A Comarca, n.º 319 (31 de maio de 2008)

download A Comarca, n.º 319 (31 de maio de 2008)

of 24

Transcript of A Comarca, n.º 319 (31 de maio de 2008)

  • 8/6/2019 A Comarca, n. 319 (31 de maio de 2008)

    1/24

    2008.05.31

    0,60 Euros(IVA INCLUIDO)

    "a expresso da nossa terra" a expresso da nossa terra" a expresso da nossa terra" a expresso da nossa terra" a expresso da nossa terra"

    N. 31931 DE MAIO2008

    Ano XXXI

    2. SRIE

    PORTEPAGO

    PUBLICAESPERIDICAS

    TAXA PAGAPORTUGAL

    CCE TAVEIRODE00552006MPC

    AUTORIZADO A CIRCULAREM INVLUCRO FECHADODE PLSTICO OU PAPEL

    PODE ABRIR-SE PARAVERIFICAO POSTAL

    Fundador: Maral Pires-Teixeira * Director: Henrique Pires-Teixeira * Director-Adjunto: Valdemar Alves

    SEDE E ADMINISTRAO: Rua Dr. Antnio Jos de Almeida, 41 3260 - 420 Figueir dos Vinhos

    Telef.: 236 553 669 Fax : 236 553 692 E-MAIL: [email protected]

    CASTANHEIRA DE PERA * FIGUEIR DOS VINHOS * PEDRGO GRANDE

    Rua Dr. Jos Martinho Simes, n 30 R/C Dto.3260-421 Figueir dos Vinhos

    www.actualizati.pt * Email:[email protected].: 236 551 162 * Fax: 236 551 163

    PROFISSIONAIS NA ACO

    FIGUEIR DOS VINHOS

    Bombeiros comemoraram 73Aniversrio

    PEDRGO GRANDE

    Jorge Humberto tomou possecomo Comandante . Pg. 9. Pg. 5

    FIGUEIR DOS VINHOSEST NA MODA Pg. 11

    O PODER EXERCIDO COM

    CORTESIA E DETERMINAOEntrevista com o Presidente doMunicpio de Figueir dos

    Vinhos: Eng Rui Silva

    Pg. 12 e 13

    CASTANHEIRA DE PERA

    Praia das Rocas j abriu

    Pg.

    4

  • 8/6/2019 A Comarca, n. 319 (31 de maio de 2008)

    2/24

    2008.05.312 PGINA DOISPGINA DOISPGINA DOISPGINA DOISPGINA DOIS

    A surpresa

    R ZESMARIA ELVIRA PIRES-TEIXEIRA

    DEVESAvaldemar alves

    ESCALOS FUNDEIROSEscalos Fundeiros uma das belas

    aldeias da freguesia e concelho dePedrgo Grande.

    Localizada a norte da vila sede de

    concelho, donde dista pouco mais demeia dzia de quilmetros, banhada pela Ribeira de Frades, dando-lhe beleza e tranquilidade.

    Beneficia de um micro clima queenriquece a sua agricultura.

    Os seus filhos cedo partiram, amaioria para Lisboa, no sentido deconseguirem uma vida econmicamelhor para as suas famlias.

    Especializaram-se nas mais diversas profisses, alguns deles dedicaram-se ao comrcio e indstria, tornan-do-se empresrios de reconhecido m-rito.

    Presentemente alguns fazem partedas foras vivas do concelho nas maisdiversas actividades, no Clero, na Po-

    ltica, no Jornalismo e no Associativis-mo.

    As jovens desta aldeia, sempreforam pretendidas por jovens de

    outras localidades. Foram muitas quedali partiram rumando a outras para-gens constituindo lar, a maioria delasmantiveram sempre ligao sua terra,de tal maneira que hoje os seus filhose netos so assduos visitantes e mo-tores do desenvolvimento associativoque esta localidade hoje vive.

    No poderei deixar de referir as duasunidades industriais ali implantadas,beneficiando no s a localidade comoo concelho. Atendendo sua dimen-so, poder-se- considerar que so degrande produo, sendo os seus produtos de reconhecida qualidade,dando trabalho a um considervelnmero de pessoas.

    Esta gente laboriosa e amiga da sua

    terra, constituram a sua Associaode Melhoramentos de Cultura e Re-creio, em pouco mais de um ano, pro- jectaram e construram a sede social

    da Associao com as mais diversasvalncias, obra que no prximo diavinte e oito ser inaugurada por todaa populao, com a presena dasEntidades Concelhias e do GovernoCentral.

    Esta aco empreendedora da po- pulao dos Escalos Fundeiros,espel-ha bem o dinamismo de todo oconcel-ho em que cada localidadequer mais e melhor para os seushabitantes e para quem os visita.

    Esta localidade merecedora de servisitada, j que no seja, para quecada um de ns, ao descer da EstradaNacional n.2 para ali, se delicie coma paisagem que a natureza nos ofere-ce, que na verdade de rara beleza.

    altura da estrada havia uma descidaacentuada, numa estrada ladeada por barreiras de areia, que ia ter a uma pequena ponte rstica sobre um riotambm pequeno e, depois, o caminhocontinuava por outra subida, tambmacentuada, fazendo daquele pontoum ponto de encontro estreito edesnivelado. Quando comeam adescida avistam o camio grande doSr. Alves, em sentido contrrio, tam- bm a descer a estrada. O Maralcomea a fazer-lhe sinais para encostar

    j que ele no tinha traves. Por azar,o outro motorista tambm se queixavado mesmo mal e fez-lhe sinal que nopodia O embate frontal dar-se-ia emcima do ponto, se o Maral no temtido o reflexo de atirar o carro parauma inclinao no meio de umasrvores, depois do previsvel aviso:segurem-se! Graas a Deus,ningum ficou ferido. O Matateuganhou asas e aterrou uns metros frente, a mulher do cozinheiro ficousem um pedao de cabelo queacompanhou uma caixa que lhepassou por cima. Enquanto o Tadeuse entretinha a tremer, o Maral procurava o corao que lhe tinhacado aos ps A vida tambm nosreserva este tipo de surpresas. Mas,francamente, as outras so muito maisanimadas.

    transbordar de alegria escrevi aosmeus pais a contar a novidade.

    Comemos a fazer as nossas viagens volta da povoao. A descer, fazia-sebem o trajecto mas, a subir, reparmosque o bichinho sofria de preguiciteaguda. O Maral tinha sido enganado,na flor da idade e na sua grande f noser humano! O carro que parecia novo,parecia que nem tinha motor Nuncachegmos a apreciar a melodia da suabuzina: como no funcionava, noitetnhamos que bater na porta do carro

    para fazer barulho e afugentar aspessoas. A maior parte das vezes, asluzes tinham que ser substitudas porlanternas portteis para detectarmosos buracos nas picadas de terra batida.Bom, tinha volanteno era assim tomau e, alm disso, o Maral no sedeixou intimidar: quando a viagem eraum pouco maior, convidava o mecni-co Antnio para ir connosco naquelaaventura radical. Passado algum tem-po, deu o carro ao mecnico e com-prou uma carrinha em boas condies.Mais tarde, por ocasio da nossa mu-dana para o Quixaxe levou consigo,numa das viagens, o cozinheiro Cipa-neque e a mulher, um rapaz que o meumarido baptizou de Matateu em honraao antigo jogador do Belenenses e umoutro rapaz, o Tadeu que era um estu-dante que pedira boleia. A determinada

    SALABORDA VELHA

    Recebeu Tertlia do Pao

    As pessoas do concelho de Pedrgo Grande, especialmente as residentes emLisboa, cultivam a amizade e a solidariedade entre si, organizando-se nas maisdiversas tertlias semanais. Esta cultura pedroguense, j vem de h longos anos,foi assim que em 1933 nasceu a Casa de Pedrgo Grande no corao de Lisboa.

    da Tertlia do Pao que hoje fao referncia, existem muitas mais e que a seu

    tempo aqui sero referidas.A Tertlia do Pao, como hoje conhecida, curiosamente tem o seu local deconvivo no Restaurante Tertlia do Pao na cidade de Lisboa, mais concretamenteno Pao do Lumiar.

    Esta Tertlia de amigos, nasceu j h alguns e bons anos por iniciativa dossenhores Ablio Lopes Branco, j falecido, e ainda por Manuel Alberto das Nevesreunindo durante muitos anos nos mais diversos locais.

    Curiosamente nesta Tertlia a maioria dos seus elementos so naturais dafreguesia de Vila Facaia. Manuel Alberto das Neves da Aldeia das Freiras. AblioDinis e Eurico Dinis da Salaborda Nova. Antnio Carvalho da Salaborda Velha.

    Valdemar Alves de Pedrgo Grande. Slvio Baptista de Figueir dos Vinhos.Simo da Cruz de Vila de Rei e Jorge Alberto das Neves de Lisboa.

    No dia 3 de Maio ltimo, a Tertlia do Pao, resolveu reunir na localidade deSalaborda Velha, no Cabeceiro da Fonte, propriedade do Antnio Carvalho, coma finalidade de comemorar o aniversrio deste anfitrio.

    Estiveram presentes todos os tertulianistas, com excepo do Jorge Neves,representado por Telmo Alves, que vai aparecendo quando pode nos encontros.

    Desta vez estiveram presentes as esposas dos habituais convivas, algunsfamiliares e amigos. Os David, filho e neto do Antnio Carvalho, bem assim o paie av Anbal.

    De Castanheira de Pra veio o senhor Alberto Zacarias e das Salabordas os senho-res Antnio Silva e Armando David e de Lisboa a Laura Pinho com o seu marido.Os Presidentes da Cmara e da Junta, respectivamente Joo Marques e Jos Da-

    vid, no quiseram faltar, j que no fosse, para ouvirem de viva voz dos tertul ianis-tas, as exigncias que lhes tm sido transmitidas s quartas-feiras, (dia de reunio datertlia) via telefone, dos anseios deste pequeno agrupamento que quer ver o de-senvolvimento contnuo da sua terra. Os Autarcas ficaram esclarecidos que tm oapoio da pequena tertlia, ficando logo ali apalavrada uma possvel instalao deuma unidade de produo farmacutica num dos futuros parques industriais e quea Junta de Freguesia de Vila Facaia poder tambm contar com o apoio para aaquisio de uma viatura de socorro, conforme projecto do Jos David.

    Esta reunio tambm foi base de suporte para as senhoras trocarem entre si, osseus conhecimentos de culinria, atendendo que a apresentada lauta e festivarefeio a isso obrigou, j que a anfitri Maria do Carmo, esposa do Antnio deCarvalho, foi a grande alma de bem receber os amigos do seu marido.

    Todos os convivas tiveram a oportunidade de confirmar localmente das razesque fazem vir semanalmente o Antnio sua terra. As suas propriedades agrcolasso um jardim, todas elas cultivadas e t ratadas como se de um jardim se trata sse.

    So dignas de ser visitadas, no haver outras assim no concelho ou poucas no Pas.Assim vale a pena ser pessoa porque a natureza e agradece.

    Valdemar Alves

    Quando fui ter com o meu marido a Mo-ambique, ele anunciou que tinha umasurpresa que eu iria gostar. As boas sur-presas so bem-vindas em qualquer ida-de mas parece-me que tm um impactodiferente quando somos mais jovens.Eu estava com 21 anos. O entusiasmo quesenti fez-me recordar os presentes que eleme dava quando ramos midos: apare-cia-me com os olhos brilhantes e umaexpresso feliz no rosto. Muitas vezesera assim que eu pressentia que tinhamais uma surpresa para mim. Estendia-

    me uma caixinha de bombons, ou umasamndoas, ou algum livro que ele que-ria partilhar comigo ou qualquer outracoisa que lhe fizesse sentido e que o seuhumilde ordenado permitia. Mesmo naaltura em que o seu pai sofreu um aci-dente grave e ficou internado durantemuito tempo, ele fazia um sacrifciomaior mas no deixava de me dar oseu miminho com muita alegria. Assim,quando ele me falou na surpresa pen-sei em qualquer coisa do gnero masenganei-me! porta de casa, em Mua-tua, debaixo de uma grande rvore,uma mangueira, estava um carro pe-queno, de caixa aberta, pintado denovo de um tom cinzento, lindo de en-

    cantar. Eu nemqueria acreditar

    no que estavaa acontecer. A

  • 8/6/2019 A Comarca, n. 319 (31 de maio de 2008)

    3/24

    2008.05.31 3PUB.PUB.PUB.PUB.PUB.

    2008.05.31

  • 8/6/2019 A Comarca, n. 319 (31 de maio de 2008)

    4/24

    2008.05.314 REGIO - CASTREGIO - CASTREGIO - CASTREGIO - CASTREGIO - CASTANHEIRA DE PERAANHEIRA DE PERAANHEIRA DE PERAANHEIRA DE PERAANHEIRA DE PERA

    Tlm: 917 198 927 * Telf.: 236 553 470Rua Dr. Antnio Jos de Almeida, n 12 - 1. Esq.3260 - 420 FIGUEIR DOS VINHOS

    Praa Jos Antnio Pimenta, n 9 - 1. A.Telf./Fax: 236 551 533 * 3260 - 409 FIGUEIR DOS VINHOS

    ADVOGADOS

    Antnio BahiaTlm: 96 647 02 99

    Amndio AntunesTlm: 96 647 02 97

    CAF RESTAURANTEEUROPA

    * Feijoada deMarisco* Arroz deLampreia (na poca)* Ensopado deJavali* Cabrito Europa* Bacalhau naCana

    RESTEUROPA @ MAIL.TELEPAC.PT

    MOREDOS - CAST. DE PERA

    Agentedo

    Jornal"A

    Comarca"

    AGENTEJ

    ornal

    de: Joaquim Serra da Fonseca / Telf.: 236 438 943

    A Praia das Rocas em Castanheirade Pera, voltou a abrir as suas portas

    Sbado, dia 31 de Maio, para maisuma temporada estival, que se pro-longa at ao dia 14 de Setembro.

    Este ano mantm-se os mesmos preos e horrios do ano passado,ou seja, o horrio de abertura das10.00 s 19.00 horas, de tera-feira adomingo, encerrando segunda-fei-ra para manuteno. O valor dos in-gressos de 2,50 euros (nos dias desemana) ou 3,50 euros (sbados, do-mingos e feriados) para crianas dos7 aos 16 anos e seniores com maisde 65 anos, e 4,00 euros ou 5,00 eurosnos mesmos casos, para adultos dos17 aos 64 anos. Adquirir um ingressopara o perodo das 15.00 s 19.00 ho-ras, custa menos 0,50 euros paracrianas e seniores, e 1,00 euros para

    adultos. A entrada sempre gratuita para crianas at aos 6 anos.

    Existem tambm redues de pre-os para grupos de dez ou mais pes-soas, bem como a possibilidade deadquirir packs de 10 ou 5 entradas(pessoais e intransmissveis), compreos reduzidos.

    A par das actividades j desenvol-vidas nos anos anteriores, como passeios de gaivota e canoa, aulas

    hidroginstica e desportos radicais,vo haver novidades absolutamenteinovadoras, que sero anunciadas medida que forem sendo implemen-tadas, bem como um programa deanimao nocturna, que englobarconcertos musicais e festas na VillaPraia, praticamente em todos os finsde semana a partir de 14 de Junho.

    A Praia das Rocas, inaugurada emJulho de 2005, tem mantido uma forteafluncia, registando desde essa datamais de 300.000 visitantes. Conforto,segurana e muito divertimento soos factores principais para este su-cesso, que esperamos se repita nocorrente ano.

    Castanheira de Pera tem disponvel desde o passadodia 30 de Maio um Balco Casa Pronta onde sermais fcil e mais rpido tratar de todos os assuntosreferentes compra e venda de casas.

    Com efeito, neste dia entram em funcionamento emPortugal mais 10 novos balces Casa Pronta que passam a estar disponveis nas Conservatrias doRegisto Predial de Castanheira de Pera, Alcoutim,Celorico de Basto, Gavio, Goleg, Mao, Moura,Mortgua, Valpaos e Vila do Conde, o que significaque a partir desta data, nestas localidades, mais fcil,mais rpido, mais barato e mais seguro tratar de todasas operaes relacionadas com a compra e venda decasa. Com estes novos postos de atendimento oservio Casa Pronta passa a estar disponvel em 65 postos de atendimento, abrangendo 60 municpios,

    entre os quais 8 capitais de distrito.O servio Casa Pronta permite realizar num nico balco todas as operaes relativas compra e venda

    PRAIA DAS ROCAS ABRIU A 31 DE MAIOJ S FALTA O SOL...

    CASTANHEIRA J TEM BALCO CASA PRONTA

    DESDE 30 DE MAIO...

    de casa, como pagar impostos, celebrar o contrato decompra e venda, pedir a iseno de pagamento doimposto Municipal sobre Imveis (IMI) e realizar deimediato todos os registos evitando-se mais deslo-caes.

    Desde a entrada em funcionamento deste projecto jforam j realizados mais de 4045 procedimentos CasaPronta.

    A revista Dinheiro & Direitos, da DECO - AssociaoPortuguesa para a Defesa dos Consumidores, publicou,na edio do ms de Maro, um artigo sobre asvantagens que o servio Casa Pronta apresenta peranteos servios prestados pelos notrios pblicos eprivados, tendo concludo que este servio simplificouo processos de compra e registo de imveis permitindoao cidado tratar de toda a documentao num nico

    local e de uma forma mais barata, pagando at menos40% relao s vias tradicionais.

    A CEERIA est a organizar a Moda Alcoba2008 , evento que ir ter lugar no Mosteirode Santa Maria de Alcobaa, no prximo dia 6de Junho pelas 21 horas, subordinado ao temaPaixo.

    A CERCICAPER desde o primeiro ano aderia esta iniciativa e este ano em Alcobaa irparticipar com seis utentes do Centro de Actividades Ocupacionais, so eles, Antnio BritoMartins, Fernando Jos Bebiano HenriquesFilipa Isabel Fernandes Miguel e Patrcia SofiAntunes Lopes, todos de Castanheira de PeraGina Maria Simes Almeida, de Figueir doVinhos e Mrio Adelino Paiva de Carvalho, dePedrogo Grande.

    Como j habitual a CERCICAPER contcom a colaborao de alguns comerciantes dCastanheira de Pera e Pedrogo Grande parvestir estes jovens, nomeadamente, BiBaby, de Castanheira de Pera e Pronto a VestiAnicarol, de Pedrogo Grande

    Esta iniciativa teve o seu inicio em 2003 naCaldas da Rainha, sob a organizao dCEERDL, no mbito das comemoraes do AnInternacional da Pessoa com Deficincia.

    No ano seguinte decorreu na Nazar organizado pela CERCINA, em 2006 foi realizado emPeniche promovida pela CERCIPENICHE e em2007 foi organizado pela CERCIPOM emPombal.

    Este evento protagonizado por um grupode cerca de 60 jovens, portadores de Deficin

    cia Mental das seguintes Instituies do nossoDistrito: CERCICAPER Cooperativa de Ensino e Reabilitao de Cidados Inadaptadode Castanheira de Pera, CRL; CERCILEI Cooperativa de Ensino e Reabilitao de Cidados Inadaptados de Leiria, CRL; CERCINA Cooperativa de Ensino e Reabilitao dCrianas Inadaptadas da Nazar, CRLCERCIP - Cooperativa de Ensino e Reabilitade Cidados Inadaptados de Peniche , CRLCERCIPOM Cooperativa de Ensino e Reabilitao de Cidados Inadaptados de PombaCRL; CEERDL Centro de Educao EspeciaRainha D Leonor, CRL; CEERIA Centro dEducao Especial, Reabilitao e Integrade Alcobaa; ABE OTL Associao de BemEstar e Ocupao de Tempos Livres de Pataias; APPACDM de Soure Associao Portuguesa de Pais e Amigos do Cidado Deficient

    Mental de Soure e OSIS Organizao dApoio e Solidariedade para a Integrao Socia- Leiria.

    CERCICAPER

    PRESENTE DESDEA 1 EDIO

    DESFILE DE MODADia Mundial doAmbiente,

    comemorado a

    5 de JunhoDada a sua importncia, e comoforma de chamar a ateno paraos diversos problemas que atin-gem a nossa Floresta, numa orga-nizao do Grupo de Jovem Vo-luntrios Para as Florestas deCastanheira de Pera (cuja entida-de Promotora o Municpio deCastanheira de Pera), em parceriacom o Centro Paroquial de Soli-dariedade Social, atravs da suavalncia Centro Comunitrio deCastanheira de Pera, iro come-morar esta data com a presenados alunos das diversas Escolasdo Concelho, dia 5 de Junho de2008, quinta feira; pelas 14H30,sendo passado um filme, cujotema "Fogo, Floresta e Vida",

    e distribuidas algumas lembran-as aos alunos, pelas tcnicasresponsveis pelo Centro Comu-nitrio/Centro Paroquial.

    Da mesma forma dirigida atoda a Comunidade em geral, nodia 6 de Junho, sexta-feira; pe-las 21H30m, ter lugar a passa-gem do Filme "Floresta, Fogo eVida", cedido pelo IPJ-LojaPronto J, de Leiria, seguido dedebate que se espera seja 'aceso',focando problemas actuais.

    Esta aco aberta a todo aComunidade em geral, esperan-do-se uma boa adeso.

    Casa doConcelho apoiaSeleco

    A Casa do Concelho de Cas-tanheira de Pera vai abrir as por-tas da sua sede para que sciose amigos possam acompanhar eapoiar a nossa seleco num am-

    biente saudvel e muito descon-trado.

    Entretanto, poder aproveitarpara ir saboreando uns caracis,uns camares, uma cerveja, umataa, um sumo, um caf, mas,

    principalmente, acompanhandoe apoando a seleco entre amigos.

    J sabe, dia 7 de Maro (1. jogo);dia 11 (2. jogo) e dia 15 (3.jogo), no falte.

  • 8/6/2019 A Comarca, n. 319 (31 de maio de 2008)

    5/24

    2008.05.31 5REGIO - FIGUEIR DOS VINHOREGIO - FIGUEIR DOS VINHOREGIO - FIGUEIR DOS VINHOREGIO - FIGUEIR DOS VINHOREGIO - FIGUEIR DOS VINHO

    FERNANDOMARTELO

    ADVOGADO

    Rua Dr. Manuel Simes Barreiros, 15 - 1.Tel. 236 552 329 / Tlm: 918 233 205

    - 3260 FIGUEIR DOS VINHOS

    FERNANDOMANATA

    ADVOGADO

    Rua Luis Quaresma, 8 - 2.Tlm: 91 727 70 96

    - 3260 FIGUEIR DOS VINHOS

    Rua Luis Quaresma, 8 - 1.Tel. 236 552 286FIGUEIR DOS VINHOS

    EDUARDOFERNANDESADVOGADO

    PROFISSIONAIS NA ACOBOMBEIROS COMEMORARAM 73 ANIVERSRIO15 DE JUNHO

    III BTT S. JOO DEFIGUEIR DOSVINHOS

    Dando continuidade s duasrealizaes anteriores, realiza-seno prximo dia 15 de Junho (Do-mingo) o III BTT S. Joo de Fi-gueir dos Vinhos, prova inte-grada nas Comemoraes dasFestas do Concelho S. Joo/2008 e organizada pela CmaraMunicipal de Figueir dos Vin-hos.A concentrao ser na Pra-a do Municpio pelas 8 horas,existindo duas provas distintas,com dois nveis de dificuldadediferentes, adaptados condi-o dos participantes.

    A inscrio simblica e cus-ta 7,5 euros, incluindo, banhoquente, lavagem de bicicletas,reforo alimentar, almoo, T

    Shirt, seguro e lembranas. obrigatrio o uso de capacete.As inscries podero ser

    feitas no Gabinete de Desportoou Casa da Juventude, pelo mailgabdesporto@cm-figuei ro-dosvinhos.pt ou pelos telefones918433924, 236551132 ou236559000.

    Esta sem dvida uma provaque ao longo dos ltimos anostem granjeado prestgio e umnmero crescente de participan-tes, sendo de salientar que aolongo do ano decorrem vriasiniciativas que levam os figuei-roenses a pegar nas bicicletase participarem.

    8 DE JUNHOI CAMINHADAFARMCIA SERRA

    A Farmcia Serra realiza no pr-ximo dia 8 de Junho - Domingo, a

    partir das 15H30, a 1 CaminhadaFarmcia Serra.

    A concentrao s 15H30, sadas 16H00, distribuio de guas e me-rendas rpidas s 16H30 e chegada s17 H, seguida de Merenda/Con-vvio e distribuio dos prmios.

    Esta iniciativa mais uma activi-dade que se prende com a filosofiaque a Farmcia Serra tem almejado,

    nomeadamente, alertar para oscuidados com a sade e formas demelhorar a nossa sade

    Realizou-se no pretrito dia 28 de Maio, em Figueir do

    Vinhos o Espao Leader+Jovem o qual se traduziu no encontrofinal inter-escolas da aco A Hora da Controvrsi

    preconizada pela Dueceira no mbito do Programa dIniciativa Comunitria Leader+-ELOZ. Entre LOus e Zzere

    Esta aco-piloto envolveu no decurso de 03 anos lectivospara alm da equipa tcnica da Dueceira- mais de 600 alunoe 50 professores das escolas dos 2. e 3. ciclos, secundriae profissionais dos concelhos de Castanheira de Pera, Figueirdos Vinhos, Lous, Miranda do Corvo, Pampilhosa da SerraPedrgo Grande e Vila Nova de Poiares.

    Tratou-se enfim de um exerccio prtico para a comunidadescolar, complementar aos planos curriculares de rea dProjecto e Educao Cvica, em que se transmitiu aos jovenconceitos fundamentais vida em sociedadade e preservados valores do mundo rural.

    De manh, a Escola Secundria de Figueir dos Vinhos foa anfitri e, entre jogos e convvio, foi possvel compreendeo motivo porque para estes jovens o conceito de REGIOSOLIDRIA toma forma.

    tarde, no Clube Figueiroense, espao para partilharemideias e emoes e para demonstrarem que so projectos comeste que fazem a diferena na construo de comunidades mai

    justas, solidrias e preocupadas com o seu desenvolvimento

    Vai decorrer na Biblioteca Municipal de Figueir doVinhos a aco de formao Como incentivar nas crianao gosto pela leitura no prximo dia 2 de Junho.

    Esta aco de formao dirigida a profissionais de bibliotecas, professores, educadores de infncia, animadores, paie a todos aqueles que fazem promoo e animao da leituraSer dinamizada por Jos Manuel Cruchinho e conta com apoio do Municpio de Figueir dos Vinhos e da DirecoGeral do Livro e das Bibliotecas.

    Biblioteca incentiva aleitura nas crianas

    Figueir acolheu 200jovens de toda a regio

    ESPAO LEADER+JOVEM

    As celebraes iniciaram-se Sbado,dia 17 de Maio, com uma missa em

    homenagem aos bombeiros queserviram a corporao.No Domingo, as comemoraes tive-

    ram incio com o hastear da bandeira nasede da Associao, seguindo-se umaromagem ao cemitrio, um simulacrode Fogo Urbano, a recepo s entida-des convidadas, a sesso Solene comentrega de Medalhas de Assiduidade(que ser publicada na prxima ediocom reportagem fotogrfica), desfilede viaturas e almoo convvio.

    Estiveram presentes o GovernadorCivil de Leiria, Paiva de Carvalho; o Pre-sidente da Autarquia Figueiroense, RuiSilva; o Deputado Carlos Lopes; FilipeSilva, Presidente da Direco dos Bom-

    beiros Figueiroenses; Joaquim Pinto,Comandante da Corporao; Rui Roc-ha, em representao da Liga dos Bombeiros Portu-gueses; Joo Cardoso, em representao da AssembleiaMunicipal de Figueir dos Vinhos, Jorge Pereira,

    Presidente da Assembleia Geral dos Bombeiros deFigueir dos Vinhos, alm de vrios comandantes eelementos de corporaes do distrito, dirigentes, sciosda corporao, bombeiros, familiares e amigos.

    Na oportunidade, Joaquim Pinto considerou ser este umdia especial e, dirigindo-se aos bombeiros que recebe-ram as medalhas de assiduidade, realou a importnciadaquela acto, ao servio de uma causa nobre, consi-derando-os um smbolo de dedicao que realizam umtrabalho fenomenal e memorvel em prol da populaodo concelho, e at mesmo do distrito de Leiria.

    Depois, usou da palavra o Presidente da Corpora-o, Filipe Silva que recordou os fundadores, osgrandes obreiros e impulsionadores, pois com a suaviso, coragem, valentia e determinao lanaram asemente que originou esta grande Instituio - aAssociao Humanitria dos Bombeiros Voluntriosde Figueir dos Vinhos A celebrao de hoje significatambm a homenagem justa para eles e o recordar detodos quantos ajudaram a edificar esta nobre casa.

    Fez, depois, um balano da actividade de 2007; faloudas necessidades da associao, considerando para se-

    rem oferecidas e proporcionadas as melhores condi-es

    Refiro-me necessidade de se realizarem as devidase urgentes obras de ampliao e remodelao do Quartelde modo a dota-lo de reas e valncias modernas eoperacionais que permitam e motivem estes homens emulheres que justamente e compreensivamente reivin-dicam. A criao duma camarata feminina condigna, aconstruo de balnerios, vestirios e instalaes sani-trias funcionais para ambos os sexos, a criao de umarea autnoma destinada a viaturas de emergncia pr-hos-

    pitalar e transporte de doentes, a criao de salas e espa-os de formao modernos so alguns dos exemplosdas necessidades de se avanar para obras de re-qualificao desta unidade de Bombeiros - afirmou.

    O Presidente dos Bombeiros Figueiroenses terminoucom palavras dirigidas ao Homem, o Amigo oComandante, o nosso Comandante Joaquim Pinto . Aoser agraciado hoje com o Crach de Ouro da Liga dosBombeiros Portugueses, no mais que o reconhe-cimento e a justa homenagem ao Homem que durantemais de trs dcadas tudo deu de si em prol do Bem

    Comum com verdadeiro esprito de voluntariado, mui-to contribuindo com o seu exemplo, para o bom nomee prestgio da Associao e do Corpo de Bombeiros. O

    Comandante Pinto hoje um smbolo e referncia principaldos nossos Bombeiros - considerou.

    Seguiu-se Rui Rocha, representante da Liga dos

    Bombeiros, que deixou algumas notas que preocupamos Bombeiros, nomeadamente alguma indefinio a nvelde equipamento de proteco individual, financiamentoe critrio de atribuio de apoios.

    Usou, depois da palavra Jorge Pereira que, em brevespalavra - estava a comear a chover - cons iderou aqueleo momento ideal para testemunhar o nosso sentir eagradecimento quela associao.

    Devido chuva as intervenes foram intervaladaspelo almoo, seguindo-se as intervenes do Presidenteda Autarquia figueiroense, Rui Silva e finalmente, a doGovernador Civil, Paiva de Carvalho que assinalavanaquele dia o seu 100 dia naquelas funes.

    Rui Silva considerou fundamental que existam boasrelaes a nvel institucional entre estas duas entidades,

    j que a Cmara Municipal, atravs do seu Presidente,tem a obrigao como responsvel mximo da ProtecoCivil no concelho de prestar todo e qualquer apoio aestes homens tambm conhecidos como Os Soldadosda Paz, realou a importncia dos Bombeiros Volun-trios em pleno sculo XXI - pessoas que tanto do causa nobre do voluntarismo e a abnegao da v ida pr-

    pria em prol do servio pblico; parabenizou a associaofigueiroense pela sua vitalidade, particularizando na suaescola; anunciou a atribuio de um subsdio para oParque de Viatura e o apoio na aquisio de uma novaambulncia e terminou desejando um Vero calmo.

    Finalmente, usou da palavra o Governador Civil querealou o seu empenho em acompanhar todas as ceri-mnias dos Bombeiros Voluntrios, avisou desde logoque no faria promessas - por no ser essa a sua formade estar na vida - mas prometeu o seu empenho e a suacolaborao com os Bombeiros de Figueir dos Vinhos.

    Paiva de Carvalho considerou os BombeirosVoluntrios autnticos profissionais na aco, defen-dendo a formao e a coordenao e, a sim, prometeu adisponibilizao de equipamento individual. Antes,

    porm, j tinha deixado um sentido agradecimento, attulo pessoal e como Governador Civil, todo o empenhodos Bombeiros Voluntrios e disse-se representanteda populao junto do governo e no o contrrio.

    O almoo convvio foi mais um momento deconfraternizao e de memria para relembrar todos osque apoiaram esta instituio de utilidade pblica

    fundada em 18 de Maio de 1935.

    C S

  • 8/6/2019 A Comarca, n. 319 (31 de maio de 2008)

    6/24

    2008.05.316 REGIO - FIGUEIR DOS VINHOSREGIO - FIGUEIR DOS VINHOSREGIO - FIGUEIR DOS VINHOSREGIO - FIGUEIR DOS VINHOSREGIO - FIGUEIR DOS VINHOS

    CAMPANHA PROMOCIONAL EM ESPANHA

    CASAL DE S. SIMO CAMPELOFicape reune comproprietrios.

    Nemtodo e ZIFna agenda

    Na sequncia da iniciativa quetem vindo a desenvolver no senti-do de constituir uma Zona de In-terveno Florestal (ZIF) na fre-guesia de Campelo, a FICAPEconvida todos os proprietriosflorestais da freguesia de Campelo,a estarem presentes na reunio queter lugar no Salo de Convviosde Alge - O Penico - na prximasexta-feira dia 13 de Junho, s 18horas.

    Na reunio sero ainda abor-dados outros assuntos, nome-adamente o ponto de situao rela-tivamente ao Nemtodo da Ma-deira do Pinheiro (NMP) onde osproprietrios podero obter infor-maes quanto a este organismopatognico que provoca elevadosndices de mortalidade em con-feras, pois o agente causal da

    doena da murchido do pinheiro.Como resultado de aces de prospeco e amostragem rea-lizadas no mbito do PROLUNP(Programa Nacional de Luta con-tra o Nemtodo do Pinheiro),confirmou-se a presena desteorganismo em alguns exemplaresde Pinheiro Bravo nos concelhosde Arganil e Lous. Por este motivo necessrio accionar medidas deproteco fitossanitria em zonascom proximidade daquelesconcelhos, indispensveis aocontrolo e erradicao desta "pra-ga", sendo a freguesia de Campelo,uma das Zonas de Restrio ondedevem ser aplicadas essas me-didas.

    JSD FIGUEIROENSE SENSIBILIZA

    POPULAO

    POUPE GUA E ENERGIA

    DELMAR DOMINGOS DE CARVALHONA 78 FEIRA DO LIVRO DE LISBOA

    No passado dia 29 deMaio esteve na 78 Feira

    do Livro de Lisboa, umdos eventos culturaismais importantes daCapital do nosso Pas, onosso colaborador, Del-mar D. Carvalho estevedando autgrafos do seultimo livro, A ROSA-CRUZ E PORTUGAL,

    junto sua Editora Mi-nerva, pavilho n 57.

    Nesse mesmo dia,estiveram entre outros,

    Nuno da Cmara Pereira,no Pavilho da DomQuixote, Danuta Wojciechowska tambm na D. Quixote.

    Segundo informaes o tempo no tem ajudado a que os leitores se desloquem a estebelo Espao do Parque Eduardo VII; alm dos problemas financeiros que afectam muitaspessoas e da falta de hbito de leit ura entre ns, factos que a seu tempo esperamos quemelhor para bem de todos ns.

    Um dos momentosem que o autorfalava com um

    dos seusleitores.

    A JSD de Figueir dos Vinhos deu incioa mais uma aco de sensibilizao, desta

    vez intitulada Poupe gua e Energia.Segundo o seu lder, Paulo Grinaldi, a

    aco est agendada para circular por todoo concelho e consiste na distribuio defolhetos explicativos sobre o modo comodevemos agir para poupar gua e energia,tendo em vista sensibilizar toda a popu-lao e a juventude em particular paraesta problemtica.

    At ao momento, j foram percorridasas Freguesias de Arega e Bairradas, no

    pretrito dia 11 de Maio, tendo sido es-colhidos como locais de aco aqueles on-de se encontram os maiores aglomerados

    populacionais, nomeadamente s sadasde missa, nos espaos comerciais e nomercado.

    O actual presidente da JSD figueiroenseinformou tambm que se tinha procedido

    colocao de um outdoor na rotundaprincipal da vila, alusivo ao tema.

    Segundo Paulo Grinaldi, esta uma inici-ativa extremamente importante, pois abordauma problemtica bastante actual e cada vezmais est nas nossas mos a possibilidadede pouparmos estes bens essenciais vida.

    Neste sentido, a JSD figueiroense preten-de consciencializar a sociedade e a juven-tude em particular para esta questo, paraque a poupana de gua e energia seja umarealidade no presente, de modo a contri-

    buir para um futuro melhor.Paulo Grinaldi deixou ainda uma palavra

    de apresso populao, realando que notria a receptividade da mesma em rela-o a este tipo de actividade.

    O Casal de S. Simo, aldeia da freguesiade Aguda, concelho de Figueir dosVinhos, vai estar em foco, em Espanha,durante este Vero, graas a uma cam- panha publicitria que a Regio Centroest a fazer nas Televises Espanholas,com o expressivo tema, Centro dePortugal, emoes flor da pele.

    De recordar que, ainda recentemente,as Aldeias do Xisto receberam a distin-

    o de Melhor Viagem de Descoberta pela conceituada revista alem deviagens, Geo Saions, com o fortecontributo daquela aldeia figueiroense.

    Para quem ainda no viu aqui vai ospot publicitrio, aqui fica o link em que poder ser observado: http://w w w . y o u t u b e . c o m /watch?v=DFremNOVwIo

    CS

    Tel./Fax. 236 552 240 Tm 968 063 036E-mail: [email protected]

    Rua Luis Quaresma Vale do Rio, 8 - 13260 - 422 Figueir dos Vinhos

    Marco Reis e MouraSolicitador

    OS NEVEIROS

    CAF MINI-MERCADO

    COENTRAL GRANDECASTANHEIRA DE PERA

    de Joaquim Barata

    Telefone 236 432 498

    Agentedo

    Jornal"A

    Comarca"

    EDITAL

    CITAO DE AUSENTE EM PARTE INCERTA(Artigos 244 e 248 do CPC)

    A CITAR: AMRICO LOPES SILVATribunal Judicial de Figueir dos Vinhos .Proc: 284-B/2002Execuo para pagamento da quantia certa sob a forma comum.Valor: 22.621,41 .Exequente: Ana Paula Ferreira Andrade Incio.Executado: Amrico Lopes Silva.

    2 Anncio

    OBJECTO E FUNDAMENTAO DA CITAONos termos e para os efeitos do disposto no art. 248 e ss. do Cdigo de Processo Civil(CPC), correm ditos de 30 (trinta) dias, contados da data da segunda e ltima publicaodo anncio, citando o ausente AMRICO LOPES SILVA, com ltima residnciaconhecida em Brejo, Freguesia de Arega, Comarca de Figueir dos Vinhos,

    para no prazo de 20 (vinte) dias, decorrido que seja o dos ditos, pagar ou deduziroposio execuo e no mesmo prazo penhora, nos termos do n 1 e 2 do art 813do CPC.

    Nos termos do n 6 do artigo 864 do CPC, no prazo da oposio e sob pena decondenao como litigante de m f, nos termos gerais, deve(m) indicar os direitos,nus e encargos no registveis que recaiam sobre o(s) bem(s) penhorado(s), bem

    como os respectivos titulares, podendo requerer a substituio dos bens penhorados oua substituio da penhora por cauo, nas condies e nos termos da alnea a) do n. 3e do n. 5 do artigo 834. do C.P.C.O duplicado do requerimento executivo e a cpia dos documentos encontram-se disposio do citando na Secretaria do Tribunal Judicial de Figueir dos Vinhos.

    MEIOS DE OPOSIO Nos termos do disposto no art 60 do CPC e tendo em considerao o valor do processo, para se opor execuo (que ter de ser apresentada no Tribunal supraidentificado), obrigatria a constituio de advogado .

    COMINAO EM CASO DE REVELIACaso no se oponha execuo e/ou penhora ou no efectue o pagamento da quantiaexequenda, seguem-se os termos do disposto no art. 872 do CPC, ou seja, os bens

    penhorados sero utilizados para o pagamento ao exequente e aos demais credores.

    PAGAMENTO, DESPESAS E HONORRIOSPoder efectuar o pagamento da quantia exequenda e demais acrscimos legais noescritrio do signatrio dentro das horas de expediente, sito na Rua Torres Pinheiro,n 84, 2 Frente, em Tomar. quantia exequenda acrescem, alm dos juros calculados nos termos do pedido, a taxade justia e os honorrios do Solicitador de Execuo.

    O Solicitador de Execuo,Dr. Carlos Alberto Lopes Cajada N 319 de 2008.05.31

  • 8/6/2019 A Comarca, n. 319 (31 de maio de 2008)

    7/24

    2008.05.31 7REGIOREGIOREGIOREGIOREGIO

    Duas novas ambulncias do Ins-

    tituto Nacional de EmergnciaMdica (INEM) entraram nopassado dia 30 de Maio, emfuncionamento em Figueirdos Vinhos e em Pombal, per-fazendo um total de seis na re-gio Centro. Para tal, o INEManuncia a contratao de 45novos colaboradores.

    A ambulncia localizada emFigueir dos Vinhos de Su-porte Bsico de Vida (SBV) efuncionar no perodo noctur-no (das 20 s 8 horas), sendoque a de Pombal de SuporteImediato de Vida e ir operar24 horas por dia.

    Se por um lado este equipa-mento representa uma mais

    valia para o norte do distrito, por outro veio acentuar algu-ma preocupao entre a popu-lao, receando um encerra-mento prximo do SAP deFigueir dos Vinhos. No en-tanto, fonte da ARSC por nscontactada no confirma talencerramento, bem como oPresidente da Autarquia local,Eng. Rui Silva que nos adi-antou ter informao de que avinda desta ambulncia SBVno est relacionada com o re-ceado encerramento do SAPde Figueir dos Vinhos

    Segundo o INEM, no que

    SOCIALISTAS ACUSAM

    EXECUTIVO DE PERDERBANDEIRA AZUL

    ALDEIA ANA DE AVIZ

    se refere s ambulncias SBV,so tripuladas por dois tcni-cos de ambulncias de emer-gncia, e iro funcionar duran-te a noite, entre as 20h00 e as8h00. O equipamento que apre-sentam inclui desfibrilhadorautomtico externo e materialde avaliao e estabilizao,quer nas vertentes de trauma,quer de doena sbita.

    No que se refere s ambu-lncias SBV,apresentam-secom a carga de uma ambuln-cia de suporte bsico de vida,

    acrescida de um monitor-desfi- brilhador e diversos frma-cos, esclarece o INEM, adian-tando que este equipamentopermite a transmisso de elec-trocardiograma e sinais vitais.

    De referir que o INEM oorganismo do Ministrio daSade responsvel por coor-denar o funcionamento, no ter-ritrio de Portugal Continental,de um Sistema Integrado deEmergncia Mdica, de formaa garantir aos sinistrados ouvtimas de doena sbita a

    pronta e correcta prestaode cuidados de sade.

    A prestao de socorros nolocal da ocorrncia, o trans-porte assistido das vtimaspara o hospital adequado e aarticulao entre os vriosintervenientes do Sistema,so as principais tarefas doINEM. Atravs do NmeroEuropeu de Emergncia - 112,este Instituto dispe demltiplos meios para respon-der a situaes de emergn-cia mdica.

    Na anterior edio de A Comarca anuncimos que a Praia Fluvialde Aldeia de Ana de Aviz, concelho de Figueir dos Vinhos, no vaihastear a Bandeira Azul nesta poca balnear, depois de dois anosconsecutivos a hastear aquele smbolo de praia de qualidade, frutoda no candidatura do Executivo figueiroense por, segundo fontedaquela Autarquia, ter optado por ali realizar obras de melhoramento.

    Tal notcia mereceu a pronta reaco do Partido Socialista deFigueir dos Vinhos que em Comunicado Imprensa acusa a maioriaPSD de deixar Aldeia de Ana de Aviz sem Bandeira Azul no Vero de2008, e responsabiliza politicamente a referida maioria pela pelaincapacidade demonstrada em manter aquele galardo, smbolo dequalidade ambiental e que distinguiu no passado a excelncia daquela

    praia.No mesmo comunicado, os socialistas acusam o actual executivo

    camarrio de por inaco, omisso e negligncia no foi capaz deacautelar a garantia da boa qualidade de gua naquela estrutura balnear,orgulho dos figueiroenses e das gentes das gentes de Aldeia de Anade Aviz e de que no tendo coragem poltica para assumir as suasresponsabilidades neste processo, a actual Cmara, ilude osfigueiroenses e a opinio pblica, procurando ocultar a verdade dosfactos.

    Segundo os socialistas o resultado das anlises realizadas duranteo Vero de 2007 e que so do conhecimento pblico, demonstramque no houve o cuidado suficiente para garantir sempre a boaqualidade da gua, critrio imperativo exigido pela coordenao daBandeira Azul, sendo essa a verdadeira razo da no atribuio daBandeira Azul e no a realizao de obras como pretende fazercrer o actual Presidente da Cmara e consideram que a Cmara doPSD prejudicou a boa imagem turstica do Concelho, desbaratou um

    patrimnio que demorou anos a conseguir, traiu o orgulho e oinvestimento que o povo de Aldeia de Ana de Aviz e, em particular oseu centro de convvio sempre colocaram naquele espao, o que

    para os socialistas, agora liderados por Carlos Lopes, mais umexemplo de desnorte e incapacidade do PSD de Figueir, em gerir o

    Concelho e as suas potencialidades naturais.Os socialistas terminam expressando a sua solidariedade ao povo

    de Aldeia de Ana de Aviz e Direco dos Corpos Sociais do Centrode Convvio e realando o facto de no estarem em causa comonunca estiveram situaes ofensivas sade pblica, pelo que aquelaseco Concelhia exorta todos os figueiroenses, bem como as

    populaes de concelhos limtrofes, a frequentarem no Vero de2008, a Praia Fluvial de Aldeia de Ana de Aviz.

    FAX 213 951 052 Rua da Estrela 61/65 * 1200-668 LISBOAE-MAIL: [email protected] SITE: www.jotelar.com

    BUSCA AUTOMTICA213 920 560

    72 anos aoServio daHotelaria

    Os habitantes da comarca(Castanheira de Pera, Figueirdos Vinhos e Pedrgo Gran-de) j podem pedir o carto docidado que substitui o bilhetede identidade, o carto do con-tribuinte, de beneficirio da Se-gurana Social, de eleitor e deutente do Servio Nacional deSade.

    De acordo com a informao pres-tada no stio da Internet www.cartaodocidadao.pt, nos 16 os

    concelhos do distrito de Leiria j possvel obter o novo do-cumento de identificao.

    ENCERRAMENTO DO SAP NO EST EM CAUSAAMBULNCIA DO INEM OPERA EM FIGUEIR DOS VINHOS

    HABITANTES DA COMARCA J PODEM PEDIR CARTO DO CIDADOCARTO SUBSTITUI CINCO CARTES E ASSINATURA ELECTRNICA

    De acordo com a informaodisponvel na Internet a segu-rana uma das principaismais-valias do novo cartoque inclui um chip e dois certi-ficados digitais que abrem ca-minho utilizao de serviosonline com assinatura digital egarantem um acesso s basesde dados de cada um dosservios.

    Alm de Leiria, o novo do-cumento de identificao ain-

    da emitido nos Aores, Porta-legre, vora, Bragana, Beja,Vila Real, Castelo Branco, Guar-

    da, Santarm, Viseu e Faro.O Carto de Cidado um

    documento de cidadania.Como documento fsico, per-

    mite ao cidado identificar-sepresencialmente de forma se-gura.

    Como documento tecnolgi-co, permite-lhe identificar-se perante servios informatiza-dos e autenticar documentoselectrnicos.

    O Carto de Cidado um

    projecto dinamizador da mo-dernizao da AdministraoPblica.

    Na sua dimenso agregadora junta num s documento achaves indispensveis ao relacionamento rpido e eficaz docidados com diferentes servios pblicos.

    Trata-se de um projecto amigo do desenvolvimento tecnolgico.

    Na sua vertente digital, promove o desenvolvimento datransaces electrnicas dando-lhes a segurana da auten

    ticao forte e da assinaturelectrnica.CS

    Esplanada e

    Parque de

    Estacionamento

    MariscosePetiscos

    - Tel. 236 553 258 -3260 FIGUEIR DOS VINHOS

    RETIRO "O FIGUEIRAS"RETIRO "O FIGUEIRAS"RETIRO "O FIGUEIRAS"RETIRO "O FIGUEIRAS"RETIRO "O FIGUEIRAS"

  • 8/6/2019 A Comarca, n. 319 (31 de maio de 2008)

    8/24

    2008.05.31

    AGRADECIMENTO

    MARIA ASSUNO HENRIQUESMEGA e PEDRGO GRANDE

    Filhos, genro, nora enetos,

    agradecemreconhecidamente a

    todas as pessoas queacompanharam a sua

    ente querida ltimamorada ou que,

    por qualquer meio,manifestaram o seu

    pesar.

    A todos o nossoBem-Haja.

    A Famlia

    18.08.1911 - 20.05.2008

    O Municpio de Pedrgo Grande apresenta a Comdia O Meu Menino, no dia 15 de Junho, pelas 18 horas, no Auditrio da Escola Tecnolgica e Profissional da Zona da Pinhal.

    Trata-se de uma Comdia popular e divertidssima com Tz Martinho, Lus Zagalo, Ins Simes, Rita Simes, Florbela Menezes, DanieGarcia, Fernanda Sargendas e Gonalo de Bettencourt.

    Esta Comdia fez um enorme xito na sua estreia, integrando o elencnessa altura grandes actores como Vasco Santana, Ribeirinho, Irene Isidroetc.

    COMDIA O MEU MENINODIA 15 DE JUNHO

    Integrado no projecto de Empreendedorismo nas Escolapromovido no Municpio de Pedrgo Grande, vai-se realizar nodia 2 de Junho, das 10h s 13h no Jardim da Devesa, um Eventonico e Surpreendente, A Feira do Empreendedor Jniopromovido pelos Alunos e Professores das Escolas do 1 Ciclque participaram durante este ano lectivo no Programa MaxEmpreende Contigo! da Max Portugal. Este evento re-forou reconheceu o potencial empreendedor das crianas participantee tambm o contributo dos seus Professoras que se envolverame empenharam de forma muito empreendedora.

    As 80 crianas e 5 Professores das Escolas Bsicas (EB1) dVila Fa-caia, EB1 da Graa Eb1 de Pedrgo Grande que iram

    participar en-volveram-se de forma entusistica nas actividadee o resultado vai ser surpreendente para quem visitar esta Feirdo Empreendedor Jnior em Pedrogo Grande.

    Entre os visitantes iro estar presentes a senhor presidente daCmara Dr. Joo Marques o Vereador da Educao Dr. AntniFigueiras, o Presidente do Agrupamento de Escolas Dr. AntnioDevesa e a Equipa da Max Portugal.

    EMPREENDORISMO NAS ESCOLASPROMOVIDO PELA AUTARQUIA

    ***Leia******Assine

    *********Divulgue

    Pedrogo Grande: Preservar o passadocom os olhos no futuroEste o lema dos filhos de Pedrogo

    Grande que l habitam e, dos filhos que vivemdo lado de c. Com esse objectivo, o Sr.Afonso Prata fundou este grupo na rea deVancouver e organiza um jantar por ano. Este

    PRESERVAR O PASSADO COM OS

    OLHOS NO FUTURO

    PEDROGUENSES NO CANADREGIO - PEDRGO GRANDEREGIO - PEDRGO GRANDEREGIO - PEDRGO GRANDEREGIO - PEDRGO GRANDEREGIO - PEDRGO GRANDE8

    Divagando pela internet, fomosdescobrir mais um curioso artigo(ilustrado com a foto de cima) sobreos pedroguenses no Canad, maisprecisamente Vancouver.Com a devida vnia ao sitewww.vozlusitana.com, deixamo-vosmais este testemunho da vitalidade eempreendorismo dos pedroguenses,tambm alm fronteiras.

    ISAURA MARIADE JESUS BARRETO

    23-10-1933 05-06-20035 Aniversrio do s/falecimento

    Pelo 5 aniversriodo seu

    falecimento,serrezada missa naIgreja Paroquial

    da Ramada -Odivelas, pelas19H00, no dia

    05.06.2008.

    Eterna saudade

    A Familia

    LEOSUSADOS VOFORNECER

    BIODIESELPARA A

    AUTARQUIAOs veculos da Cmara Muni-

    cipal de Pedrgo Grande vocomear a circular tambm com

    biodiesel depois de um acordopara a recolha de leos alimen-tares usados no concelho.

    O biodiesel ser fornecido autarquia pela empresa de valo-

    rizao de leos vegetais Bio-Oeste, que est a fazer a recolhadeste resduo em todo o con-celho.

    A populao est a ser sensibil-izada para esta questo, tendosido colocados vrios

    Eco-leos na sede de concelhoe nas freguesias rurais, procu-rando servir toda a populao.

    O biodiesel resultante de leosusados pode ser utilizado comocombustvel em viaturas sem queestas sofram qualquer tipo deadaptao, no provm de cultu-ras como a soja e acaba por emitirmenos dixido de carbono para a

    atmosfera.Em paralelo, a autarquia tencio-na incrementar aces didcticase de sensibilizao junto dos maisnovos, de modo a chegar sfamlias.

    ano o jantar ocorreu com muito sucesso nodia 29 de Maro no Greek Hall em Vancouver.

    Na ocasio observou-se um minuto desilncio em memria de Henrique Marques,recentemente falecido. Mais do que 500

    pessoas participaram com alegria do jantar eda dana que se seguiu. Afonso Prata iniciouFilhos de Pedrogo Grande a mais do que 25anos atrs com o propsito de ajudar idososdo seu conselho em Portugal.

    Pedrogo tem tido habitantes desde osegundo sculo, foi ocupado pelos romanose negociado por fidalgos que governavamPortugal e sempre teve posio de destaque

    tendo uma populao de 2 mil pessoas, lpelos dos de 1640 - nmero superior aoshabi-tantes de qualquer lugar no interior dePortugal naqueles tempos.in: http://www.vozlusitana.com/edition/?p=800

  • 8/6/2019 A Comarca, n. 319 (31 de maio de 2008)

    9/24

    2008.05.31 9REGIO - PEDRGO GRANDEREGIO - PEDRGO GRANDEREGIO - PEDRGO GRANDEREGIO - PEDRGO GRANDEREGIO - PEDRGO GRANDE

    Telef.: 236 552 360 * 236 552 340 *MAIL: [email protected]

    Todos os quartos c/ Casa de Banho Privativa,Aquecimento Central, TV e Telefone

    Rua Major Neutel de Abreu, 155Apartado 1 * 3260 Figueir dos Vinhos

    TODOS

    os

    qua

    rtosequipado

    sco

    m

    ArC

    ondi

    cion

    ado

    ELECTRODOMSTICOSELECTRODOMSTICOSELECTRODOMSTICOSELECTRODOMSTICOSELECTRODOMSTICOS

    PARQUE PRIVATIVO - CLIENTESR. BERNARDIM RIBEIRO, 93 - A

    1150 - 070 LISBOA

    1loja R. CONDE REDONDO, N 62 A/B

    Tel.: 213 561 147 (4 linhas)1100 - 108 LISBO A

    Fax: 213 150 963

    PRAA DO AREEIRO, 6 D/E Tel.: 218 483 311 1000 - 159 LISBOA

    2loja

    ...JORGE HUMBERTO FERNANDES TOMOU POSSEDEPOIS DE UM ANO A COMANDAR INTERINAMENTE...

    Os autarcas do norte do distrito de Leiria reclamaram uma nova ligaodo IC8 a Espanha, com uma via directa entre o litoral e os eixos rodoviriosespanhis que servem Madrid.

    Esta exigncia surge numa altura em que se espera que o Governoanuncie a concesso Pinhal Interior, que inclui a concluso do IC8 e doIC3. Os autarcas da regio j pediram que o Executivo estude t ambmuma nova via entre Pedrgo Grande e a A23, com ligao ao IC31, queserve a fronteira espanhola em Monfortinho.

    Esta soluo iria criar um traado directo entre o litoral portugus e Ma-drid, permitindo tambm que concelhos como a Pampilhosa da Serra eOleiros fiquem desencravados no que respeita s acessibilidades, expli-cou o presidente da Cmara de Pedrgo Grande, Joo Marques, garan-tindo que estes concelhos do norte do distrito de Leiria fi cariam mais

    prximos do mercado espanhol, bem como todo o litoral centro. Mesmoa zona de Leiria e Figueira da Foz ficariam mais perto de Madrid..

    Esta nova via, que a tutela prometeu estudar, faria uma ligao A23 entre Castelo Branco e o Fundo, meia centena de quilmetros anorte da actual ligao do IC8. Para j, os autarcas esperam que oGoverno anuncie ainda este ms a abertura do concurso para a construodo IC3 entre Tomar e Condeixa-a-Nova e dos troos que faltam do IC8(Pombal/Ansio e Proena-a-Nova/A23).

    O conjunto de obras, que envolvem mais de 250 qui lmetros, entrenovos troos e a requalificao das vias actuais, ter a denominao deconcesso Pinhal Interior.

    Para Paulo Morgado, presidente da Cmara de Alvaizere, estaconcesso vem resolver os problemas de toda uma regio que, emboraesteja perto do litoral, sofre o peso da interioridade por falta de aces-sos aos grandes eixos virios do pas. No caso de Alvaizere - o concelhoque ter o troo maior do IC3 - existe a promessa de construo de trsns de acesso. A ligao do concelho ao IC3 importante porque, semisso, a nova estrada acaba por no servir a regio, justificou o autarca.

    Por seu turno, o presidente da Cmara de Ansio, Fernando Marques,recordou a importncia do IC8 para a ligao do litoral ao interior, noCentro do pas. Espero que o novo IC8 tenha uma via em condies eduas faixas de rodagem, com perfil em condies que sirva asnecessidades existentes do trnsito, acrescentou Fernando Marques.

    Pedidos que, se o Governo quiser, podero ser satisfeito no actualPlano Rodovirio Nacional, que est neste momento a ser revisto.

    JOO MARQUES RECLAMA NOVALIGAO DO IC8 A ESPANHA

    LIGAO A ESPANHA

    No passado Sbado, dia 24 de Maio, tomouposse o novo Comandante dos Bombeiros

    Voluntrios de Pedrgo Grande, Jorge Hum-berto Fernandes, que como aqui j tnhamosnoticiado, foi indicado para substituio doComandante Joo Dias.

    No acto de posse, que decorreu no Salo No-bre do quartel daqueles Bombeiros Voluntrios,estiveram presentes o Presidente da AutarquiaPedroguense e, simultaneamente Presidente daDireco dos Bombeiros Voluntrios de Pedr-go Grande, Joo Marques; Rui Rocha, emrepresentao da Liga dos Bombeiros Portu-gueses; Jos Manuel Moura, Comandante deOperaes Distritais; Valdemar Alves, emrepresentao da Assembleia Municipal dePedrgo Grande, Manuel Coel ho e Dr. LusFilipe Antunes, Presidente da Assembleia Ge-ral e do Conselho Fiscal dos Bombeiros Pedro-guenses, respectivamente, alm de vrios co-mandantes e elementos de corporaes dodistrito, dirigentes, scios da corporao,

    bombeiros, familiares e amigos.Aps a colocao das insgnias ao coman-

    dante, pelas mos de Jos Manuel Moura eJoo Marques, os habituais discursos toma-ram conta do ambiente.

    Jorge Humberto foi o primeiro a usar dapalavra. Emocionado - apesar de j estar nacasa h uns anos, e ocupar o cargo interina-mente h um ano -, o novo Comandan te usouda palavra logo a seguir, agradecendo a todoso apoio prestado e realando o apoio mtuoque tem havido entre direco e comando.

    Jorge Humberto comeou por agradecer apresena e a disponibilidade, do vosso descan-so de sbado, para vir testemunhar o meu in-cio oficial de funes, a vossa presena pro-

    porciona um brilho especial a esta nossa sin-gela cerimnia, o que considerou uma grandehonra e um privilgio muito grande, uma

    prova de amizade que muito me sensibiliza.Recordou, depois o dia em que iniciou a

    sua actividade nos Bombeiros, aquele dia deAgosto de 1991....

    Foi assim que aos 28 anos descobri quetinha corao de bombeiro, estava aindaassim, longe de imaginar nessa poca, que vi-ria um dia a ser convidado, para assumir ocomando desta casa, mas quis o destino e oshomens, que isso viesse a acontecer - afir-mou de seguida.

    O novo Comandante falou depois das suasnovas funes que assumo aps uma deciso

    bastante ponderada, e consciente das dificul-dades que se me deparam. Um comandantede bombeiros nos dias de hoje, para alm dotempo que a actividade administrativa, opera-cional e o acompanhamento permanente dodia-a-dia normal do CB lhe ocupa, tem aindaque disponibilizar muito do seu tempo emformao, frequentando cursos, seminrios eoutras aces de formao, para se manter

    permanentemente actualizado e bem assim oseu CB. Os riscos de ocorrerem acidentes ecatstrofes, so hoje cada vez maiores e poressa razo, os planos de segurana so j uma

    realidade, nas escolas, nas empresas, nas gran-des obras, nos edifcios pblicos e noutroslocais, tambm por isso, os comandantes de

    bombeiros so cada vez mais solicitados, paraparticipar em reunies diversas, para que to-mem conhecimento e transmitam a sua exp-erincia a esses planos, para organizao desimulacros, etc. Tambm a legislao e a res-

    pectiva regulamentao recentemente criadae a criar, vai exigir muito mais dos comandan-tes em termos de organizao, nomeadamenteo Registo Nacional de Bombeiros, a avaliaodos Bombeiros e os concursos de promoono seu CB, pelo menos estas trs reas, j se

    percebeu, vo exigir muito mais dos coman-dantes do que at aqui, mas penso que maisestar para vir. Se a isto adicionarmos as reu-nies internas com as chefias, corpo activo eassalariados, as reunies a nvel do municpiono mbito da proteco civil e de defesa da

    floresta e ainda as de mbito regional e distritale o tempo necessrio para as preparar, o tem- po dispendido em aces de sensibilizaopara as quais somos cada vez mais solicitados,facilmente se conclu que no sobra muitotempo de lazer aos comandantes de bombei-ros. Primeiras palavras como Comandante

    bem elucidativas do seu conhecimento.Jorge Humberto prometeu dedicao e

    agradeceu os apoios, nomeadamente da Di-reco, Corpo Activo, Cte. Distrital JosMoura e, muito em particular do AdjuntoAugusto Arnauth que, anunciou, ser o seu2 Comandante. Por fim, decisivo e nomenos importante, foi o apoio da minha fam-lia, em especial da minha esposa e filhos,sem o seu acordo, no teria abraado esta no-va misso que assentar em trs pilares base:formao, disciplina e solidariedade.

    Jorge Humberto deixou, depois, o seu recon-hecimento, gratido e respeito por todos os queme antecederam nestas funes. A sua dedicao,

    o seu saber, o esprito de sacrifcio, a vontade debem servir o seu semelhante, devem ser reala-dos publicamente terminando com uma refe-rncia especial aos familiares dos bombeiros.

    Rui Rocha, representante da Liga dosBombeiros, justificou a ausncia do Presidente( mesma hora comemorava-se o Dia Nacionaldo Bombeiro, no Funchal), considerou JorgeHumberto como um exemplo de Bombeiro aseguir e sublinhou a sua competncia e rigor,terminando pedindo aos Corpo Activodisciplina, respeito e hierarquia.

    Jos Manuel Moura, Comandante de Ope-raes Distritais, sublinhou a funo de umcomandante, como algum que precisa de estarno terreno e que tem que ter um bom comandonos diferentes saberes, afirmando mesmo quetenho no meu distrito os melhores Coman-dantes dos Bombeiros). Aos trs pilares queJorge Humberto anunciou, Jorge Moura acres-

    centou mais um: lealdade e lembrou a despe-dida que de manh teve lugar em Castanheirade Pera ao Comandante Bebiano Rosinha.

    Foi na dupla qualidade de presidente da Di-reco dos Bombeiros Voluntrios e da Autarquiade Pedrgo Grande que Joo Marques deixou

    palavras emocionadas de profunda admira-o por estes homens e mulheres que a trocode nada deixam as suas famlias para resolvero que ns no conseguiramos isoladamente.Se h associao que no podemos dispensar,so os Bombeiros Voluntrios - afirmou.

    Como primeiro responsvel pela protecocivil no concelho, Joo Marques, afirmou-setranquilo por esta estar em boas mos, numclaro elogio ao novo comandante. Elogios quetambm no poupou ao Comandante JooDias, a quem Jorge Humberto sucede.

    No final o novo Comandante recebeu felici-taes dos membros da sua famlia presentese de todos os scios, seguindo-se um lanche/convvio no restaurante do Quartel.

  • 8/6/2019 A Comarca, n. 319 (31 de maio de 2008)

    10/24

  • 8/6/2019 A Comarca, n. 319 (31 de maio de 2008)

    11/24

    2008.05.31 11REGIO - FIGUEIR DOS VINHOSREGIO - FIGUEIR DOS VINHOSREGIO - FIGUEIR DOS VINHOSREGIO - FIGUEIR DOS VINHOSREGIO - FIGUEIR DOS VINHOS

    Numa iniciativa da U.A.C Unidade de Acompanhamento eCoordenao, cujo objectivo

    promover e dinamizar o comrciotradicional do centro urbano his-trico de Figueir dos Vinhos, nombito do Programa URBCOM,em parceria com o Municpio deFigueir dos Vinhos, com aA.E.P.I.N. Associao Empresa-rial do Pinhal Interior, com o Apoioda Junta de Freguesia de Figueirdos Vinhos e com a colaboraode 4 jovens do 12. Ano da EscolaSecundria de Figueir dos Vinhos

    Catarina, Cludia, Gabriela eVnia (na foto), que no mbito dadisciplina da rea de Projecto seassociaram equipa promotora,organizou-se no passado dia 23de Maio o Desfile de Moda Mo-daFigueir.

    Com a apresentao do espect-

    culo feita por estas elegantssimasalunas da escola secundria, a noi-te iniciou-se com a actuao dasDance Club que deram o arranquefervoroso para a passagem de mo-delos que se revelou num xito.

    Esta iniciativa Moda Figueirteve como finalidade promover aslojas do centro histrico urbano,

    FIGUEIR EST NA MODAAUTARQUIA, UAC, JUNTA E 4 ALUNAS DA ESCOLA SECUNDRIA PROMOVEM DESFILE

    oferecendo ao pblico que ansiavapelo momento, uma noite de gla-mour em que, atravs do desfile

    de manequins escolhidos pelasprprias lojistas, fizeram passarna passerele, de forma brilhante,as coleces das lojas de pronto-a-vestir do centro histrico, asso-ciando-se a esta famlia de empre-endedoras, vrios sales de cabelei-reiras, vrias lojas de adornos,textilar, entre outras.

    Depois do espectculo dasDance Club, apoiadas pelo som

    brilhante do Mac e da Rute, apre-sentou-se a passagem de roupa de

    beb, criana, jovens e adultos,num entusiasmo to contagiantequer pelo delrio do pblico queassistia ao espectculo, como pelo

    brilho de quem desfilou e se por-tou como verdadeiras e elegantesestrelas.

    A todos, desde os manequinss lojistas, ao grupo de dana, aostcnicos de som e s apresenta-doras, que mais no foram pratamas Ouro da Casa, dando omelhor de si, e mostrando o quan-to de bom temos e somos, naquiloa que nos propomos fazer em proldo desenvolvimento da nossa

    terra, a U.A.C fez questo dedeixar os mais sinceros parabnse os mais rasgados elogios.

    Este desfile teve como objectivomostrar o que o pblico pode en-contrar no Comrcio Tradicionalde Figueir dos Vinhos apresen-tando ao pblico presente as ten-dncias da moda, atravs das co-leces das nossas casas comerci-ais e, simultaneamente, promoveras lojas aderentes ao evento.

    O evento envolveu a participa-o de mais de 80 modelos/mane-quins tendo sido distribudos pe-las diversas lojas que aderiam de

    brao abertos participao noevento, a saber: - Anita, de AnaMendes, com 8 Modelos; - Artiluz,de Maria Alice, com Decorao doLar; - Cegonha, de Maria de Fti-ma, com 8 Modelos; - Convikso,de Maria da Conceio, com Decora-

    o do Lar; - Loguifashion, de Lucin-da Lopes, com 15 Modelos; - Mis-ticarte, de Maria Alice com vriosModelos; - Moranguitos, de Ma-rylise Mendes, com 10 Modelos;- Patykids, de Ana Godinho, com22 Modelos; - Salo de Cabeleirei-ra Zuzarte & Simes, Lda., que

    penteou parte dos Modelos; - Sa-

    lo de Cabeleireira 3 Dimen-ses, que penteou parte dos Mo-delos; - Sapataria do Carmo, deLaurinda Firmino, com 8 Mode-

    los; - Solanges, de Solange Arajo,com 8 Modelos e - Tiana, de Cris-tina Santos, com 11 Modelos.

    No final, responsveis da UACdeclararam a A Comarca queconscientes das dificuldades, masda importncia deste evento,queremos agradecer a todos aque-les que acreditaram em ns, que

    nos apoiaram e que de certa formatornaram possvel a concretizaodeste projecto salientando que,a Direco da U.A.C. - Associao

    Comercial do Centro Urbano de Fi-gueir dos Vinhos, tudo far paraque, ao lado de parceiros pblicose privados, se promova o comrciotradicional, atravs destas e outrascampanhas de animao, mostrandoao pblico em geral que Figueir dosVinhos tem qualidade, tem charme,tem bons preos e est efectiva-

    mente na moda terminando comum agradecimento a todos aqueles que participaram neste evente que sem eles tal no seria poss

    vel, ao Municpio de Figueir doVinhos, A.E.P.I.N - nossos parceironeste evento - Comunicao Social catalizadora imprescindvel n

    promoo dos nossos Valores e atoda a populao Figueiroenseverdadeiros embaixadores da nossterra, pelo estmulo demonstrado

    pelo apoio incondicional.

  • 8/6/2019 A Comarca, n. 319 (31 de maio de 2008)

    12/24

    2008.05.3112 ENTREVISTENTREVISTENTREVISTENTREVISTENTREVISTAAAAA

    Decorrido que est mais demetade do seu mandato,

    importa conhecer o balanoque o presidente do municpiode Figueir dos Vinhos faz doexerccio do cargo para que foieleito. A entrevista patenteiauma estabilidade e umentusiasmo polticos longe dapostura de hesitao einsegurana que algunsdetectaram nos primeirostempos.O Eng. Rui Silva uma pessoa de extremacorreco, afabilidade esimplicidade no trato, semvedetismos nem arrognciasde poder, uma atitude quemuitos confundiram cominsegurana. Ns designamos

    isso por boa educao,humildade e cortesia. E atchegmos a sugerir que apublicidade eleitoral deveriaconter um cartaz onde sob asua foto figurasse escrito: acortesia ao poder.E a verdade que o nosso entrevistadosabe exactamente o que quer eno claudica nem esmorecenos objectivos principais.Prova disso resulta da aco jdesenvolvida em pouco maisde metade do mandato.Superou todas as expectativase s crticas respondeu comtrabalho determinado. E tudosem revanchismos. at de

    salientar uma postura polticaque permite aferir a suaestatura e consistnciademocrticas: no afastouningum dos seus cargos oupostos de trabalho, mesmonaqueles casos em que talseria consentido, por odesempenho exigir um elevadograu de confiana e lealdade.

    A Comarca (AC) - Na cam-panha eleitoral apostou em duasmedidas emblemticas e de gran-de repercusso, a saber: a duplica-o das verbas para as freguesiase o avano no saneamento bsico.

    O PODER EXERCIDO COM CORTESIA E DETERMINAOENG. RUI SILVA - PRESIDENTE DA CMARA MUNICIPAL DE FIGUEIR DOS VINHOS

    O que foi concretizado nestes do-mnios ou em que ponto se en-contram estas promessas?

    Eng Rui Silva (RS) A ban-deira da descentralizao nasJuntas de Freguesia o reflexo deuma profunda convico de ques com Freguesias mais fortesfinanceiramente e consequente-mente com maior autonomia, faacom que o nobre acto de servir aterra e as suas gentes tenha senti-do.

    A descentralizao por parte doPoder Central nos Municpios edestes nas Freguesias um impe-rativo para um desenvolvimento

    mais equilibrado das regies maisdesfavorecidas.

    Ao abrigo dos referidos proto-colos as cinco Juntas de Freguesia,vo receber neste mandato maisde um milho de euros

    A nvel de saneamento bsico,queremos aproximar o Concelhode Figueir de uma taxa de cober-tura na ordem dos 70% (mdia na-cional). De referir que neste mo-mento a taxa de cobertura no con-celho cerca de 30%). O sanea-mento para o concelho uma prio-ridade. Vamos resolver gradual-mente este problema por trs vias:atravs do novo QREN (fundoscomunitrios); atravs de um con-trato-programa com a Administra-

    o Central ou via guas doCentro (pela empresa das baixasem construo).

    AC - Ao nvel de novos arru-amentos, tambm contemplado noprograma eleitoral, o que quefoi feito e o que falta fazer?

    RS O incio da execuo deuma circular interna Vila de Fi-gueir dos Vinhos hoje uma rea-lidade. Na verdade, o troo Ch-velho Escola Secundria estconcludo, permitindo um acessomais eficaz Zona Industrial daLadeira da Cala.

    Esta circular vai continuar, li-

    gando a nova rotunda junto Es-cola Secundria rotunda juntoao futuro Intermarch, j em cons-truo.

    A rectificao e alargamento daRua Maral Pires Teixeira so pri-oritrios. Por sua vez, e apro-veitando a concluso do novo Plode Formao, a, ligao da RuaTefilo Braga Avenida JosMalhoa tambm prioritria.

    AC - E relativamente aos grandeseixos rodovirios, estruturantespara o norte do distrito como oavano do IC3 e do IC8, qual oponto da situao?

    RS O IC3 e o IC8 so dois eixosrodovirios de uma importncia fun-

    damental para o desenvolvimentointegrado do Concelho de Figueirdos Vinhos e desta Regio.

    Os sucessivos Governos no tmtido a coragem poltica de investirno interior, e as assimetrias soevidentes.

    Um Pas virado para o mar, spor si ser motivo de preocupaopara todos aqueles que continuama acreditar que o interior tem futu-ro, que no interior a segurana e aqualidade de vida ainda so umarealidade.

    Neste momento, e aps reuniocom o Sr. Secretrio de Estado dasObras Pblicas e com o Sr. Gover-

    nador Civil de Leiria, temos prati-camente como adquirido que o IC3

    passar na Freguesia de Arega (fal-tar definir o n de acesso), e naFreguesia de Aguda (perto da lo-calidade do Fato).

    O IC8, entre a A1 e a A23, virpor arrastamento. O n IC3/IC8ficar situado no Concelho deFigueir dos Vinhos e poder servisto como o centro de Portugalat 2050!...

    AC -Ainda decorrente do pro-grama eleitoral havia uma pro-posta de construo de novos par-ques empresariais com vista aalargar a capacidade de oferta doconcelho. Em que posio se en-

    contram estes projectos?RS A regio do Plano de Por-

    menor do Parque Industrial do Ca-rameleiro est em curso. Este Par-que Industrial ser reconvertidonum Parque Empresarial, comIndstria nos lotes existentes eComrcio e Servios nos lotes aconstruir, beira da EN 236-1.

    Por sua vez, e em parceira comos Municpios de Pedrgo Gran-de e Castanheira de Pera naBarraca do Salvador, nasimediaes do IC8, uma parceria

    pblico-privada, ser a alavancade um moderno Parque Logstico-Empresarial.

    Existem investidores privados mui-to interessados neste empreendi-mento e as trs Cmaras Munici-

    pais j asseguraram a sua inclusono Plano Estratgico do Pinhal In-

    terior Norte.

    AC - As mdias superfcies souma opo inevitvel no nossoconcelho e podem catalizar flu-xos que j se encaminhavam paraoutros destinos?

    RS Figueir sempre teve tra-dies no sector do Comrcio, oMercado ao sbado sem dvidao melhor da regio.

    Considero que as mdias super-fcies no so inevitveis, so umaopo/estratgia que alm de cria-rem uma maior oferta aos Figuei-roenses, criam novos postos detrabalho, que podero ser decisi-vos para a dinmica econmica deFigueir dos Vinhos e radicar nonosso Concelho a populao.

    Queremos um Concelho abertoao exterior, neste sculo XXI,onde a globalizao impera

    AC - Sabendo-se que est na forjaum grande investimento in-dustrial no nosso concelho, ain-da mantm expectativas quanto respectiva concretizao? Equantos empregos a mdio prazopode gerar?

    RS A unidade fabril que est projectada para a Freguesia deAguda, foi considerada ProjectoPIN, Projecto de Interesse Nacio-nal, j foram celebrados algumasdezenas de contratos promessacompra e venda de terrenos paraa sua implantao, que criar mais

    de trs centenas de postos de trabalho directos e outros tantos indirec

    tos, o que obviamente aumentaro poder econmico no s de Figueir, como desta regio A localizao privilegiada deste em

    preendimento (na rea dos betesa 1 km do n do IC3/IC8, ter sidofundamental! Vamos acreditar

    AC - Os jovens e os idosos figuravam na linha das suas preocupaes. O que que foi feito emseu benefcio?

    RS Para os mais idosos a criao do Carto do FigueiroensSnior, cujo Regulamento foaprovado em reunio de CmarMunicipal de 28 de Novembro d2007 e sesso de Assembleia Municipal, de 28 de Dezembro de 2007data a partir da qual se iniciou a

    implementao deste instrumentde aco social, susceptvel dconceder benefcios relevantes aodestinatrios, maiores de 65 anoe em situaes previstas no Regulamento.

    No que toca Juventude dsublinhar todo o conjunto de actividades promovidas pela Autarquia e que vo de encontro s necessidades da nossa juventude. Amodernas instalaes do EspaInternet, a implementao de umrede de wirelless na Vila, a renovadutilizao da Piscina Municipal,

    parceira nas actividades escolare(Secundria e EB1,2), o incremento na utilizao pelos jovens dConcelho, da nossa Biblioteca salguns dos exemplos do interess

    em captar a comunidade jovem dConcelho para as aces educativas, recreativas, desportivas e culturais que com eles temos levadoa cabo.

    O Carto do Jovem Figueiroense, poder ser em breve, tambmuma realidade.

    AC - E que aces foram desencadeadas na rea educativa?

    RS O Plo de Formao est concludo e a parceria com o Institutde Emprego e Formao Profissional sero o suporte suficiente ngesto e dinamizao do mesmo

    No ano passado decorreram noFORCET Cursos de Especializao Tecnolgica ministrados po

    Estrada Chs - Cemitrio (Bairradas) Rua M. Barreiros - Requalificao

  • 8/6/2019 A Comarca, n. 319 (31 de maio de 2008)

    13/24

    2008.05.31 13ENTREVISTENTREVISTENTREVISTENTREVISTENTREVISTAAAAA

    ...E PODERO SEMPRE CONTINUAR A CONTAR COMIGOFIGUEIR E OS FIGUEIROENSES VO DAR A VOLTA POR CIMA...

    professores do IPL e neste anolectivo comeou a funcionar uma

    Escola de Ingls numa das salasno Edifcio FORCET.A aprovao da Carta Educativa

    uma realidade, aguardando-se asua homologao pela DREC.Constitui um importante instru-mento de planeamento, na qual

    pretendemos que fosse feita a ca-racterizao social, demogrfica eeconmica do Municpio, efectu-ando um levantamento exaustivodos dados que permitiram a elabo-rao de uma proposta de ordena-mento da rede educativa, perspec-tivando as solues adequadas realidade concelhia e melhoria do

    parque educativo estando previs-tas intervenes tendo em vista,entre outras a melhoria de equipa-mentos de edifcios.

    AC - E na rea cultural?RS Este executivo pretende

    impulsionar trs grandes projectosculturais, os quais, depois de esta-rem consumados, se revestiro degrande importncia cultural e tu-rstica e elevaro grandemente nonosso Concelho, os padres de n-vel de vida e de auto estima danossa populao.

    Num primeiro plano, a resolu-o do problema do Casulo. Querodizer, que aps dois anos de esfor-o continuado no sentido de resol-ver pela via pacifica esta questo,tal apenas foi possvel aquandoda venda pelo Servio de Finanasem hasta pblica do imvel. Talcomo prometemos, cumprimos

    este desiderato.Em segundo lugar, e dado que de-

    pendia da resoluo do Casulo, pre-tendemos dar ao Concelho um Mu-seu Municipal, a construir no espa-o adjacente ao Casulo e ao mesmotempo dar corpo e conscincia aonosso projecto da Rota do Malhoa.Ser este um projecto que visar apro-veitar a nossa herana naturalistalegada por Malhoa, Henrique Pin-to e Simes de Almeida.

    Em terceiro lugar assinalemoso nosso projecto de recuperao econservao da Nossa Igreja Ma-triz. Trata-se de um projecto degrande alcance visto que comportatoda a renovao da iluminao eaquecimento interior, pintura,

    conservao e restauro das obrasde arte e talha do seu interior.

    No podemos deixar de referirque em termos culturais, as activi-dades promovidas espelham cla-ramente o interesse que este exe-cutivo atribui a este sector.

    - Exposio de Pintura/Foto-grafia; - Implementao da Feirade Velharias (2 edies); - Imple-mentao da Feira de Doaria Con-ventual (vamos na 3 edio) erevitalizao do Convento doCarmo como espao cultural; -Comemoraes do Dia Internacio-nal do Livro Infantil (com a pre-sena do Sr., Ministro da Cultura),do 25 de Abril, Dia da Criana eoutros eventos.

    E, no queria deixar uma palavraque por ser aqui a ltima talvezseja a mais importante. Trata-se do

    apoio e as parcerias que desenvol-vem com as Associaes do nossoConcelho que tem interveno nosector. Sem eles, sem as suas vivn-cias, o nosso Concelho no seriaculturalmente to rico - a nossaFilarmnica, o nosso Rancho deAlmofala, os nossos Jograis, onosso Coro S. Joo Batista, as nos-sas Associaes Recreativas so

    parte importante desta nossa vi-vncia e muito nos honra o seuempenho e actividades que enri-quecem Figueir.

    AC - E no turismo?RS Pretendemos apostar no

    Turismo de qualidade, o Aude dePesca Desportiva no lugar do Po-eiro (Foz de Alge), na Freguesia

    de Arega, a construo de umCampo de Tiro, modalidade comtradio em Figueir, o aproveita-mento das Praias Fluviais espal-hadas pelo Concelho em estreitaarticulao com as Aldeias de Xis-to (Casal de S. Simo um exem-

    plo), podero ajudar a projectarum Concelho e uma Regio cominmeras potencialidades.

    No queria deixar de referir,tambm as montarias, que tm ho-

    je uma presena marcante no pa-norama cinegtico nacional, e regi-onal, a mais valia que a caa repre-senta para o Concelho de Figueirdos Vinhos como motor de desen-volvimento turstico, aproveitan-do para referir que o ano passado

    aquando das festas So Joaninasfoi apresentada a I Mostra de Ca-

    a, actividade que notoriamente do agrado dos Figueiroenses.De mencionar, tambm, mais

    uma edio do concurso FigueirFlorido certame com alguns anose onde Figueir j se destacou emanos transactos e do concursoVinhos do Produtor, do qualhouve, o ano passado, a primeiraedio, com assinalvel sucesso.

    AC - E em matria de ambiente?RS Em termos de Ambiente e

    Qualidade de Vida, esta regio emais concretamente o Concelho deFigueir dos Vinhos est na linhada frente.

    Uma conceituada empresa naci-onal, num indicador de desenvol-vimento municipal Ambiente e

    Qualidade de Vida, estando emanlise o ano de 2006, colocou-nos em 1 lugar no Distrito, e em7 lugar a nvel Nacional (entre 308municpios).

    Entretanto, nos ltimos trsanos a Praia Fluvial de Aldeia deAna de Avis foi galardoada por du-as vezes com a Bandeira Azul; emPortugal, em Praias Fluviais, esta-mos entre os melhores

    AC - E no campo da sade?RS De facto tem sido poltica

    do nosso executivo pugnar semprepelos interesses do Municpio Odesejo da populao de Figueirdos Vinhos ver um Servio deUrgncia Bsica sedeado no Mu-nicpio, aproveitando as instala-

    es existentes, bem como a exce-lente localizao do heliporto, to-talmente equipado e em condiesde fazer o transporte rpido doscasos a necessitar de maior dife-renciao tcnica mdica.

    Depois de muitas diligncias fei-tas, aps alguns meses de interre-gno, finalmente, vo reiniciar-seas consultas nas extenses desade de Vias de Pedro e Campelo.

    AC - Que outros projectos rele-vantes esto a ser desenvolvidos?

    RS H de facto projectos im-portantssimos para o Concelhoonde a Autarquia exerce influnciadecisiva no seu desenvolvimento,

    para alm de no haver por parte

    desta Cmara um envolvimento fi-nanceiro significativo. Paradigm-

    ticos so os casos do Parque E-lico de Campelo, actualmente jem construo, sendo o primeiroa localizar-se no nosso Concelho.

    Neste sentido est o protocolo re-centemente assinado com a Quer-cus, EDP e Aqurio Vasco da Gama

    para a reutilizao do Viveiro deTrutas de Campelo, projecto dealcance nacional j que prev queas instalaes do viveiro iro serutilizadas na preservao de esp-cies de fauna e flora aqucolas naci-onais em vias de extino.

    Vai neste sentido a implementa-o da Universidade Snior de Fi-gueir dos Vinhos que acalenta aesperana de oferecer aos Figuei-roenses que queiram nos seus tem-

    pos livres, ensinamentos tericos/

    prticos em vrias reas do conhe-cimento. Outros projectos estoa ser desenvolvidos que poderiaaqui enunciar.

    A Geminao com Saint-Ma-ximin a qual vai ser consumada nos

    prximos dias 13/14 deste ms emFrana e em Figueir dos Vinhosaquando dos Festejos do S. Panta-leo, o desenvolvimento da Pistade Pesca Desportiva (para almdo aude j construdo), o envolvi-mento na construo pela Empresaguas do Mondego da Barragemda Saonda, que provocar um es-

    pelho de gua na zona entre as Fra-gas de S. Simo e Ribeira de Alge eaumentar significativamente as

    potencialidades tursticas destazona do Concelho.

    AC - Foram definidos dois planosestratgicos, um para Figueir dosVinhos, e outro inter-municipal.Em que ponto estamos?

    RS A verso preliminar doPlano Estratgico do Concelho deFigueir dos Vinhos, j foi apre-sentada em reunio de Cmara.

    um documento da maior impor-tncia para o presente e futuro do nos-so Concelho e privilegia reas impor-tantes como o Ambiente (EnergiasRenovveis, Saneamento Bsico),a Floresta e o Turismo (na sua ver-tente da natureza e da sade).

    Este Plano Estratgico de nvelmunicipal est devidamente en-quadrado no Plano Estratgico

    Intermunicipal do Pinhal InteriorNorte (vai de Alvaizere, Figueir

    dos Vinhos at Oliveira do Hospi-tal) plano este que congrega inves-timentos de cariz essencialmentesupramunicipal. O futuro ParqueLogstico - Empresarial a cons-truir na Barraca do Salvador, juntoao IC8, um excelente exemplodisso mesmo

    Este Plano Estratgico, abrangetoda a NUT III do Pinhal Interior

    Norte, e servir de base contratu-alizao face ao novo Plano Ope-racional da Regio Centro (QREN

    Fundos Comunitrios).

    AC - Qual a sua posio sobre onovo Quadro Judicirio?

    RS A ser aprovado, a propos-ta de Reforma do Modelo Judici-rio implicar um conjunto alarga-

    do de alteraes a nvel do modelode gesto, do modelo de compe-tncias e do mapa territorial dostribunais judiciais. Assim, dos ac-tuais 231 Tribunais de Comarcaou Circunscries, passaramos ater apenas 39 Tribunais deComar-ca integrados em 5 grandesDistri-tos Judiciais.

    Portanto, quanto a este tema, oMunicpio de Figueir dos Vin-hos, e tal como noutras reas, pre-tende liderar o processo e ser ocentro do Pinhal Interior Norte.

    Quanto ao eventual encerra-mento dos tribunais, o Ministroda Justia j garantiu publicamenteque os mesmos no vo fechar.

    A posio do actual executivocamarrio nesta matria no pode-

    ria deixar de ser uma posio defora, isto , no s garantir a ma-nuteno do tribunal judicial, co-mo batalhar pelo reforo das suasactuais competncias!

    AC - A pouco mais de metade domandato, qual o balano que fazda sua experincia como presi-dente do municpio?

    RS Decorrido mais de metadedo mandato, gostava de referir que tmsido mais de dois anos de trabalhosrio, dedicado, em que muitas ve-zes a Famlia acaba por ser penali-zada e ficar para segundo plano.

    Todavia, gratificante trabalhararduamente em prol do nossoConcelho, de Figueir e das suas

    gentes e quero aqui referir contributo precioso da minh

    Equipa, que tudo tem feito partornar o Concelho cada vez maiforte e desenvolvido. Roma Pavia, no se fizeram num dia

    AC - Tem encontrado muitaresistncias no desenvolvimentda sua aco?

    RS As maiores dificuldade passam pelos estrangulamentofinanceiros a que o Municpio dFigueir no passa inclume. Aalterao Lei das Finanas Locais, beneficiar de um modo geraos grandes Municpios e prejudicar os de menor dimenso. O nosso manter sensivelmente as mesmas verbas at 2009.

    Depois, at 2019 sofrer redues brutais a nvel de transfern

    cias da Administrao CentralNesse ano de 2019 perdemos quase 30% da nossa autonomia financeira (mais de um milho de euroso que tornar o nosso Concelho (muitos outros da mesma grandeza) praticamente ingovernvel.

    A Administrao Central, temque definitivamente descrimina

    positivamente o chamado interior seja atravs de IncentivoFiscais, Segurana Social ou recurso privilegiado ao crdito; Munic

    pios como o de Figueir dos Vinhos, inseridos em regies problemticas, tm que ser vistos e incentivados com outros olhos.

    AC - E sempre se confirma a suadisponibilidade para nova candi

    datura?RS Os Figueiroenses poder

    sempre continuar a contar comigogosto muito da nossa terra e tenhmuito orgulho na capacidade dtrabalho dos Figueiroenses.

    Os cargos no so o mais importante, ainda que, aquando da candidatura de 2005, eu tenha ditoque me candidatava quanto muita dois mandatos e que no fim d

    primeiro os Figueiroenses decidiriam se seramos merecedores ouno de nova prova de confianaOs tempos no esto fceis, sejam

    para uma Autarquia, uma Empresou para uma simples FamliaMas, continuo a acreditar que Figueir e os Concelhos limtrofevo dar o salto pela positiva!

    Elicas em construo- Campelo

    Obras do futuro Intermarch deFigueir dos Vinhos

    Loja da Aldeia - Casal de S.Simo (Aguda)

  • 8/6/2019 A Comarca, n. 319 (31 de maio de 2008)

    14/24

    2008.05.3114 DESPORDESPORDESPORDESPORDESPORTTTTTOOOOO

    A Rampa de Figueir dos Vinhos, lo-calizada na antiga EN 237, entre os km59 e 63,5, com uma distncia total de4,5 quilmetros- sendo a inclinaomdia do percurso de 5,5 % e a diferenade nvel entre a partida e a chegada de230 metros - considerada como umdos mais entusiasmantes traados, mas

    que teve repercusses negativas juntodos pilotos.Assim, e no seguimento da carta aber-

    ta apresentada pelos pilotos que inte-gram o Campeonato de Portugal de Mo-ntanha relativamente organizao da

    prova do Clube Automvel da MarinhaGrande, da reunio entre pilotos e o clu-

    be organizador saiu fumo branco epermitindo a realizao da referida Ram-pa de Figueir dos Vinhos.

    Refira-se que durante a semana tran-sacta os pilotos foram contactados peloClube Automvel da Marinha Grandeno sentido de entender melhor as suasreivindicaes e, dessa forma, poder cri-

    A menos de uma semana daRampa de Figueir dos Vinhos, o

    Clube Automvel da MarinhaGrande e um conjunto alargado depilotos do Campeonato de

    Portugal de Montanha chegaramfinalmente a um acordo, o quepermite viabilizar a prova que

    esteve na iminncia de ficarcancelada.

    __Carlos Sousa

    ar as condies que permitissem a suaparticipao. Depois da controversa eda reunio, os pilotos aceitaram de bom

    grado as razes apresentadas pelo ClubeAutomvel da Marinha Grande, salien-tando a cordialidade e humildade comque os directores da agremiao da Ma-rinha Grande abordaram este assunto,e a determinao com que o conseguiramresolver, atendendo a grande parte dos

    pedidos que os pilotos fizeram.Nesse sentido, a jornada da Rampa

    de Figueir dos Vinhos do prximo fim-de-semana pontuvel para o Campeo-nato de Portugal de Montanha ter aanimao habitual, onde os pilotos mar-caro presena, manifestando, inclusi-ve, o sentido de unio, e que estaremossempre juntos para fazer valer os nossos

    valores e os nossos princpios para queo referido campeonato possa sempresair dignificado. Esta situao veio

    demonstrar que juntos e com dialogoconsegue-se realizar provas onde todasas partes se sentem bem.

    No que diz respeito ao programa, o pr-ximo sbado est reservado s habituaisverificaes documentais e tcnicas, entreas 17h00 e as 22h00, no Jardim Lus deCames, junto Cmara Municipal deFigueir dos Vinhos. No domingo, a par-tir das 8h00, a pista ser encerrada ao trn-sito para que os concorrentes possam en-trar em parque de pr-partida, pelas 9h00.Meia hora depois, tero incio os treinosoficiais e, s 12h00, inicia-se finalmentea Rampa de Figueir dos Vinhos.

    Fonte: Jornal Motor on-line

    CAMPEONATO NACIONAL DE MONTANHARAMPA DE FIGUEIR DOS VINHOS VIABILIZADA

    FERRAZ ABANDONA DESPORTIVAMOVIMENTAES NO DISTRITAL DE LEIRIA

    - Castanheirenses reforam-se; Pedroguenses reconduzem Joo CunhaTerminados os respectivoscampeonatos, esta a fase em que osclubes se movimentam no sentido deconseguirem apetrechar os seusplantis e equipas tcnicas da melhorforma. No espao que se segue damosconta das mais recentesmovimentaes.

    Em Figueir dos Vinhos, est confirmadoo regresso do tcnico Fernando Silva e avinda do guarda-redes Joo Pedro (ex-Avelarense), um dos melhores da Divisode Honra, no ltimo Campeonato. O percur-so inverso faz Ferraz, o ponta-de-lanafigueiroense nas ltimas trs pocas e queconquistou em Figueir dos Vinhos a sim-

    patia e admirao de colegas, tcnicos, diri-gentes, scios e adeptos. No apenas peloseu excelente desempenho dentro das quatrolinhas, mas tambm fora, pela sua simpatiae humildade.

    Ferraz no PortomosenseO avanado Ferraz reforo do Portomo-

    sense. Ferraz um dos melhores avanadosda Diviso de Honra e sem dvida uma

    boa opo para a turma de Rui Bandeira .O Portomosense garantiu as renovaes

    de Srgio, Mota, Pedro Orfo, Morgado,Samuel, Hugo Almeida, Elton, Juliano, Cris-tiano, Quim-Quim, Miranda, Jackson e Nu-no Marques. Abandonam o clube, Oziel,Faustino e Rben. Alm de Ferraz, o Porto-mosense garantiu j mais caras oito novas,Henrique Pil (ex-Nazarenos), Zeca (ex-Riachense), Gigas (ex-Maceirinha), Drio(ex-Jnior do U.Leiria), Bruno Francisco

    (ex-Caldas), Diogo Jorge (ex-Marrazes), Ren(ex-Caranguejeira) e Joel (ex-Guiense). S

    promovidos os juniores, Paulo Correia, LuCorreia, Vitor Henriques e Emanuel Cabral

    Joaquim Trindade comanda Alq.SerraJoaquim Trindade o novo treinador d

    Alqueido da Serra, aps vrias temporadano comando tcnico do Nazarenos.

    Quanto a jogadores, a direco do clube doAlqueido da Serra j garantiu a continuidadde Plim, Renato e Rui Oliveira. A nica carnova at ao momento a aquisio do ex-jnior do Portomosense, Martinho.

    Jos Carlos comanda NazarenosJos Carlos comandou at perto do fina

    da temporada o Pataiense, saindo por divergncias com a direco do clube. Agora no

    Nazarenos, tudo se conjuga para que a estrutura da equipa se mantenha e devem entraduas ou trs caras novas.

    Duo refora IlhaA Ilha j garantiu a aquisio do defesa

    central Lus Fernandes (ex-jnior do Bidoeirense) e do mdio Marco Domingues, quest de regresso ao clube, aps alguns anode ausncia. Confirmado est tambm a continuidade de Hlder Pereira no comando tcnicda turma Ilhense e Jorge Mota o novo presidente da colectividade.

    Nove caras novas no GuienseO Guiense garantiu para a poca 2008

    2009 as aquisies de Gaby (ex-U.Coimbra)Rodolfo (ex-U.Matamourisquense), LuSimes (ex-Vieirense), Pedro Salgado (exCova Gala), Pedro Dias (ex-Sp.Pombal), Mo

    reira (ex-Alq.Serra), Lus Cludi(ex-Alcobaa), Diogo Neves (ex-Caranguejeira) e Pragosa (ex-Carreirense). O Guiense est, ainda, procur

    de um defesa, um mdio e mais umavanado. Os juniores Pinga, S Joni vo ser promovidos equipsnior.

    Gaeirense: nove jogadoresrenovaram

    O Gaeirense j garantiu a continuidade de Hermes, Rijo, TiagBernardino, Gonzaga, Dani, RuFerreira, Vilaa, Slevic e Z SimesSo promovidos a seniores, PatrickGarcia, ngelo e Joo Rosrio. Aformao que vai continuar a secomandada por Eduardo Silva, jgarantiu a aquisio do guarda-redeFbio (ex-Bombarralense).

    I DIVISONa I Diviso, o Sport Castanhei

    rense est em grande movimenta

    e j garantiu o regresso do guardaredes Eduardo (ex-Fig. Vinhos) e aquisio de Paulino ex-Pedroguense, h 2 anos) e e Ricky (ex-Sernache). Ao que apurmos decorremnegociaes com mais atletas e embreve deve haver novidades. Falase em Paulo Jorge, do PedroguenseVo ser promovidos equipsnior, Ismael, Joo Henriques Rben Vidal.

    No Pedroguense, Joo Almeidest quase certo no comando tcnico, Srgio e Likas devem regressar

    Joo Cunha foi reconduzido frente da Direco do clube emAssembleia-geral realizada ontemdia 30 de Maio, pelo que na prxima semana haver novidades.

  • 8/6/2019 A Comarca, n. 319 (31 de maio de 2008)

    15/24

    2008.05.31 15COLABORAOCOLABORAOCOLABORAOCOLABORAOCOLABORAO

    JORNAL MENSAL DISTRIBUDO COM O JORNAL A COMARCA

    N 7

    MAIO2008

    ANO I(parte integrante deA Comarca n 319)

    DIRECO: rea de Projecto do 8 Ano erespectivos professores e Directores de Turm

    Sabe bem ser voluntrioSabe bem ser voluntrioSabe bem ser voluntrioSabe bem ser voluntrioSabe bem ser voluntrio

    Banco Alimentar Contra a FomeBanco Alimentar Contra a FomeBanco Alimentar Contra a Fom