A Biblioteca Informa, nº4, inverno 2006/2007

4
Lá fora... a biblioteca informa i dcm ta ão n ou en ç pág. 2 » Sabe que... A biblioteca não é só um espaço de silêncio? pág. 4 » Espaço b-on » Ajudas e guias na pesquisa de informação Últimas aquisições Lista quinzenal das últimas aquisições das bibliotecas dos SDUA Pode ser consultada em: http://portal.doc.ua.pt/Bibonline/ult_aquis.asp pág. 3 u iversidade de aveiro ev sr sd ço e 4 inverno Thesaurus Aumentar a pertinência na pesquisa de informação científica na web PLoS - revistas na área das ciências biomédicas disponíveis em acesso gratuito na web. http://www.plos.org pág.3 pág. 3 Os problemas mais comuns que se colocam aos investigadores nas pesquisas em bases de dados relacionam-se com a ambiguidade semântica dos termos a serem utilizados, principalmente a sinonímia. A utilização de ferramentas web de controlo da linguagem, como os thesauri, podem ser, no contexto das pesquisas, valiosas ajudas. Os Serviços de Documentação seleccionaram na web algumas destas ferramentas. Esperamos que sejam úteis! A b-on fornece o acesso, desde 2005, aos conteúdos disponíveis no portal da Association of Computing Machinery (ACM). Conheça melhor esta valiosa fonte de informação científica na área das tecnologias de informação. » Horário período de exames A Biblioteca da UA alarga o seu horário nos períodos oficiais de avaliação da Universidade de Aveiro: até 23 de Janeiro de 2007 as salas de leitura do 2º e 3º pisos têm o seguinte horário: 09h - 23h Atendimento até às 20h Novo site web dos SDUA O site web dos serviços de Documentação tem uma nova imagem e organização de conteúdos desde 15 de Dezembro de 2006. Esta alteração foi resultado de um processo global de restruturação dos sites web da Universidade de Aveiro. Aceda a http://www.doc.ua.pt e conheça melhor uma das nossas faces. Formação Endnote Desde Maio de 2006 a UA subscreve uma licença de campus do EndNote, o que permite que todos os membros da comunidade universitária realizem o download e o utilizem. Aceda ao site bibioteca online – endnote: http://www.doc.ua.pt Os SDUA oferecem aos utilizadores da UA formação nesta ferramenta. Em 2006 foram realizadas algumas actividades de formação: N.º acções de formação – 7 N.º total participantes - 142 Em 2007 prevê-se a realização de novas acções de formação. Necessita de consultar um livro ou um artigo científico que não existe na UA, impresso ou em linha? Os Serviços de Documentação da Universidade de Aveiro disponibilizam o serviço de EIB que responde a estas necessidades. Conheça-o melhor! Empréstimo Interbibliotecas pág. 2 2007

description

Boletim das bibliotecas da Universidade de Aveiro

Transcript of A Biblioteca Informa, nº4, inverno 2006/2007

Lá fora...

a biblioteca informa

i d c m ta ão no u en ç

pág. 2

» Sabe que...

A biblioteca não é só um espaço de silêncio?

pág. 4

» Espaço b-on

» Ajudas e guias na pesquisade informação

Últimas aquisiçõesLista quinzenal das últimas aquisições das bibliotecas dos SDUAPode ser consultada em: http://portal.doc.ua.pt/Bibonline/ult_aquis.asp

pág. 3

u iversidade de aveiroe vs r s dço e

4in

vern

o

ThesaurusAumentar a pertinência na pesquisa de informação científica na web

PLoS - revistas na área das ciências biomédicas disponíveis em acesso gratuito na web.

http://www.plos.org

pág.3

pág. 3

Os problemas mais comuns que se colocam aos investigadores nas pesquisas em bases de dados relacionam-se com a ambiguidade semântica dos termos a serem utilizados, principalmente a sinonímia.

A utilização de ferramentas web de controlo da linguagem, como os thesauri, podem ser, no contexto das pesquisas, valiosas ajudas.Os Serviços de Documentação seleccionaram na web algumas destas ferramentas.

Esperamos que sejam úteis!

A b-on fornece o acesso, desde 2005, aos conteúdos disponíveis no portal da Association ofComputing Machinery (ACM).

Conheça melhor esta valiosa fonte de informação científica na área das tecnologias de informação.

» Horário período de exames

A Biblioteca da UA alarga o seu horário nos períodos oficiais de avaliação da Universidade de Aveiro: até 23 de Janeiro de 2007 as salas de leitura do 2º e 3º pisos têm o seguinte horário:

09h - 23hAtendimento até às 20h

Novo site web dos SDUA

O site web dos serviços de Documentação tem uma nova imagem e organização de conteúdos desde 15 de Dezembro de 2006. Esta alteração foi resultado de um processo global de restruturação dos sites web da Universidade de Aveiro.

Aceda a http://www.doc.ua.pt e conheça melhor uma das nossas faces.

Formação Endnote

Desde Maio de 2006 a UA subscreve uma licença de campus do EndNote, o que permite que todos os membros da comunidade universitária realizem o download e o utilizem.

Aceda ao site bibioteca online –endnote:http://www.doc.ua.pt

Os SDUA oferecem aos utilizadores da UA formação nesta ferramenta. Em 2006 foram realizadas algumas actividades de formação:

N.º acções de formação – 7

N.º total participantes - 142

Em 2007 prevê-se a realização de novas acções de formação.

Necessita de consultar um livro ou um artigo científico que não existe na UA, impresso ou em linha?

Os Serviços de Documentação da Universidade de Aveiro disponibilizam o serviço de EIB que responde a estas necessidades.Conheça-o melhor!

Empréstimo Interbibliotecas

pág. 2

20

07

Empréstimo interbibliotecas - EIB

a bib ioteca in o ma2 l f r

Thesaurus

O que é?

Empréstimo Interbibliotecas (EIB) é o processo pelo qual uma biblioteca obtém de outra determinado material, requerido pelos seus utilizadores e que não está disponível nos seus próprios fundos. O material requerido pode ser enviado temporariamente para consulta ou pode ser fornecida uma cópia em sua substituição.

O EIB nos Serviços de Documentação da Universidade de Aveiro (SDUA)

O EIB é um dos serviços fornecidos pelos SDUA. Realiza o pedido de livros, teses e artigos científicos a bibliotecas e instituições no país e no estrangeiro. O EIB é facultado aos detentores de cartão de utilizador das bibliotecas da UA, tendo como principais utilizadores docentes, investigadores e alunos de pós-graduação.

Como pedir um livro, uma tese ou um artigo científico ao EIB?

•Livro ou tese - deverá ser preenchido o formulário próprio: http://www.doc.ua.pt/apoio/formulario_EIB.asp

•Artigos científicos - preenchimento do seguinte formulário: http://www.doc.ua.pt/fotocopias/. Requer login e password que devem ser pedidos previamente para o endereço de email [email protected].

O serviço de EIB também está disponível para utilizadores de outras instituições, que poderão solicitar junto da sua biblioteca ou a título particular, cópias de artigos de publicações periódicas que se encontram disponíveis nos fundos da Biblioteca, Mediateca e no CRC Aveiro Norte. O fornecimento de fotocópias ou empréstimo de livros, bem como os preços e procedimentos seguidos decorrem das condições estabelecidas pelos SDUA.

Os pedidos de EIB de instituições externas à UA devem ser dirigidos aos SDUA através de carta, fax, ou correio electrónico:

Serviços de DocumentaçãoUniversidade de AveiroCampus Universitário de Santiago3810-193 AveiroPortugalTelefone (+351) 234 372 504 Fax (+351) 234 381 260 Email: [email protected]

Um thesaurus é uma lista estruturada e controlada de termos organizados formalmente de maneira a explicitar as relações entre os conceitos.Tradicionalmente constituem uma ferramenta a usar no processo de análise documental e selecção de termos mas são cada vez mais ajudas essenciais para uma efectiva recuperação de informação em bases de dados na web, já que a linguagem livremente utilizada na procura de informação é, frequentemente, ambígua.Uma das tarefas do thesaurus consiste precisamente em eliminar os inconvenientes da sinonímia nas pesquisas. O uso deste tipo de ferramentas é assim, um valioso método para melhorar o processo de selecção de termos de pesquisa e, dessa forma, aumentar a pertinência da pesquisa em bases de dados. Os thesauri têm relações semânticas de três tipos: equivalência, hierárquica e associativa.Os sinais convencionais/abreviaturas são colocados antes dos termos. Cada um deles indica a relação ou a função do termo:

TG – termo genérico BT – broader termTR – termo relacionado RT – related termTE – termo específico NT – narrow termUP – usado por UF – used forUSE – descritor (termo escolhido)

Aumentar a pertinência na pesquisa de informação científica na web

Alguns exemplos:

Art & Architecture Thesaurus Online

ASFAAquatic Sciences and Fisheries Abstracts

DeCSDescritores em Ciências da Saúde

EIONETEuropean Environment Information and Observation Network

ERICEducational Resources Information Center

EUROVOCComunidade Europeia.

Getty Thesaurus of Geographic Names Online

OCDE MacrothesaurusOrganization for Economic Co-operation and Development(multidisciplinar)

Thesaurus Brasileiro de Educação

Thesaurus of Economics, Social and Human RightsAmerican Association for the Advancement of Science

UNESCOUnited Nations Educational Scientific and Cultural Organization(multidisciplinar)

Union List of Artist Names Online

The World Bank Thesaurus

Espaço b-on

Biblioteca do Conhecimento Online

Novo site web dos SDUAhttp://www.doc.ua.pt

3a biblioteca informa

A PLoS (Public Library of Science) é uma organização sem fins lucrativos constituída por cientistas e médicos empenhados em tornar a literatura médica e científica mundial num recurso público de livre acesso.

Os objectivos da PLoS são:

• Abrir as portas ao conhecimento científico mundial dando a qualquer utilizador acesso ilimitado àinvestigação de ponta.

• Facilitar a pesquisa, as práticas médicas e a educação tornando possível o acesso ao texto integral de qualquer artigo publicado;

• Possibilitar aos cientistas, bibliotecários, editores e promotores o desenvolvimento de novos métodos de exploração e uso da investigação e descobertas científicas.

http://www.plos.org/

As revistas:

- PLoS Biology- PLoS Medicine- PLoS Computational biology- PLoS Genetics

- PLoS Pathogens- PLoS Clinical Trials- PLoS ONE- PLoS Neglected Tropical

Diseases

Todos os artigos das revistas da PLoS ficam acessíveis no arquivo PubMed Central http://www.pubmedcentral.nih.gov/.

Algumas destas revistas, como a PLoS Biology, fazem parte do ranking das mais citadas pelo Institute for ScientificInformation.

Base de referências bibliográficas e abstracts de artigos. Contém mais de 750.000 referências de mais de 3.000 editores, incluindo: livros, artigos de revistas, proceedingsde conferências, teses e relatórios técnicos.

http://portal.acm.org/

Algumas destas revistas fazem parte do ranking das mais citadas pelo Institute for Scientific Information (Journal CitationReports)http://portal.isiknowledge.com/portal.cgi?DestApp=JCR&Func=Frame

• ACM transactions on graphics

• ACM transactions on software engineering and methodology

• ACM transactions on computer systems

• ACM transactions on information systems

• Journal of the ACM

Fornece o acesso ao texto integral de todas as revistas e proceedings de conferências publicadas pela ACM desde 1954. Esta biblioteca digital é o repositório das publicações da ACM.

ACM, the Association for Computing Machinery, é uma organização internacional dedicada à promoção da ciência e aplicações na área das tecnologias de informação.

Na UA, é possível aceder desde 2005, via b-on (instituições participantes) às publicações da ACM em texto integral, bem como à base de dados referencial (The Guide to Computing Literature), um guia para a literatura científica produzida globalmente na área das tecnologias da informação.

O processo de restruturação da rede web da Universidade de Aveiro deu origem a sites web renovados, nos quais se inclui o dos Serviços de Documentação.

A organização de informação foi alterada e os menus são os seguintes:

•apresentação

•pessoas

•serviços

Caso necessite de algum apoio na localização de informação na web ou tenha sugestões a fazer, por favor contacte [email protected]

O acesso a estes conteúdos é restrito ao campus da Universidade de Aveiro. Como membro da comunidade universitária da UA poderá requerer o acesso VPN à rede da UA (informe-se no Centro de Informática e Comunicações da UA –http://www.cic.ua.pt).

•biblioteca online

•apoio online

Dica:

Para consultar a lista completa e actualizada de publicações disponíveis em texto integral na ACM Digital Library, aceda a

http://www.b-on.pt/images/stories/publicacoes/PubACM.xls

\

» Sabe que...

O Cantinho da Europa Produção científica na UA

nº4 Inverno 2007

Publica-se com as estações do ano

4 l f ra bib ioteca in o ma

http://www.doc.ua.pt e-mail:[email protected] telef.: 234372504 ext: 22304

Difusão de Informação | Serviços de Documentação | Universidade de Aveiro

O regulamento completo pode ser consultado no local, seguem-se algumas das normas de utilização :

Tem perguntas sobre a Europa?Contacte o serviço Europe Directhttp://ec.europa.eu/europedirect/index_pt.htm

Ligue para o número verde 00800 6 7 8 9 10 11 a partir de qualquer local da UE.

Visite o centro de informação mais próximo da rede EUROPE DIRECT para obter orientação e documentação.

Europe Direct Beira LitoralAv. Fernão de Magalhães, 465 - Apartado 343, P–3000-177 [email protected]

Telef: (351-239) 80 05 00Fax: (351-239) 83 36 79http://edbl.drabl.min-agricultura.pt

Centros de Informação em Portugalhttp://ec.europa.eu/europedirect/visit_us/index_pt.htm

Delegação mais próxima:

Envie uma mensagem por correio electrónico ou contacte um operador em linha. http://europedirect-cc.cec.eu.int/websubmit/?lang=pt

SInBADSistema Integrado de Biblioteca e Arquivo Digital

A Biblioteca Digital da Universidade de Aveiro éjá uma realidade.

O SInBAD tem por objectivo o armazenamento e disponibilização dos diferentes tipos de documentos que são propriedade ou são produzidos na Universidade de Aveiro, como teses de mestrado e doutoramento, fotografias, vídeos, música, etc.

Através de um único ponto de pesquisa o utilizador pode aceder ao conteúdo dos vários documentos sobre um determinado assunto e às três bases que integram actualmente o SInBAD – a Biblioteca, o Arquivo Digital, o Jazze o Museu.

http://sinbad.ua.pt/

Psicologiarevistas acessíveis em linha na UA, via b-onAceda a http://www.doc.ua.pt , opção “biblioteca online” – “guias temáticos” para consultar a nossa lista de revistas científicas na área da Psicologia disponíveis online via b-on: http://www.b-on.pt.

Algumas das revistas científicas que constam da lista e cujos artigos pode encontrar online:

Educational Psychologist – texto integral online desde 1985 (com embargo de 1 ano)

School Psychology Review – texto integral desde 1990

Educational Psychology Review - texto integral desde 1998

Contemporary Educational Psychology – texto integral desde 1995

British Journal of Educational Psychology – texto integral desde 2001

O acesso a estes conteúdos érestrito ao Campus da Universidade de Aveiro. Como membro da comunidade universitária da UA poderárequerer o acesso VPN à rede da UA (informe-se no Centro de Informática e Comunicações da UA – http://www.cic.ua.pt).

A biblioteca não é só um espaço de silêncio?Para além do acolhedor e amplo espaço das salas de leitura dos diferentes pisos da Biblioteca onde o estudo deve ser individual e em silêncio, existem espaços próprios para a elaboração de trabalhos em grupo. As salas de trabalho em grupo, localizam-se no 3º Piso da Biblioteca (Humanidades).

1. O acesso às salas de trabalho em grupo é feito através de requisição no balcão de atendimento do 3º piso (Humanidades), mediante a apresentação de cartão da Universidade de Aveiro.

2. A ocupação das salas só poderá ser facultada a um número mínimo de 3 pessoas.

3. O período de permanência nas salas de trabalho de grupo não pode ultrapassar as 3 horas.

4. A utilização da sala pode ser renovada por igual período, caso não existam utilizadores em espera.