A conquista do sufrágio feminino no Brasil: uma análise...A conquista do sufrágio feminino no...

1
A conquista do sufrágio feminino no Brasil: uma análise crítica a partir da teoria política feminista Objetivo Beatriz Rodrigues Sanchez Hannah Maruci Aflalo E-mail: [email protected] [email protected] Método Conclusões Resultados Três críticas principais ao conceito de esfera pública habermasiano: 1. manutenção da ideia de dois sistemas (mundo da vida x sistema) 2. afirmação de uma relação dual entre o mercado e as instituições políticas 3. afirmação de uma concepção masculina, burguesa e elitista de esfera pública Universidade de São Paulo Apesar dos avanços desencadeados pelo voto feminino, os impedimentos sociais à participação feminina não só foram mantidos como cristalizados no Código Eleitoral de 1932. A divisão entre público e privado foi inquestionavelmente objeto de críticas na luta sufragista no Brasil e em outros países, porém, o voto feminino não foi suficiente para romper essa barreira. O conceito de esfera pública habermasiano deve ser reconstruído para que seja possível borrar as fronteiras entre público e privado. É necessário que haja uma quantidade de esferas públicas concorrentes, ou seja, de espaços em que os diversos grupos da sociedade possam criar os interesses que serão representados nos fóruns políticos gerais. Departamento de Ciência Política Desenvolver análise teórica crítica sobre a conquista do sufrágio feminino no Brasil. 1. Como conceber o conceito de esfera pública a partir de uma perspectiva feminista? 2. Quais foram os discursos mobilizados tanto pelos congressistas quanto pelas sufragistas da época? Análise teórica do conceito de esfera pública habermasiano e da crítica apresentada por Nancy Fraser. Análise dos discursos dos congressistas da época e das sufragistas brasileiras a partir de uma perspectiva foucaultiana de discurso. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Reavaliação da adoção do voto feminino no Código Eleitoral brasileiro levando em conta os seguintes pontos: 1. A não obrigatoriedade do voto feminino, mas a adoção do voto obrigatório para homens 2. O impedimento do voto para os analfabetos e a intersecção existente entre mulheres e analfabetismo 3. A manutenção das dificuldades para se eleger no que dizia respeito às mulheres

Transcript of A conquista do sufrágio feminino no Brasil: uma análise...A conquista do sufrágio feminino no...

Page 1: A conquista do sufrágio feminino no Brasil: uma análise...A conquista do sufrágio feminino no Brasil: uma análise crítica a partir da teoria política feminista Objetivo Beatriz

A conquista do sufrágio feminino no Brasil: uma análise crítica a partir da teoria política feminista

Objetivo

Beatriz Rodrigues Sanchez Hannah Maruci Aflalo E-mail: [email protected] [email protected]

Método

Conclusões Resultados

�  Três críticas principais ao conceito de esfera pública habermasiano:

1.  manutenção da ideia de dois sistemas (mundo da vida x sistema)

2.  afirmação de uma relação dual entre o mercado e as instituições políticas

3.  afirmação de uma concepção masculina, burguesa e elitista de esfera pública

Universidade de São Paulo

•  Apesar dos avanços desencadeados pelo voto feminino, os impedimentos sociais à participação feminina não só foram mantidos como cristalizados no Código Eleitoral de 1932.

•  A divisão entre público e privado foi inquestionavelmente objeto de críticas na luta sufragista no Brasil e em outros países, porém, o voto feminino não foi suficiente para romper essa barreira.

•  O conceito de esfera pública habermasiano deve ser reconstruído para que seja possível borrar as fronteiras entre público e privado.

•  É necessário que haja uma quantidade de esferas públicas concorrentes, ou seja, de espaços em que os diversos grupos da sociedade possam criar os interesses que serão representados nos fóruns políticos gerais.

Departamento de Ciência Política

•  Desenvolver análise teórica crítica sobre a conquista do sufrágio feminino no Brasil.

1.  Como conceber o conceito de esfera pública a partir de uma perspectiva feminista?

2.  Quais foram os discursos mobilizados tanto pelos congressistas quanto pelas sufragistas da época?

•  Análise teórica do conceito de esfera pública habermasiano e da crítica apresentada por Nancy Fraser.

•  Análise dos discursos dos congressistas da época e das sufragistas brasileiras a partir de uma perspectiva foucaultiana de discurso.

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

•  Reavaliação da adoção do voto feminino no Código Eleitoral brasileiro levando em conta os seguintes pontos:

1.  A não obrigatoriedade do voto feminino, mas a adoção do voto obrigatório para homens

2.  O impedimento do voto para os analfabetos e a intersecção existente entre mulheres e analfabetismo

3.  A manutenção das dificuldades para se eleger no que dizia respeito às mulheres