A alimentação das abelhas...Uma colônia de abelhas funciona como uma pequena máquina que, para...

2
Uma colônia de abelhas funciona como uma pequena máquina que, para produzir mel, pólen, própolis, cera e geléia real, necessita ser alimentada. Seus alimentos são o néctar, de onde as abelhas retiram a energia necessária para trabalhar, e o pólen, de onde são obtidos as proteínas, vitaminas e sais minerais. A água é também um importante elemento para a colônia, sendo utilizada para diluição do mel e no controle da temperatura interna da colméia. Esses alimentos são obtidos na natureza, principalmente nas flores, durante as floradas das diversas plantas existentes no ambiente. Essas floradas ocorrem em ciclos que se repetem em função das estações do ano. Dependendo da região, os períodos de floradas poderão ser maiores ou menores, bem distribuídos ou não, podendo ocorrer períodos de completa ausência de alimento no campo. Com o fim das floradas, os enxames diminuem de tamanho e só voltam a crescer na próxima florada. É importante que o apicultor conheça a seqüência de ocorrência das floradas de sua região e saiba avaliar se existirá ou não a disponibilidade de alimento para as abelhas durante todo o ano. Sem alimento os enxames reduzem de tamanho e freqüentemente abandonam as colméias. A alimentação das abelhas Rede Apis • Apicultura Integrada e Sustentável Associando recursos e integrando competências para viabilizar negócios. www.apis.sebrae.com.br www.sigeor.sebrae.com.br

Transcript of A alimentação das abelhas...Uma colônia de abelhas funciona como uma pequena máquina que, para...

Page 1: A alimentação das abelhas...Uma colônia de abelhas funciona como uma pequena máquina que, para produzir mel, pólen, própolis, cera e geléia real, necessita ser alimentada. Seus

Uma colônia de abelhas funciona como uma

pequena máquina que, para produzir mel, pólen,

própolis, cera e geléia real, necessita ser alimentada.

Seus alimentos são o néctar, de onde as abelhas

retiram a energia necessária para trabalhar, e o

pólen, de onde são obtidos as proteínas, vitaminas

e sais minerais. A água é também um importante

elemento para a colônia, sendo utilizada para

diluição do mel e no controle da temperatura

interna da colméia.

Esses alimentos são obtidos na natureza, principalmente

nas flores, durante as floradas das diversas plantas

existentes no ambiente. Essas floradas ocorrem

em ciclos que se repetem em função das estações

do ano. Dependendo da região, os períodos de

floradas poderão ser maiores ou menores, bem

distribuídos ou não, podendo ocorrer períodos

de completa ausência de alimento no campo. Com

o fim das floradas, os enxames diminuem de

tamanho e só voltam a crescer na próxima florada.

É importante que o apicultor conheça a seqüência

de ocorrência das floradas de sua região e saiba

avaliar se existirá ou não a disponibilidade de

alimento para as abelhas durante todo o ano.

Sem alimento os enxames reduzem de tamanhoe freqüentemente abandonam as colméias. A alimentação das abelhas

Rede Apis • Apicultura Integrada e SustentávelAssociando recursos e integrando competências para viabilizar negócios.

www.apis.sebrae.com.br • www.sigeor.sebrae.com.br

Page 2: A alimentação das abelhas...Uma colônia de abelhas funciona como uma pequena máquina que, para produzir mel, pólen, própolis, cera e geléia real, necessita ser alimentada. Seus

Como conhecer o fluxo de alimento de sua região?

Para facilitar o conhecimento do fluxo de alimento na sua região crie uma agenda de anotações, em que são registradas as floradas e épocas de ocorrência. Ao final de um ano você terá uma noção de quando ocorrem e da duração das floradas. Procure associar as floradas que você observa com o desenvolvimento dos enxames e a entrada de alimento. Ao repetir essas observações por três anos você terá um bom calendário das floradas e do fluxo de alimento nos seus apiários.

A alimentação suplementar das abelhas

Na alimentação das abelhas é necessário fornecer componentes energéticos, para suprir a ausência do néctar e, em algumas situações, os componentes protéicos, para compensar a falta de pólen. O fornecimento de uma alimentação energética e/ou protéica vai depender da deficiência observada na colméia. Com a construção do calendário das floradas você vai poder identificar as épocas em que é necessário fornecer alimentação e vai saber que tipo de alimento deve utilizar.

Tipos de alimentação

Alimentação de manutenção ou subsistência que é fornecida nos períodos de ausência de floradas, quando os enxames não conseguem obter alimento na natureza. Tem a finalidade de manter os enxames nutridos até o início da próxima florada. Deve ser fornecida preferen-cialmente em formulação pastosa ou seca para que seja consumida lentamente, assegurando a manutenção do enxame, sem que estimule o seu rápido crescimento.

Alimentação estimulante é fornecida de 30 a 40 dias antes da florada com o objetivo de promover o rápido crescimento dos enxames, deixando-os bem populosos para o início da florada. Para ser eficiente, a alimentação deve s imular um forte f luxo de néctar. Por isso é recomendado que seja fornecida regularmente de duas a três vezes por semana e deve ser na formulação líquida.

Tipos de alimentadores

O fornecimento da alimentação deve ser feito em alimenta-dores, que podem ser de dois tipos: coletivo e individual.

O alimentador coletivo é um cocho que é colocado a poucos metros do apiário, onde é disponibilizado o alimento. É prático e de baixo custo, mas tem a desvan-tagem de permitir que abelhas de fora do apiário utilizem o alimento fornecido. Pode ainda favorecer a ocorrência de saque e a proliferação de doenças no apiário.

O alimentador individual pode ser de vários modelos, mas sempre fornecerá alimento a apenas uma colméia. Sua utilização assegura o fornecimento da quantidade de alimento adequada a cada enxame. Entre os modelos existentes, os mais conhecidos são o de cobertura, o Boardman e o Doolitle.

Cuidados no fornecimento dos alimentos

Procure sempre alimentar os enxames nos finaisde tarde, pois evita a ocorrência de pilhagem;

Forneça sempre a quantidade adequada de alimento,para evitar que este se estrague e prejudique a saúdedas abelhas;

Ao fornecer a alimentação, procure não sujar as colméiasou derramar alimento no apiário; isso evita pilhagem;

Ao utilizar o alimentador coletivo, disponibilize aalimentação durante o dia, de forma que as abelhaspossam recolher todo o alimento antes do anoitecer;

Forneça sempre alimentos em boas condições. Alimentosvelhos e estragados prejudicam a saúde das abelhas.

Formulação de alimentação de manutenção (energética e protéica)

5 kg de açúcar + 1 kg de farinha de soja + 4 kg de xarope de açúcar invertido. Esta formulação tem consistência pastosa e deve ser utilizada em alimentadores de cobertura ou espalhada sobre os quadros abaixo da tampa.

Formulação de alimentação de estimulação (energética)

Xarope de açúcar invertido: 5 kg de açúcar + 2 litros de água + 5 g de ácido cítrico. PRePARO: misturar o açúcar e a água e aquecer até a fervura. Ao iniciar a fervura, adicionar o ácido cítrico e manter no fogo por mais 3 minutos. Ao final da preparação o xarope fica bem denso (grosso). Fornecer a mistura fria e diluída na proporção de aproximadamente 1 parte de xarope de açúcar invertido para 1 parte de água.

Para mais informaçõessobre outras formulações, procure o agente

de desenvolvimento rural da sua região.

ATençãO!Na apicultura orgânica a alimentação deve atender às determinações da certificadora, devendo ser preparada com produtos orgânicos. Para mais informações, procure o ADR de sua região ou a sua certificadora.