A Construção Da Modernidade Política Mineira

2
“A Construção da Modernidade Política Mineira (1822-1831) Ana Rosa Cloclet da Silva Cap. 3 [relatório de Pós Doutorado ?] O Periodo “Proto-Nacional” em Minas (1822-1824): Acordos políticos entre proprietários locais e as elites ligadas ao Rio de Janeiro (centro do poder) ainda não estavam bem costurados, com isso tornavam incertos os caminhos/horizontes a seguir. Apesar das demonstrações de unidade e patriotismo a adesão ao monarca não era, contudo, incondicional. Nas declarações acerca do novo Estado em constituição exigiam as Câmaras mineiras o binômio: Imperador & Constituição. Qual era o projeto político liberal moderado O que é o principio constitucionalista de governança. O contexto de fim de Antigo Regime O Caminho da Moderação esperado: garantir liberdades individuais, a propriedade e a imunidade da casa do cidadão; O liberalismo moderado da elite mineira é anti- igualitário e antirrevolucionário. A fragilidade da identidade nacional “brasileira” nas Minas oitocentista “proto-nacional” A diversificação econômica da produção interna após a decadência da mineração, e o novo modelo de estratificação social que ela gerou; A fragilidade dos vínculos com as classes subalternas. 50 % da população aprox. era de escravos, a maioria analfabetos, constantemente insubordinados. A constante tensão entre os grupos regionais – ansiosos por galgarem autonomia no novo arranjo político – com um exercício de poder por nomeação: tensões entre por

description

Tópicos para compreender a formação da nação brasileira a partir de MG. Estudo a partir de Ana Rosa Cloclet da Silva

Transcript of A Construção Da Modernidade Política Mineira

A Construo da Modernidade Poltica Mineira (1822-1831) Ana Rosa Cloclet da SilvaCap. 3 [relatrio de Ps Doutorado ?]

O Periodo Proto-Nacional em Minas (1822-1824): Acordos polticos entre proprietrios locais e as elites ligadas ao Rio de Janeiro (centro do poder) ainda no estavam bem costurados, com isso tornavam incertos os caminhos/horizontes a seguir. Apesar das demonstraes de unidade e patriotismo a adeso ao monarca no era, contudo, incondicional. Nas declaraes acerca do novo Estado em constituio exigiam as Cmaras mineiras o binmio: Imperador & Constituio.

Qual era o projeto poltico liberal moderado O que o principio constitucionalista de governana. O contexto de fim de Antigo Regime O Caminho da Moderao esperado: garantir liberdades individuais, a propriedade e a imunidade da casa do cidado; O liberalismo moderado da elite mineira anti-igualitrio e antirrevolucionrio.

A fragilidade da identidade nacional brasileira nas Minas oitocentista proto-nacional A diversificao econmica da produo interna aps a decadncia da minerao, e o novo modelo de estratificao social que ela gerou; A fragilidade dos vnculos com as classes subalternas. 50 % da populao aprox. era de escravos, a maioria analfabetos, constantemente insubordinados. A constante tenso entre os grupos regionais ansiosos por galgarem autonomia no novo arranjo poltico com um exerccio de poder por nomeao: tenses entre por regional e central nas disputas por obras pblicas, instruo e civilizao e administrao e justia.