8º Elo Uma Caminhada Com Boa Gestão

3
UMA CAMINHADA COM BOA GESTÃO (ADMINISTRAÇÃO) Êxodo 18.13-27 Como administrar bem uma caminhada de vida? Administrar o tempo na época de hoje se tornou totalmente indispensável. Família, trabalho, liderança eclesiástica, convites, viagens para eventos, vida acadêmica (aulas, trabalhos...), atividade física, lazer, vida devocional, leituras... Como conciliar tudo isso, sem incorrer no risco de uma alta carga de estresse, numa má qualidade de vida, ou no comprometimento do desempenho e da excelência dos resultados profissionais e ministeriais? Três pontos importantes podem ser citados quando o assunto é tempo: tempo é vida, tempo é produtividade e tempo é dinheiro. Como ninguém sabe quanto tempo vai viver, é preciso administrá-lo como se fosse viver cem anos. 1. O tempo e a Bíblia “Faze-me conhecer, Senhor, o meu fim, e a medida dos meus dias qual é, para que eu sinta quanto sou frágil. Eis que fizeste os meus dias como a palmos; o tempo da minha vida é como nada diante de ti; na verdade, todo homem, por mais firme que esteja, é totalmente vaidade”. Salmos 39:4-5. a) Cada instante do dia é um presente de Deus para nós b) Jetro apresentou a Moisés uma boa administração do tempo. c) Moisés estava dando tudo de si para cumprir aquilo que Deus havia lhe ordenado fazer, contudo, se continuasse daquela maneira certamente falharia. 2. Administração do tempo e a Bíblia a) Liste suas prioridades “Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas” (Mateus 6.33). b) Não desperdice tempo com futilidades

Transcript of 8º Elo Uma Caminhada Com Boa Gestão

Page 1: 8º Elo Uma Caminhada Com Boa Gestão

UMA CAMINHADA COM BOA GESTÃO (ADMINISTRAÇÃO)

Êxodo 18.13-27

 

Como administrar bem uma caminhada de vida? Administrar o tempo na época de hoje se tornou totalmente indispensável. Família, trabalho, liderança eclesiástica, convites, viagens para eventos, vida acadêmica (aulas, trabalhos...), atividade física, lazer, vida devocional, leituras... Como conciliar tudo isso, sem incorrer no risco de uma alta carga de estresse, numa má qualidade de vida, ou no comprometimento do desempenho e da excelência dos resultados profissionais e ministeriais? Três pontos importantes podem ser citados quando o assunto é tempo: tempo é vida, tempo é produtividade e tempo é dinheiro.

Como ninguém sabe quanto tempo vai viver, é preciso administrá-lo como se fosse viver cem anos.

 

1. O tempo e a Bíblia

“Faze-me conhecer, Senhor, o meu fim, e a medida dos meus dias qual é, para que eu sinta quanto sou frágil. Eis que fizeste os meus dias como a palmos; o tempo da minha vida é como nada diante de ti; na verdade, todo homem, por mais firme que esteja, é totalmente vaidade”. Salmos 39:4-5.

a) Cada instante do dia é um presente de Deus para nós

b) Jetro apresentou a Moisés uma boa administração do tempo.

c) Moisés estava dando tudo de si para cumprir aquilo que Deus havia lhe ordenado fazer, contudo, se continuasse daquela maneira certamente falharia.

 

2. Administração do tempo e a Bíblia

a) Liste suas prioridades

“Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas” (Mateus 6.33).

b) Não desperdice tempo com futilidades

“Evite as conversas inúteis e profanas, pois os que se dão a isso prosseguem cada vez mais para a impiedade” (2 Timóteo 2:16). Além de fazer uma lista das suas prioridades, faça também uma lista de toda atividade improdutiva que lhe rouba tempo. Seja breve no telefone, não gaste horas assistindo televisão, não passe noites sem dormir na frente do computador, não mate aula na universidade.

c) Invista em atividades produtivas

Jesus ia passando por todas as cidades e povoados, ensinando nas sinagogas, pregando as boas novas do Reino e curando todas as enfermidades e doenças. Ao ver as multidões, teve compaixão delas, porque estavam aflitas e desamparadas,

Page 2: 8º Elo Uma Caminhada Com Boa Gestão

como ovelhas sem pastor. Então disse aos seus discípulos: "A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos. Peçam, pois, ao Senhor da seara que envie trabalhadores para a sua seara" (Mateus 9:35-38). Assim como Jesus, devemos investir no que é produtivo.

d) Delegue

As atividades que você puder delegar para outras pessoas, delegue. Esse foi o ensino que Moisés aprendeu com Jetro. Moisés estava a beira de um ataque de nervos porque todos os problemas da nação eram trazidos para ele. Então, Jetro ensinou Moisés a delegar suas tarefas (Êxodo 18.17-21).

e) Não adie o que é necessário fazer hoje

“Não se gabe do dia de amanhã, pois você não sabe o que este ou aquele dia poderá trazer”. (Provérbios 27.1). Não adie as atividades que você pode resolver hoje. O caminho amanhã leva a cidade nunca.

f) Cultive a pontualidade

“Nunca lhes falte o zelo” (Romanos 12.11). Seja zeloso e pontual nas suas atividades. Não viva chegando atrasado nos seus compromissos . Seja eficiente e conclua suas atividades.

g) Aproveite as oportunidades

“Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem; que não seja como insensatos, mas como sábios, aproveitando ao máximo cada oportunidade, porque os dias são maus”. (Efésios 5:15, 16). Benção é quando o preparo se encontra com a oportunidade.

  

Conclusão

Deus está dando oportunidade de mudança em 2014. Um novo tempo em sua vida, cabeça erguida, novos hábitos, novas atitudes, novos caminhos. O tempo é algo precioso e todos nós temos a mesma quantidade diária, 24 horas. Assim como Moisés, devemos administrar o tempo que Deus está colocando em nossas mãos. Ter tempo é uma questão de prioridade. É necessário pensar um pouco a própria vida para escolher gastar o tempo em prioridades.