A CAPA de revista

12
janeiro/2014 de revista A CAPA Festa de Nossa Senhora das Graças Rei David OS GRANDES NOMES DA BÍBLIA As Igrejas AO REDOR MUNDO Coliseu 2.000 ANOS DE HISTÓRIA Mamute O MUNDO ANIMAL

description

Projeto Gráfico e Editoração: JPaulo Jan/2014 Revista mensal Artigos diversos da atualidade

Transcript of A CAPA de revista

Page 1: A CAPA de revista

jane

iro/2

014

de revistaA CAPA

Festa de Nossa Senhora

das Graças

Rei DavidOS GRANDES NOMES DA BÍBLIA

As IgrejasAO REDOR MUNDO

Coliseu2.000 ANOS DE HISTÓRIA

MamuteO MUNDO ANIMAL

Page 2: A CAPA de revista

Nossa Senhora das Graças

NOSSA SENHORA, ROGAI POR NÓS!

PadreRobson

ArcebiscoDom Luiz

2

Festa de

Page 3: A CAPA de revista

Aconteceu, dia 27 de no-vembro, a Missa Festiva em

homenagem à Nossa Senho-ra das Graças, na Paróquia em Coqueiral de Itaparica, presidi-da pelo Arcebispo Dom Luiz e concelebrada pelo Padre Rob-son. A Santa Missa foi trans-

As Missas tiveram diversas apresen-tações das Comunidades, em home-nagem à Nossa Senhora das Graças.A orquestra Camerata SESI, tam-bém esteve presente no dia 24.Todas as Missas teveram um tema diário diferente para reflexão. Durante a Novena em homenagem

à Nossa Senhora das Graças, tivemos a pre-sença dos Pe. Ermindo, Pe. Renato Coutinho, Pe. Roberto, Pe. Diego, Pe. Lindomar, Pe. Ale-xandro e Pe. Marcelo.

A Comunidade teve par-ticipação ativa em todas as celebrações, pres-tigiando a nossa festa e assim demonstran-do mais um ato de fé.

Na Santa Missa de en-cerramento, o Arcebispo Dom Luiz foi presente-ado pela Comunidade com uma linda casula.

JPaulo

3 mitida ao vivo pela Rádio FM Líder.A peregrinação da imagem de Nos-sa Senhora das Graças, teve início no dia 24 de outubro, percorren-do as onze Comunidades irmãs. A Novena foi realizada en-tre os dias 18 a 26 de novem-bro,sempre no horário das 19h30.

Page 4: A CAPA de revista

4

Page 5: A CAPA de revista

5

David ou Davi, foi o maior rei de Israel, um grande e im-portante homem tendo muitas glórias e dons na sua

vida, como o dom da música, da poesia e dos salmos, que o levou a fazer o maior livro bíblico, o Livro de Salmos.

O célebre arqueólogo americano Edwin Thiele estabele-ceu sua data de nascimento por volta de 1040 a.C., e sua morte em 970 a.C., tendo reinado sobre Judá de 1010 a 1003 a.C., e sobre o reino unificado de Israel de 1003 a 970 a.C..Os livros bíblicos de Samuel, I Reis e I Crônicas são a única fon-te de informação disponível sobre sua vida e seu reinado.

Davi viveu algures à volta de 1050 a.C., foi o segundo rei de Is-rael sucedendo a Saul. Foi um rei popular e o homem do Anti-go Testamento que mais vezes é mencionado na Bíblia. Caçula, ele foi o oitavo filho de Jessé, um habitante de Belém. O seu pai parece ter sido um homem de situação modesta. O nome da sua mãe não se encontra registrado, mas costuma-se atribuir a ela o nome de Nahash. Quanto à sua aparência pessoal, se sabe apenas que tinha cabelos ruivos, formoso semblante e gentil aparência. Expandiu os territórios sobre os quais governou e trouxe pros-peridade a Israel. Seus últimos anos foram abalados por re-beliões lideradas por seus filhos e rivalidades familiares na corte. O Novo Testamento qualifica Jesus como seu legítimo descendente, quer por uma descendência legal – era fi-lho adotivo de José, o Carpinteiro, da tribo de Davi – quer por descendência sangüínea, já que era filho de Maria que, assim como o marido, fora recensear-se em Belém, terra de seu ancestral.

A bíblia relata que nessa época um “mau espírito” atormenta-va Saul. Saul se afeiçoou por Davi e fez dele seu escudeiro. Mais tarde quando o exército filisteu se reuniu para enfrentar os is-raelitas, um gigante chamado Golias desafiou o exército israe-lita. Davi, indignando-se da vergonha que Golias trazia a Deus e a todo exército de Israel com suas palavras, decidiu enfrentá-lo. Então Davi enfrentou Golias munido apenas de uma funda e algumas pedras. Logo no começo da batalha Davi acertou-lhe a testa com uma pedra-da e, caindo Golias, arrancou-lhe a cabeça com sua própria espada.

JPaulo

Fonte: Bíblia Ave Maria e Artigos Religiosos

Seu nome é citado 1.139 vezes na Bíblia

Page 6: A CAPA de revista

Igreja de Todos os Santos, Earls Barton é uma notável anglo-sax-ão Igreja Paroquial da Inglaterra em Earls Barton, Northamp-tonshire. Após os ataques di-namarqueses na Inglaterra, Medehampstede Abbey, a pou-cos quilômetros de distância de Earls Barton foi reconstruí-da em cerca de 970 a.C. para se tornar Abbey Peterborough. É geralmente aceite que a igreja em Earls Barton foi construída em torno deste período, no fi-nal do século décimo. Mesmo que apenas a torre sobreviva da igreja original, este é um dos melhores exemplos da an-tiga arquitetura anglo-saxão. Os pisos superiores possivelmente fornecia alojamento para o pa-dre ou era como um porto-se-guro para os tesouros da casa.

Embora tenha sido apontado que essas torres teriam sido ar-madilhas mortais em um ataque Viking, com seus pisos de ma-deira combustíveis e múltiplas portas. Há um campanário no andar superior. A maneira em que a torre é decorada é exclu-sivo para arquitetura anglo-sa-xão, e a própria torre decorada é um fenômeno que ocorre no local. A influência é muito roma-na, e isso pode ser visto olhando para as portas e janelas da torre. No alto nível, o campanário tem janelas em arco de cinco luzes. Neste período, o uso de pedra na construção das torres era devido sua resistência. É evi-dente que as igrejas anglo-sax-ões estão distribuídas em toda a Inglaterra, onde o calcário e pedra estavam disponíveis.

Após a conquista normanda da Inglaterra um anglo-saxão chamado Waltheof tornou-se o primeiro conde de Northamp-ton. Ele se casou com a sobrinha de William I, Judith, e a ela foi concedido terras em Buarton mais tarde nomeado Earls Bar-ton. O monte pode ter sido parte de uma mansão. É ra-zoável sugerir que de Todos os Santos foi originalmente ligada a uma mansão, ao invés de um mosteiro. Algumas terraplana-gens também estão presentes ao lado da igreja de Sulgrave em Northamptonshire, onde os restos mortais de um hall de anglo-saxões foram descober-tos, por isso as igrejas ligadas a casas senhoriais não eram desconhecidos na época da construção de todos os Santos.

JPauloFonte: Wikipédia

Igreja de Todos os Santos

Earls BartonOS SEUS MORTOS FICAVAM ALI MESMO.

6

Page 7: A CAPA de revista

7

Page 8: A CAPA de revista

O COLISEU DE ROMAO Coliseu de Roma foi construí-do entre 70 e 90 d.C. Iniciado por Vespasiano de 68 a 79 d.C., mais tarde foi inaugurado por Tito por volta de 79 a 81 d.C., este edifício, inicialmente, poderia sustentar no seu inte-rior cerca de 50.000 espec-tadores, em três andares. Foi ampliado com um quarto an-dar, podendo abrigar então cer-

ca de 90.000 espectadores. Finalmente foi concluído por Domiciano, filho de vespa-siano e irmão mais novo de Tito, por volta de 81 a 96 d.C.A grandeza deste monumento testemunha verdadeiramente o poder e esplendor de Roma na época dos Flávios. O nome original do Coliseu de Roma era Anfiteatro Flávio ou Flaviano.

Os jogos inaugurais do Col-iseu tiveram lugar ano 80 d.C., sob o mandato de Tito, para celebrar a finalização da construção, que duraram mais de cem dias, talvez para tentar apaziguar o público romano e os deuses. Os combates entre gladiadores, não eram pagos pelo estado, mas por indivíduos em busca de prestígio e poder.

8

Page 9: A CAPA de revista

mônias da Igreja Católica no sé-culo XX e século XXI. Por exem-plo, a Via Crúcis, cerimônia rea-lizada na Sexta-Feira Santa, tem uma das estações no Coliseu. O coliseu atualmente é a maior at-ração turística de Roma, com mil-hares de turistas pagando para ver o interior da arena. O Coli-seu é conhecido como o maior símbolo da cidade de Roma.

JPauloFonte: Wikipédia

9

Embora o Coliseu tenha funcionado até o século VI, foram proibidos os jogos com mortes hu-manas desde 404 d.C. Em 2012, foi anunciado que o Coliseu está a tom-bar de um lado, o sul do edifício tem menos 40 cm do que o lado norte.O Coliseu é lugar de ceri-

Page 10: A CAPA de revista

MAMUTEOs mamutes viviam na Europa, norte da Ásia, América do Norte em climas temperados a frios e já foram en-contrados vestígios destes animais na América do Sul.

O mamute é um animal ex-tinto que pertence ao gênero Mammuthus, à família Elephantidae in-

cluída nos proboscídeos. Tal como os elefantes, estes animais apresen-tavam tromba e presas de marfim encurvadas, que podiam atingir cin-co metros de comprimento, mas tinham o corpo coberto de pelo. Estes animais extinguiram-se há apenas 12.000 anos e foram muito comuns no Paleolítico, onde foram uma fonte importante de alimen-tação do homem da Pré-história.

Estes animais extinguiram-se provavelmente devido às al-terações climáticas do fim da Idade do Gelo. Desco-

bertas mostram também que o ser humano teve papel fundamental sobre a extinção dos Mamutes. A des-coberta mostra que o ser humano da Idade da Pedra caçava mamutes para comida, vestimentas, ossos e couro para fabricação de casas.

Na Sibéria descobriram-se restos congelados de mamutes em excelente es-tado de conservação. Esta

descoberta permitiu fazer estudos genéticos e averiguar que este gêne-ro é mais próximo do elefante asiático (Elephas) que do africano (Loxodon-ta). Actualmente especula-se sobre a possibilidade de clonar o DNA destes fósseis e fazer reviver a espécie.

Desde o início do século XIX, só meia dúzia de mamutes “em carne e osso” foram encon-trados. Um cientista francês

comprou um fóssil por 25 mil euros, guardou-o no museu de Yakutsk e organizou uma expedição para recu-perar o resto do animal, que recebeu o nome da região onde foi desco-berto, Yukagir, no norte da Sibéria.

JPauloFonte: Artigos da Web

10

Page 11: A CAPA de revista

11

Page 12: A CAPA de revista