A dança é uma das três principais artes

5
Escola Secundária da Cidadela Trabalho de Educação Física Dança A dança é uma das três principais artes. Distingue-se pelo uso do corpo seguindo movimentos previamente estabelecidos (coreografia), ou improvisados (dança livre). A dança pode existir como manifestação artística, como forma de divertimento e como cerimónia. Como arte, a dança expõe se através dos métodos de movimento, com ou sem ligação musical, para um determinado público. Existem vários estilos de danças por terem surgido em época, local ou cultura diferente. São ritmos lentos, agitados, contemporâneos, dançados individualmente, com parceiro, em grupo, casal, etc. Lambada: A lambada é um género musical surgido no Brasil, na década de 1970, tendo como base o carimbó e a guitarrada, influenciada por ritmos como a cumbia e o merengue. A princípio sua modalidade coreográfica era praticada ao ar livre, nas praias, diante das barracas, dia e noite, transferindo-se posteriormente para as salas de bailes. O que mais encantou as pessoas foi a possibilidade de dançar abraçado ao par. Catarina Alexandra Eusébio T3A, Nº1

Transcript of A dança é uma das três principais artes

Page 1: A dança é uma das três principais artes

Escola Secundária da Cidadela

Trabalho de Educação Física

Dança

A dança é uma das três principais artes. Distingue-se pelo uso do corpo seguindo movimentos previamente estabelecidos (coreografia), ou improvisados (dança livre). A dança pode existir como manifestação artística, como forma de divertimento e como cerimónia. Como arte, a dança expõe se através dos métodos de movimento, com ou sem ligação musical, para um determinado público.

Existem vários estilos de danças por terem surgido em época, local ou cultura diferente. São ritmos lentos, agitados, contemporâneos, dançados individualmente, com parceiro, em grupo, casal, etc.

Lambada: A lambada é um género musical surgido no Brasil, na década de 1970, tendo como base o carimbó e a guitarrada, influenciada por ritmos como a cumbia e o merengue. A princípio sua modalidade coreográfica era praticada ao ar livre, nas praias, diante das barracas, dia e noite, transferindo-se posteriormente para as salas de bailes. O que mais encantou as pessoas foi a possibilidade de dançar abraçado ao par.

Latinas: merengue, chachachá e a salsa.

Catarina Alexandra Eusébio T3A, Nº1

Page 2: A dança é uma das três principais artes

Merengue: O merengue é a dança tradicional da república Dominicana, embora seja popular em outros países da América Central (Haiti e Costa Rica) e América do Sul (Colômbia e Venezuela), na qual um dos pés marca o tempo e o outro é arrastado no chão. As suas origens são crioulas, tendo sido levada pelos escravos da África Austral (Angola), para os novos territórios das Américas, a sua primeira referência escrita data do século XIX. O estilo mais popular do merengue é habitualmente interpretado por um amplo conjunto de instrumentos que inclui vários saxofones, acordeões, trompetas e teclados, com vocalistas divertidos. Ao nível coreográfico, o merengue apresenta passos fáceis e rápidos, dançados por casais.

Chachachá: é o nome de uma dança latino-americana originária de Cuba

construída sobre a música de mesmo nome. É considerada uma variação do mambo. O chachachá foi introduzido em Cuba pelo compositor e violinista Enrique Jorrín, em 1953. Sua música “La Engañadora”, de 1951, é considerada o primeiro chachachá.

O nome é onomatopeico, derivado do som ritmado do reco-reco e dos pés dos dançarinos ao arrastá-los no chão. O estilo se tornou independente, com características próprias de música e dança.

A dança de salão chachachá é energética e com uma batida constante. O chachachá latino é mais lento, mais sensual e pode envolver ritmos mais complexos. O ritmo original cubano e a dança de salão chachachá contam "dois-três-chachachá"

Salsa: nasceu na Ilha de Cuba, mais propriamente em Havana, no interior dos famosos cabarets cubanos, na década de 40, é uma mistura de ritmos afro-caribenhos, tais como o Son Montuno, o Mambo, o Chachachá, a Charanga e a Rumba cubana. Salsa, em castelhano, significa "tempero" e a adopção do nome quis transmitir a ideia de uma música com "sabor".

Outras: valsa, flamenco

Catarina Alexandra Eusébio T3A, Nº1

Instrumentos típicos

Piano, conga, trompete, trombone, baixo, claves, Sino de Vaca, timbales, guitarra, bongos, saxofone, bateria

Page 3: A dança é uma das três principais artes

Valsa: é um género musical erudito de compasso binário composto (embora muitas vezes, para facilitar a leitura, seja escrita em compasso ternário). As valsas foram muito tocadas nos salões vienenses e muito dançada pela elite da época.[1] A valsa surgiu na Áustria e na Alemanha no início do Séc. XIX. A palavra “valsa” tem origem na palavra alemã “waltzen”, que traduzida quer dizer “dar voltas”.

Flamenco: é a música e a dança espanhola cujas origens remontam às culturas cigana e mourisca, com influência de árabes e judeus. Consistia apenas de canto (cante) sem acompanhamento. Depois começou a ser acompanhado por guitarra (toque), palmas, sapateado e dança (baile). O "toque" e o "baile" podem também aparecer sem o "cante", embora o canto permaneça no coração da tradição do flamenco. Mais recentemente outros instrumentos como o "cajón" (ou adufe, em português uma caixa de madeira usada como percussão) e as castanholas foram também introduzidos. O flamenco é actualmente dividido em três categorias:

Flamenco Jondo ou flamenco antigo, é a forma mais tradicional do flamenco.

Flamenco Clássico, tocado de forma mais moderna que utiliza técnicas novas tanto para a guitarra flamenca quanto para a dança flamenca e para o cante flamenco.

Flamenco contemporâneo, trata-se do flamenco jondo e clássico somados ao jazz e ao fusion.

Modernas: Hip-Hop e Break Dance.

O Hip-Hop é uma

Catarina Alexandra Eusébio T3A, Nº1

Page 4: A dança é uma das três principais artes

cultura artística que iniciou na Jamaica, nas comunidades latinas e afro-americanas da cidade de Nova Iorque. Afrika Bambaataa, reconhecido como o criador oficial do movimento, estabeleceu quatro pilares essenciais na cultura hip hop: o rap, o DJing, a breakdance e a escrita da grafite. Outros elementos incluem a moda hip-hop e as gírias.

O Break Dance é a linguagem artística dentro do Hip Hop praticada pelos b-boys e b-girls, os amantes de grifes. Este estilo de dança surgiu com a quebra da bolsa de valores dos Estados Unidos, em 1929, quando acontece o desemprego em massa. Os artistas dos cabarés americanos foram para as ruas fazerem seus números de música e dança, em busca de dinheiro. Daí surge a “Street Dance” (Dança de Rua), porém com uma estética própria daquela época. O break dance baseia-se na performance do dançarino, na sua capacidade de travar e quebrar os movimentos leves e contínuos. Ela é uma estética específica dentro da Dança de Rua (Street Dance) que possui característica de enfrentamento, protesto e/ou performance em grupo, mas permitindo que em determinado momento da apresentação alguém possa improvisar com a sua habilidade em break dance.

Catarina Alexandra Eusébio T3A, Nº1

Page 5: A dança é uma das três principais artes

Catarina Alexandra Eusébio T3A, Nº1