8ºA Trabalho de Grupo

22
DOS SINAIS DE FUMO AO SMARTPHONE

Transcript of 8ºA Trabalho de Grupo

Page 1: 8ºA Trabalho de Grupo

DOS SINAIS DE FUMO AO SMARTPHONE

Page 2: 8ºA Trabalho de Grupo

Formas primitivas de comunicar à distância

Page 3: 8ºA Trabalho de Grupo

Primitivas formas de comunicar à distância

Sinais de Fumo

Os índios norte-americanos usavam sinais de fumo para enviar mensagens a longa distância.

Page 4: 8ºA Trabalho de Grupo

Primitivas formas de comunicar à distância

Na China, soldados que permaneciam alerta nas torres da Grande Muralha da China podiam usar este meio de comunicar para alertar sobre ataques inimigos, enviando mensagens de fumo de torre a torre. As mensagens podiam ser retransmitidas a mais de 760 km de distância.

Page 5: 8ºA Trabalho de Grupo

Primitivas formas de comunicar à distância

TamboresOs tambores são utilizados desde as mais remotas eras da humanidade. Os primeiros tambores provavelmente consistiam num pedaço de tronco de árvore oco, e eram tocados com as mãos ou galhos. Mais tarde quando o homem aprendeu a caçar e as peles de animais, percebeu-se que ao esticar uma pele sobre o tronco, o som produzido era mais poderoso.

Page 6: 8ºA Trabalho de Grupo

Primitivas formas de comunicar à distância

Os tambores exerciam nas civilizações primitivas diversos papéis. Além da produção de música para rituais religiosos e festas, sobretudo nas religiões afro-brasileira. Os tambores, devido à sua grande potência sonora, também foram usados como meios de comunicação.

Page 7: 8ºA Trabalho de Grupo

Primitivas formas de comunicar à distância

Pombos correio

Com um incrível senso de direção e capacidade de sempre retornar ao seu ponto de origem.Reis, faraós, generais e imperadores souberam aproveitar a habilidade dos pombos.

Page 8: 8ºA Trabalho de Grupo

Telégrafo

Page 9: 8ºA Trabalho de Grupo

TelégrafoO telégrafo é um instrumento de comunicação

que permite transmitir mensagens de um local para outro de grande distância, usando códigos.

O telégrafo surgiu no séc. XIX, inventado por Samuel Morse.

O telégrafo foi o principal sistema de comunicação no séc. XIX e início do séc. XX.

Page 10: 8ºA Trabalho de Grupo

Telégrafo

Samuel Morse nasceu no dia 27 de Abril de 1791, em Massachusetts nos Estados Unidos. Faleceu, depois em Nova Iorque no dia 2 de Abril de 1872.Ainda hoje em dia, são envidos milhares de traços e pontos (forma de comunicação do código morse)

Page 11: 8ºA Trabalho de Grupo

FAX

Page 12: 8ºA Trabalho de Grupo

FAXFax ou telecópia é uma tecnologia das

telecomunicações usada para a transferência remota de documentos através da rede telefónica.

O primeiro protótipo do fac-símile ( cópia ou reprodução de letras, gravuras, desenhos ou composições), mais conhecido como fax, foi criado nos Laboratórios Bell em 1926.

Em 1947 Gabriel Casotti, especialista em telegrafia sem fio, produziu o primeiro aparelho de fax com a ajuda da agência de notícias Associated Newspapers.

Page 13: 8ºA Trabalho de Grupo

FAXVantagens:-A sua velocidade é uma das principais razões para o

fax ter sido tão usado nos séculos passadosDesvantagens:-As máquinas de fax ainda são usados hoje em dia, mas

não são considerados tão fiáveis quanto as outras opções que estão disponíveis

-Com o passar dos anos, e com a evolução do computador, e da internet, as pessoas tem preferido usar meios mais fáceis, como por exemplo o e-mail.

Page 14: 8ºA Trabalho de Grupo

Telefone/Telemóvel

Page 15: 8ºA Trabalho de Grupo

Telefone/Telemóvel

Os telemóveis tornaram-se parte integrante do nosso quotidiano e, hoje em dia, é difícil concebermos o mundo sem eles. O telemóvel é também agenda, lista de contactos, arquivo de ficheiros, walkman, rádio, despertador, consola de jogos, calculadora e relógio, acesso à internet e televisão. Em mais de 30 anos o telemóvel evoluiu de uma forma avassaladora.

Page 16: 8ºA Trabalho de Grupo

Telefone/Telemóvel

O primeiro telefone móvel foi criado pela Ericsson, em 1956, chamado Ericsson MTA. Pesava cerca de 40 quilos e foi desenvolvido para ser instalado em porta malas de carros. 

Page 17: 8ºA Trabalho de Grupo

Telefone/TelemóvelExistiram três gerações de telemóveis a 1G, 2G, a 3G e por último a 4G.Nos últimos anos o telemóvel tem vindo a ganhar recursos surpreendentes até então não disponíveis, como o GPS, as videoconferências e a instalação de programas que possibilita que se possam ler emails e utilizar remotamente um computador.A tecnologia 4G, Quarta Geração (em inglês: Fourth Generation) de telemóvel, transformará os telemóveis em autênticos computadores sem fios. A informação vai passar a estar ainda mais acessível através de uma rede de internet aberta, sem fios, que ultrapassa até cem vezes a rede da 3ª geração.

Page 18: 8ºA Trabalho de Grupo

Telefone/Telemóvel

Toda esta evolução, visto a esta distância, parece realmente estranho. Os modelos diminuem consideravelmente, ao ponto do mais pequeno ser o mais “fashion”, como de repente é o maior e com maior ecrã, como o mais fino é que é o mais elegante. A seguir será o mais flexível? O que se dobra em mais páginas?

Page 19: 8ºA Trabalho de Grupo

Computador/Internet

Page 20: 8ºA Trabalho de Grupo

Computador/InternetO primeiro “computador” foi inventado, com o objetivo de fazer cálculos matemáticos, no séc. XVII, por Wilhelm Schickard. Em 1833, Charles Babbage, inventou a primeira máquina calculadora controlada por cartões. O grande salto na história dos computadores foi feito pelo americano Herman Hollerith, em 1890, com o intuito de ajudar nos CENSOS do seu pais, pois o computador era capaz de armazenar e processar dados. O primeiro computador elétrico foi inventado por Konrad Zuse, em 1936

Page 21: 8ºA Trabalho de Grupo

Computador/InternetA Internet foi inventada para uso militar. A primeira rede serviu para interligar os misseis e teleguia-los para o sitio correto. Hoje em dia a Internet é indispensável nas nossas vidas e a maioria usa-a todos os dias mais do que uma vez. Isso leva a problemas graves, como a solidão e a dependência deste recurso eletrónico.

Page 22: 8ºA Trabalho de Grupo

Trabalho realizado por: Ana Inês, nº2; António Meireles, nº6; João Faria, nº15; Letícia Araújo, nº18; Nélson Campos, nº22.