9 coisas estúpidas que eu fiz como pastor

2
9 coisas estúpidas que eu fiz como Pastor. Se você quiser conhecer a história de um pastor que fez algumas coisas realmente estúpidas, continue lendo. Eu servi como pastor em cinco igrejas (Santarém, Caicó, Mossoró, Ipanguaçú e Carnaubal). Foi somente pela graça de Deus e a bondade dessas congregações que eu pude permanecer nessas igrejas. Eu absolutamente amo os membros destas Igrejas e serei para sempre grato a eles e por eles. Mas falando francamente, eu não tenho certeza se me daria uma nota de aprovação como pastor. Eu errei um pouco. Gostaria de fazer várias coisas de forma diferente hoje. E, como ponto de reflexão hoje, minha lista de nove coisas estúpidas não está nem perto de ser exaustiva. 1. Eu negligenciei minha vida de oração e tempo na Palavra com muita frequência. Parece absolutamente insano quando escrevo isso, mas eu tenho andado muito ocupado para Deus. Como consequência, eu ministrei fora do seu próprio suficiente poder muitas vezes. 2. Esqueci minha família muitas vezes. Paulo escreveu estas palavras ao Pastor Timóteo: "Se alguém não sabe governar a sua própria casa, como cuidará da igreja de Deus?" (1Tm 3:5). Ah! Tantas vezes eu disse, através de minhas ações, para minha família que eles não eram tão importantes quanto outros membros da igreja. 3. Eu deixei a crise do momento me oprimir. Ao fazê-lo eu não confiava em Deus para me fazer ver a situação como Ele via. E eu não tinha uma perspectiva de longo prazo para entender que as dificuldades são apenas por temporárias. 4. Percebi a maioria dos meus críticos como meus adversários. Alguns de meus críticos, na verdade, fizeram um contribuição construtiva. Outros estavam passando por suas próprias lutas, e eu era um alvo conveniente. Tomei as críticas pessoalmente em vez de responder pastoralmente. 5. Eu quis competir com outras igrejas e pastores. Que vergonha. Muitas vezes eu queria que a minha igreja tivesse uma participação maior do que outras igrejas do presbitério.

Transcript of 9 coisas estúpidas que eu fiz como pastor

Page 1: 9 coisas estúpidas que eu fiz como pastor

9 coisas estúpidas que eu fiz como Pastor.Se você quiser conhecer a história de um pastor que fez algumas coisas realmente estúpidas, continue lendo.Eu servi como pastor em cinco igrejas (Santarém, Caicó, Mossoró, Ipanguaçú e Carnaubal). Foi somente pela graça de Deus e a bondade dessas congregações que eu pude permanecer nessas igrejas. Eu absolutamente amo os membros destas Igrejas e serei para sempre grato a eles e por eles.Mas falando francamente, eu não tenho certeza se me daria uma nota de aprovação como pastor. Eu errei um pouco. Gostaria de fazer várias coisas de forma diferente hoje. E, como ponto de reflexão hoje, minha lista de nove coisas estúpidas não está nem perto de ser exaustiva.

1. Eu negligenciei minha vida de oração e tempo na Palavra com muita frequência. Parece absolutamente insano quando escrevo isso, mas eu tenho andado muito ocupado para Deus. Como consequência, eu ministrei fora do seu próprio suficiente poder muitas vezes.

2. Esqueci minha família muitas vezes. Paulo escreveu estas palavras ao Pastor Timóteo: "Se alguém não sabe governar a sua própria casa, como cuidará da igreja de Deus?" (1Tm 3:5). Ah! Tantas vezes eu disse, através de minhas ações, para minha família que eles não eram tão importantes quanto outros membros da igreja.

3. Eu deixei a crise do momento me oprimir. Ao fazê-lo eu não confiava em Deus para me fazer ver a situação como Ele via. E eu não tinha uma perspectiva de longo prazo para entender que as dificuldades são apenas por temporárias.

4. Percebi a maioria dos meus críticos como meus adversários. Alguns de meus críticos, na verdade, fizeram um contribuição construtiva. Outros estavam passando por suas próprias lutas, e eu era um alvo conveniente. Tomei as críticas pessoalmente em vez de responder pastoralmente.

5. Eu quis competir com outras igrejas e pastores. Que vergonha. Muitas vezes eu queria que a minha igreja tivesse uma participação maior do que outras igrejas do presbitério. Eu deveria ter orando por e trabalhado com os outros líderes das demais igrejas.

6. Eu negligenciei a oração com meu pessoal. Meu tempo de oração com o meu pessoal da igreja foi casual na melhor das hipóteses. A única coisa que precisávamos fazer mais, nós estávamos fazendo o mínimo. Eu fui um terrível líder nessa área.

7. Eu, muitas vezes, estive mais preocupados com o que os outros pensavam sobre mim. Minha única preocupação deveria ter sido como Cristo me via. Muitas vezes eu buscava a aprovação dos outros, em vez das bênçãos de Deus.

8. Muitas vezes eu me rendi às solicitações e exigências descabidas. Em vez de gastar meu tempo fazendo as coisas que realmente importavam, eu me doei muitas vezes à "roda dos escarnecedores”. Eu sacrifiquei o excelente, a fim de fazer o que era bom.

9. Eu desisti muitas vezes. Devido à frustração, exaustão ou, mais frequentemente, a falta de fé, eu desisti de desafios muito rapidamente. Estou convencido que perdi muitas vitórias quando elas estavam virando a esquina.

Essas são apenas algumas das coisas estúpidas que eu fiz como um pastor. A maioria de vocês pode respirar aliviado porque que eu nunca lhes servi como pastor.Então, por que eu estou escrevendo essa autocrítica nesta fase da minha vida? Oro para que, assim como eu, alguns de vocês possam ver, através dela, algo em suas próprias vidas e liderança que possam corrigir antes que seja tarde demais.

Page 2: 9 coisas estúpidas que eu fiz como pastor

Em Cristo Jesus, meu Salvador,Rev. Giovanni Moreira Guimarães