A Ceia do Senhor

12

Click here to load reader

description

O que realmente significa a Ceia do Senhor? Quem pode participar dela? Pode alguém proibir uma pessoa de tomar da Ceia do Senhor?

Transcript of A Ceia do Senhor

Page 1: A Ceia do Senhor

A Ceia do Senhor.

e-mail: [email protected]

http://robsonrocha1979.blogspot.com/

1

A Ceia do Senhor

Page 2: A Ceia do Senhor

A Ceia do Senhor.

e-mail: [email protected]

http://robsonrocha1979.blogspot.com/

2

Índice 01 - O que é a Ceia do Senhor?....................................................pág. 03 02 - Consagrar os elementos ou dar graças? ..............................pág. 07 03 - Carne e sangue, transubstanciação, atropofagismo?..........pág. 07 04 - Quem pode participar?........................................................pág. 08 05 - Lideranças podem deixar membros sem tomar a Ceia?......pág. 09 06 - Não me batizei porque não posso tomar a Ceia?.................pág. 10 Conclusão......................................................................................pág. 12

Page 3: A Ceia do Senhor

A Ceia do Senhor.

e-mail: [email protected]

http://robsonrocha1979.blogspot.com/

3

A Ceia do Senhor

01 - O que é a Ceia do Senhor? A Ceia do Senhor é um memorial, que foi instituído pelo próprio Senhor Jesus. Jesus institui esta ordenança quando comeu a páscoa com Seus discípulos pois era a festa dos Pães Asmos (Pães sem Fermento). Festa na qual era celebrada a libertação dos israelitas das mãos de faraó.

Lucas 22:7-23 Os discípulos preparam a Páscoa Mt 26.17-19; Mc 14.12-16 7 Chegou o dia da Festa dos Pães Asmos, em que importava comemorar a Páscoa. 8 Jesus, pois, enviou Pedro e João, dizendo: Ide preparar-nos a Páscoa para que a comamos. 9 Eles lhe perguntaram: Onde queres que a preparemos? 10 Então, lhes explicou Jesus: Ao entrardes na cidade, encontrareis um homem com um cântaro de água; segui-o até à casa em que ele entrar 11 e dizei ao dono da casa: O Mestre manda perguntar-te: Onde é o aposento no qual hei de comer a Páscoa com os meus discípulos? 12 Ele vos mostrará um espaçoso cenáculo mobilado; ali fazei os preparativos. 13 E, indo, tudo encontraram como Jesus lhes dissera e prepararam a Páscoa. A última Páscoa 14 Chegada a hora, pôs-se Jesus à mesa, e com ele os apóstolos. 15 E disse-lhes: Tenho desejado ansiosamente comer convosco esta Páscoa, antes do meu sofrimento. 16 Pois vos digo que nunca mais a comerei, até que ela se cumpra no reino de Deus. 17 E, tomando um cálice, havendo dado graças, disse: Recebei e reparti entre vós; 18 pois vos digo que, de agora em diante, não mais beberei do fruto da videira, até que venha o reino de Deus.

Page 4: A Ceia do Senhor

A Ceia do Senhor.

e-mail: [email protected]

http://robsonrocha1979.blogspot.com/

4

A Ceia do Senhor Mt 26.26-30; Mc 14.22-26; 1Co 11.23-25 19 E, tomando um pão, tendo dado graças, o partiu e lhes deu, dizendo: Isto é o meu corpo oferecido por vós; fazei isto em memória de mim.

O partir do Pão. 20 Semelhantemente, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este é o cálice da nova aliança no meu sangue derramado em favor de vós.

O Tomar do Cálice. 21 Todavia, a mão do traidor está comigo à mesa. 22 Porque o Filho do Homem, na verdade, vai segundo o que está determinado, mas ai daquele por intermédio de quem ele está sendo traído! 23 Então, começaram a indagar entre si quem seria, dentre eles, o que estava para fazer isto.

Page 5: A Ceia do Senhor

A Ceia do Senhor.

e-mail: [email protected]

http://robsonrocha1979.blogspot.com/

5

A Páscoa (Pesah no hebraico) era comemorada

entre os judeus da seguinte forma: Leia o texto completo. Êxodo 12:1-51 A páscoa deveria ser celebrada de tal forma: Com um cordeiro se manca nem defeito; se a família fosse pequena poderia juntar-se a outra família para nada sobrasse. Deveria sem um cordeiro, e não nenhum outro animal parecido com ele(Êxodo 12:2-5). Deveriam comer pães sem fermentação daí vem o nome de Pães Asmos, ou Ázimos, carne assada e ervas amargas (Êxodo 12:8), a festa dos Pães Asmo, era uma continuação da Páscoa, pois a Páscoa durava apenas um dia, sendo seguida pela festa dos Pães Ázimos, que durava sete dias, e atraia muitas pessoas de toda parte do país e do mundo. O cordeiro deveria se assado, não deveria ser cozido, e nem comido cru vou mal passado (Êxodo 12:9) e o que sobrasse deveria ser queimado no fogo. Deveriam comer a Páscoa vestidos e calçado, e com seu cajado na mão (Êxodo 12:10). Foi um memorial instituído por Deus (Êxodo 12:14). Êxodo 12:14 Este dia vos será por memorial, e o celebrareis como solenidade ao Senhor; nas vossas gerações o celebrareis por

estatuto perpétuo.

Os filhos de Israel deveriam saber o motivo deste rito. Êxodo 12:26-27 Quando vossos filhos vos perguntarem: Que

rito é este? 27 Respondereis: É o sacrifício da Páscoa ao Senhor, que passou

por cima das casas dos filhos de Israel no Egito, quando feriu os egípcios e livrou as nossas casas. Então, o povo se inclinou e adorou.

Jesus assim ceou com Seus discípulos, pois era a tradição dos judeus assim fazê-lo, pois era uma ordem expressa de Deus, e Cristo cumpriu a Lei. Romanos 10:4 Porque o fim da lei é Cristo, para justiça de todo aquele que crê.

Page 6: A Ceia do Senhor

A Ceia do Senhor.

e-mail: [email protected]

http://robsonrocha1979.blogspot.com/

6

Como era a Ceia no tempo da Igreja Primitiva. Na igreja primitiva a Ceia do Senhor era celebrada como uma espécie de festa, onde cada um levava um determinado tipo de alimento. Paulo chama a atenção da igreja de Corinto por causa da desordem durante este memorial solene (1ª Co 11:17-34). 1ª Corintos 11:17-18 17 Nisto, porém, que vos prescrevo, não vos louvo, porquanto vos ajuntais não para melhor, e sim para pior. 18 Porque, antes de tudo, estou informado haver divisões entre vós quando vos reunis na igreja; e eu, em parte, o creio.

1ª Corintos 11:20 20 Quando, pois, vos reunis no mesmo lugar, não é a ceia do Senhor que comeis. Paulo não faz uma pergunta, mas responde decisivamente, sobre o que eles pensam estar fazendo, que não tem nada haver com a Ceia do Senhor. 1ª Corintos 11:21 21 Porque, ao comerdes, cada um toma, antecipadamente, a sua própria ceia; e há quem tenha fome, ao passo que há também quem se embriague.

Note que Paulo menciona que eles não esperavam uns pelos outros, pois cada um se apressava a comer os melhores pratos de alimentos naquela reunião. Provavelmente a mistura de ricos e pobres, fazia com que os ricos comessem seus saborosos quitutes, não se importando com os mais humildes. Com isso se esqueciam do verdadeiro significado da Ceia, e do que é comunhão. É relatado no texto até mesmo o caso de embriaguez, daí podemos afirmar também, que o vinho usado na celebração da Ceia, tanto na qual Jesus instituiu, quanto nas demais celebrações, que o vinho era alcoólico. Pois há uma grande discussão que o vinho não era fermentado, conversas a parte, este vinho quando ingerido em excesso também causava embriaguez. 1ª Corintos 11:22 22 Não tendes, porventura, casas onde comer e beber? Ou menosprezais a igreja de Deus e envergonhais os que nada têm? Que vos direi? Louvar-vos-ei? Nisto, certamente, não vos louvo.

O apóstolo é direto em interrogá-los, se não poderiam saciar sua fome em suas casas, que respeitassem a Igreja de Deus, que não menosprezassem os mais pobres, pois por levarem certamente os melhores pratos, se apressavam em consumi-los, se esquecendo de partilhar com os que nada tinham. A Ceia é um Memorial Solene, onde examinamos nossas vidas, e colocamos ela em ordem, pois nos confrontamos com o sacrifício de Cristo, e é o momento de rever nossos conceitos quanto a Vida Eterna. É um momento de estar em comunhão consigo mesmo, em comunhão com o Senhor e em comunhão com o Corpo de Cristo, a Igreja, ou seja, nosso irmãos. Koinonia significa comunhão, compartilhar. A Ceia é um momento de avaliar nossa aliança com Jesus, e fazer isso em memória dEle, amando uns ao outros como ele nos amou, perdoando uns aos outros como Ele nos perdoou.

Page 7: A Ceia do Senhor

A Ceia do Senhor.

e-mail: [email protected]

http://robsonrocha1979.blogspot.com/

7

02 - Consagrar os elementos ou dar graças? A Palavra de Deus nos ensina a partir de Jesus a dar graças, (Mt 26:26-27; Mc 14:22-23; Lc 22:19-20; 1ª Co 11:24) ou seja, a agradecer a Deus por este memorial, que para nós, simboliza a morte do Senhor, que se entregou para resgatar as nossas almas, para salvar-nos dos nossos pecados e nos dar vida, e vida em abundancia. Também não devemos encontrar em tudo um motivo de discordância, pois muitas pessoas amam encontrar alguma falha no irmão para criar um debate. Esta é uma causa de sentar e conversar, e não de condenar. Devemos agir como Paulo ensina aos romanos. Romanos 14:1 Acolhei ao que é débil na fé, não, porém, para discutir opiniões.

Débil, ou fraco na fé. Ele deve ser discipulado, e não discriminado. Pois nestes dias existem muitas teorias achista em relação a Palavra de Deus, devemos acolher os irmãos e conquistá-los com amor não fingido.

A Bíblia ensina, que nós que somos instruídos, devemos repartir com que não tem instrução.

03 - Carne e sangue, transubstanciação, atropofagismo? Ao dar graças pelos elementos, não podemos desejar que se transformem em carne e sangue literalmente, pois são elementos que simbolizam a morte de Cristo, pois de outra forma, se interpretada de forma literal, teríamos que aprender o canibalismo. Outro ponto que tem causado muita discussão nas igrejas é o fato de muitos na hora da oração pedirem para Deus transformar o suco de uva em sangue e o pão em carne, certo é que esta expressão causa espanto não apenas em crentes como também em incrédulos. Creio que os elementos da Ceia do Senhor, são símbolos apenas do Seu Corpo, e que não se transformam em outro tipo de matéria. Devemos compreender que estes elementos servem para nos fazer recordar sobre a morte de Cristo por nós, e o que nós temos feito em gratidão por sua entrega por nossas vidas. Pão é pão, e o suco de uva, ou vinho, é apenas suco de uva ou vinho quanto à matéria, mas espiritualmente devemos considerar na entrega do Senhor para nos salvar. Ambos os elementos representam Seu corpo, isso não os torna em Seu corpo.

Page 8: A Ceia do Senhor

A Ceia do Senhor.

e-mail: [email protected]

http://robsonrocha1979.blogspot.com/

8

04 - Quem pode participar? Vamos observar como foi ordenado no Antigo Testamento, a celebração da Páscoa: Êxodo 12:43-49 43 Disse mais o Senhor a Moisés e a Arão: Esta é a ordenança da Páscoa: nenhum estrangeiro comerá dela. Na Páscoa judaica, nenhum estrangeiro, ou estranho, ou seja, ninguém poderia comer a Páscoa sem conhecer seu significado, e sem fazer parte da mesma fé. 44 Porém todo escravo comprado por dinheiro, depois de o teres circuncidado, comerá dela. Todos que fossem comprados por dinheiro, e terem sidos circuncidados. Cristo no comprou para Deus, e pagou um alto preço, e circuncidou nossos corações com Seu Espírito Santo. 1ª Corintos 7:23 Por preço fostes comprados; não vos torneis escravos de homens.

Romanos 2:25-29 25 Porque a circuncisão tem valor se praticares a lei; se és, porém, transgressor da lei, a tua circuncisão já se tornou incircuncisão. 26 Se, pois, a incircuncisão observa os preceitos da lei, não será ela, porventura, considerada como circuncisão? 27 E, se aquele que é incircunciso por natureza cumpre a lei, certamente, ele te julgará a ti, que, não obstante a letra e a circuncisão, és transgressor da lei. 28 Porque não é judeu quem o é apenas exteriormente, nem é circuncisão a que é somente na carne. 29 Porém judeu é aquele que o é interiormente, e circuncisão, a que é do coração, no espírito, não segundo a letra, e cujo louvor não procede dos homens, mas de Deus.

45 O estrangeiro e o assalariado não comerão dela. Pessoas estranhas quanto a nossa fé não podem comer daquilo que não conhecem, pois comem mais condenação para si mesmos. 1ª Corintos 11:27 Por isso, aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor, indignamente, será réu do corpo e do sangue do Senhor. 1ª Corintos 11:29 pois quem come e bebe sem discernir o corpo, come e bebe juízo para si. 46 O cordeiro há de ser comido numa só casa; da sua carne não levareis fora da casa, nem lhe quebrareis osso nenhum.

Page 9: A Ceia do Senhor

A Ceia do Senhor.

e-mail: [email protected]

http://robsonrocha1979.blogspot.com/

9

Uma só casa fala de comunhão, o corpo deve estar unido, e não dividido, e cada um deve estar em aliança com Deus, com a igreja, com Jesus e com seu irmão. 47 Toda a congregação de Israel o fará. A Ceia do Senhor é para a Igreja, da mesma forma que a celebração da Páscoa era para os israelitas. 48 Porém, se algum estrangeiro se hospedar contigo e quiser celebrar a Páscoa do Senhor, seja-lhe circuncidado todo macho; e, então, se chegará, e a observará, e será como o natural da terra; mas nenhum incircunciso comerá dela. Para que alguém tome a Ceia do Senhor, é necessário que este faça parte do Corpo de Cristo, e eis ai uma boa oportunidade, para ganhar almas para o Senhor, ensinando o significado deste memorial, e como participar dele de forma digna, e aceita biblicamente.

Entendemos que celebrar a Ceia do Senhor, é algo a ser realizado pelos crentes, os quais receberam Sua Salvação. 49 A mesma lei haja para o natural e para o forasteiro que peregrinar entre vós.

Todos estão debaixo desta mesma ordenança de Deus.

05 - Lideranças podem deixar membros sem tomar a Ceia? A Palavra de Deus é clara a este respeito, quando podemos ler notoriamente em 1ª Co 11:28, que o homem deve fazer uma auto avaliação de si mesmo, e depois tomar do pão e do cálice. 1ª Corintos 11:28 Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e, assim, coma do pão, e beba do cálice;

Este é um momento em que apenas cada um individualmente deve refletir sobre esta mensagem, e avaliar sua vida para participar deste momento tão solene. Nenhum líder evangélico tem esta autoridade, de privar quem quer que seja da Ceia do Senhor, desde que este seja um cristão confesso quanto a fé em Cristo. Lamentavelmente, muitos se achando espirituais estão se colocando acima das Escrituras. Tudo o que um líder cristão pode fazer é pregar a verdade absoluta de Deus, sem omitir Seu contexto real. Se a pessoa estiver em pecado deve confessá-lo para ser perdoado, e depois disso tomar a Ceia, pois após o perdão ela está limpa para se assentar à mesa de Cristo.

Page 10: A Ceia do Senhor

A Ceia do Senhor.

e-mail: [email protected]

http://robsonrocha1979.blogspot.com/

10

Devemos entender também que: Provérbios 28:13 O que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia.

Como podemos entender bem explicitamente no texto acima, deve-se fazer confissão e abandonar a pratica do pecado, de outra forma, estará comendo e bebendo juízo para si mesmo.

Pois o homem se queixa de seus próprios pecados. Lamentações 3:39 Por que, pois, se queixa o homem vivente? Queixe-se cada um dos seus próprios pecados.

Dará conta de si mesmo a Deus no dia do juízo. 1ª Coríntios 11:29 pois quem come e bebe sem discernir o corpo, come e bebe juízo para si. 2ª Coríntios 5:10 Porque importa que todos nós compareçamos perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo. Romanos 14:10 Tu, porém, por que julgas teu irmão? E tu, por que desprezas o teu? Pois todos compareceremos perante o tribunal de Deus. Romanos 14:12 Assim, pois, cada um de nós dará contas de si mesmo a Deus.

06 - Não me batizei porque não posso tomar a Ceia? A Ceia deve ser servida aos participante do Corpo de Cristo, ou seja, a todo aquele que recebeu Jesus como Seu Único Senhor e Salvador, pois o primeiro batismo que recebemos, é o batismo no Corpo de Cristo, e como participantes do Corpo, devemos também participar da Ceia do Senhor. A grande implicância deste fato é que, muitos só servem a Ceia para os batizados, mas devemos entender que o fato de descer as águas batismais não é maior do que confessar Jesus como Senhor e Salvador. Embora cada denominação tenha seus regimentos internos, discordo deste fato, pois se a pessoa recebeu Jesus como Senhor e Salvador, ela já faz parte da Igreja de Cristo, e isto a torna participante deste Memorial. Pois de outra forma é muito incoerente receber dízimos e ofertas, e o trabalho voluntário de tal pessoa, pois se é privada de participar deste memorial, também é

Page 11: A Ceia do Senhor

A Ceia do Senhor.

e-mail: [email protected]

http://robsonrocha1979.blogspot.com/

11

privada de fazer qualquer outro serviço. Não podemos excluir irmãos de ato como estes, e recrutá-los para outros. A Igreja deve ser sóbria em tudo. Alguns não são batizados porque o estatuto da igreja não batiza a pessoa se ela estiver amasiada, e isto é algo coerente, pois a igreja deve orientar as pessoas a viverem de forma a não darem escândalos. 1ª Coríntios 10:32 Não vos torneis causa de tropeço nem para judeus, nem para gentios, nem tampouco para a igreja de Deus, 2ª Coríntios 6:3 não dando nós nenhum motivo de escândalo em coisa alguma, para que o ministério não seja censurado.

O fato de servir a Ceia apenas as pessoas que já se batizaram, é algo que mostra que todos os participantes deste memorial devem estar de acordo com a Sã Doutrina de Cristo. Deus pagou um alto e bom preço por nós. Devemos andar conforme no foi ordenado por Ele. Procure seu pastor se aconselhe com ele, acerte sua situação, desça as águas do batismo, faça parte de uma igreja que prega e ensina o Evangelho. Porque não se batizar?

Alguns não se batizam, pelo fato de estarem amasiadas com outra pessoa, sendo assim não se casão para não perderem algum tipo de “beneficio” como por exemplo uma pensão vitalícia no caso de viuvez, a qual foi deixada pelo falecido. Este é um exemplo.

Jesus pagou o maior preço por nós, e por isto também nos tornou cidadão

celestiais, herdeiros e co-herdeiros com Cristo. Preço e “pensão vitalícia” para toda a eternidade.

Romanos 8:17 Ora, se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo; se com ele sofremos, também com ele seremos glorificados. Efésios 3:6 a saber, que os gentios são co-herdeiros, membros do mesmo corpo e co-participantes da promessa em Cristo Jesus por meio do evangelho; 1 Coríntios 6:20 Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo. 1 Coríntios 7:23 Por preço fostes comprados; não vos torneis escravos de homens.

Page 12: A Ceia do Senhor

A Ceia do Senhor.

e-mail: [email protected]

http://robsonrocha1979.blogspot.com/

12

Conclusão

Se sua igreja tem o costume de servir a Ceia apenas para quem é batizado nas águas, respeite a orientação de seu líder, pois ele tem recebido de Deus a direção de realizar este trabalho. Tudo é realizado na Casa do Senhor com ordem e decência.

Não critique seus líderes, orem por eles, abençoe a vida deles, some sua vida com a deles, para que o evangelho seja o maior motivo de nossas vidas existirem, pois pela pregação do evangelho, almas se achegam a Deus, e desta forma são livradas da condenação eterna.

Nossa missão é a anunciar a Salvação de Jesus Cristo. Não devemos contender por tais assuntos, mas orar a Deus para que Ele revele em nós toda a Sua Vontade. Se você crê, verás a glória de Deus, e o Seu poderoso agir em nossas vidas. Deus vos abençoe.

Robson RochaRobson RochaRobson RochaRobson Rocha Concluído em São Paulo, 25 de abril de 2011

Revisado em 11 de Junho de 2011 Imagens da Bíblia Ilumina

Tradução Almeida Revista e Atualizada.