Web viewb)Qual é a classificação desse ovo, durante o desenvolvimento...

34
Prof.: Mauro Rezende Tavares fb.com/mauro.tavares.professor e- mail: [email protected] Embriologia Questão 01 - (UFU MG/2015/) A figura representa esquematicamente o estágio de nêurula de um embrião de cordado. Os folhetos embrionários estão representados pelos números de 1 a3 e as estruturas A, B, C e D são oriundas do desenvolvimento e diferenciação dos folhetos embrionários. a) Indique a letra e o nome da estrutura que desaparece no decorrer do desenvolvimento embrionário dos mamíferos, dando lugar à coluna vertebral. b) Indique os números e os nomes dos folhetos embrionários que dão origem, respectivamente, às células intestinais e às células neurais, nos mamíferos adultos. c) Indique a letra e o nome da estrutura onde ficarão alojados os futuros órgãos do animal. Tal estrutura origina-se a partir de qual folheto embrionário? Questão 02 - (UFU MG/2015/) As figuras a seguir representam o processo das clivagens iniciais do desenvolvimento embrionário em três organismos diferentes (I, II e III). Disponível em: < http://biofraganunes.blogspot.com.br/ 2011/10/embriologia.html>. Acesso em 22 de Jan. de 2015. Qual alternativa apresenta a associação correta entre os processos de clivagens e o organismo correspondente? a) I – répteis; II – mamíferos; III – peixes. b) I – anfíbio; II – aves; III – artrópodes. c) I – artrópodes; II – répteis; III – aves. d) I – aves; II – artrópodes; III – mamíferos. Questão 03 - (UFU MG/2014/) O esquema abaixo representa um embrião de vertebrados com seus anexos embrionários. a) Indique a letra e identifique o anexo embrionário que representou uma conquista para os vertebrados que se desenvolvem fora da água, permitindo-lhes lubrificação e proteção ao dessecamento. b) Qual é a classificação desse ovo, durante o desenvolvimento embrionário, em relação à quantidade e à distribuição de recursos nutritivos? Indique a letra e identifique o anexo embrionário que armazena o material nutritivo. c) Indique a letra e identifique os anexos embrionários que, nos mamíferos placentários, são reduzidos/atrofiados, cujas funções são exercidas pela placenta. 1

Transcript of Web viewb)Qual é a classificação desse ovo, durante o desenvolvimento...

Page 1: Web viewb)Qual é a classificação desse ovo, durante o desenvolvimento embrionário, em relação à quantidade e à distribuição de recursos nutritivos?

Prof.: Mauro Rezende Tavaresfb.com/mauro.tavares.professor

e- mail: [email protected]

Embriologia

Questão 01 - (UFU MG/2015/) A figura representa esquematicamente o estágio de nêurula de um embrião de cordado. Os folhetos embrionários estão representados pelos números de 1 a3 e as estruturas A, B, C e D são oriundas do desenvolvimento e diferenciação dos folhetos embrionários.

a) Indique a letra e o nome da estrutura que desaparece no decorrer do desenvolvimento embrionário dos mamíferos, dando lugar à coluna vertebral. b) Indique os números e os nomes dos folhetos embrionários que dão origem, respectivamente, às células intestinais e às células neurais, nos mamíferos adultos. c) Indique a letra e o nome da estrutura onde ficarão alojados os futuros órgãos do animal. Tal estrutura origina-se a partir de qual folheto embrionário?

Questão 02 - (UFU MG/2015/) As figuras a seguir representam o processo das clivagens iniciais do desenvolvimento embrionário em três organismos diferentes (I, II e III).

Disponível em: < http://biofraganunes.blogspot.com.br/2011/10/embriologia.html>. Acesso em 22 de Jan. de 2015.

Qual alternativa apresenta a associação correta entre os processos de clivagens e o organismo correspondente?

a) I – répteis; II – mamíferos; III – peixes. b) I – anfíbio; II – aves; III – artrópodes.

c) I – artrópodes; II – répteis; III – aves. d) I – aves; II – artrópodes; III – mamíferos.

Questão 03 - (UFU MG/2014/) O esquema abaixo representa um embrião de vertebrados com seus anexos embrionários.

a) Indique a letra e identifique o anexo embrionário que representou uma conquista para os vertebrados que se desenvolvem fora da água, permitindo-lhes lubrificação e proteção ao dessecamento. b) Qual é a classificação desse ovo, durante o desenvolvimento embrionário, em relação à quantidade e à distribuição de recursos nutritivos? Indique a letra e identifique o anexo embrionário que armazena o material nutritivo. c) Indique a letra e identifique os anexos embrionários que, nos mamíferos placentários, são reduzidos/atrofiados, cujas funções são exercidas pela placenta.

Questão 04 - (UFU MG/2012/) No estágio de gástrula da maioria das espécies animais, os blastômeros diferenciamse em três conjuntos de células conhecidos por folhetos germinativos.

Esses folhetos germinativos formam todos os tecidos corporais, sendo que

a) o folheto mais externo (ecdoderma) origina os músculos, ossos, sistema cardiovascular e sistema urogenital.b) o folheto mais interno (endoderma) origina o revestimento interno do tubo digestivo, as glândulas associadas à digestão e o sistema respiratório (brânquias ou pulmões).c) o folheto que se localiza entre o ectoderma e o endoderma é chamado de mesoderma, e origina a epiderme e o sistema nervoso.d) os cnidários, os poríferos e todos os mamíferos possuem somente dois folhetos germinativos e são nomeados de diblásticos.

Questão 05 - (UFU MG/2010/) Pesquisadores brasileiros têm obtido células-tronco adultas a partir de medula óssea extraída da tíbia e do úmero, durante cirurgias rotineiras de reconstrução do ligamento cruzado anterior e reinserção do tendão supra-espinhal. Até então, as células-tronco só eram extraídas do osso ilíaco. O estudo inova ainda ao cultivar as células em plasma humano, no lugar do soro fetal bovino, como se faz em grande parte dos centros que cultivam células-tronco.Adaptado de Cenário XXI, de 26/9/2008.

Com relação às células-tronco e à técnica descrita, responda:

a) Qual é a vantagem do cultivo de células-tronco em plasma humano, no lugar do soro fetal bovino?b) Em termos de produto final, o que difere as células-tronco adultas das células-tronco embrionárias?

1

Page 2: Web viewb)Qual é a classificação desse ovo, durante o desenvolvimento embrionário, em relação à quantidade e à distribuição de recursos nutritivos?

c) Quais são os principais benefícios que o desenvolvimento desta técnica poderá trazer futuramente para atletas de alto rendimento?

Questão 06 - (UFU MG/2009/) Uma das importantes características adquiridas na evolução dos animais foi a metameria ou segmentação corporal.Esse caracter proporcionou aos animais grande flexibilidade corporal com ampla variedade de movimentos.Sobre a metameria é correto afirmar que

a) a metameria ocorre em todos os protostômios celomados e nos vertebrados.b) a capacidade de articulação da coluna vertebral se deve ao fato de ela ser formada por muitas vértebras. Esse tipo de formação é resultado da segmentação ocorrida durante a embriogênese.c) a metameria surge durante o desenvolvimento embrionário, quando as estruturas internas do embrião são segmentadas.d) em artrópodes a distinção entre os metâmeros tende a desaparecer na fase adulta. Nesse grupo, a metameria somente se evidencia em insetos e crustáceos.

Questão 07 - (UFU MG/2009/) Um pesquisador observou o desenvolvimento de um ovo e o descreveu, apontando as seguintes características: “ovo com relativa quantidade de vitelo distribuído desigualmente pelo citoplasma; clivagem holoblástica desigual com a formação de micrômeros e macrômeros; e formação de uma blastocele localizada no pólo animal.”Com base na descrição do padrão de desenvolvimento desse ovo, pode-se afirmar que se trata de um ovo de

a) mamífero.b) ave.c) anfíbio.d) réptil.

Questão 08 - (UFU MG/2009/) São exemplos de animais que apresentam ovos ricos em vitelo e com segmentação meroblástica superficial:

a) galinhas e perusb) borboletas e libélulasc) estrelas-do-mar e anfioxosd) tartarugas e rãs

Saúde e doenças – Parasitologia

Questão 01 - (UFU MG/2015/) Os casos de sarampo nos Estados Unidos chamam atenção para os direitos dos grupos antivacinação. Com o aperfeiçoamento e a popularização das imunizações, ele foi controlado na maioria dos países. Em dezembro do ano passado, no entanto, o sarampo ressurgiu. Até agora, no total, 121 pessoas foram identificadas com a doença. A origem do surto está associada ao crescente espaço conquistado por grupos adeptos do movimento antivacinação, avessos à imunização. LOPES, A. D.; MELO, C. Surto de imprudência. Revista Veja, Editora Abril, edição 2413, ano 48, nº 7, 18 fev.2015, p. 68-71 (Adaptado).

a) Qual é o agente etiológico e a forma de transmissão da doença em discussão pelo grupo adepto do movimento antivacinação? b) Descreva o mecanismo da imunização contra a doença por meio de vacina.

c) Agentes de saúde afirmam que apenas os lactentes cujas mães já tiveram sarampo ou foram vacinadas possuem, temporariamente, anticorpos que conferem imunidade, geralmente ao longo do primeiro ano de vida. Por que isso é possível?

Questão 02 - (UFU MG/2015/) Em 2014, a imprensa noticiou exaustivamente o surto de febre hemorrágica provocada pelo vírus ebola. A figura a seguir destaca como age e se espalha essa ameaça.

Disponível em: <http://www.tecnocurioso.com.br/2014/o-que-e/o-que-e-o-virus-ebola>. Acesso em 26 de Jan. 2015.

A partir da análise da figura, considere as afirmativas a seguir.

I. O vírus ebola utiliza o seu próprio metabolismo para impedir as células dendríticas de enviarem mensagens para alertar o sistema imunológico. II. O vírus ebola afeta a resposta imune do organismo. A infecção prejudica a mobilização imunológica e o corpo tem dificuldade para combater o vírus, que se multiplica a ponto de afetar os principais órgãos. III. A transmissão do ebola pode ocorrer pelo contato direto de bacilos presentes no sangue ou fluidos corporais de pessoas ou animais contaminados. IV. O vírus ebola ataca células humanas para injetar o seu genoma e as transforma em fábricas de novos vírus. Uma medida possível para combater a ação viral seria impedir a replicação da molécula de ácido nucleico do vírus.

Assinale a alternativa que apresenta, apenas, as afirmativas corretas.

a) II e IV. b) I, II e III. c) II, III e IV. d) I e IV

Questão 03 - (UFU MG/2014/) A figura representa, esquematicamente, o ciclo de vida de Schistosoma mansoni.

2

Page 3: Web viewb)Qual é a classificação desse ovo, durante o desenvolvimento embrionário, em relação à quantidade e à distribuição de recursos nutritivos?

A partir da análise do ciclo, considere as afirmativas a seguir.

I. A larva do esquistossomo que penetra ativamente pela pele ou pela mucosa das pessoas, infestando-as, é um protozoário flagelado denominado cercária. II. Na profilaxia dessa doença é importante construir redes de água e esgoto, exterminar o caramujo hospedeiro, bem como evitar o contato com águas possivelmente infestadas por cercárias. III. O caramujo Biomphalariarepresenta o hospedeiro intermediário das larvas ciliadas (miracídios). Estas originam, de modo assexuado, larvas dotadas de cauda (as cercárias). IV. A esquistossomose é ocasionada pela presença da larva do Schistosoma mansoni, e a infestação do homem é ocasionada pela ingestão de ovos do parasita liberados nas fezes de pessoas infectadas.

Assinale a alternativa que apresenta, apenas, as afirmativas corretas.

a) II e III e IV. b) I e IV. c) I, II e III. d) II, III.

Questão 04 - (UFU MG/2013/) Quando bactérias ou fungos conseguem penetrar pela pele ou mucosas, ocorre um processo de infecção em nosso organismo e o sistema imunitário entra em ação para eliminar o agente invasor.

Sobre a atuação do sistema imunitário, marque, para as afirmativas abaixo, (V) Verdadeira, (F) Falsa ou (SO) Sem Opção.

1. Os macrófagos fagocitam os microorganismos e, após a digestão celular, expõem na superfície da membrana celular partes do agente infeccioso (antígeno), sinalizando para outros leucócitos que houve a captura do invasor. 2. Linfócitos T auxiliadores (CD4) reconhecem os antígenos apresentados pelos macrófagos através de receptores especiais de membrana. 3. Assim que os linfócitos CD4 reconhecem os antígenos, liberam interleucinas que estimulam linfócitos B a se diferenciarem em plasmócitos e liberarem anticorpos para inativar o agente invasor. 4. Os linfócitos T e B continuam a se multiplicar indefinidamente após uma infecção, mesmo depois de o agente invasor já ter sido eliminado, guardando as informações nos anticorpos para um próximo contato com o antígeno.

Questão 05 - (UFU MG/2013/)

Em março de 2011, o terremoto e tsunami que abalaram o Japão ocasionaram também uma catástrofe na usina nuclear de Fukushima, com vazamento de radiação. Esse acidente levou governos do mundo todo a discutirem a viabilidade da manutenção da geração de energia nuclear devido ao risco à saúde de trabalhadores e de toda a população.

Sobre os efeitos da radiação no organismo, marque, para as afirmativas abaixo, (V) Verdadeira, (F) Falsa ou (SO) Sem Opção.

1. Os efeitos biológicos da radiação podem ser somáticos ─ afetando as células reprodutoras das pessoas irradiadas ─ ou hereditários, afetando somente os descendentes das pessoas afetadas, por meio do contato. 2. A radiação pode lesar uma célula diretamente, agindo sobre uma biomolécula importante como o DNA e danificando o material genético. 3. As células e moléculas do organismo podem ser afetadas indiretamente, por meio do dano biológico causado pela liberação de radicais livres de hidroxila e peróxido de hidrogênio a partir da quebra de moléculas de água pela radiação. 4. O efeito carcinogênico da radiação ocorre quando o núcleo da célula é lesado, sem, no entanto, provocar a morte celular. Essa célula sobrevivente passa a se reproduzir em sua forma alterada geneticamente, podendo danificar o sistema de controle da divisão celular (mitótico) e gerar um tumor.

Questão 06 - (UFU MG/2013/) Observe a figura a seguir.

Disponível em: <http://www.fernandocabral.org/Coppermine/displayimage.php?pid=108>. Acesso: 12 mar. 2013.

A partir da observação da figura, responda:

a) Qual é o modo de transmissão e o agente etiológico causador da doença tematizada na figura? b) Cite e explique duas causas que contribuem para o crescimento tão acentuado do número de casos dessa doença.

Questão 07 - (UFU MG/2012/) No início do Século XX, o médico sanitarista Carlos Chagas e sua equipe descreveram, por completo, uma doença infecciosa, produzindo conhecimento científico sobre o patógeno, o vetor, hospedeiros e manifestações clínicas dessa doença.

3

Page 4: Web viewb)Qual é a classificação desse ovo, durante o desenvolvimento embrionário, em relação à quantidade e à distribuição de recursos nutritivos?

Para compreender a epidemiologia da doença de Chagas, foi importante a descoberta, por Carlos Chagas e sua equipe, de que

a) o vetor da doença é o protozoário conhecido popularmente como “barbeiro”.b) o protozoário Trypanossomacruzié o parasita causador da doença.c) a doença se manifesta principalmente como uma disfunção cardíaca pelo aumento do volume do coração devido a uma reação inflamatória à picada do barbeiro.d) o controle do vetor Trypanossomacruzié a maneira mais eficaz para a redução dos casos dessa doença.

Questão 08 - (UFU MG/2012/) Diversas campanhas publicitárias noticiam os efeitos benéficos à saúde de iogurtes e leites fermentados que possuem lactobacilos vivos (probióticos) em sua formulação.Um dos benefícios comprovados da ingestão de produtos com esses lactobacilos é a redução da probabilidade de diarreia infecciosa, uma vez que

a) as bactérias lácticas geneticamente selecionadas são resistentes ao pH ácido do estômago e chegam viáveis e em grande quantidade ao intestino, onde colonizam o epitélio de revestimento e impedem que microrganismos patogênicos se instalem no local.b) as leveduras presentes nesses produtos láticos utilizam o bolo fecal como fonte de nutrientes, fermentando-o e liberando álcool etílico na parede intestinal, o que impede que microrganismos patogênicos se instalem no local.c) os lactobacilos vivos liberam antibióticos naturais no epitélio de revestimento do intestino e, desse modo, impedem que microrganismos patogênicos se instalem no local.d) os probióticos são organismos geneticamente modificados que possuem a habilidade de atuar como anticorpos no intestino grosso, capturando e neutralizando os microrganismos patogênicos que tentarem se instalar no local.

Questão 09 - (UFU MG/2012/) Devido ao aumento do comércio exterior e ao deslocamento humano para fins de negócios e turismo, o tráfego de aeronaves e embarcações entre países está cada vez mais intenso. Juntamente com esses veículos, podem ser transportados, de forma não intencional, animais, plantas e micro-organismos.

a) Animais transportados nessas condições são considerados animais exóticos invasores. Descreva dois problemas ambientais que podem ser causados por esses animais. b) Descreva duas doenças causadas por micro-organismos que podem ser disseminadas pelos passageiros de aviões, trens, navios e outros veículos coletivos.

Questão 10 - (UFU MG/2011/) Na zona urbana, principalmente em grandes cidades, durante a época das chuvas, as inundações são o principal fator de risco para a ocorrência de surtos epidêmicos de leptospirose humana. Localidades com más condições de saneamento básico são acometidas por surtos da doença devido à presença de esgoto a céu aberto e lixões, próximos a córregos, os quais propiciam o contato direto entre o homem e a água contaminada com urina de roedores sinatrópicos (ratos e camundongos) e cães errantes. Outro problema causado pelo acúmulo de água parada é a dengue.

a) Do ponto de vista do agente etiológico, diferencie a leptospirose humana e a dengue.b) Uma pessoa presenciou o momento em que foi picada pelo Aedes aegypti. Ela matou o inseto, mas está preocupada com a hipótese de vir a ter dengue. É possível afirmar que ela terá dengue? Por quê?c) Qual a relação existente entre água parada e o mosquito Aedes aegypti?

Questão 11 - (UFU MG/2011/) A Giardialambliaé um parasita do intestino humano e pode causar um tipo de disenteria. Esse parasita é transmitido pela ingestão de alimentos mal lavados e de água contaminada por cistos.Assinale a alternativa que identifica corretamente o tipo de organismo e o reino ao qual pertence.

a) Bactéria – Monerab) Bactéria – Protistac) Protozoário – Monerad) Protozoário – Protista

Questão 12 - (UFU MG/2011/) Apesar de inúmeros estudos e desenvolvimento de pesquisas no campo da saúde, é possível afirmar que algumas doenças, embora bastante estudadas e conhecidas, ainda não foram erradicadas, principalmente em regiões pobres. Isso denota que o avanço científico e tecnológico, quando descolado de políticas públicas, não assegura a garantia de melhoria da qualidade de vida da população. Nas colunas a seguir, são apresentadas algumas dessas doenças e suas formas de contágio.

I. ancilostomoseII. doença de ChagasIII. ascaridíaseIV. teníase

a) contato com fezes do barbeiro durante picada.b) ingestão de carne mal cozida contendo cisticercos.c) ingestão de ovos do verme nematelminto.d) penetração do verme nematódeo através da pele.

Assinale a alternativa que apresenta a associação correta entre as colunas.

a) Id; IIa; IIIc; IVbb) Ic; IIa; IIId; IVbc) Id; IIb; IIIc; IVad) Ic; IIb; IIId; IVa

Questão 13 - (UFU MG/2011/) A produção e o uso de antibióticos representou um avanço da ciência no controle de doenças bacterianas. Entretanto, ainda são observados, no Brasil, altos índices de doenças provocadas por bactérias como pneumonia e tuberculose, por exemplo. Muitas vezes, após serem administrados diferentes antibióticos nas mais variadas doses, ainda são encontradas bactérias resistentes.

Assinale a alternativa que justifica corretamente a resistência de bactérias a antibióticos.

a) O uso indiscriminado de antibióticos provoca mutações nas bactérias.b) Os antibióticos selecionam as bactérias resistentes.c) Os antibióticos levam à formação de bactérias resistentes.d) As bactérias se acostumam aos antibióticos.

Questão 14 - (UFU MG/2011/)

4

Page 5: Web viewb)Qual é a classificação desse ovo, durante o desenvolvimento embrionário, em relação à quantidade e à distribuição de recursos nutritivos?

Em agosto de 2010, 33 trabalhadores foram soterrados pelo deslizamento na mina de ouro e cobre San José, no Chile. Esses trabalhadores ficaram a 700 metros sob o solo, sem luz natural, com temperatura acima de 30ºC e umidade do ar de 85%. Eles permaneceram 70 dias nessas condições. Felizmente, todos foram resgatados da mina com sucesso. Entretanto, a permanência em tais condições poderia ter provocado problemas de saúde nesses trabalhadores.

a) Apresente e explique duas consequências possíveis para a saúde humana, decorrentes das condições de permanência de pessoas confinadas no interior de minas.b) Explique a relação entre a luz solar e a absorção de vitamina D no organismo humano, destacando o que a falta dessa vitamina pode provocar no organismo humano.

Questão 15 - (UFU MG/2010/) Nos dias atuais, nota-se que a liberdade sexual é algo comum e que vem sendo disseminada em várias culturas. É importante ressaltar que, além de uma gravidez indesejada, o risco de se adquirir doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) aumenta quando a prática sexual acontece de maneira desprotegida. Tendo em vista que as DSTs são tratadas de diferentes maneiras, analise as tabelas abaixo e assinale a opção que, corretamente, as correlaciona.

a) C – 3 – Ib) A – 2 – IIc) B – 1 – IIId) A – 3 – I

Questão 16 - (UFU MG/2009/) A malária ou impaludismo é uma doença infecciosa, causada por esporozoários do gênero Plasmodium. Essa doença acomete milhares de pessoas em todo o mundo, gerando altas taxas de morbidade e mortalidade.O esquema abaixo representa o ciclo biológico do parasito em questão.

CLÉZIO; BELLINELLO. Biologia. São Paulo: Atual, 2003. p. 106. v. único.

Marque a alternativa que preenche corretamente o ciclo esquematizado.

I II III IV V VI

a) Anopheles ciclo noinseto vetor

ciclo nohomem

Zigoto esporozoítos merozoítos

b) Triatoma ciclo noinseto vetor

ciclo nohomem

Gametócito merozoítos taquizoítos

c ) Culez ciclo noinseto vetor

ciclo nohomem

Trofozoíto esporozoítos bradizoítos

d ) Phlebotomo ciclo noinseto vetor

ciclo nohomem

Oocisto trofozoítos esquizonte

Botânica – Reino Plantae e reinos inferiores

Questão 01 - (UFU MG/2015/) Em uma aula de Biologia intitulada Diversidade das plantas, o professor destacou o Parque Ecológico Estadual Intervales, no estado de São Paulo, por integrar um dos mais significativos trechos protegidos de Mata Atlântica e em que aparecem inúmeras espécies representantes dos diferentes grupos vegetais. Sendo assim, informou algumas características: Plantas que produzem frutos, dentro dos quais estão as sementes (A); Plantas vasculares que não produzem sementes (B); Plantas sem tecidos condutores de seiva (C) e as que se caracterizam por apresentar sementes nuas (D). AMABIS, J.M.; MARTHO, G. R. Biologia em Contexto: a diversidade dos seres vivos. 1.ed, v.3. São Paulo: Moderna, 2013 (Adaptado).

a) No decorrer da evolução qual é a sequência temporal de aparecimento dos grupos de plantas A, B, C e D no ambiente terrestre? b) Considere que, nesse parque, foram encontradas hepáticas, avencas e magnólias. Indique a letra e identifique o grupo vegetal desses representantes. c) Indique a letra e identifique o grupo vegetal em que há a presença de óvulo, ausência de ovário na flor feminina e produção de grãos de pólen.

Questão 02 - (UFU MG/2015/) O gráfico a seguir apresenta o efeito da luminosidade sobre as taxas de respiração e fotossíntese das plantas I e II. Cada uma delas tem diferentes necessidades quanto à exposição à luz solar, sendo uma delas umbrófita (planta de sombra) e a outra heliófita (planta de sol).

a) Qual é o ponto (A, B ou C) de compensação fótico da planta II? Justifique sua resposta. b) A partir de qual ponto as plantas I e II, respectivamente, conseguem acumular matéria orgânica que poderá ser disponibilizada para os níveis tróficos dos consumidores? Justifique sua resposta. c) Como as plantas I e II podem ser classificadas, respectivamente, quanto à exposição à luz solar? Justifique a classificação dada a partir do ponto de compensação fótico das plantas.

Questão 03 - (UFU MG/2015/)

5

Page 6: Web viewb)Qual é a classificação desse ovo, durante o desenvolvimento embrionário, em relação à quantidade e à distribuição de recursos nutritivos?

Considere o quadro a seguir em que os algarismos romanos de I a IV representam os principais tecidos vegetais, e os algarismos arábicos de 1 a 4 indicam algumas características, a constituição e as funções desses tecidos.

Assinale a alternativa que associa, corretamente, esses tecidos vegetais, com suas respectivas características, constituição e funções.

a) I 3, II 1, III 4 e IV 2. b) I 1, II 2, III 3 e IV 4. c) I 3, II 4, III 1 e IV 2. d) I 4, II 3, III 1 e IV 2.

Questão 04 - (UFU MG/2014/) Considere as afirmativas a seguir.

I. Um fruto podre perto de outros frutos sadios provoca o apodrecimento de todos.II Pode-se induzir artificialmente a produção de frutos sem que ocorra a fecundação.III. Aplica-se para retardar o envelhecimento das verduras.

As alternativas I, II e III são atribuídas, respectivamente, à ação de quais hormônios vegetais?

a) Etileno, auxina e citocinina.b) Ácido abscísico, etileno e giberelina.c) Citocinina, ácido abscísico e auxina.d) Giberelina, citocinina e etileno.

Questão 05 - (UFU MG/2014/) As algas atualmente são classificadas como Protoctistas e apresentam grande importância econômico-industrial, como:

a) Produção de queratina a partir do esqueleto silicoso das diatomáceas.b) Produção da maré vermelha por algas planctônicas que estimulam a proliferação de seres fotossintetizantes.c) Produção de toxinas por dinófitas, que se concentram nos tecidos de peixes e auxiliam na pesca industrial desses animais.d) Produção de alginatos por feofíceas, utilizados como espessantes na fabricação de sorvetes, sabonetes e cremes dentais.

Questão 06 - (UFU MG/2013/) O cladograma abaixo indica as relações filogenéticas entre os grupos de plantas atuais. As letras indicam grupos de plantas e os números indicam a aquisição de uma determinada característica.

Sobre o cladograma, marque, para as afirmativas abaixo, (V) Verdadeira, (F) Falsa ou (SO) Sem Opção.

1. A letra A corresponde ao grupo das Briófitas e o número 1 corresponde aos tecidos condutores. 2. Os grupos A, B e Angiospermas são Traqueófitas. 3. A letra B corresponde ao grupo das Gimnospermas. 4. A característica 2 refere-se à presença de semente.

Questão 07 - (UFU MG/2013/) A fotossíntese das plantas pode ser dividida em quatro etapas: absorção de luz, transporte de elétrons, produção de ATP e fixação de carbono. Sobre essas etapas da fotossíntese, marque, para as afirmativas abaixo, (V) Verdadeira, (F) Falsa ou (SO) Sem Opção.

1. A fotossíntese tem início com a absorção de energia luminosa por moléculas de clorofila presentes na membrana tilacoide do cloroplasto. 2. Os elétrons da clorofila, ao serem excitados pela luz, saem da clorofila e são capturados por uma substância aceptora de elétrons (aceptor Q), que os transfere para outro aceptor e assim por diante, estabelecendo-se uma cadeia transportadora de elétrons. 3. A energia que os elétrons liberam, ao passarem pelas cadeias transportadoras, bombeia íons H+ do estroma do cloroplasto para o lúmen do tilacoide, produzindo ATP. 4. O NADPH e o ATP produzidos nas etapas iniciais da fotossíntese fornecem, respectivamente, energia e hidrogênios, para a produção de glicídios a partir do gás carbônico, exclusivamente na presença de luz solar.

Questão 08 - (UFU MG/2013/) A figura abaixo apresenta o ciclo reprodutivo de uma samambaia.

6

Page 7: Web viewb)Qual é a classificação desse ovo, durante o desenvolvimento embrionário, em relação à quantidade e à distribuição de recursos nutritivos?

Disponível em: < http://www.phoenix.org.br/images/pteridofita_ciclo.gif>. Acesso: 1º mar. 2013.

Em uma aula de Botânica, quatro estudantes fizeram as seguintes afirmações sobre esse ciclo:

Estudantes Afirmações I A divisão celular que ocorre para a formação dos esporos é a meiose. II A divisão celular que ocorre no prótalo para a formação dos gametas é a meiose. III A fase duradoura do ciclo é representada pelo gametófito que é haploide. IV O gametófito apresenta tanto o arquegônio como o anterídio, o que o caracteriza como dioico.

Qual estudante fez a afirmação correta sobre o ciclo reprodutivo apresentado?

a) II. b) I. c) III. d) IV.

Questão 09 - (UFU MG/2012/) Embora sejam sésseis, as plantas podem apresentar alguns movimentos em resposta a estímulos externos, como o da planta carnívora dioneia, que consegue fechar rapidamente os folíolos ao contato com um inseto. Outras plantas podem apresentar movimentos em relação à gravidade e à luz, chamados tropismos. Proponha um experimento para saber se uma dada planta possui algum tipo de tropismo, apresentando sua hipótese e como faria para confirmá-la.

Questão 73 - (UFU MG/2011/) Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.

1. Briófita2. Pteridófita3. Gimnosperma4. Angiosperma

( ) Cipreste( ) Musgo( ) Avenca( ) Rosa( ) Milho( ) Samambaia( ) Acerola( ) Capim

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

a) 1, 2, 1, 3, 3, 1, 3, 4b) 2, 1, 2, 4, 3, 2, 4, 3c) 3, 1, 2, 4, 4, 2, 4, 4d) 4, 1, 2, 3, 4, 1, 3, 3

Questão 10 - (UFU MG/2011/) A cana-de-açúcar é usada para a produção de açúcar e etanol. Nesse processo são produzidos a vinhaça, a torta de filtro e o bagaço, considerados, até pouco tempo, como subprodutos que não tinham utilidade e que deveriam ser descartados. Com os avanços científicos, tem sido possível o uso alternativo desses produtos como, por exemplo, a vinhaça na adubação da lavoura e o bagaço na cogeração de energia elétrica. No cultivo da cana-de-açúcar, as

lavouras são alternadas com o plantio de amendoim ou soja, para que haja o enriquecimento do solo.

A parte da cana-de-açúcar usada nas usinas, o amendoim e a soja consumidos pelas pessoas são, respectivamente, as seguintes partes de uma planta:

a) fruto, raiz e raiz.b) fruto, semente e semente.c) caule, raiz e semente.d) caule, semente e semente.

Questão 11 - (UFU MG/2010/) A banana é um fruto partenocárpico que, por ser rico em potássio, é consumido pelos principais atletas do mundo.

Analise as seguintes afirmativas:

I. O fenômeno da partenogênese pode ocorrer tanto em plantas como em animais.II. Por não possuírem sementes e serem formadas em cachos, na parte superior do caule, as bananas estão classificadas no grupo das pteridófitas de frutos múltiplos, ou de infrutescência.III. O potássio é um eletrólito importante nos processos de contração muscular, na transmissão nervosa e no equilíbrio de fluidos no organismo.IV. A maturação de bananas pode ser retardada quando essas são armazenadas em câmaras com alta concentração de gás carbônico. Ao contrário, o amadurecimento será mais rápido ao serem armazenadas em ambientes com alta concentração de etileno.

Assinale a alternativa correta.

a) Apenas I, II, e IV são verdadeiras.b) Apenas I, II, e III são verdadeiras.c) Apenas II, III, e IV são verdadeiras.d) Apenas I, III e IV são verdadeiras.

Questão 12 - (UFU MG/2010/) A figura abaixo refere-se a um processo ecológico muito importante para a manutenção dos ecossistemas naturais e agrícolas. Analise essa figura e responda as questões abaixo.

a) Como são denominadas as estruturas I, II e III?b) Como o processo ilustrado na figura é denominado e qual sua consequência para a planta A?c) Por que é importante que a estrutura II seja transportada pelo inseto entre flores de plantas diferentes, em vez de ser transportada para outra flor da mesma planta?d) Quanto à evolução das angiospermas, cite duas adaptações das flores relacionadas à atração de insetos que promovem o processo evidenciado na figura.

Questão 13 - (UFU MG/2009/) Estômatos são estruturas epidérmicas que controlam a entrada e a saída de água e gases das plantas. A abertura e

7

Page 8: Web viewb)Qual é a classificação desse ovo, durante o desenvolvimento embrionário, em relação à quantidade e à distribuição de recursos nutritivos?

fechamento dos estômatos, feitos pelas células estomáticas, são influenciados por fatores ambientais.Analise o quadro abaixo, relacionando as diferentes condições ambientais com o comportamento dos estômatos.Condições ambientais

LuzIntensidade

( I )

Efeito nas célulasestomáticas

(II )

Comportamentodos estômatos

abre( III )

Suprimento deágua

baixa(V )

perda de água(VI )

( IV )fecha

De acordo com essa análise é possível afirmar que os números (I), (II), (III), (IV), (V) e (VI) correspondem, respectivamente, às seguintes situações:

a) (I) alta; (II) entrada de íons cloro; (III) O2; (IV) fecha; (V) baixa; (VI) saída de água.b) (I) alta; (II) entrada de íons potássio; (III) CO2; (IV) fecha; (V) baixa; (VI) saída de íons potássio.c) (I) baixa; (II) entrada de íons cloro; (III) O2; (IV) abre; (V) baixa; (VI) saída de água.d) (I) alta; (II) saída de íons potássio; (III) CO2; (IV) fecha; (V) alta; (VI) saída de íons potássio.

Questão 14 - (UFU MG/2009/) O xilema e o floema são os tecidos de condução na maior parte das plantas terrestres. Em termos estruturais, quais são as diferenças básicas entre o xilema e o floema nas angiospermas?

Questão 15 - (UFU MG/2009/) A fotossíntese é um processo de uso de energia luminosa pelas plantas para produzir os compostos ricos em energia, visando manter seu metabolismo. Sobre esse processo, é correto afirmar que:

a) as reações de escuro envolvem a fixação de carbono num ciclo químico complexo, chamado de ciclo de Calvin, que ocorre no citosol, mediado por enzimas produzidas pelo núcleo da célula.b) os estômatos são responsáveis pelo controle do processo fotossintético, retendo em suas células−guarda as enzimas necessárias para as reações de claro.c) os diferentes tipos de clorofila são os únicos pigmentos associados à absorção de luz no processo fotossintético.d) a etapa fotoquímica ou reações de claro ocorrem nos tilacóides dos cloroplastos, liberando oxigênio resultante da fotólise da água e produzindo NADPH e ATP.

Citologia

Questão 01 - (UFU MG/2015/) O gráfico a seguir mostra variações da quantidade de DNA por núcleo durante o ciclo celular de uma célula animal.

Em qual dos períodos encontramos o cromossomo constituído por duas cromátides-irmãs, cada uma contendo uma molécula de DNA, e a ocorrência da migração das cromátides-irmãs para os polos da célula, respectivamente?

a) T2 e T3.

b) T1 e T3. c) T3 e T4. d) T1 e T4.

Questão 02 - (UFU MG/2015/) Hemácias humanas foram colocadas em três soluções com diferentes concentrações salinas (Soluções A, B e C) e as variações de seus volumes, após certo tempo, foram analisadas e ilustradas no gráfico a seguir.

Em relação à tonicidade do citoplasma das hemácias humanas, as soluções A, B e C são, respectivamente, classificadas como

a) hipotônica, hipotônica, isotônica. b) hipertônica, isotônica, hipotônica. c) hipotônica, isotônica, hipertônica. d) hipertônica, hipotônica, hipotônica.

Questão 03 - (UFU MG/2014/) Determinado organismo, conforme Tabela 1, produz uma proteína com a sequência de aminoácidos cisteína-valina-arginina-serina-tirosina, conforme Tabela 2 do código genético.Foi observado que o RNA mensageiro desse gene contém: 40% de uracila; 6,66% de citosina; 20% de adenina e 33,3% de guanina.

Tabela 1Organismo RNA MensageiroSapo UGU . GUU . AGG . AGU - UACFungo UGC . GUA . CGA . AGC - UAULagarto UGU . GUU . AGG . AGC - UACSerpente UGU . GUA . AGG . AGU - UAU

Tabela 2AGU-serina AGC-serinaUAC-tirosina UAU-tirosinaUGC-cisteína UGU-cisteínaGUA-valina GUU-valinaAGG-arginina CGA-arginina

Qual organismo produziu a proteína com a sequência de aminoácidos referida acima?

a) Serpente.b) Sapo.c) Fungo.d) Lagarto.

Questão 04 - (UFU MG/2013/) As diversas organelas citoplasmáticas têm funções vitais em nossa vida, mas muitas vezes não percebemos suas ações no dia a dia.

8

Page 9: Web viewb)Qual é a classificação desse ovo, durante o desenvolvimento embrionário, em relação à quantidade e à distribuição de recursos nutritivos?

Sobre as afirmações abaixo, marque, para as afirmativas abaixo, (V) Verdadeira, (F) Falsa ou (SO) Sem Opção.

1. A contração de todos os músculos do nosso corpo depende dos microfilamentos, constituídos por moléculas da proteína actina, associados à proteína filamentosa miosina. 2. Os cílios, expansões citoplasmáticas derivadas dos centríolos, presentes nas células da traqueia, deslocam o muco e partículas de poeira para as vias aéreas superiores. 3. Os flagelos dos espermatozoides, fundamentais na reprodução, possuem estrutura interna muito diferente dos cílios e crescem pelo alongamento dos microfilamentos. 4. Nas mitocôndrias ocorre a respiração aeróbia, na qual as moléculas orgânicas provenientes dos alimentos reagem com o gás oxigênio, formando gás carbônico e água e liberando energia (ATP).

Questão 05 - (UFU MG/2013/) Em uma padaria, um padeiro recém-contratado, teve muita dificuldade na produção de pães. Uns não cresceram e outros ficaram sem gosto algum. Observe abaixo os procedimentos adotados pelo jovem padeiro.

Fornada A – O padeiro acrescentou água fervente ao fermento biológico, em vez de utilizar água morna.Fornada B – O padeiro utilizou fermento biológico congelado, em vez de utilizar fermento fresco.Fornada C – O padeiro utilizou fermento em pó químico, em vez de utilizar fermento biológico.Fornada D – O padeiro esqueceu-se de utilizar o fermento biológico.

Em relação ao processo de fermentação para produção dos pães, marque, para as afirmativas abaixo, (V) Verdadeira, (F) Falsa ou (SO) Sem Opção.

1. Na fornada A, o padeiro matou com água quente as células do fungo unicelular Saccharomycescerevisiae presentes no fermento biológico. Sem as células viáveis, não ocorreu fermentação alcoólica e não houve liberação de gás carbônico na massa. Nessa fornada, os pães não cresceram.2. Na fornada B, o padeiro fez com que as células da levedura presentes no fermento tivessem sua viabilidade aumentada, devido às baixas temperaturas que estimulam o crescimento celular. Dessa forma, uma maior quantidade de gás carbônico foi produzida durante o processo de fermentação. Nessa fornada, os pães cresceram bastante.3. Na fornada C, o padeiro obteve pães com sabor muito mais intenso do que aqueles produzidos com o fermento biológico, pois o fermento químico na presença de altas temperaturas no forno acelera o processo fermentativo, caramelizando substâncias que dão gosto ao pão. Nessa fornada, os pães cresceram bastante e ficaram saborosos.4. Na fornada D, os pães não cresceram e não ficaram com o sabor característico de pão, pois, na ausência da levedura, não há fermentação alcoólica.

Questão 06 - (UFU MG/2013/) Em uma aula de Biologia, o professor apresentou aos alunos algumas organelas citoplasmáticas e suas respectivas funções. As organelas apresentadas foram:

I. lisossomoIII. mitocôndriaII. complexo de GolgiIV. ribossomo

Quatro alunas, estudando sobre o assunto, montaram a seguinte tabela:

A aluna que acertou a associação entre a organela e a sua função foi:

a) Paula. b) Júlia. c) Lara. d) Ana.

Questão 07 - (UFU MG/2011/) Na espécie humana, o número de cromossomos presentes em um neurônio, no espermatozóide, no óvulo e na célula adiposa é, respectivamente:

a) 23, 23, 23, 23b) 46, 46, 46, 46c) 46, 23, 23, 46d) 23, 46, 26. 23

Questão 08 - (UFU MG/2011/) Considere as atividades celulares e as organelas apresentadas nas colunas abaixo.

I. Digestão intracelularII. Síntese de proteínasIII. Acúmulo e eliminação de secreçõesIV. Participação na divisão celularV. Respiração celular

a) Retículo endoplasmático granularb) Centríolosc) Mitocôndriasd) Lisossomose) Complexo de Golgi

Assinale a alternativa que corresponde à associação correta entre as duas colunas.

a) I-C; II-B; III-A; IV-E; V-Db) I-E; II-A; III-C; IV-D; V-Bc) I-D; II-A; III-E; IV-B; V-Cd) I-D; II-E; III-A; IV-B; V-C

Questão 09 - (UFU MG/2011/) Observe o esquema abaixo.

A proposição de modelos explicativos tem sido um dos avanços observados na ciência. Como exemplo desses modelos, podemos citar o sistema XY de determinação do sexo na espécie humana. Observando-se o esquema acima de uma célula diploide humana, formada por 44 autossomos (A) e os cromossomos sexuais X e Y em processo de divisão celular, é correto afirmar que esse esquema refere-se a uma célula

a) feminina em processo de mitose.b) feminina em processo de meiose.c) masculina em processo de mitose.d) masculina em processo de meiose.

Questão 10 - (UFU MG/2011/) As hemácias são usadas para se entender e verificar o transporte de nutrientes através de membranas. A fim de

9

Page 10: Web viewb)Qual é a classificação desse ovo, durante o desenvolvimento embrionário, em relação à quantidade e à distribuição de recursos nutritivos?

demonstrar o processo de osmose, uma professora levou seus alunos ao laboratório e colocou algumas hemácias em três tubos de ensaio contendo uma solução de NaCl com diferentes concentrações.

A seguir, está descrito o que ocorreu com as hemácias transcorrido um determinado tempo.

Tubo I: enrugadas.Tubo II: normais.Tubo III: rompidas.

A partir dessas informações, assinale a alternativa que expressa corretamente a concentração da solução de NaCl nos três tubos de ensaio.

a) Tubo I - solução hipotônica; Tubo II - solução isotônica; Tubo III - solução hipertônica.b) Tubo I - solução hipertônica; Tubo II - solução isotônica; Tubo III - solução hipotônica.c) Tubo I - solução hipertônica; Tubo II - solução hipotônica; Tubo III - solução isotônica.d) Tubo I - solução hipotônica; Tubo II - solução hipertônica; Tubo III - solução isotônica.

Questão 11 - (UFU MG/2010/) Para que um velocista (atleta corredor de 100 metros) e um maratonista (atleta que chega a correr 10 km) tenham um bom desempenho em suas competições, é necessário que a fonte de energia para atividade muscular seja adequada.

As células musculares esqueléticas do velocista e do maratonista utilizam como fonte de energia, respectivamente:

a) Reserva de ATP e fosfocreatinina.b) Reserva de ATP e sistema aeróbio.c) Sistema aeróbio e fosfocreatinina.d) Sistema aeróbio e reserva de ATP.

Questão 12 - (UFU MG/2010/) O ciclo celular é um processo fisiológico que acontece todos os dias na dinâmica de funcionamento do corpo humano. Seja na reparação, formação ou renovação de tecidos, ou ainda na formação de gametas, a atividade celular é intensa.

Neste processo, são eventos do ciclo celular:

I. Condensação máxima dos cromossomos.II. Reorganização do nucléolo.III. Duplicação dos cromossomos.IV. Separação das cromátides-irmãs.

Os eventos acima citados correspondem, respectivamente, a:

a) Prófase, fase S da intérfase, telófase, anáfase.b) Fase S da intérfase, prófase, metáfase, telófase.c) Metáfase, telófase, fase S da intérfase, anáfase.d) Metáfase, anáfase, prófase, telófase.

Questão 13 - (UFU MG/2009/) Sob idênticas condições experimentais, cultivaram-se dois tipos diferentes de microorganismos em tubos separados (1 e 2). Em cada tubo foram adicionados glicose e oxigênio. Após a total degradação da glicose, no tubo 1, detectou-se a produção de ATP, CO2 e H2O. No tubo 2, detectaram-se apenas ATP e um outro composto orgânico.

Com base nessas informações, responda:

a) quanto à forma de degradação de compostos orgânicos para obtenção de energia, como se classificam, respectivamente, os microorganismos presentes nos tubos 1 e 2?b) quais processos metabólicos ocorreram, respectivamente, nos tubos 1 e 2?c) além do ATP, qual foi o composto orgânico detectado no tubo 2?

Questão 14 - (UFU MG/2009/) Analise a figura abaixo que representa a ocorrência de importantes processos biológicos nas células.

Faça o que se pede.

a) Quais processos biológicos estão representados na figura acima?b) Identifique as estruturas assinaladas pelos números I, II, III, IV.c) Quais são as diferenças entre as estruturas assinaladas pelos números I e II?d) Que tipo(s) de organismo(s), classificado(s) quanto à presença do envoltório nuclear, está/estão representado(s) no processo esquematizado na figura acima? Justifique.

Questão 15 - (UFU MG/2009/) No processo de produção da hemoglobina existe a participação de três diferentes tipos de moléculas de RNA: mensageiro (m), transportador (t) e ribossômico (r). Entre esses RNAs, existem aqueles que não são exclusivos para a produção da hemoglobina. Tais RNAs não exclusivos são:

a) RNAm, RNAr e RNAtb) RNAm e RNAtc) RNAr e RNAmd) RNAt e RNAr

Questão 16 - (UFU MG/2009/) Células somáticas humanas possuem 23 pares de cromossomos homólogos. Cada cromátide possui uma quantidade X de DNA. Com base nessas informações, pode-se afirmar que o número de cromossomos e a quantidade de DNA de um espermatócito secundário são, respectivamente:

a) 46 e 92Xb) 23 e 23Xc) 23 e 46Xd) 46 e 46X

Genética

10

Page 11: Web viewb)Qual é a classificação desse ovo, durante o desenvolvimento embrionário, em relação à quantidade e à distribuição de recursos nutritivos?

Questão 01 - (UFU MG/2015/) Em uma determinada raça de cão há três possibilidades de cores de pelo: preta, amarela e marrom. O alelo M é responsável pela cor preta, e seu alelo recessivo, pela cor marrom. O gene E, não alélico de M, condiciona o depósito de pigmento preto ou marrom no pelo. Já o alelo recessivo (e) impede esse depósito, originando o pelo amarelo. No cruzamento entre dois cães dessa raça, um de pelo preto heterozigoto para os dois pares de genes e outro marrom descendente de uma mãe amarela, espera-se na descendência uma proporção fenotípica de:

a) 6 pretos: 2 amarelos. b) 3 pretos: 3 marrons: 2 amarelos. c) 3 pretos: 5 marrons. d) 4 pretos: 3 marrons: 1 amarelo.

Questão 02 - (UFU MG/2015/) Uma espécie de tomateiro apresenta os genes A, D, E eF, ligados a um determinado cromossomo, que determinam a cor e textura das folhas, a morfologia do fruto e as cores do caule. As frequências de crossing-over encontradas nos cruzamentos testes para dois pares de genes foram:

Qual é a sequência desses genes localizados no mesmo cromossomo?

a) EFAD. b) DEFA. c) AFED. d) FDEA.

Questão 03 - (UFU MG/2015/) O quadro abaixo apresenta a distribuição de cinco alelos cujas combinações fenotípicas são responsáveis pela cor do olho em uma certa espécie de abelha.

Com base nas informações do quadro, qual a ordem de dominância dos diferentes alelos?

a) bp>bm>bn>bc> b. b) bm>bp>bn>bc> b. c) bm>bp>bc> b > bn. d) bp> b >bc>bn> bm.

Questão 04 - (UFU MG/2015/) Na figura 1 considere um fragmento com uma árvore matriz com frutos (M1) e outras cinco que produziram flores, sendo consideradas apenas provedoras de pólen em potencial (DP1, DP2, DP3, DP4 e DP5). Foi excluída a capacidade de autopolinização da árvore. Os genótipos das matrizes, sementes (S1, S2, S3 e S4) e prováveis fontes de pólen foram obtidos pela análise de dois lócus (loco A e loco B) de marcadores, amostrados em perfil eletroforético para os

lócus (Figura 2). Aqueles indivíduos que apresentarem uma banda (alelo) no gel são considerados homozigotos para tal locus. Aqueles que apresentarem duas bandas (alelos diferentes) são heterozigotos.

COLLEVATTI, R. G.; TELLES, M. P. de.; SOARES, T. N. Dispersão do Pólen entre pequizeiros: uma atividade para a Genética do Ensino Superior. Genética na Escola, v.8, n.1, 2013, p. 18-27. (Adaptado).

Qual foi a doadora de pólen para a progênie S2?

a) DP2. b) DP1. c) DP5. d) DP4.

Questão 05 - (UFU MG/2014/) Um homem de grupo sanguíneo B heterozigoto e fator Rh positivo também heterozigoto, casou-se com uma mulher do grupo sanguíneo A heterozigoto e fator Rh negativo.

a) Calcule as proporções genotípicas e fenotípicas dos filhos desse casal. b) Considerando que este casal esteja esperando seu segundo filho e que o primeiro tenha o fator Rh positivo, é possível esta segunda criança apresentar eritroblastose fetal? Justifique sua resposta.

Questão 06 - (UFU MG/2014/) Em ervilhas, a cor da semente amarela é dominante sobre a verde e a textura lisa é dominante sobre a rugosa. A partir do cruzamento de duas plantas duplamente heterozigotas, foram obtidas 3200 plantas.

Sobre o número de plantas amarelas e lisas é correto afirmar que totalizam

a) 600.b) 1800.c) 1200.

11

Page 12: Web viewb)Qual é a classificação desse ovo, durante o desenvolvimento embrionário, em relação à quantidade e à distribuição de recursos nutritivos?

d) 200.

Questão 07 - (UFU MG/2013/) Em um determinado banco de sangue, há tipos sanguíneos disponíveis nas seguintes quantidades:

Tipo sanguíneo Quantidade em litrosA 15B 8

AB 3O 20

Um paciente, após sofrer um grave acidente, necessitou receber uma transfusão sanguínea. Naquele momento, não havia disponíveis reagentes para a determinação do tipo sanguíneo do paciente. Dessa forma, o responsável pelo banco de sangue, que é do grupo B, fez o seguinte procedimento: colocou seu sangue em contato com o soro do paciente e observou que não ocorreu aglutinação. Entretanto, ao colocar seu soro em contato com o sangue do paciente, houve reação de aglutinação.

Tendo descoberto, por meio desse procedimento, o tipo sanguíneo do paciente, o responsável pelo banco de sangue verificou que, para a transfusão, estavam disponíveis

a) 35 l de sangue. b) 28 l de sangue. c) 46 l de sangue. d) 20 l de sangue.

Questão 08 - (UFU MG/2013/) A hemofilia é uma anomalia determinada por um gene recessivo ligado ao sexo. Um homem normal para hemofilia casou-se com uma mulher portadora do gene para hemofilia. A chance de este casal ter uma filha com o mesmo genótipo da mãe é:

a) 1/4. b) 1/8. c) 1/2. d) 3/4.

Questão 09 - (UFU MG/2012/) A Escherichia coli é o micro-organismo mais estudado por cientistas no mundo todo, não somente pela importância de seu combate pelos órgãos promotores da saúde pública, devido às doenças intestinais causadas por essa bactéria, mas, fundamentalmente, porque a Escherichia coli é muito utilizada em técnicas de engenharia genética.

Na técnica do DNA recombinante, a Escherichia coli é amplamente utilizada devido

a) à facilidade de manipulação em laboratório do DNA cromossômico dessa bactéria não patogênica.b) à incorporação de enzimas de restrição específicas para o genoma da Escherichia coli, que não podem ser utilizadas em outro material genético.c) à presença do plasmídeo bacteriano, ao qual são incorporados genes de interesse econômico ou médico que passam a se expressar nas bactérias geneticamente modificadas, acarretando a produção de proteínas específicas.d) ao fato de ser o único micro-organismo no mundo com o genoma mapeado, o que facilita seu estudo por parte dos pesquisadores.

Questão 10 - (UFU MG/2011/)

O albinismo é condicionado por um alelo recessivo a. Um casal normal heterozigoto para o albinismo quer saber, aproximadamente, qual a probabilidade de, se tiverem 5 filhos, serem os dois primeiros filhos albinos, o terceiro normal heterozigoto e os dois últimos normais homozigotos.

a) 0,2%b) 1%c) 31%d) 62%

Questão 11 - (UFU MG/2011/) Os estudos das ciências naturais aliados ao avanço da tecnologia têm permitido o desenvolvimento de técnicas, procedimentos e medicamentos, entre outros produtos, que têm contribuído para o aumento da qualidade de vida da população.

Sobre os impactos das ciências naturais nos mais diversos campos do conhecimento, analise as seguintes afirmativas.

I. A grande revolução ocasionada pela clonagem da ovelha Dolly, que abriu caminho para a possibilidade de clonagem humana, foi a demonstração, pela primeira vez, de que era possível clonar artificialmente (em laboratório) um mamífero, isto é, produzir uma cópia geneticamente idêntica, a partir de uma célula somática diferenciada da glândula mamária da ovelha.II. Existem células-tronco em vários tecidos como, por exemplo, na medula óssea, no baço e no fígado, apenas das crianças.III. Microrganismos como as bactérias vêm sendo estudados quanto à sua eficiência na degradação de poluentes industriais. Conhecendo-se as linhagens de bactérias capazes de utilizar os resíduos tóxicos como fonte de alimento e energia, poderá ser possível descontaminar a água onde os poluentes são liberados.IV. Com o cenário econômico e social cada vez mais favorável ao uso de matérias-primas de fonte renovável e alternativas ao petróleo, têm sido realizados, no Brasil, estudos para produção de eteno (C2H4) a partir de etanol, com objetivo de produzir um polietileno 100% proveniente de matérias-primas renováveis.

Assinale a alternativa que contém as afirmativas corretas.

a) Apenas I, III e IV.b) Apenas I, II e III.c) Apenas II, III e IV.d) Apenas I e II.

Questão 12 - (UFU MG/2011/) As ciências naturais têm se esforçado para oferecer cada vez mais qualidade de vida para a população. Graças aos estudos de Gregor Mendel, no século XIX, foi possível entender o que era material genético e seus mecanismos de transmissão ao longo das gerações. Esses estudos permitem, por exemplo, compreender que o daltonismo está associado à herança genética ligada ao sexo.

Com base nessas informações, analise o heredograma e as afirmativas abaixo.

12

Page 13: Web viewb)Qual é a classificação desse ovo, durante o desenvolvimento embrionário, em relação à quantidade e à distribuição de recursos nutritivos?

I. O casal representado no heredograma poderia ter tido uma filha daltônica.II. A mãe tem visão normal, embora seja portadora do gene para o daltonismo.III. Os filhos 3 e 5 são daltônicos e herdaram o gene do daltonismo da mãe.IV. As filhas 2 e 4 têm visão normal, mas não se pode afirmar, a partir de seu fenótipo, se são homo ou heterozigotas.

Assinale a alternativa que contém as afirmativas corretas.

a) II, III e IV.b) II e IV.c) I, II e IV.d) I, II e III.

Questão 13 - (UFU MG/2011/) Há diversos tipos de milho disponíveis no campo. Alguns são mais resistentes à ação de determinadas pragas, enquanto outros apresentam maior teor de amido. Atualmente, com o avanço científico-tecnológico, tem sido possível unir essas duas características em um único organismo, incorporando em seu código genético um ou mais genes responsáveis pela característica desejada.

Um organismo geneticamente modificado é chamado de

a) célula-tronco.b) clone.c) transgênico.d) mutante.

Questão 14 - (UFU MG/2011/) No mundo inteiro, as altas taxas de mortalidade de recém-nascidos, ao longo da história da medicina, tornaram-se um problema de saúde pública, portanto, um problema político, científico e social que foi enfrentado de formas diferentes e desencadeou ações preventivas por todos os lados. Tem-se, por exemplo, o desenvolvimento de incubadoras e a produção de vacinas. Entre as várias situações que contribuíram para o crescimento das taxas de mortalidade infantil, em dado momento da história da medicina neonatal, encontra-se a ocorrência da Eritroblastose Fetal – doença hemolítica do recém-nascido – que é desencadeada por incompatibilidade sanguínea do fator Rh entre o sangue da criança e o da mãe. Entretanto, essa doença não costuma se manifestar na primeira gestação, mesmo que haja a incompatibilidade maternofetal.

a) Explique como devem ser os genótipos dos pais e da criança para que essa doença possa se manifestar.b) Por que a mulher, após dar à luz um filho Rh positivo, recebe uma injeção de anticorpos anti-Rh?

Questão 15 - (UFU MG/2011/) As doenças genéticas vêm sendo estudadas de maneira intensa nos últimos tempos. O intuito desses estudos é a ampliação do conhecimento sobre elas, aumentando, assim, a qualidade de vida e buscando alternativas para minimizar suas manifestações. A hemofilia é um exemplo dessas doenças por ser recessiva e ligada ao sexo.

a) Eduardo é hemofílico e filho de Ana e Sérgio que são normais. O avô de Sérgio também era hemofílico. Pode-se afirmar que o gene para hemofilia manifestado em Eduardo foi herdado, diretamente, da carga genética de seu pai? Justifique sua resposta.

b) Com relação à espécie humana, por que é o pai quem determina o sexo dos filhos?

Questão 16 - (UFU MG/2010/) Dentre as aplicações atuais da genética molecular, temos os testes de identificação de pessoas por meio do DNA.Essa técnica, que pode ser usada para identificar suspeitos em investigações policiais, consiste em detectar e comparar sequências repetitivas ao longo de trechos da molécula de DNA, regiões conhecidas como VNTR (número variável de repetições em sequência).

A figura abaixo ilustra os padrões de VNTRs de quatro pessoas envolvidas (uma vítima (V) e 3 suspeitos (S1, S2 e S3) em uma investigação policial e de uma prova (P) coletada no local do crime:

Considerando as afirmações e a figura acima apresentada, responda:

a) A qual dos suspeitos (S1, S2 ou S3) pertence a prova (P)? Justifique a sua resposta.b) Que tipo de material pode ser coletado e servir de prova em um caso como esse?c) Por que os resultados desse tipo de análise têm alto grau de confiabilidade?

Questão 17 - (UFU MG/2010/)Em uma olimpíada, a ausência de corpúsculo de Barr (cromatina sexual) nas células interfásicas da mucosa bucal pode ser um critério utilizado para a exclusão de atletas de uma competição feminina. Sabendo-se que o corpúsculo de Barr corresponde a um cromossomo X inativo (heterocromatina), analise as seguintes afirmativas:

I. Nas mulheres (assim como nas fêmeas dos mamíferos em geral), o cromossomo X inativo é, preferencialmente, o cromossomo X de origem paterna.II. A ausência de cromatina sexual, nas células interfásicas da mucosa bucal, permite detectar mulheres com cariótipo masculino (46, XY) que possuem mutação ou deleção no gene SRY.III. A inativação do cromossomo X faz com que a quantidade de genes ativos nas células das fêmeas dos mamíferos seja igual à quantidade de genes ativos nas células dos machos. A esse mecanismo dá-se o nome de compensação de dose.

13

Page 14: Web viewb)Qual é a classificação desse ovo, durante o desenvolvimento embrionário, em relação à quantidade e à distribuição de recursos nutritivos?

IV. O exame de corpúsculo de Barr permite detectar precocemente indivíduos aneuplóides com cariótipos: 45, X; 47, XXY; e 47, XYY.

Assinale a alternativa correta.

a) Apenas I e III são verdadeiras.b) Apenas I e IV são verdadeiras.c) Apenas II e III são verdadeiras.d) Apenas II e IV são verdadeiras.

Questão 18 - (UFU MG/2009/) Interações gênicas ocorrem quando dois ou mais pares de genes atuam sobre a mesma característica.Entre as diversas raças de galinhas, é possivel encontrar quatro tipos de cristas:

1- crista noz: é resultado da presença de, no mínimo, dois genes dominantes R e E.2- crista rosa: é produzida pela interação de, no mínimo, um R dominante com dois genes e recessivos.3- crista ervilha: ocorre devido à interação de dois genes r recessivos com, no mínimo, um E dominante.4- crista simples: ocorre quando o genótipo é birrecessivo, rree.

De acordo com essas informações, faça o que se pede.

a) A partir do cruzamento de indivíduos de crista noz, ambos duplos heterozigotos, qual é a probabilidade de originar aves de crista rosa?b) Determine a proporção genotípica e fenotípica do cruzamento entre as aves com o genótipo RReex RrEe.

Questão 19 - (UFU MG/2009/) A mutação gênica é uma alteração que ocorre na molécula de DNA ao atingir a sequência de bases. Essa mutação é determinada por falha na replicação do DNA, que, quando alterado, codifica uma mensagem que leva à produção de proteínas modificadas, alterando o fenótipo. Mutações podem ser favoráveis ou desfavoráveis ao organismo, dependendo do ambiente.Durante a replicação, a fita -A-C-G-T-T-A-C-C-G- sofreu uma mutação a qual gerou a produção da fita complementar -T-G-C-G-A-T-G-G-C-, que levou essa molécula de DNA a codificar uma proteína diferente da original.

Essa mutação ocorreu devido à

a) substituição de nucleotídeo.b) adição de nucleotídeo.c) inserção de nucleotídeo.d) depleção de nucleotídeo.

Questão 20 - (UFU MG/2009/) Alterações nos cromossomos sexuais podem surgir devido a sua distribuição anormal durante a meiose.De acordo com essa afirmação, marque a alternativa correta.

a) Na síndrome do poli-Y, as pessoas afetadas nascem com 45 cromossomos, porque ocorre a não disjunção cromossômica na meiose materna.b) Na síndrome de Klinefelter, em 99,9% dos casos, ocorre a não disjunção cromossômica durante a meiose para a formação do zigoto.c) Na síndrome do poli-X, as pessoas afetadas são geradas a partir de espermatozóides que contêm dois cromossomos Y.

d) A síndrome de Turner, na maioria dos casos, deve-se à não disjunção dos cromossomos durante a meiose para formação do espermatozóide.

Questão 21 - (UFU MG/2009/) Na família de Maria existe uma doença hereditária que afetou alguns membros da família. A primeira manifestação da doença foi em seu avô Pedro, como demonstra o heredograma a seguir.

Analise o heredograma e responda as questões propostas.

a) A doença em questão é mais provavelmente de caráter dominante ou recessivo? Justifique.b) A doença é uma herança ligada ao sexo? Justifique.c) Os indivíduos de números 1 e 2 são homozigotos ou heterozigotos para a doença?d) Caso Maria se case com o indivíduo 2, qual a probabilidade de o casal ter uma criança afetada pela doença?

Questão 22 - (UFU MG/2009/) Organismos que recebem e incorporam genes de uma outra espécie são conhecidos como transgênicos. Analise as afirmativas abaixo, relacionadas à produção dos transgênicos.

I. A técnica de transgenia consiste em extrair o DNA plasmidial de um microorganismo e injetá-lo no núcleo da célula, animal ou vegetal, que se deseja transformar.II. Quando o organismo transgênico se reproduz, os genes incorporados são transmitidos aos descendentes.III. Por meio da transgenia, foram produzidas plantas resistentes a herbicidas e ao ataque de insetos.

Assinale a alternativa correta.

a) Apenas I e III são verdadeiras.b) Apenas I e II são verdadeiras.c) Apenas II e III são verdadeiras.d) I, II e III são verdadeiras.

Questão 23 - (UFU MG/2009/) A ervilha de cheiro Pisumsativumpode apresentar sementes lisas ou rugosas, nas cores amarelas ou verdes. Os caracteres amarelo e liso são características dominantes. Cruzando-se plantas homozigotas dominantes, tanto para textura das sementes como para cor da semente, com uma planta recessiva para os dois caracteres, obtém-se uma geração F1. Cruzando-se as plantas da geração F1, é correto afirmar que as sementes da geração F2 apresentarão fenótipos:

a) amarelo-liso e amarelo-rugoso na proporção de 13:3.b) somente amarelo-liso.c) amarelo-liso, amarelo-rugoso, verde-liso e verde-rugoso na proporção de 9:3:3:1.d) amarelo-rugoso e verde-liso na proporção de 13:3.

Ecologia

Questão 01 - (UFU MG/2014/) 14

Page 15: Web viewb)Qual é a classificação desse ovo, durante o desenvolvimento embrionário, em relação à quantidade e à distribuição de recursos nutritivos?

Os organismos compartilham com o ambiente os elementos químicos de que necessitam, mas esses elementos sempre retornam para a natureza. O processo de retirada e devolução ao meio constitui os ciclos biogeoquímicos. A figura a seguir representa um desses ciclos.

Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Ciclo_do_nitrogênio>. Acesso em 23 de jan.2014.

a) Nesse ciclo, encontramos planta que possui, em suas raízes, nódulos causados por bactérias. Como se denomina essa relação ecológica? Explique o que ocorre nessa interação, destacando as vantagens para os organismos envolvidos. b) Descreva de que maneira o animal e as plantas, representados na figura, obtêm nitrogênio para a realização de seus processos biológicos. c) Um produtor agrícola, por um tempo prolongado, cultivou uma plantação em sua propriedade que desencadeou a escassez de compostos nitrogenados representados nesse ciclo. Dessa forma, utilizou de uma estratégia natural clássica para modificar esse quadro, evitando o uso de adubos químicos. Defina e descreva a técnica utilizada pelo produtor.

Questão 02 - (UFU MG/2014/) A vespa, conhecida como cauda de rubi, escolhe vespas solitárias para criarem seus filhotes. Enquanto a ocupante do ninho está fora buscando comida, ela entra e encontra os ovos adequados e, dentro deles, deposita um de seus próprios ovos com o "ovopositor", deixando uma camada de sua essência como aviso para outras vespas de que aqueles ovos já estão ocupados. Se a vespa escolhida colocar ovos também, a larva da invasora atrasa seu desenvolvimento até as larvas da hospedeira terem comido todos os alimentos armazenados, e então come seus irmãos adotivos.Disponível em: <http://www.ninha.bio.br/biologia/vespas.html>. Acesso em 18 de jan.2014.

Qual é o tipo de interação ecológica entre as vespas da espécie cauda de rubi e as solitárias?

a) Comensalismo.b) Inquilinismo.c) Protocooperação.d) Parasitismo.

Questão 03 - (UFU MG/2014/)

Disponível em: < http://areaesag.blogspot.com.br/2010_10_01_archive.html>. Acesso em 18 de jan.2014.

A partir da análise da tirinha, considere as afirmativas a seguir.

I. A introdução de espécies exóticas em ecossistemas causa extinção de algumas espécies de animais, pois elas sobrepõem nichos ecológicos, estabelecendo uma interação interespecífica do tipo canibalismo.II. Espécies exóticas não possuem parasitas ou predadores naturais no novo habitat, o que favorece o crescimento de sua população e prejudica as espécies nativas.III. Uma das maneiras de espécies exóticas impactarem negativamente a biodiversidade de um ecossistema é por meio de interações ecológicas desarmônicas com espécies nativas.

Assinale a alternativa que apresenta apenas as afirmativas corretas.

a) I, III.b) I, II e III.c) II e III.d) I e II.

Questão 04 - (UFU MG/2013/) Figura 1.

Disponível em: < http://izaxavier.blogspot.com.br/2011_02_01_archive.html>. Acesso:28 fev.2013.

Figura 2.

Disponível em: < http://ebooksparabaixareler.blogspot.com.br/2009/03/selecao-de-tirinhas-03.html>. Acesso: 28 fev. 2013. (Adaptado)

15

Page 16: Web viewb)Qual é a classificação desse ovo, durante o desenvolvimento embrionário, em relação à quantidade e à distribuição de recursos nutritivos?

As tirinhas 1 e 2 tematizam, respectivamente, dois tipos de relações ecológicas denominadas:

a) Inquilinismo e Canibalismo. b) Parasitismo e Comensalismo. c) Mutualismo e Predatismo. d) Parasitismo e Predatismo.

Questão 05 - (UFU MG/2012/) Em eventos artístico-culturais, como desfiles de moda e carnaval, muitas vezes são utilizadas penas e até mesmo peles verdadeiras de animais em fantasias e coleções de roupas. O uso desses adereços para fins estéticos tem sido questionado por representantes de organizações não governamentais que defendem o bem-estar animal.A opção mais apropriada para essas criações é o uso de penas e peles verdadeiras somente de

a) animais ameaçados de extinção, citados na lista do IBAMA.b) animais em extinção, citados na lista do IBAMA.c) animais extintos, citados na lista do IBAMA.d) animais que foram abatidos para fins alimentícios.

Questão 06 - (UFU MG/2012/) Atualmente, muitos artesãos usam materiais recicláveis em suas criações. Há diversos produtos disponíveis no mercado fabricados com garrafas PET, caixas de papelão, latas de alumínio, entre outros. Além da produção de peças decorativas, esses materiais têm sido utilizados na confecção de bancos, vassouras, luminárias e até roupas.O uso de materiais recicláveis em novos produtos é importante porque

a) possibilita a reutilização de materiais que seriam jogados fora e que seriam depositados em lixões, contribuindo para a redução do acúmulo de resíduos sólidos de difícil decomposição no ambiente.b) reduz a quantidade de resíduos orgânicos voláteis no ambiente, evitando a dengue e outras doenças tropicais.c) permite uma melhor utilização de materiais que seriam transformados em resíduos nucleares e que poderiam contaminar milhares de pessoas que tivessem contato com o produto.d) leva à redução do consumo de embalagens e impede que os resíduos sólidos sejam decompostos no ambiente, evitando a produção de chorume.

Questão 07 - (UFU MG/2012/) O Inhotim é o maior museu de arte contemporânea do mundo inserido em um jardim botânico. Como está localizado no município de Brumadinho, perto de Belo Horizonte (MG), os visitantes podem observar centenas de espécies vegetais nativas do bioma Cerrado, além de muitas plantas exóticas.

Sobre espécies de vegetais nativas e exóticas, é correto afirmar que

a) são nativas as espécies vegetais que povoam naturalmente um dado bioma. No caso do Cerrado, são exemplos de espécies vegetais nativas o eucalipto e a araucária. São consideradas exóticas as espécies vegetais que, sendo naturais de outros locais, são introduzidas em um dado bioma pela ação humana. No Brasil pode-se citar como exemplo de plantas exóticas, a bananeira e a cana-de-açúcar.b) são nativas as espécies vegetais que povoam naturalmente um dado bioma. No caso do Cerrado, são exemplos de espécies vegetais nativas o pequizeiro e o ipê amarelo. São consideradas exóticas as espécies vegetais

que, sendo nativas de outros locais, são introduzidas pela ação humana em um dado bioma. No Brasil, são exemplos de plantas exóticas as palmeiras australianas e as orquídeas africanas.c) são nativas as espécies vegetais que povoam naturalmente um dado bioma, tendo sido plantadas pelo homem. No caso do Cerrado, são exemplos de espécies vegetais nativas o eucalipto e a araucária. No Brasil, são consideradas exóticas as espécies vegetais utilizadas comercialmente, como a rosa e a bromélia.d) são nativas as espécies vegetais que povoam naturalmente um dado bioma ou que foram introduzidas pela ação humana. No caso do Cerrado, são exemplos de espécies vegetais nativas o pequizeiro e o ipê amarelo. No Brasil, são consideradas exóticas as espécies vegetais utilizadas comercialmente, como a rosa e a bromélia, as palmeiras australianas e as orquídeas africanas.

Questão 08 - (UFU MG/2011/) Durante o verão, é comum assistirmos, no Brasil, a inúmeros relatos de deslizamentos de terra e soterramentos, causadores de tragédias humanas. Muitas dessas situações são consequências da ação antrópica no meio ambiente como, por exemplo, a construção de moradias em locais onde foram realizados desmatamentos ou até mesmo em antigos espaços de depósito de lixo.

a) Explique o papel que a vegetação pode ter para evitar tragédias como as causadas por deslizamentos de terra e soterramentos.b) Comente três consequências para o meio ambiente (sem se esquecer de que o homem faz parte dele) decorrentes do depósito inadequado de lixo.

Questão 09 - (UFU MG/2011/) Desde o advento da Revolução Industrial, a quantidade de gás carbônico na atmosfera vem aumentando significativamente, em decorrência da queima de combustíveis fósseis (carvão mineral e petróleo) para a produção de energia. O aumento desse gás, além de outros fatores, intensifica ainda mais o efeito estufa. Outro problema vivenciado hoje, principalmente nas cidades, é a produção excessiva de lixo, tanto de materiais que poderiam ser reaproveitados e(ou) reciclados, como de restos orgânicos. Essa situação interfere na diminuição da vida útil dos lixões e aterros sanitários, quando eles existem, e impõe a necessidade constante de construção de novos lugares para armazenamento do lixo.

a) Explique como o efeito estufa pode alterar as condições climáticas mundiais, ressaltando duas possíveis consequências catastróficas.b) Considerando o processo de decomposição e a possibilidade de a população reduzir a quantidade de lixo orgânico produzida e acumulada nos lixões ou aterros sanitários das cidades, uma alternativa para o destino desse tipo de lixo é a realização da compostagem. Explique em que consiste esse processo.

Questão 10 - (UFU MG/2011/) Considere a cadeia alimentar abaixo.

Capim gafanhoto sapo cobra

Assinale a alternativa correta em relação à cadeia alimentar acima.

a) O gafanhoto é carnívoro.b) A cobra é consumidor terciário.c) O sapo é consumidor primário.d) O capim é heterótrofo.

16

Page 17: Web viewb)Qual é a classificação desse ovo, durante o desenvolvimento embrionário, em relação à quantidade e à distribuição de recursos nutritivos?

Questão 11 - (UFU MG/2011/) O processo de crescimento e expansão das cidades tem ocorrido sem um planejamento adequado, provocando sérias consequências ao meio ambiente, entre elas, a falta de saneamento básico. Nas cidades, o lançamento de dejetos humanos em grande quantidade e sem tratamento nos rios, lagos e mares leva, por exemplo, ao aumento da quantidade de nutrientes disponíveis nesses ambientes. Com isso, ocorre a proliferação de microrganismos aeróbicos que esgotam rapidamente todo o oxigênio dissolvido na água. Consequentemente, todas as formas de vida aquática morrem, incluindo-se aí os próprios microrganismos aeróbicos.

Do ponto de vista biológico, qual processo se pode reconhecer no enunciado desta questão?

a) Biodigestão.b) Eutrofização.c) Inversão térmica.d) Chuva ácida.

Questão 12 - (UFU MG/2009/) Analise a figura abaixo que ilustra a incidência dos raios solares sobre a Terra e suas conseqüências.

Sobre essa figura, é correto afirmar que

a) a radiação (A)é totalmente refletida pela superfície terrestre, o que é responsável pela diminuição do efeito estufa.b) parte da radiação infravermelha refletida pela superfície da Terra (C)é absorvida pela Atmosfera, o que é responsável pelo efeito estufa.c) a radiação (B)é, em grande parte, absorvida pela Atmosfera, devido à alta concentração de gases poluentes, o que é responsável pelo aumento do efeito estufa.d) o aumento de gases atmosféricos como nitrogênio (N2), gás carbônico (CO2) e gás ozônio (O3) é responsável pela maior retenção de calor e aquecimento da Terra.

Questão 13 - (UFU MG/2009/) O gráfico abaixo ilustra o resultado de um experimento sobre o crescimento de duas populações de besouros, criadas em laboratório. No experimento em questão, o pesquisador colocou a mesma quantidade de besouros em duas caixas, sendo que uma delas (caixa 1) recebeu 4 vezes mais alimento (farinha) que a outra (caixa 2). A curva A representa o crescimento da população de besouros colocados na caixa 1, enquanto a curva B representa o crescimento da população da caixa 2.

Adaptado de Amabis, J.M &Martho G.R. Fundamentosde Biologia Moderna. 4. ed. São Paulo: Moderna, 2006

Com base na figura e nos conceitos sobre dinâmica das populações, responda as seguintes questões:

a) Nos dois casos, qual o tipo de curva de crescimento apresentado e o que significam (i) e (ii)?b) Quais são as conclusões do experimento?

Questão 14 - (UFU MG/2009/) O esquema a seguir ilustra de forma simplificada algumas etapas do ciclo do nitrogênio nos ecossistemas.

Com base no esquema, assinale a alternativa correta.

a) A etapa B indica a degradação de compostos nitrogenados, por bactérias nitrificantes, responsáveis pela liberação do gás nitrogênio, que retorna à atmosfera.b) A etapa A envolve a transformação do nitrogênio atmosférico em amônia, realizada diretamente pelas plantas leguminosas.c) A etapa A envolve a transformação do nitrogênio atmosférico em nitrato, realizada por bactérias fixadoras que são encontradas no solo ou associadas de forma mutualista às plantas leguminosas.d) A mais importante fonte de nitrogênio é a atmosfera, sendo o seu aproveitamento pelos seres vivos dependente da fixação biológica.

Questão 15 - (UFU MG/2009/) “Todos os organismos são capazes de lidar com situações que fogem da regularidade ou equilíbrio, como forma de se adaptar ou aclimatar rapidamente a uma nova situação, seja ela ambiental, populacional ou social. Um exemplo é o da lebre-americana, que habita o Canadá e o norte dos Estados Unidos. Sua população apresenta ciclos de cerca de 10 anos, variando de números baixíssimos até altíssimas densidades, quando ocorre forte redução de fecundidade e aumento da mortalidade, devido ao aumento de interações conflituosas entre indivíduos. Esse estresse social leva o organismo a uma resposta de aclimatação em geral rápida – a síndrome da adaptação. Os indivíduos tentam superar a situação estressante por meio de mudanças no balanço hormonal. Entretanto, se o agente estressante continuar ativo por prolongados períodos, ou seja, se o nível populacional da lebre permanecer elevado, as mudanças hormonais induzidas antes levam os animais à morte. Isso mostra que agentes estressantes em curtos períodos podem

17

Page 18: Web viewb)Qual é a classificação desse ovo, durante o desenvolvimento embrionário, em relação à quantidade e à distribuição de recursos nutritivos?

ser superados pela plasticidade de cada organismo, mas quando se mantêm durante longos períodos são fatores importantes na dinâmica das populações, por vezes atuando na regulação das mesmas.”Ciência Hoje, v. 42, n.247, 2008.

De acordo com as informações apresentadas no texto acima, marque a alternativa que apresenta o gráfico da curva esquemática de resistência ao estresse social da lebre americana.

a)

b)

c)

d)

Bioquímica celular

Questão 01 - (UFU MG/2013/) O ácido desoxirribonucleico (DNA) é a molécula biológica que carrega as informações genéticas de um determinado organismo. Considere que o homem tenha um total de 6000 nucleotídeos, sendo 30% de Adenina.

Assinale a alternativa que corresponde, respectivamente, à quantidade de bases Timina, Citosina e Guanina.

a) 1800; 1200; 1200. b) 1200; 1800; 1200. c) 1200; 1200; 1800. d) 1400; 1400; 1400.

Questão 02 - (UFU MG/2013/) Na tabela a seguir, são apresentados os resultados dos déficits vitamínicos de 4 indivíduos.

Individuos Tipos de vitaminas em déficitGustavo KGuilherme DArtur CJuliano A

O indivíduo que apresenta problemas com a coagulação do sangue e que tem como recomendação médica o consumo de verduras, frutas e óleo de fígado é:

a) Gustavo. b) Guilherme. c) Artur. d) Juliano.

Questão 03 - (UFU MG/2011/) Em meados do século XX, a estrutura da molécula de DNA (ácido desoxirribonucleico) foi desvendada pelos cientistas James Watson e Francis Crick. A dupla hélice do DNA, proposta por esses cientistas, ganhou um significado cultural que marca o avanço da ciência e da tecnologia nas sociedades na segunda metade do século XX. Segundo esse modelo, a molécula de DNA é constituída por duas cadeias paralelas de nucleotídeos unidas em sequência e dispostas no espaço helicoidalmente. A molécula de DNA foi comparada a uma escada de cordas torcidas, em que as moléculas de desoxirribose e fosfatos, unidas alternadamente, formariam os corrimões e as suas bases nitrogenadas, ligadas por pontes de hidrogênio, constituiriam os seus degraus. Os estudos sobre moléculas de DNA permitem definir a quantidade de suas unidades constituintes.

Supondo que uma molécula de DNA seja constituída de 2800 nucleotídeos, e que 15% desses nucleotídeos são de citosina, qual a quantidade dos quatro tipos de nucleotídeos nessa molécula?

a) 420 de citosina; 420 de adenina; 980 de guanina e 980 de timina.b) 980 de citosina; 980 de guanina; 420 de timina e 420 de adenina.c) 420 de citosina; 420 de guanina; 980 de timina e 980 de adenina.d) 980 de citosina; 420 de adenina; 980 de guanina e 420 de timina.

Questão 04 - (UFU MG/2010/) A obesidade começa a preocupar os governantes no momento em que passa a ser de alta incidência entre crianças, jovens e adultos. Esta preocupação se justifica porque tal problema pode levar ao surgimento de patologias como hipertensão, diabetes entre outras.

A reeducação alimentar baseada numa dieta balanceada em que carboidratos, proteínas, lipídeos e vitaminas estejam

18

Page 19: Web viewb)Qual é a classificação desse ovo, durante o desenvolvimento embrionário, em relação à quantidade e à distribuição de recursos nutritivos?

presentes é o que se prega como método eficaz para a resolução inicial do problema.

a) Quanto à solubilidade, que grupo de vitaminas, se consumido em excesso, mais comumente poderá causar distúrbios orgânicos? Por quê?b) Quais vitaminas pertencem a cada grupo de acordo com a solubilidade?c) Numa dieta balanceada, qual grupo de nutrientes deve ser consumido em maior quantidade diariamente? Por quê?d) Considerando a presença da vitamina D como importante na prevenção do raquitismo, por que se indica tomar sol como parte da prevenção e do tratamento desta patologia?

Histologia Animal

Questão 01 - (UFU MG/2014/) Em uma aula de Biologia, a professora apresentou o hemograma de quatro mulheres adultas, com as seguintes informações:

Valor de referência

Ana Laura Clara Vilma

Hemácias3 . 800.000 a 5 .200 .000/mm3

4 .500 .000 4 .000 .000 5 .100 .000 4 .800 .000

Leucócitos4 .000 a 11.000/mm3

3 .000 10.500 14 .500 5 .600

Plaquetas140 . 000 a 450 . 000/mm3

180 .000 410.000 380.000 240.000

Qual mulher apresenta um quadro característico de reação alérgica?

a) Ana.b) Vilma.c) Laura.d) Clara.

Questão 02 - (UFU MG/2012/) A exposição “O Fantástico Corpo Humano”, atualmente em cartaz em São Paulo, mostra corpos humanos inteiros e peças preservadas em silicone. O visitante dessa exposição poderá notar diversos feixes de fibras musculares e tendões em corpos mostrados em posições cotidianas, como alguém lendo um livro, chutando uma bola, comendo.

Em relação ao músculo esquelético, é correto afirmar que

a) nas extremidades do músculo esquelético, formam-se bainhas de tecido conjuntivo frouxo, os tendões, que prendem o músculo ao osso.b) o músculo esquelético propicia a locomoção, juntamente com os tendões e os ossos, devido à diminuição do comprimento dos sarcômeros das miofibrilas. No processo de contração muscular, os filamentos espessos de actina se sobrepõem aos filamentos delgados de miosina.c) a contração do músculo esquelético é dependente de íons de sódio, armazenados no retículo endoplasmático, que favorecem ligação da actina com a miosina.d) o músculo esquelético é formado por tecido muscular estriado esquelético e tecido conjuntivo rico em fibras colágenas, o qual envolve o músculo como um todo e mantém os feixes de fibras musculares, nervos e vasos sanguíneos unidos.

Questão 03 - (UFU MG/2011/)

A respeito da constituição do sangue humano, assinale a alternativa correta.

a) Os leucócitos são ricos em hemocianina e têm a função de coagular o sangue.b) As hemácias são células multinucleadas, com função de transportar O2.c) As plaquetas são fragmentos de células e são responsáveis pela defesa do organismo.d) O plasma é constituído por um líquido amarelado.

Questão 04 - (UFU MG/2010/) Durante uma partida de futebol, após uma violenta disputa de bola, um jogador sofre fratura da fíbula. O tecido ósseo, apesar de ser duro, repara-se sem a formação de cicatriz.

Com relação ao tecido ósseo, responda:

a) Para que ocorra o processo de reparo de fraturas, é necessária a participação de todas as células do tecido ósseo. Quais são as células do tecido ósseo? Dê a função de cada uma delas.b) Quais são os tipos de ossificação que ocorrem no tecido ósseo? Explique a diferença entre esses processos.c) Durante o reparo da fratura, o atleta é submetido a exercícios de fisioterapia para que o osso passe por um processo de remodelação. Defina este processo.

Questão 05 - (UFU MG/2010/) Durante uma corrida, um atleta sofreu uma lesão na musculatura esquelética. Com relação ao reparo deste tecido, assinale a alternativa correta.

a) A musculatura esquelética tem capacidade limitada de regeneração, que depende da participação de células satélites.b) A musculatura esquelética tem capacidade limitada de regeneração e a mitose das fibras musculares preexistentes permite a regeneração deste tecido.c) A musculatura esquelética tem alta capacidade de regeneração, que depende da proliferação de células do tecido conjuntivo que envolve as fibras musculares esqueléticas.d) A musculatura esquelética não possui nenhuma capacidade de regeneração e em toda lesão deste tecido ocorre a formação de uma cicatriz.

Questão 06 - (UFU MG/2009/) “Em aves que voam pouco, como galinhas e perus, os músculos peitorais, que movimentam as asas, são formados principalmente por fibras brancas. Em aves migratórias acontece o contrário: os músculos peitorais são formados predominantemente por fibras vermelhas”.Adaptado de LOPES, Sônia. São Paulo: Saraiva, 2003. p. 393. v. 1.

De acordo com a descrição acima, faça o que se pede.

a) Estabeleça diferenças fisiológicas e morfológicas entre fibras musculares brancas e vermelhas.b) Determine as principais formas de obtenção de energia pelas fibras musculares vermelhas e brancas durante a atividade contrátil.

Fisiologia Animal e Humana

Questão 01 - (UFU MG/2014/) Os gráficos a seguir mostram as alterações nos níveis de diferentes hormônios, gonadotróficos e esteroides no sangue durante o ciclo menstrual.

19

Page 20: Web viewb)Qual é a classificação desse ovo, durante o desenvolvimento embrionário, em relação à quantidade e à distribuição de recursos nutritivos?

A partir da análise dos gráficos, faça o que se pede.

a) Quais são, respectivamente, os hormônios representados pelas curvas A, B, C e D? b) Em um diagnóstico de uma mulher, após a menopausa, quais curvas terão uma queda nos níveis hormonais, na condição de ausência de reposição hormonal? Justifique sua resposta.

Questão 02 - (UFU MG/2014/) Sobre os hormônios e suas funções nos vertebrados, relacione a coluna da esquerda com a da direita.

(1) Ocitocina(2) Tiroxina(3) Adrenalina(4) Insulina(5) Progesterona

(a) Vasoconstrição e taquicardia(b) Mantém o endométrio desenvolvido(c) Estimula e regula o nível de atividade do organismo(d) Estimula a contração da musculatura uterina no momento do parto(e) Reduz a concentração de glicose no sangue

Assinale a alternativa que apresenta a associação correta.

a) 1d; 2c; 3a; 4e; 5b.b) 1c; 2b; 3e; 4a; 5d.c) 1b; 2d; 3a; 4e; 5c.d) 1a; 2e; 3d; 4b; 5c.

Questão 03 - (UFU MG/2014/) Considere a tabela a seguir.

São exemplos de animais dos grupos 1, 2 e 3, respectivamente,

a) cachorro; tubarão; cobra.b) tubarão; avestruz; macaco.

c) avestruz; cobra; piramboia.d) piramboia; macaco; avestruz.

Questão 04 - (UFU MG/2013/) Observe a tirinha que se segue.

Disponível em: < http://lorenafelipebioifes.wordpress.com/2011/06/06/tirinha/>. Acesso: 28 fev. 2013. (Adaptado)

Considerando que a tirinha retrata o trabalho de células humanas, responda:

a) O que é a hematose, à qual se refere, na tirinha, a personagem hemácia? b) Em uma situação de infecção, quais das células apresentadas na tirinha estarão com seu número aumentado? c) Dê um exemplo de situação em que as plaquetas precisariam trabalhar intensamente.

Questão 05 - (UFU MG/2012/) O conhecimento científico acerca da sexualidade humana tem possibilitado às pessoas controlar conscientemente a reprodução, seja por meio de métodos contraceptivos permanentes (esterilização), seja por meio de métodos temporários.

a) Apresente e explique o funcionamento de um método contraceptivo permanente e de um método contraceptivo temporário. b) Comente sobre os métodos contraceptivos que, além de evitarem a gravidez, também são eficientes na prevenção a doenças sexualmente transmissíveis. c) Explique por que o coito interrompido e o método do ritmo ovulatório (tabelinha) são considerados de baixa eficácia.

Questão 06 - (UFU MG/2011/) O hormônio chamado _____________ controla o teor de açúcar no corpo dos mamíferos. Ele é produzido pelo _________________ e sua deficiência pode provocar uma doença chamada _________________. O hormônio responsável por estimular e manter os processos metabólicos recebe o nome de ___________________; é produzido pela glândula ____________, e o aumento do volume dessa glândula por carência de iodo na dieta é chamado de ______________.

20

Page 21: Web viewb)Qual é a classificação desse ovo, durante o desenvolvimento embrionário, em relação à quantidade e à distribuição de recursos nutritivos?

A alternativa que completa corretamente as lacunas é:

a) Insulina; pâncreas; diabetes; tiroxina; tireóide; bóciob) Tiroxina; fígado; bócio; insulina; tireóide; diabetesc) Insulina; fígado; diabetes; tiroxina; hipófise; bóciod) Tiroxina; pâncreas; bócio; insulina; hipófise; diabetes

Questão 07 - (UFU MG/2011/) Considere que um indivíduo realizou exame de sangue e obteve os seguintes resultados:

Valor de referência é aquele considerado ideal para uma pessoa saudável.

a) A partir dos resultados, pode-se dizer que essa pessoa apresenta indícios de diabetes mellitus? Justifique sua resposta.b) No caso de pessoas diabéticas, qual é o hormônio que está em déficit ou ausente? Onde ele é produzido? Cite duas complicações crônicas (desenvolvidas ao longo do tempo) que um paciente diabético pode apresentar.

Questão 08 - (UFU MG/2010/) Um mergulhador inexperiente, trabalhando no conserto de uma tubulação submarina, teve o suprimento de oxigênio interrompido. Após alguns minutos nesta situação, ele foi resgatado para a superfície e, quando isso ocorreu, ele passou a apresentar a frequência respiratória aumentada. Contudo, pouco tempo após o resgate, a frequência respiratória desse mergulhador voltou ao normal.

Com base na descrição acima, responda:

a) Durante o período em que esse mergulhador ficou sem oxigênio, quais foram as alterações fisiológicas observadas no sangue e no sistema nervoso central, responsáveis pelo aumento de sua frequência respiratória?b) Quais são os mecanismos neurofisiológicos, envolvidos no processo de restabelecimento da frequência respiratória do mergulhador? Explique-os.

Questão 09 - (UFU MG/2010/) Existem problemas cardíacos que impedem a indicação de atividades físicas rotineiras ou até mesmo eventuais, até que sejam tratados. Um destes problemas é a alteração na origem e controle de propagação dos impulsos elétricos que determinam a contração do músculo cardíaco.

Todas as regiões do corpo recebem informações e passam orientações ao Sistema Nervoso Central também através de impulsos elétricos.

a) Explique como acontecem os batimentos cardíacos, abordando a origem e propagação dos impulsos elétricos que os determinam.b) O que é o sistema nervoso autônomo? Abordando suas divisões e a atuação no coração de cada uma desta divisões, explique como ele age em momentos de estresse, exemplificando sua resposta.

Questão 10 - (UFU MG/2010/) Durante a realização de atividade física, é natural que ocorra um aumento da pressão arterial. Esse aumento fisiológico difere do quadro de hipertensão durante atividades cotidianas e até quando se está em repouso. Por ser um

quadro patológico e de evolução silenciosa, merece atenção e correta interpretação.

Considerando uma pressão arterial de 120mm Hg por 80 mm Hg, assinale a alternativa correta.

a) No momento da sístole ventricular, a força que o sangue exerce na parede do vaso para passar pela área (artéria) comprimida (obliterada), como resultado do enchimento da bolsa de ar inflável que envolve o braço, é de 120 mm Hg, representado no manômetro.b) No momento da sístole atrial, a força que o sangue exerce na parede do vaso para passar pela área (artéria) comprimida (obliterada), como resultado do enchimento da bolsa de ar inflável que envolve o braço, é superior a 120 mm Hg.c) A bolsa de ar inflável que comprime o braço, quando exerce uma pressão acima de 120 mm Hg, já permite um fluxo de sangue durante a diástole.d) A bolsa de ar inflável que comprime o braço, quando exerce uma pressão abaixo de 80 mm Hg, não permite um fluxo de sangue durante a sístole atrial.

Questão 11 - (UFU MG/2010/)

Sabe-se que a atividade física é algo de muita importância para a saúde física e mental. Durante a realização desta saudável prática, vários sistemas do corpo humano são utilizados.

Sobre estes sistemas e suas inter-relações, leia as afirmativas abaixo.

I. Quando nos exercitamos, as células musculares passam a respirar mais, buscando obter mais energia para seu trabalho adicional.II. O aumento da respiração celular leva à liberação de mais gás carbônico pelas células, o que eleva a concentração desse gás no sangue. Como resultado dessa elevação, o sangue torna-se mais ácido.III. O aumento de acidez no sangue, devido à elevação da concentração de gás carbônico, estimula os centros respiratórios encefálicos localizados no bulbo (medula oblonga) a orientarem o aumento da frequência respiratória, objetivando a obtenção de mais oxigênio.IV. Para que o oxigênio inspirado seja conduzido às células musculares que dele necessitam, tem-se uma aceleração do coração (taquicardia). Assim, o sangue circula mais rápido, levando com maior rapidez o oxigênio até as regiões que dele necessitam.V. Em uma situação em que o organismo está realizando atividades físicas, o controle da frequência (ritmo) respiratória e cardíaca é involuntário, e, como tal, é controlado pelo Sistema Nervoso Autônomo, cuja porção simpática leva ao aumento, e a porção parassimpática leva à redução destas frequências.

Assinale a alternatia correta.

a) Todas as afirmativas estão corretas e se relacionam.b) Apenas II e IV estão corretas.c) Apenas IV e V estão corretas.d) Apenas I e II estão corretas.

Questão 12 - (UFU MG/2010/) A base para toda atividade física é a contração muscular. Sem ela, os movimentos inexistem. Observa-se que o íon Ca++ é de fundamental importância nas contrações musculares.

21

Page 22: Web viewb)Qual é a classificação desse ovo, durante o desenvolvimento embrionário, em relação à quantidade e à distribuição de recursos nutritivos?

Sobre a ação deste íon na contração muscular, a regulação de sua quantidade no sangue, os hormônios que fazem tal regulação e sua carência, assinale a alternativa correta.

a) A partir da sinapse neuromuscular, o impulso nervoso propaga-se pela membrana da fibra muscular e daí para o retículo sarcoplasmático, fazendo com que o cálcio ali armazenado seja liberado. O cálcio, então, migra para a sinapse, agindo como neurotransmissor, permitindo que um novo impulso no nervo seja conduzido ao ventre muscular, originando nova contração. Cessadas as contrações musculares, o cálcio é reabsorvido pelos rins e integralmente eliminado pela urina.b) O paratormônio é produzido pelas paratireóides e é o responsável por retirar o cálcio dos ossos e lançá-lo no sangue quando sua concentração está baixa. O excesso deste hormônio pode causar fragilidade dos ossos e cálculos renais.c) Durante a atividade física, como a contração muscular está sendo mais exigida, muito cálcio é retirado dos ossos, para que seja utilizado na ação da musculatura. Desta forma, o excesso de atividade física resulta em enfraquecimento dos ossos, pois a calcitonina estará retirando muito cálcio de sua reserva, para conduzi-lo à ação praticada durante a atividade física.d) Quando existe grande quantidade de hormônios que regulam a taxa do cálcio no sangue, este íon sempre será retirado em excesso. Tanto o excesso quanto a falta de cálcio, ofertado para a contração muscular, resultará num quadro clínico conhecido como tetania, que é o relaxamento de todos os músculos do corpo num mesmo momento.

Questão 13 - (UFU MG/2009/) Um pesquisador realizou um experimento para verificar a influência da bainha de mielina na velocidade de condução do impulso nervoso nas fibras nervosas. O gráfico a seguir representa os resultados obtidos nos dois tipos diferentes de fibras nervosas analisadas, denominadas Tipo 1 e Tipo 2.

Com base no gráfico, responda as questões propostas.a) Quanto à presença de mielina, como se classificam as fibras de Tipo 1 e Tipo 2?b) A velocidade de condução é maior em que tipo de fibra? Por quê?

Questão 14 - (UFU MG/2009/) O gráfico a seguir representa a concentração de CO2 no sangue em diferentes compartimentos do sistema circulatório humano.

Com base nas informações gráficas, analise as seguintes afirmativas:

I. A concentração de CO2 do sangue contido em capilares do fígado pode ser representada por A.II. A concentração de CO2 do sangue na aorta pode ser representada por B.III. A concentração de CO2 no sangue contido na veia cava inferior pode ser representada por C.

Assinale a alternativa correta.

a) I, II e III são verdadeiras.b) Apenas I e II são verdadeiras.c) Apenas II e III são verdadeiras.d) Apenas I e III são verdadeiras.

Questão 15 - (UFU MG/2009/) Observe a figura abaixo.

Adaptado de CESAR e SEZAR. São Paulo: Saraiva, 2003, v. 2.

Essa figura mostra um segmento do sistema digestório humano. No interior dos retângulos, os números correspondem a hormônios ou a outras substâncias produzidas por componentes desse sistema.Assim, os números 1, 2, 3 e 4 correspondem, respectivamente, à

a) colecistocinina, gastrina, bile e secretina.b) gastrina, bile, secretina e colecistocinina.c) secretina, colecistocinina, gastrina e bile.d) gastrina, bile, colecistocinina e secretina.

Zoologia e taxonomia

Questão 01 - (UFU MG/2013/) Em uma atividade de campo no litoral, um professor de Biologia levou seus alunos para conhecer um pouco da diversidade biológica e das características dos animais presentes na região entre-marés de um costão rochoso. Para facilitar a observação, o professor programou a visita em um período de maré baixa. Ao chegar ao local, pediu que seus alunos registrassem os animais observados. Na lista elaborada pelos alunos estavam presentes caramujos, cracas, caranguejos, mexilhões, esponjas, estrelas-do-mar, ascídias e pepinos-do-mar.

22

Page 23: Web viewb)Qual é a classificação desse ovo, durante o desenvolvimento embrionário, em relação à quantidade e à distribuição de recursos nutritivos?

Sobre a classificação biológica dos animais observados, marque, para as afirmativas abaixo, (V) Verdadeira, (F) Falsa ou (SO) Sem Opção.

1. Os organismos pertencem aos filos de moluscos, artrópodes, cnidários, equinodermos, cordados. 2. Há dois representantes do filo dos moluscos e um representante dos cordados. 3. Estrelas-do-mar são equinodermos e cracas são crustáceos. 4. Nenhum dos organismos representados pertence ao grupo dos poríferos.

Questão 02 - (UFU MG/2013/) Até hoje é utilizado o sistema criado por Lineu para nomear as espécies, denominado nomenclatura binomial, por utilizar dois nomes. Por exemplo, os nomes científicos de cães, lobos e gatos são, respectivamente, Canis familiaris, Canis lupuse Feliscatus. Sobre esses animais, marque, para as afirmativas abaixo, (V) Verdadeira, (F) Falsa ou (SO) Sem Opção.

1. Cães e lobos são animais pertencentes ao mesmo gênero, mas pertencentes a espécies diferentes. 2. Os nomes científicos de gatos e lobos também podem ser escritos como Feliscatuse Canis lupus, respectivamente. 3. Gatos e cães, por serem animais domésticos, possuem características taxonômicas mais semelhantes entre si do que as que existem entre lobos e cães. 4. Os nomes científicos de cães e lobos também podem ser escritos como canis familiarise canis lupus, respectivamente.

Questão 03 - (UFU MG/2013/) Observe as tirinhas a seguir.

Tirinha 1.

Disponível em: <http://www.humorcomciencia.com/2012/07/117-interdisciplinar.html>. Acesso 8 mar. 2013.

Tirinha 2.

Disponível em: <http://www.humorcomciencia.com/2010/01/planaria-faz-parte-de-um-grupo-de.html>. Acesso: 8 mar. 2013.

As características das planárias, retratadas nas tirinhas 1 e 2, por meio de situações fictícias, referem-se, respectivamente, ao fato de elas serem:

a) Assexuadas e hermafroditas. b) Hermafroditas e regeneráveis. c) Regeneráveis e autofecundáveis. d) Autofecundáveis e hermafroditas

Questão 04 - (UFU MG/2012/) A beleza da plumagem de diversas aves é retratada em obras de muitos artistas plásticos, principalmente em pinturas, dado o colorido intenso das penas.Sobre as penas desses animais, é correto afirmar que

a) são coloridas, porque as aves apresentam dimorfismo sexual, ou seja, é possível sempre distinguir o sexo dos pássaros apenas por observação de características externas.b) fazem parte do esqueleto das aves e, portanto, quando caem, não podem ser repostas, dificultando o voo e prejudicando a manutenção da temperatura interna corporal.c) contribuem, no caso de muitas espécies, no processo de reprodução, uma vez que os machos possuem diferenças na coloração ou no padrão da plumagem, o que atrai as fêmeas para a cópula.d) são impermeáveis, porque possuem glândulas mucosas para lubrificá-las, como acontece com os anfíbios, e muito coloridas, para afastar possíveis predadores.

Questão 05 - (UFU MG/2011/) As cidades têm crescido de forma aleatória e sem planejamento. Consequentemente, ocorrem alterações nas populações de animais presentes nesses espaços, visto que o homem continua avançando sobre áreas até então consideradas habitats de outras espécies. A presença excessiva de escorpiões das espécies Tityusserrulatuse Tityusbahiensisem áreas verdes, de lazer e no perímetro das residências em certas regiões brasileiras como, por exemplo, nos estados de São Paulo, Goiás, Minas Gerais e Bahia é um exemplo dos desajustes ambientais urbanos.

a) Apresente, pelo menos, duas condições ambientais que justifiquem a dispersão de escorpiões em espaços internos ou no perímetro das residências.b) Explique com que finalidade e de que forma os escorpiões utilizam o aguilhão, destacando onde essa estrutura está localizada.

Questão 06 - (UFU MG/2011/) Considere as afirmativas abaixo.

I. Animal que excreta por células-flamaII. Animal com corpo metamerizado e com simetria bilateralIII. Animal de corpo mole com concha interna

É correto afirmar que os animais acima são, respectivamente:

a) planária, lula e minhocab) minhoca, planária e polvoc) planária, minhoca e lulad) polvo, minhoca e planária

Questão 07 - (UFU MG/2011/)

Observe a árvore filogenética abaixo.

Espera-se encontrar maior semelhança entre os genes de:

23

Page 24: Web viewb)Qual é a classificação desse ovo, durante o desenvolvimento embrionário, em relação à quantidade e à distribuição de recursos nutritivos?

a) baleia e pássaro.b) bactéria e protozoário.c) estrela-do-mar e ostra.d) ostra e coral.

Questão 08 - (UFU MG/2010/) Homem, sanguessuga, planária, borboleta, ouriço-do-mar e polvo são representantes de diferentes Filos de animais tripoblásticos, que podem ser agrupados de acordo com o cladograma abaixo.

Adaptado de www.editorasaraiva.com.br/biosonialopes.

Com base na afirmação e no cladograma, faça o que se pede:

a) Identifique os Filos dos 6 animais citados no enunciado da questão.b) Associe A, B, C, D, E e F do cladograma, com cada um dos Filos apresentados no item A, após identificar os caracteres I, II, III, IV e V, relacionados com o destino do blastóporo, com o celoma ou com a segmentação do corpo.c) Nomeie os caracteres I, II, III, IV e V, representados no cladograma.

Questão 09 - (UFU MG/2009/) Dentre os diferentes grupos de invertebrados, vários apresentam importância médica e econômica.Sobre esse assunto, analise as afirmativas abaixo.

I. As esponjas produzem diversos metabólitos secundários, muitos deles importantes, pois podem ser usados na indústria farmacêutica, visando a produção de compostos antivirais e antitumorais.II. Os vermes nematódeos, Ancylostomaduodenale, Wucheriabancroftie Schistossoma mansoni, são causadores do amarelão, da filariose e esquistossomose, respectivamente.III. Moluscos como o escargot(gastrópode), as ostras e os mexilhões (bivalves), lulas e polvos (cefalópodes) são utilizados como alimento. Todos eles são obtidos, exclusivamente, por meio de uma prática conhecida como extrativismo − atividade que consiste na simples coleta desses moluscos no ambiente marinho e na sua comercialização.IV. Dentre os insetos, há várias espécies vetores de doenças infecciosas, como, por exemplo: Aedes aegypti − transmissor do vírus da dengue; Lutzomyia− transmissor da bactéria causadora da leishmaniose; Triatomainfestansque transmite o protozoário causador da doença de chagas.

Marque a alternativa correta.

a) Somente I, III e IV são corretas.b) Somente III é correta.c) Somente II e III são corretas.d) Somente I é correta.

Questão 10 - (UFU MG/2009/)

Para estudar a diversidade dos seres vivos, é necessário agrupá-los de acordo com suas características semelhantes, compartilhadas por ancestralidade. No quadro A estão listados representantes de diferentes Filos do Reino animal; no quadro B, estão algumas características compartilhadas por representantes do mesmo Filo.

Tendo em vista as características do quadro B, quais animais do quadro A podem ser agrupados em um mesmo Filo?

a) Minhocas e poliquetos no Filo Annelida, pela presença de cerdas corporais.b) Estrelas-do-mar, anfioxos e aves no Filo Chordata, pois em todos eles o blastóporo origina o ânus e observa-se a presença de notocorda.c) Aranhas, piolhos e caranguejos no Filo Arthropoda, pela presença de ecdise e seis pares de apêndices locomotores articulados.d) Hidras e corais no Filo Cnidaria, pela presença dos estágios de pólipo e medusa no ciclo de vida e de cavidade gastrovascular septada.

Evolução Biológica

Questão 01 - (UFU MG/2014/) Bactérias resistentes abrem a possibilidade de uma era pós-antibióticos

Os antibióticos têm como alvo as bactérias, mas essas sempre acham uma forma de sobreviver, o que pede o uso de novos medicamentos. Por isso, antibióticos têm um tempo determinado de validade. O mau uso dos antibióticos (seja sem necessidade ou por tempo e dose incorretos) e o maior tráfego global de bactérias resistentes pioram o cenário. No ano passado, um relatório dos Centros de Controle de Doenças dos EUA chamou a atenção para o problema da gonorreia resistente às cefalosporinas, classe de antibióticos usada no tratamento dessa doença sexualmente transmissível. As bactérias causadoras da tuberculose também geram preocupação, pois são resistentes à maioria dos medicamentos e normalmente atingem pessoas hospitalizadas.Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2013/04/1262596-bacterias-resistentes-abrem-a-possibilidadede- uma-era-pos-antibioticos.shtml>. Acesso em 19 de jan.2014. (Adaptado).

Qual das explicações para tal fato se aproxima da Teoria de Darwin?

a) Os antibióticos provocam mutações genéticas, conferindo resistência às bactérias.b) As bactérias são selecionadas pela resistência que apresentam aos antibióticos.c) As bactérias adquirem resistência com doses crescentes de antibióticos.

24

Page 25: Web viewb)Qual é a classificação desse ovo, durante o desenvolvimento embrionário, em relação à quantidade e à distribuição de recursos nutritivos?

d) A pequena variabilidade genética em bactérias facilita a adaptação aos antibióticos.

Questão 02 - (UFU MG/2013/)

Disponível em: <http://esquadraodoconhecimento.wordpress.com/ciencias-da-natureza/biologia/tirinhas-relacionadas-aos-diversos-conteudos-da-biologia/>. Acesso :4 mar. 2013. (Adaptado)

¿ presença da coluna vertebral¿ fecundação interna com cópula

¿ temperatura corporal variável em função do meio ambiente ¿ respiração pulmonar

¿embrião protegido por ovo de casca dura

Os animais presentes na charge, que apresentam as características descritas no quadro acima, são:

a) Tartaruga de Galápagos e lagarto tuatara. b) Baleia da Groenlândia e ser humano. c) Baleia da Groenlândia e carpa chinesa. d) Urubu de cabeça vermelha e ser humano.

Questão 03 - (UFU MG/2013/) Observe a charge a seguir.

Disponível em: <http://esquadraodoconhecimento.wordpress.com/ciencias-da-natureza/biologia/tirinhas-relacionadas-aos-diversos-conteudos-da-biologia/>. Acesso: 10 mar. 2013.

a) Qual o conceito biológico que está servindo de subsídio para o tema abordado pela charge? b) Segundo o Darwinismo, como é explicado o fato de as girafas apresentarem o pescoço longo? c) De que forma as teorias mendelianas contribuíram para o entendimento do Darwinismo?

Questão 04 - (UFU MG/2012/) Em livros didáticos, é muito comum observarem-se representações artísticas de eras geológicas, com caracterizações do ambiente de um dado período, para melhor compreensão da evolução da vida na Terra.Observe, a seguir, as descrições de algumas dessas representações artísticas.

I Uma planície com gimnospermas, riachos com peixes e inúmeros dinossauros.II Um terreno montanhoso com muitas angiospermas, aves no céu e mamíferos, como a preguiça e o tatu gigantes.III Diversas montanhas rochosas, mares e lagos com abundância de invertebrados, e planícies sem vegetação terrestre.

Os períodos representados são, respectivamente,

a) I – Terciário; II – Cambriano; III – Terciário.b) I – Terciário; II – Terciário; III – Jurássico.c) I – Jurássico; II – Terciário; III – Cambriano.d) I – Jurássico; II – Jurássico; III – Terciário.

Questão 05 - (UFU MG/2012/) A ideia de evolução proposta por Charles Darwin é considerada uma das mais importantes revoluções intelectuais do século XIX. De acordo com a teoria darwinista, todos os seres vivos descendem de ancestrais comuns e teriam evoluído por meio da seleção natural.

a) Explique por que a análise de fósseis contribui com evidências sobre a evolução das espécies. b) Explique por que os órgãos vestigiais como o apêndice do ser humano e as estruturas homólogas em diferentes animais (golfinho, cavalo, ave, morcego e o ser humano) podem ser consideradas evidências evolutivas.

Questão 06 - (UFU MG/2010/) Por meio da anatomia e da embriologia comparadas, é possível verificar que os ossos dos membros anteriores de alguns vertebrados têm origem evolutiva comum, embora possam desempenhar funções diferentes. Nas aves, por exemplo, esses ossos atuam no voo, enquanto, no homem e na baleia, podem ser usados para a natação. Por outro lado, as asas dos insetos e das aves têm origem evolutiva e embrionária diferentes, mas têm a mesma função (voo).

Com relação à origem evolutiva e à função desempenhada, assinale a alternativa correta.

a) As asas dos insetos e as asas das aves são estruturas homólogas.b) As estruturas análogas podem, por mutação, ser transformadas em estruturas homólogas.c) Os membros superiores do homem, membros anteriores da baleia e as asas das aves são estruturas homólogas.d) As asas dos insetos são análogas aos membros superiores do homem.

Questão 07 - (UFU MG/2009/) Observe a representação esquemática dos eventos envolvidos em um processo de especiação, apresentada a seguir.

25

Page 26: Web viewb)Qual é a classificação desse ovo, durante o desenvolvimento embrionário, em relação à quantidade e à distribuição de recursos nutritivos?

Adaptado de Amabis, J.M &Martho G.R. Fundamentos de Biologia Moderna. 4. ed. São Paulo: Moderna, 2006

Sobre a representação acima, pode-se afirmar:

I. O processo de especiação é causado pelo isolamento geográfico indicado por C.II. O evento A representa a cladogênese, que compreende processos responsáveis pela separação de um grupo populacional, em dois ou mais grupos, os quais passam a evoluir independentemente.III. Os eventos de cladogênese e anagênese, A e B, respectivamente, ocorrem somente durante o processo de especiação alopátrica.IV. No evento B, estão envolvidos fatores evolutivos como: mutação, recombinação gênica, seleção natural.

Assinale a alternativa correta.

a) Apenas II, III e IV são verdadeiras.b) Apenas I e IV são verdadeiras.c) Apenas II e IV são verdadeiras.d) Apenas II e III são verdadeiras.

26