A construção do “Q” a mais da FMU começou há décadas...

9
Por meio de um incansável trabalho educativo em benefício da formação pro- fissional de milhares de jovens que já pas- saram por suas salas de aula, ávidos pelo saber e pelo conhecimento, o Complexo Educacional FMU é uma das instituições de Ensino Superior mais respeitadas e conceituadas de todo o Brasil. Ao aliar a tradição de mais de quatro décadas à qualidade presente em cada uma de suas ações, a FMU possui uma trajetória pioneira e reconhecida pela sua ética profissional, pela permanente capa- cidade de inovação e pelo alto índice de empregabilidade, já que insere no mer- cado de trabalho, todos os anos, centenas de profissionais qualificados e nas mais diversas áreas de atuação. Muitos desses formados, inclusive, ocupam posições de destaque no mercado de trabalho e são re- conhecidos pela sociedade como exímios profissionais por suas importantes con- tribuições na formação de um País justo e consciente de seus direitos e deveres. Ao folhear as próximas páginas, com- preenda porque a FMU é apta a abrir os caminhos e a ampliar os horizontes para as plenas realizações pessoal e profissio- nal de quem nela deposita a confiança de um futuro melhor. Entenda que, nos mais de 500 mil alunos que se graduaram na faculdade, está a verdadeira edificação de um ensino de qualidade, endossado pelos valores e ideais contidos na missão voca- cional da Instituição. E tenha a plena cer- teza de que toda a comunidade metropoli- tana está de braços abertos para acolher você, candidato(a), e cada um dos seus sonhos. Porque é para futuros vencedores como você que a FMU se aperfeiçoa e se supera a cada dia. Boa leitura e até breve! Complexo Educacional FMU A construção do “Q” a mais da FMU começou há décadas...

description

FMU no Guia do Estudante da Editora Abril.

Transcript of A construção do “Q” a mais da FMU começou há décadas...

Page 1: A construção do “Q” a mais da FMU começou há décadas...

Por meio de um incansável trabalho educativo em benefício da formação pro-fissional de milhares de jovens que já pas-saram por suas salas de aula, ávidos pelo saber e pelo conhecimento, o Complexo Educacional FMU é uma das instituições de Ensino Superior mais respeitadas e conceituadas de todo o Brasil.

Ao aliar a tradição de mais de quatro décadas à qualidade presente em cada uma de suas ações, a FMU possui uma trajetória pioneira e reconhecida pela sua ética profissional, pela permanente capa-cidade de inovação e pelo alto índice de empregabilidade, já que insere no mer-cado de trabalho, todos os anos, centenas

de profissionais qualificados e nas mais diversas áreas de atuação. Muitos desses formados, inclusive, ocupam posições de destaque no mercado de trabalho e são re-conhecidos pela sociedade como exímios profissionais por suas importantes con-tribuições na formação de um País justo e consciente de seus direitos e deveres.

Ao folhear as próximas páginas, com-preenda porque a FMU é apta a abrir os caminhos e a ampliar os horizontes para as plenas realizações pessoal e profissio-nal de quem nela deposita a confiança de um futuro melhor. Entenda que, nos mais de 500 mil alunos que se graduaram na faculdade, está a verdadeira edificação de

um ensino de qualidade, endossado pelos valores e ideais contidos na missão voca-cional da Instituição. E tenha a plena cer-teza de que toda a comunidade metropoli-tana está de braços abertos para acolher você, candidato(a), e cada um dos seus sonhos. Porque é para futuros vencedores como você que a FMU se aperfeiçoa e se supera a cada dia.

Boa leitura e até breve!

Complexo Educacional FMU

A construção do“Q” a mais da FMU

começou há décadas...

Page 2: A construção do “Q” a mais da FMU começou há décadas...

Sobre a FMU

O Complexo Educacional FMU tem uma história marcante junto à sociedade bra-sileira ao longo dos mais de 40 anos pre-sente na educação superior: a formação de profissionais capazes de desempenhar funções nos mais diferentes setores das atividades econômico-sociais, no Brasil ou no exterior.

Essa formação é resultado de um pro-jeto pedagógico moderno e adequado às exigências do mercado, reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), pela Coor-denação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e por inúmeras publicações especializadas, uma vez que oferece as melhores condições em relação às principais instituições do País.

Com a permanente busca para disponibili-zar o melhor ao seu corpo discente, a FMU

inova em diferentes áreas do conhecimento, seja ao criar novos cursos, ao adotar mo-dernas tecnologias de ensino, ao capacitar o seu quadro de docentes, ao ampliar os seus laboratórios e clínicas, ao reorganizar os seus procedimentos administrativos ou, ainda, estreitar os seus laços de parceria com a comunidade, sempre com o objetivo de tornar os estudantes ativos participantes de um mundo em contínua mudança.

Infraestrutura

Toda a infraestrutura da FMU foi de-senvolvida para atender às necessidades de aprendizagem prática dos cursos ofe-recidos pela Instituição, de forma que os alunos possam conhecer, in loco, as fer-ramentas básicas utilizadas pela profis-são escolhida.

Isso se aplica nos laboratórios de Enge-nharia, Odontologia, Veterinária, Jornalis-

mo, Musicoterapia, Nutrição, Fonoaudiolo-gia, entre outros, em que são apresentadas, na prática, algumas das atividades que os profissionais exercerão quando estiverem no mercado de trabalho.

Localizaçãoprivilegiada

Para uma cidade como São Paulo, com trânsito constante, os atuais oito Campi (Liberdade, Vila Mariana I, Vila Mariana II, Itaim Bibi, Ponte Estaiada, Santo Amaro, Morumbi e Vergueiro) foram pensados de forma estratégica, uma vez que estão lo-calizados próximos a estações de trem e de metrô e com inúmeras linhas circulares de ônibus para facilitar a condução dos que utilizam transporte urbano na capital.

Confira no site www.fmu.br a localiza-ção dos Campi.

Razõespara ser

Quando chega a hora de tomar uma decisão que norteará qual o caminho profissional seguir, toda ajuda é bem-vinda para quem ainda não tem certeza da área em que deseja atuar.

Testes vocacionais, conversas com profissionais de diversas áreas, pesquisas na Internet, palestras, tudo é válido para escolher corretamente a carreira, ainda mais com tantas opções de cursos e com

um mercado de trabalho tão exigente.Para ajudá-lo(a) nesse momento de

indecisão, o Complexo Educacional FMU apresenta  o Jogo das Profissões, um teste vocacional disponibilizado nas redes sociais.

Escolha algo que você goste agora, no momento presente, avalie o mercado de trabalho e compare as suas prioridades na escolha de sua profissão.

Acesse www.facebook.com.br/fmuemuitomais, participe do Jogo das Profissões, confirme qual carreira tem o seu perfil e compartilhe esse teste com os seus amigos no próprio Facebook.

O Complexo Educacional FMU criou o Projeto de Visita Programada especialmente aos alunos do Ensino Médio e de cursinhos e ao público em geral.

A iniciativa visa orientar os futuros universitários sobre os cursos de Graduação e de Graduação Tecnológica, além de apresentar de perto a qualidade e a tradição da Instituição, que desde 1968 promove as formações científica, cultural,

tecnológica e humanística de seus alunos, prestando serviços em prol da melhoria de vida da comunidade e oferecendo um ensino diferenciado e inovador.

A Visita Programada é um serviço gratuito oferecido aos vestibulandos e, para participar, basta fazer o agendamento pelo portal www.fmu.br ou na Central de Relacionamento, pelo número (11) 3132-3000. Venha conhecer a FMU!

Page 3: A construção do “Q” a mais da FMU começou há décadas...

BME&E

O Banco Metropolitano de Empregos & Estágios (BME&E) foi criado pelo Com-plexo Educacional FMU com o objetivo de proporcionar aos seus alunos e ex--alunos os instrumentos efetivos para a busca de oportunidades no mercado de trabalho, em suas diferentes modalida-des: emprego, estágio, trainee, volunta-riado e empreendedorismo.

Trata-se de um serviço gratuito para alunos e ex-alunos metropolitanos e sem encargos para as instituições convenia-das. Apenas no ano de 2011, por meio do BME&E, 14 estudantes da Instituição foram contratados por dia em diversas empresas públicas e privadas.

Essa é mais uma iniciativa que o Com-plexo Educacional FMU oferece aos seus alunos e ex-alunos, numa evidente de-monstração de apreço e compromisso com a empregabilidade e com o empreendedorismo.

Parceriasinternacionais

O Complexo Educacional FMU está sempre em busca de mo-delos de aprendizado e parce-rias que possam enriquecer ain-da mais a grade acadêmica de seus cursos. Uma das iniciativas de destaque são os convênios firmados com grandes instituições de ensino internacionais.

A parceria mais antiga é a estabelecida com a Samford University, nos EUA, que desde 1995 é voltada ao intercâmbio aca-dêmico nos campos do ensino, da pesqui-sa e da extensão dos estudantes e docen-tes do curso de Direito.

Em 1997 foi assinado o convênio com a Universidade de Angers, na França, be-neficiando alunos e docentes das áreas

de Hotelaria, Turismo e Meio Ambiente.

Já a parceria com a Universidade de Lodz, localizada na Polônia, foi estabele-cida em 2004 visando a promoção de um intercâmbio educacional e cultural de alu-nos – tanto do Brasil quanto da Polônia – em curso de verão.

O convênio proposto com a University of East London, na Inglaterra, por sua vez, es-tabelece uma parceria por meio de bolsas de estudo para alunos das duas faculdades.

Ainda contemplam bolsas de estudo outras universidades francesas, como a Sorbonnne – uma das instituições de en-sino mais antigas e renomadas do mundo –, a de Nanterre, localizada próximo a La Défense (maior distrito de negócios na Europa), que se d e sta ca pelo es-tudo da C iên-c i a

Jurídica e de disciplinas que fazem interfa-ce com o Direito, como Economia, Sociolo-gia e Psicologia, a Universidade Paris 8 Vin-cennes, considerada um centro de ensino e de pesquisa na área das humanidades, e a Paris-Est Créteil, que possui excelente in-fraestrutura de laboratórios e um centro de formação de professores.

Para conhecer essas e outras parcerias internacionais firmadas pela Instituição, acesse o site www.fmu.br.

E mais...

Pelo fato de o Complexo Educacional FMU possuir uma conceituada trajetória dedicada ao Ensino Superior no País, essa atuação tem o reconhecimento da socieda-de brasileira e do mercado de trabalho.

Afinal, são mais de 500 mil alunos que já passaram por suas salas de aula, onde receberam sólida formação educacional e se capacitaram como profissionais com excelente desempenho em diversos seto-r e s das atividades econômico-

-sociais, tanto no segmento privado quanto no público. A

aceitação desses profissionais pelo mercado de trabalho é o

melhor atestado de excelên-cia do ensino da FMU.

Com um quadro de do-centes formado por especia-

listas, mestres e doutores – to-dos qualificados e atualizados nas mais diferentes áreas do conhecimento –, a Instituição oferece um leque de possibi-

lidades para que a escolha dos candida-tos seja acertada. Ao todo, são mais de 70 opções de cursos de Graduação nas áreas de Gestão e Negócios, Tecnologia, Enge-nharia, Comunicação, Educação, Sociais, Arquitetura, Artes, Design e Moda, Direito e Saúde.

Estude em uma Instituição que tem muito mais Qualidade. Estude na FMU!

A maioria das pessoas almeja uma carreira avaliando apenas o retorno financeiro e as oportunidades de trabalho. Claro que essas questões devem ser levadas em consideração, mas não são as únicas. Nem sempre uma profissão que está em alta hoje permanecerá daqui a 10 anos. Além disso, não é garantido que uma carreira de prestígio trará a remuneração esperada.

O mercado de trabalho está expandindo as suas áreas de atuação diante das atuais necessidades, com o propósito de atender às demandas por profissionais especializados ou pelo desmembramento das habilitações tradicionais. Tendo em mente a economia do País, já é possível prever as profissões que deslancharão nos próximos anos.

São diversos os fatores que contribuem para que o se-

tor permaneça aquecido e um deles, certamente, é a re-

alização de grandes eventos esportivos, como a Copa do

Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos em 2016. Em função

disso, aumentará a necessidade de profissionais qualifi-

cados para atuarem no mercado, sendo uma boa chance

para os graduados em Engenharia Civil, Arquitetura e

Urbanismo, Construção de Edifícios e Logística.

Construção Civil e Gestão Energia

Pensar em uma nação sem energia é também falar

em estagnação econômica. A descoberta do Pré-sal

promete abrir novas frentes de trabalho e colocar o

Brasil entre os países com maior reserva do planeta.

Portanto, nessa área haverá oferta de trabalho para os

graduados em Petróleo e Gás, Segurança do Traba-

lho, entre outros campos da Engenharia.

Confira abaixo as carreiras que prometem ser promissoras:

Page 4: A construção do “Q” a mais da FMU começou há décadas...

Em uma cidade com elevada taxa de urbanização como São Paulo, o planeja-mento da utilização do espaço é neces-sário e importante para a manutenção

da qualidade de vida da população e para a preservação da natureza. “Os hábitos de

morar e de trabalhar estão em permanente mudança e demandam novas soluções para

a edificação, o município e o ambiente”, co-menta a coordenadora do curso de Arquite-

tura e Urbanismo, Profa. Dra. Paula Katakura.

Segundo o Sindicato das Empresas de Com-pra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais de São Paulo (Secovi--SP), as vendas de imóveis residenciais novos na cidade devem crescer de 3,5 a 5% em 2012 (em Valor Geral de Vendas – VGV) em relação ao ano passado. Esse crescimento do mercado imobi-liário e a proximidade da Copa de 2014 – evento esportivo mundial que atrai novos investimentos em infraestrutura – têm ajudado a alavancar o segmento de Arquitetura e Urbanismo.

Arquitetura e Urbanismo

Os arquitetos são responsáveis por projetar, organizar e cons-truir espaços nas mais variadas escalas a partir de critérios de técnica, estética, conforto e funcionalidade. “Eles devem saber identificar problemas e compreender a realidade e os seus dife-rentes atores, transformando a matéria e criando soluções para o ambiente social”, afirma Paula.

O curso de Arquitetura e Urbanismo da Instituição possui con-teúdo interdisciplinar, que reúne conhecimentos das áreas de Ci-ências Humanas, Artes Plásticas e Tecnologia, sendo três linhas principais de conhecimento: tecnológica, histórica e projetual. “A Graduação visa trabalhar a capacitação cognitiva, a interpretação e a busca de informações e de questionamentos por meio de um programa que contempla a interconexão do aprendizado, unindo inteligência e criatividade”, explica a coordenadora.

Mercado de trabalhoOs arquitetos podem trabalhar em projetos de construções e de

interiores, estudos urbanos e paisagísticos, de preservação e recu-peração do patrimônio histórico, em atividades ligadas à indústria da construção civil, na elaboração de pareceres técnicos, laudos e perícias e em atividades de ensino e de pesquisa.

Nas equipes, esses profissionais colaboram na elaboração de projetos de impacto ambiental, estudos de viabilidade, planos dire-tores, implantação de equipamentos urbanos (como terminais de abastecimento e transporte), entre outros.

Moda

O curso de Moda da FMU tem como principal característica o desenvolvimento do pensamento e da prática empreendedo-ra e interdisciplinar, propondo uma visão abrangente da Moda como negócio.

A proposta da Graduação é promover os conhecimentos teórico,

prático e técnico das diversas atividades profissionais, proporcio-nando também a fundamentação necessária para que os alunos saibam identificar problemas e equacionar as soluções adequa-das, bem como reconhecer novas oportunidades de negócios e propor projetos para aproveitá-las.

A FMU oferece duas habilitações diferentes para a formação profissional. Na Coordenação em Moda, os estudantes apren-dem a idealizar produtos desenvolvendo conceitos e soluções a partir de estudos e de pesquisas em várias áreas do conheci-mento. Em Gerência de Produto, por sua vez, os discentes tor-nam-se aptos a planejar e a avaliar novos negócios do setor.

Mercado de trabalhoSegundo a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confec-

ção (ABIT), o País é o 5º maior produtor têxtil do mundo. Somente em 2011 o setor obteve um faturamento de 67 bilhões de dólares.

A divulgação realizada pelos diversos meios de comunicação al-çou a Moda a um novo patamar, já que as tendências apresentadas por estilistas nos principais eventos do segmento influenciam várias outras áreas, como a construção e o design. Com as altas quantias envolvidas nas transações comerciais, os profissionais especializa-dos na gestão desses negócios também se destacam e demonstram que trabalhar com Moda não se restringe à criação de peças.

A cada dia essa temática vem ocupando mais espa-

ço nos debates nacionais e internacionais. Neste ano, a

Rio+20 trouxe à tona questões importantes que visavam

assegurar e renovar o comprometimento político com

o desenvolvimento sustentável. Como a área está em

constante ascensão, o mercado de trabalho vê com bons

olhos profissionais preocupados com as questões am-

bientais. As carreiras mais procuradas são Engenharia

Ambiental, Ciências Biológicas e Gestão Ambiental.

A globalização é a principal responsável pelo aumen-

to da procura por profissionais graduados em Comércio

Exterior, Administração de Empresas, Ciências Eco-

nômicas, Relações Internacionais, Gestão em Recur-

sos Humanos, Gestão Hospitalar, Gestão da Qualidade

e Marketing, uma vez que as instituições necessitam

cada vez mais de pessoas capazes de se comunicar com

o mundo inteiro e de zelar pela excelência do negócio.

Como essa é uma área que faz com que as empresas

vivam em constante expansão e competitividade pela ne-

cessidade de contratar profissionais que dominem tec-

nologia e informática, o surgimento de novas ferramen-

tas permite que os estudantes e formados em Sistemas

de Informação, Redes de Computadores, Ciência da

Computação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas

tenham grandes oportunidades no mercado de trabalho.

De alguns anos para cá, os estudantes da área da Saú-de ganharam uma nova opção de trabalho: o cuidado com os idosos. Por ter sido aberta uma série de oportunida-des de serviços para os profissionais que entendem de gerontologia e de questões relacionadas à idade avança-da, o trabalho dos psicólogos, dos gestores hospitalares e dos graduados em Educação Física, Enfermagem e Fisioterapia estão sendo mais procurados.

Especialistas garantem que o mercado de trabalho

para os alunos que se formam em Direito ainda é bastante

promissor, já que consiste em uma área que exerce pa-

pel preponderante na sociedade. Hoje, o Direito apresen-

ta novos campos de atuação que buscam acompanhar o

mundo moderno, como o Direito Ambiental, o Internacio-

nal, o Desportivo, o Eleitoral e o do Consumidor. Qual-

quer uma dessas especialidades garante possibilidades

reais de ganho na profissão, além de um extenso leque de

tradicionais carreiras jurídicas.

Os cidadãos brasileiros estão inseridos em um contexto

econômico de constante crescimento de consumo de bens

tangíveis e intangíveis. Um reflexo disso é o aquecimento

não só do comércio, mas também da área do conheci-

mento e da educação, como bens intangíveis. Por essa ra-

zão, os profissionais de Pedagogia, Ciências Biológicas,

História, Matemática, Letras e de outras licenciaturas

encontram facilmente uma colocação no mercado de tra-

balho, especialmente no Ensino a Distância (EAD).

Sustentabilidade Gestão e Negócios

TecnologiaSaúde

Direito Educação

Acesse o site www.fmu.br e confira a lista completa dos mais de 70 cursos de Graduação oferecidos pela Instituição.

O Complexo Educacional FMU oferece também:

Graduação

Design Gráfico e de Produto Música (FIAMFAAM)

Graduação Tecnológica

Design de Interiores (FIAMFAAM) Design GráficoFotografia (FIAMFAAM) Produção Cultural

Área de Arquitetura, Artes, Design e Moda

Page 5: A construção do “Q” a mais da FMU começou há décadas...

A dedicação dos professores em le-cionar é o que proporciona a todos o conhecimento nas mais diversas áreas e níveis educacionais. Tanto é verdade

que pesquisadores das universidades de Columbia e de Harvard, nos EUA,

após desenvolverem um estudo com 2,5 milhões de alunos durante 20 anos, com-provaram que um estudante que teve um

excelente professor durante um ano ganha, ao longo da carreira, o equivalente a R$ 90 mil a mais se comparado a outro aluno que

não teve essa oportunidade.Por essa razão, as instituições de ensino de-

vem estar preparadas para promover o aprendi-zado e o aperfeiçoamento dos alunos de acordo com as suas reais necessidades. Uma das gran-des demandas atuais é o domínio de línguas es-trangeiras, devido a fatores como a expansão da Internet, a proximidade dos grandes eventos esportivos no País e o aquecimento da econo-mia brasileira.

O Centro de Formação de Professores da FMU concentra todas as atividades voltadas para a qualificação de docentes e de outros profissio-nais capacitados para atuar na educação básica, no Ensino Superior e também em atividades de educação fora de instituições de ensino.

A vida moderna gira em torno dos meios de comunicação. Segundo uma pesquisa realizada no 1º trimestre de 2012 pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE), mais de 82 milhões de brasileiros têm acesso à In-ternet. De acordo com a Associação Nacional de Jornais (ANJ), circulam mais de quatro mil periódicos no País.

Na sociedade globalizada, a informação re-presenta uma mercadoria indispensável, tor-nando o espaço de atuação dos jornalistas cada vez mais amplo. Além dos tradicionais meios de comunicação – TV, rádio, jornal, revista e Internet –, o mercado está se abrindo para no-

vas tecnologias em franca expansão, como no caso dos telefones celulares, que apontam para uma nova tendência da comunicação digital.

Outra área promissora é a comunica-ção organizacional, devido à necessidade crescente dos estabelecimentos mante-rem boas relações com a sociedade, os clientes, os fornecedores e os funcionários.

Com a visibilidade internacional que o Brasil vem conquistando e a participação ativa do País nas questões mundiais, o Jorna-lismo ganhou ainda maior destaque por ser a ponte entre a informação e a sociedade.

Letras – Tradução

Por meio da Graduação em Letras oferecida pela Instituição, os futuros profissionais tornam-se aptos para trabalhar em prol do aprimoramento e da correta utilização da língua portuguesa. O curso conta ainda com duas opções de idiomas estrangeiros – o inglês e o espanhol –, que são duas das línguas mais faladas ao redor do mundo e com maior influência sobre o Brasil.

Mercado de trabalhoComo a globalização da economia tornou o uso das línguas in-

glesa e espanhola cada vez mais importante, há muita procura por profissionais que as dominem. Assim, os tradutores e intér-pretes encontram boas oportunidades no mercado de trabalho, já que, entre outras funções, são muito procurados para trabalha-rem no ramo editorial e em indústrias exportadoras (traduzindo e revisando textos), bem como para prestarem serviços como in-térpretes em eventos e congressos internacionais.

Letras – Licenciatura

Ao formar professores e pesquisadores aptos a levar informa-ções pertinentes da área aos estudantes, o curso de Letras da FMU permite que os docentes descubram uma outra importante missão: a de contribuírem efetivamente para que os seus alunos se tornem indivíduos conscientes e capazes de ajudar e transfor-mar a sociedade para o bem de toda a comunidade.

Mercado de trabalhoNos últimos anos, a quantidade de alunos nos Ensinos Funda-

mental e Médio tem crescido mais rapidamente do que o número de professores que se formam. Como resultado, os novos profis-sionais de Letras ingressam com facilidade no mercado de tra-balho, podendo escolher entre várias opções: escolas de Ensinos Fundamental e Médio (tanto públicas quanto privadas), editoras, jornais, revistas e agências de propaganda e marketing.

Jornalismo

O curso de Jornalismo da Instituição possui uma tradição de 40 anos de ensino e o reconhecimento do mercado de trabalho, pois já formou profissionais de destaque que atuam em jornais, revistas, emissoras de rádio e de televisão, sites e assessorias de comunicação.

A atividade jornalística inclui a apuração, a interpretação, o re-gistro e a divulgação de informações da atualidade, sejam elas de interesse geral ou de um determinado setor.

Portanto, o perfil dos alunos deve refletir essa variedade de demandas profissionais na área, assim como a capacidade de análise crítica e de adequação às mudanças exigidas no mundo contemporâneo.

Mercado de trabalhoA área de atuação no Jornalismo que mais cresce, certamente,

é a Internet. Nas versões virtuais dos grandes jornais impressos, em blogs – que hoje se proliferam aos milhares – e em sites de notícias independentes há sempre boas chances de trabalho. Na área investigativa existe uma grande procura por repórteres, prin-cipalmente nas pequenas e médias emissoras de TV regionais. O mercado da comunicação corporativa ou empresarial também se encontra aquecido para esses profissionais.

Publicidade e propaganda

No ano de 1994 a inflação brasileira passou a ser controlada, fazendo com que os preços subissem em menor escala e aumen-tasse o poder de compra das classes C e D. Com o crescimento do consumo, novas oportunidades surgiram para os profissionais qualificados de Publicidade e Propaganda, que, até hoje, encontram

muitas opções de trabalho em agências de propaganda, empresas públicas e privadas, veículos de comunicação e empresas que for-necem serviços especializados nas áreas de comunicação e marke-ting. Os publicitários podem trabalhar como gerentes de produto ou de propaganda, diretores de atendimento, de mídia, de criação, de produção gráfica ou, ainda, de rádio e TV.

Mercado de trabalhoO mercado de trabalho está constantemente em busca de profis-

sionais criativos e atentos a tudo o que está ao seu redor, sempre com uma visão nova da mesma coisa para chamar a atenção dos consumidores. Atualmente o mercado de trabalho para os publi-citários mostra-se muito promissor, uma vez que os aumentos da concorrência e da oferta de produtos – somados à grande entrada das multinacionais – provocaram um certo aquecimento no seg-mento e uma maior solicitação dos serviços desses profissionais. Além disso, o mercado também foi ampliado pela revolução da In-ternet, passando a ocorrer diversas contratações na publicidade on-line, que consiste em uma área bastante promissora, já que existem poucos profissionais especializados.

O Complexo Educacional FMU oferece também:

Graduação

Artes VisuaisCiências SociaisHistóriaMatemáticaPedagogia

O Complexo Educacional FMU oferece também:

Graduação

Rádio, TV e Vídeo (FIAMFAAM)Relações Públicas (FIAMFAAM)

Graduação Tecnológica

Comunicação Institucional Produção Audiovisual (FIAMFAAM)Produção Multimídia (FIAMFAAM)Produção Publicitária (FIAMFAAM)

Área de EducaçãoÁrea de Comunicação

Page 6: A construção do “Q” a mais da FMU começou há décadas...

De acordo com pesquisadores do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), mes-mo no cenário econômico mais realista – com crescimento estimado em 2,5% ao ano –, a demanda por novos engenheiros até 2020 ul-trapassará a casa dos 650 mil profissionais. Só os setores da construção civil e de petróleo e gás crescerão 30% a mais entre 2011 e 2020 do que entre 2000 e 2010.

Os engenheiros contribuem diretamente para o crescimento e o desenvolvimento do País,

uma vez que atuam em construções, na criação e produção de novas fontes de energia e na projeção de tecnologias que beneficiem diretamente a população.

Como uma das questões com maior destaque atualmente é a preservação do meio ambiente, os engenheiros exercem um papel decisivo nessa área, pois traba-lham no diagnóstico, no manejo, no controle e na recuperação de ambientes urbanos e ru-rais com ênfase na sustentabilidade ambiental.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Es-tatística (IBGE), o Brasil possui mais de quatro milhões de empresas ativas que necessitam de funcionários habilitados para atuarem nas diversas áreas comerciais e de serviços.

Hoje há vagas para vários profissionais no segmento em-presarial, que podem atuar na administração das empresas, na avaliação de riscos, no estabelecimento de planos e po-líticas de investimento e amortização, no monitoramento e nas análises ambientais, na criação de estratégias para o aumento das vendas, na atração e fidelização de clientes e em outras tarefas de grande relevância no meio corporativo.

O Complexo Educacional FMU oferece cursos voltados para a capacitação no ramo empresarial. “Eles funda-mentam-se na preparação do profissional que atuará no mercado de forma ética, responsável, com autonomia intelectual e preocupado com o desenvolvimento susten-tável”, afirma a diretora do Núcleo das Ciências Sociais Aplicadas, Humanas e das Artes, Profa. Dumara Coutinho Tokunaga Sameshima.

Alguns locais necessitam de uma administração espe-cífica, respeitando as suas particularidades. Segundo a Profa. Dumara, embora os profissionais da área de gestão tenham condições de atuar em diferentes tipos de organi-zações, não se pode negar a solicitação mercadológica por um trabalho mais específico.

Com a proximidade da Copa de 2014 e das Olimpíadas em 2016, os segmentos de Hotelaria, Gestão de Turismo e Eventos ganham destaque devido à sua importância na recepção dos visitantes de outros estados e países. Por isso, a FMU oferece cursos de Graduação Tecnológica nes-sas três áreas, formando profissionais plenamente capa-citados para lidarem com hóspedes de diferentes lugares, culturas, condições sociais e econômicas e especializados no ato de receber bem e com qualidade para conquistar a fidelidade desse público.

Gastronomia

Outra área que ganha destaque com os eventos esportivos e com o aumento do turismo no Brasil é a Gastronomia.

Segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), a gastronomia movimentou 180 bilhões de reais no Bra-sil em 2011, apresentando um crescimento de 80% em cinco anos. Já de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do total do orçamento familiar gasto com alimentação, 31% é destinado a refeições fora do lar. Em 2002 esse percentual era de 24% e a previsão é que, em 2014, o número chegue a 38%.

O curso de Tecnologia em Gastronomia da FMU não só ensina a cozinhar, mas também a planejar, a administrar e a gerenciar um restaurante. Por isso, a ênfase é dada ao ensino prático e às bases do planejamento e da rentabilidade operacional. Além disso, os estudantes têm a oportunidade de conhecer a história dos ingredientes para criarem novos pratos e adquirirem conhe-cimentos sobre a cultura de diversos países, uma vez que a curio-sidade em descobrir novos lugares também está associada a ex-perimentar sabores locais. Segundo o coordenador do curso, Prof. Marcelo Malta, entre as habilidades do profissional da área estão o domínio das técnicas gastronômicas, de higiene e segurança e de gestão, além de disciplina e liderança.

Mercado de trabalhoO setor de alimentos apresenta-se como um bom negócio

e com possibilidades de expansão e de contratação de pessoas qualificadas. No Brasil e no exterior, o mercado se amplia para o profissional da área, que se destaca por sua criatividade e compe-tência. Sendo assim, o tecnólogo em Gastronomia pode optar por atuar em diversos tipos de restaurantes comerciais, de coletivida-de, de hospitais, bufês, resorts e navios, entre outros.

Engenharia Ambiental

O curso visa atender a demanda do mercado e preparar os futuros profissionais para trabalharem na conservação da natureza, bus-cando novos métodos e técnicas que possibilitem o equilíbrio entre o progresso econômico e a preservação dos recursos naturais.

Esses profissionais se tornam capacitados a identificar e a pro-por soluções que minimizem os impactos da produção e da ação humana ao meio ambiente, em diversos níveis de complexidade.

Mercado de trabalhoÉ promissor, uma vez que a demanda para que empresas se en-

quadrem às normas internacionais de qualidade e a crescente cons-cientização da população em relação à necessidade de preservação do meio ambiente abrirão muitas oportunidades no segmento.

Engenharia Civil

A atuação dos engenheiros é fundamental tanto nos mo-mentos de expansão e de investimentos quanto na infraestru-tura e na modernização de instalações prediais e produtivas. Os projetos civis de ampliação e a melhoria dos equipamen-tos públicos e privados também demandam profissionais com competências específicas.

Depois de formados, os engenheiros civis podem atuar em qualquer projeto, dedicando-se à construção de moradias, infraestrutura, planejamento urbano, estradas e aeroportos, além de gerenciarem equipamentos e estruturas prediais.

Mercado de trabalhoCom a aproximação dos maiores eventos esportivos mun-

diais – a Copa do Mundo e as Olimpíadas – que serão realiza-dos no Brasil, as oportunidades de emprego para os profis-sionais da Engenharia Civil se tornarão ainda maiores, uma vez que serão solicitados para gerenciar canteiros de obras

e desenvolver atividades que envolvam orçamentos, planeja-mentos, projetos e cálculo de estruturas.

Petróleo e Gás

A rápida expansão da indústria do petróleo e do gás natural ge-rou uma demanda de mão de obra operacional especializada na área. O curso da FMU visa promover a formação de profissionais com conhecimentos do setor de petróleo e gás e suas tecnologias empregadas, para que atuem na cadeia de fornecedores de bens e serviços e nas indústrias do segmento, trabalhando na explora-ção, produção e comercialização de petróleo e gás natural.

Mercado de trabalhoCom o início das operações do Complexo Petroquímico do Rio

de Janeiro (Comperj) previsto para este ano de 2012 – que deve criar mais de 212 mil empregos diretos e indiretos – e a desco-berta de petróleo na faixa do Pré-sal, o mercado está aquecido e confiante em um grande crescimento.

O Complexo Educacional FMU oferece também:

Graduação

AdministraçãoCiências AtuariaisCiências Contábeis

Ciências EconômicasRelações Internacionais Secretariado Executivo Trilíngue

Graduação Tecnológica

Comércio ExteriorGestão AmbientalGestão ComercialGestão da QualidadeGestão de Processos EscolaresGestão de Recursos HumanosGestão Financeira

Gestão HospitalarGestão PúblicaLogísticaMarketingNegócios ImobiliáriosProcessos Gerenciais

O Complexo Educacional FMU oferece também:

Graduação

Engenharia de EnergiaEngenharia de Produção Mecânica (FISP)Engenharia Elétrica (FISP)Engenharia MecânicaEngenharia Mecatrônica (FISP)

Graduação Tecnológica

Automação IndustrialConstrução de EdifíciosEletrônica IndustrialGestão em Segurança do TrabalhoMecatrônica

Área de Gestão e NegóciosÁrea de Engenharia

Page 7: A construção do “Q” a mais da FMU começou há décadas...

O setor da Saúde é de essencial importância para a população, uma vez que são os profissio-nais da área que se dedicam à prevenção e ao tra-tamento das enfermidades, à pesquisa de novos medicamentos e vacinas e à busca por soluções que proporcionem o bem-estar físico e psíquico dos indivíduos.

A expectativa de vida no Brasil, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aumentou de 48 anos para 73,4 nas últi-mas cinco décadas. Com o crescimento da po-pulação idosa, a demanda por trabalhadores na área da Saúde também se expande, pois a terceira idade necessita de atenção especializada para ga-rantir a longevidade com vigor e conforto. Os pro-fissionais podem atuar também no setor indus-trial e na pesquisa de novos métodos e técnicas.

Na FMU um dos grandes diferenciais é a opor-tunidade de vivenciar o cotidiano profissional a

partir da infraestrutura oferecida pelo Complexo Educacional. Tan-to que os cursos de Biomedicina, Enfermagem, Fisioterapia, Fono-audiologia, Musicoterapia, Nutrição, Odontologia e Psicologia realizam atendimento à comunidade externa, proporcionando aos estudantes a vivên-cia do que enfrentarão no mercado, além de promover o senso de responsabilidade social nos futuros profissionais.

A Medicina Veterinária também ga-nhou destaque, pois cada vez mais as pessoas investem no bem-estar de seus animais de estimação. Enquanto isso, no campo, o agronegócio está profissionaliza-do, exigindo que os produtores de alimentos cuidem constantemente da saúde do gado e das aves que criam.

Medicina Veterinária

Os veterinários dedicam-se à prevenção e ao tratamento de en-fermidades nos animais domésticos e silvestres de todos os por-tes. Além disso, os profissionais são responsáveis pela inspeção e pelo controle de qualidade dos produtos de origem animal destina-dos ao consumo humano.

O programa do curso de Medicina Veterinária da FMU, que prevê as principais necessidades e os desafios que os alunos terão de enfrentar em sua carreira, faz com que recebam toda a formação necessária para que possam atuar com sucesso em várias ativida-des ligadas aos cuidados com a saúde dos animais, como o manejo geral, aspectos raciais, produção racional de alimentos, prevenção de doenças, clínica, cirurgia, inseminação artificial, gestação, pa-rasitologia, patologia e anatomia, entre outras.

Um dos diferenciais do curso é o Programa de Aprimoramento Profissional em Medicina Veterinária, permitindo que, durante dois anos, os alunos vivenciem a rotina da profissão no Hospital Veteri-nário (HOVET) da Instituição, com o acompanhamento de docentes e de profissionais da área. A supervisora da Residência em Cirur-gia de Pequenos Animais, Profa. Aline Machado de Zoopa, explica como o programa é desenvolvido. “Os residentes nos ajudam a fa-zer a rotina do hospital observando os procedimentos, momento em que aprendem e realizam. Para mim, esse é o diferencial da residência na FMU e é o que os egressos do curso buscam aqui”.

Mercado de trabalhoA atuação dos médicos veterinários não se resume no trata-

mento de animais de pequeno e grande portes. Por ser um curso generalista, os profissionais poderão atuar em várias áreas, como na saúde pública, em clínicas, cirurgia de pequenos e grandes ani-mais, produção animal e genética, entre outras. Durante o curso, os estudantes percebem que existem diferentes possibilidades in-teressantes e importantes para a sociedade – como o trabalho no setor de alimentos –, uma vez que todo produto de origem animal tem que passar por uma inspeção, sendo esta uma responsabili-dade dos médicos veterinários.

O Complexo Educacional FMU oferece também:

Graduação

BiomedicinaCiências BiológicasEducação Física Enfermagem FarmáciaFisioterapia

FonoaudiologiaMusicoterapiaNutriçãoOdontologia Psicologia

Graduação Tecnológica

Estética e Cosmética Radiologia

Área de Saúde

Como a tecnologia está presente em tudo, hoje é difícil imaginar o mundo

atual sem essas ferramentas. Tanto que um dos principais destaques da área são os Jogos Digitais. Segundo um estudo rea-lizado pela empresa internacional Newzoo

– consultoria focada na indústria de jogos

–, o Brasil já é o 4º maior mercado mun-dial de jogos on-line, somando mais de 35 milhões de usuários no País. Hoje, em nú-mero de jogadores na Internet, o Brasil está atrás apenas dos Estados Unidos, da Rússia e da Alemanha.

Jogos Digitais

Os tecnólogos em Jogos Digitais trabalham na criação de jogos educativos, de ação, de simulação 2D e 3D, entre outros, em que lidam com plataformas e ferramentas para a criação de games e trabalham no desenvolvimento e na gestão de projetos de siste-mas de entretenimento digital interativo, de roteiros e modelagem de personagens virtuais e na interação com banco de dados.

Além disso, esses profissionais podem implantar, operar, ava-liar e fazer a manutenção de sistemas e de tecnologias ligadas à informática e às telecomunicações. Assim, os alunos concluem o curso com uma formação como tecnólogos, prontos para traba-lhar em empresas de desenvolvimento de softwares ou em outras interessadas no uso ou na criação de vários tipos de jogos.

O curso da FMU forma profissionais capazes de desenvolver jo-gos de computador voltados para o entretenimento, o treinamento empresarial ou ainda para fins acadêmicos.

Mercado de trabalhoO mercado de trabalho do segmento é amplo e possibilita aos

tecnólogos em Jogos Digitais trabalharem como autônomos ou como funcionários de empresas produtoras de jogos digitais, ca-nais de comunicação via web, produtoras de sites, agências de pu-blicidade e veículos midiáticos.

Segurança da Informação

A 9ª Pesquisa Anual de Tendências de Segurança, realiza-da pela Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro Nacional) e pela Associação da In-dústria da Tecnologia da Computação (CompTIA), apontou que 70% das companhias já consideram como prioridade os inves-timentos em tecnologia de segurança da informação. O estudo demonstrou a movimentação financeira relativa a serviços de

segurança da informação em todo o mundo durante o ano de 2011, valor que ultrapassou os 35 bilhões de dólares. Até 2015, a expectativa é que a quantia chegue a mais de 49 bilhões.

Devido a esses fatores, o campo de atuação dos profissionais de Segurança da Informação segue em franco crescimento.

Os tecnólogos graduados na área são responsáveis por zelar pela integridade e pelo resguardo de informações das empresas, protegendo-as contra acessos não autorizados. Respeitando os princípios de confidencialidade, integridade e disponibilidade, analisam riscos, administram sistemas de in-formações, projetam e gerenciam redes de computadores se-guras, realizam auditorias e moderam situações inesperadas. Além disso, são eles que controlam os níveis de acesso aos serviços dos sistemas operacionais, ao banco de dados e às redes de computadores.

Mercado de trabalhoAs empresas nas quais os profissionais da área podem atuar va-

riam de ramo e porte, mas há um campo maior ligado aos bancos e a empresas de consultoria, em que os tecnólogos em Segurança da Informação trabalham ligados ao departamento jurídico.

O Complexo Educacional FMU oferece também:

Graduação

Ciência da ComputaçãoSistemas de Informação

Graduação Tecnológica

Análise e Desenvolvimento de SistemasBanco de DadosGestão da Tecnologia da InformaçãoRede de ComputadoresSistemas de TelecomunicaçõesSistemas para Internet

Área de Tecnologia

Page 8: A construção do “Q” a mais da FMU começou há décadas...

Direito

Fundada em 1968, a Faculdade de Di-reito da FMU possui tradição no ensino da ciência jurídica e, em mais de 40 anos de existência, já formou profissionais de grande destaque na área. “Procuramos demonstrar para a sociedade civil a im-portância da Graduação em Direito e a projeção que ela dá não apenas para os estudantes, mas também proporcionando à sociedade a percepção de que o curso de Direito contribui efetivamente para o aprimoramento da justiça”, garante o co-ordenador da Graduação, Prof. Dr. Roberto Senise Lisboa.

Mercado de trabalhoO currículo é moderno e voltado para as

necessidades exigidas pelo mercado de tra-balho. “O curso está em permanente reci-clagem, pois o Direito tem que acompanhar a evolução da sociedade, senão se transfor-ma em um regramento morto”, comenta o coordenador, que destaca questões como o

Direito da Sociedade da Informação, o Di-reito Ambiental e o Direito do Consumidor.

A ciência jurídica como um todo sofre uma revolução constante. “No Direito Civil, hoje é estudado o impacto da bioética, do biodireito e da formação das novas famílias. No Direito do Trabalho, a questão do traba-lho a distância, realizado pela via eletrônica e o monitoramento de troca de e-mails. O Direito Internacional também está cada vez mais importante, pois os eventos da econo-mia mundial se refletem no Brasil e vice--versa”, elenca o docente.

No mercado do Direito Ambiental, en-gana-se quem acredita que ele se resume à conservação do ecossistema. Segundo o Prof. Dr. Celso Antonio Pacheco Fiorillo, livre docente em Direito Ambiental e coor-denador do curso de Mestrado da FMU, “a função do Direito Ambiental é proteger o ser humano e a palavra ambiental ganha o sentido de ambiente, ou seja, local”, escla-rece o docente, explicando ainda que existem

quatro tipos de ambientes em que a pre-sença do ser humano é estudada na Jus-tiça: o natural – que envolve o petróleo, a água, a fauna e a flora –, o artificial – que se refere às Ciências Jurídicas das cidades –, o de trabalho – que aborda e se preocupa com a parte da saúde dos cidadãos –, e, por último, o cultural, destinado a proteger as línguas, as religiões, os conteúdos das tele-novelas, o futebol, entre outros tópicos.

1. Juizado Especial Cível Em uma parceria com o Tribunal de Justiça, desde 1999 funciona

no Campus Liberdade o 1º Juizado Especial Cível anexo a uma fa-culdade de Direito no Estado de São Paulo. Criado para solucionar de forma mais rápida e econômica questões simples do dia a dia dos cidadãos, o Juizado pode conciliar, processar e julgar causas cíveis menos complexas, cujo valor não deve ultrapassar 40 (qua-renta) salários mínimos. Nesse local, os estudantes participam de atividades reais, atendem e orientam as pessoas carentes, colabo-ram na solução de conflitos e ainda recebem a orientação de ad-vogados contratados para transmitir essa experiência profissional.

2. Núcleo de Prática Jurídica da FMUEm um Ambiente Gerenciador de Aprendizado, com metodologia

de Educação a Distância (EAD), os alunos se aproximam do cotidia-no forense a partir da elaboração de petições, visitas a órgãos públi-cos e realização de outras atividades práticas do estágio curricular supervisionado. A prática tem início a partir do 7° semestre e prevê atividades nas áreas cível, penal, trabalhista e empresarial.

3. Curso de Estágio Profissional em Advocacia (CEPA)Reconhecido pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seção de

São Paulo (OAB-SP), o curso é um dos mais antigos do Brasil e per-mite que os alunos obtenham, após a conclusão do primeiro módu-lo, a carteira de estagiário da OAB. O Curso de Estágio Profissional em Advocacia (CEPA) visa capacitar os graduados em Direito para o exercício das atividades da advocacia em diversas áreas, principal-mente em conflitos judiciais.

O sistema de ensino conta com aulas práticas e teóricas, além de treinamento de redação de peças nas áreas civil, penal e do trabalho.

4. Programa de Orientação Profissional (POP)A partir do 1º semestre os estudantes podem participar do Pro-

grama de Orientação Profissional (POP), que tem como objetivos fazer uma reciclagem de conteúdos, chamar a atenção dos alunos para as necessidades do estudo e habituá-los a essa prática, para que assim tenham uma maior facilidade ao resolver questões do exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e também de fu-turos concursos públicos.

Área de Direito

Diferenciais do curso de Direito da FMU

Page 9: A construção do “Q” a mais da FMU começou há décadas...

Qualidadeé ter fácil

acessoA FMU tem

8 Campimuito bemlocalizados

LIBERDADE: Estação de Metrô São Joaquim

VERGUEIRO: Estação de Metrô Vila Maria

na

VILA MARIANA I: Estação de Metrô

Vila Mariana

VILA MARIANA II: Estação de Metrô

Santa Cruz

SANTO AMARO: Estação de Trem Vila Olímpia

PONTE ESTAIADA: Estação de Trem Morumbi

MORUMBI: Estação de Trem Rebouças | M

etrô Butantã

ITAIM BIBI: Estação de Trem Cidade Jardim

www.fmu.br | (11) 3132-3000