A arte

16
8º ano

Transcript of A arte

Page 1: A arte

8º ano

Page 2: A arte

A escultura harmoniosa e realista A escultura foi uma forma de arte que se desenvolveu

muito no Renascimento.

Page 3: A arte

Exemplos:“David”, de Miguel Ângelo Basílica de S.Pedro

Page 4: A arte

A pintura inovadoraA cor, a harmonia e o movimento são algumas das características da pintura do Renascimento.

Page 5: A arte

Curiosidade:Leonardo da Vinci, Rafael e Miguel Ângelo foram dos mais notáveis pintores do Renascimento. Leonardo pintou a “Mona Lisa” ou “La Gioconda”, uma das peças de arte mais conhecidas em todo o mundo, devido ao sorriso enigmático, ao olhar que nos segue em todas as direcções ou mesmo à possibilidade de se tratar de um auto-retrato do pintor. As “madonas” de Rafael também se tornaram famosas. Trata-se de imagens de Nossa Senhora com o Menino Jesus. Miguel Ângelo, para além de outras criações, pintou os frescos da Capela Sistina, em Roma, entre 1508 e 1512. Em apenas quatro anos, Miguel Ângelo criou uma notável obra de arte, cobrindo mil metros quadrados da capela, com cerca de 300 figuras no tecto e paredes laterais.

Page 6: A arte

Mona Lisa, Leonardo Da Vinci

Page 7: A arte

A Virgem do Pintassilgo, Rafael

Page 8: A arte

Teto da Capela Sistina, Miguel Ângelo

Page 9: A arte

Saber mais:Vasco Fernandes ou Grão Vasco e Nuno Gonçalves foram dos maiores pintores renascentistas portugueses. Nas suas criações estão presentes as influências da pintura flamenga. Os painéis de S. Vicente de Fora de Nuno Gonçalves são a obra mais emblemática da pintura nacional desta época.

Page 10: A arte

Vasco Fernandes ou Grão Vasco

Page 11: A arte

Nuno Gonçalves

Page 12: A arte

A arte portuguesa do RenascimentoA arte portuguesa do Renascimento caracterizou-se pela originalidade.

Page 13: A arte

ManuelinoEstilo artístico tipicamente português, dos finais do século XV e inícios do século XVI, inspirado nas descobertas marítimas. Os elementos decorativos são marítimos (corais, redes, cordas, boias), naturalistas (flores, raízes, folhas, troncos) e nacionais (Cruz de Cristo, esfera armilar e escudo real).

Page 14: A arte

Sabias que:A esfera armilar é um conjunto de círculos, que os astrónomos usavam para representar o globo terrestre. Tornou-se um símbolo manuelino de poder marítimo, político e económico associado às navegações, pois foi no reinado de D. Manuel I que se completaram as viagens de descoberta, com a chegada à Índia e ao Brasil. Aparece ainda hoje na bandeira nacional.

Page 15: A arte

Sabias que:A Cruz de Cristo foi utilizada nas velas dos navios portugueses a partir do século XV. Era o símbolo da Ordem Militar de Cristo, da qual o Infante D. Henrique foi "regedor e governador", desde 1420. D. Manuel I (1495-1521) também assumiu esta função e, por isso, a Cruz de Cristo surgia representada na documentação mais importante emitida pelo monarca.

Page 16: A arte

Sabias que:Pormenor do portal manuelino da Capela de S. Miguel, séc. XVII, Coimbra.O escudo real é um símbolo do poder do rei.