8º ANO 2009

5
PLANO ANUAL ESCOLA ANO LETIVO ANO ESCOLA MUNICIPAL DONA ALEXANDRINA 2009 8º Ano DISCIPLINA CARGA HORÁRIA CARGA HORÁRIA MATEMÁTICA CHS CHT 05 200 JUSTIFICATIVA O ensino e a aprendizagem da Matemática vão além dela mesma. Usar seus conceitos permite antecipar o resultado de certas ações sem ao menos ter que realizá-las. Esse é um poder intrínseco ao conhecimento da disciplina e que todos os alunos têm o direito de construir e exercer .

Transcript of 8º ANO 2009

Page 1: 8º ANO 2009

PLANO ANUAL

ESCOLA ANO LETIVO ANO

ESCOLA MUNICIPAL DONA ALEXANDRINA

2009 8º Ano

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA CARGA HORÁRIA

MATEMÁTICA CHS CHT

05 200

JUSTIFICATIVA

O ensino e a aprendizagem da Matemática vão além dela mesma. Usar seus conceitos permite antecipar o resultado de certas ações sem ao menos ter que realizá-las. Esse é um poder intrínseco ao conhecimento da disciplina e que todos os alunos têm o direito de construir e exercer.

OBJETIVOS

GERAIS

Identificar os conhecimentos matemáticos como meios para compreender e transformar o mundo à sua volta e perceber o caráter de jogo intelectual, característico da matemática, como aspecto que estimula o interesse, a curiosidade, o espírito de investigação e o desenvolvimento da capacidade para resolver problemas.

ESPECÍFICOS

Extrair a raiz quadrada exata e aproximada de números racionais; Reconhecer números irracionais em diferentes contextos; Realizar operações com números irracionais; Compreender, identificar e reconhecer o número π (pi) como número irracional especial; Compreender o objetivo da notação científica e sua aplicação; Operar com sistema de equações do 1º grau; Identificar monômios e polinômios e efetuar suas operações; Utilizar as regras de produtos notáveis para resolver problemas que envolvam expressões algébricas.

Page 2: 8º ANO 2009

Calcular o comprimento da circunferência; Calcular o comprimento e área de polígonos e círculo; Identificar ângulos formados entre retas paralelas interceptada por transversal; Realizar cálculo de área e volume de poliedros.

Reconhecer triângulos semelhantes; Identificar e somar os ângulos internos de um triângulo e de polígonos regulares; Desenvolver a noção de paralelismo, traçar e reconhecer retas paralelas num plano; Compreender o sistema de coordenadas cartesianas, marcar pontos, identificar os pares ordenados (abscissa e ordenada) e analisar seus elementos sob diversos contextos; Conhecer os fractais através da visualização e manipulação de materiais e discuta suas propriedades.

Interpretar e representar dados em diferentes gráficos; Utilizar o conceito de amostra para levantamento de dados.

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

METODOLOGIA DE ENSINO

Aulas expositivas e dialogadas, com troca de idéias entre os alunos e a professor. Atividades de pesquisa e experimentação. Trabalhos em grupo. Exercícios desafiadores. Jogos em sala de aula. Procurar fazer relações entre os conteúdos propostos e o cotidiano do aluno e, sempre que possível, com outras disciplinas. Utilização de trechos da história da Matemática para introduzir geometria. Uso de dobraduras para trabalhar os ângulos e suas relações Utilização de materiais concretos e de fácil acesso para que os alunos relacionem fatos geométricos com seu cotidiano.

Page 3: 8º ANO 2009

Construção de figuras geométricas.

Utilização de materiais concretos que permitam a construção e visualização de triângulos e quadriláteros. Trabalhar a construção de painéis através de colagem, pintura ou quadros artísticos utilizando figuras formadas com polígonos.

Descobrir o número π através de medidas concretas. Para isso utilizaremos objetos circulares presentes no cotidiano dos alunos, como CDs, tampa de vasilhas plásticas e outras. As medidas das circunferências serão anotadas em uma tabela, as seguir os alunos com o uso de calculadoras, encontrarão o quociente entre o comprimento e o diâmetro de cada circunferência. Memorizar as regras dos produtos notáveis através de música.

RECURSOS DIDÁTICOS

Quadro-giz. Cartazes. Livro didático. Calculadora. Jogos. Régua Transferidor Papel para dobradura Trena e fita métrica CD de música Tesoura Atividades fotocopiadas

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

A metodologia de ensino aqui proposta possibilita um sistema de avaliação diversificado e contínuo. A avaliação pode se dar em quase todos os momentos da atividade pedagógica: nas seções de resolução de problemas, nos diálogos e tocas de idéias, nas atividades individuais ou em grupo, etc. Além disso, pode-se contar com os instrumentos usados na avaliação tradicional: provas e listas de exercícios.

.

BIBLIOGRAFIA

BÁSICA

Iezzi, Gelson, 1939-

Matemática e realidade : 7ª série / Gelson Iezzi, Osvaldo Dolce,

Antonio Machado – 5.ed. – São Paulo: Atual, 2 005.

COMPLEMENTAR

Page 4: 8º ANO 2009

IEZZI, DOLCE e MACHADO; Gelson, Osvaldo e Antonio – Matemática e Realidade, Ensino Fundamental JAKUBOVIC, LELLIS E CENTURIÓN, José, Marcelo e Marília – Matemática na medida certa, Ensino Fundamental 1º ciclo, Editora Scipione – São Paulo

GIOVANNI E GIOVANNI JR., José Ruy e José Ruy – Matemática Pensar e Descobrir: novo – São Paulo : FTD, 2000. DANTE, Luiz Roberto – Tudo é Matemática– Editora Ática – São Paulo

Jornais, revistas e pesquisas na Internet.

PROFESSORA DA DISCIPLINA

Maria Aparecida Alves Pereira

Carimbo e Assinatura

Coordenador (a) Pedagógico (a)