A Biblioteca Informa, nº10, verão 2008

4
O catálogo electrónico das bibliotecas da UA (http://opac.doc.ua.pt), tem disponível a opção de “Link Permanente” nos registos bibliográficos? Fica assim mais fácil copiar e gravar o link de um registo para referência ou consulta posterior. doc serviços de documentação nº10 verão 2008 Aconteceu na Biblioteca universidade de aveiro EmeraldManagementXtra - 111 acesso na UA Horários de VERÃO bibliotecas da UA pág. 3 keeping up to date” - RSS feeds para artigos e revistas científicas - Formação para as escolas secundárias › Exposição Europa e Diálogo Intercultural Avaliação da publicação científica: investigação e bibliometria Seleccionámos na web as ferramentas essenciais para a avaliação da publicação científica e para a obtenção de dados bibliométricos. Conheça melhor estes conceitos e a forma de os utilizar eficazmente. a biblioteca informa pág. 2 pág. 3 pág. 2 A new generation search tool Portal de pesquisa federada de conteúdos científicos nas áreas das ciências e engenharias. Base de dados de artigos científicos em texto integral, nas áreas da gestão, turismo, ciências da informação, entre outras, que se encontra disponível para toda a comunidade académica da UA. O projecto “a informar para formar”, desenvolvido pelos Serviços de Documentação da UA em 2008, tem vindo a convidar várias escolas do distrito de Aveiro a conhecer melhor as bibliotecas da UA. pág. 4 Dia da Europa e Ano Europeu do Diálogo Intercultural, comemorados na Biblioteca da UA. pág. 4 Sabe que... A tecnologia web RSS feed constitui um método valioso para os investigadores se manterem actualizados em relação aos resultados de investigação que são publicados em revistas científicas via web. Saiba como subscrever feeds nas bases de dados e portais web de revistas científicas disponibilizadas pelas bibliotecas da UA. Horários de VERÃO - bibliotecas da UA 9h às 23h 9h às 17h30m Encerrada 9h às 20h 9h às 22h Mediateca Biblioteca Sala de leitura e estudo do Complexo Pedagógico Encerrada a partir de 14 de Julho. Reabre no início do ano lectivo, em Setembro 9h às 12h30m | 14h às 17h30m A equipa dos Serviços de Documentação da UA deseja a todos os seus utilizadores umas boas férias! Julho Agosto Setembro Julho Agosto Setembro ISCA 28 de Julho a 31 de Agosto 2ª a 6ª - 9h30m – 13h | 14h – 17h A partir de 01 de Setembro 2ª a 6ª - 9h30m – 22h ESAN (CRC Aveiro-Norte) Encerrada de 1 a 15 de Agosto 18 a 30 de Agosto 2ª a 6ª - 9h – 18h A partir de 1 de Setembro 2ª a 6ª - 9h – 20h

description

Boletim das Bibliotecas da Universidade de Aveiro

Transcript of A Biblioteca Informa, nº10, verão 2008

Page 1: A Biblioteca Informa, nº10, verão 2008

O catálogo electrónico das bibliotecas da UA (http://opac.doc.ua.pt), játem disponível a opção de “LinkPermanente” nos registos bibliográficos?Fica assim mais fácil copiar e gravar o link de um registo para referência ou consulta posterior.

doc serviços de documentação

nº1

0

verã

o2

00

8

Aconteceuna Biblioteca

universidade de aveiro

EmeraldManagementXtra - 111acesso na UA

Horários de VERÃObibliotecas da UA

pág. 3

“keeping up to date”- RSS feeds para artigos e revistas científicas -

› Formação para as escolassecundárias

› Exposição Europae Diálogo Intercultural

Avaliação da publicação científica:investigação e bibliometria

Seleccionámos na web as ferramentas essenciais para a avaliação da publicação científica e para a obtenção de dados bibliométricos.Conheça melhor estes conceitos e a forma de os utilizar eficazmente.

a biblioteca informa

pág. 2

pág. 3

pág. 2

A new generation search tool

Portal de pesquisa federada de conteúdos científicos nas áreasdas ciências e engenharias.

Base de dados de artigos científicos em texto integral, nas áreas da gestão, turismo, ciências da informação, entre outras, que se encontra disponível para toda a comunidade académica da UA.

O projecto “a informar para

formar”, desenvolvido pelos

Serviços de Documentação da

UA em 2008, tem vindo a

convidar várias escolas do

distrito de Aveiro a conhecer

melhor as bibliotecas da UA.

pág. 4

Dia da Europa e Ano Europeu do

Diálogo Intercultural,

comemorados na Biblioteca da

UA.

pág. 4

Sabe que...

A tecnologia web RSS feed constitui um método valioso para os investigadores se manterem actualizados em relação aos resultados de investigação que são publicados em revistas científicas via web.Saiba como subscrever feeds nas bases de dados e portais web de revistas científicas disponibilizadaspelas bibliotecas da UA.

Horários de VERÃO - bibliotecas da UA

9h às 23h

9h às 17h30m

Encerrada

9h às 20h

9h às 22h

MediatecaBiblioteca

Sala de leitura e estudo doComplexo PedagógicoEncerrada a partir de 14 de Julho.Reabre no início do ano lectivo, emSetembro

9h às 12h30m | 14h às 17h30m

A equipa dos Serviços de

Documentação da UA deseja a todos os seus utilizadores umas boas

férias!

Julho

Agosto

Setembro

Julho

Agosto

Setembro

ISCA28 de Julho a 31 de Agosto2ª a 6ª - 9h30m – 13h | 14h – 17hA partir de 01 de Setembro2ª a 6ª - 9h30m – 22h

ESAN (CRC Aveiro-Norte)Encerrada de 1 a 15 de Agosto 18 a 30 de Agosto2ª a 6ª - 9h – 18hA partir de 1 de Setembro2ª a 6ª - 9h – 20h

Page 2: A Biblioteca Informa, nº10, verão 2008

Avaliação da publicação científica:investigação e bibliometria

“keeping up to date”- RSS feeds para artigos e revistas científicas -

Um dos mais importantes factores críticos que deve ser levado em conta nos dias de hoje, na prática de investigação científica está relacionada com um conhecimento amplo das ferramentas e índices utilizados internacionalmente para a avaliação de publicações e da investigação. Estes métodos de análise traduzem-se essencialmente em dois tipos de indicadores: indicadores de avaliação de revistas científicas e análise de citações por autor.

Indicadores de avaliação de revistas científicasFactor de impacto (IF) – é o indicador de avaliação de revistas mais utilizado internacionalmente. É uma medida de frequência com que o “artigo médio” de um periódico foi citado, num determinado período. O ranking de revistas com factor de impacto, bem como outros indicadores bibliométricos pode ser consultado no “Journal Citation Reports (ISI)”, disponível na Universidade de Aveiro (acesso restrito à rede UA).

SCImago Journal & Country Rank – Trata-se de um indicador bibliométrico recentemente desenvovido pela SCImago, baseado no algoritmo Google PageRank™. Mede a visibilidade das revistas científicas indexadas na base de dados SCOPUS, desde 1996.

Análise de citações por artigo e autorISI Web of Science – base de dados referencial de artigos científicos onde é possível ver quais os artigos citados por determinado artigo, ou verificar quantas vezes um artigo foi citado e por quem.

Todos os links para estes e outros recursos na páginahttp://www.doc.ua.pt/PageImage.aspx?id=8079

2a biblioteca informa

A tecnologia web RSS feed constitui um método valioso para os investigadores se manterem actualizados em relação aos resultados de investigação que são publicados em revistas científicas via web. Através de um leitor/agregador de RSS Feeds via web, e mediante a subscrição dos conteúdos desejados, é possível consultar, de uma forma fácil e rápida, os artigos mais recentes sobre um determinado assunto publicados numa base de dados ou os artigos científicos publicados no último número das revistas seleccionadas (feed de Table of Contents). Algumas das bases de dados e portais de revistas subscritas pela Universidade de Aveiro têm disponíveis funcionalidades de RSS Feed.

Conheça melhor os links seleccionados e os tutoriais desenvolvidos pelos Serviços de Documentação na página http://www.doc.ua.pt/PageImage.aspx?id=8146.

Algumas das bases de dados que disponibilizam estas funcionalidades são:

ISI Web of Science

Proquest ABI/INFORM Global

Academic Search Complete (EBSCO)

Bussiness Source Complete (EBSCO)

ERIC (EBSCO)

EmeraldManagementXtra – 111

Annual Reviews

IEEE Xplore

ScienceDirect (Elsevier)

Springer

Taylor & Francis informaworld

Ver como em http://www.doc.ua.pt/PageImage.aspx?id=8146.

Para obter mais informações, envie um email para [email protected].

Page 3: A Biblioteca Informa, nº10, verão 2008

EmeraldManagementXtra - 111

3a biblioteca informa

“Knowledge is the food of the soul”Platohttp://www.emeraldinsight.com/

Base de dados de artigos científicos em texto integral que disponibiliza 143 revistas de várias disciplinas, como Turismo, Marketing, Contabilidade, Administração, Gestão da Informação, Economia, Inovação, entre outras.A base encontra-se disponível para toda a comunidade académica da UA e pode ser consultada através da Internet no endereço http://www.emeraldinsight.com/(acesso restrito à rede UA).

A new generation search tool

http://www.scitopia.org

O Scitopia.org é um portal de pesquisa federada e em livre acesso, nas áreas das ciências e engenharias.

Formado por 21 sociedades científicasAcoustical Society of America (ASA), American Geophysical Union (AGU), American Institute for Aeronautics and Astronautics (AIAA), American Institute of Physics (AIP), American Physical Society (APS), American Society of Civil Engineers (ASCE), American Society of Mechanical Engineers (ASME), American Vacuum Society (AVS), Audio Engineering Society (AES), The Electrochemical Society (ECS), IEEE, Institute of Physics Publishing (IOP), International Union Crystallography (IUCr), Optical Society of America (OSA), Professional Engineering Publishing, Royal Society Publishing, Society of Automotive Engineers (SAE), Society for Industrial and Applied Mathematics (SIAM), SPIE, The Society for Information Display (SID).

Abrange mais de 350 anos de literatura científica.

Mais de 3 milhões de artigos científicos e conferências.

50 milhões de patentes dos vários organismos oficiais existentes em todo o mundo.

Acesso ao texto integral dos artigos do US Department of Energy Information Bridge.

O que é um portal de pesquisa federada?

É um portal que permite realizar uma pesquisa em várias bases de dados em simultâneo, através de uma única interface. A consulta é enviada a cada base de dados, sendo mostrada uma única lista combinada de resultados que pode estar ordenada de diversas formas - pela respectiva relevância, ano de edição, etc. Além disso, é possível escolher-se uma base de dados específica e consultar apenas os seus resultados. Fornece serviços relacionados, como o acesso ao texto integral. Permite um total controlo sobre as bases de dados a serem pesquisadas e disponibiliza uma variedade de opções de visualização dos resultados obtidos.

Para ter acesso aos conteúdos desta base, poderáoptar por pesquisar – Quick Search, AdvancedSearch ou, através da opção Browse Journals e seleccionar a revista pretendida.

De referir, ainda, a secção “Reviews/Abstracts”, onde poderáconsultar reviews temáticos, realizados por especialistas de cada área.

Para obter mais informações, envie um email [email protected].

Page 4: A Biblioteca Informa, nº10, verão 2008

Nº10 Verão 2008

Publica-se com as estações do ano

4a biblioteca informa

http://www.doc.ua.pt e-mail:[email protected] telef.: 234372504 ext: 22304

Difusão de Informação | Serviços de Documentação | Universidade de Aveiro

Biblioteca da UA nas escolas do distrito de Aveiro

a informar para formar

Aconteceu na Biblioteca:

Exposição Europa – Diálogo Intercultural

No âmbito das comemorações do Dia da Europa, o Centro de Documentação Europeia da UA realizou de 8 a 16 de Maio, na Sala de Exposições Hélène de Beauvoir da Biblioteca, uma exposição sobre o “Diálogo Intercultural”. Temas como a interculturalidade, direitos humanos e multiculturalismo foram o objecto da exposição que contou, entre outros materiais.

Sala de Exposições Hélène de Beauvoir – Biblioteca da UA.

Prof. Doutor Carlos Jalali naConferência “A UE e os cidadãos:

democracia e integração europeia”.

O projecto “a informar para formar”, desenvolvido pelos Serviços de Documentação da UA desde o início de 2008, tem vindo a convidar várias escolas do distrito de Aveiro a conhecer melhor as bibliotecas da UA, através de acções de formação/informação. Tem como principais objectivos sensibilizar, promover e dar a conhecer, junto dos alunos do ensino básico e secundário, a importância e o papel das bibliotecas face ao desenvolvimento das tecnologias; fornecer metodologias e recursos de pesquisa da informação; auxiliar na organização, localização e avaliação da informação existente na web.

No âmbito deste projecto foram realizadas, entre os meses de Abril e Junho de 2008, 7 acções de formação nas quais participaram 120 alunos de vários níveis de ensino.Ministradas pela equipa de formação dos SDUA, estas acções decorreram na sala de formação da Biblioteca da UA e nas instalações das escolas aderentes.

Na primeira fase deste projecto participaram as seguintes escolas:

Escola Secundária de Oliveira do BairroEscola EB2 + 3 de Oliveira do BairroEscola Secundária Homem Cristo de AveiroEscola Básica 2 + 3 Aires Barbosa de EsgueiraEscola Secundária com 3º Ciclo de Garcia de Orta do Porto.

Pretende-se dar continuidade a este tipo de acções durante o ano lectivo de 2008/2009, convidando escolas básicas e secundárias do distrito de Aveiro a participar.

As acções de formação devem ser solicitadas por professores do ensino básico e secundário, para turmas dos vários níveis de ensino, por email para [email protected], indicando o número de alunos e o nível de ensino.

No contexto destas comemorações foi realizada a conferência - “A UE e os cidadãos : democracia e integração europeia”, tendo como orador o Prof. Doutor Carlos Jalali, docente da UA e membro do Eurobarómetro.

Tanto a exposição como a conferência, tiveram a visita de diversos públicos internos e externos, como alunos e professores de escolas secundárias de Aveiro e do distrito.