A DVENTO E O N ATAL. Í NDICE : Figuras do advento ( pág.4) Tradições natalícias e seu...

17
ADVENTO E O NATAL

Transcript of A DVENTO E O N ATAL. Í NDICE : Figuras do advento ( pág.4) Tradições natalícias e seu...

Page 1: A DVENTO E O N ATAL. Í NDICE : Figuras do advento ( pág.4) Tradições natalícias e seu significado ( pág.5-6) Símbolos natalícios (pág.7-11) Uma história.

ADVENTO E O NATAL

Page 2: A DVENTO E O N ATAL. Í NDICE : Figuras do advento ( pág.4) Tradições natalícias e seu significado ( pág.5-6) Símbolos natalícios (pág.7-11) Uma história.

ÍNDICE:

Figuras do advento ( pág.4)Tradições natalícias e seu

significado ( pág.5-6)Símbolos natalícios (pág.7-11) Uma história de Natal ( 12-14)

Page 3: A DVENTO E O N ATAL. Í NDICE : Figuras do advento ( pág.4) Tradições natalícias e seu significado ( pág.5-6) Símbolos natalícios (pág.7-11) Uma história.

INTRODUÇÃO:Este trabalho foi-nos proposto

pelo professor José António, da disciplina de educação moral.

Esperemos que gostem!

Page 4: A DVENTO E O N ATAL. Í NDICE : Figuras do advento ( pág.4) Tradições natalícias e seu significado ( pág.5-6) Símbolos natalícios (pág.7-11) Uma história.

FIGURAS DO ADVENTO

MariaIsabelAnjo Gabriel

Page 5: A DVENTO E O N ATAL. Í NDICE : Figuras do advento ( pág.4) Tradições natalícias e seu significado ( pág.5-6) Símbolos natalícios (pág.7-11) Uma história.

TRADIÇÕES NATALÍCIAS E SEU SIGNIFICADO         

1-Missa do GaloA Missa do Galo teve origem na província

espanhola de Toledo. Cada lavrador matava um galo em memória daquele que cantou três vezes quando Pedro negou Jesus.

A ave era levada para a igreja e oferecida aos pobres, a fim de terem um almoço melhorado no dia de Natal.  Em algumas aldeias portuguesas e espanholas levava-se o galo vivo para a igreja para que ele cantasse durante a missa.

Page 6: A DVENTO E O N ATAL. Í NDICE : Figuras do advento ( pág.4) Tradições natalícias e seu significado ( pág.5-6) Símbolos natalícios (pág.7-11) Uma história.

2 – Bolo Rei            Diz a lenda que, quando os Reis Magos foram visitar Jesus com a intenção de lhe oferecerem presentes: ouro, incenso e mirra, a cerca de sete quilómetros do local onde o Menino se encontrava tiveram uma discussão: qual deles seria o primeiro a oferecer os presentes.            A solução foi-lhes dada por um artífice, que assistindo à conversa, quis ajudar a encontrar uma saída para o problema que agradasse a todos. Ele faria um bolo cuja massa incorporaria uma fava. Depois repartiria uma fatia pelos Reis Magos e seria o primeiro a oferecer os presentes ao Menino Jesus, aquele em cuja a fatia se encontrasse a fava.           

Conhecido pelo nome de Bolo Rei feito para escolher um Rei, aquele doce passou a usar-se sobretudo no Natal.            Mas ainda à outras lendas.

Page 7: A DVENTO E O N ATAL. Í NDICE : Figuras do advento ( pág.4) Tradições natalícias e seu significado ( pág.5-6) Símbolos natalícios (pág.7-11) Uma história.

SÍMBOLO

S

NATALÍC

IOS

Page 8: A DVENTO E O N ATAL. Í NDICE : Figuras do advento ( pág.4) Tradições natalícias e seu significado ( pág.5-6) Símbolos natalícios (pág.7-11) Uma história.

ÁRVORE DE NATAL

           Por ocasião do Natal, costuma-se usar como adorno das casas, o pinheiro. As suas folhas simbolizam a vida eterna. Jesus, como se sabe, veio dizer que tínhamos a vida em abundância.            Tendo sido Cristo pendente da Cruz, o Pão vivo descido do céu, os medievais costumavam enfeitar a árvore do presépio com ofertas, símbolo da Eucaristia, como fruto do sacrifício da cruz.           Daí o aparecimento da árvore do Natal, carregada de frutas e guloseimas que Jesus oferece às crianças.            A tradição da Árvore de Natal é de origem germânica e data do tempo de São Bonifácio.          

Page 9: A DVENTO E O N ATAL. Í NDICE : Figuras do advento ( pág.4) Tradições natalícias e seu significado ( pág.5-6) Símbolos natalícios (pág.7-11) Uma história.

As luzes de natal representam Jesus Cristo que, para os cristãos, é a luz do mundo. Lembram as estrelas que iluminaram o céu na noite de Natal e a estrela de Belém que guiou os magos até ao presépio, na noite de nascimento de Jesus. A estrela de Belém também simboliza Cristo e é normalmente colocada no topo do presépio e da árvore de natal.

Luzes de Natal

Page 10: A DVENTO E O N ATAL. Í NDICE : Figuras do advento ( pág.4) Tradições natalícias e seu significado ( pág.5-6) Símbolos natalícios (pág.7-11) Uma história.

PRESENTESDar presentes, já é uma tradição antiga,

que as pessoas compram um” mimo” e oferecem às pessoas mais chegadas.

O presente não está no objeto que recebemos, mas sim, na dedicação e no tempo que a pessoa teve para adquiri-lo.

Page 11: A DVENTO E O N ATAL. Í NDICE : Figuras do advento ( pág.4) Tradições natalícias e seu significado ( pág.5-6) Símbolos natalícios (pág.7-11) Uma história.

PRESÉPIO

A palavra “presépio” é de origem hebraica e significa “manjedoura de animais”.            As representações do presépio sofreram um grande impulso a partir de 1223, quando São Francisco de Assis resolveu fazer um presépio ao vivo em Gréccio, na Itália, na noite de 24 para 25 de Dezembro.

A partir daqui, começaram a vulgarizar-se representações com figuras esculpidas.

O presépio, também é uma montagem com peças, que faz referência ao momento de nascimento de Jesus Cristo. Com o menino Jesus na manjedoura, no centro, o presépio apresenta o local e as personagens bíblicas que estavam presentes neste importante momento cristão.

Page 12: A DVENTO E O N ATAL. Í NDICE : Figuras do advento ( pág.4) Tradições natalícias e seu significado ( pág.5-6) Símbolos natalícios (pág.7-11) Uma história.

HISTÓRIA DE NATALO Atraso do Pai NatalTodos os anos, como já é costume, o Pai Natal vai a uma pequena

aldeia levar os presentes às crianças. Mas este ano aconteceu uma desgraça: o Pai Natal atrasou-se, e as crianças da aldeia ficaram preocupadas, pois ainda não receberam os presentes.

- Onde está o Pai Natal? – perguntou uma das crianças da aldeia aos seus amigos.

- Não sabemos – disseram todas em coro – o Pai Natal ainda não foi à nossa casa!

- O Pai Natal atrasou-se?! – perguntou uma das crianças.- Que estranho, o Pai Natal nunca se atrasa! – disse outra.- Vamos ter com ele ao Pólo Norte! – falou entusiasmada uma criança.- Boa ideia! – disseram todas – vamos a casa dele!Assim o disseram, assim o fizeram! Foram todos a casa do Pai Natal, e

quando lá chegaram bateram à porta e disseram:- Pai Natal! Somos nós, as crianças da aldeia.O Pai Natal foi abrir a porta e disse:

Page 13: A DVENTO E O N ATAL. Í NDICE : Figuras do advento ( pág.4) Tradições natalícias e seu significado ( pág.5-6) Símbolos natalícios (pág.7-11) Uma história.

- Entrem crianças, entrem. Desculpem-me, mas é que eu tenho uma rena doente e tive de ir arranjar outra, ia agora mesmo para a aldeia…

- Pai Natal, nós não sabíamos o que tinha acontecido e ficámos preocupadas, mas agora já estamos mais descansados. – interromperam as crianças.

- Agora podemos ir todos no meu trenó para a aldeia! – sugeriu o Pai Natal.

- Sim! Nós íamos adorar.- Então vamos!Foram todos para a aldeia, mas quando lá

chegaram encontraram as mães muito preocupadas com o desaparecimento dos seus filhos, e com o atraso do Pai Natal.

- Ai, ai, esquecemo-nos de avisar as nossas mães, e elas agora estão preocupadas.

- Olhem – disse uma das mães – não são os nossos filhos e o Pai Natal?

Continuação

Page 14: A DVENTO E O N ATAL. Í NDICE : Figuras do advento ( pág.4) Tradições natalícias e seu significado ( pág.5-6) Símbolos natalícios (pág.7-11) Uma história.

- São! Mas como é que os nossos filhos estão com o Pai Natal?

- Pois não sabemos!Já era muito tarde, e já passava muito da hora

de abrir os presentes.- Fomos ver o Pai Natal, porque ele estava

atrasado e esquecemo-nos de vos avisar, desculpem! – disseram todas as crianças, envergonhadas. Uma das mães respondeu:

- Não faz mal, o que importa é que todos estão bem. Vamos abrir as prendas?

O Pai Natal deu então os presentes às crianças e prometeu nuca mais se atrasar. 

Continuação

Page 15: A DVENTO E O N ATAL. Í NDICE : Figuras do advento ( pág.4) Tradições natalícias e seu significado ( pág.5-6) Símbolos natalícios (pág.7-11) Uma história.

CONCLUSÃO Com este trabalho, adquirimos

mais conhecimentos sobre a época natalícia.

Esperemos que tenham gostado!

Page 16: A DVENTO E O N ATAL. Í NDICE : Figuras do advento ( pág.4) Tradições natalícias e seu significado ( pág.5-6) Símbolos natalícios (pág.7-11) Uma história.

TRABALHO ELABORADO POR:

Célia Nº6Inês Nº9Rita Nº17

Page 17: A DVENTO E O N ATAL. Í NDICE : Figuras do advento ( pág.4) Tradições natalícias e seu significado ( pág.5-6) Símbolos natalícios (pág.7-11) Uma história.

Fim