A Divulgação do Sensoriamento Remoto como Projeto ... · Na primeira semana do reinício das...

6
1 A Divulgação do Sensoriamento Remoto como Projeto Participante em Mostra Cultural Nelson Lage Da Costa Mestrando em Ensino de Ciências na Educação Básica da UNIGRANRIO Caixa Postal 77.180 – Centro – Nova Iguaçu Rio de Janeiro – CEP 26.001-970 [email protected] RESUMO: O enfoque da Mostra Cultural do Colégio Novo Horizonte é pedagógico e abrange as áreas de Arte, Cultura e Ciências, nas suas mais variadas formas de expressão e modalidades, favorecendo a troca de experiências entre alunos, professores e demais participantes, promover o desenvolvimento da criatividade e da capacidade inventiva e investigativa nos alunos além de provocar o diálogo entre as representações discentes e docentes. Entendemos a escola, como local de produção de conhecimento e precisamos estar atentos para esta necessidade humana fundamental – o diálogo. E como citado em Pavão e Freitas (2008, p. 195), que seja um diálogo o mais amplo possível. Entendemos que a divulgação científica é fundamental para a popularização da ciência, pois o ambiente científico é muito carente em oportunidades e, mais importante, nossa educação escolar básica sofre com a escassez de recursos humanos, meios e infra-estrutura para divulgação do conhecimento científico. E aqui acrescentamos que, é preciso que a ciência e a tecnologia sejam de domínio público, tendo-se obviamente, a necessidade de divulgá-las. Eis aqui o nosso objetivo com a realização desta Mostra Cultural. Neste ano de 2009, incluímos para a pesquisa dos nossos alunos, o tema: O Sensoriamento Remoto - A evolução histórica do desenvolvimento dos satélites no Brasil e no mundo. Suas aplicações e benefícios. Neste trabalho, apresentaremos os detalhes do projeto relativo ao Sensoriamento Remoto, em todas as fases de sua realização. Serão mostrados: a formação do grupo de alunos, a escolha dos temas para a pesquisa, o planejamento para a execução do trabalho e a apresentação durante a Mostra Cultural. PALAVRAS-CHAVE: sensoriamento remoto; mostra cultural. Generated by Foxit PDF Creator © Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

Transcript of A Divulgação do Sensoriamento Remoto como Projeto ... · Na primeira semana do reinício das...

Page 1: A Divulgação do Sensoriamento Remoto como Projeto ... · Na primeira semana do reinício das aulas neste segundo semestre, os alunos foram ... 4 Generated by Foxit ... Temos a certeza

1

A Divulgação do Sensoriamento Remoto como Projeto Participante em Mostra Cultural

Nelson Lage Da Costa Mestrando em Ensino de Ciências na Educação Básica da UNIGRANRIO

Caixa Postal 77.180 – Centro – Nova Iguaçu Rio de Janeiro – CEP 26.001-970

[email protected] RESUMO:

O enfoque da Mostra Cultural do Colégio Novo Horizonte é pedagógico e abrange as áreas de Arte, Cultura e Ciências, nas suas mais variadas formas de expressão e modalidades, favorecendo a troca de experiências entre alunos, professores e demais participantes, promover o desenvolvimento da criatividade e da capacidade inventiva e investigativa nos alunos além de provocar o diálogo entre as representações discentes e docentes. Entendemos a escola, como local de produção de conhecimento e precisamos estar atentos para esta necessidade humana fundamental – o diálogo. E como citado em Pavão e Freitas (2008, p. 195), que seja um diálogo o mais amplo possível. Entendemos que a divulgação científica é fundamental para a popularização da ciência, pois o ambiente científico é muito carente em oportunidades e, mais importante, nossa educação escolar básica sofre com a escassez de recursos humanos, meios e infra-estrutura para divulgação do conhecimento científico. E aqui acrescentamos que, é preciso que a ciência e a tecnologia sejam de domínio público, tendo-se obviamente, a necessidade de divulgá-las. Eis aqui o nosso objetivo com a realização desta Mostra Cultural. Neste ano de 2009, incluímos para a pesquisa dos nossos alunos, o tema: O Sensoriamento Remoto - A evolução histórica do desenvolvimento dos satélites no Brasil e no mundo. Suas aplicações e benefícios. Neste trabalho, apresentaremos os detalhes do projeto relativo ao Sensoriamento Remoto, em todas as fases de sua realização. Serão mostrados: a formação do grupo de alunos, a escolha dos temas para a pesquisa, o planejamento para a execução do trabalho e a apresentação durante a Mostra Cultural. PALAVRAS-CHAVE: sensoriamento remoto; mostra cultural.

Generated by Foxit PDF Creator © Foxit Softwarehttp://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

Page 2: A Divulgação do Sensoriamento Remoto como Projeto ... · Na primeira semana do reinício das aulas neste segundo semestre, os alunos foram ... 4 Generated by Foxit ... Temos a certeza

2

CONTEXTUALIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO

O “Colégio Novo Horizonte” é uma instituição de ensino particular do município de Nova Iguaçu, Estado do Rio de Janeiro. Quando da realização deste trabalho, em setembro de 2009, a instituição contava com 170 alunos, a partir da 1ª série do ensino médio a 3ª série do ensino médio, divididos em 04 turmas, sendo duas da 1ª série (cada uma com 35 alunos), uma da 2ª série (com 60 alunos) e uma da 3ª série (com 40 alunos).

O Colégio Novo Horizonte possui uma equipe composta por Direção (Diretor Administrativo e Diretor Pedagógico), Secretaria (3 Funcionários e 1 Secretária Escolar), Equipe Técnica Pedagógica (1 Psicóloga, 1 Orientadora Educacional, 3 Coordenadores (1 coordenador geral, 1 coordenador para o ensino médio e 1 coordenador para a disciplina de matemática), 2 Inspetores de Disciplina, 1 Bibliotecária, 5 auxiliares de serviços gerais e 35 professores atuando no ensino médio).

A escola possui ainda estrutura para atender a todos os segmentos do ensino fundamental. No entanto, como este trabalho está direcionado somente às turmas da 1ª série do ensino médio, omitiremos aqui as informações não pertinentes.

A instituição possui ainda duas quadras de esportes, sendo uma poliesportiva e outra de grama sintética. Possui uma banda de música (Dragões Iguaçuanos com tradição de mais de 40 anos), sala de informática, auditório, sala de vídeo, laboratório de ciências e uma biblioteca que abriga mais de dez mil títulos.

Com a intenção de incentivar à prática esportiva, foi formada a partir do ano de 2005 uma escolinha de futebol somente para os alunos com idade até 10 anos. A DIVULGAÇÃO DO SENSORIEMENTO REMOTO PARA AS TURMAS

Após a conclusão do XII Curso de uso Escolar do Sensoriamento Remoto no Estudo do Meio Ambiente, em julho de 2009, no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – São José dos Campos, SP, e após o reinício das atividades escolares em agosto do corrente ano, coube-nos por conseguinte, a divulgação das informações que foram ministradas durante o curso para as turmas do Ensino Médio da Instituição.

O objetivo, foi criar nos alunos a curiosidade sobre o tema e ao mesmo tempo dar os subsídios necessários ao entendimento dos fundamentos de sensoriamento remoto, um pouco sobre os sistemas sensores e os satélites, além da apresentação das imagens obtidas durante a realização do curso no INPE.

Na primeira semana do reinício das aulas neste segundo semestre, os alunos foram reunidos durante três dias, separados por suas respectivas séries. No primeiro dia o 1° ano do Ensino Médio, no segundo dia o 2° ano do Ensino Médio e no terceiro e último dia o 3° ano do Ensino Médio. Durante este período foram reproduzidas algumas apresentações em slides do Curso realizado no INPE.

Com o projeto A DIVULGAÇÃO DO SENSORIAMENTO REMOTO COMO PROJETO PARTICIPANTE EM MOSTRA CULTURAL, buscou-se selecionar dente os alunos que assistiram as palestras àqueles que, pertencentes a uma das três turmas, mais se interessaram pelo tema e que poderiam contribuir para o desenvolvimento do projeto em pauta, alertando para a busca da qualidade que o projeto exige.

Foi transmitida para os alunos a importância dos satélites, suas aplicações mais notáveis, como por exemplo as imagens usadas na previsão do tempo e no monitoramento dos ambientes terrestres, além da evolução dessa tecnologia que vem, segundo Florenzano (2008), abrindo novas fronteiras para a pesquisa e contribuindo no desenvolvimento de produtos e serviços que são utilizados pela sociedade. METODOLOGIA APLICADA

Após uma semana de discussões e trocas de informações com os alunos do Ensino Médio, foram escolhidos seis alunos do 1° ano para a execução do projeto. A partir deste momento coube-nos trabalhar com os alunos do grupo escolhido os seguintes tópicos:

a) Discutir os conceitos básicos acerca do Sensoriamento Remoto, necessários à pesquisa; b) Apresentar exemplos de fontes seguras de pesquisa em livros e na INTERNET; c) Mostrar as etapas necessárias para a elaboração de um bom trabalho de pesquisa; d) Dar a oportunidade para a consulta de imagens dos satélites através da sala de informática da

instituição; e) Levar o aluno a fazer uso adequado e responsável das informações existentes na INTERNET; f) Conscientizar o aluno sobre a importância da leitura para a elaboração do trabalho de pesquisa com

vistas à apresentação na Mostra Cultural.

Generated by Foxit PDF Creator © Foxit Softwarehttp://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

Page 3: A Divulgação do Sensoriamento Remoto como Projeto ... · Na primeira semana do reinício das aulas neste segundo semestre, os alunos foram ... 4 Generated by Foxit ... Temos a certeza

3

O trabalho foi dividido em três etapas de pesquisa: A evolução histórica do desenvolvimento dos satélites no Brasil e no mundo. Suas aplicações e benefícios. O desenvolvimento da ciência através da utilização do sensoriamento remoto.

Coube aos alunos, a pesquisa sobre cada uma das etapas do trabalho e, por opção do grupo, a divisão das tarefas ficou estipulada da seguinte forma: para cada uma das etapas do trabalho, responsabilizaram-se dois alunos.

Achamos por bem, não reproduzir, aqui neste relato, os textos que foram desenvolvidos pelos alunos uma vez que são resumos de uma vasta literatura escrita e informatizada que teve como finalidade o aporte e o aprimoramento das informações para a apresentação do grupo.

Da mesma forma que na pesquisa teórica, o projeto teve um rateio de tarefas que também foram definidas aos pares de alunos: a confecção dos slides para a apresentação, a montagem das maquetes e a confecção dos cartazes. DETALHES SOBRE A EXECUÇÃO DO TRABALHO

O tempo necessário à execução deste trabalho foi estabelecido em conjunto com a direção pedagógica e com a coordenação geral e a coordenação do ensino médio além de contar com a colaboração dos professores de informática. Durante a última semana do mês de agosto e a primeira e segunda semana do mês de setembro, foram utilizadas as aulas de informática para que os alunos acessassem, via INTERNET, os links necessários à pesquisa. Ao final da segunda semana do mês de setembro, foram apresentados e discutidos os textos da pesquisa e os vários tipos de fontes disponíveis na INTERNET que foram consultadas. Nesta semana foram montadas as maquetes e confeccionados os cartazes.

Neste mesmo dia, foi marcado o último encontro deste projeto (dia 14 de setembro) onde os alunos fizeram a entrega dos trabalhos escritos e puderam discutir os pontos positivos e negativos da pesquisa que realizaram. Salientamos que, participaram deste encontro, todos os projetos selecionados para a Mostra Cultural. Estiveram presentes todos os envolvidos com o projeto: direção pedagógica, coordenadores e professores. Tivemos a oportunidade de discutir acerca dos pontos positivos que a aplicação deste trabalho proporcionou aos alunos. O DIA DA MOSTRA CULTURAL

Enfim o dia 18 de setembro de 2009. Chegou o momento da apresentação dos projetos. É hora da troca das informações entre alunos, do questionamento dos professores, do nervosismo. Mas também é hora das oportunidades para as excelentes apresentações, do aprendizado, da informação.

Apresentamos a seguir, alguns momentos da montagem do projeto e a organização do Stand.

Generated by Foxit PDF Creator © Foxit Softwarehttp://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

Page 4: A Divulgação do Sensoriamento Remoto como Projeto ... · Na primeira semana do reinício das aulas neste segundo semestre, os alunos foram ... 4 Generated by Foxit ... Temos a certeza

4

Generated by Foxit PDF Creator © Foxit Softwarehttp://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

Page 5: A Divulgação do Sensoriamento Remoto como Projeto ... · Na primeira semana do reinício das aulas neste segundo semestre, os alunos foram ... 4 Generated by Foxit ... Temos a certeza

5

A apresentação do trabalho pelos alunos no dia 18 de setembro de 2009.

Generated by Foxit PDF Creator © Foxit Softwarehttp://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

Page 6: A Divulgação do Sensoriamento Remoto como Projeto ... · Na primeira semana do reinício das aulas neste segundo semestre, os alunos foram ... 4 Generated by Foxit ... Temos a certeza

6

CONCLUSÃO: Temos a certeza de não sermos os pioneiros em projetos desta natureza. Mas que esta simples inserção

do estudo dos Satélites e do Sensoriamento Remoto, sob orientação, acerca da realização de trabalhos escolares em Mostra Cultural, em nossa instituição de ensino, trouxe aos nossos alunos efeitos significativos. Não somente em relação à qualidade do material apresentado, mas também à fixação do conteúdo estudado nas aulas teóricas e práticas. O que apresentamos é somente uma prática de balizamento na forma de pesquisar, que se propõe a ajudar o aluno na realização das suas tarefas de pesquisa.

Não será uma prática a ser adotada “obrigatoriamente” por imposição de direção ou de coordenação mas que temos a esperança, possa ser “copiada” – gostaríamos que fosse alvo de plágio – pelos demais professores não só da nossa instituição, mas também de outras Instituições de Ensino.

Este trabalho marca, na realidade, o início de uma atividade que revela ao corpo docente como há no uso do Sensoriamento Remoto, muitas respostas às dúvidas dos nossos alunos sobre o meio ambiente, a previsão do tempo, as condições climáticas, etc. O uso das imagens dos satélites, facilitou sobremaneira estes entendimentos durante e após as aulas expositivas, tradicionais dos nossos professores de geografia e de ciências.

Entendemos que este projeto contribuirá, e muito, para a melhoria do nível dos trabalhos de pesquisa realizados pelos alunos do Colégio Novo Horizonte, tanto em termos de conteúdo, quanto de apresentação, e recomendamos a sua continuidade.

“É da responsabilidade do professor o adensamento do repertório de conhecimentos dos seus alunos, sem o que nem haveria a necessidade de escolas” Silva (1999). Esperamos dos colegas professores e da equipe pedagógica a colaboração e a compreensão, no sentido de darem continuidade às orientações repassadas, aos alunos, durante a aplicação do projeto.

Acreditamos ainda que este trabalho pedagógico seja de fundamental importância para que haja, nos alunos, mudança de postura em relação à pesquisa. Aqui relatamos o adensamento de vários profissionais da educação. Relatamos a importância de aliar aulas teóricas com aulas práticas.

Finalmente fica a mensagem de Demerval Saviani. Educação: do Senso Comum à Consciência Filosófica, p. 154):

“(...) estudar criticamente determinado fenômeno significa buscar os seus condicionamentos, os seus fatores determinantes. Com efeito, a consciência crítica é precisamente aquela que se sabe condicionada e, mais do que isso, sabe o que e porque a condiciona.”

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Bagno, M. Pesquisa na escola: o que é, como se faz. São Paulo: Loyola, 1998. Florenzano, T. G. Os Satélites e Suas Aplicações. São José dos Campos: SindCT, 2008. Pavão, A. C. Freitas, D. (Orgs). Quanta Ciência há no Ensino de Ciências. São Carlos – EdUFSCar, 2008. Santos Filho, J. C. Pesquisa Educacional: quantidade-qualidade. São Paulo: Cortez, 2000. Silva, E. T. Magistério e Mediocridade. São Paulo: Cortez, 1999.

Generated by Foxit PDF Creator © Foxit Softwarehttp://www.foxitsoftware.com For evaluation only.