8IRV Protecção, Controlo e Medida Terminal Integrado deuma unidade de protecção direccional de...

2
Terminal Integrado de Protecção, Controlo e Medida 8IRV Contribuímos para melhorar a Segurança, Qualidade de Serviço e Rentabilidade dos Sistemas Eléctricos Descrição Os terminais de protecção e controlo modelo 8IRV são equipamentos baseados na tecnologia digital mais avançada, e projectados para proporcionar o máximo de flexibilidade e versatilidade na sua utilização, incorporando todas as funções necessárias para a protecção, controlo e medida. Estes equipamentos incorporam uma unidade programável, que permite ao utilizador definir uma lógica de operação, tanto das funções de protecção como das de controlo, de modo a adaptá-lo às necessidades da instalação · Máxima intensidade instantânea de fases, sequência inversa, terra e neutro sensível. · Máxima intensidade temporizada (tempo inverso / fixo) de fases, sequência inversa, terra e neutro sensível. · Máxima intensidade com controlo de tensão. · Direccional de fases, terra, neutro sensível e neutro isolado. · Direccional de potência aparente. · Máxima e mínima tensão de fases. · Máxima tensão homopolar e de sequência inversa. · Mínima intensidade temporizada de fases (tempo fixo). Funções de Protecção · Máxima, mínima e derivada de frequência. · Falha de disjuntor. · Fase aberta. · Detecção de corrente residual. · Controlo de sincronismo. · Salto de vector. · Unidade térmica. · Defeitos restritos à terra. · Religador.

Transcript of 8IRV Protecção, Controlo e Medida Terminal Integrado deuma unidade de protecção direccional de...

Page 1: 8IRV Protecção, Controlo e Medida Terminal Integrado deuma unidade de protecção direccional de potência com uma unidade de controlo de potência aparente, obtém-Unidade Direccional

Terminal Integrado deProtecção, Controlo e Medida8IRV

Contribuímos para melhorar a Segurança, Qualidade de Serviço e Rentabilidade dos Sistemas Eléctricos

DescriçãoOs terminais de protecção e controlomodelo 8IRV são equipamentos baseadosna tecnologia digital mais avançada, eprojectados para proporcionar o máximode flexibilidade e versatilidade na suautilização, incorporando todas as funçõesnecessárias para a protecção, controlo emedida.

Estes equipamentos incorporam umaunidade programável, que permite aoutilizador definir uma lógica de operação,tanto das funções de protecção como dasde controlo, de modo a adaptá-lo àsnecessidades da instalação

· Máxima intensidade instantânea de fases,sequência inversa, terra e neutro sensível.

· Máxima intensidade temporizada (tempoinverso / fixo) de fases, sequência inversa,terra e neutro sensível.

· Máxima intensidade com controlo detensão.

· Direccional de fases, terra, neutro sensívele neutro isolado.

· Direccional de potência aparente.

· Máxima e mínima tensão de fases.

· Máxima tensão homopolar e de sequênciainversa.

· Mínima intensidade temporizada de fases(tempo fixo).

Funções de Protecção

· Máxima, mínima e derivada de frequência.

· Falha de disjuntor.

· Fase aberta.

· Detecção de corrente residual.

· Controlo de sincronismo.

· Salto de vector.

· Unidade térmica.

· Defeitos restritos à terra.

· Religador.

Page 2: 8IRV Protecção, Controlo e Medida Terminal Integrado deuma unidade de protecção direccional de potência com uma unidade de controlo de potência aparente, obtém-Unidade Direccional

8IRVTerminal Integrado de Protecção, Controlo e Medida

HIR

VP

612A

www.zivpmasc.comwww.ziv.es

Domicilio SocialParque Tecnológico, 21048170 Zamudio, Bizkaiat: +34 94 452 20 03f: +34 94 452 21 40

MadridAvda. Vía Dos Castillas 23, Ch. 1628224 Pozuelo de Alarcón,Madridt: +34 91 352 70 56f: +34 91 352 63 04

BarcelonaBiscaia, 38308027 Barcelonat: +34 93 349 07 00f: +34 93 349 22 58

SevillaAvda. Isaac NewtonPabellón de Italia, 3ª N-E41092 Sevillat: +34 954 46 13 60f: +34 954 46 24 84

España

2340 Des Plaines River Road60018 Des Plaines, Chicago, IL.t: +1 847 299 65 80f: +1 847 299 65 81

EEUU y Canadá

Rua Dr. Carlos Maximiano, 1824120-000 Fonseca, Niteroi, RJ.t: +55 21 27 29 0170f: +55 21 26 20 2398

Brasil

Mazaya Center, Block C,Suite 3005 - 3089 Dubait: +971 4 3438501f: +971 4 3437501

EAU

F a z e n d o u s o d a s e l e v a d a scapacidades de controlo do 8IRV, épossível estabelecer uma lógica deoperação entre as duas unidadesdescritas, de modo a que o disparo sedê apenas quando ambas foremactivadas.

Enquanto que a unidade de controlode potência aparente permite limitar apotência a um determinado valor, aunidade de protecção direccional,regulada para um ângulo θ = 0º (eportanto sensível apenas à potênciaactiva), permite detectar o sentido dapotência (consumida ou fornecida).

Deste modo, através da associação deuma unidade de protecção direccionalde potência com uma unidade decontrolo de potência aparente, obtém-

Unidade Direccional de Potência Aparente

As capacidades de controlo e medidado 8IRV permitem associar níveis deactuação às várias grandezas medidaspelo equipamento. Deste modo,associando um nível de actuação àmedida da potência aparente, épossível realizar uma unidade sensívelà potência aparente, actuando sempreque esta apresente um valor superiorao pretendido.

Trata-se de uma unidade nãodireccional e, portanto, sem controlodo sentido da potência (fornecida ouconsumida).

Unidade de Controlo da Potência Aparente

SemDisparo Disparo

SMIN

De acordo com o ângulo valores depotência ajustados, obtém-se umagrande variedade de características deoperação; com ângulos de 0º ou 180ºobtêm-se unidades de potência activa,com 90º ou 270º unidades de potênciareactiva e, com ângulos diferentesdestes obtém-se, de uma certa forma,unidades sensíveis à potênciaaparente.

O 8IRV dispõe de duas unidadesdireccionais de potência cujo princípiode funcionamento assenta sobre ocá lcu lo da potênc ia t r i fás ica ,dependente da desfasagem relativaentre as correntes e tensões de fasecorrespondentes.

As unidades foram desenvolvidas paraaplicações em máquinas síncronas ouem interligações com co-gerações,podendo ser utilizadas como protecçãocontra o retorno de potência ou comolimitador de potência.

Ambas as unidades dispõem deângulos característicos ajustáveis euma potência mínima de operação,segundo a equação:

P cosθ + Q senθ > SMIN

Unidade de ProtecçãoDireccional de Potência

se uma Unidade Direccional dePotência Aparente sensível não só aovalor da potência aparente como aosentido da mesma.

SemDisparo

Disparo

S

SemDisparo

Disparo

S