés tirou os filhos de Israel do Egito com mão forte

2668

1060

Gen. 50:25-26 Êxodo 13:19

Depois de 359 anos da morte de José ocorrida no ano 2309, Moíses tirou os ossos de José do Egito no ano 2668.

2668

1060

Deut. 34:7

Com 120 anos morreu após ter andado 40 anos no deserto com o povo

2708

1020

Page 35: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

16 -Cronologia Bíblica Comentada com datas exatas desde a criação do Mundo

ENTRADA NO EGITO

FONTE

ACONTECIMENTOS ANO

DESDE A CRIAÇÃO

ANO ANTES DE

CRISTO Gên. 46:27 e 47:9

Jacó desceu com 70 pessoas ao Egito, quando tinha 130 anos de vida e José tinha 39 anos

2238

1490

Gên. 41:54 e 45:6-11

Jacó tinha 135 anos quando terminou os sete anos de fome, e José 44 anos

2243

1485

Gên. 47:28

Jacó viveu 17 anos no Egito, até que veio a morrer com 147 anos, José 56 anos

2255

1473

Gên. 50:26

Passado 54 anos da morte de Jacó, veio José a falecer com 110 anos

2309

1419

Êx 2:2-10 At 7:20-35

Da morte de José até o nascimento de Moisés foram 279 anos

2588

1140

At 7:20-35

Da entrada do povo de Israel no Egito até o nascimento de Moisés foram 350 anos

2588

1140

Êx 12:40-41

Passados mais 80 anos, Moisés tirou o povo do Egito, após 430 anos de escravidão

2668

1060

Êx 12:40-41 Num 33:3

O tempo que os filhos de Israel habitaram no Egito foi de 430 anos e saíram da terra do Egito no dia 15 do mês primeiro

2668

1060

Êx 12:37 Deut 34:7 At 7:36

Moisés andou com o povo, pelo deserto por 40 anos

2708

1020

Page 36: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

O que de mais moderno, passa a existir sobre Cronologia Bíblica - 17

DEPOIS DA SAÍDA DO EGITO

FONTE

ACONTECIMENTOS

ANO DESDE A CRIAÇÃO

ANO ANTES DE

CRISTO Êx 12:40-41

Primeiro ano da saída dos filhos de Israel do Egito

2668

1060

Êx 18:13-16 e 21-26

No 2º mês da saída, Moisés instituiu o juizado de pequenas causas

2668

1060

Núm 21:25

Diz que Israel habitou em todas as cidades dos Amorreus em Hesbom

2708

1020

Núm 20:29 e 33:38-39

Diz que Aarão era morto, e morreu no 5º mês do ano 40º da saída dos filhos de Israel do Egito, no 1º dia do mês, e tinha Aarão 123 anos quando morreu

2708

1020

Núm 21:32 Deut 1:3 Deut 34:7

Diz que Moisés mandou espiar a Jaezer, depois veio a morrer no mesmo ano 40º, no mês undécimo

2708

1020

Juizes 11:26

Diz que Israel habitou 300 anos em Hesbom (2708+300)

3008

720

Page 37: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

18-Cronologia Bíblica Comentada com datas exatas desde a criação do Mundo

Toda a Palavra de DEUS é pura; Toda a Palavra de DEUS é pura; Toda a Palavra de DEUS é pura; Toda a Palavra de DEUS é pura; escudo é para os que confiam nele.escudo é para os que confiam nele.escudo é para os que confiam nele.escudo é para os que confiam nele.

Nada acrescentes às suas Nada acrescentes às suas Nada acrescentes às suas Nada acrescentes às suas palavras, para que não te palavras, para que não te palavras, para que não te palavras, para que não te repreenda e sejas achado repreenda e sejas achado repreenda e sejas achado repreenda e sejas achado

mentiroso.mentiroso.mentiroso.mentiroso.

Provérbios 30, 5,6Provérbios 30, 5,6Provérbios 30, 5,6Provérbios 30, 5,6

Page 38: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

3

HISTÓRIA DOS HEBREUS PELA VISÃO DE FLAVIUS JOSEPHUS

“F lavius Josephus ou Flávio Josefo

nasceu em 37, em Jerusalém, da aristocracia sacerdotal. Recebeu vasta educação na cultura judaica e grega. Foi governador da Galiléia e comandante militar nas guerras contra Roma; presenciou a destruição de Jerusalém. Foi levado a Roma onde se devotou a pesquisas literárias, escreveu quatro livros – Guerras

Judaicas, Antigüidade dos Judeus, Contra Apion e sua Autobiografia. No livro Contra Apion escreve o seguinte: “Temos somente 22 livros que contém a história de todo o tempo, livros que cremos serem divinos... Da morte de Moisés até o reinado de Artaxerxes, os profetas que sucederam Moisés, escreveram a história...”. Tais palavras são testemunhos indiscutíveis da crença do povo judeu dos tempos de Cristo. Josefo cita 22 livros em vez de 24, porque no seu tempo era comum juntar Rute com Juízes e Lamentações com Jeremias, a fim de ficar igual ao número de letras do alfabeto hebreu.”.

Page 39: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

20 -Cronologia Bíblica Comentada com datas exatas desde a criação do Mundo

Através dessa visão Josefo escreve no seu Livro História dos Hebreus, Edição CPAD, 2001, no Livro Primeiro, cap. 3-12, pág. 51, da seguinte maneira: “Que somou na sua cronologia desde Adão até o Dilúvio perfazendo a soma de 2.256 anos”.

Diz ele: “foi mais conveniente, para fazermos este cálculo, citar, como eu fiz à época do nascimento desses primeiros homens, que não a da sua morte, porque sua vida foi tão longa que se estendia até a sua posteridade mais remota”.

Pelo que se percebe, Josefo equivocou-se ao somar o período desde Adão até o Dilúvio, pois se examinarmos as Escrituras Sagradas obteremos um período de Adão até o Dilúvio de 1.656 anos. Portanto a contagem de Josefo está equivocada em 600 anos.

Ele nota que a chuva que causou esse Dilúvio geral, começou a cair no dia 27 do segundo mês do ano 2.256, depois da criação de Adão. O que está em discordância com as Sagradas Escrituras, no Livro de Gênesis 7:11, que diz: “No ano 600 de Noé que era o ano 1.656 desde a criação, no segundo mês, aos dezessete do mês, naquele mesmo dia se romperam todas as fontes do grande abismo, e as janelas dos céus se abriram, e houve chuva sobre a terra, 40 dias e 40 noites”.

Concluímos que Josefo além de errar o dia que começou o Dilúvio por uma diferença de dez dias, erra também o ano do Dilúvio por uma diferença de 600 anos.

Flávio Josefo diz que a Sagrada Escritura faz o cálculo disso e anota com cuidado muito particular o nascimento e a morte dos grandes personagens daquele tempo.

Conferindo os capítulos 3-12, vol. 1, pág. 27, Livro Primeiro, História dos Hebreus, e o que diz a Bíblia Sagrada, teremos algumas discordâncias entre as relações dos anos e os acontecimentos bíblicos:

Page 40: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

História dos Hebreus pela visão de Flavius Josephus - 21

TABELA COMPARATIVA

Em Fonte Negritada, Flávio Josefo está em Concordância com a Bíblia Sagrada; Em Fonte Itálica, Flávio Josefo está em Discordância com a Bíblia Sagrada.

(*) LIVRO DE FLÁVIO JOSEFO

BÍBLIA SAGRADA

Adão viveu 930 anos Gênesis 5:5 – Adão morreu com 930 anos

Adão tinha 230 anos quando nasceu seu filho Sete

Gênesis 5:3 – Adão viveu 130 anos, e gerou um filho à sua semelhança, conforme a sua imagem, e chamou o seu nome Sete

Sete viveu 912 anos Gênesis 5:8 – E foram todos os dias de Sete 912 anos, e morreu

Sete tinha 205 anos quando nasceu seu filho Enos

Gênesis 5:3 - Sete nasceu no ano 130 de Adão, e viveu 105 anos, o que resulta no ano 235, quando Enos nasceu.

Enos viveu 905 anos Gênesis 5:11 - E foram todos os dias de Enos 905 anos e morreu

Enos tinha 190 anos quando nasceu Cainã

Gênesis 5:9 – E viveu Enos 90 anos, e gerou a Cainã

Cainã viveu 910 anos Gênesis 5:14 – E foram todos os dias de Cainã 910 anos e morreu

Cainã tinha 170 anos quando nasceu seu filho Maalalel

Gênesis 5:12 - Cainã tinha 70 anos quando nasceu Maalalel

Maalalel viveu 895 anos Gênesis 5:17 – Maalalel viveu 895 anos

Maalalel tinha 165 anos quando gerou Jarede

Gênesis 5:15 – E viveu Maalalel 65 anos, e gerou Jarede

Page 41: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

22 -Cronologia Bíblica Comentada com datas exatas desde a criação do Mundo

Jarede viveu 962 anos

Gênesis 5:20 E foram todos os dias de Jarede 962 anos, e morreu

Jarede tinha 162 anos quando nasceu seu filho Enoque

Gênesis 5:18 E viveu Jarede 162 anos e gerou a Enoque

Enoque viveu 365 anos Gênesis 5:23 - E foram todos os dias de Enoque 365 anos

Enoque tinha 165 anos, quando nasceu seu filho Matusalém

Gênesis 5:21 Enoque viveu 65 anos e gerou Matusalém

Matusalém viveu 969 anos Gênesis 5:27 – E foram todos os dias de Matusalém 969 anos

Matusalém tinha 187 anos quando nasceu seu filho Lameque

Gênesis 5:25 E viveu Matusalém 187 anos e gerou Lameque

Lameque viveu 777 anos Gênesis 5:31 – E foram todos os dias de Lameque 777 anos

Lameque tinha 182 anos quando nasceu seu filho Noé

Gênesis 5:28-29 E viveu Lameque 182 anos e gerou um filho e chamou Noé

Noé viveu 950 anos

Gênesis 7:11 - No ano 600 de Noé, aconteceu o Dilúvio. Gênesis 9:28-29 - viveu Noé, depois do Dilúvio 350 anos e foram todos os dias de Noé 950 anos e morreu

• Flávio Josefo – História dos Hebreus - Obra Completa - Livro Primeiro Cap. 3 –

12 - Pg. 51. Flavio Josefo era a base da cronologia bíblica * Flávio Josefo é referencial: Bíblia de referência Tompson, Editora Vida. - Introdução Bíblica (Como a Bíblia chegou até nós) de Norman Geisler e William Nix, Editora Vida. - Introdução Bíblica de J. Cabral, Editora Universal. - A Bíblia de Jerusalém – Edição 1973 – Sociedade Bíblica Católica Internacional e Paulus; - Referencial da Revista Super Interessante de dezembro de 1.999, Editora Abril

Page 42: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

História dos Hebreus pela visão de Flavius Josephus - 23

Na essência de seus escritos, Josefo, em seus estudos diz

que todos estes anos somam-se 2.256 anos até a morte de Noé, o que é mais um equivoco da sua parte, em fazer tal afirmação, pois pelo Sistema Cronológico da Bíblia se somarmos desde Adão até a morte de Noé, a soma perfaz 2.006 anos desde a Criação, portanto uma diferença de 250 anos da cronologia de Josefo para a Cronologia Bíblica.

Flávio Josefo na sua obra completa da Historia dos Hebreus, Livro Primeiro, cap. 6-20, pág. 55, diz que Abraão foi o décimo desde Noé, nasceu 292 anos depois do Dilúvio.

O Dilúvio foi no ano 1.656 data esta que você encontra na Bíblica Sagrada Católica, 74ª Edição, Revista por Frei João José Pedreira de Castro, Editora Ave Maria Ltda, de 1.991, na pág. 1594 – Genealogia Bíblica, escrito está:

“Desde Adão até o Dilúvio terão transcorrido 1.656 anos, segundo a Bíblia Hebraica”.

Conferindo: 1.656 + 292 = 1948 Flávio Josefo estava correto, porque Abraão nasceu no

ano de 1.948 desde a Criação, 292 anos após o Dilúvio conforme este precioso Sistema de Cronologia da Bíblia Sagrada.

Temos, outra matéria que foi publicada na Revista Super Interessante de dezembro de 1999, Editora Abril, pág. 34 - “que os hebreus afirmam computar os anos desde a Criação do Universo, este é o título da matéria que assinala que o Calendário judaico está no ano 5760 e foi calculado no século XI por Hain Gaon, um Rabino da Babilônia, atual Iraque. Gaon somou a duração da existência de vários personagens do Velho Testamento. Pelos seus cálculos passaram-se 1949 anos da Criação até o nascimento de Abraão, finaliza o texto.” Elaboramos um breve enunciado dos descendentes desde Adão até Abraão:

Page 43: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

24 -Cronologia Bíblica Comentada com datas exatas desde a criação do Mundo

TABELA

PAIS ANO DO NASCIMENTO

IDADE QUE GEROU

FILHOS

Adão 1º dia da Criação 130 Sete Sete 130 105 Enos Enos 235 90 Cainã Cainã 325 70 Maalalel Maalalel 395 65 Jarede Jarede 460 162 Enoque Enoque 622 65 Matusalém Matusalém 687 187 Lameque Lameque 874 182 Noé Noé 1056 500 Sem Sem 1556 102 Arfaxade Arfaxade 1658 35 Selá Selá 1693 30 Héber Héber 1723 34 Pelegue Pelegue 1757 30 Reú Reú 1787 32 Serugue Serugue 1819 30 Naor Naor 1849 29 Terá Terá 1878 70 Abraão Abraão 1948 1948 – soma

total das idades

***** Flávio Josefo diz no Livro Segundo, cap. 6 – 96: Êxodo 12 – Os Israelitas saíram do Egito no mês xântico

ou nizã, a quinze da lua, quatrocentos e trinta anos depois que Abraão, nosso pai, tinha vindo à terra de Canaã e duzentos e quinze anos depois que Jacó veio ao Egito. Moisés tinha então oitenta anos e Arão, seu irmão, oitenta e três.

Agora comparando com o Sistema de Cronologia da Bíblia Sagrada: Abraão tinha 75 anos quando Deus mandou ele

Page 44: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

História dos Hebreus pela visão de Flavius Josephus - 25

sair da sua parentela, de Harã para terra de Canaã, conforme Gênesis, Cap. 12: 4, se Abraão nasceu no Ano 1948 desde a Criação, então quando tinha 75 anos de idade era o ano 2023 desde a Criação. O Sistema de Cronologia mostra que a saída do povo do Egito foi no ano 2.668 desde a Criação. Se temos a data da saída do povo do Egito e a data de quando Abraão foi à Canaã, é só subtrairmos 2.668 – 2023, teremos um período de 645 anos do chamado de Abraão até a saída dos filhos de Israel do Egito, e não os 430 anos que alegou Josefo. O Sistema de Cronologia mostra que a entrada do povo, Jacó com 70 pessoas, se deu no ano 2.238 desde a Criação, e que passados 430 anos da entrada, se somarmos 2.238 + 430, então obteremos 2.668, ano em que o povo saiu com mão forte, tirado por Moisés que tinha 80 anos, conforme Êxodo 3:2, e seu irmão Aarão tinha 83 anos, o que contradiz o historiador Josefo, que afirma passados 215 anos da chegada de Jacó ao Egito até a saída do povo. Vejamos pelo Sistema de Cronologia que no ano 2.238 Jacó desceu para o Egito e que, se somarmos 2.238 + 215 dito por Josefo, seria o ano 2453 desde a Criação, 135 anos antes do nascimento de Moisés, portanto como poderia ter Moisés 80 anos, se ele não havia nascido. Josefo, equivocou-se nas duas datas que citou.

De acordo com o Livro de História dos Hebreus, Livro Primeiro, Capítulo 15-42, continua Josefo: “Isaque tinha mais ou menos 40 anos, quando Abraão pensou em casá-lo e lançou suas vistas sobre Rebeca, filha de Betuel, que era filho de Naor, seu irmão”. O Sistema de Cronologia da Bíblia mostra que Isaque tinha exatamente 40 anos quando se casou com Rebeca no ano 2.088, o que é confirmado pelas Sagradas Escrituras, no livro de Gênesis 25:20 – “e era Isaque da idade de quarenta anos, quando tomou Rebeca, filha de Betuel, Arameu, irmã de Labão Arameu, por sua mulher”.

Page 45: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

26 -Cronologia Bíblica Comentada com datas exatas desde a criação do Mundo

Temos no Capítulo 19-60, Livro Primeiro, pág.43 sobre

a morte de Isaque, que Jacó não teve a consolação de encontrar Rebeca, sua mãe, ainda com vida e Isaque viveu muito pouco depois de seu regresso. Esaú e Jacó o enterraram perto de Rebeca, em Hebrom, no túmulo destinado a toda a sua descendência. Isaque, foi um homem tão ilustre em virtude, que mereceu que Deus cumulasse de bênçãos e não tomasse menos cuidados dele do que de Abraão, seu pai. Viveu 185 anos, que então era uma longa idade; só teve e mereceu louvores em todo o curso de sua vida, a sua idade é contradita pela Bíblia Sagrada, Gênesis 35:28-29, que diz: “e foram os dias de Isaque 180 anos”, e não 185 anos como disse Josefo. No Livro Oitavo, cap. 2 - 327, pág. 177, vol. 1 e na sua obra completa no Livro Oitavo, pág. 201, cap. 2 – 327, 5ª Edição – 2001: I Reis 6 – “Estando assim preparada todas as coisas, o Rei Salomão começou a construir o Templo, no quarto ano de seu reinado e no segundo mês, que os macedônios chamam de Artemísio e os hebreus Jar (que é o mês de Abril), 592 anos depois da saída do Egito, 1020 anos depois que Abraão saiu da Mesopotâmia, para vir a terra de Canaã, 1440 anos depois do Dilúvio, 3102 anos desde a Criação do Mundo”. A Bíblia Sagrada, traduzida por João Ferreira de Almeida, ano 1969, Editora Sociedade Bíblica do Brasil, na pág. 395, no Livro I Reis 6:1, diz: “e sucedeu que no ano de 480, depois de saírem os filhos de Israel do Egito, no ano quarto do reinado de Salomão sobre Israel, no mês de Zive (este é o mês segundo), começou a edificar a casa do Senhor”. Josefo diz 592 anos depois da saída, Salomão começou a construir o Templo, a Bíblia diz 480 anos depois da saída, Salomão começou a construir o Templo, portanto uma diferença de 112 anos da data mencionada por Flávio Josefo. Josefo diz 1020 anos depois que Abraão saíra da Mesopotâmia, para vir à terra de Canaã.

Page 46: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

História dos Hebreus pela visão de Flavius Josephus - 27

Abraão tinha 75 anos quando saiu da Mesopotâmia para

a terra de Canaã, nasceu no ano 1948 desde a Criação, e quando Abraão tinha 75 anos era o ano 2023, portanto se somarmos 1020 + 2023, teremos o ano 3043.

Salomão começou a reinar no ano 476 da saída do Egito, portanto era o ano 3144 desde a Criação, o seu primeiro ano de reinado, sendo que só começou a construção do Templo no quarto ano de seu reinado, que era o ano 3148.

Portanto se subtrairmos 3148 – 3043, teremos uma diferença de 105 anos.

Josefo diz que a construção do Templo se deu 1440 anos depois do Dilúvio.

O Dilúvio ocorreu no ano 1656, agora se somarmos 1656 + 1440, teremos o ano 3096, ano este que Saul era rei, reinou por um período de 40 anos, do ano 3065 a 3104, portanto 48 anos antes do reinado de Salomão, o que confirma novamente que ainda Salomão não havia nascido.

Josefo diz que Salomão construiu o Templo, 3102 anos desde a Criação.

Se observarmos o Sistema Cronológico, o ano 3102 era o 38º ano do rei Saul.

A afirmação que Josefo faz, sobre a construção do templo feita por Salomão, que segundo ele, o templo foi construído 3102 anos desde a criação, contradiz as Escrituras Sagradas no livro de I Crônicas Cap 22:5-6, quando Davi diz: Salomão, meu filho, ainda é moço e tenro e a casa que se há de edificar para o Senhor se há de fazer magnífica em excelência, para nome e glória em todas as terras, eu pois agora lhe prepararei materiais. Assim preparou Davi materiais em abundância, antes da sua morte.

Então chamou a Salomão seu filho, e lhes ordenou que edificasse uma casa ao Senhor Deus de Israel.

Sendo pois Davi já velho, e cheio de dias, fez a Salomão seu filho rei sobre Israel. I Crônicas 23:1.

Page 47: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

28 -Cronologia Bíblica Comentada com datas exatas desde a criação do Mundo

Davi tinha setenta anos de idade, quando fez Salomão

Rei de Jerusalém, começou Davi a reinar com trinta anos de idade e reinou quarenta anos e morreu. II Samuel 5:4.

Salomão começou a reinar no ano 476 da saída dos filhos de Israel do Egito, que era o ano 3144 desde a criação, sendo que no ano quarto do seu reinado, que era o ano 480 da saída do Egito, no mês de Zive (este é o mês segundo) no ano 3148 desde a criação, começou a edificar a casa do Senhor. I Reis 6:1.

No ano quarto se pôs o fundamento da casa do Senhor, no mês de Zive, e no ano undécimo, no mês Bul, que é o mês oitavo, e se acabou esta casa com todas as suas dependências e com tudo o que lhe convinha: e a edificou em sete anos. I Reis 6:37 – 38.

Porém a sua casa edificou Salomão em treze anos e acabou toda sua casa. I Reis 7:1.

E sucedeu ao cabo de vinte anos, nos quais Salomão edificou a casa do Senhor e a sua própria casa, terminando toda obra no ano 500 da saída do Egito, que era o ano 3168 desde a criação.

É necessário fazermos algumas considerações: Considerando que Salomão começou seu reino após a

morte de Davi, seu pai, no ano 476 da saída dos filhos de Israel do Egito, ano 3144 desde a criação;

Considerando que começou a construção do templo no quarto ano do seu reinado, que era o ano quatrocentos e oitenta da saída do Egito, ano 3148 desde a criação;

Considerando que terminou toda a obra da casa do Senhor em sete anos, no ano 487 da saída dos filhos de Israel do Egito que era o ano 3155 desde a criação;

Considerando que terminou toda a obra de sua casa em treze anos, do ano 487 ao ano 500 da saída dos filhos de Israel do Egito, que era o ano 3168 desde a criação, portanto um período de 20 anos desde o começo da construção até o término da obra.

Page 48: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

História dos Hebreus pela visão de Flavius Josephus - 29

Após estas considerações, chegamos a conclusão de que

a data citada por Flávio Josefo, como sendo o ano 3102 desde a criação, que Salomão construiu o templo, está com uma diferença de 46 anos da data real do início da construção do templo, e uma diferença de 53 anos da data real do término da construção do templo feita por Salomão.

No livro VIII, pág. 176, História dos Hebreus, existe uma Nota do Editor: em face desses estranhos procedimentos atribuídos a Salomão por Flávio Josefo, cabe-nos registrar que não os aceitamos como verdadeiros, por serem contrários aos ensinamentos bíblicos; o autor deve tê-los extraído de algum conjunto de tradições dos judeus, muitas vezes sujeitos a fantasias para dar-lhes maior colorido.

Há algo estranho, duvidoso, que tem que ser revisto, a reconstrução dos fatos bíblicos, não é uma pretensão egoísta, para retomarmos uma ciência sobre a Criação do Homem, num perfil de segurança sobre os períodos em que os fatos realmente sucederam-se.

Vejamos o que diz o ilustríssimo jornalista brasileiro que é citado no Guinness Book, 1995, Cid Moreira, no seu Disk-Compact – CD, volume 1, As Mais Belas Histórias da Bíblia:

“Antes de nós, milhões de pessoas procuraram na Bíblia o sentido para a vida. E o que é melhor, encontraram nela tudo o que procuravam, talvez seja importante parar e pensar porque este livro fascina tanta gente, em tantos lugares, em épocas diferentes. É porque este livro possui um segredo muito importante, para descobrir este segredo é preciso conhecer a Bíblia e acreditar que ela é a palavra de Deus. Toda palavra tem a força e o valor de quem a pronuncia, se a palavra humana pode errar e enganar, a palavra de Deus não erra, não engana, ela é sustentáculo seguro para quem nela se agarra, pois é através da sua palavra que Deus responde as perguntas do nosso coração. A palavra de Deus é viva e eficaz.”

Page 49: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

30-Cronologia Bíblica Comentada com datas exatas desde a criação do Mundo

CONFIA NO SENHOR DE CONFIA NO SENHOR DE CONFIA NO SENHOR DE CONFIA NO SENHOR DE TODO O TEU CORAÇÃO, TODO O TEU CORAÇÃO, TODO O TEU CORAÇÃO, TODO O TEU CORAÇÃO, E NÃO TE ESTRIBES E NÃO TE ESTRIBES E NÃO TE ESTRIBES E NÃO TE ESTRIBES NO TEU PRÓPRIO NO TEU PRÓPRIO NO TEU PRÓPRIO NO TEU PRÓPRIO ENTENDIMENTO.ENTENDIMENTO.ENTENDIMENTO.ENTENDIMENTO.

PROVÉRBIOSPROVÉRBIOSPROVÉRBIOSPROVÉRBIOS 3, 5

Page 50: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

4

CARBONO – 14 E O

CARBONO – BÍBLICO

Na Bíblia de referência Thompson, com versículos em

cadeia temática, Editora Vida, 1997, na página 1538, suplemento arqueológico encontramos: “Jericó, a primeira cidade conquistada pelos israelitas sob o comando de Josué, é agora um montículo de três hectares chamado Tell es-Sultão, localizado ao lado do abundante manancial conhecido como Fonte de Eliseu. O montículo foi escavado por Charles Warren (1868), Ernst Sellím (1907-11), John Garstang (1929-36) e a senhorita Kathleen Kenyon (1952-58). O primeiro escavador concentrou sua atenção tão somente no montículo, enquanto o segundo realizou descobertas suficientes para despertar um grande interesse geral. Mais tarde Garstang desenterrou partes de quatro cidades que tinham existido sucessivamente no lugar desde o ano 3000 a.C.. Ao escavar até a base do montículo, encontrou vestígios de civilizações de uma Antigüidade extraordinária, as mais antigas que se têm encontrado na Palestina até hoje.

Page 51: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

32 -Cronologia Bíblica Comentada com datas exatas desde a criação do Mundo

O quarto nível de ocupação, o qual Garstang denominou “cidade D", adquiriu uma importância primordial para os estudiosos e historiadores da Bíblia, assim como para os arqueólogos, os quais haviam discutido freqüentemente sobre a data do êxodo israelita do Egito e a sua subseqüente entrada na Palestina. Os eruditos discordavam em dois séculos ou mais em seus cálculos ao datar esse acontecimento. Jericó era o lugar onde a dúvida podia ser estudada mais a fundo. Garstang não êxitou em datar a queda da cidade em torno de 1400 a.C., identificando–a como a cidade Cananéia de Jericó, que caiu nas mãos dos Israelitas comandados por Josué. Desejando ser o mais cuidadoso possível, e agindo como um verdadeiro cientista, Garstang consultou três dos principais arqueólogos e especialistas em alvenaria em toda a Palestina: Pere Vincent, Clarence S. Fisher e Alan Rowe. Quando estas autoridades examinaram detidamente e em separado a cerâmica, as ruínas carbonizadas e os muros caídos, assinaram declarações junto com Garstang confirmando a data de 1400 a.C.. Esta data concorda com a cronologia que aparece em I Reis 6:1. O reinado de Salomão começou provavelmente em torno de 961 a.C.. Se esta data é correta, o quarto ano de seu reinado seria aproximadamente o ano de 957. Somando-se 480 anos, 1437 é a data mais provável da saída dos israelitas do Egito. Se levarmos em conta os 40 anos que os israelitas passaram errantes no deserto, chegamos à data de 1397 a.C. para a destruição de Jericó; e isto está claramente dentro dos limites de Garstang. Todavia, estas descobertas e as interpretações que se lhes têm dado não satisfizeram a alguns pesquisadores, porque estes não podiam encontrar lugar em suas mentes para uma Jericó que se ajustasse tanto ao registro bíblico. Durante quase dois decênios houve constante oposição às conclusões de Garstang, e foram exercidas pressões para que se reexaminasse Jericó.

Page 52: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

Carbono – 14 e o Carbono – Bíblico - 33

Este desejo foi satisfeito no princípio de 1952, quando uma expedição conjunta da Escola Britânica de Arqueologia, o Fundo de Exploração da Palestina, as Escolas Americanas de Investigação Oriental e o Departamento de Antiguidades do Jordão, começaram a escavar novamente em Jericó, sob a direção da senhorita Kathleen Kenyon. A análise da cidade mais antiga com carbono-14 resultou em datas diferentes: ± 5850, 6250 e 6800 a.C.. Testes realizados posteriormente deram como resultado datas ainda mais anteriores, como ± 7705, 7800, e inclusive 8350 a.C.. Para a segunda cidade, as provas de carvão radioativo deram como datas 5820 e 6880. Outros testes produziram ainda outras datas diferentes. As grandes variações entre os resultados destes testes resultaram em que muitos passaram a considerá-los não confiáveis. Quando insinuaram que as datas dos testes tinham se mostrado demasiado antigas, a senhorita Kenyon comentou "As etapas entre estas e 3000 a.C. [a próxima ocupação] se estendem até um grau inquietante. "Além do mais, acrescentou: "Com o nosso conhecimento atual, a datação com Carbono-14 deve ser empregada com precaução, já que sua confiabilidade tem que ser submetida à prova de uma experiência mais completa. Todavia, a cidade de Jericó será chamada freqüentemente de 'a cidade mais antiga do mundo', mas para os eruditos mais precavidos, a verdadeira idade da Jericó pré-histórica permanecerá indeterminada." Durante essa fase das escavações da senhorita Kenyon, alguns daqueles pesquisadores insatisfeitos com as interpretações do professor Garstang interrogaram-na quanto a interpretação de seus achados. Em particular, desejavam conhecer o que ela pensava sobre os muros caídos. Ela lhes declarou que Garstang havia identificado erroneamente os muros de Jericó, pois o muro interior correspondia à Idade do Bronze primitiva, uns 2300-2200 a.C..

Page 53: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

34 -Cronologia Bíblica Comentada com datas exatas desde a criação do Mundo

Imediatamente se espalhou a notícia de que Garstang havia identificado erroneamente os muros caídos de Jericó, e que o método estratigráfico da senhorita Kenyon tinha refutado Garstang, pois não fora encontrado nenhum resto da Idade do Bronze tardia, e, portanto, não teria existido nenhuma cidade que Josué pudesse capturar. "Os muros", citava o informe, "eram pelo menos mil anos mais antigos do que Garstang os havia datado". Ou, como indicava um informe característico: "Agora se sabe que os muros caídos que Garstang encontrou são mil anos demasiadamente mais antigos para poderem estar associados com o ataque de Josué."” É necessário fazermos algumas considerações sobre a matéria suplemento arqueológico: Considerando que Josué assumiu o comando após a morte de Moisés, conforme o livro de Josué 1:1-2. Considerando que o sistema de cronologia bíblico nos mostra que Moisés morreu com 120 anos, no ano 2708 desde a criação, no mês undécimo, e que os filhos de Israel prantearam 30 dias nas campinas de Moabe: e os dias de pranto do luto se cumpriram – Josué 4:17, e deu Josué ordem aos sacerdotes dizendo: sobe ao Jordão.

Josué 4:19 - Subiu, pois, o povo do Jordão no dia dez do mês primeiro do ano 2709 desde a criação; e alojaram-se em Gilgal, do lado oriental de Jericó.

Josué 5:10 - Estando, pois, os filhos de Israel acampados em Gilgal, celebraram a Páscoa no dia catorze do mês, à tarde, nas campinas de Jericó.

Josué 5:13-15 - Estando Josué ao pé de Jericó, levantou os olhos e olhou; eis que se achava em pé diante dele um homem que trazia na mão uma espada nua; chegou-se Josué a ele e disse-lhe: És tu dos nossos ou dos nossos adversários?

Respondeu ele: Não; sou príncipe do exército do Senhor e acabo de chegar. Então, Josué se prostrou com o rosto em terra, e o adorou, e disse-lhe: Que diz meu senhor ao seu servo?

Page 54: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

Carbono – 14 e o Carbono – Bíblico - 35

Respondeu o príncipe do exército do Senhor a Josué:

Descalça as sandálias dos pés, porque o lugar em que estás é santo. E fez Josué assim.

Josué 6:1-4 - Ora, Jericó estava rigorosamente fechada por causa dos filhos de Israel; ninguém saía, nem entrava.

Então, disse o SENHOR a Josué: Olha, entreguei na tua mão Jericó, o seu rei e os seus valentes.

Vós, pois, todos os homens de guerra, rodeareis a cidade, cercando-a uma vez; assim fareis por seis dias.

Sete sacerdotes levarão sete trombetas de chifre de carneiro adiante da arca; no sétimo dia, rodeareis a cidade sete vezes, e os sacerdotes tocarão as trombetas.

Josué 6:11-12 - Assim, a arca do SENHOR rodeou a cidade, contornando-a uma vez. Entraram no arraial e ali pernoitaram.

Levantando-se Josué de madrugada, os sacerdotes levaram, de novo, a arca do SENHOR.

Josué 6:14-17 - No segundo dia, rodearam, outra vez, a cidade e tornaram para o arraial; e assim fizeram por seis dias.

No sétimo dia, madrugaram ao subir da alva e, da mesma sorte, rodearam a cidade sete vezes; somente naquele dia rodearam a cidade sete vezes.

E sucedeu que, na sétima vez, quando os sacerdotes tocavam as trombetas, disse Josué ao povo: Gritai, porque o Senhor vos entregou a cidade!

Porém a cidade será condenada, ela e tudo quanto nela houver; somente viverá Raabe, a prostituta, e todos os que estiverem com ela em casa, porquanto escondeu os mensageiros que enviamos.

Josué 6:20-24 - Gritou, pois, o povo, e os sacerdotes tocaram as trombetas. Tendo ouvido o povo o sonido da trombeta e levantado grande grito, ruíram as muralhas, e o povo subiu à cidade, cada qual em frente de si, e a tomaram.

Page 55: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

36 -Cronologia Bíblica Comentada com datas exatas desde a criação do Mundo

Tudo quanto na cidade havia destruíram totalmente a fio

de espada, tanto homens como mulheres, tanto meninos como velhos, também bois, ovelhas e jumentos.

Então, disse Josué aos dois homens que espiaram a terra: Entrai na casa da mulher prostituta e tirai-a de lá com tudo quanto tiver, como lhe jurastes.

Então, entraram os jovens, os espias, e tiraram Raabe, e seu pai, e sua mãe, e seus irmãos, e tudo quanto tinha; tiraram também toda a sua parentela e os acamparam fora do arraial de Israel.

Porém a cidade e tudo quanto havia nela, queimaram-no; tão-somente a prata, o ouro e os utensílios de bronze e de ferro deram para o tesouro da Casa do Senhor. Portanto concluímos que o ano 2709 desde a criação é o ano 1019 a.C.. Se tomarmos por base o calendário Hebraico que está no ano 5762 que equivale ao nosso ano 2001. Se subtrairmos o ano do nascimento de Jesus, 3728 – 2709, teremos o ano 1019 a.C.. A própria Escritura traz a resposta para os cientistas, historiadores e arqueólogos, com datas exatas, afirmando que a cidade e tudo quanto nela havia, queimaram-no a fogo, bem como o muro foi derrubado no ano 2709 desde a criação, que convertido em antes de Cristo é o ano exato de 1019 a.C., portanto as autoridades da época que examinaram a cerâmica e as ruínas carbonizadas e os muros caídos, assinaram declarações junto a Garstang, confirmando a data de 1400 a.C.. O que é preciso rever esta afirmação, pois esta data não concorda com a cronologia bíblica que aparece em I Reis 6:1.

Page 56: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

Carbono – 14 e o Carbono – Bíblico - 37

“Garstang, afirmou também que Salomão reinou

provavelmente em torno do ano 961 a.C., se esta data é correta, o quarto ano do seu reinado seria aproximadamente o ano 957. Somando-se 480 anos, 1437 é a data mais provável da saída dos israelitas do Egito. Se levarmos em conta os quarenta anos que os israelitas passaram errantes no deserto, chegamos a data de 1397 a.C. para a destruição de Jericó; e isso esta claramente dentro dos limites.” Se considerarmos o que está escrito I Reis Cap 6:1 - No ano quatrocentos e oitenta, depois de saírem os filhos de Israel do Egito, no ano quarto do reinado de Salomão, no mês de zive (este é o mês segundo), começou a edificar a Casa do Senhor. A saída dos filhos de Israel foi no ano 2668 desde a criação, conforme o sistema de cronologia bíblico, e se somarmos 2668 + 480 teremos o ano 3148 desde a criação, que era o quarto ano do reinado de Salomão e o ano 580 a.C., se convertermos 3728 – 3148 = 580 a.C., portanto seus cálculos estão com uma diferença de 381 anos, mais de três séculos da verdadeira história. “Garstang, diz que 1437 é a data mais provável da saída dos israelitas do Egito.”

Se temos a data exata da saída do Egito, o ano 2668, que é o ano 1060 a.C., e a data dita por Garstang 1437, é só subtrairmos (1437 – 1060 = 337) obteremos a diferença de 337 anos da cronologia bíblica, o que dá um erro de mais de três séculos. Durante quase dois decênios houve constante oposição as conclusões de Garstang, e foram exercidas pressões para que se reexaminasse Jericó. E uma expedição britânica de arqueologia, fez uma análise da cidade mais antiga com carbono – 14, resultou em datas diferentes ± 5850, 6250, 6800, 7705, 7800, 8350, 5820 e 6880 a.C..

Page 57: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

38 -Cronologia Bíblica Comentada com datas exatas desde a criação do Mundo

O curioso é que quiseram que a cidade fosse a mais

antiga, que não êxitaram em colocar datas que tornasse a mais antiga, mas o que eles não sabiam é que com um verdadeiro sistema de cronologia bíblico que mostra datas exatas desde a criação do mundo com o primeiro homem criado por Deus, o qual chamou de Adão, foi há 5770 anos atrás. E se verificarmos todas as datas do carbono – 14, extrapolam o ano 5770 da criação de Adão. O que teria acontecido com o carbono – 14?

Page 58: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

5

ESBOÇO HISTÓRICO DA HUMANIDADE EM ORDEM CRONOLÓGICA

Na perspectiva dos antigos, a história é uma sucessão

de gerações, de modo que contar a história, é contar a história das famílias. Notemos que a geração humana transmite para cada novo ser humano a originalidade com que Deus criou Adão: à Sua própria imagem e semelhança. Para o Antigo testamento, ser feliz é viver bastante. Salientando a idade, o texto quer mostrar o seguinte: à medida que o mal cresce, o homem é menos feliz, ou seja, vive menos; antes do Dilúvio, viveram de setecentos a novecentos e sessenta e nove anos; depois do Dilúvio, viveram de duzentos a seiscentos anos; à partir de Abraão, viveram de cem a duzentos anos. No livro de Salmos, Cap. 90:9-10, está escrito: “Pois todos os nossos dias vão passando na tua indignação; acabam-se os nossos anos como um conto ligeiro. A duração da nossa vida é de setenta anos, e se alguns pela sua robustez, chegam a oitenta anos, o melhor deles é canseira e enfado, pois passa rapidamente, e nós voamos.”

Page 59: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

40 -Cronologia Bíblica Comentada com datas exatas desde a criação do Mundo

Gênesis 6:3 Então disse o Senhor: Não permanecerá o meu Espírito para sempre com o homem, pois este é mortal; os seus dias serão cento e vinte anos. Guinness Book 1995 O livro dos Recordes Página 79 – Longevidade no Japão 120 anos

Recordes Nacionais de Longevidade Autêntica

Estamos mostrando que a ordem cronológica desde a criação de Adão, Noé, o Dilúvio, os patriarcas Abraão, Isaque, Jacó, José, a entrada no Egito, por onde permaneceram um período de quatrocentos e trinta anos, o nascimento de Moisés, Saída do Povo do Egito, por onde andaram um período de quarenta anos no deserto, no início da conquista de Canaã, período dos Juízes, os Reinados desde Saul, Davi, Salomão, que construiu o templo e todos os seus sucessores até o rei Joaquim, quando foi levado cativo por setenta anos, até o 1º ano do Rei Ciro. Passamos pelo Rei Dario, Rei Assuero, Rei Artaxerxes, Rei Herodes e o Rei dos Reis e Senhor dos Senhores, o Rei Jesus.

Page 60: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

Esboço histórico da humanidade em ordem cronológica - 41

Há cinco mil setecentos e setenta anos, Deus criou o primeiro Homem, e pôs o nome de Adão, o qual viveu cento e trinta anos e gerou um filho à sua semelhança, conforme à sua imagem, e chamou o seu nome Sete. e foram os dias de Adão, depois que gerou Sete, mais oitocentos anos: e gerou filhos e filhas, e foram todos os seus dias novecentos e trinta anos e morreu no ano 930 desde a criação - “Gên Cap 5:1-5”. Adão

1º Dia da

Criação

130

235

325

395

460

622

687

874

+ 800

930

Deus criou também uma companheira para Adão, a qual Adão a chamou de Eva; os quais constituíram família, com o nascimento de Caim, Abel, Sete e algumas filhas. Caim matou seu irmão Abel, e fugiu para a terra de Node, e após alguns anos, veio a conhecer a sua irmã, a qual seria sua mulher, gerando um filho chamado Enoque. E a Enoque nasceu Irade, e Irade gerou a Meujael e Meujael gerou Metusael, e Metusael gerou Lameque. Lameque tomou para si duas mulheres: o nome duma era Ada, a qual gerou Jabal e Jubal, e o nome da outra era Zilá, a qual gerou Tubalcaim e uma filha chamada Naamã. Lameque confessa as suas mulheres que havia matado a Caim e Enoque. Com a morte de Abel, posteriormente a morte de Caim, só restou a Sete prosseguir a geração.

Page 61: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

42 -Cronologia Bíblica Comentada com datas exatas desde a criação do Mundo

Sete que havia nascido no ano cento e trinta depois da criação de Adão, passados mais cento e cinco anos, no ano duzentos e trinta e cinco, gerou um filho chamado Enos; e viveu Sete, depois que gerou Enos, 807 anos, e gerou filhos e filhas. E foram todos os dias de Sete 912 anos; e morreu no ano 1042 - “Gên Cap 4:25-56 e Cap 5:3-8”.

Sete

130

+ 105

235

.......................................

807

912

1042

Enos que nasceu no ano duzentos e trinta e cinco desde a criação, passados noventa anos, gerou um filho chamado Cainã; e viveu Enos, depois que gerou Cainã, 815 anos e gerou filhos e filhas, e foram todos os dias de Enos 905 anos e morreu no ano 1140 - “Gên Cap 5:6-11”. Enos

235

+ 90

325

..........................................

815

905

1140

Cainã que nasceu no ano trezentos e vinte e cinco, desde a criação, passados setenta anos, gerou um filho chamado Maalalel; e viveu Cainã 840 anos depois que gerou Maalalel, e gerou filhos e filhas. E foram todos os dias de Maalalel 910 anos; e morreu no ano 1235 - “Gên Cap 5:9-14”. Cainã

325

+ 70

395

........................................

840

910

1235

Page 62: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

Esboço histórico da humanidade em ordem cronológica - 43

Maalalel que nasceu no ano trezentos e noventa e cinco, desde a criação, passados sessenta e cinco anos, gerou a Jarede; e viveu Maalalel, depois que gerou a Jarede 830 anos e gerou filhos e filhas. E foram todos os dias de Maalalel 895 anos; e morreu no ano 1290 - “Gên Cap 5:12-17”. Maalalel

395

+ 65

460

...................................

830

895

1290

Jarede que nasceu no ano quatrocentos e sessenta, desde a criação, passados cento e sessenta e dois anos, gerou a Enoque; e viveu Jarede depois que gerou a Enoque, 800 anos e gerou filhos e filhas. E foram todos os dias de Jarede 962 anos e morreu no ano 1422 - “Gên Cap 5:15-20”. Jarede

460

+ 162

622

....................................

800

962

1422

Enoque que nasceu no ano seiscentos e vinte e dois, desde a criação, passados sessenta e cinco anos gerou a Matusalém; e andou Enoque com Deus, depois que gerou a Matusalém, 300 anos e gerou filhos e filhas. E foram todos os dias de Enoque 365 anos e Deus o levou para não ver a morte no ano 987 - “Gên Cap 5:18-24 / Lucas 3:37 / S.Judas 1:14 / Hebreus 11:5”. Enoque

622

+ 65

687

........................................

300

365

987

Page 63: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

44 -Cronologia Bíblica Comentada com datas exatas desde a criação do Mundo

Matusalém que nasceu no ano seiscentos e oitenta e sete, desde a criação, passados cento e oitenta e sete anos gerou a Lameque; e viveu Matusalém depois que gerou a Lameque, 782 anos; e gerou filhos e filhas. E foram todos seus dias 969 anos e morreu no ano 1656 - “Gên Cap 5:21-25 e 27”. Matusalém

687

+ 187

874

...............................

782

969

1656

Lameque que nasceu no ano oitocentos e setenta e

quatro, desde a criação, passados cento e oitenta e dois anos gerou a Noé; e viveu Lameque depois que gerou a Noé, 595 anos; e gerou filhos e filhas. E foram todos os dias de Lameque 777 anos e morreu no ano 1651 - “Gên Cap 5:28-31”.

Lameque

874

+ 182

1056

...............................

+ 595

777

1651

Noé que nasceu no ano mil e cinqüenta e seis, desde a criação, passados quinhentos anos gerou Sem, Cão e Jafé; Era Noé da idade de 600 anos quando veio o Dilúvio sobre a terra. E viveu Noé 350 anos. E foram todos os seus dias 950 anos e morreu no ano 2006 - “Gên Cap 5:28, 29-32 / Gên Cap 6:14 / Gên Cap 7:6,11,12 e 24 / Gên Cap 8:4-5, 13-14 / Gên Cap 9:28-29 / I Pedro 3:20 / II Pedro 2:5”.

Noé

1056

+ 500

1556

+ 100

1656

...................

+ 350

950

2006

Page 64: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

Esboço histórico da humanidade em ordem cronológica - 45

Sem que nasceu no ano mil quinhentos e cinqüenta e

seis, desde a criação, passados cento e dois anos gerou a Arfaxade; dois anos após o Dilúvio, e viveu Sem depois que gerou a Arfaxade, 500 anos; e gerou filhos e filhas. E foram todos os seus dias 602 anos e morreu no ano 2158 – “Gên Cap 5:29 / Gên Cap 6:10 / Gên Cap 11:10-11 / Gên Cap 7:13”.

Sem

1556

+ 102

1658

....................................

+ 500

602

2158

Arfaxade que nasceu no ano mil seiscentos e cinquenta e

oito, desde a criação, dois anos após o Dilúvio, que ocorreu quando Noé tinha seiscentos anos de idade, no ano de mil seiscentos e cinquenta e seis, e passados trinta e cinco anos gerou a Selá; e viveu Arfaxade, depois que gerou a Selá, 403 anos; e gerou filhos e filhas. E foram todos os seus dias 438 anos e morreu no ano 2096 – “Gên Cap 11:10-13”. Arfaxade

1658

+ 35

1693

..............................

+ 403

438

2096

Selá que nasceu no ano mil seiscentos e noventa e três,

desde a criação, passados trinta anos, gerou a Éber; e viveu Selá, depois que gerou a Éber, 403 anos e gerou filhos e filhas e morreu com 433 anos, no ano 2126 – “Gên Cap 11:12-15”. Selá

1693

+ 30

1723

.......................................

+ 403

433

2126

Page 65: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

46 -Cronologia Bíblica Comentada com datas exatas desde a criação do Mundo

Éber que nasceu no ano mil setecentos e vinte e três,

desde a criação, passados trinta e quatro anos gerou a Pelegue; e viveu Éber, depois que gerou a Pelegue, 430 anos e gerou filhos e filhas e morreu com 464 anos, no ano 2187 – “Gên Cap 11:14-17”. Éber

1723

+ 34

1757

.......................................

+ 430

464

2187

Pelegue que nasceu no ano mil setecentos e cinquenta e sete, desde a criação, passados trinta anos gerou a Reú; e viveu Pelegue, depois que gerou a Reú, 209 anos e gerou filhos e filhas e morreu com 239 anos, no ano 1996 – “Gên Cap 11:16-19”.

Pelegue

1757

+ 30

1787

.................................

+ 209

239

1996

Reú que nasceu no ano mil setecentos e oitenta e sete,

desde a criação, passados trinta e dois anos, gerou Serugue; e viveu Reú, depois que gerou a Serugue, 207 anos e gerou filhos e filhas e morreu com 239 anos, no ano 2026 – “Gên Cap 11:18-21”.

Reú

1787

+ 32

1819

.......................................

+ 207

239

2026

Page 66: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

Esboço histórico da humanidade em ordem cronológica - 47

Serugue que nasceu no ano mil oitocentos e dezenove,

desde a criação, passados trinta anos gerou a Naor; e viveu Serugue, depois que gerou a Naor, 200 anos e gerou filhos e filhas e morreu com 230 anos, no ano 2049 – “Gên Cap 11:20-23”.

Serugue

1819

+ 30

1849

.................................

+ 200

230

2049

Naor que nasceu no ano mil oitocentos e quarenta e

nove, desde a criação, passados vinte e nove anos gerou a Terá; e viveu Naor, depois que gerou a Terá, 119 anos e gerou filhos e filhas e morreu com 148 anos, no ano 1997 – “Gên Cap 11:22-25”. Naor

1849

+ 29

1878

......................................

+ 119

148

1997

Terá que nasceu no ano mil oitocentos e setenta e oito,

desde a criação, passados setenta anos gerou Abraão; e viveu Terá, depois que gerou a Abraão, 135 anos e morreu Terá em Harã, com 205 anos, no ano 2083 – “Gên Cap 11:24-27 e 32”. Terá

1878

+ 70

1948

.......................................

+ 135

205

2083

Page 67: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

48 -Cronologia Bíblica Comentada com datas exatas desde a criação do Mundo

Abraão que nasceu no ano mil novecentos e quarenta e

oito, desde a criação; duzentos e noventa e dois anos após o Dilúvio; e morreu com 175 anos de idade, no ano 2123 – “Gên Cap 11:26 / Gên Cap 12:4 / Gên Cap 16:16 / Gên Cap 17:24-25 / Gên Cap 21:5 / Gên Cap 25:7-8”.

Abraão

1948

+ 75

2023 + 86

2034 + 99

2047 +

100 2048 175 2123

Abraão que no ano dois mil e vinte e três, desde a criação, com setenta e cinco anos de idade, atendeu o chamado de Deus e saiu de Harã, para a terra de Canaã, onde o Senhor Deus apareceu a Abrão, e disse: à tua semente darei esta terra. E Abrão edificou ali um altar ao Senhor que lhe aparecera. E moveu-se dali para a montanha à banda do oriente de Betel ao ocidente, e Ai ao oriente; e edificou ali um altar ao Senhor e invocou o nome do Senhor. Como havia fome naquela terra, Abrão desceu para o Egito e voltou, juntamente com sua mulher e com tudo o que tinha, acompanhado de Ló.

Abrão era muito rico em gado, em prata e em ouro, não possuía herdeiro, então veio a palavra do Senhor a ele em visão; dizendo: “não temas, Abrão, eu sou o teu escudo, o teu grandíssimo galardão.” Então disse Abrão: “Senhor Jeová; que me hás de dar, pois ando sem filhos, e o mordomo da minha casa é o damasceno Eliézer?” Disse mais Abrão: eis que me não tens dado semente, e eis que um nascido na minha casa será o meu herdeiro. E veio a palavra do Senhor a Abrão, dizendo: este não será o teu herdeiro, mas aquele que de tuas entranhas sair, esse será o teu herdeiro. Então o levou fora, e disse: olha agora para os céus, e conta as estrelas, se as podes contar. E disse-lhe: Assim será a tua semente.

Page 68: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

Esboço histórico da humanidade em ordem cronológica - 49

E creu ele no Senhor, e foi-lhe imputado isto por justiça.

Abrão tinha setenta e cinco anos quando saiu de sua parentela e ao fim de dez anos que Abrão habitara na terra de Canaã. No início do décimo primeiro ano depois de ter saído de Harã para a terra de Canaã, com oitenta e seis anos de idade, Abrão teve um filho de Hagar, o qual recebeu o nome de Ismael, que nasceu, no ano dois mil e trinta e quatro desde a Criação. Sendo Abrão da idade de noventa e nove anos apareceu o Senhor a Abrão no Ano dois mil e quarenta e sete desde a criação, e, disse-lhe. Eu sou o Deus todo-poderoso ande em minha presença e sê perfeito. Então caiu Abrão sobre o seu rosto, e falou Deus com ele, dizendo: Quanto a mim, eis que meu concerto contigo é, e serás o pai de uma multidão de Nações. E não se chamará mais o teu nome Abrão, mas Abraão será o teu nome, porque por pai da multidão de nações te tenho posto. E era Abraão da idade de noventa e nove anos, quando lhe foi circundada a carne de seu prepúcio. E Ismael, seu filho, era da idade de treze anos, quando lhe foi circundada a carne de seu prepúcio – “Gên Cap 16:16 / Gên Cap 17:24-25 / Gên Cap 21:1-21 / Gên Cap 23:1-2 / Gên Cap 25:17”.

Nasceu

Tinha 13 anos quando

foi circuncidado

Tinha 14 anos

quando nasceu Isaque

Tinha 51 anos quando morreu Sara

Tinha 89 anos

quando morreu Abraão

Tinha 137 anos quando

morreu Ismael

2034

2047

2048

2085

2123

2171

Page 69: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

50 -Cronologia Bíblica Comentada com datas exatas desde a criação do Mundo

Neste mesmo dia foi circundado Abraão e Ismael seu filho, ambos foram circundados no Ano dois mil e quarenta e sete desde a Criação.

Abraão com cem anos de idade, no Ano dois mil e quarenta e oito desde a Criação, gerou a Isaque, o filho da velhice de Sara e Abraão – “Gên Cap 21:5 / Gên Cap 25:20-21, 26 / Gên Cap 35:28-29”.

Nasceu

Tinha 37 anos

quando Sara

morreu

Tinha 40 anos

quando casou-se

com Rebeca

Tinha 60 anos

quando nasceu Jacó e Esaú

Tinha 75 anos

quando morreu Abraão

Tinha 151 anos

quando nasceu José

Tinha 180 anos quando morreu

Isaque

2048

2085

2088

2108

2123

2199

2228

E Abraão circuncidou a Isaque, quando era da idade de oito dias, como Deus lhe tinha ordenado. E peregrinou Abraão na terra dos Filisteus muitos dias.

E aconteceu que Deus provou a Abraão, mandando que ele sacrificasse seu filho Isaque, o qual já sabia falar, pois Isaque falou a seu pai: Meu pai! Eis aqui o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto? E disse Abraão a Isaque: Deus proverá, para si o Cordeiro para o holocausto, meu filho. Abraão em obediência a Deus, levou seu filho para sacrificar, mas pela ação de Abraão por não ter negado seu único filho, demonstrou ser um homem temente a Deus, e o Senhor proveu o cordeiro para o holocausto. E o nome daquele lugar passou a chamar o Senhor proverá. Abraão tinha cento e quarenta anos de vida quando Isaque que tinha quarenta anos veio a tomar Rebeca por sua mulher, no ano dois mil e oitenta e oito desde a criação.

Page 70: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

Esboço histórico da humanidade em ordem cronológica - 51

Isaque era da idade de sessenta anos, quando sua

mulher, Rebeca, que por um período de vinte anos foi estéril, gerou a gêmeos: Jacó e Esaú, que nasceram no ano dois mil cento e oito desde a Criação. Jacó tinha noventa e um anos de idade, quando gerou a José que nasceu no ano dois mil cento e noventa e nove desde a criação. Jacó tinha cento e trinta anos de idade, quando desceu ao Egito, sendo José de trinta e nove anos, no ano dois mil duzentos e trinta e oito desde a criação.

Nasceu

Tinha 91 anos quando gerou

a José

Tinha 130 anos quando desceu para o Egito

Tinha 147 quando morreu

Jacó

2108

2199

2238

2255

José que nasceu no ano dois mil cento e noventa e nove desde a Criação, com dezessete anos de idade foi vendido pelos seus irmãos no ano dois mil duzentos e dezesseis desde a criação – “Gên Cap 30:23-24 / Gên Cap 39:1 / Atos 7:9 / Gên Cap 39:7,20 / Gên Cap 41:29 / Gên Cap 41:1,14,16 / Atos 7:10 / Gên Cap 45:6 / Atos 7:11-15 / Gên Cap 47:9 / Gên Cap 30:23-24 / Gên Cap 45:6 / Hebreus 11:22”.

Nasceu

Tinha 17

anos quando foi vendido ao Egito

Tinha 28 anos

quando foi preso p/ causa

da mulher

de Faraó

Tinha 30 anos

quando iniciou a grande fartura

no Egito

Terminou os 7

anos de fartura

no Egito e iniciou

os 7 anos de

fome

Tinha 39 anos,

quando havia

passados 02 anos de fome

Tinha 44 anos quando

terminou os 7

anos de fome no

Egito

Morreu com 110 anos

José

2199

2216

2227

2229

2236

2238

2243

2309

Page 71: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

52 -Cronologia Bíblica Comentada com datas exatas desde a criação do Mundo

José com vinte e oito anos de idade foi preso por causa da mulher de Faraó, no ano dois mil duzentos e vinte e sete, ficando preso por dois anos até o ano dois mil duzentos e vinte e nove, quando José interpretou o sonho de Faraó, que haveria sete anos de fartura e sete anos de fome, Faraó o constituiu governador do Egito. No ano dois mil duzentos e vinte e nove começou os sete anos de fartura que perdurou até o ano dois mil duzentos e trinta e seis desde a criação, no ano dois mil duzentos e trinta e oito, após dois anos de fome, José mandou chamar a Jacó, seu pai, que estava com 130 anos de idade, e José era da idade de 39 anos. Jacó desceu ao Egito com 70 pessoas e entrou com seu povo no ano dois mil duzentos em trinta e oito desde a criação. Jacó viveu dezessete anos no Egito e morreu, com cento e quarenta e sete anos de idade, no ano dois mil duzentos e cinquenta e cinco desde a criação. José tinha cinquenta e seis anos, quando seu pai morreu, e após a morte de Jacó, José viveu ainda mais cinquenta e quatro anos, e morreu com cento e dez anos no ano dois mil trezentos e nove desde a criação. Passados trezentos e cinquenta anos da entrada do povo de Israel no Egito, nasceu Moisés no ano dois mil quinhentos e oitenta e oito desde a criação – “Êx Cap 2:2,10 / Atos 7:20,23,35 / Êx Cap 2:11-12 / Êx Cap 7:7 / Êx Cap 12:40-41 / Deut 34:7”.

Nasceu

Com 40 anos

matou um egípcio.

Com 80 anos

tirou o Povo do

Egito.

Com 120 anos após ter andado 40 anos com o

povo pelo deserto, Moisés Morreu.

Moisés

2588

2628

2668

2708

Page 72: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

Esboço histórico da humanidade em ordem cronológica - 53

Moisés era filho de Anrão e sua mãe chamava Joquebede, e quando Moisés nasceu, vendo que ele era formoso escondeu-o três meses, e não podendo mais escondê-lo, tomou uma arca de juncos e a betumou, e pôs nela Moisés, colocando-o no rio, e a filha de Faraó desceu a lavar-se no rio, e viu a arca no meio dos juncos, e enviou a sua criada e a tomou. E abrindo-a, viu ao menino, e eis que o menino chorava, e moveu-se de compaixão dele, e disse: Dos meninos dos Hebreus é este. E a própria mãe do menino, Joquebede, criou a Moisés. E sendo o menino já grande, ela o trouxe à filha de Faraó, a qual o adotou; e chamou o seu nome Moisés, e disse: Porque das Águas o tenho tirado. Passados quarenta anos Moisés matou um Egípcio, e escondeu-o na areia, no ano dois mil seiscentos e vinte oito desde a criação. Passados mais quarenta anos, Moisés estava com oitenta anos de idade, quando apareceu o Anjo do Senhor em uma chama de fogo do meio duma sarça e olhou, e eis que a sarça ardia no fogo, e a sarça não se consumia. Deus fala a Moisés do meio da sarça: Tenho visto atentamente a aflição do meu povo, que está no Egito, e tenho ouvido o seu clamor por causa dos seus exatores, porque conheci as suas dores. E o clamor dos filhos de Israel chegou a mim, e também tenho visto a opressão com que os egípcios os oprimem. Vem agora, pois e eu te enviarei a Faraó, para que tires o meu povo (os filhos de Israel) do Egito. Então Moisés disse a Deus : Quem sou eu, que vá a Faraó e tire do Egito os filhos de Israel? E Deus disse: certamente serei contigo : e isto te será por sinal de que eu te enviei: Quando houveres tirado este povo do Egito, servireis a Deus, neste monte. Então disse Moisés a Deus: Eis que quando vier aos filhos de Israel, e lhes disser, o Deus de vossos pais me enviou a vós, e eles me disserem:

Page 73: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

54 -Cronologia Bíblica Comentada com datas exatas desde a criação do Mundo

Qual o seu nome? Que lhes direi? E disse Deus a Moisés: Eu Sou o que sou. Disse Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: Eu sou me enviou a vós. E Deus disse mais a Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel; O Senhor Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó me enviou a vós, e este é meu nome eternamente, e este é meu memorial de geração em geração. E Moisés tirou o povo do Egito, após um período de quatrocentos e trinta anos de habitação no Egito. Passados quatrocentos e trinta anos da entrada no Egito no ano dois mil duzentos e trinta e oito, naquele mesmo dia, todos os exércitos do Senhor saíram da terra do Egito no ano dois mil seiscentos e sessenta e oito desde a criação, e andaram pelo deserto por quarenta anos até a morte de Moisés no ano dois mil setecentos e oito desde a criação, quando Moisés morreu com 120 anos de idade, no quadragésimo ano da saída do povo de Israel do Egito.

No quadragésimo primeiro ano da saída dos filhos de Israel do Egito, após a morte de Moisés, Josué assume o comando, e após ter passado a seco o Rio Jordão, Josué circuncidou todo o povo que tinha saído do Egito, os varões, todos os homens de guerra, eram já mortos no deserto, pelo caminho, depois que saíram do Egito – “Gên Cap 46:26-27 / Êx Cap 2:2,10 / Êx Cap 12:37,40-41 / Atos 7:36 / Deut 34:7”.

Entrada 2238

+

350

Moisés Nasceu 2588

+ 80

Saída 2668

Deserto

+ 40

Moisés Morreu 2708

Porque todo o povo que saíra estava circundado, mas a nenhum do povo que nascera no deserto, pelo caminho, depois de terem saído do Egito, haviam circuncidado.

Page 74: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

Esboço histórico da humanidade em ordem cronológica - 55

Porque quarenta anos andaram os filhos de Israel pelo deserto, até se acabar toda a Nação, os homens de guerra, que saíram do Egito, que não obedeceram à voz do Senhor. Josué repartiu a terra que havia conquistado e veio a morrer com cento e dez anos de idade. Israel habitou trezentos anos em Hebrom, do quadragésimo ano até o ano trezentos e quarenta da saída do Egito. Do ano trezentos e quarenta da saída até o ano trezentos e noventa e sete da saída dos filhos de Israel do Egito, o povo viveu sob opressão dos filisteus. E os homens de Israel saíram de Mizpá, e perseguiram os filisteus, e os feriram até abaixo de Bete-Car. Então tomou Samuel uma pedra, e a pôs entre Mizpá e Sem, e chamou o seu nome Ebenézer, e disse: Até aqui nos ajudou o Senhor. Assim os filisteus foram abatidos, e nunca mais vieram aos termos de Israel, porquanto foi a mão do Senhor contra os filisteus todos os dias de Samuel. E as cidades que os filisteus tinham tomado de Israel foram restituídas a Israel, desde Ecrom até Gate, e até os seus termos Israel arrebatou de mão dos filisteus, e houve paz entre Israel e entre os amorreus. E Samuel julgou a Israel todos os dias de sua vida. E sucedeu que tendo Samuel envelhecido, constituiu a seus filhos por juízes sobre Israel, porém seus filhos não andaram pelos caminhos dele, antes se inclinaram a avareza, e tomaram presentes e perverteram o juízo. Então todos os anciãos de Israel se congregaram, e vieram a Samuel, a Ramá, e disseram-lhe: Eis que já estás velho, e teus filhos não andam pelos teus caminhos: constitui-nos pois agora um Rei sobre nós, para que ele nos julgue, como o tem todas as nações. Porém esta palavra pareceu mal aos olhos de Samuel, quando disseram: Dá-nos um Rei, para que nos julgue. E Samuel orou ao Senhor.

Page 75: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

56 -Cronologia Bíblica Comentada com datas exatas desde a criação do Mundo

E disse o Senhor a Samuel: ouve a voz do povo em tudo quanto te disseram, pois não têm rejeitado a ti, antes a mim me tem rejeitado, para eu não reinar sobre eles. O povo não quis ouvir a voz de Samuel, e disseram: não, mas haverá sobre nós um Rei – “I Samuel 8:19”. Então tomou Samuel um vaso de Azeite, e lhe derramou sobre a cabeça de Saul e o ungiu Rei, no ano trezentos e noventa e sete da saída do Egito, que era o ano três mil e sessenta e cinco desde a criação – “Atos 13:21 / I Samuel 10:1”.

Saul

Reinou 40 anos

Saída do Egito

397 a 436

Desde a criação

3065 a 3104

Saul reinou por quarenta anos, até o ano três mil cento e quatro desde a criação. E sucedeu que depois da morte de Saul, ungiram a Davi rei sobre à casa de Judá. Davi reinou em Hebrom, sobre a casa de Judá, sete anos e seis meses, e em Jerusalém reinou trinta e três anos sobre todo o Israel e Judá. Davi tinha trinta anos de idade quando começou a reinar no ano três mil cento e quatro desde a criação, e reinou quarenta anos até o ano três mil cento e quarenta e quatro desde a criação – “I Crônicas 3:4 / II Samuel 5:4-5”.

Davi

Reinou 40 anos

Saída do Egito

436 a 476

Desde a criação

3104 a 3144

Davi: morreu com setenta anos de idade, no ano quatrocentos e setenta e seis da saída do Egito.

Page 76: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

Esboço histórico da humanidade em ordem cronológica - 57

Com a morte do Rei Davi, Salomão, começou a reinar

no ano quatrocentos e setenta e seis da saída dos filhos de Israel do Egito, que era o ano três mil cento e quarenta e quatro desde a criação – “I Reis 6:1 / I Reis 11:42” .

Salomão

Reinou 40 anos

Saída do Egito

476 a 515

Desde a criação

3144 a 3183

E sucedeu que no ano quatrocentos e oitenta, depois de saírem os filhos de Israel do Egito, no ano quarto do reinado de Salomão sobre Israel, no mês de Zive (este é o mês segundo), começou a edificar a casa do Senhor, no ano três mil cento e quarenta e oito desde a criação. Salomão reinou quarenta anos, até o ano três mil cento e oitenta e três desde a criação.

Com a morte de Salomão, Roboão começou a reinar, e reinou dezessete anos, do ano três mil cento e oitenta e três desde a criação até o ano três mil cento e noventa e nove desde a criação – “I Reis 14:21,31”.

Roboão

Reinou 17 anos

Saída do Egito

515 a 531

Desde a criação

3183 a 3199

Page 77: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

58 -Cronologia Bíblica Comentada com datas exatas desde a criação do Mundo

Com a morte de Roboão, começou a reinar Abião, e

reinou três anos, do ano três mil cento e noventa e nove, até o ano três mil duzentos e um desde a criação – “I Reis 15:2 / II Crônicas 13:1-2”.

Abião

Reinou 3 anos

Saída do Egito

531 a 533

Desde a criação

3199 a 3201

Com a morte de Abião, começou a reinar Asa, e reinou

quarenta e um anos, do ano três mil duzentos e um desde a criação até o ano três mil duzentos e quarenta e um desde a criação – “I Reis 15:9-11”.

Asa

Reinou 41 anos

Saída do Egito

533 a 573

Desde a criação

3201 a 3241

Com a morte de Asa, começou a reinar Josafá, e reinou

vinte e cinco anos, do ano três mil duzentos e quarenta e dois, até o ano três mil duzentos e sessenta e seis desde a criação – “I Reis 22:41-42 / II Crônicas 20:31”.

Josafá

Reinou 25 anos

Saída do Egito

574 a 598

Desde a criação

3242 a 3266

Page 78: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

Esboço histórico da humanidade em ordem cronológica - 59

Jorão começou a reinar, reinando ainda seu Pai, Josafá,

no ano três mil duzentos e sessenta e três desde a criação e reinou oito anos, até o ano três mil duzentos e setenta desde a criação – “II Reis 8:16-17”.

Jorão

Reinou 8 anos

Saída do Egito

595 a 602

Desde a criação

3263 a 3270

Com a morte de Jorão, Acazias seu filho, reinou em seu

lugar, e reinou somente um ano, o ano três mil duzentos e setenta desde a criação – “II Reis 8:25-26”.

Acazias

Reinou 1 ano

Saída do Egito

602

Desde a criação

3270

Com a morte de Acazias, Atália mãe de Acazias,

começou a reinar, e reinou sete anos, do ano três mil duzentos e setenta, até o ano três mil duzentos e setenta e seis desde a criação – “II Reis 11:3-4”.

Atália

Reinou 7 anos

Saída do Egito

602 a 608

Desde a criação

3270 a 3276

Page 79: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

60 -Cronologia Bíblica Comentada com datas exatas desde a criação do Mundo

Com a morte de Atália, Joás começou a reinar e reinou

quarenta anos, do ano três mil duzentos e setenta e seis, até o ano três mil trezentos e quinze desde a criação – “II Reis 12:1 / II Crônicas 24:1-2,27”.

Joás

Reinou 40 anos

Saída do Egito

608 a 647

Desde a criação

3276 a 3315

Com a morte de Joás, Amazias começou a reinar e

reinou vinte e nove anos, do ano três mil trezentos e quinze, até o ano três mil trezentos e quarenta e três desde a criação – “II Reis 14:1-2,23”.

Amazias

Reinou 29 anos

Saída do Egito

647 a 675

Desde a criação

3315 a 3343

Com a morte de Amazias, começou a reinar Uzias, e

reinou cinquenta e dois anos, do ano três mil trezentos e quarenta e três, até o ano três mil trezentos e noventa e quatro desde a criação – “II Reis 15:2”.

Uzias ou Azarias

Reinou 52 anos

Saída do Egito

675 a 726

Desde a criação

3343 a 3394

Page 80: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

Esboço histórico da humanidade em ordem cronológica - 61

Com a morte de Uzias, começou a reinar Jotão, e reinou dezesseis anos, do ano três mil trezentos e noventa e quatro, até o ano três mil quatrocentos e nove desde a criação.

Jotão

Reinou 16 anos

Saída do Egito

726 a 741

Desde a criação

3394 a 3409

Com a morte de Jotão, começou a reinar Acaz, e reinou

dezesseis anos, do ano três mil quatrocentos e nove, até o ano três mil quatrocentos e vinte e quatro desde a criação – “II Reis 16:1-2”.

Acaz

Reinou 16 anos

Saída do Egito

741 a 756

Desde a criação

3409 a 3424

Com a morte de Acaz, começou a reinar Ezequias, e

reinou vinte e nove anos, do ano três mil quatrocentos e vinte e quatro, até o ano três mil quatrocentos e cinquenta e dois desde a criação – “II Reis 18:1-2”.

Ezequias

Reinou 29 anos

Saída do Egito

756 a 784

Desde a criação

3424 a 3452

Page 81: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

62 -Cronologia Bíblica Comentada com datas exatas desde a criação do Mundo

Com a morte de Ezequias, começou a reinar Manassés, e

reinou cinquenta e cinco anos, do ano três mil quatrocentos e cinquenta e dois, até o ano três mil quinhentos e seis desde a criação – “II Reis 21:1-2”.

Manassés

Reinou 55 anos

Saída do Egito

784 a 838

Desde a criação

3452 a 3506

Com a morte de Manassés, começou a reinar Amom, e

reinou dois anos, do ano três mil quinhentos e seis até o ano três mil quinhentos e sete desde a criação – “II Reis 21:19”.

Amom

Reinou 2 anos

Saída do Egito

838 a 839

Desde a criação

3506 a 3507

Com a morte de Amom, começou a reinar Josias, e

reinou trinta e um anos, do ano três mil quinhentos e sete ao ano três mil quinhentos e trinta e sete desde a criação – “II Reis 22:1 / II Reis 23:23-30”.

Josias

Reinou 31 anos

Saída do Egito

839 a 869

Desde a criação

3507 a 3537

Josias começou a reinar com oito anos de idade e com dezesseis anos começou a buscar a Deus, e celebrou a Páscoa no ano décimo oitavo do seu Reinado, que era o ano três mil quinhentos e vinte e cinco, Josias morreu no ano três mil quinhentos e trinta e sete desde a criação, com trinta e nove anos de idade.

Page 82: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

Esboço histórico da humanidade em ordem cronológica - 63

Com a morte de Josias, começou e reinar Joacaz, e

reinou três meses do ano três mil quinhentos e trinta e sete desde a criação – “II Reis 23:31 / II Crônicas 36:1-2”.

Joacaz

Reinou 3 meses

Saída do Egito

869

Desde a criação

3537

Com a morte de Joacaz, começou a reinar Eliaquim ou

Joaquim, e reinou onze anos, do ano três mil quinhentos e trinta e sete até o ano três mil quinhentos e quarenta e sete desde a criação – “II Reis 23:36”.

Eliaquim ou

Joaquim

Reinou 11 anos

Saída do Egito

869 a 879

Desde a criação

3537 a 3547

Page 83: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

64 -Cronologia Bíblica Comentada com datas exatas desde a criação do Mundo

Com a morte de Eliaquim ou Joaquim, começou a reinar

Joaquim, seu filho, e reinou três meses, em Jerusalém, Joaquim era da idade de dezoito anos, quando começou a reinar no ano três mil quinhentos e quarenta e sete desde a criação – “II Reis 24:8”.

Nabucodonozor 871 – 1º ano 872 – ano 1º 873 – ano 2º 874 – ano 3º 875 – ano 4º 876 – ano 5º 877 – ano 6º 878 – ano 7º

Joaquim

Reinou 3 meses

879 – ano 8º * II Reis 24:12

Desde a criação 3547

*E o Rei da Babilônia, Nabucodonozor, cercou a cidade

e a sitiou, e levou preso a Joaquim no ano oitavo do seu reinado. E tirou dali todos os tesouros da cada do Senhor, e os tesouros da casa do Rei : e vendeu todos os vasos de ouro, que fizera Salomão, Rei de Israel, no Templo do Senhor, como o Senhor tinha dito. E transportou a todos a Jerusalém, como também a todos os príncipes, e a todos os homens valorosos, dez mil presos, e a todos os carpinteiros e ferreiros : ninguém ficou senão o povo pobre da Terra. Assim transportou Joaquim a Babilônia, como também a mãe do Rei, e as mulheres do Rei, e os seus eunucos, e os poderosos da terra levaram presos para Babilônia.

Page 84: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

Esboço histórico da humanidade em ordem cronológica - 65

O Rei Nabucodonozor, Rei da Babilônia, estabeleceu a

Matanias, seu tio, Rei em seu lugar : e lhe mudou o nome em Zedequias.

Tinha Zedequias vinte e um anos de idade quando começou a reinar, e reinou onze anos, do ano três mil quinhentos e quarenta e sete até o ano três mil quinhentos e cinquenta e sete desde a criação – “II Reis 24:18”.

Zedequias

Reinou 11 anos

Saída do Egito

879 a 889

Desde a criação

3547 a 3557

Nabucodonozor, Rei da Babilônia, começou a reinar no

ano oitocentos e setenta e um da saída dos filhos de Israel do Egito, que era o ano três mil quinhentos e trinta e nove desde a criação – “II Reis 25:27 / II Crônicas 36:20 / Ezequiel 29:17 / Jeremias 52:31”.

Nabucodonozor

Reinou 45 anos

Saída do Egito

871 a 915

Desde a criação

3539 a 3583

Page 85: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

66 -Cronologia Bíblica Comentada com datas exatas desde a criação do Mundo

Reinou quarenta e cinco anos, sendo que no oitavo ano

do seu Reinado levou Joaquim preso para Babilônia, e no trigésimo sétimo ano do cativeiro de Joaquim, Evil Merodaque começou a reinar com a morte de seu pai, Nabucodonozor, no ano novecentos e quinze da saída dos filhos de Israel do Egito, que era o ano três mil quinhentos e oitenta e três desde a criação – “II Reis 25:27 / II Crônicas 36:20 / Jeremias 52:31”.

Evil

Merodaque

Reinou 27 anos

Saída do Egito

915 a 941

Desde a criação

3583 a 3609

E, Evil Merodaque, reinou vinte e sete anos, até o ano três mil seiscentos e nove desde a criação.

Belsazar, filho de Nabucodonozor, começou a reinar no ano três mil seiscentos e dez desde a criação e reinou quatro anos, até o ano três mil seiscentos e treze desde a criação – “Daniel 8:1”.

Belsazar

Reinou 4 anos

Saída do Egito

942 a 945

Desde a criação

3610 a 3613

Dario, Rei da Babilônia começou a reinar no ano três

mil seiscentos e treze, e reinou quatro anos, até o ano três mil seiscentos e dezesseis desde a criação – “Zacarias 7:1”.

Dario

Reinou 4 anos

Saída do Egito

945 a 948

Desde a criação

3613 a 3616

Page 86: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

Esboço histórico da humanidade em ordem cronológica - 67

Ciro, Rei da Pérsia, reinou quatro anos, do ano três mil

seiscentos e dezesseis, até o ano três mil seiscentos e dezenove – “Esdras 4:5 / Daniel 10:1”.

Ciro

Reinou 4 anos

Saída do Egito

*948 a 951

Desde a criação

3616 a 3619

*Do ano em que o Rei Joaquim, foi levado cativo, pelo Rei da Babilônia, Nabucodonozor, ano oitocentos e setenta e nove, ao ano novecentos e quarenta e oito da saída do Egito, foi um período de setenta anos.

Dario, Rei da Pérsia, reinou seis anos, do ano três mil seiscentos e dezenove ao ano três mil seiscentos e vinte e quatro desde a criação – “Esdras 6:15”.

Dario

Reinou 6 anos

Saída do Egito

951 a 956

Desde a criação

3619 a 3624

Assuero, Rei da Média Pérsia, reinou treze anos, do ano

três mil seiscentos e vinte e quatro até o ano três mil seiscentos e trinta e seis desde a criação – “Ester 3:7”.

Assuero

Reinou 13 anos

Saída do Egito

956 a 968

Desde a criação

3624 a 3636

Page 87: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

68 -Cronologia Bíblica Comentada com datas exatas desde a criação do Mundo

Artaxerxes, rei da Pérsia, reinou trinta e três anos, do

ano três mil seiscentos e trinta e seis ao ano três mil seiscentos e sessenta e oito desde a criação – “Neemias 5:14 / Neemias 13:6”.

Artaxerxes

Reinou 33 anos

Saída do Egito

968 a 1000

Desde a criação

3636 a 3668

Page 88: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

6

HOUVE PERÍODO INTERTESTAMENTÁRIO

OU INTERBÍBLICO?

“N o Livro o Mundo do Novo Testamento, de J. I.

Packer, Editora Vida, no tópico História do Novo Testamento, na página 9, está escrito: Os quatrocentos anos decorridos desde a profecia de Malaquias até vinda de Cristo, são conhecidos como período intertestamentário. Os livros de Macabeus, que descrevem a revolta Macabéia e o caos na Palestina, e os escritos de Josefo, historiador do primeiro século da era Cristã, são as principais fontes sobre este período.” No Livro de J. Cabral, Introdução Bíblica, na página 138, está escrito: “De Malaquias a Mateus, encontramos um silêncio divino de quatro séculos. Nesse período, chamado interbíblico, por se localizar entre os dois testamentos, Deus, não falou por meio de profetas, nem pela palavra escrita, preparando o mundo para o nascimento de Jesus.”

Page 89: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

70 -Cronologia Bíblica Comentada com datas exatas desde a criação do Mundo

Na Bíblia de referência Thompson, Editora Vida - 1997, encontramos na página 1385, um intervalo entre o Antigo e o Novo Testamento, de quatrocentos anos. E o que chama a atenção é uma nota que diz: “Há considerável incerteza quanto às datas exatas de grande parte da história da Bíblia”. Na página 1375 está escrito: “A história do intervalo do Antigo e o Novo Testamento é às vezes considerada como trivial, já que durante esse período nenhum profeta falou inspirado por Deus”. Esse período é também conhecido como “Os séculos de silêncio”. Sem dúvida o conhecimento tanto dos eventos importantes, como a literatura da época é de grande valor, por que eles constituem um pano de fundo para a vinda e vida de Cristo. Thompson disse na sua nota que há considerável incerteza quanto às datas exatas de grande parte da história da Bíblia, e isso motivou o Autor deste livro a estudar o assunto e criar um sistema de cronologia, com exatidão, entendendo que o período interbíblico ou intertestamentário, período esse de quatrocentos anos, na verdade é um período de erros acumulados por Flávio Josefo, e que no resultado final somando todos os anos desde a criação, daria, cinco mil setecentos e sessenta e cinco anos, que é o ano que os Judeus estão desde a criação de Adão, e se somarmos mais quatrocentos anos teremos seis mil cento e sessenta e cinco anos de história, o que contraria a própria história da humanidade. O sistema cronológico, mostra que não houve período interbíblico, pois no Livro de Lucas Cap 16:16 diz: “A lei e os profetas duraram até João Batista, desde então é anunciado o reino de Deus, e todo o homem emprega força para entrar nele”.

Page 90: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

Houve período intertestamentário ou interbíblico? - 71

Os Teólogos aceitam os livros apócrifos como material de valor literário e histórico, livros de qualidade inferiores, que se revelam indignos de ocupar um lugar nas Sagradas Escrituras. No Livro de João Cap 8:31-32, Jesus dizia pois aos Judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos; E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. Veja o que está escrito no Livro O Período Interbíblico - 400 Anos de Silêncio Profético, de ENÉAS TOGNINI- 1.951- páginas 12 - 13 - 18 - 20 : A Bíblia nos fala de Abraão o Patriarca, porém não menciona data. A Arqueologia hoje pode provar que Abraão viveu de 2.100 a 1.925 a.C, Moíses o grande libertador nasceu em 1.520 e morreu em 1.400 a.C. Saul reinou aproximadamente 1.025 a.C , Davi reinou 1.010 a.C, e Salomão reinou 987 a.C , que o Reino de Judá foi levado para o cativeiro Babilônico mais ou menos em 622 a.C. A Literatura, isto é, as fontes de informações para estudos desse Período vêm-nos da Bíblia, de Josefo e dos Apócrifos. A Bíblia, sobre tais sucessos, pouco nos informa, portanto as fontes exclusivas são Flávio Josefo e os Apócrifos. Josefo, sem dúvida, é um grande historiador. Suas obras ainda hoje são estudadas com carinho e prestam inestimáveis auxílios à História do Período Interbíblico, finaliza ENÉAS TOGNINI. Conclusão : Há dois tipos de Homens : o Prudente é aquele que construiu a sua casa na rocha , usando tão somente a Palavra de Deus; o insensato é aquele que menosprezando a Palavra de Deus , prefere acreditar em fontes Humanas, construindo a sua casa na areia . E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e foi grande a sua queda. Mateus Cap 7: 24 -27.

Page 91: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

72 -Cronologia Bíblica Comentada com datas exatas desde a criação do Mundo

ERRAIS , ERRAIS , ERRAIS , ERRAIS , NÃO CONHECENDONÃO CONHECENDONÃO CONHECENDONÃO CONHECENDO AS ESCRITURAS,AS ESCRITURAS,AS ESCRITURAS,AS ESCRITURAS, NEM O PODER NEM O PODER NEM O PODER NEM O PODER

DE DEUSDE DEUSDE DEUSDE DEUS

Mateus 22,29Mateus 22,29Mateus 22,29Mateus 22,29

Page 92: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

7

DATA DO

NASCIMENTO E MORTE DE

JESUS

Encontramos nas Sagradas Escrituras, em livros,

revistas, publicações em geral, a afirmação de que Jesus nasceu em “4”a. C. , “5” a. C. , “6”a. C., “ + ou - 5” a. C. , “+ ou - 6” a. C. Na Bíblia Thompson, na página 1440, encontramos o nascimento de Jesus 4 ou 5 a. C. Na Bíblia Sagrada, Edição Contemporânea de Almeida, Edição 1996, Editora Vida, na página 56 e 57 há uma pergunta.

Como poderia Jesus nascer cinco anos antes do seu nascimento? As datas exatas do nascimento e morte de Jesus não se sabem com absoluta precisão. No livro de história total 1, Brasil: Período Colonial, livro do professor, Editora Ática, 1998 de José Jobson Arruda, professor titular de história moderna do departamento de história da Universidade de São Paulo, na página 17 está escrito: “Usamos naturalmente a idéia de ano sobretudo em relação ao nosso nascimento.

Page 93: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

74 -Cronologia Bíblica Comentada com datas exatas desde a criação do Mundo

Mas quando começou a contagem de tempo em anos? Quando começou o ano 1? Entre nós, o ano 1 é o nascimento de Cristo. O tempo que existiu antes de Cristo é assim escrito: a.C. por exemplo: 2500 a.C.. O tempo posterior ao nascimento de Cristo é escrito com d.C. (depois de Cristo) ou sem nenhuma indicação. Assim 1996, esta forma de contar o tempo é a mais usada hoje em dia no mundo inteiro. Mas há sociedades que adotam uma cronologia diferente. Os Mulçumanos usam como marco inicial a hégira, data da fuga de Maomé da cidade santa de Meca, ocorrida em 16 de julho de 622 da era Cristã. Os Judeus começaram a contagem do tempo com o ano que eles acreditam ter sido o da criação do mundo. Assim, o nascimento de Cristo corresponde ao ano 3761 do calendário Judaico.” Na verdade o sistema de cronologia bíblico, veio para responder perguntas como estas. Jesus, não nasceu no ano 4 a. C., 5 a. C. ou 6 a. C. Jesus nasceu no ano 3728 desde a criação e viveu 33 anos, morrendo no ano 3761, mas ressuscitou e subiu aos céus, conforme as Escrituras. A Era Hebraica, começa a contar em 3761 desde a criação, como sendo o ano de marco para o seu calendário, podemos afirmar com absoluta certeza que estamos a 2009 anos depois da morte e ressurreição de Jesus, e a 2042 anos depois do seu nascimento. Podemos afirmar também que a morte do Rei Herodes, o Grande, Rei da Judéia, foi no mesmo ano em que Jesus nasceu, o que vem de encontro com o que esta escrito na Bíblia Thompson página 1385, que diz: “Herodes, o Grande foi o Rei da Judéia, nos dias de Augusto, seu domínio expandiu-se até incluir um território considerável ao leste do Jordão.

Page 94: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

Data do nascimento e morte de Jesus - 75

No tempo em que Cristo nasceu, Herodes era o governador de toda a Palestina. Com a sua morte, possivelmente ocorrido no mesmo ano do nascimento de Jesus, sua província foi divida entre seus filhos.” O ano 3761 desde a criação é o primeiro ano que marca o evento, ano esse incompleto, sabendo-se que toda data comemorativa, tem que ser datas com períodos completos, de 365 dias, para ser comemorada. Então temos como ano primeiro da morte e ressurreição de Jesus o ano 3762, que começou a ser usada como o “1º d.C.” que significa o ano primeiro (ano completo) sem Cristo na Terra. O que se comemorou o início do segundo Milênio em 4762 e o início do terceiro Milênio em 5762 do calendário Hebraico e 2001 do calendário Brasileiro. Lembrando que o nosso ano 2009 corresponderá ao ano 5770 do calendário Hebraico.

Page 95: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

Data do nascimento e morte de JesusData do nascimento e morte de JesusData do nascimento e morte de JesusData do nascimento e morte de Jesus - 75a

Quadro bíblico científico cronológico exato “ Indaléssio ’’

Fonte Dia Dia semana 1º Mês Abibe Ano 3.761 Marcos 14:1 12 Domingo

13 Segunda-feira Levítico 23: 5 14 Terça- feira Páscoa I corintios 15:4 15 Quarta-feira Azímos Lucas 23:54-56 16 Quinta-feira Preso

17 Sexta-feira crucificado Morto 18 Sábado sepultado

Atos 1:3 1 19 Domingo Ressuscitou Marc 16:2

1 ª Aparição S. J 20:24

2 20 Segunda-feira

3 21 Terça- feira

4 22 Quarta-feira

5 23 Quinta-feira

6 24 Sexta-feira

7 25 Sábado 8 26 Domingo à Tomé 2 ª Aparição

S. J 20:26 9 27 Segunda-feira 10 28 Terça- feira 11 29 Quarta-feira 12 30 Quinta-feira

Page 96: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

Data do nascimento e morte de JesusData do nascimento e morte de JesusData do nascimento e morte de JesusData do nascimento e morte de Jesus - 75b

13 01 Sexta-feira 2º Mês Zive 14 02 Sábado 15 03 Domingo 16 04 Segunda-feira 17 05 Terça- feira 18 06 Quarta-feira 19 07 Quinta-feira 20 08 Sexta-feira 21 09 Sábado 22 10 Domingo 23 11 Segunda-feira 24 12 Terça- feira 25 13 Quarta-feira 26 14 Quinta-feira 27 15 Sexta-feira 28 16 Sábado 29 17 Domingo 30 18 Segunda-feira 31 19 Terça- feira 32 20 Quarta-feira 33 21 Quinta-feira 34 22 Sexta-feira 35 23 Sábado 36 24 Domingo 37 25 Segunda-feira 38 26 Terça- feira

Page 97: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

Data do nascimento e morte de JesusData do nascimento e morte de JesusData do nascimento e morte de JesusData do nascimento e morte de Jesus - 75c

39 27 Quarta-feira Atos 1:9 40 28 Quinta-feira Ascensão de

Jesus 3ª Aparição

de Jesus 41 29 Sexta-feira 42 30 Sábado 43 01 Domingo 3 º Mês Sivã 44 02 Segunda-feira 45 03 Terça- feira 46 04 Quarta-feira 47 05 Quinta-feira 48 06 Sexta-feira 49 07 Sábado

Atos 2:1 50 08 Domingo Pentecostes Jesus envia o Espírito Santo

Conclusão: A data exata da morte de Jesus, foi numa Sexta – feira às 15:00 horas do dia 17, do primeiro mês ( Abibe ) do ano 3.761. A data exata da ressurreição de Jesus , ocorreu num Domingo , no dia 19, do primeiro mês ( Abibe ) do ano 3.761. A data exata da ascensão de Jesus , foi 40 dias depois da sua ressurreição , numa Quinta – feira , dia 28, do segundo mês ( Zive ) do ano 3.761. A data exata do Pentecostes , quando Jesus enviou o Espírito Santo , foi 50 dias depois da sua ressurreição, num domingo , dia 08, do terceiro mês ( Sivã ) do ano 3.761.

Page 98: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

Data do nascimento e morte de JesusData do nascimento e morte de JesusData do nascimento e morte de JesusData do nascimento e morte de Jesus ---- 75d75d75d75d

Astrônomos anunciam datas exatas da morte e da ressurreição de Jesus

Notícia Internacional - http://www.ufogenesis.com.br/

03/10/ 2003 – Uma dupla de astrônomos da Romênia anunciou ter dados precisos sobre a data e hora exata da morte de Jesus Cristo e também a hora da sua milagrosa ressurreição, informa o site mundomatero. Os astrônomos iviu Mircea e Tiberiu Oproiu, do Astronomic Observatory Institute de Rumania, fizeram uma investigação aprofundada para estabelecer, de uma vez por todas, as datas e horas exatas de dois dos maiores eventos relacionados com Jesus Cristo: sua morte e ressurreição.

Page 99: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

Data do nascimento e morte de JesusData do nascimento e morte de JesusData do nascimento e morte de JesusData do nascimento e morte de Jesus - 75e

Para determinar essas datas e horários os astrônomos usaram relatos bíblicos e um programa de computador. A Bíblia menciona, entre outros dados astronômicos, que houve um eclipse solar durante a crucificação de Jesus Cristo que, segundo os cálculos científicos, ocorreu em 33 A.C.

..........................

Então vamos conferir as Escrituras Sagradas, para sabermos se realmente os astrônomos estão certos ?

Está escrito no Livro de S. Marcos Capitulo 15 : 34 à 37 34 E, à hora nona ( às 15:00 h ), bradou Jesus em alta voz: Eloí, Eloí, lamá, sabactani? que, traduzido, é: Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? 37 Mas Jesus, dando um grande brado, expirou. No Livro de Marcos Cap 14:1 escrito está: “ E dali a dois dias era a páscoa “páscoa “páscoa “páscoa “ , e a festa dos pães asmos; e os principais dos sacerdotes e os escribas buscavam como o prenderiam com dolo, e o matariam. Se dali a dois dias era a páscoa ,páscoa ,páscoa ,páscoa , então era o dia 12, Domingo, e dali a dois dias era dia 14, Terça – feira, a Páscoa, e dia 15 Quarta-Feira a Festa dos Pães azimos.

Page 100: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

Data do nascimento e morte de JesusData do nascimento e morte de JesusData do nascimento e morte de JesusData do nascimento e morte de Jesus - 75f

Veja temos um marco, ou ponto de partida, ou ponto de referência : A primeira Páscoa , foi celebrada no dia 14 do primeiro mês( Abibe ) do ano 2.668 desde a Criação, por Moíses . Sendo que a última páscoa foi celebrada, no dia 14, numa Terça-feira, do primeiro mês ( Abibe ) do ano 3.761 desde a Criação, por Jesus. L ucas 24:44 E disse-lhes: São estas as palavras que vos disse estando ainda convosco: Que convinha que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na lei de Moíses, e nos profetas, e nos salmos. Jesus não mudou a Lei , mas sim à cumpriu , celebrando a páscoa, conforme está escrito no livro de Mateus 5: 17 ; Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar ( anular ) , mas cumprir. LEVíTICO [23] 5 No mês primeiro, aos catorze do mês, pela tarde, é a páscoa do Senhor.

Page 101: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

Data do nascimento e morte de JesusData do nascimento e morte de JesusData do nascimento e morte de JesusData do nascimento e morte de Jesus - 75g

LIVRO: MARCOS [14] 12 Ora, no primeiro dia dos pães ázimos , quando imolavam a páscoa, disseram-lhe seus discípulos: Aonde queres que vamos fazer os preparativos para comeres a páscoapáscoapáscoapáscoa? 17 E chegada a tarde, foi com os doze. A tarde do dia 16 Quinta – feira. 27 Disse-lhes Jesus: Todos vós esta noite vos escandalizareis em mim; porque escrito está: Ferirei o pastor, e as ovelhas se dispersarão. 30 Replicou-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje, nesta noite, antes que o galo cante duas vezes, três vezes, tu Pedro, me negarás. hoje Quinta feira , nesta noite do dia 16. LIVRO: MARCOS [15] 1 Logo “ ao amanhecer “, os principais dos sacerdotes, com os anciões, e os escribas, e todo o sinédrio, tiveram conselho; e, ligando Jesus , o levaram e entregaram a Pilatos. “ ao amanhecer do dia 17 Sexta - feira “ 24 Então o crucificaram, e repartiram entre si as vestes dele, lançando sortes sobre elas para ver o que cada um levaria.

Page 102: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

Data do nascimento e morte de JesusData do nascimento e morte de JesusData do nascimento e morte de JesusData do nascimento e morte de Jesus - 75h

25 E era a hora terceira quando o crucificaram. A hora terceira : às 09:00 horas da manhã do dia 17. 33 E, chegada a hora sexta , houve trevas sobre a terra, até a hora nona . A hora sexta às 12:00 horas , houve trevas sobre a terra, até “ a hora nona : às 15:00 horas da tarde do dia 17 “ . 34 E, à hora nona , bradou Jesus em alta voz: Eloí, Eloí, lamá, sabactani? que, traduzido, é: Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? 37 Mas Jesus, dando um grande brado, expirou, expirou, expirou, expirou. , à hora nona : às 15:00 horas do dia 17, morreumorreumorreumorreu Jesus. 42 E, chegada a tarde , porquanto era o dia da preparação, isto é, a véspera do sábado, a tarde da sexta - feira, dia 17 , véspera do sábado dia 18. 43 José de Arimatéia, ilustre membro do sinédrio, que também esperava o reino de Deus, cobrando ânimo foi Pilatos e pediu o corpo de Jesus. 44 Admirou-se Pilatos de que já tivesse morrido; e chamando o centurião, perguntou-lhe se, de fato, ” havia morrido . “ na tarde da sexta - feira, dia 17” .

Page 103: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

Data do nascimento e morte de JesusData do nascimento e morte de JesusData do nascimento e morte de JesusData do nascimento e morte de Jesus - 75i

45 E, depois que o soube do centurião, cedeu o cadáver a José de Arimatéia ; 46 o qual, tendo comprado um pano de linho, tirou da cruz o corpo, envolveu-o no pano e o depositou num sepulcro aberto em rocha; e rolou uma pedra para a porta do sepulcro. LIVRO: MARCOS [16] 1 E, “ passado o sábado “ , Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago, e Salomé, compraram aromas para irem ungi-lo. “ passado o sábado, dia 18 “ , 2 E, “ no primeiro dia da semana “ , foram ao sepulcro , de manhã cedo , ao nascer do sol. “ no primeiro dia da

semana , no Domingo, dia 19 “

3 E diziam umas às outras: Quem nos revolverá a pedra da porta do sepulcro? 4 Mas, levantando os olhos, notaram que a pedra, que era muito grande, já estava revolvida; 5 e entrando no sepulcro, viram um moço ( anjo ) sentado à direita, vestido de alvo manto; e ficaram atemorizadas.

Page 104: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

Data do nascimento e morte de JesusData do nascimento e morte de JesusData do nascimento e morte de JesusData do nascimento e morte de Jesus - 75j

Jesus foi crucificado e morto no dia 17 e ressuscitou Jesus foi crucificado e morto no dia 17 e ressuscitou Jesus foi crucificado e morto no dia 17 e ressuscitou Jesus foi crucificado e morto no dia 17 e ressuscitou no dia 19. no dia 19. no dia 19. no dia 19. LIVRO: MATEUS [16] 21 Desde então começou Jesus Cristo a mostrar aos seus discípulos que era necessário que ele fosse a Jerusalém, que padecesse muitas coisas dos anciãos, dos principais sacerdotes, e dos escribas, e ser morto, e ressuscitar ao terceiro dia . Jesus, apareceu após sua ressurreição para: Lucas 24:10 Maria madalena; Joana; Maria, mãe de Thiago; E outras; Lucas 24:13-18 , Cleófas; e um outro; Lucas 24:34, Simão , Lucas 24:36 Aos 11 discípulos; S. João 20:24-26 , Tomé , S. João 21:1-2 Simão Pedro; Tomé, Natanael , João e Tiago , filhos de Zebedeu , e a outros dois de seus discípulos. E já era a terceira vez que Jesus se manifestava aos seus discípulos depois de ter ressuscitado dos mortos. S.João 21:14 Mais de 500 irmãos , Tiago; para todos os Apóstolos; por derradeiro apareceu a Saulo de Tarso ( Paulo ) .... I corintios 15: 4-8 .

Page 105: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

76 -Cronologia Bíblica Comentada com datas exatas desde a criação do Mundo

OS SABIOS HERDARÃO HONRA ,

MAS OS LOUCOS TOMAM SOBRE SI

CONFUSÃO.

PROVÉRBIOS 3, 35

Veja o que está escrito na Bíblia de Jerusalém –Edição Paulus-

Introdução ao Pentateuco, na página 27 : A Tarefa do Historiador Moderno é confrontar esses dados da

Bíblia com os fatos da História Geral. “No tocante à data do Êxodo, não podemos confiar nas

indicações cronológicas de I Reis 6,1 e Juízes 11,26, que são secundárias e provêm de cômputos artificiais.”

Menosprezaram a Palavra de Deus, e preferiram ter como fonte principal a arqueologia, que sempre esta querendo encontrar a múmia mais antiga, para deixarem seus nomes para a história , mas esquecem que quanto mais antigas nomearem seus achados, mais fogem da verdadeira História que encontra-se registrado no Cartório Bíblico, nas páginas da Bíblia Sagrada.

Page 106: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

8

SEM CONFUSÃO: ESTAMOS NO ANO 2009 A CONTAR DO NASCIMENTO DE JESUS OU A CONTAR DA SUA MORTE?

Os calendários surgiram em decorrência dos

fenômenos naturais – dia e noite, as fases da lua, o ciclo das estações, o que já na Antigüidade deu origem aos conceitos de dia, mês e ano, a palavra vem do latim calendas, modo como os romanos referiam-se ao começo do mês. A palavra calendário passa a significar Livro de Contas.

A Revista Super Interessante, Editora Abril, na matéria publicada por Denis Russo Burgiermanm em dezembro de 1999, nas páginas 31 a 35, diz que o mundo celebra os 2000 anos do nascimento de Cristo. O Sistema de Cronologia da Bíblia, nos mostra que em 1999, estaríamos comemorando os 2000 anos da Morte e Ressurreição de Cristo, e não do nascimento. A extinta civilização Maia, que floresceu no México e na América Central, entre os séculos III e IV, tinha calendário notável com o ano de 365 dias. Assim como os judeus, sua era começava com a Criação do Universo, sendo curioso é que essa data da criação não difere da estabelecida pelos judeus.

Page 107: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

78 -Cronologia Bíblica Comentada com datas exatas desde a criação do Mundo

A construção do mundo continua sendo um assunto

polêmico, mesmo na era em que as informações são acessadas em frações de segundos, o segredo sobre as datas, continua um enigma, e como num discurso trazemos a matéria da Revista Isto É, de 7 de maio de 1997, nas páginas 60 e 61 – Confusão do Milênio, que mais uma vez temos à nossa frente um erro matemático sobre o início do século XXI, e a explicação retoma ao ano 46 a.C., quando na Roma antiga Júlio César instituiu um novo calendário, denominado Juliano. Porém o ano Juliano mostrou-se com falhas de alguns minutos a mais, que se torna transformando em dias, daí no século VI, constaram-se que o início da Primavera de 21 de março no Hemisfério Norte, já não mais implicava com o início da estação e a data da Páscoa, que deveria coincidir com a primeira Lua Cheia, após a primavera. O abade romano, Dionysius Exigius, passa a elaborar um Calendário cristão, o ano do nascimento de Cristo, como sendo 1.a.D (ano Domini), porém ninguém nasce com um ano, falha dos algarismos romanos que não tem o zero. Veja o que diz o Livro Revelação – Seu Grandioso Clímax Está Próximo!, da Editora Watch Tower Bible And Tract Societ Of New York, Inc. Internacional Bible Students Association – Brooklin, New York – USA, Edição 1988 – 1989, na página 105, assim está escrito: “Providencialmente, esses estudantes da Bíblia não se haviam dado conta de que não existe ano zero entre “a.C” (antes de Cristo) e “EC” (Era de Cristo) ou “AD” (Ano Domini). Mais tarde, quando uma pesquisa foi feita tornou-se necessário ajustar 606 a.C para 607 AEC (Ano da Era de Cristo), eliminou-se também o ano zero.

A Revista Veja, de 22 de maio de 1996, na página 49, comenta:

Page 108: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

Estamos no ano 2003 a contar do nascimento de Jesus ou a contar da sua morte? 79

“O Calendário gregoriano, do papa Gregório XIII, em 1582, reforma o Calendário Juliano, e decretou que o dia posterior a 4 de outubro daquele ano seria 15 de outubro e outras mudanças sucederam-se, porém muitos países só adotaram o novo calendário em 1752.

No Calendário Romano, o dia se estendia de uma meia noite a outra.

Para os Judeus, o dia natural era do nascer do sol ao pôr do sol, e a noite natural, do pôr do sol ao nascer do sol, o que é mais lógico e racional. Até hoje, muitos países preservam seus calendários religiosos, para os judeus o ano 2000 foi o ano 5760, que começou em 3761 a.C., quando o mundo foi criado conforme o judaísmo.” Os nossos estudos porém, apontam que o ano 2009 que comemoramos, será o ano 5770 em Israel, e o ano judaíco teve início em 3761, quando Jesus Cristo morreu e ressuscitou, sendo o tempo de Cristo (TC) os seus 33 anos de vida, do ano 3728 do seu nascimento ao ano 3761 quando o crucificaram, e começou-se a contar esta data como o marco para a história do Cristianismo, sendo este ano (3761) o primeiro ano da sua morte e ressurreição, e o ano primeiro (completo com 365 dias), o ano 3762.

Page 109: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

80 -Cronologia Bíblica Comentada com datas exatas desde a criação do Mundo

PORQUE MIL ANOS SÃO AOS TEUS OLHOS COMO O DIA DE ONTEM

QUE PASSOU, E COMO A VIGÍLIA DA NOITE.

SALMOS 90,4

Page 110: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

9

CALENDÁRIO

EQUIVALÊNCIA

Comemoramos em Janeiro Ano Novo d.C

Calendário Brasileiro

Comemoram em Setembro Ano Novo desde a criação

Calendário Judaico 2001 5762

2002 5763

2003 5764

2004 5765

2005 5766

2006 5767

2007 5768

2008 5769

2009 5770 2010 5771

2011 5772

2012 5773

2013 5774

2014 5775

2015 5776

2016 5777

2017 5778

2018 5779

2019 5780

2020

5781

Page 111: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

82 -Cronologia Bíblica Comentada com datas exatas desde a criação do Mundo

E, assim por diante, até.......

EQUIVALÊNCIA

Comemoramos em Janeiro Ano Novo d.C

Calendário Brasileiro

Comemoram em Setembro Ano Novo desde a criação

Calendário Judaico 2030 5791 2040 5801 2050 5811 2100 5861 2200 5961 2300 6061 2400 6161 2500 6261 2600 6361 2700 6461 2800 6561 2900 6661 3000 6761 3239 7000

3240

7001

Page 112: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

10

BÍBLIA X

CIÊNCIA?

ou

CRIAÇÃO X

EVOLUÇÃO?

“A Revista Galileu, Editora Globo, Edição Especial

de 10 anos, nº 121, de agosto de 2001, na página 30 a 33, publicou a seguinte matéria: “Eles querem Deus na ciência – Como os criacionistas explicam a origem do mundo e contestam Darwin.” No Kansas, há dois anos, foram excluídos do currículo escolar a evolução, o Big-Bang e menções à idade da Terra. O embate criacionista e evolução é um problema com o qual curadores de museus dos Estados Unidos e até do vizinho Canadá lidam no seu cotidiano. Comunidades religiosas americanas consideram inaceitáveis tanto a teoria da evolução das espécies, formulada por Charles Darwin no século 19, como o estudo da formação da Terra ao longo de bilhões de anos. Os criacionistas procuram demonstrar a criação do mundo em sete dias, conforme a Bíblia. Seria o mesmo, explicou, que visitar uma maternidade para provar a teoria da cegonha. Os criacionistas têm como propósito fornecer evidências para a tese da criação do mundo por Deus e concentram seus esforços na busca de falhas na pesquisa em biologia evolutiva. O filme Inherit the Wind (O Vento Será sua Herança) demonstra de maneira exemplar o debate criacionismo versus evolução que ocorre na sociedade norte-americana. O filme é inspirado em um caso real, o "Processo do Macaco de Scopes".

Page 113: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

84 -Cronologia Bíblica Comentada com datas exatas desde a criação do Mundo

É como foi chamado o caso do Estado de Tennessee contra o professor de biologia John Thomas Scopes, ocorrido em Dayton, 1925. O professor foi julgado por ensinar a teoria da evolução em uma escola pública. O julgamento durou 11 dias e foi o primeiro a ser transmitido por rádio para todo o país. Até hoje, é considerado um marco na história da imprensa americana. Durante o processo, o juiz John Raulston impediu que o defensor Clarence Darrow - militante da União Americana pelas Liberdades Civis e um dos principais oradores do país - apresentasse cientistas como testemunhas em favor da teoria da evolução. Scopes foi condenado a uma multa de 100 dólares.

No julgamento, Darrow convocou como testemunha o acusador William Bryan, que fora candidato derrotado à Presidência dos EUA. Em seu depoimento, ele afirmou que o mundo teria sido criado havia cerca de 6 mil anos. Mas já naquela época, os estudiosos tinham informações sobre o passado de muitas espécies e do planeta que eram suficientes para pôr em xeque essa crença e para reconhecer o papel do próprio homem nas alterações ambientais. Os criacionistas mais radicais se opõem à idéia de que as espécies sejam originadas de outras anteriores. Eles se dividem em três tipos: os que crêem numa criação recente do Universo por meio da interpretação literal da Bíblia, como Bryan; os que aceitam a criação antiga, mas procuram compatibilizá-la como Gênesis, e os que afirmam que a vida foi projetada por uma inteligência pré-existente.

No Brasil o criacionismo nunca foi muito popular, somos um país com população em sua maioria católica. A Igreja não se opõe à teoria da evolução e não opina sobre o conteúdo das disciplinas científicas. Além disso, o sistema educacional brasileiro é mais centralizado.

No entanto, o país possui algumas associações como a Sociedade Criacionista Brasileira e a Associação Brasileira de Pesquisa da Criação. O criacionismo do Design Inteligente também tem seus adeptos.

Page 114: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

Bíblia x Ciência? ou Criação x Evolução? - 85

Segundo um deles, Enézio E. de Almeida Filho, "o neodarwinismo é um paradigma morto há mais de 20 anos". Para ele, a teoria pode ser contestada pela ausência de fósseis indicadores da transição de seres vivos mais simples no Período Cambriano. "São razões ideológicas, e não científicas, que mantêm a teoria da evolução", afirma, convicto. Matéria que foi publicada na Folha de São Paulo, Caderno Mais! de 14 de outubro de 2001, na página 21: Michael Shermer, editor-chefe da revista “Skeptic” e autor de "Why People Believe Weird Things" (“Por que as Pessoas Acreditam em Coisas Estranhas”), gasta muito de seu tempo elencando revisionismo do Holocausto, ufologia, criacionismo e astrologia. Ainda assim, há idéias flutuando que, se por um lado não são comprovadas, por outro também não são tão absurdas. Shermer, diz que os criacionistas não são cientistas, mas eles as vezes usam ciência para apoiar suas idéias, e diz também que as mega-extinções que aconteceram nos últimos 50 mil anos foram causadas ou disparadas por humanos.” Assim como na ciência há averiguações e equilíbrios, também na teologia, sempre haverá alguém verificando as pessoas que fazem ciência e haverá alguém que verificará os verificadores e haverá alguém que verificará os verificadores dos verificadores. Assim como Michael Shermer e Charles Darwin, colocam sua confiança na ciência, há uma certa confiança que eu ponho neste Sistema de Cronologia da Bíblia Sagrada. O fato de eu entender como funciona o Sistema, me dá confiança de apontar e afirmar todos os Sistemas Cronológicos que estão fora do eixo central, dando apenas resultados aproximados. E se a afirmação de alguém estiver incorreta, outro irá apontar isso.

Page 115: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

86 -Cronologia Bíblica Comentada com datas exatas desde a criação do Mundo

A ÁGUIA E O HOMEM!...A ÁGUIA E O HOMEM!...A ÁGUIA E O HOMEM!...A ÁGUIA E O HOMEM!... A águia é uma ave que chega a viver até 70 anos, como o homem. Mas, para chegar a essa idade, ela tem que tomar uma séria e difícil decisão por volta dos 40 anos. Nessa idade, ela está com as unhas compridas e flexíveis, não conseguindo mais caçar suas presas para alimentar-se; seu bico alongado e pontiagudo está curvo; suas asas estão apontando contra o peito, envelhecidas e pesadas em função da grossura das penas ; e voar já está se tornando uma tarefa muito difícil! Então, a águia só tem duas alternativas: morrer ou enfrentar um dolorido processo de renovação que irá durar 150 dias. Este processo consiste em voar para o alto de uma montanha e recolher-se em um ninho próximo a um paredão onde ela não necessite voar. Após encontrar esse lugar, a águia começa a bater com o bico contra a rocha até conseguir arrancá-lo. Após arrancá-lo, espera nascer um novo bico, com o qual vai depois arrancar suas unhas. Quando as unhas novas começam a nascer, ela passa a arrancar as velhas penas. E somente depois de cinco meses ela sai restaurada para o vôo da renovação. E poderá viver por mais 30 anos. Em nossa vida, muitas vezes temos que rever conceitos antigos, incertos, duvidosos, e começar um processo de renovação. Para que continuemos a voar levando a Palavra da Verdade, devemos nos desprender de lembranças de velhos conceitos, costumes e outras tradições. Somente quando nos livramos de conceitos inexatos do passado é que podemos desfrutar o resultado valioso que uma auto-renovação sempre traz. Bem sei que haverá dois tipos de homens: Aqueles que buscarão renovar-se com conceitos mais modernos e aqueles que morrerão nos seus conceitos arcaícos.

Page 116: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

Cronologia Bíblica Comentada com datas exatas desde a criação do Mundo-87

SISTEMA CRONOLÓGICO BÍBLICO TABELA CRONOLÓGICA ‘‘INDALÉSSIO’’

DOS PERSONAGENS BÍBLICOS

Datas do Nascimento e Morte desde a Criação

Adão

Dia

129

130

235

325

395

460

622

687

874

+ 800

930

Sete

130 +

105

235

......................................

807

912

1042

Enos

235 + 90

325

......................................

815

905

1140

Cainã

325

+ 70

395

......................................

840

910

1235

Maalalel

395

+ 65

460

......................................

830

895

1290

Jarede

460

+ 162

622

......................................

800

962

1422

Enoque

622

+ 65

687

......................................

300

365

987

Matusalém

687

+ 187

874

......................................

782

969

1656

Lameque

874

+ 182

1056

......................................

+ 595

777

1651

Noé

1056

+ 500

1556

+ 100

1656

+ 350

950

2006

Sem

1556

+ 0102

1658

......................................

+

0500

602

2158

Arfaxade

1658

+ 35

1693

......................................

+ 403

438

2096

Selá

1693

+ 30

1723

......................................

+ 403

433

2126

Éber

1723

+ 34

1757

......................................

+ 430

464

2187

Page 117: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

88 -Cronologia Bíblica Comentada com datas exatas desde a criação do Mundo

Pelegue

1757

+ 30

1787

......................................

+ 209

239

1996

Reú

1787

+ 32

1819

......................................

+ 207

239

2026

Serugue

1819

+ 30

1849

......................................

+ 200

230

2049

Naor

1849

+ 29

1878

......................................

+ 119

148

1997

Terá

1878

+ 70

1948

......................................

+ 135

205

2083

Abraão

1948

+ 75

2023 + 86

2034 + 99

2047

2048 175 2123

Nasceu

Tinha 37 anos

quando Sara

morreu

Tinha 40 anos

quando casou-se

com Rebeca

Tinha 60 anos

quando nasceu Jacó e Esaú

Tinha 75 anos

quando morreu Abraão

Tinha 151 anos

quando nasceu José

Tinha 180 anos quando morreu

Isaque

2048

2085

2088

2108

2123

2199

2228

Nasceu Gerou José

Tinha 130 anos quando entrou no

Egito

Tinha 147 anos quando morreu

Jacó

2108

2199

2238

2255

N a s c e u

Tinha 17 anos quan-do foi

vendido ao

Egito

Tinha 28 anos

quando foi preso p/ causa da mu-lher de Faraó

Tinha 30 anos

quando iniciou a grande

fartura no Egito

Termi-nou os 7 anos de

fartura no Egito e

iniciou os 7 anos de

fome

Tinha 39 anos, quando havia

passado 02 anos de fome.

Tinha 44 anos

quando terminou os 7 anos de fome no Egito.

Morreu com 110 anos

José

2199

2216

2227

2229

2236

2238

2243

2309

Page 118: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

Sistema Cronológico Bíblico - 89

Entrada

2238

+

350

Nasceu Moisés

2588

+ 80

Saída

2668

Deserto

+ 40

Morreu 2708

Nasceu

Com 40 anos matou um egípicio.

Com 80 anos tirou o Povo do Egito.

Com 120 anos após ter

andado 40 anos com o povo pelo deserto, Moisés

Morreu. Moisés

2588

2628

2668

2708

Saul

Reinou 40 anos

Desde a Saída do Egito

397 a 436

Desde a criação 3065 a 3104

Davi

Reinou 40 anos

Desde a Saída do Egito

436 a 476

Desde a criação 3104 a 3144

Salomão

Reinou 40 anos

Desde a Saída do Egito

476 a 515 * I Reis 6:1

Desde a criação 3144 a 3183

Roboão

Reinou 17 anos

Desde a Saída do Egito

515 a 531

Desde a criação 3183 a 3199

Abião

Reinou 3 anos

Desde a Saída do Egito

531 a 533

Desde a criação 3199 a 3201

Asa

Reinou 41 anos

Desde a Saída do Egito

533 a 573

Desde a criação

3201 a 3241

Josafá

Reinou 25 anos

Desde a Saída do Egito

574 a 598

Desde a criação 3242 a 3266

Jorão

Reinou 8 anos

Desde a Saída do Egito

595 a 602

Desde a criação 3263 a 3270

Acazias

Reinou 1 ano

Desde a Saída do Egito

602

Desde a criação 3270

Page 119: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

90 -Cronologia Bíblica Comentada com datas exatas desde a criação do Mundo

Atália

Reinou 7 anos

Desde a Saída do Egito

602 a 608

Desde a criação 3270 a 3276

Joás

Reinou 40 anos

Desde a Saída do Egito

608 a 647

Desde a criação 3276 a 3315

Amazias

Reinou 29 anos

Desde a Saída do Egito

647 a 675

Desde a criação 3315 a 3343

Uzias ou Azarias

Reinou 52 anos

Desde a Saída do Egito

675 a 726

Desde a criação 3343 a 3394

Jotão

Reinou 16 anos

Desde a Saída do

Egito

726 a 741

Desde a criação 3394 a 3409

Acaz

Reinou 16 anos

Desde a Saída do

Egito

741 a 756

Desde a criação 3409 a 3424

Ezequias

Reinou 29 anos

Desde a Saída do

Egito

756 a 784

Desde a criação 3424 a 3452

Manassés

Reinou 55 anos

Desde a Saída do

Egito

784 a 838

Desde a criação 3452 a 3506

Amom

Reinou 2 anos

Desde a Saída do

Egito

838 a 839

Desde a criação 3506 a 3507

Josias

Reinou 31 anos

Desde a Saída do

Egito 839 a 869

Desde a criação 3507 a 3537

Joacaz

Reinou 3 meses

Desde a Saída do

Egito 869

Desde a criação

3537

Eliaquim ou Joaquim

Reinou 11 anos

Desde a Saída do

Egito 869 a 879

Desde a criação 3537 a 3547

Page 120: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

Sistema Cronológico Bíblico - 91

Nabucodonozor

871 – 1º ano

872 – ano 1º

873 – ano 2º

874 – ano 3º

875 – ano 4º

876 – ano 5º

877 – ano 6º

878 – ano 7º

Joaquim

Reinou 3 meses

879 – ano 8º * II Reis 24:12

Desde a criação 3547

Zedequias

Reinou 11 anos

Saída do Egito

879 a 889 * II Crônicas 36:19-21

Desde a criação

3547 a 3557

Nabuco- donozor

Reinou 45 anos

Saída do Egito

871 a 915

Desde a criação

3539 a 3583

Evil –

Merodaque

Reinou 27 anos

Saída do Egito

915 a 941

Desde a criação

3583 a 3609

Belsazar

Reinou 4 anos

Saída do Egito

942 a 945

Desde a criação

3610 a 3613

Dario

Reinou 4 anos

Saída do Egito

945 a 948

Desde a criação

3613 a 3616

Ciro

Reinou 4 anos

Saída do Egito

948 a 951 * II Crônicas 36:22

Desde a criação

3616 a 3619

P E R I O D O

DE

70

ANOS

DE

C A T I V E I R O

Até o 1º ano de Ciro

Dario

Reinou 6 anos

Desde a Saída do Egito

951 a 956

Desde a criação

3619 a 3624

Assuero

Reinou 13 anos

Desde a Saída do Egito

956 a 968

Desde a criação

3624 a 3636

Page 121: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

92 -Cronologia Bíblica Comentada com datas exatas desde a criação do Mundo

Artaxerxes

Reinou 33 anos

Desde a Desde a Saída

do Egito 968 a 1000

Desde a criação

3636 a 3668

Rei Herodes

Reinou 60 anos

Desde a Desde a Saída

do Egito 1000 a 1060

Desde a criação

3668 a 3728

Jesus

Viveu 33 anos

Desde a Saída do Egito

1060 a 1093

Desde a criação

3728 a 3761

Depois da morte de

Jesus

Ano atual do Calendário Gregoriano

2009

Ano atual do Calendário Hebraico

5770

Desde a criação

3761 a 5770

Somando os Períodos De Adão até o dilúvio 1656 anos Do dilúvio ao Nascimento de Abraão 292 anos Do nascimento de Abraão até o Nascimento de Moisés

640 anos

Do nascimento de Moisés até a Saída do Egito 80 anos (Êxodo 7:7)

Da Saída do Egito até Davi 450 anos (Atos 13:20)

De Davi ao Rei Zedequias 439 anos Do Rei Zedequias ao Rei Nabucodonozor 27 anos Do Rei Evil Merodaque ao Rei Ciro 35 anos Do Rei Dario ao Rei Artaxerxes 49 anos Soma de Adão até o Rei Artaxerxes 3668 anos Tempo do Rei Herodes 60 anos Tempo de Jesus 33 anos Tempo depois da morte de Cristo 2009 anos De Adão até hoje 5770 anos Do Nascimento de Jesus até hoje 2042 anos

Page 122: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

Cronologia Bíblica Comentada com datas exatas desde a criação do Mundo-93

TABELA CRONOLÓGICA ‘‘INDALÉSSIO’’ DOS PROFETAS

Fonte

Profetas

Ano antes de Cristo

Reis

Reinado

I Samuel 3:20 10:1

Samuel

663 a 624 Saul Reinou 40 anos

I Samuel 16:12,13 I Reis l:8 I Crônicas

11:3 21:19 29:29

Samuel Natã

e Gade

624 a 584 Davi

Reinou 40 anos

I Reis l:32-34

II Crônicas 10:15

Natã Aías

584 a 545 Salomão

Reinou 40 anos

I Reis l4:2-18

II Crônicas 10:15 11:2

Aías Semaías

545 a 529 Roboão

Reinou 17 anos

I Reis l5:29 II Crônicas

11:2

Aías Semaías

529 a 527 Abião

Reinou 3 anos

I Reis l6:1 II Crônicas 15:1,2-8

Jeú Azarias

527 a 487 Asa

Reinou 41 anos

II Reis 3:11 II Crônicas

18:6-7 21:12

Elias Eliseu Mica

486 a 462 Josafá

Reinou 25 anos

II Reis 8:7-16 9:36

II Crônicas 21:5-12

Elias Eliseu

465 a 458 Jorão

Reinou 8 anos

II Reis 1:2-17 8:7-24

9:1

Elias Eliseu

458 Acazias

Reinou 1 ano

II Reis 9:1

Eliseu

458 a 452 Atália

Reinou 7 anos

II Reis 13:10-20

Eliseu

452 a 413 Joás

Reinou 40 anos

Page 123: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

94 -Cronologia Bíblica Comentada com datas exatas desde a criação do Mundo

Fonte

Profetas

Ano antes de Cristo

Reis

Reinado

II Reis 14:25

Jonas 1:1 Jonas

413 a 385 Amazias

Reinou 29 anos

II Reis 14:25

Oséias 1:1 Amós 1:1 Isaías 6:1

Jonas Oséias Amós Isaías

385 a 334 Uzias ou Azarias

Reinou 52 anos

Oséias 1:1 Amós 1:1 Isaías 1:1 Miquéias

1:1

Oséias Amós Isaías

Miquéias

334 a 319 Jotão

Reinou 16 anos

Oséias 1:1 Amós 1:1 Isaías 1:1 Miquéias

1:1

Oséias Amós Isaías

Miquéias

319 a 304 Acaz

Reinou 16 anos

Oséias 1:1 Amós 1:1 Isaías 1:1 Miquéias

1:1 Jeremias

26:18

Oséias Amós Isaías

Miquéias

304 a 276 Ezequias

Reinou 29 anos

II Reis 21:1-10

Profetas (anônimos)

276 a 222 Manassés

Reinou 55 anos

II Reis 21:10

21:18-19

Profetas (anônimos)

222 a 221 Amom

Reinou 2 anos

II Crônicas 35:25

Sofonias 1:1 Jeremias

25:3

Sofonias Jeremias

221 a 191 Josias

Reinou 31 anos

Jeremias

Jeremias

191

Joacaz Reinou 3 meses

Jeremias 25:1 27:1 36:1

Jeremias

191 a 181 Eliaquim ou Joaquim

Reinou 11 anos

Jeremias 24:1

Jeremias

181

Joaquim Reinou 3 meses

Page 124: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

Tabela Cronológica Indaléssio dos Profetas - 95

Fonte

Profetas

Ano antes de Cristo

Reis

Reinado

II Crônicas 36:12

Ezequiel 1:1 Jeremias 32:1-2

Ezequiel Jeremias

181 a 171 Zedequias

Reinou 11 anos

Ezequiel 8:1 20:1 24:1

Ezequiel Daniel

189 a 145 Nabucodonozor

Reinou 45 anos

II Reis 25:27

Ezequiel 26:1 / 29:1 32:1 / 40:1

Ezequiel Daniel

145 a 119 Evil-Merodaque

Reinou 27 anos

Daniel 1:1-6 7:1

Daniel

118 a 115 Belsazar

Reinou 3 anos

Ageu 1:1 Daniel 1:21 6:1-2

Ageu Daniel

115 a 112 Dario

Reinou 4 anos

II Crônicas 36:21-22

Esdras 1:1-2 Daniel 1:21

Ageu Daniel

112 a 109 Ciro

Reinou 4 anos

Esdras 5:1

6:1-15 Zacarias

1:1-7 7:1

Esdras Ageu

Zacarias

109 a 104 Dario

Reinou 6 anos

Esdras 5:1

Esdras Ageu

Zacarias

104 a 92 Assuero

Reinou 13 anos

Esdras 5:1

6:14-15 Neemias

8:1-8

Esdras Ageu

Zacarias

92 a 60 Artaxerxes

Reinou 33 anos

Malaquias 3:1

Mateus 11:10

Lucas 1:76

Malaquias

60 ao

Nascimento de Jesus

Rei Herodes

Reinou 60 anos

Lucas 1:76 3:23 / 16:16

João Batista

Tempo de Cristo

(33 anos) Jesus

Viveu 33 anos

Page 125: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

96-Cronologia Bíblica Comentada com datas exatas desde a criação do Mundo

Cronologia Exata dos Reis Cronologia Exata dos Reis Cronologia Exata dos Reis Cronologia Exata dos Reis

dededede Israel/Judá/Babilônia/Pérsia Israel/Judá/Babilônia/Pérsia Israel/Judá/Babilônia/Pérsia Israel/Judá/Babilônia/Pérsia

O Sargento Indaléssio Costa Rodrigues, explica o que Froyd não explicou!.. Cronologia Bíblica Absoluta : significa datar todos os reinados, guerras, tratados, destruições, reconstruções e outros eventos conhecidos, à partir tão somente dos registros escritos na própria escritura sagrada, sem contudo utilizar de fontes seculares para datar os acontecimentos bíblicos, mas fazendo o uso unicamente da Bíblia Sagrada. Obtendo assim quatro cômputos de tempo, num perfeito sincronismo, na mais moderna contagem de tempo Universal:datas desde a Criação / desde a saída do Egito /antes de Cristo e depois de Cristo, todas na mais perfeita harmonia matemática com o Calendário Judaico.

Page 126: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

Cronologia Bíblica Comentada com datas exatas desde a criação do Mundo-97

Antes vamos relembrar algumas datas: Adão: 1º dia da criação , ou 2.668 anos antes da Saída do Egito , ou 3.728 anos a.C, ou há 5.770 anos atrás. Noé: nasceu no ano 1.056 desde a criação, ou 1.612 anos antes da Saída do Egito, ou 2.672 a.C, ou há 4.714 anos atrás. Ano do Dilúvio: 1.656 desde a criação, ou 1.012 anos antes da saída do Egito, ou 2.072 anos a. C, ou há 4.114 anos atrás. Ano que nasceu Abraão: 1.948 desde a criação, ou 720 anos antes da Saída do Egito, ou 1.780 a.C, ou há 3.822 anos atrás. Ano que nasceu Isaque: 2.048 desde a criação, ou 620 anos antes da Saída do Egito, ou 1.680 a.C, ou há 3.722 anos atrás. Ano que nasceu Jacó: 2.108 desde a criação, ou 560 anos antes da Saída do Egito, ou 1.620 anos a.C, ou há 3.662 anos atrás. Ano que nasceu José: 2.199 desde a criação, ou 469 anos antes da Saída do Egito, ou 1.529 a.C, ou há 3.571 anos atrás. Ano que Jacó entrou no Egito : 2.238 desde a criação, ou 430 anos antes da Saída , ou 1.490 a.C, ou há 3.532 anos atrás. Ano que nasceu Moíses: 2.588 desde a criação, ou 80 antes da Saída do povo do Egito, ou 1.140 a.C, ou há 3.182 anos atrás.

Ano da Saída do Povo do Egito: 2.668 desde a criação , ou 1.060 anos antes de Cristo, ou há 3.102 anos atrás.

Ano que começou a Reinar Saul: 3.065 desde a criação ou

397 anos depois da Saída do Egito ou 663 antes de Cristo.

Page 127: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

98- Cronologia Exata dos Reis de Israel / Judá / Babilônia / Pérsia

CRONOLOGIA EXATA DOS REIS: ISRAEL / JUDÁ / BABILÔNIA /

PÉRSIA DESDE A CRIAÇÃO

Rei Saul

reinou 40 anos em

Israel

1 3065 Ano

2 3066 1º 3 3067 2º 4 3068 3º 5 3069 4º 6 3070 5º 7 3071 6º 8 3072 7º 9 3073 8º

10* 3074 9º Ano que nasceu DAVI

11 3075 10º 12 3076 11º 13 3077 12º 14 3078 13º Metade Séc. VII aC

15 3079 14º 16 3080 15º

Page 128: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

Cronologia Bíblica Comentada com datas exatas desde a criação do Mundo-99 17 3081 16º 18 3082 17º 19 3083 18º 20 3084 19º 21 3085 20º 22 3086 21º 23 3087 22º 24 3088 23º 25 3089 24º 26 3090 25º 27 3091 26º 28 3092 27º 29 3093 28º 30 3094 29º 31 3095 30º 32 3096 31º 33 3097 32º 34 3098 33º 35 3099 34º 36 3100 35º 37 3101 36º

38 3102 37º 39 3103 38º

Rei Isbosete reinou 02 anos em Israel

Davi reinou 40 anos Israel/Judá

IISamuel 5,4,5

40 3104 39º 1 3104 * 1 3104 Ano

Atos 13,21 2 3105 1º 2 3105 1º I

Crôn 10,13,14 II Samuel

2,10 3 3106 2º

Page 129: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

100-Cronologia Exata dos Reis de Israel / Judá / Babilônia / Pérsia

Rei Davi

4 3107 3º

5 3108 4º

6 3109 5º

7 3110 6º

8 3111 7º

9 3112 8º

10 3113 9º

11 3114 10º

12 3115 11º

13 3116 12º

14 3117 13º

15 3118 14º

16 3119 15º

17 3120 16º

18 3121 17º

19 3122 18º

20 3123 19º

21 3124 20º

22 3125 21º

23 3126 22º

24 3127 23º Século VII a.C

25 3128 24º Século VI a C 26 3129 25º 27 3130 26º

Page 130: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

Cronologia Bíblica Comentada com datas exatas desde a criação do Mundo-101

Rei Davi morreu com 70 anos 28 3131 27º 29 3132 28º 30 3133 29º 31 3134 30º 32 3135 31º 33 3136 32º 34 3137 32º 35 3138 33º 36 3139 34º 37 3140 35º

38 3141 36º 39 3142 38º 40 3143 39º

Salomão Reinou 40 anos

sobre Israel I Reis 11, 42

40 anos 6meses 3144 40º 1 3144 *

II samuel

I Reis 1,43,46 2 3145 1º

5,5 I Crôn 23,1 3 3146 2º

4 3147 3º I Reis 6,1,37

5 3148 4º

6 3149 5º 7 3150 6º 8 3151 7º 9 3152 8º 10 3153 9º 11 3154 10º

I Reis 6:1 No ano de quatrocentos e oitenta, depois da saída do Povo do Egito em 2.668, no ano quarto de Salomão sobre Israel, começou a edificar a casa do Senhor. 2668 + 480 = 3148

Page 131: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

102-Cronologia Exata dos Reis de Israel / Judá / Babilônia / Pérsia

Rei Salomão ( 2.668 + 487= 3.155 ) I Reis 6, 38 / I Reis 7, 1 / II Crônicas 8, 1 /I Reis 8, 9/ Êxodo 25,16/ II Crônicas 5,10

12 3155 11º 13 3156 12º 14 3157 13º 15 3158 14º 16 3159 15º 17 3160 16º

I Reis 6:37-38... No ano quarto se pôs o fundamento da casa do Senhor, no mês de Zive ( segundo mês ). E no ano undécimo, no mês de Bul, que é o mês oitavo, se acabou esta casa com todas as suas dependências, e com tudo o que lhe convinha: e a edificou em sete anos. I Reis 7:1. A sua Casa edificou em 13 anos.

18 3161 17º 19 3162 18º 20 3163 19º 21 3164 20º 22 3165 21º 23 3166 22º 24 3167 23º 25 3168 24º 26 3169 25º 27 3170 26º 28 3171 27º 29 3172 28º 30 3173 29º 31 3174 30º 32 3175 31º 33 3176 32º 34 3177 33º 35 3178 34º

Page 132: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

Cronologia Bíblica Comentada com datas exatas desde a criação do Mundo -103 Rei Salomão

36 3179 35º 37 3180 36º 38 3181 37º

Jeroboão I Reinou 22 anos em Israel I Reis 14 , 20

Roboão Reinou

17 anos em Judá I Reis 14 , 21

39 3182 38º 1 3182 * I *Reis 14,30

40 3183 39º 2 3183 1º 1 3183 * I Reis

11,40, 3 3184 2º 2 3184 1º

11,42 11,43

4 3185 3º 3 3185 2º

5 3186 4º 4 3186 3º

6 3187 5º 5 3187 4º

7 3188 6º 6 3188 5º

8 3189 7º 7 3189 6º

9 3190 8º 8 3190 7º

10 3191 9º 9 3191 8º

11 3192 10º 10 3192 9º

12 3193 11º 11 3193 10º

13 3194 12º 12 3194 11º

14 3195 13º 13 3195 12º

15 3196 14º 14 3196 13º

16 3197 15º 15 3197 14º

17 3198 16º 16 3198 15º

18 3199 17º 17 3199 16º

Page 133: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

104-Cronologia Exata dos Reis de Israel / Judá / Babilônia / Pérsia

Continuação Rei Abião Rei Asa Rei Nadabe Rei Baasa Jeroboão I reinou reinou reinou reinou 22 anos reinou 03 anos 41 anos 2 anos 24 anos em Israel em Judá em Judá em Israel em Israel

18 3199 17º 1 3199 * * * * 19 3200 18º 2 3200 1º * * * 20 3201 19º 3 3201 2º 1 3201 * 21 3202 20º I Reis 2 3202 1º 22 3203 21º 15,1 3 3203 2º 1 3203 * I Reis

15,33

I Reis 14,20

15,2 4 3204 3º 2 3204 1º 1 3204 *

15,7 15,9 5 3205 4º I Reis 15,28

2 3205 1º

15,25 6 3206 5º 15,32 3 3206 2º nasce * 15,33 7 3207 6º * 4 3207 3º

Jo safá 8 3208 7º 5 3208 4º 9 3209 8º 6 3209 5º 10 3210 9º 7 3210 6 11 3211 10º 8 3211 7º 12 3212 11º 9 3212 8º 13 3213 12º 10 3213 9º 14 3214 13º 11 3214 10º

Page 134: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

Cronologia Bíblica Comentada com datas exatas desde a criação do Mundo -105 Continuação Rei Baasa Rei Ela Rei Zinri Rei Onri Rei Asa reinou reinou reinou reinou 41 anos reinou 24 anos 02 anos 07 dias 12 anos em Judá em Israel em Israel em Israel Israel 15 3215 14º 12 3215 11º 16 3216 15º 13 3216 12º 17 3217 16º 14 3217 13º

18 3218 17º 15 3218 14º

19 3219 18º 16 3219 15º

20 3220 19º 17 3220 16º

21 3221 20º 18 3221 17º

22 3222 21º 19 3222 18º

23 3223 22º 20 3223 19º

24 3224 23º 21 3224 20º

25 3225 24º 22 3225 21º

26 3226 25º 23 3226 22º I Reis 16,8

27 3227 26º 24 3227 23º 1 3227 * SécVI aC SécV aC

28 3228 27º I reis 16,15 2 3228 1º 1 3228 * 1 3228 *

29 3229 28º II Cron 14,1

I Reis 16,16

2 3229 1º

30 3230 29º II Cro 15,19 3 3230 2º

Page 135: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

106-Cronologia Exata dos Reis de Israel / Judá / Babilônia / Pérsia

Rei Asa Rei Onri Rei Acabe Rei Josafá reinou reinou reinou reinou 41 anos 12 anos 22 anos 25 anos em Judá em Israel em Israel em Judá 31 3231 30 4º 3231 3º 32 3232 31º 5º 3232 4º 33 3233 32º 6º 3233 5º 34 3234 33º 7º 3234 6º 35 3235 34º 8º 3235 7º 36 3236 35º 9º 3236 8º 37 3237 36º 10º 3237 9º 38 3238 37º 11º 3238 10º 39 3239 38º 12º 3239 11º 1 3239 * 40 3240 39º I

Reis 16,29 2 3240 1º

41 3241 40º 3 3241 2º I Reis

15,24 I Reis

22,41 22,42

4 3242 3º 1 3242 *

5 3243 4º 2 3243 1º 6 3244 5º 3 3244 2º 7 3245 6º 4 3245 3º 8 3246 7º 5 3246 4º 9 3247 8º 6 3247 5º 10 3248 9º 7 3248 6º 11 3249 10º 8 3249 7º 12 3250 11º 9 3250 8º

Page 136: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

Cronologia Bíblica Comentada com datas exatas desde a criação do Mundo -107 Continuação Continuação Rei Acazias Rei Jorão Jeorão Rei Acabe Rei Josafá reinou reinou reinou reinou reinou 02 anos 12 anos 8 anos 22 anos 25 anos em Israel em Israel Judá em Israel em Judá 13 3251 12º 10 3251 9º 14 3252 13º 11 3252 10º 15 3253 14º 12 3253 11º 16 3254 15º 13 3254 12º 17 3255 16º 14 3255 13º 18 3256 17º 15 3256 14º 19 3257 18º 16 3257 15º 20 3258 19º 17 3258 16º 21 3259 20º 18 3259 17º 1 3259 * 1 3259 22 3260 21º 19 3260 18º 2 3260 1º 2 3260 1º 20 3261 19º I Reis

22,52 3 3261 2º

21 3262 20º 4 3262 3º 22 3263 21º II Reis

8,16 5 3263 4º 1 3263

23 3264 22º 6 3264 5º 2 3264 1º 24 3265 23º 7 3265 6º 3 3265 2º 25 3266 24º 8 3266 7º 4 3266 3º 9 3267 8º 5 3267 4º 10 3268 9º 6 3268 5º 11 3269 10º 7 3269 6º II Reis

8,25 12 3270 11º 8 3270 7º

Page 137: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

108- Cronologia Exata dos Reis de Israel / Judá / Babilônia / Pérsia

Rei Acazias Atália Rei Jeú Rei Joás 01 ano 07 anos 28 anos 40 anos em Judá em Judá em Israel em Judá 1 3270 * 1 3270 * 1 3270 * II 9

Reis ,16,29

2 3271 1º 2 3271 1º

3 3272 2º 3 3272 2º 4 3273 3º 4 3273 3º 5 3274 4º 5 3274 4º 6 3275 5º 6 3275 5º II Reis

12,1

II Reis 11,4

7 3276 6º 7 3276 6º 1 3276 *

8 3277 7º 2 3277 1º 9 3278 8º 3 3278 2º 10 3279 9º 4 3279 3º 11 3280 10º 5 3280 4º 12 3281 11º 6 3281 5º 13 3282 12º 7 3282 6º 14 3283 13º 8 3283 7º 15 3284 14º 9 3284 8º 16 3285 15º 10 3285 9º 17 3286 16º 11 3286 10º 18 3287 17º 12 3287 11º 19 3288 18º 13 3288 12º 20 3289 19º 14 3289 13º nasceu Amazias 21 3290 20º 15 3290 14º 22 3291 21º 16 3291 15º 23 3292 22º 17 3292 16º 24 3293 23º 18 3293 17º 25 3294 24º 19 3294 18º

Page 138: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

Cronologia Bíblica Comentada com datas exatas desde a criação do Mundo -109 Continuação Continuação Rei Joacaz Rei Jeú Rei Joás reinou reinou reinou 17 anos 28 anos 40 anos em Israel em Israel em Judá

26 3295 25º 20 3295 19º 27 3296 26º 21 3296 20º II REIS

10 35

28 3297 27º 22 3297 21º II Reis 13,1

II REIS 10

35,36 23 3298 22º 1 3298 *

24 3299 23º 2 3299 1º 25 3300 24º 3 3300 2º 26 3301 25º 4 3301 3º 27 3302 26º 5 3302 4º 28 3303 27º 6 3303 5º 29 3304 28º 7 3304 6º 30 3305 29º 8 3305 7º 31 3306 30º 9 3306 8º 32 3307 31º 10 3307 9º 33 3308 32º 11 3308 10º 34 3309 33º 12 3309 11º 35 3310 34º 13 3310 12º 36 3311 35º 14 3311 13º 37 3312 36º 15 3312 14º 38 3313 37º 16 3313 15º

Page 139: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

110-Cronologia Exata dos Reis de Israel / Judá / Babilônia / Pérsia

Continuação Continuação Rei Jeoás Rei Amazias Rei Joás Rei Joacaz reinou reinou Reinou reinou 16 anos 29 anos 40 anos 17 anos em Israel em Judá em Judá em Israel II Reis 14,2 39 3314 38º 17 3314 16º 1 3314 * II Reis

12,21 40 3315 39º II Reis 14,1 2 3315 1º 1 3315 * II Reis

12,20 3 3316 2º 2 3316 1º 4 3317 3º 3 3317 2º 5 3318 4º 4 3318 3º 6 3319 5º 5 3319 4º 7 3320 6º 6 3320 5º 8 3321 7º 7 3321 6º 9 3322 8º 8 3322 7º 10 3323 9º 9 3323 8º 11 3324 10º 10 3324 9º 12 3325 11º 11 3325 10º 13 3326 12º 12 3326 11º 14 3327 13º 13 3327 12º Século V a.C 15 3328 14º 14 3328 13º Século IV a C

Page 140: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

Cronologia Bíblica Comentada com datas exatas desde a criação do Mundo-111

Continuação Continuação Rei Jeroboão II Rei Uzias Rei Jeoás Rei Amazias reinou reinou reinou reinou 41 anos 52 anos 16 anos 29 anos em Israel em Judá em Israel em Judá 16 3329 15º *15 3329 14º 1 3329 * II REIS

14,16 REIS 14,17 *16 3330 15º 2 3330 1º

II REIS 14,23 *17 3331 16º 3 3331 2º

*18 3332 17º 4 3332 3º *19 3333 18º 5 3333 4º *20 3334 19º 6 3334 5º *21 3335 20º 7 3335 6º *22 3336 21º 8 3336 7º *23 3337 22º 9 3337 8º *24 3338 23º 10 3338 9º *25 3339 24º 11 3339 10º *26 3340 25º 12 3340 11º *27 3341 26º 13 3341 12º *28 3342 27º 14 3342 13º II Reis

15,2 *29 3343 28º 15 3343 14º 1 3343 * II Reis

14,21 16 3344 15º 2 3344 1º 17 3345 16º 3 3345 2º 18 3346 17º 4 3346 3º 19 3347 18º 5 3347 4º 20 3348 19º 6 3348 5º 21 3349 20º 7 3349 6º 22 3350 21º 8 3350 7º 23 3351 22º 9 3351 8º 24 3352 23º 10 3352 9º

Page 141: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

112-Cronologia Exata dos Reis de Israel / Judá / Babilônia / Pérsia

Continuação Continuação Rei Jeroboão II Rei Uzias Reinou reinou 41 anos 52 anos em Israel em Judá 25 3353 24º 11 3353 10º 26 3354 25º 12 3354 11º 27 3355 26º 13 3355 12º 28 3356 27º 14 3356 13º 29 3357 28º 15 3357 14º 30 3358 29º 16 3358 15º 31 3359 30º 17 3359 16º 32 3360 31º 18 3360 17º 33 3361 32º 19 3361 18º 34 3362 33º 20 3362 19º 35 3363 34º 21 3363 20º 36 3364 35º 22 3364 21º 37 3365 36º 23 3365 22º 38 3366 37º 24 3366 23º 39 3367 38º 25 3367 24º 40 3368 39º 26 3368 25º 41 3369 40º 27 3369 26º Nasceu Jotão

28 3370 27º 29 3371 28º 30 3372 29º 31 3373 30º 32 3374 31º 33 3375 32º 34 3376 33º 35 3377 34º 36 3378 35º

Page 142: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

Cronologia Bíblica Comentada com datas exatas desde a criação do Mundo -113 Continuação Rei Zacarias Rei Salum Rei Menaem Rei Pecaia Rei Uzias reinou reinou reinou reinou Reinou 06 meses 01 mês 10 anos 02 anos 52 anos em Israel em Israel em Israel em Israel em Judá 37 3379 36º

38 3380 37º

39 3381 38º 1 3381 *

40 3382 39º II Reis

1 3382 * 1 3382 *

41 3383 40º 15,8, 13

II Reis

2 3383 1º

42 3384 41º 15,17 3 3384 2º

43 3385 42º 4 3385 3º

44 3386 43º 5 3386 4º

45 3387 44º 6 3387 5º

46 3388 45º 7 3388 6º

47 3389 46º 8 3389 7º

48 3390 47º 9 3390 8º

49 3391 48º 10 3391 9º 1 3391 *

Page 143: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

114- Cronologia Exata dos Reis de Israel / Judá / Babilônia / Pérsia

Continuação Continuaçaõ Rei Peca Rei Jotão Rei Uzias Rei Pecaia reinou reinou reinou reinou 20 anos 16 anos 52 anos 02 anos em Israel em Judá em Judá em Israel 50 3392 49º 2 3392 1º 1 3392 * 51 3393 50º II

Reis 2 3393 1º 52 3394 51º 15,32 3 3394 2º 1 3394 * II Reis

15,2,7 4 3395 3º 2 3395 1º 5 3396 4º 3 3396 2º 6 3397 5º 4 3397 3º 7 3398 6º 5 3398 4º nasceu Ezequia 8 3399 7º 6 3399 5º 9 3400 8º 7 3400 6º 10 3401 9º 8 3401 7º 11 3402 10º 9 3402 8º 12 3403 11º 10 3403 9º 13 3404 12º 11 3404 10º 14 3405 13º 12 3405 11º 15 3406 14º 13 3406 12º 16 3407 15º 14 3407 13º 17 3408 16º 15 3408 14º

Page 144: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

Cronologia Bíblica Comentada com datas exatas desde a criação do Mundo -115 Continuação Continuação Rei Acaz Rei Oséias Rei Peca Rei Jotão reinou reinou reinou reinou 16 anos 09 anos 20 anos 16 anos em Judá em Israel em Israel em Judá 18 3409 17º 16 3409 15º 1 3409 * 19 3410 18º II Reis 16,1 2 3410 1º 20 3411 19º 3 3411 2º 4 3412 3º 5 3413 4º 6 3414 5º 7 3415 6º 8 3416 7º 9 3417 8º 10 3418 9º 11 3419 10º 12 3420 11º II Reis 17,1 13 3421 12º 1 3421 * 14 3422 13º 2 3422 1º 15 3423 14º 3 3423 2º

Page 145: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

116- Cronologia Exata dos Reis de Israel / Judá / Babilônia / Pérsia

Continuação Continuação Rei Ezequias Rei Acaz Rei Oséias reinou Reinou reinou 29 anos 16 anos 09 anos em Judá em Israel em Israel 16 3424 15º . 4 3424 3º 1 3424 * II Reis 18,1 5 3425 4º 2 3425 1º 6 3426 5º 3 3426 2º

IIReis 18,4/num 21,9 A serpente de metal que moíses construiu no ano 2.708 foi destruída por Ezequias em 3.424

II Reis 18,9 7 3427 6º 4 3427 3º Século IV a. C 8 3428 7º 5 3428 4º Século III a C

II Reis 18,10 9 3429 8º . 6 3429 5º 7 3430 6º 8 3431 7º 9 3432 8º 10 3433 9º 11 3434 10º 12 3435 11º 13 3436 12º

II Reis 18,13 II Reis 20, 6 14 3437 13º 15 3438 14º 16 3439 15º 17 3440 16º Nasceu Manassés

18 3441 17º 19 3442 18º 20 3443 19º 21 3444 20º 22 3445 21º 23 3446 22º 24 3447 23º 25 3448 24º

Page 146: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

Cronologia Bíblica Comentada com datas exatas desde a criação do Mundo -117 Continuação Rei Manassés Rei Ezequias reinou reinou 55 anos 29 anos em Judá em Judá 26 3449 25º 27 3450 26º 28 3451 27º 29 3452 28º 1 3452 * II Reis 20,21... 2 3453 1º II Reis 21, 1... 3 3454 2º 4 3455 3º 5 3456 4º 6 3457 5º 7 3458 6º 8 3459 7º 9 3460 8º 10 3461 9º 11 3462 10º 12 3463 11º 13 3464 12º 14 3465 13º 15 3466 14º 16 3467 15º 17 3468 16º 18 3469 17º 19 3470 18º 20 3471 19º 21 3472 20º 22 3473 21º 23 3474 22º

Page 147: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

118- Cronologia Exata dos Reis de Israel / Judá / Babilônia / Pérsia

continuação Rei Manassés reinou 55 anos em Judá 24 3475 23º 25 3476 24º 26 3477 25º 27 3478 26º 28 3479 27º 29 3480 28º 30 3481 29º 31 3482 30º 32 3483 31º 33 3484 32º 34 3485 33º 35 3486 34º 36 3487 35º 37 3488 36º 38 3489 37º 39 3490 38º 40 3491 39º 41 3492 40º 42 3493 41º 43 3494 42º 44 3495 43º 45 3496 44º 46 3497 45º 47 3498 46º 48 3499 47º Nasceu Josias

49 3500 48º

Page 148: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

Cronologia Bíblica Comentada com datas exatas desde a criação do Mundo-119

Continuação Rei Amom Rei Josias Rei Manasses reinou reinou Reinou 02 anos 31 anos 55 anos em Israel em Judá em Judá 50 3501 49º 51 3502 50º 52 3503 51º 53 3504 52º 54 3505 53º 55 3506 54º 1 3506 * II Reis 21, 18... 2 3507 1º 1 3507 ** II Reis 21, 19... II Reis 21, 26... 2 3508 1º II Reis 22, 1... 3 3509 2º 4 3510 3º 5 3511 4º 6 3512 5º 7 3513 6º 8 3514 7º 9 3515 8º 10 3516 9º 11 3517 10º 12 3518 11º Jer

1,2 Jer 25,3 13 3519 12º

14 3520 13º 15 3521 14º 16 3522 15º 17 3523 16º 18 3524 17º 19 3525 18º

Ano que nasceu Zedequias * 20 3526 19º

Page 149: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

120- Cronologia Exata dos Reis de Israel / Judá / Babilônia / Pérsia

Continuação Rei Joacaz Rei Eliaquim Rei Rei Josias reinou ou Joaquim Nabucodonozor Reinou 03 meses reinou reinou 31 anos em Judá 11 anos 45 anos em Judá em Judá Babilônia 21 3527 20º Século III a . C 22 3528 21º Século II a. C 23 3529 22º

24 3530 23º

25 3531 24º

26 3532 25º

27 3533 26º

28 3534 27º

29 3535 28º

30 3536 29º

31 3537 30º 1 3537 * 1 3537 * II Reis 23,30. II Reis 23,31. 2 3538 1º II Cron 35,25 Daniel

1,1/ 2,1 3 3539 2º 1 3539 * Jeremias

25,1 4 3540 3º 2 3540 1º

5 3541 4º 3 3541 2º 6 3542 5º 4 3542 3º 7 3543 6º 5 3543 4º 8 3544 7º 6 3544 5º 9 3545 8º 7 3545 6º 10 3546 9º 8 3546 7º

Page 150: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

Cronologia Bíblica Comentada com datas exatas desde a criação do Mundo -121 Continuação Continuação Rei Joaquim Rei Zedequias Rei Eliaquim Rei reinou reinou Ou Joaquim Nabucodonozor 03 meses 11 anos Reinou reinou e foi levado em Judá 11 anos 45 anos cativo por em Judá na Babilônia Nabucodonozor 11 3547 7º 9 3547 8º 1 3547 preso 1 3547 * 10 3548 9º 2 Cativeiro

Joaquim 2 3548 1º 11 3549 10º 3 II Reis 24,12 3 3549 2º 12 3550 11º 4 4 3550 3º 13 3551 12º 5 Ezequiel

cap1,2,3 Nasceu Dario 5 3551 4º

14 3552 13º 6 Ezequiel 8,1

Daniel 5,31 6 3552 5º

15 3553 14º 7 Ezequiel 20,1 7 3553 6º

16 3554 15º 8 8 3554 7º 17 3555 16º 9 Ezequiel

24,1 Jeremias

52,4,5 9 3555 8º 18 3556 17º 10 Ezequiel

29,1 10 3556 9º Jere mia

52,5 52,12

19 3557 18º 11 Ezequiel 26,1,7

Jeremias 39,1,2,7,8 11 3557 10º

Ezq 40,1 * 20 3558 19º 12 Ezequiel 40,1 Jere

mias 32,1 52,12

* 21 3559 20º 13 * 22 3560 21º 14 * 23 3561 22º 15 * 24 3562 23º 16 * 25 3563 24º 17 * 26 3564 25º 18 * 27 3565 26º 19 * 28 3566 27º 20 * 29 3567 28º 21 * 30 3568 29º 22 * 31 3569 30º 23 * 32 3570 31º 24 * 33 3571 32º 25 Ezequiel

* 40,1 14anos

Page 151: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

122-Cronologia Exata dos Reis de Israel / Judá / Babilônia / Pérsia

Continuação Rei Evil - Merodaque Rei reinou 27 anos na Nabucodonozor Babilônia Babilônia cativeiro

34 3572 33º 26 35 3573 34º 27 36 3574 35º 28 37 3575 36º 29 1 Daniel 4,32 38 3576 37º 30 2 Os 7 Tempos 39 3577 38º 31 3 40 3578 39º 32 4 41 3579 40º 33 5 42 3580 41º 34 6 43 3581 42º 35 7 Daniel Jeremias 52,31

44 3582 43º 36 4,36 * 45 3583 44º 37 1 3583 * 38 2 3584 1º 39 3 3585 2º 40 4 3586 3º 41 5 3587 4º 42 6 3588 5º 43 7 3589 6º 44 8 3590 7º 45 9 3591 8º 46 10 3592 9º 47 11 3593 10º 48 12 3594 11º 49 13 3595 12º 50 14 3596 13º 51 15 3587 14º 52 16 3598 15º

Page 152: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

Cronologia Bíblica Comentada com datas exatas desde a criação do Mundo -123 Continuação Rei Evil Rei Belsazar Rei Dario Rei Ciro Rei Merodaque reinou reinou reinou Dario reinou 04 anos 04 anos 04 anos 06 anos 27 anos na Babilônia na Pérsia Pérsia Pérsia na Babilônia cativeiro 17 3599 53 18 3600 54 19 3601 55 20 3602 56 21 3603 57 22 3604 58 23 3605 59 24 3606 60 25 3607 61 26 3608 62 27 3609 63 * * 64 1 3610 * 65 2 3611 1º 66 3 3612 2º Daniel 5 , 31 *

67 4 3613 3º 1 3613 * 68 2 3614 1º 69 3 3615 2º * Fim

Ca tiveiro

70 4 3616 3º 1 3616 esdras

* 1,1

II Cron 36,21

2 3617 1º

3 3618 2º 4 3619 3º 1 3619 * 2 3620 1 3 3621 2

Page 153: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

124-Cronologia Exata dos Reis de Israel / Judá / Babilônia / Pérsia

Continuação Rei Rei Rei Dario Assuero Artaxerxes reinou reinou reinou 06 anos 12 anos 33 anos na Pérsia Pérsia na Pérsia Média Esdras 6,15 / Ester 1,3,16/ Ester 3,7 4 3622 3º 5 3623 4ºº 6 3624 5º 1 3624 * 2 3625 1º 3 3626 2º 4 3627 3º Século I I aC 5 3628 4º Século I aC 6 3629 5º 7 3630 6º 8 3631 7º 9 3632 8º 10 3633 9º 11 3634 10º 12 3635 11º Ester 3,7. 13 3636 12º 1 3636 * 2 3637 1º 3 3638 2º 4 3639 3º 5 3640 4º 6 3641 5º 7 3642 6º Esdras 7,7 8 3643 7º 9 3644 8º

Page 154: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

Cronologia Bíblica Comentada com datas exatas desde a criação do Mundo-125 Continuação Rei Artaxerxes Reinou 33 anos na Pérsia Esdras 5,14 10 3645 9º 11 3646 10º 12 3647 11º 13 3648 12º 14 3649 13º 15 3650 14º 16 3651 15º 17 3652 16 18 3653 17º 19 3654 18º 20 3655 19º 21 3656 20º 22 3657 21º 23 3658 22º 24 3659 23º 25 3660 24º 26 3661 25º

Nemias 5, 14 Também desde o dia em que fui nomeado seu governador na terra de Judá, desde o ano vinte, até ao ano trinta e dois do Rei Artaxerxes, doze anos, nem eu nem meus irmãos comemos o pão do governador.

27 3662 26º 28 3663 27º 29 3664 28º 30 3665 29º 31 3666 30º 32 3667 31º 33 3668 32º

Page 155: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

126- Cronologia Exata dos Reis de Israel / Judá / Babilônia / Pérsia

Rei Herodes ‘ O GRANDE’ Reinou por ser o Rei 60 anos que mais reinou em Judá O 2º Rei que mais reinou foi Manassés 55 anos 1 3669 * 2 3670 1º 3 3671 2º 4 3672 3º 5 3673 4º 6 3674 5º 7 3675 6º 8 3676 7º 9 3677 8º 10 3678 9º 11 3679 10º 12 3680 11º 13 3681 12º 14 3682 13º 15 3683 14º 16 3684 15º 17 3685 16º 18 3686 17º 19 3687 18º 20 3688 19º 21 3689 20º 22 3690 21º 23 3691 22º 24 3692 23º 25 3693 24º

Page 156: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

Cronologia Bíblica Comentada com datas exatas desde a criação do Mundo -127 Continuação Rei Herodes Reinou 60 anos em Judá 26 3694 25º 27 3695 26º 28 3696 27º 29 3697 28º 30 3698 29º 31 3699 30º 32 3700 31º 33 3701 32º 34 3702 3 35 3703 34º 36 3704 35º 37 3705 36º 38 3706 37º 39 3707 38º 40 3708 39º 41 3709 40º 42 3710 41º 43 3711 42º 44 3712 43º 45 3713 44º 46 3714 45º 47 3715 46º 48 3716 47º 49 3717 48º

Page 157: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

128-Cronologia Exata dos Reis de Israel / Judá / Babilônia / Pérsia

Continuação No Ano em Do Rei Herodes que Herodes Reinou 60 anos morreu Nasceu JESUS no Ano 3.728 50 3718 49º 51 3719 50º 52 3720 51º 53 3721 52º 54 3722 53º 55 3723 54º 56 3724 55º 57 3725 56º 58 3726 57º 59 3727 58º inicio Séc I a. C

60 3728 59º 1 3728 ** Mateus

2,1,13,15 2 3729 1º Mateus

2,16,19 3 3730 2º

Lucas 2: 11.. Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo o Senhor.

4 3731 3º 5 3732 4º 6 3733 5º 7 3734 6º 8 3735 7º 9 3736 8º 10 3737 9º 11 3738 10º 12 3739 11º Lucas

2,41 13 3740 12º

14 3741 13º

Lucas 2 : 42 E, tendo Jesus já doze anos, subiram a Jerusalém, segundo o costume do dia da festa.

Page 158: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

Cronologia Bíblica Comentada com datas exatas desde a criação do Mundo -129

Continuação JESUS Rei dos Reis e Senhor dos Senhores viveu 33 anos 15 3742 14º 16 3743 15º

17 3744 16º 18 3745 17º 19 3746 18º 20 3747 19º 21 3748 20º 22 3749 21º 23 3750 22º 24 3751 23º 25 3752 24º 26 3753 25º 27 3754 26º 28 3755 27º 29 3756 28º 30 3757 29º 31 3758 30º 32 3759 31º 33 3760 32º

Mateus 3,16 Jesus se Batizou Lucas 3,23 Ministério de Jesus

3761 33º Ano 3761 desde a Criação , começou a contagem

depois de Cristo

Page 159: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

130-Cronologia Exata dos Reis de Israel / Judá / Babilônia / Pérsia

CRONOLOGIA EXATA DOS REIS: ISRAEL / JUDÁ / BABILÔNIA /

PÉRSIA DESDE A SAÍDA DO EGITO

Nasceu Davi no Ano 406 + 2.668 = 3.074 desde a criação.

Rei Saul reinou

40 anos em Israel

1 397 Ano

2 398 1º 3 399 2º 4 400 3º 5 401 4º 6 402 5º 7 403 6º 8 404 7º 9 405 8º

10* 406 9º Ano que nasceu DAVI

11 407 10º 12 408 11º 13 409 12º 14 410 13º Metade Séc. VII aC

15 411 14º 16 412 15º

Page 160: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

Cronologia Bíblica Comentada com datas exatas desde a criação do Mundo -131

17 413 16º 18 414 17º 19 415 18º 20 416 19º 21 417 20º 22 418 21º 23 419 22º 24 420 23º 25 421 24º 26 422 25º 27 423 26º 28 424 27º 29 425 28º 30 426 29º 31 427 30º 32 428 31º 33 429 32º 34 430 33º 35 431 34º 36 432 35º 37 433 36º

38 434 37º 39 435 38º

Rei Isbosete reinou 02 anos em Israel

Davi reinou 40 anos Judá IISamuel 5,4,5

40 436 39º 1 436 * 1 436 Ano

Atos 13,21 2 437 1º 2 437 1º I

Crôn 10,13,14 II Samuel

2,10 3 438 2º

Page 161: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

132- Cronologia Exata dos Reis de Israel / Judá / Babilônia / Pérsia

Rei Davi

4 439 3º

5 440 4º

6 441 5º

7 442 6º

8 443 7º

9 444 8º

10 445 9º

11 446 10º

12 447 11º

13 448 12º

14 449 13º

15 450 14º

16 451 15º

17 452 16º

18 453 17º

19 454 18º

20 455 19º

21 456 20º

22 457 21º

23 458 22º

24 459 23º Século VII a.C

25 460 24º Século VI a C 26 461 25º 27 462 26º

Page 162: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

Cronologia Bíblica Comentada com datas exatas desde a criação do Mundo -133 Rei Davi morreu com 70 anos 28 463 27º 29 464 28º 30 465 29º 31 466 30º 32 467 31º 33 468 32º 34 469 32º 35 470 33º 36 471 34º 37 472 35º

38 473 36º 39 474 38º 40 475 39º

Salomão Reinou 40 anos

I Reis 11, 42

40 anos 6meses 476 40º 1 476 *

II samuel

I Reis 1,43,46 2 477 1º

5,5 3 478 2º 4 479 3º

I Reis 6,1,37

5 480 4º

6 481 5º 7 482 6º 8 483 7º 9 484 8º 10 485 9º 11 486 10º

I Reis 6:1 .. E sucedeu que no ano de quatrocentos e oitenta, depois de saírem os filhos de Israel do Egito, no ano quarto do reinado de Salomão sobre Israel, começou a edificar a casa do Senhor.

Page 163: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

134- Cronologia Exata dos Reis de Israel / Judá / Babilônia / Pérsia

Rei Salomão ( 2.668 + 487= 3.155 ) I Reis 6, 38 / I Reis 7, 1 / II Crônicas 8, 1 /I Reis 8, 9/ Êxodo 25,16/ II Crônicas 5,10

12 487 11º 13 488 12º 14 489 13º 15 490 14º 16 491 15º 17 492 16º

I Reis 6:37-38... No ano quarto se pôs o fundamento da casa do Senhor, no mês de Zive ( segundo mês ). E no ano undécimo, no mês de Bul, que é o mês oitavo, se acabou esta casa com todas as suas dependências, e com tudo o que lhe convinha: e a edificou em sete anos. I Reis 7:1. A sua Casa edificou em 13 anos.

18 493 17º 19 494 18º 20 495 19º 21 496 20º 22 497 21º 23 498 22º 24 499 23º 25 500 24º 26 501 25º 27 502 26º 28 503 27º 29 504 28º 30 505 29º 31 506 30º 32 507 31º 33 508 32º 34 509 33º 35 510 34º

Page 164: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

Cronologia Bíblica Comentada com datas exatas desde a criação do Mundo -135 Rei Salomão

36 511 35º 37 512 36º 38 513 37º

Jeroboão I Reinou 22 anos em Israel I Reis 14 , 20

Roboão Reinou

17 anos em Judá I Reis 14 , 21

39 514 38º 1 514 * I *Reis 14,30

40 515 39º 2 515 1º 1 515 * I Reis

11,40, 3 516 2º 2 516 1º

11,42 11,43

4 517 3º 3 517 2º

5 518 4º 4 518 3º

6 519 5º 5 519 4º

7 520 6º 6 520 5º

8 521 7º 7 521 6º

9 522 8º 8 522 7º

10 523 9º 9 523 8º

11 524 10º 10 524 9º

12 525 11º 11 525 10º

13 526 12º 12 526 11º

14 527 13º 13 527 12º

15 528 14º 14 528 13º

16 529 15º 15 529 14º

17 530 16º 16 530 15º

18 531 17º 17 531 16º

Page 165: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

136- Cronologia Exata dos Reis de Israel / Judá / Babilônia / Pérsia

Continuação Rei Abião Rei Asa Rei Nadabe Rei Baasa Jeroboão I reinou reinou reinou reinou 22 anos reinou 03 anos 41 anos 2 anos 24 anos em Israel em Judá em Judá em Israel em Israel

18 531 17º 1 531 * * * * 19 532 18º 2 532 1º * * * 20 533 19º 3 533 2º 1 533 * 21 534 20º I Reis 2 534 1º 22 535 21º 15,1 3 535 2º 1 535 * I Reis

15,33

I Reis 14,20

15,2 4 536 3º 2 536 1º 1 536 *

15,7 15,9 5 537 4º I Reis 15,28

2 537 1º

15,25 6 538 5º 15,32 3 538 2º nasce * 22,42 * 7 539 6º 4 539 3º

Jo safá 8 540 7º 5 540 4º 9 541 8º 6 541 5º 10 542 9º 7 542 6 11 543 10º 8 543 7º 12 544 11º 9 544 8º 13 545 12º 10 545 9º 14 546 13º 11 546 10º

Page 166: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

Cronologia Bíblica Comentada com datas exatas desde a criação do Mundo -137 Continuação Rei Baasa Rei Ela Rei Zinri Rei Onri Rei Asa reinou reinou reinou reinou 41 anos reinou 24 anos 02 anos 07 dias 12 anos em Judá em Israel em Israel em Israel Israel 15 547 14º 12 547 11º 16 548 15º 13 548 12º 17 549 16º 14 549 13º

18 550 17º 15 550 14º

19 551 18º 16 551 15º

20 552 19º 17 552 16º

21 553 20º 18 553 17º

22 554 21º 19 554 18º

23 555 22º 20 555 19º

24 556 23º 21 556 20º

25 557 24º 22 557 21º

26 558 25º 23 558 22º I Reis 16,8

27 559 26º 24 559 23º 1 559 * Séc VI aC SécV aC 28 560 27º I reis

16,15 2 560 1º 1 560 * 1 560 *

29 561 28º II Cron 14,1

I Reis 16,16

2 561 1º

30 562 29º II Cro 15,19 3 562 2º

Page 167: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

138- Cronologia Exata dos Reis de Israel / Judá / Babilônia / Pérsia

Rei Asa Rei Onri Rei Acabe Rei Josafá reinou reinou reinou reinou 41 anos 12 anos 22 anos 25 anos em Judá em Israel em Israel em Judá 31 563 30 4º 563 3º 32 564 31º 5º 564 4º 33 565 32º 6º 565 5º 34 566 33º 7º 566 6º 35 567 34º 8º 567 7º 36 568 35º 9º 568 8º 37 569 36º 10º 569 9º 38 570 37º 11º 570 10º 39 571 38º 12º 571 11º 1 571 * 40 572 39º I Reis 16,29 2 572 1º 41 573 40º 3 573 2º

I Reis 15,24 I Reis 22,41

22,42 4 574 3º 1 574 *

5 575 4º 2 575 1º 6 576 5º 3 576 2º 7 577 6º 4 577 3º 8 578 7º 5 578 4º 9 579 8º 6 579 5º 10 580 9º 7 580 6º 11 581 10º 8 581 7º 12 582 11º 9 582 8º

Page 168: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

Cronologia Bíblica Comentada com datas exatas desde a criação do Mundo -139 Continuação Continuação Rei Acazias Rei Jorão Jeorão Rei Acabe Rei Josafá reinou reinou reinou reinou reinou 02 anos 12 anos 8 anos 22 anos 25 anos em Israel em Israel Judá em Israel em Judá 13 583 12º 10 583 9º 14 584 13º 11 584 10º 15 585 14º 12 585 11º 16 586 15º 13 586 12º 17 587 16º 14 587 13º 18 588 17º 15 588 14º 19 589 18º 16 589 15º 20 590 19º 17 590 16º 21 591 20º 18 591 17º 1 591 * 1 591 22 592 21º 19 592 18º 2 592 1º 2 592 1º 20 593 19º I Reis

22,52 3 593 2º

21 594 20º 4 594 3º 22 595 21º II Reis

8,16 5 595 4º 1 595

23 596 22º 6 596 5º 2 596 1º 24 597 23º 7 597 6º 3 597 2º 25 598 24º 8 598 7º 4 598 3º 9 599 8º 5 599 4º 10 600 9º 6 600 5º 11 601 10º 7 601 6º II Reis

8,25 12 602 11º 8 602 7º

Page 169: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

140-Cronologia Exata dos Reis de Israel / Judá / Babilônia / Pérsia

Rei Acazias Atália Rei Jeú Rei Joás 01 ano 07 anos 28 anos 40 anos em Judá em Judá em Israel em Judá 1 602 * 1 602 * 1 602 * II 9 ,

Reis 16,29

2 603 1º 2 603 1º

3 604 2º 3 604 2º 4 605 3º 4 605 3º 5 606 4º 5 606 4º 6 607 5º 6 607 5º II Reis

12,1

II Reis 11,4

7 608 6º 7 608 6º 1 608 *

8 609 7º 2 609 1º 9 610 8º 3 610 2º 10 611 9º 4 611 3º 11 612 10º 5 612 4º 12 613 11º 6 613 5º 13 614 12º 7 614 6º 14 615 13º 8 615 7º 15 616 14º 9 616 8º 16 617 15º 10 617 9º 17 618 16º 11 618 10º 18 619 17º 12 619 11º 19 620 18º 13 620 12º 20 621 19º 14 621 13º nasceu Amazias 21 622 20º 15 622 14º 22 623 21º 16 623 15º 23 624 22º 17 624 16º 24 625 23º 18 625 17º 25 626 24º 19 626 18º

Page 170: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

Cronologia Bíblica Comentada com datas exatas desde a criação do Mundo -141 Continuação Continuação Rei Joacaz Rei Jeú Rei Joás reinou reinou reinou 17 anos 28 anos 40 anos em Israel em Israel em Judá 26 627 25º 20 627 19º 27 628 26º 21 628 20º II REIS 10 35

28 629 27º 22 629 21º II Reis 13,1

II REIS 10 35,36 23 630 22º 1 630 * 24 631 23º 2 631 1º 25 632 24º 3 632 2º 26 633 25º 4 633 3º 27 634 26º 5 634 4º 28 635 27º 6 635 5º 29 636 28º 7 636 6º 30 637 29º 8 637 7º 31 638 30º 9 638 8º 32 639 31º 10 639 9º 33 640 32º 11 640 10º 34 641 33º 12 641 11º 35 642 34º 13 642 12º 36 643 35º 14 643 13º 37 644 36º 15 644 14º 38 645 37º 16 645 15º

Page 171: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

142- Cronologia Exata dos Reis de Israel / Judá / Babilônia / Pérsia

Continuação Continuação Rei Jeoás Rei Amazias Rei Joás Rei Joacaz reinou reinou Reinou reinou 16 anos 29 anos 40 anos 17 anos em Israel em Judá em Judá em Israel II Reis 14,2 39 646 38º 17 646 16º 1 646 * II Reis

12,21 40 647 39º II Reis 14,1 2 647 1º 1 647 * II Reis

12,20 3 648 2º 2 648 1º 4 649 3º 3 649 2º 5 650 4º 4 650 3º 6 651 5º 5 651 4º 7 652 6º 6 652 5º 8 653 7º 7 653 6º 9 654 8º 8 654 7º 10 655 9º 9 655 8º 11 656 10º 10 656 9º 12 657 11º 11 657 10º 13 658 12º 12 658 11º 14 659 13º 13 659 12º Século V a.C 15 660 14º 14 660 13º Século IV a C

Page 172: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

Cronologia Bíblica Comentada com datas exatas desde a criação do Mundo -143

Continuação Continuação Rei Jeroboão II Rei Uzias Rei Jeoás Rei Amazias reinou reinou reinou reinou 41 anos 52 anos 16 anos 29 anos em Israel em Judá em Israel em Judá 16 661 15º *15 661 14º 1 661 * II REIS

14,16 REIS 14,17 *16 662 15º 2 662 1º

II REIS 14,23 *17 663 16º 3 663 2º

*18 664 17º 4 664 3º *19 665 18º 5 665 4º *20 666 19º 6 666 5º *21 667 20º 7 667 6º *22 668 21º 8 668 7º *23 669 22º 9 669 8º *24 670 23º 10 670 9º *25 671 24º 11 671 10º *26 672 25º 12 672 11º *27 673 26º 13 673 12º *28 674 27º 14 674 13º II Reis

15,2 *29 675 28º 15 675 14º 1 675 * II Reis

14,21 16 676 15º 2 676 1º 17 677 16º 3 677 2º 18 678 17º 4 678 3º 19 679 18º 5 679 4º 20 680 19º 6 680 5º 21 681 20º 7 681 6º 22 682 21º 8 682 7º 23 683 22º 9 683 8º 24 684 23º 10 684 9º

Page 173: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

144- Cronologia Exata dos Reis de Israel / Judá / Babilônia / Pérsia

Continuação Continuação Rei Jeroboão II Rei Uzias Reinou reinou 41 anos 52 anos em Israel em Judá 25 685 24º 11 685 10º 26 686 25º 12 686 11º 27 687 26º 13 687 12º 28 688 27º 14 688 13º 29 689 28º 15 689 14º 30 690 29º 16 690 15º 31 691 30º 17 691 16º 32 692 31º 18 692 17º 33 693 32º 19 693 18º 34 694 33º 20 694 19º 35 695 34º 21 695 20º 36 696 35º 22 696 21º 37 697 36º 23 697 22º 38 698 37º 24 698 23º 39 699 38º 25 699 24º 40 700 39º 26 700 25º 41 701 40º 27 701 26º Nasceu Jotão

28 702 27º 29 703 28º 30 704 29º 31 705 30º 32 706 31º 33 707 32º 34 708 33º 35 709 34º 36 710 35º

Page 174: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

Cronologia Bíblica Comentada com datas exatas desde a criação do Mundo -145 Continuação Rei Zacarias Rei Salum Rei Menaem Rei Pecaia Rei Uzias reinou reinou reinou reinou Reinou 06 meses 01 mês 10 anos 02 anos 52 anos em Israel em Israel em Israel em Israel em Judá 37 711 36º

38 712 37º

39 713 38º 1 713 *

40 714 39º 1 714 * 1 714 *

41 715 40º 2 715 1º

42 716 41º 3 716 2º

43 717 42º 4 717 3º

44 718 43º 5 718 4º

45 719 44º 6 719 5º

46 720 45º 7 720 6º

47 721 46º nasceu Acaz

8 721 7º

48 722 47º 9 722 8º

49 723 48º 10 723 9º 1 723 *

Page 175: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

146- Cronologia Exata dos Reis de Israel / Judá / Babilônia / Pérsia

Continuação Continuaçaõ Rei Peca Rei Jotão Rei Uzias Rei Pecaia reinou reinou reinou reinou 20 anos 16 anos 52 anos 02 anos em Israel em Judá em Judá em Israel 50 724 49º 2 724 1º 1 724 * 51 725 50º II

Reis 2 725 1º 52 726 51º 15,32 3 726 2º 1 726 * II Reis

15,2,7 4 727 3º 2 727 1º 5 728 4º 3 728 2º 6 729 5º 4 729 3º 7 730 6º 5 730 4º nasceu Ezequias 8 731 7º 6 731 5º 9 732 8º 7 732 6º 10 733 9º 8 733 7º 11 734 10º 9 734 8º 12 735 11º 10 735 9º 13 736 12º 11 736 10º 14 737 13º 12 737 11º 15 738 14º 13 738 12º 16 739 15º 14 739 13º 17 740 16º 15 740 14º

Page 176: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

Cronologia Bíblica Comentada com datas exatas desde a criação do Mundo-147

Continuação Continuação Rei Acaz Rei Oséias Rei Peca Rei Jotão reinou reinou reinou reinou 16 anos 09 anos 20 anos 16 anos em Judá em Israel em Israel em Judá 18 741 17º 16 741 15º 1 741 * 19 742 18º II Reis 16,1 2 742 1º 20 743 19º 3 743 2º 4 744 3º 5 745 4º 6 746 5º 7 747 6º 8 748 7º 9 749 8º 10 750 9º 11 751 10º 12 752 11º II Reis 17,1 13 753 12º 1 753 * 14 754 13º 2 754 1º 15 755 14º 3 755 2º

Page 177: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

148- Cronologia Exata dos Reis de Israel / Judá / Babilônia / Pérsia

Continuação Continuação Rei Ezequias Rei Acaz Rei Oséias reinou Reinou reinou 29 anos 16 anos 09 anos em Judá em Israel em Israel 16 756 15º . 4 756 3º 1 756 * II Reis 18,1 5 757 4º 2 757 1º 6 758 5º 3 758 2º

IIReis 18,4/num 21,9 A serpente de metal que moíses construiu no ano 2.708 foi destruída por Ezequias em 3.424 ou 756 .

II Reis 18,9 7 759 6º 4 759 3º Século IV a. C 8 760 7º 5 760 4º Século III a C

II Reis 18,10 9 761 8º . 6 761 5º 7 762 6º 8 763 7º 9 764 8º 10 765 9º 11 766 10º 12 767 11º 13 768 12º

II Reis 18,13 II Reis 20, 6 14 769 13º 15 770 14º 16 771 15º 17 772 16º Nasceu Manassés

18 773 17º 19 774 18º 20 775 19º 21 776 20º 22 777 21º 23 778 22º 24 779 23º 25 780 24º

Page 178: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

Cronologia Bíblica Comentada com datas exatas desde a criação do Mundo-149

Continuação Rei Manassés Rei Ezequias reinou reinou 55 anos 29 anos em Judá em Judá 26 781 25º 27 782 26º 28 783 27º 29 784 28º 1 784 * II Reis 20,21... 2 785 1º II Reis 21, 1... 3 786 2º 4 787 3º 5 788 4º 6 789 5º 7 790 6º 8 791 7º 9 792 8º 10 793 9º 11 794 10º 12 795 11º 13 796 12º 14 797 13º 15 798 14º 16 799 15º 17 800 16º 18 801 17º 19 802 18º 20 803 19º 21 804 20º 22 805 21º 23 806 22º

Page 179: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

150-Cronologia Exata dos Reis de Israel / Judá / Babilônia / Pérsia

continuação Rei Manassés reinou 55 anos em Judá 24 807 23º 25 808 24º 26 809 25º 27 810 26º 28 811 27º 29 812 28º 30 813 29º 31 814 30º 32 815 31º 33 816 32º 34 817 33º 35 818 34º 36 819 35º 37 820 36º 38 821 37º 39 822 38º 40 823 39º 41 824 40º 42 825 41º 43 826 42º 44 827 43º 45 828 44º 46 829 45º 47 830 46º 48 831 47º Nasceu Josias

49 832 48º

Page 180: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

Cronologia Bíblica Comentada com datas exatas desde a criação do Mundo- 151 Continuação Rei Amom Rei Josias Rei Manasses reinou reinou Reinou 02 anos 31 anos 55 anos em Israel em Judá em Judá 50 833 49º 51 834 50º 52 835 51º 53 836 52º 54 837 53º 55 838 54º 1 838 * II Reis 21, 18... 2 839 1º 1 839 ** II Reis 21, 19... II Reis 21, 26... 2 840 1º II Reis 22, 1... 3 841 2º 4 842 3º 5 843 4º 6 844 5º 7 845 6º 8 846 7º 9 847 8º 10 848 9º 11 849 10º 12 850 11º Jer

1,2 Jer 25,3 13 851 12º

14 852 13º 15 853 14º 16 854 15º 17 855 16º 18 856 17º 19 857 18º

obs Ano que nasceu Zedequias 20 858 19º

Page 181: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

152- Cronologia Exata dos Reis de Israel / Judá / Babilônia / Pérsia

Continuação Rei Joacaz Rei Eliaquim Rei Rei Josias reinou ou Joaquim Nabucodonozor Reinou 03 meses reinou reinou 31 anos em Judá 11 anos 45 anos em Judá em Judá Babilônia 21 859 20º Século III a . C 22 860 21º Século II a. C 23 861 22º 24 862 23º 25 863 24º 26 864 25º 27 865 26º 28 866 27º 29 867 28º 30 868 29º 31 869 30º 1 869 * 1 869 * II Reis 23,30... II Reis 23,31... 2 870 1º Daniel

1,1/ 2,1 3 871 2º 1 871 * Jeremias

25,1 4 872 3º 2 872 1º

5 873 4º 3 873 2º 6 874 5º 4 874 3º 7 875 6º 5 875 4º 8 876 7º 6 876 5º 9 877 8º 7 877 6º 10 878 9º 8 878 7º

Page 182: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

Cronologia Bíblica Comentada com datas exatas desde a criação do Mundo -153 Continuação Continuação Rei Joaquim Rei Zedequias Rei Eliaquim Rei reinou reinou Ou Joaquim Nabucodonozor 03 meses 11 anos Reinou reinou e foi levado em Judá 11 anos 45 anos cativo por em Judá na Babilônia Nabucodonozor 11 879 7º 9 879 8º 1 879 preso 1 879 * 10 880 9º 2 Cativeiro

Joaquim 2 880 1º 11 881 10º 3 II Reis 24,12 3 881 2º 12 882 11º 4 4 882 3º 13 883 12º 5 Ezequiel

cap1,2,3 Nasceu Dario 5 883 4º

14 884 13º 6 Ezequiel 8,1

Daniel 5,31 6 884 5º

15 885 14º 7 Ezequiel 20,1 7 885 6º

16 886 15º 8 8 886 7º 17 887 16º 9 Ezequiel

24,1 Jeremias

52,4,5 9 887 8º 18 888 17º 10 Ezequiel

29,1 10 888 9º Jere mia

52,5 52,12

19 889 18º 11 Ezequiel 26,1,7

Jeremias 39,1,2,7,8 11 889 10º

Ezq 40,1 * 20 890 19º 12 Ezequiel 40,1 Jere

mias 32,1 52,12

* 21 891 20º 13 * 22 892 21º 14 * 23 893 22º 15 * 24 894 23º 16 * 25 895 24º 17 * 26 896 25º 18 * 27 897 26º 19 * 28 898 27º 20 * 29 899 28º 21 * 30 900 29º 22 * 31 901 30º 23 * 32 902 31º 24 * 33 903 32º 25 Ezequiel

* 40,1 14anos

Page 183: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

154- Cronologia Exata dos Reis de Israel / Judá / Babilônia / Pérsia

Continuação Rei Evil - Merodaque Rei reinou 27 anos na Nabucodonozor Babilônia

Babilônia cativeiro

34 904 33º 26 35 905 34º 27 36 906 35º 28 37 907 36º 29 1 Daniel 4,32 38 908 37º 30 2 Os 7 Tempos 39 909 38º 31 3 40 910 39º 32 4 41 911 40º 33 5 42 912 41º 34 6 43 913 42º 35 7 Daniel Jeremias 52,31

44 914 43º 36 4,36 * 45 915 44º 37 1 915 * 38 2 916 1º 39 3 917 2º 40 4 918 3º 41 5 919 4º 42 6 920 5º 43 7 921 6º 44 8 922 7º 45 9 923 8º 46 10 924 9º 47 11 925 10º 48 12 926 11º 49 13 927 12º 50 14 928 13º 51 15 929 14º 52 16 930 15º

Page 184: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

Cronologia Bíblica Comentada com datas exatas desde a criação do Mundo -155 Continuação Rei Evil Rei Belsazar Rei Dario Rei Ciro Rei Merodaque reinou reinou reinou Dario reinou 04 anos 04 anos 04 anos 06 anos 27 anos na Babilônia na Pérsia Pérsia Pérsia na Babilônia

cativeiro 17 931 53 18 932 54 19 933 55 20 934 56 21 935 57 22 936 58 23 937 59 24 938 60 25 939 61 26 940 62 27 941 63 * * 64 1 942 * 65 2 943 1º 66 3 944 2º Daniel 5 , 31

67 4 945 3º 1 945 * 68 2 946 1º 69 3 947 2º * Fim

Ca tiveiro

70 4 948 3º 1 948 esdras

* 1,1

II Cron 36,21

2 949 1º

3 950 2º 4 951 3º 1 951 * 2 952 1 3 953 2

Page 185: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

156- Cronologia Exata dos Reis de Israel / Judá / Babilônia / Pérsia

Continuação Rei Rei Rei Dario Assuero Artaxerxes reinou reinou reinou 06 anos 12 anos 33 anos na Pérsia Pérsia na Pérsia Média Esdras 6,15 / Ester 1,3,16/ Ester 3,7 4 954 3º 5 955 4ºº 6 956 5º 1 956 * 2 957 1º 3 958 2º 4 959 3º Século I I aC 5 960 4º Século I aC 6 961 5º 7 962 6º 8 963 7º 9 964 8º 10 965 9º 11 966 10º 12 967 11º Ester 3,7. 13 968 12º 1 968 * 2 969 1º 3 970 2º 4 971 3º 5 972 4º 6 973 5º 7 974 6º Esdras 7,7 8 975 7º 9 976 8º

Page 186: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

Cronologia Bíblica Comentada com datas exatas desde a criação do Mundo -157 Continuação Rei Artaxerxes Reinou 33 anos na Pérsia Esdras 5,14 10 977 9º 11 978 10º 12 979 11º 13 980 12º 14 981 13º 15 982 14º 16 983 15º 17 984 16 18 985 17º 19 986 18º 20 987 19º 21 988 20º 22 989 21º 23 990 22º 24 991 23º 25 992 24º 26 993 25º

Nemias 5, 14 Também desde o dia em que fui nomeado seu governador na terra de Judá, desde o ano vinte, até ao ano trinta e dois do Rei Artaxerxes, doze anos, nem eu nem meus irmãos comemos o pão do governador.

27 994 26º 28 995 27º 29 996 28º 30 997 29º 31 998 30º 32 999 31º 33 1000 32º

Page 187: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

158- Cronologia Exata dos Reis de Israel / Judá / Babilônia / Pérsia

Rei Herodes ‘ O GRANDE’ Reinou por ser o Rei 60 anos que mais reinou em Judá O 2º Rei que mais reinou foi Manassés 55 anos 1 1001 * 2 1002 1º 3 1003 2º 4 1004 3º 5 1005 4º 6 1006 5º 7 1007 6º 8 1008 7º 9 1009 8º 10 1010 9º 11 1011 10º 12 1012 11º 13 1013 12º 14 1014 13º 15 1015 14º 16 1016 15º 17 1017 16º 18 1018 17º 19 1019 18º 20 1020 19º 21 1021 20º 22 1022 21º 23 1023 22º 24 1024 23º 25 1025 24º

Page 188: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

Cronologia Bíblica Comentada com datas exatas desde a criação do Mundo -159 Continuação Rei Herodes Reinou 60 anos em Judá 26 1026 25º 27 1027 26º 28 1028 27º 29 1029 28º 30 1030 29º 31 1031 30º 32 1032 31º 33 1033 32º 34 1034 33º 35 1035 34º 36 1036 35º 37 1037 36º 38 1038 37º 39 1039 38º 40 1040 39º 41 1041 40º 42 1042 41º 43 1043 42º 44 1044 43º 45 1045 44º 46 1046 45º 47 1047 46º 48 1048 47º 49 1049 48º

Page 189: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

160- Cronologia Exata dos Reis de Israel / Judá / Babilônia / Pérsia

Continuação No Ano em Do Rei Herodes que Herodes Reinou 60 anos morreu Nasceu JESUS no Ano 3.728 50 1050 49º 51 1051 50º 52 1052 51º 53 1053 52º 54 1054 53º 55 1055 54º 56 1056 55º 57 1057 56º 58 1058 57º 59 1059 58º Inicío Séc I aC 60 1060 59º 1 1060 ** Mateus

2,1,13,15 2 1061 1º Mateus

2,16,19 3 1062 2º

Lucas 2: 11.. Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo o Senhor.

4 1063 3º 5 1064 4º 6 1065 5º 7 1066 6º 8 1067 7º 9 1068 8º 10 1069 9º 11 1070 10º 12 1071 11º Lucas

2,42 13 1072 12º

14 1073 13º

Lucas 2 : 42 E, tendo Jesus já doze anos, subiram a Jerusalém, segundo o costume do dia da festa.

Page 190: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

Cronologia Bíblica Comentada com datas exatas desde a criação do Mundo-161

Continuação JESUS Rei dos Reis e Senhor dos Senhores viveu 33 anos 15 1074 14º 16 1075 15º

17 1076 16º 18 1077 17º 19 1078 18º 20 1079 19º 21 1080 20º 22 1081 21º 23 1082 22º 24 1083 23º 25 1084 24º 26 1085 25º 27 1086 26º 28 1087 27º 29 1088 28º 30 1089 29º 31 1090 30º 32 1091 31º 33 1092 32º

Mateus 3,16 Jesus se Batizou Lucas 3,23 Ministério de Jesus

1093 33º Ano 1093 Ano desde a Saída do Egito em que JESUS , foi

morto e ressuscitou

Page 191: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

162- Cronologia Exata dos Reis de Israel / Judá / Babilônia / Pérsia

CRONOLOGIA EXATA DOS REIS: ISRAEL / JUDÁ / BABILÔNIA /

PÉRSIA

Antes de Cristo

.

Rei Saul reinou

40 anos em Israel

1 663 Ano

2 662 1º 3 661 2º 4 660 3º 5 659 4º 6 658 5º 7 657 6º 8 656 7º 9 655 8º

10* 654 9º Ano a.C que nasceu DAVI

11 653 10º 12 652 11º 13 651 12º 14 650 13º Metade Séc. VII aC

15 649 14º 16 648 15º

Page 192: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

Cronologia Bíblica Comentada com datas exatas desde a criação do Mundo-163

17 647 16º 18 646 17º 19 645 18º 20 644 19º 21 643 20º 22 642 21º 23 641 22º 24 640 23º 25 639 24º 26 638 25º 27 637 26º 28 636 27º 29 635 28º 30 634 29º 31 633 30º 32 632 31º 33 631 32º 34 630 33º 35 629 34º 36 628 35º 37 627 36º

38 626 37º 39 625 38º

Rei Isbosete reinou 02 anos em Israel

Davi reinou 40 anos Judá IISamuel 5,4,5

40 624 39º 1 624 * 1 624 Ano

Atos 13,21 2 623 1º 2 623 1º I

Crôn 10,13,14 II Samuel

2,10 3 622 2º

Page 193: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

164-cronologia Exata dos Reis de Israel / Judá / Babilônia / Pérsia

Rei Davi

4 621 3º

5 620 4º

6 619 5º

7 618 6º

8 617 7º

9 616 8º

10 615 9º

11 614 10º

12 613 11º

13 612 12º

14 611 13º

15 610 14º

16 609 15º

17 608 16º

18 607 17º

19 606 18º

20 605 19º

21 604 20º

22 603 21º

23 602 22º

24 601 23º Século VII a.C

25 600 24º Século VI a C 26 599 25º 27 598 26º

Page 194: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

Cronologia Bíblica Comentada com datas exatas desde a criação do Mundo -165 Rei Davi morreu com 70 anos 28 597 27º 29 596 28º 30 595 29º 31 594 30º 32 593 31º 33 592 32º 34 591 32º 35 590 33º 36 589 34º 37 588 35º

38 587 36º 39 586 38º 40 585 39º

Salomão Reinou 40 anos

I Reis 11, 42

40 anos 6meses 584 40º 1 584 *

II samuel

I Reis 1,43,46 2 583 1º

5,5 I Crôn 23,1 3 582 2º

4 581 3º I Reis 6,1,37

5 580 4º

6 579 5º 7 578 6º 8 577 7º 9 576 8º 10 575 9º 11 574 10º

E Sucedeu que no ano de quatrocentos e oitenta, depois da saída do Povo do Egito em 2.668, no ano quarto de Salomão sobre Israel, começou a edificar a casa do Senhor Quinhentos e oitenta anos antes de Cristo. 3728 – 3148 = 580 a.C

Page 195: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

166-Cronologia Exata dos Reis de Israel / Judá / Babilônia / Pérsia

Rei Salomão ( 2.668 + 487= 3.155 ) I Reis 6, 38 / I Reis 7, 1 / II Crônicas 8, 1 /I Reis 8, 9/ Êxodo 25,16/ II Crônicas 5,10

12 573 11º 13 572 12º 14 571 13º 15 570 14º 16 569 15º 17 568 16º

I Reis 6:37-38... No ano quarto se pôs o fundamento da casa do Senhor, no mês de Zive ( segundo mês ). E no ano undécimo, no mês de Bul, que é o mês oitavo, se acabou esta casa com todas as suas dependências, e com tudo o que lhe convinha: e a edificou em sete anos. I Reis 7:1. A sua Casa edificou em 13 anos

18 567 17º 19 566 18º 20 565 19º 21 564 20º 22 563 21º 23 562 22º 24 561 23º 25 560 24º 26 559 25º 27 558 26º 28 557 27º 29 556 28º 30 555 29º 31 554 30º 32 553 31º 33 552 32º 34 551 33º 35 550 34º

Page 196: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

Cronologia Bíblica Comentada com datas exatas desde a criação do Mundo -167 Rei Salomão

36 549 35º 37 548 36º 38 547 37º

Jeroboão I Reinou 22 anos em Israel I Reis 14 , 20

Roboão Reinou

17 anos em Judá I Reis 14 , 21

39 546 38º 1 546 * I *Reis 14,30

40 545 39º 2 545 1º 1 545 * I Reis

11,40, 3 544 2º 2 544 1º

11,42 11,43

4 543 3º 3 543 2º

5 542 4º 4 542 3º

6 541 5º 5 541 4º

7 540 6º 6 540 5º

8 539 7º 7 539 6º

9 538 8º 8 538 7º

10 537 9º 9 537 8º

11 536 10º 10 536 9º

12 535 11º 11 535 10º

13 534 12º 12 534 11º

14 533 13º 13 533 12º

15 532 14º 14 532 13º

16 531 15º 15 531 14º

17 530 16º 16 530 15º

18 529 17º 17 529 16º

Page 197: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

168-Cronologia Exata dos Reis de Israel / Judá / Babilônia / Pérsia

Continuação Rei Abião Rei Asa Rei Nadabe Rei Baasa Jeroboão I reinou reinou reinou reinou 22 anos reinou 03 anos 41 anos 2 anos 24 anos em Israel em Judá em Judá em Israel em Israel

18 529 17º 1 529 * * * * 19 528 18º 2 528 1º * * * 20 527 19º 3 527 2º 1 527 * 21 526 20º I Reis 2 526 1º 22 525 21º 15,1 3 525 2º 1 525 * I Reis

15,33

I Reis 14,20

15,2 4 524 3º 2 524 1º 1 524 *

15,7 15,9 5 523 4º I Reis 15,28

2 523 1º

15,25 6 522 5º 15,32 3 522 2º 521 nasce * 15,33 * 7 521 6º 4 521 3º Jo safá 8 520 7º 5 520 4º 9 519 8º 6 519 5º 10 518 9º 7 518 6 11 517 10º 8 517 7º 12 516 11º 9 516 8º 13 515 12º 10 515 9º 14 514 13º 11 514 10º

Page 198: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

Cronologia Bíblica Comentada com datas exatas desde a criação do Mundo -169 Continuação Rei Baasa Rei Ela Rei Zinri Rei Onri Rei Asa reinou reinou reinou reinou 41 anos reinou 24 anos 02 anos 07 dias 12 anos em Judá em Israel em Israel em Israel Israel 15 513 14º 12 513 11º 16 512 15º 13 512 12º 17 511 16º 14 511 13º

18 510 17º 15 510 14º

19 509 18º 16 509 15º

20 508 19º 17 508 16º

21 507 20º 18 507 17º

22 506 21º 19 506 18º

23 505 22º 20 505 19º

24 504 23º 21 504 20º

25 503 24º 22 503 21º

26 502 25º 23 502 22º I Reis 16,8

27 501 26º 24 501 23º 1 501 * Séc VI aC SécV aC

28 500 27º I reis 16,15 2 500 1º 1 500 * 1 500 *

29 499 28º II Cron 14,1

I Reis 16,16

2 499 1º

30 498 29º II Cro 15,19 3 498 2º

Page 199: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

170- Cronologia Exata dos Reis de Israel / Judá / Babilônia / Pérsia

Rei Asa Rei Onri Rei Acabe Rei Josafá reinou reinou reinou reinou 41 anos 12 anos 22 anos 25 anos em Judá em Israel em Israel em Judá 31 497 30 4º 497 3º 32 496 31º 5º 496 4º 33 495 32º 6º 495 5º 34 494 33º 7º 494 6º 35 493 34º 8º 493 7º 36 492 35º 9º 492 8º 37 491 36º 10º 491 9º 38 490 37º 11º 490 10º 39 489 38º 12º 489 11º 1 489 * 40 488 39º I Reis 16,29 2 488 1º 41 487 40º 3 487 2º

I Reis 15,24 I Reis 22,41

22,42 4 486 3º 1 486 *

5 485 4º 2 485 1º 6 484 5º 3 484 2º 7 483 6º 4 483 3º 8 482 7º 5 482 4º 9 481 8º 6 481 5º 10 480 9º 7 480 6º 11 479 10º 8 479 7º 12 478 11º 9 478 8º

Page 200: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

Cronologia Bíblica Comentada com datas exatas desde a criação do Mundo -171 Continuação Continuação Rei Acazias Rei Jorão Jeorão Rei Acabe Rei Josafá reinou reinou reinou reinou reinou 02 anos 12 anos 8 anos 22 anos 25 anos em Israel em Israel Judá em Israel em Judá 13 477 12º 10 477 9º 14 476 13º 11 476 10º 15 475 14º 12 475 11º 16 474 15º 13 474 12º 17 473 16º 14 473 13º 18 472 17º 15 472 14º 19 471 18º 16 471 15º 20 470 19º 17 470 16º 21 469 20º 18 469 17º 1 469 * 1 469 22 468 21º 19 468 18º 2 468 1º 2 468 1º 20 467 19º I Reis

22,52 3 467 2º

21 466 20º 4 466 3º 22 465 21º II Reis

8,16 5 465 4º 1 465

23 464 22º 6 464 5º 2 464 1º 24 463 23º 7 463 6º 3 463 2º 25 462 24º 8 462 7º 4 462 3º 9 461 8º 5 461 4º 10 460 9º 6 460 5º 11 459 10º 7 459 6º II Reis

8,25 12 458 11º 8 458 7º

Page 201: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

172-Cronologia Exata dos Reis de Israel / Judá / Babilônia / Pérsia

Rei Acazias Atália Rei Jeú Rei Joás 01 ano 07 anos 28 anos 40 anos em Judá em Judá em Israel em Judá 1 458 * 1 458 * 1 458 * II 9 ,

Reis 16,29

2 457 1º 2 457 1º

3 456 2º 3 456 2º 4 455 3º 4 455 3º 5 454 4º 5 454 4º 6 453 5º 6 453 5º II Reis

12,1

II Reis 11,4

7 452 6º 7 452 6º 1 452 *

8 451 7º 2 451 1º 9 450 8º 3 450 2º 10 449 9º 4 449 3º 11 448 10º 5 448 4º 12 447 11º 6 447 5º 13 446 12º 7 446 6º 14 445 13º 8 445 7º 15 444 14º 9 444 8º 16 443 15º 10 443 9º 17 442 16º 11 442 10º 18 441 17º 12 441 11º 19 440 18º 13 440 12º 20 439 19º 14 439 13º nasceu Amazias 21 438 20º 15 438 14º 22 437 21º 16 437 15º 23 436 22º 17 436 16º 24 435 23º 18 435 17º 25 434 24º 19 434 18º

Page 202: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

Cronologia Bíblica Comentada com datas exatas desde a criação do Mundo-173

Continuação Continuação Rei Joacaz Rei Jeú Rei Joás reinou reinou reinou 17 anos 28 anos 40 anos em Israel em Israel em Judá 26 433 25º 20 433 19º 27 432 26º 21 432 20º II REIS 10 35

28 431 27º 22 431 21º II Reis 13,1

II REIS 10 35,36 23 430 22º 1 430 * 24 429 23º 2 429 1º 25 428 24º 3 428 2º 26 427 25º 4 427 3º 27 426 26º 5 426 4º 28 425 27º 6 425 5º 29 424 28º 7 424 6º 30 423 29º 8 423 7º 31 422 30º 9 422 8º 32 421 31º 10 421 9º 33 420 32º 11 420 10º 34 419 33º 12 419 11º 35 418 34º 13 418 12º 36 417 35º 14 417 13º 37 416 36º 15 416 14º 38 415 37º 16 415 15º

Page 203: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

174-Cronologia Exata dos Reis de Israel / Judá / Babilônia / Pérsia

Continuação Continuação Rei Jeoás Rei Amazias Rei Joás Rei Joacaz reinou reinou Reinou reinou 16 anos 29 anos 40 anos 17 anos em Israel em Judá em Judá em Israel II Reis 14,2 39 414 38º 17 414 16º 1 414 * II Reis

12,21 40 413 39º II Reis 14,1 2 413 1º 1 413 * II Reis

12,20 3 412 2º 2 412 1º 4 411 3º 3 411 2º 5 410 4º 4 410 3º 6 409 5º 5 409 4º 7 408 6º 6 408 5º 8 407 7º 7 407 6º 9 406 8º 8 406 7º 10 405 9º 9 405 8º 11 404 10º 10 404 9º 12 403 11º 11 403 10º 13 402 12º 12 402 11º 14 401 13º 13 401 12º Século V a.C 15 400 14º 14 400 13º Século IV a C

Page 204: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

Cronologia Bíblica Comentada com datas exatas desde a criação do Mundo -175

Continuação Continuação Rei Jeroboão II Rei Uzias Rei Jeoás Rei Amazias reinou reinou reinou reinou 41 anos 52 anos 16 anos 29 anos em Israel em Judá em Israel em Judá 16 399 15º *15 399 14º 1 399 * II REIS

14,16 REIS 14,17 *16 398 15º 2 398 1º

II REIS 14,23 *17 397 16º 3 397 2º

*18 396 17º 4 396 3º *19 395 18º 5 395 4º *20 394 19º 6 394 5º *21 393 20º 7 393 6º *22 392 21º 8 392 7º *23 391 22º 9 391 8º *24 390 23º 10 390 9º *25 389 24º 11 389 10º *26 388 25º 12 388 11º *27 387 26º 13 387 12º *28 386 27º 14 386 13º II Reis

15,2 *29 385 28º 15 385 14º 1 385 * II Reis

14,21 16 384 15º 2 384 1º 17 383 16º 3 383 2º 18 382 17º 4 382 3º 19 381 18º 5 381 4º 20 380 19º 6 380 5º 21 379 20º 7 379 6º 22 378 21º 8 378 7º 23 377 22º 9 377 8º 24 376 23º 10 376 9º

Page 205: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

176-Cronologia Exata dos Reis de Israel / Judá / Babilônia / Pérsia

Continuação Continuação Rei Jeroboão II Rei Uzias Reinou reinou 41 anos 52 anos em Israel em Judá 25 375 24º 11 375 10º 26 374 25º 12 374 11º 27 373 26º 13 373 12º 28 372 27º 14 372 13º 29 371 28º 15 371 14º 30 370 29º 16 370 15º 31 369 30º 17 369 16º 32 368 31º 18 368 17º 33 367 32º 19 367 18º 34 366 33º 20 366 19º 35 365 34º 21 365 20º 36 364 35º 22 364 21º 37 363 36º 23 363 22º 38 362 37º 24 362 23º 39 361 38º 25 361 24º 40 360 39º 26 360 25º 41 359 40º 27 359 26º Nasceu Jotão

28 358 27º 29 357 28º 30 356 29º 31 355 30º 32 354 31º 33 353 32º 34 352 33º 35 351 34º 36 350 35º

Page 206: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

Cronologia Bíblica Comentada com datas exatas desde a criação do Mundo -177 Continuação Rei Zacarias Rei Salum Rei Menaem Rei Pecaia Rei Uzias reinou reinou reinou reinou Reinou 06 meses 01 mês 10 anos 02 anos 52 anos em Israel em Israel em Israel em Israel em Judá 37 349 36º

38 348 37º

39 347 38º 1 347 *

40 346 39º 1 346 * 1 346 *

41 345 40º 2 345 1º

42 344 41º 3 344 2º

43 343 42º 4 343 3º

44 342 43º 5 342 4º

45 341 44º 6 341 5º

46 340 45º 7 340 6º

47 339 46º nasceu Acaz

8 339 7º

48 338 47º 9 338 8º

49 337 48º 10 337 9º 1 337 *

Page 207: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

178- Cronologia Exata dos Reis de Israel / Judá / Babilônia / Pérsia

Continuação Continuaçaõ Rei Peca Rei Jotão Rei Uzias Rei Pecaia reinou reinou reinou reinou 20 anos 16 anos 52 anos 02 anos em Israel em Judá em Judá em Israel 50 336 49º 2 336 1º 1 336 * 51 335 50º II

Reis 2 335 1º 52 334 51º... 15,32 3 334 2º 1 334 * II Reis

15,2,7 4 333 3º 2 333 1º 5 332 4º 3 332 2º 6 331 5º 4 331 3º 7 330 6º 5 330 4º

ano que nasceu Ezequias 8 329 7º 6 329 5º 9 328 8º 7 328 6º 10 327 9º 8 327 7º 11 326 10º 9 326 8º 12 325 11º 10 325 9º 13 324 12º 11 324 10º 14 323 13º 12 323 11º 15 322 14º 13 322 12º 16 321 15º 14 321 13º 17 320 16º 15 320 14º

Page 208: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

Cronologia Bíblica Comentada com datas exatas desde a criação do Mundo -179 Continuação Continuação Rei Acaz Rei Oséias Rei Peca Rei Jotão reinou reinou reinou reinou 16 anos 09 anos 20 anos 16 anos em Judá em Israel em Israel em Judá 18 319 17º 16 319 15º 1 319 * 19 318 18º II Reis 16,1 2 318 1º 20 317 19º 3 317 2º 4 316 3º 5 315 4º 6 314 5º 7 313 6º 8 312 7º 9 311 8º 10 310 9º 11 309 10º 12 308 11º II Reis 17,1 13 307 12º 1 307 * 14 306 13º 2 306 1º 15 305 14º 3 305 2º

Page 209: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

180-Cronologia Exata dos Reis de Israel / Judá / Babilônia / Pérsia

Continuação Continuação Rei Ezequias Rei Acaz Rei Oséias reinou Reinou reinou 29 anos 16 anos 09 anos em Judá em Israel em Israel 16 304 15º . 4 304 3º 1 304 * II Reis 18,1 5 303 4º 2 303 1º 6 302 5º 3 302 2º

IIReis 18,4/num 21,9 A serpente de metal que moíses construiu no ano 2.708 foi destruída por Ezequias em 3.424 ou 304 ac

II Reis 18,9 7 301 6º 4 301 3º Século IV a. C 8 300 7º 5 300 4º Século III a C

II Reis 18,10 9 299 8º . 6 299 5º 7 298 6º 8 297 7º 9 296 8º 10 295 9º 11 294 10º 12 293 11º 13 292 12º

II Reis 18,13 II Reis 20, 6 14 291 13º 15 290 14º 16 289 15º 17 288 16º Nasceu Manassés

18 287 17º 19 286 18º 20 285 19º 21 284 20º 22 283 21º 23 282 22º 24 281 23º 25 280 24º

Page 210: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

Cronologia Bíblica Comentada com datas exatas desde a criação do Mundo -181 Continuação Rei Manassés Rei Ezequias reinou reinou 55 anos 29 anos em Judá em Judá 26 279 25º 27 278 26º 28 277 27º 29 276 28º 1 276 * II Reis 20,21... 2 275 1º II Reis 21, 1... 3 274 2º 4 273 3º 5 272 4º 6 271 5º 7 270 6º 8 269 7º 9 268 8º 10 267 9º 11 266 10º 12 265 11º 13 264 12º 14 263 13º 15 262 14º 16 261 15º 17 260 16º 18 259 17º 19 258 18º 20 257 19º 21 256 20º 22 255 21º 23 254 22º

Page 211: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

182-Cronologia Exata dos Reis de Israel / Judá / Babilônia / Pérsia

continuação Rei Manassés reinou 55 anos em Judá 24 253 23º 25 252 24º 26 251 25º 27 250 26º 28 249 27º 29 248 28º 30 247 29º 31 246 30º 32 245 31º 33 244 32º 34 243 33º 35 242 34º 36 241 35º 37 240 36º 38 239 37º 39 238 38º 40 237 39º 41 236 40º 42 235 41º 43 234 42º 44 233 43º 45 232 44º 46 231 45º 47 230 46º 48 229 47º Nasceu Josias

49 228 48º

Page 212: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

Cronologia Bíblica Comentada com datas exatas desde a criação do Mundo -183

Continuação Rei Amom Rei Josias Rei Manasses reinou reinou Reinou 02 anos 31 anos 55 anos em Israel em Judá em Judá 50 227 49º 51 226 50º 52 225 51º 53 224 52º 54 223 53º 55 222 54º 1 222 * II Reis 21, 18... 2 221 1º 1 221 ** II Reis 21, 19... II Reis 21, 26... 2 220 1º II Reis 22, 1... 3 219 2º 4 218 3º 5 217 4º 6 216 5º 7 215 6º 8 214 7º 9 213 8º 10 212 9º 11 211 10º 12 210 11º Jer

1,2 Jer 25,3 13 209 12º

14 208 13º 15 207 14º 16 206 15º 17 205 16º 18 204 17º 19 203 18º

obs Ano que nasceu Zedequias 20 202 19º

Page 213: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

184-Cronologia Exata dos Reis de Israel / Judá / Babilônia / Pérsia

Continuação Rei Joacaz Rei Eliaquim Rei Rei Josias reinou ou Joaquim Nabucodonozor Reinou 03 meses reinou reinou 31 anos em Judá 11 anos 45 anos em Judá em Judá Babilônia 21 201 20º Século III a . C 22 200 21º Século II a. C 23 199 22º 24 198 23º 25 197 24º 26 196 25º 27 195 26º 28 194 27º 29 193 28º 30 192 29º 31 191 30º 1 191 * 1 191 * II Reis 23,30... II Reis 23,31... 2 190 1º II Cron 35,25 Daniel

1,1/ 2,1 3 189 2º 1 189 * Jeremias

25,1 4 188 3º 2 188 1º

5 187 4º 3 187 2º 6 186 5º 4 186 3º 7 185 6º 5 185 4º 8 184 7º 6 184 5º 9 183 8º 7 183 6º 10 182 9º 8 182 7º

Page 214: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

Cronologia Bíblica Comentada com datas exatas desde a criação do Mundo -185 Continuação Continuação Rei Joaquim Rei Zedequias Rei Eliaquim Rei reinou reinou Ou Joaquim Nabucodonozor 03 meses 11 anos Reinou reinou e foi levado em Judá 11 anos 45 anos cativo por em Judá na Babilônia Nabucodonozor 11 181 7º 9 181 8º 1 879 preso 1 181 * 10 180 9º 2 Cativeiro

Joaquim 2 180 1º 11 179 10º 3 II Reis 24,12 3 179 2º 12 178 11º 4 4 178 3º 13 177 12º 5 Ezequiel

cap1,2,3 Nasceu Dario 5 177 4º

14 176 13º 6 Ezequiel 8,1

Daniel 5,31 6 176 5º

15 175 14º 7 Ezequiel 20,1 7 175 6º

16 174 15º 8 8 174 7º 17 173 16º 9 Ezequiel

24,1 Jeremias

52,4,5 9 173 8º 18 172 17º 10 Ezequiel

29,1 10 172 9º Jere mia

52,5 52,12

19 171 18º 11 Ezequiel 26,1,7

Jeremias 39,1,2,7,8 11 171 10º

Ezq 40,1 * 20 170 19º 12 Ezequiel 32,1,17 Jere

mias 32,1 52,12

* 21 169 20º 13 * 22 168 21º 14 * 23 167 22º 15 * 24 166 23º 16 * 25 165 24º 17 * 26 164 25º 18 * 27 163 26º 19 * 28 162 27º 20 * 29 161 28º 21 * 30 160 29º 22 * 31 159 30º 23 * 32 158 31º 24 * 33 157 32º 25 Ezequiel

* 40,1 *

Page 215: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

186-Cronologia Exata dos Reis de Israel / Judá / Babilônia / Pérsia

Continuação Rei Evil - Merodaque Rei reinou 27 anos na Nabucodonozor Babilônia

Babilônia cativeiro

34 156 33º 26 35 155 34º 27 36 154 35º 28 37 153 36º 29 1 Daniel 4,32 38 152 37º 30 2 Os 7 Tempos 39 151 38º 31 3 40 150 39º 32 4 41 149 40º 33 5 42 148 41º 34 6 43 147 42º 35 7 Daniel Jeremias 52,31

44 146 43º 36 4,36 * 45 145 44º 37 1 145 * 38 2 144 1º 39 3 143 2º 40 4 142 3º 41 5 141 4º 42 6 140 5º 43 7 139 6º 44 8 138 7º 45 9 137 8º 46 10 136 9º 47 11 135 10º 48 12 134 11º 49 13 133 12º 50 14 132 13º 51 15 131 14º 52 16 130 15º

Page 216: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

Cronologia Bíblica Comentada com datas exatas desde a criação do Mundo-187 Continuação Rei Evil Rei Belsazar Rei Dario Rei Ciro Rei Merodaque reinou reinou reinou Dario reinou 04 anos 04 anos 04 anos 06 anos 27 anos na Babilônia na Pérsia Pérsia Pérsia na Babilônia cativeiro 17 129 53 18 128 54 19 127 55 20 126 56 21 125 57 22 124 58 23 123 59 24 122 60 25 121 61 26 120 62 27 119 63 * * 64 1 118 * 65 2 117 1º 66 3 116 2º Daniel 5 , 31

67 4 115 3º 1 115 * 68 2 114 1º 69 3 113 2º * Fim

Ca tiveiro

70 4 112 3º 1 112 esdras

* 1,1

II Cron 36,21

2 111 1º

3 110 2º 4 109 3º 1 109 * 2 108 1 3 107 2

Page 217: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

188- Cronologia Exata dos Reis de Israel / Judá / Babilônia / Pérsia

Continuação Rei Rei Rei Dario Assuero Artaxerxes reinou reinou reinou 06 anos 12 anos 33 anos na Pérsia Pérsia na Pérsia Média Esdras 6,15 / Ester 1,3,16/ Ester 3,7 4 106 3º 5 105 4ºº 6 104 5º 1 104 * 2 103 1º 3 102 2º 4 101 3º Século I I aC 5 100 4º Século I aC 6 099 5º 7 098 6º 8 097 7º 9 096 8º 10 095 9º 11 094 10º 12 093 11º Ester 3,7. 13 092 12º 1 092 * 2 091 1º 3 090 2º 4 089 3º 5 088 4º 6 087 5º 7 086 6º Esdras 7,7 8 085 7º 9 084 8º

Page 218: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

Cronologia Bíblica Comentada com datas exatas desde a criação do Mundo -189 Continuação Rei Artaxerxes Reinou 33 anos na Pérsia Esdras 5,14 10 083 9º 11 082 10º 12 081 11º 13 080 12º 14 079 13º 15 078 14º 16 077 15º 17 076 16 18 075 17º 19 074 18º 20 073 19º 21 072 20º 22 071 21º 23 070 22º 24 069 23º 25 068 24º 26 067 25º

Nemias 5, 14 Também desde o dia em que fui nomeado seu governador na terra de Judá, desde o ano vinte, até ao ano trinta e dois do Rei Artaxerxes, doze anos, nem eu nem meus irmãos comemos o pão do governador.

27 066 26º 28 065 27º 29 064 28º 30 063 29º 31 062 30º 32 061 31º 33 060 32º

Page 219: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

190-Cronologia Exata dos Reis de Israel / Judá / Babilônia / Pérsia

Continuação Rei Herodes Reinou 60 anos em Judá 1 059 * 2 058 1º 3 057 2º 4 056 3º 5 055 4º 6 054 5º 7 053 6º 8 052 7º 9 051 8º 10 050 9º 11 049 10º 12 048 11º 13 047 12º 14 046 13º 15 045 14º 16 044 15º 17 043 16º 18 042 17º 19 041 18º 20 040 19º 21 039 20º 22 038 21º 23 037 22º 24 036 23º 25 035 24º

Page 220: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

Cronologia Bíblica Comentada com datas exatas desde a criação do Mundo-191

Continuação Rei Herodes Reinou 60 anos em Judá 26 034 25º 27 033 26º 28 032 27º 29 031 28º 30 030 29º 31 029 30º 32 028 31º 33 027 32º 34 026 3 35 025 34º 36 024 35º 37 023 36º 38 022 37º 39 021 38º 40 020 39º 41 019 40º 42 018 41º 43 017 42º 44 016 43º 45 015 44º 46 014 45º 47 013 46º 48 012 47º 49 011 48º

Page 221: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

192-Cronologia Exata dos Reis de Israel / Judá / Babilônia / Pérsia

Continuação No Ano em Do Rei Herodes que Herodes Reinou 60 anos morreu Nasceu

JESUS no Ano 3.728 desde a criação, ou ano 1.060 depois da saída do Egito.

50 010 49º 51 009 50º 52 008 51º 53 007 52º 54 006 53º 55 005 54º 56 004 55º 57 003 56º 58 002 57º 59 001 58º Inicío Sec I aC 60 000 59º 1 000 **

Mateus 2,1,13,15 2 001 1º

Mateus 2,16,19 3 002 2º

Lucas 2: 11.. Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo o Senhor.

4 003 3º 5 004 4º 6 005 5º 7 006 6º 8 007 7º 9 008 8º 10 009 9º 11 010 10º 12 011 11º 13 012 12º 14 013 13º

Lucas 2 : 42 E, tendo Jesus já doze anos, subiram a Jerusalém, segundo o costume do dia da festa.

Page 222: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

Cronologia Bíblica Comentada com datas exatas desde a criação do Mundo -193 Continuação JESUS Rei dos Reis e Senhor dos Senhores viveu 33 anos 15 014 14º 16 015 15º

17 016 16º 18 017 17º 19 018 18º 20 019 19º 21 020 20º 22 021 21º 23 022 22º 24 023 23º 25 024 24º 26 025 25º 27 026 26º 28 027 27º 29 028 28º 30 029 29º 31 030 30º 32 031 31º 33 032 32º

Mateus 3,16 Jesus se Batizou Lucas 3,23 Ministério de Jesus

033 33º Ano 1093 Ano desde a Saída do Egito em que JESUS , foi morto e

ressuscitou

Page 223: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

194- Cronologia Exata dos Reis de Israel / Judá / Babilônia / Pérsia

CRONOLOGIA EXATA DEPOIS DA MORTE DE

CRISTO

EM 11 DE SETEMBRO DE 2009, COMPLETARÁ 08 ANOS DO MARCO HISTÓRICO QUE TODO O MUNDO PRESENCIOU PELA TELEVISÃO : A DESTRUIÇÃO DAS DUAS TORRES GÊMEAS , AO WORLD TRADE CENTER NOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA, OCORRIDA EM NOVA YORK NO ANO DE 5.762 DESDE A CRIAÇÃO, OU NO ANO 3.094 DEPOIS DA SAÍDA DO POVO DO EGITO, OU AINDA 2.034 ANOS DEPOIS DO NASCIMENTO DE CRISTO, OU A 2001 DEPOIS DA MORTE DE CRISTO. MARCO HISTÓRICO ESTE, QUE PODERÁ DAR CONTINUIDADE A CONTAGEM DE TEMPO FUTURO. Exemplo: Podemos afirmar com toda convicção que em Setembro, estaremos no ano 5.770 desde a criação, ou no ano 3.102 depois da saída do povo do Egito , ou no ano 2.042 depois do nascimento de JESUS, ou no ano 2.009 depois de Cristo, ou ainda a 08 anos da destruição das duas Torres Gêmeas.

nasceu 3728 Ano 3728+33= 3761 morte 3761 Iniciou-se a contagem

d.C Calendário Cristão

3728 Estamos a 2009 anos +2042 do marco histórico 5.770 que foi a Ressurreição

daquele que é o ou Salvador d’Israel E a 2042 anos do

3761 Nascimento de JESUS +2009 O que Perfaz a soma 5.770 Exata de 5.770 anos

desde a Criação

Obs: Ano

corrente 2009

+ 1093

depois saída = 3102

+2668= antes saída

5.770

2 0 0 9

Page 224: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

Cronologia Bíblica Comentada com datas exatas desde a criação do Mundo -195

PARÁBOLA H H H Havia uma paciente enferma há 5.770 anos, o seu nome era Cronologia Bíblica. E os doutores da lei, os hipócritas os fariseus, e os saduceus, constantemente a visitavam, mas todos desacreditados eram unânimes em afirmarem em seus laudos , que não havia condições para que a paciente fosse restaurada.

Então tiveram uma idéia; vamos pedir ajuda aos arqueólogos e historiadores , os quais aplicaram-lhe uma over-data de 400 anos a mais vindo a piorar o quadro clínico da paciente, entrando a mesma , em coma induzido.

Mas um dia, um servo de Deus, cheio do Espírito Santo, a visitou e não se importou com as afirmações negativas daquelas pessoas , nem tampouco com o quadro clínico da paciente, e tendo compaixão delas, olhou para aquela paciente e disse :

Se essa Palavra é de Deus, seja restaurada em nome de JESUS CRISTO.

E a Cronologia na mesma hora ficou perfeita, e muitos foram os que viram esse milagre.

O AUTOR

Page 225: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

196-Cronologia Bíblica Comentada com datas exatas desde a criação do Mundo

FONTES BIBLÍCAS USADAS PARA A PESQUISA : ATOS [13] 21 Então pediram um rei, e Deus lhes deu por quarenta anos a Saul, filho de Kis, varão da tribo de Benjamim. 22 E tendo deposto a este, levantou-lhes como rei a Davi, ao qual também, dando testemunho, disse: Achei a Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, que fará toda a minha vontade. 23 Da descendência deste, conforme a promessa, trouxe Deus a Israel um Salvador, Jesus; I SAMUEL [13] 52 E houve forte guerra contra os filisteus, por todos os dias de Saul; e sempre que Saul via algum homem poderoso e valente, o agregava a si. I CRÕNICAS [10] 13 Assim morreu Saul por causa da sua infidelidade para com o Senhor, porque não havia guardado a palavra do Senhor; e também porque buscou a adivinhadora para a consultar, 14 e não buscou ao Senhor; pelo que ele o matou, e transferiu o reino a Davi, filho de Jessé.

Page 226: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

Cronologia Bíblica Comentada com datas exatas desde a criação do Mundo-197

II SAMUEL [2] 10 Quarenta anos tinha Isbosete, filho de Saul, quando começou a reinar sobre Israel, e reinou dois anos, A casa de Judá, porém, seguia a Davi. 11 E foi o tempo que Davi reinou em Hebrom, sobre a casa de Judá, sete anos e seis meses. II SAMUEL [5] 1 Então todas as tribos de Israel vieram a Davi em Hebrom e disseram: Eis-nos aqui, teus ossos e tua carne! 2 Além disso, outrora, quando Saul ainda reinava sobre nós, eras tu o que saías e entravas com Israel; e também o Senhor te disse: Tu apascentarás o meu povo de Israel, e tu serás chefe sobre Israel. 3 Assim, pois, todos os anciãos de Israel vieram ter com o rei em Hebrom; e o rei Davi fez aliança com eles em Hebrom, perante o Senhor; e ungiram a Davi rei sobre Israel. 4 Trinta anos tinha Davi quando começou a reinar, e reinou quarenta anos. 5 Em Hebrom reinou sete anos e seis meses sobre Judá, e em Jerusalém reinou trinta e três anos sobre todo o Israel e Judá. I CRÕNICAS [29] 26 Assim Davi, filho de Jessé, reinou sobre todo o Israel. 27 O tempo que reinou sobre Israel foi quarenta anos; em Hebrom reinou sete anos, e em Jerusalém trinta e três. 28 E morreu numa boa velhice, cheio de dias, riquezas e honra; e Salomão, seu filho, reinou em seu lugar. 29 Ora, os atos do rei Davi, desde os primeiros até os últimos, estão escritos nas crônicas de Samuel, o vidente, e nas crônicas do profeta Natã, e nas crônicas de Gade, o vidente,

Page 227: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

198-Cronologia Bíblica Comentada com datas exatas desde a criação do Mundo

I CRôNICAS [3] 1 Estes foram os filhos de Davi que lhe nasceram em Hebrom: o primogênito Amnom, de Ainoã, a jizreelita; o segundo Daniel, de Abigail, a carmelita; 2 O terceiro Absalão, filho de Maacá, filha de Talmai, rei de Gesur; o quarto Adonias, filho de Hagite; 3 O quinto Sefatias, de Abital; o sexto Itreão, de Eglá, sua mulher. 4 Seis lhe nasceram em Hebrom, onde reinou sete anos e seis meses; e reinou trinta e três anos em Jerusalém. 5 Estes lhe nasceram em Jerusalém: Siméia, Sobabe, Natã e Salomão; estes quatro lhe nasceram de Bate-Sua, filha de Amiel. 6 Nasceram-lhe mais: Ibar, Elisama, Elifelete, 7 Nogá, Nefegue, Jafia, 8 Elisama, Eliadá e Elifelete, nove. 9 Todos estes foram filhos de Davi, afora os filhos das concubinas; e Tamar foi irmã deles. I CRôNICAS [23] 1 Ora, sendo Davi já velho e cheio de dias, fez Salomão, seu filho, rei sobre Israel. II CRôNICAS [09] 30 Salomão reinou em Jerusalém quarenta anos sobre todo o Israel.

Page 228: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

Cronologia Bíblica Comentada com datas exatas desde a criação do Mundo-199

I REIS [6] 1 Sucedeu, pois, que no ano quatrocentos e oitenta depois de saírem os filhos de Israel da terra do Egito, no quarto ano do reinado de Salomão sobre Israel, no mês de zive, que é o segundo mês, começou-se a edificar a casa do Senhor. II CRôNICAS [3] 1 Então Salomão começou a edificar a casa do Senhor em Jerusalém, no monte Moriá, onde o Senhor aparecera a Davi, seu pai, no lugar que Davi tinha preparado na eira de Ornã, o jebuseu. 2 Começou a edificar no segundo dia do segundo mês, no quarto ano do seu reinado. I REIS [06] 38 E no undécimo ano, no mês de bul, que é o oitavo mês, se acabou esta casa com todas as suas dependências, e com tudo o que lhe convinha. Assim levou sete anos para edificá-la. LIVRO: I REIS [07] 1 Salomão edificou também a sua casa, levando treze anos para acabá-la. I REIS [09] 1 Sucedera pois que, tendo Salomão acabado de edificar a casa do Senhor, e a casa do rei, e tudo quanto lhe aprouve fazer, 2 apareceu-lhe o Senhor segunda vez, como lhe tinha aparecido em Gibeão. 10 Ao fim dos vinte anos em que Salomão edificara as duas casas, a casa do Senhor e a casa do rei, I REIS [04] 32 Proferiu ele três mil provérbios, e foram os seus cânticos mil e cinco.

Page 229: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

200-Cronologia Bíblica Comentada com datas exatas desde a criação do Mundo

I REIS [11] 40 Pelo que Salomão procurou matar Jeroboão; porém este se levantou, e fugiu para o Egito, a ter com Sisaque, rei de Egito, onde esteve até a morte de Salomão. 41 Quanto ao restante dos atos de Salomão, e a tudo o que ele fez, e à sua sabedoria, porventura não está escrito no livro dos atos de Salomão? 42 O tempo que Salomão reinou em Jerusalém sobre todo o Israel foi quarenta anos. 43 E Salomão dormiu com seus pais, e foi sepultado na cidade de Davi, seu pai; e Roboão, seu filho, reinou em seu lugar. I REIS [14] 20 E o tempo que Jeroboão reinou foi vinte e dois anos. E dormiu com seus pais; e Nadabe, seu filho, reinou em seu lugar. 21 Reinou em Judá Roboão, filho de Salomão. Tinha quarenta e um anos quando começou a reinar, e reinou dezessete anos em Jerusalém, a cidade que o Senhor escolhera dentre todas as tribos de Israel para pôr ali o seu nome. E era o nome de sua mãe Naama, a amonita. I REIS [13] 1 Eis que, por ordem do Senhor, veio de Judá a Betel um homem de Deus; e Jeroboão estava junto ao altar, para queimar incenso. 2 E o homem clamou contra o altar, por ordem do Senhor, dizendo: Altar, altar! assim diz o Senhor: Eis que um filho nascerá à casa de Davi, cujo nome será Josias;

Page 230: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

Cronologia Bíblica Comentada com datas exatas desde a criação do Mundo-201

I REIS [15] 1 No décimo oitavo ano do rei Jeroboão, filho de Nebate, começou Abião a reinar sobre Judá. 2 Reinou três anos em Jerusalém. Era o nome de sua mãe Maacá, filha de Absalão. 6 Ora, houve guerra entre Roboão e Jeroboão todos os dias da vida de Roboão. 7 Quanto ao restante dos atos de Abião, e a tudo quanto fez, porventura não estão escritos no livro das crônicas dos reis de Judá? Também houve guerra entre Abião e Jeroboão. 8 Abião dormiu com seus pais, e o sepultaram na cidade de Davi. E Asa, seu filho, reinou em seu lugar. 9 No vigésimo ano de Jeroboão, rei de Israel, começou Asa a reinar em Judá, 10 e reinou quarenta e um anos em Jerusalém. Era o nome de sua mãe Maacá, filha de Absalão. 11 Asa fez o que era reto aos olhos do Senhor, como Davi, seu pai. II CRôNICAS [12] 13 Fortaleceu-se, pois, o rei Roboão em Jerusalém, e reinou. Roboão tinha quarenta e um anos quando começou a reinar, e reinou dezessete anos em Jerusalém, a cidade que o Senhor escolhera dentre todas as tribos de Israel, para pôr ali o seu nome. E era o nome de sua mãe Naama, a amonita. II CRôNICAS [12] 1 E sucedeu que, quando ficou estabelecido o reino de Roboão, e havendo o rei se tornado forte, ele deixou a lei do Senhor, e com ele todo o Israel. 2 Pelo que, no quinto ano da rei Roboão, Sisaque, rei do Egito, subiu contra Jerusalém (porque eles tinham transgredido contra o Senhor) 16 E Roboão dormiu com seus pais, e foi sepultado na cidade de Davi. E Abias, seu filho, reinou em seu lugar.

Page 231: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

202-Cronologia Bíblica Comentada com datas exatas desde a criação do Mundo

I REIS [15] 8 Abião dormiu com seus pais, e o sepultaram na cidade de Davi. E Asa, seu filho, reinou em seu lugar. II CRôNICAS [14] 1 Abias dormiu com seus pais, e o sepultaram na cidade de Davi. E Asa, seu filho, reinou em seu lugar; nos seus dias a terra esteve em paz por dez anos. II CRôNICAS [15] 19 E não mais houve guerra até o ano trigésimo quinto do reinado de Asa. I REIS [15] 9 No vigésimo ano de Jeroboão, rei de Israel, começou Asa a reinar em Judá, 10 e reinou quarenta e um anos em Jerusalém. Era o nome de sua mãe Maacá, filha de Absalão. 11 Asa fez o que era reto aos olhos do Senhor, como Davi, seu pai. I REIS [15] 24 E Asa dormiu com seus pais, e foi sepultado com eles na cidade de Davi seu pai; e Jeosafá, seu filho reinou em seu lugar. 25 Nadabe, filho de Jeroboão, começou a reinar sobre Israel no segundo ano de Asa, rei de Judá, e reinou sobre Israel dois anos. 26 E fez o que era mau aos olhos de Senhor, andando nos caminhos de seu pai, e no seu pecado com que tinha feito Israel pecar. 27 Conspirou contra ele Baasa, filho de Aías, da casa de Issacar, e o feriu em Gibetom, que pertencia aos filisteus; pois Nadabe e todo o Israel sitiavam a Gibetom. 28 Matou-o, pois, Baasa no terceiro ano de Asa, rei de Judá, e reinou em seu lugar.

Page 232: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

Cronologia Bíblica Comentada com datas exatas desde a criação do Mundo-203

I REIS [15] 32 Houve guerra entre Asa e Baasa, rei de Israel, todos os seus dias. 33 No terceiro ano de Asa, rei de Judá, Baasa, filho de Aías, começou a reinar sobre todo o Israel em Tirza, e reinou vinte e quatro anos. 34 E fez o que era mau aos olhos do Senhor, andando no caminho de Jeroboão e no seu pecado com que tinha feito Israel pecar. II CRôNICAS [15] 10 Ajuntaram-se em Jerusalém no terceiro mês, no décimo quinto ano do reinado de Asa. I REIS [16] 6 E Baasa dormiu com seus pais, e foi sepultado em Tirza. Então Elá, seu filho, reinou em seu lugar. 8 No ano vinte e seis de Asa, rei de Judá, Elá, filho de Baasa, começou a reinar em Tirza sobre Israel, e reinou dois anos. 10 Entrou, pois, Zinri e o feriu, e o matou, no ano vigésimo sétimo de Asa, rei de Judá, e reinou em seu lugar. 15 No ano vigésimo sétimo de Asa, rei de Judá, reinou Zinri sete dias em Tirza. Estava o povo acampado contra Gibetom, que pertencia aos filisteus. 16 E o povo que estava acampado ouviu dizer: Zinri conspirou, e matou o rei; pelo que no mesmo dia, no arraial, todo o Israel constituiu rei sobre Israel a Onri, chefe do exercito. 28 Onri dormiu com seus pais, e foi sepultado em Samária. E Acabe, seu filho, reinou em seu ugar.

Page 233: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

204-Cronologia Bíblica Comentada com datas exatas desde a criação do Mundo

II CRôNICAS [16] 12 No ano trinta e nove do seu reinado Asa caiu doente dos pés; e era mui grave a sua enfermidade; e nem mesmo na enfermidade buscou ao Senhor, mas aos médicos. 13 E Asa dormiu com seus pais, morrendo no ano quarenta e um do seu reinado. I REIS [16] 29 Começou Acabe, filho de Onri, a reinar sobre Israel; e reinou sobre Israel em Samária vinte e dois anos. 30 E fez Acabe, filho de Onri, o que era mau aos olhos do Senhor, mais do que todos os que o antecederam I REIS [22] 40 Assim dormiu Acabe com seus pais. E Acazias, seu filho, reinou em seu lugar. 41 Ora, Jeosafá, filho de Asa, começou a reinar sobre Judá no quarto ano de Acabe, rei de Israel. 42 Era Jeosafá da idade de trinta e cinco anos quando começou a reinar, e reinou vinte e cinco anos em Jerusalém. Era o nome de sua mãe Azuba, filha de Sili.

Page 234: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

Cronologia Bíblica Comentada com datas exatas desde a criação do Mundo-205

II REIS [22] 51 Ora, Acazias, filho de Acabe, começou a reinar em Samaria no ano dezessete de Jeosafá, rei de Judá, e reinou dois anos sobre Israel. 52 E fez o que era mau aos olhos do Senhor; porque andou no caminho de seu pai, como também no caminho de sua mãe, e no caminho de Jeroboão, filho de Nebate, que fez Israel pecar. II CRôNICAS [20] 35 Depois disto Jeosafá, rei de Judá, se aliou com Acazias, rei de Israel, que procedeu impiamente; II CRôNICAS [21] 5 Jeorão tinha trinta e dois anos quando começou a reinar, e reinou oito anos em Jerusalém. II REIS [08] 16 Ora, no ano quinto de Jorão, filho de Acabe, rei de Israel, Jeorão, filho de Jeosafá, rei de Judá, começou a reinar. 17 Tinha trinta e dois anos quando começou a reinar, e reinou oito anos em Jerusalém. II REIS [09] 29 Ora, Acazias começara a reinar sobre Judá no ano undécimo de Jorão, filho de Acabe.

Page 235: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

206-Cronologia Bíblica Comentada com datas exatas desde a criação do Mundo

II REIS [08] 24 Jeorão dormiu com seus pais, e foi sepultado junto a eles na cidade de Davi. E Acazias, seu filho, reinou em seu lugar. 25 No ano doze de Jorão, filho de Acabe, rei de Israel, começou a reinar Acazias, filho de Jeorão, rei de Judá. 26 Acazias tinha vinte e dois anos quando começou a reinar, e reinou um ano em Jerusalém. O nome de sua mãe era Atalia; era neta de Onri, rei de Israel. II REIS [11] 1 Vendo pois Atalia, mãe de Acazias, que seu filho era morto, levantou-se, e destruiu toda a descendência real. 2 Mas Jeoseba, filha do rei Jorão, irmã de Acazias, tomou a Joás, filho de Acazias, furtando-o dentre os filhos do rei, aos quais matavam na recâmara, e o escondeu de Ataliá, a ele e à sua ama, de sorte que não o mataram. 3 E esteve com ela escondido na casa do Senhor seis anos; e Atalia reinava sobre o país. 4 No sétimo ano, porém, Jeoiada mandou chamar os centuriões dos caritas e os oficiais da guarda, e fê-los entrar consigo na casa do Senhor; e fez com eles um pacto e, ajuramentando-os na casa do Senhor, mostrou-lhes o filho do rei. II CRôNICAS [23] 21 Assim todo o povo da terra se alegrou, e a cidade ficou em paz, depois que mataram Atalia à espada. II REIS [9] 16 Então Jeú subiu a um carro, e foi a Jizreel; porque Jorão estava acamado ali; e também Acazias, rei de Judá, descera para ver Jorão.

Page 236: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

Cronologia Bíblica Comentada com datas exatas desde a criação do Mundo-207

II REIS [10] 35 Jeú dormiu com seus pais, e o sepultaram em Samária. Em seu lugar reinou seu filho Jeoacaz. 36 Os dias que Jeú reinou sobre Israel em Samária foram vinte e oito anos. II CRôNICAS [24] 1 Tinha Joás sete anos quando começou a reinar, e reinou quarenta anos em Jerusalém. O nome de sua mãe era Zíbia, de Berseba. 2 E Joás fez o que era reto aos olhos do Senhor por todos os dias do sacerdote Jeoiada. II REIS [11] 20 E todo o povo da terra se alegrou, e a cidade ficou em paz, depois que mataram Atalia à espada junto à casa do rei. 21 Joás tinha sete anos quando começou a reinar. II REIS [12] 1 Foi no ano sétimo de Jeú que Joás começou a reinar, e reinou quarenta anos em Jerusalém. O nome de sua mãe era Zíbia, de Berseba. 2 E Joás fez o que era reto aos olhos do Senhor todos os dias em que o sacerdote Jeoiada o instruiu.

Page 237: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

208-Cronologia Bíblica Comentada com datas exatas desde a criação do Mundo

II REIS [13] 1 No vigésimo terceiro ano de Joás, filho de Acazias, rei de Judá, começou a reinar Jeoacaz, filho de Jeú, sobre Israel, em Samária, e reinou dezessete anos. 2 E fez o que era mau aos olhos do Senhor, 9 E Jeoacaz dormiu com seus pais; e o sepultaram em Samária. E Jeoás, seu filho, reinou em seu lugar. 10 No ano trinta e sete de Joás, rei de Judá, começou a reinar Jeoás, filho de Jeoacaz, sobre Israel, em Samária, e reinou dezesseis anos. 13 Jeoás dormiu com seus pais, e Jeroboão se assentou no seu trono. Jeoás foi sepultado em Samária, junto aos reis de Israel. II REIS [12] 19 Ora, o restante dos atos de Joás, e tudo quanto fez, porventura não estão escritos no livro das crônicas dos reis de Judá? 20 Levantaram-se os servos de Joás e, conspirando contra ele, o feriram na casa de Milo, junto ao caminho que desce para Sila. 21 Foram Jozacar, filho de Simeate, e Jeozabade, filho de Somer, seus servos que o feriram, e ele morreu. Sepultaram-no com seus pais na cidade de Davi. E Amazias, seu filho, reinou em seu lugar. II REIS [14] 1 No segundo ano de Jeoás, filho de Jeoacaz, rei de Israel, começou a reinar Amazias, filho de Joás, rei de Judá. 2 Tinha vinte e cinco anos quando começou a reinar, e reinou vinte e nove anos em Jerusalém. O nome de sua mãe era Jeoadim, de Jerusalém.

Page 238: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

Cronologia Bíblica Comentada com datas exatas desde a criação do Mundo-209

II CRôNICAS [25] 1 Amazias tinha vinte e cinco anos quando começou a reinar, e reinou vinte e nove anos em Jerusalém. E o nome de sua mãe era Jeoadã, de Jerusalém. 2 Ele fez o que era reto aos olhos do Senhor, mas não o fez com coração perfeito. II REIS [13] 13 Jeoás dormiu com seus pais, e Jeroboão se assentou no seu trono. Jeoás foi sepultado em Samária, junto aos reis de Israel. II REIS [14] 16 E dormiu Jeoás com seus pais, e foi sepultado em Samária, junto aos reis de Israel. Jeroboão, seu filho, reinou em seu lugar. 17 Amazias, filho de Joás, rei de Judá, viveu quinze anos depois da morte de Jeoás, filho de Jeoacaz, rei de Israe 23 No décimo quinto ano de Amazias, filho de Joás, rei de Judá, começou a reinar em Samária, Jeroboão, filho de Jeoás, rei de Israel, e reinou quarenta e um anos. 24 E fez o que era mau aos olhos do Senhor; II REIS [14] 21 E todo o povo de Judá tomou a Azarias, que tinha dezesseis anos, e fê-lo rei em lugar de Amazias, seu pai. II REIS [15] 2 Tinha Azarias, dezesseis anos quando começou a reinar, e reinou cinqüenta e dois anos, em Jerusalém. O nome de sua mãe era Jecolia, de Jerusalém. 3 E fez o que era reto aos olhos do Senhor, conforme tudo o que fizera Amazias, seu pai.

Page 239: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

210-Cronologia Bíblica Comentada com datas exatas desde a criação do Mundo

II REIS [15] 8 No ano trinta e oito de Azarias, rei de Judá, reinou Zacarias, filho de Jeroboão, sobre Israel, em Samária, seis meses. 9 E fez o que era mau aos olhos do Senhor II REIS [15] 13 Salum, filho de Jabes, começou a reinar no ano trinta e nove de Uzias, rei de Judá, e reinou um mês em Samária. II REIS [15] 14 E Menaém, filho de Gadi, subindo de Tirza, veio a Samária; feriu a Salum, filho de Jabes, em Samária, matou-o e reinou em seu lugar. II REIS [15] 17 No ano trinta e nove de Azarias, rei de Judá, Menaém, filho de Gadi, começou a reinar sobre Israel, e reinou dez anos em Samária. 18 E fez o que era mau aos olhos do Senhor; II REIS [15] 22 Menaém dormiu com seus pais. E Pecaías, seu filho, reinou em seu lugar. II REIS [15] 23 Pecaías, filho de Menaém, começou a reinar sobre Israel em Samária, e reinou dois anos. 24 E fez o que era mau aos olhos do Senhor II REIS [15] 27 Peca, filho de Remalias, começou a reinar sobre Israel, em Samária, e reinou vinte anos.

Page 240: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

Cronologia Bíblica Comentada com datas exatas desde a criação do Mundo-211

II REIS [15] 32 No segundo ano de Peca, filho de Remalias, rei de Israel, começou a reinar Jotão, filho de Uzias, rei de Judá. 33 Tinha vinte e cinco anos quando começou a reinar, e reinou dezesseis anos em Jerusalém. O nome de sua mãe era Jenisa, filha de Zadoque. II CRôNICAS [27] 9 E Jotão dormiu com seus pais, e o sepultaram na cidade de Davi. E Acaz, seu filho, reinou em seu lugar. II REIS [16] 1 No ano dezessete de Peca, filho de Remalia começou a reinar Acaz, filho de Jotão, rei de Judá. 2 Tinha Acaz vinte anos quando começou a reinar, e reinou dezesseis anos em Jerusalém; e não fez o que era reto aos olhos do Senhor seu Deus, como tinha feito Davi, seu pai, II Reis 16 5 Então subiu Rezim, rei da Síria, com Peca, filho de Remalias, rei de Israel, contra Jerusalém, para lhe fazer guerra; e cercaram a Acaz, porém não puderam vencê-lo. II REIS [17] 1 No ano duodécimo de Acaz, rei de Judá, começou a reinar Oséias, filho de Elá, e reinou sobre Israel, em Samária nove anos. 2 E fez o que era mau aos olhos do Senhor, contudo não como os reis de Israel que foram antes dele. 3 Contra ele subiu Salmanasar, rei da Assiria; e Oséias ficou sendo servo dele e lhe pagava tributos. 4 O rei da Assíria , porém, achou em Oséias conspiração; porque ele enviara mensageiros a Sô, rei do Egito, e não pagava, como dantes, os tributos anuais ao rei da Assíria; então este o encerrou e o pôs em grilhões numa prisão. 5 E o rei da Assíria subiu por toda a terra, e chegando a Samária sitiou-a por três anos.

Page 241: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

212-Cronologia Bíblica Comentada com datas exatas desde a criação do Mundo II REIS [17] 6 No ano nono de Oséias, o rei da Assíria tomou Samária, e levou Israel cativo para a Assíria; e fê-los habitar em Hala, e junto a Habor, o rio de Gozã, e nas cidades dos medos. II REIS [18] 1 Ora, sucedeu que, no terceiro ano de Oséias, filho de Elá, rei de Israel, começou a reinar Ezequias, filho de Acaz, rei de Judá. 2 Tinha vinte e cinco anos quando começou a reinar, e reinou vinte e nove anos em Jerusalém. O nome de sua mãe era Abi, filha de Zacarias. 3 Ele fez o que era reto aos olhos do Senhor, conforme tudo o que fizera Davi, seu pai. II REIS [18] 9 No quarto ano do rei Ezequias que era o sétimo ano de Oséias, filho de Elá, rei de Israel, Salmanasar, rei da Assíria, subiu contra Samária, e a cercou 10 e, ao fim de três anos, tomou-a. No ano sexto de Ezequias, que era o ano nono de Oséias, rei de Israel, Samária foi tomada. 13 No ano décimo quarto do rei Ezequias, subiu Senaqueribe, rei da Assíria, contra todas as cidades fortificadas de Judá, e as tomou. II REIS [20] 1 Por aquele tempo Ezequias ficou doente, à morte. O profeta Isaías, filho de Amoz, veio ter com ele, e lhe disse: Assim diz, o Senhor: Põe em ordem a tua casa porque morrerás, e não viverás. 6 Acrescentarei aos teus dias quinze anos; e das mãos do rei da Assíria te livrarei, a ti e a esta cidade; e defenderei esta cidade por amor de mim, e por amor do meu servo Davi.

Page 242: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

Cronologia Bíblica Comentada com datas exatas desde a criação do Mundo-213 II REIS [20] 21 E Ezequias dormiu com seus pais. E Manassés, seu filho, reinou em seu lugar. II REIS [21] 1 Manassés tinha doze anos quando começou a reinar, e reinou cinquenta e cinco anos em Jerusalém. O nome de sua mãe era Hefzibá. 2 E fez o que era mau aos olhos do Senhor 20 E dormiu Manassés com seus pais, e o sepultaram em sua casa; e Amom, seu filho, reinou em seu lugar. 21 Tinha Amom vinte e dois anos quando começou a reinar, e reinou dois anos em Jerusalém. 22 Fez o que era mau aos olhos do Senhor II CRôNICAS [33] 24 E conspiraram contra ele os seus servos, e o mataram em sua casa. 25 Mas o povo da terra matou todos os que conspiraram contra o rei Amom, e fez reinar em lugar dele seu filho Josias. II CRôNICAS [34] 1 Tinha Josias oito anos quando começou a reinar, e reinou trinta e um anos em Jerusalém. 2 Fez o que era reto aos olhos do Senhor, e andou nos caminhos de Davi, seu pai, sem se desviar deles nem para a direita nem para a esquerda. 3 Pois no oitavo ano do seu reinado, sendo ainda moço, começou a buscar o Deus de Davi, seu pai; e no duodécimo ano começou a purificar Judá e Jerusalém, dos altos, dos aserins e das imagens esculpidas e de fundição. 8 No décimo oitavo ano do seu reinado, havendo já purificado a terra e a casa, ele enviou Safã, filho de Azalias, Maaséias, o governador da cidade, e Joá, filho de Joacaz, o cronista, para repararem a casa do Senhor seu Deus.

Page 243: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

214-Cronologia Bíblica Comentada com datas exatas desde a criação do Mundo JEREMIAS [1] 1 As palavras de Jeremias, filho de Hilquias, um dos sacerdotes que estavam em Anatote, na terra de Benjamim; 2 ao qual veio a palavra do Senhor, nos dias de Josias, filho de Amom, rei de Judá, no décimo terceiro ano do seu reinado; 3 e lhe veio também nos dias de Jeoiaquim, filho de Josias, rei de Judá, até o fim do ano undécimo de Zedequias, filho de Josias, rei de Judá, até que Jerusalém foi levada em cativeiro no quinto mês. JEREMIAS [25] 3 Desde o ano treze de Josias, filho de Amom, rei de Judá, até o dia de hoje, período de vinte e três anos, tem vindo a mim a palavra do Senhor, e vo-la tenho anunciado, falando-vos insistentemente; mas vós não tendes escutado. II CRôNICAS [35] 1 Então Josias celebrou a páscoa ao Senhor em Jerusalém; imolou-se o cordeiro da páscoa no décimo quarto dia do primeiro mês. 19 Foi no décimo oitavo ano do reinado de Josias que se celebrou esta páscoa. 23 E os flecheiros atiraram ao rei Josias. Então o rei disse a seus servos: Tirai-me daqui, porque estou gravemente ferido. 24 Seus servos o removeram do carro e pondo-o no seu segundo carro, o trouxeram a Jerusalém. Ele morreu, e foi sepultado nos sepulcros de seus pais. E todo o Judá e Jerusalém prantearam a Josias. 25 Também Jeremias fez uma lamentação sobre Josias; e todos os cantores e cantoras têm falado de Josias nas suas lamentações até o dia de hoje; e as estabeleceram por costume em Israel; e eis que estão escritas nas Lamentações.

Page 244: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

Cronologia Bíblica Comentada com datas exatas desde a criação do Mundo-215 II CRôNICAS [36] 1 O povo da terra tomou Jeoacaz, filho de Josias, e o constituiu rei em lugar de seu pai, em Jerusalém. 2 Tinha Jeoacaz vinte e três anos quando começou a reinar, e reinou três meses em Jerusalém. II CRôNICAS [36] 4 Então o rei do Egito constituiu Eliaquim, irmão de Jeoacaz, rei sobre Judá e Jerusalém, e mudou-lhe o nome em Jeoiaquim; mas a seu irmão, Jeoacaz, Neco o tomou e o levou para o Egito. 5 Tinha Jeoiaquim vinte e cinco anos quando começou a reinar, e reinou onze anos em Jerusalém; e fez o que era mau aos olhos do Senhor seu Deus. 6 Contra ele subiu Nabucodonozor, rei de Babilônia, e o amarrou com cadeias a fim de o levar para Babilônia. 7 Também alguns dos vasos da casa do Senhor levou Nabucodonozor para Babilônia, e pô-los no seu templo em Babilônia. 8 Ora, o restante dos atos de Jeoiaquim, e as abominações que praticou, e o que se achou contra ele, eis que estão escritos no livro dos reis de Israel e de Judá. E Joaquim, seu filho, reinou em seu lugar. 9 Tinha Joaquim oito anos quando começou a reinar, e reinou três meses e dez dias em Jerusalém; e fez o que era mau aos olhos do Senhor. 10 Na primavera seguinte o rei Nabucodonozor mandou que o levassem para Babilônia, juntamente com os vasos preciosos da casa do Senhor; e constituiu a Zedequias, irmão de Joaquim, rei sobre Judá e Jerusalém. 11 Tinha Zedequias vinte e um anos quando começou a reinar, e reinou onze anos em Jerusalém. 12 E fez o que era mau aos olhos do Senhor seu Deus: e não se humilhou perante o profeta Jeremias, que lhe falava da parte do Senhor.

Page 245: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

216-Cronologia Bíblica Comentada com datas exatas desde a criação do Mundo JEREMIAS [25] 1 A palavra que veio a Jeremias acerca de todo o povo de Judá, no ano quarto de Jeoiaquim, filho de Josias, rei de Judá (que era o primeiro ano de Nabucodonozor, rei de Babilônia, DANIEL [1] 1 No ano terceiro do reinado de Jeoiaquim, rei de Judá, veio Nabucodonozor, rei de Babilônia, a Jerusalém, e a sitiou. 6 Ora, entre eles se achavam, dos filhos de Judá, Daniel, Hananias, Misael e Azarias. 7 Mas o chefe dos eunucos lhes pôs outros nomes, a saber: a Daniel, o de Beltessazar; a Hananias, o de Sadraque; a Misael, o de Mesaque; e a Azarias, o de Abednego. DANIEL [2] 1 Ora no segundo ano do reinado de Nabucodonozor, teve este uns sonhos; e o seu espírito se perturbou, e passou-se-lhe o sono. II REIS [24] 1 Nos seus dias subiu Nabucodonozor, rei de Babilônia, e Jeoiaquim ficou sendo seu servo por três anos; mas depois se rebelou contra ele. 6 Jeoiaquim dormiu com seus pais. E Joaquim, seu filho, reinou em seu lugar. 8 Tinha Joaquim dezoito anos quando começou a reinar e reinou três meses em Jerusalém. O nome de sua mãe era Neústa, filha de Elnatã, de Jerusalém. 9 Ele fez o que era mau aos olhos do Senhor, conforme tudo o que seu pai tinha feito. 10 Naquele tempo os servos de Nabucodonozor, rei de Babilônia, subiram contra Jerusalém, e a cidade foi sitiada. 11 E Nabucodonozor, rei de Babilônia, chegou diante da cidade quando já os seus servos a estavam sitiando.

Page 246: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

Cronologia Bíblica Comentada com datas exatas desde a criação do Mundo-217 II REIS [24] 12 Então saiu Joaquim, rei de Judá, ao rei da Babilônia, ele, e sua mãe, e seus servos, e seus príncipes, e seus oficiais; e, no ano oitavo do seu reinado, o rei de Babilônia o levou preso. II CRôNICAS [36] 1 O povo da terra tomou Jeoacaz, filho de Josias, e o constituiu rei em lugar de seu pai, em Jerusalém. 2 Tinha Jeoacaz vinte e três anos quando começou a reinar, e reinou três meses em Jerusalém. 3 Porquanto o rei do Egito o depôs em Jerusalém, e condenou a terra a pagar um tributo de cem talentos de prata e um talento de ouro. 4 Então o rei do Egito constituiu Eliaquim, irmão de Jeoacaz, rei sobre Judá e Jerusalém, e mudou-lhe o nome em Jeoiaquim; mas a seu irmão, Jeoacaz, Neco o tomou e o levou para o Egito. 5 Tinha Jeoiaquim vinte e cinco anos quando começou a reinar, e reinou onze anos em Jerusalém; e fez o que era mau aos olhos do Senhor seu Deus. 6 Contra ele subiu Nabucodonozor, rei de Babilônia, e o amarrou com cadeias a fim de o levar para Babilônia. 7 Também alguns dos vasos da casa do Senhor levou Nabucodonozor para Babilônia, e pô-los no seu templo em Babilônia. 8 Ora, o restante dos atos de Jeoiaquim, e as abominações que praticou, e o que se achou contra ele, eis que estão escritos no livro dos reis de Israel e de Judá. E Joaquim, seu filho, reinou em seu lugar. 9 Tinha Joaquim oito anos quando começou a reinar, e reinou três meses e dez dias em Jerusalém; e fez o que era mau aos olhos do Senhor. 10 Na primavera seguinte o rei Nabucodonozor mandou que o levassem para Babilônia, juntamente com os vasos preciosos da casa do Senhor; e constituiu a Zedequias, irmão de Joaquim, rei sobre Judá e Jerusalém.

Page 247: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

218-Cronologia Bíblica Comentada com datas exatas desde a criação do Mundo II CRôNICAS [36] 11 Tinha Zedequias vinte e um anos quando começou a reinar, e reinou onze anos em Jerusalém. 12 E fez o que era mau aos olhos do Senhor seu Deus: e não se humilhou perante o profeta Jeremias, que lhe falava da parte do Senhor. 13 Também rebelou-se contra o rei Nabucodonozor, que o tinha ajuramentado por Deus. Mas endureceu a sua cerviz e se obstinou no seu coração, para não voltar ao Senhor, Deus de Israel. 18 E todos os vasos da casa de Deus, grandes e pequenos, os tesouros da casa do Senhor, e os tesouros do rei e dos seus príncipes, tudo levou para Babilônia. 19 Também queimaram a casa de Deus, derribaram os muros de Jerusalém, queimaram a fogo todos os seus palácios, e destruíram todos os seus vasos preciosos. 20 E aos que escaparam da espada, a esses levou para Babilônia; e se tornaram servos dele e de seus filhos, até o tempo do reino da Pérsia, 21 para se cumprir a palavra do Senhor proferida pela boca de Jeremias, até haver a terra gozado dos seus sábados; pois por todos os dias da desolação repousou, até que os setenta anos se cumpriram. 22 Ora, no primeiro ano de Ciro, rei da pérsia, para que se cumprisse a palavra do Senhor proferida pela boca de Jeremias, despertou o Senhor o espírito de Ciro, rei da Pérsia, de modo que ele fez proclamar por todo o seu reino, de viva voz e também por escrito, este decreto: 23 Assim diz Ciro, rei da Pérsia: O Senhor Deus do céu me deu todos os reinos da terra, e me encarregou de lhe edificar uma casa em Jerusalém, que é em Judá. Quem há entre vós de todo o seu povo suba, e o Senhor seu Deus seja com ele.

Page 248: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

Cronologia Bíblica Comentada com datas exatas desde a criação do Mundo-219 II REIS [25] 1 E sucedeu que, ao nono ano do seu reinado, no décimo dia do décimo mês, Nabucodonozor, rei de Babilônia, veio contra Jerusalém com todo o seu exército, e se acampou contra ela; levantaram contra ela tranqueiras em redor. 2 E a cidade ficou sitiada até o décimo primeiro ano do rei Zedequias 6 Então prenderam o rei, e o fizeram subir a Ribla ao rei de Babilônia, o qual pronunciou sentença contra ele. 7 Degolaram os filhos de Zedequias à vista dele, vasaram-lhe os olhos, ataram-no com cadeias de bronze e o levaram para Babilônia. 8 Ora, no quinto mês, no sétimo dia do mês, no ano décimo nono de Nabucodonozor, rei de Babilônia, veio a Jerusalém Nebuzaradão, capitão da guarda, servo do rei de Babilônia; 9 e queimou a casa do Senhor e a casa do rei, como também todas as casas de Jerusalém; todas as casas de importância, ele as queimou. 10 E todo o exército dos caldeus, que estava com o capitão da guarda, derrubou os muros em redor de Jerusalém. 11 Então o resto do povo que havia ficado na cidade, e os que já se haviam rendido ao rei de babilônia, e o resto da multidão, Nebuzaradão, capitão da guarda, levou cativos. II REIS [25] 27 Depois disso sucedeu que, no ano trinta e sete do cativeiro de Joaquim, rei de Judá, no dia vinte e sete do décimo segundo mês, Evil-Merodaque, rei de Babilônia, no ano em que começou a reinar, levantou a cabeça de Joaquim, rei de Judá, tirando-o da casa da prisão;

Page 249: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

220-Cronologia Bíblica Comentada com datas exatas desde a criação do Mundo JEREMIAS [52] 1 Era Zedequias da idade de vinte e um anos quando começou a reinar, e reinou onze anos em Jerusalém. O nome de sua mãe era Hamutal, filha de Jeremias, de Libna. 2 E fez o que era mau aos olhos do Senhor, conforme tudo o que fizera Jeoiaquim. 3 Pois por causa da ira do Senhor, chegou-se a tal ponto em Jerusalém e Judá que ele os lançou da sua presença. E Zedequias rebelou-se contra o rei de Babilônia. 4 No ano nono do seu reinado, no mês décimo, no décimo dia do mês, veio Nabucodonozor, rei de Babilônia, contra Jerusalém, ele e todo o seu exército, e se acamparam contra ela, e contra ela levantaram tranqueiras ao redor. 5 Assim esteve cercada a cidade, até o ano undécimo do rei Zedequias. 6 No quarto mês, aos nove do mês, a fome prevalecia na cidade, de tal modo que não havia pão para o povo da terra. 9 Prenderam o rei, e o fizeram subir ao rei de Babilônia a Ribla na terra de Hamate, o qual lhe pronunciou a sentença. 10 E o rei de Babilônia matou os filhos de Zedequias à sua vista; e também matou a todos os príncipes de Judá em Ribla. 11 E cegou os olhos a Zedequias; e o atou com cadeias; e o rei de Babilônia o levou para Babilônia, e o conservou na prisão até o dia da sua morte. 12 No quinto mês, no décimo dia do mês, que era o décimo nono ano do rei Nabucodonozor, rei de Babilônia, veio a Jerusalém Nebuzaradão, capitão da guarda, que assistia na presença do rei de Babilônia. 13 E queimou a casa do Senhor, e a casa do rei; como também a todas as casas de Jerusalém, todas as casas importantes, ele as incendiou. 14 E todo o exército dos caldeus, que estava com o capitão da guarda, derribou todos os muros que rodeavam Jerusalém.

Page 250: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

Cronologia Bíblica Comentada com datas exatas desde a criação do Mundo-221 JEREMIAS [52] 15 E os mais pobres do povo, e o resto do povo que tinha ficado na cidade, e os desertores que se haviam passado para o rei de Babilônia, e o resto dos artífices, Nebuzaradão, capitão da guarda, levou-os cativos. 16 Mas dos mais pobres da terra Nebuzaradão, capitão da guarda, deixou ficar alguns, para serem vinhateiros e lavradores. 17 Os caldeus despedaçaram as colunas de bronze que estavam na casa do Senhor, e as bases, e o mar de bronze, que estavam na casa do Senhor, e levaram todo o bronze para Babilônia. 18 Também tomaram as caldeiras, as pás, as espevitadeiras, as bacias, as colheres, e todos os utensílios de bronze, com que se ministrava. 19 De igual modo o capitão da guarda levou os copos, os braseiros, as bacias, as caldeiras, os castiçais, as colheres, e as tigelas. O que era de ouro, levou como ouro, e o que era de prata, como prata. 20 Quanto às duas colunas, ao mar, e aos doze bois de bronze que estavam debaixo das bases, que fizera o rei Salomão para a casa do Senhor, o peso do bronze de todos estes vasos era incalculável. 21 Dessas colunas, a altura de cada um era de dezoito côvados; doze côvados era a medida da sua circunferência; e era a sua espessura de quatro dedos; e era oca. 22 E havia sobre ela um capitel de bronze; e a altura dum capitel era de cinco côvados, com uma rede e romãs sobre o capitel ao redor, tudo de bronze; e a segunda coluna tinha as mesmas coisas com as romãs. 23 E havia noventa e seis romãs aos lados; as romãs todas, sobre a rede ao redor eram cem. 24 Levou também o capitão da guarda a Seraías, o principal sacerdote, e a Sofonias, o segundo sacerdote, e os três guardas da porta;

Page 251: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

222-Cronologia Bíblica Comentada com datas exatas desde a criação do Mundo

JEREMIAS [52] 25 e da cidade levou um oficial que tinha a seu cargo os homens de guerra; e a sete homens dos que assistiam ao rei e que se achavam na cidade; como também o escrivão-mor do exército, que registrava o povo da terra; e mais sessenta homens do povo da terra que se achavam no meio da cidade. 26 Tomando-os pois Nebuzaradão, capitão da guarda, levou-os ao rei de Babilônia, a Ribla. 27 E o rei de Babilônia os feriu e os matou em Ribla, na terra de Hamate. Assim Judá foi levado cativo para fora da sua terra. 28 Este é o povo que Nabucodonozor levou cativo: no sétimo ano três mil e vinte e três judeus; 29 no ano décimo oitavo de Nabucodonozor, ele levou cativas de Jerusalém oitocentas e trinta e duas pessoas; 30 no ano vinte e três de Nabucodonozor, Nebuzaradão, capitão da guarda, levou cativas, dentre os judeus, setecentas e quarenta e cinco pessoas; todas as pessoas foram quatro mil e seiscentas. 31 No ano trigésimo sétimo do cativeiro de Joaquim, rei de Judá, no mês duodécimo, aos vinte e cinco do mês, Evil-Merodaque, rei de Babilônia, no primeiro ano do seu reinado, levantou a cabeça de Joaquim, rei de Judá, e o tirou do cárcere; 32 e falou com ele benignamente, e pôs o trono dele acima dos tronos dos reis que estavam com ele em Babilônia; DANIEL [5] 1 O rei Belsazar deu um grande banquete a mil dos seus grandes, e bebeu vinho na presença dos mil. 2 Havendo Belsazar provado o vinho, mandou trazer os vasos de ouro e de prata que Nabucodonozor, seu pai, tinha tirado do templo que estava em Jerusalém, para que bebessem por eles o rei, e os seus grandes, as suas mulheres e concubinas.

Page 252: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

223- Cronologia Bíblica Comentada com datas exatas desde a criação do Mundo DANIEL [7] 1 No primeiro ano de Belsazar, rei de Babilônia, teve Daniel, na sua cama, um sonho e visões da sua cabeça. Então escreveu o sonho, e relatou a suma das coisas. DANIEL [8] 1 No ano terceiro do reinado do rei Belsazar apareceu-me uma visão, a mim, Daniel, depois daquela que me apareceu no princípio. 2 E na visão que tive, parecia-me que eu estava na cidadela de Susã, na província de Elão; e conforme a visão, eu estava junto ao rio Ulai. DANIEL 5 29 Então Belsazar deu ordem, e vestiram a Daniel de púrpura, puseram-lhe uma cadeia de ouro ao pescoço, e proclamaram a respeito dele que seria o terceiro em autoridade no reino. 30 Naquela mesma noite Belsazar, o rei dos caldeus, foi morto. 31 E Dario, o medo, recebeu o reino, tendo cerca de sessenta e dois anos de idade. DANIEL [11] 1 Eu, pois, no primeiro ano de Dario, medo, levantei-me para o animar e fortalecer. DANIEL [9] 1 No ano primeiro de Dario, filho de Assuero, da linhagem dos medos, o qual foi constituído rei sobre o reino dos caldeus. 2 no ano primeiro do seu reinado, eu, Daniel, entendi pelos livros que o número de anos, de que falara o Senhor ao profeta Jeremias, que haviam de durar as desolações de Jerusalém, era de setenta anos.

Page 253: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

224-Cronologia Bíblica Comentada com datas exatas desde a criação do Mundo AGEU [1] 1 No segundo ano do rei Dario, no sexto mês, no primeiro dia do mês, veio a palavra do Senhor, por intermédio do profeta Ageu, a Zorobabel, governador de Judá, 15 ao vigésimo quarto dia do sexto mês. AGEU [2] 1 No segundo ano do rei Dario, no sétimo mês, ao vigésimo primeiro do mês, veio a palavra do Senhor por intermédio do profeta Ageu, dizendo: ZACARIAS [1] 1 No oitavo mês do segundo ano de Dario veio a palavra do Senhor ao profeta Zacarias, filho de Berequias, filho de Ido, dizendo: AGEU [2] 10 Ao vigésimo quarto dia do mês nono, no segundo ano de Dario, veio a palavra do Senhor ao profeta Ageu, dizendo: 7 Aos vinte e quatro dias do mês undécimo, que é o mês de sebate, no segundo ano de Dario, veio a palavra do Senhor ao profeta Zacarias, filho de Berequias, filho de Ido, dizendo: ZACARIAS [7] 1 Aconteceu no ano quarto do rei Dario, que a palavra do Senhor veio a Zacarias, no dia quarto do nono mês, que é quisleu: DANIEL 1 21 Assim Daniel continuou até o primeiro ano do rei Ciro.

Page 254: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

Cronologia Bíblica Comentada com datas exatas desde a criação do Mundo-225 ESDRAS [1] 1 No primeiro ano de Ciro, rei da Pérsia, para que se cumprisse a palavra do Senhor proferida pela boca de Jeremias, despertou o Senhor o espírito de Ciro, rei da Pérsia, de modo que ele fez proclamar por todo o seu reino, de viva voz e também por escrito, este decreto: 2 Assim diz Ciro, rei da Pérsia: O Senhor Deus do céu me deu todos os reinos da terra, e me encarregou de lhe edificar uma casa em Jerusalém, que é em Judá. 7 Também o rei Ciro tirou os utensílios que pertenciam à casa do Senhor e que Nabucodonozor tinha trazido de Jerusalém e posto na casa de seus deuses. 8 Ciro, rei da Pérsia, tirou-os pela mão de Mitredate, o tesoureiro, que os entregou contados a Sesbazar, príncipe de Judá. 11 Todos os utensílios de ouro e de prata foram cinco mil e quatrocentos; todos estes levou Sesbazar, quando os do cativeiro foram conduzidos de Babilônia para Jerusalém. ESDRAS 4 5 e assalariaram contra eles conselheiros para frustrarem o seu plano, por todos os dias de Ciro, rei da Pérsia, até o reinado de Dario, rei da Pérsia. 6 No reinado de Assuero, no princípio do seu reino, escreveram uma acusação contra os habitantes de Judá e de Jerusalém. 7 Também nos dias de Artaxerxes escreveram Bislão, Mitredate, Tabeel, e os companheiros destes, a Artaxerxes, rei da Pérsia; e a carta foi escrita em caracteres aramaicos, e traduzida na língua aramaica.

Page 255: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

226-Cronologia Bíblica Comentada com datas exatas desde a criação do Mundo ESDRAS 6 3 No primeiro ano do rei Ciro, o rei Ciro baixou um decreto com respeito à casa de Deus em Jerusalém: Seja edificada a casa, o lugar em que se oferecem sacrifícios, e sejam os seus fundamentos bem firmes; a sua altura será de sessenta côvados, e a sua largura de sessenta côvados, 14 Assim os anciãos dos judeus iam edificando e prosperando pela profecia de Ageu o profeta e de Zacarias, filho de Ido. Edificaram e acabaram a casa de acordo com o mandado do Deus de Israel, e de acordo com o decreto de Ciro, e de Dario, e de Artaxerxes, rei da Pérsia. 15 E acabou-se esta casa no terceiro dia do mês de Adar, no sexto ano do reinado do rei Dario. ESDRAS 3 12 Muitos, porém, dos sacerdotes e dos levitas, e dos chefes das casas paternas, os idosos que tinham visto a primeira casa, choraram em altas vozes quando, a sua vista, foi lançado o fundamento desta casa; também muitos gritaram de júbilo; AGEU [2] 9 A glória desta última casa será maior do que a da primeira, diz o Senhor dos exércitos; e neste lugar darei a paz, diz o Senhor dos exércitos. 10 Ao vigésimo quarto dia do mês nono, no segundo ano de Dario, veio a palavra do Senhor ao profeta Ageu,

Page 256: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

Cronologia Bíblica Comentada com datas exatas desde a criação do Mundo-227 ESDRAS [7] 1 Ora, depois destas coisas, no reinado de Artaxerxes, rei da Pérsia, 6 este Esdras subiu de Babilônia. E ele era escriba hábil na lei de Moisés, que o Senhor Deus de Israel tinha dado; e segundo a mão de Senhor seu Deus, que estava sobre ele, o rei lhe deu tudo quanto lhe pedira. 7 Também subiram a Jerusalém alguns dos filhos de Israel, dos sacerdotes, dos levitas, dos cantores, dos porteiros e dos netinins, no sétimo ano do rei Artaxerxes. 8 No quinto mês Esdras chegou a Jerusalém, no sétimo ano deste rei. NEEMIAS 6 14 Também desde o dia em que fui nomeado seu governador na terra de Judá, desde o ano vinte, até ao ano trinta e dois do Rei Artaxerxes, doze anos, nem eu nem meus irmãos comemos pão do governador. NEEMIAS 13 6 Mas durante tudo isto não estava eu em Jerusalém; porque no ano trinta e dois de Artaxerxes,

Page 257: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

228-Cronologia Bíblica Comentada com datas exatas desde a criação do Mundo Profeta do Cativeiro EZEQUIEL [1] 1 Ora aconteceu no trigésimo ano, no quarto mês, no dia quinto do mês, que estando eu no meio dos cativos, junto ao rio Quebar, se abriram os céus, e eu tive visões de Deus. 2 No quinto dia do mês, já no quinto ano do cativeiro do rei Joaquim, EZEQUIEL [8] 1 Sucedeu pois, no sexto ano, no mês sexto, no quinto dia do mês, estando eu assentado na minha casa, e os anciãos de Judá assentados diante de mim, que ali a mão do Senhor Deus caiu sobre mim. EZEQUIEL [20] 1 Ora aconteceu, no sétimo ano, no mês quinto, aos dez do mês, que vieram alguns dos anciãos de Israel, para consultarem o Senhor; e assentaram-se diante de mim. EZEQUIEL [24] 1 Demais veio a mim a palavra do Senhor, no ano nono, do décimo mês, aos dez do mês, dizendo: EZEQUIEL [29] 1 No décimo ano, no décimo mês, no dia doze do mês, veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: EZEQUIEL [26] 1 Ora sucedeu no undécimo ano, ao primeiro do mês, que veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: 7 Porque assim diz o Senhor Deus: Eis que eu trarei contra Tiro a Nabucodonozor, rei de Babilônia, desde o norte, o rei dos reis, com cavalos, e com carros, e com cavaleiros, sim, companhias e muito povo.

Page 258: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

Cronologia Bíblica Comentada com datas exatas desde a criação do Mundo-229 EZEQUIEL [31] 1 Também sucedeu, no ano undécimo, no terceiro mês, ao primeiro do mês, que veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: EZEQUIEL [33] 21 No ano duodécimo do nosso cativeiro, no décimo mês, aos cinco dias do mês, veio a mim um que tinha escapado de Jerusalém, dizendo: Caída está a cidade. EZEQUIEL [32] 1 Sucedeu que, no ano duodécimo, no mês duodécimo, ao primeiro do mês, veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: EZEQUIEL [32] 17 Também sucedeu que, no ano duodécimo, aos quinze do mês, veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: EZEQUIEL [40] 1 No ano vinte e cinco do nosso cativeiro, no princípio do ano, no décimo dia do mês, no ano catorze depois que a cidade foi conquistada, naquele mesmo dia veio sobre mim a mão do Senhor, EZEQUIEL [29] 17 E sucedeu que, no ano vinte e sete, no mês primeiro, no primeiro dia do mês, veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: 18 Filho do homem, Nabucodonozor, rei de Babilônia, JEREMIAS [52] 31 No ano trigésimo sétimo do cativeiro de Joaquim, rei de Judá, no mês duodécimo, aos vinte e cinco do mês, Evil-Merodaque, rei de Babilônia, no primeiro ano do seu reinado, levantou a cabeça de Joaquim, rei de Judá, e o tirou do cárcere;

Page 259: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

230-Cronologia Bíblica Comentada com datas exatas desde a criação do Mundo

JEREMIAS [27] 6 E agora eu entreguei todas estas terras na mão de Nabucodonozor, rei de Babilônia, meu servo; e ainda até os animais do campo lhe dei, para que o sirvam. 7 Todas as nações o servirão a ele, e a seu filho, e ao filho de seu filho, até que venha o tempo da sua própria terra; e então muitas nações e grandes reis se servirão dele. DANIEL [5] 1 O rei Belsazar deu um grande banquete a mil dos seus grandes, e bebeu vinho na presença dos mil. Daniel 5 2 Havendo Belsazar provado o vinho, mandou trazer os vasos de ouro e de prata que Nabucodonozor, seu pai, tinha tirado do templo que estava em Jerusalém, para que bebessem por eles o rei, e os seus grandes, as suas mulheres e concubinas. Daniel 5 30 Naquela mesma noite Belsazar, o rei dos caldeus, foi morto. 31 E Dario, o medo, recebeu o reino, tendo cerca de sessenta e dois anos de idade.

Page 260: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

Cronologia Bíblica Comentada com datas exatas desde a criação do Mundo-231

Sem a Bíblia Não Dá!Sem a Bíblia Não Dá!Sem a Bíblia Não Dá!Sem a Bíblia Não Dá!

Não importa os avanços tecnológicos nem os

arcaísmos, por quanto a palavra de Deus se aprende na Bíblia Sagrada.

Aprendemos muitas coisas, todos os dias, através de informações nos jornais, revistas, telejornais, nos rádios, mas a confirmação e a profundidade estão na Bíblia Sagrada, que é o livro dos livros, o mais vendido da face da terra.

Todo estudioso da palavra de Deus, deve ser um estudioso de Teologia. E o estudioso é aquele que perde o sono a noite diante da expectativa da chegada do dia, quando poderá por em prática o que leu, elaborou, criou, e apresentar a todos que gostam do assunto sobre Cronologia Bíblica.

Por isso, não há dúvida, que a dúvida já é coisa do passado, e este Sistema de Cronologia Bíblico é um presente para a geração do futuro .

O Autor

Page 261: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

232-Cronologia Bíblica Comentada com datas exatas desde a criação do Mundo

PosfácioPosfácioPosfácioPosfácio

MMMMuitos são levados por diversos motivos e razão a escrever a História, mas o interessante de uma História é relatar os acontecimentos com exatidão quanto às datas dos fatos históricos. Principalmente quando se trata de uma História tão importante, como a História dos Hebreus, relatada na Bíblia Sagrada, com riquezas de pormenores que é possível examinarmos e compararmos com aquilo que o historiador está narrando. O meu objetivo não foi mostrar a minha própria eloqüência ou conquistar fama, mas sim após constatar que em alguns pontos o Historiador divergia das Escrituras Sagradas, isto me levou a contestá-lo, por que sou um amante da Palavra de Deus.

Não fiz parte da História como o Historiador fez, mas a História dos Hebreus faz parte da minha vida.

O Autor

Page 262: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

Cronologia Bíblica Comentada com datas exatas desde a criação do Mundo-233

BibliografiaBibliografiaBibliografiaBibliografia

1. Bíblia de Referência Thompson, tradução de João Ferreira de Almeida, Edição Contemporânea, Frank Charles Thompson, D.D., PHD, Editora Vida - 1997; 2. Bíblia Católica, traduzida por Antonio Pereira de Figueiredo, segundo a Vulgata Latina, em Londres na Officina de SPOTTISWOODE e CIA, ano 1858; 3. Bíblia Sagrada, traduzida por João Ferreira de Almeida, sociedade bíblica Britannica e Estrangeira, Londres, Lisboa e Rio de Janeiro, 1931; 4. Bíblia Sagrada, traduzida em Português por João Ferreira de Almeida, sociedade bíblica do Brasil – Brasília / DF, 1969; 5. Bíblia Católica, Edição Pastoral, ano 1990, sociedade bíblica Católica internacional e Paulus; 6. Bíblia Sagrada Católica, tradução dos originais, mediante a versão dos Monges de Maredsous (Bélgica) Centro Bíblico Católico, 74ª Edição, revista por Frei João José Pedreira de Castro, Editora Ave Maria Ltda; 7. Bíblia Sagrada traduzida por João Ferreira de Almeida, Edição 1996, publicada por Alfalit Brasil, impresso em Suécia; 8. Bíblia Sagrada traduzida em Português por João Ferreira de Almeida, 2ª Edição, Sociedade Bíblica do Brasil - São Paulo, 1993; 9. Bíblia Sagrada com o logotipo da Policia Militar do Estado de São Paulo, traduzida por João Ferreira de Almeida, 2ª Edição, Sociedade Bíblica do Brasil; 10. Introdução Bíblica de J. Cabral – 7ª Edição, Editora Gráfica Universal, 1997;

Page 263: 8320424 livro-cronologia-biblica-exata-2009-indalessio

234-Cronologia Bíblica Comentada com datas exatas desde a criação do Mundo 11. O Mundo do Novo Testamento, James I. Packer, Editora Vida; 12. Revelação seu Grandioso Climax está Próximo! 13. Revista Chamada da Meia Noite, ano 28 número 11, Novembro 1997; 14. Revista Isto É, número 1673, de 24 de Outubro de 2001; 15. Revista Isto É, número 1440, de 07 de Maio de 1997; 16. Revista Super Interessante, Editora Abril, Dezembro de 1999, pág. 30 a 35; 17. Revista VEJA de 22 de Maio de 1996, pág. 48 e 49 - Papas que fizeram história; 18. História dos Hebreus, Flávio Josefo, Edições CPAD, ano 1990, 1ª Edição volume 1 e 3; 19. História do Hebreus, Flávio Josefo, Edições CPAD, ano 2001, Obra Completa. 20. Revista Galileu, nº 121, Edição Especial 10 anos, agosto de 2001. 21. Folha de São Paulo, Caderno Mais! de 14 de outubro de 2001. 22. Livro de história total 1, Brasil: Período Colonial, Editora Ática, 1998 – José Jobson Arruda.

23. http://www.geocities.com/ana_ligia_s/, Site da Dra Analígia S. Francisco, médica no Rio de Janeiro.

24. Guinness Book, 1975, pág. 79 – Cap 3 Longevidade. 25. Introdução Bíblica (Como a Bíblia chegou até nós)

Normam Gisler e William Nix – Editora Vida. 26. A Bíblia de Jerusalém – Edição 1973 – Sociedade Bíblica Católica Internacional e Paulus. 27. A Bíblia Sagrada de João Ferreira de Almeida -11ª Impressão -1995 – Imprensa Bíblica Brasileira - JUERP 28. O Período Interbíblico – 400 Anos de Silêncio Profético – Enéas Tognini - 1.951. 29. Livro de Mórmon, página 49 à 52 Edição 1.995 , publicado pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos .